MP141
AVALIAÇÃO DE RESULTADO
Terra e Universo
- Observe as imagens e responda.
LEGENDA: (Imagens sem escala; cores fantasia.). FIM DA LEGENDA.
- A posição e o tamanho das sombras mudaram durante o período do dia? Por quê?
_____
PROFESSOR
Resposta: Sim, porque o formato e a posição das sombras dependem do movimento aparente do Sol no céu.Matéria e energia
- Risque o nome do material que não é adequado para a produção dos objetos a seguir.
LEGENDA: Panela. FIM DA LEGENDA.
Alumínio
Plástico
PROFESSOR
Resposta: Plástico.LEGENDA: Guarda-chuva. FIM DA LEGENDA.
Papel
Plástico
PROFESSOR
Resposta: Papel.LEGENDA: Copo. FIM DA LEGENDA.
Vidro
Tecido
PROFESSOR
Resposta: Tecido.LEGENDA: Livro. FIM DA LEGENDA.
Papel
Metal
PROFESSOR
Resposta: Metal.MANUAL DO PROFESSOR
Avaliação de resultado
A avaliação de resultado tem como objetivo fazer o levantamento dos conhecimentos construídos após o trabalho com os eixos de Ciências da Natureza. Favorece, ainda, a reflexão do professor a respeito dos objetivos e das metas educacionais ao verificar se o estudante está se desenvolvendo da forma esperada em relação às habilidades e competências, oferecendo informações para remediação das aprendizagens, se necessário.
Terra e Universo
Atividade 1. Essa atividade está relacionada à habilidade EF02CI07, segundo a qual os estudantes devem descrever e associar o tamanho das sombras à posição do Sol em diferentes horários.
Esse conteúdo foi trabalhado nos capítulos 8 e 9 do Livro do Estudante, que tiveram como objeto de conhecimento o movimento aparente do Sol no céu. É importante que eles relacionem a mudança de posição do Sol ao movimento de rotação da Terra. Tal associação será essencial para conteúdos abordados nos próximos anos.
Matéria e energia
Atividade 1. Para realizar essa atividade os estudantes devem identificar o material ideal para a confecção de objetos comuns a eles. Espera-se que, na análise dos exemplos, consigam distinguir o melhor material, com base em suas propriedades físicas. Para melhor aproveitamento da questão, orientá-los a explicar o porquê da escolha.
Os materiais e suas propriedades foram estudados no desenvolvimento das habilidades EF02CI01 e EF02CI02.
MP142
- Observe as imagens e escreva uma frase que explique como prevenir acidentes nas seguintes situações.
_____
PROFESSOR
Resposta: Apenas adultos devem mexer nas panelas e no fogão._____
PROFESSOR
Resposta: Os medicamentos devem ser colocados em local fora do alcance das crianças.Vida e evolução
- Os estudantes do 2º ano colocaram uma planta em um local escuro com apenas uma abertura para a entrada de luz e deixaram-na ali por alguns dias. A imagem a seguir mostra o resultado desse experimento. Analise-a e responda.
LEGENDA: (Imagem sem escala; cores fantasia.). FIM DA LEGENDA.
- Por que a planta ficou dessa forma?
_____
PROFESSOR
Resposta: Porque ela precisa de luz para sobreviver; como a luz só estava entrando por essa abertura, a planta cresceu em direção à luz.MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 2. A proposta está relacionada à prevenção de acidentes domésticos. Reconhecer os possíveis perigos encontrados nas moradias favorece o desenvolvimento do cuidado consigo e com o outro. Ao longo do ano, esse tema foi amplamente abordado no trabalho com a habilidade EF02CI03, identificando os acidentes domésticos mais comuns como: cortes, quedas, queimaduras, choques etc.
Para melhor aproveitamento da questão, conversar com os estudantes a respeito das imagens e, em seguida, analisá-las. Solicitar que expliquem oralmente como os acidentes podem acontecer. Na primeira imagem, eles podem apontar riscos de queimaduras por fogo e com água fervente. Em seguida, os riscos da ingestão de medicamentos desconhecidos e o fato de alguns deles possuírem cores chamativas às crianças. Após a discussão oral, solicitar que expliquem por escrito como prevenir acidentes. Essa atividade auxilia no desenvolvimento da produção escrita, componente essencial da PNA.
Vida e evolução
Atividade 1. Nessa atividade, os estudantes devem reconhecer as necessidades das plantas. A atividade requer análise de resultados de um experimento; para tal, os estudantes podem primeiro elaborar uma descrição da ilustração que representa o experimento e discutir quais hipóteses foram levantadas e confirmadas. Incentivá-los a listar os elementos disponíveis à planta durante o experimento: água, solo, espaço, ar. E os elementos com disposição limitada: luz.
Atividade 1a. Espera-se que os estudantes relacionem o crescimento em direção à abertura com a necessidade de luz para o desenvolvimento da planta.
MP143
- Do que a planta precisa para sobreviver?
_____
PROFESSOR
Resposta: Ela precisa de luz solar, água, solo adequado, espaço, entre outros componentes.
- Observe a imagem e responda.
LEGENDA: Representação esquemática das partes de um tomateiro. (Imagem sem escala; cores fantasia.). FIM DA LEGENDA.
- Escreva o nome das partes da planta que estão identificadas pelos números.
_____
PROFESSOR
Resposta: 1. folha; 2. flor; 3. caule; 4. fruto; 5. raiz.
- Leia as frases a seguir e escreva o nome da parte da planta a que elas se referem.
- Produzir alimento para a planta.
_____
PROFESSOR
Resposta: Folhas.
- Fixar a planta no
solo._____
PROFESSOR
Resposta: Raízes.
- Sustentar a
planta._____
PROFESSOR
Resposta: Caule.
- Produzir alimento para a planta.
_____
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 1b. Espera-se que os estudantes indiquem que, além da luz, a planta possui outras necessidades, como água, solo etc. Esse assunto foi estudado no capítulo 6 do Livro do Estudante, por meio do trabalho com a habilidade EF02CI05, investigando a importância da água, da luz e de outros elementos para a vida das plantas.
Atividade 2. Nessa atividade, os estudantes devem nomear as partes de uma planta. O tomateiro representado na ilustração possui as principais partes de uma planta; nele identificamos folhas, flores, caule, raízes e frutos. Perguntar qual é a função dos frutos; espera-se que relacionem à proteção das sementes. Se possível, leve um tomate para a sala de aula, abra-o com uma faca e peça a eles que observem. Atentar para a disposição das sementes abrigadas no centro do fruto.
Atividade 3. Nessa atividade, os estudantes devem identificar as partes das plantas por meio de suas funções apresentadas nas frases. Favorecer a observação sobre a localização das estruturas identificadas; utilizar a imagem da questão anterior para auxiliá-los de uma forma visual. Retomar o fato de que é a partir da luz do Sol que as plantas produzem o próprio alimento.
As atividades 2 e 3 estão relacionadas à habilidade EF02CI06, e, com elas, é possível avaliar se os estudantes identificam as partes das plantas e as funções desempenhadas por elas. Se houver algum tipo de defasagem, utilizar estratégias de remediação e reavaliá-los.
MP144
Sugestões de visitação
A seguir, são apresentadas algumas sugestões de museus e centros de Ciências para visitação.
Região Norte
Bosque da Ciência (Manaus, Amazonas)
http://fdnc.io/8PY. Acesso em: 10 jun. 2021.
Esse bosque, com trilhas educativas que levam a diferentes atrações, oferece informações sobre a fauna, a flora e os ecossistemas presentes nesse espaço.
Parque Estadual do Cantão (Caseara, Tocantins)
http://fdnc.io/f7r. Acesso em: 7 jul. 2021.
O parque abriga uma grande riqueza da fauna e da flora da região: são 325 espécies de aves e 299 espécies de peixes. O local oferece aos visitantes eventos, palestras, oficinas e atividades de sensibilização ambiental.
Região Nordeste
Jardim Botânico Benjamim Maranhão (João Pessoa, Paraíba)
http://fdnc.io/5ds. Acesso em: 10 jun. 2021.
O jardim botânico oferece a seus visitantes trilhas ecológicas monitoradas que permitem conhecer um pouco da flora da Mata Atlântica adaptada àquela zona climática do Nordeste.
Parque Estadual Dois Irmãos (Recife, Pernambuco)
http://fdnc.io/f7s. Acesso em: 10 jun. 2021.
Esse parque, onde também está localizado um zoológico, desenvolve atividades voltadas para a área de educação ambiental.
MP145
Região Centro-Oeste
Jardim Botânico de Brasília (Brasília, Distrito Federal)
http://fdnc.io/f. Acesso em: 10 jun. 2021.
Oferece aos visitantes atividades culturais, ecológicas e de lazer, visando à educação ambiental e à preservação do Cerrado.
Museu Virtual de Ciência e Tecnologia (Brasília, Distrito Federal)
http://fdnc.io/f7t. Acesso em: 10 jun. 2021.
O museu promove atividades divertidas e exposições virtuais de diferentes áreas do conhecimento e pode ser visitado a qualquer hora do dia, sem precisar se deslocar até ele.
Região Sudeste
Fundação Zoobotânica de Belo Horizonte (Belo Horizonte, Minas Gerais)
http://fdnc.io/f7u. Acesso em: 10 jun. 2021.
Uma das maiores áreas verdes públicas de Belo Horizonte, que realiza projetos científicos e educativos que contribuem para a conservação da fauna e da flora locais.
Região Sul
Jardim Botânico Municipal Francisca Maria Garfunkel Rischbieter (Curitiba, Paraná)
http://fdnc.io/f7v. Acesso em: 10 jun. 2021.
O espaço conta com uma estrutura que abrange diversas espécies de plantas de diferentes regiões e promove exposições e pesquisas voltadas para a conservação e a recuperação ambiental.
Museu de Ciências Naturais (Imbé, Rio Grande do Sul)
http://fdnc.io/f7w. Acesso em: 10 jun. 2021.
A instituição possui um acervo especializado em zoologia, biologia aquática e fósseis. O site oferece um passeio virtual.
MP146
Referências bibliográficas
BANDEIRA, P. Cavalgando o arco-íris . 4ª ed. São Paulo: Moderna, 2009.
Amplamente ilustrado, esse livro narra diversas experiências da vida em linguagem poética.
BRANCO, S. M. O ambiente do quintal . São Paulo: Moderna, 1991.
Por meio do olhar da criança, esse livro aborda a exploração da natureza do quintal e de seus componentes.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular . Brasília: MEC, 2018.
Trata-se de um documento normativo que define o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os estudantes devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.
BRASIL. Ministério do Meio Ambiente; Ministério da Educação; Idec, Consumers International. Consumo sustentável : manual de educação. 2ª ed. Brasília, 2005. Disponível em: http://fdnc.io/3z8. Acesso em: 10 jun. 2021.
Esse documento aborda a importância da cidadania, o direito à qualidade de vida, a ética nas relações entre consumo e produção e o processo de conservação ambiental. Por meio de dados relacionados a água, lixo, biodiversidade, o manual apresenta a necessidade urgente de a sociedade conectar gastos e estilo de vida diretamente com a disponibilidade de recursos naturais existentes.
CAIN, M. L. et al. Ecologia . 3ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2018.
O livro traz diversos conceitos sobre Ecologia e apresenta imagens e gráficos explicativos com o objetivo de facilitar a compreensão do seu conteúdo.
MP147
CALLISTER, W. D.; RETHWISCH, D. G. Fundamentos da ciência e engenharia de materiais : uma abordagem integrada. Tradução: Sergio Murilo Soares. 5ª ed. Rio de Janeiro: LTC, 2020.
De maneira didática e organizada, esse livro apresenta conceitos sobre a Ciência e a Engenharia de Materiais, fornecendo, em ordem lógica, desde os princípios mais simples de introdução até aplicações práticas.
CAMPBELL, N. A. et al. Biology . 11ª ed. Nova Iorque: Pearson, 2016.
O livro apresenta diferentes conceitos da área de Ciências Biológicas, além de ser amplamente ilustrado para auxiliar na compreensão desses conceitos.
EXPOSIÇÃO tátil. Museu Lasar Segall . Disponível em: http://fdnc.io/f71. Acesso em: 4 jun. 2021.
O site apresenta informações sobre a exposição tátil no Museu Lasar Segall em São Paulo.
FREIRE, P. A importância do ato de ler : em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados/Cortez, 1989.
O livro apresenta uma reflexão sobre a importância da leitura.
KREBS, L. Um passeio na Floresta Amazônica . São Paulo: SM, 2014.
Nesse livro, a autora narra o passeio de crianças pela Floresta Amazônica e as descobertas que elas fazem sobre a maior floresta tropical do planeta, enfatizando a importância da conservação ambiental e o respeito à cultura local.
PERET, M. Crianças do vale do Jequitinhonha brincam nas árvores e nos rios. Folhinha . Folha de S.Paulo, 9 ago. 2014. Disponível em: http://fdnc.io/f7b. Acesso em: 10 jun. 2021.
MP148
A reportagem traz a relação das crianças com seu hábitat no vale do Jequitinhonha, como estão inseridas nele e conhecem as espécies que as rodeiam.
RAVEN, P. et al . Biologia vegetal . 8ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2014.
O livro aborda diversos conceitos da biologia das plantas e é amplamente ilustrado para facilitar a compreensão do seu conteúdo.
TERRENO BALDIO em Araraquara é usado para descarte irregular de lixo e incomoda moradores. G1 , 20 jan. 2020. Disponível em: https://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2020/01/20/terreno-baldio-em-araraquara-e-usado-para-descarte-irregular-de-lixo-e-incomoda-moradores.ghtml. Acesso em: 10 jun. 2021.
Nessa reportagem, é apresentado um dos problemas vividos pelos moradores da cidade de Araraquara, na qual lixo e entulho têm sido descartados irregularmente em um terreno baldio. Essa situação vem preocupando os moradores com a possível proliferação de mosquitos transmissores do vírus da dengue e animais peçonhentos.
VERÃO, época de cuidados… Ciência Hoje das Crianças , 21 jan. 2001. Disponível em: http://fdnc.io/f7m. Acesso em: 10 jun. 2021.
O texto alerta para os danos que a exposição excessiva ao Sol pode causar à saúde e a importância de se proteger, mas também realça que se expor ao Sol, de maneira equilibrada e correta, é muito importante para a saúde.