3
Será que no futuro
haverá flores?
Será que os peixes
vão estar no mar?
Será que os arco-íris
terão cores?
E os passarinhos
vão poder voar?
[...]
Vamos ter que cuidar
bem desse país.
Toquinho e Elifas Andreato. Herdeiros do futuro. Canção de todas as crianças . Rio de Janeiro: Polygram, 1987.
4
Seu livro é assim
Este é o seu livro de Ciências.
Conheça como ele está organizado.
Avaliação diagnóstica
Nesta seção, você vai encontrar atividades para identificar aprendizagens essenciais.
Abertura de unidade
Você vai se aproximar do tema que será trabalhado na unidade, analisando as imagens e conversando com os colegas.
Primeiros contatos
Você vai trocar ideias com os colegas sobre o que já sabe acerca do tema e o que gostaria de saber.
Desafio à vista!
Você vai elaborar hipóteses sobre assuntos que serão trabalhados nos capítulos.
Quero saber!
Você vai conhecer um pouco mais sobre o assunto estudado.
Fique por dentro
Você vai encontrar sugestões de livros, filmes e sites para aprofundar cada assunto estudado.
Atividade prática
Você vai fazer experimentos, criar modelos e descobrir muito mais sobre o assunto que estiver estudando.
5
Ligando os pontos
Aqui você vai retomar o desafio e organizar os conhecimentos construídos por meio da avaliação de processo.
Vamos retomar
Aqui você vai encontrar atividades que retomam o que foi estudado na unidade.
Avaliação de resultado
Nesta seção, você vai encontrar atividades para avaliar o que estudou neste volume.
Ciências em contexto
Aqui você vai trabalhar com diferentes textos que relacionam os temas estudados na unidade.
Mão na massa
Aqui você vai encontrar propostas para complementar ou aprofundar os temas estudados.
Sugestões de visitação
Aqui você vai encontrar sugestões de museus e centros de Ciências, organizadas por regiões do Brasil.
Ícones
Neste livro, você encontrará alguns ícones que vão orientar a forma como você deve fazer as atividades. São eles:
Atividade oral
Atividade em dupla
Atividade em grupo
Converse com seu colega
Desenho
6
Sumário
• Avaliação diagnóstica, p. 8
Unidade 1. Solo e seres vivos, p. 12
• Desafio à vista!, p. 14
1. Investigando o solo, p. 14
• Ligando os pontos, p. 19
• Desafio à vista!, p. 21
2. A água no solo, p. 21
• Ligando os pontos, p. 26
• Desafio à vista!, p. 27
3. Atenção com o solo!, p. 27
• Ligando os pontos, p. 32
• Ciências em contexto, p. 33
• Mão na massa, p. 35
Unidade 2. O planeta Terra, p. 36
• Desafio à vista!, p. 38
4. Conhecendo a Terra, p. 38
• Ligando os pontos, p. 47
• Desafio à vista!, p. 48
5. Observação do céu, p. 48
• Ligando os pontos, p. 53
• Desafio à vista!, p. 55
6. Hábitos diurnos e noturnos, p. 55
• Ligando os pontos, p. 61
• Ciências em contexto, p. 62
• Mão na massa, p. 64
7
Unidade 3. Animais, p. 66
• Desafio à vista!, p. 68
7. Conhecendo alguns animais, p. 68
8. Nascimento dos animais, p. 72
• Ligando os pontos, p. 75
• Desafio à vista!, p. 76
9. Classificando os animais, p. 76
• Ligando os pontos, p. 82
• Desafio à vista!, p. 84
10. Aves e mamíferos, p. 84
• Ligando os pontos, p. 92
• Ciências em contexto, p. 93
• Mão na massa, p. 95
Unidade 4. Sentindo o que está ao nosso redor, p. 96
• Desafio à vista!, p. 98
11. A pele e os olhos, p. 98
12. Orelhas, p. 104
• Ligando os pontos, p. 107
• Desafio à vista!, p. 108
13. Luz e sons, p. 108
• Ligando os pontos, p. 115
• Desafio à vista, p. 116
14. O nariz e a língua, p. 116
• Ligando os pontos, p. 119
• Ciências em contexto, p. 121
• Mão na massa, p. 123
• Avaliação de resultado, p. 125
• Sugestões de visitação, p. 129
• Referências bibliográficas, p. 131
8
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA
Terra e Universo
- As nossas atividades diárias são organizadas nos períodos diurno e noturno. Observe as imagens e responda.
- Quais dessas atividades você realiza durante o dia? E quais você realiza à noite?
- Durante o dia:
_____
- Durante a noite:
_____
- O que você consegue observar no céu durante o dia? E à noite?
_____
- Durante o dia:
9
- Murilo estava brincando na praia de manhã e fincou um palito de sorvete na areia. Ao longo do dia, ele notou que a sombra do palito foi se modificando.
- Proponha uma explicação para essa situação.
_____
Matéria e energia
- Os objetos podem ser feitos de diferentes materiais. Observe as imagens e responda.
LEGENDA DAS IMAGENS: Copos feitos de diferentes materiais. FIM DA LEGENDA.
- Quais são os materiais utilizados para a
confecção
desses copos?
_____
- Escreva uma vantagem e uma desvantagem do uso desses materiais na fabricação de copos.
_____
- Você já viu copos feitos de outros materiais? Se sim, que material é esse?
_____
10
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA
Vida e evolução
- As imagens a seguir representam o ciclo de vida de uma laranjeira. Observe as imagens e responda.
LEGENDA: Representação esquemática do ciclo de vida de uma laranjeira. (Imagens sem escala; cores fantasia.). FIM DA LEGENDA.
- Do que a semente necessita para germinar e se desenvolver?
_____
- Observe a imagem 7 e identifique as partes da planta e a função de cada uma delas.
_____
- Qual é o papel das flores nas plantas?
_____
11
- Observe as imagens e responda.
LEGENDA: Ser humano (Homo sapiens, altura aproximada do indivíduo adulto: 1,7 m). FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Tucano (Ramphastos toco, comprimento aproximado: 56 cm). FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Peixe (Pomacanthus xanthometopon, comprimento aproximado: 35 cm). FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Joaninha (Coccinella septempunctata, comprimento aproximado: 8 mm). FIM DA LEGENDA.
- Faça um
X
nas afirmações corretas.
( ) Os animais retratados se movimentam de formas diferentes.
( ) O ser humano não é um animal.
( ) Os animais retratados podem se reproduzir e gerar descendentes.
( ) Entre os animais retratados, só o peixe precisa de água para viver.
- Escolha um dos animais retratados nas imagens e escreva uma frase sobre ele, contando como é o seu corpo e tudo mais que souber sobre ele.
_____