3

Imagem: Fotografia. Quatro crianças penduradas em uma escada de corda com degraus de madeira amarrados. Um menino de cabelo curto castanho, vestindo camiseta azul e calça azul. Um menino de cabelo cacheado longo preto, vestindo camiseta rosa e calça azul. Uma menina de cabelo longo castanho, vestindo camiseta amarela e shorts azul. Uma menina de cabelo longo liso castanho, vestindo camiseta azul com listras amarelas e calça azul. Fim da imagem.

Será que no futuro

haverá flores?

Será que os peixes

vão estar no mar?

Será que os arco-íris

terão cores?

E os passarinhos

vão poder voar?

[...]

Vamos ter que cuidar

bem desse país.

Toquinho e Elifas Andreato. Herdeiros do futuro. Canção de todas as crianças . Rio de Janeiro: Polygram, 1987.

4

Seu livro é assim

Este é o seu livro de Ciências.

Conheça como ele está organizado.

Avaliação diagnóstica

Nesta seção, você vai encontrar atividades para identificar aprendizagens essenciais.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Avaliação diagnóstica. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Abertura de unidade

Você vai se aproximar do tema que será trabalhado na unidade, analisando as imagens e conversando com os colegas.

Primeiros contatos

Você vai trocar ideias com os colegas sobre o que já sabe acerca do tema e o que gostaria de saber.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a Abertura de unidade e o boxe Primeiros contatos. Página dupla composta por textos, boxe complementar e imagens. Fim da imagem.

Desafio à vista!

Você vai elaborar hipóteses sobre assuntos que serão trabalhados nos capítulos.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Desafio à vista. Página composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Quero saber!

Você vai conhecer um pouco mais sobre o assunto estudado.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será o boxe Quero saber. Página composta por textos, boxe complementar e imagens. Fim da imagem.

Fique por dentro

Você vai encontrar sugestões de livros, filmes e sites para aprofundar cada assunto estudado.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será o boxe Fique por dentro. Página composta por textos, boxe complementar e imagens. Fim da imagem.

Atividade prática

Você vai fazer experimentos, criar modelos e descobrir muito mais sobre o assunto que estiver estudando.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Atividade prática. Página composta por textos e imagens. Fim da imagem.

5

Ligando os pontos

Aqui você vai retomar o desafio e organizar os conhecimentos construídos por meio da avaliação de processo.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Ligando os pontos. Página composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Vamos retomar

Aqui você vai encontrar atividades que retomam o que foi estudado na unidade.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Vamos retomar. Página composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Avaliação de resultado

Nesta seção, você vai encontrar atividades para avaliar o que estudou neste volume.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Avaliação de resultados. Página composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Ciências em contexto

Aqui você vai trabalhar com diferentes textos que relacionam os temas estudados na unidade.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Ciências em contexto. Página composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Mão na massa

Aqui você vai encontrar propostas para complementar ou aprofundar os temas estudados.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Mão na massa. Página composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Sugestões de visitação

Aqui você vai encontrar sugestões de museus e centros de Ciências, organizadas por regiões do Brasil.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Sugestão de visitação. Página composta por textos. Fim da imagem.

Ícones

Neste livro, você encontrará alguns ícones que vão orientar a forma como você deve fazer as atividades. São eles:

Imagem: Ícone: Atividade oral, composto pela ilustração de um balão de fala branco dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.

Atividade oral

Imagem: Ícone: Atividade em dupla, composto pela ilustração de duas silhuetas brancas dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.

Atividade em dupla

Imagem: Ícone: Atividade em grupo, composto pela ilustração de três silhuetas brancas dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.

Atividade em grupo

Imagem: Ícone: Converse com seu colega, composto pela ilustração de dois balões de fala brancos dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.

Converse com seu colega

Imagem: Ícone: Desenho, composto pela ilustração de um lápis e um risco dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.

Desenho

6

Sumário

• Avaliação diagnóstica, p. 8

Unidade 1. Solo e seres vivos, p. 12

• Desafio à vista!, p. 14

1. Investigando o solo, p. 14

• Ligando os pontos, p. 19

• Desafio à vista!, p. 21

2. A água no solo, p. 21

• Ligando os pontos, p. 26

• Desafio à vista!, p. 27

3. Atenção com o solo!, p. 27

• Ligando os pontos, p. 32

• Ciências em contexto, p. 33

• Mão na massa, p. 35

Imagem: Ilustração. Menina de cabelo cacheado castanho e faixa verde, vestindo biquíni rosa. Está montando um castelo de areia. Fim da imagem.

Unidade 2. O planeta Terra, p. 36

• Desafio à vista!, p. 38

4. Conhecendo a Terra, p. 38

• Ligando os pontos, p. 47

• Desafio à vista!, p. 48

5. Observação do céu, p. 48

• Ligando os pontos, p. 53

• Desafio à vista!, p. 55

6. Hábitos diurnos e noturnos, p. 55

• Ligando os pontos, p. 61

• Ciências em contexto, p. 62

• Mão na massa, p. 64

Imagem: Ilustração. Menino de cabelo curto castanho e boné verde, vestindo camiseta rosa e bermuda azul. Está sentado na areia com um palito sobre a areia. Fim da imagem.

7

Unidade 3. Animais, p. 66

• Desafio à vista!, p. 68

7. Conhecendo alguns animais, p. 68

8. Nascimento dos animais, p. 72

• Ligando os pontos, p. 75

• Desafio à vista!, p. 76

9. Classificando os animais, p. 76

• Ligando os pontos, p. 82

• Desafio à vista!, p. 84

10. Aves e mamíferos, p. 84

• Ligando os pontos, p. 92

• Ciências em contexto, p. 93

• Mão na massa, p. 95

Imagem: Ilustração. Onça pintada laranja com pintinhas pretas, deitada sobre o chão. Fim da imagem.

Unidade 4. Sentindo o que está ao nosso redor, p. 96

• Desafio à vista!, p. 98

11. A pele e os olhos, p. 98

12. Orelhas, p. 104

• Ligando os pontos, p. 107

• Desafio à vista!, p. 108

13. Luz e sons, p. 108

• Ligando os pontos, p. 115

• Desafio à vista, p. 116

14. O nariz e a língua, p. 116

• Ligando os pontos, p. 119

• Ciências em contexto, p. 121

• Mão na massa, p. 123

Imagem: Ilustração. Menino de cabelo cacheado castanho, vestindo camiseta laranja e calça verde. Está formando a sombra de animais contra a luz com uma lanterna. Fim da imagem.

• Avaliação de resultado, p. 125

• Sugestões de visitação, p. 129

• Referências bibliográficas, p. 131

8

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA

Terra e Universo

  1. As nossas atividades diárias são organizadas nos períodos diurno e noturno. Observe as imagens e responda.
Imagem: Ilustração. Menina de cabelo longo castanho e bochechas rosadas, há sequência de ações executadas por elas nas imagens. Menina acordando, de roupa verde, sentada em uma cama azul com cobertor rosa. Menina escovando os dentes sobre uma pia, vestindo camiseta branca e vermelha e calça azul. Menina de camiseta rosa e saia azul, pulando corda. Menina de camiseta branca, sentada em frente a uma mesa, segurando talheres em frente a um prato com comida. Menina de camiseta branca, bermuda azul e mochila vermelha. Menina de camiseta rosa e calça roxa, ajoelhada em um tapete brincando com um gato laranja. Menina de camiseta azul, segurando um talher sobre uma tigela azul com comida. Menina de roupa verde, dormindo, coberta por um cobertor rosa. Fim da imagem.
  1. Quais dessas atividades você realiza durante o dia? E quais você realiza à noite?
    • Durante o dia:

      _____

    • Durante a noite:

      _____

    1. O que você consegue observar no céu durante o dia? E à noite?

      _____

9

  1. Murilo estava brincando na praia de manhã e fincou um palito de sorvete na areia. Ao longo do dia, ele notou que a sombra do palito foi se modificando.
Imagem: Ilustração. Menino de cabelo curto castanho e boné verde, vestindo camiseta rosa e bermuda azul. Está sentado na areia com um palito sobre a areia, acima, o sol formando uma sombra à esquerda do palito. Fim da imagem.
  1. Os objetos podem ser feitos de diferentes materiais. Observe as imagens e responda.
Imagem: Fotografia. Copo de vidro transparente cilíndrico.  Fim da imagem.

LEGENDA DAS IMAGENS: Copos feitos de diferentes materiais. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. copo plástico opaco em azul. Fim da imagem.
  1. Quais são os materiais utilizados para a confecção desses copos?

    _____

  1. Escreva uma vantagem e uma desvantagem do uso desses materiais na fabricação de copos.

    _____

  1. Você já viu copos feitos de outros materiais? Se sim, que material é esse?

    _____

10

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA

Vida e evolução

  1. As imagens a seguir representam o ciclo de vida de uma laranjeira. Observe as imagens e responda.
Imagem: Esquema. Ilustração de um processo de crescimento e desenvolvimento de uma laranjeira. Destaque de uma laranja do pé em corte mostrando gomos e sementes. Setas seguem o ciclo: 1 semente; 2 semente germinando com uma pequena folha; 3 muda com folhas e raiz pequena; 4 muda cresce com mais folhas e raiz pequena; 5 árvore cresce; 6 árvore dá flores; 7 árvore dá frutos. Ciclo reinicia. Fim da imagem.

LEGENDA: Representação esquemática do ciclo de vida de uma laranjeira. (Imagens sem escala; cores fantasia.). FIM DA LEGENDA.

  1. Do que a semente necessita para germinar e se desenvolver?

    _____

  1. Observe a imagem 7 e identifique as partes da planta e a função de cada uma delas.

    _____

  1. Qual é o papel das flores nas plantas?

    _____

11

  1. Observe as imagens e responda.
Imagem: Fotografia. Menina de cabelo cacheado preso em dois laços, vestido camiseta rosa e segurando uma mochila azul. Fim da imagem.

LEGENDA: Ser humano (Homo sapiens, altura aproximada do indivíduo adulto: 1,7 m). FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Tucano preto com bico longo laranja, pendurado em um galho. Fim da imagem.

LEGENDA: Tucano (Ramphastos toco, comprimento aproximado: 56 cm). FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Peixe comprido azul, amarelo e verde. Fim da imagem.

LEGENDA: Peixe (Pomacanthus xanthometopon, comprimento aproximado: 35 cm). FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Joaninha vermelha e preta sobre um galho de madeira. Fim da imagem.

LEGENDA: Joaninha (Coccinella septempunctata, comprimento aproximado: 8 mm). FIM DA LEGENDA.

  1. Faça um X nas afirmações corretas.

    ( ) Os animais retratados se movimentam de formas diferentes.

    ( ) O ser humano não é um animal.

    ( ) Os animais retratados podem se reproduzir e gerar descendentes.

    ( ) Entre os animais retratados, só o peixe precisa de água para viver.

  1. Escolha um dos animais retratados nas imagens e escreva uma frase sobre ele, contando como é o seu corpo e tudo mais que souber sobre ele.

    _____