96

UNIDADE 4. Sentindo o que está ao nosso redor

Imagem: Ilustração complementar das páginas 96 e 97. Vista aérea de ruas de uma cidade com transito, casas, lojas e pessoas transitando. Destaque para áreas e sinalização de adaptação para acessibilidade. Há entrada para o metro, vendedores ambulantes, placas de sinalização de trânsito. Fim da imagem.

Observação:

(Imagem sem escala; cores fantasia.)

Fim da observação.

97

Boxe complementar:

Primeiros contatos

  1. O que essa imagem representa? Há alguma semelhança entre esse local e o lugar onde você mora?
  1. Como as pessoas que vivem em locais como esse percebem o que há ao redor delas?

Fim do complemento.

98

DESAFIO À VISTA!

Capítulos 11 e 12

Nestes capítulos, você vai identificar os órgãos dos sentidos e discutir sobre a saúde auditiva e visual.

Como é possível para uma pessoa que não enxerga perceber o ambiente ao redor dela? E para uma pessoa que não ouve?

CAPÍTULO 11. A PELE E OS OLHOS

Será que é possível identificar um objeto sem vê-lo? Vamos fazer uma atividade prática para pensar sobre isso?

ATIVIDADE PRÁTICA

Descobrindo objetos

Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.

Organizem-se em duplas para a atividade.

Do que vocês vão precisar

  1. Um dos estudantes deve ficar com os olhos vendados. O outro deve escolher um dos objetos e colocá-lo em contato com a pele das seguintes partes do corpo do colega: braço, cotovelo, pé e mão.
  1. O estudante que estiver com os olhos vendados deve tentar adivinhar qual é o objeto e dizer se foi fácil ou difícil identificá-lo.
  1. Em seguida, as duplas devem trocar as funções.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Com quais partes do corpo foi mais difícil identificar o objeto? Com quais partes foi mais fácil? Todas as duplas chegaram à mesma conclusão?
Imagem: Fotografia. Materiais escolares espalhados. Um caderno preto, algodão colorido, canetas, lápis coloridos, borracha, fita adesiva, apontador, lixa e um estojo. Fim da imagem.

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A pele é o órgão do tato

Por meio dos sentidos, percebemos o ambiente em que estamos.

A pele é o maior órgão do nosso corpo. Ela é o órgão do tato, um dos sentidos do corpo humano.

  1. O que você sentiu ao ter contato com os objetos na Atividade prática? O que mais é possível sentir por meio do tato?

    _____

  1. As pessoas com deficiência visual utilizam o tato para uma importante atividade: a leitura. Observe as imagens e pesquise como é feita a leitura por meio do tato.

    _____

Imagem: Fotografia. Destaque de duas mãos sobre um texto em braile. Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Botões de um elevador com números em braile. Fim da imagem.

LEGENDA DAS IMAGENS: Por meio do tato, as pessoas com deficiência visual podem ler textos e identificar os botões de um elevador, por exemplo. FIM DA LEGENDA.

Poucas pessoas sabem usar esse sistema. Se mais pessoas conhecessem a escrita em braille, a comunicação com quem tem deficiência visual seria muito mais fácil.

100

Os numerais em braille recebem um sinal que os diferencia dos outros símbolos desse sistema. Esse sinal é sempre usado na frente de cada número. Veja-o na ilustração ao lado.

Conheça os numerais de 0 a 9 no sistema braille.

Imagem: Ilustração de cela braille. Ela é composta por seis pontos, divididos em duas colunas. A numeração é feita de cima para baixo e da esquerda para a direita. Na primeira coluna estão os pontos 1, 2 e 3. Na segunda coluna estão os pontos 4, 5 e 6. Nesta cela braille estão destacados os pontos 3, 4, 5 e 6, que representam a combinação de código de número. Fim da imagem.

LEGENDA: Para indicar que o código de um número vai começar, usa-se esse sinal, em que os pontos 3, 4, 5 e 6 ficam em relevo. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. A. Uma mão fechada. Abaixo, primeira cela braille com os pontos 3, 4, 5 e 6 destacados. Segunda cela braille com os pontos 2, 4 e 5 destacados. B. Uma mão com um dedo estendido. Abaixo, primeira cela braille com os pontos 3, 4, 5 e 6 destacados. Segunda cela braille com o ponto 1 destacado. C. Uma mão com dois dedos estendidos. Abaixo, primeira cela braille com os pontos 3, 4, 5 e 6 destacados. Segunda cela braille com os pontos 1 e 2 destacados. D. Uma mão com três dedos estendidos. Abaixo, primeira cela braille com os pontos 3, 4, 5 e 6 destacados. Segunda cela braille com os pontos 1 e 4 destacados.	 E. Uma mão com quatro dedos estendidos. Abaixo, primeira cela braille com os pontos 3, 4, 5 e 6 destacados. Segunda cela braille com os pontos 1, 4 e 5 destacados.	  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. F. Uma mão com cinco dedos estendidos. Abaixo, primeira cela braille com os pontos 3, 4, 5 e 6 destacados. Segunda cela braille com os pontos 1 e 5 destacados.	 G. Duas mãos com seis dedos estendidos. Abaixo, primeira cela braille com os pontos 3, 4, 5 e 6 destacados. Segunda cela braille com os pontos 1, 2 e 4 destacados.	 H. Duas mãos com sete dedos estendidos. Abaixo, primeira cela braille com os pontos 3, 4, 5 e 6 destacados. Segunda cela braille com os pontos 1, 2, 4 e 5 destacados.	 I. Duas mãos com oito dedos estendidos. Abaixo, primeira cela braille com os pontos 3, 4, 5 e 6 des-tacados. Segunda cela braille com os pontos 1, 2 e 5 destacados.	 J. Duas mãos com nove dedos estendidos. Abaixo, primeira cela braille com os pontos 3, 4, 5 e 6 destacados. Segunda cela braille com os pontos 2 e 5 destacados.  Fim da imagem.

LEGENDA: Números de 0 a 9 em braille. FIM DA LEGENDA

3. Descubra quais são os números representados em braille e os escreva por extenso.

a) Ilustração. Duas celas braille. Na primeira, os pontos 3, 4, 5 e 6 destacados. Na segunda, os pontos 1, 4 e 5 destacados.

b) Ilustração. Duas celas braille. Na primeira, os pontos 3, 4, 5 e 6 destacados. Na segunda, os pontos 1, 2 e 4 destacados.

c) Ilustração. Duas celas braille. Na primeira, os pontos 3, 4, 5 e 6 destacados. Na segunda, os pontos 1 e 2 destacados.

d) Ilustração. Duas celas braille. Na primeira, os pontos 3, 4, 5 e 6 destacados. Na segunda, os pontos 1 e 5 destacados.

Boxe complementar:

Fique por dentro

Louis Braille

Hoje na História Mundial, temporada 1, episódio 58. (Duração: 6 min) Disponível em: http://fdnc.io/f8k. Acesso em: 18 jun. 2021.

O vídeo conta a história de Louis Braille e de como ele inventou o sistema braille, além da importância desse sistema até os dias atuais.

Fim do complemento.

101

O olho é o órgão da visão

  1. Procure em revistas figuras de olhos humanos. Recorte-as e cole-as no espaço a seguir.
Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

Cílios

Íris
(parte colorida
do olho)

Sobrancelha

Pupila
(orifício no
centro da íris)

102

A imagem, a cor, a forma e outras características dos objetos são identificadas pela visão. Veja como esse processo ocorre.

A luz passa através da córnea, a parte mais externa do olho, e penetra pela pupila, localizada no centro da íris. Depois disso, a luz atravessa a lente que auxilia a focalizar a imagem. Finalmente, a luz atinge a retina, na qual as imagens se formam. Da retina, as informações sobre a imagem são enviadas para o cérebro.

Imagem: Ilustração. Homem em perfil com ossos em destaque por imagem em neon sobressaindo da ilustra-ção. Ao lado, destaque das partes do olho: retina atrás do globo ocular. À frente, lente, pupila, íris e córnea. Fim da imagem.

LEGENDA: Representação esquemática das estruturas do olho. (Imagem sem escala; cores fantasia.). FIM DA LEGENDA

FONTE: TORTORA, G. J.; GRABOWSKI, S. R. Corpo humano: fundamentos de Anatomia e Fisiologia. 6ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2004. FIM DA FONTE

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

  1. Observe e desenhe a pupila e a íris dos olhos de um colega em duas situações.
    1. Em um local bem iluminado, de preferência, pela luz solar.
    1. Em um local pouco iluminado, como a sala de aula com as luzes apagadas.

      _____

      Local bem iluminado.

      _____

      Local pouco iluminado.

Observação:

Atenção

Nunca olhe diretamente para o Sol. Isso pode provocar queimaduras nos olhos.

Fim da observação.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Qual foi a diferença que você observou entre as duas situações? Converse com os colegas.

    Cuidar da saúde dos olhos

    Para cuidar da saúde dos olhos, a visita ao médico oftalmologista é essencial! Você já foi a uma consulta ou conhece alguém que já se consultou com esse especialista?

103

  1. Faça uma pesquisa sobre o que é realizado durante uma consulta com o médico oftalmologista e anote em seu caderno.
    • Pesquise e registre as principais orientações indicadas em uma consulta para cuidar da saúde dos olhos. Você pode, ainda, entrevistar um especialista para responder a essas questões.
  1. Leia o texto e identifique os numerais em braille representados no diálogo.

    — Bom dia, Luís!

    — Bom dia, Tina!

    — Por favor, você pode apertar o Célula de duas colunas com três pontos. Célula 1: Na primeira coluna, o terceiroponto está destacado. Na segunda, os três pontos. Célula 2: Na primeira coluna, o primeiro e segundo pontos estão destacado. Na segunda, o segundo. ?

    — Pode deixar, Tina! Eu estou indo para a festa de aniversário do Fábio e já apertei o andar dele, o Célula de duas colunas com três pontos. Célula 1: Na primeira coluna, o terceiro ponto está destacado. Na segunda, os três pontos. Célula 2: Na primeira coluna, o primeiro ponto está destacado. Na segunda, o segundo. .

    1. Para que andar eles estão indo?
      • Tina:

        _____

      • Luís:

        _____

      1. De que maneira Luís consegue identificar o botão que deve apertar? Justifique sua resposta.

        _____

Imagem: Ilustração. Homem de cabelo curto castanho e óculos de sol escuro. Vestindo camiseta verde e calça azul. Estava segurando uma bengala, e com a mão direita aperta botões do elevador. Ao lado, uma mulher de cabelo longo ruivo e faixa rosa, veste camiseta amarela e calça roxa. Está segurando com as duas mãos uma sacola com verduras. Fim da imagem.
  1. Leia, identifique a parte do olho e escreva o nome dela.
  1. Parte colorida do olho:

    _____

  1. Auxilia a focalização da imagem:

    _____

  1. Estrutura em que a imagem se forma e de onde é enviada ao cérebro:

    _____

  1. Estrutura por onde a luz penetra no olho:

    _____

104

CAPÍTULO 12. ORELHAS

  1. Leia o texto em voz alta, pesquise o significado das palavras que você não conhece e responda.

Página de internet:

Fones a todo volume prejudicam para sempre sua audição

Uma jovem vai de metrô para o trabalho. Em suas mãos, um celular reproduz sua playlist favorita pelos fones de ouvido. O vagão se enche de gente e ela aumenta o volume para abafar o barulho. [...] Essa jovem representa o “ouvinte médio” dos dispositivos de reprodução de música, segundo a análise mais recente da Organização Mundial da Saúde (OMS): uma pessoa acostumada a ouvir música pelos fones de ouvido com um volume entre 75 e 100 decibéis . Esta prática se tornou um problema global de saúde pública, alertam os especialistas, porque um volume a partir dos 80 decibéis é perigoso.

Glossário:

Decibel : unidade usada para medir a intensidade de um som.Fim do glossário.

[...] A menos que sejam implementadas políticas eficazes de saúde pública, a organização estima que uma de cada dez pessoas sofrerá de perda auditiva incapacitante até o ano 2050, o dobro de agora.

Os sons fortes podem causar surdez ou perda de audição porque danificam células [...] [da orelha interna]. “Cada um de nós nasce com um total de 20.000 a 30.000 células receptoras do som, e com essas temos de viver a vida inteira”, explica Isabel Varela-Nieto, especialista em neurobiologia da audição do Instituto Alberto Sols (CSIC-UAM) e líder de grupo do centro de pesquisa Ciberer, dedicado a doenças raras.

Quanto mais alto estiver o volume e maior for a duração do som, pior será a deterioração. Por isso, os especialistas recomendam limitar tanto a intensidade como o tempo de escuta. [...]

Bruno Martín. Fones a todo volume prejudicam para sempre sua audição. El País , 8 set. 2019. Disponível em: http://fdnc.io/f8n. Acesso em: 18 jun. 2021.

Fim da página de internet.

Os equipamentos sonoros podem causar danos à audição humana se emitirem sons com potência superior a 80 decibéis.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

105

As orelhas são os órgãos da audição

Por meio da audição, é possível perceber os sons do ambiente e identificar diferentes situações, por exemplo, o barulho de um trovão, o som de uma campainha ou a melodia de uma música. Os sons podem ser usados para a comunicação, por meio da fala, e podem também alertar para situações de perigo.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

LEGENDA: Ouvir música pode ser muito agradável. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Mulher de cabelo curto cacheado castanho e faixa rosa. Veste camiseta azul e calça ama-rela. Está andando no meio da rua, com um fone de ouvido ligado a um aparelho eletrônico sem perceber carros buzinando para ela. Fim da imagem.

LEGENDA : No entanto, se o volume estiver muito alto, podemos ficar distraídos e não ouvir os sons do ambiente ao nosso redor. FIM DA LEGENDA .

Entenda como percebemos os sons.

Os sons que chegam à orelha externa são direcionados para a membrana timpânica. Quando eles atingem essa membrana, ela vibra. Essas vibrações são transmitidas para a orelha interna, de onde são enviadas ao cérebro.

Glossário:

Membrana : tecido fino, película.

Fim do glossário.

Ouvir sons muito altos, principalmente se isso ocorrer todos os dias, pode prejudicar as estruturas das orelhas e levar à perda de audição.

Existem algumas pessoas que têm dificuldade em ouvir sons, e outras que não escutam nenhum som. Isso, porém, não as impede de se comunicar.

Imagem: Ilustração. Destaque de orelha com canal da orelha externada e membrana timpânica. Fim da imagem.

LEGENDA: Representação esquemática das estruturas da orelha. (Imagem sem escala; cores fantasia.)Artmed, 2004. FIM DA LEGENDA.

Fonte: TORTORA, G. J.; GRABOWSKI, S. R. Corpo humano: fundamentos de Anatomia e Fisiologia. 6ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2004.

106

No Brasil, uma das formas de comunicação utilizadas pelas pessoas com deficiência auditiva severa ou surdez é a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Nessa língua, os sinais que representam as palavras são feitos com as mãos. É importante que todas as pessoas conheçam essa linguagem.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Na página 141, você vai encontrar o alfabeto em Libras para treinar. Utilize-o e tente descobrir o que está escrito a seguir.
Imagem: Ilustração. Destaque de mãos formando letras em símbolos em libras. Fim da imagem.

Algumas pessoas com perda da audição podem utilizar aparelhos auditivos. Esses aparelhos amplificam o som e auxiliam quem tem esse tipo de deficiência.

Glossário:

Amplificam : ampliam, aumentam.

Fim do glossário.

Existem diferentes tipos de aparelho auditivo. Eles são escolhidos de acordo com a necessidade de quem vai usá-los. O importante é que, com essa invenção, algumas pessoas com deficiência auditiva podem ouvir melhor!

No entanto, nem sempre a perda da audição pode ser resolvida ou amenizada com um aparelho auditivo. Alguns casos podem ser tratados com cirurgia, como em situações em que há problemas na membrana timpânica.

Imagem: Fotografia. Destaque de orelha de um menino com aparelho auditivo que fica internamente na ore-lha interna.  Fim da imagem.
Imagem: Ao lado, destaque de orelha de uma menina com aparelho auditivo externo que fica atrelado a ore-lha externa. Fim da imagem.

LEGENDA: Diferentes tipos de aparelho auditivo usados por pessoas que apresentam perda da audição. FIM DA LEGENDA

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LIGANDO OS PONTOS

  1. Observe a cena e responda.
Imagem: Ilustração. Parte com vegetação e pessoas em atividades diversas. Menina passando a mão em um cachorro diz “que pelo macio”. Homem de óculos de sol, segurando um cachorro, diz a um menino “Adoro as músicas dessa banda!”. Menina andando de bicicleta. Duas pessoas em um palco cantan-do e tocando instrumento musical, acima, uma faixa dizendo “show ao vivo”. Fim da imagem.
  1. Como uma pessoa com deficiência visual percebe que há música tocando no parque, mesmo sem ver os músicos?

    _____

  1. Qual é o órgão do sentido utilizado para perceber o pelo macio do cachorro?

    _____

  1. Qual é a importância da visão e da audição para nos relacionarmos com o ambiente e com as pessoas?

    _____

  1. De que maneira podemos cuidar da saúde auditiva? E da saúde dos olhos?

    _____

108

DESAFIO À VISTA

Capítulo 13

Neste capítulo, você vai identificar variáveis envolvidas na produção dos sons e explicar a passagem da luz em diferentes situações.

Como as sombras se formam? No escuro, é possível localizar de onde vem um som?

CAPÍTULO 13. LUZ E SONS

  1. Observe a tirinha e responda.
Imagem: Quadrinho. História em quadrinho contando em três quadros. Gato laranja com faixas pretas nas costas. Quadro 1: Gato com a cara amarrada, andando. Quadro 2: Gato passa por holofote de luz e dança, sorrindo. Quadro 3: Gato continua andar com a cara amarrada novamente. Fim da imagem.
  1. Quais são as outras fontes luminosas que você conhece?

    Para enxergar um objeto, é necessário que exista determinada quantidade de luz no ambiente. Quando a luz emitida pelas fontes luminosas atinge os olhos, é possível enxergar o objeto.

109

Como é possível enxergar objetos que não emitem luz?

Quando a luz atinge um objeto, iluminando-o, uma parte dela é absorvida e outra parte é refletida. Quando a luz refletida chega aos olhos, é possível enxergar o objeto.

Imagem: Ilustração. Menino de cabelo curto loiro, vestindo camiseta cinza. À frente, uma lanterna como fonte luminosa com raio indicado em um caderno como objeto e reflete aos olhos do menino. Fim da imagem.

LEGENDA: Representação esquemática da luz sendo refletida por um objeto e chegando aos olhos de um observador. (Imagem sem escala; cores fantasia.). FIM DA LEGENDA.

FONTE: TORTORA, G. J.; GRABOWSKI, S. R. Corpo humano: fundamentos de Anatomia e Fisiologia. 6ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2004.FIM DA FONTE

As cores da luz branca

Isaac Newton, um cientista inglês que viveu entre 1643 e 1727, demonstrou que a luz do Sol poderia se decompor em luzes de cores diferentes. Bem antes dele, por volta do ano 1000, Alhazen, um cientista árabe, já havia feito experimentos semelhantes.

Para fazer essa demonstração, Newton e Alhazen fizeram com que a luz do Sol passasse por pedaços de vidro triangulares, chamados de prismas. Então, esses cientistas notaram que, depois de atravessar os prismas, essa luz se decompunha em várias cores. Dessa forma, eles puderam concluir que, embora a luz do Sol seja branca, ela é formada por diversas cores.

Imagem: Ilustração. Prisma recebendo luz branca e liberando luz branca decomposta colorida. Fim da imagem.

LEGENDA: Decomposição da luz do Sol após atravessar um prisma. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Homem de cabelo longo grisalho, vestindo camisa branca e casaco vermelho. Fim da imagem.

LEGENDA: Representação artística do cientista inglês Isaac Newton (1643-1727). FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Homem de turbante branco e barba longa, vestindo casaco bege. Fim da imagem.

LEGENDA: Representação artística do cientista árabe Alhazen (965-1040). FIM DA LEGENDA

110

Boxe complementar:

Quero saber!

Como enxergamos as cores dos objetos?

Muitos objetos não emitem luz. Nós os enxergamos porque refletem a cor da luz que incide sobre eles.

Os objetos brancos refletem toda a luz que incide sobre eles. Já os objetos pretos absorvem a maior parte da luz que os atinge. Os objetos coloridos absorvem parte da luz incidente e refletem outra parte.

Imagem: Ilustração 1. Destaque de um homem de camiseta branca. Faixa de luz incidente de luz colorida ba-tendo no meio e saindo refletida em luz colorida.  Ilustração 2. Destaque de um homem de camiseta vermelha. Faixa de luz incidente de luz colorida batendo no meio e saindo refletida em vermelho. Fim da imagem.

LEGENDA 1: Representação esquemática da luz branca incidindo sobre um objeto branco. Todas as cores da luz são refletidas e, por isso, vemos a cor branca. (Imagem sem escala; cores fantasia.). FIM DA LEGENDA.

LEGENDA 2: Representação esquemática da luz branca incidindo sobre um objeto colorido. Algumas cores da luz branca são absorvidas e outras são refletidas. A cor refletida determina a cor do objeto. (Imagem sem escala; cores fantasia.). FIM DA LEGENDA.

A mistura de cores pode, da mesma forma, produzir novas cores. Veja as novas cores de tinta formadas ao misturar tintas das cores chamadas de primárias (azul, amarelo e vermelho).

Imagem: Ilustração. Paleta de madeira com mistura de tintas em três tons: amarelo, azul e verde. Fim da imagem.

LEGENDA: A mistura das tintas amarela e azul resulta na tinta verde. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Paleta de madeira com mistura de tintas em três tons: amarelo, laranja e vermelho. Fim da imagem.

LEGENDA: A mistura das tintas amarela e vermelha resulta na tinta laranja. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Paleta de madeira com mistura de tintas em três tons: azul, vermelho e roxo. Fim da imagem.

LEGENDA: A mistura das tintas azul e vermelha resulta na tinta roxa. FIM DA LEGENDA.

CRÉDITO: IMAGENS ILUSTRAÇÕES: PAULO MANZI

Fim do complemento.

111

A formação das sombras

As sombras se formam quando um objeto opaco é colocado na trajetória da luz que se propaga em linha reta.

  1. Observe a imagem e responda.
  1. O que se observa na parede?

    _____

  1. Explique esse fenômeno.

    _____

Imagem: Ilustração. Menino de cabelo cacheado castanho, vestindo camiseta laranja e calça verde. Está for-mando a sombra de animais contra a luz com uma lanterna. Fim da imagem.

As sombras no espaço

A Lua e a Terra projetam sombras enormes. Quando a Lua passa entre o Sol e a Terra, sua sombra se projeta sobre algumas partes da Terra. Esses locais ficam escuros durante algumas horas do dia. Esse fenômeno é chamado de eclipse do Sol.

Imagem: Ilustração. Esquema mostrando sol com liberação de luz iluminando a lua e virando a sombra para a terra. Fim da imagem.

LEGENDA: Representação esquemática do eclipse do Sol. (Imagem sem escala; cores fantasia.). FIM DA LEGENDA.

Por sua vez, quando a Terra passa entre o Sol e a Lua, ela impede que a luz solar chegue até a Lua. E, assim, a Lua fica escura, em um fenômeno que recebe o nome de eclipse da Lua.

Imagem: Ilustração. Esquema mostrando sol com liberação de luz iluminando a terra e virando a sombra para a lua. Fim da imagem.

LEGENDA: Representação esquemática do eclipse da Lua. (Imagem sem escala; cores fantasia.). FIM DA LEGENDA

Fonte das imagens: OLIVEIRA FILHO, K. de S.; SARAIVA, M. de F. O. Astronomia e Astrofísica. Porto Alegre: UFRGS, 2014. Disponível em: http://fdnc.io/9t3. Acesso em: 18 jun. 2021.

112

Boxe complementar:

Quero saber!!

O que acontece com a luz quando ela ilumina um objeto?

Um corpo ou objeto pode ser transparente, translúcido ou opaco conforme seu comportamento em relação à luz.

As janelas podem ser feitas de vidro transparente para que a luz do Sol atravesse e para que o lado de fora fique visível.

As paredes e as portas são, em geral, feitas de materiais opacos, como tijolo, cimento e madeira. Dessa forma, a luz não passa e não é possível enxergar o que há atrás delas.

Alguns frascos de medicamentos e de produtos de higiene pessoal podem ser feitos de vidro translúcido. Esses produtos podem estragar rapidamente se estiverem em contato direto com a luz do Sol. Apenas uma parte da luz atravessa esse tipo de material.

Existem ainda materiais que apresentam uma superfície capaz de refletir a maior parte da luz que incide sobre ela. Esses materiais recebem o nome de espelhos. Neles, a luz incide e retorna para o meio do qual ela veio. Por isso, é possível ver no espelho o reflexo do que está à sua frente.

Imagem: Ilustração. Post-it com as informações: Você já estudou, no 1º ano, as características dos materiais. Fim da imagem.

Imagem: Fotografia. Janela com vidros transparentes com vista para árvores de plantação. Fim da imagem.

LEGENDA: Janela feita de vidro transparente. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Faixada de casa branca com faixas amarelas e contornos azuis nas portas e janelas. A porta é amarela. Fim da imagem.

LEGENDA: Fachada de uma casa feita de madeira e tijolos. Não é possível ver o que está atrás da fachada. FIM DA LEGENDA

Imagem: Fotografia de dois frascos de vidro. Fim da imagem.

LEGENDA:Frascos feitos de vidro translúcido. FIM DA LEGENDA.

CRÉDITO: AKAISER/SHUTTERSTOCK

Imagem: Ilustração. Cubo azul. Faixa luz reflete no cubo e parte sai e parte atravessa pela absorção e atra-vessa o buo.  Fim da imagem.

LEGENDA: Representação esquemática da interação da luz com um objeto translúcido. Parte da luz é refletida e parte atravessa o objeto. (Imagem sem escala; cores fantasia.). FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Menino de cabelo curto preto e óculos de armação arredondada, vestindo camiseta azul. Está observando sua imagem no espelho. Fim da imagem.

LEGENDA: Menino observando a própria imagem no espelho. FIM DALEGENDA.

Fim do complemento.

113

Sons por todo lado

Existem vários tipos de fonte sonora. Alguns exemplos são os instrumentos musicais, os aparelhos de som e a voz. Vamos realizar uma atividade prática para pensar sobre os efeitos do som?

ATIVIDADE PRÁTICA

Imagem: Ilustração. Caixa de som no interior, colher com açúcar, elásticos, rolo de papelão, tesoura e elásti-cos.  Fim da imagem.

LEGENDA: (Imagem sem escala; cores fantasia.). FIM DA LEGENDA.

Efeitos do som

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

Reúnam-se em grupos para realizar a atividade.

Do que vocês vão precisar

  1. Tampem uma das extremidades do tubo com o fundo do balão de ar, deixando-o bem esticado. Usem o elástico para prender o balão ao tubo e certifiquem-se de que ele não vai se soltar facilmente.
  1. Coloquem o tubo com a parte descoberta sobre o aparelho de som ainda desligado. Em seguida, despejem um pouco do açúcar sobre o balão esticado.
  1. Liguem o som em volume baixo e aumentem-no aos poucos.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. O que aconteceu com os grãos de açúcar?

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Em sua opinião, por que isso ocorreu?

Observação

ATENÇÃO

Peça a ajuda de um adulto para manusear a tesoura.

Fim da observação.

Imagem: Iustração da caixa com o rolo de papel em cima. Fim da imagem.

LEGENDA:(Imagem sem escala; cores fantasia.) FIM DA LEGENDA.

114

Intensidade dos sons

O som é produzido por vibrações do ar. A orelha é o órgão responsável pela captação do som. Para isso, ela apresenta estruturas que são sensíveis a essas vibrações do ar.

Imagem: Ilustração. Orelha indicando o canal auditivo recebendo ondas até membrana timpânica. Fim da imagem.

LEGENDA: Representação esquemática das vibrações do ar percorrendo o canal auditivo, fazendo vibrar a membrana timpânica, que transmite essas vibrações para as estruturas mais internas da orelha. (Imagem sem escala; cores fantasia.). FIM DA LEGENDA

FONTE: TORTORA, G. J.; GRABOWSKI, S. R. Corpo humano : fundamentos de Anatomia e Fisiologia. 6ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2004.

Imagem: Gráfico. Escala de intensidade dos sons (em decibéis). Limite da audição inicia em 0 e vai até 120 como ensurdecedor.  Ilustrações indicam o volume da intensidade. Murmúrio (a 5 m) em 30 deci-béis. Biblioteca em 40 decibéis. Conversação normal a 1 metro em 60 decibéis. Veículo pesado em 90 decibéis. Show de rock em 120 decibéis. Decolagem de jato comercial (a 60 m) em 120 decibéis. Martelo pneumático em 130 decibéis. Fim da imagem.

LEGENDA: Exemplos de sons de diferentes intensidades. (Imagem sem escala; cores fantasia.). FIM DA LEGENDA.

FONTE: TRIPLER, Paul A. Física para cientistas e engenheiros. 3ª ed. Rio de Janeiro: LTC, 1995. v. 2.

É preciso tomar cuidado com a intensidade dos sons aos quais ficamos expostos. A exposição prolongada a eles pode causar vários problemas de saúde, que vão desde dores de cabeça e irritação até surdez parcial ou total.

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

  1. Você já estudou o que é o som e seus efeitos, agora reúna-se com os colegas para construir um instrumento musical. Pesquisem na internet como construir instrumentos musicais caseiros, escolham um e mãos à obra!

115

LIGANDO OS PONTOS

Capítulo 13

  1. É possível enxergar objetos que não emitem luz porque eles refletem parte da luz que incide sobre eles. Veja o esquema ao lado e explique por que o observador percebe a cor vermelha da maçã.

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Imagem: Ilustração. Sol liberando faixas de luz vermelha, verde e azul que vão até uma maçã e reflete apenas a faixa vermelha em direção a um olho destacado. Fim da imagem.

LEGENDA: (Imagem sem escala; cores fantasia.). FIM DA LEGENDA

  1. Observe a imagem e identifique o fenômeno que pode ser observado nela. Em seguida, explique o que acontece.

    _____

  1. Responda.
    1. Como os sons são produzidos?

      _____

    1. Dê um exemplo de uma situação no dia a dia em que você reconhece a origem de um som, mesmo sem ver o que o produziu.

      _____

Imagem: Fotografia. Vista aérea de litoral com prédios formando suas sombras no mar de forma ampliada. Fim da imagem.

LEGENDA: Dia ensolarado na Praia de Boa Viagem (Recife, Pernambuco, 2017). FIM DA LEGENDA.

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DESAFIO À VISTA!

Capítulo 14

Neste capítulo, você vai identificar como o olfato e a gustação possibilitam nosso contato com o ambiente.

O cheiro e o gosto dos alimentos são percebidos ao mesmo tempo?

CAPÍTULO 14. O NARIZ E A LÍNGUA

O tato, a visão e a audição são os sentidos que estudamos até o momento. Eles estabelecem a relação do nosso corpo com o que existe ao nosso redor.

Há outros sentidos que também são importantes nessa relação com o meio: o olfato e a gustação, ou paladar. O nariz é o órgão do olfato; e a língua, o órgão da gustação, ou paladar. Vamos fazer uma Atividade prática para estudar esses sentidos?

ATIVIDADE PRÁTICA

Imagem: Fotografia. Gomos de mexerica.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Cebola cortada ao meio mostrando suas camadas. Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Maçã cortada em pedaços. Fim da imagem.

O sabor dos alimentos

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

Organizem-se em grupos para realizar a atividade.

Do que vocês vão precisar

Tabela: equivalente textual a seguir.

A. Tampar o nariz e provar a maçã.

B. Com o nariz destampado, provar a tangerina.

C. Aproximar a cebola do nariz destampado e provar a maçã.

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  1. Durante a atividade, registre o que ocorreu quando o degustador realizou cada proposta.

  1. O degustador conseguiu perceber rapidamente o sabor quando não foi possível sentir o cheiro do alimento?

  1. O degustador confundiu o cheiro de algum alimento com o sabor de outro alimento? Explique sua resposta.

  1. Converse com seus colegas sobre o que é possível concluir com essa atividade e registre.

Boxe complementar:

Quero saber!

Por que quando estamos resfriados não sentimos o sabor dos alimentos?

O sabor de um alimento é sentido pela combinação do que é percebido pelo sentido do olfato com o que é percebido pelo sentido da gustação. O olfato consegue perceber cerca de 20 mil tipos de odor, enquanto a gustação só percebe 100 tipos de gosto. Isso mostra que o olfato é muito mais especializado que a gustação.

Assim, quando estamos resfriados e o nariz fica “entupido”, deixamos de perceber boa parte desses odores e, por isso, os alimentos perdem parte do sabor. Muitas vezes, quando pensamos estar sentindo o gosto do alimento, o que estamos sentindo, na verdade, é o aroma dele!

Na língua e em outras partes da boca, há estruturas que nos permitem perceber o gosto dos alimentos. Essas estruturas identificam cinco gostos diferentes: doce, salgado, amargo, azedo e umami.

Imagem: Ilustração. Menino de cabelo curto preto e chapéu verde, vestindo camiseta vermelha. Ao lado, um cachorro apoiado na mesa, sentindo o cheio de um lanche que sai de um prato no meio da mesa. Fim da imagem.

Fim do complemento.

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  1. Com a ajuda de um adulto e utilizando uma tesoura com pontas arredondadas, recorte e cole as imagens da página 143 no local correspondente ao sabor de cada uma delas.

DOCE

AZEDO

AMARGO

UMAMI

O umami é conhecido como o gosto do glutamato, sal adicionado ao tempero do macarrão instantâneo, por exemplo. Também é possível perceber esse gosto no molho de soja e no queijo parmesão, entre outros alimentos.

SALGADO

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LIGANDO OS PONTOS

  1. Leia o texto em voz alta e responda.

    Papai estava fazendo um bolo de cenoura. Enquanto ele preparava a massa, Antônio separava os ingredientes para a cobertura de chocolate. Igor e Mariana tentavam arrumar a cozinha, mas a bagunça era muito grande!

    Logo logo vovó chegaria. Era o aniversário dela e o bolo precisava ficar pronto a tempo de cantarem “Parabéns pra você”. Toda a correria valeu a pena: o bolo ficou uma delícia. Papai, vovó, Antônio e Mariana adoraram, mas Igor não pôde aproveitar quase nada. Estava resfriado e com o nariz entupido; quase não conseguiu sentir o sabor do bolo.

    Texto elaborado pelos autores para fins didáticos.

    • Por que Igor não sentia o sabor do bolo?

      _____

Imagem: Fotografia. Corte de bolo de cenoura com cobertura de chocolate. Fim da imagem.
  1. Observe a imagem e responda
Imagem: Ilustração. Dois meninos com faixa vendando os olhos, segurando copos de suco. Ao lado, uma jarra de suco amarelo. À esquerda, menino de cabelo curto ruivo, com faixa verde sobre os olhos, vestin-do camiseta azul. À direita, menino de cabelo curto preto e nariz preso em um prendedor, com faixa vermelha sobre os olhos, vestindo camiseta vermelha. Fim da imagem.

Qual dos meninos sentirá melhor o sabor do suco? Por quê?

  1. _____

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  1. Identifique o sentido que está em destaque em cada uma das imagens.
Imagem: Fotografia. Menina de cabelo curto cacheado castanho, vestindo camiseta rosa. Está cheirando uma flor. Fim da imagem.

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Imagem: Fotografia. Menina de cabelo longo liso castanho, vestindo camiseta verde. Está lendo um livro. Fim da imagem.

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Imagem: Fotografia. Menino de cabelo curto castanho, vestindo camiseta azul. Está comendo um pedaço de melancia.  Fim da imagem.

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Imagem: Fotografia. Menino de cabelo curto preto, vestindo camiseta vermelha e casaco azul. Está passando a mão em um gato. Fim da imagem.

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Imagem: Fotografia. Crianças em uma banda cantando. Fim da imagem.

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  1. Você conhece a brincadeira representada a seguir? Explique de que modo ela acontece. Se for necessário, pesquise.

    _____

Imagem: Ilustração. Menino de cabelo curto castanho e óculos de armação quadrada roxa, vestindo camiseta verde e bermuda azul. Está segurando uma lata com linha que vai até outra lata, aonde uma meni-na de cabelo curto ruivo, vestindo camiseta amarela com bolinhas coloridas. Está sentada em suas pernas. Fim da imagem.

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CIÊNCIAS EM CONTEXTO

Crianças com deficiência auditiva usam a vibração do som para tocar instrumentos musicais

[...] À primeira vista, pode parecer que a música não faz parte do universo silencioso de quem não ouve. Mas nada impede a prática de [tocar] instrumentos [musicais].

“Eles sentem a vibração das canções no corpo”, diz Fábio Bonvenuto, maestro da banda, que é formada por estudantes de escolas municipais de São Paulo. [...]

[...]

O som para surdos

FONTE: Bruno Molinero. Crianças surdas usam a vibração do som para tocar instrumentos musicais. Folhinha. Folha de S.Paulo , 28 set. 2013. Disponível em: http://fdnc.io/f8v. Acesso em: 18 jun. 2021. (Título adaptado.)

Imagem: Ilustração. Menina de cabelo cacheado preto com faixa amarela. Veste camiseta amarela e calça roxa. Está cercada por notas musicais e instrumentos musicais emitindo sons. Fim da imagem.

122

  1. Como as pessoas com deficiência auditiva conseguem perceber o som de um instrumento musical?
  1. Como as pessoas que não têm essa deficiência percebem o mesmo som?
Imagem: Ilustração. Triângulo musical soltando sons. Fim da imagem.

VAMOS RETOMAR

  1. Utilizando uma lanterna ou uma luminária é possível criar, com as mãos, sombras de animais na parede de um quarto escuro. Explique como isso acontece.

    _____

Imagem: Fotografia. Destaque de mãos formando uma sombra na parede contra a luz. Fim da imagem.

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Mão na Massa

Teatro dos sentidos

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

Organizem-se em grupos para a realização da atividade. Cada grupo vai sortear um sentido do corpo humano e, então, criar uma situação que mostre a importância desse sentido. Em seguida, vai dramatizá-la para o restante da turma.

Veja um exemplo de situação que mostra a importância do olfato.

Imagem: Quadrinho. História em quadrinho contada em quatro quadros. Mulher de cabelo curto preto, ves-tindo camiseta rosa e calça verde. Menino de cabelo curto preto, vestindo camiseta branca e ber-muda azul. Menina de cabelo longo preto, vestindo camiseta rosa e saia amarela. Quadro 1: Mulher diz para crianças que estão brincando “Hoje teremos uma janta especial!”. Quadro 2: Mulher cozi-nhando. Quadro 3: Mulher com um livro na mão, atrás, panela soltando muita fumaça. Quadro 4: Os três estão em uma praça de alimentação e o menino diz “Nossa, que jantar especial!”. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. Descreva para os colegas o que você acha que aconteceu na história acima.

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  1. Relembre o que você aprendeu e complete os quadros explicando a importância dos órgãos dos sentidos.
    • Ensaiem a dramatização sobre um dos sentidos e sua importância.
Imagem: Ilustração. Menina de cabelo longo cacheado castanho, vestindo camiseta vermelha e bermuda azul. Está com as mãos abertas. Ilustração. Lápis coloridos. Ilustração. Pássaro azul soltando notas musicais.  Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Agora, assista às dramatizações dos demais grupos e apresente a do seu grupo a eles.
  1. As dramatizações mostraram a importância de cada sentido?