96
UNIDADE 4. Sentindo o que está ao nosso redor

Observação:
(Imagem sem escala; cores fantasia.)
Fim da observação.
97
Boxe complementar:
Primeiros contatos
- O que essa imagem representa? Há alguma semelhança entre esse local e o lugar onde você mora?
- Como as pessoas que vivem em locais como esse percebem o que há ao redor delas?
Fim do complemento.
98
DESAFIO À VISTA!
Capítulos 11 e 12
Nestes capítulos, você vai identificar os órgãos dos sentidos e discutir sobre a saúde auditiva e visual.
Como é possível para uma pessoa que não enxerga perceber o ambiente ao redor dela? E para uma pessoa que não ouve?
CAPÍTULO 11. A PELE E OS OLHOS
Será que é possível identificar um objeto sem vê-lo? Vamos fazer uma atividade prática para pensar sobre isso?
ATIVIDADE PRÁTICA
Descobrindo objetos
Organizem-se em duplas para a atividade.
Do que vocês vão precisar
- Diferentes objetos: borracha, caderno, estojo vazio, algodão, lixa etc.
- 1 pedaço de tecido de cor escura para cobrir os
olhos
Como fazer
- Um dos estudantes deve ficar com os olhos vendados. O outro deve escolher um dos objetos e colocá-lo em contato com a pele das seguintes partes do corpo do colega: braço, cotovelo, pé e mão.
- O estudante que estiver com os olhos vendados deve tentar adivinhar qual é o objeto e dizer se foi fácil ou difícil identificá-lo.
- Em seguida, as duplas
devem
trocar as funções.
- Com quais partes do corpo foi mais difícil identificar o objeto? Com quais partes foi mais fácil? Todas as duplas chegaram à mesma conclusão?

99
A pele é o órgão do tato
Por meio dos sentidos, percebemos o ambiente em que estamos.
A pele é o maior órgão do nosso corpo. Ela é o órgão do tato, um dos sentidos do corpo humano.
- O que você sentiu ao ter contato com os objetos na Atividade prática? O que mais é possível sentir por meio do tato?
_____
- As pessoas com deficiência visual utilizam o tato para uma importante atividade: a leitura. Observe as imagens e pesquise como é feita a leitura por meio do tato.
_____


LEGENDA DAS IMAGENS: Por meio do tato, as pessoas com deficiência visual podem ler textos e identificar os botões de um elevador, por exemplo. FIM DA LEGENDA.
Poucas pessoas sabem usar esse sistema. Se mais pessoas conhecessem a escrita em braille, a comunicação com quem tem deficiência visual seria muito mais fácil.
100
Os numerais em braille recebem um sinal que os diferencia dos outros símbolos desse sistema. Esse sinal é sempre usado na frente de cada número. Veja-o na ilustração ao lado.
Conheça os numerais de 0 a 9 no sistema braille.

LEGENDA: Para indicar que o código de um número vai começar, usa-se esse sinal, em que os pontos 3, 4, 5 e 6 ficam em relevo. FIM DA LEGENDA.


LEGENDA: Números de 0 a 9 em braille. FIM DA LEGENDA
3. Descubra quais são os números representados em braille e os escreva por extenso.
a)
b)
c)
d)
Boxe complementar:
Fique por dentro
Louis Braille
Hoje na História Mundial, temporada 1, episódio 58. (Duração: 6 min) Disponível em: http://fdnc.io/f8k. Acesso em: 18 jun. 2021.
O vídeo conta a história de Louis Braille e de como ele inventou o sistema braille, além da importância desse sistema até os dias atuais.
Fim do complemento.
101
O olho é o órgão da visão
- Procure em revistas figuras de olhos humanos. Recorte-as e cole-as no espaço a seguir.

- Observe as figuras que você colou acima e desenhe um olho humano no espaço a seguir. Depois, ligue o nome das estruturas que compõem o olho às partes correspondentes no desenho.
Cílios
Íris
(parte colorida
do olho)
Sobrancelha
Pupila
(orifício no
centro da íris)
102
A imagem, a cor, a forma e outras características dos objetos são identificadas pela visão. Veja como esse processo ocorre.
A luz passa através da córnea, a parte mais externa do olho, e penetra pela pupila, localizada no centro da íris. Depois disso, a luz atravessa a lente que auxilia a focalizar a imagem. Finalmente, a luz atinge a retina, na qual as imagens se formam. Da retina, as informações sobre a imagem são enviadas para o cérebro.

LEGENDA: Representação esquemática das estruturas do olho. (Imagem sem escala; cores fantasia.). FIM DA LEGENDA
FONTE: TORTORA, G. J.; GRABOWSKI, S. R. Corpo humano: fundamentos de Anatomia e Fisiologia. 6ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2004. FIM DA FONTE
- Observe e desenhe a pupila e a íris dos
olhos
de um
colega
em duas situações.
- Em um local bem iluminado, de preferência, pela luz solar.
- Em um local pouco iluminado, como a sala de aula com as luzes apagadas.
_____
Local bem iluminado.
_____
Local pouco iluminado.
Observação:
Atenção
Nunca olhe diretamente para o Sol. Isso pode provocar queimaduras nos olhos.
Fim da observação.
- Qual foi a diferença que você observou entre as duas situações? Converse com os colegas.
Cuidar da saúde dos olhos
Para cuidar da saúde dos olhos, a visita ao médico oftalmologista é essencial! Você já foi a uma consulta ou conhece alguém que já se consultou com esse especialista?
103
- Faça uma pesquisa sobre o que é realizado durante uma consulta com o médico oftalmologista e anote em seu caderno.
- Pesquise e registre as principais orientações indicadas em uma consulta para cuidar da saúde dos olhos. Você pode, ainda, entrevistar um especialista para responder a essas questões.
- Leia o texto e identifique os numerais em braille representados no diálogo.
— Bom dia, Luís!
— Bom dia, Tina!
— Por favor, você pode apertar o
?
— Pode deixar, Tina! Eu estou indo para a festa de aniversário do Fábio e já apertei o andar dele, o
.
- Para que andar eles estão indo?
- Tina:
_____
- Luís:
_____
- De que maneira Luís consegue identificar o
botão
que
deve
apertar? Justifique sua resposta.
_____
- Tina:
- Para que andar eles estão indo?

- Leia, identifique a parte do olho e escreva o nome dela.
- Parte colorida do olho:
_____
- Auxilia a focalização da imagem:
_____
- Estrutura em que a imagem se forma e de onde é enviada ao cérebro:
_____
- Estrutura por onde a luz penetra no olho:
_____
104
CAPÍTULO 12. ORELHAS
- Leia o texto em voz alta, pesquise o significado das palavras que você não conhece e responda.
Página de internet:
Fones a todo volume prejudicam para sempre sua audição
Uma jovem vai de metrô para o trabalho. Em suas mãos, um celular reproduz sua playlist favorita pelos fones de ouvido. O vagão se enche de gente e ela aumenta o volume para abafar o barulho. [...] Essa jovem representa o “ouvinte médio” dos dispositivos de reprodução de música, segundo a análise mais recente da Organização Mundial da Saúde (OMS): uma pessoa acostumada a ouvir música pelos fones de ouvido com um volume entre 75 e 100 decibéis . Esta prática se tornou um problema global de saúde pública, alertam os especialistas, porque um volume a partir dos 80 decibéis é perigoso.
[...] A menos que sejam implementadas políticas eficazes de saúde pública, a organização estima que uma de cada dez pessoas sofrerá de perda auditiva incapacitante até o ano 2050, o dobro de agora.
Os sons fortes podem causar surdez ou perda de audição porque danificam células [...] [da orelha interna]. “Cada um de nós nasce com um total de 20.000 a 30.000 células receptoras do som, e com essas temos de viver a vida inteira”, explica Isabel Varela-Nieto, especialista em neurobiologia da audição do Instituto Alberto Sols (CSIC-UAM) e líder de grupo do centro de pesquisa Ciberer, dedicado a doenças raras.
Quanto mais alto estiver o volume e maior for a duração do som, pior será a deterioração. Por isso, os especialistas recomendam limitar tanto a intensidade como o tempo de escuta. [...]
Bruno Martín. Fones a todo volume prejudicam para sempre sua audição. El País , 8 set. 2019. Disponível em: http://fdnc.io/f8n. Acesso em: 18 jun. 2021.
Fim da página de internet.
Os equipamentos sonoros podem causar danos à audição humana se emitirem sons com potência superior a 80 decibéis.
- A quantos decibéis um “ouvinte médio” dos dispositivos de reprodução de músicas costuma ouvi-las? Esse volume pode prejudicar a audição humana?
105
As orelhas são os órgãos da audição
Por meio da audição, é possível perceber os sons do ambiente e identificar diferentes situações, por exemplo, o barulho de um trovão, o som de uma campainha ou a melodia de uma música. Os sons podem ser usados para a comunicação, por meio da fala, e podem também alertar para situações de perigo.

LEGENDA: Ouvir música pode ser muito agradável. FIM DA LEGENDA.

LEGENDA : No entanto, se o volume estiver muito alto, podemos ficar distraídos e não ouvir os sons do ambiente ao nosso redor. FIM DA LEGENDA .
Entenda como percebemos os sons.
Os sons que chegam à orelha externa são direcionados para a membrana timpânica. Quando eles atingem essa membrana, ela vibra. Essas vibrações são transmitidas para a orelha interna, de onde são enviadas ao cérebro.
Ouvir sons muito altos, principalmente se isso ocorrer todos os dias, pode prejudicar as estruturas das orelhas e levar à perda de audição.
Existem algumas pessoas que têm dificuldade em ouvir sons, e outras que não escutam nenhum som. Isso, porém, não as impede de se comunicar.

LEGENDA: Representação esquemática das estruturas da orelha. (Imagem sem escala; cores fantasia.)Artmed, 2004. FIM DA LEGENDA.
Fonte: TORTORA, G. J.; GRABOWSKI, S. R. Corpo humano: fundamentos de Anatomia e Fisiologia. 6ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2004.
106
No Brasil, uma das formas de comunicação utilizadas pelas pessoas com deficiência auditiva severa ou surdez é a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Nessa língua, os sinais que representam as palavras são feitos com as mãos. É importante que todas as pessoas conheçam essa linguagem.
- Na página 141, você vai encontrar o alfabeto em Libras para treinar. Utilize-o e tente descobrir o que está escrito a seguir.

Algumas pessoas com perda da audição podem utilizar aparelhos auditivos. Esses aparelhos amplificam o som e auxiliam quem tem esse tipo de deficiência.
Existem diferentes tipos de aparelho auditivo. Eles são escolhidos de acordo com a necessidade de quem vai usá-los. O importante é que, com essa invenção, algumas pessoas com deficiência auditiva podem ouvir melhor!
No entanto, nem sempre a perda da audição pode ser resolvida ou amenizada com um aparelho auditivo. Alguns casos podem ser tratados com cirurgia, como em situações em que há problemas na membrana timpânica.


LEGENDA: Diferentes tipos de aparelho auditivo usados por pessoas que apresentam perda da audição. FIM DA LEGENDA
107
LIGANDO OS PONTOS
- Observe a cena e responda.

- Como uma pessoa com deficiência visual percebe que há música tocando no parque, mesmo sem ver os músicos?
_____
- Qual é o órgão do sentido utilizado para perceber o pelo
macio
do cachorro?
_____
- Qual é a importância da visão e da audição para nos relacionarmos com o ambiente e com as pessoas?
_____
- De que maneira podemos cuidar da saúde auditiva? E da saúde dos olhos?
_____
108
DESAFIO À VISTA
Capítulo 13
Neste capítulo, você vai identificar variáveis envolvidas na produção dos sons e explicar a passagem da luz em diferentes situações.
Como as sombras se formam? No escuro, é possível localizar de onde vem um som?
CAPÍTULO 13. LUZ E SONS
- Observe a tirinha e responda.

- Na tirinha, o personagem parece se sentir mais à vontade em ambientes escuros do que em ambientes claros. Você já entrou em algum ambiente totalmente escuro? O que você sentiu?
_____
Muitas atividades que realizamos em nosso dia a dia estão relacionadas à luz e ao sentido da visão. Durante o dia, enxergamos o que está à nossa volta em razão da luz do Sol. Ao anoitecer, precisamos de outras fontes de luz, como uma lâmpada acesa.
Corpos que emitem luz, como o Sol e uma lâmpada acesa, são chamados de fontes luminosas.
- Quais são as outras fontes luminosas que você conhece?
Para enxergar um objeto, é necessário que exista determinada quantidade de luz no ambiente. Quando a luz emitida pelas fontes luminosas atinge os olhos, é possível enxergar o objeto.
109
Como é possível enxergar objetos que não emitem luz?
Quando a luz atinge um objeto, iluminando-o, uma parte dela é absorvida e outra parte é refletida. Quando a luz refletida chega aos olhos, é possível enxergar o objeto.

LEGENDA: Representação esquemática da luz sendo refletida por um objeto e chegando aos olhos de um observador. (Imagem sem escala; cores fantasia.). FIM DA LEGENDA.
FONTE: TORTORA, G. J.; GRABOWSKI, S. R. Corpo humano: fundamentos de Anatomia e Fisiologia. 6ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2004.FIM DA FONTE
As cores da luz branca
Isaac Newton, um cientista inglês que viveu entre 1643 e 1727, demonstrou que a luz do Sol poderia se decompor em luzes de cores diferentes. Bem antes dele, por volta do ano 1000, Alhazen, um cientista árabe, já havia feito experimentos semelhantes.
Para fazer essa demonstração, Newton e Alhazen fizeram com que a luz do Sol passasse por pedaços de vidro triangulares, chamados de prismas. Então, esses cientistas notaram que, depois de atravessar os prismas, essa luz se decompunha em várias cores. Dessa forma, eles puderam concluir que, embora a luz do Sol seja branca, ela é formada por diversas cores.

LEGENDA: Decomposição da luz do Sol após atravessar um prisma. FIM DA LEGENDA.

LEGENDA: Representação artística do cientista inglês Isaac Newton (1643-1727). FIM DA LEGENDA.

LEGENDA: Representação artística do cientista árabe Alhazen (965-1040). FIM DA LEGENDA
110
Boxe complementar:
Quero saber!
Como enxergamos as cores dos objetos?
Muitos objetos não emitem luz. Nós os enxergamos porque refletem a cor da luz que incide sobre eles.
Os objetos brancos refletem toda a luz que incide sobre eles. Já os objetos pretos absorvem a maior parte da luz que os atinge. Os objetos coloridos absorvem parte da luz incidente e refletem outra parte.
LEGENDA 1: Representação esquemática da luz branca incidindo sobre um objeto branco. Todas as cores da luz são refletidas e, por isso, vemos a cor branca. (Imagem sem escala; cores fantasia.). FIM DA LEGENDA.
LEGENDA 2: Representação esquemática da luz branca incidindo sobre um objeto colorido. Algumas cores da luz branca são absorvidas e outras são refletidas. A cor refletida determina a cor do objeto. (Imagem sem escala; cores fantasia.). FIM DA LEGENDA.
A mistura de cores pode, da mesma forma, produzir novas cores. Veja as novas cores de tinta formadas ao misturar tintas das cores chamadas de primárias (azul, amarelo e vermelho).
LEGENDA: A mistura das tintas amarela e azul resulta na tinta verde. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: A mistura das tintas amarela e vermelha resulta na tinta laranja. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: A mistura das tintas azul e vermelha resulta na tinta roxa. FIM DA LEGENDA.
CRÉDITO: IMAGENS ILUSTRAÇÕES: PAULO MANZI
Fim do complemento.
111
A formação das sombras
As sombras se formam quando um objeto opaco é colocado na trajetória da luz que se propaga em linha reta.
- Observe a imagem e responda.
- O que se
observa
na parede?
_____
- Explique esse fenômeno.
_____

As sombras no espaço
A Lua e a Terra projetam sombras enormes. Quando a Lua passa entre o Sol e a Terra, sua sombra se projeta sobre algumas partes da Terra. Esses locais ficam escuros durante algumas horas do dia. Esse fenômeno é chamado de eclipse do Sol.

LEGENDA: Representação esquemática do eclipse do Sol. (Imagem sem escala; cores fantasia.). FIM DA LEGENDA.
Por sua vez, quando a Terra passa entre o Sol e a Lua, ela impede que a luz solar chegue até a Lua. E, assim, a Lua fica escura, em um fenômeno que recebe o nome de eclipse da Lua.

LEGENDA: Representação esquemática do eclipse da Lua. (Imagem sem escala; cores fantasia.). FIM DA LEGENDA
Fonte das imagens: OLIVEIRA FILHO, K. de S.; SARAIVA, M. de F. O. Astronomia e Astrofísica. Porto Alegre: UFRGS, 2014. Disponível em: http://fdnc.io/9t3. Acesso em: 18 jun. 2021.
112
Boxe complementar:
Quero saber!!
O que acontece com a luz quando ela ilumina um objeto?
Um corpo ou objeto pode ser transparente, translúcido ou opaco conforme seu comportamento em relação à luz.
As janelas podem ser feitas de vidro transparente para que a luz do Sol atravesse e para que o lado de fora fique visível.
As paredes e as portas são, em geral, feitas de materiais opacos, como tijolo, cimento e madeira. Dessa forma, a luz não passa e não é possível enxergar o que há atrás delas.
Alguns frascos de medicamentos e de produtos de higiene pessoal podem ser feitos de vidro translúcido. Esses produtos podem estragar rapidamente se estiverem em contato direto com a luz do Sol. Apenas uma parte da luz atravessa esse tipo de material.
Existem ainda materiais que apresentam uma superfície capaz de refletir a maior parte da luz que incide sobre ela. Esses materiais recebem o nome de espelhos. Neles, a luz incide e retorna para o meio do qual ela veio. Por isso, é possível ver no espelho o reflexo do que está à sua frente.
LEGENDA: Janela feita de vidro transparente. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Fachada de uma casa feita de madeira e tijolos. Não é possível ver o que está atrás da fachada. FIM DA LEGENDA
LEGENDA:Frascos feitos de vidro translúcido. FIM DA LEGENDA.
CRÉDITO: AKAISER/SHUTTERSTOCK
LEGENDA: Representação esquemática da interação da luz com um objeto translúcido. Parte da luz é refletida e parte atravessa o objeto. (Imagem sem escala; cores fantasia.). FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Menino observando a própria imagem no espelho. FIM DALEGENDA.
Fim do complemento.
113
Sons por todo lado
Existem vários tipos de fonte sonora. Alguns exemplos são os instrumentos musicais, os aparelhos de som e a voz. Vamos realizar uma atividade prática para pensar sobre os efeitos do som?
ATIVIDADE PRÁTICA

LEGENDA: (Imagem sem escala; cores fantasia.). FIM DA LEGENDA.
Efeitos do som
Reúnam-se em grupos para realizar a atividade.
Do que vocês vão precisar
- tubo de papelão (rolo de papel-toalha) com 10 cm de comprimento
- fundo de um balão de borracha pequeno (bexiga)
- elástico
- 1 colher (de sopa) de açúcar
- 1 aparelho pequeno que produza som
- tesoura com pontas arredondadas
Como fazer
- Tampem uma das extremidades do tubo com o fundo do balão de ar, deixando-o bem esticado. Usem o elástico para prender o balão ao tubo e certifiquem-se de que ele não vai se soltar facilmente.
- Coloquem o tubo com a parte descoberta sobre o aparelho de som ainda desligado. Em seguida, despejem um pouco do açúcar sobre o balão esticado.
- Liguem o som em volume baixo e aumentem-no aos poucos.
- O que aconteceu com os grãos de açúcar?
- Em sua opinião, por que isso ocorreu?
Observação
ATENÇÃO
Peça a ajuda de um adulto para manusear a tesoura.
Fim da observação.

LEGENDA:(Imagem sem escala; cores fantasia.) FIM DA LEGENDA.
114
Intensidade dos sons
O som é produzido por vibrações do ar. A orelha é o órgão responsável pela captação do som. Para isso, ela apresenta estruturas que são sensíveis a essas vibrações do ar.

LEGENDA: Representação esquemática das vibrações do ar percorrendo o canal auditivo, fazendo vibrar a membrana timpânica, que transmite essas vibrações para as estruturas mais internas da orelha. (Imagem sem escala; cores fantasia.). FIM DA LEGENDA
FONTE: TORTORA, G. J.; GRABOWSKI, S. R. Corpo humano : fundamentos de Anatomia e Fisiologia. 6ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2004.

LEGENDA: Exemplos de sons de diferentes intensidades. (Imagem sem escala; cores fantasia.). FIM DA LEGENDA.
FONTE: TRIPLER, Paul A. Física para cientistas e engenheiros. 3ª ed. Rio de Janeiro: LTC, 1995. v. 2.
É preciso tomar cuidado com a intensidade dos sons aos quais ficamos expostos. A exposição prolongada a eles pode causar vários problemas de saúde, que vão desde dores de cabeça e irritação até surdez parcial ou total.
- Você já estudou o que é o som e seus efeitos, agora reúna-se com os colegas para construir um instrumento musical. Pesquisem na internet como construir instrumentos musicais caseiros, escolham um e mãos à obra!
115
LIGANDO OS PONTOS
Capítulo 13
- É possível enxergar objetos que não emitem luz porque eles refletem parte da luz que incide sobre eles. Veja o esquema ao lado e explique por que o observador percebe a cor vermelha da maçã.
_____

LEGENDA: (Imagem sem escala; cores fantasia.). FIM DA LEGENDA
- Observe a imagem e identifique o fenômeno que pode ser observado nela. Em seguida, explique o que acontece.
_____
- Responda.
- Como os sons são produzidos?
_____
- Dê um exemplo de uma situação no dia a dia em que você reconhece a origem de um som, mesmo sem ver o que o produziu.
_____
- Como os sons são produzidos?

LEGENDA: Dia ensolarado na Praia de Boa Viagem (Recife, Pernambuco, 2017). FIM DA LEGENDA.
116
DESAFIO À VISTA!
Capítulo 14
Neste capítulo, você vai identificar como o olfato e a gustação possibilitam nosso contato com o ambiente.
O cheiro e o gosto dos alimentos são percebidos ao mesmo tempo?
CAPÍTULO 14. O NARIZ E A LÍNGUA
O tato, a visão e a audição são os sentidos que estudamos até o momento. Eles estabelecem a relação do nosso corpo com o que existe ao nosso redor.
Há outros sentidos que também são importantes nessa relação com o meio: o olfato e a gustação, ou paladar. O nariz é o órgão do olfato; e a língua, o órgão da gustação, ou paladar. Vamos fazer uma Atividade prática para estudar esses sentidos?
ATIVIDADE PRÁTICA



O sabor dos alimentos
Organizem-se em grupos para realizar a atividade.
Do que vocês vão precisar
- 1 pedaço de tecido de cor escura para cobrir os olhos
- cebola, maçã e tangerina cortadas em pedaços pequenos
Como fazer
- Um dos colegas do grupo vai ser o degustador, isto é, a pessoa que vai experimentar os alimentos. Ele ficará com os olhos vendados. As propostas a seguir deverão ser realizadas, mas não necessariamente nesta ordem.
Tabela: equivalente textual a seguir.
A. Tampar o nariz e provar a maçã. |
B. Com o nariz destampado, provar a tangerina. |
C. Aproximar a cebola do nariz destampado e provar a maçã. |
117
- Durante a atividade, registre o que ocorreu quando o degustador realizou cada proposta.
- O degustador conseguiu perceber rapidamente o sabor quando não foi possível sentir o cheiro do alimento?
- O degustador confundiu o cheiro de algum alimento com o sabor de outro alimento? Explique sua resposta.
- Converse com seus colegas sobre o que é possível concluir com essa atividade e registre.
Boxe complementar:
Quero saber!
Por que quando estamos resfriados não sentimos o sabor dos alimentos?
O sabor de um alimento é sentido pela combinação do que é percebido pelo sentido do olfato com o que é percebido pelo sentido da gustação. O olfato consegue perceber cerca de 20 mil tipos de odor, enquanto a gustação só percebe 100 tipos de gosto. Isso mostra que o olfato é muito mais especializado que a gustação.
Assim, quando estamos resfriados e o nariz fica “entupido”, deixamos de perceber boa parte desses odores e, por isso, os alimentos perdem parte do sabor. Muitas vezes, quando pensamos estar sentindo o gosto do alimento, o que estamos sentindo, na verdade, é o aroma dele!
Na língua e em outras partes da boca, há estruturas que nos permitem perceber o gosto dos alimentos. Essas estruturas identificam cinco gostos diferentes: doce, salgado, amargo, azedo e umami.
Fim do complemento.
118
- Com a ajuda de um adulto e utilizando uma tesoura com pontas arredondadas, recorte e cole as imagens da página 143 no local correspondente ao sabor de cada uma delas.
DOCE
AZEDO
AMARGO
UMAMI
O umami é conhecido como o gosto do glutamato, sal adicionado ao tempero do macarrão instantâneo, por exemplo. Também é possível perceber esse gosto no molho de soja e no queijo parmesão, entre outros alimentos.
SALGADO
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LIGANDO OS PONTOS
- Leia o texto em voz alta e responda.
Papai estava fazendo um bolo de cenoura. Enquanto ele preparava a massa, Antônio separava os ingredientes para a cobertura de chocolate. Igor e Mariana tentavam arrumar a cozinha, mas a bagunça era muito grande!
Logo logo vovó chegaria. Era o aniversário dela e o bolo precisava ficar pronto a tempo de cantarem “Parabéns pra você”. Toda a correria valeu a pena: o bolo ficou uma delícia. Papai, vovó, Antônio e Mariana adoraram, mas Igor não pôde aproveitar quase nada. Estava resfriado e com o nariz entupido; quase não conseguiu sentir o sabor do bolo.
Texto elaborado pelos autores para fins didáticos.
- Por que Igor não sentia o sabor do bolo?
_____
- Por que Igor não sentia o sabor do bolo?

- Observe a imagem e responda

• Qual dos meninos sentirá melhor o sabor do suco? Por quê?
- _____
120
- Identifique o sentido que está em destaque em cada uma das imagens.

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
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
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
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
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- Você conhece a brincadeira representada a seguir? Explique de que modo ela acontece. Se for necessário, pesquise.
_____

121
CIÊNCIAS EM CONTEXTO
Crianças com deficiência auditiva usam a vibração do som para tocar instrumentos musicais
[...] À primeira vista, pode parecer que a música não faz parte do universo silencioso de quem não ouve. Mas nada impede a prática de [tocar] instrumentos [musicais].
“Eles sentem a vibração das canções no corpo”, diz Fábio Bonvenuto, maestro da banda, que é formada por estudantes de escolas municipais de São Paulo. [...]
[...]
O som para surdos
- A vibração não acontece apenas [nas orelhas]. Todo o corpo vibra quando entra em contato com algum som. Os surdos têm mais facilidade em sentir essa vibração [sonora]; é assim que “escutam”.
- Surdos tocam instrumentos imitando os movimentos do professor e sentindo essa vibração.
Melhores instrumentos para surdos
Aqueles que têm uma vibração mais forte
- Surdo
- Pandeiro
- Tambor
- Chocalho
- Bateria
- Tamborim
- Triângulo
FONTE: Bruno Molinero. Crianças surdas usam a vibração do som para tocar instrumentos musicais. Folhinha. Folha de S.Paulo , 28 set. 2013. Disponível em: http://fdnc.io/f8v. Acesso em: 18 jun. 2021. (Título adaptado.)

122
- Como as pessoas com deficiência auditiva conseguem perceber o som de um instrumento musical?
- Como as pessoas que não têm essa deficiência percebem o mesmo som?

VAMOS RETOMAR
- Utilizando uma
lanterna
ou uma luminária é possível criar, com as mãos, sombras de animais na parede de um quarto escuro. Explique como isso acontece.
_____

123
Mão na Massa
Teatro dos sentidos
Organizem-se em grupos para a realização da atividade. Cada grupo vai sortear um sentido do corpo humano e, então, criar uma situação que mostre a importância desse sentido. Em seguida, vai dramatizá-la para o restante da turma.
Veja um exemplo de situação que mostra a importância do olfato.


- Descreva para os colegas o que você acha que aconteceu na história acima.
124
- Relembre o que você aprendeu e complete os quadros explicando a importância dos órgãos dos sentidos.
- Ensaiem a dramatização sobre um dos sentidos e sua importância.

- Agora, assista às dramatizações dos demais grupos e apresente a do seu grupo a eles.
- As dramatizações mostraram a importância de cada sentido?