125

AVALIAÇÃO DE RESULTADO

Terra e Universo

  1. Observe a imagem e responda.
    1. Escreva o nome dos elementos naturais.
Imagem: Ilustração. Vista de praia com areia beira mar, mais a frente, campo aberto e montanhas com sol. Fim da imagem.
  1. Compare a imagem acima com a representação do planeta Terra abaixo. Depois, escreva o nome dos elementos naturais que estão representados.
Imagem: Ilustração. Globo terrestre com vista via satélite. Fim da imagem.
  1. Que nome recebe essa representação do planeta?

    _____

  1. Escreva legendas para as imagens, identificando as diferentes formas de representação da Terra.
Imagem: Mapa. Mapa-múndi. Mapa do mundo destacando os continentes: África; América; Antártida; Ásia; Europa; Oceania. No canto inferior, uma rosa dos ventos indicando norte, nordeste, leste, sudeste, sul, sudoeste, oeste e noroeste. Abaixo, escala de 0 a 3380 km. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Mapa mundo aberto em representação plana indicando vista por satélite apresentando as superfícies terrestre com maior área de vegetação verde em América, centro da África, Europa e Ásia. Na região norte África e sul da Ásia com menor área de vegetação. Nos extremos área branca indicando os polos sul e norte. Fim da imagem.

126

  1. Observe a paisagem abaixo e, no quadro ao lado dela, desenhe como deve ser a mesma paisagem à noite.
Imagem: Ilustração. Campo com árvores redondas, flores e montanhas. No centro da imagem, um sol com raios de luz. Fim da imagem.
  1. Quais são as diferenças entre as paisagens durante o dia e à noite?

    _____

  1. Cite uma das primeiras formas utilizadas pelas pessoas para marcar a passagem do tempo.

    _____

    Matéria e energia

  1. Leia o texto e responda.

    Impacto da poluição sonora no aparelho auditivo

    [...] Para um melhor controle da poluição sonora, algumas grandes cidades têm critérios específicos ou mesmo programas de fiscalização como é o caso da iniciativa paulistana – Programa de Silêncio Urbano (PSIU), que determina os níveis máximos de ruído aceitáveis em área residencial (50 decibéis durante o dia e 45 à noite) e área industrial (70 decibéis durante o dia e 60 à noite). [...]

    IMPACTO da poluição sonora no aparelho auditivo. Hospital alemão Oswaldo Cruz. Disponível em: http://fdnc.io/f8w. Acesso em: 10 jun. 2021.

127

  1. O que são decibéis?

    _____

  1. O que sons mais intensos podem causar às pessoas?

    _____

  1. É possível enxergar objetos que não emitem luz porque eles refletem parte da luz que incide sobre eles. Observe o esquema e explique por que o observador percebe a cor da maçã.

    _____

Imagem: Ilustração. Menino de cabelo curto castanho, vestindo camiseta azul. À frente, uma lanterna libera raios azul, verde e vermelho em direção a uma maçã, apenas o raio vermelho reflete em direção ao olho do menino. Fim da imagem.

LEGENDA: Representação esquemática da incidência e da reflexão de luz em uma maçã. (Imagem sem escala; cores fantasia.). FIM DA LEGENDA.

Vida e evolução

  1. Complete as frases sobre as características dos animais vertebrados, utilizando as palavras do quadro.
    1. Palavras do quadro:

água

crânio

peixes

mamíferos

ovos

anfíbios

coluna vertebral

penas

nadadeiras

terra

  1. Os animais vertebrados têm como características comuns: esqueleto com _____ e _____
  1. Os _____ são vertebrados que têm pelos e filhotes que mamam.
  1. As aves têm o corpo coberto por _____e o desenvolvimento dos filhotes ocorre nos _____.

128

d) Os _____são exemplos de vertebrados aquáticos que têm _____que ajudam na locomoção.

e) Os sapos e as rãs são vertebrados classificados como_____ . Eles vivem parte da vida na_____ e parte na_____ .

  1. Observe as imagens e responda.
Imagem: Fotografia. Cachorro branco com manchas caramelos. Fim da imagem.

LEGENDA: Cachorro (Canis lupus familiaris, altura aproximada do adulto da raça beagle: 35 cm). FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Pássaro marrom com barriga e perna laranja. Fim da imagem.

LEGENDA: Sabiá-laranjeira (Turdus rufiventris, comprimento aproximado: 20 cm). FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Sapo laranja em um gramado. Fim da imagem.

LEGENDA: Sapo (Rhinella marina, comprimento aproximado: 15 cm). FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Pato marrom sobre o rio. Fim da imagem.

LEGENDA: Pato (Anas platyrhynchos, comprimento aproximado: 60 cm). FIM DA LEGENDA.

  1. Quais são os animais representados acima que nascem de ovos?

    _____

  1. Quais são as diferenças ocorridas durante o desenvolvimento do sapo e o do sabiá-laranjeira, desde o ovo até se tornarem indivíduos adultos?

    _____

  1. Como é o desenvolvimento do ser humano, de recém-nascido a adulto?

    _____

  1. Que animal representado acima tem desenvolvimento parecido com o do ser humano?

    _____

129

Sugestões de visitação

A seguir, são apresentadas algumas sugestões de museus e centros de Ciências para visitação.

Região Norte

Museu Paraense Emílio Goeldi – Parque Zoobotânico (Belém, Pará)

http://fdnc.io/f8x. Acesso em: 10 jun. 2021.

Ligado ao Museu Paraense Emílio Goeldi, o parque abriga um recorte importante da fauna e da flora amazônicas: cerca de 2 mil espécies de plantas tropicais que convivem com mais de 500 exemplares de animais da região. O site oferece um passeio virtual.

Centro Nacional de Primatas (Ananindeua, Pará)

http://fdnc.io/f8y. Acesso em: 10 jun. 2021.

O local possui área de visitação pública com exemplares de primatas da Amazônia e da Mata Atlântica. Além disso, há alguns animais taxidermizados. A instituição faz um trabalho de sensibilização da população sobre os impactos negativos da criação domiciliar de primatas.

Região Nordeste

Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Arte (João Pessoa, Paraíba)

http://fdnc.io/f8z. Acesso em: 10 jun. 2021.

A estação foi projetada por Oscar Niemeyer e oferece cursos voltados para as áreas de Astronomia, Meio Ambiente e História da Arte.

Museu de Ciências Morfológicas (Natal, Rio Grande do Norte)

http://fdnc.io/f8A. Acesso em: 10 jun. 2021.

O museu, que pertence à Universidade Federal do Rio Grande do Norte, apresenta exposições relacionadas à anatomia humana, anatomia comparada dos animais e animais invertebrados. Além disso, oferece um programa especial às pessoas com deficiência visual.

130

Região Centro-Oeste

Planetário da Universidade Federal de Goiás (Goiânia, Goiás)

http://fdnc.io/5BC. Acesso em: 10 jun. 2021.

O planetário promove uma série de atividades, como oficinas, observação em telescópio e cursos, que contribuem para a formação científica de diversos grupos sociais.

Pátio da Ciência (Goiânia, Goiás)

http://fdnc.io/f8B. Acesso em: 10 jun. 2021.

Espaço da Universidade Federal de Goiás dedicado à divulgação científica com quatro grupos temáticos: física para todos, energia e nanotecnologia, luz e partículas e divertiquímica.

Região Sudeste

Catavento Cultural e Educacional (São Paulo, São Paulo)

http://fdnc.io/2GC. Acesso em: 10 jun. 2021.

Expõe cerca de 250 instalações, divididas em quatro temas gerais: Universo, vida, sociedade e engenho. Juntas, elas fornecem uma variedade de conhecimentos científicos e culturais.

Museu de Ciências da Vida (Vitória, Espírito Santo)

http://fdnc.io/f8C. Acesso em: 10 jun. 2021.

A instituição está ligada à Universidade Federal do Espírito Santo. Reúne modelos tridimensionais e interativos do corpo humano, peças mumificadas e réplicas de fósseis. Além disso, o museu oferece capacitação para professores do Ensino Básico.

Região Sul

Museu Dinâmico Interdisciplinar (Maringá, Paraná)

http://fdnc.io/8Qw. Acesso em: 10 jun. 2021.

A instituição promove eventos de integração entre Ciência, Arte e Educação.

Planetário Professor José Baptista Pereira (Porto Alegre, Rio Grande do Sul)

http://fdnc.io/f8D. Acesso em: 10 jun. 2021.

O planetário oferece programas específicos para todas as etapas da Educação Básica, além de sessões para o público em geral.

131

Referências bibliográficas

ANDREATO, E.; TOQUINHO. Herdeiros do futuro. Canção de todas as crianças . Rio de Janeiro: Polygram, 1987.

A canção promove uma reflexão acerca do que será deixado para as próximas gerações.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC) . Brasília: MEC/SEB, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 9 jun. 2021.

Esse documento define o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os estudantes devem desenvolver ao longo das etapas da Educação Básica.

CAMPBELL, N. A. et al . Biology . 11. ed. Nova Iorque: Pearson, 2016.

O livro aborda diversos conceitos relacionados às Ciências Biológicas trazendo dados, esquemas e ilustrações.

CRUZ, L. Câmeras registram rotina de animais em parque no sul de Minas. Minas Faz Ciência Infantil , 17 abr. 2017. Disponível em: https://minasfazciencia.com.br/infantil/2017/04/17/cameras-registram-rotina-de-animais-em-parque-no-sul-de-minas/ . Acesso em: 10 jun. 2021.

A reportagem relata a vida animal em um parque no sul de Minas Gerais e como os cientistas fazem para obter registros dela.

EM ÓRBITA: veja curiosidades sobre os satélites. Instituto Tim , 8 set. 2016. Disponível em: https://timfazciencia.com.br/noticias/em-orbita-veja-curiosidades-sobre-os-satelites/ . Acesso em: 10 jun. 2021.

Esse artigo apresenta o que são satélites, para que servem e detalhes de como eles funcionam.

132

ESTEVES, J.; SIMÃO, C.; FERNANDES, R. Cores da Terra: pintando a vida de mulheres rurais capixabas. Portal do Governo do Estado do Espírito Santo , 25 nov. 2019. Disponível em: http://fdnc.io/f8E

A reportagem traz informações sobre o desenvolvimento, o público participante e detalhes do projeto para criação de tintas extraídas do solo, que ocorreu em dois municípios do Espírito Santo.

ESTRELAS não caem. Ciência Hoje das Crianças , 11 mar. 2004. Disponível em: http://fdnc.io/f8F A matéria aborda o que são, como se formam e por que as estrelas cadentes parecem cair do céu.

FERREIRA, G. M. L. Atlas geográfico : espaço mundial. 5. ed. São Paulo: Moderna, 2019.

Esse atlas apresenta conceitos relacionados à geografia e leitura de mapas.

ÍNDIOS da Amazônia interpretam movimento das estrelas. Globo Rural , 8 set. 2011. Disponível em: http://fdnc.io/f8G O artigo conta como os indígenas da etnia desana criaram um calendário anual por meio da observação do céu e, assim, sabiam o tempo certo para a prática da caça, do plantio, da colheita, entre outras atividades.

MARTÍN, B. Fones a todo volume prejudicam para sempre sua audição. El País , 8 set. 2019. Disponível em: http://fdnc.io/f8H

133

A reportagem aborda o problema da possível perda de audição por causa do uso inadequado de fones de ouvido, explica como funciona o ouvido interno e quais são os hábitos que podem ser adotados para evitar esse quadro.

MOLINERO, B. Crianças surdas usam a vibração do som para tocar instrumentos musicais. Folhinha , 28 set. 2013. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/folhinha/2013/09/1348605-criancas-surdas-usam-a-vibracao-do-som-para-tocar-instrumentos-musicais.shtml . Acesso em: 10 jun. 2021.

O artigo aborda a inclusão de crianças com deficiência auditiva no mundo da música mostrando como sentem a vibração do som e o valor que isso pode agregar à vida dessas crianças.

OLIVEIRA FILHO, K. de S.; SARAIVA, M. de F. O. Astronomia e Astrofísica . Porto Alegre: UFRGS, 2014. Disponível em: http://fdnc.io/f8J O livro apresenta conceitos de Astronomia e informações que vão desde uma visão histórica até o uso de tecnologias atuais no estudo.

RODRIGUES, P. Curso de horta em pequenos espaços incentiva hábitos saudáveis e ações empreendedoras. Hortaliças em revista , ano 1, n. 3, p. 10, maio/jun. 2012. Disponível em: http://fdnc.io/f8K A reportagem traz informações sobre o crescimento do curso de horta em pequenos espaços, quais são seus objetivos e como essa prática tem influenciado os participantes.

RODRIGUES, R. Iguaçu registra nascimento de três onças-pintadas. ICMBio , Ministério do Meio Ambiente, 7 ago. 2018. Disponível em: https://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/9866-iguacu-registra-nascimento-de-tres-oncaspintadas. Acesso em: 10 jun. 2021.

134

O artigo anuncia o nascimento de três filhotes de onça e aborda informações sobre os hábitos desses animais, status de ameaça e iniciativas para a conservação dessa espécie.

SANTOS, H. G. dos et al . Sistema brasileiro de classificação de solos . 5. ed. Brasília: Embrapa, 2018.

O livro aborda conceitos e detalhes do processo classificatório de solos, englobando informações sobre suas áreas de gênese e morfologia.

STOCK, A. Celular antes de dormir afeta sono, hormônios e desenvolvimento infantil. BBC Brasil , 8 jan. 2018. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/geral-42603165 . Acesso em: 10 jun. 2021.

A reportagem mostra o estudo dos efeitos do uso de aparelhos eletrônicos (celular e tablet ), antes de dormir, em crianças. O artigo também traz algumas sugestões, alternativas de uso e soluções para o problema.

TEIXEIRA, W.; TOLEDO, M. C. M. et al. Decifrando a Terra . 2. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2007.

O livro aborda vários temas relacionados ao planeta, desde o big bang até a evolução, focando os processos que modelam e controlam a superfície da Terra e seu interior.

TORTORA, G. J.; GRABOWSKI, S. R. Corpo humano : fundamentos de Anatomia e Fisiologia. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2004.

Esse livro, amplamente ilustrado, engloba conceitos de Anatomia e Fisiologia do corpo humano com o objetivo de facilitar a compreensão de seu conteúdo.

TRIPLER, P. A. Física para cientistas e engenheiros . 3. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1995. v. 2.

Nesse livro, o autor apresenta diferentes abordagens para expor problemas, desafios e fatos interessantes sobre a Física.