MP019
Será que no futuro
haverá flores?
Será que os peixes
vão estar no mar?
Será que os arco-íris
terão cores?
E os passarinhos
vão poder voar?
[...]
Vamos ter que cuidar
bem desse país.
Toquinho e Elifas Andreato. Herdeiros do futuro. Canção de todas as crianças . Rio de Janeiro: Polygram, 1987.
MP020
Seu livro é assim
Este é o seu livro de Ciências.
Conheça como ele está organizado.
Avaliação diagnóstica
Nesta seção, você vai encontrar atividades para identificar aprendizagens essenciais.
Abertura de unidade
Você vai se aproximar do tema que será trabalhado na unidade, analisando as imagens e conversando com os colegas.
Primeiros contatos
Você vai trocar ideias com os colegas sobre o que já sabe acerca do tema e o que gostaria de saber.
Desafio à vista!
Você vai elaborar hipóteses sobre assuntos que serão trabalhados nos capítulos.
Quero saber!
Você vai conhecer um pouco mais sobre o assunto estudado.
Fique por dentro
Você vai encontrar sugestões de livros, filmes e sites para aprofundar cada assunto estudado.
Atividade prática
Você vai fazer experimentos, criar modelos e descobrir muito mais sobre o assunto que estiver estudando.
MP021
Ligando os pontos
Aqui você vai retomar o desafio e organizar os conhecimentos construídos por meio da avaliação de processo.
Vamos retomar
Aqui você vai encontrar atividades que retomam o que foi estudado na unidade.
Avaliação de resultado
Nesta seção, você vai encontrar atividades para avaliar o que estudou neste volume.
Ciências em contexto
Aqui você vai trabalhar com diferentes textos que relacionam os temas estudados na unidade.
Mão na massa
Aqui você vai encontrar propostas para complementar ou aprofundar os temas estudados.
Sugestões de visitação
Aqui você vai encontrar sugestões de museus e centros de Ciências, organizadas por regiões do Brasil.
Ícones
Neste livro, você encontrará alguns ícones que vão orientar a forma como você deve fazer as atividades. São eles:
Atividade oral
Atividade em dupla
Atividade em grupo
Converse com seu colega
Desenho
MP022
Sumário
• Avaliação diagnóstica, p. 8
Unidade 1. Solo e seres vivos, p. 12
• Desafio à vista!, p. 14
1. Investigando o solo, p. 14
• Ligando os pontos, p. 19
• Desafio à vista!, p. 21
2. A água no solo, p. 21
• Ligando os pontos, p. 26
• Desafio à vista!, p. 27
3. Atenção com o solo!, p. 27
• Ligando os pontos, p. 32
• Ciências em contexto, p. 33
• Mão na massa, p. 35
Unidade 2. O planeta Terra, p. 36
• Desafio à vista!, p. 38
4. Conhecendo a Terra, p. 38
• Ligando os pontos, p. 47
• Desafio à vista!, p. 48
5. Observação do céu, p. 48
• Ligando os pontos, p. 53
• Desafio à vista!, p. 55
6. Hábitos diurnos e noturnos, p. 55
• Ligando os pontos, p. 61
• Ciências em contexto, p. 62
• Mão na massa, p. 64
MP023
Unidade 3. Animais, p. 66
• Desafio à vista!, p. 68
7. Conhecendo alguns animais, p. 68
8. Nascimento dos animais, p. 72
• Ligando os pontos, p. 75
• Desafio à vista!, p. 76
9. Classificando os animais, p. 76
• Ligando os pontos, p. 82
• Desafio à vista!, p. 84
10. Aves e mamíferos, p. 84
• Ligando os pontos, p. 92
• Ciências em contexto, p. 93
• Mão na massa, p. 95
Unidade 4. Sentindo o que está ao nosso redor, p. 96
• Desafio à vista!, p. 98
11. A pele e os olhos, p. 98
12. Orelhas, p. 104
• Ligando os pontos, p. 107
• Desafio à vista!, p. 108
13. Luz e sons, p. 108
• Ligando os pontos, p. 115
• Desafio à vista, p. 116
14. O nariz e a língua, p. 116
• Ligando os pontos, p. 119
• Ciências em contexto, p. 121
• Mão na massa, p. 123
• Avaliação de resultado, p. 125
• Sugestões de visitação, p. 129
• Referências bibliográficas, p. 131
MP024
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA
Terra e Universo
- As nossas atividades diárias são organizadas nos períodos diurno e noturno. Observe as imagens e responda.
- Quais dessas atividades você realiza durante o dia? E quais você realiza à noite?
- Durante o dia:
_____
PROFESSOR
Resposta pessoal.PROFESSOR
Atenção professor: É provável que os estudantes respondam que acordam, escovam os dentes, tomam café da manhã, almoçam, vão à escola, brincam, entre outras atividades. Fim da observação. - Durante a noite:
_____
PROFESSOR
Resposta pessoal.PROFESSOR
Atenção professor: É provável que os estudantes respondam que jantam, escovam os dentes, dormem, entre outras atividades. Fim da observação.
- O que você consegue observar no céu durante o dia? E à noite?
_____
PROFESSOR
Atenção professor: Espera-se que os estudantes respondam que, durante o dia, é possível ver nuvens e o Sol, e que o céu é claro devido à presença do Sol. À noite, o céu é escuro e nele, muitas vezes, é possível ver as nuvens, as estrelas e a Lua. Fim da observação.
- Durante o dia:
MANUAL DO PROFESSOR
Avaliação diagnóstica
A avaliação diagnóstica tem como finalidade auxiliá-lo a identificar individualmente o desenvolvimento do estudante e, coletivamente, o percurso do grupo no processo de construção de conhecimentos. Além disso, ela atende ao objetivo do direito de aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes, de acordo com a BNCC. Para isso, é preciso utilizar os resultados, para retomar o trabalho e rever os objetivos, quando necessário, para promover ações positivas dos estudantes no processo de aprendizagem.
Terra e Universo
Atividade 1. O foco da atividade é associar a rotina dos estudantes aos períodos diários. A percepção de tempo é melhor reconhecida pelas crianças quando relacionada a elementos da rotina. No 1º ano, foram trabalhadas as habilidades EF01CI05, relacionada à identificação das escalas de tempo, como os períodos diários, semanas, meses e anos, e EF01CI06, associada à identificação e descrição da influência da sucessão de dias e noites nas atividades diárias dos seres humanos e de outros seres vivos.
No item a, é possível utilizar as imagens e socializar particularidades das rotinas dos estudantes. Dar oportunidade para que contem como começam o dia, onde preferem brincar, se almoçam antes ou depois de ir à escola etc. Caso perceba algum tipo de defasagem, como remediação, retomar os conceitos realizando propostas que contemplem os objetos de conhecimento em outras situações e, após esse trabalho, avaliar novamente.
Atividade 1. No item b, utilizar as particularidades nas rotinas descritas anteriormente para questionar como estaria o céu nos períodos descritos e avaliar os conhecimentos prévios acerca dos corpos celestes. É possível que os estudantes já tenham conversado com familiares e amigos sobre o que é possível observar no céu. Verificar se eles apresentam alguma dificuldade em responder a essa atividade. Caso necessário, rever os pontos que precisam ser retomados antes de avançar.
A observação do céu é objeto de conhecimento do capítulo 5 do Livro do Estudante, por meio do trabalho com a habilidade EF03CI08, relacionada à identificação dos períodos diários por meio da observação dos elementos no céu, como o Sol, as demais estrelas, a Lua e os planetas.
MP025
- Murilo estava brincando na praia de manhã e fincou um palito de sorvete na areia. Ao longo do dia, ele notou que a sombra do palito foi se modificando.
- Proponha uma explicação para essa situação.
_____
PROFESSOR
Resposta possível: o Sol realiza um movimento aparente no céu ao longo do dia e isso causa mudanças na sombra do palito projetada na areia.Matéria e energia
- Os objetos podem ser feitos de diferentes materiais. Observe as imagens e responda.
LEGENDA DAS IMAGENS: Copos feitos de diferentes materiais. FIM DA LEGENDA.
- Quais são os materiais utilizados para a
confecção
desses copos?
_____
PROFESSOR
Resposta: Vidro e plástico.
- Escreva uma vantagem e uma desvantagem do uso desses materiais na fabricação de copos.
_____
PROFESSOR
Resposta: Vidro: o copo de vidro pode ser utilizado muitas vezes, mas pode se quebrar. Plástico: o copo de plástico não se quebra, mas é descartável e seu uso aumenta a geração de lixo.
- Você já viu copos feitos de outros materiais? Se sim, que material é esse?
_____
PROFESSOR
Resposta pessoal.PROFESSOR
Atenção professor: É possível que os estudantes tenham visto copos de metal e de cerâmica. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 2. Referente à habilidade para o 2º ano EF02CI07, segundo a qual os estudantes devem associar a posição do Sol em diferentes horários ao tamanho das sombras projetadas. Caso identifique defasagens, uma remediação possível é escolher um objeto opaco (árvore, vara, poste etc.) cuja sombra possa ser observada em três momentos; sugestão: ao chegar à escola, na hora do intervalo e antes de irem embora. Lembrá-los de nunca olhar diretamente para o Sol, pois isso pode prejudicar a visão. A partir dessa atividade, é possível verificar o desenvolvimento da escrita dos estudantes, uma vez que eles precisam propor uma explicação para as observações realizadas de acordo com a proposta.
Para melhor aproveitamento da atividade, verificar o desenvolvimento da habilidade EF02CI08 do 2º ano, relacionada à comparação dos efeitos da radiação solar em diferentes superfícies. É possível, ainda, conversar sobre a importância do uso do protetor solar e sobre os períodos mais indicados de exposição ao Sol.
Matéria e energia
Atividade 1. Nessa atividade, os estudantes deverão reconhecer diferentes materiais e suas propriedades. As propriedades dos materiais foram estudadas no 1º ano por meio do trabalho com a habilidade EF01CI01, em que os estudantes observaram e compararam diferentes materiais em objetos do cotidiano, discutindo qual é sua matéria-prima, como devem ser descartados e como podem ser usados de maneira consciente. No 2º ano, ao desenvolver a habilidade EF02CI01, eles identificaram de que materiais os objetos que fazem parte do cotidiano são feitos (vidro, metal, madeira, plástico etc.).
No item a, os estudantes devem identificar de que material os objetos nas imagens são feitos. Se eles tiverem alguma dificuldade em identificá-los, providenciar dois copos, um de vidro e outro de plástico, para que analisem e identifiquem os materiais de cada um. Para ampliar a discussão, perguntar se conhecem algumas propriedades físicas desses materiais, como: flexibilidade, dureza e transparência. Essas propriedades foram abordadas no 2º ano por meio do trabalho com a habilidade EF02CI02.
Continuação da atividade 1. No item b, conversar sobre sustentabilidade, reciclagem e prevenções de acidentes domésticos com objetos perfurantes ou cortantes. Esses assuntos foram abordados ao desenvolver a habilidade EF02CI03 no 2º ano. Caso julgue necessário, retomar esses conteúdos.
MP026
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA
Vida e evolução
- As imagens a seguir representam o ciclo de vida de uma laranjeira. Observe as imagens e responda.
LEGENDA: Representação esquemática do ciclo de vida de uma laranjeira. (Imagens sem escala; cores fantasia.). FIM DA LEGENDA.
- Do que a semente necessita para germinar e se desenvolver?
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PROFESSOR
Resposta: A semente precisa de água, solo fértil e luz do Sol.
- Observe a imagem 7 e identifique as partes da planta e a função de cada uma delas.
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PROFESSOR
Resposta: Raiz: fixa a planta no solo e retira dele água e sais minerais. Caule: sustenta a planta e transporta água, sais minerais e alimento para as outras partes da planta. Folha: realiza a produção de alimento e a transpiração. Fruto: protege as sementes.
- Qual é o papel das flores nas plantas?
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PROFESSOR
Resposta: A reprodução.
MANUAL DO PROFESSOR
Vida e evolução
Atividade 1. As características das plantas e análise do ambiente em que vivem foram estudadas no 2º ano, relacionadas ao desenvolvimento da habilidade EF02CI04. No item a, discute-se a importância da água e da luz para a manutenção da vida das plantas, assunto da habilidade EF02CI05 desenvolvida no ano anterior.
Também no 2º ano, foram discutidas as partes de uma planta e suas funções, requeridas para responder ao item b, relacionado à habilidade EF02CI06. Para melhor aproveitamento da atividade, pedir aos estudantes que apontem com setas ou enumerem as partes das plantas na imagem 7. Da mesma forma, eles podem responder a esse item em uma folha avulsa, desenhando e identificando as partes das plantas.
O item c refere-se às flores, parte responsável pela reprodução das plantas que as possuem. Uma remediação para possíveis defasagens nesse assunto é fazer a observação e a comparação de diversas flores. Para isso, disponibilizar imagens de diferentes tipos de flores. Chamar a atenção dos estudantes para que observem as diferentes cores, formatos, número de pétalas etc. Explicar como essas características podem atrair os agentes polinizadores.
MP027
- Observe as imagens e responda.
LEGENDA: Ser humano (Homo sapiens, altura aproximada do indivíduo adulto: 1,7 m). FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Tucano (Ramphastos toco, comprimento aproximado: 56 cm). FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Peixe (Pomacanthus xanthometopon, comprimento aproximado: 35 cm). FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Joaninha (Coccinella septempunctata, comprimento aproximado: 8 mm). FIM DA LEGENDA.
- Faça um
X
nas afirmações corretas.
( ) Os animais retratados se movimentam de formas diferentes.
( ) O ser humano não é um animal.
( ) Os animais retratados podem se reproduzir e gerar descendentes.
( ) Entre os animais retratados, só o peixe precisa de água para viver.
PROFESSOR
Resposta: Os animais retratados se movimentam de formas diferente; Os animais retratados podem se reproduzir e gerar descendentes.
- Escolha um dos animais retratados nas imagens e escreva uma frase sobre ele, contando como é o seu corpo e tudo mais que souber sobre ele.
_____
PROFESSOR
Resposta pessoal.PROFESSOR
Atenção professor: Espera-se que os estudantes descrevam as características externas do animal escolhido (presença de penas, bico, escamas, número de patas), bem como o modo de vida dele (alimentação, reprodução etc.) Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 2. Nessa atividade, os estudantes terão a oportunidade de identificar e descrever as características dos animais, retomando o trabalho com a habilidade EF02CI04 do 2º ano. Abordar as características físicas dos animais, como tamanho, revestimento do corpo, fases da vida etc. Tais características serão discutidas na unidade 3 do Livro do Estudante, na qual os estudantes terão a oportunidade de desenvolver as habilidades EF03CI04, EF03CI05 e EF03CI06, favorecendo que eles identifiquem, descrevam e comparem características dos animais relacionadas ao modo de vida, ao desenvolvimento e ao revestimento do corpo.
Antes de responder ao item a, conversar com os estudantes sobre os animais apresentados. Pedir que comparem as características físicas, os modos de locomoção, discorram sobre onde vivem, entre outras possibilidades. Por meio dessa troca de ideias, eles terão a oportunidade de reconhecer as semelhanças entre o ser humano e os outros animais. Caso haja algum tipo de defasagem, utilizar estratégias de remediação, realizando propostas diferenciadas para retomada dos objetos de conhecimento e reavaliando-os na sequência.
Essa conversa tem potencial para auxiliar os estudantes a responder ao item b, pois podem encontrar novas informações sobre o animal escolhido. Além disso, essa atividade possibilita avaliar a progressão deles em relação à escrita, um dos componentes essenciais da alfabetização propostos na PNA.