MP157

AVALIAÇÃO DE RESULTADO

Terra e Universo

  1. Observe a imagem e responda.
    1. Escreva o nome dos elementos naturais.
Imagem: Ilustração. Vista de praia com areia beira mar, mais a frente, campo aberto e montanhas com sol. O céu está indicado como ar. O chão como Solo. E o mar como água. Fim da imagem.
  1. Compare a imagem acima com a representação do planeta Terra abaixo. Depois, escreva o nome dos elementos naturais que estão representados.
Imagem: Ilustração. Globo terrestre com vista via satélite. A parte azul é indicada como água; as nuvens como ar e o território como solo. Fim da imagem.
  1. Que nome recebe essa representação do planeta?

    _____

    PROFESSOR Resposta: Globo terrestre.
  1. Escreva legendas para as imagens, identificando as diferentes formas de representação da Terra.
Imagem: Mapa. Mapa-múndi. Mapa do mundo destacando os continentes: África; América; Antártida; Ásia; Europa; Oceania. No canto inferior, uma rosa dos ventos indicando norte, nordeste, leste, sudeste, sul, sudoeste, oeste e noroeste. Abaixo, escala de 0 a 3380 km. Fim da imagem.

Resposta: Representação plana da Terra – mapa-múndi.

Imagem: Ilustração. Mapa mundo aberto em representação plana indicando vista por satélite apresentando as superfícies terrestre com maior área de vegetação verde em América, centro da África, Europa e Ásia. Na região norte África e sul da Ásia com menor área de vegetação. Nos extremos área branca indicando os polos sul e norte. Fim da imagem.

Resposta: Representação plana da Terra – imagem feita por satélite.

MANUAL DO PROFESSOR

Avaliação de resultado

A avaliação de resultado tem como objetivo fazer o levantamento dos conhecimentos construídos após o trabalho com os eixos de Ciências da Natureza. Favorece, ainda, a reflexão do professor a respeito dos objetivos e metas educacionais ao verificar se o estudante está se desenvolvendo da forma esperada em relação às habilidades e competências, oferecendo informações para remediação das aprendizagens, se necessário.

Terra e Universo

Atividade 1. Refere-se à habilidade EF03CI07, que propõe a identificação das características da Terra por meio de observação, manipulação e comparação de diferentes formas de representação do planeta. As características da Terra foram estudadas no capítulo 4 do Livro do Estudante.

No item a, os estudantes devem identificar os elementos naturais representados na imagem. Lembrá-los de que esses elementos estão presentes no cotidiano. É possível que eles comentem que não observam o solo no cotidiano, apenas em jardins e parques, e é importante reforçar que abaixo do calçamento das ruas e avenidas é possível encontrar o solo.

Na imagem da Terra obtida via satélite, no item b, também é possível identificar os elementos naturais. No entanto, pode ser que os estudantes tenham dificuldade em identificar o ar na representação. Se isso acontecer, explicar que o ar é invisível, mas que sua presença pode ser notada quando ele está em movimento, como ocorre na formação dos ventos.

Os itens c e d demandam a nomenclatura correta de diferentes formas de representação da Terra. O conhecimento das diversas possibilidades de representação do planeta é importante para entendê-lo como um todo. Cada uma das representações possui um objetivo. No planisfério, por exemplo, é possível visualizar todos os continentes do globo terrestre de forma plana. Na representação plana da Terra feita por satélite, temos uma representação mais próxima da realidade desses mesmos continentes. O globo terrestre é um modelo que evidencia e reforça o conceito de que o planeta Terra tem um formato esférico, e não plano, como aparece nas demais representações.

MP158

  1. Observe a paisagem abaixo e, no quadro ao lado dela, desenhe como deve ser a mesma paisagem à noite.
Imagem: Ilustração. Campo com árvores redondas, flores e montanhas. No centro da imagem, um sol com raios de luz. Fim da imagem.
PROFESSOR Atenção professor: Espera-se que os estudantes não desenhem o Sol no céu e que representem o ambiente com cores mais escuras, indicando a ausência da luz solar. Eles podem representar outras estrelas, a Lua e nuvens no céu noturno. Fim da observação.
  1. Quais são as diferenças entre as paisagens durante o dia e à noite?

    _____

    PROFESSOR Resposta: A cor do céu e os astros que podemos ver: durante o dia, vemos o Sol e, à noite, as outras estrelas, a Lua e alguns planetas.
  1. Cite uma das primeiras formas utilizadas pelas pessoas para marcar a passagem do tempo.

    _____

    PROFESSOR Resposta: Uma das primeiras divisões do tempo teve como referência a observação da luz do Sol, considerando dia o período claro e noite o período escuro, com ausência da luz solar.

    Matéria e energia

  1. Leia o texto e responda.

    Impacto da poluição sonora no aparelho auditivo

    [...] Para um melhor controle da poluição sonora, algumas grandes cidades têm critérios específicos ou mesmo programas de fiscalização como é o caso da iniciativa paulistana – Programa de Silêncio Urbano (PSIU), que determina os níveis máximos de ruído aceitáveis em área residencial (50 decibéis durante o dia e 45 à noite) e área industrial (70 decibéis durante o dia e 60 à noite). [...]

    IMPACTO da poluição sonora no aparelho auditivo. Hospital alemão Oswaldo Cruz. Disponível em: http://fdnc.io/f8w. Acesso em: 10 jun. 2021.

MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 2. Para realizar essa atividade, os estudantes devem identificar as diferenças no ambiente durante o dia e à noite. É possível que os estudantes foquem em desenhar as mudanças no céu da paisagem, como a coloração, a presença de estrelas e da Lua. Para melhor aproveitamento da questão, perguntar como ficam as cores e sombras durante a noite, se percebem alguma diferença ou dificuldade em enxergar os elementos que formam o ambiente.

As diferenças visuais dos períodos dia e noite foram abordadas no capítulo 5 do Livro do Estudante ao desenvolver a habilidade EF03CI08.

No item a, verificar a capacidade de descrição e síntese dos estudantes, pedindo para descreverem a paisagem representada e o desenho da mesma paisagem noturna. Ao pedir aos estudantes que descrevam as diferenças entre as paisagens, desenvolve-se a produção escrita, componente essencial da PNA.

A forma como as antigas civilizações percebiam o mundo não era tão diferente da nossa. Embora atualmente tenha-se mais instrumentos tecnológicos para registro de tempo, é um consenso que a luz solar ajuda a identificar a passagem dos dias. No item b, se os estudantes encontraram dificuldades, é possível questionar como eles mesmos sentem o passar dos dias. Perguntar sobre a influência do Sol nas atividades da vida cotidiana.

Matéria e energia

Atividade 1. Refere-se à habilidade EF03CI03, segundo a qual devemos discutir os hábitos e condições ideais do ambiente para a manutenção da saúde auditiva. Aproveitar o texto para acompanhar o desenvolvimento de um dos componentes essenciais da alfabetização, a compreensão de texto.

No item a, os estudantes devem definir o significado de decibéis. Por meio da interpretação do texto, é possível relacionar os decibéis à intensidade do som. Caso encontrem dificuldades, oferecer dicionários para pesquisarem a palavra, e, após a pesquisa, perguntar o entendimento sobre o emprego da palavra no texto. Ao incentivar que os estudantes busquem o significado das palavras, eles ampliam o vocabulário, desenvolvendo um dos componentes da PNA.

O cuidado com a saúde auditiva foi estudado no capítulo 12 do Livro do Estudante. O item b demanda o reconhecimento dos possíveis danos que a exposição a sons mais intensos pode causar nas pessoas. Discutir com os estudantes como se sentem quando estão em algum local com muito barulho.

MP159

  1. O que são decibéis?

    _____

    PROFESSOR Resposta: São uma unidade de medida de instensidade do som.
  1. O que sons mais intensos podem causar às pessoas?

    _____

    PROFESSOR Resposta: Problemas de saúde, que vão desde dores de cabeça e irritação, até surdez parcial ou total.
  1. É possível enxergar objetos que não emitem luz porque eles refletem parte da luz que incide sobre eles. Observe o esquema e explique por que o observador percebe a cor da maçã.

    _____

PROFESSOR Resposta: A luz que incide na maçã é formada por várias cores. Ao incidir na maçã, esta absorve parte da luz e reflete apenas a luz vermelha.
Imagem: Ilustração. Menino de cabelo curto castanho, vestindo camiseta azul. À frente, uma lanterna libera raios azul, verde e vermelho em direção a uma maçã, apenas o raio vermelho reflete em direção ao olho do menino. Fim da imagem.

LEGENDA: Representação esquemática da incidência e da reflexão de luz em uma maçã. (Imagem sem escala; cores fantasia.). FIM DA LEGENDA.

Vida e evolução

  1. Complete as frases sobre as características dos animais vertebrados, utilizando as palavras do quadro.
    1. Palavras do quadro:

água

crânio

peixes

mamíferos

ovos

anfíbios

coluna vertebral

penas

nadadeiras

terra

  1. Os animais vertebrados têm como características comuns: esqueleto com _____ e _____
    PROFESSOR Resposta: crânio, coluna vertebral.
  1. Os _____ são vertebrados que têm pelos e filhotes que mamam.
    PROFESSOR Resposta: mamíferos.
  1. As aves têm o corpo coberto por _____e o desenvolvimento dos filhotes ocorre nos _____.
    PROFESSOR Resposta: penas, ovos.
MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 2. Nessa atividade, os estudantes devem reconhecer como ocorre a interação da luz com os objetos e o fenômeno envolvido na visualização das cores. O efeito da luz nos materiais é objeto de conhecimento do capítulo 13 do Livro do Estudante e foi desenvolvido por meio da habilidade EF03CI02, relacionada à observação da interação da luz com a superfície de objetos transparentes, opacos e translúcidos.

Vida e evolução

Atividade 1. As características e o desenvolvimento dos animais foram objeto de conhecimento da unidade 3 do Livro do Estudante, ao mobilizar as habilidades EF03CI04 e EF03CI06.

O grupo dos vertebrados é diverso e pode ser encontrado em todos os ambientes. No item a, os estudantes devem apontar as características comuns a todo o grupo. Para facilitar a realização da atividade, orientar os estudantes a riscarem as palavras que já foram utilizadas. Cada um dos demais itens referem-se a um grupo de vertebrados. Os seres humanos estão representados no grupo dos mamíferos (item b). Pedir aos estudantes que apontem nossas semelhanças com os demais animais desse grupo.

As penas são uma particularidade das aves (item c). Essas estruturas podem ser de diversos tamanhos e cores. Se possível, mostrar imagens da variedade dessas estruturas em pássaros brasileiros de diferentes regiões.

MP160

d) Os _____são exemplos de vertebrados aquáticos que têm _____que ajudam na locomoção.

PROFESSOR Resposta: peixes, nadadeiras.

e) Os sapos e as rãs são vertebrados classificados como_____ . Eles vivem parte da vida na_____ e parte na_____ .

PROFESSOR Resposta: anfíbios, água, terra.
  1. Observe as imagens e responda.
Imagem: Fotografia. Cachorro branco com manchas caramelos. Fim da imagem.

LEGENDA: Cachorro (Canis lupus familiaris, altura aproximada do adulto da raça beagle: 35 cm). FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Pássaro marrom com barriga e perna laranja. Fim da imagem.

LEGENDA: Sabiá-laranjeira (Turdus rufiventris, comprimento aproximado: 20 cm). FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Sapo laranja em um gramado. Fim da imagem.

LEGENDA: Sapo (Rhinella marina, comprimento aproximado: 15 cm). FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Pato marrom sobre o rio. Fim da imagem.

LEGENDA: Pato (Anas platyrhynchos, comprimento aproximado: 60 cm). FIM DA LEGENDA.

  1. Quais são os animais representados acima que nascem de ovos?

    _____

    PROFESSOR Resposta: O sabiá-laranjeira, o sapo e o pato.
  1. Quais são as diferenças ocorridas durante o desenvolvimento do sapo e o do sabiá-laranjeira, desde o ovo até se tornarem indivíduos adultos?

    _____

    PROFESSOR Resposta: O sabiá-laranjeira nasce de ovo e o filhote tem características parecidas com as da fase adulta. O sapo também nasce de ovo, mas passa por diversas transformações até se tornar o animal adulto, por meio de um processo chamado metamorfose.
  1. Como é o desenvolvimento do ser humano, de recém-nascido a adulto?

    _____

    PROFESSOR Resposta: O ser humano se desenvolve na barriga da mãe e nasce com características parecidas com as da fase adulta.
  1. Que animal representado acima tem desenvolvimento parecido com o do ser humano?

    _____

    PROFESSOR Resposta: O cachorro.
MANUAL DO PROFESSOR

A presença de estruturas para facilitar a natação, característica dos peixes (item d), também pode ser encontrada em mamíferos aquáticos como baleias e golfinhos. É possível que algum estudante faça esse comentário e é importante explicar como ocorre a locomoção específica dos peixes.

No item e, lembrar os estudantes que o desenvolvimento dos sapos e das rãs acontece por metamorfose.

Atividade 2. Refere-se à habilidade EF03CI05, segundo a qual é preciso reconhecer e descrever as mudanças que ocorrem no corpo dos animais do nascimento à idade adulta. A questão pode ser relacionada com a atividade anterior, pelo fato de todos os animais apresentados serem vertebrados.

Os itens a e b abordam o desenvolvimento de animais ovíparos. Caso encontrem dificuldades para descrever o desenvolvimento das aves, perguntar se os estudantes já viram os filhotes de alguma ave. É provável que eles mencionem os pintinhos ou algum filhote de ave típica da região em que vivem. No item b, eles precisam descrever as fases da vida dos animais. Os estudantes precisam identificar as etapas da metamorfose. Para remediar eventuais dificuldades nesse aspecto, mostrar imagens dos girinos e sapos adultos, incentivando-os a descrever o que observam, apontando as semelhanças e diferenças. Ao pedir aos estudantes que descrevam, por meio de textos, o que é solicitado na atividade, eles desenvolvem o componente de alfabetização produção escrita. O desenvolvimento dos mamíferos é discutido nos itens c e d, por meio da identificação das fases da vida dos seres humanos. Em seguida, eles devem identificar outro mamífero do grupo.

MP161

Sugestões de visitação

A seguir, são apresentadas algumas sugestões de museus e centros de Ciências para visitação.

Região Norte

Museu Paraense Emílio Goeldi – Parque Zoobotânico (Belém, Pará)

http://fdnc.io/f8x. Acesso em: 10 jun. 2021.

Ligado ao Museu Paraense Emílio Goeldi, o parque abriga um recorte importante da fauna e da flora amazônicas: cerca de 2 mil espécies de plantas tropicais que convivem com mais de 500 exemplares de animais da região. O site oferece um passeio virtual.

Centro Nacional de Primatas (Ananindeua, Pará)

http://fdnc.io/f8y. Acesso em: 10 jun. 2021.

O local possui área de visitação pública com exemplares de primatas da Amazônia e da Mata Atlântica. Além disso, há alguns animais taxidermizados. A instituição faz um trabalho de sensibilização da população sobre os impactos negativos da criação domiciliar de primatas.

Região Nordeste

Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Arte (João Pessoa, Paraíba)

http://fdnc.io/f8z. Acesso em: 10 jun. 2021.

A estação foi projetada por Oscar Niemeyer e oferece cursos voltados para as áreas de Astronomia, Meio Ambiente e História da Arte.

Museu de Ciências Morfológicas (Natal, Rio Grande do Norte)

http://fdnc.io/f8A. Acesso em: 10 jun. 2021.

O museu, que pertence à Universidade Federal do Rio Grande do Norte, apresenta exposições relacionadas à anatomia humana, anatomia comparada dos animais e animais invertebrados. Além disso, oferece um programa especial às pessoas com deficiência visual.

MP162

Região Centro-Oeste

Planetário da Universidade Federal de Goiás (Goiânia, Goiás)

http://fdnc.io/5BC. Acesso em: 10 jun. 2021.

O planetário promove uma série de atividades, como oficinas, observação em telescópio e cursos, que contribuem para a formação científica de diversos grupos sociais.

Pátio da Ciência (Goiânia, Goiás)

http://fdnc.io/f8B. Acesso em: 10 jun. 2021.

Espaço da Universidade Federal de Goiás dedicado à divulgação científica com quatro grupos temáticos: física para todos, energia e nanotecnologia, luz e partículas e divertiquímica.

Região Sudeste

Catavento Cultural e Educacional (São Paulo, São Paulo)

http://fdnc.io/2GC. Acesso em: 10 jun. 2021.

Expõe cerca de 250 instalações, divididas em quatro temas gerais: Universo, vida, sociedade e engenho. Juntas, elas fornecem uma variedade de conhecimentos científicos e culturais.

Museu de Ciências da Vida (Vitória, Espírito Santo)

http://fdnc.io/f8C. Acesso em: 10 jun. 2021.

A instituição está ligada à Universidade Federal do Espírito Santo. Reúne modelos tridimensionais e interativos do corpo humano, peças mumificadas e réplicas de fósseis. Além disso, o museu oferece capacitação para professores do Ensino Básico.

Região Sul

Museu Dinâmico Interdisciplinar (Maringá, Paraná)

http://fdnc.io/8Qw. Acesso em: 10 jun. 2021.

A instituição promove eventos de integração entre Ciência, Arte e Educação.

Planetário Professor José Baptista Pereira (Porto Alegre, Rio Grande do Sul)

http://fdnc.io/f8D. Acesso em: 10 jun. 2021.

O planetário oferece programas específicos para todas as etapas da Educação Básica, além de sessões para o público em geral.

MP163

Referências bibliográficas

ANDREATO, E.; TOQUINHO. Herdeiros do futuro. Canção de todas as crianças . Rio de Janeiro: Polygram, 1987.

A canção promove uma reflexão acerca do que será deixado para as próximas gerações.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC) . Brasília: MEC/SEB, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 9 jun. 2021.

Esse documento define o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os estudantes devem desenvolver ao longo das etapas da Educação Básica.

CAMPBELL, N. A. et al . Biology . 11. ed. Nova Iorque: Pearson, 2016.

O livro aborda diversos conceitos relacionados às Ciências Biológicas trazendo dados, esquemas e ilustrações.

CRUZ, L. Câmeras registram rotina de animais em parque no sul de Minas. Minas Faz Ciência Infantil , 17 abr. 2017. Disponível em: https://minasfazciencia.com.br/infantil/2017/04/17/cameras-registram-rotina-de-animais-em-parque-no-sul-de-minas/ . Acesso em: 10 jun. 2021.

A reportagem relata a vida animal em um parque no sul de Minas Gerais e como os cientistas fazem para obter registros dela.

EM ÓRBITA: veja curiosidades sobre os satélites. Instituto Tim , 8 set. 2016. Disponível em: https://timfazciencia.com.br/noticias/em-orbita-veja-curiosidades-sobre-os-satelites/ . Acesso em: 10 jun. 2021.

Esse artigo apresenta o que são satélites, para que servem e detalhes de como eles funcionam.

MP164

ESTEVES, J.; SIMÃO, C.; FERNANDES, R. Cores da Terra: pintando a vida de mulheres rurais capixabas. Portal do Governo do Estado do Espírito Santo , 25 nov. 2019. Disponível em: http://fdnc.io/f8E

A reportagem traz informações sobre o desenvolvimento, o público participante e detalhes do projeto para criação de tintas extraídas do solo, que ocorreu em dois municípios do Espírito Santo.

ESTRELAS não caem. Ciência Hoje das Crianças , 11 mar. 2004. Disponível em: http://fdnc.io/f8F A matéria aborda o que são, como se formam e por que as estrelas cadentes parecem cair do céu.

FERREIRA, G. M. L. Atlas geográfico : espaço mundial. 5. ed. São Paulo: Moderna, 2019.

Esse atlas apresenta conceitos relacionados à geografia e leitura de mapas.

ÍNDIOS da Amazônia interpretam movimento das estrelas. Globo Rural , 8 set. 2011. Disponível em: http://fdnc.io/f8G O artigo conta como os indígenas da etnia desana criaram um calendário anual por meio da observação do céu e, assim, sabiam o tempo certo para a prática da caça, do plantio, da colheita, entre outras atividades.

MARTÍN, B. Fones a todo volume prejudicam para sempre sua audição. El País , 8 set. 2019. Disponível em: http://fdnc.io/f8H

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A reportagem aborda o problema da possível perda de audição por causa do uso inadequado de fones de ouvido, explica como funciona o ouvido interno e quais são os hábitos que podem ser adotados para evitar esse quadro.

MOLINERO, B. Crianças surdas usam a vibração do som para tocar instrumentos musicais. Folhinha , 28 set. 2013. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/folhinha/2013/09/1348605-criancas-surdas-usam-a-vibracao-do-som-para-tocar-instrumentos-musicais.shtml . Acesso em: 10 jun. 2021.

O artigo aborda a inclusão de crianças com deficiência auditiva no mundo da música mostrando como sentem a vibração do som e o valor que isso pode agregar à vida dessas crianças.

OLIVEIRA FILHO, K. de S.; SARAIVA, M. de F. O. Astronomia e Astrofísica . Porto Alegre: UFRGS, 2014. Disponível em: http://fdnc.io/f8J O livro apresenta conceitos de Astronomia e informações que vão desde uma visão histórica até o uso de tecnologias atuais no estudo.

RODRIGUES, P. Curso de horta em pequenos espaços incentiva hábitos saudáveis e ações empreendedoras. Hortaliças em revista , ano 1, n. 3, p. 10, maio/jun. 2012. Disponível em: http://fdnc.io/f8K A reportagem traz informações sobre o crescimento do curso de horta em pequenos espaços, quais são seus objetivos e como essa prática tem influenciado os participantes.

RODRIGUES, R. Iguaçu registra nascimento de três onças-pintadas. ICMBio , Ministério do Meio Ambiente, 7 ago. 2018. Disponível em: https://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/9866-iguacu-registra-nascimento-de-tres-oncaspintadas. Acesso em: 10 jun. 2021.

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O artigo anuncia o nascimento de três filhotes de onça e aborda informações sobre os hábitos desses animais, status de ameaça e iniciativas para a conservação dessa espécie.

SANTOS, H. G. dos et al . Sistema brasileiro de classificação de solos . 5. ed. Brasília: Embrapa, 2018.

O livro aborda conceitos e detalhes do processo classificatório de solos, englobando informações sobre suas áreas de gênese e morfologia.

STOCK, A. Celular antes de dormir afeta sono, hormônios e desenvolvimento infantil. BBC Brasil , 8 jan. 2018. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/geral-42603165 . Acesso em: 10 jun. 2021.

A reportagem mostra o estudo dos efeitos do uso de aparelhos eletrônicos (celular e tablet ), antes de dormir, em crianças. O artigo também traz algumas sugestões, alternativas de uso e soluções para o problema.

TEIXEIRA, W.; TOLEDO, M. C. M. et al. Decifrando a Terra . 2. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2007.

O livro aborda vários temas relacionados ao planeta, desde o big bang até a evolução, focando os processos que modelam e controlam a superfície da Terra e seu interior.

TORTORA, G. J.; GRABOWSKI, S. R. Corpo humano : fundamentos de Anatomia e Fisiologia. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2004.

Esse livro, amplamente ilustrado, engloba conceitos de Anatomia e Fisiologia do corpo humano com o objetivo de facilitar a compreensão de seu conteúdo.

TRIPLER, P. A. Física para cientistas e engenheiros . 3. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1995. v. 2.

Nesse livro, o autor apresenta diferentes abordagens para expor problemas, desafios e fatos interessantes sobre a Física.