3
A tarefa não é tanto ver o que ninguém viu, mas pensar o que ninguém ainda pensou sobre algo que todo mundo vê.
Erwin Rudolf Josef Alexander Schrödinger (1887-1961), físico teórico austríaco.
4
Seu livro é assim
Este é o seu livro de Ciências.
Conheça como ele está organizado.
Avaliação diagnóstica
Nesta seção, você vai encontrar atividades para identificar aprendizagens essenciais.
Abertura de unidade
Você vai se aproximar do tema que será trabalhado na unidade, analisando as imagens e conversando com os colegas.
Primeiros contatos
Você vai trocar ideias com os colegas sobre o que já sabe acerca do tema e o que gostaria de saber.
Desafio à vista!
Você vai elaborar hipóteses sobre assuntos que serão trabalhados nos capítulos.
Quero saber!
Você vai conhecer um pouco mais sobre o assunto estudado.
Fique por dentro
Você vai encontrar sugestões de livros, filmes e sites para aprofundar cada assunto estudado.
Atividade prática
Você vai fazer experimentos, criar modelos e descobrir muito mais sobre o assunto que estiver estudando.
5
Ligando os pontos
Aqui você vai retomar o desafio e organizar os conhecimentos construídos por meio da avaliação de processo.
Ciências em contexto
Aqui você vai trabalhar com diferentes textos que relacionam os temas estudados na unidade.
Vamos retomar
Aqui você vai encontrar atividades que retomam o que foi estudado na unidade.
Mão na massa
Aqui você vai encontrar propostas para complementar ou aprofundar os temas estudados.
Avaliação de resultado
Nesta seção, você vai encontrar atividades para avaliar o que estudou neste volume.
Sugestões de visitação
Aqui você vai encontrar sugestões de museus e centros de Ciências, organizadas por regiões do Brasil.
Ícones
Neste livro, você encontrará alguns ícones que vão orientar a forma como você deve fazer as atividades. São eles:
Atividade oral
Atividade em dupla
Atividade em grupo
Converse com seu colega
Desenho
6
Sumário
• Avaliação diagnóstica, p. 8
Unidade 1. Seres vivos: várias relações, p. 12
• Desafio à vista!, p. 14
1. Os seres vivos se relacionam, p. 14
2. Quem come o quê?, p. 20
• Ligando os pontos, p. 26
• Desafio à vista!, p. 28
3. Ecossistemas e biomas, p. 28
4. Nutrientes e energia nos ecossistemas, p. 33
• Ligando os pontos, p. 38
• Ciências em contexto, p. 39
• Mão na massa, p. 41
Unidade 2. O que existe ao nosso redor, p. 42
• Desafio à vista!, p. 44
5. O ar, p. 44
• Ligando os pontos, p. 47
• Desafio à vista!, p. 48
6. Água em todo ambiente, p. 48
• Ligando os pontos, p. 55
• Desafio à vista!, p. 56
7. A água dissolve muitas coisas, p. 56
• Ligando os pontos, p. 62
• Desafio à vista!, p. 63
8. Água limpa para todos, p. 63
• Ligando os pontos, p. 68
• Ciências em contexto, p. 69
• Mão na massa, p. 71
7
Unidade 3. Vida microscópica, p. 72
• Desafio à vista!, p. 74
9. Microrganismos ao nosso redor, p. 74
• Ligando os pontos, p. 81
• Desafio à vista!, p. 83
10. Importância dos microrganismos, p. 83
• Ligando os pontos, p. 88
• Desafio à vista!, p. 90
11. Defesas do corpo, p. 90
• Ligando os pontos, p. 95
• Desafio à vista!, p. 97
12. Higiene e saúde, p. 97
• Ligando os pontos, p. 102
• Ciências em contexto, p. 103
• Mão na massa, p. 105
Unidade 4. Formas de orientação no espaço e no tempo, p. 106
• Desafio à vista!, p. 108
13. Orientação e localização, p. 108
• Ligando os pontos, p. 116
• Desafio à vista!, p. 118
14. A marcação do tempo, p. 118
• Ligando os pontos, p. 127
• Desafio à vista!, p. 129
15. As estações do ano, p. 129
• Ligando os pontos, p. 134
• Ciências em contexto, p. 136
• Mão na massa, p. 138
• Avaliação de resultado, p. 139
• Sugestões de visitação, p. 143
• Referências bibliográficas, p. 147
8
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA
O professor vai orientar se as questões devem ser respondidas no caderno ou em uma folha avulsa.
Terra e Universo
- Durante o dia, as sombras das pessoas e dos elementos mudam conforme a posição do Sol no céu.
- Qual das imagens a seguir representa a sombra da árvore, aproximadamente, ao meio-dia?
- Em quais períodos do dia o Sol é visível no céu?
- Como é chamado o período em que o Sol não é visível no céu? Que astros você consegue ver a olho nu nesse período?
- Observe a sequência de imagens do céu visto da Terra ao longo de um dia e responda.
9
- Quais são as imagens que representam o nascer e o pôr do Sol?
- Que diferenças podemos observar entre o céu diurno da imagem B e o céu noturno da imagem D?
- Muitos dos
nossos
hábitos são orientados pela sequência das horas do dia, formando um ciclo diário de atividades. Escreva duas atividades que você faz no período claro do dia.
Matéria e energia
- Faça uma lista dos materiais que podem ser utilizados na fabricação dos seguintes objetos: panela, mesa e garfo.
- Observe as imagens dos objetos e responda.
LEGENDA: Balão. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Copo. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Mesa. FIM DA LEGENDA.
- Qual objeto é transparente?
- Qual objeto é flexível?
- Quais objetos são rígidos?
10
Vida e evolução
- Os animais podem apresentar diferentes hábitos alimentares. Existem animais que se alimentam de plantas e sementes, e animais que se alimentam de outros animais. Observe a imagem e responda.
LEGENDA: Representação esquemática de animais em um ambiente ensolarado. (Imagem sem escala; cores fantasia.) FIM DA LEGENDA.
- Do que a vaca e a lagarta se alimentam?
- Qual é o animal que se alimenta de plantas e de outros animais?
- Quais são os animais que se alimentam apenas de outros animais?
- As características físicas, como o revestimento do corpo, o número de patas, entre outras, distinguem os animais uns dos outros. Observe as imagens e responda.
LEGENDA: Leão (Panthera leo, comprimento aproximado do macho adulto: 2 m). FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Tucano (Ramphastos toco, comprimento aproximado: 56 cm). FIM DA LEGENDA.
11
- Escreva algumas diferenças que você observa no corpo dos animais representados nas imagens.
- Alguns animais nascem de ovos e outros se desenvolvem dentro do corpo das fêmeas. Qual dos animais observados nas imagens nasceu de um ovo?
- O leão e o tucano são animais terrestres. Como eles se locomovem no ambiente?
- O sapo é um animal que nasce e vive um tempo na água. Quando se torna adulto, ele passa a viver na terra e seu corpo sofre grandes modificações. Como é chamado esse processo de transformação?
- Escreva legendas para as imagens a seguir, explicando os hábitos de higiene representados nelas.