3

A tarefa não é tanto ver o que ninguém viu, mas pensar o que ninguém ainda pensou sobre algo que todo mundo vê.

Erwin Rudolf Josef Alexander Schrödinger (1887-1961), físico teórico austríaco.

Imagem: Fotografia. Duas meninas, lado a lado. Menina de cabelo longo liso castanho e faixa rosa, vestindo camiseta amarela. Menina de cabelo cacheado castanho, vestindo camiseta azul. Estão observando através de uma lupa uma borboleta com asas laranja e linhas pretas pousada em uma planta.  Fim da imagem.

4

Seu livro é assim

Este é o seu livro de Ciências.

Conheça como ele está organizado.

Avaliação diagnóstica

Nesta seção, você vai encontrar atividades para identificar aprendizagens essenciais.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Avaliação diagnóstica. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Abertura de unidade

Você vai se aproximar do tema que será trabalhado na unidade, analisando as imagens e conversando com os colegas.

Primeiros contatos

Você vai trocar ideias com os colegas sobre o que já sabe acerca do tema e o que gostaria de saber.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a Abertura de unidade e o boxe Primeiros contatos. Página dupla composta por textos, boxe complementar e imagens. Fim da imagem.

Desafio à vista!

Você vai elaborar hipóteses sobre assuntos que serão trabalhados nos capítulos.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Desafio à vista. Página composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Quero saber!

Você vai conhecer um pouco mais sobre o assunto estudado.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será o boxe Quero saber. Página composta por textos, boxe complementar e imagens. Fim da imagem.

Fique por dentro

Você vai encontrar sugestões de livros, filmes e sites para aprofundar cada assunto estudado.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será o boxe Fique por dentro. Página composta por textos, boxe complementar e imagens. Fim da imagem.

Atividade prática

Você vai fazer experimentos, criar modelos e descobrir muito mais sobre o assunto que estiver estudando.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Atividade prática. Página composta por textos e imagens. Fim da imagem.

5

Ligando os pontos

Aqui você vai retomar o desafio e organizar os conhecimentos construídos por meio da avaliação de processo.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Ligando os pontos. Página composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Ciências em contexto

Aqui você vai trabalhar com diferentes textos que relacionam os temas estudados na unidade.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Ciências em contexto. Página composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Vamos retomar

Aqui você vai encontrar atividades que retomam o que foi estudado na unidade.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Vamos retomar. Página composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Mão na massa

Aqui você vai encontrar propostas para complementar ou aprofundar os temas estudados.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Mão na massa. Página composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Avaliação de resultado

Nesta seção, você vai encontrar atividades para avaliar o que estudou neste volume.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Avaliação de resultados. Página composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Sugestões de visitação

Aqui você vai encontrar sugestões de museus e centros de Ciências, organizadas por regiões do Brasil.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Sugestão de visitação. Página composta por textos. Fim da imagem.

Ícones

Neste livro, você encontrará alguns ícones que vão orientar a forma como você deve fazer as atividades. São eles:

Imagem: Ícone: Atividade oral, composto pela ilustração de um balão de fala branco dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.

Atividade oral

Imagem: Ícone: Atividade em dupla, composto pela ilustração de duas silhuetas brancas dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.

Atividade em dupla

Imagem: Ícone: Atividade em grupo, composto pela ilustração de quatro silhuetas brancas dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.

Atividade em grupo

Imagem: Ícone: Converse com seu colega, composto pela ilustração de dois balões de fala brancos dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.

Converse com seu colega

Imagem: Ícone: Desenho, composto pela ilustração de um lápis e um risco dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.

Desenho

6

Sumário

Avaliação diagnóstica, p. 8

Unidade 1. Seres vivos: várias relações, p. 12

Desafio à vista!, p. 14

1. Os seres vivos se relacionam, p. 14

2. Quem come o quê?, p. 20

Ligando os pontos, p. 26

Desafio à vista!, p. 28

3. Ecossistemas e biomas, p. 28

4. Nutrientes e energia nos ecossistemas, p. 33

Ligando os pontos, p. 38

Ciências em contexto, p. 39

Mão na massa, p. 41

Imagem: Ilustração. Destaque de um galho de árvore com rio em segundo plano. Sobre o galho há frutos e um mico. Sobre o céu há um gavião preto voando. Fim da imagem.

Unidade 2. O que existe ao nosso redor, p. 42

Desafio à vista!, p. 44

5. O ar, p. 44

Ligando os pontos, p. 47

Desafio à vista!, p. 48

6. Água em todo ambiente, p. 48

Ligando os pontos, p. 55

Desafio à vista!, p. 56

7. A água dissolve muitas coisas, p. 56

Ligando os pontos, p. 62

Desafio à vista!, p. 63

8. Água limpa para todos, p. 63

Ligando os pontos, p. 68

Ciências em contexto, p. 69

Mão na massa, p. 71

Imagem: Ilustração. Menino de cabelo curto castanho, vestindo capa de chuva amarela. Está brincando na chuva, apoiado a um poste com lâmpada arredondada. Fim da imagem.

7

Unidade 3. Vida microscópica, p. 72

Desafio à vista!, p. 74

9. Microrganismos ao nosso redor, p. 74

Ligando os pontos, p. 81

Desafio à vista!, p. 83

10. Importância dos microrganismos, p. 83

Ligando os pontos, p. 88

Desafio à vista!, p. 90

11. Defesas do corpo, p. 90

Ligando os pontos, p. 95

Desafio à vista!, p. 97

12. Higiene e saúde, p. 97

Ligando os pontos, p. 102

Ciências em contexto, p. 103

Mão na massa, p. 105

Imagem: Fotografia. Vista microscópica de estrutura esférica com espessura irregular e pequenas antenas irregulares por todo o contorno da esfera. Fim da imagem.

Unidade 4. Formas de orientação no espaço e no tempo, p. 106

Desafio à vista!, p. 108

13. Orientação e localização, p. 108

Ligando os pontos, p. 116

Desafio à vista!, p. 118

14. A marcação do tempo, p. 118

Ligando os pontos, p. 127

Desafio à vista!, p. 129

15. As estações do ano, p. 129

Ligando os pontos, p. 134

Ciências em contexto, p. 136

Mão na massa, p. 138

Imagem: Ilustração. Relógio de sol em pedra. Possui números de 7 a 18 com uma pedra pontiaguda nivelando as horas. Fim da imagem.

Avaliação de resultado, p. 139

Sugestões de visitação, p. 143

Referências bibliográficas, p. 147

8

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA

O professor vai orientar se as questões devem ser respondidas no caderno ou em uma folha avulsa.

Terra e Universo

  1. Durante o dia, as sombras das pessoas e dos elementos mudam conforme a posição do Sol no céu.
    1. Qual das imagens a seguir representa a sombra da árvore, aproximadamente, ao meio-dia?
Imagem: Ilustração. Sol ao lado de uma árvore com copa larga formando a sombra. A: Sol no lado esquerdo da árvore, formando sombra esticada para direita. B: Sol no canto superior esquerdo, formando uma sombra menor à direita. C: Sol acima da árvore, formando uma sombra abaixo da árvore. Fim da imagem.
  1. Em quais períodos do dia o Sol é visível no céu?
  1. Como é chamado o período em que o Sol não é visível no céu? Que astros você consegue ver a olho nu nesse período?
  1. Observe a sequência de imagens do céu visto da Terra ao longo de um dia e responda.
Imagem: Fotografia. A: Vista de céu ao horizonte de montanhas, o sol está se pondo iluminando em tons de laranja e azul.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. B: Céu azul iluminado pelo sol com nuvens brancas. Fim da imagem.

9

Imagem: Fotografia. C: Céu laranja intenso com o pôr-do-sol.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. D: Céu noturno com estrelas e uma lua crescente. Fim da imagem.
  1. Quais são as imagens que representam o nascer e o pôr do Sol?
  1. Que diferenças podemos observar entre o céu diurno da imagem B e o céu noturno da imagem D?
  1. Muitos dos nossos hábitos são orientados pela sequência das horas do dia, formando um ciclo diário de atividades. Escreva duas atividades que você faz no período claro do dia.

    Matéria e energia

  1. Faça uma lista dos materiais que podem ser utilizados na fabricação dos seguintes objetos: panela, mesa e garfo.
  1. Observe as imagens dos objetos e responda.
Imagem: Ilustração. Balão azul com uma corda amarrada na ponta. Fim da imagem.

LEGENDA: Balão. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Copo cilíndrico transparente. Fim da imagem.

LEGENDA: Copo. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Mesa de madeira retangular com quatro pés finos. Fim da imagem.

LEGENDA: Mesa. FIM DA LEGENDA.

  1. Qual objeto é transparente?
  1. Qual objeto é flexível?
  1. Quais objetos são rígidos?

10

Vida e evolução

  1. Os animais podem apresentar diferentes hábitos alimentares. Existem animais que se alimentam de plantas e sementes, e animais que se alimentam de outros animais. Observe a imagem e responda.
Imagem: Esquema. Ilustração de animais em um campo aberto com sol intenso. Seta da grama para uma vaca e galinha.  Folhas de uma árvore possui seta para uma lagarta. Lagarta possui setas para galinha e um sapo. Galinha possui seta para uma serpente. Sapo e cobra possuem setas para um gavião.  Fim da imagem.

LEGENDA: Representação esquemática de animais em um ambiente ensolarado. (Imagem sem escala; cores fantasia.) FIM DA LEGENDA.

  1. Do que a vaca e a lagarta se alimentam?
  1. Qual é o animal que se alimenta de plantas e de outros animais?
  1. Quais são os animais que se alimentam apenas de outros animais?
  1. As características físicas, como o revestimento do corpo, o número de patas, entre outras, distinguem os animais uns dos outros. Observe as imagens e responda.
Imagem: Fotografia. Leão caramelo sobre um campo seco aberto. Fim da imagem.

LEGENDA: Leão (Panthera leo, comprimento aproximado do macho adulto: 2 m). FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Tucano preto com bico largo laranja, empoleirado em um galho de árvore. Fim da imagem.

LEGENDA: Tucano (Ramphastos toco, comprimento aproximado: 56 cm). FIM DA LEGENDA.

11

  1. Escreva algumas diferenças que você observa no corpo dos animais representados nas imagens.
  1. Alguns animais nascem de ovos e outros se desenvolvem dentro do corpo das fêmeas. Qual dos animais observados nas imagens nasceu de um ovo?
  1. O leão e o tucano são animais terrestres. Como eles se locomovem no ambiente?
  1. O sapo é um animal que nasce e vive um tempo na água. Quando se torna adulto, ele passa a viver na terra e seu corpo sofre grandes modificações. Como é chamado esse processo de transformação?
  1. Escreva legendas para as imagens a seguir, explicando os hábitos de higiene representados nelas.
Imagem: Fotografia. A: Destaque de mãos ensaboadas sobre torneira com água corrente. Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. B: Destaque de menina de cabelo longo castanho, vestindo camiseta verde, escovando os dentes.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. C: Destaque de menino de cabelo curto castanho ensaboado, ele está embaixo de um chuveiro. Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. D: Destque de duas mãos lavando legumes em uma torneira. Fim da imagem.