MP019

A tarefa não é tanto ver o que ninguém viu, mas pensar o que ninguém ainda pensou sobre algo que todo mundo vê.

Erwin Rudolf Josef Alexander Schrödinger (1887-1961), físico teórico austríaco.

Imagem: Fotografia. Duas meninas, lado a lado. Menina de cabelo longo liso castanho e faixa rosa, vestindo camiseta amarela. Menina de cabelo cacheado castanho, vestindo camiseta azul. Estão observando através de uma lupa uma borboleta com asas laranja e linhas pretas pousada em uma planta.  Fim da imagem.

MP020

Seu livro é assim

Este é o seu livro de Ciências.

Conheça como ele está organizado.

Avaliação diagnóstica

Nesta seção, você vai encontrar atividades para identificar aprendizagens essenciais.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Avaliação diagnóstica. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Abertura de unidade

Você vai se aproximar do tema que será trabalhado na unidade, analisando as imagens e conversando com os colegas.

Primeiros contatos

Você vai trocar ideias com os colegas sobre o que já sabe acerca do tema e o que gostaria de saber.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a Abertura de unidade e o boxe Primeiros contatos. Página dupla composta por textos, boxe complementar e imagens. Fim da imagem.

Desafio à vista!

Você vai elaborar hipóteses sobre assuntos que serão trabalhados nos capítulos.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Desafio à vista. Página composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Quero saber!

Você vai conhecer um pouco mais sobre o assunto estudado.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será o boxe Quero saber. Página composta por textos, boxe complementar e imagens. Fim da imagem.

Fique por dentro

Você vai encontrar sugestões de livros, filmes e sites para aprofundar cada assunto estudado.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será o boxe Fique por dentro. Página composta por textos, boxe complementar e imagens. Fim da imagem.

Atividade prática

Você vai fazer experimentos, criar modelos e descobrir muito mais sobre o assunto que estiver estudando.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Atividade prática. Página composta por textos e imagens. Fim da imagem.

MP021

Ligando os pontos

Aqui você vai retomar o desafio e organizar os conhecimentos construídos por meio da avaliação de processo.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Ligando os pontos. Página composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Ciências em contexto

Aqui você vai trabalhar com diferentes textos que relacionam os temas estudados na unidade.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Ciências em contexto. Página composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Vamos retomar

Aqui você vai encontrar atividades que retomam o que foi estudado na unidade.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Vamos retomar. Página composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Mão na massa

Aqui você vai encontrar propostas para complementar ou aprofundar os temas estudados.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Mão na massa. Página composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Avaliação de resultado

Nesta seção, você vai encontrar atividades para avaliar o que estudou neste volume.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Avaliação de resultados. Página composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Sugestões de visitação

Aqui você vai encontrar sugestões de museus e centros de Ciências, organizadas por regiões do Brasil.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Sugestão de visitação. Página composta por textos. Fim da imagem.

Ícones

Neste livro, você encontrará alguns ícones que vão orientar a forma como você deve fazer as atividades. São eles:

Imagem: Ícone: Atividade oral, composto pela ilustração de um balão de fala branco dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.

Atividade oral

Imagem: Ícone: Atividade em dupla, composto pela ilustração de duas silhuetas brancas dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.

Atividade em dupla

Imagem: Ícone: Atividade em grupo, composto pela ilustração de quatro silhuetas brancas dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.

Atividade em grupo

Imagem: Ícone: Converse com seu colega, composto pela ilustração de dois balões de fala brancos dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.

Converse com seu colega

Imagem: Ícone: Desenho, composto pela ilustração de um lápis e um risco dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.

Desenho

MP022

Sumário

Avaliação diagnóstica, p. 8

Unidade 1. Seres vivos: várias relações, p. 12

Desafio à vista!, p. 14

1. Os seres vivos se relacionam, p. 14

2. Quem come o quê?, p. 20

Ligando os pontos, p. 26

Desafio à vista!, p. 28

3. Ecossistemas e biomas, p. 28

4. Nutrientes e energia nos ecossistemas, p. 33

Ligando os pontos, p. 38

Ciências em contexto, p. 39

Mão na massa, p. 41

Imagem: Ilustração. Destaque de um galho de árvore com rio em segundo plano. Sobre o galho há frutos e um mico. Sobre o céu há um gavião preto voando. Fim da imagem.

Unidade 2. O que existe ao nosso redor, p. 42

Desafio à vista!, p. 44

5. O ar, p. 44

Ligando os pontos, p. 47

Desafio à vista!, p. 48

6. Água em todo ambiente, p. 48

Ligando os pontos, p. 55

Desafio à vista!, p. 56

7. A água dissolve muitas coisas, p. 56

Ligando os pontos, p. 62

Desafio à vista!, p. 63

8. Água limpa para todos, p. 63

Ligando os pontos, p. 68

Ciências em contexto, p. 69

Mão na massa, p. 71

Imagem: Ilustração. Menino de cabelo curto castanho, vestindo capa de chuva amarela. Está brincando na chuva, apoiado a um poste com lâmpada arredondada. Fim da imagem.

MP023

Unidade 3. Vida microscópica, p. 72

Desafio à vista!, p. 74

9. Microrganismos ao nosso redor, p. 74

Ligando os pontos, p. 81

Desafio à vista!, p. 83

10. Importância dos microrganismos, p. 83

Ligando os pontos, p. 88

Desafio à vista!, p. 90

11. Defesas do corpo, p. 90

Ligando os pontos, p. 95

Desafio à vista!, p. 97

12. Higiene e saúde, p. 97

Ligando os pontos, p. 102

Ciências em contexto, p. 103

Mão na massa, p. 105

Imagem: Fotografia. Vista microscópica de estrutura esférica com espessura irregular e pequenas antenas irregulares por todo o contorno da esfera. Fim da imagem.

Unidade 4. Formas de orientação no espaço e no tempo, p. 106

Desafio à vista!, p. 108

13. Orientação e localização, p. 108

Ligando os pontos, p. 116

Desafio à vista!, p. 118

14. A marcação do tempo, p. 118

Ligando os pontos, p. 127

Desafio à vista!, p. 129

15. As estações do ano, p. 129

Ligando os pontos, p. 134

Ciências em contexto, p. 136

Mão na massa, p. 138

Imagem: Ilustração. Relógio de sol em pedra. Possui números de 7 a 18 com uma pedra pontiaguda nivelando as horas. Fim da imagem.

Avaliação de resultado, p. 139

Sugestões de visitação, p. 143

Referências bibliográficas, p. 147

MP024

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA

O professor vai orientar se as questões devem ser respondidas no caderno ou em uma folha avulsa.

Terra e Universo

  1. Durante o dia, as sombras das pessoas e dos elementos mudam conforme a posição do Sol no céu.
    1. Qual das imagens a seguir representa a sombra da árvore, aproximadamente, ao meio-dia?
      PROFESSOR Resposta: A árvore da imagem C.
Imagem: Ilustração. Sol ao lado de uma árvore com copa larga formando a sombra. A: Sol no lado esquerdo da árvore, formando sombra esticada para direita. B: Sol no canto superior esquerdo, formando uma sombra menor à direita. C: Sol acima da árvore, formando uma sombra abaixo da árvore. Fim da imagem.
  1. Em quais períodos do dia o Sol é visível no céu?
    PROFESSOR Resposta: O Sol fica visível no céu de manhã e à tarde.
  1. Como é chamado o período em que o Sol não é visível no céu? Que astros você consegue ver a olho nu nesse período?
    PROFESSOR Resposta: Noite. Espera-se que os estudantes respondam que, nesse período e a olho nu, podem ver as estrelas e a Lua. Também é possível que relatem já terem visto planetas e, menos provável, meteoros e cometas.
  1. Observe a sequência de imagens do céu visto da Terra ao longo de um dia e responda.
Imagem: Fotografia. A: Vista de céu ao horizonte de montanhas, o sol está se pondo iluminando em tons de laranja e azul.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. B: Céu azul iluminado pelo sol com nuvens brancas. Fim da imagem.
MANUAL DO PROFESSOR

Avaliação diagnóstica

A avaliação diagnóstica tem como finalidade auxiliá-lo a identificar individualmente o desenvolvimento do estudante e, coletivamente, o percurso do grupo no processo de ensino-aprendizagem. Além disso, ela atende ao objetivo do direito de aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes, de acordo com a BNCC. Para isso, é preciso que você utilize os resultados, para retomar o trabalho quando necessário; rever os objetivos, e para promover ações positivas dos estudantes diante do processo de aprendizagem.

Terra e Universo

Atividade 1. Discutir a percepção dos estudantes acerca do fenômeno dia e noite. No item a, podemos verificar o desenvolvimento da habilidade EF02CI07 trabalhada no 2º ano, na qual, ao observar o tamanho das sombras em diversos horários o estudante identifica a posição do Sol. Caso identifique defasagens, propor uma observação das próprias sombras durante as atividades dos capítulos 13 e 14 do Livro do estudante. Lembrá-los de não ficar muito tempo expostos ao Sol e usar protetor solar e boné durante as observações. Nestes capítulos, serão trabalhadas as habilidades EF04CI09 e EF04CI10, que propõem a identificação dos pontos cardeais a partir da sombra de um referencial e comparação com as marcações de uma bússola.

Os itens b e c abordam os períodos diários (manhã, tarde e noite), objetos do conhecimento desenvolvidos no 3º ano, habilidade EF03CI08. A percepção de passagem de tempo será importante para o trabalho com a habilidade EF04CI11, que sugere a construção de calendários a partir da relação dos movimentos cíclicos da Lua e da Terra. Os períodos do dia são diferenciados pelos estudantes quando relacionados à sua rotina; propor a confecção de um quadro ou agenda para que organizem as atividades diárias.

Atividade 2. Reconhecer a influência da luz do Sol na observação do céu e na identificação dos períodos diários (dia e/ou noite). O reconhecimento dos corpos celestes visíveis nos períodos claro e escuro do dia foi estudado no 3º ano ao desenvolver a habilidade EF03CI08.

No item a, espera-se que os estudantes percebam o nascer e o pôr do Sol nas imagens em que este se encontra mais próximo a linha do horizonte. Também é possível que reconheçam pela cor alaranjada do céu durante esses fenômenos.

MP025

Imagem: Fotografia. C: Céu laranja intenso com o pôr-do-sol.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. D: Céu noturno com estrelas e uma lua crescente. Fim da imagem.
  1. Quais são as imagens que representam o nascer e o pôr do Sol?
    PROFESSOR Resposta: As imagens A e C, respectivamente.
  1. Que diferenças podemos observar entre o céu diurno da imagem B e o céu noturno da imagem D?
    PROFESSOR Atenção professor: Espera-se que os estudantes citem a luminosidade e a presença de diferentes astros. O céu diurno é claro e nele podemos ver o Sol; já o céu noturno é escuro e nele podemos ver a Lua e as estrelas. Fim da observação.
  1. Muitos dos nossos hábitos são orientados pela sequência das horas do dia, formando um ciclo diário de atividades. Escreva duas atividades que você faz no período claro do dia.
    PROFESSOR Resposta pessoal. É possível que os estudantes mencionem ir à escola, tomar café da manhã, almoçar, brincar, entre outras atividades.

    Matéria e energia

  1. Faça uma lista dos materiais que podem ser utilizados na fabricação dos seguintes objetos: panela, mesa e garfo.
    PROFESSOR Resposta: Panela – alumínio, ferro, vidro, barro ou cerâmica; mesa – madeira, metal ou plástico; garfo – metal, madeira ou plástico.
  1. Observe as imagens dos objetos e responda.
Imagem: Ilustração. Balão azul com uma corda amarrada na ponta. Fim da imagem.

LEGENDA: Balão. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Copo cilíndrico transparente. Fim da imagem.

LEGENDA: Copo. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Mesa de madeira retangular com quatro pés finos. Fim da imagem.

LEGENDA: Mesa. FIM DA LEGENDA.

  1. Qual objeto é transparente?
    PROFESSOR Resposta: Copo.
  1. Qual objeto é flexível?
    PROFESSOR Resposta: Balão.
  1. Quais objetos são rígidos?
    PROFESSOR Resposta: Copo e mesa.
MANUAL DO PROFESSOR

Continuação da atividade 2. No item b, os estudantes devem descrever as características e os elementos observáveis no céu diurno e noturno. Para melhor aproveitamento da questão, pedir que reproduzam as imagens B e D na forma de desenhos e nomeiem os elementos visíveis utilizando setas.

Novamente sobre a percepção de tempo, o item c requer a atenção dos estudantes ao período do dia em que realizam as atividades. Perguntar qual período frequentam a escola e sugerir que escolham uma atividade realizada na escola e outra em sua residência.

Matéria e energia

Este tópico refere-se às propriedades físicas dos materiais, que serão trabalhadas no capítulo 6 do Livro do estudante, por meio das habilidades EF04CI02, testando as transformações nos materiais expondo-os a diferentes condições, e EF04CI03, identificando as mudanças como reversíveis e não reversíveis.

Atividade 1. Os objetos requeridos na questão estão presentes no dia a dia dos estudantes. Caso encontrem dificuldades, faça-os pensar nos objetos utilizados em sua residência ou leve-os a observar os objetos presentes no ambiente escolar, como sala de aula, refeitório etc. As características e o uso de diferentes materiais utilizados na produção de objetos da vida cotidiana foram estudados no 2º ano, ao trabalhar a habilidade EF02CI01.

Atividade 2. Os estudantes terão que identificar as propriedades dos materiais presentes nos objetos apresentados. Essas propriedades dos materiais foram apresentadas no 2º ano, ao desenvolver a habilidade EF02CI02. Para melhor aproveitamento da questão, os estudantes também podem classificar os objetos representados nas imagens como opacos, translúcidos ou transparentes.

Da mesma forma, propor a classificação de objetos encontrados, no momento, ao redor dos estudantes, como: borracha – flexível e opaca; janela – rígida e transparente; lápis – rígido e opaco etc.

MP026

Vida e evolução

  1. Os animais podem apresentar diferentes hábitos alimentares. Existem animais que se alimentam de plantas e sementes, e animais que se alimentam de outros animais. Observe a imagem e responda.
Imagem: Esquema. Ilustração de animais em um campo aberto com sol intenso. Seta da grama para uma vaca e galinha.  Folhas de uma árvore possui seta para uma lagarta. Lagarta possui setas para galinha e um sapo. Galinha possui seta para uma serpente. Sapo e cobra possuem setas para um gavião.  Fim da imagem.

LEGENDA: Representação esquemática de animais em um ambiente ensolarado. (Imagem sem escala; cores fantasia.) FIM DA LEGENDA.

  1. Do que a vaca e a lagarta se alimentam?
    PROFESSOR Resposta: Elas se alimentam de plantas.
  1. Qual é o animal que se alimenta de plantas e de outros animais?
    PROFESSOR Resposta: A galinha.
  1. Quais são os animais que se alimentam apenas de outros animais?
    PROFESSOR Resposta: O sapo, a cobra e o gavião.
  1. As características físicas, como o revestimento do corpo, o número de patas, entre outras, distinguem os animais uns dos outros. Observe as imagens e responda.
Imagem: Fotografia. Leão caramelo sobre um campo seco aberto. Fim da imagem.

LEGENDA: Leão (Panthera leo, comprimento aproximado do macho adulto: 2 m). FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Tucano preto com bico largo laranja, empoleirado em um galho de árvore. Fim da imagem.

LEGENDA: Tucano (Ramphastos toco, comprimento aproximado: 56 cm). FIM DA LEGENDA.

MANUAL DO PROFESSOR

Vida e evolução

Atividade 1. A atividade possibilita a análise de relações alimentares entre os seres vivos, objeto de conhecimento a ser trabalhado no 4º ano. No 3º ano, foram tratadas as características do modo de vida dos animais, incluindo alimentação, por meio do desenvolvimento da habilidade EF03CI04.

Se os estudantes tiverem dúvidas sobre o tipo de alimentação dos animais, propor uma atividade: organizar a turma em três grandes grupos; cada um deve trazer imagens de animais carnívoros, herbívoros ou onívoros. Para isso, orientá-los a conversar entre si a respeito das escolhas para tentar não repetir os animais, garantindo, assim, uma grande variedade deles. Incentivar os estudantes a escolher, se possível, animais diferentes dos já estudados. No dia combinado, cada estudante deve expor os hábitos alimentares do animal escolhido e responder se esse animal se alimenta ou serve de alimento para outro animal apresentado pelos colegas. Juntos, construir um esquema que será base para futuras discussões sobre cadeias alimentares.

As cadeias alimentares são objetos de conhecimento dos capítulos 2 e 4 do Livro do Estudante, em que serão trabalhadas as habilidades EF04CI04 e EF04CI05, onde os estudantes devem analisar e construir cadeias alimentares e descrever como ocorrem o ciclo da matéria e o fluxo de energia entre os seres vivos que as compõem.

Atividade 2. No item a, descrever as características físicas dos animais representados nas imagens. Esses objetos de conhecimentos foram estudados no 3º ano ao trabalhar a habilidade EF03CI06, que propõe que os estudantes comparem as características externas dos animais e organizem em grupos conforme as características semelhantes.

Os itens b e c mencionam particularidades comportamentais justificadas por características físicas próprias dos animais. O leão é um mamífero e sua locomoção está relacionada à posição dos membros; já o tucano é uma ave, um animal ovíparo; ele se locomove com as patas e possui um par de asas que lhe permite voar. Todas essas características foram trabalhadas no 3º ano ao desenvolver as habilidades EF03CI04, EF03CI05 e EF03CI06.

MP027

  1. Escreva algumas diferenças que você observa no corpo dos animais representados nas imagens.
    PROFESSOR Atenção professor: Os estudantes podem citar, por exemplo, que o leão tem o corpo coberto de pelos e o tucano tem o corpo coberto de penas. O leão tem quatro patas e o tucano, duas. O tucano tem bico, e o leão tem boca com dentes. Fim da observação.
  1. Alguns animais nascem de ovos e outros se desenvolvem dentro do corpo das fêmeas. Qual dos animais observados nas imagens nasceu de um ovo?
    PROFESSOR Resposta: O tucano.
  1. O leão e o tucano são animais terrestres. Como eles se locomovem no ambiente?
    PROFESSOR Resposta: O leão salta, anda e corre; o tucano anda e voa.
  1. O sapo é um animal que nasce e vive um tempo na água. Quando se torna adulto, ele passa a viver na terra e seu corpo sofre grandes modificações. Como é chamado esse processo de transformação?
    PROFESSOR Resposta: Metamorfose.
  1. Escreva legendas para as imagens a seguir, explicando os hábitos de higiene representados nelas.
Imagem: Fotografia. A: Destaque de mãos ensaboadas sobre torneira com água corrente. Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. B: Destaque de menina de cabelo longo castanho, vestindo camiseta verde, escovando os dentes.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. C: Destaque de menino de cabelo curto castanho ensaboado, ele está embaixo de um chuveiro. Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. D: Destque de duas mãos lavando legumes em uma torneira. Fim da imagem.
PROFESSOR Respostas possíveis: A − Lavar as mãos antes das refeições e sempre que estiverem sujas; B − Escovar os dentes após as refeições, ao acordar e antes de dormir; C − Tomar banho todos os dias; D − Lavar bem frutas e verduras em água corrente.
MANUAL DO PROFESSOR

Continuação da atividade 2. Ao relacionar a atividade 2 com a atividade 1, é possível perguntar aos estudantes que tipo de alimento eles supõem que os animais apresentados comem. Nesse momento, explicar que os dentes afiados dos leões demonstram a disposição para a caça de grandes presas, já que são animais carnívoros. O bico largo dos tucanos é próprio de aves que se alimentam de frutas, sementes, insetos etc. Mencionar que os tucanos são animais onívoros.

Atividade 3. Identificar e nomear o processo de metamorfose. Tal processo foi trabalhado no 3º ano por meio da habilidade EF03CI05, estudando as alterações que ocorrem no corpo dos animais desde o nascimento até a idade adulta. Para melhor aproveitamento, pedir aos estudantes que descrevam as características físicas do desenvolvimento do sapo – de girinos até a transformação em sapos adultos. Se considerar necessário, mostrar vídeos de girinos e sapos disponíveis na internet. Caso algum estudante tenha relatos sobre o contato com anfíbios, incentivar o compartilhamento.

Atividade 4. Apurar os conhecimentos prévios dos estudantes acerca dos hábitos de higiene pessoal. A importância da higiene do corpo é estudada desde o ano com o trabalho da habilidade EF01CI03, na qual se discutia a manutenção da saúde por meio desses hábitos.

No capítulo 12 do Livro do Estudante, será retomado o tema Higiene e saúde, por meio da habilidade EF04CI08, que prevê o levantamento e a interferência nos hábitos dos estudantes a partir do conhecimento das formas de transmissão de doenças causadas por microrganismos. Nesse momento, é possível identificar a necessidade de intervenções constantes ao longo do ano. Questionar com que frequência realizam as atividades representadas. No cotidiano, perguntar se higienizaram as mãos antes de entrar na sala de aula, escovaram os dentes após o lanche, lavaram as frutas antes de comer etc.