MP019
A tarefa não é tanto ver o que ninguém viu, mas pensar o que ninguém ainda pensou sobre algo que todo mundo vê.
Erwin Rudolf Josef Alexander Schrödinger (1887-1961), físico teórico austríaco.
MP020
Seu livro é assim
Este é o seu livro de Ciências.
Conheça como ele está organizado.
Avaliação diagnóstica
Nesta seção, você vai encontrar atividades para identificar aprendizagens essenciais.
Abertura de unidade
Você vai se aproximar do tema que será trabalhado na unidade, analisando as imagens e conversando com os colegas.
Primeiros contatos
Você vai trocar ideias com os colegas sobre o que já sabe acerca do tema e o que gostaria de saber.
Desafio à vista!
Você vai elaborar hipóteses sobre assuntos que serão trabalhados nos capítulos.
Quero saber!
Você vai conhecer um pouco mais sobre o assunto estudado.
Fique por dentro
Você vai encontrar sugestões de livros, filmes e sites para aprofundar cada assunto estudado.
Atividade prática
Você vai fazer experimentos, criar modelos e descobrir muito mais sobre o assunto que estiver estudando.
MP021
Ligando os pontos
Aqui você vai retomar o desafio e organizar os conhecimentos construídos por meio da avaliação de processo.
Ciências em contexto
Aqui você vai trabalhar com diferentes textos que relacionam os temas estudados na unidade.
Vamos retomar
Aqui você vai encontrar atividades que retomam o que foi estudado na unidade.
Mão na massa
Aqui você vai encontrar propostas para complementar ou aprofundar os temas estudados.
Avaliação de resultado
Nesta seção, você vai encontrar atividades para avaliar o que estudou neste volume.
Sugestões de visitação
Aqui você vai encontrar sugestões de museus e centros de Ciências, organizadas por regiões do Brasil.
Ícones
Neste livro, você encontrará alguns ícones que vão orientar a forma como você deve fazer as atividades. São eles:
Atividade oral
Atividade em dupla
Atividade em grupo
Converse com seu colega
Desenho
MP022
Sumário
• Avaliação diagnóstica, p. 8
Unidade 1. Seres vivos: várias relações, p. 12
• Desafio à vista!, p. 14
1. Os seres vivos se relacionam, p. 14
2. Quem come o quê?, p. 20
• Ligando os pontos, p. 26
• Desafio à vista!, p. 28
3. Ecossistemas e biomas, p. 28
4. Nutrientes e energia nos ecossistemas, p. 33
• Ligando os pontos, p. 38
• Ciências em contexto, p. 39
• Mão na massa, p. 41
Unidade 2. O que existe ao nosso redor, p. 42
• Desafio à vista!, p. 44
5. O ar, p. 44
• Ligando os pontos, p. 47
• Desafio à vista!, p. 48
6. Água em todo ambiente, p. 48
• Ligando os pontos, p. 55
• Desafio à vista!, p. 56
7. A água dissolve muitas coisas, p. 56
• Ligando os pontos, p. 62
• Desafio à vista!, p. 63
8. Água limpa para todos, p. 63
• Ligando os pontos, p. 68
• Ciências em contexto, p. 69
• Mão na massa, p. 71
MP023
Unidade 3. Vida microscópica, p. 72
• Desafio à vista!, p. 74
9. Microrganismos ao nosso redor, p. 74
• Ligando os pontos, p. 81
• Desafio à vista!, p. 83
10. Importância dos microrganismos, p. 83
• Ligando os pontos, p. 88
• Desafio à vista!, p. 90
11. Defesas do corpo, p. 90
• Ligando os pontos, p. 95
• Desafio à vista!, p. 97
12. Higiene e saúde, p. 97
• Ligando os pontos, p. 102
• Ciências em contexto, p. 103
• Mão na massa, p. 105
Unidade 4. Formas de orientação no espaço e no tempo, p. 106
• Desafio à vista!, p. 108
13. Orientação e localização, p. 108
• Ligando os pontos, p. 116
• Desafio à vista!, p. 118
14. A marcação do tempo, p. 118
• Ligando os pontos, p. 127
• Desafio à vista!, p. 129
15. As estações do ano, p. 129
• Ligando os pontos, p. 134
• Ciências em contexto, p. 136
• Mão na massa, p. 138
• Avaliação de resultado, p. 139
• Sugestões de visitação, p. 143
• Referências bibliográficas, p. 147
MP024
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA
O professor vai orientar se as questões devem ser respondidas no caderno ou em uma folha avulsa.
Terra e Universo
- Durante o dia, as sombras das pessoas e dos elementos mudam conforme a posição do Sol no céu.
- Qual das imagens a seguir representa a sombra da árvore, aproximadamente, ao meio-dia?
PROFESSOR
Resposta: A árvore da imagem C.
- Qual das imagens a seguir representa a sombra da árvore, aproximadamente, ao meio-dia?
- Em quais períodos do dia o Sol é visível no céu?
PROFESSOR
Resposta: O Sol fica visível no céu de manhã e à tarde.
- Como é chamado o período em que o Sol não é visível no céu? Que astros você consegue ver a olho nu nesse período?
PROFESSOR
Resposta: Noite. Espera-se que os estudantes respondam que, nesse período e a olho nu, podem ver as estrelas e a Lua. Também é possível que relatem já terem visto planetas e, menos provável, meteoros e cometas.
- Observe a sequência de imagens do céu visto da Terra ao longo de um dia e responda.
MANUAL DO PROFESSOR
Avaliação diagnóstica
A avaliação diagnóstica tem como finalidade auxiliá-lo a identificar individualmente o desenvolvimento do estudante e, coletivamente, o percurso do grupo no processo de ensino-aprendizagem. Além disso, ela atende ao objetivo do direito de aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes, de acordo com a BNCC. Para isso, é preciso que você utilize os resultados, para retomar o trabalho quando necessário; rever os objetivos, e para promover ações positivas dos estudantes diante do processo de aprendizagem.
Terra e Universo
Atividade 1. Discutir a percepção dos estudantes acerca do fenômeno dia e noite. No item a, podemos verificar o desenvolvimento da habilidade EF02CI07 trabalhada no 2º ano, na qual, ao observar o tamanho das sombras em diversos horários o estudante identifica a posição do Sol. Caso identifique defasagens, propor uma observação das próprias sombras durante as atividades dos capítulos 13 e 14 do Livro do estudante. Lembrá-los de não ficar muito tempo expostos ao Sol e usar protetor solar e boné durante as observações. Nestes capítulos, serão trabalhadas as habilidades EF04CI09 e EF04CI10, que propõem a identificação dos pontos cardeais a partir da sombra de um referencial e comparação com as marcações de uma bússola.
Os itens b e c abordam os períodos diários (manhã, tarde e noite), objetos do conhecimento desenvolvidos no 3º ano, habilidade EF03CI08. A percepção de passagem de tempo será importante para o trabalho com a habilidade EF04CI11, que sugere a construção de calendários a partir da relação dos movimentos cíclicos da Lua e da Terra. Os períodos do dia são diferenciados pelos estudantes quando relacionados à sua rotina; propor a confecção de um quadro ou agenda para que organizem as atividades diárias.
Atividade 2. Reconhecer a influência da luz do Sol na observação do céu e na identificação dos períodos diários (dia e/ou noite). O reconhecimento dos corpos celestes visíveis nos períodos claro e escuro do dia foi estudado no 3º ano ao desenvolver a habilidade EF03CI08.
No item a, espera-se que os estudantes percebam o nascer e o pôr do Sol nas imagens em que este se encontra mais próximo a linha do horizonte. Também é possível que reconheçam pela cor alaranjada do céu durante esses fenômenos.
MP025
- Quais são as imagens que representam o nascer e o pôr do Sol?
PROFESSOR
Resposta: As imagens A e C, respectivamente.
- Que diferenças podemos observar entre o céu diurno da imagem B e o céu noturno da imagem D?
PROFESSOR
Atenção professor: Espera-se que os estudantes citem a luminosidade e a presença de diferentes astros. O céu diurno é claro e nele podemos ver o Sol; já o céu noturno é escuro e nele podemos ver a Lua e as estrelas. Fim da observação.
- Muitos dos
nossos
hábitos são orientados pela sequência das horas do dia, formando um ciclo diário de atividades. Escreva duas atividades que você faz no período claro do dia.
PROFESSOR
Resposta pessoal. É possível que os estudantes mencionem ir à escola, tomar café da manhã, almoçar, brincar, entre outras atividades.Matéria e energia
- Faça uma lista dos materiais que podem ser utilizados na fabricação dos seguintes objetos: panela, mesa e garfo.
PROFESSOR
Resposta: Panela – alumínio, ferro, vidro, barro ou cerâmica; mesa – madeira, metal ou plástico; garfo – metal, madeira ou plástico.
- Observe as imagens dos objetos e responda.
LEGENDA: Balão. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Copo. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Mesa. FIM DA LEGENDA.
- Qual objeto é transparente?
PROFESSOR
Resposta: Copo.
- Qual objeto é flexível?
PROFESSOR
Resposta: Balão.
- Quais objetos são rígidos?
PROFESSOR
Resposta: Copo e mesa.
MANUAL DO PROFESSOR
Continuação da atividade 2. No item b, os estudantes devem descrever as características e os elementos observáveis no céu diurno e noturno. Para melhor aproveitamento da questão, pedir que reproduzam as imagens B e D na forma de desenhos e nomeiem os elementos visíveis utilizando setas.
Novamente sobre a percepção de tempo, o item c requer a atenção dos estudantes ao período do dia em que realizam as atividades. Perguntar qual período frequentam a escola e sugerir que escolham uma atividade realizada na escola e outra em sua residência.
Matéria e energia
Este tópico refere-se às propriedades físicas dos materiais, que serão trabalhadas no capítulo 6 do Livro do estudante, por meio das habilidades EF04CI02, testando as transformações nos materiais expondo-os a diferentes condições, e EF04CI03, identificando as mudanças como reversíveis e não reversíveis.
Atividade 1. Os objetos requeridos na questão estão presentes no dia a dia dos estudantes. Caso encontrem dificuldades, faça-os pensar nos objetos utilizados em sua residência ou leve-os a observar os objetos presentes no ambiente escolar, como sala de aula, refeitório etc. As características e o uso de diferentes materiais utilizados na produção de objetos da vida cotidiana foram estudados no 2º ano, ao trabalhar a habilidade EF02CI01.
Atividade 2. Os estudantes terão que identificar as propriedades dos materiais presentes nos objetos apresentados. Essas propriedades dos materiais foram apresentadas no 2º ano, ao desenvolver a habilidade EF02CI02. Para melhor aproveitamento da questão, os estudantes também podem classificar os objetos representados nas imagens como opacos, translúcidos ou transparentes.
Da mesma forma, propor a classificação de objetos encontrados, no momento, ao redor dos estudantes, como: borracha – flexível e opaca; janela – rígida e transparente; lápis – rígido e opaco etc.
MP026
Vida e evolução
- Os animais podem apresentar diferentes hábitos alimentares. Existem animais que se alimentam de plantas e sementes, e animais que se alimentam de outros animais. Observe a imagem e responda.
LEGENDA: Representação esquemática de animais em um ambiente ensolarado. (Imagem sem escala; cores fantasia.) FIM DA LEGENDA.
- Do que a vaca e a lagarta se alimentam?
PROFESSOR
Resposta: Elas se alimentam de plantas.
- Qual é o animal que se alimenta de plantas e de outros animais?
PROFESSOR
Resposta: A galinha.
- Quais são os animais que se alimentam apenas de outros animais?
PROFESSOR
Resposta: O sapo, a cobra e o gavião.
- As características físicas, como o revestimento do corpo, o número de patas, entre outras, distinguem os animais uns dos outros. Observe as imagens e responda.
LEGENDA: Leão (Panthera leo, comprimento aproximado do macho adulto: 2 m). FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Tucano (Ramphastos toco, comprimento aproximado: 56 cm). FIM DA LEGENDA.
MANUAL DO PROFESSOR
Vida e evolução
Atividade 1. A atividade possibilita a análise de relações alimentares entre os seres vivos, objeto de conhecimento a ser trabalhado no 4º ano. No 3º ano, foram tratadas as características do modo de vida dos animais, incluindo alimentação, por meio do desenvolvimento da habilidade EF03CI04.
Se os estudantes tiverem dúvidas sobre o tipo de alimentação dos animais, propor uma atividade: organizar a turma em três grandes grupos; cada um deve trazer imagens de animais carnívoros, herbívoros ou onívoros. Para isso, orientá-los a conversar entre si a respeito das escolhas para tentar não repetir os animais, garantindo, assim, uma grande variedade deles. Incentivar os estudantes a escolher, se possível, animais diferentes dos já estudados. No dia combinado, cada estudante deve expor os hábitos alimentares do animal escolhido e responder se esse animal se alimenta ou serve de alimento para outro animal apresentado pelos colegas. Juntos, construir um esquema que será base para futuras discussões sobre cadeias alimentares.
As cadeias alimentares são objetos de conhecimento dos capítulos 2 e 4 do Livro do Estudante, em que serão trabalhadas as habilidades EF04CI04 e EF04CI05, onde os estudantes devem analisar e construir cadeias alimentares e descrever como ocorrem o ciclo da matéria e o fluxo de energia entre os seres vivos que as compõem.
Atividade 2. No item a, descrever as características físicas dos animais representados nas imagens. Esses objetos de conhecimentos foram estudados no 3º ano ao trabalhar a habilidade EF03CI06, que propõe que os estudantes comparem as características externas dos animais e organizem em grupos conforme as características semelhantes.
Os itens b e c mencionam particularidades comportamentais justificadas por características físicas próprias dos animais. O leão é um mamífero e sua locomoção está relacionada à posição dos membros; já o tucano é uma ave, um animal ovíparo; ele se locomove com as patas e possui um par de asas que lhe permite voar. Todas essas características foram trabalhadas no 3º ano ao desenvolver as habilidades EF03CI04, EF03CI05 e EF03CI06.
MP027
- Escreva algumas diferenças que você
observa
no corpo dos animais representados nas imagens.
PROFESSOR
Atenção professor: Os estudantes podem citar, por exemplo, que o leão tem o corpo coberto de pelos e o tucano tem o corpo coberto de penas. O leão tem quatro patas e o tucano, duas. O tucano tem bico, e o leão tem boca com dentes. Fim da observação.
- Alguns animais nascem de ovos e outros se desenvolvem dentro do corpo das fêmeas. Qual dos animais observados nas imagens nasceu de um ovo?
PROFESSOR
Resposta: O tucano.
- O leão e o tucano são animais terrestres. Como eles se locomovem no ambiente?
PROFESSOR
Resposta: O leão salta, anda e corre; o tucano anda e voa.
- O sapo é um animal que nasce e vive um tempo na água. Quando se torna adulto, ele passa a viver na
terra
e seu corpo sofre grandes modificações. Como é chamado esse
processo
de transformação?
PROFESSOR
Resposta: Metamorfose.
- Escreva legendas para as imagens a seguir, explicando os hábitos de higiene representados nelas.
PROFESSOR
Respostas possíveis: A − Lavar as mãos antes das refeições e sempre que estiverem sujas; B − Escovar os dentes após as refeições, ao acordar e antes de dormir; C − Tomar banho todos os dias; D − Lavar bem frutas e verduras em água corrente.MANUAL DO PROFESSOR
Continuação da atividade 2. Ao relacionar a atividade 2 com a atividade 1, é possível perguntar aos estudantes que tipo de alimento eles supõem que os animais apresentados comem. Nesse momento, explicar que os dentes afiados dos leões demonstram a disposição para a caça de grandes presas, já que são animais carnívoros. O bico largo dos tucanos é próprio de aves que se alimentam de frutas, sementes, insetos etc. Mencionar que os tucanos são animais onívoros.
Atividade 3. Identificar e nomear o processo de metamorfose. Tal processo foi trabalhado no 3º ano por meio da habilidade EF03CI05, estudando as alterações que ocorrem no corpo dos animais desde o nascimento até a idade adulta. Para melhor aproveitamento, pedir aos estudantes que descrevam as características físicas do desenvolvimento do sapo – de girinos até a transformação em sapos adultos. Se considerar necessário, mostrar vídeos de girinos e sapos disponíveis na internet. Caso algum estudante tenha relatos sobre o contato com anfíbios, incentivar o compartilhamento.
Atividade 4. Apurar os conhecimentos prévios dos estudantes acerca dos hábitos de higiene pessoal. A importância da higiene do corpo é estudada desde o 1º ano com o trabalho da habilidade EF01CI03, na qual se discutia a manutenção da saúde por meio desses hábitos.
No capítulo 12 do Livro do Estudante, será retomado o tema Higiene e saúde, por meio da habilidade EF04CI08, que prevê o levantamento e a interferência nos hábitos dos estudantes a partir do conhecimento das formas de transmissão de doenças causadas por microrganismos. Nesse momento, é possível identificar a necessidade de intervenções constantes ao longo do ano. Questionar com que frequência realizam as atividades representadas. No cotidiano, perguntar se higienizaram as mãos antes de entrar na sala de aula, escovaram os dentes após o lanche, lavaram as frutas antes de comer etc.