3
O aprendizado é mais do que a aquisição de capacidade para pensar; é a aquisição de muitas capacidades para pensar sobre várias coisas.
Lev Vigotski. A formação social da mente . São Paulo: Martins Fontes, 2003.
4
Seu livro é assim
Este é o seu livro de Ciências.
Conheça como ele está organizado.
Avaliação diagnóstica
Nesta seção, você vai encontrar atividades para identificar aprendizagens essenciais.
Abertura de unidade
Você vai se aproximar do tema que será trabalhado na unidade, analisando as imagens e conversando com os colegas.
Primeiros contatos
Você vai trocar ideias com os colegas sobre o que já sabe acerca do tema e o que gostaria de saber.
Desafio à vista!
Você vai elaborar hipóteses sobre assuntos que serão trabalhados nos capítulos.
Quero saber!
Você vai conhecer um pouco mais sobre o assunto estudado.
Fique por dentro
Você vai encontrar sugestões de livros, filmes e sites para aprofundar cada assunto estudado.
Atividade prática
Você vai fazer experimentos, criar modelos e descobrir muito mais sobre o assunto que estiver estudando.
5
Ligando os pontos
Aqui você vai retomar o desafio e organizar os conhecimentos construídos por meio da avaliação de processo.
Ciências em contexto
Aqui você vai trabalhar com diferentes textos que relacionam os temas estudados na unidade.
Vamos retomar
Aqui você vai encontrar atividades que retomam o que foi estudado na unidade.
Mão na massa
Aqui você vai encontrar propostas para complementar ou aprofundar os temas estudados.
Avaliação de resultado
Nesta seção, você vai encontrar atividades para avaliar o que estudou neste volume.
Sugestões de visitação
Aqui você vai encontrar sugestões de museus e centros de Ciências, organizadas por regiões do Brasil.
Ícones
Neste livro, você encontrará alguns ícones que vão orientar a forma como você deve fazer as atividades. São eles:
Atividade oral
Atividade em dupla
Atividade em grupo
Converse com seu colega
Desenho
6
Sumário
• Avaliação diagnóstica, p. 8
Unidade 1. A Terra e o Sistema Solar, p. 12
• Desafio à vista!, p. 14
1. O que há no céu?, p. 14
2. Alguns movimentos da Terra, p. 22
• Ligando os pontos, p. 25
• Desafio à vista!, p. 27
3. A Lua, p. 27
4. Curiosidade que move as descobertas, p. 31
• Ligando os pontos, p. 34
• Ciências em contexto, p. 36
• Mão na massa, p. 38
Unidade 2. Ambiente em foco, p. 40
• Desafio à vista!, p. 42
5. O que jogamos fora?, p. 42
6. O caminho do lixo, p. 49
• Ligando os pontos, p. 58
• Desafio à vista!, p. 60
7. A água circula pelos ambientes, p. 60
• Ligando os pontos, p. 70
• Ciências em contexto, p. 72
• Mão na massa, p. 74
7
Unidade 3. Energia no dia a dia, p. 76
• Desafio à vista!, p. 78
8. Energia, p. 78
9. De onde vem a energia elétrica?, p. 85
• Ligando os pontos, p. 91
• Desafio à vista!, p. 92
10. O consumo de energia elétrica, p. 92
• Ligando os pontos, p. 99
• Ciências em contexto, p. 101
• Mão na massa, p. 103
Unidade 4. O corpo humano, p. 104
• Desafio à vista!, p. 106
11. O corpo é organizado, p. 106
• Ligando os pontos, p. 118
• Desafio à vista!, p. 120
12. Digestão, respiração e circulação, p. 120
• Ligando os pontos, p. 126
• Desafio à vista!, p. 127
13. Coordenação do organismo, p. 127
14. O tempo passa, o corpo muda, p. 131
• Ligando os pontos, p. 136
• Ciências em contexto, p. 137
• Mão na massa, p. 139
• Avaliação de resultado, p. 140
• Sugestões de visitação, p. 144
• Referências bibliográficas, p. 146
8
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA
O professor vai orientar se as questões devem ser respondidas no caderno ou em uma folha avulsa.
Terra e Universo
- Durante o dia, podemos ver a luz do Sol e o movimento aparente dele no céu. Observe a imagem e responda.
LEGENDA: Representação esquemática do movimento aparente do Sol no céu. (Imagem sem escala; cores fantasia.) FIM DA LEGENDA.
Fonte: OLIVEIRA FILHO, K. de S.; SARAIVA, M. de F. O. Astronomia e Astrofísica. Porto Alegre: UFRGS, 2014. Disponível em: http://fdnc.io/9t3. Acesso em: 31 maio 2021.
- Elabore uma explicação para esclarecer por que vemos a posição do Sol mudar no céu ao longo do dia.
- Se você acorda cedo todas as manhãs por causa da claridade do Sol, que atravessa a janela, para que lado do horizonte está a janela? Explique sua resposta.
- Estas imagens representam o céu visto de um mesmo lugar em horários diferentes.
LEGENDA: Céu durante momento claro do dia. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Céu durante a noite. FIM DA LEGENDA.
9
- Que corpos celestes você identifica nas imagens A e B?
- Que movimento da Terra é responsável por essa diferença de luminosidade?
- Qual é a fase da Lua representada na imagem B? Quais são as outras fases da Lua que você conhece?
- Por que a Lua fica inteira visível em algumas noites e, em outras, apenas uma parte dela?
- Ao olharmos o céu à noite, podemos ver grupos de
estrelas
que nos fazem lembrar figuras desenhadas no céu. Você já conseguiu identificar alguma dessas figuras? Se sim, quais?
Matéria e energia
- Observe a imagem. Ela representa o ciclo da água, ou seja, mostra como esse elemento circula por vários ambientes na natureza.
LEGENDA: Representação esquemática do ciclo da água. (Imagem sem escala; cores fantasia.) FIM DA LEGENDA.
Fonte: PRESS, F.; SIEVER, R. et al. Para entender a Terra. 4ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.
- Como se chamam as mudanças de estado físico da água representadas pelos números 1 e 2?
- Qual é a importância do ciclo da água para os seres vivos?
- Algumas pessoas coletam água da chuva em suas moradias para reutilizá-la no dia a dia, mas não utilizam essa água para beber. Explique o motivo.
- Dê exemplos de reutilização da água proveniente da chuva.
10
- O lixo é um dos grandes problemas da poluição ambiental e o descarte
dele
deve
ser feito de forma responsável.
- O que você definiria como lixo?
- Assinale com um
X
as atitudes que contribuem para a redução do lixo.
( ) Reciclar e reutilizar materiais.
( ) Utilizar pratos e copos descartáveis.
( ) Utilizar restos de alimentos para produção de adubo.
( ) Utilizar sacolas plásticas no transporte de produtos.
- Em muitos locais existem lixeiras coloridas para o descarte adequado de diferentes tipos de material. Você já viu recipientes como esses? Se viu, onde foi? Eles são usados de forma correta pelas pessoas?
LEGENDA: Lixeiras de coleta seletiva de lixo. FIM DA LEGENDA.
- Na localidade onde você mora existe serviço público de
coleta
de lixo? Se sim, você sabe para onde o lixo é levado?
Vida e evolução
- O dono de um restaurante, pensando em oferecer a seus clientes uma alimentação saudável e equilibrada, elaborou um cardápio com três refeições:
Refeição 1: arroz, feijão, carne, alface e fruta.
Refeição 2: batata, arroz, ovo e bolo de chocolate.
Refeição 3: macarrão, batata, carne moída e fruta.
- Em sua opinião, qual das refeições é a mais saudável e equilibrada? Por quê?
11
- A obesidade pode afetar diversas pessoas. Esse distúrbio nutricional pode ser evitado com uma boa alimentação e com a prática regular de atividades físicas.
- Escreva dois exemplos de alimentos saudáveis.
- Escreva dois tipos de atividade física que podem ser praticados para ter uma vida mais saudável.
- Observe as imagens que representam alguns sistemas que formam o corpo humano e responda.
LEGENDA: Representações esquemáticas de sistemas do corpo humano. (Imagens sem escala; cores fantasia.) FIM DA LEGENDA.
Fonte: TORTORA, G. J.; NIELSEN, M. T. Princípios de Anatomia Humana. 12ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013.
- Qual desses sistemas é responsável pela digestão dos alimentos? Descreva de forma resumida como ocorre esse processo.
- Qual é a função realizada pelo sistema 2 no corpo?
- Você reconhece algum órgão do sistema 1? Qual?