3

Imagem: Fotografia. Menina de cabelo cacheado preto e tiara, vestindo camiseta azul. Está segurando um livro aberto. Do livro saem planetas, espaçonave, pista com nota, lixeiras, engrenagens, avião, lápis, ramos de flores e nuvens. Fim da imagem.

O aprendizado é mais do que a aquisição de capacidade para pensar; é a aquisição de muitas capacidades para pensar sobre várias coisas.

Lev Vigotski. A formação social da mente . São Paulo: Martins Fontes, 2003.

4

Seu livro é assim

Este é o seu livro de Ciências.

Conheça como ele está organizado.

Avaliação diagnóstica

Nesta seção, você vai encontrar atividades para identificar aprendizagens essenciais.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Avaliação diagnóstica. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Abertura de unidade

Você vai se aproximar do tema que será trabalhado na unidade, analisando as imagens e conversando com os colegas.

Primeiros contatos

Você vai trocar ideias com os colegas sobre o que já sabe acerca do tema e o que gostaria de saber.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a Abertura de unidade e o boxe Primeiros contatos. Página dupla composta por textos, boxe complementar e imagens. Fim da imagem.

Desafio à vista!

Você vai elaborar hipóteses sobre assuntos que serão trabalhados nos capítulos.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Desafio à vista. Página composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Quero saber!

Você vai conhecer um pouco mais sobre o assunto estudado.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será o boxe Quero saber. Página composta por textos, boxe complementar e imagens. Fim da imagem.

Fique por dentro

Você vai encontrar sugestões de livros, filmes e sites para aprofundar cada assunto estudado.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será o boxe Fique por dentro. Página composta por textos, boxe complementar e imagens. Fim da imagem.

Atividade prática

Você vai fazer experimentos, criar modelos e descobrir muito mais sobre o assunto que estiver estudando.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Atividade prática. Página composta por textos e imagens. Fim da imagem.

5

Ligando os pontos

Aqui você vai retomar o desafio e organizar os conhecimentos construídos por meio da avaliação de processo.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Ligando os pontos. Página composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Ciências em contexto

Aqui você vai trabalhar com diferentes textos que relacionam os temas estudados na unidade.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Ciências em contexto. Página composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Vamos retomar

Aqui você vai encontrar atividades que retomam o que foi estudado na unidade.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Vamos retomar. Página composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Mão na massa

Aqui você vai encontrar propostas para complementar ou aprofundar os temas estudados.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Mão na massa. Página composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Avaliação de resultado

Nesta seção, você vai encontrar atividades para avaliar o que estudou neste volume.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Avaliação de resultados. Página composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Sugestões de visitação

Aqui você vai encontrar sugestões de museus e centros de Ciências, organizadas por regiões do Brasil.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Sugestão de visitação. Página composta por textos. Fim da imagem.

Ícones

Neste livro, você encontrará alguns ícones que vão orientar a forma como você deve fazer as atividades. São eles:

Imagem: Ícone: Atividade oral, composto pela ilustração de um balão de fala branco dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.

Atividade oral

Imagem: Ícone: Atividade em dupla, composto pela ilustração de duas silhuetas brancas dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.

Atividade em dupla

Imagem: Ícone: Atividade em grupo, composto pela ilustração de quatro silhuetas brancas dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.

Atividade em grupo

Imagem: Ícone: Converse com seu colega, composto pela ilustração de dois balões de fala brancos dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.

Converse com seu colega

Imagem: Ícone: Desenho, composto pela ilustração de um lápis e um risco dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.

Desenho

6

Sumário

Avaliação diagnóstica, p. 8

Unidade 1. A Terra e o Sistema Solar, p. 12

Desafio à vista!, p. 14

1. O que há no céu?, p. 14

2. Alguns movimentos da Terra, p. 22

Ligando os pontos, p. 25

Desafio à vista!, p. 27

3. A Lua, p. 27

4. Curiosidade que move as descobertas, p. 31

Ligando os pontos, p. 34

Ciências em contexto, p. 36

Mão na massa, p. 38

Imagem: Ilustração. Menino de cabelo curto, vestindo pijama branco com listras azuis. Está observando por uma luneta em uma janela, enquanto pinta fases da lua em um quadro. Fim da imagem.

Unidade 2. Ambiente em foco, p. 40

Desafio à vista!, p. 42

5. O que jogamos fora?, p. 42

6. O caminho do lixo, p. 49

Ligando os pontos, p. 58

Desafio à vista!, p. 60

7. A água circula pelos ambientes, p. 60

Ligando os pontos, p. 70

Ciências em contexto, p. 72

Mão na massa, p. 74

Imagem: Fotografia. Esfera formados por objetos diversos como instrumentos de música, embalagens, carros e peças eletrônicas. Acima do entulho, uma casa com uma mão saindo da janela e jogando um saco de lixo. Fim da imagem.

7

Unidade 3. Energia no dia a dia, p. 76

Desafio à vista!, p. 78

8. Energia, p. 78

9. De onde vem a energia elétrica?, p. 85

Ligando os pontos, p. 91

Desafio à vista!, p. 92

10. O consumo de energia elétrica, p. 92

Ligando os pontos, p. 99

Ciências em contexto, p. 101

Mão na massa, p. 103

Imagem: Ilustração. Menina de cabelo preso longo castanho e faixa azul, vestindo camiseta branca e manga roxa. Está mexendo em uma instalação elétrica em uma maquete. Fim da imagem.

Unidade 4. O corpo humano, p. 104

Desafio à vista!, p. 106

11. O corpo é organizado, p. 106

Ligando os pontos, p. 118

Desafio à vista!, p. 120

12. Digestão, respiração e circulação, p. 120

Ligando os pontos, p. 126

Desafio à vista!, p. 127

13. Coordenação do organismo, p. 127

14. O tempo passa, o corpo muda, p. 131

Ligando os pontos, p. 136

Ciências em contexto, p. 137

Mão na massa, p. 139

Imagem: Ilustração. Menina de cabelo preso longo castanho e faixa azul, vestindo camiseta branca com listras vermelhas e calça verde. Está pulando uma corda.  Fim da imagem.

Avaliação de resultado, p. 140

Sugestões de visitação, p. 144

Referências bibliográficas, p. 146

8

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA

O professor vai orientar se as questões devem ser respondidas no caderno ou em uma folha avulsa.

Terra e Universo

  1. Durante o dia, podemos ver a luz do Sol e o movimento aparente dele no céu. Observe a imagem e responda.
Imagem: Ilustração. Vista de montanhas com cidade no centro. Da direita para esquerda com sol nascendo até o pôr do sol. No centro, acima da cidade, o sol em meio dia. Fim da imagem.

LEGENDA: Representação esquemática do movimento aparente do Sol no céu. (Imagem sem escala; cores fantasia.) FIM DA LEGENDA.

Fonte: OLIVEIRA FILHO, K. de S.; SARAIVA, M. de F. O. Astronomia e Astrofísica. Porto Alegre: UFRGS, 2014. Disponível em: http://fdnc.io/9t3. Acesso em: 31 maio 2021.

  1. Elabore uma explicação para esclarecer por que vemos a posição do Sol mudar no céu ao longo do dia.
  1. Se você acorda cedo todas as manhãs por causa da claridade do Sol, que atravessa a janela, para que lado do horizonte está a janela? Explique sua resposta.
  1. Estas imagens representam o céu visto de um mesmo lugar em horários diferentes.
Imagem: Fotografia. A: Céu azul com sol e nuvens brancas. Fim da imagem.

LEGENDA: Céu durante momento claro do dia. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. B: Vista de céu a noite com lua cheia e nuvens escuras. Fim da imagem.

LEGENDA: Céu durante a noite. FIM DA LEGENDA.

9

  1. Que corpos celestes você identifica nas imagens A e B?
  1. Que movimento da Terra é responsável por essa diferença de luminosidade?
  1. Qual é a fase da Lua representada na imagem B? Quais são as outras fases da Lua que você conhece?
  1. Por que a Lua fica inteira visível em algumas noites e, em outras, apenas uma parte dela?
  1. Ao olharmos o céu à noite, podemos ver grupos de estrelas que nos fazem lembrar figuras desenhadas no céu. Você já conseguiu identificar alguma dessas figuras? Se sim, quais?

    Matéria e energia

  1. Observe a imagem. Ela representa o ciclo da água, ou seja, mostra como esse elemento circula por vários ambientes na natureza.
Imagem: Ilustração. Lago sobre campos largos, seta indica 1 para o céu formando nuvens, essas nuvens vão até montanhas e indicam 2. Abaixo, precipitação indica setas de volta para o lago. Fim da imagem.

LEGENDA: Representação esquemática do ciclo da água. (Imagem sem escala; cores fantasia.) FIM DA LEGENDA.

Fonte: PRESS, F.; SIEVER, R. et al. Para entender a Terra. 4ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.

  1. Como se chamam as mudanças de estado físico da água representadas pelos números 1 e 2?
  1. Qual é a importância do ciclo da água para os seres vivos?
  1. Algumas pessoas coletam água da chuva em suas moradias para reutilizá-la no dia a dia, mas não utilizam essa água para beber. Explique o motivo.
  1. Dê exemplos de reutilização da água proveniente da chuva.

10

  1. O lixo é um dos grandes problemas da poluição ambiental e o descarte dele deve ser feito de forma responsável.
    1. O que você definiria como lixo?
    1. Assinale com um X as atitudes que contribuem para a redução do lixo.

      ( ) Reciclar e reutilizar materiais.

      ( ) Utilizar pratos e copos descartáveis.

      ( ) Utilizar restos de alimentos para produção de adubo.

      ( ) Utilizar sacolas plásticas no transporte de produtos.

    1. Em muitos locais existem lixeiras coloridas para o descarte adequado de diferentes tipos de material. Você já viu recipientes como esses? Se viu, onde foi? Eles são usados de forma correta pelas pessoas?
Imagem: Fotografia. Estrutura suspendendo quatro lixeiras de coleta seletiva. Da esquerda para direita: verde indicando vidro; azul indicando papel; amarelo indicando metal; vermelho indicando plástico. Fim da imagem.

LEGENDA: Lixeiras de coleta seletiva de lixo. FIM DA LEGENDA.

  1. Na localidade onde você mora existe serviço público de coleta de lixo? Se sim, você sabe para onde o lixo é levado?

    Vida e evolução

  1. O dono de um restaurante, pensando em oferecer a seus clientes uma alimentação saudável e equilibrada, elaborou um cardápio com três refeições:

    Refeição 1: arroz, feijão, carne, alface e fruta.

    Refeição 2: batata, arroz, ovo e bolo de chocolate.

    Refeição 3: macarrão, batata, carne moída e fruta.

    • Em sua opinião, qual das refeições é a mais saudável e equilibrada? Por quê?

11

  1. A obesidade pode afetar diversas pessoas. Esse distúrbio nutricional pode ser evitado com uma boa alimentação e com a prática regular de atividades físicas.
    1. Escreva dois exemplos de alimentos saudáveis.
    1. Escreva dois tipos de atividade física que podem ser praticados para ter uma vida mais saudável.
  1. Observe as imagens que representam alguns sistemas que formam o corpo humano e responda.
Imagem: Ilustração. Sistema 1: Sombra de um corpo humano destacando o coração e duas veias que partem do coração por todo o corpo, sendo uma azul e uma vermelha. Sistema 2: Sombra de um corpo humano destacando dois pulmões ligando-se até a boca e o nariz. Sistema 3: Sombra de um corpo humano destacando ligação da boca até o estomago e intestino. Fim da imagem.

LEGENDA: Representações esquemáticas de sistemas do corpo humano. (Imagens sem escala; cores fantasia.) FIM DA LEGENDA.

Fonte: TORTORA, G. J.; NIELSEN, M. T. Princípios de Anatomia Humana. 12ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013.

  1. Qual desses sistemas é responsável pela digestão dos alimentos? Descreva de forma resumida como ocorre esse processo.
  1. Qual é a função realizada pelo sistema 2 no corpo?
  1. Você reconhece algum órgão do sistema 1? Qual?