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AVALIAÇÃO DE RESULTADO

O professor vai orientar se as questões devem ser respondidas no caderno ou em uma folha avulsa.

Terra e Universo

  1. Ao observarmos o movimento do Sol no céu, podemos pensar que ele gira ao redor da Terra. No entanto, esse movimento é aparente, porque, na verdade, é a Terra que gira ao redor do Sol.

    Observe a imagem e responda.

Imagem: Ilustração. Sol com setas em sentido anti-horário ao redor indicando translação da terra. A terra também indica seta em sentido anti-horário fazendo rotação. Fim da imagem.

LEGENDA: Representação esquemática dos movimentos da Terra. (Imagem sem escala; cores fantasia.) FIM DA LEGENDA.

Fonte: OLIVEIRA FILHO, K. de S.; SARAIVA, M. de F. O. Astronomia e Astrofísica. Porto Alegre: UFRGS, 2014. Disponível em: http://fdnc.io/9t3. Acesso em: 13 maio 2021.

  1. Qual é o movimento que a Terra executa, em torno do próprio eixo, que determina a existência do dia e da noite?
  1. Como é chamado o movimento que a Terra executa em torno do Sol e qual é seu tempo de duração?
  1. Quais são os recursos tecnológicos usados hoje para observação dos corpos celestes? E qual é a importância deles para o estudo desses corpos?

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  1. Observe o calendário e responda.
Imagem: Ilustração. Calendário indicando julho de 2023. Destaque para fases da lua nos dias: segunda-feira, dia 3, com lua nova; segunda-feira, dia 10, com quarto minguante; segunda-feira, dia 17, com lua cheia; terça-feira, dia 25, com quarto crescente. Fim da imagem.
  1. Quais são as informações fornecidas nesse calendário?
  1. De acordo com o calendário, quantas fases diferentes da Lua observamos no período de um mês? Qual é o nome de cada uma dessas fases?
  1. Por que vemos a Lua com diferentes formas durante um mês?
  1. Qual foi o instrumento utilizado por Galileu que permitiu a observação mais detalhada da Lua?

    Matéria e energia

  1. O lixo é coletado por caminhões e levado aos seus destinos. Os lixões ainda são um desses destinos em muitos municípios. Observe a imagem e responda.
Imagem: Fotografia. Vista de lixão com longa extensão de lixo descartado em campo aberto. Fim da imagem.

LEGENDA: Lixão a céu aberto em Pombal, PB, 2019. FIM DA LEGENDA.

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  1. Esse local é adequado para descartar o lixo? Por quê?
  1. Podemos dar outro destino ao lixo da imagem? Qual?
  1. Como podemos diminuir a quantidade de lixo que produzimos?
  1. A água circula nos ambientes devido às mudanças de estado pelas quais ela passa. Observe o esquema e responda.
Imagem: Esquema. Ilustração de campo com rio indicando evaporação que sobe ao céu realizando processo de condensação formando nuvens. Nuvens liberam chuva que se divide em transpiração voltando para o céu, precipitação em árvore e infiltração no solo. Fim da imagem.

LEGENDA: Representação esquemática do ciclo da água. (Imagem sem escala; cores fantasia.) FIM DA LEGENDA.

Fonte: PRESS, F.; SIEVER, R. et al. Para entender a Terra. 4ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.

  1. Explique a mudança de estado físico que ocorre na evaporação e na condensação da água.
  1. De que modo os seres vivos participam do ciclo da água?
  1. Por que a água não pode ser considerada um recurso inesgotável, embora ela circule no ambiente?
  1. A energia elétrica é utilizada para o funcionamento de vários aparelhos nas moradias. Estes, por sua vez, transformam essa energia em outros tipos de energia. Escreva o nome de um aparelho elétrico que transforma a energia elétrica em:
    • energia sonora ou luminosa;
    • energia térmica;
    • energia cinética (movimento).
    1. O consumo de energia elétrica deve ser feito de forma consciente. Que dicas você daria para as pessoas consumirem essa energia de forma mais adequada?

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  1. A energia elétrica pode ser gerada por diferentes fontes. Identifique as fontes de energia mostradas nas imagens a seguir.
Imagem: Fotografia. A: Vista de vilarejo ao lado de campo desértico com usinas de energia eólica formada por gigantes cata-ventos. Fim da imagem.

LEGENDA: Usina de geração de energia em Camocim, CE, 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. B: Campo aberto com placas de energia solar. Fim da imagem.

LEGENDA: Usina de geração de energia em Presidente Prudente, SP, 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. C: Vista aérea de represa em barragem de usina hidrelétrica. Fim da imagem.

LEGENDA: Usina de geração de energia em São José da Barra, MG, 2020. FIM DA LEGENDA.

Vida e evolução

  1. Os sistemas são formados por um conjunto de órgãos que, juntos, realizam determinada função.
    1. Identifique o que cada sistema realiza no corpo humano.
      • Sistema digestório.
      • Sistema circulatório.
      • Sistema respiratório.
      1. Os sistemas digestório e circulatório apresentam funções complementares. Quais são essas funções?
      1. Cite um órgão de cada um desses sistemas.
  1. Maria é uma criança que costuma ingerir com frequência, em suas refeições, alimentos e sucos industrializados. Sabemos que isso pode resultar em diversos problemas de saúde causados pela falta de nutrientes essenciais.
    1. Que tipo de refeição ajudaria a evitar problemas de saúde causados pela falta de nutrientes essenciais? Dê um exemplo.
    1. Além de mudanças na alimentação, que hábitos Maria pode adotar para ter uma vida mais saudável?

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Sugestões de visitação

A seguir, são apresentadas algumas sugestões de museus e centros de Ciências para visitação.

Região Norte

Museu Sacaca (Macapá, AP)

http://fdnc.io/faa. Acesso em: 20 maio 2021.

O museu, além de dedicar-se à interação entre o saber científico e o saber popular dos povos amazônicos, dispõe do Planetário Móvel Maywaka, onde ocorrem sessões sobre Astronomia.

Centro de Ciências e Planetário do Pará (Belém, PA)

http://fdnc.io/fab. Acesso em: 20 maio 2021.

O espaço desenvolve atividades relacionadas a diversas áreas do conhecimento, como experimentos de Química e de Física, jogos matemáticos, observações em microscópios e sessões astronômicas em um planetário.

Região Nordeste

Observatório Astronômico Antares (Feira de Santana, BA)

http://fdnc.io/fac. Acesso em: 20 maio 2021.

O observatório conta com um planetário e com o Museu Antares, abordando assim, além da Astronomia, temas como Zoologia e Paleontologia.

Planetário Rubens de Azevedo (Fortaleza, CE)

http://fdnc.io/fad. Acesso em: 20 maio 2021.

O planetário oferece, além das sessões de cúpula, observações noturnas com telescópio, formação continuada para professores e sessões sob demanda de temas específicos, por meio do projeto Planetário & Sala.

Espaço Ciência (Olinda, PE)

http://fdnc.io/fae. Acesso em: 20 maio 2021.

O espaço oferece ao público exposições, trilhas, experimentos, observações astronômicas, além de seções em um planetário.

Região Centro-Oeste

Museu de Anatomia Humana da Universidade de Brasília (Brasília, DF)

http://fdnc.io/faf. Acesso em: 20 maio 2021.

O museu dispõe de um acervo de mais de 300 peças humanas, naturais e artificiais, e algumas delas podem ser tocadas pelos visitantes.

Planetário Juan Bernardino Marques Barrio (Goiânia, GO)

http://fdnc.io/5BC. Acesso em: 20 maio 2021.

O planetário promove atividades de extensão com atendimento a grupos escolares e ao público geral para todas as idades.

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Região Sudeste

Planetário de Vitória (Vitória, ES)

http://fdnc.io/fag. Acesso em: 20 maio 2021.

O planetário oferece cursos, oficinas, palestras e exposições, além de programas de atividades educativas de atendimento a escolas e elaboração de material educativo para atendimento a estudantes com deficiência visual.

Espaço do Conhecimento UFMG (Belo Horizonte, MG)

http://fdnc.io/fah. Acesso em: 20 maio 2021.

O espaço conta com salas de exposição sobre avanços na Ciência e na Tecnologia, planetário e observatório onde são feitas observações com telescópio do Sol e do céu noturno.

Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, RJ)

http://fdnc.io/fai. Acesso em: 20 maio 2021.

A fundação possui duas cúpulas de planetário na Gávea e uma em Santa Cruz, nas quais oferece sessões de Astronomia, observações astronômicas com telescópios e o projeto Dormindo com as estrelas para crianças de 7 a 11 anos.

Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade de São Paulo (São Paulo, SP)

http://fdnc.io/faj. Acesso em: 20 maio 2021.

O parque possui três linhas temáticas: Astronomia, Meio Ambiente e Ciências da Natureza, que englobam observação astronômica e sessões em planetário digital, trilha na mata local e experimentos de Física, Geofísica, Biologia, entre outros.

Região Sul

Museu de Ciência e Tecnologia de Londrina (Londrina, PR)

http://fdnc.io/fak. Acesso em: 20 maio 2021.

O museu conta com três espaços de divulgação científica: o centro de Ciências, um planetário e um observatório. Há ainda o Museu Itinerante, que leva experimentos didáticos para escolas da região.

Planetário da Universidade Federal de Santa Maria (Santa Maria, RS)

http://fdnc.io/fam. Acesso em: 20 maio 2021.

O planetário oferece sessões sobre Astronomia com projeção do céu e ainda conta com o Museu Interativo de Astronomia.

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Referências bibliográficas

ADRENALINA nas alturas: conheça a física por trás das montanhas-russas. Globo Ciência, 7 set. 2013. Disponível em: http://fdnc.io/fa6. Acesso em: 20 maio 2021.

A reportagem explica, sob o ponto de vista da Física, como funcionam os diferentes tipos de montanha-russa e o que acontece com o corpo humano enquanto está dentro de uma delas.

AKATU. Como separar os resíduos para a reciclagem. Disponível em: http://fdnc.io/f9e. Acesso em: 20 maio 2021.

Esse link traz uma tabela que apresenta os produtos de cada categoria – papéis, plásticos, vidros e metais –, os que podem ser reciclados e os que não podem, além de uma lista com materiais que precisam de descarte especial.

ALBERTS, J. et al. Biologia molecular da célula. 4ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2004.

O livro aborda conceitos relacionados à biologia molecular.

AMOS, J. Supertelescópio registra imagens mais detalhadas já vistas da superfície do Sol. BBC, 30 jan. 2020. Disponível em: http://fdnc.io/f8U. Acesso em: jun. 2021.

Novas imagens do Sol provenientes do telescópio DKSIT prometem um estudo mais avançado do funcionamento e do comportamento solar, ajudando assim a prever possíveis explosões solares e suas consequências na Terra.

ARMSTRONG, L. et al. Urinary indices of hydration status. International Journal of Sports Nutrition, Hanover, v. 4, n. 3, p. 265-279, 1994.

O artigo traz um estudo sobre uma possível forma de medir o status de hidratação pela cor da urina e busca explicar melhor a relação entre essa característica, a osmolaridade e a gravidade específica da urina.

AS CIENTISTAS negras que possibilitaram à Nasa colocar um homem no espaço. Tilt, 13 jan. 2017. UOL. Disponível em: http://fdnc.io/f94. Acesso em: 20 maio 2021.

A reportagem conta a história de Katherin Johnson, Mary Jackson e Dorothy Vaughn, três mulheres negras que fizeram história trabalhando na Nasa. O artigo também faz menção ao filme, Estrelas além do tempo, que narra o episódio de 1962, quando a equipe de mulheres da Nasa liderou o projeto que viabilizou a ida do homem à Lua.

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BARTABURU, X. Desenvolvimento: como você cresceu! Revista Superinteressante, 31 out. 2016. Disponível em: http://fdnc.io/fa7. Acesso em: 20 maio 2021.

Nesse artigo, o autor discorre sobre as principais características do hormônio de crescimento e as doenças relacionadas aos defeitos na sua produção. Também traz algumas curiosidades, como calcular a estimativa da altura dos filhos pela altura dos pais e o aumento da altura média da população.

BERNARDES, J. Saída de indústrias deixa risco de contaminação do solo. Agência USP de Notícias, São Paulo, 21 jul. 2010. Disponível em: http://fdnc.io/f97. Acesso em: 20 maio 2021.

A reportagem aborda a contaminação e a poluição de áreas na região metropolitana de São Paulo correlacionadas ao modelo de desenvolvimento industrial adotado desde meados do século passado.

BOCZKO, R. Os cometas. Investigando a Terra. Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo. Disponível em: http://fdnc.io/f8Q. Acesso em: 20 maio 2021.

Nesse artigo, o autor explica o que são cometas, meteoroides e meteoritos e como se formam, além de algumas diferenças de nomenclatura entre eles.

BRAGA, A. Cada brasileiro produz 387 kg de lixo por ano. Edição do Brasil, Belo Horizonte, 10 nov. 2017. Disponível em: http://fdnc.io/f95. Acesso em: 20 maio 2021.

A reportagem apresenta diversos dados sobre a produção de lixo e sua destinação, além de medidas necessárias para uma possível melhoria do cenário.

BRANCO, S. M. O saci e a reciclagem do lixo. 3ª ed. São Paulo: Moderna, 2011.

O livro narra as aventuras e as travessuras do Saci e como ele recebe da natureza uma importante lição sobre o lixo.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC; SEB, 2018.

Trata-se de um documento normativo que define o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os estudantes devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.

BRASIL. Ministério de Minas e Energia. Empresa de Pesquisa Energética. Balanço energético nacional 2020: relatório síntese. Brasília: MME, 2020. Disponível em: http://fdnc.io/f9M. Acesso em: 20 maio 2021.

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O documento contém a contabilidade relativa à oferta e ao consumo de energia no Brasil, bem como dos processos de conversão de produtos energéticos e de comércio exterior, além de informações sobre reservas, capacidades instaladas e importantes dados estaduais.

BRASIL. Ministério da Saúde. Guia alimentar para a população brasileira. 2ª ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2014. Disponível em: http://fdnc.io/ekV. Acesso em: 20 maio 2021.

O guia apresenta um conjunto de informações e recomendações sobre alimentação que objetivam promover a saúde de indivíduos, famílias, comunidades e da sociedade brasileira como um todo.

BRASIL. Ministério da Saúde. Obesidade infantil: como prevenir desde cedo. Saúde Brasil, 3 jun. 2020. Disponível em: http://fdnc.io/fa4. Acesso em: 20 maio 2021.

A notícia apresenta as principais causas da obesidade infantil e mostra como hábitos saudáveis adotados na infância podem evitar problemas de saúde durante toda a vida.

CALDAS, E. Garoto de 15 anos cria palmilha geradora de energia elétrica. Revista Galileu, 9 jun. 2014. Disponível em: http://fdnc.io/f9L. Acesso em: 20 maio 2021.

Nessa reportagem, o autor conta sobre a invenção de um calçado que possibilita a recarga de pequenos objetos eletrônicos, criada por Angelo Casimiro, um filipino de 15 anos.

CINCO rios no Maranhão sofrem por conta de poluição e desmatamento. G1, 8 fev. 2019. Disponível em: http://fdnc.io/f9v. Acesso em: 20 maio 2021.

A reportagem descreve a situação de cinco importantes rios no Maranhão, apontando práticas irregulares, lixo, poluição e desmatamento como as principais causas que os ameaçam.

COLASANTI, M. Lua, qual é a tua? In: COLASANTI, M. Minha ilha maravilha. São Paulo: Ática, 2007.

Usando com astúcia os recursos poéticos, a autora reuniu nessa obra breves cenas do cotidiano, observações, visões e sensações.

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ESTUDANTES reduzem o tempo de decomposição de sacolas plásticas. Programa Espaço Ecológico, 9 fev. 2016.

O artigo apresenta uma técnica inovadora, criada por um grupo de estudantes na Bahia, que reduz o tempo de decomposição do plástico.

FERREIRA, G. M. L. Atlas geográfico: espaço mundial. 5ª ed. São Paulo: Moderna, 2019.

O livro traz uma noção espacial com aprendizado e compreensão de cartografia por meio da leitura de legendas, coordenadas, símbolos e escalas.

HARVARD Health Publishing. Harvard Medical School. 2010-2020. Disponível em: http://fdnc.io/f9Y. Acessos em: 20 maio 2021.

O site, em inglês, apresenta diversas informações sobre área da saúde.

HEALTHY Eating Plate. The Nutrition Source, 2011. Department of Nutrition, Harvard T. H. Chan School of Public Health. Disponível em: http://fdnc.io/d8y. Acesso em: 20 maio 2021.

Por meio da imagem interativa de um prato dividido em categorias de alimentos e de algumas dicas, o artigo ensina a montar uma refeição de maneira equilibrada e mais saudável.

HERBERT, J. Leonardo da Vinci para crianças. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002.

O livro traz de maneira lúdica momentos da vida de Leonardo da Vinci e contém atividades sobre o assunto.

JAKIEVICIUS, M. Vida nos rios. São Paulo: DCL, 2003.

Apresentando as principais características dos rios, esse livro traz diversas informações sobre plantas, animais e a vida que os envolve.

LANZELLOTTI, J. Histórias e lendas do Brasil: Norte. São Paulo: DCL, 2008.

O livro apresenta vários contos sobre a Região Norte do Brasil, mergulhando em sua história e cultura popular.

LARA, R. Energia limpa à vista: Brasil planeja transformar marés em eletricidade. Tilt, 15 set. 2019. UOL. Disponível em: http://fdnc.io/f9Q. Acesso em: 20 maio 2021.

O artigo apresenta uma nova tecnologia sustentável e algumas de suas questões, como a implementação no Brasil e o custo-benefício.

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MENEGUELLI, G. Água virtual: um conceito que reforça importância do consumo consciente. GreenMe, 27 fev. 2017. Disponível em: http://fdnc.io/f9n. Acesso em: 20 maio 2021.

A reportagem aborda o tema “água” como recurso limitado e seu consumo introduzindo o conceito de “água virtual” e como é, ou deve ser, inserido no custo da produção de outros produtos.

MILHORANCE, F. Substâncias de indústrias químicas contaminam ambiente e afetam saúde de moradores. O Globo, 25 maio 2015. Disponível em: http://fdnc.io/f96. Acesso em: 20 maio 2021.

A reportagem apresenta o modo como diferentes substâncias tóxicas são usadas em processos químicos industriais, seus despejos irregulares e as consequências para a saúde.

MOTA, E. (coord.). Parque cantinho do céu: São Paulo. Soluções para cidades, 2013. Disponível em: http://fdnc.io/f9y. Acesso em: 20 maio 2021.

Esse documento apresenta o plano de ação para a construção do parque Cantinho do Céu, em São Paulo, com detalhes que vão desde sua elaboração até sua importância social.

OLIVEIRA FILHO, K. de S.; SARAIVA, M. de F. O. Astronomia e Astrofísica. Porto Alegre: UFRGS, 2014. Disponível em: http://fdnc.io/9t3. Acesso em: 20 maio 2021.

O livro aborda assuntos relacionados à Astronomia e à Astrofísica.

OLSEN, N. 10 atitudes para o consumo consciente de energia elétrica. Ciclo Vivo, 4 jun. 2020. Disponível em: http://fdnc.io/f9P. Acesso em: 20 maio 2021.

A reportagem apresenta algumas atitudes para o consumo consciente e de energia elétrica.

PANORAMA dos resíduos sólidos no Brasil 2018/2019. Abrelpe. São Paulo, 2019. Disponível em: http://fdnc.io/fan. Acesso em: 20 maio 2021.

O documento traz informações sobre a geração, a coleta e a gestão dos resíduos sólidos no Brasil.

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PIVETTA, M. Ilha de calor na Amazônia. Revista Pesquisa FAPESP, out. 2012. Disponível em: http://fdnc.io/f9s. Acesso em: 20 maio 2021.

A reportagem apresenta como a área urbana de Manaus é mais quente do que a floresta.

PORTELA, M. O pintor da Lua. São Paulo: Brasiliense, 2010.

Nesse livro, a autora apresenta informações sobre a Lua por meio das aventuras de Zeca, que decide desvendar os mistérios desse astro.

PRESS, F.; SIEVER, R. et al. Para entender a Terra. 4ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.

O livro apresenta conteúdos sobre o ciclo hidrológico, os rios, os oceanos, a estrutura do planeta Terra, entre outros.

RIBEIRO, M. O que são as dores do crescimento nas crianças? Portal Drauzio Varella . Disponível em: http://fdnc.io/fa9. Acesso em: 20 maio 2021.

O artigo define e explica o que são dores de crescimento, qual é o procedimento a seguir se a criança apresenta esse tipo de dor e como lidar com ela.

RODRIGUES, F. L.; CAVINATTO, V. M. Lixo: De onde vem? Para onde vai? 1. ed. São Paulo: Moderna, 2006.

O livro aborda as questões ambientais relacionadas ao lixo.

SCHROEDER, C. Textos de apoio ao professor de Física: atividades experimentais de Física para crianças de 7 a 10 anos. Porto Alegre: UFRGS, 2005. Disponível em: http://fdnc.io/f9K. Acesso em: 20 maio 2021.

O estudo sugere uma nova abordagem do ensino de Física para crianças; além disso, contém um guia de apoio para estruturar aulas e avaliações.

SOLAR System exploration. Nasa. Disponível em: http://fdnc.io/9ti. Acesso em: 20 maio 2021.

O site, em inglês, apresenta de forma interativa os planetas do Sistema Solar.

TORTORA, G. J.; GRABOWSKI, S. R. Corpo humano: fundamentos de Anatomia e Fisiologia. 6ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2004.

O livro apresenta conceitos e informações sobre o corpo humano, sua fisiologia e anatomia.

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TSUCHIYA, A. Força das águas: como funciona uma usina hidrelétrica? Aneel , 14 jan. 2016. Disponível em: http://fdnc.io/f9E. Acesso em: 20 maio 2021.

O site mostra como é o funcionamento de uma hidrelétrica.

UNESCO World Water Assessment Programme. Relatório Mundial das Nações Unidas sobre Desenvolvimento dos Recursos Hídricos 2020: água e mudança climática, resumo executivo. Disponível em: http://fdnc.io/f9o. Acesso em: 20 maio 2021.

O relatório apresenta dados de como a mudança climática afeta os recursos hídricos, explica como mitigar essa situação e quais são os desafios envolvidos no processo.

URBANIZAÇÃO do Complexo Cantinho do Céu. ArchDaily Brasil, 4 dez. 2013. Disponível em: http://fdnc.io/f9x. Acesso em: 20 maio 2021.

O projeto apresenta detalhes do planejamento da área, trazendo informações sobre urbanismo, ocupação espacial, meio ambiente e sociedade.

VIGOTSKI, L. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

O livro aborda os aspectos do comportamento humano.

VOCÊ sabe o que são os 5 Rs da sustentabilidade? Sesc. Rio de Janeiro, 15 maio 2020. Disponível em: http://fdnc.io/f9g. Acesso em: 20 maio 2021.

Nesse artigo, são definidos os 5 Rs da reciclagem e apresentadas algumas práticas desse procedimento.

XINGU solar: como a energia renovável pode beneficiar comunidades indígenas no Brasil. Instituto Socioambiental , 27 mar. 2019. Disponível em: http://fdnc.io/f9T. Acesso em: 20 maio 2021.

A reportagem mostra as vantagens da implantação de painéis solares como principal fonte de energia elétrica no Xingu, apresentando dados de preferências dos locais, economia e a comparação com o gerador a diesel – sistema utilizado atualmente.