MP019
O aprendizado é mais do que a aquisição de capacidade para pensar; é a aquisição de muitas capacidades para pensar sobre várias coisas.
Lev Vigotski. A formação social da mente . São Paulo: Martins Fontes, 2003.
MP020
Seu livro é assim
Este é o seu livro de Ciências.
Conheça como ele está organizado.
Avaliação diagnóstica
Nesta seção, você vai encontrar atividades para identificar aprendizagens essenciais.
Abertura de unidade
Você vai se aproximar do tema que será trabalhado na unidade, analisando as imagens e conversando com os colegas.
Primeiros contatos
Você vai trocar ideias com os colegas sobre o que já sabe acerca do tema e o que gostaria de saber.
Desafio à vista!
Você vai elaborar hipóteses sobre assuntos que serão trabalhados nos capítulos.
Quero saber!
Você vai conhecer um pouco mais sobre o assunto estudado.
Fique por dentro
Você vai encontrar sugestões de livros, filmes e sites para aprofundar cada assunto estudado.
Atividade prática
Você vai fazer experimentos, criar modelos e descobrir muito mais sobre o assunto que estiver estudando.
MP021
Ligando os pontos
Aqui você vai retomar o desafio e organizar os conhecimentos construídos por meio da avaliação de processo.
Ciências em contexto
Aqui você vai trabalhar com diferentes textos que relacionam os temas estudados na unidade.
Vamos retomar
Aqui você vai encontrar atividades que retomam o que foi estudado na unidade.
Mão na massa
Aqui você vai encontrar propostas para complementar ou aprofundar os temas estudados.
Avaliação de resultado
Nesta seção, você vai encontrar atividades para avaliar o que estudou neste volume.
Sugestões de visitação
Aqui você vai encontrar sugestões de museus e centros de Ciências, organizadas por regiões do Brasil.
Ícones
Neste livro, você encontrará alguns ícones que vão orientar a forma como você deve fazer as atividades. São eles:
Atividade oral
Atividade em dupla
Atividade em grupo
Converse com seu colega
Desenho
MP022
Sumário
• Avaliação diagnóstica, p. 8
Unidade 1. A Terra e o Sistema Solar, p. 12
• Desafio à vista!, p. 14
1. O que há no céu?, p. 14
2. Alguns movimentos da Terra, p. 22
• Ligando os pontos, p. 25
• Desafio à vista!, p. 27
3. A Lua, p. 27
4. Curiosidade que move as descobertas, p. 31
• Ligando os pontos, p. 34
• Ciências em contexto, p. 36
• Mão na massa, p. 38
Unidade 2. Ambiente em foco, p. 40
• Desafio à vista!, p. 42
5. O que jogamos fora?, p. 42
6. O caminho do lixo, p. 49
• Ligando os pontos, p. 58
• Desafio à vista!, p. 60
7. A água circula pelos ambientes, p. 60
• Ligando os pontos, p. 70
• Ciências em contexto, p. 72
• Mão na massa, p. 74
MP023
Unidade 3. Energia no dia a dia, p. 76
• Desafio à vista!, p. 78
8. Energia, p. 78
9. De onde vem a energia elétrica?, p. 85
• Ligando os pontos, p. 91
• Desafio à vista!, p. 92
10. O consumo de energia elétrica, p. 92
• Ligando os pontos, p. 99
• Ciências em contexto, p. 101
• Mão na massa, p. 103
Unidade 4. O corpo humano, p. 104
• Desafio à vista!, p. 106
11. O corpo é organizado, p. 106
• Ligando os pontos, p. 118
• Desafio à vista!, p. 120
12. Digestão, respiração e circulação, p. 120
• Ligando os pontos, p. 126
• Desafio à vista!, p. 127
13. Coordenação do organismo, p. 127
14. O tempo passa, o corpo muda, p. 131
• Ligando os pontos, p. 136
• Ciências em contexto, p. 137
• Mão na massa, p. 139
• Avaliação de resultado, p. 140
• Sugestões de visitação, p. 144
• Referências bibliográficas, p. 146
MP024
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA
O professor vai orientar se as questões devem ser respondidas no caderno ou em uma folha avulsa.
Terra e Universo
- Durante o dia, podemos ver a luz do Sol e o movimento aparente dele no céu. Observe a imagem e responda.
LEGENDA: Representação esquemática do movimento aparente do Sol no céu. (Imagem sem escala; cores fantasia.) FIM DA LEGENDA.
Fonte: OLIVEIRA FILHO, K. de S.; SARAIVA, M. de F. O. Astronomia e Astrofísica. Porto Alegre: UFRGS, 2014. Disponível em: http://fdnc.io/9t3. Acesso em: 31 maio 2021.
- Elabore uma explicação para esclarecer por que vemos a posição do Sol mudar no céu ao longo do dia.
PROFESSOR
Atenção professor: É provável que os estudantes relacionem o movimento aparente do Sol com o conceito de que a Terra não está parada no espaço e, ainda, nomeiem o movimento de rotação da Terra. Fim da observação.
- Se você acorda cedo todas as manhãs por causa da claridade do Sol, que atravessa a janela, para que lado do horizonte está a janela? Explique sua resposta.
PROFESSOR
Resposta: Leste. Porque o Sol nasce do lado leste e se põe do lado oeste.
- Estas imagens representam o céu visto de um mesmo lugar em horários diferentes.
LEGENDA: Céu durante momento claro do dia. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Céu durante a noite. FIM DA LEGENDA.
MANUAL DO PROFESSOR
Avaliação diagnóstica
A avaliação diagnóstica tem como finalidade auxiliá-lo a identificar individualmente o desenvolvimento do estudante e, coletivamente, o percurso do grupo no processo de ensino-aprendizagem. Além disso, ela atende ao objetivo do direito de aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes, de acordo com a BNCC. Para isso, é preciso que você utilize os resultados para retomar seu trabalho, quando necessário, rever os seus objetivos e para promover ações positivas dos estudantes frente ao seu processo de aprendizagem.
Terra e Universo
Atividade 1. No item a, identificar o Sol como um corpo celeste fixo no céu e associar os movimentos aparentes à movimentação da Terra. No 4º ano, foi desenvolvida a habilidade EF04CI11, que está relacionada à associação dos movimentos cíclicos da Lua e da Terra a períodos de tempo regulares. Caso haja defasagens, solicitar aos estudantes que relatem as observações dentro de um veículo, relacionando-as, em seguida, ao movimento aparente do Sol.
Nesta atividade ainda, no item b, é possível identificar os pontos cardeais associados à movimentação aparente do Sol, assim como proposto nas habilidades EF04CI09 e EF04CI10, desenvolvidas no 4º ano.
Caso os estudantes tenham alguma dificuldade, uma observação rápida do céu pode ser realizada e, com o auxílio de uma bússola, eles poderão contemplar o nascer ou o pôr do Sol, dependendo dos períodos que passam na escola, identificando os pontos cardeais. Outra sugestão é pedir aos estudantes que verifiquem durante uma semana a posição do Sol ao nascer e ao se pôr, compartilhando as observações com a turma. Lembrar de enfatizar para nunca olharem diretamente para o Sol, pois isso pode causar danos à visão, e nem ficarem muito tempo expostos a ele.
Atividade 2. Verificar os conhecimentos prévios relacionados aos astros. Os corpos celestes fazem parte do cotidiano dos estudantes, há um interesse intrínseco deles pelo céu, uma curiosidade que, ao ser bem trabalhada, pode favorecer a aprendizagem sobre o tema. No item a, por exemplo, os estudantes devem identificar o Sol na imagem A e a Lua e as estrelas na imagem B.
Os conhecimentos acerca dos movimentos da Terra são novamente examinado no item b, no qual pergunta-se qual movimento é responsável pela diferença de luminosidade nas imagens A e B, no caso, dia e noite. A habilidade do 4º ano, EF04CI11, que aborda os movimentos cíclicos da Lua e da Terra, favorece que os estudantes respondam corretamente sobre o movimento de rotação. No capítulo 2 do Livro do Estudante, será desenvolvida a habilidade EF05CI11, ampliando os conhecimentos dos estudantes a respeito desse assunto, permitindo que eles associem os movimentos diários do Sol e das demais estrelas no céu ao movimento de rotação da Terra.
MP025
- Que corpos
celestes
você identifica nas imagens A e B?
PROFESSOR
Resposta: Na imagem A, o Sol; na imagem B, a Lua e as estrelas.
- Que movimento da Terra é responsável por essa diferença de luminosidade?
PROFESSOR
Resposta: O movimento de rotação.
- Qual é a fase da Lua representada na imagem B? Quais são as outras fases da Lua que você conhece?
PROFESSOR
Resposta: Fase de Lua cheia. Espera-se que os estudantes respondam que conhecem as fases quarto minguante, quarto crescente e nova.
- Por que a Lua fica inteira visível em algumas noites e, em outras, apenas uma parte dela?
PROFESSOR
Resposta: Porque a Lua, assim como a Terra, é iluminada pelo Sol. A área iluminada pelo Sol e que nós enxergamos da Terra varia de acordo com o movimento da Lua ao redor da Terra.
- Ao olharmos o céu à noite, podemos ver grupos de
estrelas
que nos fazem lembrar figuras desenhadas no céu. Você já conseguiu identificar alguma dessas figuras? Se sim, quais?
Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes já tenham identificado alguns asterismos, como as Três Marias e o Cruzeiro do Sul.
Matéria e energia
- Observe a imagem. Ela representa o ciclo da água, ou seja, mostra como esse elemento circula por vários ambientes na natureza.
LEGENDA: Representação esquemática do ciclo da água. (Imagem sem escala; cores fantasia.) FIM DA LEGENDA.
Fonte: PRESS, F.; SIEVER, R. et al. Para entender a Terra. 4ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.
- Como se chamam as mudanças de estado físico da água representadas pelos números 1 e 2?
PROFESSOR
Resposta: 1 – evaporação e 2 – condensação.
- Qual é a importância do ciclo da água para os seres vivos?
PROFESSOR
Atenção professor: Espera-se que os estudantes respondam que os seres vivos necessitam da água para viver e que, por meio desse ciclo, a quantidade de água se mantém igual na Terra. Fim da observação.
- Algumas pessoas coletam água da chuva em suas moradias para reutilizá-la no dia a dia, mas não utilizam essa água para beber. Explique o motivo.
PROFESSOR
Resposta: Porque a água da chuva pode conter impurezas e deve ser tratada para o consumo humano.
- Dê exemplos de reutilização da água proveniente da chuva.
PROFESSOR
Resposta: Para lavar áreas internas e externas da moradia, para regar plantas e para descargas nos vasos sanitários.
MANUAL DO PROFESSOR
CONTINUAÇÃO DA ATIVIDADE 2.
Os itens c e d referem-se à observação da Lua. No 4º ano, trabalhou-se a habilidade EF04CI11, que relaciona a construção de calendários em diferentes culturas a partir da observação dos movimentos da Lua e da Terra.
No item d, verificar se os estudantes relacionam a visualização da Lua ao fato de ela ser iluminada pelo Sol. Caso este conceito ainda não esteja claro, realizar as atividades práticas com uma lanterna iluminando parcialmente e integralmente objetos que não emitam luz. No capítulo 3 do Livro de Estudante, aprofundaremos a periocidade das fases da Lua por meio de observações, trabalhando a habilidade EF05CI12.
No item e, podemos levantar os conhecimentos prévios referentes a constelações. Ao observar o céu todas as noites e na troca de informações com familiares e amigos, é possível que os estudantes reconheçam alguns grupos de estrelas, faltando apenas refinar e nomear tais observações. O capítulo 1 do Livro do Estudante desenvolve a habilidade EF05CI10, favorecendo que os estudantes ampliem os conhecimentos acerca das constelações, identificando algumas delas no céu.
Matéria e energia
Atividade 1. Refere-se às habilidades para o 4º ano, EF04CI02 e EF04CI03. No item a, os estudantes devem identificar as mudanças de estado físico indicadas na imagem do ciclo da água, este conteúdo será aprofundado no capítulo 7 do Livro do Estudante, assim como a importância dele aos seres vivos citado no item b.
Nos itens c e d, verificar a compreensão dos estudantes a respeito do consumo consciente de água. Esse levantamento prévio é essencial para averiguar os conhecimentos prévios deles a respeito de sustentabilidade e planejar intervenções necessárias. Propor modelos de utilização sustentáveis dos recursos hídricos, favorece o desenvolvimento da habilidade EF05CI04, abordada no capítulo 7 do Livro do Estudante.
Se julgar necessário, propor uma pesquisa em grupo a respeito da disponibilidade e da utilização da água em diversos países do mundo. Cada grupo apresentará a situação de um país para que os estudantes comparem a situação dos outros países com o Brasil.
MP026
- O lixo é um dos grandes problemas da poluição ambiental e o descarte
dele
deve
ser feito de forma responsável.
- O que você definiria como lixo?
PROFESSOR
Atenção professor: Espera-se que os estudantes respondam que tudo que é descartado pode ser considerado lixo. Fim da observação.
- Assinale com um
X
as atitudes que contribuem para a redução do lixo.
( ) Reciclar e reutilizar materiais.
( ) Utilizar pratos e copos descartáveis.
( ) Utilizar restos de alimentos para produção de adubo.
( ) Utilizar sacolas plásticas no transporte de produtos.
PROFESSOR
Resposta: Reciclar e reutilizar materiais; Utilizar restos de alimentos para produção de adubo.
- Em muitos locais existem lixeiras coloridas para o descarte adequado de diferentes tipos de material. Você já viu recipientes como esses? Se viu, onde foi? Eles são usados de forma correta pelas pessoas?
Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes já conheçam esse tipo de lixeira. Eles podem citar que já viram lixeiras como essas em escolas e parques. O uso correto depende da informação e dos hábitos que as pessoas têm sobre o descarte dos resíduos sólidos.
- O que você definiria como lixo?
LEGENDA: Lixeiras de coleta seletiva de lixo. FIM DA LEGENDA.
- Na localidade onde você mora existe serviço público de
coleta
de lixo? Se sim, você sabe para onde o lixo é levado?
Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes respondam, em caso afirmativo, que o lixo é levado a um local para o descarte. Eles podem, ainda, afirmar que o descarte é feito em um aterro sanitário, por exemplo.
Vida e evolução
- O dono de um restaurante, pensando em oferecer a seus clientes uma alimentação saudável e equilibrada, elaborou um cardápio com três refeições:
Refeição 1: arroz, feijão, carne, alface e fruta.
Refeição 2: batata, arroz, ovo e bolo de chocolate.
Refeição 3: macarrão, batata, carne moída e fruta.
- Em sua opinião, qual das refeições é a mais saudável e equilibrada? Por quê?
PROFESSOR
Atenção professor: Espera-se que os estudantes identifiquem a refeição 1 como a mais equilibrada, porque ela contém todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do corpo (carboidratos, proteínas, vegetais e frutas). Fim da observação.
- Em sua opinião, qual das refeições é a mais saudável e equilibrada? Por quê?
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 2. Discutir o descarte consciente de resíduos. O item a permite verificar se os estudantes identificam o que é lixo.
Os itens b, c e d pretendem avaliar os conhecimentos dos estudantes a respeito da reciclagem e do reaproveitamento de resíduos sólidos. No 1º ano, os estudantes desenvolveram a habilidade EF01CI01, em que compararam os materiais presentes em objetos de uso cotidiano e discutiram os modos de descarte e o consumo consciente desses materiais, permitindo, assim, que esses conhecimentos prévios sejam avaliados. É possível debater de forma oral o item b, para identificar se os estudantes associam a decomposição de matéria orgânica à produção de adubo, uma vez que eles já desenvolveram a habilidade EF04CI06, que relaciona a participação dos microrganismos no processo de decomposição.
No item d, considerar que a existência de uma coleta de lixo, ou a falta dela, faz parte do cotidiano dos estudantes. Acessar o site da prefeitura para entender como funciona essa política no município. Levar as informações para a sala de aula e discutir como as leis afetam a realidade local.
Conteúdos relacionados à reciclagem e ao consumo consciente serão discutidas nos capítulos 5 e 6 do Livro do Estudante, trabalhando a habilidade EF05CI05, segundo a qual é necessário elaborar propostas para um consumo consciente, descarte adequado, reutilização ou reciclagem de materiais da vida cotidiana dos estudantes.
Vida e evolução
Atividade 1. Espera-se que os estudantes consigam distinguir os grupos de alimentos, reconhecendo uma alimentação balanceada como aquela com maior variedade de nutrientes. As refeições 2 e 3 são ricas em carboidratos. No capítulo 11 do Livro do Estudante, discute-se a importância de uma alimentação saudável, incentivando os estudantes a fazer melhores escolhas alimentares. Também serão abordados os distúrbios nutricionais entre crianças e adolescentes, propondo uma intervenção atitudinal na rotina dos estudantes. Essa atividade possibilita identificar os conhecimentos a respeito da habilidade EF05CI08.
MP027
- A obesidade pode afetar diversas pessoas. Esse distúrbio nutricional pode ser evitado com uma boa alimentação e com a prática regular de atividades físicas.
- Escreva dois exemplos de alimentos saudáveis.
PROFESSOR
Resposta pessoal. Os estudantes podem citar frutas e hortaliças, por exemplo.
- Escreva dois tipos de atividade física que podem ser praticados para ter uma vida mais saudável.
PROFESSOR
Resposta pessoal. Os estudantes podem citar jogar bola e correr, por exemplo.
- Escreva dois exemplos de alimentos saudáveis.
- Observe as imagens que representam alguns sistemas que formam o corpo humano e responda.
LEGENDA: Representações esquemáticas de sistemas do corpo humano. (Imagens sem escala; cores fantasia.) FIM DA LEGENDA.
Fonte: TORTORA, G. J.; NIELSEN, M. T. Princípios de Anatomia Humana. 12ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013.
- Qual desses sistemas é responsável pela digestão dos alimentos? Descreva de forma resumida como ocorre esse processo.
PROFESSOR
Resposta: O sistema 3. Espera-se que os estudantes descrevam que o alimento entra pela boca, onde ocorre a mastigação; que em seguida ele é conduzido ao estômago através do esôfago e da faringe; que no estômago é onde ocorre a digestão e que parte dos nutrientes é absorvida pelo intestino delgado e parte é eliminada pelo intestino grosso.
- Qual é a função realizada pelo sistema 2 no corpo?
PROFESSOR
Resposta: Esse sistema é responsável pela respiração.
- Você reconhece algum órgão do sistema 1? Qual?
PROFESSOR
Resposta pessoal. Os estudantes podem responder que conhecem o coração.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 2. Verificar se os estudantes conseguem listar exemplos dos pilares de uma vida saudável: alimentação e prática de exercícios físicos. Para melhor aproveitamento da atividade, peça que, preferencialmente, respondam citando alimentos e atividades físicas que façam parte da rotina diária. Instigar, antecipadamente, uma reflexão sobre os hábitos alimentares da turma e propor intervenções diárias ao longo do ano, como, sugerir atividades em que movimentem o corpo e alimentos saudáveis para confraternizações da turma, bem como incentivar a degustação de alimentos diferentes dos habituais.
As habilidades EF05CI08 e EF05CI09 dão subsídio para ampliação desses conteúdos, além de favorecerem discussões acerca de distúrbios nutricionais entre crianças e adolescentes, identificando os hábitos alimentares e de prática de atividade física.
Atividade 3. Discorrer acerca dos sistemas circulatório, respiratório e digestório. Embora pareçam conceitos muito específicos, devem ser explorados. Os estudantes respiram, alimentam-se e sentem o coração bater, basta refinar as vivências e nomear algumas estruturas.
Caso julgue necessário, discutir esses temas antes que os estudantes respondam às perguntas. No item a, é possível questionar quais órgãos já ouviram falar quando estão conversando a respeito da alimentação. É provável que eles relacionem a digestão ao estômago. Se isso acontecer, perguntar por onde se inicia a alimentação e onde ela termina com a liberação de resíduos. Ao relembrar essas informações, fica mais simples analisar as imagens e identificar o sistema digestório. Ao descrever de forma resumida como ocorre esse processo, os estudantes desenvolvem a produção da escrita, um dos componentes essenciais da alfabetização, de acordo com a PNA.
No item b, pedir aos estudantes que inspirem e expirem e associem essa função, respiração, ao sistema respiratório. Finalmente, no item c, é possível que relacionem a presença do coração com a circulação do sangue. Se isso não acontecer, solicitar aos estudantes que coloquem uma das mãos na região do coração e sintam os batimentos cardíacos. Depois, auxiliar na localização dos batimentos no pulso, de maneira que percebam a circulação. Utilizar a imagem do sistema 1 (sistema cardiovascular), para explicar a circulação sanguínea.
Os sistemas do corpo humano serão estudados nos capítulos 11 e 12 do Livro do Estudante, trabalhando as habilidades EF05CI06 e EF05CI07. Ao desenvolver essas habilidades os estudantes serão capazes de argumentar e fundamentar a ação dos sistemas digestório e respiratório no processo de nutrição do organismo, reconhecendo as funções desses sistemas, bem como explicar o funcionamento do sistema circulatório, relacionando-o à distribuição dos nutrientes e eliminação dos resíduos produzidos.