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AVALIAÇÃO DE RESULTADO

O professor vai orientar se as questões devem ser respondidas no caderno ou em uma folha avulsa.

Terra e Universo

  1. Ao observarmos o movimento do Sol no céu, podemos pensar que ele gira ao redor da Terra. No entanto, esse movimento é aparente, porque, na verdade, é a Terra que gira ao redor do Sol.

    Observe a imagem e responda.

Imagem: Ilustração. Sol com setas em sentido anti-horário ao redor indicando translação da terra. A terra também indica seta em sentido anti-horário fazendo rotação. Fim da imagem.

LEGENDA: Representação esquemática dos movimentos da Terra. (Imagem sem escala; cores fantasia.) FIM DA LEGENDA.

Fonte: OLIVEIRA FILHO, K. de S.; SARAIVA, M. de F. O. Astronomia e Astrofísica. Porto Alegre: UFRGS, 2014. Disponível em: http://fdnc.io/9t3. Acesso em: 13 maio 2021.

  1. Qual é o movimento que a Terra executa, em torno do próprio eixo, que determina a existência do dia e da noite?
    PROFESSOR Resposta: Rotação.
  1. Como é chamado o movimento que a Terra executa em torno do Sol e qual é seu tempo de duração?
    PROFESSOR Resposta: Translação, e dura aproximadamente um ano.
  1. Quais são os recursos tecnológicos usados hoje para observação dos corpos celestes? E qual é a importância deles para o estudo desses corpos?
    PROFESSOR Resposta: Telescópios e satélites. Eles mostram com mais detalhes esses astros, possibilitando um maior conhecimento sobre eles.
MANUAL DO PROFESSOR

Avaliação de resultado

A avaliação de resultado tem como objetivo fazer um balanço do grau de domínio do estudante sobre o que aprendeu durante o ano letivo. Além disso, permite constatar se o estudante atingiu os objetivos de aprendizagem, verificando a compatibilidade entre tais objetivos e os resultados efetivamente alcançados durante o desenvolvimento das atividades propostas. É, ainda, um auxílio para reflexão do professor sobre seus objetivos e metas educacionais, bem como para verificar se o estudante se desenvolveu da forma esperada.

As questões propostas estão divididas nos três eixos das unidades temáticas: Terra e Universo; Matéria e energia; Vida e evolução, que contemplam as habilidades que indicarão a progressão de aprendizagem do estudante. Uma opção complementar a essa avaliação é propor ao estudante uma autoavaliação do resultado obtido nessa atividade de fechamento. Aproveitar as considerações que serão feitas para rever as imprecisões na compreensão dos conceitos trabalhados e, se for possível, compor atividades de reforço sobre os pontos que forem necessários.

Terra e Universo

No tópico Terra e Universo, são abordados os seguintes objetos de conhecimento: constelações e mapas celestes; movimento de rotação da Terra; periodicidade das fases da Lua; e instrumentos óticos.

Atividade 1. Os estudantes já devem reconhecer o movimento de rotação, realizado em torno do próprio eixo; e o movimento de translação, em torno do Sol.

Esse conteúdo foi abordado no capítulo 2, no qual trabalhou-se a habilidade EF05CI11, em que eles associaram o movimento aparente do Sol e de outras estrelas ao movimento de rotação da Terra.

Atividade 2. Existem registros de observações astronômicas em diversos povos e culturas, o ser humano sempre esteve curioso e tentou entender o céu. Desde o lançamento do primeiro satélite, em 1957, os recursos de observação e alcance do Universo evoluíram bastante. Exemplos de aplicações de telescópios e lunetas para a observação à distância dos corpos celestes foram apresentados no capítulo 2.

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  1. Observe o calendário e responda.
Imagem: Ilustração. Calendário indicando julho de 2023. Destaque para fases da lua nos dias: segunda-feira, dia 3, com lua nova; segunda-feira, dia 10, com quarto minguante; segunda-feira, dia 17, com lua cheia; terça-feira, dia 25, com quarto crescente. Fim da imagem.
  1. Quais são as informações fornecidas nesse calendário?
    PROFESSOR Resposta: A quantidade de dias do mês, da semana e as fases da Lua.
  1. De acordo com o calendário, quantas fases diferentes da Lua observamos no período de um mês? Qual é o nome de cada uma dessas fases?
    PROFESSOR Resposta: Podem ser observadas quatro fases. São chamadas: cheia, quarto minguante, nova e quarto crescente.
  1. Por que vemos a Lua com diferentes formas durante um mês?
    PROFESSOR Resposta: As diferentes formas da Lua vistas por um observador dependem da posição dela em relação ao Sol e à Terra. À medida que a Lua gira em torno da Terra, parte dela é iluminada.
  1. Qual foi o instrumento utilizado por Galileu que permitiu a observação mais detalhada da Lua?
    PROFESSOR Resposta: A luneta.

    Matéria e energia

  1. O lixo é coletado por caminhões e levado aos seus destinos. Os lixões ainda são um desses destinos em muitos municípios. Observe a imagem e responda.
Imagem: Fotografia. Vista de lixão com longa extensão de lixo descartado em campo aberto. Fim da imagem.

LEGENDA: Lixão a céu aberto em Pombal, PB, 2019. FIM DA LEGENDA.

MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 3. A interpretação dos calendários é essencial para os estudantes se situarem em relação aos dias e meses do ano. No item a, avaliar essa capacidade de interpretação, verificando se os estudantes identificam também as fases da Lua.

No item b, identificar e nomear as fases também é importante para consolidar os conhecimentos sobre as fases da Lua. Elas influenciam diretamente a agricultura, definindo o momento de plantio e colheita; e os oceanos, orientando a vazão das marés. Os estudantes que convivem com pescadores, por exemplo, possivelmente já ouviram os adultos programando essa atividade a partir do calendário lunar. A habilidade EF05CI12 possibilita que os estudantes identifiquem a constância das fases da Lua com base na observação e registro do céu.

No item c, discutir os movimentos dos astros, neste caso, como a Lua está posicionada em relação ao Sol e à Terra. Conceitos como esse são mais bem relacionados quando se utilizam modelos em três dimensões. Caso identifique alguma defasagem, discutir o assunto com os estudantes utilizando um modelo confeccionado com bolas de diferentes esportes: bola de futebol representando o Sol; a bola de tênis simbolizando a Terra; e a bolinha de gude ou de borracha como a Lua.

No item d, os estudantes devem identificar a luneta como o instrumento utilizado por Galileu para a observação à distância de um objeto, promovendo a sua ampliação. Essa atividade trabalha parcialmente a habilidade EF05CI13, ao relacionar a importância do desenvolvimento de dispositivos de observação à distância para o conhecimento de corpos celestes como a Lua.

Matéria e energia

Neste tópico, são abordados os objetos de conhecimento: ciclo hidrológico; propriedades físicas dos materiais; consumo consciente; e reciclagem.

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  1. Esse local é adequado para descartar o lixo? Por quê?
    PROFESSOR Resposta: Não, porque o lixo fica exposto, contaminando o solo e eliminando gases que fazem mal aos humanos e a outros seres vivos. Além disso, o lixo, nessas condições, pode servir de alimento para insetos e ratos, que são potenciais transmissores de doenças.
  1. Podemos dar outro destino ao lixo da imagem? Qual?
    PROFESSOR Resposta: Ele pode ir para um aterro sanitário e parte dele pode ser reciclada. O material orgânico pode ainda ser usado em composteiras.
  1. Como podemos diminuir a quantidade de lixo que produzimos?
    PROFESSOR Resposta: Devemos evitar o desperdício de papel e de alimentos, reaproveitar as embalagens e, quando possível, enviá-las para reciclagem. Além disso, podemos diminuir o consumo de produtos industrializados.
  1. A água circula nos ambientes devido às mudanças de estado pelas quais ela passa. Observe o esquema e responda.
Imagem: Esquema. Ilustração de campo com rio indicando evaporação que sobe ao céu realizando processo de condensação formando nuvens. Nuvens liberam chuva que se divide em transpiração voltando para o céu, precipitação em árvore e infiltração no solo. Fim da imagem.

LEGENDA: Representação esquemática do ciclo da água. (Imagem sem escala; cores fantasia.) FIM DA LEGENDA.

Fonte: PRESS, F.; SIEVER, R. et al. Para entender a Terra. 4ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.

  1. Explique a mudança de estado físico que ocorre na evaporação e na condensação da água.
    PROFESSOR Resposta: Na evaporação ocorre a mudança do estado líquido para o gasoso; e na condensação, do estado gasoso para o líquido.
  1. De que modo os seres vivos participam do ciclo da água?
    PROFESSOR Resposta: Por meio da transpiração, da evaporação da urina e da respiração.
  1. Por que a água não pode ser considerada um recurso inesgotável, embora ela circule no ambiente?
    PROFESSOR Resposta: Porque a água dos rios está sendo poluída e os seus mananciais destruídos. Esses fatores, associados ao aumento da população, fazem com que a qualidade da água seja comprometida e ela se torne imprópria para o consumo.
  1. A energia elétrica é utilizada para o funcionamento de vários aparelhos nas moradias. Estes, por sua vez, transformam essa energia em outros tipos de energia. Escreva o nome de um aparelho elétrico que transforma a energia elétrica em:
    • energia sonora ou luminosa;
      PROFESSOR Resposta: Televisão, notebook e lâmpada.
    • energia térmica;
      PROFESSOR Resposta: Ferro de passar, secador de cabelo e chuveiro.
    • energia cinética (movimento).
      PROFESSOR Resposta: Batedeira, liquidificador e ventilador.
    1. O consumo de energia elétrica deve ser feito de forma consciente. Que dicas você daria para as pessoas consumirem essa energia de forma mais adequada?
      PROFESSOR Resposta pessoal. É possível que os estudantes respondam que se deve evitar deixar lâmpadas acesas e a televisão ligada em ambientes sem pessoas, que não se deve demorar muito tempo no banho, que se deve utilizar lâmpadas que economizam energia, além de juntar uma quantidade grande de roupa para lavar na máquina (o mesmo para passar).
MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 1. Discutir a manutenção dos lixões nas regiões do Brasil, um problema recorrente em nosso país. Além dos lixões, há lugares onde as pessoas costumam descartar os resíduos inadequadamente. Comentar que esse tipo de atitude contribui para a proliferação de roedores e provoca o aumento de enchentes, já que o lixo descartado em locais inadequados, na maioria das vezes, vai para os bueiros, entupindo-os. Para melhor aproveitamento desta atividade, promover um debate acerca dos lixões. No item a, orientar os estudantes a observar a imagem e refletir a respeito das consequências do acúmulo de lixo. É possível relacionar o odor expelido à presença de insetos e outros animais em ambientes próximos a lixeiras.

Os itens b e c dizem respeito a medidas de consumo sustentável e reciclagem, conceitos amplamente discutidos na unidade 2 do Livro do Estudante, com o objetivo de promover a reflexão a respeito do consumo consciente e a criação de propostas para evitar o desperdício e viabilizar o descarte adequado, indo ao encontro da habilidade EF05CI05.

Atividade 2. No item a, os estudantes precisam descrever como ocorre a mudança de estado físico, evaporação e condensação da água, desenvolvendo, dessa maneira, um dos componentes essencias da alfabetização: a produção escrita, bem como retomando o desenvolvimento da habilidade EF05CI02 .No item b, os estudantes terão que mencionar que os seres vivos participam do ciclo da água por meio da transpiração, evaporação da urina e da respiração.

Outro ponto do consumo sustentável refere-se à água. Como colocado no item c, apesar de fazer parte de um ciclo, a poluição das águas e a destruição dos mananciais, associados ao aumento da população, fazem com que a qualidade da água seja comprometida e se torne imprópria para consumo. Mais importante que conhecer as nomenclaturas corretas acerca do ciclo da água, é preciso que os estudantes reconheçam as ações necessárias para a sua manutenção, garantindo a preservação desse recurso natural.

Atividade 3. Os estudantes devem listar a transformação de energia elétrica em outras energias. Lembre-os de escolher aparelhos presentes no cotidiano, o que facilita o entendimento desse conceito. Discorrer sobre a transformação da matéria, explorando a energia elétrica como principal objeto de estudo. Segundo a habilidade EF05CI01, a atividade explora as propriedades físicas da matéria, como a condutibilidade elétrica.

Atividade 4. Discutir o consumo sustentável referente à energia e incentivar os estudantes a dar dicas sobre o que seguem ou pretendem seguir em suas moradias, proposta relacionada com a habilidade EF05CI05. Perguntar se, após as aulas, conversaram acerca do assunto com as famílias para realizar mudanças nos hábitos e rotinas da casa, como desligar os aparelhos eletrônicos da tomada.

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  1. A energia elétrica pode ser gerada por diferentes fontes. Identifique as fontes de energia mostradas nas imagens a seguir.
    PROFESSOR Resposta: A − Energia do vento; B − Energia do Sol; C − Energia da queda-d’água.
Imagem: Fotografia. A: Vista de vilarejo ao lado de campo desértico com usinas de energia eólica formada por gigantes cata-ventos. Fim da imagem.

LEGENDA: Usina de geração de energia em Camocim, CE, 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. B: Campo aberto com placas de energia solar. Fim da imagem.

LEGENDA: Usina de geração de energia em Presidente Prudente, SP, 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. C: Vista aérea de represa em barragem de usina hidrelétrica. Fim da imagem.

LEGENDA: Usina de geração de energia em São José da Barra, MG, 2020. FIM DA LEGENDA.

Vida e evolução

  1. Os sistemas são formados por um conjunto de órgãos que, juntos, realizam determinada função.
    1. Identifique o que cada sistema realiza no corpo humano.
      • Sistema digestório.
        PROFESSOR Resposta: Transforma os alimentos ingeridos em partículas menores: os nutrientes.
      • Sistema circulatório.
        PROFESSOR Resposta: Transporta os nutrientes para todas as células do corpo por meio do sangue.
      • Sistema respiratório.
        PROFESSOR Resposta: Realiza as trocas gasosas entre o organismo e o ambiente, possibilitando a entrada de oxigênio e a liberação do gás carbônico das células.
      1. Os sistemas digestório e circulatório apresentam funções complementares. Quais são essas funções?
        PROFESSOR Resposta: O sistema digestório transforma os alimentos em nutrientes e o circulatório leva esses nutrientes a todas as células do corpo.
      1. Cite um órgão de cada um desses sistemas.
        PROFESSOR Respostas possíveis: sistema digestório – boca, faringe, esôfago, estômago, fígado, pâncreas e intestino; sistema circulatório – coração e vasos sanguíneos; sistema respiratório – cavidade nasal, faringe, laringe, traqueia e pulmão.
  1. Maria é uma criança que costuma ingerir com frequência, em suas refeições, alimentos e sucos industrializados. Sabemos que isso pode resultar em diversos problemas de saúde causados pela falta de nutrientes essenciais.
    1. Que tipo de refeição ajudaria a evitar problemas de saúde causados pela falta de nutrientes essenciais? Dê um exemplo.
      PROFESSOR Resposta: Refeições com alimentos in natura ou minimamente processados, por exemplo: arroz, feijão, carne de frango, salada e fruta.
    1. Além de mudanças na alimentação, que hábitos Maria pode adotar para ter uma vida mais saudável?
      PROFESSOR Resposta: Praticar atividades físicas.
MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 5. Analisar com os estudantes as imagens de três fontes de energia em diferentes estados brasileiros. Pedir a eles que expliquem como a força das águas, a intensidade dos ventos e a luz do Sol se transformam em energia elétrica. Comentar a respeito de a produção de energia elétrica no Brasil ser uma das mais limpas e sustentáveis do mundo, explicar como e por que essas fontes são consideradas renováveis.

Vida e evolução

Os objetos de conhecimento abordados referentes à unidade temática Vida e evolução foram a integração entre os sistemas digestório, respiratório e circulatório; nutrição do organismo; e hábitos alimentares.

Atividade 1. Visa avaliar o desenvolvimento das habilidades EF05CI06 e EF05CI07, ao solicitar aos estudantes que identifiquem, no item a, a função dos sistemas digestório, circulatório e respiratório. Além disso, no item b, os estudantes precisam compreender como o sistema digestório e circulatório se complementam no processo de nutrição e eliminação dos resíduos produzidos. No item c, verificar se reconhecem os órgãos que fazem parte desses sistemas.

Atividade 2. Esta atividade discute dois problemas muito comuns na sociedade atual, a má alimentação e os distúrbios alimentares, indo ao encontro das habilidades EF05CI08 e EF05CI09. No item a, comentar com os estudantes como o prato tipicamente brasileiro (arroz, feijão, proteína animal e salada) é bem equilibrado e proporciona todos os nutrientes essenciais para uma alimentação saudável. Mencionar a importância de escolher, preferencialmente, alimentos in natura e minimante processados no dia a dia. No item b, conversar a respeito das atividades físicas realizadas na escola durante o ano e estimular que compartilhem brincadeiras que movimentam o corpo para que todos possam aprender e se divertir.

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Sugestões de visitação

A seguir, são apresentadas algumas sugestões de museus e centros de Ciências para visitação.

Região Norte

Museu Sacaca (Macapá, AP)

http://fdnc.io/faa. Acesso em: 20 maio 2021.

O museu, além de dedicar-se à interação entre o saber científico e o saber popular dos povos amazônicos, dispõe do Planetário Móvel Maywaka, onde ocorrem sessões sobre Astronomia.

Centro de Ciências e Planetário do Pará (Belém, PA)

http://fdnc.io/fab. Acesso em: 20 maio 2021.

O espaço desenvolve atividades relacionadas a diversas áreas do conhecimento, como experimentos de Química e de Física, jogos matemáticos, observações em microscópios e sessões astronômicas em um planetário.

Região Nordeste

Observatório Astronômico Antares (Feira de Santana, BA)

http://fdnc.io/fac. Acesso em: 20 maio 2021.

O observatório conta com um planetário e com o Museu Antares, abordando assim, além da Astronomia, temas como Zoologia e Paleontologia.

Planetário Rubens de Azevedo (Fortaleza, CE)

http://fdnc.io/fad. Acesso em: 20 maio 2021.

O planetário oferece, além das sessões de cúpula, observações noturnas com telescópio, formação continuada para professores e sessões sob demanda de temas específicos, por meio do projeto Planetário & Sala.

Espaço Ciência (Olinda, PE)

http://fdnc.io/fae. Acesso em: 20 maio 2021.

O espaço oferece ao público exposições, trilhas, experimentos, observações astronômicas, além de seções em um planetário.

Região Centro-Oeste

Museu de Anatomia Humana da Universidade de Brasília (Brasília, DF)

http://fdnc.io/faf. Acesso em: 20 maio 2021.

O museu dispõe de um acervo de mais de 300 peças humanas, naturais e artificiais, e algumas delas podem ser tocadas pelos visitantes.

Planetário Juan Bernardino Marques Barrio (Goiânia, GO)

http://fdnc.io/5BC. Acesso em: 20 maio 2021.

O planetário promove atividades de extensão com atendimento a grupos escolares e ao público geral para todas as idades.

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Região Sudeste

Planetário de Vitória (Vitória, ES)

http://fdnc.io/fag. Acesso em: 20 maio 2021.

O planetário oferece cursos, oficinas, palestras e exposições, além de programas de atividades educativas de atendimento a escolas e elaboração de material educativo para atendimento a estudantes com deficiência visual.

Espaço do Conhecimento UFMG (Belo Horizonte, MG)

http://fdnc.io/fah. Acesso em: 20 maio 2021.

O espaço conta com salas de exposição sobre avanços na Ciência e na Tecnologia, planetário e observatório onde são feitas observações com telescópio do Sol e do céu noturno.

Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, RJ)

http://fdnc.io/fai. Acesso em: 20 maio 2021.

A fundação possui duas cúpulas de planetário na Gávea e uma em Santa Cruz, nas quais oferece sessões de Astronomia, observações astronômicas com telescópios e o projeto Dormindo com as estrelas para crianças de 7 a 11 anos.

Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade de São Paulo (São Paulo, SP)

http://fdnc.io/faj. Acesso em: 20 maio 2021.

O parque possui três linhas temáticas: Astronomia, Meio Ambiente e Ciências da Natureza, que englobam observação astronômica e sessões em planetário digital, trilha na mata local e experimentos de Física, Geofísica, Biologia, entre outros.

Região Sul

Museu de Ciência e Tecnologia de Londrina (Londrina, PR)

http://fdnc.io/fak. Acesso em: 20 maio 2021.

O museu conta com três espaços de divulgação científica: o centro de Ciências, um planetário e um observatório. Há ainda o Museu Itinerante, que leva experimentos didáticos para escolas da região.

Planetário da Universidade Federal de Santa Maria (Santa Maria, RS)

http://fdnc.io/fam. Acesso em: 20 maio 2021.

O planetário oferece sessões sobre Astronomia com projeção do céu e ainda conta com o Museu Interativo de Astronomia.

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Referências bibliográficas

ADRENALINA nas alturas: conheça a física por trás das montanhas-russas. Globo Ciência, 7 set. 2013. Disponível em: http://fdnc.io/fa6. Acesso em: 20 maio 2021.

A reportagem explica, sob o ponto de vista da Física, como funcionam os diferentes tipos de montanha-russa e o que acontece com o corpo humano enquanto está dentro de uma delas.

AKATU. Como separar os resíduos para a reciclagem. Disponível em: http://fdnc.io/f9e. Acesso em: 20 maio 2021.

Esse link traz uma tabela que apresenta os produtos de cada categoria – papéis, plásticos, vidros e metais –, os que podem ser reciclados e os que não podem, além de uma lista com materiais que precisam de descarte especial.

ALBERTS, J. et al. Biologia molecular da célula. 4ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2004.

O livro aborda conceitos relacionados à biologia molecular.

AMOS, J. Supertelescópio registra imagens mais detalhadas já vistas da superfície do Sol. BBC, 30 jan. 2020. Disponível em: http://fdnc.io/f8U. Acesso em: jun. 2021.

Novas imagens do Sol provenientes do telescópio DKSIT prometem um estudo mais avançado do funcionamento e do comportamento solar, ajudando assim a prever possíveis explosões solares e suas consequências na Terra.

ARMSTRONG, L. et al. Urinary indices of hydration status. International Journal of Sports Nutrition, Hanover, v. 4, n. 3, p. 265-279, 1994.

O artigo traz um estudo sobre uma possível forma de medir o status de hidratação pela cor da urina e busca explicar melhor a relação entre essa característica, a osmolaridade e a gravidade específica da urina.

AS CIENTISTAS negras que possibilitaram à Nasa colocar um homem no espaço. Tilt, 13 jan. 2017. UOL. Disponível em: http://fdnc.io/f94. Acesso em: 20 maio 2021.

A reportagem conta a história de Katherin Johnson, Mary Jackson e Dorothy Vaughn, três mulheres negras que fizeram história trabalhando na Nasa. O artigo também faz menção ao filme, Estrelas além do tempo, que narra o episódio de 1962, quando a equipe de mulheres da Nasa liderou o projeto que viabilizou a ida do homem à Lua.

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BARTABURU, X. Desenvolvimento: como você cresceu! Revista Superinteressante, 31 out. 2016. Disponível em: http://fdnc.io/fa7. Acesso em: 20 maio 2021.

Nesse artigo, o autor discorre sobre as principais características do hormônio de crescimento e as doenças relacionadas aos defeitos na sua produção. Também traz algumas curiosidades, como calcular a estimativa da altura dos filhos pela altura dos pais e o aumento da altura média da população.

BERNARDES, J. Saída de indústrias deixa risco de contaminação do solo. Agência USP de Notícias, São Paulo, 21 jul. 2010. Disponível em: http://fdnc.io/f97. Acesso em: 20 maio 2021.

A reportagem aborda a contaminação e a poluição de áreas na região metropolitana de São Paulo correlacionadas ao modelo de desenvolvimento industrial adotado desde meados do século passado.

BOCZKO, R. Os cometas. Investigando a Terra. Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo. Disponível em: http://fdnc.io/f8Q. Acesso em: 20 maio 2021.

Nesse artigo, o autor explica o que são cometas, meteoroides e meteoritos e como se formam, além de algumas diferenças de nomenclatura entre eles.

BRAGA, A. Cada brasileiro produz 387 kg de lixo por ano. Edição do Brasil, Belo Horizonte, 10 nov. 2017. Disponível em: http://fdnc.io/f95. Acesso em: 20 maio 2021.

A reportagem apresenta diversos dados sobre a produção de lixo e sua destinação, além de medidas necessárias para uma possível melhoria do cenário.

BRANCO, S. M. O saci e a reciclagem do lixo. 3ª ed. São Paulo: Moderna, 2011.

O livro narra as aventuras e as travessuras do Saci e como ele recebe da natureza uma importante lição sobre o lixo.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC; SEB, 2018.

Trata-se de um documento normativo que define o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os estudantes devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.

BRASIL. Ministério de Minas e Energia. Empresa de Pesquisa Energética. Balanço energético nacional 2020: relatório síntese. Brasília: MME, 2020. Disponível em: http://fdnc.io/f9M. Acesso em: 20 maio 2021.

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O documento contém a contabilidade relativa à oferta e ao consumo de energia no Brasil, bem como dos processos de conversão de produtos energéticos e de comércio exterior, além de informações sobre reservas, capacidades instaladas e importantes dados estaduais.

BRASIL. Ministério da Saúde. Guia alimentar para a população brasileira. 2ª ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2014. Disponível em: http://fdnc.io/ekV. Acesso em: 20 maio 2021.

O guia apresenta um conjunto de informações e recomendações sobre alimentação que objetivam promover a saúde de indivíduos, famílias, comunidades e da sociedade brasileira como um todo.

BRASIL. Ministério da Saúde. Obesidade infantil: como prevenir desde cedo. Saúde Brasil, 3 jun. 2020. Disponível em: http://fdnc.io/fa4. Acesso em: 20 maio 2021.

A notícia apresenta as principais causas da obesidade infantil e mostra como hábitos saudáveis adotados na infância podem evitar problemas de saúde durante toda a vida.

CALDAS, E. Garoto de 15 anos cria palmilha geradora de energia elétrica. Revista Galileu, 9 jun. 2014. Disponível em: http://fdnc.io/f9L. Acesso em: 20 maio 2021.

Nessa reportagem, o autor conta sobre a invenção de um calçado que possibilita a recarga de pequenos objetos eletrônicos, criada por Angelo Casimiro, um filipino de 15 anos.

CINCO rios no Maranhão sofrem por conta de poluição e desmatamento. G1, 8 fev. 2019. Disponível em: http://fdnc.io/f9v. Acesso em: 20 maio 2021.

A reportagem descreve a situação de cinco importantes rios no Maranhão, apontando práticas irregulares, lixo, poluição e desmatamento como as principais causas que os ameaçam.

COLASANTI, M. Lua, qual é a tua? In: COLASANTI, M. Minha ilha maravilha. São Paulo: Ática, 2007.

Usando com astúcia os recursos poéticos, a autora reuniu nessa obra breves cenas do cotidiano, observações, visões e sensações.

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ESTUDANTES reduzem o tempo de decomposição de sacolas plásticas. Programa Espaço Ecológico, 9 fev. 2016.

O artigo apresenta uma técnica inovadora, criada por um grupo de estudantes na Bahia, que reduz o tempo de decomposição do plástico.

FERREIRA, G. M. L. Atlas geográfico: espaço mundial. 5ª ed. São Paulo: Moderna, 2019.

O livro traz uma noção espacial com aprendizado e compreensão de cartografia por meio da leitura de legendas, coordenadas, símbolos e escalas.

HARVARD Health Publishing. Harvard Medical School. 2010-2020. Disponível em: http://fdnc.io/f9Y. Acessos em: 20 maio 2021.

O site, em inglês, apresenta diversas informações sobre área da saúde.

HEALTHY Eating Plate. The Nutrition Source, 2011. Department of Nutrition, Harvard T. H. Chan School of Public Health. Disponível em: http://fdnc.io/d8y. Acesso em: 20 maio 2021.

Por meio da imagem interativa de um prato dividido em categorias de alimentos e de algumas dicas, o artigo ensina a montar uma refeição de maneira equilibrada e mais saudável.

HERBERT, J. Leonardo da Vinci para crianças. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002.

O livro traz de maneira lúdica momentos da vida de Leonardo da Vinci e contém atividades sobre o assunto.

JAKIEVICIUS, M. Vida nos rios. São Paulo: DCL, 2003.

Apresentando as principais características dos rios, esse livro traz diversas informações sobre plantas, animais e a vida que os envolve.

LANZELLOTTI, J. Histórias e lendas do Brasil: Norte. São Paulo: DCL, 2008.

O livro apresenta vários contos sobre a Região Norte do Brasil, mergulhando em sua história e cultura popular.

LARA, R. Energia limpa à vista: Brasil planeja transformar marés em eletricidade. Tilt, 15 set. 2019. UOL. Disponível em: http://fdnc.io/f9Q. Acesso em: 20 maio 2021.

O artigo apresenta uma nova tecnologia sustentável e algumas de suas questões, como a implementação no Brasil e o custo-benefício.

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MENEGUELLI, G. Água virtual: um conceito que reforça importância do consumo consciente. GreenMe, 27 fev. 2017. Disponível em: http://fdnc.io/f9n. Acesso em: 20 maio 2021.

A reportagem aborda o tema “água” como recurso limitado e seu consumo introduzindo o conceito de “água virtual” e como é, ou deve ser, inserido no custo da produção de outros produtos.

MILHORANCE, F. Substâncias de indústrias químicas contaminam ambiente e afetam saúde de moradores. O Globo, 25 maio 2015. Disponível em: http://fdnc.io/f96. Acesso em: 20 maio 2021.

A reportagem apresenta o modo como diferentes substâncias tóxicas são usadas em processos químicos industriais, seus despejos irregulares e as consequências para a saúde.

MOTA, E. (coord.). Parque cantinho do céu: São Paulo. Soluções para cidades, 2013. Disponível em: http://fdnc.io/f9y. Acesso em: 20 maio 2021.

Esse documento apresenta o plano de ação para a construção do parque Cantinho do Céu, em São Paulo, com detalhes que vão desde sua elaboração até sua importância social.

OLIVEIRA FILHO, K. de S.; SARAIVA, M. de F. O. Astronomia e Astrofísica. Porto Alegre: UFRGS, 2014. Disponível em: http://fdnc.io/9t3. Acesso em: 20 maio 2021.

O livro aborda assuntos relacionados à Astronomia e à Astrofísica.

OLSEN, N. 10 atitudes para o consumo consciente de energia elétrica. Ciclo Vivo, 4 jun. 2020. Disponível em: http://fdnc.io/f9P. Acesso em: 20 maio 2021.

A reportagem apresenta algumas atitudes para o consumo consciente e de energia elétrica.

PANORAMA dos resíduos sólidos no Brasil 2018/2019. Abrelpe. São Paulo, 2019. Disponível em: http://fdnc.io/fan. Acesso em: 20 maio 2021.

O documento traz informações sobre a geração, a coleta e a gestão dos resíduos sólidos no Brasil.

MP183

PIVETTA, M. Ilha de calor na Amazônia. Revista Pesquisa FAPESP, out. 2012. Disponível em: http://fdnc.io/f9s. Acesso em: 20 maio 2021.

A reportagem apresenta como a área urbana de Manaus é mais quente do que a floresta.

PORTELA, M. O pintor da Lua. São Paulo: Brasiliense, 2010.

Nesse livro, a autora apresenta informações sobre a Lua por meio das aventuras de Zeca, que decide desvendar os mistérios desse astro.

PRESS, F.; SIEVER, R. et al. Para entender a Terra. 4ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.

O livro apresenta conteúdos sobre o ciclo hidrológico, os rios, os oceanos, a estrutura do planeta Terra, entre outros.

RIBEIRO, M. O que são as dores do crescimento nas crianças? Portal Drauzio Varella . Disponível em: http://fdnc.io/fa9. Acesso em: 20 maio 2021.

O artigo define e explica o que são dores de crescimento, qual é o procedimento a seguir se a criança apresenta esse tipo de dor e como lidar com ela.

RODRIGUES, F. L.; CAVINATTO, V. M. Lixo: De onde vem? Para onde vai? 1. ed. São Paulo: Moderna, 2006.

O livro aborda as questões ambientais relacionadas ao lixo.

SCHROEDER, C. Textos de apoio ao professor de Física: atividades experimentais de Física para crianças de 7 a 10 anos. Porto Alegre: UFRGS, 2005. Disponível em: http://fdnc.io/f9K. Acesso em: 20 maio 2021.

O estudo sugere uma nova abordagem do ensino de Física para crianças; além disso, contém um guia de apoio para estruturar aulas e avaliações.

SOLAR System exploration. Nasa. Disponível em: http://fdnc.io/9ti. Acesso em: 20 maio 2021.

O site, em inglês, apresenta de forma interativa os planetas do Sistema Solar.

TORTORA, G. J.; GRABOWSKI, S. R. Corpo humano: fundamentos de Anatomia e Fisiologia. 6ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2004.

O livro apresenta conceitos e informações sobre o corpo humano, sua fisiologia e anatomia.

MP184

TSUCHIYA, A. Força das águas: como funciona uma usina hidrelétrica? Aneel , 14 jan. 2016. Disponível em: http://fdnc.io/f9E. Acesso em: 20 maio 2021.

O site mostra como é o funcionamento de uma hidrelétrica.

UNESCO World Water Assessment Programme. Relatório Mundial das Nações Unidas sobre Desenvolvimento dos Recursos Hídricos 2020: água e mudança climática, resumo executivo. Disponível em: http://fdnc.io/f9o. Acesso em: 20 maio 2021.

O relatório apresenta dados de como a mudança climática afeta os recursos hídricos, explica como mitigar essa situação e quais são os desafios envolvidos no processo.

URBANIZAÇÃO do Complexo Cantinho do Céu. ArchDaily Brasil, 4 dez. 2013. Disponível em: http://fdnc.io/f9x. Acesso em: 20 maio 2021.

O projeto apresenta detalhes do planejamento da área, trazendo informações sobre urbanismo, ocupação espacial, meio ambiente e sociedade.

VIGOTSKI, L. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

O livro aborda os aspectos do comportamento humano.

VOCÊ sabe o que são os 5 Rs da sustentabilidade? Sesc. Rio de Janeiro, 15 maio 2020. Disponível em: http://fdnc.io/f9g. Acesso em: 20 maio 2021.

Nesse artigo, são definidos os 5 Rs da reciclagem e apresentadas algumas práticas desse procedimento.

XINGU solar: como a energia renovável pode beneficiar comunidades indígenas no Brasil. Instituto Socioambiental , 27 mar. 2019. Disponível em: http://fdnc.io/f9T. Acesso em: 20 maio 2021.

A reportagem mostra as vantagens da implantação de painéis solares como principal fonte de energia elétrica no Xingu, apresentando dados de preferências dos locais, economia e a comparação com o gerador a diesel – sistema utilizado atualmente.