96

UNIDADE 3. A FAMÍLIA E A MORADIA

Imagem: Ilustração. À esquerda, na parte superior há prédios, casas e árvores. Ao lado há pessoas andando nas calçadas e uma pessoa está na janela aberta de uma casa. Em seguida há carros parados em uma rua e pessoas atravessando sobre a faixa de pedestres. Na parte inferior há mais casas e árvores. No centro há carros andando sobre a rua e ao lado, pessoas estão esperando na calçada. À direita, na parte superior há uma pessoa na janela de um prédio, casas, árvores e postes. Em seguida há carros parados na rua e pessoas atravessando na faixa de pedestres. Na parte inferior há crianças brincando em uma praça com brinquedos e ao lado, adultos observam sentados em bancos. Fim da imagem.

LEGENDA: REPRESENTAÇÃO ILUSTRATIVA SEM ESCALA E PROPORÇÃO PARA FINS DIDÁTICOS. FIM DA LEGENDA.

97

Boxe complementar:

PRIMEIROS CONTATOS

  1. QUAIS TIPOS DE MORADIA FORAM REPRESENTADOS NA IMAGEM?
  1. AS MORADIAS DA IMAGEM SÃO SEMELHANTES ÀS DO SEU LUGAR DE VIVER?
  1. O QUE AS PESSOAS QUE APARECEM NA IMAGEM ESTÃO FAZENDO?

Fim do complemento:

98

DESAFIO À VISTA!

CAPÍTULOS 9 E 10

COM QUEM E ONDE EU VIVO?

CAPÍTULO 9. DIVERSAS FAMÍLIAS

AS PESSOAS PODEM TER DIVERSOS TIPOS DE FAMÍLIA.

Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.\

1. DESENHE VOCÊ E AS PESSOAS QUE FAZEM PARTE DA SUA FAMÍLIA.

Imagem: Ilustração. Quatro lápis coloridos formando a borda de um retângulo. Fim da imagem.

2. OBSERVE SEU DESENHO E REGISTRE:

  1. A QUANTIDADE DE ADULTOS:
  1. A QUANTIDADE DE CRIANÇAS:

99

Imagem: Ícone: Converse com seu colega. Fim da imagem.

3. COMPARE A SUA FAMÍLIA COM A DE UM COLEGA E IDENTIFIQUE:

  1. UMA SEMELHANÇA.
  1. UMA DIFERENÇA.

    4. PERGUNTE A UM ADULTO SE ELE TEM FILHOS E, EM CASO AFIRMATIVO, QUANTOS SÃO. DEPOIS, FAÇA O QUE SE PEDE.

  1. ANOTE A RESPOSTA.

    _____

  1. QUANDO SOLICITADO, INFORME AO PROFESSOR A QUANTIDADE DE FILHOS QUE VOCÊ ANOTOU. OS RESULTADOS SERÃO REGISTRADOS NA LOUSA.
  1. PREENCHA O QUADRO COM OS DADOS DA LOUSA.

    Tabela: equivalente textual a seguir.

    QUANTIDADE DE FILHOS

    QUANTIDADE DE ADULTOS

    NENHUM FILHO

    UM FILHO

    DOIS FILHOS

    TRÊS FILHOS

    QUATRO FILHOS OU MAIS

    5. DE ACORDO COM O QUADRO, QUANTOS FILHOS A MAIORIA DAS PESSOAS ENTREVISTADAS TÊM?

    _____

100

LAZER EM FAMÍLIA

AS FAMÍLIAS PODEM TER DIVERSAS FORMAS DE LAZER, COMO AS RETRATADAS NAS FOTOGRAFIAS.

Imagem: Fotografia. Um homem e um menino estão sentados em um sofá e segurando controles de videogame. O menino está com o pé direito sobre uma bola de futebol e ambos estão sorrindo. Fim da imagem.

LEGENDA: JOGAR VIDEOGAME. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um homem está em pé e ao seu lado, uma menina com capacete de proteção está andando de bicicleta. Ao fundo, árvores e pessoas.  Fim da imagem.

LEGENDA: ANDAR DE BICICLETA. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Crianças e um homem estão atrás de uma grade. Ao fundo há hipopótamos e árvores.  Fim da imagem.

LEGENDA: PASSEAR NO ZOOLÓGICO. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Pessoas sentadas em poltronas. Ao fundo, uma tela de cinema. Fim da imagem.

LEGENDA: IR AO CINEMA. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Pessoas sentadas em cadeiras. Ao fundo, palhaços em um palco. Fim da imagem.

LEGENDA: IR AO CIRCO. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Pessoas sentadas em poltronas. Ao fundo, pessoas fantasiadas sobre um palco. Fim da imagem.

LEGENDA: ASSISTIR A PEÇAS DE TEATRO. FIM DA LEGENDA.

1. PINTE OS QUADRINHOS DAS FOTOGRAFIAS DE ACORDO COM AS ATIVIDADES DE LAZER QUE VOCÊ FAZ COM SUA FAMÍLIA.

Ilustração. Quadrado vermelho.ATIVIDADE QUE VOCÊ E SUA FAMÍLIA FAZEM SEMPRE.

Ilustração. Quadrado verde.ATIVIDADE QUE VOCÊS FAZEM ÀS VEZES.

Ilustração. Quadrado azul.ATIVIDADE QUE VOCÊS NÃO FAZEM JUNTOS.

Imagem: Ícone: Converse com seu colega. Fim da imagem.

2. COMPARE AS SUAS RESPOSTAS COM AS DE UM COLEGA E CITE UMA ATIVIDADE DE LAZER QUE:

  1. SUA FAMÍLIA E A DELE FAZEM.
  1. APENAS A SUA FAMÍLIA FAZ.
  1. APENAS A FAMÍLIA DO SEU COLEGA FAZ.

101

TEMPO, TEMPO...

ALGUMAS FAMÍLIAS DEDICAM DETERMINADOS DIAS DA SEMANA AO LAZER.

COM A AJUDA DO PROFESSOR, LEIA O TEXTO.

DOMINGO DE MANHÃ

A GENTE ACORDA CEDINHO. SEM AQUELE SONO DE DIA QUE TEM AULA. TODO MUNDO ANIMADO. FALANDO ALTO. RINDO. É O ÚNICO DIA EM QUE TODO MUNDO TOMA CAFÉ DE MANHÃ JUNTO. DEPOIS CHEGAM OS CONVIDADOS DO PASSEIO. [...]

CHEGAMOS À PRAIA [...].

FONTE: FLÁVIO DE SOUZA. DOMINGÃO JOIA . SÃO PAULO: COMPANHIA DAS LETRINHAS, 1997. P. 7 E 30.

Imagem: Ícone: Converse com seu colega. Fim da imagem.

  1. FAÇA DESENHOS PARA REPRESENTAR UMA ATIVIDADE QUE A FAMÍLIA DO TEXTO FEZ NO DOMINGO.

ANTES DA CHEGADA DOS CONVIDADOS

DEPOIS DA CHEGADA DOS CONVIDADOS

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. E VOCÊ E SUA FAMÍLIA, O QUE COSTUMAM FAZER AOS DOMINGOS?

102

MUDANÇAS NAS FAMÍLIAS

AS FAMÍLIAS BRASILEIRAS VIVENCIARAM ALGUMAS MUDANÇAS NAS ÚLTIMAS DÉCADAS.

1. OBSERVE AS FOTOGRAFIAS QUE REPRESENTAM A QUANTIDADE DE FILHOS DE MUITAS FAMÍLIAS BRASILEIRAS EM TRÊS ÉPOCAS DIFERENTES.

Imagem: Fotografia em preto e branco. Um casal e cinco crianças estão em pé e olhando para frente. A mulher está segurando um bebê no colo e ao fundo há árvores.  Fim da imagem.

LEGENDA: FAMÍLIA NO MUNICÍPIO DE CASTANHAL, NO ESTADO DO PARÁ, EM 1953. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma mulher está sentada ao lado de três crianças. Ao fundo, uma casa e árvores.  Fim da imagem.

LEGENDA: FAMÍLIA NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO, NO ESTADO DE SÃO PAULO, EM 1988. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um casal está sentado e entre eles há uma menina.  Fim da imagem.

LEGENDA: FAMÍLIA NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO, NO ESTADO DE SÃO PAULO, EM 2019. FIM DA LEGENDA.

Boxe complementar:

VOCÊ SABIA?

OS PESQUISADORES DO INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA TÊM DIVERSAS HIPÓTESES PARA EXPLICAR O MOTIVO DA DIMINUIÇÃO DO NÚMERO DE FILHOS POR FAMÍLIA NOS ÚLTIMOS SETENTA ANOS, COMO A MAIOR PARTICIPAÇÃO DAS MULHERES NO MERCADO DE TRABALHO E O AUMENTO DO TEMPO DE ESTUDO A QUE ELAS TÊM ACESSO.

Fim do complemento.

103

2. AGORA, OBSERVE ESTAS FOTOGRAFIAS.

Imagem: Fotografia A em preto e branco. No centro, uma mulher está sentada com um bebê no colo. Ao seu lado há cinco crianças e um homem em pé.  Fim da imagem.

LEGENDA: FAMÍLIA NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO, NO ESTADO DE SÃO PAULO, EM 1926. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia B. Uma mulher está sorrindo e segurando a mão de uma jovem cadeirante, que está sorrindo. Ao fundo, carros e casas. Fim da imagem.

LEGENDA: FAMÍLIA NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO, NO ESTADO DE SÃO PAULO, EM 2020. FIM DA LEGENDA.

  1. COMPLETE O QUADRO COM BASE NAS INFORMAÇÕES DAS FOTOGRAFIAS.

    Tabela: equivalente textual a seguir.

    ANO

    QUANTIDADE DE ADULTOS

    QUANTIDADE DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

    FOTOGRAFIA A

    6

    FOTOGRAFIA B

    1

    1

  1. EM QUE ANO FOI FEITA A FOTOGRAFIA COM A MAIOR QUANTIDADE DE CRIANÇAS?

    _____

104

EXPLORAR FONTE HISTÓRICA ORAL

UMA DAS FONTES HISTÓRICAS UTILIZADAS NO ESTUDO DAS FAMÍLIAS E DAS COMUNIDADES É A ENTREVISTA.

Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.

  1. O PROFESSOR VAI ORGANIZAR QUEM DA DUPLA VAI LER EM VOZ ALTA AS PERGUNTAS E QUEM VAI LER AS RESPOSTAS.

    PERGUNTA – AIDÊ, PRA GENTE COMEÇAR, QUERIA QUE VOCÊ FALASSE O SEU NOME COMPLETO, O LOCAL E A DATA DE NASCIMENTO.

    RESPOSTA – MEU NOME É AIDÊ MARTINS, NASCI EM 2 DE ABRIL DE 1961 NO MUNICÍPIO DE JAPERI [NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO] ONDE SEMPRE MOREI, NASCI E VIVI. [...]

    PERGUNTA – E QUAL É O NOME DOS SEUS PAIS?

    RESPOSTA – MEU PAI É SEBASTIÃO MIGUEL MARTINS. MINHA MÃE, JUDITH FERREIRA MARTINS.

    PERGUNTA – E VOCÊ TEM IRMÃOS?

    RESPOSTA – TENHO. ÉRAMOS 14; ATUALMENTE, SOMOS OITO.

    FONTE: A TRANSFORMAÇÃO PELA EDUCAÇÃO. MUSEU DA PESSOA , SÃO PAULO, ENTREVISTA PUBLICADA EM 12 FEV. 2009. DISPONÍVEL EM: http://fdnc.io/foq. ACESSO EM: 17 JUN. 2021.

  1. LOCALIZE E RETIRE DO TEXTO INFORMAÇÕES PARA CIRCULAR CADA ITEM A SEGUIR COM AS CORES DA LEGENDA.

    Ilustração. Quadrado vermelho. NOME DA ENTREVISTADA.

    Ilustração. Quadrado verde. ANO EM QUE ELA NASCEU.

    Ilustração. Quadrado preto. LOCAL ONDE NASCEU.

    Ilustração. Quadrado azul. NOME DO PAI DA ENTREVISTADA.

    Ilustração. Quadrado roxo. NOME DA MÃE DA ENTREVISTADA.

    Ilustração. Quadrado amarelo. QUANTOS FILHOS A MÃE DA ENTREVISTADA TEVE.

14

AIDÊ

SEBASTIÃO

JUDITH

1961

JAPERI

105

Imagem: Ícone: Tarefa de casa. Fim da imagem.

  1. AGORA VOCÊ É O ENTREVISTADOR! CONVERSE COM UMA PESSOA IDOSA DE SUA CONVIVÊNCIA E SIGA O ROTEIRO.

    PERGUNTA: QUAL É O SEU NOME?

    RESPOSTA: _____

    PERGUNTA: QUANTOS FILHOS SEUS PAIS TIVERAM OU ADOTARAM?

    RESPOSTA: _____

    Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

  1. COLE UMA FOTOGRAFIA DO ENTREVISTADO OU FAÇA UM DESENHO PARA REPRESENTÁ-LO.
Imagem: Ilustração. Quatro lápis coloridos formando a borda de um retângulo. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. QUANDO SOLICITADO, INFORME QUANTOS FILHOS OS PAIS DO SEU ENTREVISTADO TIVERAM.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. A MAIORIA DOS PAIS DOS ENTREVISTADOS TEVE MAIS OU MENOS DO QUE DOIS FILHOS?

106

CAPÍTULO 10. A MORADIA

TODAS AS PESSOAS PRECISAM TER UMA MORADIA PARA VIVER BEM, SE PROTEGER E DESCANSAR.

MUITAS MORADIAS SÃO DIVIDIDAS EM CÔMODOS. EM CADA UM DELES, DIFERENTES ATIVIDADES COSTUMAM SER REALIZADAS.

OBSERVE A REPRESENTAÇÃO DE UMA MORADIA. NELA VIVEM TRÊS CRIANÇAS COM SEUS PAIS: RAFAELA, DE OITO ANOS, DIEGO, DE SEIS ANOS, E MANOELA, DE 1 ANO.

Imagem: Ilustração. À esquerda, uma menina está agachada e segundo uma bola ao lado de um cachorro. Atrás dela há uma árvore e um muro. À direita, interior de uma casa de dois andares. Na parte superior, um quarto com cama de casal. No centro, um banheiro e ao lado, um menino está sentado e lendo um livro. Atrás dele há um berço e ao lado, um beliche. Na parte inferior, à esquerda, um homem está cozinhando em um fogão. Ao seu lado há uma geladeira e em seguida, uma mulher está lavando a louça na cozinha. À direita, um casal de idosos está brincando com um bebê em uma sala.  Fim da imagem.

LEGENDA: REPRESENTAÇÃO ILUSTRATIVA SEM ESCALA E PROPORÇÃO PARA FINS DIDÁTICOS. FIM DA LEGENDA.

107

  1. QUANTOS CÔMODOS EXISTEM NESSA MORADIA?

    _____

  1. COMPLETE AS FRASES COM OS NOMES DAS CRIANÇAS.
    • •_____ ESTÁ BRINCANDO NO QUINTAL.
    • _____ ESTÁ ESTUDANDO NO QUARTO.
    • •_____ESTÁ BRINCANDO NA SALA COM O AVÔ.
    1. O QUE O PAI DAS CRIANÇAS ESTÁ FAZENDO NA COZINHA?

      ( ) CONVERSANDO.

      ( ) COMENDO.

      ( ) COZINHANDO.

    1. O QUE O AVÔ DAS CRIANÇAS ESTÁ FAZENDO NA SALA?

      ( ) ASSISTINDO À TELEVISÃO.

      ( ) BRINCANDO COM MANOELA.

      ( ) CONVERSANDO COM A AVÓ.

    1. COMPLETE AS FRASES COM AS PALAVRAS A SEGUIR.

AO LADO

ATRÁS

EM FRENTE

Imagem: Ilustração. Um cachorro bege. Fim da imagem.

108

CARTOGRAFANDO

PARA REPRESENTAR UM ELEMENTO EM UMA FOLHA DE PAPEL, MUITAS VEZES É PRECISO REDUZIR SEU TAMANHO.

  1. MARQUE O ANIMAL QUE ESTÁ REPRESENTADO EM TAMANHO REDUZIDO.
Imagem: Fotografia. Um gato com pelo claro e olhos azuis.  Fim da imagem.

LEGENDA: GATO COM, APROXIMADAMENTE, 46 CENTÍMETROS DE COMPRIMENTO. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma borboleta com asas em tons de laranja.  Fim da imagem.

LEGENDA: BORBOLETA COM, APROXIMADAMENTE, 8 CENTÍMETROS DE COMPRIMENTO. FIM DA LEGENDA.

Observação:

ELEMENTOS REPRESENTADOS FORA DE PROPORÇÃO ENTRE SI.

Fim da observação.

Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

  1. AGORA, OBSERVE COM ATENÇÃO UM OBJETO E DESENHE-O.
Imagem: Ilustração. Quatro lápis coloridos formando a borda de um retângulo. Fim da imagem.

109

MINHA MORADIA

Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Tarefa de casa. Fim da imagem.

  1. DESENHE A SUA MORADIA E O QUE EXISTE AO REDOR DELA. SE VOCÊ MORA EM UM APARTAMENTO, DESENHE O PRÉDIO E INDIQUE O ANDAR EM QUE VOCÊ MORA.
Imagem: Ilustração. Quatro lápis coloridos formando a borda de um retângulo. Fim da imagem.

2. AGORA, IMAGINE QUE VOCÊ ESTÁ NA PORTA DE ENTRADA DA SUA MORADIA OLHANDO PARA FORA.

  1. O QUE EXISTE EM FRENTE À SUA MORADIA?
  1. _____
  1. O QUE EXISTE AO LADO DE SUA MORADIA?
  1. _____
  1. VOCÊ SABE O QUE EXISTE ATRÁS DE SUA MORADIA? NA COMPANHIA DE UM ADULTO, PROCURE DESCOBRIR.
  1. _____

110

3. RESPONDA ÀS PERGUNTAS SOBRE COMO É A SUA MORADIA POR DENTRO.

  1. QUANTOS CÔMODOS EXISTEM EM SUA MORADIA?

    _____

  1. QUAL É O MAIOR CÔMODO?

    _____

  1. QUAL É O MENOR CÔMODO?

    _____

    4. ESCREVA EM QUAL CÔMODO DA MORADIA VOCÊ COSTUMA REALIZAR AS ATIVIDADES A SEGUIR.

  1. ESTUDAR: _____
  1. FAZER AS REFEIÇÕES: _____
  1. DORMIR: _____
  1. BRINCAR: _____


    5. QUANTAS PESSOAS MORAM COM VOCÊ?

    6. ASSINALE AS ATIVIDADES QUE COSTUMAM SER REALIZADAS EM SUA MORADIA.

Imagem: Ilustração. Uma mão segurando um ferro de passar sobre um tecido.  Fim da imagem.

LEGENDA: PASSAR ROUPAS. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Uma mão segurando uma colher de pau dentro de uma panela com fumaça.  Fim da imagem.

LEGENDA: COZINHAR. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Uma mão segurando uma pá sobre uma planta.  Fim da imagem.

LEGENDA: PLANTAR. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Uma mão segurando um pano sobre um armário. Fim da imagem.

LEGENDA: LIMPAR. FIM DA LEGENDA.

111

CARTOGRAFANDO

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. CONTE PARA O PROFESSOR QUAL É O TIPO DE SUA MORADIA: CASA TÉRREA, SOBRADO, APARTAMENTO OU OUTRO.
  1. AGORA, ANOTE O NÚMERO DE COLEGAS QUE MORAM EM:

    ( ) CASA TÉRREA.

    ( ) SOBRADO.

    ( ) APARTAMENTO.

    ( ) OUTRO TIPO DE MORADIA.

    Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

  1. NOS ESPAÇOS A SEGUIR, CRIE UM SÍMBOLO PARA REPRESENTAR CADA TIPO DE MORADIA.
    • DEPOIS, REGISTRE A QUANTIDADE DE ALUNOS QUE VIVE EM CADA TIPO DE MORADIA PINTANDO UM QUADRINHO PARA CADA ALUNO.

CASA TÉRREA

Tabela: equivalente textual a seguir.

SOBRADO

Tabela: equivalente textual a seguir.

APARTAMENTO

Tabela: equivalente textual a seguir.

OUTRO TIPO DE MORADIA

Tabela: equivalente textual a seguir.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. EM QUE TIPO DE MORADIA VIVE A MAIORIA DOS ALUNOS DA CLASSE?

112

AVALIAÇÃO DE PROCESSO DE APRENDIZAGEM

RETOMANDO OS CONHECIMENTOS

Capítulos 9 e 10

NAS AULAS ANTERIORES, VOCÊ ESTUDOU COMO AS FAMÍLIAS PODEM SER DIFERENTES E ALGUMAS ATIVIDADES REALIZADAS NAS MORADIAS. AGORA, VAMOS AVALIAR OS CONHECIMENTOS QUE FORAM CONSTRUÍDOS?

  1. OBSERVE AS FOTOGRAFIAS E PREENCHA O QUADRO.
Imagem: Fotografia A. Uma família com seis pessoas (um casal de adultos, um casal de idosos e duas jovens) sentadas em um sofá e olhando para uma televisão.  Fim da imagem.

LEGENDA: FAMÍLIA NO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA, NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, EM 2017. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia B. Uma mulher e uma menina estão sentadas em volta de uma mesa com comida em cima.  Fim da imagem.

LEGENDA: FAMÍLIA NO MUNICÍPIO DE ARACATI, NO ESTADO DO CEARÁ, EM 2017. FIM DA LEGENDA.

Tabela: equivalente textual a seguir.

MEMBROS DA FAMÍLIA

CÔMODO DA MORADIA ONDE ESTÃO

ATIVIDADE QUE ESTÃO REALIZANDO

FOTOGRAFIA A

FOTOGRAFIA B

113

  1. OBSERVE A REPRESENTAÇÃO E COMPLETE AS FRASES A SEGUIR.
Imagem: Ilustração. No centro, uma menina com cabelo preso, vestido rosa e sapatos pretos está de costas. Na frente dela há uma casa térrea e dois pássaros voando. Atrás há plantas e árvores. À direita, um cachorro está sentado com a língua para fora e à esquerda há um banco de madeira.  Fim da imagem.

LEGENDA: REPRESENTAÇÃO ILUSTRATIVA SEM ESCALA E PROPORÇÃO PARA FINS DIDÁTICOS. FIM DA LEGENDA.

FRENTE

AO LADO

ATRÁS

  1. A MORADIA ESTÁ EM _____ DA CRIANÇA.
  1. O CACHORRO ESTÁ _____ DA MENINA.
  1. AS ÁRVORES ESTÃO_____DA CASA.

    AUTOAVALIAÇÃO

    AGORA É HORA DE VOCÊ REFLETIR SOBRE SEU APRENDIZADO. ASSINALE A RESPOSTA QUE VOCÊ CONSIDERA MAIS APROPRIADA.

    Tabela: equivalente textual a seguir.

    SOBRE AS APRENDIZAGENS

    SIM

    EM PARTE

    NÃO

    A) IDENTIFICO OS CÔMODOS DAS MORADIAS E COMO COSTUMAM SER USADOS PELAS PESSOAS?

    B) RECONHEÇO CARACTERÍSTICAS DA MINHA MORADIA E DO SEU ENTORNO?

    C) REPRESENTO OBJETOS E INDICO SUA POSIÇÃO?

    D) IDENTIFICO MUDANÇAS NA QUANTIDADE DE FILHOS NAS FAMÍLIAS BRASILEIRAS?

    E) RECONHEÇO FORMAS DE LAZER DA MINHA FAMÍLIA E DAS FAMÍLIAS DOS COLEGAS?

116

DESAFIO À VISTA!

CAPÍTULOS 11 E 12

QUAIS SÃO OS MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO E OS OBJETOS UTILIZADOS NAS MORADIAS?

CAPÍTULO 11. MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO DAS MORADIAS

GRANDE OU PEQUENA, DE TIJOLOS OU DE MADEIRA, NÃO IMPORTA: TODOS NÓS PRECISAMOS DE UMA MORADIA PARA VIVER E NOS ABRIGAR.

EM MUITAS HISTÓRIAS INFANTIS, AS PERSONAGENS TÊM MORADIA. A BELA ADORMECIDA, POR EXEMPLO, MORAVA EM UM CASTELO COM PAREDES FEITAS COM PEDRAS. VAMOS RELEMBRAR ALGUMAS HISTÓRIAS INFANTIS?

Imagem: Ilustração. Uma mulher com cabelo encaracolado e vestido verde e longo está deitada com os olhos fechados. Atrás dela há uma cortina vermelha, uma parede de pedras e uma janela. Ao fundo, uma torre e o céu azul. Fim da imagem.

LEGENDA: REPRESENTAÇÃO MERAMENTE ILUSTRATIVA. FIM DA LEGENDA.

1. ASSINALE OS MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO QUE PODEM SER ENCONTRADOS NA REPRESENTAÇÃO DO CASTELO DA BELA ADORMECIDA.

( ) PEDRA.

( ) MADEIRA.

( ) FERRO.

( ) PAPEL.

( ) BARRO.

( ) VIDRO.

117

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

2. VOCÊ SE LEMBRA DA HISTÓRIA DE JOÃO E MARIA? CONVERSE COM OS COLEGAS E O PROFESSOR E RECONTE A HISTÓRIA.

Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

3. DESENHE COMO VOCÊ IMAGINA SER A MORADIA QUE JOÃO E MARIA ENCONTRARAM NA FLORESTA.

Imagem: Ilustração. Quatro lápis coloridos formando a borda de um retângulo. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

4. EM SUA OPINIÃO, OS MATERIAIS USADOS NA CONSTRUÇÃO DA MORADIA ENCONTRADA POR JOÃO E MARIA PODERIAM SER UTILIZADOS EM UMA MORADIA REAL? POR QUÊ?

5. OBSERVE AS MORADIAS DOS TRÊS PORQUINHOS E IDENTIFIQUE O PRINCIPAL MATERIAL UTILIZADO NA CONSTRUÇÃO DE CADA UMA DELAS.

Imagem: Ilustração. Um porco com bermuda verde está ao lado de uma casa de palha.  Fim da imagem.

_____

Imagem: Ilustração. Um porco com bermuda verde-claro está ao lado de uma casa de madeira. Fim da imagem.

_____

Imagem: Ilustração. Um porco com bermuda vermelha está ao lado de uma casa de tijolo. Fim da imagem.

_____

LEGENDA DAS IMAGENS: ILUSTRAÇÕES SEM ESCALA E PROPORÇÃO PARA FINS DIDÁTICOS. FIM DA LEGENDA.

118

QUEM CONSTRÓI A MORADIA

A CONSTRUÇÃO DE MORADIAS ENVOLVE O TRABALHO DE DIVERSOS PROFISSIONAIS.

  1. OBSERVE AS FOTOGRAFIAS E COMPLETE AS LEGENDAS, IDENTIFICANDO O PROFISSIONAL RETRATADO EM CADA UMA DELAS.
Imagem: Fotografia. Um homem com capacete de proteção e luvas está segurando uma ferramenta sobre um painel.  Fim da imagem.

LEGENDA: _____ INSTALANDO REDE ELÉTRICA EM MORADIA NO MUNICÍPIO DE APARECIDA DE GOIÂNIA, NO ESTADO DE GOIÁS, EM 2017. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um homem com capacete de proteção e luvas está segurando um rolo de tinta sobre uma parede. Fim da imagem.

LEGENDA: _____ PINTANDO PAREDE EM MORADIA NO MUNICÍPIO DE CURITIBA, NO ESTADO DO PARANÁ, EM 2017. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um homem com boné está segurando uma pá na frente de uma parede com cimento.  Fim da imagem.

LEGENDA: _____ CONSTRUINDO PAREDE EM MORADIA NO MUNICÍPIO DE CORBÉLIA, NO ESTADO DO PARANÁ, EM 2017. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um homem com capacete de proteção está segurando um encanamento dentro de uma parede de cimento. Fim da imagem.

LEGENDA: _____ INSTALANDO ENCANAMENTO EM MORADIA NO MUNICÍPIO DE APARECIDA DE GOIÂNIA, NO ESTADO DE GOIÁS, EM 2017. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

2. VOCÊ CONHECE OUTROS PROFISSIONAIS QUE TRABALHAM NA CONSTRUÇÃO DE MORADIAS? COMPARTILHE O QUE VOCÊ CONHECE COM OS COLEGAS E O PROFESSOR.

119

3. AS ILUSTRAÇÕES A SEGUIR REPRESENTAM DIFERENTES ETAPAS DA CONSTRUÇÃO DE UMA MORADIA. NUMERE-AS NA SEQUÊNCIA CORRETA.

Imagem: Ilustração. Dois homens com capacete de proteção. Um deles está agachado ao lado de uma coluna e segurando um papel. O outro está segurando uma telha sobre a estrutura de madeira no telhado.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Três homens com capacete de proteção. Um deles está segurando um papel dentro de colunas de cimento. Outro está segurando uma enxada na frente de um monte de areia. E o outro está colocando cimento em estruturas de ferro. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Uma casa com colunas e paredes brancas, telhado laranja e janelas e portas de vidro.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Um trator sobre terreno de terra.  Fim da imagem.

Observação: ILUSTRAÇÕES SEM ESCALA E PROPORÇÃO PARA FINS DIDÁTICOS. FIM DA LEGENDA.

Boxe complementar:

ENTREVISTE

Imagem: Ícone: Tarefa de casa. Fim da imagem.

  1. COM A AJUDA DE UM ADULTO, ENTREVISTE UMA PESSOA QUE JÁ TENHA PARTICIPADO DA CONSTRUÇÃO DE UMA MORADIA.
    • NOME: _____
    • SERVIÇO REALIZADO: _____
    • COMO FOI O SEU TRABALHO? _____

      Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

    1. APRESENTE AS INFORMAÇÕES QUE VOCÊ OBTEVE NA ENTREVISTA PARA OS COLEGAS E O PROFESSOR.

Fim do complemento.

120

OS MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO VÊM DA NATUREZA

MUITOS MATERIAIS UTILIZADOS NA CONSTRUÇÃO DAS MORADIAS SÃO FEITOS A PARTIR DA EXTRAÇÃO DE ELEMENTOS DA NATUREZA.

1. RELACIONE OS MATERIAIS UTILIZADOS NA CONSTRUÇÃO DAS MORADIAS COM SUAS DESCRIÇÕES.

HÁ MUITO TEMPO ESSE MATERIAL VEM SENDO EXTRAÍDO DAS ÁRVORES PARA A CONSTRUÇÃO DE MORADIAS. ATUALMENTE, BOA PARTE DESSE RECURSO VEM DE FLORESTAS PLANTADAS PELAS PESSOAS.

É UM MATERIAL MUITO UTILIZADO NAS PAREDES DAS MORADIAS. É UMA MISTURA DE ARGILA COM CALCÁRIO, MATERIAIS ENCONTRADOS NO SOLO E NO SUBSOLO.

É UM MATERIAL FORMADO DE BARRO E AREIA MISTURADOS COM ÁGUA. ESSA MISTURA É COLOCADA EM FÔRMAS E LEVADA AO SOL PARA SECAR.

ESSE MATERIAL É USADO NAS JANELAS DAS MORADIAS. ELE É FEITO COM AREIA E OUTROS MATERIAIS, QUE SÃO COLOCADOS EM FORNOS DE ALTA TEMPERATURA PARA SOFRER TRANSFORMAÇÃO. COSTUMA SER TRANSPARENTE.

Imagem: Ilustração. Uma pá ao lado de cimento.  Fim da imagem.

LEGENDA: CIMENTO. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Um tijolo.  Fim da imagem.

LEGENDA: TIJOLO. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Uma placa de vidro quadrada.  Fim da imagem.

LEGENDA: VIDRO. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Duas placas de madeira retangulares.  Fim da imagem.

LEGENDA: MADEIRA. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Tarefa de casa. Fim da imagem.

2. OBSERVE A SUA MORADIA E, COM A AJUDA DE UM ADULTO DE SUA CONVIVÊNCIA, ANOTE OS MATERIAIS UTILIZADOS:

  1. NAS PAREDES.
  1. NAS PORTAS.
  1. NAS JANELAS.

121

3. OBSERVE A MORADIA E IDENTIFIQUE OS MATERIAIS UTILIZADOS EM SUA CONSTRUÇÃO.

Imagem: Ilustração. Uma casa de dois andares. Na parte superior, o telhado (1) laranja. Abaixo, paredes cinza (2) com janelas (4) quadradas de vidro e porta de madeira (5). Em volta há um muro cinza e um portão (3) de ferro.  Fim da imagem.

LEGENDA: REPRESENTAÇÃO ILUSTRATIVA SEM ESCALA E PROPORÇÃO PARA FINS DIDÁTICOS. FIM DA LEGENDA.

Tabela: equivalente textual a seguir.

NÚMERO

PARTE DA MORADIA

MATERIAL UTILIZADO

1

_____

_____

2

_____

_____

3

_____

_____

4

_____

_____

5

_____

_____

122

UM MATERIAL UTILIZADO NO DIA A DIA

UM MATERIAL MUITO UTILIZADO NO DIA A DIA DAS PESSOAS É O PAPEL. VOCÊ VAI CONHECER COMO O PAPEL É FABRICADO. ACOMPANHE A LEITURA DO TEXTO PELO PROFESSOR.

Imagem: Ilustração. Início.  1) ERA UMA VEZ UMA ÁRVORE. Ilustração de várias árvores.  2) UM DIA, ELA FOI CORTADA POR ALGUNS TRABALHADORES E LEVADA PARA UMA FÁBRICA DE PAPEL. Ilustração de um caminhão com vários troncos de árvores na parte traseira.  3) PRIMEIRO, TIRARAM SUA CASCA. DEPOIS CORTARAM A MADEIRA EM PEDAÇOS BEM PEQUENOS. Ilustração de uma máquina cortando os troncos de árvores.  4) ACRESCENTARAM PRODUTOS QUÍMICOS E MUITA ÁGUA, CRIANDO UMA PASTA GROSSA: A PASTA DE PAPEL. Ilustração dos troncos de árvores moídos, seguindo em direção à barris grandes e saindo de forma pastosa e branca.  5) A PASTA FOI DESPEJADA SOBRE UMA ESTEIRA ROLANTE E PRENSADA PARA EXTRAIR TODA A ÁGUA. Ilustração da pasta branca seguindo por uma esteira e passando embaixo de rolos.  6) POR FIM, FOI SÓ DEIXAR SECAR E VIROU PAPEL. Ilustração do final da esteira e a forma pastosa virou papel.  FIM.  Fim da imagem.

LEGENDA: REPRESENTAÇÃO ESQUEMÁTICA SEM ESCALA E PROPORÇÃO PARA FINS DIDÁTICOS. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

1. O QUE VOCÊ CONHECEU SOBRE A FABRICAÇÃO DO PAPEL E VOCÊ NÃO SABIA? COMENTE COM OS COLEGAS E O PROFESSOR.

123

NA ESCOLA PODEM SER ENCONTRADOS OBJETOS FEITOS DE DIFERENTES MATERIAIS. MUITOS DESSES OBJETOS TAMBÉM PODEM SER UTILIZADOS NA MORADIA E EM OUTROS LOCAIS.

2. ACOMPANHE A LEITURA DO TEXTO FEITA PELO PROFESSOR.

POR QUE O PAPEL É IMPORTANTE?

[...] O PAPEL É MUITO IMPORTANTE, POIS ESTÁ SEMPRE PRESENTE EM VÁRIAS ATIVIDADES DO NOSSO DIA A DIA. E SE O PAPEL NÃO EXISTISSE? ONDE VOCÊS IRIAM ESCREVER, DESENHAR, PINTAR? O SAQUINHO DE PIPOCA, DE CACHORRO-QUENTE, A EMBALAGEM DE SORVETE, A CAIXINHA DE REMÉDIO, O PAPEL HIGIÊNICO, OS CADERNOS, OS CARTAZES DE PROPAGANDA, AS FOTOGRAFIAS... TUDO ISSO E MUITO MAIS É FEITO DE PAPEL. ATÉ MESMO O DINHEIRO QUE USAMOS PARA PAGAR NOSSAS CONTAS!

FONTE: NEREIDE SCHILARO SANTA ROSA. CHICO PAPELETA E A RECICLAGEM DE PAPEL. SÃO PAULO: MODERNA, 2006. P. 4.

Imagem: Ilustração. Um rolo de papel higiênico, uma embalagem de papelão, um copo de papel, uma caixa de papelão e uma embalagem de papel. Fim da imagem.

LEGENDA: REPRESENTAÇÃO MERAMENTE ILUSTRATIVA. FIM DA LEGENDA.

3. SUBLINHE NO TEXTO OS OBJETOS QUE SÃO FEITOS DE PAPEL.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

4. O QUE VOCÊ COSTUMA FAZER COM OS PAPÉIS QUE JÁ UTILIZOU?

Boxe complementar:

VOCÊ SABIA?

VOCÊ SABIA QUE HÁ PAPÉIS QUE PODEM SER RECICLADOS E OUTROS QUE NÃO PODEM SER RECICLADOS? CONHEÇA ALGUNS DELES.

RECICLÁVEIS: FOLHAS DE CADERNO, JORNAIS, REVISTAS, ENVELOPES, CARTAZES, CAIXAS DE PAPELÃO, CAIXAS DE LEITE E DE SUCO, ENTRE OUTROS.

NÃO RECICLÁVEIS: FOTOGRAFIAS, PAPÉIS SUJOS OU ENGORDURADOS (COMO PAPEL HIGIÊNICO E GUARDANAPOS), ETIQUETAS ADESIVAS, ENTRE OUTROS.

Fim do complemento.

124

COMO VOCÊ VIU, O PAPEL É PRODUZIDO A PARTIR DA MADEIRA DE ÁRVORES, QUE SÃO CULTIVADAS ESPECIALMENTE PARA ESSA FINALIDADE.

O LÁPIS, UM OBJETO COMUM NAS MORADIAS E QUE VOCÊ USA NA ESCOLA, TAMBÉM É FEITO DE MADEIRA.

5. ACOMPANHE A LEITURA DO POEMA FEITA PELO PROFESSOR.

LÁPIS

QUANDO ESCREVE CAPRICHADO

SUA LETRA É BEM FORMOSA

MAS QUANDO ESCREVE APRESSADO

A LETRA FICA HORROROSA

ESCREVE LIÇÃO DE CASA

ESCREVE CARTA DE AMOR

FAZ CONTA E FAZ EXERCÍCIO

PODE SER PRETO OU DE COR

FAZ BILHETE OU FAZ MENSAGEM

ÀS VEZES DIZ PALAVRÃO.

QUANDO QUER FAZER BONITO

ESCREVE COM EDUCAÇÃO

FAZ DESENHO BEM LEGAL [...].

FONTE: RICARDO AZEVEDO. MEU MATERIAL ESCOLAR . SÃO PAULO: MODERNA, 2009. P. 27.

Imagem: Ilustração. Um caderno aberto e ao lado há vários lápis coloridos. Acima há cascas de lápis e abaixo, um tecido de renda azul. Fim da imagem.

125

  1. O POEMA TRATA DE QUAL OBJETO?

    _____

  1. O QUE ACONTECE QUANDO O LÁPIS ESCREVE APRESSADO?

    _____

  1. E QUANDO VOCÊ ESCREVE APRESSADO, O QUE ACONTECE?

    _____

  1. COMO ELE ESCREVE QUANDO QUER FAZER BONITO?

    _____

  1. E VOCÊ, COMO ESCREVE QUANDO QUER FAZER BONITO?

    _____

Boxe complementar:

INVESTIGUE

O PAPEL E O LÁPIS QUE VOCÊ UTILIZA FORAM FABRICADOS A PARTIR DA MADEIRA.

E OS OUTROS OBJETOS QUE VOCÊ UTILIZA, FORAM PRODUZIDOS A PARTIR DE QUAL MATERIAL? ASSINALE AS RESPOSTAS.

Tabela: equivalente textual a seguir.

OBJETO

MADEIRA

PLÁSTICO

OUTROS

CANETA

ESTOJO

LIVRO

APONTADOR

RÉGUA

Fim do complemento.

126

CARTOGRAFANDO

OS OBJETOS PODEM SER VISTOS DE DIFERENTES VISÕES OU PONTOS DE VISTA.

  1. OBSERVE AS FOTOGRAFIAS.
Imagem: Fotografia. Uma garrafa vermelha com tampa redonda e preta.  Fim da imagem.

LEGENDA: VISÃO FRONTAL: O OBJETO É VISTO DE FRENTE. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Vista aérea da garrafa.  Fim da imagem.

LEGENDA: VISÃO OBLÍQUA: O OBJETO É VISTO DE CIMA E DE LADO. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Vista de cima da garrafa. Fim da imagem.

LEGENDA: VISÃO VERTICAL: O OBJETO É VISTO DE CIMA PARA BAIXO. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

  1. ESCOLHA UM OBJETO QUE VOCÊ USA. OBSERVE-O COM ATENÇÃO E DESENHE COMO VOCÊ PERCEBE ESSE OBJETO NAS DIFERENTES VISÕES.

VISÃO DE FRENTE

VISÃO DE CIMA E DE LADO

VISÃO DE CIMA PARA BAIXO

127

  1. OBSERVE AS FOTOGRAFIAS A SEGUIR E INDIQUE O PONTO DE VISTA DE CADA UMA DELAS CONFORME A LEGENDA.

    V PARA A FOTOGRAFIA EM VISÃO VERTICAL.

    F PARA A FOTOGRAFIA EM VISÃO FRONTAL.

    O PARA A FOTOGRAFIA EM VISÃO OBLÍQUA.

Imagem: Fotografia. Vista de cima de uma xícara branca sobre um pires azul.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Vista aérea de um dado vermelho.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Uma xícara branca com detalhes azuis sobre um pires branco. Fim da imagem.

LEGENDA: ELEMENTOS REPRESENTADOS FORA DE PROPORÇÃO ENTRE SI PARA FINS DIDÁTICOS. FIM DA LEGENDA.

  1. OBSERVE AS FOTOGRAFIAS A SEGUIR.
Imagem: Fotografia. Vista de cima de um apontador vermelho.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Vista aérea de um apontado vermelho. Fim da imagem.
  1. NA FOTOGRAFIA A, EM QUAL VISÃO O APONTADOR FOI FOTOGRAFADO?
  1. NA FOTOGRAFIA B, EM QUAL VISÃO O APONTADOR FOI FOTOGRAFADO?

128

CAPÍTULO 12. OBJETOS DA NOSSA HISTÓRIA

DURANTE A NOSSA VIDA, USAMOS MUITOS OBJETOS DIFERENTES. ALGUNS DELES PODEM MARCAR A NOSSA HISTÓRIA.

1. COM A AJUDA DO PROFESSOR, LEIA O TEXTO.

UM MUNDO DE COISAS

[OS OBJETOS] ENTRAM EM NOSSA VIDA A TODO MOMENTO. ALGUNS FICAM UM POUCO E PARTEM. OUTROS VÃO FICANDO, FICANDO E NUNCA SE VÃO. [...]

PRA NÓS, SÃO COISAS ESPECIAIS E CONTAM NOSSAS HISTÓRIAS: UMA TAMPINHA DE REFRIGERANTE, UM TOCO DE LÁPIS, UM SOLDADINHO DE PLÁSTICO, [...] UM PAPEL DE BALA, UM DADO...

FONTE: MARCELO XAVIER. UM MUNDO DE COISAS . BELO HORIZONTE: FORMATO, 2002. P. 35.

Imagem: Fotografia. Massas de modelar com formato de tampinha, dado, boneco, lápis e papel. Fim da imagem.
  1. MARQUE OS OBJETOS CONSIDERADOS ESPECIAIS PARA O AUTOR DO TEXTO.

    ( ) TOCO DE LÁPIS.

    ( ) SAPATO.

    ( ) TAMPINHA DE REFRIGERANTE.

    ( ) PAPEL DE BALA.

    ( ) CANETA.

    ( ) DADO.

    ( ) SOLDADINHO DE PLÁSTICO.

    ( ) BORRACHA.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. EM SUA OPINIÃO, O QUE SIGNIFICA DIZER QUE HÁ OBJETOS QUE “CONTAM NOSSAS HISTÓRIAS”?

129

ALGUNS OBJETOS SÃO MAIS UTILIZADOS PELAS PESSOAS EM CERTOS PERÍODOS DA VIDA.

2. LIGUE CADA OBJETO AO PERÍODO DE VIDA EM QUE A CRIANÇA O UTILIZOU.

Imagem: Fotografia. Um chocalho colorido.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Um macacão amarelo.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Uma bicicleta azul e vermelha.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Uma mamadeira.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Uma camiseta verde.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Um carrinho de bebê.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Um bebê com camiseta listrada, calça e tênis está sentado e sorrindo.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Um menino com camisa xadrez, calça vermelha e tênis está sorrindo com as mãos na cintura. Fim da imagem.

LEGENDA: ELEMENTOS REPRESENTADOS FORA DE PROPORÇÃO ENTRE SI PARA FINS DIDÁTICOS. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

3. OS OBJETOS UTILIZADOS PELA CRIANÇA SÃO OS MESMOS DE QUANDO ELA ERA BEBÊ? POR QUÊ?

130

Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

4. ESCOLHA UM OBJETO QUE CONTE PARTE DA SUA HISTÓRIA E FAÇA O QUE SE PEDE.

  1. DESENHE ESSE OBJETO E ESCREVA O NOME DELE.
Imagem: Ilustração. Quatro lápis coloridos formando a borda de um retângulo. Fim da imagem.

NOME DO OBJETO: _____

  1. MARQUE EM QUE PERÍODO DA SUA VIDA VOCÊ UTILIZOU ESSE OBJETO.

    ( ) QUANDO ERA BEBÊ.

    ( ) QUANDO ERA CRIANÇA.

  1. ESSE OBJETO ERA UTILIZADO:

    ( ) OMO VESTIMENTA.

    ( ) COMO BRINQUEDO.

    ( ) PARA VOCÊ SE ALIMENTAR.

    ( ) OUTRO: _____

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. MOSTRE SEU DESENHO AOS COLEGAS E CONTE A ELES POR QUE VOCÊ CONSIDERA QUE ESSE OBJETO FAZ PARTE DE SUA HISTÓRIA.

131

MUITAS CRIANÇAS GOSTAM DE BRINCAR COM OBJETOS UTILIZADOS PELOS ADULTOS COM QUEM CONVIVEM.

5. COM A AJUDA DO PROFESSOR, LEIA O TEXTO A SEGUIR SOBRE NATÁLIA E SUA AVÓ MARIA.

O SEGREDO DA VÓ MARIA

GOSTAVA DE IR AO QUARTO BRINCAR NO MEIO DOS MÓVEIS ANTIGOS, BEM GRANDES, CHEIOS DE DETALHES [...].

A AVÓ DEIXAVA A NETA BRINCAR COM ALGUMAS COISAS. NATÁLIA COLOCAVA AS LUVAS DE TECIDO BRILHANTE, COLAR, PULSEIRA, PASSAVA BATOM, PERFUME E FICAVA SE OLHANDO NO ESPELHO.

FONTE: CARLA CARUSO. O SEGREDO DA VÓ MARIA. SÃO PAULO: CALLIS, 2003. P. 4.

Imagem: Fotografia. À esquerda, uma cama de casal e ao lado há um aparador com objetos em cima. Atrás há uma porta aberta e um armário com um espelho grande na porta. À direita, uma cômoda e um armário. Fim da imagem.

LEGENDA: REPRESENTAÇÃO MERAMENTE ILUSTRATIVA. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

6. LOCALIZE AS INFORMAÇÕES NO TEXTO E CONTE AOS COLEGAS SUAS DESCOBERTAS.

  1. PARA QUE A NETA USAVA OS OBJETOS DO QUARTO DA AVÓ?
  1. VOCÊ IMAGINA QUE A AVÓ USAVA OS OBJETOS DA MESMA MANEIRA QUE A NETA?

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

    7. VOCÊ JÁ TRANSFORMOU ALGUM OBJETO EM BRINQUEDO?

  1. SE SIM, QUE OBJETO ERA ESSE? SE NÃO, IMAGINE UM OBJETO.
  1. COMO VOCÊ BRINCOU OU TERIA BRINCADO COM ELE?
  1. COMO ESSE OBJETO ERA USADO ANTES DE SER UM BRINQUEDO?

132

UTENSÍLIOS DOMÉSTICOS

AS PESSOAS PODEM UTILIZAR DIVERSOS OBJETOS NAS TAREFAS DOMÉSTICAS. ESSES OBJETOS SÃO CHAMADOS DE UTENSÍLIOS OU APARELHOS DOMÉSTICOS.

Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

1. OBSERVE DOIS UTENSÍLIOS OU APARELHOS DOMÉSTICOS USADOS EM SUA MORADIA. EM SEGUIDA, DESENHE CADA UM DELES E ESCREVA SEU NOME.

Imagem: Ilustração. Dois lápis coloridos.  Fim da imagem.

NOME:

NOME:

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

2. DE QUE MATERIAIS SÃO FEITOS OS UTENSÍLIOS QUE VOCÊ PESQUISOU E PARA QUE ELES SÃO UTILIZADOS? CONTE PARA OS COLEGAS E O PROFESSOR.

133

EXPLORAR FONTE HISTÓRICA MATERIAL

OS OBJETOS PODEM SOFRER MUDANÇAS AO LONGO DO TEMPO. OBSERVE QUATRO UTENSÍLIOS DOMÉSTICOS.

Imagem: Fotografia. Ferro de passar roupa branco e verde com um fio na ponta.  Fim da imagem.

LEGENDA: FERRO DE PASSAR ROUPA. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Fogão preto com dois buracos na parte inferior.  Fim da imagem.

LEGENDA: FOGÃO. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Fogão cinza com botões.  Fim da imagem.

LEGENDA: FOGÃO. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Ferro de passar roupa antigo com a pare inferior grande. Fim da imagem.

LEGENDA: FERRO DE PASSAR ROUPA. FIM DA LEGENDA.

Observação:

ELEMENTOS REPRESENTADOS FORA DE PROPORÇÃO ENTRE SI PARA FINS DIDÁTICOS.

Fim da observação.

  1. RELACIONE CADA FRASE À LETRA DO OBJETO CORRESPONDENTE.

    ( ) FOGÃO A GÁS ATUAL.

    ( ) FERRO DE PASSAR A CARVÃO ANTIGO.

    ( ) FERRO DE PASSAR ELÉTRICO ATUAL.

    ( ) FOGÃO A LENHA ANTIGO.

134

EXPOSIÇÃO DE OBJETOS

1. LEIA A NOTÍCIA COM A AJUDA DO PROFESSOR.

O COTIDIANO NO PASSADO

[...] FOI PROMOVIDA UMA EXPOSIÇÃO COM OBJETOS ANTIGOS EM UM MUSEU [...]. O ACERVO FOI COMPOSTO POR UMA AÇÃO COLETIVA ENTRE ALUNOS E FUNCIONÁRIOS [DA ESCOLA] QUE LEVARAM ITENS COMO BRINQUEDOS, MÁQUINA DE ESCREVER, MÁQUINA DE COSTURA, FOTOS ANTIGAS, ENTRE OUTROS ARTIGOS.

O OBJETIVO FOI MOSTRAR COMO ERA O COTIDIANO DAS PESSOAS NO PASSADO, ATRAVÉS DE UTENSÍLIOS E OBJETOS QUE ERAM USADOS NO DIA A DIA, NAS TAREFAS DOMÉSTICAS E NO TRABALHO.

FONTE: CCPLS PROMOVERAM EXPOSIÇÃO DE OBJETOS ANTIGOS EM COMEMORAÇÃO AO DIA INTERNACIONAL DO MUSEU. CENTRO DE CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL E LAZER DE BARUERI , 30 MAIO 2019. DISPONÍVEL EM: http://fdnc.io/fou. ACESSO EM: 19 JUN. 2021.

Imagem: Fotografia. Um pião de madeira vermelho e verde.  Fim da imagem.

LEGENDA: PIÃO. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma máquina de escrever azul-escuro.  Fim da imagem.

LEGENDA: MÁQUINA DE ESCREVER. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma máquina de costura antiga.  Fim da imagem.

LEGENDA: MÁQUINA DE COSTURA. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia em preto e branco. Duas meninas com laço grande na cabeça e vestido estão em pé e olhando para frente.  Fim da imagem.

LEGENDA: FOTOGRAFIA DE CERCA DE SETENTA ANOS. FIM DA LEGENDA.

Observação:

ELEMENTOS REPRESENTADOS FORA DE PROPORÇÃO ENTRE SI PARA FINS DIDÁTICOS.

Fim da observação.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. QUEM LEVOU OS ITENS PARA A MONTAGEM DA EXPOSIÇÃO?

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. QUE OBJETOS FORAM EXPOSTOS?

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. QUAL FOI O OBJETIVO DA EXPOSIÇÃO?

135

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

2. AGORA É A SUA VEZ! COM A AJUDA DO PROFESSOR, VOCÊ E SEUS COLEGAS VÃO ORGANIZAR UMA EXPOSIÇÃO DE OBJETOS DE OUTROS TEMPOS. SIGAM OS PASSOS.

  1. SELECIONE UM OBJETO ANTIGO DA SUA MORADIA OU PEÇA EMPRESTADO DE ALGUM CONHECIDO.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. NO DIA COMBINADO COM O PROFESSOR, TRAGA O OBJETO PARA A ESCOLA E CONTE AOS COLEGAS AS SEGUINTES INFORMAÇÕES:
    • NOME DO OBJETO.
    • PARA QUE ERA UTILIZADO.
    1. COM A AJUDA DO PROFESSOR, ORGANIZEM A EXPOSIÇÃO DOS OBJETOS.
    1. CONVIDEM OUTRAS TURMAS DA ESCOLA E DA COMUNIDADE ESCOLAR PARA A EXPOSIÇÃO.

      Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

      3. APÓS A EXPOSIÇÃO, CONVERSE COM OS COLEGAS E COM O PROFESSOR SOBRE AS PERGUNTAS.

    1. QUE OBJETO MAIS CHAMOU A SUA ATENÇÃO? POR QUÊ?
    1. VOCÊ ACHA IMPORTANTE CONSERVAR OBJETOS PRODUZIDOS EM OUTROS TEMPOS? POR QUÊ?
    1. COMO VOCÊ CUIDA DOS OBJETOS DO SEU DIA A DIA?

Boxe complementar:

VOCÊ SABIA?

NO MUNICÍPIO DE BELO HORIZONTE, NO ESTADO DE MINAS GERAIS, EXISTE UM MUSEU DE BRINQUEDOS. O ACERVO DO MUSEU CONTÉM QUASE 5 MIL BRINQUEDOS, INCLUINDO BONECAS, CARRINHOS, MÓVEIS EM MINIATURA, TRENZINHOS, BICHOS DE PELÚCIA, FANTOCHES, JOGOS, BRINQUEDOS MUSICAIS, ENTRE OUTROS.

OS BRINQUEDOS MAIS ANTIGOS TÊM CERCA DE DUZENTOS ANOS E PODEM SER COMPARADOS COM OS ATUAIS PARA IDENTIFICAR MUDANÇAS E PERMANÊNCIAS.

Fim do complemento.

136

Avaliação do processo de aprendizagem

RETOMANDO OS CONHECIMENTOS

Capítulos 11 e 12

NAS AULAS ANTERIORES, VOCÊ ESTUDOU ALGUNS MATERIAIS UTILIZADOS NA CONSTRUÇÃO DAS MORADIAS E A IMPORTÂNCIA DOS OBJETOS NA HISTÓRIA DAS PESSOAS. AGORA, VAMOS AVALIAR OS CONHECIMENTOS QUE FORAM CONSTRUÍDOS?

  1. OBSERVE A MORADIA RETRATADA NA FOTOGRAFIA E IDENTIFIQUE OS MATERIAIS UTILIZADOS EM SUA CONSTRUÇÃO.
Imagem: Fotografia. Casa com telhado de palha, paredes de tijolo e janelas de madeira.  Fim da imagem.

LEGENDA: MORADIA NO MUNICÍPIO DE CAVALCANTE, NO ESTADO DE GOIÁS, EM 2020. FIM DA LEGENDA.

NO TELHADO: _____

NAS JANELAS: _____

NAS PAREDES: _____

  1. DE QUAL VISÃO OU PONTO DE VISTA FORAM REPRESENTADOS O OBJETO A SEGUIR?
Imagem: Fotografia. Vista lateral de uma borracha vermelha e azul.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Vista de cima da borracha.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Vista aérea da borracha. Fim da imagem.
  1. CIRCULE DE VERDE O OBJETO VISTO EM VISÃO VERTICAL.
  1. CIRCULE DE VERMELHO O OBJETO VISTO EM VISÃO FRONTAL.
  1. CIRCULE DE AZUL O OBJETO VISTO EM VISÃO OBLÍQUA.

137

  1. LIGUE AS FOTOGRAFIAS DOS OBJETOS ÀS ATIVIDADES EM QUE ELES SÃO UTILIZADOS.
Imagem: Fotografia. Uma bermuda laranja.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Um par de tênis pretos.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Um berço de madeira. Fim da imagem.

DORMIR.

ANDAR.

SE VESTIR.

  1. O FERRO DE PASSAR ROUPA ELÉTRICO SURGIU ANTES OU DEPOIS DO FERRO A CARVÃO?

    _____

    AUTOAVALIAÇÃO

    AGORA É HORA DE VOCÊ REFLETIR SOBRE SEU APRENDIZADO. ASSINALE A RESPOSTA QUE VOCÊ CONSIDERA MAIS APROPRIADA.

    Tabela: equivalente textual a seguir.

    SOBRE AS APRENDIZAGENS

    SIM

    EM PARTE

    NÃO

    A) RECONHEÇO OS MATERIAIS E OS PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS NA CONSTRUÇÃO DE MORADIAS?

    B) DIFERENCIO AS VISÕES FRONTAL, OBLÍQUA E VERTICAL?

    C) RECONHEÇO ALGUNS OBJETOS UTILIZADOS EM CADA FASE DA VIDA?

    D) IDENTIFICO MUDANÇAS NOS UTENSÍLIOS DOMÉSTICOS AO LONGO DO TEMPO?