96
UNIDADE 3. A FAMÍLIA E A MORADIA
LEGENDA: REPRESENTAÇÃO ILUSTRATIVA SEM ESCALA E PROPORÇÃO PARA FINS DIDÁTICOS. FIM DA LEGENDA.
97
Boxe complementar:
PRIMEIROS CONTATOS
- QUAIS TIPOS DE MORADIA FORAM REPRESENTADOS NA IMAGEM?
- AS MORADIAS DA IMAGEM SÃO SEMELHANTES ÀS DO SEU LUGAR DE VIVER?
- O QUE AS PESSOAS QUE APARECEM NA IMAGEM ESTÃO FAZENDO?
Fim do complemento:
98
DESAFIO À VISTA!
CAPÍTULOS 9 E 10
COM QUEM E ONDE EU VIVO?
CAPÍTULO 9. DIVERSAS FAMÍLIAS
AS PESSOAS PODEM TER DIVERSOS TIPOS DE FAMÍLIA.
\
1. DESENHE VOCÊ E AS PESSOAS QUE FAZEM PARTE DA SUA FAMÍLIA.
2. OBSERVE SEU DESENHO E REGISTRE:
- A QUANTIDADE DE ADULTOS:
- A QUANTIDADE DE CRIANÇAS:
99
3. COMPARE A SUA FAMÍLIA COM A DE UM COLEGA E IDENTIFIQUE:
- UMA SEMELHANÇA.
- UMA DIFERENÇA.
4. PERGUNTE A UM ADULTO SE ELE TEM FILHOS E, EM CASO AFIRMATIVO, QUANTOS SÃO. DEPOIS, FAÇA O QUE SE PEDE.
- ANOTE A RESPOSTA.
_____
- QUANDO SOLICITADO, INFORME AO PROFESSOR A QUANTIDADE DE FILHOS QUE VOCÊ ANOTOU. OS RESULTADOS SERÃO REGISTRADOS NA LOUSA.
- PREENCHA O QUADRO COM OS DADOS DA LOUSA.
Tabela: equivalente textual a seguir.
QUANTIDADE DE FILHOS
QUANTIDADE DE ADULTOS
NENHUM FILHO
UM FILHO
DOIS FILHOS
TRÊS FILHOS
QUATRO FILHOS OU MAIS
5. DE ACORDO COM O QUADRO, QUANTOS FILHOS A MAIORIA DAS PESSOAS ENTREVISTADAS TÊM?
_____
100
LAZER EM FAMÍLIA
AS FAMÍLIAS PODEM TER DIVERSAS FORMAS DE LAZER, COMO AS RETRATADAS NAS FOTOGRAFIAS.
LEGENDA: JOGAR VIDEOGAME. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: ANDAR DE BICICLETA. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: PASSEAR NO ZOOLÓGICO. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: IR AO CINEMA. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: IR AO CIRCO. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: ASSISTIR A PEÇAS DE TEATRO. FIM DA LEGENDA.
1. PINTE OS QUADRINHOS DAS FOTOGRAFIAS DE ACORDO COM AS ATIVIDADES DE LAZER QUE VOCÊ FAZ COM SUA FAMÍLIA.
ATIVIDADE QUE VOCÊ E SUA FAMÍLIA FAZEM SEMPRE.
ATIVIDADE QUE VOCÊS FAZEM ÀS VEZES.
ATIVIDADE QUE VOCÊS NÃO FAZEM JUNTOS.
2. COMPARE AS SUAS RESPOSTAS COM AS DE UM COLEGA E CITE UMA ATIVIDADE DE LAZER QUE:
- SUA FAMÍLIA E A DELE FAZEM.
- APENAS A SUA FAMÍLIA FAZ.
- APENAS A FAMÍLIA DO SEU COLEGA FAZ.
101
TEMPO, TEMPO...
ALGUMAS FAMÍLIAS DEDICAM DETERMINADOS DIAS DA SEMANA AO LAZER.
COM A AJUDA DO PROFESSOR, LEIA O TEXTO.
DOMINGO DE MANHÃ
A GENTE ACORDA CEDINHO. SEM AQUELE SONO DE DIA QUE TEM AULA. TODO MUNDO ANIMADO. FALANDO ALTO. RINDO. É O ÚNICO DIA EM QUE TODO MUNDO TOMA CAFÉ DE MANHÃ JUNTO. DEPOIS CHEGAM OS CONVIDADOS DO PASSEIO. [...]
CHEGAMOS À PRAIA [...].
FONTE: FLÁVIO DE SOUZA. DOMINGÃO JOIA . SÃO PAULO: COMPANHIA DAS LETRINHAS, 1997. P. 7 E 30.
- FAÇA DESENHOS PARA REPRESENTAR UMA ATIVIDADE QUE A FAMÍLIA DO TEXTO FEZ NO DOMINGO.
ANTES DA CHEGADA DOS CONVIDADOS
DEPOIS DA CHEGADA DOS CONVIDADOS
- E VOCÊ E SUA FAMÍLIA, O QUE COSTUMAM FAZER AOS DOMINGOS?
102
MUDANÇAS NAS FAMÍLIAS
AS FAMÍLIAS BRASILEIRAS VIVENCIARAM ALGUMAS MUDANÇAS NAS ÚLTIMAS DÉCADAS.
1. OBSERVE AS FOTOGRAFIAS QUE REPRESENTAM A QUANTIDADE DE FILHOS DE MUITAS FAMÍLIAS BRASILEIRAS EM TRÊS ÉPOCAS DIFERENTES.
LEGENDA: FAMÍLIA NO MUNICÍPIO DE CASTANHAL, NO ESTADO DO PARÁ, EM 1953. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: FAMÍLIA NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO, NO ESTADO DE SÃO PAULO, EM 1988. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: FAMÍLIA NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO, NO ESTADO DE SÃO PAULO, EM 2019. FIM DA LEGENDA.
- DE ACORDO COM AS FOTOGRAFIAS, A QUANTIDADE DE FILHOS DE MUITAS FAMÍLIAS BRASILEIRAS AUMENTOU OU DIMINUIU ENTRE 1953 E 2019?
_____
Boxe complementar:
VOCÊ SABIA?
OS PESQUISADORES DO INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA TÊM DIVERSAS HIPÓTESES PARA EXPLICAR O MOTIVO DA DIMINUIÇÃO DO NÚMERO DE FILHOS POR FAMÍLIA NOS ÚLTIMOS SETENTA ANOS, COMO A MAIOR PARTICIPAÇÃO DAS MULHERES NO MERCADO DE TRABALHO E O AUMENTO DO TEMPO DE ESTUDO A QUE ELAS TÊM ACESSO.
Fim do complemento.
103
2. AGORA, OBSERVE ESTAS FOTOGRAFIAS.
LEGENDA: FAMÍLIA NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO, NO ESTADO DE SÃO PAULO, EM 1926. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: FAMÍLIA NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO, NO ESTADO DE SÃO PAULO, EM 2020. FIM DA LEGENDA.
- COMPLETE O QUADRO COM BASE NAS INFORMAÇÕES DAS FOTOGRAFIAS.
Tabela: equivalente textual a seguir.
ANO
QUANTIDADE DE ADULTOS
QUANTIDADE DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES
FOTOGRAFIA A
6
FOTOGRAFIA B
1
1
- EM QUE ANO FOI FEITA A FOTOGRAFIA COM A MAIOR QUANTIDADE DE CRIANÇAS?
_____
104
EXPLORAR FONTE HISTÓRICA ORAL
UMA DAS FONTES HISTÓRICAS UTILIZADAS NO ESTUDO DAS FAMÍLIAS E DAS COMUNIDADES É A ENTREVISTA.
- O PROFESSOR VAI ORGANIZAR QUEM DA DUPLA VAI LER EM VOZ ALTA AS PERGUNTAS E QUEM VAI LER AS RESPOSTAS.
PERGUNTA – AIDÊ, PRA GENTE COMEÇAR, QUERIA QUE VOCÊ FALASSE O SEU NOME COMPLETO, O LOCAL E A DATA DE NASCIMENTO.
RESPOSTA – MEU NOME É AIDÊ MARTINS, NASCI EM 2 DE ABRIL DE 1961 NO MUNICÍPIO DE JAPERI [NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO] ONDE SEMPRE MOREI, NASCI E VIVI. [...]
PERGUNTA – E QUAL É O NOME DOS SEUS PAIS?
RESPOSTA – MEU PAI É SEBASTIÃO MIGUEL MARTINS. MINHA MÃE, JUDITH FERREIRA MARTINS.
PERGUNTA – E VOCÊ TEM IRMÃOS?
RESPOSTA – TENHO. ÉRAMOS 14; ATUALMENTE, SOMOS OITO.
FONTE: A TRANSFORMAÇÃO PELA EDUCAÇÃO. MUSEU DA PESSOA , SÃO PAULO, ENTREVISTA PUBLICADA EM 12 FEV. 2009. DISPONÍVEL EM: http://fdnc.io/foq. ACESSO EM: 17 JUN. 2021.
- LOCALIZE E RETIRE DO TEXTO INFORMAÇÕES PARA CIRCULAR CADA ITEM A SEGUIR COM AS CORES DA LEGENDA.
NOME DA ENTREVISTADA.
ANO EM QUE ELA NASCEU.
LOCAL ONDE NASCEU.
NOME DO PAI DA ENTREVISTADA.
NOME DA MÃE DA ENTREVISTADA.
QUANTOS FILHOS A MÃE DA ENTREVISTADA TEVE.
14
AIDÊ
SEBASTIÃO
JUDITH
1961
JAPERI
105
- AGORA VOCÊ É O ENTREVISTADOR! CONVERSE COM UMA PESSOA IDOSA DE SUA CONVIVÊNCIA E SIGA O ROTEIRO.
PERGUNTA: QUAL É O SEU NOME?
RESPOSTA: _____
PERGUNTA: QUANTOS FILHOS SEUS PAIS TIVERAM OU ADOTARAM?
RESPOSTA: _____
- COLE UMA FOTOGRAFIA DO ENTREVISTADO OU FAÇA UM DESENHO PARA REPRESENTÁ-LO.
- QUANDO SOLICITADO, INFORME QUANTOS FILHOS OS PAIS DO SEU ENTREVISTADO TIVERAM.
- A MAIORIA DOS PAIS DOS ENTREVISTADOS TEVE MAIS OU MENOS DO QUE DOIS FILHOS?
106
CAPÍTULO 10. A MORADIA
TODAS AS PESSOAS PRECISAM TER UMA MORADIA PARA VIVER BEM, SE PROTEGER E DESCANSAR.
MUITAS MORADIAS SÃO DIVIDIDAS EM CÔMODOS. EM CADA UM DELES, DIFERENTES ATIVIDADES COSTUMAM SER REALIZADAS.
• OBSERVE A REPRESENTAÇÃO DE UMA MORADIA. NELA VIVEM TRÊS CRIANÇAS COM SEUS PAIS: RAFAELA, DE OITO ANOS, DIEGO, DE SEIS ANOS, E MANOELA, DE 1 ANO.
LEGENDA: REPRESENTAÇÃO ILUSTRATIVA SEM ESCALA E PROPORÇÃO PARA FINS DIDÁTICOS. FIM DA LEGENDA.
107
- QUANTOS CÔMODOS EXISTEM NESSA MORADIA?
_____
- COMPLETE AS FRASES COM OS NOMES DAS CRIANÇAS.
- •_____ ESTÁ BRINCANDO NO QUINTAL.
- _____ ESTÁ ESTUDANDO NO QUARTO.
- •_____ESTÁ BRINCANDO NA SALA COM O AVÔ.
- O QUE O PAI DAS CRIANÇAS ESTÁ FAZENDO NA COZINHA?
( ) CONVERSANDO.
( ) COMENDO.
( ) COZINHANDO.
- O QUE O AVÔ DAS CRIANÇAS ESTÁ FAZENDO NA SALA?
( ) ASSISTINDO À TELEVISÃO.
( ) BRINCANDO COM MANOELA.
( ) CONVERSANDO COM A AVÓ.
- COMPLETE AS FRASES COM AS PALAVRAS A SEGUIR.
AO LADO
ATRÁS
EM FRENTE
- DIEGO ESTÁ _____ À MESA.
- A ÁRVORE ESTÁ _____ DE RAFAELA.
- A GELADEIRA ESTÁ _____ DO FOGÃO.
108
CARTOGRAFANDO
PARA REPRESENTAR UM ELEMENTO EM UMA FOLHA DE PAPEL, MUITAS VEZES É PRECISO REDUZIR SEU TAMANHO.
- MARQUE O ANIMAL QUE ESTÁ REPRESENTADO EM TAMANHO REDUZIDO.
LEGENDA: GATO COM, APROXIMADAMENTE, 46 CENTÍMETROS DE COMPRIMENTO. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: BORBOLETA COM, APROXIMADAMENTE, 8 CENTÍMETROS DE COMPRIMENTO. FIM DA LEGENDA.
Observação:
ELEMENTOS REPRESENTADOS FORA DE PROPORÇÃO ENTRE SI.
Fim da observação.
- AGORA, OBSERVE COM ATENÇÃO UM OBJETO E DESENHE-O.
- O DESENHO QUE VOCÊ FEZ REPRESENTA O OBJETO EM TAMANHO:
( ) REAL.
( ) REDUZIDO.
109
MINHA MORADIA
- DESENHE A SUA MORADIA E O QUE EXISTE AO REDOR DELA. SE VOCÊ MORA EM UM APARTAMENTO, DESENHE O PRÉDIO E INDIQUE O ANDAR EM QUE VOCÊ MORA.
2. AGORA, IMAGINE QUE VOCÊ ESTÁ NA PORTA DE ENTRADA DA SUA MORADIA OLHANDO PARA FORA.
- O QUE EXISTE EM FRENTE À SUA MORADIA?
- _____
- O QUE EXISTE AO LADO DE SUA MORADIA?
- _____
- VOCÊ SABE O QUE EXISTE ATRÁS DE SUA MORADIA? NA COMPANHIA DE UM ADULTO, PROCURE DESCOBRIR.
- _____
110
3. RESPONDA ÀS PERGUNTAS SOBRE COMO É A SUA MORADIA POR DENTRO.
- QUANTOS CÔMODOS EXISTEM EM SUA MORADIA?
_____
- QUAL É O MAIOR CÔMODO?
_____
- QUAL É O MENOR CÔMODO?
_____
4. ESCREVA EM QUAL CÔMODO DA MORADIA VOCÊ COSTUMA REALIZAR AS ATIVIDADES A SEGUIR.
- ESTUDAR: _____
- FAZER AS REFEIÇÕES: _____
- DORMIR: _____
- BRINCAR:
_____
5. QUANTAS PESSOAS MORAM COM VOCÊ?
6. ASSINALE AS ATIVIDADES QUE COSTUMAM SER REALIZADAS EM SUA MORADIA.
LEGENDA: PASSAR ROUPAS. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: COZINHAR. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: PLANTAR. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: LIMPAR. FIM DA LEGENDA.
111
CARTOGRAFANDO
- CONTE PARA O PROFESSOR QUAL É O TIPO DE SUA MORADIA: CASA TÉRREA, SOBRADO, APARTAMENTO OU OUTRO.
- AGORA, ANOTE O NÚMERO DE COLEGAS QUE MORAM EM:
( ) CASA TÉRREA.
( ) SOBRADO.
( ) APARTAMENTO.
( ) OUTRO TIPO DE MORADIA.
- NOS ESPAÇOS A SEGUIR, CRIE UM SÍMBOLO PARA REPRESENTAR CADA TIPO DE MORADIA.
- DEPOIS, REGISTRE A QUANTIDADE DE ALUNOS QUE VIVE EM CADA TIPO DE MORADIA PINTANDO UM QUADRINHO PARA CADA ALUNO.
CASA TÉRREA
Tabela: equivalente textual a seguir.
SOBRADO
Tabela: equivalente textual a seguir.
APARTAMENTO
Tabela: equivalente textual a seguir.
OUTRO TIPO DE MORADIA
Tabela: equivalente textual a seguir.
- EM QUE TIPO DE MORADIA VIVE A MAIORIA DOS ALUNOS DA CLASSE?
112
AVALIAÇÃO DE PROCESSO DE APRENDIZAGEM
RETOMANDO OS CONHECIMENTOS
Capítulos 9 e 10
NAS AULAS ANTERIORES, VOCÊ ESTUDOU COMO AS FAMÍLIAS PODEM SER DIFERENTES E ALGUMAS ATIVIDADES REALIZADAS NAS MORADIAS. AGORA, VAMOS AVALIAR OS CONHECIMENTOS QUE FORAM CONSTRUÍDOS?
- OBSERVE AS FOTOGRAFIAS E PREENCHA O QUADRO.
LEGENDA: FAMÍLIA NO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA, NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, EM 2017. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: FAMÍLIA NO MUNICÍPIO DE ARACATI, NO ESTADO DO CEARÁ, EM 2017. FIM DA LEGENDA.
Tabela: equivalente textual a seguir.
MEMBROS DA FAMÍLIA |
CÔMODO DA MORADIA ONDE ESTÃO |
ATIVIDADE QUE ESTÃO REALIZANDO |
|
---|---|---|---|
FOTOGRAFIA A |
|
|
|
FOTOGRAFIA B |
|
|
|
113
- OBSERVE A REPRESENTAÇÃO E COMPLETE AS FRASES A SEGUIR.
LEGENDA: REPRESENTAÇÃO ILUSTRATIVA SEM ESCALA E PROPORÇÃO PARA FINS DIDÁTICOS. FIM DA LEGENDA.
FRENTE
AO LADO
ATRÁS
- A MORADIA ESTÁ EM _____ DA CRIANÇA.
- O CACHORRO ESTÁ _____ DA MENINA.
- AS ÁRVORES
ESTÃO_____DA
CASA.
AUTOAVALIAÇÃO
AGORA É HORA DE VOCÊ REFLETIR SOBRE SEU APRENDIZADO. ASSINALE A RESPOSTA QUE VOCÊ CONSIDERA MAIS APROPRIADA.
Tabela: equivalente textual a seguir.
SOBRE AS APRENDIZAGENS
SIM
EM PARTE
NÃO
A) IDENTIFICO OS CÔMODOS DAS MORADIAS E COMO COSTUMAM SER USADOS PELAS PESSOAS?
B) RECONHEÇO CARACTERÍSTICAS DA MINHA MORADIA E DO SEU ENTORNO?
C) REPRESENTO OBJETOS E INDICO SUA POSIÇÃO?
D) IDENTIFICO MUDANÇAS NA QUANTIDADE DE FILHOS NAS FAMÍLIAS BRASILEIRAS?
E) RECONHEÇO FORMAS DE LAZER DA MINHA FAMÍLIA E DAS FAMÍLIAS DOS COLEGAS?
116
DESAFIO À VISTA!
CAPÍTULOS 11 E 12
QUAIS SÃO OS MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO E OS OBJETOS UTILIZADOS NAS MORADIAS?
CAPÍTULO 11. MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO DAS MORADIAS
GRANDE OU PEQUENA, DE TIJOLOS OU DE MADEIRA, NÃO IMPORTA: TODOS NÓS PRECISAMOS DE UMA MORADIA PARA VIVER E NOS ABRIGAR.
EM MUITAS HISTÓRIAS INFANTIS, AS PERSONAGENS TÊM MORADIA. A BELA ADORMECIDA, POR EXEMPLO, MORAVA EM UM CASTELO COM PAREDES FEITAS COM PEDRAS. VAMOS RELEMBRAR ALGUMAS HISTÓRIAS INFANTIS?
LEGENDA: REPRESENTAÇÃO MERAMENTE ILUSTRATIVA. FIM DA LEGENDA.
1. ASSINALE OS MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO QUE PODEM SER ENCONTRADOS NA REPRESENTAÇÃO DO CASTELO DA BELA ADORMECIDA.
( ) PEDRA.
( ) MADEIRA.
( ) FERRO.
( ) PAPEL.
( ) BARRO.
( ) VIDRO.
117
2. VOCÊ SE LEMBRA DA HISTÓRIA DE JOÃO E MARIA? CONVERSE COM OS COLEGAS E O PROFESSOR E RECONTE A HISTÓRIA.
3. DESENHE COMO VOCÊ IMAGINA SER A MORADIA QUE JOÃO E MARIA ENCONTRARAM NA FLORESTA.
4. EM SUA OPINIÃO, OS MATERIAIS USADOS NA CONSTRUÇÃO DA MORADIA ENCONTRADA POR JOÃO E MARIA PODERIAM SER UTILIZADOS EM UMA MORADIA REAL? POR QUÊ?
5. OBSERVE AS MORADIAS DOS TRÊS PORQUINHOS E IDENTIFIQUE O PRINCIPAL MATERIAL UTILIZADO NA CONSTRUÇÃO DE CADA UMA DELAS.
_____
_____
_____
LEGENDA DAS IMAGENS: ILUSTRAÇÕES SEM ESCALA E PROPORÇÃO PARA FINS DIDÁTICOS. FIM DA LEGENDA.
118
QUEM CONSTRÓI A MORADIA
A CONSTRUÇÃO DE MORADIAS ENVOLVE O TRABALHO DE DIVERSOS PROFISSIONAIS.
- OBSERVE AS FOTOGRAFIAS E COMPLETE AS LEGENDAS, IDENTIFICANDO O PROFISSIONAL RETRATADO EM CADA UMA DELAS.
LEGENDA: _____ INSTALANDO REDE ELÉTRICA EM MORADIA NO MUNICÍPIO DE APARECIDA DE GOIÂNIA, NO ESTADO DE GOIÁS, EM 2017. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: _____ PINTANDO PAREDE EM MORADIA NO MUNICÍPIO DE CURITIBA, NO ESTADO DO PARANÁ, EM 2017. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: _____ CONSTRUINDO PAREDE EM MORADIA NO MUNICÍPIO DE CORBÉLIA, NO ESTADO DO PARANÁ, EM 2017. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: _____ INSTALANDO ENCANAMENTO EM MORADIA NO MUNICÍPIO DE APARECIDA DE GOIÂNIA, NO ESTADO DE GOIÁS, EM 2017. FIM DA LEGENDA.
2. VOCÊ CONHECE OUTROS PROFISSIONAIS QUE TRABALHAM NA CONSTRUÇÃO DE MORADIAS? COMPARTILHE O QUE VOCÊ CONHECE COM OS COLEGAS E O PROFESSOR.
119
3. AS ILUSTRAÇÕES A SEGUIR REPRESENTAM DIFERENTES ETAPAS DA CONSTRUÇÃO DE UMA MORADIA. NUMERE-AS NA SEQUÊNCIA CORRETA.
Observação: ILUSTRAÇÕES SEM ESCALA E PROPORÇÃO PARA FINS DIDÁTICOS. FIM DA LEGENDA.
Boxe complementar:
ENTREVISTE
- COM A AJUDA DE UM ADULTO, ENTREVISTE UMA PESSOA QUE JÁ TENHA PARTICIPADO DA CONSTRUÇÃO DE UMA MORADIA.
- NOME: _____
- SERVIÇO REALIZADO: _____
- COMO FOI O SEU TRABALHO?
_____
- APRESENTE AS INFORMAÇÕES QUE VOCÊ OBTEVE NA ENTREVISTA PARA OS COLEGAS E O PROFESSOR.
Fim do complemento.
120
OS MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO VÊM DA NATUREZA
MUITOS MATERIAIS UTILIZADOS NA CONSTRUÇÃO DAS MORADIAS SÃO FEITOS A PARTIR DA EXTRAÇÃO DE ELEMENTOS DA NATUREZA.
1. RELACIONE OS MATERIAIS UTILIZADOS NA CONSTRUÇÃO DAS MORADIAS COM SUAS DESCRIÇÕES.
HÁ MUITO TEMPO ESSE MATERIAL VEM SENDO EXTRAÍDO DAS ÁRVORES PARA A CONSTRUÇÃO DE MORADIAS. ATUALMENTE, BOA PARTE DESSE RECURSO VEM DE FLORESTAS PLANTADAS PELAS PESSOAS.
É UM MATERIAL MUITO UTILIZADO NAS PAREDES DAS MORADIAS. É UMA MISTURA DE ARGILA COM CALCÁRIO, MATERIAIS ENCONTRADOS NO SOLO E NO SUBSOLO.
É UM MATERIAL FORMADO DE BARRO E AREIA MISTURADOS COM ÁGUA. ESSA MISTURA É COLOCADA EM FÔRMAS E LEVADA AO SOL PARA SECAR.
ESSE MATERIAL É USADO NAS JANELAS DAS MORADIAS. ELE É FEITO COM AREIA E OUTROS MATERIAIS, QUE SÃO COLOCADOS EM FORNOS DE ALTA TEMPERATURA PARA SOFRER TRANSFORMAÇÃO. COSTUMA SER TRANSPARENTE.
LEGENDA: CIMENTO. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: TIJOLO. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: VIDRO. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: MADEIRA. FIM DA LEGENDA.
2. OBSERVE A SUA MORADIA E, COM A AJUDA DE UM ADULTO DE SUA CONVIVÊNCIA, ANOTE OS MATERIAIS UTILIZADOS:
- NAS PAREDES.
- NAS PORTAS.
- NAS JANELAS.
121
3. OBSERVE A MORADIA E IDENTIFIQUE OS MATERIAIS UTILIZADOS EM SUA CONSTRUÇÃO.
LEGENDA: REPRESENTAÇÃO ILUSTRATIVA SEM ESCALA E PROPORÇÃO PARA FINS DIDÁTICOS. FIM DA LEGENDA.
- DE ACORDO COM OS NÚMEROS, COMPLETE O QUADRO COM O NOME DA PARTE DA MORADIA E O MATERIAL UTILIZADO EM SUA CONSTRUÇÃO.
Tabela: equivalente textual a seguir.
NÚMERO |
PARTE DA MORADIA |
MATERIAL UTILIZADO |
---|---|---|
1 |
_____ |
_____ |
2 |
_____ |
_____ |
3 |
_____ |
_____ |
4 |
_____ |
_____ |
5 |
_____ |
_____ |
122
UM MATERIAL UTILIZADO NO DIA A DIA
UM MATERIAL MUITO UTILIZADO NO DIA A DIA DAS PESSOAS É O PAPEL. VOCÊ VAI CONHECER COMO O PAPEL É FABRICADO. ACOMPANHE A LEITURA DO TEXTO PELO PROFESSOR.
LEGENDA: REPRESENTAÇÃO ESQUEMÁTICA SEM ESCALA E PROPORÇÃO PARA FINS DIDÁTICOS. FIM DA LEGENDA.
1. O QUE VOCÊ CONHECEU SOBRE A FABRICAÇÃO DO PAPEL E VOCÊ NÃO SABIA? COMENTE COM OS COLEGAS E O PROFESSOR.
123
NA ESCOLA PODEM SER ENCONTRADOS OBJETOS FEITOS DE DIFERENTES MATERIAIS. MUITOS DESSES OBJETOS TAMBÉM PODEM SER UTILIZADOS NA MORADIA E EM OUTROS LOCAIS.
2. ACOMPANHE A LEITURA DO TEXTO FEITA PELO PROFESSOR.
POR QUE O PAPEL É IMPORTANTE?
[...] O PAPEL É MUITO IMPORTANTE, POIS ESTÁ SEMPRE PRESENTE EM VÁRIAS ATIVIDADES DO NOSSO DIA A DIA. E SE O PAPEL NÃO EXISTISSE? ONDE VOCÊS IRIAM ESCREVER, DESENHAR, PINTAR? O SAQUINHO DE PIPOCA, DE CACHORRO-QUENTE, A EMBALAGEM DE SORVETE, A CAIXINHA DE REMÉDIO, O PAPEL HIGIÊNICO, OS CADERNOS, OS CARTAZES DE PROPAGANDA, AS FOTOGRAFIAS... TUDO ISSO E MUITO MAIS É FEITO DE PAPEL. ATÉ MESMO O DINHEIRO QUE USAMOS PARA PAGAR NOSSAS CONTAS!
FONTE: NEREIDE SCHILARO SANTA ROSA. CHICO PAPELETA E A RECICLAGEM DE PAPEL. SÃO PAULO: MODERNA, 2006. P. 4.
LEGENDA: REPRESENTAÇÃO MERAMENTE ILUSTRATIVA. FIM DA LEGENDA.
3. SUBLINHE NO TEXTO OS OBJETOS QUE SÃO FEITOS DE PAPEL.
4. O QUE VOCÊ COSTUMA FAZER COM OS PAPÉIS QUE JÁ UTILIZOU?
Boxe complementar:
VOCÊ SABIA?
VOCÊ SABIA QUE HÁ PAPÉIS QUE PODEM SER RECICLADOS E OUTROS QUE NÃO PODEM SER RECICLADOS? CONHEÇA ALGUNS DELES.
RECICLÁVEIS: FOLHAS DE CADERNO, JORNAIS, REVISTAS, ENVELOPES, CARTAZES, CAIXAS DE PAPELÃO, CAIXAS DE LEITE E DE SUCO, ENTRE OUTROS.
NÃO RECICLÁVEIS: FOTOGRAFIAS, PAPÉIS SUJOS OU ENGORDURADOS (COMO PAPEL HIGIÊNICO E GUARDANAPOS), ETIQUETAS ADESIVAS, ENTRE OUTROS.
Fim do complemento.
124
COMO VOCÊ VIU, O PAPEL É PRODUZIDO A PARTIR DA MADEIRA DE ÁRVORES, QUE SÃO CULTIVADAS ESPECIALMENTE PARA ESSA FINALIDADE.
O LÁPIS, UM OBJETO COMUM NAS MORADIAS E QUE VOCÊ USA NA ESCOLA, TAMBÉM É FEITO DE MADEIRA.
5. ACOMPANHE A LEITURA DO POEMA FEITA PELO PROFESSOR.
LÁPIS
QUANDO ESCREVE CAPRICHADO
SUA LETRA É BEM FORMOSA
MAS QUANDO ESCREVE APRESSADO
A LETRA FICA HORROROSA
ESCREVE LIÇÃO DE CASA
ESCREVE CARTA DE AMOR
FAZ CONTA E FAZ EXERCÍCIO
PODE SER PRETO OU DE COR
FAZ BILHETE OU FAZ MENSAGEM
ÀS VEZES DIZ PALAVRÃO.
QUANDO QUER FAZER BONITO
ESCREVE COM EDUCAÇÃO
FAZ DESENHO BEM LEGAL [...].
FONTE: RICARDO AZEVEDO. MEU MATERIAL ESCOLAR . SÃO PAULO: MODERNA, 2009. P. 27.
125
- O POEMA TRATA DE QUAL OBJETO?
_____
- O QUE ACONTECE QUANDO O LÁPIS ESCREVE APRESSADO?
_____
- E QUANDO VOCÊ ESCREVE APRESSADO, O QUE ACONTECE?
_____
- COMO ELE ESCREVE QUANDO QUER FAZER BONITO?
_____
- E VOCÊ, COMO ESCREVE QUANDO QUER FAZER BONITO?
_____
Boxe complementar:
INVESTIGUE
O PAPEL E O LÁPIS QUE VOCÊ UTILIZA FORAM FABRICADOS A PARTIR DA MADEIRA.
E OS OUTROS OBJETOS QUE VOCÊ UTILIZA, FORAM PRODUZIDOS A PARTIR DE QUAL MATERIAL? ASSINALE AS RESPOSTAS.
Tabela: equivalente textual a seguir.
OBJETO |
MADEIRA |
PLÁSTICO |
OUTROS |
---|---|---|---|
CANETA |
|||
ESTOJO |
|||
LIVRO |
|||
APONTADOR |
|||
RÉGUA |
Fim do complemento.
126
CARTOGRAFANDO
OS OBJETOS PODEM SER VISTOS DE DIFERENTES VISÕES OU PONTOS DE VISTA.
- OBSERVE AS FOTOGRAFIAS.
LEGENDA: VISÃO FRONTAL: O OBJETO É VISTO DE FRENTE. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: VISÃO OBLÍQUA: O OBJETO É VISTO DE CIMA E DE LADO. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: VISÃO VERTICAL: O OBJETO É VISTO DE CIMA PARA BAIXO. FIM DA LEGENDA.
- ESCOLHA UM OBJETO QUE VOCÊ USA. OBSERVE-O COM ATENÇÃO E DESENHE COMO VOCÊ PERCEBE ESSE OBJETO NAS DIFERENTES VISÕES.
VISÃO DE FRENTE
VISÃO DE CIMA E DE LADO
VISÃO DE CIMA PARA BAIXO
127
- OBSERVE AS FOTOGRAFIAS A SEGUIR E INDIQUE O PONTO DE VISTA DE CADA UMA DELAS CONFORME A LEGENDA.
V PARA A FOTOGRAFIA EM VISÃO VERTICAL.
F PARA A FOTOGRAFIA EM VISÃO FRONTAL.
O PARA A FOTOGRAFIA EM VISÃO OBLÍQUA.
LEGENDA: ELEMENTOS REPRESENTADOS FORA DE PROPORÇÃO ENTRE SI PARA FINS DIDÁTICOS. FIM DA LEGENDA.
- OBSERVE AS FOTOGRAFIAS A SEGUIR.
- NA FOTOGRAFIA A, EM QUAL VISÃO O APONTADOR FOI FOTOGRAFADO?
- NA FOTOGRAFIA B, EM QUAL VISÃO O APONTADOR FOI FOTOGRAFADO?
128
CAPÍTULO 12. OBJETOS DA NOSSA HISTÓRIA
DURANTE A NOSSA VIDA, USAMOS MUITOS OBJETOS DIFERENTES. ALGUNS DELES PODEM MARCAR A NOSSA HISTÓRIA.
1. COM A AJUDA DO PROFESSOR, LEIA O TEXTO.
UM MUNDO DE COISAS
[OS OBJETOS] ENTRAM EM NOSSA VIDA A TODO MOMENTO. ALGUNS FICAM UM POUCO E PARTEM. OUTROS VÃO FICANDO, FICANDO E NUNCA SE VÃO. [...]
PRA NÓS, SÃO COISAS ESPECIAIS E CONTAM NOSSAS HISTÓRIAS: UMA TAMPINHA DE REFRIGERANTE, UM TOCO DE LÁPIS, UM SOLDADINHO DE PLÁSTICO, [...] UM PAPEL DE BALA, UM DADO...
FONTE: MARCELO XAVIER. UM MUNDO DE COISAS . BELO HORIZONTE: FORMATO, 2002. P. 35.
- MARQUE OS OBJETOS CONSIDERADOS ESPECIAIS PARA O AUTOR DO TEXTO.
( ) TOCO DE LÁPIS.
( ) SAPATO.
( ) TAMPINHA DE REFRIGERANTE.
( ) PAPEL DE BALA.
( ) CANETA.
( ) DADO.
( ) SOLDADINHO DE PLÁSTICO.
( ) BORRACHA.
- EM SUA OPINIÃO, O QUE SIGNIFICA DIZER QUE HÁ OBJETOS QUE “CONTAM NOSSAS HISTÓRIAS”?
129
ALGUNS OBJETOS SÃO MAIS UTILIZADOS PELAS PESSOAS EM CERTOS PERÍODOS DA VIDA.
2. LIGUE CADA OBJETO AO PERÍODO DE VIDA EM QUE A CRIANÇA O UTILIZOU.
LEGENDA: ELEMENTOS REPRESENTADOS FORA DE PROPORÇÃO ENTRE SI PARA FINS DIDÁTICOS. FIM DA LEGENDA.
3. OS OBJETOS UTILIZADOS PELA CRIANÇA SÃO OS MESMOS DE QUANDO ELA ERA BEBÊ? POR QUÊ?
130
4. ESCOLHA UM OBJETO QUE CONTE PARTE DA SUA HISTÓRIA E FAÇA O QUE SE PEDE.
- DESENHE ESSE OBJETO E ESCREVA O NOME DELE.
NOME DO OBJETO: _____
- MARQUE EM QUE PERÍODO DA SUA VIDA VOCÊ UTILIZOU ESSE OBJETO.
( ) QUANDO ERA BEBÊ.
( ) QUANDO ERA CRIANÇA.
- ESSE OBJETO ERA UTILIZADO:
( ) OMO VESTIMENTA.
( ) COMO BRINQUEDO.
( ) PARA VOCÊ SE ALIMENTAR.
( ) OUTRO: _____
- MOSTRE SEU DESENHO AOS COLEGAS E CONTE A ELES POR QUE VOCÊ CONSIDERA QUE ESSE OBJETO FAZ PARTE DE SUA HISTÓRIA.
131
MUITAS CRIANÇAS GOSTAM DE BRINCAR COM OBJETOS UTILIZADOS PELOS ADULTOS COM QUEM CONVIVEM.
5. COM A AJUDA DO PROFESSOR, LEIA O TEXTO A SEGUIR SOBRE NATÁLIA E SUA AVÓ MARIA.
O SEGREDO DA VÓ MARIA
GOSTAVA DE IR AO QUARTO BRINCAR NO MEIO DOS MÓVEIS ANTIGOS, BEM GRANDES, CHEIOS DE DETALHES [...].
A AVÓ DEIXAVA A NETA BRINCAR COM ALGUMAS COISAS. NATÁLIA COLOCAVA AS LUVAS DE TECIDO BRILHANTE, COLAR, PULSEIRA, PASSAVA BATOM, PERFUME E FICAVA SE OLHANDO NO ESPELHO.
FONTE: CARLA CARUSO. O SEGREDO DA VÓ MARIA. SÃO PAULO: CALLIS, 2003. P. 4.
LEGENDA: REPRESENTAÇÃO MERAMENTE ILUSTRATIVA. FIM DA LEGENDA.
6. LOCALIZE AS INFORMAÇÕES NO TEXTO E CONTE AOS COLEGAS SUAS DESCOBERTAS.
- PARA QUE A NETA USAVA OS OBJETOS DO QUARTO DA AVÓ?
- VOCÊ IMAGINA QUE A AVÓ USAVA OS OBJETOS DA MESMA MANEIRA QUE A NETA?
7. VOCÊ JÁ TRANSFORMOU ALGUM OBJETO EM BRINQUEDO?
- SE SIM, QUE OBJETO ERA ESSE? SE NÃO, IMAGINE UM OBJETO.
- COMO VOCÊ BRINCOU OU TERIA BRINCADO COM ELE?
- COMO ESSE OBJETO ERA USADO ANTES DE SER UM BRINQUEDO?
132
UTENSÍLIOS DOMÉSTICOS
AS PESSOAS PODEM UTILIZAR DIVERSOS OBJETOS NAS TAREFAS DOMÉSTICAS. ESSES OBJETOS SÃO CHAMADOS DE UTENSÍLIOS OU APARELHOS DOMÉSTICOS.
1. OBSERVE DOIS UTENSÍLIOS OU APARELHOS DOMÉSTICOS USADOS EM SUA MORADIA. EM SEGUIDA, DESENHE CADA UM DELES E ESCREVA SEU NOME.
NOME:
NOME:
2. DE QUE MATERIAIS SÃO FEITOS OS UTENSÍLIOS QUE VOCÊ PESQUISOU E PARA QUE ELES SÃO UTILIZADOS? CONTE PARA OS COLEGAS E O PROFESSOR.
133
EXPLORAR FONTE HISTÓRICA MATERIAL
OS OBJETOS PODEM SOFRER MUDANÇAS AO LONGO DO TEMPO. OBSERVE QUATRO UTENSÍLIOS DOMÉSTICOS.
LEGENDA: FERRO DE PASSAR ROUPA. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: FOGÃO. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: FOGÃO. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: FERRO DE PASSAR ROUPA. FIM DA LEGENDA.
Observação:
ELEMENTOS REPRESENTADOS FORA DE PROPORÇÃO ENTRE SI PARA FINS DIDÁTICOS.
Fim da observação.
- RELACIONE CADA FRASE À LETRA DO OBJETO CORRESPONDENTE.
( ) FOGÃO A GÁS ATUAL.
( ) FERRO DE PASSAR A CARVÃO ANTIGO.
( ) FERRO DE PASSAR ELÉTRICO ATUAL.
( ) FOGÃO A LENHA ANTIGO.
134
EXPOSIÇÃO DE OBJETOS
1. LEIA A NOTÍCIA COM A AJUDA DO PROFESSOR.
O COTIDIANO NO PASSADO
[...] FOI PROMOVIDA UMA EXPOSIÇÃO COM OBJETOS ANTIGOS EM UM MUSEU [...]. O ACERVO FOI COMPOSTO POR UMA AÇÃO COLETIVA ENTRE ALUNOS E FUNCIONÁRIOS [DA ESCOLA] QUE LEVARAM ITENS COMO BRINQUEDOS, MÁQUINA DE ESCREVER, MÁQUINA DE COSTURA, FOTOS ANTIGAS, ENTRE OUTROS ARTIGOS.
O OBJETIVO FOI MOSTRAR COMO ERA O COTIDIANO DAS PESSOAS NO PASSADO, ATRAVÉS DE UTENSÍLIOS E OBJETOS QUE ERAM USADOS NO DIA A DIA, NAS TAREFAS DOMÉSTICAS E NO TRABALHO.
FONTE: CCPLS PROMOVERAM EXPOSIÇÃO DE OBJETOS ANTIGOS EM COMEMORAÇÃO AO DIA INTERNACIONAL DO MUSEU. CENTRO DE CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL E LAZER DE BARUERI , 30 MAIO 2019. DISPONÍVEL EM: http://fdnc.io/fou. ACESSO EM: 19 JUN. 2021.
LEGENDA: PIÃO. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: MÁQUINA DE ESCREVER. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: MÁQUINA DE COSTURA. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: FOTOGRAFIA DE CERCA DE SETENTA ANOS. FIM DA LEGENDA.
Observação:
ELEMENTOS REPRESENTADOS FORA DE PROPORÇÃO ENTRE SI PARA FINS DIDÁTICOS.
Fim da observação.
- QUEM LEVOU OS ITENS PARA A MONTAGEM DA EXPOSIÇÃO?
- QUE OBJETOS FORAM EXPOSTOS?
- QUAL FOI O OBJETIVO DA EXPOSIÇÃO?
135
2. AGORA É A SUA VEZ! COM A AJUDA DO PROFESSOR, VOCÊ E SEUS COLEGAS VÃO ORGANIZAR UMA EXPOSIÇÃO DE OBJETOS DE OUTROS TEMPOS. SIGAM OS PASSOS.
- SELECIONE UM OBJETO ANTIGO DA SUA MORADIA OU PEÇA EMPRESTADO DE ALGUM CONHECIDO.
- NO DIA COMBINADO COM O PROFESSOR, TRAGA O OBJETO PARA A ESCOLA E CONTE AOS COLEGAS AS SEGUINTES INFORMAÇÕES:
- NOME DO OBJETO.
- PARA QUE ERA UTILIZADO.
- COM A AJUDA DO PROFESSOR, ORGANIZEM A EXPOSIÇÃO DOS OBJETOS.
- CONVIDEM OUTRAS TURMAS DA ESCOLA E DA COMUNIDADE ESCOLAR PARA A EXPOSIÇÃO.
3. APÓS A EXPOSIÇÃO, CONVERSE COM OS COLEGAS E COM O PROFESSOR SOBRE AS PERGUNTAS.
- QUE OBJETO MAIS CHAMOU A SUA ATENÇÃO? POR QUÊ?
- VOCÊ ACHA IMPORTANTE CONSERVAR OBJETOS PRODUZIDOS EM OUTROS TEMPOS? POR QUÊ?
- COMO VOCÊ CUIDA DOS OBJETOS DO SEU DIA A DIA?
Boxe complementar:
VOCÊ SABIA?
NO MUNICÍPIO DE BELO HORIZONTE, NO ESTADO DE MINAS GERAIS, EXISTE UM MUSEU DE BRINQUEDOS. O ACERVO DO MUSEU CONTÉM QUASE 5 MIL BRINQUEDOS, INCLUINDO BONECAS, CARRINHOS, MÓVEIS EM MINIATURA, TRENZINHOS, BICHOS DE PELÚCIA, FANTOCHES, JOGOS, BRINQUEDOS MUSICAIS, ENTRE OUTROS.
OS BRINQUEDOS MAIS ANTIGOS TÊM CERCA DE DUZENTOS ANOS E PODEM SER COMPARADOS COM OS ATUAIS PARA IDENTIFICAR MUDANÇAS E PERMANÊNCIAS.
Fim do complemento.
136
Avaliação do processo de aprendizagem
RETOMANDO OS CONHECIMENTOS
Capítulos 11 e 12
NAS AULAS ANTERIORES, VOCÊ ESTUDOU ALGUNS MATERIAIS UTILIZADOS NA CONSTRUÇÃO DAS MORADIAS E A IMPORTÂNCIA DOS OBJETOS NA HISTÓRIA DAS PESSOAS. AGORA, VAMOS AVALIAR OS CONHECIMENTOS QUE FORAM CONSTRUÍDOS?
- OBSERVE A MORADIA RETRATADA NA FOTOGRAFIA E IDENTIFIQUE OS MATERIAIS UTILIZADOS EM SUA CONSTRUÇÃO.
LEGENDA: MORADIA NO MUNICÍPIO DE CAVALCANTE, NO ESTADO DE GOIÁS, EM 2020. FIM DA LEGENDA.
NO TELHADO: _____
NAS JANELAS: _____
NAS PAREDES: _____
- DE QUAL VISÃO OU PONTO DE VISTA FORAM REPRESENTADOS O OBJETO A SEGUIR?
- CIRCULE DE VERDE O OBJETO VISTO EM VISÃO VERTICAL.
- CIRCULE DE VERMELHO O OBJETO VISTO EM VISÃO FRONTAL.
- CIRCULE DE AZUL O OBJETO VISTO EM VISÃO OBLÍQUA.
137
- LIGUE AS FOTOGRAFIAS DOS OBJETOS ÀS ATIVIDADES EM QUE ELES SÃO UTILIZADOS.
DORMIR.
ANDAR.
SE VESTIR.
- O FERRO DE PASSAR ROUPA ELÉTRICO SURGIU ANTES OU DEPOIS DO FERRO A CARVÃO?
_____
AUTOAVALIAÇÃO
AGORA É HORA DE VOCÊ REFLETIR SOBRE SEU APRENDIZADO. ASSINALE A RESPOSTA QUE VOCÊ CONSIDERA MAIS APROPRIADA.
Tabela: equivalente textual a seguir.
SOBRE AS APRENDIZAGENS
SIM
EM PARTE
NÃO
A) RECONHEÇO OS MATERIAIS E OS PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS NA CONSTRUÇÃO DE MORADIAS?
B) DIFERENCIO AS VISÕES FRONTAL, OBLÍQUA E VERTICAL?
C) RECONHEÇO ALGUNS OBJETOS UTILIZADOS EM CADA FASE DA VIDA?
D) IDENTIFICO MUDANÇAS NOS UTENSÍLIOS DOMÉSTICOS AO LONGO DO TEMPO?