3
[...]
Tenho o costume de andar pelas estradas
Olhando para a direita e para a esquerda,
E de vez em quando olhando para trás...
E o que vejo a cada momento
É aquilo que nunca antes eu tinha visto
[...]
FONTE: Fernando Pessoa. Poemas completos de Alberto Caeiro. In: Maria Aliete Galhoz (org.). Fernando Pessoa: obra poética. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1999. p. 204.
LEGENDA: A estrada, pintura de Almeida Júnior, elaborada em 1899. FIM DA LEGENDA.
4
Seu livro é assim
Este é seu livro de Ciências Humanas.
Conheça como ele está organizado.
O que eu já sei?
Nessa seção, você verá que já conhece vários assuntos de História e de Geografia.
Abertura de unidade
Observe e interprete a imagem e converse com os colegas sobre o que vocês vão estudar na unidade.
Primeiros contatos
As atividades vão ajudar você a perceber seus conhecimentos sobre o tema e o que será estudado.
Capítulo
Você vai conhecer temas e assuntos de História e de Geografia.
Desafio à vista!
Você vai elaborar hipóteses sobre questões que serão desenvolvidas nos capítulos.
Você sabia?
Você vai conhecer um pouco mais sobre o assunto estudado.
Investigue
Você vai pesquisar e descobrir novas informações sobre um tema proposto.
Entreviste
Converse com diferentes pessoas e obtenha novas informações e aprendizados.
5
Tempo, tempo...
Você vai refletir sobre as mudanças e as permanências e sobre os fatos que aconteceram antes, depois ou ao mesmo tempo que outros.
Cartografando
Você vai aprender a ler e a interpretar a realidade espacial por meio de gráficos e representações espaciais.
Explorar fonte histórica
Você vai explorar fontes históricas escritas, visuais, orais e materiais.
Trabalho de campo
Você terá a possibilidade de observar e avaliar diferentes locais do seu lugar de viver.
Retomando os conhecimentos
Você vai avaliar o que foi estudado ao longo dos capítulos e refletir sobre a sua aprendizagem em sala de aula.
O que eu aprendi?
Você vai avaliar os conhecimentos construídos ao longo do ano.
ÍCONES
NESTE LIVRO, VOCÊ ENCONTRARÁ ALGUNS ÍCONES QUE VÃO ORIENTAR A FORMA COMO VOCÊ DEVE FAZER AS ATIVIDADES. SÃO ELES:
ATIVIDADE ORAL
ATIVIDADE EM DUPLA
ATIVIDADE EM GRUPO
CONVERSE COM SEU COLEGA
DESENHO
TAREFA DE CASA
6
Sumário
• O que eu já sei?, p. 8
• Desafio à vista!, p. 12
1. Acontecimentos do dia a dia, p. 12
2. O dia, a noite e as atividades, p. 20
• Retomando os conhecimentos, p. 28
• Desafio à vista!, p. 30
3. Conhecer e representar o lugar de viver, p. 30
4. Memórias do lugar de viver, p. 44
• Retomando os conhecimentos, p. 50
UNIDADE 2. A convivência entre as pessoas, p. 52
• Desafio à vista!, p. 54
5. Conviver no dia a dia, p. 54
6. Lugares de convivência, p. 62
• Retomando os conhecimentos, p. 70
• Desafio à vista!, p. 72
7. Meios de transporte e de comunicação, p. 72
8. Os meios de transporte em outros tempos, p. 82
• Retomando os conhecimentos, p. 90
7
UNIDADE 3. Memórias e lugares, p. 92
• Desafio à vista!, p. 94
9. Registros de família, p. 94
10. Viver em diferentes lugares, p. 102
• Retomando os conhecimentos, p. 114
• Desafio à vista!, p. 116
11. Lembranças de objetos, p. 116
12. A mudança na paisagem, p. 124
• Retomando os conhecimentos, p. 132
UNIDADE 4. As pessoas, o trabalho e o ambiente, p. 134
• Desafio à vista!, p. 136
13. Tipos de trabalho nas comunidades, p. 136
14. O trabalho no campo e na cidade, p. 144
• Retomando os conhecimentos, p. 156
• Desafio à vista!, p. 158
15. Formas de trabalho e impactos ambientais, p. 158
16. Os impactos ambientais no campo e na cidade, p. 166
• Retomando os conhecimentos, p. 174
• O que eu aprendi?, p. 176
• Bibliografia comentada, p. 180