3
A paisagem, assim como o
espaço, altera-se continuamente
para poder acompanhar as
transformações da sociedade.
FONTE: Milton Santos. Pensando o espaço do homem. São Paulo: Edusp, 2004. p. 54.
LEGENDA: Vista do espaço rural e do espaço urbano do município de Guaíra, no estado de São Paulo, em 2018. FIM DA LEGENDA.
4
Seu livro é assim
Este é seu livro de Ciências Humanas.
Conheça como ele está organizado.
O que eu já sei?
Nessa seção, você verá que já conhece vários assuntos de História e de Geografia.
Abertura de unidade
Observe e interprete a imagem e converse com os colegas sobre o que vocês vão estudar na unidade.
Primeiros contatos
As atividades vão ajudar você a perceber seus conhecimentos sobre o tema e o que será estudado.
Capítulo
Você vai conhecer temas e assuntos de História e de Geografia.
Desafio à vista!
Você vai elaborar hipóteses sobre questões que serão desenvolvidas nos capítulos.
Você sabia?
Você vai conhecer um pouco mais sobre o assunto estudado.
Investigue
Você vai pesquisar e descobrir novas informações sobre um tema proposto.
Entreviste
Converse com diferentes pessoas e obtenha novas informações e aprendizados.
5
Tempo, tempo...
Você vai refletir sobre as mudanças e as permanências e sobre os fatos que aconteceram antes, depois ou ao mesmo tempo que outros.
Cartografando
Você vai aprender a ler e a interpretar a realidade espacial por meio de gráficos e representações espaciais.
Explorar fonte histórica
Você vai explorar fontes históricas escritas, visuais, orais e materiais.
Trabalho de campo
Você terá a possibilidade de observar e avaliar diferentes locais do seu lugar de viver.
Retomando os conhecimentos
Você vai avaliar o que foi estudado ao longo dos capítulos e refletir sobre a sua aprendizagem em sala de aula.
O que eu aprendi?
Você vai avaliar os conhecimentos construídos ao longo do ano.
Ícones
Neste livro, você encontrará alguns ícones que vão orientar a forma como você deve fazer as atividades. São eles:
Atividade oral
Atividade em dupla
Atividade em grupo
Converse com seu colega
Desenho
Tarefa de casa
6
Sumário
• O que eu já sei?, p. 8
UNIDADE 1. Os grupos sociais e os lugares de viver em diferentes tempos, p. 10
• Desafio à vista!, p. 12
1. As pessoas e os lugares de viver, p. 12
2. Os grupos sociais na formação do município, p. 22
• Retomando os conhecimentos, p. 30
• Desafio à vista!, p. 32
3. As influências culturais nos lugares de viver, p. 32
4. Grupos sociais e influências culturais, p. 44
• Retomando os conhecimentos, p. 52
UNIDADE 2. Natureza, cultura e paisagens, p. 54
• Desafio à vista!, p. 56
5. As paisagens e seus elementos, p. 56
6. Cultura e patrimônio, p. 70
• Retomando os conhecimentos, p. 80
• Desafio à vista!, p. 82
7. A cidade: encontrando diferentes locais, p. 82
8. Marcos históricos das cidades, p. 90
• Retomando os conhecimentos, p. 98
7
UNIDADE 3. O trabalho no campo e na cidade, p. 100
• Desafio à vista!, p. 102
9. Atividades de trabalho: agricultura, pecuária e extrativismo mineral, p. 102
10. O trabalho no campo e na cidade em diferentes tempos, p. 110
• Retomando os conhecimentos, p. 118
• Desafio à vista!, p. 120
11. O modo de vida no campo e na cidade em diferentes tempos, p. 120
12. Campo e cidade: impactos ambientais, p. 126
• Retomando os conhecimentos, p. 136
UNIDADE 4. Cuidar do que é de todos, p. 138
• Desafio à vista!, p. 140
13. Espaço público e espaço privado, p. 140a
14. As pessoas e os serviços públicos, p. 148
• Retomando os conhecimentos, p. 160
• Desafio à vista!, p. 162
15. A água no dia a dia das pessoas, p. 162
16. A obtenção de água em diferentes tempos, p. 174
• Retomando os conhecimentos, p. 182
• O que eu aprendi?, p. 184
• Bibliografia comentada, p. 188