MP268

Bibliografia comentada

AB’SÁBER, Aziz; MARIGO, Luiz Claudio. Ecossistemas do Brasil. São Paulo: Metalivros, 2009.

Essa obra trata do estudo da paisagem sob a perspectiva da relação entre natureza e sociedade, centrada na análise evolutiva dos ecossistemas brasileiros.

ALMEIDA, Rosângela D. de (org.). Cartografia escolar. São Paulo: Contexto, 2007.

Essa obra apresenta uma compilação de artigos de importantes estudiosos da cartografia brasileira, além de trazer referências conceituais, metodológicas e práticas da cartografia escolar.

BACICH, Lilian; TANZI NETO, Adolfo; TREVISANI, Fernando de M. (org.). Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação . Porto Alegre: Penso, 2015.

Essa obra apresenta reflexões sobre o ensino híbrido e a integração das tecnologias digitais no dia a dia da sala de aula, a fim de incentivar a personalização do ensino e a autonomia dos alunos na construção do conhecimento.

BENDER, William N. Aprendizagem baseada em projetos. Educação diferenciada para o século XXI. Porto Alegre: Penso, 2014.

A aprendizagem baseada em projetos é um modelo de ensino que consiste em permitir que os alunos confrontem as questões e os problemas do mundo real que consideram significativos, determinando como abordá-los e agindo de maneira colaborativa em busca de soluções.

BITTENCOURT, Circe M. F. Ensino de História: fundamentos e métodos. 5ª ed. São Paulo: Cortez, 2018.

Essa obra aborda questões essenciais do ensino e da aprendizagem de História – presentes na estruturação de muitas sequências didáticas desta coleção –, como: as mudanças curriculares, os critérios de seleção de focos de trabalho em cada segmento, os conceitos fundamentais do componente curricular e as noções de tempo e espaço.

BOSI, Ecléa. Memória e sociedade: lembranças de velhos. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.

A autora apresenta depoimentos de pessoas que nasceram há cerca de cem anos na cidade de São Paulo. Tais depoimentos revelam as mudanças vivenciadas pelos moradores da cidade, mas, também, as memórias afetivas familiares.

BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo agropecuário 2017: resultados definitivos. Brasília: IBGE, 2018.

A publicação apresenta características e dados relacionados ao espaço rural brasileiro por meio de tabelas, gráficos e mapas relativos às produções e aos estabelecimentos agropecuários.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC; SEB, 2018.

A Base Nacional Comum Curricular constitui o principal norteador da educação brasileira atualmente, com destaque para as Competências gerais da Educação Básica, as Competências específicas de Ciências Humanas e as Competências específicas de História e de Geografia para o Ensino Fundamental.

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BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Alfabetização. PNA: Política Nacional de Alfabetização. Brasília: MEC/Sealf, 2019.

O documento aborda um tema – a alfabetização – fundamental para o trabalho com alunos de ao 5ᵒ ano. Nele são apresentadas análises de relatórios sobre alfabetização no Brasil e no mundo, bem como marcos históricos e normativos desse processo, alguns pressupostos teóricos sobre alfabetização e os planos e as metas de trabalho em relação a esse tema.

BRASIL. Ministério da Educação. Temas contemporâneos transversais na BNCC: propostas de práticas de implementação. Brasília: MEC; SEB, 2019.

Os temas contemporâneos são organizados em torno de seis eixos principais: Meio ambiente, Economia, Saúde, Cidadania e Civismo, Multiculturalismo e Ciência e Tecnologia.

CALLAI, Helena C . Aprendendo a ler o mundo: a Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Cadernos Cedes, v. 25, n. 66, p. 227-247, 2005.

Esse artigo aborda a importância de compreender o espaço geográfico com base na análise da interrelação entre sociedade e natureza, evidenciando a dinâmica da transformação do espaço pelas pessoas.

CARDOSO, Ciro Flamarion. Sete olhares sobre a Antiguidade. Brasília: Editora UnB, 1998.

O autor analisa as condições naturais e o estabelecimento das primeiras civilizações no Oriente e no Ocidente.

CARLOS, Ana Fani A.; CRUZ, Rita de Cássia A. da (org.). A necessidade da Geografia. São Paulo: Contexto, 2019.

Essa obra apresenta uma compilação de artigos sobre o mundo contemporâneo e os diversos campos de estudo da Geografia. Com base nos conceitos de espaço geográfico, natureza e cultura, são discutidas temáticas contemporâneas com uma abordagem espacial da realidade social.

CASTELLAR, Sonia M. V.; DE PAULA, Igor R. O papel do pensamento espacial na construção do raciocínio geográfico. Revista Brasileira de Educação em Geografia, v. 10, n. 19, 2020.

Esse artigo trata de questões relacionadas ao desenvolvimento do pensamento espacial na Geografia, entendido como um conteúdo conceitual e procedimental, e de como ele pode contribuir para a construção do raciocínio geográfico e cartográfico.

CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos (org.). Ensino de Geografia: práticas e textualizações no cotidiano . 11ª ed. Porto Alegre: Mediação, 2014.

Essa obra apresenta diversas contribuições teóricas e práticas para um ensino mais envolvente e significativo, considerando as vivências dos alunos e as principais dificuldades que os professores enfrentam no ensino da Geografia.

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CAVALCANTI, Lana de S. Pensar pela Geografia: ensino e relevância social . Goiânia: C&A Alfa Comunicação, 2019.

Essa obra propõe uma análise do desenvolvimento do pensamento geográfico ao longo do tempo, destacando a importância da Geografia para a formação cidadã, visto que tem o poder de evidenciar processos espaciais com implicações no dia a dia.

COLL, César; EDWARDS, Derek. Ensino, aprendizagem e discurso em sala de aula. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Essa obra apresenta uma compilação de artigos que analisam os processos escolares de ensino e aprendizagem, valorizando a coleta de depoimentos de professores e alunos e a promoção de uma aprendizagem significativa.

FADEL, Charles; BIALIK, Maya; TRILLING, Bernie. Educação em quatro dimensões – as competências que os estudantes precisam ter para atingir o sucesso. São Paulo: Instituto Península e Instituto Ayrton Senna, 2015.

Com base na escuta e no diálogo realizado entre diversas organizações e atores engajados nas temáticas da Educação ao redor do mundo, Charles Fadel nos traz um questionamento: o que ensinar aos alunos para que eles tenham uma vida plena no século XXI? A análise desta questão, um dos maiores desafios do nosso tempo, é o fio condutor desta obra, que contribui para a prática de formuladores de currículos escolares e especialistas em Educação.

FERMIANO, Maria B.; SANTOS, Adriane S. Ensino de História para o Fundamental 1: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2014.

O eixo da obra é o ensino de História nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Com esse objetivo, as autoras abordam temas essenciais à disciplina, tais como a construção de noções temporais, o trabalho com documentos, o planejamento curricular e os procedimentos didáticos no cotidiano da sala de aula. Nesse sentido, a obra constitui um material de apoio importante para os profissionais que atuam na formação de alunos desse segmento.

FISCHER, Steven Roger. História da escrita. São Paulo: Editora Unesp, 2009.

Essa obra aborda o contexto de criação dos diferentes sistemas de escrita e as funções que exerceram nas sociedades de origem.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2001.

Essa obra apresenta uma reflexão sobre a importância da prática pedagógica e a concepção de que a educação é um processo humanizante, que deve subentender o docente e o aluno como seres pensantes dotados de experiências.

FUNARI, Pedro Paulo; PELEGRINI, Sandra C. A. Patrimônio histórico e cultural. Rio de Janeiro: Zahar, 2006.

Essa obra discute a noção de patrimônio e sua aplicação em diferentes partes do mundo, com destaque para a América Latina e o Brasil. Discute também as políticas patrimoniais ao longo da história brasileira e os caminhos da questão patrimonial no país no século XXI.

HADJI, Charles. Avaliação desmistificada. Porto Alegre: Artmed, 2001.

Essa obra tem como foco central o conceito de avaliação formativa e seus desdobramentos no ensino-aprendizagem, bem como as dificuldades para sua realização.

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MARTINELLI, Marcello. Mapas da geografia e cartografia temática. 5ª ed. São Paulo: Contexto, 2010.

Essa obra apresenta os fundamentos teóricos e metodológicos da cartografia por meio de diversas considerações sobre a funcionalidade dos mapas para a Geografia, identificando seus principais elementos e características.

MARTINS, Cleto. Patrimônio cultural: da memória ao sentido do lugar. São Paulo: Roca, 2006.

O autor defende um olhar amplo sobre as produções culturais, sua utilidade e importância para os criadores locais e os visitantes, reforçando ideais de inclusão social, relacionadas com sustentabilidade e responsabilidade ética e segurança.

NOVAIS, Fernando A. (coord.) História da vida privada no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.

A obra é composta de quatro volumes e aborda, pelo recorte da vida privada, a história dos brasileiros desde os tempos da dominação portuguesa até os dias atuais. Cada volume é constituído de uma introdução, que apresenta as características gerais do período estudado, seguida de artigos que abordam elementos específicos desse período. Neste sentido, trata-se de um importante mosaico das mudanças nos hábitos da vida privada no Brasil do século XVI até os dias de hoje.

PASSINI, Elza Y. Alfabetização cartográfica e a aprendizagem de Geografia. São Paulo: Cortez, 2012.

Essa obra apresenta pensamentos e práticas relacionadas à alfabetização cartográfica e à educação geográfica, visando à formação de uma consciência espacial e ao desenvolvimento de leituras do mundo, por meio de diversas representações como mapas e gráficos.

PERRENOUD, Philippe. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Essa obra apresenta reflexões e experiências pautadas em dez competências, abrangendo questões como o trabalho em equipe e por projetos, as práticas de aprendizagem diferenciadas que promovem equidade, situações de aprendizagem que incorporam o uso das novas tecnologias, entre outras.

PINSKY, Jaime; PINSKY, Carla B. (org.). História da cidadania. Campinas: Contexto, 2003.

Essa obra reúne artigos de diversos pesquisadores que abordam diferentes aspectos da história da cidadania. Nesse sentido, tratam das origens da noção de cidadania e sua transformação ao longo da história.

PONTUSCHKA, Nídia N.; PAGANELLI, Tomoko I.; CACETE, Núria H. Para ensinar e aprender Geografia. São Paulo: Cortez, 2007.

Essa obra apresenta metodologias e experiências que permitem a reflexão sobre o espaço geográfico e possibilitam pensar a aprendizagem significativa no ensino da Geografia.

PONTUSCHKA, Nídia N.; OLIVEIRA, Ariovaldo U. de. Geografia em perspectiva. São Paulo: Contexto, 2006.

Essa obra está dividida em cinco partes e procura, em cada uma delas, apresentar e discutir problemáticas e temas centrais para a disciplina de Geografia.

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SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: Hucitec, 1996.

Essa obra analisa o espaço geográfico a partir da difusão dos objetos técnicos, explorando o que chama de meio técnico-científico informacional.

SANTOS, Milton. Pensando o espaço do homem. 5ª ed. São Paulo: Edusp, 2009.

Essa obra trata das transformações do espaço geográfico provocadas pelos seres humanos, analisando a territorialização das práticas sociais na globalização, inter-relacionando as categorias de espaço e tempo.

SCHMIDT, Maria A.; CAINELLI, M. Ensinar História. São Paulo: Scipione, 2009.

Essa obra visa auxiliar o professor a fazer uma ponte entre a teoria do ensino de História e a realidade da sala de aula. Abordam-se assim temas essenciais para o desenvolvimento desta coleção, como a importância da temporalidade no ensino de História, o trabalho com fontes históricas, o patrimônio histórico e a história oral. Em cada um desses temas, a obra oferece textos complementares para leitura e discussão, garantindo uma bibliografia básica sobre o ensino dessa disciplina.

SILVA, Kalina V.; SILVA, Maciel H. Dicionário de conceitos históricos. 3ª ed. São Paulo: Contexto, 2017.

Nesse dicionário, são apresentados conceitos que se referem a contextos históricos específicos, conceitos mais abrangentes – também conhecidos como categorias de análise – e conceitos que são instrumentais, como fontes históricas, história oral e patrimônio histórico.

SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Essa obra apresenta uma reflexão sobre a necessidade de ampliação das estratégias de leitura no ambiente escolar, por meio de ações que podem ser realizadas, a fim de favorecer a interpretação e a compreensão de textos.

VICKERY, Anitra. Aprendizagem ativa: nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Porto Alegre: Penso, 2016.

Essa obra trata de elementos teóricos e práticos relacionados à aprendizagem ativa, na qual o aluno é visto como protagonista do seu próprio aprendizado, explorando estratégias de ensino que favorecem a aprendizagem de alta qualidade.

VYGOTSKY, Lev. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

Essa obra trata da inter-relação entre o pensamento e a linguagem, explorando as diferentes fases do desenvolvimento intelectual da criança.

ZABALA, Antoni; ARNAU, Laia. Métodos para ensinar competências. Porto Alegre: Penso, 2020.

Os autores dessa obra exploram diversas facetas do ensino por competências, como a formação de competências para a vida, as condições necessárias a um ensino por competências, a metodologia de projetos, os centros de interesse, o método de pesquisa do meio, a aprendizagem baseada em problemas e as simulações.