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Bibliografia comentada

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília: MEC, 2018.

Documento normativo e referência obrigatória para a elaboração de currículos e propostas pedagógicas das redes de ensino públicas e privadas do país.

BROCHADO, F. A.; BROCHADO, M. M. V. Fundamentos de ginástica artística e de trampolins. São Paulo: Guanabara Koogan, 2005.

Nesse livro, há imagens de várias situações para a aprendizagem dos rolamentos, da roda e de outras acrobacias básicas da ginástica.

DARIDO, S. C.; SOUZA JÚNIOR, O. M. Para ensinar Educação Física: possibilidades de intervenção na escola. ed. Campinas: Papirus, 2011.

Nesse livro, os autores apontam possibilidades de práticas da ginástica na escola com imagens, discussões e textos.

FREIRE, J. B. O jogo: entre o riso e o choro. Campinas: Autores Associados, 2002. 125 p.

Nesse livro, há discussões pedagógicas e filosóficas sobre o jogo na Educação e na Educação Física.

GAIO, R. Ginástica rítmica popular: uma proposta educacional. Jundiaí: Fontoura, 2009.

A autora propõe atividades que consideram o corpo em relação ao espaço, a objetos e aos ritmos, ampliando as experiências motoras das crianças e incentivando sua criatividade.

HUIZINGA, J. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. Tradução J. P. Monteiro. São Paulo: Edusp/Perspectiva, 1980. 243 p.

O livro apresenta o significado e a natureza do jogo, compreendendo-o como fenômeno cultural.

JESUS, G. B. As atividades rítmicas e a Educação Física escolar: possibilidades de um trato em um outro ritmo. 218 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Motricidade Humana) – Departamento de Educação Física, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2008.

O autor procura compreender o espaço das atividades rítmicas na Educação Física a partir da opinião de professores universitários. E, em um segundo momento, pensar sobre possibilidades desse conteúdo na escola.

JOURDAIN, R. Música, cérebro e êxtase: como a música captura nossa imaginação. Rio de Janeiro: Objetiva, 1998.

O autor propõe um olhar sobre as sensações que a música pode causar nos seres humanos, proporcionando uma imersão no universo da psicoacústica.

KAMENSKY, A. P. S. O.; MONTEIRO, G. (org.); PESSOA, J. P. (org.); DISKIN, L. (org.); Circularidades – Danças circulares e diversidades culturais: educação para uma cultura de paz. ed. Salvador: Editora Pontocom, 2016. v. 1.

A obra valoriza a cultura da paz e incentiva o exercício da equidade na luta pelos direitos humanos.

KISHIMOTO, T. M. Jogos infantis: o jogo, a criança e a educação. Petrópolis: Vozes, 2010.

O livro traz subsídios teóricos para desenvolver o conteúdo de jogos com os alunos.

LARA, L. M.; PIMENTEL, G. G. A.; RIBEIRO, D. M. D. Brincadeiras cantadas: educação e ludicidade na cultura do corpo. Lecturas: Educación Física y Deportes, Buenos Aires, ano 10, n. 81, fev. 2005. Disponível em: < http://fdnc.io/fdi. Acesso em: 12 maio 2021.

O artigo propõe reflexões sobre algumas possibilidades pedagógicas das brincadeiras cantadas no contexto educacional, enaltecendo seu papel no desenvolvimento integral da criança, sociabilização e valorização da produção cultural.

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LÓPES, M. A. Movimiento, ritmo y educación. Buenos Aires: Tekne, 1977.

O livro propõe algumas reflexões sobre a definição de ritmo e, posteriormente, sua relação com o movimento. São apresentados dados sobre a etimologia do termo e sua relação com o fluxo das ações humanas.

MATTHIESEN, S. Q. Atletismo: teoria e prática. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007.

A obra aborda história, principais regras e técnicas básicas das provas pertencentes ao atletismo, como também apresenta orientações didático-pedagógicas e sugestões de pesquisas complementares para o ensino dessa modalidade esportiva.

OSTETTO, L. E. Para encantar, é preciso encantar-se: danças circulares na formação de professores. Cadernos Cedes. Campinas, v. 30, n. 80, p. 40-55, jan./abr. 2010.

O texto aponta as danças circulares como pilar importante da tradição dos povos, ressaltando o quanto o conhecimento sobre os seus significados é fundamental na formação dos professores e na sua futura atuação pedagógica.

PUBLIO, N. S. Evolução histórica da ginástica olímpica. 2ª ed. São Paulo: Phorte, 2002.

O livro apresenta o processo de evolução da ginástica artística (antes denominada ginástica olímpica), ressaltando a edição dos Jogos Olímpicos na qual a competição de ginástica e atletismo ocorreram de forma combinada.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

Livro que traz os ensaios mais importantes do autor sobre a psicologia do desenvolvimento.

WOSIEN, B. Dança: um caminho para a totalidade. São Paulo: Triom, 2000.

O autor traz reflexões sobre o desenvolvimento da dança, fazendo um recorte desde os mitos e símbolos da Antiguidade, passando pelo balé clássico, até a dança palaciana e o folclore europeu.

WOSIEN, M. G. Dança: símbolos em movimento. São Paulo: Anhembi/Morumbi, 2004.

A obra traz um pequeno acervo de danças circulares sagradas de diversos lugares e culturas do mundo. Seus símbolos auxiliam na compreensão e reprodução dessas práticas no contexto escolar.

WOSIEN, M. G. Dança sagrada: deuses, mitos e ciclos. São Paulo: Triom, 2002.

Em termos histórico-culturais, a autora faz uma síntese significativa sobre as danças circulares e sua relação com o sagrado.