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Bibliografia comentada

AMARAL, J. D. Jogos cooperativos. São Paulo: Phorte, 2004.

O livro aborda os aspectos da cooperação, refletindo sobre sua importância no convívio social e na solução de problemas comuns. Também apresenta possibilidades de jogos e brincadeiras cooperativas.

AYOUB, E. A ginástica geral e a Educação Física escolar. Campinas: Unicamp, 2003.

A autora apresenta o contexto histórico da ginástica geral e encaminhamentos para uma prática pedagógica contextualizada.

BORTOLETO, M. A. C. (org.). Introdução à pedagogia das atividades circenses. Jundiaí: Fontoura, 2008.

Os autores apresentam os princípios elementares para o ensino de diferentes modalidades circenses, contextualizando suas práticas no universo histórico e social do circo.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

Documento normativo e referência obrigatória para a elaboração de currículos e propostas pedagógicas das redes de ensino públicas e privadas do país.

BROCHADO, F. A.; BROCHADO, M. M. V. Fundamentos de ginástica artística e de trampolins. São Paulo: Guanabara Koogan, 2005.

O livro traz imagens de várias situações para a aprendizagem dos rolamentos, da roda e de outras acrobacias básicas da ginástica.

BROTTO, F. O. Jogos cooperativos: se o importante é competir, o fundamental é cooperar! Trindade: Projeto Cooperação, 1997.

Nesse livro, o autor apresenta a origem, os conceitos e objetivos dos jogos cooperativos, além de trazer discussões sobre a competição e ressaltar a importância da cooperação na atualidade.

BROTTO, F. O. Jogos cooperativos: um exercício de com-vivência. São Paulo: Sesc, 1999.

Nesse livro, há detalhamento das características dos jogos cooperativos.

CASCUDO, L. C. Dicionário do folclore brasileiro. 12. ed. São Paulo: Global, 2012.

O dicionário reúne diversos verbetes associados ao folclore brasileiro, auxiliando no aprendizado e na divulgação da cultura popular.

CASTILHO, D.; CASTILHO, W. Raízes caipiras de Piracicaba na era da globalização: cururu, catira e moda de viola. Piracicaba: C.N. Editora, 2005.

A obra contextualiza as origens do caipira e da música caipira, com enfoque especial no cururu, na catira e na moda de viola.

COSTA, A. Q. Mídias e jogos: do virtual para uma experiência corporal educativa. 2006. 190 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Motricidade) – Instituto de Biociências, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2006.

Dissertação que discute questões sobre a influência das mídias no cotidiano e na escola e apresenta o processo de transformação de um jogo virtual em uma experiência nas aulas de Educação Física.

COSTA, M. P. A dança do movimento hip-hop e o movimento da dança hip-hop. In: Fórum de Pesquisa Científica em Artes, 3, 2005, Curitiba. Anais... Curitiba: Escola de Música e Belas Artes do Paraná, 2005.

Esse artigo tem como objetivo analisar as manifestações dançantes de cada escola do hip-hop ( break e street dance) por meio de entrevistas e filmagens.

DARIDO, S. C. (org.). Educação Física escolar: compartilhando experiências. São Paulo: Phorte, 2011.

O livro apresenta o desenvolvimento do conteúdo da ginástica nas aulas de Educação Física e fornece sugestões de atividades, textos e discussões, bem como comentários de professores sobre a aplicação dessas práticas na escola.

DARIDO, S. C.; MOREIRA JÚNIOR, O. Para ensinar Educação Física: possibilidades de intervenção na escola. 7. ed. Campinas: Papirus, 2013.

Nesse livro, os autores apontam possibilidades de práticas da ginástica na escola com imagens, discussões e textos.

FALCÃO, J. L. C. Maculelê. In: GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS (org.). Currículo em debate: Educação Física. Goiânia: Secretaria da Educação, 2009. p. 32-38.

Nesse texto, o autor contextualiza o maculelê, incluindo suas principais características, passos, vestimentas e canções utilizadas na dança.

FERREIRA, A. F. Os jogos digitais como apoio pedagógico nas aulas de Educação Física escolar pautadas no currículo do estado de São Paulo. 2014. 127 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Humano e Tecnologias) – Instituto de Biociências, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2014.

O texto apresenta discussões teóricas e exemplos práticos de como utilizar diferentes jogos digitais no processo de ensino-aprendizagem das práticas corporais.

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FREIRE, J. B. O jogo: entre o riso e o choro. Campinas: Autores Associados, 2002.

Nesse livro, há discussões pedagógicas e filosóficas sobre o jogo na Educação e na Educação Física.

GABBAY, M. M. Representações sobre o carimbó: tradição × modernidade. In: IX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte, Rio Branco, 2010.

O artigo faz uma reflexão sobre os mecanismos de representação social do carimbó do Pará, a partir de análises desenvolvidas em textos veiculados na mídia.

GAIO, R. C.; GÓIS, A. A. F.; BATISTA, J. C. F. (org.). A ginástica em questão: corpo e movimento. 2. ed. São Paulo: Phorte, 2018.

O livro apresenta várias reflexões sobre os diversos tipos de movimento da ginástica com o objetivo de contribuir tanto na formação profissional como na prática pedagógica.

GOMES, M. S. P. Procedimentos pedagógicos para o ensino das lutas: contextos e possibilidades. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas, 2008.

O estudo conceitua as lutas como um conhecimento da Educação Física, passível de ser ensinado na educação formal e não formal, de maneira global.

GONZÁLEZ, F. J. Sistema de classificação de esportes com base nos critérios: cooperação, interação com o adversário, ambiente, desempenho comparado e objetivos táticos da ação. Lecturas: Educación Física y Deportes, Buenos Aires, ano 10, n. 71, abril 2004.

O artigo explica os critérios adotados para alicerçar o modelo de classificação do esporte que tem como referência a lógica interna presente nas variadas modalidades esportivas.

GONZÁLEZ, F. J.; FRAGA, A. B. Educação Física: ensino fundamental: livro do professor. In: Rio Grande do Sul. Secretaria de Estado da Educação. Departamento Pedagógico (org.). Lições do Rio Grande: livro do professor. Porto Alegre: SE/DP, v. 2, p. 115-129, 2009.

O livro apresenta proposta de modelo de classificação dos esportes.

HERRERO, M.; FERNANDES, U.; FRANCO NETO, J. V. Jogos e brincadeiras do povo Kalapalo. São Paulo: Sesc, 2006. 272 p.

Relato de experiência do projeto “Brincando e aprendendo com o povo Kalapalo” na Educação Física escolar no Ensino Fundamental.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em: http://fdnc.io/3gz. Acesso em: 25 jun. 2022.

Principal provedor de dados e informações do país, que atende às necessidades dos mais diversos segmentos da sociedade civil, bem como dos órgãos das esferas governamentais federal, estadual e municipal.

JESUS, N. T. Kohixoti-Kipaé, a dança da ema – Memória, resistência e cotidiano Terena. 2007. 132 f. Dissertação (Mestrado). Universidade Nacional de Brasília, 2007.

O texto apresenta o povo Terena da aldeia indígena Limão Verde (MT), tomando como ponto de partida o Kohixoti-Kipaé (a dança da ema).

LAGE, M. C. S. M. Conservação de sítios de arte rupestre. 1. ed. Teresina: Alínea Publicações Editora, 1996.

O trabalho apresenta resultados preliminares do estudo químico de pigmentos do sítio Toca do Pinga da Escada, no Parque Nacional Serra da Capivara, Piauí.

LÉLIS, C. (org.). Quadrilha junina, história e atualidade: um movimento que não é só imagem. Recife: Fundação de Cultura da Cidade do Recife, 2004.

A obra contextualiza as festas juninas em seus elementos históricos, sociais e culturais, destacando sua importância como expressão cultural nordestina.

MARANHÃO, F. Jogos africanos e afro-brasileiros nas aulas de Educação Física: processos educativos das relações étnico-raciais. 2009. 173 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Paulo, 2009.

O texto apresenta uma maneira de abordar nas aulas de Educação Física questões referentes às relações étnico-raciais e à Lei n. 10.639/2003 com base nos jogos africanos e afro-brasileiros.

MARCELLINO, N. C.; BARBOSA, F. S.; MARIANO, S. H.; SILVA, A.; FERNANDES, E. A. O. Espaços e equipamentos de lazer em região metropolitana: o caso da RMC. Curitiba: Opus, 2007.

O livro discute as políticas públicas de lazer relacionadas aos espaços urbanos e equipamentos.

MATTHIESEN, S. Q. Atletismo: teoria e prática. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007.

A obra apresenta orientações didático-pedagógicas e sugestões de pesquisas complementares para o ensino do atletismo.

MELO, R. S. de. Futebol: da iniciação ao treinamento. Rio de Janeiro: Sprint, 2001.

O livro mostra de forma simples como se deve preparar uma equipe para jogar o futebol moderno.

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MENEZES NETO, H. O balancê no arraiá da capital: quadrilha e tradição no São João do Recife. 2008. 155 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.

O estudo analisa os usos da tradição nas quadrilhas juninas do Recife e região metropolitana, procurando considerar os embates simbólicos que se formam no agenciamento de conteúdos pelos quadrilheiros.

MORIGI, V. Festa junina: hibridismo cultural. Cadernos de Estudos Sociais, Recife, v. 18, n. 2, p. 251-266, jul./dez. 2002.

O artigo analisa como a festa junina reúne imagens, símbolos, temporalidades e múltiplos sentidos como elemento cultural da região Nordeste, interferindo na construção da identidade do povo.

MÜLLER, R. P. Danças indígenas: arte e cultura, história e performance . Indiana, n. 21, p. 127-137, 2004.

O artigo faz uma análise de algumas danças indígenas como manifestações estéticas, culturais e sociais, que possuem significados relevantes para a identidade de seus povos.

NANNI, D. Dança-educação: pré-escola à universidade. Rio de Janeiro: Sprint, 1995.

O livro traz um resumo de reflexões e sugestões para auxiliar o professor a tratar a dança em contextos educacionais.

NASCIMENTO, P. R. B.; ALMEIDA, L. A tematização das lutas na Educação Física escolar: restrições e possibilidades. Movimento, Porto Alegre, v. 13, n. 3, p. 91-110, set./dez. 2007.

O trabalho realiza uma reflexão sobre o tema “lutas” e propõe efetivas intervenções no contexto escolar para contrapô-las às restrições que apresenta.

NUNOMURA, M. (org.). Fundamentos das ginásticas. Jundiaí: Fontoura, 2016.

Os autores apresentam os movimentos básicos em vários tipos de ginástica, os conceitos e indicadores para a segurança, bem como os aspectos técnicos básicos para sua iniciação.

ORLICK, T. Vencendo a competição. São Paulo: Círculo do Livro, 1989.

O livro discute os problemas gerados pelo excesso de competitividade e como superá-los por meio de propostas com valores respaldados na cooperação.

PAOLIELO, Elizabeth (org.). Ginástica geral: experiências e reflexões. São Paulo: Phorte, 2016.

O livro apresenta os conceitos da ginástica geral relacionados à formação profissional e às questões pedagógicas.

ROCHA, J.; DOMENICH, M.; CASSEANO, P. Hip-hop: a periferia grita. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2001.

A obra apresenta extensa reportagem sobre a cultura hip-hop, dando voz à rua, à periferia e à juventude excluída.

ROCHA, L. A. Hip-hop ou hip e hop? In: Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Caderno de Artigos da 7 ª Mostra de Produção Científica da Pós-Graduação Latu Sensu da PUC Goiás. Goiânia, p. 1370-1389, 2012.

Essa investigação traz algumas reflexões sobre dois termos do movimento hip-hop, o break dance e o street dance, e o processo histórico de diferenciação entre eles.

SALES, J. R. L. de. O uso das danças folclóricas no contexto pedagógico da Educação Física escolar. 2003. 96 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2003.

O autor tem como objetivo verificar, identificar e analisar o uso das danças folclóricas no contexto pedagógico da Educação Física escolar.

SOARES, D. C. A temática afro-brasileira no contexto da Educação Física escolar. 62 f. 2015. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Educação Física) – Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Rio Claro, 2015.

O trabalho apresenta entrevistas feitas com professores de Educação Física para investigar se e como tratam o tema afro-brasileiro em suas aulas visando ao cumprimento da Lei n. 10.639/2003.

TAVARES, S. C. O campeão: um protótipo do tipo ideal xinguano. Conexões: revista da Faculdade de Educação Física da Unicamp (ISSN: 1983-930), Campinas, n. 4, p. 44-54, jan./jun. 2000.

O artigo apresenta o desenvolvimento de um estudo sobre a reclusão pubertária em jovens Kamayurá no Alto Xingu (Mato Grosso), permitindo aprofundamento da compreensão sobre os significados do Kuarup.

VERÁS, K. M. A dança matipu: corpos, movimentos e comportamentos no ritual xinguano. 2000. 133 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina, 2000.

Investigação sobre a corporalidade e visualidade da dança matipu, do grupo Matipu (Parque Indígena Xingu). Ao focar na dança, a autora busca conhecer sua centralidade no ritual xinguano.