38

UNIDADE 2. A ESCOLA E O MATERIAL ESCOLAR

Imagem: Ilustração. Planta em 3 dimensões de uma escola. Portão de ferro da entrada e no centro, um campo de futebol gramado com algumas crianças jogando bola. Ao redor tem uma biblioteca, sala de computadores com um homem dentro parado de braços cruzados, uma sala de reuniões, um escritório, uma cozinha com uma mulher de roupa branca dentro, mesas de madeira em uma área externa, um parquinho com balanço, escorregador e gangorra, banheiros e sala de aula.  Fim da imagem.

Observação: REPRESENTAÇÃO ILUSTRATIVA SEM ESCALA E PROPORÇÃO. Fim da observação.

39

Boxe complementar:

PRIMEIROS CONTATOS

  1. ALGUMA DEPENDÊNCIA REPRESENTADA NA IMAGEM NÃO EXISTE EM SUA ESCOLA? SE SIM, QUAL?
  1. EM SUA OPINIÃO, QUAIS SÃO AS DEPENDÊNCIAS FUNDAMENTAIS EM UMA ESCOLA?
  1. QUAIS OBJETOS SÃO IMPORTANTES EM UMA ESCOLA?

Fim do complemento.

40

DESAFIO À VISTA!

CAPÍTULOS 5 E 6

COMO É A ESCOLA ONDE VOCÊ ESTUDA E QUEM TRABALHA NELA?

CAPÍTULO 5. A ESCOLA ONDE ESTUDO

COMO É A ESCOLA ONDE VOCÊ ESTUDA? ELA É GRANDE? É PEQUENA?

SEJA COMO FOR, A ESCOLA É UM LUGAR MUITO ESPECIAL. NELA ESTUDAMOS, APRENDEMOS, FAZEMOS AMIZADES E CONVIVEMOS COM MUITAS PESSOAS.

  1. ACOMPANHE A LEITURA DO POEMA.

A ESCOLA

TODO DIA,

NA ESCOLA,

A PROFESSORA,

O PROFESSOR.

A GENTE APRENDE,

E BRINCA MUITO

COM DESENHO,

TINTA E COLA.

MEUS AMIGOS

TÃO QUERIDOS

FAZEM FARRA,

FAZEM FILA.

O PAULINHO,

O PEDRÃO,

A PATRÍCIA,

E A PRISCILA.

QUANDO CHEGA

O RECREIO

TUDO VIRA

BRINCADEIRA.

COMO O BOLO,

TOMO O SUCO

QUE VÊM DENTRO

DA LANCHEIRA.

QUANDO TOCA

O SINAL,

NOSSA AULA

CHEGA AO FIM.

ATÉ AMANHÃ,

AMIGUINHOS,

NÃO SE ESQUEÇAM, NÃO,

DE MIM...

FONTE: CLÁUDIO THEBAS. AMIGOS DO PEITO. BELO HORIZONTE: FORMATO, 1996. P. 8-9.

Imagem: Ilustração. Um prédio de uma escola com paredes amarelas e laranjas e dois andares. Há quatro janelas, duas em cada andar. Primeiro andar: uma janela com uma menina de cabelo preso e um menino de cabelo preto liso e uma janela com um menino de óculos e cabelo preto, um menino loiro e uma menina de cabelo castanho com franja. Segundo andar: uma janela com um menino de cabelo castanho liso e um de cabelo preto enrolado, e uma com uma menina ruiva com franja e um menino de cabelo castanho.  Fim da imagem.

41

Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.

  1. O QUE A ESCOLA CITADA NO POEMA TEM DE SEMELHANTE COM A ESCOLA ONDE VOCÊS ESTUDAM?

    _____

Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.

  1. E O QUE TEM DE DIFERENTE?

    _____

  1. COMPLETE A FICHA COM AS INFORMAÇÕES SOBRE A ESCOLA ONDE VOCÊ ESTUDA. SE NECESSÁRIO, PEÇA AJUDA AO PROFESSOR.

A ESCOLA ONDE ESTUDO

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. EM SUA OPINIÃO, DE QUE MODO A ESCOLA PODE CONTRIBUIR PARA VOCÊ SE TORNAR UM ADULTO ATIVO E RESPONSÁVEL?

42

Cartografando

VOCÊ VAI SE REUNIR COM OS COLEGAS E O PROFESSOR PARA OBSERVAR A ESCOLA ONDE ESTUDA DO LADO DE FORA.

Imagem: Ilustração. Um prédio de uma escola, com paredes laranjas, amarelas e cinzas, e um pátio com parquinhos e canteiros cercado por uma grade laranja. Na frente tem crianças na calçada e um ônibus estacionado na rua, atrás de uma faixa de pedestres.  Fim da imagem.
  1. OBSERVE COM ATENÇÃO OS SEGUINTES ASPECTOS DA ESCOLA:
    • O TAMANHO E A FORMA DO PRÉDIO;
    • A PRESENÇA OU A AUSÊNCIA DE GRADES E DE MUROS;
    • A COR DAS PAREDES E O ESTADO DE CONSERVAÇÃO DELAS;
    • A INCLINAÇÃO DO TELHADO;
    • AS CARACTERÍSTICAS DA PORTA OU DO PORTÃO DE ENTRADA;
    • A QUANTIDADE DE JANELAS EXISTENTES NO PRÉDIO.

Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

  1. DESENHE A ESCOLA EM UMA FOLHA DE PAPEL. APRESENTE SEU DESENHO PARA OS COLEGAS E O PROFESSOR. ELE ORGANIZARÁ UM PAINEL NA SALA DE AULA COM TODOS OS DESENHOS.

43

  1. AGORA, DESENHE A SALA DE AULA ONDE VOCÊ ESTUDA.
Imagem: Ilustração. Área em branco com quatro lápis de cor formando uma borda.  Fim da imagem.
  1. OBSERVE COM ATENÇÃO E ESCREVA O QUE ESTÁ À SUA VOLTA NA SALA DE AULA.

_____

À SUA FRENTE

Imagem: Esquema. No centro, quadro com a palavra: você. Dele saem quatro setas laranjas, uma para cada lado, indicando espaços para serem preenchidos: à sua frente, à sua direita, atrás, à sua esquerda.   Fim da imagem.

VOCÊ

Imagem: Esquema. No centro, quadro com a palavra: você. Dele saem quatro setas laranjas, uma para cada lado, indicando espaços para serem preenchidos: à sua frente, à sua direita, atrás, à sua esquerda.   Fim da imagem.

_____

À SUA ESQUERDA

Imagem: Esquema. No centro, quadro com a palavra: você. Dele saem quatro setas laranjas, uma para cada lado, indicando espaços para serem preenchidos: à sua frente, à sua direita, atrás, à sua esquerda.   Fim da imagem.

_____

À SUA DIREITA

Imagem: Esquema. No centro, quadro com a palavra: você. Dele saem quatro setas laranjas, uma para cada lado, indicando espaços para serem preenchidos: à sua frente, à sua direita, atrás, à sua esquerda.   Fim da imagem.

_____

ATRÁS

44

CAPÍTULO 6. OS TRABALHADORES DA ESCOLA

VOCÊ JÁ PERCEBEU QUE A ESCOLA É TAMBÉM UM LOCAL DE TRABALHO? PARA VOCÊ ESTUDAR, MUITAS PESSOAS TRABALHAM NA ESCOLA.

Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.

  1. LEIAM OS TEXTOS E DESCUBRAM OS PROFISSIONAIS QUE TRABALHAM NA ESCOLA.

CUIDA DOS DOCUMENTOS DA ESCOLA E DA MATRÍCULA DOS ALUNOS.

_____

RECEBE OS ALUNOS NO PORTÃO DA ESCOLA. NA SAÍDA, ELE TAMBÉM ESTÁ LÁ.

_____

PREPARA OS ALIMENTOS CONSUMIDOS PELOS ALUNOS NA HORA DO LANCHE.

_____

CUIDA PARA QUE TUDO FUNCIONE BEM NA ESCOLA. ORIENTA O TRABALHO DE TODOS E ATENDE AS FAMÍLIAS DOS ALUNOS.

_____

CUIDA DA LIMPEZA E DA ORGANIZAÇÃO DAS DEPENDÊNCIAS DA ESCOLA.

_____

ENSINA E AJUDA OS ALUNOS A APRENDER, ALÉM DE PREPARAR AS AULAS E CORRIGIR AS LIÇÕES.

_____

  1. OUTROS PROFISSIONAIS QUE NÃO FORAM CITADOS NA ATIVIDADE ANTERIOR TRABALHAM NA ESCOLA? QUAIS?

    _____

45

Boxe complementar:

Entreviste

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

PARA VOCÊS SABEREM MAIS SOBRE A ESCOLA ONDE ESTUDAM, O PROFESSOR VAI CONVIDAR UM PROFISSIONAL QUE TRABALHA NELA PARA DAR UMA ENTREVISTA.

SIGAM O ROTEIRO E ANOTEM AS RESPOSTAS.

  • NOME DO FUNCIONÁRIO:

    _____

  • HÁ QUANTOS ANOS VOCÊ TRABALHA NA ESCOLA?

    _____

  • QUAL É O SEU TRABALHO NA ESCOLA?

    _____

  • VOCÊ SABE DIZER POR QUE A ESCOLA TEM ESSE NOME?

    _____

  • A ESCOLA PASSOU POR MODIFICAÇÕES AO LONGO DO TEMPO? QUAIS?

    _____

  • CONTE UM FATO INTERESSANTE QUE ACONTECEU NA ESCOLA.

    _____

Fim do complemento.

46

REGRAS DE CONVIVÊNCIA NA ESCOLA

NA ESCOLA, CONVIVEMOS COM NOSSOS COLEGAS, COM O PROFESSOR E COM OUTROS PROFISSIONAIS.

VAMOS REFLETIR SOBRE ALGUMAS REGRAS DE CONVIVÊNCIA QUE SÃO IMPORTANTES NO AMBIENTE ESCOLAR?

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.
  1. O PROFESSOR VAI ORGANIZAR A CLASSE EM GRUPOS. CADA GRUPO DEVE CONVERSAR E SUGERIR ALGUMAS REGRAS QUE CONTRIBUEM PARA A BOA CONVIVÊNCIA ENTRE OS ALUNOS NA SALA DE AULA E NO PÁTIO.

Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

  1. REPRESENTE, POR MEIO DE UM DESENHO, UMA REGRA DE CONVIVÊNCIA QUE DEVE SER PRATICADA NA SALA DE AULA. DEPOIS, ESCREVA QUAL É ESSA REGRA.

    _____

Imagem: Ilustração. Área em branco com quatro lápis de cor formando uma borda.  Fim da imagem.

47

Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

  1. AGORA, REPRESENTE, POR MEIO DE OUTRO DESENHO, UMA REGRA DE CONVIVÊNCIA QUE DEVE SER PRATICADA NO PÁTIO DA ESCOLA. DEPOIS, ESCREVA QUAL É ESSA REGRA.
Imagem: Ilustração. Área em branco com quatro lápis de cor formando uma borda.  Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

  1. DEPOIS, CADA GRUPO VAI COMPARTILHAR SUAS IDEIAS COM OS COLEGAS, E O PROFESSOR VAI REGISTRÁ-LAS NA LOUSA.

    COM A AJUDA DO PROFESSOR, ELABOREM DOIS CARTAZES COM AS PRINCIPAIS REGRAS COMBINADAS. UM CARTAZ PODE SER AFIXADO NA SALA DE AULA, E OUTRO, NO PÁTIO DA ESCOLA.

48

RETOMANDO OS CONHECIMENTOS

Capítulos 5 e 6

AVALIAÇÃO DE PROCESSO DE APRENDIZAGEM

NAS AULAS ANTERIORES, VOCÊ ESTUDOU SOBRE COMO É A SUA ESCOLA E OS PROFISSIONAIS QUE TRABALHAM NELA. AGORA, VAMOS AVALIAR OS CONHECIMENTOS QUE FORAM CONSTRUÍDOS?

  1. MARQUE COM UM X AS DEPENDÊNCIAS QUE EXISTEM NA ESCOLA ONDE VOCÊ ESTUDA.
Imagem: Ilustração. Planta em 3 dimensões de uma escola. Da esquerda para a direita, um parque com gangorras e balanças; uma quadra de esportes; um estacionamento, um refeitório; salas de aula, uma biblioteca; um escritório; mais salas de aula, uma sala de reuniões e uma sala de informática. Em cada um dos espaços tem um quadrado em branco para ser preenchido.  Fim da imagem.

Observação: REPRESENTAÇÃO ILUSTRATIVA SEM ESCALA E PROPORÇÃO. Fim da observação.

  1. ASSINALE AS OPÇÕES QUE SE RELACIONAM COM O PÁTIO DA ESCOLA ONDE VOCÊ ESTUDA.

    ( ) É UM LUGAR COBERTO.

    ( ) HÁ BANCOS E MESAS.

    ( ) HÁ ÁRVORES OU PLANTAS.

    ( ) É UM LUGAR ABERTO

    ( ) HÁ BRINQUEDOS.

    ( ) HÁ LIXEIRAS.

49

  1. CITE O NOME DE DOIS PROFISSIONAIS QUE TRABALHAM NA ESCOLA E O TRABALHO QUE REALIZAM.

    Tabela: equivalente textual a seguir.

    PROFISSIONAL

    TRABALHO QUE REALIZA

    _____

    _____

  1. QUAL REGRA DE CONVIVÊNCIA NA ESCOLA VOCÊ CONSIDERA IMPORTANTE PARA UMA BOA CONVIVÊNCIA COM OS COLEGAS?

    _____

AUTOAVALIAÇÃO

AGORA É HORA DE VOCÊ REFLETIR SOBRE SEU APRENDIZADO. ASSINALE A RESPOSTA QUE VOCÊ CONSIDERA MAIS APROPRIADA.

Tabela: equivalente textual a seguir.

SOBRE AS APRENDIZAGENS

SIM

EM PARTE

NÃO

A) INDICO DIFERENTES CARACTERÍSTICAS DA ESCOLA?

B) RECONHEÇO OS PROFISSIONAIS QUE TRABALHAM NA ESCOLA?

C) CONHEÇO AS REGRAS DE CONVIVÊNCIA QUE EXISTEM NA ESCOLA?

SOBRE A POSTURA DE ESTUDANTE

SIM

EM PARTE

NÃO

D) PARTICIPEI DAS AULAS E DAS CONVERSAS EM GRUPO?

E) ELABOREI AS ATIVIDADES COM RESPONSABILIDADE?

50

DESAFIOÀ VISTA!

CAPÍTULOS 7 E 8

DE QUE SÃO FEITOS OS OBJETOS QUE UTILIZAMOS NA ESCOLA?

CAPÍTULO 7. MATERIAL ESCOLAR UTILIZADO NO DIA A DIA

NA ESCOLA ESTAMOS EM CONTATO COM OS MAIS DIVERSOS OBJETOS, QUE APRESENTAM CARACTERÍSTICAS PRÓPRIAS.

Imagem: Fotografia. Um livro vermelho.   Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Lápis de cor.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Um estojo verde.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Um tubo de cola em bastão.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Uma borracha com a capinha plástica azul.   Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Um lápis.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Um caderno vermelho.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Uma caneta azul.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Folhas coloridas.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Um apontador azul.  Ícone. Quadrado laranja com o desenho de um balão de fala representando atividade oral.  Ícone. Quadrado laranja com o desenho de um balão de fala representando atividade oral.   Fim da imagem.

LEGENDA: ELEMENTOS REPRESENTADOS FORA DE PROPORÇÃO ENTRE SI. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. CITE DOIS OBJETOS QUE VOCÊ UTILIZA TODOS OS DIAS.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. CITE DOIS OBJETOS QUE VOCÊ NÃO UTILIZA TODOS OS DIAS.
  1. NESTE MOMENTO HÁ ALGUM OBJETO ESCOLAR:

    ( ) À SUA FRENTE?

    ( ) À SUA DIREITA?

    ( ) ATRÁS DE VOCÊ?

    ( ) À SUA ESQUERDA?

51

Cartografando

OS OBJETOS PODEM SER OBSERVADOS DE DIFERENTES PONTOS DE VISTA, OU SEJA, DE DIFERENTES VISÕES.

  1. OBSERVE AS FOTOGRAFIAS.
Imagem: Fotografia. Uma garrafa térmica vermelha com a tampa azul vista de frente.   Fim da imagem.

LEGENDA: VISÃO FRONTAL: O OBJETO É VISTO DE FRENTE. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma garrafa térmica vermelha com a tampa azul de um ponto de vista inclinado.   Fim da imagem.

LEGENDA: VISÃO OBLÍQUA: O OBJETO É VISTO DE CIMA E DE LADO. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma garrafa térmica vermelha com a tampa azul vista de cima.   Fim da imagem.

LEGENDA: VISÃO VERTICAL: O OBJETO É VISTO DE CIMA PARA BAIXO. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

DE FRENTE

_____

DE CIMA E DE LADO

_____

DE CIMA PARA BAIXO

_____

52

CARTOGRAFANDO

  1. RELACIONE CADA IMAGEM AO PONTO DE VISTA CORRESPONDENTE.
Imagem: Esquema. Uma coluna de fotos e uma de palavras para serem ligadas entre si. Na primeira coluna: uma borracha, um caderno e uma cola branca. Na segunda coluna: de frente, de cima para baixo, de cima e de lado. A borracha liga com “de cima e de lado”; o caderno liga com “de cima para baixo”; e a cola liga com “de frente”. Fim da imagem.
Imagem: Esquema. Uma coluna de fotos e uma de palavras para serem ligadas entre si. Na primeira coluna: uma borracha, um caderno e uma cola branca. Na segunda coluna: de frente, de cima para baixo, de cima e de lado. A borracha liga com “de cima e de lado”; o caderno liga com “de cima para baixo”; e a cola liga com “de frente”. Fim da imagem.
Imagem: Esquema. Uma coluna de fotos e uma de palavras para serem ligadas entre si. Na primeira coluna: uma borracha, um caderno e uma cola branca. Na segunda coluna: de frente, de cima para baixo, de cima e de lado. A borracha liga com “de cima e de lado”; o caderno liga com “de cima para baixo”; e a cola liga com “de frente”. Fim da imagem.

LEGENDA: ELEMENTOS REPRESENTADOS FORA DE PROPORÇÃO ENTRE SI. FIM DA LEGENDA.

DE FRENTE

DE CIMA PARA BAIXO

DE CIMA E DE LADO

  1. ESCREVA O PONTO DE VISTA DE ACORDO COM O QUAL O OBJETO A SEGUIR FOI REPRESENTADO.
Imagem: Fotografia. Um estojo cor-de-rosa com desenhos visto de frente.   Fim da imagem.

_____

Imagem: Fotografia. Um estojo cor-de-rosa com desenhos de um ponto de vista inclinado.   Fim da imagem.

_____

Imagem: Fotografia. Um estojo cor-de-rosa com desenhos visto de cima.   Fim da imagem.

_____

53

  1. OBSERVE AS FOTOGRAFIAS A SEGUIR E INDIQUE O PONTO DE VISTA DE CADA UMA DELAS CONFORME A LEGENDA.

V PARA A FOTOGRAFIA EM VISÃO VERTICAL.

F PARA A FOTOGRAFIA EM VISÃO FRONTAL.

O PARA A FOTOGRAFIA EM VISÃO OBLÍQUA.

Imagem: Fotografia. Uma xícara vista de cima.  Fim da imagem.

_____

Imagem: Fotografia. Um dado vermelho de um ponto de vista inclinado, com a face do número 6 para cima.   Fim da imagem.

_____

Imagem: Fotografia. Uma xícara vista de frente.  Fim da imagem.

LEGENDA: ELEMENTOS REPRESENTADOS FORA DE PROPORÇÃO ENTRE SI. FIM DA LEGENDA.

_____

  1. OBSERVE AS FOTOGRAFIAS A SEGUIR.
Imagem: Fotografia. Um apontador de plástico vermelho visto de cima.   Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Um apontador de plástico vermelho de um ponto de vista inclinado.   Fim da imagem.
  1. NA IMAGEM 1, EM QUAL VISÃO O APONTADOR FOI FOTOGRAFADO?

    _____

  1. NA IMAGEM 2, EM QUAL VISÃO O APONTADOR FOI FOTOGRAFADO?

    _____

54

CAPÍTULO 8. DE QUE É FEITO O MATERIAL ESCOLAR?

UM OBJETO MUITO UTILIZADO NA ESCOLA É O PAPEL. VOCÊ VAI CONHECER COMO O PAPEL É FABRICADO.

Imagem: Ilustração. Parte de um jogo de tabuleiro com várias casas. Na ordem. Início: ilustração de árvores. 1: era uma vez uma árvore. 2: um dia, ela foi cortada por alguns homens e levada para uma fábrica de papel. Ilustração de um caminhão. 3: primeiro, tiraram sua casca, depois cortaram a madeira em pedaços bem pequenos. Ilustração de uma máquina. 4: acrescentaram produtos químicos e muita água, criando uma pasta grossa: a pasta de papel. Ilustração de dois tanques. 5: a pasta foi despejada sobre uma esteira rolante e prensada para extrair toda a água. 6: por fim, foi só deixar secar e virou papel. Ilustração de papel. Fim.  Fim da imagem.
  1. ERA UMA VEZ UMA ÁRVORE.
  1. UM DIA, ELA FOI CORTADA POR ALGUNS HOMENS E LEVADA PARA UMA FÁBRICA DE PAPEL.
  1. PRIMEIRO, TIRARAM SUA CASCA, DEPOIS CORTARAM A MADEIRA EM PEDAÇOS BEM PEQUENOS.
  1. ACRESCENTARAM PRODUTOS QUÍMICOS E MUITA ÁGUA, CRIANDO UMA PASTA GROSSA: A PASTA DE PAPEL.
  1. A PASTA FOI DESPEJADA SOBRE UMA ESTEIRA ROLANTE E PRENSADA PARA EXTRAIR TODA A ÁGUA.
  1. POR FIM, FOI SÓ DEIXAR SECAR E VIROU PAPEL.
Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. DESCREVA COMO OCORRE A FABRICAÇÃO DO PAPEL. COMPARTILHE SUA RESPOSTA COM OS COLEGAS E O PROFESSOR.

55

NA ESCOLA PODEM SER ENCONTRADOS OBJETOS FEITOS DE DIFERENTES MATERIAIS. MUITOS DESSES OBJETOS TAMBÉM PODEM SER UTILIZADOS FORA DA ESCOLA.

  1. ACOMPANHE A LEITURA DO TEXTO.

    POR QUE O PAPEL É IMPORTANTE?

    [...] O PAPEL É MUITO IMPORTANTE, POIS ESTÁ SEMPRE PRESENTE EM VÁRIAS ATIVIDADES DO NOSSO DIA A DIA. E SE O PAPEL NÃO EXISTISSE? ONDE VOCÊS IRIAM ESCREVER, DESENHAR, PINTAR? O SAQUINHO DE PIPOCA, DE CACHORRO-QUENTE, A EMBALAGEM DE SORVETE, A CAIXINHA DE REMÉDIO, O PAPEL HIGIÊNICO, OS CADERNOS, OS CARTAZES DE PROPAGANDA, AS FOTOGRAFIAS... TUDO ISSO E MUITO MAIS É FEITO DE PAPEL. ATÉ MESMO O DINHEIRO QUE USAMOS PARA PAGAR NOSSAS CONTAS!

    FONTE: NEREIDE SCHILARO SANTA ROSA. CHICO PAPELETA E A RECICLAGEM DE PAPEL. SÃO PAULO: MODERNA, 2006. P. 4.

    SUBLINHE NO TEXTO OS OBJETOS QUE SÃO FEITOS DE PAPEL.

Imagem: Ilustração. Uma sacola de papel, uma caixa de papelão, um copo azul, um livro e um rolo de papel higiênico.  Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. O QUE VOCÊ COSTUMA FAZER COM OS PAPÉIS QUE JÁ UTILIZOU?

Boxe complementar:

VOCÊ SABIA?

VOCÊ SABIA QUE HÁ PAPÉIS QUE PODEM SER RECICLADOS E OUTROS QUE NÃO PODEM SER RECICLADOS? CONHEÇA ALGUNS DELES.

RECICLÁVEIS: FOLHAS DE CADERNO, JORNAIS, REVISTAS, ENVELOPES, CARTAZES, CAIXAS DE PAPELÃO, CAIXAS DE LEITE E DE SUCO, ENTRE OUTROS.

NÃO RECICLÁVEIS: FOTOGRAFIAS, PAPÉIS SUJOS OU ENGORDURADOS (COMO PAPEL HIGIÊNICO E GUARDANAPOS), ETIQUETAS ADESIVAS, ENTRE OUTROS.

Fim do complemento.

56

COMO VOCÊ VIU, O PAPEL É PRODUZIDO A PARTIR DA MADEIRA DE ÁRVORES, QUE SÃO CULTIVADAS ESPECIALMENTE PARA ESSA FINALIDADE.

O LÁPIS, UM OBJETO MUITO COMUM NA ESCOLA, TAMBÉM É FEITO DA MADEIRA.

  1. ACOMPANHE A LEITURA DO POEMA.

LÁPIS

QUANDO ESCREVE CAPRICHADO

SUA LETRA É BEM FORMOSA

MAS QUANDO ESCREVE APRESSADO

A LETRA FICA HORROROSA

ESCREVE LIÇÃO DE CASA

ESCREVE CARTA DE AMOR

FAZ CONTA E FAZ EXERCÍCIO

PODE SER PRETO OU DE COR

FAZ BILHETE OU FAZ MENSAGEM

[...].

QUANDO QUER FAZER BONITO

ESCREVE COM EDUCAÇÃO

FAZ DESENHO BEM LEGAL [...].

FONTE: RICARDO AZEVEDO. MEU MATERIAL ESCOLAR. SÃO PAULO: MODERNA, 2009. P. 27.

Imagem: Ilustração. Uma toalha de renda azul com alguns lápis de cor espalhados, um caderno aberto e restos de lápis apontados espalhados.  Fim da imagem.

57

  1. SOBRE QUAL OBJETO O POEMA TRATA?

    _____

  1. DE ACORDO COM O POEMA, QUEM ESTÁ ESCREVENDO?

    _____

  1. O QUE ACONTECE QUANDO ELE ESCREVE APRESSADO?

    _____

  1. E QUANDO VOCÊ ESCREVE APRESSADO, O QUE ACONTECE?

    _____

  1. COMO ELE ESCREVE QUANDO QUER FAZER BONITO?

    _____

  1. E VOCÊ, COMO ESCREVE QUANDO QUER FAZER BONITO?

    _____

Boxe complementar:

INVESTIGUE

Imagem: Ícone: Tarefa de casa. Fim da imagem.

O PAPEL E O LÁPIS QUE VOCÊ UTILIZA NA ESCOLA FORAM FABRICADOS A PARTIR DA MADEIRA. E OS OUTROS OBJETOS FORAM PRODUZIDOS A PARTIR DE QUAL MATERIAL? COMPLETE O QUADRO.

Quadro: equivalente textual a seguir.

OBJETO

MADEIRA

PLÁSTICO

OUTROS

CANETA

_____

_____

_____

LIVRO

_____

_____

_____

APONTADOR

_____

_____

_____

RÉGUA

_____

_____

_____

ESTOJO

_____

_____

_____

Fim do complemento.

58

RETOMANDO OS CONHECIMENTOS

Capítulos 7 e 8

AVALIAÇÃO DE PROCESSO DE APRENDIZAGEM

NAS AULAS ANTERIORES, VOCÊ CONHECEU AS DIFERENTES CARACTERÍSTICAS DOS OBJETOS E MATERIAIS QUE UTILIZA NA ESCOLA. AGORA, VAMOS AVALIAR OS CONHECIMENTOS QUE FORAM CONSTRUÍDOS?

  1. IDENTIFIQUE OS OBJETOS ESCOLARES DESCRITOS NOS TEXTOS.

OBJETO UTILIZADO PARA APONTAR LÁPIS.

_____

OBJETO UTILIZADO PARA APAGAR PALAVRAS ESCRITAS NO CADERNO.

_____

OBJETO UTILIZADO PARA SE INFORMAR E LER HISTÓRIAS.

_____

OBJETO UTILIZADO PARA CORTAR.

_____

  1. EM QUAL PONTO DE VISTA FORAM REPRESENTADOS OS OBJETOS A SEGUIR?
Imagem: Fotografia. Uma borracha vista de frente.   Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Uma borracha vista de cima.   Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Uma borracha de um ponto de vista inclinado.   Fim da imagem.
  1. CIRCULE DE VERDE O OBJETO VISTO DE CIMA PARA BAIXO.
  1. CIRCULE DE VERMELHO O OBJETO VISTO DE FRENTE.
  1. CIRCULE DE AZUL O OBJETO VISTO DE CIMA E DE LADO.

59

  1. RELACIONE OS OBJETOS AOS MATERIAIS DE QUE SÃO FEITOS.
Imagem: Esquema. Uma coluna de fotos e uma de palavras para serem ligadas entre si. Na primeira coluna: uma régua, um lápis e um caderno. Na segunda coluna: papel, plástico e madeira.  Fim da imagem.
Imagem: Esquema. Uma coluna de fotos e uma de palavras para serem ligadas entre si. Na primeira coluna: uma régua, um lápis e um caderno. Na segunda coluna: papel, plástico e madeira.  Fim da imagem.
Imagem: Esquema. Uma coluna de fotos e uma de palavras para serem ligadas entre si. Na primeira coluna: uma régua, um lápis e um caderno. Na segunda coluna: papel, plástico e madeira.  Fim da imagem.

PAPEL

PLÁSTICO

MADEIRA

AUTOAVALIAÇÃO

AGORA É HORA DE VOCÊ REFLETIR SOBRE SEU APRENDIZADO. ASSINALE A RESPOSTA QUE VOCÊ CONSIDERA MAIS APROPRIADA.

Tabela: equivalente textual a seguir.

SOBRE AS APRENDIZAGENS

SIM

EM PARTE

NÃO

A) INDICO OS OBJETOS UTILIZADOS NA ESCOLA?

B) IDENTIFICO OS OBJETOS VISTOS EM DIFERENTES PONTOS DE VISTA?

C) RECONHEÇO DIFERENTES MATERIAIS DE QUE SÃO FEITOS OS OBJETOS?

SOBRE A POSTURA DE ESTUDANTE

SIM

EM PARTE

NÃO

D) PARTICIPEI DAS AULAS E DAS CONVERSAS COM O GRUPO?

E) ELABOREI AS ATIVIDADES COM RESPONSABILIDADE?