38
UNIDADE 2. A ESCOLA E O MATERIAL ESCOLAR
Observação: REPRESENTAÇÃO ILUSTRATIVA SEM ESCALA E PROPORÇÃO. Fim da observação.
39
Boxe complementar:
PRIMEIROS CONTATOS
- ALGUMA DEPENDÊNCIA REPRESENTADA NA IMAGEM NÃO EXISTE EM SUA ESCOLA? SE SIM, QUAL?
- EM SUA OPINIÃO, QUAIS SÃO AS DEPENDÊNCIAS FUNDAMENTAIS EM UMA ESCOLA?
- QUAIS OBJETOS SÃO IMPORTANTES EM UMA ESCOLA?
Fim do complemento.
40
DESAFIO À VISTA!
CAPÍTULOS 5 E 6
COMO É A ESCOLA ONDE VOCÊ ESTUDA E QUEM TRABALHA NELA?
CAPÍTULO 5. A ESCOLA ONDE ESTUDO
COMO É A ESCOLA ONDE VOCÊ ESTUDA? ELA É GRANDE? É PEQUENA?
SEJA COMO FOR, A ESCOLA É UM LUGAR MUITO ESPECIAL. NELA ESTUDAMOS, APRENDEMOS, FAZEMOS AMIZADES E CONVIVEMOS COM MUITAS PESSOAS.
- ACOMPANHE A LEITURA DO POEMA.
A ESCOLA
TODO DIA,
NA ESCOLA,
A PROFESSORA,
O PROFESSOR.
A GENTE APRENDE,
E BRINCA MUITO
COM DESENHO,
TINTA E COLA.
MEUS AMIGOS
TÃO QUERIDOS
FAZEM FARRA,
FAZEM FILA.
O PAULINHO,
O PEDRÃO,
A PATRÍCIA,
E A PRISCILA.
QUANDO CHEGA
O RECREIO
TUDO VIRA
BRINCADEIRA.
COMO O BOLO,
TOMO O SUCO
QUE VÊM DENTRO
DA LANCHEIRA.
QUANDO TOCA
O SINAL,
NOSSA AULA
CHEGA AO FIM.
ATÉ AMANHÃ,
AMIGUINHOS,
NÃO SE ESQUEÇAM, NÃO,
DE MIM...
FONTE: CLÁUDIO THEBAS. AMIGOS DO PEITO. BELO HORIZONTE: FORMATO, 1996. P. 8-9.
41
- O QUE A ESCOLA CITADA NO POEMA TEM DE SEMELHANTE COM A ESCOLA ONDE VOCÊS ESTUDAM?
_____
- E O QUE TEM DE DIFERENTE?
_____
- COMPLETE A FICHA COM AS INFORMAÇÕES SOBRE A ESCOLA ONDE VOCÊ ESTUDA. SE NECESSÁRIO, PEÇA AJUDA AO PROFESSOR.
A ESCOLA ONDE ESTUDO
- NOME DA ESCOLA: _____
- ENDEREÇO: _____
- CEP: _____
- BAIRRO: _____
- CIDADE: _____
- ESTADO:_____
- PAÍS: _____
- TELEFONE: _____
- EM SUA OPINIÃO, DE QUE MODO A ESCOLA PODE CONTRIBUIR PARA VOCÊ SE TORNAR UM ADULTO ATIVO E RESPONSÁVEL?
42
Cartografando
VOCÊ VAI SE REUNIR COM OS COLEGAS E O PROFESSOR PARA OBSERVAR A ESCOLA ONDE ESTUDA DO LADO DE FORA.
- OBSERVE COM ATENÇÃO OS SEGUINTES ASPECTOS DA ESCOLA:
- O TAMANHO E A FORMA DO PRÉDIO;
- A PRESENÇA OU A AUSÊNCIA DE GRADES E DE MUROS;
- A COR DAS PAREDES E O ESTADO DE CONSERVAÇÃO DELAS;
- A INCLINAÇÃO DO TELHADO;
- AS CARACTERÍSTICAS DA PORTA OU DO PORTÃO DE ENTRADA;
- A QUANTIDADE DE JANELAS EXISTENTES NO PRÉDIO.
- DESENHE A ESCOLA EM UMA FOLHA DE PAPEL. APRESENTE SEU DESENHO PARA OS COLEGAS E O PROFESSOR. ELE ORGANIZARÁ UM PAINEL NA SALA DE AULA COM TODOS OS DESENHOS.
43
- AGORA, DESENHE A SALA DE AULA ONDE VOCÊ ESTUDA.
- OBSERVE COM ATENÇÃO E ESCREVA O QUE ESTÁ À SUA VOLTA NA SALA DE AULA.
_____
À SUA FRENTE
VOCÊ
_____
À SUA ESQUERDA
_____
À SUA DIREITA
_____
ATRÁS
44
CAPÍTULO 6. OS TRABALHADORES DA ESCOLA
VOCÊ JÁ PERCEBEU QUE A ESCOLA É TAMBÉM UM LOCAL DE TRABALHO? PARA VOCÊ ESTUDAR, MUITAS PESSOAS TRABALHAM NA ESCOLA.
- LEIAM OS TEXTOS E DESCUBRAM OS PROFISSIONAIS QUE TRABALHAM NA ESCOLA.
CUIDA DOS DOCUMENTOS DA ESCOLA E DA MATRÍCULA DOS ALUNOS.
_____
RECEBE OS ALUNOS NO PORTÃO DA ESCOLA. NA SAÍDA, ELE TAMBÉM ESTÁ LÁ.
_____
PREPARA OS ALIMENTOS CONSUMIDOS PELOS ALUNOS NA HORA DO LANCHE.
_____
CUIDA PARA QUE TUDO FUNCIONE BEM NA ESCOLA. ORIENTA O TRABALHO DE TODOS E ATENDE AS FAMÍLIAS DOS ALUNOS.
_____
CUIDA DA LIMPEZA E DA ORGANIZAÇÃO DAS DEPENDÊNCIAS DA ESCOLA.
_____
ENSINA E AJUDA OS ALUNOS A APRENDER, ALÉM DE PREPARAR AS AULAS E CORRIGIR AS LIÇÕES.
_____
- OUTROS PROFISSIONAIS QUE NÃO FORAM CITADOS NA ATIVIDADE ANTERIOR TRABALHAM NA ESCOLA? QUAIS?
_____
45
Boxe complementar:
Entreviste
PARA VOCÊS SABEREM MAIS SOBRE A ESCOLA ONDE ESTUDAM, O PROFESSOR VAI CONVIDAR UM PROFISSIONAL QUE TRABALHA NELA PARA DAR UMA ENTREVISTA.
SIGAM O ROTEIRO E ANOTEM AS RESPOSTAS.
- NOME DO FUNCIONÁRIO:
_____
- HÁ QUANTOS ANOS VOCÊ TRABALHA NA ESCOLA?
_____
- QUAL É O SEU TRABALHO NA ESCOLA?
_____
- VOCÊ SABE DIZER POR QUE A ESCOLA TEM ESSE NOME?
_____
- A ESCOLA PASSOU POR MODIFICAÇÕES AO LONGO DO TEMPO? QUAIS?
_____
- CONTE UM FATO INTERESSANTE QUE ACONTECEU NA ESCOLA.
_____
Fim do complemento.
46
REGRAS DE CONVIVÊNCIA NA ESCOLA
NA ESCOLA, CONVIVEMOS COM NOSSOS COLEGAS, COM O PROFESSOR E COM OUTROS PROFISSIONAIS.
VAMOS REFLETIR SOBRE ALGUMAS REGRAS DE CONVIVÊNCIA QUE SÃO IMPORTANTES NO AMBIENTE ESCOLAR?
- O PROFESSOR VAI ORGANIZAR A CLASSE EM GRUPOS. CADA GRUPO DEVE CONVERSAR E SUGERIR ALGUMAS REGRAS QUE CONTRIBUEM PARA A BOA CONVIVÊNCIA ENTRE OS ALUNOS NA SALA DE AULA E NO PÁTIO.
- REPRESENTE, POR MEIO DE UM DESENHO, UMA REGRA DE CONVIVÊNCIA QUE DEVE SER PRATICADA NA SALA DE AULA. DEPOIS, ESCREVA QUAL É ESSA REGRA.
_____
47
- AGORA, REPRESENTE, POR MEIO DE OUTRO DESENHO, UMA REGRA DE CONVIVÊNCIA QUE DEVE SER PRATICADA NO PÁTIO DA ESCOLA. DEPOIS, ESCREVA QUAL É ESSA REGRA.
- DEPOIS, CADA GRUPO VAI COMPARTILHAR SUAS IDEIAS COM OS COLEGAS, E O PROFESSOR VAI REGISTRÁ-LAS NA LOUSA.
COM A AJUDA DO PROFESSOR, ELABOREM DOIS CARTAZES COM AS PRINCIPAIS REGRAS COMBINADAS. UM CARTAZ PODE SER AFIXADO NA SALA DE AULA, E OUTRO, NO PÁTIO DA ESCOLA.
48
RETOMANDO OS CONHECIMENTOS
Capítulos 5 e 6
AVALIAÇÃO DE PROCESSO DE APRENDIZAGEM
NAS AULAS ANTERIORES, VOCÊ ESTUDOU SOBRE COMO É A SUA ESCOLA E OS PROFISSIONAIS QUE TRABALHAM NELA. AGORA, VAMOS AVALIAR OS CONHECIMENTOS QUE FORAM CONSTRUÍDOS?
- MARQUE COM UM X AS DEPENDÊNCIAS QUE EXISTEM NA ESCOLA ONDE VOCÊ ESTUDA.
Observação: REPRESENTAÇÃO ILUSTRATIVA SEM ESCALA E PROPORÇÃO. Fim da observação.
- ASSINALE AS OPÇÕES QUE SE RELACIONAM COM O PÁTIO DA ESCOLA ONDE VOCÊ ESTUDA.
( ) É UM LUGAR COBERTO.
( ) HÁ BANCOS E MESAS.
( ) HÁ ÁRVORES OU PLANTAS.
( ) É UM LUGAR ABERTO
( ) HÁ BRINQUEDOS.
( ) HÁ LIXEIRAS.
49
- CITE O NOME DE DOIS PROFISSIONAIS QUE TRABALHAM NA ESCOLA E O TRABALHO QUE REALIZAM.
Tabela: equivalente textual a seguir.
PROFISSIONAL
TRABALHO QUE REALIZA
_____
_____
- QUAL REGRA DE CONVIVÊNCIA NA ESCOLA VOCÊ CONSIDERA IMPORTANTE PARA UMA BOA CONVIVÊNCIA COM OS COLEGAS?
_____
AUTOAVALIAÇÃO
AGORA É HORA DE VOCÊ REFLETIR SOBRE SEU APRENDIZADO. ASSINALE A RESPOSTA QUE VOCÊ CONSIDERA MAIS APROPRIADA.
Tabela: equivalente textual a seguir.
SOBRE AS APRENDIZAGENS |
SIM |
EM PARTE |
NÃO |
---|---|---|---|
A) INDICO DIFERENTES CARACTERÍSTICAS DA ESCOLA? |
|||
B) RECONHEÇO OS PROFISSIONAIS QUE TRABALHAM NA ESCOLA? |
|||
C) CONHEÇO AS REGRAS DE CONVIVÊNCIA QUE EXISTEM NA ESCOLA? |
|||
SOBRE A POSTURA DE ESTUDANTE |
SIM |
EM PARTE |
NÃO |
D) PARTICIPEI DAS AULAS E DAS CONVERSAS EM GRUPO? |
|||
E) ELABOREI AS ATIVIDADES COM RESPONSABILIDADE? |
50
DESAFIOÀ VISTA!
CAPÍTULOS 7 E 8
DE QUE SÃO FEITOS OS OBJETOS QUE UTILIZAMOS NA ESCOLA?
CAPÍTULO 7. MATERIAL ESCOLAR UTILIZADO NO DIA A DIA
NA ESCOLA ESTAMOS EM CONTATO COM OS MAIS DIVERSOS OBJETOS, QUE APRESENTAM CARACTERÍSTICAS PRÓPRIAS.
- OBSERVE OS OBJETOS E CIRCULE AQUELES QUE VOCÊ UTILIZA NA ESCOLA.
LEGENDA: ELEMENTOS REPRESENTADOS FORA DE PROPORÇÃO ENTRE SI. FIM DA LEGENDA.
- CITE DOIS OBJETOS QUE VOCÊ UTILIZA TODOS OS DIAS.
- CITE DOIS OBJETOS QUE VOCÊ NÃO UTILIZA TODOS OS DIAS.
- NESTE MOMENTO HÁ ALGUM OBJETO ESCOLAR:
( ) À SUA FRENTE?
( ) À SUA DIREITA?
( ) ATRÁS DE VOCÊ?
( ) À SUA ESQUERDA?
51
Cartografando
OS OBJETOS PODEM SER OBSERVADOS DE DIFERENTES PONTOS DE VISTA, OU SEJA, DE DIFERENTES VISÕES.
- OBSERVE AS FOTOGRAFIAS.
LEGENDA: VISÃO FRONTAL: O OBJETO É VISTO DE FRENTE. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: VISÃO OBLÍQUA: O OBJETO É VISTO DE CIMA E DE LADO. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: VISÃO VERTICAL: O OBJETO É VISTO DE CIMA PARA BAIXO. FIM DA LEGENDA.
- ESCOLHA UM OBJETO QUE VOCÊ USA NA ESCOLA. OBSERVE-O COM ATENÇÃO E DESENHE COMO VOCÊ VÊ ESSE OBJETO NOS DIFERENTES PONTOS DE VISTA.
DE FRENTE
_____
DE CIMA E DE LADO
_____
DE CIMA PARA BAIXO
_____
52
CARTOGRAFANDO
- RELACIONE CADA IMAGEM AO PONTO DE VISTA CORRESPONDENTE.
LEGENDA: ELEMENTOS REPRESENTADOS FORA DE PROPORÇÃO ENTRE SI. FIM DA LEGENDA.
DE FRENTE
DE CIMA PARA BAIXO
DE CIMA E DE LADO
- ESCREVA O PONTO DE VISTA DE ACORDO COM O QUAL O OBJETO A SEGUIR FOI REPRESENTADO.
_____
_____
_____
53
- OBSERVE AS FOTOGRAFIAS A SEGUIR E INDIQUE O PONTO DE VISTA DE CADA UMA DELAS CONFORME A LEGENDA.
V PARA A FOTOGRAFIA EM VISÃO VERTICAL.
F PARA A FOTOGRAFIA EM VISÃO FRONTAL.
O PARA A FOTOGRAFIA EM VISÃO OBLÍQUA.
_____
_____
LEGENDA: ELEMENTOS REPRESENTADOS FORA DE PROPORÇÃO ENTRE SI. FIM DA LEGENDA.
_____
- OBSERVE AS FOTOGRAFIAS A SEGUIR.
- NA IMAGEM 1, EM QUAL VISÃO O APONTADOR FOI FOTOGRAFADO?
_____
- NA IMAGEM 2, EM QUAL VISÃO O APONTADOR FOI FOTOGRAFADO?
_____
54
CAPÍTULO 8. DE QUE É FEITO O MATERIAL ESCOLAR?
UM OBJETO MUITO UTILIZADO NA ESCOLA É O PAPEL. VOCÊ VAI CONHECER COMO O PAPEL É FABRICADO.
- ERA UMA VEZ UMA ÁRVORE.
- UM DIA, ELA FOI CORTADA POR ALGUNS HOMENS E LEVADA PARA UMA FÁBRICA DE PAPEL.
- PRIMEIRO, TIRARAM SUA CASCA, DEPOIS CORTARAM A MADEIRA EM PEDAÇOS BEM PEQUENOS.
- ACRESCENTARAM PRODUTOS QUÍMICOS E MUITA ÁGUA, CRIANDO UMA PASTA GROSSA: A PASTA DE PAPEL.
- A PASTA FOI DESPEJADA SOBRE UMA ESTEIRA ROLANTE E PRENSADA PARA EXTRAIR TODA A ÁGUA.
- POR FIM, FOI SÓ DEIXAR SECAR E VIROU PAPEL.
- DESCREVA COMO OCORRE A FABRICAÇÃO DO PAPEL. COMPARTILHE SUA RESPOSTA COM OS COLEGAS E O PROFESSOR.
55
NA ESCOLA PODEM SER ENCONTRADOS OBJETOS FEITOS DE DIFERENTES MATERIAIS. MUITOS DESSES OBJETOS TAMBÉM PODEM SER UTILIZADOS FORA DA ESCOLA.
- ACOMPANHE A LEITURA DO TEXTO.
POR QUE O PAPEL É IMPORTANTE?
[...] O PAPEL É MUITO IMPORTANTE, POIS ESTÁ SEMPRE PRESENTE EM VÁRIAS ATIVIDADES DO NOSSO DIA A DIA. E SE O PAPEL NÃO EXISTISSE? ONDE VOCÊS IRIAM ESCREVER, DESENHAR, PINTAR? O SAQUINHO DE PIPOCA, DE CACHORRO-QUENTE, A EMBALAGEM DE SORVETE, A CAIXINHA DE REMÉDIO, O PAPEL HIGIÊNICO, OS CADERNOS, OS CARTAZES DE PROPAGANDA, AS FOTOGRAFIAS... TUDO ISSO E MUITO MAIS É FEITO DE PAPEL. ATÉ MESMO O DINHEIRO QUE USAMOS PARA PAGAR NOSSAS CONTAS!
FONTE: NEREIDE SCHILARO SANTA ROSA. CHICO PAPELETA E A RECICLAGEM DE PAPEL. SÃO PAULO: MODERNA, 2006. P. 4.
SUBLINHE NO TEXTO OS OBJETOS QUE SÃO FEITOS DE PAPEL.
- O QUE VOCÊ COSTUMA FAZER COM OS PAPÉIS QUE JÁ UTILIZOU?
Boxe complementar:
VOCÊ SABIA?
VOCÊ SABIA QUE HÁ PAPÉIS QUE PODEM SER RECICLADOS E OUTROS QUE NÃO PODEM SER RECICLADOS? CONHEÇA ALGUNS DELES.
RECICLÁVEIS: FOLHAS DE CADERNO, JORNAIS, REVISTAS, ENVELOPES, CARTAZES, CAIXAS DE PAPELÃO, CAIXAS DE LEITE E DE SUCO, ENTRE OUTROS.
NÃO RECICLÁVEIS: FOTOGRAFIAS, PAPÉIS SUJOS OU ENGORDURADOS (COMO PAPEL HIGIÊNICO E GUARDANAPOS), ETIQUETAS ADESIVAS, ENTRE OUTROS.
Fim do complemento.
56
COMO VOCÊ VIU, O PAPEL É PRODUZIDO A PARTIR DA MADEIRA DE ÁRVORES, QUE SÃO CULTIVADAS ESPECIALMENTE PARA ESSA FINALIDADE.
O LÁPIS, UM OBJETO MUITO COMUM NA ESCOLA, TAMBÉM É FEITO DA MADEIRA.
- ACOMPANHE A LEITURA DO POEMA.
LÁPIS
QUANDO ESCREVE CAPRICHADO
SUA LETRA É BEM FORMOSA
MAS QUANDO ESCREVE APRESSADO
A LETRA FICA HORROROSA
ESCREVE LIÇÃO DE CASA
ESCREVE CARTA DE AMOR
FAZ CONTA E FAZ EXERCÍCIO
PODE SER PRETO OU DE COR
FAZ BILHETE OU FAZ MENSAGEM
[...].
QUANDO QUER FAZER BONITO
ESCREVE COM EDUCAÇÃO
FAZ DESENHO BEM LEGAL [...].
FONTE: RICARDO AZEVEDO. MEU MATERIAL ESCOLAR. SÃO PAULO: MODERNA, 2009. P. 27.
57
- SOBRE QUAL OBJETO O POEMA TRATA?
_____
- DE ACORDO COM O POEMA, QUEM ESTÁ ESCREVENDO?
_____
- O QUE ACONTECE QUANDO ELE ESCREVE APRESSADO?
_____
- E QUANDO VOCÊ ESCREVE APRESSADO, O QUE ACONTECE?
_____
- COMO ELE ESCREVE QUANDO QUER FAZER BONITO?
_____
- E VOCÊ, COMO ESCREVE QUANDO QUER FAZER BONITO?
_____
Boxe complementar:
INVESTIGUE
O PAPEL E O LÁPIS QUE VOCÊ UTILIZA NA ESCOLA FORAM FABRICADOS A PARTIR DA MADEIRA. E OS OUTROS OBJETOS FORAM PRODUZIDOS A PARTIR DE QUAL MATERIAL? COMPLETE O QUADRO.
Quadro: equivalente textual a seguir.
OBJETO |
MADEIRA |
PLÁSTICO |
OUTROS |
---|---|---|---|
CANETA |
_____ |
_____ |
_____ |
LIVRO |
_____ |
_____ |
_____ |
APONTADOR |
_____ |
_____ |
_____ |
RÉGUA |
_____ |
_____ |
_____ |
ESTOJO |
_____ |
_____ |
_____ |
Fim do complemento.
58
RETOMANDO OS CONHECIMENTOS
Capítulos 7 e 8
AVALIAÇÃO DE PROCESSO DE APRENDIZAGEM
NAS AULAS ANTERIORES, VOCÊ CONHECEU AS DIFERENTES CARACTERÍSTICAS DOS OBJETOS E MATERIAIS QUE UTILIZA NA ESCOLA. AGORA, VAMOS AVALIAR OS CONHECIMENTOS QUE FORAM CONSTRUÍDOS?
- IDENTIFIQUE OS OBJETOS ESCOLARES DESCRITOS NOS TEXTOS.
OBJETO UTILIZADO PARA APONTAR LÁPIS.
_____
OBJETO UTILIZADO PARA APAGAR PALAVRAS ESCRITAS NO CADERNO.
_____
OBJETO UTILIZADO PARA SE INFORMAR E LER HISTÓRIAS.
_____
OBJETO UTILIZADO PARA CORTAR.
_____
- EM QUAL PONTO DE VISTA FORAM REPRESENTADOS OS OBJETOS A SEGUIR?
- CIRCULE DE VERDE O OBJETO VISTO DE CIMA PARA BAIXO.
- CIRCULE DE VERMELHO O OBJETO VISTO DE FRENTE.
- CIRCULE DE AZUL O OBJETO VISTO DE CIMA E DE LADO.
59
- RELACIONE OS OBJETOS AOS MATERIAIS DE QUE SÃO FEITOS.
PAPEL
PLÁSTICO
MADEIRA
AUTOAVALIAÇÃO
AGORA É HORA DE VOCÊ REFLETIR SOBRE SEU APRENDIZADO. ASSINALE A RESPOSTA QUE VOCÊ CONSIDERA MAIS APROPRIADA.
Tabela: equivalente textual a seguir.
SOBRE AS APRENDIZAGENS |
SIM |
EM PARTE |
NÃO |
---|---|---|---|
A) INDICO OS OBJETOS UTILIZADOS NA ESCOLA? |
|||
B) IDENTIFICO OS OBJETOS VISTOS EM DIFERENTES PONTOS DE VISTA? |
|||
C) RECONHEÇO DIFERENTES MATERIAIS DE QUE SÃO FEITOS OS OBJETOS? |
|||
SOBRE A POSTURA DE ESTUDANTE |
SIM |
EM PARTE |
NÃO |
D) PARTICIPEI DAS AULAS E DAS CONVERSAS COM O GRUPO? |
|||
E) ELABOREI AS ATIVIDADES COM RESPONSABILIDADE? |