60

UNIDADE 3. A MORADIA E OS LUGARES DE BRINCAR

Imagem: Ilustração. Várias crianças brincando em um campo de areia, com casas brancas no fundo. Da esquerda para a direita, as crianças brincam de: pipa, boneca, estátua, bambolê, patinete, bicicleta e bolinha de gude.  Fim da imagem.

FONTE: MEMÓRIAS DE INFÂNCIA: RUA DAS BRINCADEIRAS, DE RICARDO FERRARI, 2017.

61

Boxe complementar:

PRIMEIROS CONTATOS

  1. QUAIS SÃO AS SEMELHANÇAS E AS DIFERENÇAS ENTRE AS MORADIAS REPRESENTADAS NA PINTURA E AS DO SEU LUGAR DE VIVER?
  1. EM QUAL LOCAL AS CRIANÇAS ESTÃO BRINCANDO?

Fim do complemento.

62

DESAFIO À VISTA!

CAPÍTULOS 9 E 10

COMO SÃO E DE QUE SÃO FEITAS AS MORADIAS?

CAPÍTULO 9. DIFERENTES MORADIAS E FORMAS DE MORAR

TODAS AS PESSOAS PRECISAM TER UMA MORADIA PARA VIVER BEM, SE PROTEGER E DESCANSAR.

MUITAS MORADIAS SÃO DIVIDIDAS EM CÔMODOS. EM CADA UM DELES COSTUMAM SER REALIZADAS DIFERENTES ATIVIDADES.

Imagem: Ilustração. Uma casa com dois andares. No andar de cima tem um quarto com uma cama e mesa de cabeceira e um banheiro e um quarto com um beliche, um berço e um menino de cabelo preto sentado com um livro em uma mesinha. No andar térreo tem uma cozinha com um homem mexendo em uma panela no fogão e uma mulher de avental lavando louça e uma sala com uma senhora de cabelo branco sentada em um sofá e um homem de cabelo branco e suspensórios brincando de bola com uma bebe que está em sua frente. Do lado de fora da casa tem uma menina de cabelo preto preso abaixada e um cachorro bege na sua frente.  Fim da imagem.

Observação: REPRESENTAÇÃO ILUSTRATIVA SEM ESCALA E PROPORÇÃO. Fim da observação.

63

  1. QUANTOS CÔMODOS EXISTEM NESSA MORADIA?

    _____

  1. COMPLETE AS FRASES COM OS NOMES DAS CRIANÇAS.
    • _____ ESTÁ BRINCANDO NO QUINTAL.
    • •_____ ESTÁ ESTUDANDO NO QUARTO.
    • •_____ ESTÁ BRINCANDO NA SALA.
    1. O QUE O PAI DAS CRIANÇAS ESTÁ FAZENDO NA COZINHA?

      ( ) CONVERSANDO.

      ( ) COMENDO.

      ( ) COZINHANDO.

    1. O QUE O AVÔ DAS CRIANÇAS ESTÁ FAZENDO NA SALA?

      ( ) ASSISTINDO À TELEVISÃO.

      ( ) BRINCANDO COM MANOELA.

      ( ) CONVERSANDO COM A AVÓ.

    1. COMPLETE AS FRASES COM AS PALAVRAS A SEGUIR.

      AO LADO

      ATRÁS

      EM FRENTE

      • A MESA ESTÁ _____ DE DIEGO.
      • A ÁRVORE ESTÁ _____ DE RAFAELA.
      • A GELADEIRA ESTÁ _____ DO FOGÃO.
Imagem: Ilustração. Um cachorro bege com manchas mais escuras.  Fim da imagem.

64

CARTOGRAFANDO

PARA REPRESENTAR UM ELEMENTO EM UMA FOLHA DE PAPEL, MUITAS VEZES, É PRECISO REDUZIR O SEU TAMANHO.

  1. MARQUE O ANIMAL QUE ESTÁ REPRESENTADO EM TAMANHO REDUZIDO.

( )

Imagem: Fotografia. Um gato cinza sentado.  Fim da imagem.

LEGENDA: GATO, APROXIMADAMENTE 46 CENTÍMETROS DE COMPRIMENTO. FIM DA LEGENDA.

( )

Imagem: Fotografia. Uma borboleta com asas pretas e laranjas.  Fim da imagem.

LEGENDA: BORBOLETA, APROXIMADAMENTE 8 CENTÍMETROS DE COMPRIMENTO. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

  1. OBSERVE COM ATENÇÃO UM OBJETO E DESENHE-O.

    _____

65

MINHA MORADIA

Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Tarefa de casa. Fim da imagem.

  1. DESENHE A SUA MORADIA E O QUE EXISTE AO REDOR DELA. SE VOCÊ MORA EM UM APARTAMENTO, DESENHE O PRÉDIO E INDIQUE TAMBÉM O SEU ANDAR.
Imagem: Ilustração. Área em branco com quatro lápis de cor formando uma borda.   Fim da imagem.
  1. IMAGINE QUE VOCÊ ESTÁ NA ENTRADA DA SUA MORADIA, OLHANDO PARA FORA.
    1. O QUE EXISTE EM FRENTE À SUA MORADIA?

      _____

    1. O QUE EXISTE AO LADO DE SUA MORADIA?

      _____

    1. VOCÊ SABE O QUE EXISTE ATRÁS DE SUA MORADIA? NA COMPANHIA DE UM ADULTO DA SUA CONVIVÊNCIA, PROCURE DESCOBRIR.

      _____

66

  1. AGORA, COMO É A SUA MORADIA POR DENTRO? ( )
    1. QUANTOS CÔMODOS EXISTEM NA SUA MORADIA?

      _____

    1. QUAL É O MAIOR CÔMODO?

      _____

    1. QUAL É O MENOR CÔMODO?

      _____

  1. INDIQUE EM QUAL CÔMODO DA MORADIA VOCÊ COSTUMA REALIZAR AS SEGUINTES ATIVIDADES:
    1. ESTUDAR.

      _____

    1. FAZER AS REFEIÇÕES.

      _____

    1. DORMIR.

      _____

    1. BRINCAR.

      _____

  1. QUANTAS PESSOAS MORAM COM VOCÊ? _____
  1. ASSINALE AS ATIVIDADES QUE COSTUMAM SER REALIZADAS EM SUA MORADIA.
Imagem: Ilustração. Detalhe para uma pessoa usando o ferro de passar para passar uma camiseta laranja.  Fim da imagem.

LEGENDA: PASSAR ROUPAS. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Detalhe para uma pessoa mexendo um molho vermelho em uma panela no fogo. Tem fumaça saindo da panela.  Fim da imagem.

LEGENDA: COZINHAR. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Detalhe para uma pessoa segurando uma pá na terra ao lado de uma muda de planta.  Fim da imagem.

LEGENDA: PLANTAR. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Detalhe para uma pessoa passando um pano laranja em um vidro.  Fim da imagem.

LEGENDA: LIMPAR. FIM DA LEGENDA.

67

CARTOGRAFANDO

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. DE QUE TIPO É A SUA MORADIA: CASA TÉRREA, SOBRADO OU APARTAMENTO? CONTE PARA O PROFESSOR E, DEPOIS, ANOTE O NÚMERO DE COLEGAS QUE MORAM EM:

    ( ) CASA TÉRREA.

    ( ) SOBRADO.

    ( ) APARTAMENTO.

    ( ) OUTRO TIPO DE MORADIA.

Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

  1. NOS ESPAÇOS ABAIXO, CRIE UM SÍMBOLO PARA REPRESENTAR CADA TIPO DE MORADIA.
    • REGISTRE A QUANTIDADE DE ALUNOS QUE VIVEM EM CADA TIPO DE MORADIA PINTANDO UM QUADRINHO PARA CADA ALUNO.

      ( ) CASA TÉRREA

      ( ) SOBRADO

      ( ) APARTAMENTO

      ( ) OUTRO TIPO DE MORADIA

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. EM QUE TIPO DE MORADIA VIVE A MAIORIA DOS ALUNOS DA CLASSE?

68

CAPÍTULO 10. MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO DAS MORADIAS

GRANDE OU PEQUENA, DE TIJOLOS OU DE MADEIRA, NÃO IMPORTA: TODOS NÓS PRECISAMOS DE UMA MORADIA PARA VIVER E NOS ABRIGAR.

ATÉ NAS HISTÓRIAS INFANTIS, AS PERSONAGENS TÊM MORADIA. A BELA ADORMECIDA, POR EXEMPLO, MORAVA EM UM CASTELO COM PAREDES FEITAS DE PEDRAS.

VAMOS RELEMBRAR ALGUMAS HISTÓRIAS INFANTIS?

Imagem: Ilustração. Uma menina de cabelo castanho cacheado deitada de olhos fechados e sorrindo. Ela usa um vestido longo azul e está coberta por um tecido azul. Ela está em uma sala com paredes de pedra, uma cortina e uma janela. Pela janela dá para ver uma torre de pedra com uma bandeira em cima.  Fim da imagem.
  1. ASSINALE QUAIS MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO PODEM SER OBSERVADOS NA REPRESENTAÇÃO DO CASTELO DA BELA ADORMECIDA.

    ( ) PEDRA

    ( ) BARRO

    ( ) TIJOLO

    ( ) MADEIRA

    ( ) PAPEL

    ( ) VIDRO

69

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. VOCÊ CONHECE A HISTÓRIA DE JOÃO E MARIA? RECONTE ESSA HISTÓRIA PARA OS COLEGAS E O PROFESSOR.

Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

  1. AGORA, DESENHE COMO VOCÊ IMAGINA SER A MORADIA QUE JOÃO E MARIA ENCONTRARAM NA FLORESTA.
Imagem: Ilustração. Área em branco com quatro lápis de cor formando uma borda.   Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. EM SUA OPINIÃO, OS MATERIAIS USADOS NA CONSTRUÇÃO DESSA MORADIA PODERIAM SER UTILIZADOS EM UMA MORADIA REAL? POR QUÊ?
  1. OBSERVE AS MORADIAS DOS TRÊS PORQUINHOS E IDENTIFIQUE O PRINCIPAL MATERIAL UTILIZADO NA CONSTRUÇÃO DE CADA UMA DELAS.
Imagem: Ilustração. Um porquinho de bermuda listrada apontando para uma casa com paredes e telhado feitos de palha.  Fim da imagem.

_____

Imagem: Ilustração. Um porquinho de bermuda verde com as duas mãos estendidas para uma casa da madeira.   Fim da imagem.

_____

Imagem: Ilustração. Um porquinho usando um macacão vermelho olhando para uma casa de tijolos que está ao seu lado.   Fim da imagem.

_____

70

QUEM CONSTRÓI A MORADIA

A CONSTRUÇÃO DE MORADIAS ENVOLVE O TRABALHO DE DIVERSOS PROFISSIONAIS.

  1. OBSERVE AS FOTOGRAFIAS E COMPLETE AS LEGENDAS, IDENTIFICANDO O PROFISSIONAL REPRESENTADO EM CADA UMA DELAS.
Imagem: Fotografia Um homem usando jaleco branco, capacete de proteção e luvas. Ele usa uma chave de fenda para mexer em uma caixa de energia na parede.  Fim da imagem.

_____ INSTALANDO REDE ELÉTRICA EM MORADIA NO MUNICÍPIO DE APARECIDA DE GOIÂNIA, NO ESTADO DE GOIÁS, EM 2017.

Imagem: Fotografia. Um homem de cabelo preto usando uma camiseta cinza e capacete de proteção amarelo. Ele pinta uma parede com um rolo. Na parede do fundo tem duas janelas.  Fim da imagem.

_____ PINTANDO PAREDE EM MORADIA NO MUNICÍPIO DE CURITIBA, NO ESTADO DO PARANÁ, EM 2017.

Imagem: Fotografia. Um homem de casaco azul e boné passando massa em uma parede.  Fim da imagem.

_____ CONSTRUINDO PAREDE EM MORADIA NO MUNICÍPIO DE CORBÉLIA, NO ESTADO DO PARANÁ, EM 2017.

Imagem: Fotografia. Um homem com camiseta cinza, pano na cabeça e capacete amarelo na cabeça. Ele coloca um cano em um buraco na parede.   Fim da imagem.

_____ INSTALANDO CANOS EM MORADIA NO MUNICÍPIO DE APARECIDA DE GOIÂNIA, NO ESTADO DE GOIÁS, EM 2017.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. VOCÊ CONHECE OUTROS PROFISSIONAIS QUE TRABALHAM NA CONSTRUÇÃO DE MORADIAS? COMPARTILHE COM OS COLEGAS E O PROFESSOR.

71

  1. OBSERVE AS ILUSTRAÇÕES, QUE REPRESENTAM DIFERENTES ETAPAS DA CONSTRUÇÃO DE UMA MORADIA. NUMERE-AS NA SEQUÊNCIA CORRETA.
Imagem: Ilustração. Dois homens trabalhando em uma casa em construção. Um deles está em cima de uma escada colocando telhas na estrutura de um telhado e o outro está colocando piso.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Três homens trabalhando na construção de uma casa. Um deles está com uma enxada, um segura um projeto e o outro passa massa no chão. Os pilares da casa estão erguidos.    Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Uma casa pronta, com paredes brancas, portas e janelas de vidro e um jardim na frente.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Um homem dirigindo uma retroescavadeira amarela.   Fim da imagem.

Boxe complementar:

ENTREVISTE

Imagem: Ícone: Tarefa de casa.  Fim da imagem.

COM A AJUDA DE UM ADULTO DE SUA CONVIVÊNCIA, ENTREVISTE UMA PESSOA QUE JÁ TENHA PARTICIPADO DA CONSTRUÇÃO DE UMA MORADIA.

  • NOME: _____
  • SERVIÇO REALIZADO: _____
  • COMO FOI O SEU TRABALHO? _____

    Imagem: Ícone: Atividade orall.   Fim da imagem.

  • APRESENTE AS INFORMAÇÕES QUE VOCÊ OBTEVE NA ENTREVISTA PARA OS COLEGAS E O PROFESSOR.

Fim do complemento.

72

OS MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO VÊM DA NATUREZA

MUITOS DOS MATERIAIS QUE SÃO USADOS NA CONSTRUÇÃO DAS MORADIAS SÃO FEITOS A PARTIR DE ELEMENTOS DA NATUREZA.

  1. RELACIONE OS MATERIAIS UTILIZADOS NA CONSTRUÇÃO DAS MORADIAS COM SUAS DESCRIÇÕES.
Imagem: Esquema. Uma coluna de figuras e uma coluna de textos para serem ligados. Na primeira coluna:  cimento; tijolo; vidro e madeira. Na segunda coluna: há muito tempo esse material vem sendo extraído das árvores para a construção de moradias. Atualmente, grande parte desse recurso vem de florestas plantadas pelas pessoas. É um material muito utilizado nas paredes das moradias. É uma mistura de argila com calcário, materiais encontrados no solo e no subsolo. É um material formado de barro e areia misturados com água. Essa mistura é colocada em formas e levada ao sol para secar. Esse material é usado nas janelas das moradias. Ele é feito com areia e outros materiais que são colocados em fornos de alta temperatura para sofrer transformação. Geralmente, é transparente. Estão ligados: cimento com a frase que começa com “”é um material muito utilizado nas paredes...”; tijolo com a frase que começa com “é um material formado de barro...”; vidro com aa frase que começa com “esse material é usado nas janelas...”; e madeira com a frase que começa com “há muito tempo esse material vem sendo extraído...”. Fim da imagem.

LEGENDA: CIMENTO. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Esquema. Uma coluna de figuras e uma coluna de textos para serem ligados. Na primeira coluna:  cimento; tijolo; vidro e madeira. Na segunda coluna: há muito tempo esse material vem sendo extraído das árvores para a construção de moradias. Atualmente, grande parte desse recurso vem de florestas plantadas pelas pessoas. É um material muito utilizado nas paredes das moradias. É uma mistura de argila com calcário, materiais encontrados no solo e no subsolo. É um material formado de barro e areia misturados com água. Essa mistura é colocada em formas e levada ao sol para secar. Esse material é usado nas janelas das moradias. Ele é feito com areia e outros materiais que são colocados em fornos de alta temperatura para sofrer transformação. Geralmente, é transparente. Estão ligados: cimento com a frase que começa com “”é um material muito utilizado nas paredes...”; tijolo com a frase que começa com “é um material formado de barro...”; vidro com aa frase que começa com “esse material é usado nas janelas...”; e madeira com a frase que começa com “há muito tempo esse material vem sendo extraído...”. Fim da imagem.

LEGENDA: TIJOLO. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Esquema. Uma coluna de figuras e uma coluna de textos para serem ligados. Na primeira coluna:  cimento; tijolo; vidro e madeira. Na segunda coluna: há muito tempo esse material vem sendo extraído das árvores para a construção de moradias. Atualmente, grande parte desse recurso vem de florestas plantadas pelas pessoas. É um material muito utilizado nas paredes das moradias. É uma mistura de argila com calcário, materiais encontrados no solo e no subsolo. É um material formado de barro e areia misturados com água. Essa mistura é colocada em formas e levada ao sol para secar. Esse material é usado nas janelas das moradias. Ele é feito com areia e outros materiais que são colocados em fornos de alta temperatura para sofrer transformação. Geralmente, é transparente. Estão ligados: cimento com a frase que começa com “”é um material muito utilizado nas paredes...”; tijolo com a frase que começa com “é um material formado de barro...”; vidro com aa frase que começa com “esse material é usado nas janelas...”; e madeira com a frase que começa com “há muito tempo esse material vem sendo extraído...”. Fim da imagem.

LEGENDA: VIDRO. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Esquema. Uma coluna de figuras e uma coluna de textos para serem ligados. Na primeira coluna:  cimento; tijolo; vidro e madeira. Na segunda coluna: há muito tempo esse material vem sendo extraído das árvores para a construção de moradias. Atualmente, grande parte desse recurso vem de florestas plantadas pelas pessoas. É um material muito utilizado nas paredes das moradias. É uma mistura de argila com calcário, materiais encontrados no solo e no subsolo. É um material formado de barro e areia misturados com água. Essa mistura é colocada em formas e levada ao sol para secar. Esse material é usado nas janelas das moradias. Ele é feito com areia e outros materiais que são colocados em fornos de alta temperatura para sofrer transformação. Geralmente, é transparente. Estão ligados: cimento com a frase que começa com “”é um material muito utilizado nas paredes...”; tijolo com a frase que começa com “é um material formado de barro...”; vidro com aa frase que começa com “esse material é usado nas janelas...”; e madeira com a frase que começa com “há muito tempo esse material vem sendo extraído...”. Fim da imagem.

LEGENDA: MADEIRA. FIM DA LEGENDA.

HÁ MUITO TEMPO ESSE MATERIAL VEM SENDO EXTRAÍDO DAS ÁRVORES PARA A CONSTRUÇÃO DE MORADIAS. ATUALMENTE, GRANDE PARTE DESSE RECURSO VEM DE FLORESTAS PLANTADAS PELAS PESSOAS.

É UM MATERIAL MUITO UTILIZADO NAS PAREDES DAS MORADIAS. É UMA MISTURA DE ARGILA COM CALCÁRIO, MATERIAIS ENCONTRADOS NO SOLO E NO SUBSOLO.

É UM MATERIAL FORMADO DE BARRO E AREIA MISTURADOS COM ÁGUA. ESSA MISTURA É COLOCADA EM FORMAS E LEVADA AO SOL PARA SECAR.

ESSE MATERIAL É USADO NAS JANELAS DAS MORADIAS. ELE É FEITO COM AREIA E OUTROS MATERIAIS QUE SÃO COLOCADOS EM FORNOS DE ALTA TEMPERATURA PARA SOFRER TRANSFORMAÇÃO. GERALMENTE, É TRANSPARENTE.

  1. OBSERVE A SUA MORADIA E ANOTE OS MATERIAIS UTILIZADOS EM CADA PARTE DELA.
    1. NAS PAREDES: _____
    1. NAS PORTAS: _____
    1. NAS JANELAS: _____

73

  1. OBSERVE A MORADIA E IDENTIFIQUE OS MATERIAIS UTILIZADOS EM SUA CONSTRUÇÃO.
Imagem: Ilustração. Um sobrado com um gramado na frente e um mudo de tijolo e portão de ferro ao redor. Algumas partes do sobrado estão numeradas: 1: telhado. 2: parede. 3: portão de ferro. 4: janela do segundo andar. 5: porta de entrada. Fim da imagem.

Observação: REPRESENTAÇÃO ILUSTRATIVA SEM ESCALA E PROPORÇÃO. Fim da observação.

Tabela: equivalente textual a seguir.

NÚMERO

PARTE DA MORADIA

MATERIAL UTILIZADO

1

_____

_____

2

_____

_____

3

_____

_____

4

_____

_____

5

_____

_____

  1. A MORADIA MOSTRADA NA ATIVIDADE ANTERIOR FOI REPRESENTADA EM QUAL VISÃO?

    ( ) FRONTAL

    ( ) OBLÍQUA

    ( ) VERTICAL

74

RETOMANDO OS CONHECIMENTOS

Capítulos 9 e 10

AVALIAÇÃO DE PROCESSO DE APRENDIZAGEM

NAS AULAS ANTERIORES, VOCÊ CONHECEU DIFERENTES MORADIAS E OS PROFISSIONAIS QUE TRABALHAM EM SUA CONSTRUÇÃO. AGORA, VAMOS AVALIAR OS CONHECIMENTOS QUE FORAM CONSTRUÍDOS?

  1. CITE UMA ATIVIDADE QUE AS PESSOAS COSTUMAM REALIZAR NOS SEGUINTES CÔMODOS DA MORADIA:

Tabela: equivalente textual a seguir.

CÔMODO DA MORADIA

ATIVIDADE

COZINHA

_____

SALA

_____

  1. OBSERVE A REPRESENTAÇÃO E COMPLETE AS FRASES.
Imagem: Ilustração. Uma menina de cabelo preto enrolado preso em um rabo. Ela usa um vestido rosa florido e está parada na frente de uma casa. Em cima do telhado da casa tem dois pássaros, um apoiado no telhado e um voando. Na esquerda dela tem um banco de madeira e na direita tem um cachorro bege com manchas mais escuras. Fim da imagem.

EM FRENTE

DIREITA

ESQUERDA

75

  1. OBSERVE A MORADIA E INDIQUE OS MATERIAIS UTILIZADOS NA SUA CONSTRUÇÃO.
Imagem: Fotografia. Uma casa com paredes de tijolo, janelas de madeira e telhado de palha. Na frente tem uma antena.  Fim da imagem.

LEGENDA: MORADIA NO MUNICÍPIO DE CAVALCANTE, NO ESTADO DE GOIÁS, EM 2020. FIM DA LEGENDA.

TELHADO: _____

JANELAS: _____

PAREDES: _____

AUTOAVALIAÇÃO

AGORA É HORA DE VOCÊ REFLETIR SOBRE SEU APRENDIZADO. ASSINALE A RESPOSTA QUE VOCÊ CONSIDERA MAIS APROPRIADA.

Tabela: equivalente textual a seguir.

SOBRE AS APRENDIZAGENS

SIM

EM PARTE

NÃO

A) IDENTIFICO OS CÔMODOS DA MORADIA E COMO ELES COSTUMAM SER USADOS?

B) RECONHEÇO CARACTERÍSTICAS DA MINHA MORADIA?

C) RECONHEÇO OS MATERIAIS UTILIZADOS NA CONSTRUÇÃO DAS MORADIAS?

D) CONHEÇO OS PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS NA CONSTRUÇÃO DE MORADIAS?

SOBRE A POSTURA DE ESTUDANTE

SIM

EM PARTE

NÃO

E) PARTICIPEI DAS AULAS E DAS CONVERSAS EM GRUPO?

76

DESAFIO À VISTA!

CAPÍTULOS 11 E 12

QUAIS BRINCADEIRAS E ATIVIDADES DE LAZER AS PESSOAS PRATICAM?

CAPÍTULO 11. BRINCADEIRAS DO PASSADO E DO PRESENTE

AS BRINCADEIRAS DIVERTEM AS CRIANÇAS E OS ADULTOS, DESDE MUITOS E MUITOS ANOS. QUER VER?

Imagem: Ilustração. Uma pintura de uma área entre prédios antigos cheia de pessoas. Algumas estão lutando, outras estão com grandes barris, algumas estão em vendas.    Fim da imagem.

LEGENDA: JOGOS INFANTIS, DE PIETER BRUEGEL, 1560. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. A PINTURA RETRATA UM TEMPO DISTANTE OU ATUAL?

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. QUAIS ELEMENTOS DA PINTURA MOSTRAM SE ELA RETRATA UM TEMPO DISTANTE OU ATUAL?

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. DE QUAIS BRINCADEIRAS QUE APARECEM NA PINTURA VOCÊ E SEUS AMIGOS TAMBÉM BRINCAM?

77

BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS ATUAIS

AS CRIANÇAS PODEM BRINCAR DE VÁRIAS MANEIRAS, COM DIFERENTES BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS.

Imagem: Ilustração. Uma praça rodeada por casas coloridas, com degraus na entrada e vasos de planta. Na praça tem várias crianças brincando com bambolês, bonecas, carrinhos e cavalos. Na parte de cima das casas tem um homem segurando um vaso e um deitado em uma cadeira. O homem segurando um vaso está circulado. Fim da imagem.

LEGENDA: AS CRIANÇAS DA VILA JACILO, DE HELENA COELHO, 2003. FIM DA LEGENDA.

  1. ONDE AS CRIANÇAS ESTÃO BRINCANDO?

    _____

  1. CITE DOIS BRINQUEDOS QUE APARECEM NA PINTURA.

    _____

  1. ASSINALE AS BRINCADEIRAS QUE FORAM REPRESENTADAS NA PINTURA.

    ( ) BRINCAR DE BONECA.

    ( ) ANDAR DE PATINETE.

    ( ) PULAR AMARELINHA.

    ( ) ESCONDE-ESCONDE.

    ( ) CORRIDA DE SACO.

    ( ) PULAR CORDA.

  1. CIRCULE NA IMAGEM A CRIANÇA QUE ESTÁ SEGURANDO UMA PIPA EM UM LOCAL QUE NÃO É SEGURO.

78

BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS

VAMOS CONHECER MAIS UM POUCO SOBRE ALGUNS BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS? ACOMPANHE A LEITURA DO TEXTO.

EMPINAR PIPA

O DESAFIO DA BRINCADEIRA É USAR O VENTO PARA MANTER A PIPA NO ALTO, PRESA A UMA LINHA. AS PIPAS SÃO FEITAS, GERALMENTE, DE PAPEL E VARETAS DE MADEIRA.

Imagem: Ilustração. Uma menina loira de calça laranja e camiseta regata azul empinando uma pipa verde. Ao lado dela, um menino de calça rosas e camiseta verde com uma pipa laranja. Ilustração. Um campo com crianças de braços erguidos empinando pipas.  Fim da imagem.

LEGENDA: MENINOS SOLTANDO PIPA, DE CANDIDO PORTINARI, 1941. FIM DA LEGENDA.

LICOCÓS

AS CRIANÇAS DO POVO INDÍGENA KARAJÁ, QUE VIVE NO BRASIL, COSTUMAM FAZER BONECOS CHAMADOS LICOCÓS E BRINCAR COM ELES.

Imagem: Fotografia. Dois bonecos indígenas de cabelo preto e liso, com pinturas no rosto e no corpo. Eles estão sentados.   Fim da imagem.

LEGENDA: OS LICOCÓS SÃO BONECOS FEITOS DE BARRO. FOTO REALIZADA NA ILHA DO BANANAL, NO ESTADO DO TOCANTINS, EM 2009. FIM DA LEGENDA.

BRINCAR DE RODA

Imagem: Ilustração. Sete crianças de mãos dadas formando uma roda. Atrás delas há três casas, uma vermelha, uma azul e uma amarela.  Fim da imagem.

LEGENDA: CIRANDA II , DE IVAN CRUZ, 2005. FIM DA LEGENDA.

ESSA É UMA DAS BRINCADEIRAS MAIS COMUNS NO BRASIL. AS CRIANÇAS DÃO AS MÃOS, FORMAM UMA RODA E CAMINHAM EM CÍRCULO NA MESMA DIREÇÃO.

79

BRINCAR DE BONECA

AS BONECAS SÃO BRINQUEDOS QUE PODEM SER FEITOS DE DIVERSOS MATERIAIS, COMO BARRO, PANO, MADEIRA, LOUÇA E PLÁSTICO.

Imagem: Ilustração. Uma pintura de uma menina de vestido rosa longo apoiada em peças geométricas. Ao lado dela tem um vaso de planta.  Fim da imagem.

LEGENDA: A BONECA, DE TARSILA DO AMARAL, 1928. FIM DA LEGENDA.

PULAR CORDA

É UMA BRINCADEIRA SAUDÁVEL, DIVERTIDA E QUE PODE SER FEITA INDIVIDUALMENTE OU COM VÁRIAS PESSOAS. EXISTEM VÁRIAS FORMAS DE PULAR CORDA.

Imagem: Ilustração. Pintura de uma menina loira de vestido amarelo pulando corda. Ao redor dela há três outras crianças olhando e um cachorro.   Fim da imagem.

LEGENDA: MENINAS PULANDO CORDA, DE ORLANDO CRUZ, 1971. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Um menino moreno de bermuda verde e camiseta verde clara pulando corda.   Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

Boxe complementar:

INVESTIGUE

Imagem: Ícone: Tarefa de casa.  Fim da imagem.

PERGUNTE A UM ADULTO DE SUA CONVIVÊNCIA SOBRE AS BRINCADEIRAS QUE ELE FAZIA QUANDO ERA CRIANÇA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  • VOCÊ TAMBÉM FAZ ALGUMA BRINCADEIRA INDICADA POR ELE? COMENTE COM OS COLEGAS E O PROFESSOR SOBRE AS SUAS DESCOBERTAS.

Fim do complemento.

80

LUGARES DE BRINCAR

NA MORADIA, NA ESCOLA, NOS PARQUES E EM DIVERSOS OUTROS LUGARES, É IMPORTANTE QUE AS CRIANÇAS POSSAM BRINCAR.

  1. OBSERVE AS FOTOGRAFIAS.
Imagem: Fotografia. Uma menina loira usando uma bermuda vermelha e camiseta azul e um menino loiro de cabelo liso e camiseta amarela. Eles estão sentados em cima de um tapete com o desenho de uma cidade com ruas e há carrinhos de brinquedo nas ruas.   Fim da imagem.

LEGENDA: CRIANÇAS BRINCANDO NA MORADIA, NO MUNICÍPIO DE CAMPO MOURÃO, NO ESTADO DO PARANÁ, EM 2017. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma menina negra de calça jeans e camiseta branca pulando corda que está sendo segurada por duas outras crianças: um menino de cabelo calça jeans e camiseta branca e uma menina ruiva de rabo de cavalo com calça jeans e camiseta branca. Eles estão em uma quadra de esportes.   Fim da imagem.

LEGENDA: CRIANÇAS BRINCANDO NA ESCOLA, NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO, NO ESTADO DE SÃO PAULO, EM 2018. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Dois meninos jogando bola. Um tem o cabelo preto, bermuda azul e camiseta branca e o outro tem o cabelo castanho, bermuda vermelha e camiseta cinza.   Fim da imagem.

LEGENDA: CRIANÇAS BRINCANDO EM PARQUE, NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO, NO ESTADO DE SÃO PAULO, EM 2017. FIM DA LEGENDA.

81

  1. COMPLETE O QUADRO COM AS INFORMAÇÕES DAS FOTOGRAFIAS.

Quadro: equivalente textual a seguir.

FOTO

DO QUE AS CRIANÇAS

ESTÃO BRINCANDO?

ONDE ESTÃO?

1

_____

_____

2

_____

_____

3

_____

_____

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. AS BRINCADEIRAS MOSTRADAS NAS FOTOGRAFIAS PODEM SER REALIZADAS EM QUALQUER LOCAL? POR QUÊ?
  1. QUAL É SUA BRINCADEIRA PREFERIDA?

    _____

    1. EM QUE LUGAR VOCÊ COSTUMA REALIZAR ESSA BRINCADEIRA?

      _____

Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

  1. DESENHE SUA BRINCADEIRA PREFERIDA SENDO REALIZADA NO LUGAR ONDE VOCÊ COSTUMA BRINCAR.
Imagem: Ilustração. Área em branco com quatro lápis de cor formando uma borda.   Fim da imagem.

82

  1. ONDE VOCÊ COSTUMA BRINCAR COM MAIS FREQUÊNCIA?

    ( ) DENTRO DA MORADIA.

    ( ) FORA DA MORADIA.

  1. CADA BRINCADEIRA TEM UM LOCAL ADEQUADO PARA SER REALIZADA. OBSERVE AS BRINCADEIRAS REPRESENTADAS E LIGUE-AS AO LOCAL MAIS ADEQUADO PARA REALIZÁ-LAS.
Imagem: Ilustração. Duas colunas de desenhos para serem ligados. Na primeira coluna: um menino de camiseta amarela e capacete laranja andando de bicicleta;  Fim da imagem.

LEGENDA: ANDAR DE BICICLETA. FIM DA LEGENDA.

Imagem: um menino de cabelo preto e camiseta verde montando um quebra-cabeça;  Fim da imagem.

LEGENDA: MONTAR QUEBRA-CABEÇA. FIM DA LEGENDA.

Imagem: uma menina de cabelo loiro preso em um rabo jogando bola;  Fim da imagem.

LEGENDA: JOGAR BOLA. FIM DA LEGENDA.

Imagem: uma menina de cabelo preto preso usando capacete andando de skate.  Fim da imagem.

LEGENDA: ANDAR DE SKATE. FIM DA LEGENDA.

Imagem: A segunda coluna tem uma ilustração de uma sala de estar,  Fim da imagem.

LEGENDA: SALA DE ESTAR. FIM DA LEGENDA.

Imagem: uma quadra de esportes,  Fim da imagem.

LEGENDA: QUADRA DE ESPORTES. FIM DA LEGENDA.

Imagem: uma pista de skate  Fim da imagem.

LEGENDA: PISTA DE SKATE. FIM DA LEGENDA.

Imagem: e uma ciclovia.  Fim da imagem.

LEGENDA: CICLOVIA. FIM DA LEGENDA.

83

CARTOGRAFANDO

VAMOS CONHECER UM POUCO MAIS SOBRE OS LUGARES DE BRINCAR DOS ALUNOS DA CLASSE?

  1. QUAL É O SEU LUGAR PREFERIDO DE BRINCAR? ASSINALE E CONVERSE COM OS COLEGAS SOBRE SUAS RESPOSTAS.

    ( ) O QUINTAL.

    ( ) A RUA.

    ( ) UMA PRAÇA.

    ( ) O PÁTIO DA ESCOLA.

    ( ) DENTRO DA MORADIA.

    ( ) UM PARQUE.

    ( ) OUTROS.

  1. NO LABIRINTO, ENCONTRE O CAMINHO PARA CHEGAR AO LUGAR PREFERIDO DE BRINCAR DA MAIORIA DOS ALUNOS DA CLASSE.
Imagem: Ilustração. Seis crianças de uniforme no meio de um labirinto: um menino de cabelo castanho, uma menina ruiva de cabelo ondulado, uma menina de cabelo preto e liso, um menino de cabelo castanho, um menino moreno e uma menina loira com o cabelo preso em maria-chiquinha. Ao redor do labirinto tem placas com nomes de locais: quintal, moradia, rua, praça, parque e pátio da escola.  Fim da imagem.

84

CAPÍTULO 12. O LAZER NO DIA A DIA DAS PESSOAS

AS PESSOAS PODEM REALIZAR DIFERENTES ATIVIDADES DE LAZER, COMO BRINCAR, LER, JOGAR E PRATICAR ESPORTES.

AS ATIVIDADES DE LAZER PODEM ACONTECER EM DIVERSOS LOCAIS.

  1. OBSERVE AS IMAGENS.
Imagem: Ilustração. Uma pintura de um parque com um lago com barcos e uma área gramada com mulheres de vestido longo embaixo de guarda-sol e crianças sentadas.  Fim da imagem.

LEGENDA: TARDE DE DOMINGO NA ILHA DA GRANDE JATTE, DE GEORGES-PIERRE SEURAT, 1884. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um parque gramado com pessoas sentadas em grupos. Ao lado há um lago com alguns barcos.    Fim da imagem.

LEGENDA: PARQUE DA QUINTA DA BOA VISTA, NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO, NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, EM 2018. FIM DA LEGENDA.

85

  1. ONDE VOCÊ COSTUMA PRATICAR ATIVIDADES DE LAZER?

    _____

  1. QUAL ATIVIDADE DE LAZER VOCÊ MAIS GOSTA DE PRATICAR COM SEUS FAMILIARES?

    _____

  1. QUAIS ATIVIDADES DE LAZER VOCÊ COSTUMA PRATICAR? ASSINALE-AS NO QUADRO.

Quadro: equivalente textual a seguir.

ATIVIDADE DE LAZER

SIM

NÃO

BRINCAR DENTRO DA MORADIA.

BRINCAR NA RUA.

PASSEAR NO PARQUE OU NA PRAÇA.

JOGAR BOLA.

CONVERSAR COM AMIGOS.

ASSISTIR À TELEVISÃO.

IR AO CINEMA OU AO TEATRO.

PRATICAR ESPORTE.

  1. QUAL DAS ATIVIDADES ASSINALADAS NO QUADRO VOCÊ PRATICA COM MAIS FREQUÊNCIA?

    _____

  1. QUANTAS HORAS POR SEMANA VOCÊ SE DEDICA A ELA?

    _____

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. CONVERSE COM OS COLEGAS E DESCUBRA QUAL É A ATIVIDADE DE LAZER PREFERIDA DE CADA UM DELES.

86

O LAZER EM PARQUES E PRAÇAS

OS PARQUES E AS PRAÇAS SÃO LOCAIS QUE PODEM SER FREQUENTADOS POR TODAS AS PESSOAS. NELES SÃO REALIZADAS DIVERSAS ATIVIDADES DE LAZER.

Imagem: Ilustração. Um parque com áreas gramadas e caminhos entre elas. No centro, campo de areia com brinquedos coloridos e de madeira e crianças brincando. Tem uma casinha com escadas e escorregador, balanços e um gira-gira. Ao lado há uma ciclovia com pessoas andando de bicicleta, uma pista de skate e mais para o fundo uma quadra de esportes coberta e um lago.  Fim da imagem.

87

Imagem: Ícone: Atividade oral.   Fim da imagem.

  1. QUAIS ATIVIDADES AS CRIANÇAS ESTÃO REALIZANDO NO PARQUE?

    Imagem: Ícone: Atividade oral.   Fim da imagem.

  1. E OS ADULTOS, O QUE ESTÃO FAZENDO?

    Imagem: Ícone: Atividade oral.   Fim da imagem.

  1. QUE OUTRAS BRINCADEIRAS E ATIVIDADES PODEM SER REALIZADAS EM UM PARQUE?
  1. VOCÊ JÁ BRINCOU EM UM PARQUE OU EM UMA PRAÇA?

    ( ) SIM.

    ( ) NÃO.

Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

  1. FAÇA UM DESENHO REPRESENTANDO UMA BRINCADEIRA OU UMA ATIVIDADE DE LAZER QUE VOCÊ REALIZOU OU GOSTARIA DE REALIZAR EM UM PARQUE OU EM UMA PRAÇA.
Imagem: Ilustração. Área em branco com quatro lápis de cor formando uma borda.  Fim da imagem.

88

TRABALHO DE CAMPO

Imagem: Ícone: Tarefa de casa. Fim da imagem.

  1. ACOMPANHADO DE UM ADULTO DA SUA CONVIVÊNCIA, VÁ A UM PARQUE OU A UMA PRAÇA DO SEU LUGAR DE VIVER. OBSERVE O QUE EXISTE NO LOCAL E AS ATIVIDADES QUE AS PESSOAS ESTÃO PRATICANDO. DEPOIS, PREENCHA A FICHA.

Imagem: Ícone: Atividade oral.  Fim da imagem.

89

  1. COM REFERÊNCIA NO TRAJETO QUE VOCÊ PERCORREU NO PARQUE OU NA PRAÇA, ELABORE UM DESENHO INDICANDO OS ELEMENTOS DA PAISAGEM OBSERVADOS.
Imagem: Ilustração. Área em branco com quatro lápis de cor formando uma borda.  Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.

90

RETOMANDO OS CONHECIMENTOS

Capítulos 11 e 12

AVALIAÇÃO DE PROCESSO DE APRENDIZAGEM

NAS AULAS ANTERIORES, VOCÊ ESTUDOU BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS DE OUTROS TEMPOS E ATUAIS E TAMBÉM OS LUGARES DE BRINCAR E DE LAZER. AGORA, VAMOS AVALIAR OS CONHECIMENTOS QUE FORAM CONSTRUÍDOS?

  1. CITE UMA BRINCADEIRA PRATICADA PELAS CRIANÇAS:
    1. EM OUTROS TEMPOS.
    1. ATUALMENTE.
    1. EM OUTROS TEMPOS E ATUALMENTE.
  1. COMPLETE O QUADRO COM EXEMPLOS DE BRINQUEDOS OU BRINCADEIRAS.

Tabela: equivalente textual a seguir.

BRINQUEDO OU BRINCADEIRA

PARA BRINCAR SOZINHO.

_____

PARA BRINCAR COM OUTRAS PESSOAS.

_____

PARA BRINCAR DENTRO DA MORADIA.

_____

PARA BRINCAR EM UM PARQUE.

_____

91

  1. INDIQUE UM LOCAL SEGURO PARA:
    1. JOGAR BOLA.
    1. EMPINAR PIPA.
  1. OBSERVE OS BRINQUEDOS.
Imagem: Fotografia. Uma boneca de pano com cabelo ruivo preso, vestido vermelho e avental.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Um peão de madeira.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Um balde de plástico vermelho e uma pá amarela.   Fim da imagem.
  1. CIRCULE DE AZUL O BRINQUEDO FEITO DE MADEIRA.
  1. CIRCULE DE VERMELHO O BRINQUEDO FEITO DE PLÁSTICO.

AUTOAVALIAÇÃO

AGORA É HORA DE VOCÊ REFLETIR SOBRE SEU APRENDIZADO. ASSINALE A RESPOSTA QUE VOCÊ CONSIDERA MAIS APROPRIADA.

Tabela: equivalente textual a seguir.

SOBRE AS APRENDIZAGENS

SIM

EM PARTE

NÃO

A) RECONHEÇO BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS DE OUTROS TEMPOS E ATUAIS?

B) IDENTIFICO DIFERENTES LUGARES DE BRINCAR?

C) INDICO OS MATERIAIS DE QUE SÃO FEITOS ALGUNS BRINQUEDOS?

D) RECONHEÇO A IMPORTÂNCIA DOS PARQUES E PRAÇAS COMO LOCAIS DE LAZER PARA AS PESSOAS?

SOBRE A POSTURA DE ESTUDANTE

SIM

EM PARTE

NÃO

E) ELABOREI AS ATIVIDADES PROPOSTAS COM RESPONSABILIDADE?