60
UNIDADE 3. A MORADIA E OS LUGARES DE BRINCAR
FONTE: MEMÓRIAS DE INFÂNCIA: RUA DAS BRINCADEIRAS, DE RICARDO FERRARI, 2017.
61
Boxe complementar:
PRIMEIROS CONTATOS
- QUAIS SÃO AS SEMELHANÇAS E AS DIFERENÇAS ENTRE AS MORADIAS REPRESENTADAS NA PINTURA E AS DO SEU LUGAR DE VIVER?
- EM QUAL LOCAL AS CRIANÇAS ESTÃO BRINCANDO?
Fim do complemento.
62
DESAFIO À VISTA!
CAPÍTULOS 9 E 10
COMO SÃO E DE QUE SÃO FEITAS AS MORADIAS?
CAPÍTULO 9. DIFERENTES MORADIAS E FORMAS DE MORAR
TODAS AS PESSOAS PRECISAM TER UMA MORADIA PARA VIVER BEM, SE PROTEGER E DESCANSAR.
MUITAS MORADIAS SÃO DIVIDIDAS EM CÔMODOS. EM CADA UM DELES COSTUMAM SER REALIZADAS DIFERENTES ATIVIDADES.
- OBSERVE A REPRESENTAÇÃO DE UMA MORADIA. NELA VIVEM TRÊS CRIANÇAS COM SEUS PAIS: RAFAELA, DE 8 ANOS, DIEGO, DE 6 ANOS, E MANOELA, DE 1 ANO.
Observação: REPRESENTAÇÃO ILUSTRATIVA SEM ESCALA E PROPORÇÃO. Fim da observação.
63
- QUANTOS CÔMODOS EXISTEM NESSA MORADIA?
_____
- COMPLETE AS FRASES COM OS NOMES DAS CRIANÇAS.
- _____ ESTÁ BRINCANDO NO QUINTAL.
- •_____ ESTÁ ESTUDANDO NO QUARTO.
- •_____ ESTÁ BRINCANDO NA SALA.
- O QUE O PAI DAS CRIANÇAS ESTÁ FAZENDO NA COZINHA?
( ) CONVERSANDO.
( ) COMENDO.
( ) COZINHANDO.
- O QUE O AVÔ DAS CRIANÇAS ESTÁ FAZENDO NA SALA?
( ) ASSISTINDO À TELEVISÃO.
( ) BRINCANDO COM MANOELA.
( ) CONVERSANDO COM A AVÓ.
- COMPLETE AS FRASES COM AS PALAVRAS A SEGUIR.
AO LADO
ATRÁS
EM FRENTE
- A MESA ESTÁ _____ DE DIEGO.
- A ÁRVORE ESTÁ _____ DE RAFAELA.
- A GELADEIRA ESTÁ _____ DO FOGÃO.
64
CARTOGRAFANDO
PARA REPRESENTAR UM ELEMENTO EM UMA FOLHA DE PAPEL, MUITAS VEZES, É PRECISO REDUZIR O SEU TAMANHO.
- MARQUE O ANIMAL QUE ESTÁ REPRESENTADO EM TAMANHO REDUZIDO.
( )
LEGENDA: GATO, APROXIMADAMENTE 46 CENTÍMETROS DE COMPRIMENTO. FIM DA LEGENDA.
( )
LEGENDA: BORBOLETA, APROXIMADAMENTE 8 CENTÍMETROS DE COMPRIMENTO. FIM DA LEGENDA.
- OBSERVE COM ATENÇÃO UM OBJETO E DESENHE-O.
_____
- O DESENHO QUE VOCÊ FEZ REPRESENTA O OBJETO EM TAMANHO:
( ) REAL.
( ) REDUZIDO.
65
MINHA MORADIA
- DESENHE A SUA MORADIA E O QUE EXISTE AO REDOR DELA. SE VOCÊ MORA EM UM APARTAMENTO, DESENHE O PRÉDIO E INDIQUE TAMBÉM O SEU ANDAR.
- IMAGINE QUE VOCÊ ESTÁ NA ENTRADA DA SUA MORADIA, OLHANDO PARA FORA.
- O QUE EXISTE EM FRENTE À SUA MORADIA?
_____
- O QUE EXISTE AO LADO DE SUA MORADIA?
_____
- VOCÊ SABE O QUE EXISTE ATRÁS DE SUA MORADIA? NA COMPANHIA DE UM ADULTO DA SUA CONVIVÊNCIA, PROCURE DESCOBRIR.
_____
- O QUE EXISTE EM FRENTE À SUA MORADIA?
66
- AGORA, COMO É A SUA MORADIA POR DENTRO? ( )
- QUANTOS CÔMODOS EXISTEM NA SUA MORADIA?
_____
- QUAL É O MAIOR CÔMODO?
_____
- QUAL É O MENOR CÔMODO?
_____
- QUANTOS CÔMODOS EXISTEM NA SUA MORADIA?
- INDIQUE EM QUAL CÔMODO DA MORADIA VOCÊ COSTUMA REALIZAR AS SEGUINTES ATIVIDADES:
- ESTUDAR.
_____
- FAZER AS REFEIÇÕES.
_____
- DORMIR.
_____
- BRINCAR.
_____
- ESTUDAR.
- QUANTAS PESSOAS MORAM COM VOCÊ? _____
- ASSINALE AS ATIVIDADES QUE COSTUMAM SER REALIZADAS EM SUA MORADIA.
LEGENDA: PASSAR ROUPAS. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: COZINHAR. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: PLANTAR. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: LIMPAR. FIM DA LEGENDA.
67
CARTOGRAFANDO
- DE QUE TIPO É A SUA MORADIA: CASA TÉRREA, SOBRADO OU APARTAMENTO? CONTE PARA O PROFESSOR E, DEPOIS, ANOTE O NÚMERO DE COLEGAS QUE MORAM EM:
( ) CASA TÉRREA.
( ) SOBRADO.
( ) APARTAMENTO.
( ) OUTRO TIPO DE MORADIA.
- NOS ESPAÇOS ABAIXO, CRIE UM SÍMBOLO PARA REPRESENTAR CADA TIPO DE MORADIA.
- REGISTRE A QUANTIDADE DE ALUNOS QUE VIVEM EM CADA TIPO DE MORADIA PINTANDO UM QUADRINHO PARA CADA ALUNO.
( ) CASA TÉRREA
( ) SOBRADO
( ) APARTAMENTO
( ) OUTRO TIPO DE MORADIA
- REGISTRE A QUANTIDADE DE ALUNOS QUE VIVEM EM CADA TIPO DE MORADIA PINTANDO UM QUADRINHO PARA CADA ALUNO.
- EM QUE TIPO DE MORADIA VIVE A MAIORIA DOS ALUNOS DA CLASSE?
68
CAPÍTULO 10. MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO DAS MORADIAS
GRANDE OU PEQUENA, DE TIJOLOS OU DE MADEIRA, NÃO IMPORTA: TODOS NÓS PRECISAMOS DE UMA MORADIA PARA VIVER E NOS ABRIGAR.
ATÉ NAS HISTÓRIAS INFANTIS, AS PERSONAGENS TÊM MORADIA. A BELA ADORMECIDA, POR EXEMPLO, MORAVA EM UM CASTELO COM PAREDES FEITAS DE PEDRAS.
VAMOS RELEMBRAR ALGUMAS HISTÓRIAS INFANTIS?
- ASSINALE QUAIS MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO PODEM SER OBSERVADOS NA REPRESENTAÇÃO DO CASTELO DA BELA ADORMECIDA.
( ) PEDRA
( ) BARRO
( ) TIJOLO
( ) MADEIRA
( ) PAPEL
( ) VIDRO
69
- VOCÊ CONHECE A HISTÓRIA DE JOÃO E MARIA? RECONTE ESSA HISTÓRIA PARA OS COLEGAS E O PROFESSOR.
- AGORA, DESENHE COMO VOCÊ IMAGINA SER A MORADIA QUE JOÃO E MARIA ENCONTRARAM NA FLORESTA.
- EM SUA OPINIÃO, OS MATERIAIS USADOS NA CONSTRUÇÃO DESSA MORADIA PODERIAM SER UTILIZADOS EM UMA MORADIA REAL? POR QUÊ?
- OBSERVE AS MORADIAS DOS TRÊS PORQUINHOS E IDENTIFIQUE O PRINCIPAL MATERIAL UTILIZADO NA CONSTRUÇÃO DE CADA UMA DELAS.
_____
_____
_____
70
QUEM CONSTRÓI A MORADIA
A CONSTRUÇÃO DE MORADIAS ENVOLVE O TRABALHO DE DIVERSOS PROFISSIONAIS.
- OBSERVE AS FOTOGRAFIAS E COMPLETE AS LEGENDAS, IDENTIFICANDO O PROFISSIONAL REPRESENTADO EM CADA UMA DELAS.
_____ INSTALANDO REDE ELÉTRICA EM MORADIA NO MUNICÍPIO DE APARECIDA DE GOIÂNIA, NO ESTADO DE GOIÁS, EM 2017.
_____ PINTANDO PAREDE EM MORADIA NO MUNICÍPIO DE CURITIBA, NO ESTADO DO PARANÁ, EM 2017.
_____ CONSTRUINDO PAREDE EM MORADIA NO MUNICÍPIO DE CORBÉLIA, NO ESTADO DO PARANÁ, EM 2017.
_____ INSTALANDO CANOS EM MORADIA NO MUNICÍPIO DE APARECIDA DE GOIÂNIA, NO ESTADO DE GOIÁS, EM 2017.
- VOCÊ CONHECE OUTROS PROFISSIONAIS QUE TRABALHAM NA CONSTRUÇÃO DE MORADIAS? COMPARTILHE COM OS COLEGAS E O PROFESSOR.
71
- OBSERVE AS ILUSTRAÇÕES, QUE REPRESENTAM DIFERENTES ETAPAS DA CONSTRUÇÃO DE UMA MORADIA. NUMERE-AS NA SEQUÊNCIA CORRETA.
Boxe complementar:
ENTREVISTE
COM A AJUDA DE UM ADULTO DE SUA CONVIVÊNCIA, ENTREVISTE UMA PESSOA QUE JÁ TENHA PARTICIPADO DA CONSTRUÇÃO DE UMA MORADIA.
- NOME: _____
- SERVIÇO REALIZADO: _____
- COMO FOI O SEU TRABALHO?
_____
- APRESENTE AS INFORMAÇÕES QUE VOCÊ OBTEVE NA ENTREVISTA PARA OS COLEGAS E O PROFESSOR.
Fim do complemento.
72
OS MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO VÊM DA NATUREZA
MUITOS DOS MATERIAIS QUE SÃO USADOS NA CONSTRUÇÃO DAS MORADIAS SÃO FEITOS A PARTIR DE ELEMENTOS DA NATUREZA.
- RELACIONE OS MATERIAIS UTILIZADOS NA CONSTRUÇÃO DAS MORADIAS COM SUAS DESCRIÇÕES.
LEGENDA: CIMENTO. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: TIJOLO. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: VIDRO. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: MADEIRA. FIM DA LEGENDA.
HÁ MUITO TEMPO ESSE MATERIAL VEM SENDO EXTRAÍDO DAS ÁRVORES PARA A CONSTRUÇÃO DE MORADIAS. ATUALMENTE, GRANDE PARTE DESSE RECURSO VEM DE FLORESTAS PLANTADAS PELAS PESSOAS.
É UM MATERIAL MUITO UTILIZADO NAS PAREDES DAS MORADIAS. É UMA MISTURA DE ARGILA COM CALCÁRIO, MATERIAIS ENCONTRADOS NO SOLO E NO SUBSOLO.
É UM MATERIAL FORMADO DE BARRO E AREIA MISTURADOS COM ÁGUA. ESSA MISTURA É COLOCADA EM FORMAS E LEVADA AO SOL PARA SECAR.
ESSE MATERIAL É USADO NAS JANELAS DAS MORADIAS. ELE É FEITO COM AREIA E OUTROS MATERIAIS QUE SÃO COLOCADOS EM FORNOS DE ALTA TEMPERATURA PARA SOFRER TRANSFORMAÇÃO. GERALMENTE, É TRANSPARENTE.
- OBSERVE A SUA MORADIA E ANOTE OS MATERIAIS UTILIZADOS EM CADA PARTE DELA.
- NAS PAREDES: _____
- NAS PORTAS: _____
- NAS JANELAS: _____
73
- OBSERVE A MORADIA E IDENTIFIQUE OS MATERIAIS UTILIZADOS EM SUA CONSTRUÇÃO.
Observação: REPRESENTAÇÃO ILUSTRATIVA SEM ESCALA E PROPORÇÃO. Fim da observação.
- DE ACORDO COM OS NÚMEROS, COMPLETE O QUADRO INDICANDO A PARTE DA MORADIA E O MATERIAL UTILIZADO EM SUA CONSTRUÇÃO.
Tabela: equivalente textual a seguir.
NÚMERO |
PARTE DA MORADIA |
MATERIAL UTILIZADO |
---|---|---|
1 |
_____ |
_____ |
2 |
_____ |
_____ |
3 |
_____ |
_____ |
4 |
_____ |
_____ |
5 |
_____ |
_____ |
- A MORADIA MOSTRADA NA ATIVIDADE ANTERIOR FOI REPRESENTADA EM QUAL VISÃO?
( ) FRONTAL
( ) OBLÍQUA
( ) VERTICAL
74
RETOMANDO OS CONHECIMENTOS
Capítulos 9 e 10
AVALIAÇÃO DE PROCESSO DE APRENDIZAGEM
NAS AULAS ANTERIORES, VOCÊ CONHECEU DIFERENTES MORADIAS E OS PROFISSIONAIS QUE TRABALHAM EM SUA CONSTRUÇÃO. AGORA, VAMOS AVALIAR OS CONHECIMENTOS QUE FORAM CONSTRUÍDOS?
- CITE UMA ATIVIDADE QUE AS PESSOAS COSTUMAM REALIZAR NOS SEGUINTES CÔMODOS DA MORADIA:
Tabela: equivalente textual a seguir.
CÔMODO DA MORADIA |
ATIVIDADE |
---|---|
COZINHA |
_____ |
SALA |
_____ |
- OBSERVE A REPRESENTAÇÃO E COMPLETE AS FRASES.
EM FRENTE
DIREITA
ESQUERDA
- A MORADIA ESTÁ _____ DA MENINA.
- O CACHORRO ESTÁ À _____ DA MENINA E O BANCO ESTÁ À SUA _____ .
75
- OBSERVE A MORADIA E INDIQUE OS MATERIAIS UTILIZADOS NA SUA CONSTRUÇÃO.
LEGENDA: MORADIA NO MUNICÍPIO DE CAVALCANTE, NO ESTADO DE GOIÁS, EM 2020. FIM DA LEGENDA.
TELHADO: _____
JANELAS: _____
PAREDES: _____
AUTOAVALIAÇÃO
AGORA É HORA DE VOCÊ REFLETIR SOBRE SEU APRENDIZADO. ASSINALE A RESPOSTA QUE VOCÊ CONSIDERA MAIS APROPRIADA.
Tabela: equivalente textual a seguir.
SOBRE AS APRENDIZAGENS |
SIM |
EM PARTE |
NÃO |
---|---|---|---|
A) IDENTIFICO OS CÔMODOS DA MORADIA E COMO ELES COSTUMAM SER USADOS? |
|||
B) RECONHEÇO CARACTERÍSTICAS DA MINHA MORADIA? |
|||
C) RECONHEÇO OS MATERIAIS UTILIZADOS NA CONSTRUÇÃO DAS MORADIAS? |
|||
D) CONHEÇO OS PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS NA CONSTRUÇÃO DE MORADIAS? |
|||
SOBRE A POSTURA DE ESTUDANTE |
SIM |
EM PARTE |
NÃO |
E) PARTICIPEI DAS AULAS E DAS CONVERSAS EM GRUPO? |
76
DESAFIO À VISTA!
CAPÍTULOS 11 E 12
QUAIS BRINCADEIRAS E ATIVIDADES DE LAZER AS PESSOAS PRATICAM?
CAPÍTULO 11. BRINCADEIRAS DO PASSADO E DO PRESENTE
AS BRINCADEIRAS DIVERTEM AS CRIANÇAS E OS ADULTOS, DESDE MUITOS E MUITOS ANOS. QUER VER?
- OBSERVE A PINTURA.
LEGENDA: JOGOS INFANTIS, DE PIETER BRUEGEL, 1560. FIM DA LEGENDA.
- A PINTURA RETRATA UM TEMPO DISTANTE OU ATUAL?
- QUAIS ELEMENTOS DA PINTURA MOSTRAM SE ELA RETRATA UM TEMPO DISTANTE OU ATUAL?
- DE QUAIS BRINCADEIRAS QUE APARECEM NA PINTURA VOCÊ E SEUS AMIGOS TAMBÉM BRINCAM?
77
BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS ATUAIS
AS CRIANÇAS PODEM BRINCAR DE VÁRIAS MANEIRAS, COM DIFERENTES BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS.
- OBSERVE A PINTURA.
LEGENDA: AS CRIANÇAS DA VILA JACILO, DE HELENA COELHO, 2003. FIM DA LEGENDA.
- ONDE AS CRIANÇAS ESTÃO BRINCANDO?
_____
- CITE DOIS BRINQUEDOS QUE APARECEM NA PINTURA.
_____
- ASSINALE AS BRINCADEIRAS QUE FORAM REPRESENTADAS NA PINTURA.
( ) BRINCAR DE BONECA.
( ) ANDAR DE PATINETE.
( ) PULAR AMARELINHA.
( ) ESCONDE-ESCONDE.
( ) CORRIDA DE SACO.
( ) PULAR CORDA.
- CIRCULE NA IMAGEM A CRIANÇA QUE ESTÁ SEGURANDO UMA PIPA EM UM LOCAL QUE NÃO É SEGURO.
78
BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS
VAMOS CONHECER MAIS UM POUCO SOBRE ALGUNS BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS? ACOMPANHE A LEITURA DO TEXTO.
EMPINAR PIPA
O DESAFIO DA BRINCADEIRA É USAR O VENTO PARA MANTER A PIPA NO ALTO, PRESA A UMA LINHA. AS PIPAS SÃO FEITAS, GERALMENTE, DE PAPEL E VARETAS DE MADEIRA.
LEGENDA: MENINOS SOLTANDO PIPA, DE CANDIDO PORTINARI, 1941. FIM DA LEGENDA.
LICOCÓS
AS CRIANÇAS DO POVO INDÍGENA KARAJÁ, QUE VIVE NO BRASIL, COSTUMAM FAZER BONECOS CHAMADOS LICOCÓS E BRINCAR COM ELES.
LEGENDA: OS LICOCÓS SÃO BONECOS FEITOS DE BARRO. FOTO REALIZADA NA ILHA DO BANANAL, NO ESTADO DO TOCANTINS, EM 2009. FIM DA LEGENDA.
BRINCAR DE RODA
LEGENDA: CIRANDA II , DE IVAN CRUZ, 2005. FIM DA LEGENDA.
ESSA É UMA DAS BRINCADEIRAS MAIS COMUNS NO BRASIL. AS CRIANÇAS DÃO AS MÃOS, FORMAM UMA RODA E CAMINHAM EM CÍRCULO NA MESMA DIREÇÃO.
79
BRINCAR DE BONECA
AS BONECAS SÃO BRINQUEDOS QUE PODEM SER FEITOS DE DIVERSOS MATERIAIS, COMO BARRO, PANO, MADEIRA, LOUÇA E PLÁSTICO.
LEGENDA: A BONECA, DE TARSILA DO AMARAL, 1928. FIM DA LEGENDA.
PULAR CORDA
É UMA BRINCADEIRA SAUDÁVEL, DIVERTIDA E QUE PODE SER FEITA INDIVIDUALMENTE OU COM VÁRIAS PESSOAS. EXISTEM VÁRIAS FORMAS DE PULAR CORDA.
LEGENDA: MENINAS PULANDO CORDA, DE ORLANDO CRUZ, 1971. FIM DA LEGENDA.
- QUAL DESSES BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS VOCÊ CONHECE?
Boxe complementar:
INVESTIGUE
PERGUNTE A UM ADULTO DE SUA CONVIVÊNCIA SOBRE AS BRINCADEIRAS QUE ELE FAZIA QUANDO ERA CRIANÇA.
- VOCÊ TAMBÉM FAZ ALGUMA BRINCADEIRA INDICADA POR ELE? COMENTE COM OS COLEGAS E O PROFESSOR SOBRE AS SUAS DESCOBERTAS.
Fim do complemento.
80
LUGARES DE BRINCAR
NA MORADIA, NA ESCOLA, NOS PARQUES E EM DIVERSOS OUTROS LUGARES, É IMPORTANTE QUE AS CRIANÇAS POSSAM BRINCAR.
- OBSERVE AS FOTOGRAFIAS.
LEGENDA: CRIANÇAS BRINCANDO NA MORADIA, NO MUNICÍPIO DE CAMPO MOURÃO, NO ESTADO DO PARANÁ, EM 2017. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: CRIANÇAS BRINCANDO NA ESCOLA, NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO, NO ESTADO DE SÃO PAULO, EM 2018. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: CRIANÇAS BRINCANDO EM PARQUE, NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO, NO ESTADO DE SÃO PAULO, EM 2017. FIM DA LEGENDA.
81
- COMPLETE O QUADRO COM AS INFORMAÇÕES DAS FOTOGRAFIAS.
Quadro: equivalente textual a seguir.
FOTO |
DO QUE AS CRIANÇAS ESTÃO BRINCANDO? |
ONDE ESTÃO? |
---|---|---|
1 |
_____ |
_____ |
2 |
_____ |
_____ |
3 |
_____ |
_____ |
- AS BRINCADEIRAS MOSTRADAS NAS FOTOGRAFIAS PODEM SER REALIZADAS EM QUALQUER LOCAL? POR QUÊ?
- QUAL É SUA BRINCADEIRA PREFERIDA?
_____
- EM QUE LUGAR VOCÊ COSTUMA REALIZAR ESSA BRINCADEIRA?
_____
- EM QUE LUGAR VOCÊ COSTUMA REALIZAR ESSA BRINCADEIRA?
- DESENHE SUA BRINCADEIRA PREFERIDA SENDO REALIZADA NO LUGAR ONDE VOCÊ COSTUMA BRINCAR.
82
- ONDE VOCÊ COSTUMA BRINCAR COM MAIS FREQUÊNCIA?
( ) DENTRO DA MORADIA.
( ) FORA DA MORADIA.
- CADA BRINCADEIRA TEM UM LOCAL ADEQUADO PARA SER REALIZADA. OBSERVE AS BRINCADEIRAS REPRESENTADAS E LIGUE-AS AO LOCAL MAIS ADEQUADO PARA REALIZÁ-LAS.
LEGENDA: ANDAR DE BICICLETA. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: MONTAR QUEBRA-CABEÇA. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: JOGAR BOLA. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: ANDAR DE SKATE. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: SALA DE ESTAR. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: QUADRA DE ESPORTES. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: PISTA DE SKATE. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: CICLOVIA. FIM DA LEGENDA.
83
CARTOGRAFANDO
VAMOS CONHECER UM POUCO MAIS SOBRE OS LUGARES DE BRINCAR DOS ALUNOS DA CLASSE?
- QUAL É O SEU LUGAR PREFERIDO DE BRINCAR? ASSINALE E CONVERSE COM OS COLEGAS SOBRE SUAS RESPOSTAS.
( ) O QUINTAL.
( ) A RUA.
( ) UMA PRAÇA.
( ) O PÁTIO DA ESCOLA.
( ) DENTRO DA MORADIA.
( ) UM PARQUE.
( ) OUTROS.
- NO LABIRINTO, ENCONTRE O CAMINHO PARA CHEGAR AO LUGAR PREFERIDO DE BRINCAR DA MAIORIA DOS ALUNOS DA CLASSE.
84
CAPÍTULO 12. O LAZER NO DIA A DIA DAS PESSOAS
AS PESSOAS PODEM REALIZAR DIFERENTES ATIVIDADES DE LAZER, COMO BRINCAR, LER, JOGAR E PRATICAR ESPORTES.
AS ATIVIDADES DE LAZER PODEM ACONTECER EM DIVERSOS LOCAIS.
- OBSERVE AS IMAGENS.
LEGENDA: TARDE DE DOMINGO NA ILHA DA GRANDE JATTE, DE GEORGES-PIERRE SEURAT, 1884. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: PARQUE DA QUINTA DA BOA VISTA, NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO, NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, EM 2018. FIM DA LEGENDA.
- QUAIS ATIVIDADES DE LAZER SÃO MOSTRADAS NAS IMAGENS?
_____
85
- ONDE VOCÊ COSTUMA PRATICAR ATIVIDADES DE LAZER?
_____
- QUAL ATIVIDADE DE LAZER VOCÊ MAIS GOSTA DE PRATICAR COM SEUS FAMILIARES?
_____
- QUAIS ATIVIDADES DE LAZER VOCÊ COSTUMA PRATICAR? ASSINALE-AS NO QUADRO.
Quadro: equivalente textual a seguir.
ATIVIDADE DE LAZER |
SIM |
NÃO |
---|---|---|
BRINCAR DENTRO DA MORADIA. |
||
BRINCAR NA RUA. |
||
PASSEAR NO PARQUE OU NA PRAÇA. |
||
JOGAR BOLA. |
||
CONVERSAR COM AMIGOS. |
||
ASSISTIR À TELEVISÃO. |
||
IR AO CINEMA OU AO TEATRO. |
||
PRATICAR ESPORTE. |
- QUAL DAS ATIVIDADES ASSINALADAS NO QUADRO VOCÊ PRATICA COM MAIS FREQUÊNCIA?
_____
- QUANTAS HORAS POR SEMANA VOCÊ SE DEDICA A ELA?
_____
- CONVERSE COM OS COLEGAS E DESCUBRA QUAL É A ATIVIDADE DE LAZER PREFERIDA DE CADA UM DELES.
86
O LAZER EM PARQUES E PRAÇAS
OS PARQUES E AS PRAÇAS SÃO LOCAIS QUE PODEM SER FREQUENTADOS POR TODAS AS PESSOAS. NELES SÃO REALIZADAS DIVERSAS ATIVIDADES DE LAZER.
- OBSERVE A REPRESENTAÇÃO.
87
- QUAIS ATIVIDADES AS CRIANÇAS ESTÃO REALIZANDO NO PARQUE?
- E OS ADULTOS, O QUE ESTÃO FAZENDO?
- QUE OUTRAS BRINCADEIRAS E ATIVIDADES PODEM SER REALIZADAS EM UM PARQUE?
- VOCÊ JÁ BRINCOU EM UM PARQUE OU EM UMA PRAÇA?
( ) SIM.
( ) NÃO.
- FAÇA UM DESENHO REPRESENTANDO UMA BRINCADEIRA OU UMA ATIVIDADE DE LAZER QUE VOCÊ REALIZOU OU GOSTARIA DE REALIZAR EM UM PARQUE OU EM UMA PRAÇA.
- APRESENTE SEU DESENHO PARA OS COLEGAS E O PROFESSOR.
88
TRABALHO DE CAMPO
- ACOMPANHADO DE UM ADULTO DA SUA CONVIVÊNCIA, VÁ A UM PARQUE OU A UMA PRAÇA DO SEU LUGAR DE VIVER. OBSERVE O QUE EXISTE NO LOCAL E AS ATIVIDADES QUE AS PESSOAS ESTÃO PRATICANDO. DEPOIS, PREENCHA A FICHA.
- QUAL É O NOME DO PARQUE OU DA PRAÇA QUE VOCÊ VISITOU?
_____
- O QUE EXISTE NESSE PARQUE OU NESSA PRAÇA? ASSINALE.
( ) BANCOS.
( ) ÁRVORES.
( ) BRINQUEDOS.
( ) CORETO.
( ) CICLOVIA.
( ) BEBEDOURO.
( ) OUTROS: ._____
- O QUE AS PESSOAS COSTUMAM FAZER NO LOCAL?
( ) CAMINHAR.
( ) DESCANSAR.
( ) CONVERSAR.
( ) PRATICAR ESPORTE.
( ) PASSEAR COM CÃES.
( ) ANDAR DE BICICLETA.
( ) OUTRAS: _____
- EM SUA OPINIÃO, O QUE PODERIA SER FEITO PARA MELHORAR ESSE LOCAL?
_____
89
- COM REFERÊNCIA NO TRAJETO QUE VOCÊ PERCORREU NO PARQUE OU NA PRAÇA, ELABORE UM DESENHO INDICANDO OS ELEMENTOS DA PAISAGEM OBSERVADOS.
- DEPOIS, CONTE PARA O SEU COLEGA COMO ERA O PARQUE OU A PRAÇA QUE VOCÊ VISITOU E OS ELEMENTOS DA PAISAGEM QUE FORAM REPRESENTADOS NO DESENHO.
90
RETOMANDO OS CONHECIMENTOS
Capítulos 11 e 12
AVALIAÇÃO DE PROCESSO DE APRENDIZAGEM
NAS AULAS ANTERIORES, VOCÊ ESTUDOU BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS DE OUTROS TEMPOS E ATUAIS E TAMBÉM OS LUGARES DE BRINCAR E DE LAZER. AGORA, VAMOS AVALIAR OS CONHECIMENTOS QUE FORAM CONSTRUÍDOS?
- CITE UMA BRINCADEIRA PRATICADA PELAS CRIANÇAS:
- EM OUTROS TEMPOS.
- ATUALMENTE.
- EM OUTROS TEMPOS E ATUALMENTE.
- COMPLETE O QUADRO COM EXEMPLOS DE BRINQUEDOS OU BRINCADEIRAS.
Tabela: equivalente textual a seguir.
BRINQUEDO OU BRINCADEIRA |
|
---|---|
PARA BRINCAR SOZINHO. |
_____ |
PARA BRINCAR COM OUTRAS PESSOAS. |
_____ |
PARA BRINCAR DENTRO DA MORADIA. |
_____ |
PARA BRINCAR EM UM PARQUE. |
_____ |
91
- INDIQUE UM LOCAL SEGURO PARA:
- JOGAR BOLA.
- EMPINAR PIPA.
- OBSERVE OS BRINQUEDOS.
- CIRCULE DE AZUL O BRINQUEDO FEITO DE MADEIRA.
- CIRCULE DE VERMELHO O BRINQUEDO FEITO DE PLÁSTICO.
AUTOAVALIAÇÃO
AGORA É HORA DE VOCÊ REFLETIR SOBRE SEU APRENDIZADO. ASSINALE A RESPOSTA QUE VOCÊ CONSIDERA MAIS APROPRIADA.
Tabela: equivalente textual a seguir.
SOBRE AS APRENDIZAGENS |
SIM |
EM PARTE |
NÃO |
---|---|---|---|
A) RECONHEÇO BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS DE OUTROS TEMPOS E ATUAIS? |
|||
B) IDENTIFICO DIFERENTES LUGARES DE BRINCAR? |
|||
C) INDICO OS MATERIAIS DE QUE SÃO FEITOS ALGUNS BRINQUEDOS? |
|||
D) RECONHEÇO A IMPORTÂNCIA DOS PARQUES E PRAÇAS COMO LOCAIS DE LAZER PARA AS PESSOAS? |
|||
SOBRE A POSTURA DE ESTUDANTE |
SIM |
EM PARTE |
NÃO |
E) ELABOREI AS ATIVIDADES PROPOSTAS COM RESPONSABILIDADE? |