92

UNIDADE 4. Ritmos da natureza

Imagem: Fotografia. Uma paisagem com um campo gramado com alguns arbustos e um arco-íris no céu acima.  Fim da imagem.

LEGENDA: Paisagem no município de Itirapina, no estado de São Paulo, em 2021. FIM DA LEGENDA.

93

Boxe complementar:

Primeiros contatos

  1. Quais elementos da natureza se destacam na paisagem?
  1. Se fosse retratada em outro momento do mesmo dia, você acha que essa paisagem seria igual?
  1. Como os diferentes ritmos da natureza podem afetar o dia a dia das pessoas?

Fim do complemento.

94

DESAFIO À VISTA!

Capítulos 13 e 14

Como os ritmos da natureza podem modificar as paisagens?

Capítulo 13. Ritmos da natureza no dia a dia

As paisagens se transformam de acordo com os diversos elementos e ritmos da natureza.

  1. Observe as fotografias e leia as legendas.
Imagem: Fotografia 1. Pessoas caminhando na chuva, em uma calçada, segurando guarda-chuva. É noite e ao lado delas tem a rua com carros.  Fim da imagem.

LEGENDA: Pessoas caminham na rua no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia 2. Crianças jogando futebol em um campo gramado. Alguns meninos usam colete laranja e alguns usam colete amarelo.   Fim da imagem.

LEGENDA: Crianças praticam esporte na cidade de Odessa, na Ucrânia, um país da Europa, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia 3. Praça com uma pequena casa, uma árvore de Natal com luzes e pessoas sentadas em bancos. Fim da imagem.

LEGENDA: Pessoas em praça no município de Londrina, no estado do Paraná, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral.   Fim da imagem.

  1. As fotografias representam momentos diferentes de um dia? Explique.

    Imagem: Ícone: Atividade oral.   Fim da imagem.

  1. Em qual local retratado nas fotografias a temperatura parece estar mais elevada?

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Em sua opinião, por que as chuvas são importantes?

    Imagem: Ícone: Atividade oral.   Fim da imagem.

  1. No lugar onde você vive, faz mais calor durante o dia ou durante a noite?

95

Enquanto o Sol está iluminando a paisagem, é dia. À medida que o Sol desaparece no horizonte, a noite vai chegando aos poucos.

  1. Observe as representações de uma paisagem durante o dia e à noite.
Imagem: Ilustração.  1: Um quarteirão com carros e motos andando na rua, algumas pessoas andando na calçada e uma fileira de prédios, da esquerda para a direita: hotel, banco, restaurante, roupas e farmácia.  Fim da imagem.
Imagem: 2: Quarteirão durante a noite. Há luzes acesas e os faróis dos carros e motos estão ligados.   Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade oral.   Fim da imagem.

  1. Quais são os principais elementos da paisagem que você observa na representação 1?

    Imagem: Ícone: Atividade oral.   Fim da imagem.

  1. E na representação 2?

    Imagem: Ícone: Atividade oral.   Fim da imagem.

  1. Que diferenças existem entre essas duas representações?

96

Será que só o dia e a noite transformam as paisagens e mudam o cotidiano das pessoas?

  1. Observe as fotografias.
Imagem: Fotografia. Uma praia lotada com vários guarda-sóis coloridos na areia, com pessoas entre eles. No fundo tem alguns prédios ao lado da praia e morros com vegetação. O céu está azul.  Fim da imagem.

LEGENDA: Praia no município do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, em 2017. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma praia com algumas pessoas espalhadas. No fundo, prédios na beira da praia e morros com vegetação. O céu está nublado.   Fim da imagem.

LEGENDA: Praia no município do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Um pedaço de folha de caderno com dois lápis no canto, um azul e um vermelho.  Fim da imagem.

97

Boxe complementar:

Entreviste

Imagem: Ícone: Tarefa de casa.  Fim da imagem.

Você percebeu que os ritmos da natureza podem modificar as paisagens durante o período de um dia. E o que poderá acontecer no período de um ano?

  1. Converse com um adulto de sua convivência e faça as seguintes perguntas:
  1. Durante o ano, há mudanças na paisagem devido aos ritmos da natureza em nosso lugar de viver?
  1. O que muda em relação à temperatura do ar, aos ventos e às chuvas?

    Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

    • A partir das respostas, represente por meio de desenhos a paisagem do seu lugar de viver em dois períodos do ano.

      Paisagem do meu lugar de viver no mês de janeiro

      _____

      Paisagem do meu lugar de viver no mês de julho

      _____

    1. De acordo com os seus desenhos, assinale a alternativa que melhor descreve as mudanças na paisagem do seu lugar de viver ao longo do ano.

      ( ) No meu lugar de viver, há grandes mudanças na paisagem no período de um ano.

      ( ) No meu lugar de viver, não há grandes mudanças na paisagem no período de um ano.

Fim do complemento.

98

Capítulo 14. Elementos da natureza no lugar de viver

Em nosso país, há locais onde faz muito calor e outros onde faz muito frio durante a mesma época do ano.

Vamos conhecer uma paisagem de um local onde chove muito e faz calor durante grande parte do ano.

  1. Observe a fotografia.
Imagem: Fotografia. Um grande rio cortando uma área coberta por floresta. Há uma ramificação do rio, formando um rio menor para a esquerda.   Fim da imagem.

LEGENDA: Paisagem na Floresta Amazônica, no município de Careiro, no estado do Amazonas, em 2020. FIM DA LEGENDA.

  1. Onde está localizada essa paisagem?
  1. _____

    Imagem: Ícone: Atividade oral.   Fim da imagem.

  1. Você conhece uma paisagem semelhante a essa? Conte para os colegas e o professor.

99

Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.

  1. Observem novamente a fotografia da Floresta Amazônica e marquem a frase que descreve as características dessa paisagem.

    ( ) A paisagem apresenta muitas árvores e rios.

    ( ) A paisagem apresenta poucas árvores e não há rios nesse local.

Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.

  1. Leiam a tirinha.
Imagem: Quadrinho. Tirinha colorida em três quadros. Primeiro quadro: menino de cabelo azul, bermuda e camiseta branca segura um prato com salada. Ao lado dele, pernas de uma pessoa adulta. Segundo quadro: o menino está ao lado de um sapo. Ele diz: o apetite do papai é como a floresta Amazônica. Terceiro quadro: o menino continua: a cada dia fica menor...   Fim da imagem.
  1. Que relação Armandinho fez entre o apetite de seu pai e a Floresta Amazônica? Assinalem a alternativa correta.

    ( ) O apetite do pai tem aumentado e a Floresta Amazônica tem diminuído.

    ( ) O apetite do pai tem diminuído e a Floresta Amazônica tem aumentado.

    ( ) O apetite do pai e a Floresta Amazônica têm diminuído.

  1. Na opinião de vocês, por que o tamanho da Floresta Amazônica está cada vez menor?

100

As chuvas

As chuvas são importantes não só para as plantas, mas para todos os seres vivos. Há chuvas que caem mais fracas e outras que vêm bem fortes.

  1. Um aluno fez uma descrição de uma chuva que ocorreu no seu lugar de viver. Leia a carta enigmática e descubra o que ele escreveu.
Imagem: Ilustração. Uma folha de caderno com um texto escrito em letra cursiva e com ilustrações no lugar de algumas palavras. A paisagem do meu bairro é formada por, ilustração de casas, ilustração de prédios e uma igreja, ilustração de árvores, pelas ilustração de avenidas, e também pelas: ilustração de um grupo de pessoas. Quando, ilustração de uma nuvem com chuva, lá no bairro onde fica a minha, ilustração de uma casa, as, ilustração de avenidas, ficam alagadas. A água invade, ilustração de lojas, supermercados e escola, e tudo o que encontra pela frente. Quando não chove, gostamos de brincar na, ilustração de árvores, que fica em frente à, ilustração de igreja. Na, ilustração de árvores, existe um, ilustração de um gramado, onde jogamos bola.    Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade oral.   Fim da imagem.

  1. Que elementos existem nessa paisagem?

    Imagem: Ícone: Atividade oral.   Fim da imagem.

  1. Que problemas a chuva provocou no lugar de viver desse aluno?

    Imagem: Ícone: Atividade oral.   Fim da imagem.

  1. Você já presenciou uma situação parecida no seu lugar de viver?

101

  1. Agora, é a sua vez! Descreva por meio de uma carta enigmática uma situação sobre o calor, o frio, o vento ou a chuva que tenha acontecido em seu lugar de viver.
Imagem: Ilustração. Um pedaço de folha de caderno com linhas e pauta vermelha do lado esquerdo.  Fim da imagem.
  1. Reproduza a seguir cada símbolo de sua carta enigmática e escreva seu significado.

_____

Símbolo

Significado

_____

_____

Símbolo

Significado

_____

102

Retomando os conhecimentos

Capítulos 13 e 14

Avaliação de processo de aprendizagem

Nas aulas anteriores, você estudou sobre os ritmos e os elementos da natureza no seu lugar de viver. Agora, vamos avaliar os conhecimentos que foram construídos?

  1. Observe as representações.
Imagem: Ilustração. 1: uma cidade ao lado da praia durante o dia, com casas e prédios.  Fim da imagem.
Imagem: 2: a mesma cidade, mas durante a noite, com iluminação na praia e a luz dos prédios e casas acesas, e chovendo.  Fim da imagem.
  1. Descreva as diferenças existentes entre essas duas representações.

    _____

  1. Na representação 1, o que uma pessoa poderia sentir se estivesse nesse local?

    _____

  1. Na representação 2, o que uma pessoa poderia sentir se estivesse nesse local?

    _____

103

  1. Desenhe duas representações do seu lugar de viver, considerando os diferentes ritmos da natureza.
    1. Paisagem do meu lugar de viver em dia ensolarado.

      _____

    1. Paisagem do meu lugar de viver em dia de chuva.

      _____

Autoavaliação

Agora é hora de você refletir sobre seu aprendizado. Assinale a resposta que você considera mais apropriada.

Tabela: equivalente textual a seguir.

Sobre as aprendizagens

Sim

Em parte

Não

a) Observo a influência de alguns ritmos da natureza no lugar onde vivo?

b) Identifico alguns elementos da natureza, como chuva, vento e luminosidade?

Sobre a postura de estudante

Sim

Em parte

Não

c) Participei das aulas e das conversas em grupo?

d) Elaborei as atividades com responsabilidade?

104

DESAFIO À VISTA!

Capítulos 15 e 16

Como o tempo atmosférico pode interferir no modo de viver das pessoas?

Capítulo 15. Tempo atmosférico

Como está o tempo? Quando alguém faz essa pergunta, quer saber como está o tempo atmosférico. Isso significa saber se o ar está frio, quente, seco ou úmido, se está chovendo ou se está ventando.

Uma das formas de as pessoas planejarem suas atividades é consultar a previsão do tempo atmosférico.

Podemos utilizar símbolos para representar as diferentes condições do tempo atmosférico.

  1. Observe as fotografias e os símbolos.
Imagem: Fotografia. Uma cidade em um morro ao lado do mar. O céu está azul e sem nuvens.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Um círculo azul com um sol dentro.   Fim da imagem.

LEGENDA: Dia ensolarado no município do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de uma cidade com casas e prédios. O céu está nublado.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Um círculo azul com uma nuvem dentro.   Fim da imagem.

LEGENDA: Dia nublado no município de Belém, no estado do Pará, em 2018. FIM DA LEGENDA.

105

Imagem: Fotografia. Carros em uma rua durante a chuva. Eles espirram água para os lados.   Fim da imagem.

LEGENDA: Dia chuvoso no município São Paulo, no estado de São Paulo, em 2021. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um círculo azul com uma nuvem com chuva dentro.   Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Uma fileira de fotografias e uma de palavras para serem ligadas. Primeira coluna: um círculo azul com uma nuvem dentro;  Fim da imagem.
Imagem: um círculo azul com uma nuvem e chuva dentro;  Fim da imagem.
Imagem: um círculo azul com o sol dentro. Na segunda coluna: chuvoso, ensolarado, nublado.    Fim da imagem.

Chuvoso

Ensolarado

Nublado

Imagem: Ícone: Atividade oral.   Fim da imagem.

  1. De que maneira o tempo atmosférico pode influenciar nosso dia a dia?

106

Boxe complementar:.

Investigue

Vamos observar como está o tempo atmosférico?

  1. Durante uma semana, acompanhe as condições do tempo atmosférico do seu lugar de viver. Preencha o quadro utilizando os símbolos a seguir.

    Imagem: Ilustração. Um sol.  Fim da imagem.

    Ensolarado

    Imagem: Ilustração. Duas nuvens.  Fim da imagem.

    Nublado

    Imagem: Ilustração. Uma nuvem com chuva.   Fim da imagem.

    Chuvoso

    Quadro: equivalente textual a seguir.

    Condição predominante do tempo atmosférico

    Dia da semana

    Manhã

    Tarde

    Domingo

    Segunda-feira

    Terça-feira

    Quarta-feira

    Quinta-feira

    Sexta-feira

    Sábado

Fim do complemento

107

Boxe complementar:.

  1. Agora, anote quantas vezes você utilizou os símbolos a seguir.

    Imagem: Ilustração. Um sol.  Fim da imagem.

    _____

    Ilustração. Duas nuvens. _____

    Imagem: Ilustração. Uma nuvem com chuva.   Fim da imagem.

    _____

  1. Durante a semana de observação, qual foi o tempo atmosférico predominante?

    _____

  1. Assinale os quadrinhos que indicam como está o tempo atmosférico no dia de hoje no seu lugar de viver.

    ( ) Choveu.

    ( ) Está chovendo.

    ( ) Está ensolarado.

    ( ) Está nublado.

    ( ) Não tem vento.

    ( ) Há vento.

    ( ) Faz calor.

    ( ) Faz frio.

    Outro: _____

    Imagem: Ícone: Atividade oral.   Fim da imagem.

  1. Em sua opinião, o que as pessoas podem planejar consultando a previsão do tempo?

Fim do complemento

108

Capítulo 16. Ritmos da natureza, modos de se vestir e de se alimentar

Em geral, as pessoas escolhem as roupas que vão vestir de acordo com as condições atmosféricas ao longo do ano.

  1. Observe as fotografias e acompanhe a leitura dos textos.
Imagem: Fotografia. Uma menina loira de cabelo ondulado usando um casaco roxo, um cachecol rosa e gorro de lã listrado.  Fim da imagem.

LEGENDA: Menina no município de Santa Maria, no estado do Rio Grande do Sul, em 2017. FIM DA LEGENDA.

Onde eu moro é muito frio em uma época do ano. Costumo usar casaco, cachecol e gorro de lã.

Imagem: Fotografia. Uma menina negra de cabelo preso no alto da cabeça vestindo uma camiseta laranja. Ela está sentada em uma carteira em uma sala de aula e escreve em um caderno.  Fim da imagem.

LEGENDA: Menina no município de Itaparica, no estado da Bahia, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Moro em um lugar muito ensolarado onde chove pouco. Para não passar calor, gosto de usar roupas leves, como a camiseta.

Imagem: Fotografia. Um menino de cabelo castanho usando uma camiseta laranja e uma capa de chuva transparente por cima.   Fim da imagem.

LEGENDA: Menina no município de São Bernardo do Campo, no estado de São Paulo, em 2017. FIM DA LEGENDA.

No lugar onde eu moro faz bastante calor numa época do ano e depois faz muito frio. Quando chove, eu uso capa de chuva para não me molhar.

( ) Criança da fotografia 1.

( ) Criança da fotografia 2.

( ) Criança da fotografia 3.

109

  1. Relacione as roupas mais adequadas ao tempo atmosférico que pode ser observado em cada fotografia.
Imagem: Esquema. Uma coluna de peças de roupa e uma de paisagens para serem ligadas. Primeira coluna: conjunto 1, com calça, botas, casaco e gorro;  Fim da imagem.
Imagem: conjunto 2, com calça, camiseta e tênis;  Fim da imagem.
Imagem: conjunto 3, com uma regata verde, bermuda jeans e chinelo.  Fim da imagem.
Imagem: Segunda coluna: uma praia com barcos e pessoas na areia;  Fim da imagem.

LEGENDA: Praia em dia ensolarado no município de Vila Velha, no estado do Espírito Santo, em 2021. FIM DA LEGENDA.

Imagem: uma área gramada coberta por neve;  Fim da imagem.

LEGENDA: Plantas cobertas de geada no município de Urupema, no estado de Santa Catarina, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: vista aérea de uma cidade rodeada por árvores.  Fim da imagem.

LEGENDA: Dia nublado no município de Campos do Jordão, no estado de São Paulo, em 2020. FIM DA LEGENDA.

110

Mudanças nos hábitos alimentares

Não são apenas os tipos de roupa que usamos ao longo do ano que podem variar. Muitos alimentos, como as frutas, também podem ter a interferência de condições naturais como chuva, frio e calor. Você gosta de saborear diferentes frutas?

  1. Leia o poema com os colegas.

Ilustres desconhecidos

Jenipapo, sapoti,

Cajá, cajá-manga,

Jaca, juá, framboesa,

Fruta-pão, açaí,

Cajuaçu e cupuaçu

São frutas que nunca vi.

De algumas, já ouvi falar,

Mas ainda não tive o prazer

De ver, de tocar, de cheirar

E de saborear.

Já tomei suco de açaí,

Mas a fruta eu não vi.

Já tomei sorvete de framboesa,

Mas nem sei se a fruta tem beleza.

Se você encontrar essas frutas por aí,

Faça o favor de me apresentar!

Aí elas serão musas do meu poema.

Não dá para fazer boa poesia

Com cara, cor, cheiro, forma

E sabor desconhecidos.

FONTE: Elias José. Poesia é fruta doce e gostosa. São Paulo: FTD, 2006. p. 34 e 35.

Imagem: Ilustração. Uma cesta bege virada com várias frutas dentro: tomates, abacate, limão, laranja, maçã, pera, bananas, mamão e caju. Atrás há duas árvores.  Fim da imagem.
  1. Circule de verde, no poema, o nome das frutas que você já consumiu.
  1. Circule de vermelho o nome das frutas que você não conhece.

111

  1. Converse com um adulto de sua convivência e descubra: quais são as frutas mais fáceis de ser encontradas, no mês em que estamos, em seu lugar de viver? Registre a resposta a seguir.

    _____

Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

Imagem: Ilustração. Área em branco com quatro lápis de cor formando uma borda.   Fim da imagem.
  1. Qual é a sua fruta preferida?

    _____

112

RETOMANDO OS CONHECIMENTOS

Capítulos 15 e 16

Avaliação de processo de aprendizagem

Nas aulas anteriores, você estudou o tempo atmosférico e sua influência na vida das pessoas. Agora, vamos avaliar os conhecimentos que foram construídos?

  1. Considerando o tempo atmosférico do seu lugar de viver no dia de hoje:
    1. Indique o símbolo mais apropriado.

( )

Imagem: Fotografia. Um círculo azul com uma nuvem dentro.   Fim da imagem.

( )

Imagem: Fotografia. Um círculo azul com uma nuvem com chuva dentro.   Fim da imagem.

( )

Imagem: Fotografia. Um círculo azul com um sol dentro.   Fim da imagem.
  1. Há presença de vento?

    ( ) Sim

    ( ) Não

  1. O que você gosta de fazer quando o tempo atmosférico está assim?

    _____

  1. Observe o cardápio de uma lanchonete.
Imagem: Ilustração. Um cardápio de uma lanchonete. Folha colorida com formas irregulares em laranja e verde e no centro a lista de itens com o preço. Chocolate quente: R$5,00. Salada de frutas: R$5,00. Salada: R$10,00. Sopa: R$10,00. Sorvete: R$5,00.  Fim da imagem.
  1. Quais itens do cardápio as pessoas costumam comer em dias quentes?

    _____

  1. Quais itens do cardápio as pessoas costumam comer em dias frios?

    _____

113

  1. Joana viu a previsão do tempo para o final de semana e ficou sabendo que seriam dias de muito calor, com risco de chuvas fortes.
    1. Circule as roupas e os objetos que ela poderia usar.
Imagem: Fotografia. Algumas peças de roupa espalhadas: um gorro de lã cinza,  Fim da imagem.
Imagem: uma blusa regata azul,  Fim da imagem.
Imagem: uma calça jeans,  Fim da imagem.
Imagem: um guarda-chuva amarelo,  Fim da imagem.
Imagem: uma bota de borracha azul,  Fim da imagem.
Imagem: uma bermuda vermelha,  Fim da imagem.
Imagem: um par de luvas cinzam e azul.  Fim da imagem.
Imagem: um chinelo rosa e azul,  Fim da imagem.
Imagem: uma camiseta azul,  Fim da imagem.
  1. Se estivesse ventando muito, qual objeto ela teria dificuldade de usar?

    _____

Autoavaliação

Agora é hora de você refletir sobre seu aprendizado. Assinale a resposta que você considera mais apropriada.

Tabela: equivalente textual a seguir.

Sobre as aprendizagens

Sim

Em parte

Não

a) Identifico diferentes condições do tempo atmosférico a partir de símbolos?

b) Percebo que o tempo atmosférico e os ritmos da natureza interferem no meu modo de vestir e na minha alimentação?

Sobre a postura de estudante

Sim

Em parte

Não

c) Participei das aulas e das conversas em grupo?

d) Elaborei as atividades com responsabilidade?

114

O QUE EU APRENDI?

AVALIAÇÃO DE RESULTADO

VOCÊ APRENDEU MUITAS COISAS AO LONGO DO ANO. AGORA, É O MOMENTO DE AVALIAR ESSAS APRENDIZAGENS.

NESTA ETAPA, VAMOS RETOMAR AS TEMÁTICAS DESENVOLVIDAS NOS CAPÍTULOS 1, 2, 3 E 4.

  1. INDIQUE UMA PREFERÊNCIA QUE VOCÊ TEM EM RELAÇÃO A:
    1. COMIDA. _____
    1. DIVERSÃO. _____
  1. OBSERVE O LUGAR PREFERIDO DE BRINCAR DE DUAS CRIANÇAS.
Imagem: Fotografia. Um parque com brinquedos de plástico na areia da praia, cercado por uma rede verde. Tem um brinquedo em forma de navio cinza, com uma menina de cabelo preto e roupa rosa em cima e um menino loiro de camiseta amarela do lado. Atrás, uma casinha e uma torre com escorregados. No fundo da praia tem pessoas jogando vôlei na areia, prédios e um morro.  Fim da imagem.

LEGENDA: CRIANÇAS BRINCANDO EM PARQUINHO NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO, NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, EM 2021. FIM DA LEGENDA.

  1. EM RELAÇÃO AO MENINO, EM QUE POSIÇÃO ESTÁ O BRINQUEDO CINZA?

    ( ) EMBAIXO

    ( ) EM FRENTE

  1. CITE DOIS ELEMENTOS DA PAISAGEM QUE FORAM FEITOS PELAS PESSOAS.

    _____

  1. CITE DOIS ELEMENTOS DA PAISAGEM QUE NÃO FORAM FEITOS PELAS PESSOAS.

    _____

115

NESTA ETAPA, VAMOS RETOMAR AS TEMÁTICAS DESENVOLVIDAS NOS CAPÍTULOS 5, 6, 7 E 8.

  1. EXISTEM MUITAS ESCOLAS E SALAS DE AULA. OBSERVE A FOTOGRAFIA.
Imagem: Fotografia. Uma sala de aula embaixo de uma cobertura de palha, sem fechamento lateral. De um dos lados, uma mulher aponta para uma lousa branca que está em um suporta. Na frente dela, mesas e cadeiras enfileiradas com alguns alunos sentados.  Fim da imagem.

LEGENDA: SALA DE AULA EM ESCOLA INDÍGENA WAURÁ NO MUNICÍPIO DE GAÚCHA DO NORTE, NO ESTADO DE MATO GROSSO, EM 2019. FIM DA LEGENDA.

  1. ESSA SALA DE AULA É SEMELHANTE OU DIFERENTE DA SUA?

    ( ) SEMELHANTE

    ( ) DIFERENTE

  1. INDIQUE UMA ATITUDE QUE FAVORECE A CONVIVÊNCIA DAS PESSOAS EM SALA DE AULA.

    _____

  1. LEIA AS FRASES E IDENTIFIQUE OS PROFISSIONAIS DA ESCOLA.
    1. EU ENSINO OS ALUNOS DURANTE AS AULAS.

      _____

    1. EU SUGIRO LEITURAS E EMPRESTO LIVROS.

      _____

  1. INDIQUE EM QUE PONTO DE VISTA O OBJETO FOI REPRESENTADO.
Imagem: Fotografia. Um balde de lixo de plástico laranja visto de frente.   Fim da imagem.

_____

Imagem: Fotografia. Um balde de lixo de plástico laranja visto de cima.   Fim da imagem.

_____

Imagem: Fotografia. Um balde de lixo de plástico laranja visto de forma inclinada, de cima e pela frente.   Fim da imagem.

_____

116

NESTA ETAPA, VAMOS RETOMAR AS TEMÁTICAS DESENVOLVIDAS NOS CAPÍTULOS 9, 10, 11 E 12.

  1. OBSERVE AS MORADIAS.
Imagem: Fotografia. Um sobrado de tijolos com varanda e uma grande janela de vidro no muro da frente.  Fim da imagem.

LEGENDA: MORADIA NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO, NO ESTADO DE SÃO PAULO, EM 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma casa de madeira azul com porta e janela verde.  Fim da imagem.

LEGENDA: MO RADIA NO MUNICÍPIO DE MOCAJUBA, NO ESTADO DO PARÁ, EM 2020. FIM DA LEGENDA.

  1. INDIQUE UM MATERIAL DE CONSTRUÇÃO UTILIZADO NA MORADIA 1.

    _____

  1. INDIQUE UM MATERIAL DE CONSTRUÇÃO UTILIZADO NA MORADIA 2.

    _____

  1. MARQUE OS LOCAIS ADEQUADOS PARA REALIZAR AS BRINCADEIRAS A SEGUIR.

    Tabela: equivalente textual a seguir.

    JOGOS E BRINCADEIRAS

    DENTRO DA MORADIA

    FORA DA MORADIA

    JOGAR XADREZ

    EMPINAR PIPA

    _____

  1. SOBRE AS PRAÇAS E OS PARQUES, ASSINALE AS ALTERNATIVAS CORRETAS.

    ( ) APENAS ADULTOS PODEM FREQUENTAR ESSES LOCAIS.

    ( ) TODAS AS PESSOAS PODEM REALIZAR ATIVIDADES DE LAZER NESSES LOCAIS, COMO PIQUENIQUE E JOGAR BOLA.

117

Nesta etapa, vamos retomar as temáticas desenvolvidas nos capítulos 13, 14, 15 e 16.

  1. Leia o poema.

    Dia e noite

    Não sei se gosto do dia.

    Não sei se gosto da noite.

    De dia, eu posso brincar.

    Mas de noite, eu posso sonhar.

    De dia, eu posso balançar.

    Vou alto, bem alto, no meu balanço.

    Mas, de noite, eu posso sonhar.

    De dia, eu posso ler.

    Mas, de noite, ah!...

    De noite, eu posso sonhar.

    Não sei se gosto mais do dia.

    Não sei se gosto mais da noite.

    FONTE: Mary França e Eliardo França. Dia e noite. 20ª ed. São Paulo: Ática, 2015. p. 3-15.

    1. No poema, sublinhe de laranja o que pode ser feito durante o dia.
    1. No poema, sublinhe de azul o que pode ser feito durante a noite.

Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

  1. Crie um símbolo para representar o tempo atmosférico representado na fotografia.
Imagem: Fotografia. Pessoas andando em uma calçada. Algumas delas seguram guarda-chuvas de diversas cores.  Fim da imagem.

LEGENDA: Pessoas caminhando no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Símbolo

_____

  1. Os nossos hábitos podem variar de acordo com o tempo atmosférico. Indique:
    1. algo que gosta de comer ou de tomar em um dia quente.

      _____

    1. algo que costuma vestir em um dia frio.

      _____