92
UNIDADE 4. Ritmos da natureza
LEGENDA: Paisagem no município de Itirapina, no estado de São Paulo, em 2021. FIM DA LEGENDA.
93
Boxe complementar:
Primeiros contatos
- Quais elementos da natureza se destacam na paisagem?
- Se fosse retratada em outro momento do mesmo dia, você acha que essa paisagem seria igual?
- Como os diferentes ritmos da natureza podem afetar o dia a dia das pessoas?
Fim do complemento.
94
DESAFIO À VISTA!
Capítulos 13 e 14
Como os ritmos da natureza podem modificar as paisagens?
Capítulo 13. Ritmos da natureza no dia a dia
As paisagens se transformam de acordo com os diversos elementos e ritmos da natureza.
- Observe as fotografias e leia as legendas.
LEGENDA: Pessoas caminham na rua no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2019. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Crianças praticam esporte na cidade de Odessa, na Ucrânia, um país da Europa, em 2019. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Pessoas em praça no município de Londrina, no estado do Paraná, em 2019. FIM DA LEGENDA.
- As fotografias representam momentos diferentes de um dia? Explique.
- Em qual local retratado nas fotografias a temperatura parece estar mais elevada?
- Em sua opinião, por que as chuvas são importantes?
- No lugar onde você vive, faz mais calor durante o dia ou durante a noite?
95
Enquanto o Sol está iluminando a paisagem, é dia. À medida que o Sol desaparece no horizonte, a noite vai chegando aos poucos.
- Observe as representações de uma paisagem durante o dia e à noite.
- Quais são os principais elementos da paisagem que você
observa
na representação 1?
- E na representação 2?
- Que diferenças existem entre essas duas representações?
96
Será que só o dia e a noite transformam as paisagens e mudam o cotidiano das pessoas?
- Observe as fotografias.
LEGENDA: Praia no município do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, em 2017. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Praia no município do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, em 2020. FIM DA LEGENDA.
- Escreva uma frase sobre as mudanças que você observou entre a paisagem da fotografia 1 e a da fotografia 2.
_____
97
Boxe complementar:
Entreviste
Você percebeu que os ritmos da natureza podem modificar as paisagens durante o período de um dia. E o que poderá acontecer no período de um ano?
- Converse com um adulto de sua convivência e faça as seguintes perguntas:
- Durante o ano, há mudanças na paisagem devido aos ritmos da natureza em nosso lugar de viver?
- O que muda em relação à temperatura do ar, aos ventos e às chuvas?
- A partir das respostas, represente por meio de desenhos a paisagem do seu lugar de viver em dois períodos do ano.
Paisagem do meu lugar de viver no mês de janeiro
_____
Paisagem do meu lugar de viver no mês de julho
_____
- De acordo com os seus desenhos, assinale a alternativa que melhor descreve as mudanças na paisagem do seu lugar de viver ao longo do ano.
( ) No meu lugar de viver, há grandes mudanças na paisagem no período de um ano.
( ) No meu lugar de viver, não há grandes mudanças na paisagem no período de um ano.
- A partir das respostas, represente por meio de desenhos a paisagem do seu lugar de viver em dois períodos do ano.
Fim do complemento.
98
Capítulo 14. Elementos da natureza no lugar de viver
Em nosso país, há locais onde faz muito calor e outros onde faz muito frio durante a mesma época do ano.
Vamos conhecer uma paisagem de um local onde chove muito e faz calor durante grande parte do ano.
- Observe a fotografia.
LEGENDA: Paisagem na Floresta Amazônica, no município de Careiro, no estado do Amazonas, em 2020. FIM DA LEGENDA.
- Onde está localizada essa paisagem?
-
_____
- Você conhece uma paisagem semelhante a essa? Conte para os colegas e o professor.
99
-
Observem
novamente a fotografia da Floresta Amazônica e marquem a frase que descreve as características dessa paisagem.
( ) A paisagem apresenta muitas árvores e rios.
( ) A paisagem apresenta poucas árvores e não há rios nesse local.
- Leiam a tirinha.
- Que relação Armandinho fez entre o apetite de seu pai e a Floresta Amazônica? Assinalem a alternativa correta.
( ) O apetite do pai tem aumentado e a Floresta Amazônica tem diminuído.
( ) O apetite do pai tem diminuído e a Floresta Amazônica tem aumentado.
( ) O apetite do pai e a Floresta Amazônica têm diminuído.
- Na opinião de vocês, por que o tamanho da Floresta Amazônica está cada vez menor?
100
As chuvas
As chuvas são importantes não só para as plantas, mas para todos os seres vivos. Há chuvas que caem mais fracas e outras que vêm bem fortes.
- Um aluno fez uma descrição de uma chuva que ocorreu no seu lugar de viver. Leia a carta enigmática e descubra o que ele escreveu.
- Que elementos existem
nessa
paisagem?
- Que problemas a chuva provocou no lugar de viver desse aluno?
- Você já presenciou uma situação parecida no seu lugar de viver?
101
- Agora, é a sua vez! Descreva por meio de uma carta enigmática uma situação sobre o calor, o frio, o vento ou a chuva que tenha acontecido em seu lugar de viver.
- Reproduza a seguir cada símbolo de sua carta enigmática e escreva seu significado.
_____
Símbolo
Significado
_____
_____
Símbolo
Significado
_____
102
Retomando os conhecimentos
Capítulos 13 e 14
Avaliação de processo de aprendizagem
Nas aulas anteriores, você estudou sobre os ritmos e os elementos da natureza no seu lugar de viver. Agora, vamos avaliar os conhecimentos que foram construídos?
- Observe as representações.
- Descreva as diferenças existentes entre essas duas representações.
_____
- Na representação 1, o que uma pessoa poderia sentir se estivesse nesse local?
_____
- Na representação 2, o que uma pessoa poderia sentir se estivesse nesse local?
_____
103
- Desenhe duas representações do seu lugar de viver, considerando os diferentes ritmos da natureza.
- Paisagem do meu lugar de viver em dia ensolarado.
_____
- Paisagem do meu lugar de viver em dia de chuva.
_____
- Paisagem do meu lugar de viver em dia ensolarado.
Autoavaliação
Agora é hora de você refletir sobre seu aprendizado. Assinale a resposta que você considera mais apropriada.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Sobre as aprendizagens |
Sim |
Em parte |
Não |
---|---|---|---|
a) Observo a influência de alguns ritmos da natureza no lugar onde vivo? |
|||
b) Identifico alguns elementos da natureza, como chuva, vento e luminosidade? |
|||
Sobre a postura de estudante |
Sim |
Em parte |
Não |
c) Participei das aulas e das conversas em grupo? |
|||
d) Elaborei as atividades com responsabilidade? |
104
DESAFIO À VISTA!
Capítulos 15 e 16
Como o tempo atmosférico pode interferir no modo de viver das pessoas?
Capítulo 15. Tempo atmosférico
Como está o tempo? Quando alguém faz essa pergunta, quer saber como está o tempo atmosférico. Isso significa saber se o ar está frio, quente, seco ou úmido, se está chovendo ou se está ventando.
Uma das formas de as pessoas planejarem suas atividades é consultar a previsão do tempo atmosférico.
Podemos utilizar símbolos para representar as diferentes condições do tempo atmosférico.
- Observe as fotografias e os símbolos.
LEGENDA: Dia ensolarado no município do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, em 2020. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Dia nublado no município de Belém, no estado do Pará, em 2018. FIM DA LEGENDA.
105
LEGENDA: Dia chuvoso no município São Paulo, no estado de São Paulo, em 2021. FIM DA LEGENDA.
- A partir da observação das fotografias, relacione os símbolos com o tempo atmosférico correspondente.
Chuvoso
Ensolarado
Nublado
- De que maneira o tempo atmosférico pode influenciar nosso dia a dia?
106
Boxe complementar:.
Investigue
Vamos observar como está o tempo atmosférico?
- Durante uma semana, acompanhe as condições do tempo atmosférico do seu lugar de viver. Preencha o quadro utilizando os símbolos a seguir.
Ensolarado
Nublado
Chuvoso
Quadro: equivalente textual a seguir.
Condição predominante do tempo atmosférico
Dia da semana
Manhã
Tarde
Domingo
Segunda-feira
Terça-feira
Quarta-feira
Quinta-feira
Sexta-feira
Sábado
Fim do complemento
107
Boxe complementar:.
- Agora, anote quantas vezes você utilizou os símbolos a seguir.
_____
_____
_____
- Durante a semana de observação, qual foi o tempo atmosférico predominante?
_____
- Assinale os quadrinhos que indicam como está o tempo atmosférico no dia de hoje no seu lugar de viver.
( ) Choveu.
( ) Está chovendo.
( ) Está ensolarado.
( ) Está nublado.
( ) Não tem vento.
( ) Há vento.
( ) Faz calor.
( ) Faz frio.
Outro: _____
- Em sua opinião, o que as pessoas podem planejar consultando a previsão do tempo?
Fim do complemento
108
Capítulo 16. Ritmos da natureza, modos de se vestir e de se alimentar
Em geral, as pessoas escolhem as roupas que vão vestir de acordo com as condições atmosféricas ao longo do ano.
- Observe as fotografias e acompanhe a leitura dos textos.
LEGENDA: Menina no município de Santa Maria, no estado do Rio Grande do Sul, em 2017. FIM DA LEGENDA.
Onde eu moro é muito frio em uma época do ano. Costumo usar casaco, cachecol e gorro de lã.
LEGENDA: Menina no município de Itaparica, no estado da Bahia, em 2019. FIM DA LEGENDA.
Moro em um lugar muito ensolarado onde chove pouco. Para não passar calor, gosto de usar roupas leves, como a camiseta.
LEGENDA: Menina no município de São Bernardo do Campo, no estado de São Paulo, em 2017. FIM DA LEGENDA.
No lugar onde eu moro faz bastante calor numa época do ano e depois faz muito frio. Quando chove, eu uso capa de chuva para não me molhar.
- Qual das crianças descreveu condições atmosféricas semelhantes ao do seu lugar de viver?
( ) Criança da fotografia 1.
( ) Criança da fotografia 2.
( ) Criança da fotografia 3.
109
- Relacione as roupas mais adequadas ao tempo atmosférico que pode ser observado em cada fotografia.
LEGENDA: Praia em dia ensolarado no município de Vila Velha, no estado do Espírito Santo, em 2021. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Plantas cobertas de geada no município de Urupema, no estado de Santa Catarina, em 2020. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Dia nublado no município de Campos do Jordão, no estado de São Paulo, em 2020. FIM DA LEGENDA.
110
Mudanças nos hábitos alimentares
Não são apenas os tipos de roupa que usamos ao longo do ano que podem variar. Muitos alimentos, como as frutas, também podem ter a interferência de condições naturais como chuva, frio e calor. Você gosta de saborear diferentes frutas?
- Leia o poema com os colegas.
Ilustres desconhecidos
Jenipapo, sapoti,
Cajá, cajá-manga,
Jaca, juá, framboesa,
Fruta-pão, açaí,
Cajuaçu e cupuaçu
São frutas que nunca vi.
De algumas, já ouvi falar,
Mas ainda não tive o prazer
De ver, de tocar, de cheirar
E de saborear.
Já tomei suco de açaí,
Mas a fruta eu não vi.
Já tomei sorvete de framboesa,
Mas nem sei se a fruta tem beleza.
Se você encontrar essas frutas por aí,
Faça o favor de me apresentar!
Aí elas serão musas do meu poema.
Não dá para fazer boa poesia
Com cara, cor, cheiro, forma
E sabor desconhecidos.
FONTE: Elias José. Poesia é fruta doce e gostosa. São Paulo: FTD, 2006. p. 34 e 35.
- Circule de verde, no poema, o nome das frutas que você já consumiu.
- Circule de vermelho o nome das frutas que você não conhece.
111
- Converse com um adulto de sua convivência e descubra: quais são as frutas mais fáceis de ser encontradas, no mês em que estamos, em seu lugar de viver? Registre a resposta a seguir.
_____
- Agora, faça um desenho dessas frutas.
- Qual é a sua fruta preferida?
_____
- Na lousa, o professor vai listar as frutas citadas pelos alunos. Observe a lista e escreva qual fruta foi citada mais vezes.
_____
112
RETOMANDO OS CONHECIMENTOS
Capítulos 15 e 16
Avaliação de processo de aprendizagem
Nas aulas anteriores, você estudou o tempo atmosférico e sua influência na vida das pessoas. Agora, vamos avaliar os conhecimentos que foram construídos?
- Considerando o tempo atmosférico do seu lugar de viver no dia de hoje:
- Indique o símbolo mais apropriado.
( )
( )
( )
- Há presença de vento?
( ) Sim
( ) Não
- O que você
gosta
de fazer quando o tempo atmosférico está assim?
_____
- Observe o cardápio de uma lanchonete.
- Quais itens do cardápio as pessoas costumam comer em dias quentes?
_____
- Quais itens do cardápio as pessoas costumam comer em dias frios?
_____
113
- Joana viu a previsão do tempo para o final de semana e ficou sabendo que seriam dias de muito calor, com risco de chuvas fortes.
- Circule as roupas e os objetos que ela poderia usar.
- Se estivesse ventando muito, qual objeto ela teria dificuldade de usar?
_____
Autoavaliação
Agora é hora de você refletir sobre seu aprendizado. Assinale a resposta que você considera mais apropriada.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Sobre as aprendizagens |
Sim |
Em parte |
Não |
---|---|---|---|
a) Identifico diferentes condições do tempo atmosférico a partir de símbolos? |
|||
b) Percebo que o tempo atmosférico e os ritmos da natureza interferem no meu modo de vestir e na minha alimentação? |
|||
Sobre a postura de estudante |
Sim |
Em parte |
Não |
c) Participei das aulas e das conversas em grupo? |
|||
d) Elaborei as atividades com responsabilidade? |
114
O QUE EU APRENDI?
AVALIAÇÃO DE RESULTADO
VOCÊ APRENDEU MUITAS COISAS AO LONGO DO ANO. AGORA, É O MOMENTO DE AVALIAR ESSAS APRENDIZAGENS.
NESTA ETAPA, VAMOS RETOMAR AS TEMÁTICAS DESENVOLVIDAS NOS CAPÍTULOS 1, 2, 3 E 4.
- INDIQUE UMA PREFERÊNCIA QUE VOCÊ TEM EM RELAÇÃO A:
- COMIDA. _____
- DIVERSÃO. _____
- OBSERVE O LUGAR PREFERIDO DE BRINCAR DE DUAS CRIANÇAS.
LEGENDA: CRIANÇAS BRINCANDO EM PARQUINHO NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO, NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, EM 2021. FIM DA LEGENDA.
- EM RELAÇÃO AO MENINO, EM QUE POSIÇÃO ESTÁ O BRINQUEDO CINZA?
( ) EMBAIXO
( ) EM FRENTE
- CITE DOIS ELEMENTOS DA PAISAGEM QUE FORAM FEITOS PELAS PESSOAS.
_____
- CITE DOIS ELEMENTOS DA PAISAGEM QUE NÃO FORAM FEITOS PELAS PESSOAS.
_____
115
NESTA ETAPA, VAMOS RETOMAR AS TEMÁTICAS DESENVOLVIDAS NOS CAPÍTULOS 5, 6, 7 E 8.
- EXISTEM MUITAS ESCOLAS E SALAS DE AULA. OBSERVE A FOTOGRAFIA.
LEGENDA: SALA DE AULA EM ESCOLA INDÍGENA WAURÁ NO MUNICÍPIO DE GAÚCHA DO NORTE, NO ESTADO DE MATO GROSSO, EM 2019. FIM DA LEGENDA.
- ESSA SALA DE AULA É SEMELHANTE OU DIFERENTE DA SUA?
( ) SEMELHANTE
( ) DIFERENTE
- INDIQUE UMA ATITUDE QUE FAVORECE A CONVIVÊNCIA DAS PESSOAS EM SALA DE AULA.
_____
- LEIA AS FRASES E IDENTIFIQUE OS PROFISSIONAIS DA ESCOLA.
- EU ENSINO OS ALUNOS DURANTE AS AULAS.
_____
- EU SUGIRO LEITURAS E EMPRESTO LIVROS.
_____
- EU ENSINO OS ALUNOS DURANTE AS AULAS.
- INDIQUE EM QUE PONTO DE VISTA O OBJETO FOI REPRESENTADO.
_____
_____
_____
116
NESTA ETAPA, VAMOS RETOMAR AS TEMÁTICAS DESENVOLVIDAS NOS CAPÍTULOS 9, 10, 11 E 12.
- OBSERVE AS MORADIAS.
LEGENDA: MORADIA NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO, NO ESTADO DE SÃO PAULO, EM 2020. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: MO RADIA NO MUNICÍPIO DE MOCAJUBA, NO ESTADO DO PARÁ, EM 2020. FIM DA LEGENDA.
- INDIQUE UM MATERIAL DE CONSTRUÇÃO UTILIZADO NA MORADIA 1.
_____
- INDIQUE UM MATERIAL DE CONSTRUÇÃO UTILIZADO NA MORADIA 2.
_____
- MARQUE OS LOCAIS ADEQUADOS PARA REALIZAR AS BRINCADEIRAS A SEGUIR.
Tabela: equivalente textual a seguir.
JOGOS E BRINCADEIRAS
DENTRO DA MORADIA
FORA DA MORADIA
JOGAR XADREZ
EMPINAR PIPA
_____
- SOBRE AS PRAÇAS E OS PARQUES, ASSINALE AS ALTERNATIVAS CORRETAS.
( ) APENAS ADULTOS PODEM FREQUENTAR ESSES LOCAIS.
( ) TODAS AS PESSOAS PODEM REALIZAR ATIVIDADES DE LAZER NESSES LOCAIS, COMO PIQUENIQUE E JOGAR BOLA.
117
Nesta etapa, vamos retomar as temáticas desenvolvidas nos capítulos 13, 14, 15 e 16.
- Leia o poema.
Dia e noite
Não sei se gosto do dia.
Não sei se gosto da noite.
De dia, eu posso brincar.
Mas de noite, eu posso sonhar.
De dia, eu posso balançar.
Vou alto, bem alto, no meu balanço.
Mas, de noite, eu posso sonhar.
De dia, eu posso ler.
Mas, de noite, ah!...
De noite, eu posso sonhar.
Não sei se gosto mais do dia.
Não sei se gosto mais da noite.
FONTE: Mary França e Eliardo França. Dia e noite. 20ª ed. São Paulo: Ática, 2015. p. 3-15.
- No poema, sublinhe de laranja o que pode ser feito durante o dia.
- No poema, sublinhe de azul o que pode ser feito durante a noite.
- Crie um símbolo para representar o tempo atmosférico representado na fotografia.
LEGENDA: Pessoas caminhando no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2019. FIM DA LEGENDA.
Símbolo
_____
- Os
nossos
hábitos podem variar de acordo com o tempo atmosférico. Indique:
- algo que
gosta
de comer ou de tomar em um dia quente.
_____
- algo que costuma vestir em um dia frio.
_____
- algo que
gosta
de comer ou de tomar em um dia quente.