CAPA

Imagem: Capa. Na parte superior, o título: Presente mais – Geografia 1º ano. À esquerda, ilustração de uma flor com seis pétalas verdes e um miolo preto em formato de gota, onde há a silhueta em branco de uma pessoa com o braço levantado. Abaixo, as seguintes informações: Anos iniciais do Ensino Fundamental. Categoria 2: Obras didáticas por componente ou especialidade. Componente: Geografia. À direita, os nomes das autoras: Neuza Guelli; Cintia Nigro. Em seguida, selo do PNLD 2023 composto pela ilustração de um tablet com as informações: PNLD 2023. ERA DIGITAL. ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. FNDE. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. VENDA PROIBIDA. Na parte inferior esquerda, a informação: Manual do professor. À direita, logotipo da editora Moderna, composto por linhas curvadas nas cores: rosa, amarelo, verde e azul, à esquerda. E à direita, o nome da editora. Ao centro, ilustração de um parquinho. À esquerda há uma casinha com telhado, escorregador amarelo, uma escada de cordas, uma escada reta e uma circular. Ao lado, estrutura metálica com duas balanças. À direita, duas gangorras. Em frente há uma caixa de areia circular com baldes e pás coloridos. No fundo, árvores. Fim da imagem.

INFORMAÇÕES DA QUARTA CAPA

VOCÊ CONHECE QUEM PRODUZ ALGUNS DOS ALIMENTOS QUE VOCÊ CONSOME NA SUA ESCOLA?

As agricultoras e os agricultores familiares são as pessoas que produzem grande parte dos alimentos que comemos em casa e na escola. Que tal conhecê-los e descobrir o caminho do alimento desde o plantio até a chegada ao seu prato?

Imagem: Ilustração. À esquerda, um ônibus amarelo escrito ÔNIBUS ESCOLAR, estacionado na frente de uma placa com a informação: SÍTIO FLORESCER. PRODUÇÃO AGROECOLÓGICA. Em frente há duas crianças de uniforme escolar. À direita, há duas casas, uma casinha de cachorro, uma mulher segurando uma tigela com ovos e diversas galinhas e pintinhos. À frente, cercado de madeira onde há estudantes uniformizados, um homem carregando abóboras, uma mulher carregando legumes e uma mulher segurando um regador e regando uma horta. Em seguida, um menino carrega um carrinho de mão entre plantações de vegetais e uma mulher ordenha uma vaca. Fim da imagem.

Prefira sempre alimentos in natura ou minimamente processados e preparações culinárias a alimentos ultraprocessados. Acesse o Guia Alimentar para a População Brasileira. Ilustração de uma mão apontando para o lado.

Imagem: Ilustração de QR Code. Fim da imagem.

Este livro didático é um bem reutilizável da escola e deve ser devolvido em bom estado ao final do ano para uso de outra pessoa no próximo período letivo.

ISBN 978-65-5816-107-3

CÓDIGO DO LIVRO: HT MP 000 001 - 0033 P23 01 02 000 050

INFORMAÇÕES DA SEGUNDA CAPA

Educadores e estudantes,

Este livro integra o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), executado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação ( FNDE ) e pelo Ministério da Educação (MEC). Seu conteúdo passou por diversas etapas avaliativas, visando garantir a vocês livros didáticos de qualidade.

As obras destinadas aos anos iniciais do ensino fundamental em 2023 (e que também serão utilizadas nos anos de 2024, 2025 e 2026) são as primeiras a terem também uma versão digital. Assim, vocês poderão utilizar seus livros no formato que preferirem. As obras digitais estarão disponíveis no Portal do PNLD, em http://fdnc.io/hiD. Conversem com a gestão da sua escola, que poderá ajudá-los a acessar todos os livros digitais do Portal. Informações e orientações de acesso aos novos materiais digitais do PNLD podem ser acessadas no link “Livro Digital”, disponível em http://fdnc.io/hiE.

Para colaborar com o PNLD, todos podem enviar sugestões e ideias para o e-mail livrodidatico@fnde.gov.br. O PNLD é um patrimônio de todos nós.

O FNDE deseja um ano letivo de muitas trocas e descobertas!

Imagem: Logotipo héfi-hêni-dê-eh. Na parte superior, a sigla héfi-hêni-dê-eh. Em seguida, um traço e o nome: Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Fim da imagem.

INFORMAÇÕES DA TERCEIRA CAPA

HINO NACIONAL.

Letra: Joaquim Osório Duque Estrada.

Música: Francisco Manuel da Silva.

Ouviram do Ipiranga as margens plácidas

De um povo heroico o brado retumbante,

E o sol da Liberdade, em raios fúlgidos,

Brilhou no céu da Pátria nesse instante.

Se o penhor dessa igualdade

Conseguimos conquistar com braço forte,

Em teu seio, ó Liberdade,

Desafia o nosso peito a própria morte!

Ó Pátria amada,

Idolatrada,

Salve! Salve!

Brasil, um sonho intenso, um raio vívido

De amor e de esperança à terra desce,

Se em teu formoso céu, risonho e límpido,

A imagem do Cruzeiro resplandece.

Gigante pela própria natureza,

És belo, és forte, impávido colosso,

E o teu futuro espelha essa grandeza.

Terra adorada,

Entre outras mil,

És tu, Brasil,

Ó Pátria amada!

Dos filhos deste solo és mãe gentil,

Pátria amada,

Brasil!

Deitado eternamente em berço esplêndido,

Ao som do mar e à luz do céu profundo,

Fulguras, ó Brasil, florão da América,

Iluminado ao sol do Novo Mundo!

Do que a terra mais garrida

Teus risonhos, lindos campos têm mais flores;

“Nossos bosques têm mais vida”,

“Nossa vida” no teu seio “mais amores”.

Ó Pátria amada,

Idolatrada,

Salve! Salve!

Brasil, de amor eterno seja símbolo

O lábaro que ostentas estrelado,

E diga o verde-louro desta flâmula

- Paz no futuro e glória no passado.

Mas, se ergues da justiça a clava forte,

Verás que um filho teu não foge à luta,

Nem teme, quem te adora, a própria morte.

Terra adorada,

Entre outras mil,

És tu, Brasil,

Ó Pátria amada!

Dos filhos deste solo és mãe gentil,

Pátria amada,

Brasil!