MP065
Unidade 2 A escola e o material escolar
Esta unidade permite aos alunos observar e refletir sobre a escola onde estudam, suas dependências, consolidando um vínculo de responsabilidade para com a comunidade escolar, além de reconhecer e valorizar os diversos profissionais que nela trabalham. Também possibilita observar objetos presentes no espaço escolar, identificando suas matérias-primas e representando-os.
Módulos da unidade
Capítulos 5 e 6: exploram as diferentes dependências e profissionais da escola, além dos combinados e regras que permitem uma boa convivência entre a comunidade escolar.
Capítulos 7 e 8: enfocam os objetos, diversos materiais que são utilizados pelos alunos no dia a dia na escola, permitindo que indiquem os materiais de que são feitos e as visões pelas quais podem ser observados.
Primeiros contatos
As páginas de abertura correspondem a atividades preparatórias realizadas a partir de uma representação de uma escola, na qual é possível observar as principais dependências do espaço escolar, o trabalho de alguns profissionais e a convivência entre alunos.
Introdução do módulo dos capítulos 5 e 6
Este módulo, formado pelos capítulos 5 e 6, permite aos alunos observar e refletir sobre as diferentes dependências da escola onde estudam, avaliando suas características, sua organização, fortalecendo seus vínculos com esse lugar, além de reconhecer o trabalho e a importância dos profissionais da escola.
Questão problema
Como é a escola onde você estuda e quem trabalha nela?
Atividades do módulo
As atividades possibilitam o desenvolvimento das habilidades EF01GE01, que se refere a procedimentos como a observação e descrição do espaço escolar, EF01GE04, relacionada às regras de convivência na escola, EF01GE07, que propõe a descrição e o reconhecimento das atividades de trabalho dos profissionais da escola, e a habilidade EF01GE09, ao reconhecer o posicionamento de colegas na sala de aula a partir de sua própria perspectiva e de seu corpo.
São desenvolvidas atividades de compreensão de textos, leitura de imagens e plantas cartográficas, elaboração de desenhos de observação e imaginação, desenvolvimento de noções de lateralidade, além de entrevista com profissional da escola.
Como pré-requisito, é importante mobilizar a capacidade de ler representações e descrever seus elementos.
Principais objetivos de aprendizagem
• Indicar características do espaço escolar.
• Reconhecer diferentes profissionais que trabalham na escola e suas funções.
• Reconhecer e elaborar regras de convivência relacionadas ao espaço escolar.
MP066
UNIDADE 2. A ESCOLA E O MATERIAL ESCOLAR
Observação: REPRESENTAÇÃO ILUSTRATIVA SEM ESCALA E PROPORÇÃO. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR
- A seção Primeiros contatos apresenta atividades preparatórias de levantamento de conhecimentos prévios que poderão ser trabalhadas em duplas ou grupos, para garantir a troca de conhecimento entre os alunos.
- Fazer a leitura da representação, chamando a atenção dos alunos para as dependências da escola e comparando-a com a própria escola. Listar as semelhanças e as diferenças.
- Destacar, juntamente com os alunos, quais profissionais trabalham na escola representada e sua organização e limpeza.
- A partir da representação, comentar o fato de que todo espaço tem uma organização diferenciada e seu uso cumpre diferentes funções para facilitar as atividades desenvolvidas diariamente.
A observação nas Ciências Humanas
Desde a Educação Infantil, os alunos expressam percepções simples, mas bem definidas, de sua vida familiar, seus grupos e seus espaços de convivência. No cotidiano, por exemplo, desenham familiares, identificam relações de parentesco, reconhecem a si mesmo em fotos (classificando-as como antigas ou recentes), guardam datas e fatos, sabem a hora de dormir e de ir para escola, negociam horários, fazem relatos orais e revisitam o passado por meio de jogos, cantigas e brincadeiras ensinadas pelos mais velhos. Com essas experiências, começam a levantar hipóteses e a se posicionar sobre determinadas situações.
MP067
Boxe complementar:
PRIMEIROS CONTATOS
- ALGUMA DEPENDÊNCIA REPRESENTADA NA IMAGEM NÃO EXISTE EM SUA ESCOLA? SE SIM, QUAL?
- EM SUA OPINIÃO, QUAIS SÃO AS DEPENDÊNCIAS FUNDAMENTAIS EM UMA ESCOLA?
- QUAIS OBJETOS SÃO IMPORTANTES EM UMA ESCOLA?
PROFESSOR
Respostas pessoais.
Fim do complemento.
MANUAL DO PROFESSOR
No decorrer do Ensino Fundamental, os procedimentos de investigação em Ciências Humanas devem contribuir para que os alunos desenvolvam a capacidade de observação de diferentes indivíduos, situações e objetos que trazem à tona dinâmicas sociais em razão de sua própria natureza (tecnológica, morfológica, funcional). A Geografia e a História, ao longo dessa etapa, trabalham o reconhecimento do Eu e o sentimento de pertencimento dos alunos à vida da família e da comunidade.
FONTE: BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. p. 352-353.
- Compartilhar as respostas dos Primeiros contatos e escrever na lousa.
Primeiros contatos
- Auxiliar os alunos na leitura da representação destacando cada uma das dependências da escola e fazendo relações com a escola onde estudam. Na imagem, foram representadas salas de aula, biblioteca, banheiros, sala de informática, secretaria, cantina, pátio e quadra poliesportiva.
- Realizar com os alunos uma reflexão sobre as dependências presentes em uma escola, as quais garantem o aprendizado dos alunos, seu convívio social e os cuidados necessários ao seu bem-estar.
- Espera-se que os alunos reflitam sobre objetos e equipamentos da escola que favoreçam o trabalho pedagógico e os cuidados com o bem-estar deles.
MP068
DESAFIO À VISTA!
CAPÍTULOS 5 E 6
COMO É A ESCOLA ONDE VOCÊ ESTUDA E QUEM TRABALHA NELA?
CAPÍTULO 5. A ESCOLA ONDE ESTUDO
COMO É A ESCOLA ONDE VOCÊ ESTUDA? ELA É GRANDE? É PEQUENA?
SEJA COMO FOR, A ESCOLA É UM LUGAR MUITO ESPECIAL. NELA ESTUDAMOS, APRENDEMOS, FAZEMOS AMIZADES E CONVIVEMOS COM MUITAS PESSOAS.
- ACOMPANHE A LEITURA DO POEMA.
A ESCOLA
TODO DIA,
NA ESCOLA,
A PROFESSORA,
O PROFESSOR.
A GENTE APRENDE,
E BRINCA MUITO
COM DESENHO,
TINTA E COLA.
MEUS AMIGOS
TÃO QUERIDOS
FAZEM FARRA,
FAZEM FILA.
O PAULINHO,
O PEDRÃO,
A PATRÍCIA,
E A PRISCILA.
QUANDO CHEGA
O RECREIO
TUDO VIRA
BRINCADEIRA.
COMO O BOLO,
TOMO O SUCO
QUE VÊM DENTRO
DA LANCHEIRA.
QUANDO TOCA
O SINAL,
NOSSA AULA
CHEGA AO FIM.
ATÉ AMANHÃ,
AMIGUINHOS,
NÃO SE ESQUEÇAM, NÃO,
DE MIM...
FONTE: CLÁUDIO THEBAS. AMIGOS DO PEITO. BELO HORIZONTE: FORMATO, 1996. P. 8-9.
MANUAL DO PROFESSOR
Boxe complementar:
Desafio à vista!
A questão problema possibilita aos alunos observar e reconhecer as diferentes características físicas da escola onde estudam e as funções distintas dos profissionais que nela trabalham. Conversar com eles sobre essa questão e registrar suas respostas, guardando esses registros para que sejam retomados na Conclusão do módulo.
Fim do complemento.!
- Realizar a leitura em voz alta do poema, fazendo paradas a cada estrofe e verificando a compreensão e a relação que os alunos fazem dele com a escola onde estudam.
- Relacionar na lousa as semelhanças e as diferenças entre a escola descrita no poema e a própria escola. Ressaltar a importância do convívio com diferentes pessoas na escola, ampliando a percepção dos alunos sobre a relevância da vida familiar e social. A partir dessa relação registrada na lousa, solicitar aos alunos uma produção de escrita, que envolve a criação de uma frase sobre a própria escola. Verificar se eles escreveram corretamente as palavras e se a produção foi adequada em relação ao que foi proposto.
Boxe complementar:
De olho nas competências
As atividades desenvolvidas aproximam os alunos da competência geral da Educação Básica 10, ao agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade ao mesmo tempo que se relaciona a competência específica de Ciências Humanas 1, ao compreender a si e ao outro como identidades diferentes, de forma a exercitar o respeito à diferença em uma sociedade plural e a competência específica de Geografia 7, ao agir pessoal e coletivamente com respeito, autonomia e responsabilidade.
Fim do complemento.
As atividades do capítulo 5 permitem aos alunos reconhecer características da escola onde estudam e suas dependências, interpretando e elaborando representações desse lugar de vivência.
A BNCC neste capítulo
Unidades temáticas: O sujeito e seu lugar no mundo; Formas de representação e pensamento espacial.
Objetos de conhecimento: O modo de vida das crianças em diferentes lugares; Pontos de referência.
MP069
- O QUE A ESCOLA CITADA NO POEMA TEM DE SEMELHANTE COM A ESCOLA ONDE VOCÊS ESTUDAM?
_____
PROFESSOR
Resposta pessoal.
- E O QUE TEM DE DIFERENTE?
_____
PROFESSOR
Resposta pessoal.
- COMPLETE A FICHA COM AS INFORMAÇÕES SOBRE A ESCOLA ONDE VOCÊ ESTUDA. SE NECESSÁRIO, PEÇA AJUDA AO PROFESSOR.
PROFESSOR
Resposta: A ficha deve ser completada a partir dos dados da escola onde o aluno estuda.A ESCOLA ONDE ESTUDO
- NOME DA ESCOLA: _____
- ENDEREÇO: _____
- CEP: _____
- BAIRRO: _____
- CIDADE: _____
- ESTADO:_____
- PAÍS: _____
- TELEFONE: _____
PROFESSOR
Atenção professor: Explicar aos alunos que CEP é a sigla de Código de Endereçamento Postal, criada e utilizada pelos Correios para facilitar o encaminhamento e a entrega de correspondências aos destinatários. O CEP é uma informação indispensável, pois permite localizar com mais precisão o endereço. Fim da observação.
- EM SUA OPINIÃO, DE QUE MODO A ESCOLA PODE CONTRIBUIR PARA VOCÊ SE TORNAR UM ADULTO ATIVO E RESPONSÁVEL?
PROFESSOR
Resposta pessoal.MANUAL DO PROFESSOR
- Fazer a leitura da ficha sobre a escola onde os alunos estudam, verificando as informações que eles conhecem. Se possível, relatar para eles fatos e características gerais relacionados com a criação e existência da escola.
- Caso seja necessário, auxiliar os alunos a completar a ficha com as informações sobre a localização da escola. Comentar sobre a importância do CEP, como instrumento que auxilia na localização de um determinado endereço.
- Para a atividade 2, criar uma roda de conversa e registrar na lousa as principais colocações dos alunos. Comentar que, além dos conhecimentos mobilizados, na escola também são favorecidos momentos de convívio social e cooperação, algo que contribui para a formação de sujeitos autônomos e compromissados.
Habilidades: (EF01GE01) Descrever características observadas de seus lugares de vivência (moradia, escola etc.) e identificar semelhanças e diferenças entre esses lugares; (EF01GE09) Elaborar e utilizar mapas simples para localizar elementos do local de vivência, considerando referenciais espaciais (frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) e tendo o corpo como referência.
MP070
Cartografando
VOCÊ VAI SE REUNIR COM OS COLEGAS E O PROFESSOR PARA OBSERVAR A ESCOLA ONDE ESTUDA DO LADO DE FORA.
- OBSERVE COM ATENÇÃO OS SEGUINTES ASPECTOS DA ESCOLA:
- O TAMANHO E A FORMA DO PRÉDIO;
- A PRESENÇA OU A AUSÊNCIA DE GRADES E DE MUROS;
- A COR DAS PAREDES E O ESTADO DE CONSERVAÇÃO DELAS;
- A INCLINAÇÃO DO TELHADO;
- AS CARACTERÍSTICAS DA PORTA OU DO PORTÃO DE ENTRADA;
- A QUANTIDADE DE JANELAS EXISTENTES NO PRÉDIO.
PROFESSOR
Resposta: Professor, se julgar necessário, acrescente outros aspectos da escola a serem observados pelos alunos.
- DESENHE A ESCOLA EM UMA FOLHA DE PAPEL. APRESENTE SEU DESENHO PARA OS COLEGAS E O PROFESSOR. ELE ORGANIZARÁ UM PAINEL NA SALA DE AULA COM TODOS OS DESENHOS.
PROFESSOR
Resposta: Avaliar a coerência dos desenhos feitos pelos alunos.MANUAL DO PROFESSOR
Boxe complementar:
Alfabetização cartográfica
As atividades permitem aos alunos representar a escola em visão frontal, por meio de um desenho de observação.
Fim do complemento.!
- Combinar com os alunos algumas regras para a observação da fachada da escola. Essa atividade necessita da participação de outros profissionais da escola para garantir a segurança dos alunos.
- Solicitar aos alunos que criem um desenho partindo da observação da fachada da escola.
- Comentar com eles que a escola será observada na visão frontal, isto é, de frente.
- Chamar a atenção para os detalhes da construção.
- Orientar os alunos para determinar um ponto de referência antes de iniciar o desenho e a partir dele desenvolver a representação da escola.
MP071
- AGORA, DESENHE A SALA DE AULA ONDE VOCÊ ESTUDA.
PROFESSOR
Resposta: Orientar os alunos a observarem a posição dos objetos da sala de aula antes da elaboração do desenho.- OBSERVE COM ATENÇÃO E ESCREVA O QUE ESTÁ À SUA VOLTA NA SALA DE AULA.
PROFESSOR
Respostas pessoais. As respostas podem variar conforme a disposição dos alunos na sala de aula._____
À SUA FRENTE
VOCÊ
_____
À SUA ESQUERDA
_____
À SUA DIREITA
_____
ATRÁS
MANUAL DO PROFESSOR
- Orientar os alunos a fazer o desenho de observação da sala de aula.
- Na construção do conceito de espaço, é importante os alunos serem “mapeadores” dos espaços próximos, isto é, do espaço vivido.
- Solicitar aos alunos que verifiquem um ponto de referência para iniciar a representação da sala de aula. O ponto de referência pode ser a mesa do professor.
- Solicitar que comparem o desenho que fizeram com o desenho do colega, verificando semelhanças e diferenças quanto à posição dos objetos da sala de aula. Por exemplo: o que está à
esquerda
da mesa do professor? O que está à direita?
Para leitura do aluno
A volta às aulas do Pequeno Nicolau, de René Goscinny. Rio de Janeiro: Rocco, 2010.
Um garoto tem seus próprios pontos de vista e se propõe a transformar sua rotina diária em aventuras, envolvendo os pais, os colegas e a professora em situações cheias de vida e de senso de humor.
Desenhar na sala de aula
Três exemplos de situações que favorecem a aprendizagem e o desenvolvimento em desenho na escola e em outros espaços educativos: 1. desenhar muito e com frequência; 2. observação de desenhos de colegas e de produtores de desenhos da comunidade e de outros artistas; 3. exercícios com desenho de imaginação, de memória e de observação (de outros desenhos e do mundo físico). É desejável que os trabalhos das crianças sejam guardados e retomados com os alunos de tempos em tempos junto com todo o grupo. Os trabalhos precisam ser exibidos e recebidos com interesse pelo professor.
FONTE: IAVELBERG, Rosa. O desenho cultivado da criança: prática e formação de educadores. Porto Alegre: Zouk, 2006. p. 73.
MP072
CAPÍTULO 6. OS TRABALHADORES DA ESCOLA
VOCÊ JÁ PERCEBEU QUE A ESCOLA É TAMBÉM UM LOCAL DE TRABALHO? PARA VOCÊ ESTUDAR, MUITAS PESSOAS TRABALHAM NA ESCOLA.
- LEIAM OS TEXTOS E DESCUBRAM OS PROFISSIONAIS QUE TRABALHAM NA ESCOLA.
CUIDA DOS DOCUMENTOS DA ESCOLA E DA MATRÍCULA DOS ALUNOS.
_____
PROFESSOR
Resposta: Secretária ou secretário.RECEBE OS ALUNOS NO PORTÃO DA ESCOLA. NA SAÍDA, ELE TAMBÉM ESTÁ LÁ.
_____
PROFESSOR
Resposta: Porteira ou porteiro.PREPARA OS ALIMENTOS CONSUMIDOS PELOS ALUNOS NA HORA DO LANCHE.
_____
PROFESSOR
Resposta: Merendeira ou merendeiro.CUIDA PARA QUE TUDO FUNCIONE BEM NA ESCOLA. ORIENTA O TRABALHO DE TODOS E ATENDE AS FAMÍLIAS DOS ALUNOS.
_____
PROFESSOR
Resposta: Diretora ou diretor.CUIDA DA LIMPEZA E DA ORGANIZAÇÃO DAS DEPENDÊNCIAS DA ESCOLA.
_____
PROFESSOR
Resposta: Faxineira ou faxineiro.ENSINA E AJUDA OS ALUNOS A APRENDER, ALÉM DE PREPARAR AS AULAS E CORRIGIR AS LIÇÕES.
_____
PROFESSOR
Resposta: Professora ou professor.- OUTROS PROFISSIONAIS QUE NÃO FORAM CITADOS NA ATIVIDADE ANTERIOR TRABALHAM NA ESCOLA? QUAIS?
_____
PROFESSOR
Resposta: Os alunos podem indicar profissionais como o bibliotecário, o inspetor, entre outros.MANUAL DO PROFESSOR
- Na atividade 1, realizar a leitura em voz alta do texto do primeiro quadro e solicitar, caso haja possibilidade, que os alunos leiam em voz alta os demais quadros, verificando a fluência em leitura oral. Essa é uma oportunidade de conhecer com mais detalhes os problemas de leitura de cada um e, assim, oferecer-lhes a ajuda necessária.
- Promover uma conversa sobre a função de diversos profissionais que atuam na escola.
- Valorizar a formação dos profissionais e a importância do trabalho de cada um para a comunidade escolar.
Boxe complementar:
De olho nas competências
As atividades do capítulo aproximam os alunos da competência geral da Educação Básica 9 ao exercitar a empatia e o diálogo, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro. Ao mesmo tempo, está relacionada a competência específica de Ciências Humanas 3 ao propor ideias e ações que contribuam para a transformação espacial, social e cultural de modo a participar efetivamente das dinâmicas da vida social e a competência específica de Geografia 3 ao desenvolver autonomia e senso crítico para a compreensão do raciocínio geográfico.
Fim do complemento.
As atividades do capítulo 6 permitem aos alunos reconhecer e valorizar os diversos profissionais da escola, refletindo sobre a divisão técnica, uma vez que cada profissional cumpre uma função, e espacial, pois cada função é exercida em um determinado espaço na escola. Também possibilitam aos alunos identificar e elaborar regras que favorecem o convívio entre as pessoas na escola.
A BNCC neste capítulo
Unidades temáticas: O sujeito e seu lugar no mundo; Mundo do trabalho.
Objetos de conhecimento: Situações de convívio em diferentes lugares; Diferentes tipos de trabalho existentes no seu dia a dia.
MP073
Boxe complementar:
Entreviste
PARA VOCÊS SABEREM MAIS SOBRE A ESCOLA ONDE ESTUDAM, O PROFESSOR VAI CONVIDAR UM PROFISSIONAL QUE TRABALHA NELA PARA DAR UMA ENTREVISTA.
SIGAM O ROTEIRO E ANOTEM AS RESPOSTAS.
PROFESSOR
Respostas pessoais baseadas nas informações cedidas pelo entrevistado. Caso os alunos não tenham autonomia no registro das respostas, orientar que peçam ajuda de outras pessoas.- NOME DO FUNCIONÁRIO:
_____
- HÁ QUANTOS ANOS VOCÊ TRABALHA NA ESCOLA?
_____
- QUAL É O SEU TRABALHO NA ESCOLA?
_____
- VOCÊ SABE DIZER POR QUE A ESCOLA TEM ESSE NOME?
_____
- A ESCOLA PASSOU POR MODIFICAÇÕES AO LONGO DO TEMPO? QUAIS?
_____
- CONTE UM FATO INTERESSANTE QUE ACONTECEU NA ESCOLA.
_____
Fim do complemento.
MANUAL DO PROFESSOR
- Preparar os alunos para a atividade da seção Entreviste. Essa troca de informações estimula os alunos a saber ouvir o próximo e a desenvolver a empatia e a tolerância, contribuindo para que aprendam a relevância da vida familiar e social.
- Além disso, as entrevistas facilitam um trabalho de compreensão oral, que nos anos iniciais do Ensino Fundamental deve ser sempre que possível enfatizada.
- É possível também elaborar um texto coletivo sobre a entrevista, com base em algum fato interessante que tenha ocorrido na escola.
- Convidar os pais ou outros adultos para conversar com os alunos sobre as respectivas profissões. Algumas perguntas podem ser feitas: Qual é sua profissão? Qual trabalho realiza? Do que
gosta
em seu trabalho? Quais as dificuldades da sua profissão?
Habilidades: (EF01GE04) Discutir e elaborar, coletivamente, regras de convívio em diferentes espaços (sala de aula, escola etc.); (EF01GE07) Descrever atividades de trabalho relacionadas com o dia a dia da sua comunidade.
MP074
REGRAS DE CONVIVÊNCIA NA ESCOLA
NA ESCOLA, CONVIVEMOS COM NOSSOS COLEGAS, COM O PROFESSOR E COM OUTROS PROFISSIONAIS.
VAMOS REFLETIR SOBRE ALGUMAS REGRAS DE CONVIVÊNCIA QUE SÃO IMPORTANTES NO AMBIENTE ESCOLAR?
- O PROFESSOR VAI ORGANIZAR A CLASSE EM GRUPOS. CADA GRUPO DEVE CONVERSAR E SUGERIR ALGUMAS REGRAS QUE CONTRIBUEM PARA A BOA CONVIVÊNCIA ENTRE OS ALUNOS NA SALA DE AULA E NO PÁTIO.
PROFESSOR
Respostas pessoais.
- REPRESENTE, POR MEIO DE UM DESENHO, UMA REGRA DE CONVIVÊNCIA QUE DEVE SER PRATICADA NA SALA DE AULA. DEPOIS, ESCREVA QUAL É ESSA REGRA.
_____
PROFESSOR
Resposta: Orientar os alunos na representação de uma regra que favorece a convivência na sala de aula.MANUAL DO PROFESSOR
- Antes de iniciar a atividade 1, formar uma roda de conversa sobre o tema: “Que atitudes podem contribuir para uma boa convivência na escola?”.
- Ouvir atentamente a opinião dos alunos e interferir quando necessário.
- Pedir aos grupos que determinem as principais regras necessárias para uma convivência respeitosa em sala de aula e no pátio da escola.
- Orientá-los na elaboração das representações.
-
trabalho com desenhos no Ensino Fundamental
Trabalhar com desenhos é trabalhar com novas formas de ver, compreender as “coisas” e verificar-comprovar as próprias ideias. O indivíduo, quando desenha, expressa uma visão e um raciocínio. [...] Os desenhos são, ao mesmo tempo, “naturais” (espontâneos) e “imitativos” (copiativos); são construídos de dentro para fora. [...] Para esse raciocínio ter fundamento, devemos entender os desenhos dos alunos como componentes do desenvolvimento geral de seu conhecimento. [...] Quando lidamos com desenhos, estamos lidando com o aspecto visual do pensamento e da memória.
MP075
- AGORA, REPRESENTE, POR MEIO DE OUTRO DESENHO, UMA REGRA DE CONVIVÊNCIA QUE DEVE SER PRATICADA NO PÁTIO DA ESCOLA. DEPOIS, ESCREVA QUAL É ESSA REGRA.
PROFESSOR
Resposta: Orientar os alunos na representação de uma regra que favorece a convivência no pátio, onde há a interação entre diferentes alunos.
- DEPOIS, CADA GRUPO VAI COMPARTILHAR SUAS IDEIAS COM OS COLEGAS, E O PROFESSOR VAI REGISTRÁ-LAS NA LOUSA.
COM A AJUDA DO PROFESSOR, ELABOREM DOIS CARTAZES COM AS PRINCIPAIS REGRAS COMBINADAS. UM CARTAZ PODE SER AFIXADO NA SALA DE AULA, E OUTRO, NO PÁTIO DA ESCOLA.
PROFESSOR
Resposta: Avaliar a participação dos alunos na conversa e na elaboração dos cartazes.MANUAL DO PROFESSOR
Os estudos de comunicação têm-se concentrado, principalmente, sobre os vocabulários, esquecendo o mundo visual. O desenho colabora com o potencial informacional do mundo, trazendo uma comunicação diferente da escrita: a comunicação visual.
FONTE: SANTOS, Clézio. O uso de desenhos no Ensino Fundamental: imagens e conceitos. In: PONTUSCHKA, Nídia N.; OLIVEIRA, Ariovaldo U. (org.). Geografia em perspectiva: ensino e pesquisa. São Paulo: Contexto, 2006. p. 195-196.
- Retomar as respostas dos alunos e relacioná-las aos direitos adquiridos e aos deveres a serem cumpridos no ambiente escolar. Em seguida, conversar sobre os motivos de alguns deveres não serem cumpridos. É importante garantir, nessa conversa, que não sejam citados nomes, apenas atitudes. Os alunos poderão dizer “não gosto quando pegam meus materiais sem que eu tenha dado permissão”, em vez de falar “não gosto quando [nome do colega] pega meus materiais”.
- Aproveitar o momento para conversar com os alunos sobre formas de melhorar as atitudes de convivência no cotidiano.
- Se possível, estabelecer metas semanais ou quinzenais de avaliação das regras criadas coletivamente e de seus cumprimentos.
- Solicitar a todos que ajudem os colegas a lembrar-se dos combinados, no caso de alguém esquecer. Para garantir o cumprimento das regras, é interessante fazer um cartaz utilizando legendas.
Boxe complementar:
Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4: Educação de qualidade
As atividades relacionadas à valorização de diferentes profissionais da escola e à elaboração de regras de convivência contribuem para o desenvolvimento do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4, que visa, entre outros aspectos, assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade.
Fim do complemento.
MP076
RETOMANDO OS CONHECIMENTOS
Capítulos 5 e 6
AVALIAÇÃO DE PROCESSO DE APRENDIZAGEM
NAS AULAS ANTERIORES, VOCÊ ESTUDOU SOBRE COMO É A SUA ESCOLA E OS PROFISSIONAIS QUE TRABALHAM NELA. AGORA, VAMOS AVALIAR OS CONHECIMENTOS QUE FORAM CONSTRUÍDOS?
- MARQUE COM UM X AS DEPENDÊNCIAS QUE EXISTEM NA ESCOLA ONDE VOCÊ ESTUDA.
PROFESSOR
Respostas pessoais.Observação: REPRESENTAÇÃO ILUSTRATIVA SEM ESCALA E PROPORÇÃO. Fim da observação.
- ASSINALE AS OPÇÕES QUE SE RELACIONAM COM O PÁTIO DA ESCOLA ONDE VOCÊ ESTUDA.
( ) É UM LUGAR COBERTO.
( ) HÁ BANCOS E MESAS.
( ) HÁ ÁRVORES OU PLANTAS.
( ) É UM LUGAR ABERTO
( ) HÁ BRINQUEDOS.
( ) HÁ LIXEIRAS.
PROFESSOR
Respostas pessoais.MANUAL DO PROFESSOR
Avaliação de processo de aprendizagem
As atividades dessa seção possibilitam retomar os conhecimentos trabalhados nos capítulos 5 e 6.
Objetivos de aprendizagem e intencionalidade pedagógica das atividades
-
Reconhecer diferentes dependências da escola.
Espera-se que os alunos reconheçam, a partir de uma representação, diferentes dependências que podem existir em uma escola e sinalizem as que existem na escola onde estudam.
-
Identificar elementos da paisagem do espaço escolar.
Espera-se que os alunos apontem, dentre as opções indicadas, quais elementos da paisagem existem no pátio da escola.
-
Reconhecer trabalhadores da escola e suas principais funções.
Espera-se que os alunos consigam identificar trabalhadores da comunidade escolar e suas atribuições na escola.
-
Reconhecer regras de convivência existentes na escola.
Espera-se que os alunos consigam reconhecer uma norma existente no espaço escolar que garante melhor convívio das pessoas.
MP077
- CITE O NOME DE DOIS PROFISSIONAIS QUE TRABALHAM NA ESCOLA E O TRABALHO QUE REALIZAM.
Tabela: equivalente textual a seguir.
PROFISSIONAL
TRABALHO QUE REALIZA
_____
_____
PROFESSOR
Respostas pessoais.- QUAL REGRA DE CONVIVÊNCIA NA ESCOLA VOCÊ CONSIDERA IMPORTANTE PARA UMA BOA CONVIVÊNCIA COM OS COLEGAS?
_____
PROFESSOR
Resposta: Espera-se que os alunos mencionem respeitar os colegas, compartilhar os materiais, entre outras.
AUTOAVALIAÇÃO
AGORA É HORA DE VOCÊ REFLETIR SOBRE SEU APRENDIZADO. ASSINALE A RESPOSTA QUE VOCÊ CONSIDERA MAIS APROPRIADA.
Tabela: equivalente textual a seguir.
SOBRE AS APRENDIZAGENS |
SIM |
EM PARTE |
NÃO |
---|---|---|---|
A) INDICO DIFERENTES CARACTERÍSTICAS DA ESCOLA? |
|||
B) RECONHEÇO OS PROFISSIONAIS QUE TRABALHAM NA ESCOLA? |
|||
C) CONHEÇO AS REGRAS DE CONVIVÊNCIA QUE EXISTEM NA ESCOLA? |
|||
SOBRE A POSTURA DE ESTUDANTE |
SIM |
EM PARTE |
NÃO |
D) PARTICIPEI DAS AULAS E DAS CONVERSAS EM GRUPO? |
|||
E) ELABOREI AS ATIVIDADES COM RESPONSABILIDADE? |
PROFESSOR
Respostas pessoais.MANUAL DO PROFESSOR
Autoavaliação
A autoavaliação é uma atividade individual. Ela permite aos alunos revisitar o processo de suas aprendizagens e sua postura de estudante, contribuindo para a reflexão sobre seus êxitos e suas dificuldades. Nesse tipo de atividade, não é necessário atribuir uma pontuação ou um conceito ao aluno. As respostas também podem servir para uma eventual reavaliação do planejamento ou para que se opte por realizar a retomada de alguns dos objetivos de aprendizagem propostos inicialmente que não foram aparentemente consolidados.
MP078
Comentários para o professor:
Conclusão do módulo dos capítulos 5 e 6
A conclusão do módulo envolve diferentes atividades ligadas à sistematização dos conhecimentos construídos nos capítulos 5 e 6. Nesse sentido, cabe retomar as respostas dos alunos para a questão problema presente no Desafio à vista!: Como é a escola onde você estuda e quem trabalha nela?
Sugere-se mostrar aos alunos o registro das respostas para a questão problema do módulo e, na sequência, solicitar que identifiquem o que mudou em relação aos conhecimentos que foram apreendidos sobre as diferentes dependências da escola onde os alunos estudam, suas características e sua organização e os profissionais que trabalham nela.
Verificação da avaliação de processo de aprendizagem
Por meio das atividades que foram propostas na avaliação de processo de aprendizagem, é possível realizar o acompanhamento dos alunos dentro da experiência contínua de avaliação formativa.
Sugere-se elaborar rubricas e estabelecer pontuações ou conceitos distintos para cada atividade, considerando os objetivos de aprendizagem e a intencionalidade pedagógica de cada uma delas.
Caso se tenha optado pela realização das atividades em dupla ou em grupo, pode-se avaliar cada aluno a partir de critérios relacionados às contribuições para o trabalho coletivo, ao respeito pelos colegas e à proatividade na execução das propostas elaboradas.
As atividades de autoavaliação também podem ser incrementadas com outras reflexões: O que achei mais interessante de aprender foi… ; Meu ponto forte no processo de aprender foi… ; O meu desafio maior no processo de aprender foi… ; Eu aprendo melhor quando...
Superando defasagens
Após a devolutiva das atividades, identificar se os principais objetivos de aprendizagem previstos no módulo foram alcançados.
- Indicar características do espaço escolar.
- Reconhecer diferentes profissionais que trabalham na escola e suas funções.
- Reconhecer e elaborar regras de convivência relacionadas ao espaço escolar.
Para monitorar as aprendizagens por meio desses objetivos, podem-se elaborar quadros individuais referentes à progressão de cada aluno.
Caso se reconheçam defasagens na construção dos conhecimentos, sugere-se solicitar aos alunos que realizem diretamente a descrição do espaço da escola onde estuda (sem inferências de representações), indicando suas características, elementos existentes e regras de convivência já pré-estabelecidas. Comentar que são muitos os profissionais que trabalham na escola e que cada um tem uma função. Sugere-se que eles observem esses profissionais trabalhando e, depois, perguntar o que estavam fazendo e a importância de seus trabalhos para o coletivo.
A página MP153 deste manual apresenta um modelo de ficha para acompanhamento das aprendizagens dos alunos com base nos objetivos de aprendizagem previstos para cada módulo.
MP079
Introdução do módulo dos capítulos 7 e 8
Este módulo, formado pelos capítulos 7 e 8, permite aos alunos observar e refletir sobre os diferentes materiais que utilizam no seu dia a dia, a matéria-prima utilizada em sua confecção, além do reconhecimento de diferentes visões: vertical, frontal e oblíqua.
Questão problema
De que são feitos os objetos que utilizamos na escola?
Atividades do módulo
As atividades do módulo possibilitam o desenvolvimento da habilidade EF01GE06, ao propor a observação e comparação de objetos de uso cotidiano e materiais utilizados em sua produção.
São desenvolvidas atividades de leitura de imagens, compreensão de textos, elaboração de desenhos de observação e investigação sobre matérias-primas de objetos.
Como pré-requisitos, é importante mobilizar conhecimentos já desenvolvidos com a observação e a descrição de diferentes objetos e espaços físicos.
Principais objetivos de aprendizagem
- Identificar diferentes objetos encontrados na escola.
- Reconhecer diferentes materiais de que são feitos os objetos da escola.
- Perceber a diferença entre objetos vistos de forma frontal, oblíqua e vertical.
MP080
DESAFIOÀ VISTA!
CAPÍTULOS 7 E 8
DE QUE SÃO FEITOS OS OBJETOS QUE UTILIZAMOS NA ESCOLA?
CAPÍTULO 7. MATERIAL ESCOLAR UTILIZADO NO DIA A DIA
NA ESCOLA ESTAMOS EM CONTATO COM OS MAIS DIVERSOS OBJETOS, QUE APRESENTAM CARACTERÍSTICAS PRÓPRIAS.
- OBSERVE OS OBJETOS E CIRCULE AQUELES QUE VOCÊ UTILIZA NA ESCOLA.
LEGENDA: ELEMENTOS REPRESENTADOS FORA DE PROPORÇÃO ENTRE SI. FIM DA LEGENDA.
- CITE DOIS OBJETOS QUE VOCÊ UTILIZA TODOS OS DIAS.
- CITE DOIS OBJETOS QUE VOCÊ NÃO UTILIZA TODOS OS DIAS.
- NESTE MOMENTO HÁ ALGUM OBJETO ESCOLAR:
( ) À SUA FRENTE?
( ) À SUA DIREITA?
( ) ATRÁS DE VOCÊ?
( ) À SUA ESQUERDA?
PROFESSOR
Respostas pessoais.MANUAL DO PROFESSOR
Boxe complementar:
Desafio à vista!
A questão problema permite aos alunos refletir sobre os objetos que utilizam no dia a dia e os materiais usados em sua produção. Conversar com eles sobre essa questão e registrar as respostas, guardando esses registros para que sejam retomados na Conclusão do módulo.
Fim do complemento.
- Fazer a leitura em voz alta do texto inicial.
- Orientar os alunos na observação de cada um dos objetos que são utilizados na escola. Solicitar a eles que comentem diferentes maneiras de utilizar e aproveitar melhor esses objetos.
- Orientar os alunos a colocar sobre a mesa ou carteira um conjunto de objetos, como lápis, cadernos, livro, estojo, e trabalhar oralmente, solicitando a eles que indiquem, a partir de determinado objeto que será o ponto de referência, a localização: à esquerda, à direita, em frente do ponto de referência que foi determinado.
- Observar o desenvolvimento dos alunos para as noções de lateralidade, importante no desenvolvimento da alfabetização cartográfica.
- Compartilhar as respostas das atividades.
Boxe complementar:
De olho nas competências
As atividades desenvolvidas no capítulo 7 estão relacionadas a competência específica de Ciências Humanas 7, ao utilizar as linguagens cartográfica e gráfica no desenvolvimento do raciocínio espaço-temporal e da competência específica de Geografia 4, ao desenvolver o pensamento espacial, fazendo uso da linguagem cartográfica para resolução de problemas que envolvam informações geográficas.
Fim do complemento.
As atividades do capítulo 7 possibilitam aos alunos reconhecer objetos usados no cotidiano na escola, observando-os e representando-os.
A BNCC neste capítulo
Unidade temática: Mundo do trabalho.
Objeto de conhecimento: Diferentes tipos de trabalho existentes no seu dia a dia.
Habilidade: (EF01GE06) Descrever e comparar diferentes tipos de moradia ou objetos de uso cotidiano (brinquedos, roupas, mobiliários) considerando técnicas e materiais utilizados em sua produção.
MP081
Cartografando
OS OBJETOS PODEM SER OBSERVADOS DE DIFERENTES PONTOS DE VISTA, OU SEJA, DE DIFERENTES VISÕES.
- OBSERVE AS FOTOGRAFIAS.
LEGENDA: VISÃO FRONTAL: O OBJETO É VISTO DE FRENTE. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: VISÃO OBLÍQUA: O OBJETO É VISTO DE CIMA E DE LADO. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: VISÃO VERTICAL: O OBJETO É VISTO DE CIMA PARA BAIXO. FIM DA LEGENDA.
- ESCOLHA UM OBJETO QUE VOCÊ USA NA ESCOLA. OBSERVE-O COM ATENÇÃO E DESENHE COMO VOCÊ VÊ ESSE OBJETO NOS DIFERENTES PONTOS DE VISTA.
DE FRENTE
_____
DE CIMA E DE LADO
_____
DE CIMA PARA BAIXO
_____
PROFESSOR
Resposta: Avaliar se o mesmo objeto foi representado na perspectiva visual correta.MANUAL DO PROFESSOR
Boxe complementar:
Alfabetização cartográfica
As atividades permitem aos alunos observar e representar objetos de diferentes pontos de vista.
Fim do complemento.
- Solicitar aos alunos que observem a garrafa de água sob diferentes pontos de vista.
- Conversar com eles sobre o que conseguem observar do objeto de cada ponto de vista.
- Chamar a atenção para as diferentes formas de observação das características dos objetos a partir de diversos pontos de vista: olhando a garrafa de frente, podem perceber a altura total dela. Olhando-a de cima para baixo, podem perceber a largura dela e a da tampa.
- Cuidar para que os alunos escolham objetos que permitem desenhos de pontos de vista diferentes. Ao observar objetos redondos, por exemplo, de cima para baixo, de frente ou de cima e de lado, nota-se nenhuma ou quase nenhuma diferença.
- Socializar os desenhos, observando as características de cada objeto de diferentes pontos de vista.
MP082
CARTOGRAFANDO
- RELACIONE CADA IMAGEM AO PONTO DE VISTA CORRESPONDENTE.
LEGENDA: ELEMENTOS REPRESENTADOS FORA DE PROPORÇÃO ENTRE SI. FIM DA LEGENDA.
DE FRENTE
DE CIMA PARA BAIXO
DE CIMA E DE LADO
PROFESSOR
Resposta: Borracha: de cima e de lado.PROFESSOR
Agenda: de cima para baixo.PROFESSOR
Cola: de frente.- ESCREVA O PONTO DE VISTA DE ACORDO COM O QUAL O OBJETO A SEGUIR FOI REPRESENTADO.
_____
PROFESSOR
Resposta: De frente._____
PROFESSOR
Resposta: De cima e de lado._____
PROFESSOR
Resposta: De cima para baixo.MANUAL DO PROFESSOR
- Orientar os alunos sobre os pontos de vista dos objetos retratados na atividade 2, indicando as características que se pode identificar.
- Solicitar aos alunos que, em duplas, indiquem como os objetos foram fotografados, ou seja, de que ponto de vista foram registrados nas fotografias.
- Conversar com os alunos sobre o que podemos identificar no estojo da atividade 3 de acordo com o ponto de vista: para identificar a largura do zíper, o ponto de vista de cima para baixo é mais adequado, mas, para saber até onde vai o zíper, o ponto de vista de cima e de lado fornece uma visão melhor.
Visão lateral, vertical e oblíqua.
[...] A visão que a criança está habituada a ver no cotidiano é a visão lateral (frontal ou oblíqua), mas dificilmente ela tem a possibilidade da visão vertical. Portanto, essa é uma “visão abstrata ou que temos que nela chegar a partir de uma abstração” [...]. É a partir dessa abstração que o aluno compreende e lê o mapa. O alfabeto cartográfico (ponto, linha e área) também é fundamental para o domínio da linguagem. A criança precisa fazer a leitura de algo tridimensional, mas que está representado em duas dimensões, por meio de representações cartográficas. A compreensão da legenda é outro aspecto importante. Para Simielli, primeiramente a criança precisa entender como se dá a sua estruturação.
MP083
- OBSERVE AS FOTOGRAFIAS A SEGUIR E INDIQUE O PONTO DE VISTA DE CADA UMA DELAS CONFORME A LEGENDA.
V PARA A FOTOGRAFIA EM VISÃO VERTICAL.
F PARA A FOTOGRAFIA EM VISÃO FRONTAL.
O PARA A FOTOGRAFIA EM VISÃO OBLÍQUA.
_____
PROFESSOR
Resposta: V_____
PROFESSOR
Resposta: OLEGENDA: ELEMENTOS REPRESENTADOS FORA DE PROPORÇÃO ENTRE SI. FIM DA LEGENDA.
_____
PROFESSOR
Resposta: F- OBSERVE AS FOTOGRAFIAS A SEGUIR.
- NA IMAGEM 1, EM QUAL VISÃO O APONTADOR FOI FOTOGRAFADO?
_____
PROFESSOR
Resposta: Na visão vertical, isto é, de cima para baixo.
- NA IMAGEM 2, EM QUAL VISÃO O APONTADOR FOI FOTOGRAFADO?
_____
PROFESSOR
Resposta: Na visão oblíqua, isto é, de cima e de lado.
MANUAL DO PROFESSOR
Para tal, a criança necessita observar e identificar os elementos da foto, para, em um segundo momento, hierarquizar, selecionar, generalizar e agrupar e, somente depois, fazer as representações, partindo-se então do mais simples, com elementos presentes no dia a dia, para os mais complexos.
FONTE: BREDA, Thiara Vichiato; PICANÇO, Jefferson de Lima; ZACHARIAS, Andréa Aparecida. Possibilidades para a alfabetização cartográfica a partir de jogos e sensoriamento remoto. Terrae, v. 9, 2012. p. 46. Disponível em: http://fdnc.io/fos. Acesso em: 5 jun. 2021.
- Solicitar aos alunos que indiquem os pontos de vista dos objetos retratados na atividade 4.
- Desenhar na lousa esses objetos e escrever o ponto de vista de cada um deles.
- Escrever o nome da visão correspondente a cada ponto de vista: de cima para baixo – visão vertical; de cima e de lado – visão oblíqua; e de frente – visão frontal.
- Orientar os alunos a escrever as letras V , O ou F abaixo dos objetos retratados na atividade correspondente ao nome de cada tipo de visão.
- Na atividade 5, o nome do ponto de vista (ou visão)
deve
ser escrito por extenso.
Para leitura do aluno
Minha mão é uma régua, de Kim Seong-Eun. São Paulo: Callis, 2012.
Não é só a régua que mede as coisas. Isso é o que uma menina esperta descobre, quando percebe que pode medir o tamanho das suas roupas com as mãos e o comprimento do seu quarto com os pés.
MP084
CAPÍTULO 8. DE QUE É FEITO O MATERIAL ESCOLAR?
UM OBJETO MUITO UTILIZADO NA ESCOLA É O PAPEL. VOCÊ VAI CONHECER COMO O PAPEL É FABRICADO.
- ERA UMA VEZ UMA ÁRVORE.
- UM DIA, ELA FOI CORTADA POR ALGUNS HOMENS E LEVADA PARA UMA FÁBRICA DE PAPEL.
- PRIMEIRO, TIRARAM SUA CASCA, DEPOIS CORTARAM A MADEIRA EM PEDAÇOS BEM PEQUENOS.
- ACRESCENTARAM PRODUTOS QUÍMICOS E MUITA ÁGUA, CRIANDO UMA PASTA GROSSA: A PASTA DE PAPEL.
- A PASTA FOI DESPEJADA SOBRE UMA ESTEIRA ROLANTE E PRENSADA PARA EXTRAIR TODA A ÁGUA.
- POR FIM, FOI SÓ DEIXAR SECAR E VIROU PAPEL.
- DESCREVA COMO OCORRE A FABRICAÇÃO DO PAPEL. COMPARTILHE SUA RESPOSTA COM OS COLEGAS E O PROFESSOR.
PROFESSOR
Atenção professor: Os alunos devem compartilhar o que entenderam das informações lidas acima. Fim da observação.MANUAL DO PROFESSOR
- Fazer a leitura do texto inicial e conversar com os alunos sobre a utilização do papel e como ele deve ser aproveitado, sem desperdício.
- Solicitar aos alunos que observem a representação e, em seguida, orientar para que façam a leitura das frases de cada etapa da produção do papel, verificando a fluência em leitura oral. O monitoramento do progresso dos alunos na fluência permite conhecer com mais detalhes os problemas de leitura de cada um e, assim, oferecer a ajuda necessária.
- Orientar os alunos ao final da leitura para que comentem oralmente quais foram suas descobertas a partir da leitura do texto sobre a fabricação do papel.
Boxe complementar:
De olho nas competências
O trabalho desenvolvido no capítulo permite uma aproximação à competência geral da Educação Básica 2, ao exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar hipóteses. Também se relaciona com a competência específica de Ciências Humanas 3, ao identificar, comparar e explicar a intervenção do ser humano na natureza e na sociedade, exercitando a curiosidade e propondo ideias e ações que contribuam para a transformação espacial, social e cultural, como também preconiza a competência específica de Geografia 6, na construção de argumentos com base em informações geográficas, para debater e defender ideias e pontos de vista que provam a consciência socioambiental.
Fim do complemento.
As atividades do capítulo 8 permitem aos alunos reconhecer as diferentes matérias-primas que podem ser aproveitadas para a fabricação dos mais diversos objetos que utilizamos no dia a dia na escola.
A BNCC neste capítulo
Unidade temática: Mundo do trabalho.
Objeto de conhecimento: Diferentes tipos de trabalho existentes no seu dia a dia.
Habilidade: (EF01GE06) Descrever e comparar diferentes tipos de moradia ou objetos de uso cotidiano (brinquedos, roupas, mobiliários) considerando técnicas e materiais utilizados em sua produção.
MP085
NA ESCOLA PODEM SER ENCONTRADOS OBJETOS FEITOS DE DIFERENTES MATERIAIS. MUITOS DESSES OBJETOS TAMBÉM PODEM SER UTILIZADOS FORA DA ESCOLA.
- ACOMPANHE A LEITURA DO TEXTO.
POR QUE O PAPEL É IMPORTANTE?
[...] O PAPEL É MUITO IMPORTANTE, POIS ESTÁ SEMPRE PRESENTE EM VÁRIAS ATIVIDADES DO NOSSO DIA A DIA. E SE O PAPEL NÃO EXISTISSE? ONDE VOCÊS IRIAM ESCREVER, DESENHAR, PINTAR? O SAQUINHO DE PIPOCA, DE CACHORRO-QUENTE, A EMBALAGEM DE SORVETE, A CAIXINHA DE REMÉDIO, O PAPEL HIGIÊNICO, OS CADERNOS, OS CARTAZES DE PROPAGANDA, AS FOTOGRAFIAS... TUDO ISSO E MUITO MAIS É FEITO DE PAPEL. ATÉ MESMO O DINHEIRO QUE USAMOS PARA PAGAR NOSSAS CONTAS!
FONTE: NEREIDE SCHILARO SANTA ROSA. CHICO PAPELETA E A RECICLAGEM DE PAPEL. SÃO PAULO: MODERNA, 2006. P. 4.
SUBLINHE NO TEXTO OS OBJETOS QUE SÃO FEITOS DE PAPEL.
PROFESSOR
Resposta: SAQUINHO DE PIPOCA, / DE CACHORRO-QUENTE, A EMBALAGEM / DE SORVETE, A CAIXINHA DE REMÉDIO, / O PAPEL HIGIÊNICO, OS CADERNOS, / OS CARTAZES DE PROPAGANDA, / AS FOTOGRAFIAS... / DINHEIRO
- O QUE VOCÊ COSTUMA FAZER COM OS PAPÉIS QUE JÁ UTILIZOU?
PROFESSOR
Resposta pessoal. Os alunos devem reportar se reutilizam ou reciclam os papéis usados por eles.Boxe complementar:
VOCÊ SABIA?
VOCÊ SABIA QUE HÁ PAPÉIS QUE PODEM SER RECICLADOS E OUTROS QUE NÃO PODEM SER RECICLADOS? CONHEÇA ALGUNS DELES.
RECICLÁVEIS: FOLHAS DE CADERNO, JORNAIS, REVISTAS, ENVELOPES, CARTAZES, CAIXAS DE PAPELÃO, CAIXAS DE LEITE E DE SUCO, ENTRE OUTROS.
NÃO RECICLÁVEIS: FOTOGRAFIAS, PAPÉIS SUJOS OU ENGORDURADOS (COMO PAPEL HIGIÊNICO E GUARDANAPOS), ETIQUETAS ADESIVAS, ENTRE OUTROS.
Fim do complemento.
MANUAL DO PROFESSOR
- Realizar a leitura em voz alta do texto reproduzido na atividade 2.
- Solicitar aos alunos que imaginem como seria a vida sem o papel.
- Orientar os alunos para que, em duplas, leiam o texto e identifiquem os objetos feitos de papel. Verificar a compreensão de vocabulário para cada uma das palavras do texto.
- Fazer uma lista na lousa com nomes de objetos do cotidiano feitos de papel que os alunos conhecem.
- Conversar com os alunos sobre os materiais recicláveis e os materiais não recicláveis.
- Ler o texto da seção Você sabia? e classificar os objetos citados em recicláveis e não recicláveis. Escrever na lousa, ao lado de cada nome de objeto de papel, se ele é ou não reciclável.
Boxe complementar:
Tema Contemporâneo Transversal: Educação ambiental
Essa é uma boa oportunidade para desenvolver atividade que favorece o reconhecimento da importância de reaproveitarmos recursos extraídos da natureza. Formar uma roda de conversa com os alunos sobre o consumo de papel no cotidiano, pedindo a eles que proponham ações do dia a dia para colaborar com a redução desse consumo. Comentar que um papel pode ser reciclado de 5 a 7 vezes e um papelão, por ser mais grosso, pode ser reciclado ainda mais. Com mais reciclagem de papel, menos árvores são cortadas e outros recursos usados na sua produção (como água e energia elétrica) também são economizados, além de se reduzir o volume de lixo. Escrever na lousa, com a participação dos alunos, uma produção de escrita coletiva e sugerir a eles que anotem o texto no caderno de Geografia.
Fim do complemento.
MP086
COMO VOCÊ VIU, O PAPEL É PRODUZIDO A PARTIR DA MADEIRA DE ÁRVORES, QUE SÃO CULTIVADAS ESPECIALMENTE PARA ESSA FINALIDADE.
O LÁPIS, UM OBJETO MUITO COMUM NA ESCOLA, TAMBÉM É FEITO DA MADEIRA.
- ACOMPANHE A LEITURA DO POEMA.
LÁPIS
QUANDO ESCREVE CAPRICHADO
SUA LETRA É BEM FORMOSA
MAS QUANDO ESCREVE APRESSADO
A LETRA FICA HORROROSA
ESCREVE LIÇÃO DE CASA
ESCREVE CARTA DE AMOR
FAZ CONTA E FAZ EXERCÍCIO
PODE SER PRETO OU DE COR
FAZ BILHETE OU FAZ MENSAGEM
[...].
QUANDO QUER FAZER BONITO
ESCREVE COM EDUCAÇÃO
FAZ DESENHO BEM LEGAL [...].
FONTE: RICARDO AZEVEDO. MEU MATERIAL ESCOLAR. SÃO PAULO: MODERNA, 2009. P. 27.
MANUAL DO PROFESSOR
- Realizar a leitura em voz alta do poema reproduzido na atividade 4. Solicitar aos alunos a leitura também em voz alta do poema, individual ou coletivamente, observando a fluência em leitura oral, para que, aos poucos,
tenham
a possibilidade de diminuir a carga cognitiva dos processos de decodificação e, assim, possam se concentrar na compreensão do que está sendo lido.
• Conversar com os alunos sobre o poema e perguntar quem o escreveu.
• Solicitar aos alunos que, em duplas, descubram os usos que, segundo o poema, são possíveis para esse objeto, por exemplo, escrever lição de casa, carta de amor, conta, exercício, bilhete, mensagem e desenho.
• Propor que socializem as descobertas com os demais colegas.
Leitura na sala de aula
A leitura deve estar presente em todo o processo de alfabetização, como atividade permanente e em destaque no planejamento do professor alfabetizador. Enquanto os textos de memória, as listas e outros textos pequenos são mais adequados para o início da alfabetização, quando as crianças já apresentam mais autonomia e habilidades na leitura, é preciso ampliar as propostas.
Muitas vezes, nós levamos em conta esse grau de complexidade apenas nas atividades que envolvem a escrita, e deixamos em segundo plano a leitura.
MP087
- SOBRE QUAL OBJETO O POEMA TRATA?
_____
PROFESSOR
Resposta: Sobre o lápis.
- DE ACORDO COM O POEMA, QUEM ESTÁ ESCREVENDO?
_____
PROFESSOR
Resposta: O lápis.
- O QUE ACONTECE QUANDO ELE ESCREVE APRESSADO?
_____
PROFESSOR
Resposta: A letra fica horrorosa.
- E QUANDO VOCÊ ESCREVE APRESSADO, O QUE ACONTECE?
_____
PROFESSOR
Resposta pessoal.
- COMO ELE ESCREVE QUANDO QUER FAZER BONITO?
_____
PROFESSOR
Resposta: Escreve com educação.
- E VOCÊ, COMO ESCREVE QUANDO QUER FAZER BONITO?
_____
PROFESSOR
Resposta pessoal.
Boxe complementar:
INVESTIGUE
O PAPEL E O LÁPIS QUE VOCÊ UTILIZA NA ESCOLA FORAM FABRICADOS A PARTIR DA MADEIRA. E OS OUTROS OBJETOS FORAM PRODUZIDOS A PARTIR DE QUAL MATERIAL? COMPLETE O QUADRO.
PROFESSOR
Resposta: As respostas vão depender dos objetos utilizados no dia a dia pelos alunos.Quadro: equivalente textual a seguir.
OBJETO |
MADEIRA |
PLÁSTICO |
OUTROS |
---|---|---|---|
CANETA |
_____ |
_____ |
_____ |
LIVRO |
_____ |
_____ |
_____ |
APONTADOR |
_____ |
_____ |
_____ |
RÉGUA |
_____ |
_____ |
_____ |
ESTOJO |
_____ |
_____ |
_____ |
Fim do complemento.
MANUAL DO PROFESSOR
Mas assim como na escrita, também é preciso ampliar o uso de gêneros textuais na leitura em sala de aula, apresentando à turma textos com diferentes graus de complexidade.
FONTE: MANSANI, Mara. Como estimular a leitura na alfabetização. Nova Escola, 2 out. 2018. Disponível em: http://fdnc.io/ftJ. Acesso em: 5 jun. 2021.
- Conversar com os alunos sobre o que acontece quando alguém utiliza o lápis com pressa ou quando utiliza o lápis para fazer bonito, segundo o poema.
- Solicitar aos alunos que respondam às atividades propostas.
- Retomar os possíveis usos do lápis e pedir aos alunos que desenhem uma situação em que utilizam esse objeto.
- Se julgar apropriado, orientar os alunos para que escolham frases do poema e as representem por meio de um desenho, justificando suas escolhas. Após a apresentação dos desenhos, expor em um painel na sala de aula.
- Realizar a leitura da seção Investigue, na qual cada aluno deve completar o quadro como tarefa de casa. Indicar que o mesmo tipo de objeto escolar pode ser fabricado com materiais diferentes.
- Socializar as respostas dos alunos para a atividade.
Para leitura do aluno
O estojo maluco , de Katya Manira, Campinas: Krauss, 2020.
A madrinha de Elisa deu a ela um estojo de presente de aniversário. Ali cabia tudo: lápis, borracha, caneta e muita imaginação. Mas aquele era um estojo diferente, pois nele também cabia amor, saudade e recordação.
MP088
RETOMANDO OS CONHECIMENTOS
Capítulos 7 e 8
AVALIAÇÃO DE PROCESSO DE APRENDIZAGEM
NAS AULAS ANTERIORES, VOCÊ CONHECEU AS DIFERENTES CARACTERÍSTICAS DOS OBJETOS E MATERIAIS QUE UTILIZA NA ESCOLA. AGORA, VAMOS AVALIAR OS CONHECIMENTOS QUE FORAM CONSTRUÍDOS?
- IDENTIFIQUE OS OBJETOS ESCOLARES DESCRITOS NOS TEXTOS.
OBJETO UTILIZADO PARA APONTAR LÁPIS.
_____
PROFESSOR
Resposta: Apontador.OBJETO UTILIZADO PARA APAGAR PALAVRAS ESCRITAS NO CADERNO.
_____
PROFESSOR
Resposta: Borracha.OBJETO UTILIZADO PARA SE INFORMAR E LER HISTÓRIAS.
_____
PROFESSOR
Resposta: Livro.OBJETO UTILIZADO PARA CORTAR.
_____
PROFESSOR
Resposta: Tesoura.- EM QUAL PONTO DE VISTA FORAM REPRESENTADOS OS OBJETOS A SEGUIR?
PROFESSOR
Resposta: Vermelho.PROFESSOR
Resposta: Verde.PROFESSOR
Resposta: Azul.- CIRCULE DE VERDE O OBJETO VISTO DE CIMA PARA BAIXO.
- CIRCULE DE VERMELHO O OBJETO VISTO DE FRENTE.
- CIRCULE DE AZUL O OBJETO VISTO DE CIMA E DE LADO.
MANUAL DO PROFESSOR
Avaliação de processo de aprendizagem
As atividades dessa seção possibilitam retomar os conhecimentos trabalhados nos capítulos 7 e 8.
Objetivos de aprendizagem e intencionalidade pedagógica das atividades
-
Reconhecer formas de uso de objetos do cotidiano.
Espera-se que os alunos consigam associar os objetos escolares com suas distintas formas de uso.
-
Identificar visões em que os objetos foram retratados.
Espera-se que os alunos, ao observar as imagens, indiquem de qual visão o objeto foi retratado (se frontal, oblíqua ou vertical).
-
Reconhecer matérias-primas de objetos escolares.
Espera-se que os alunos consigam relacionar as imagens dos objetos escolares com suas respectivas matérias-primas.
MP089
- RELACIONE OS OBJETOS AOS MATERIAIS DE QUE SÃO FEITOS.
PAPEL
PLÁSTICO
MADEIRA
PROFESSOR
Resposta: Régua: plástico.PROFESSOR
Lápis: madeira.PROFESSOR
Folha de caderno: papelAUTOAVALIAÇÃO
AGORA É HORA DE VOCÊ REFLETIR SOBRE SEU APRENDIZADO. ASSINALE A RESPOSTA QUE VOCÊ CONSIDERA MAIS APROPRIADA.
Tabela: equivalente textual a seguir.
SOBRE AS APRENDIZAGENS |
SIM |
EM PARTE |
NÃO |
---|---|---|---|
A) INDICO OS OBJETOS UTILIZADOS NA ESCOLA? |
|||
B) IDENTIFICO OS OBJETOS VISTOS EM DIFERENTES PONTOS DE VISTA? |
|||
C) RECONHEÇO DIFERENTES MATERIAIS DE QUE SÃO FEITOS OS OBJETOS? |
|||
SOBRE A POSTURA DE ESTUDANTE |
SIM |
EM PARTE |
NÃO |
D) PARTICIPEI DAS AULAS E DAS CONVERSAS COM O GRUPO? |
|||
E) ELABOREI AS ATIVIDADES COM RESPONSABILIDADE? |
PROFESSOR
Respostas pessoais.MANUAL DO PROFESSOR
Autoavaliação
A autoavaliação é uma atividade individual. Ela permite aos alunos revisitar o processo de suas aprendizagens e sua postura de estudante, contribuindo com a reflexão sobre seus êxitos e suas dificuldades. Nesse tipo de atividade, não é necessário atribuir uma pontuação ou um conceito ao aluno. As respostas também podem servir para uma eventual reavaliação do planejamento ou para que se opte por realizar a retomada de alguns dos objetivos de aprendizagem propostos inicialmente que aparentemente não foram consolidados.
MP090
Comentários para o professor
Conclusão do módulo dos capítulos 7 e 8
A conclusão do módulo envolve diferentes atividades ligadas à sistematização dos conhecimentos construídos nos capítulos 7 e 8. Nesse sentido, cabe retomar as respostas dos alunos para a questão problema presente no Desafio à vista!: De que são feitos os objetos que utilizamos na escola?
Sugere-se mostrar aos alunos o registro das respostas para a questão problema do módulo e, na sequência, solicitar a eles que identifiquem o que mudou em relação aos conhecimentos que foram apreendidos sobre os diferentes materiais utilizados no seu dia a dia e a matéria-prima para a confecção de objetos escolares.
Verificação da avaliação de processo de aprendizagem
Por meio das atividades que foram propostas na avaliação de processo de aprendizagem, é possível realizar o acompanhamento dos alunos dentro da experiência contínua de avaliação formativa.
Sugere-se elaborar rubricas e estabelecer pontuações ou conceitos distintos para cada atividade, considerando os objetivos de aprendizagem e a intencionalidade pedagógica de cada uma delas.
Caso se tenha optado pela realização das atividades em dupla ou em grupo, pode-se avaliar cada aluno a partir de critérios relacionados às contribuições para o trabalho coletivo, ao respeito pelos colegas e à proatividade na execução das propostas.
As atividades de autoavaliação também podem ser incrementadas com outras reflexões: O que achei mais interessante de aprender foi… ; Meu ponto forte no processo de aprender foi… ; O meu desafio maior no processo de aprender foi… ; Eu aprendo melhor quando…
Superando defasagens
Após a devolutiva das atividades, identificar se os principais objetivos de aprendizagem previstos no módulo foram alcançados.
- Identificar diferentes objetos encontrados na escola.
- Reconhecer diferentes materiais de que são feitos os objetos da escola.
- Perceber a diferença entre objetos vistos de forma frontal, oblíqua e vertical.
Para monitorar as aprendizagens por meio desses objetivos, podem-se elaborar quadros individuais referentes à progressão de cada aluno.
Caso se reconheçam defasagens na construção dos conhecimentos, sugere-se solicitar aos alunos que descrevam oralmente características de objetos escolares a partir de diferentes pontos e visões. Pode-se explorar os materiais utilizados na produção desses objetos a partir do tato, distinguindo-os em relação à coloração, aspereza, temperatura, entre outras características.
A página MP153 deste manual apresenta um modelo de ficha para acompanhamento das aprendizagens dos alunos com base nos objetivos de aprendizagem previstos para cada módulo.