MP065

Unidade 2 A escola e o material escolar

Esta unidade permite aos alunos observar e refletir sobre a escola onde estudam, suas dependências, consolidando um vínculo de responsabilidade para com a comunidade escolar, além de reconhecer e valorizar os diversos profissionais que nela trabalham. Também possibilita observar objetos presentes no espaço escolar, identificando suas matérias-primas e representando-os.

Módulos da unidade

Imagem: Ícone referente à seção. Fim da imagem.

Capítulos 5 e 6: exploram as diferentes dependências e profissionais da escola, além dos combinados e regras que permitem uma boa convivência entre a comunidade escolar.

Capítulos 7 e 8: enfocam os objetos, diversos materiais que são utilizados pelos alunos no dia a dia na escola, permitindo que indiquem os materiais de que são feitos e as visões pelas quais podem ser observados.

Primeiros contatos

Imagem: Ícone referente à seção. Fim da imagem.

As páginas de abertura correspondem a atividades preparatórias realizadas a partir de uma representação de uma escola, na qual é possível observar as principais dependências do espaço escolar, o trabalho de alguns profissionais e a convivência entre alunos.

Introdução do módulo dos capítulos 5 e 6

Este módulo, formado pelos capítulos 5 e 6, permite aos alunos observar e refletir sobre as diferentes dependências da escola onde estudam, avaliando suas características, sua organização, fortalecendo seus vínculos com esse lugar, além de reconhecer o trabalho e a importância dos profissionais da escola.

Questão problema

Imagem: Ícone referente à seção. Fim da imagem.

Como é a escola onde você estuda e quem trabalha nela?

Atividades do módulo

Imagem: Ícone referente à seção. Fim da imagem.

As atividades possibilitam o desenvolvimento das habilidades EF01GE01, que se refere a procedimentos como a observação e descrição do espaço escolar, EF01GE04, relacionada às regras de convivência na escola, EF01GE07, que propõe a descrição e o reconhecimento das atividades de trabalho dos profissionais da escola, e a habilidade EF01GE09, ao reconhecer o posicionamento de colegas na sala de aula a partir de sua própria perspectiva e de seu corpo.

São desenvolvidas atividades de compreensão de textos, leitura de imagens e plantas cartográficas, elaboração de desenhos de observação e imaginação, desenvolvimento de noções de lateralidade, além de entrevista com profissional da escola.

Como pré-requisito, é importante mobilizar a capacidade de ler representações e descrever seus elementos.

Principais objetivos de aprendizagem

Imagem: Ícone referente à seção. Fim da imagem.

• Indicar características do espaço escolar.

• Reconhecer diferentes profissionais que trabalham na escola e suas funções.

• Reconhecer e elaborar regras de convivência relacionadas ao espaço escolar.

MP066

UNIDADE 2. A ESCOLA E O MATERIAL ESCOLAR

Imagem: Ilustração. Planta em 3 dimensões de uma escola. Portão de ferro da entrada e no centro, um campo de futebol gramado com algumas crianças jogando bola. Ao redor tem uma biblioteca, sala de computadores com um homem dentro parado de braços cruzados, uma sala de reuniões, um escritório, uma cozinha com uma mulher de roupa branca dentro, mesas de madeira em uma área externa, um parquinho com balanço, escorregador e gangorra, banheiros e sala de aula.  Fim da imagem.

Observação: REPRESENTAÇÃO ILUSTRATIVA SEM ESCALA E PROPORÇÃO. Fim da observação.

MANUAL DO PROFESSOR
  • A seção Primeiros contatos apresenta atividades preparatórias de levantamento de conhecimentos prévios que poderão ser trabalhadas em duplas ou grupos, para garantir a troca de conhecimento entre os alunos.
  • Fazer a leitura da representação, chamando a atenção dos alunos para as dependências da escola e comparando-a com a própria escola. Listar as semelhanças e as diferenças.
  • Destacar, juntamente com os alunos, quais profissionais trabalham na escola representada e sua organização e limpeza.
  • A partir da representação, comentar o fato de que todo espaço tem uma organização diferenciada e seu uso cumpre diferentes funções para facilitar as atividades desenvolvidas diariamente.

    A observação nas Ciências Humanas

    Desde a Educação Infantil, os alunos expressam percepções simples, mas bem definidas, de sua vida familiar, seus grupos e seus espaços de convivência. No cotidiano, por exemplo, desenham familiares, identificam relações de parentesco, reconhecem a si mesmo em fotos (classificando-as como antigas ou recentes), guardam datas e fatos, sabem a hora de dormir e de ir para escola, negociam horários, fazem relatos orais e revisitam o passado por meio de jogos, cantigas e brincadeiras ensinadas pelos mais velhos. Com essas experiências, começam a levantar hipóteses e a se posicionar sobre determinadas situações.

MP067

Boxe complementar:

PRIMEIROS CONTATOS

  1. ALGUMA DEPENDÊNCIA REPRESENTADA NA IMAGEM NÃO EXISTE EM SUA ESCOLA? SE SIM, QUAL?
  1. EM SUA OPINIÃO, QUAIS SÃO AS DEPENDÊNCIAS FUNDAMENTAIS EM UMA ESCOLA?
  1. QUAIS OBJETOS SÃO IMPORTANTES EM UMA ESCOLA?
    PROFESSOR Respostas pessoais.

Fim do complemento.

MANUAL DO PROFESSOR

No decorrer do Ensino Fundamental, os procedimentos de investigação em Ciências Humanas devem contribuir para que os alunos desenvolvam a capacidade de observação de diferentes indivíduos, situações e objetos que trazem à tona dinâmicas sociais em razão de sua própria natureza (tecnológica, morfológica, funcional). A Geografia e a História, ao longo dessa etapa, trabalham o reconhecimento do Eu e o sentimento de pertencimento dos alunos à vida da família e da comunidade.

FONTE: BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. p. 352-353.

  • Compartilhar as respostas dos Primeiros contatos e escrever na lousa.

    Primeiros contatos

  1. Auxiliar os alunos na leitura da representação destacando cada uma das dependências da escola e fazendo relações com a escola onde estudam. Na imagem, foram representadas salas de aula, biblioteca, banheiros, sala de informática, secretaria, cantina, pátio e quadra poliesportiva.
  1. Realizar com os alunos uma reflexão sobre as dependências presentes em uma escola, as quais garantem o aprendizado dos alunos, seu convívio social e os cuidados necessários ao seu bem-estar.
  1. Espera-se que os alunos reflitam sobre objetos e equipamentos da escola que favoreçam o trabalho pedagógico e os cuidados com o bem-estar deles.

MP068

DESAFIO À VISTA!

CAPÍTULOS 5 E 6

COMO É A ESCOLA ONDE VOCÊ ESTUDA E QUEM TRABALHA NELA?

CAPÍTULO 5. A ESCOLA ONDE ESTUDO

COMO É A ESCOLA ONDE VOCÊ ESTUDA? ELA É GRANDE? É PEQUENA?

SEJA COMO FOR, A ESCOLA É UM LUGAR MUITO ESPECIAL. NELA ESTUDAMOS, APRENDEMOS, FAZEMOS AMIZADES E CONVIVEMOS COM MUITAS PESSOAS.

  1. ACOMPANHE A LEITURA DO POEMA.

A ESCOLA

TODO DIA,

NA ESCOLA,

A PROFESSORA,

O PROFESSOR.

A GENTE APRENDE,

E BRINCA MUITO

COM DESENHO,

TINTA E COLA.

MEUS AMIGOS

TÃO QUERIDOS

FAZEM FARRA,

FAZEM FILA.

O PAULINHO,

O PEDRÃO,

A PATRÍCIA,

E A PRISCILA.

QUANDO CHEGA

O RECREIO

TUDO VIRA

BRINCADEIRA.

COMO O BOLO,

TOMO O SUCO

QUE VÊM DENTRO

DA LANCHEIRA.

QUANDO TOCA

O SINAL,

NOSSA AULA

CHEGA AO FIM.

ATÉ AMANHÃ,

AMIGUINHOS,

NÃO SE ESQUEÇAM, NÃO,

DE MIM...

FONTE: CLÁUDIO THEBAS. AMIGOS DO PEITO. BELO HORIZONTE: FORMATO, 1996. P. 8-9.

Imagem: Ilustração. Um prédio de uma escola com paredes amarelas e laranjas e dois andares. Há quatro janelas, duas em cada andar. Primeiro andar: uma janela com uma menina de cabelo preso e um menino de cabelo preto liso e uma janela com um menino de óculos e cabelo preto, um menino loiro e uma menina de cabelo castanho com franja. Segundo andar: uma janela com um menino de cabelo castanho liso e um de cabelo preto enrolado, e uma com uma menina ruiva com franja e um menino de cabelo castanho.  Fim da imagem.
MANUAL DO PROFESSOR

Boxe complementar:

Desafio à vista!

A questão problema possibilita aos alunos observar e reconhecer as diferentes características físicas da escola onde estudam e as funções distintas dos profissionais que nela trabalham. Conversar com eles sobre essa questão e registrar suas respostas, guardando esses registros para que sejam retomados na Conclusão do módulo.

Fim do complemento.!

  • Realizar a leitura em voz alta do poema, fazendo paradas a cada estrofe e verificando a compreensão e a relação que os alunos fazem dele com a escola onde estudam.
  • Relacionar na lousa as semelhanças e as diferenças entre a escola descrita no poema e a própria escola. Ressaltar a importância do convívio com diferentes pessoas na escola, ampliando a percepção dos alunos sobre a relevância da vida familiar e social. A partir dessa relação registrada na lousa, solicitar aos alunos uma produção de escrita, que envolve a criação de uma frase sobre a própria escola. Verificar se eles escreveram corretamente as palavras e se a produção foi adequada em relação ao que foi proposto.

    Boxe complementar:

    De olho nas competências

    As atividades desenvolvidas aproximam os alunos da competência geral da Educação Básica 10, ao agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade ao mesmo tempo que se relaciona a competência específica de Ciências Humanas 1, ao compreender a si e ao outro como identidades diferentes, de forma a exercitar o respeito à diferença em uma sociedade plural e a competência específica de Geografia 7, ao agir pessoal e coletivamente com respeito, autonomia e responsabilidade.

    Fim do complemento.

    As atividades do capítulo 5 permitem aos alunos reconhecer características da escola onde estudam e suas dependências, interpretando e elaborando representações desse lugar de vivência.

    A BNCC neste capítulo

    Unidades temáticas: O sujeito e seu lugar no mundo; Formas de representação e pensamento espacial.

    Objetos de conhecimento: O modo de vida das crianças em diferentes lugares; Pontos de referência.

MP069

Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.

  1. O QUE A ESCOLA CITADA NO POEMA TEM DE SEMELHANTE COM A ESCOLA ONDE VOCÊS ESTUDAM?

    _____

    PROFESSOR Resposta pessoal.

Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.

  1. E O QUE TEM DE DIFERENTE?

    _____

    PROFESSOR Resposta pessoal.
  1. COMPLETE A FICHA COM AS INFORMAÇÕES SOBRE A ESCOLA ONDE VOCÊ ESTUDA. SE NECESSÁRIO, PEÇA AJUDA AO PROFESSOR.
PROFESSOR Resposta: A ficha deve ser completada a partir dos dados da escola onde o aluno estuda.

A ESCOLA ONDE ESTUDO

PROFESSOR Atenção professor: Explicar aos alunos que CEP é a sigla de Código de Endereçamento Postal, criada e utilizada pelos Correios para facilitar o encaminhamento e a entrega de correspondências aos destinatários. O CEP é uma informação indispensável, pois permite localizar com mais precisão o endereço. Fim da observação.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. EM SUA OPINIÃO, DE QUE MODO A ESCOLA PODE CONTRIBUIR PARA VOCÊ SE TORNAR UM ADULTO ATIVO E RESPONSÁVEL?
PROFESSOR Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
  • Fazer a leitura da ficha sobre a escola onde os alunos estudam, verificando as informações que eles conhecem. Se possível, relatar para eles fatos e características gerais relacionados com a criação e existência da escola.
  • Caso seja necessário, auxiliar os alunos a completar a ficha com as informações sobre a localização da escola. Comentar sobre a importância do CEP, como instrumento que auxilia na localização de um determinado endereço.
  • Para a atividade 2, criar uma roda de conversa e registrar na lousa as principais colocações dos alunos. Comentar que, além dos conhecimentos mobilizados, na escola também são favorecidos momentos de convívio social e cooperação, algo que contribui para a formação de sujeitos autônomos e compromissados.

    Habilidades: (EF01GE01) Descrever características observadas de seus lugares de vivência (moradia, escola etc.) e identificar semelhanças e diferenças entre esses lugares; (EF01GE09) Elaborar e utilizar mapas simples para localizar elementos do local de vivência, considerando referenciais espaciais (frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) e tendo o corpo como referência.

MP070

Cartografando

VOCÊ VAI SE REUNIR COM OS COLEGAS E O PROFESSOR PARA OBSERVAR A ESCOLA ONDE ESTUDA DO LADO DE FORA.

Imagem: Ilustração. Um prédio de uma escola, com paredes laranjas, amarelas e cinzas, e um pátio com parquinhos e canteiros cercado por uma grade laranja. Na frente tem crianças na calçada e um ônibus estacionado na rua, atrás de uma faixa de pedestres.  Fim da imagem.
  1. OBSERVE COM ATENÇÃO OS SEGUINTES ASPECTOS DA ESCOLA:
    • O TAMANHO E A FORMA DO PRÉDIO;
    • A PRESENÇA OU A AUSÊNCIA DE GRADES E DE MUROS;
    • A COR DAS PAREDES E O ESTADO DE CONSERVAÇÃO DELAS;
    • A INCLINAÇÃO DO TELHADO;
    • AS CARACTERÍSTICAS DA PORTA OU DO PORTÃO DE ENTRADA;
    • A QUANTIDADE DE JANELAS EXISTENTES NO PRÉDIO.
PROFESSOR Resposta: Professor, se julgar necessário, acrescente outros aspectos da escola a serem observados pelos alunos.

Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

  1. DESENHE A ESCOLA EM UMA FOLHA DE PAPEL. APRESENTE SEU DESENHO PARA OS COLEGAS E O PROFESSOR. ELE ORGANIZARÁ UM PAINEL NA SALA DE AULA COM TODOS OS DESENHOS.
PROFESSOR Resposta: Avaliar a coerência dos desenhos feitos pelos alunos.
MANUAL DO PROFESSOR

Boxe complementar:

Alfabetização cartográfica

As atividades permitem aos alunos representar a escola em visão frontal, por meio de um desenho de observação.

Fim do complemento.!

  • Combinar com os alunos algumas regras para a observação da fachada da escola. Essa atividade necessita da participação de outros profissionais da escola para garantir a segurança dos alunos.
  • Solicitar aos alunos que criem um desenho partindo da observação da fachada da escola.
  • Comentar com eles que a escola será observada na visão frontal, isto é, de frente.
  • Chamar a atenção para os detalhes da construção.
  • Orientar os alunos para determinar um ponto de referência antes de iniciar o desenho e a partir dele desenvolver a representação da escola.

MP071

  1. AGORA, DESENHE A SALA DE AULA ONDE VOCÊ ESTUDA.
PROFESSOR Resposta: Orientar os alunos a observarem a posição dos objetos da sala de aula antes da elaboração do desenho.
Imagem: Ilustração. Área em branco com quatro lápis de cor formando uma borda.  Fim da imagem.
  1. OBSERVE COM ATENÇÃO E ESCREVA O QUE ESTÁ À SUA VOLTA NA SALA DE AULA.
PROFESSOR Respostas pessoais. As respostas podem variar conforme a disposição dos alunos na sala de aula.

_____

À SUA FRENTE

Imagem: Esquema. No centro, quadro com a palavra: você. Dele saem quatro setas laranjas, uma para cada lado, indicando espaços para serem preenchidos: à sua frente, à sua direita, atrás, à sua esquerda.   Fim da imagem.

VOCÊ

Imagem: Esquema. No centro, quadro com a palavra: você. Dele saem quatro setas laranjas, uma para cada lado, indicando espaços para serem preenchidos: à sua frente, à sua direita, atrás, à sua esquerda.   Fim da imagem.

_____

À SUA ESQUERDA

Imagem: Esquema. No centro, quadro com a palavra: você. Dele saem quatro setas laranjas, uma para cada lado, indicando espaços para serem preenchidos: à sua frente, à sua direita, atrás, à sua esquerda.   Fim da imagem.

_____

À SUA DIREITA

Imagem: Esquema. No centro, quadro com a palavra: você. Dele saem quatro setas laranjas, uma para cada lado, indicando espaços para serem preenchidos: à sua frente, à sua direita, atrás, à sua esquerda.   Fim da imagem.

_____

ATRÁS

MANUAL DO PROFESSOR
  • Orientar os alunos a fazer o desenho de observação da sala de aula.
  • Na construção do conceito de espaço, é importante os alunos serem “mapeadores” dos espaços próximos, isto é, do espaço vivido.
  • Solicitar aos alunos que verifiquem um ponto de referência para iniciar a representação da sala de aula. O ponto de referência pode ser a mesa do professor.
  • Solicitar que comparem o desenho que fizeram com o desenho do colega, verificando semelhanças e diferenças quanto à posição dos objetos da sala de aula. Por exemplo: o que está à esquerda da mesa do professor? O que está à direita?

    Para leitura do aluno

    Imagem: Ilustração. Capa de livro. Fundo verde com o desenho de um menino de bermuda preta, camiseta branca e gravata vermelha segurando uma maleta. Na parte inferior, título do livro: a volta às aulas do pequeno Nicolau.   Fim da imagem.

    A volta às aulas do Pequeno Nicolau, de René Goscinny. Rio de Janeiro: Rocco, 2010.

    Um garoto tem seus próprios pontos de vista e se propõe a transformar sua rotina diária em aventuras, envolvendo os pais, os colegas e a professora em situações cheias de vida e de senso de humor.

    Desenhar na sala de aula

    Três exemplos de situações que favorecem a aprendizagem e o desenvolvimento em desenho na escola e em outros espaços educativos: 1. desenhar muito e com frequência; 2. observação de desenhos de colegas e de produtores de desenhos da comunidade e de outros artistas; 3. exercícios com desenho de imaginação, de memória e de observação (de outros desenhos e do mundo físico). É desejável que os trabalhos das crianças sejam guardados e retomados com os alunos de tempos em tempos junto com todo o grupo. Os trabalhos precisam ser exibidos e recebidos com interesse pelo professor.

    FONTE: IAVELBERG, Rosa. O desenho cultivado da criança: prática e formação de educadores. Porto Alegre: Zouk, 2006. p. 73.

MP072

CAPÍTULO 6. OS TRABALHADORES DA ESCOLA

VOCÊ JÁ PERCEBEU QUE A ESCOLA É TAMBÉM UM LOCAL DE TRABALHO? PARA VOCÊ ESTUDAR, MUITAS PESSOAS TRABALHAM NA ESCOLA.

Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.

  1. LEIAM OS TEXTOS E DESCUBRAM OS PROFISSIONAIS QUE TRABALHAM NA ESCOLA.

CUIDA DOS DOCUMENTOS DA ESCOLA E DA MATRÍCULA DOS ALUNOS.

_____

PROFESSOR Resposta: Secretária ou secretário.

RECEBE OS ALUNOS NO PORTÃO DA ESCOLA. NA SAÍDA, ELE TAMBÉM ESTÁ LÁ.

_____

PROFESSOR Resposta: Porteira ou porteiro.

PREPARA OS ALIMENTOS CONSUMIDOS PELOS ALUNOS NA HORA DO LANCHE.

_____

PROFESSOR Resposta: Merendeira ou merendeiro.

CUIDA PARA QUE TUDO FUNCIONE BEM NA ESCOLA. ORIENTA O TRABALHO DE TODOS E ATENDE AS FAMÍLIAS DOS ALUNOS.

_____

PROFESSOR Resposta: Diretora ou diretor.

CUIDA DA LIMPEZA E DA ORGANIZAÇÃO DAS DEPENDÊNCIAS DA ESCOLA.

_____

PROFESSOR Resposta: Faxineira ou faxineiro.

ENSINA E AJUDA OS ALUNOS A APRENDER, ALÉM DE PREPARAR AS AULAS E CORRIGIR AS LIÇÕES.

_____

PROFESSOR Resposta: Professora ou professor.
  1. OUTROS PROFISSIONAIS QUE NÃO FORAM CITADOS NA ATIVIDADE ANTERIOR TRABALHAM NA ESCOLA? QUAIS?

    _____

PROFESSOR Resposta: Os alunos podem indicar profissionais como o bibliotecário, o inspetor, entre outros.
MANUAL DO PROFESSOR
  • Na atividade 1, realizar a leitura em voz alta do texto do primeiro quadro e solicitar, caso haja possibilidade, que os alunos leiam em voz alta os demais quadros, verificando a fluência em leitura oral. Essa é uma oportunidade de conhecer com mais detalhes os problemas de leitura de cada um e, assim, oferecer-lhes a ajuda necessária.
  • Promover uma conversa sobre a função de diversos profissionais que atuam na escola.
  • Valorizar a formação dos profissionais e a importância do trabalho de cada um para a comunidade escolar.

    Boxe complementar:

    De olho nas competências

    As atividades do capítulo aproximam os alunos da competência geral da Educação Básica 9 ao exercitar a empatia e o diálogo, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro. Ao mesmo tempo, está relacionada a competência específica de Ciências Humanas 3 ao propor ideias e ações que contribuam para a transformação espacial, social e cultural de modo a participar efetivamente das dinâmicas da vida social e a competência específica de Geografia 3 ao desenvolver autonomia e senso crítico para a compreensão do raciocínio geográfico.

    Fim do complemento.

    As atividades do capítulo 6 permitem aos alunos reconhecer e valorizar os diversos profissionais da escola, refletindo sobre a divisão técnica, uma vez que cada profissional cumpre uma função, e espacial, pois cada função é exercida em um determinado espaço na escola. Também possibilitam aos alunos identificar e elaborar regras que favorecem o convívio entre as pessoas na escola.

    A BNCC neste capítulo

    Unidades temáticas: O sujeito e seu lugar no mundo; Mundo do trabalho.

    Objetos de conhecimento: Situações de convívio em diferentes lugares; Diferentes tipos de trabalho existentes no seu dia a dia.

MP073

Boxe complementar:

Entreviste

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

PARA VOCÊS SABEREM MAIS SOBRE A ESCOLA ONDE ESTUDAM, O PROFESSOR VAI CONVIDAR UM PROFISSIONAL QUE TRABALHA NELA PARA DAR UMA ENTREVISTA.

SIGAM O ROTEIRO E ANOTEM AS RESPOSTAS.

PROFESSOR Respostas pessoais baseadas nas informações cedidas pelo entrevistado. Caso os alunos não tenham autonomia no registro das respostas, orientar que peçam ajuda de outras pessoas.
  • NOME DO FUNCIONÁRIO:

    _____

  • HÁ QUANTOS ANOS VOCÊ TRABALHA NA ESCOLA?

    _____

  • QUAL É O SEU TRABALHO NA ESCOLA?

    _____

  • VOCÊ SABE DIZER POR QUE A ESCOLA TEM ESSE NOME?

    _____

  • A ESCOLA PASSOU POR MODIFICAÇÕES AO LONGO DO TEMPO? QUAIS?

    _____

  • CONTE UM FATO INTERESSANTE QUE ACONTECEU NA ESCOLA.

    _____

Fim do complemento.

MANUAL DO PROFESSOR
  • Preparar os alunos para a atividade da seção Entreviste. Essa troca de informações estimula os alunos a saber ouvir o próximo e a desenvolver a empatia e a tolerância, contribuindo para que aprendam a relevância da vida familiar e social.
  • Além disso, as entrevistas facilitam um trabalho de compreensão oral, que nos anos iniciais do Ensino Fundamental deve ser sempre que possível enfatizada.
  • É possível também elaborar um texto coletivo sobre a entrevista, com base em algum fato interessante que tenha ocorrido na escola.
  • Convidar os pais ou outros adultos para conversar com os alunos sobre as respectivas profissões. Algumas perguntas podem ser feitas: Qual é sua profissão? Qual trabalho realiza? Do que gosta em seu trabalho? Quais as dificuldades da sua profissão?

    Habilidades: (EF01GE04) Discutir e elaborar, coletivamente, regras de convívio em diferentes espaços (sala de aula, escola etc.); (EF01GE07) Descrever atividades de trabalho relacionadas com o dia a dia da sua comunidade.

MP074

REGRAS DE CONVIVÊNCIA NA ESCOLA

NA ESCOLA, CONVIVEMOS COM NOSSOS COLEGAS, COM O PROFESSOR E COM OUTROS PROFISSIONAIS.

VAMOS REFLETIR SOBRE ALGUMAS REGRAS DE CONVIVÊNCIA QUE SÃO IMPORTANTES NO AMBIENTE ESCOLAR?

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.
  1. O PROFESSOR VAI ORGANIZAR A CLASSE EM GRUPOS. CADA GRUPO DEVE CONVERSAR E SUGERIR ALGUMAS REGRAS QUE CONTRIBUEM PARA A BOA CONVIVÊNCIA ENTRE OS ALUNOS NA SALA DE AULA E NO PÁTIO.
PROFESSOR Respostas pessoais.

Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

  1. REPRESENTE, POR MEIO DE UM DESENHO, UMA REGRA DE CONVIVÊNCIA QUE DEVE SER PRATICADA NA SALA DE AULA. DEPOIS, ESCREVA QUAL É ESSA REGRA.

    _____

PROFESSOR Resposta: Orientar os alunos na representação de uma regra que favorece a convivência na sala de aula.
Imagem: Ilustração. Área em branco com quatro lápis de cor formando uma borda.  Fim da imagem.
MANUAL DO PROFESSOR
  • Antes de iniciar a atividade 1, formar uma roda de conversa sobre o tema: “Que atitudes podem contribuir para uma boa convivência na escola?”.
  • Ouvir atentamente a opinião dos alunos e interferir quando necessário.
  • Pedir aos grupos que determinem as principais regras necessárias para uma convivência respeitosa em sala de aula e no pátio da escola.
  • Orientá-los na elaboração das representações.


  1. trabalho com desenhos no Ensino Fundamental

    Trabalhar com desenhos é trabalhar com novas formas de ver, compreender as “coisas” e verificar-comprovar as próprias ideias. O indivíduo, quando desenha, expressa uma visão e um raciocínio. [...] Os desenhos são, ao mesmo tempo, “naturais” (espontâneos) e “imitativos” (copiativos); são construídos de dentro para fora. [...] Para esse raciocínio ter fundamento, devemos entender os desenhos dos alunos como componentes do desenvolvimento geral de seu conhecimento. [...] Quando lidamos com desenhos, estamos lidando com o aspecto visual do pensamento e da memória.

MP075

Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

  1. AGORA, REPRESENTE, POR MEIO DE OUTRO DESENHO, UMA REGRA DE CONVIVÊNCIA QUE DEVE SER PRATICADA NO PÁTIO DA ESCOLA. DEPOIS, ESCREVA QUAL É ESSA REGRA.
PROFESSOR Resposta: Orientar os alunos na representação de uma regra que favorece a convivência no pátio, onde há a interação entre diferentes alunos.
Imagem: Ilustração. Área em branco com quatro lápis de cor formando uma borda.  Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

  1. DEPOIS, CADA GRUPO VAI COMPARTILHAR SUAS IDEIAS COM OS COLEGAS, E O PROFESSOR VAI REGISTRÁ-LAS NA LOUSA.

    COM A AJUDA DO PROFESSOR, ELABOREM DOIS CARTAZES COM AS PRINCIPAIS REGRAS COMBINADAS. UM CARTAZ PODE SER AFIXADO NA SALA DE AULA, E OUTRO, NO PÁTIO DA ESCOLA.

PROFESSOR Resposta: Avaliar a participação dos alunos na conversa e na elaboração dos cartazes.
MANUAL DO PROFESSOR

Os estudos de comunicação têm-se concentrado, principalmente, sobre os vocabulários, esquecendo o mundo visual. O desenho colabora com o potencial informacional do mundo, trazendo uma comunicação diferente da escrita: a comunicação visual.

FONTE: SANTOS, Clézio. O uso de desenhos no Ensino Fundamental: imagens e conceitos. In: PONTUSCHKA, Nídia N.; OLIVEIRA, Ariovaldo U. (org.). Geografia em perspectiva: ensino e pesquisa. São Paulo: Contexto, 2006. p. 195-196.

  • Retomar as respostas dos alunos e relacioná-las aos direitos adquiridos e aos deveres a serem cumpridos no ambiente escolar. Em seguida, conversar sobre os motivos de alguns deveres não serem cumpridos. É importante garantir, nessa conversa, que não sejam citados nomes, apenas atitudes. Os alunos poderão dizer “não gosto quando pegam meus materiais sem que eu tenha dado permissão”, em vez de falar “não gosto quando [nome do colega] pega meus materiais”.
  • Aproveitar o momento para conversar com os alunos sobre formas de melhorar as atitudes de convivência no cotidiano.
  • Se possível, estabelecer metas semanais ou quinzenais de avaliação das regras criadas coletivamente e de seus cumprimentos.
  • Solicitar a todos que ajudem os colegas a lembrar-se dos combinados, no caso de alguém esquecer. Para garantir o cumprimento das regras, é interessante fazer um cartaz utilizando legendas.

    Boxe complementar:

    Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4: Educação de qualidade

    As atividades relacionadas à valorização de diferentes profissionais da escola e à elaboração de regras de convivência contribuem para o desenvolvimento do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4, que visa, entre outros aspectos, assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade.

    Fim do complemento.

MP076

RETOMANDO OS CONHECIMENTOS

Capítulos 5 e 6

AVALIAÇÃO DE PROCESSO DE APRENDIZAGEM

NAS AULAS ANTERIORES, VOCÊ ESTUDOU SOBRE COMO É A SUA ESCOLA E OS PROFISSIONAIS QUE TRABALHAM NELA. AGORA, VAMOS AVALIAR OS CONHECIMENTOS QUE FORAM CONSTRUÍDOS?

  1. MARQUE COM UM X AS DEPENDÊNCIAS QUE EXISTEM NA ESCOLA ONDE VOCÊ ESTUDA.
PROFESSOR Respostas pessoais.
Imagem: Ilustração. Planta em 3 dimensões de uma escola. Da esquerda para a direita, um parque com gangorras e balanças; uma quadra de esportes; um estacionamento, um refeitório; salas de aula, uma biblioteca; um escritório; mais salas de aula, uma sala de reuniões e uma sala de informática. Em cada um dos espaços tem um quadrado em branco para ser preenchido.  Fim da imagem.

Observação: REPRESENTAÇÃO ILUSTRATIVA SEM ESCALA E PROPORÇÃO. Fim da observação.

  1. ASSINALE AS OPÇÕES QUE SE RELACIONAM COM O PÁTIO DA ESCOLA ONDE VOCÊ ESTUDA.

    ( ) É UM LUGAR COBERTO.

    ( ) HÁ BANCOS E MESAS.

    ( ) HÁ ÁRVORES OU PLANTAS.

    ( ) É UM LUGAR ABERTO

    ( ) HÁ BRINQUEDOS.

    ( ) HÁ LIXEIRAS.

PROFESSOR Respostas pessoais.
MANUAL DO PROFESSOR

Avaliação de processo de aprendizagem

As atividades dessa seção possibilitam retomar os conhecimentos trabalhados nos capítulos 5 e 6.

Objetivos de aprendizagem e intencionalidade pedagógica das atividades

  1. Reconhecer diferentes dependências da escola.

    Espera-se que os alunos reconheçam, a partir de uma representação, diferentes dependências que podem existir em uma escola e sinalizem as que existem na escola onde estudam.

  1. Identificar elementos da paisagem do espaço escolar.

    Espera-se que os alunos apontem, dentre as opções indicadas, quais elementos da paisagem existem no pátio da escola.

  1. Reconhecer trabalhadores da escola e suas principais funções.

    Espera-se que os alunos consigam identificar trabalhadores da comunidade escolar e suas atribuições na escola.

  1. Reconhecer regras de convivência existentes na escola.

    Espera-se que os alunos consigam reconhecer uma norma existente no espaço escolar que garante melhor convívio das pessoas.

MP077

  1. CITE O NOME DE DOIS PROFISSIONAIS QUE TRABALHAM NA ESCOLA E O TRABALHO QUE REALIZAM.

    Tabela: equivalente textual a seguir.

    PROFISSIONAL

    TRABALHO QUE REALIZA

    _____

    _____

PROFESSOR Respostas pessoais.
  1. QUAL REGRA DE CONVIVÊNCIA NA ESCOLA VOCÊ CONSIDERA IMPORTANTE PARA UMA BOA CONVIVÊNCIA COM OS COLEGAS?

    _____

    PROFESSOR Resposta: Espera-se que os alunos mencionem respeitar os colegas, compartilhar os materiais, entre outras.

AUTOAVALIAÇÃO

AGORA É HORA DE VOCÊ REFLETIR SOBRE SEU APRENDIZADO. ASSINALE A RESPOSTA QUE VOCÊ CONSIDERA MAIS APROPRIADA.

Tabela: equivalente textual a seguir.

SOBRE AS APRENDIZAGENS

SIM

EM PARTE

NÃO

A) INDICO DIFERENTES CARACTERÍSTICAS DA ESCOLA?

B) RECONHEÇO OS PROFISSIONAIS QUE TRABALHAM NA ESCOLA?

C) CONHEÇO AS REGRAS DE CONVIVÊNCIA QUE EXISTEM NA ESCOLA?

SOBRE A POSTURA DE ESTUDANTE

SIM

EM PARTE

NÃO

D) PARTICIPEI DAS AULAS E DAS CONVERSAS EM GRUPO?

E) ELABOREI AS ATIVIDADES COM RESPONSABILIDADE?

PROFESSOR Respostas pessoais.
MANUAL DO PROFESSOR

Autoavaliação

A autoavaliação é uma atividade individual. Ela permite aos alunos revisitar o processo de suas aprendizagens e sua postura de estudante, contribuindo para a reflexão sobre seus êxitos e suas dificuldades. Nesse tipo de atividade, não é necessário atribuir uma pontuação ou um conceito ao aluno. As respostas também podem servir para uma eventual reavaliação do planejamento ou para que se opte por realizar a retomada de alguns dos objetivos de aprendizagem propostos inicialmente que não foram aparentemente consolidados.

MP078

Comentários para o professor:

Conclusão do módulo dos capítulos 5 e 6

A conclusão do módulo envolve diferentes atividades ligadas à sistematização dos conhecimentos construídos nos capítulos 5 e 6. Nesse sentido, cabe retomar as respostas dos alunos para a questão problema presente no Desafio à vista!: Como é a escola onde você estuda e quem trabalha nela?

Sugere-se mostrar aos alunos o registro das respostas para a questão problema do módulo e, na sequência, solicitar que identifiquem o que mudou em relação aos conhecimentos que foram apreendidos sobre as diferentes dependências da escola onde os alunos estudam, suas características e sua organização e os profissionais que trabalham nela.

Verificação da avaliação de processo de aprendizagem

Imagem: Ícone referente à seção. Fim da imagem.

Por meio das atividades que foram propostas na avaliação de processo de aprendizagem, é possível realizar o acompanhamento dos alunos dentro da experiência contínua de avaliação formativa.

Sugere-se elaborar rubricas e estabelecer pontuações ou conceitos distintos para cada atividade, considerando os objetivos de aprendizagem e a intencionalidade pedagógica de cada uma delas.

Caso se tenha optado pela realização das atividades em dupla ou em grupo, pode-se avaliar cada aluno a partir de critérios relacionados às contribuições para o trabalho coletivo, ao respeito pelos colegas e à proatividade na execução das propostas elaboradas.

As atividades de autoavaliação também podem ser incrementadas com outras reflexões: O que achei mais interessante de aprender foi… ; Meu ponto forte no processo de aprender foi… ; O meu desafio maior no processo de aprender foi… ; Eu aprendo melhor quando...

Superando defasagens

Imagem: Ícone referente à seção.  Fim da imagem.

Após a devolutiva das atividades, identificar se os principais objetivos de aprendizagem previstos no módulo foram alcançados.

MP079

Introdução do módulo dos capítulos 7 e 8

Este módulo, formado pelos capítulos 7 e 8, permite aos alunos observar e refletir sobre os diferentes materiais que utilizam no seu dia a dia, a matéria-prima utilizada em sua confecção, além do reconhecimento de diferentes visões: vertical, frontal e oblíqua.

Questão problema

Imagem: Ícone referente à seção. Fim da imagem.

De que são feitos os objetos que utilizamos na escola?

Atividades do módulo

Imagem: Ícone referente à seção.  Fim da imagem.

As atividades do módulo possibilitam o desenvolvimento da habilidade EF01GE06, ao propor a observação e comparação de objetos de uso cotidiano e materiais utilizados em sua produção.

São desenvolvidas atividades de leitura de imagens, compreensão de textos, elaboração de desenhos de observação e investigação sobre matérias-primas de objetos.

Como pré-requisitos, é importante mobilizar conhecimentos já desenvolvidos com a observação e a descrição de diferentes objetos e espaços físicos.

Principais objetivos de aprendizagem

Imagem: Ícone referente à seção. Fim da imagem.

MP080

DESAFIOÀ VISTA!

CAPÍTULOS 7 E 8

DE QUE SÃO FEITOS OS OBJETOS QUE UTILIZAMOS NA ESCOLA?

CAPÍTULO 7. MATERIAL ESCOLAR UTILIZADO NO DIA A DIA

NA ESCOLA ESTAMOS EM CONTATO COM OS MAIS DIVERSOS OBJETOS, QUE APRESENTAM CARACTERÍSTICAS PRÓPRIAS.

Imagem: Fotografia. Um livro vermelho.   Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Lápis de cor.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Um estojo verde.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Um tubo de cola em bastão.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Uma borracha com a capinha plástica azul.   Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Um lápis.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Um caderno vermelho.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Uma caneta azul.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Folhas coloridas.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Um apontador azul.  Ícone. Quadrado laranja com o desenho de um balão de fala representando atividade oral.  Ícone. Quadrado laranja com o desenho de um balão de fala representando atividade oral.   Fim da imagem.

LEGENDA: ELEMENTOS REPRESENTADOS FORA DE PROPORÇÃO ENTRE SI. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. CITE DOIS OBJETOS QUE VOCÊ UTILIZA TODOS OS DIAS.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. CITE DOIS OBJETOS QUE VOCÊ NÃO UTILIZA TODOS OS DIAS.
  1. NESTE MOMENTO HÁ ALGUM OBJETO ESCOLAR:

    ( ) À SUA FRENTE?

    ( ) À SUA DIREITA?

    ( ) ATRÁS DE VOCÊ?

    ( ) À SUA ESQUERDA?

PROFESSOR Respostas pessoais.
MANUAL DO PROFESSOR

Boxe complementar:

Desafio à vista!

A questão problema permite aos alunos refletir sobre os objetos que utilizam no dia a dia e os materiais usados em sua produção. Conversar com eles sobre essa questão e registrar as respostas, guardando esses registros para que sejam retomados na Conclusão do módulo.

Fim do complemento.

  • Fazer a leitura em voz alta do texto inicial.
  • Orientar os alunos na observação de cada um dos objetos que são utilizados na escola. Solicitar a eles que comentem diferentes maneiras de utilizar e aproveitar melhor esses objetos.
  • Orientar os alunos a colocar sobre a mesa ou carteira um conjunto de objetos, como lápis, cadernos, livro, estojo, e trabalhar oralmente, solicitando a eles que indiquem, a partir de determinado objeto que será o ponto de referência, a localização: à esquerda, à direita, em frente do ponto de referência que foi determinado.
  • Observar o desenvolvimento dos alunos para as noções de lateralidade, importante no desenvolvimento da alfabetização cartográfica.
  • Compartilhar as respostas das atividades.

    Boxe complementar:

    De olho nas competências

    As atividades desenvolvidas no capítulo 7 estão relacionadas a competência específica de Ciências Humanas 7, ao utilizar as linguagens cartográfica e gráfica no desenvolvimento do raciocínio espaço-temporal e da competência específica de Geografia 4, ao desenvolver o pensamento espacial, fazendo uso da linguagem cartográfica para resolução de problemas que envolvam informações geográficas.

    Fim do complemento.

    As atividades do capítulo 7 possibilitam aos alunos reconhecer objetos usados no cotidiano na escola, observando-os e representando-os.

    A BNCC neste capítulo

    Unidade temática: Mundo do trabalho.

    Objeto de conhecimento: Diferentes tipos de trabalho existentes no seu dia a dia.

    Habilidade: (EF01GE06) Descrever e comparar diferentes tipos de moradia ou objetos de uso cotidiano (brinquedos, roupas, mobiliários) considerando técnicas e materiais utilizados em sua produção.

MP081

Cartografando

OS OBJETOS PODEM SER OBSERVADOS DE DIFERENTES PONTOS DE VISTA, OU SEJA, DE DIFERENTES VISÕES.

  1. OBSERVE AS FOTOGRAFIAS.
Imagem: Fotografia. Uma garrafa térmica vermelha com a tampa azul vista de frente.   Fim da imagem.

LEGENDA: VISÃO FRONTAL: O OBJETO É VISTO DE FRENTE. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma garrafa térmica vermelha com a tampa azul de um ponto de vista inclinado.   Fim da imagem.

LEGENDA: VISÃO OBLÍQUA: O OBJETO É VISTO DE CIMA E DE LADO. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma garrafa térmica vermelha com a tampa azul vista de cima.   Fim da imagem.

LEGENDA: VISÃO VERTICAL: O OBJETO É VISTO DE CIMA PARA BAIXO. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

DE FRENTE

_____

DE CIMA E DE LADO

_____

DE CIMA PARA BAIXO

_____

PROFESSOR Resposta: Avaliar se o mesmo objeto foi representado na perspectiva visual correta.
MANUAL DO PROFESSOR

Boxe complementar:

Alfabetização cartográfica

As atividades permitem aos alunos observar e representar objetos de diferentes pontos de vista.

Fim do complemento.

  • Solicitar aos alunos que observem a garrafa de água sob diferentes pontos de vista.
  • Conversar com eles sobre o que conseguem observar do objeto de cada ponto de vista.
  • Chamar a atenção para as diferentes formas de observação das características dos objetos a partir de diversos pontos de vista: olhando a garrafa de frente, podem perceber a altura total dela. Olhando-a de cima para baixo, podem perceber a largura dela e a da tampa.
  • Cuidar para que os alunos escolham objetos que permitem desenhos de pontos de vista diferentes. Ao observar objetos redondos, por exemplo, de cima para baixo, de frente ou de cima e de lado, nota-se nenhuma ou quase nenhuma diferença.
  • Socializar os desenhos, observando as características de cada objeto de diferentes pontos de vista.

MP082

CARTOGRAFANDO

  1. RELACIONE CADA IMAGEM AO PONTO DE VISTA CORRESPONDENTE.
Imagem: Esquema. Uma coluna de fotos e uma de palavras para serem ligadas entre si. Na primeira coluna: uma borracha, um caderno e uma cola branca. Na segunda coluna: de frente, de cima para baixo, de cima e de lado. A borracha liga com “de cima e de lado”; o caderno liga com “de cima para baixo”; e a cola liga com “de frente”. Fim da imagem.
Imagem: Esquema. Uma coluna de fotos e uma de palavras para serem ligadas entre si. Na primeira coluna: uma borracha, um caderno e uma cola branca. Na segunda coluna: de frente, de cima para baixo, de cima e de lado. A borracha liga com “de cima e de lado”; o caderno liga com “de cima para baixo”; e a cola liga com “de frente”. Fim da imagem.
Imagem: Esquema. Uma coluna de fotos e uma de palavras para serem ligadas entre si. Na primeira coluna: uma borracha, um caderno e uma cola branca. Na segunda coluna: de frente, de cima para baixo, de cima e de lado. A borracha liga com “de cima e de lado”; o caderno liga com “de cima para baixo”; e a cola liga com “de frente”. Fim da imagem.

LEGENDA: ELEMENTOS REPRESENTADOS FORA DE PROPORÇÃO ENTRE SI. FIM DA LEGENDA.

DE FRENTE

DE CIMA PARA BAIXO

DE CIMA E DE LADO

PROFESSOR Resposta: Borracha: de cima e de lado.
PROFESSOR Agenda: de cima para baixo.
PROFESSOR Cola: de frente.
  1. ESCREVA O PONTO DE VISTA DE ACORDO COM O QUAL O OBJETO A SEGUIR FOI REPRESENTADO.
Imagem: Fotografia. Um estojo cor-de-rosa com desenhos visto de frente.   Fim da imagem.

_____

PROFESSOR Resposta: De frente.
Imagem: Fotografia. Um estojo cor-de-rosa com desenhos de um ponto de vista inclinado.   Fim da imagem.

_____

PROFESSOR Resposta: De cima e de lado.
Imagem: Fotografia. Um estojo cor-de-rosa com desenhos visto de cima.   Fim da imagem.

_____

PROFESSOR Resposta: De cima para baixo.
MANUAL DO PROFESSOR
  • Orientar os alunos sobre os pontos de vista dos objetos retratados na atividade 2, indicando as características que se pode identificar.
  • Solicitar aos alunos que, em duplas, indiquem como os objetos foram fotografados, ou seja, de que ponto de vista foram registrados nas fotografias.
  • Conversar com os alunos sobre o que podemos identificar no estojo da atividade 3 de acordo com o ponto de vista: para identificar a largura do zíper, o ponto de vista de cima para baixo é mais adequado, mas, para saber até onde vai o zíper, o ponto de vista de cima e de lado fornece uma visão melhor.

    Visão lateral, vertical e oblíqua.

    [...] A visão que a criança está habituada a ver no cotidiano é a visão lateral (frontal ou oblíqua), mas dificilmente ela tem a possibilidade da visão vertical. Portanto, essa é uma “visão abstrata ou que temos que nela chegar a partir de uma abstração” [...]. É a partir dessa abstração que o aluno compreende e lê o mapa. O alfabeto cartográfico (ponto, linha e área) também é fundamental para o domínio da linguagem. A criança precisa fazer a leitura de algo tridimensional, mas que está representado em duas dimensões, por meio de representações cartográficas. A compreensão da legenda é outro aspecto importante. Para Simielli, primeiramente a criança precisa entender como se dá a sua estruturação.

MP083

  1. OBSERVE AS FOTOGRAFIAS A SEGUIR E INDIQUE O PONTO DE VISTA DE CADA UMA DELAS CONFORME A LEGENDA.

V PARA A FOTOGRAFIA EM VISÃO VERTICAL.

F PARA A FOTOGRAFIA EM VISÃO FRONTAL.

O PARA A FOTOGRAFIA EM VISÃO OBLÍQUA.

Imagem: Fotografia. Uma xícara vista de cima.  Fim da imagem.

_____

PROFESSOR Resposta: V
Imagem: Fotografia. Um dado vermelho de um ponto de vista inclinado, com a face do número 6 para cima.   Fim da imagem.

_____

PROFESSOR Resposta: O
Imagem: Fotografia. Uma xícara vista de frente.  Fim da imagem.

LEGENDA: ELEMENTOS REPRESENTADOS FORA DE PROPORÇÃO ENTRE SI. FIM DA LEGENDA.

_____

PROFESSOR Resposta: F
  1. OBSERVE AS FOTOGRAFIAS A SEGUIR.
Imagem: Fotografia. Um apontador de plástico vermelho visto de cima.   Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Um apontador de plástico vermelho de um ponto de vista inclinado.   Fim da imagem.
  1. NA IMAGEM 1, EM QUAL VISÃO O APONTADOR FOI FOTOGRAFADO?

    _____

    PROFESSOR Resposta: Na visão vertical, isto é, de cima para baixo.
  1. NA IMAGEM 2, EM QUAL VISÃO O APONTADOR FOI FOTOGRAFADO?

    _____

    PROFESSOR Resposta: Na visão oblíqua, isto é, de cima e de lado.
MANUAL DO PROFESSOR

Para tal, a criança necessita observar e identificar os elementos da foto, para, em um segundo momento, hierarquizar, selecionar, generalizar e agrupar e, somente depois, fazer as representações, partindo-se então do mais simples, com elementos presentes no dia a dia, para os mais complexos.

FONTE: BREDA, Thiara Vichiato; PICANÇO, Jefferson de Lima; ZACHARIAS, Andréa Aparecida. Possibilidades para a alfabetização cartográfica a partir de jogos e sensoriamento remoto. Terrae, v. 9, 2012. p. 46. Disponível em: http://fdnc.io/fos. Acesso em: 5 jun. 2021.

  • Solicitar aos alunos que indiquem os pontos de vista dos objetos retratados na atividade 4.
  • Desenhar na lousa esses objetos e escrever o ponto de vista de cada um deles.
  • Escrever o nome da visão correspondente a cada ponto de vista: de cima para baixo – visão vertical; de cima e de lado – visão oblíqua; e de frente – visão frontal.
  • Orientar os alunos a escrever as letras V , O ou F abaixo dos objetos retratados na atividade correspondente ao nome de cada tipo de visão.
  • Na atividade 5, o nome do ponto de vista (ou visão) deve ser escrito por extenso.

    Para leitura do aluno

    Imagem: Ilustração. Capa de livro. No centro, um círculo com o título: minha mão é uma régua. Ao redor há crianças brincando, flores e brinquedos.   Fim da imagem.

    Minha mão é uma régua, de Kim Seong-Eun. São Paulo: Callis, 2012.

    Não é só a régua que mede as coisas. Isso é o que uma menina esperta descobre, quando percebe que pode medir o tamanho das suas roupas com as mãos e o comprimento do seu quarto com os pés.

MP084

CAPÍTULO 8. DE QUE É FEITO O MATERIAL ESCOLAR?

UM OBJETO MUITO UTILIZADO NA ESCOLA É O PAPEL. VOCÊ VAI CONHECER COMO O PAPEL É FABRICADO.

Imagem: Ilustração. Parte de um jogo de tabuleiro com várias casas. Na ordem. Início: ilustração de árvores. 1: era uma vez uma árvore. 2: um dia, ela foi cortada por alguns homens e levada para uma fábrica de papel. Ilustração de um caminhão. 3: primeiro, tiraram sua casca, depois cortaram a madeira em pedaços bem pequenos. Ilustração de uma máquina. 4: acrescentaram produtos químicos e muita água, criando uma pasta grossa: a pasta de papel. Ilustração de dois tanques. 5: a pasta foi despejada sobre uma esteira rolante e prensada para extrair toda a água. 6: por fim, foi só deixar secar e virou papel. Ilustração de papel. Fim.  Fim da imagem.
  1. ERA UMA VEZ UMA ÁRVORE.
  1. UM DIA, ELA FOI CORTADA POR ALGUNS HOMENS E LEVADA PARA UMA FÁBRICA DE PAPEL.
  1. PRIMEIRO, TIRARAM SUA CASCA, DEPOIS CORTARAM A MADEIRA EM PEDAÇOS BEM PEQUENOS.
  1. ACRESCENTARAM PRODUTOS QUÍMICOS E MUITA ÁGUA, CRIANDO UMA PASTA GROSSA: A PASTA DE PAPEL.
  1. A PASTA FOI DESPEJADA SOBRE UMA ESTEIRA ROLANTE E PRENSADA PARA EXTRAIR TODA A ÁGUA.
  1. POR FIM, FOI SÓ DEIXAR SECAR E VIROU PAPEL.
Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. DESCREVA COMO OCORRE A FABRICAÇÃO DO PAPEL. COMPARTILHE SUA RESPOSTA COM OS COLEGAS E O PROFESSOR.
PROFESSOR Atenção professor: Os alunos devem compartilhar o que entenderam das informações lidas acima. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR
  • Fazer a leitura do texto inicial e conversar com os alunos sobre a utilização do papel e como ele deve ser aproveitado, sem desperdício.
  • Solicitar aos alunos que observem a representação e, em seguida, orientar para que façam a leitura das frases de cada etapa da produção do papel, verificando a fluência em leitura oral. O monitoramento do progresso dos alunos na fluência permite conhecer com mais detalhes os problemas de leitura de cada um e, assim, oferecer a ajuda necessária.
  • Orientar os alunos ao final da leitura para que comentem oralmente quais foram suas descobertas a partir da leitura do texto sobre a fabricação do papel.

    Boxe complementar:

    De olho nas competências

    O trabalho desenvolvido no capítulo permite uma aproximação à competência geral da Educação Básica 2, ao exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar hipóteses. Também se relaciona com a competência específica de Ciências Humanas 3, ao identificar, comparar e explicar a intervenção do ser humano na natureza e na sociedade, exercitando a curiosidade e propondo ideias e ações que contribuam para a transformação espacial, social e cultural, como também preconiza a competência específica de Geografia 6, na construção de argumentos com base em informações geográficas, para debater e defender ideias e pontos de vista que provam a consciência socioambiental.

    Fim do complemento.

    As atividades do capítulo 8 permitem aos alunos reconhecer as diferentes matérias-primas que podem ser aproveitadas para a fabricação dos mais diversos objetos que utilizamos no dia a dia na escola.

    A BNCC neste capítulo

    Unidade temática: Mundo do trabalho.

    Objeto de conhecimento: Diferentes tipos de trabalho existentes no seu dia a dia.

    Habilidade: (EF01GE06) Descrever e comparar diferentes tipos de moradia ou objetos de uso cotidiano (brinquedos, roupas, mobiliários) considerando técnicas e materiais utilizados em sua produção.

MP085

NA ESCOLA PODEM SER ENCONTRADOS OBJETOS FEITOS DE DIFERENTES MATERIAIS. MUITOS DESSES OBJETOS TAMBÉM PODEM SER UTILIZADOS FORA DA ESCOLA.

  1. ACOMPANHE A LEITURA DO TEXTO.

    POR QUE O PAPEL É IMPORTANTE?

    [...] O PAPEL É MUITO IMPORTANTE, POIS ESTÁ SEMPRE PRESENTE EM VÁRIAS ATIVIDADES DO NOSSO DIA A DIA. E SE O PAPEL NÃO EXISTISSE? ONDE VOCÊS IRIAM ESCREVER, DESENHAR, PINTAR? O SAQUINHO DE PIPOCA, DE CACHORRO-QUENTE, A EMBALAGEM DE SORVETE, A CAIXINHA DE REMÉDIO, O PAPEL HIGIÊNICO, OS CADERNOS, OS CARTAZES DE PROPAGANDA, AS FOTOGRAFIAS... TUDO ISSO E MUITO MAIS É FEITO DE PAPEL. ATÉ MESMO O DINHEIRO QUE USAMOS PARA PAGAR NOSSAS CONTAS!

    FONTE: NEREIDE SCHILARO SANTA ROSA. CHICO PAPELETA E A RECICLAGEM DE PAPEL. SÃO PAULO: MODERNA, 2006. P. 4.

    SUBLINHE NO TEXTO OS OBJETOS QUE SÃO FEITOS DE PAPEL.

    PROFESSOR Resposta: SAQUINHO DE PIPOCA, / DE CACHORRO-QUENTE, A EMBALAGEM / DE SORVETE, A CAIXINHA DE REMÉDIO, / O PAPEL HIGIÊNICO, OS CADERNOS, / OS CARTAZES DE PROPAGANDA, / AS FOTOGRAFIAS... / DINHEIRO
Imagem: Ilustração. Uma sacola de papel, uma caixa de papelão, um copo azul, um livro e um rolo de papel higiênico.  Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. O QUE VOCÊ COSTUMA FAZER COM OS PAPÉIS QUE JÁ UTILIZOU?
PROFESSOR Resposta pessoal. Os alunos devem reportar se reutilizam ou reciclam os papéis usados por eles.

Boxe complementar:

VOCÊ SABIA?

VOCÊ SABIA QUE HÁ PAPÉIS QUE PODEM SER RECICLADOS E OUTROS QUE NÃO PODEM SER RECICLADOS? CONHEÇA ALGUNS DELES.

RECICLÁVEIS: FOLHAS DE CADERNO, JORNAIS, REVISTAS, ENVELOPES, CARTAZES, CAIXAS DE PAPELÃO, CAIXAS DE LEITE E DE SUCO, ENTRE OUTROS.

NÃO RECICLÁVEIS: FOTOGRAFIAS, PAPÉIS SUJOS OU ENGORDURADOS (COMO PAPEL HIGIÊNICO E GUARDANAPOS), ETIQUETAS ADESIVAS, ENTRE OUTROS.

Fim do complemento.

MANUAL DO PROFESSOR
  • Realizar a leitura em voz alta do texto reproduzido na atividade 2.
  • Solicitar aos alunos que imaginem como seria a vida sem o papel.
  • Orientar os alunos para que, em duplas, leiam o texto e identifiquem os objetos feitos de papel. Verificar a compreensão de vocabulário para cada uma das palavras do texto.
  • Fazer uma lista na lousa com nomes de objetos do cotidiano feitos de papel que os alunos conhecem.
  • Conversar com os alunos sobre os materiais recicláveis e os materiais não recicláveis.
  • Ler o texto da seção Você sabia? e classificar os objetos citados em recicláveis e não recicláveis. Escrever na lousa, ao lado de cada nome de objeto de papel, se ele é ou não reciclável.

    Boxe complementar:

    Tema Contemporâneo Transversal: Educação ambiental

    Essa é uma boa oportunidade para desenvolver atividade que favorece o reconhecimento da importância de reaproveitarmos recursos extraídos da natureza. Formar uma roda de conversa com os alunos sobre o consumo de papel no cotidiano, pedindo a eles que proponham ações do dia a dia para colaborar com a redução desse consumo. Comentar que um papel pode ser reciclado de 5 a 7 vezes e um papelão, por ser mais grosso, pode ser reciclado ainda mais. Com mais reciclagem de papel, menos árvores são cortadas e outros recursos usados na sua produção (como água e energia elétrica) também são economizados, além de se reduzir o volume de lixo. Escrever na lousa, com a participação dos alunos, uma produção de escrita coletiva e sugerir a eles que anotem o texto no caderno de Geografia.

    Fim do complemento.

MP086

COMO VOCÊ VIU, O PAPEL É PRODUZIDO A PARTIR DA MADEIRA DE ÁRVORES, QUE SÃO CULTIVADAS ESPECIALMENTE PARA ESSA FINALIDADE.

O LÁPIS, UM OBJETO MUITO COMUM NA ESCOLA, TAMBÉM É FEITO DA MADEIRA.

  1. ACOMPANHE A LEITURA DO POEMA.

LÁPIS

QUANDO ESCREVE CAPRICHADO

SUA LETRA É BEM FORMOSA

MAS QUANDO ESCREVE APRESSADO

A LETRA FICA HORROROSA

ESCREVE LIÇÃO DE CASA

ESCREVE CARTA DE AMOR

FAZ CONTA E FAZ EXERCÍCIO

PODE SER PRETO OU DE COR

FAZ BILHETE OU FAZ MENSAGEM

[...].

QUANDO QUER FAZER BONITO

ESCREVE COM EDUCAÇÃO

FAZ DESENHO BEM LEGAL [...].

FONTE: RICARDO AZEVEDO. MEU MATERIAL ESCOLAR. SÃO PAULO: MODERNA, 2009. P. 27.

Imagem: Ilustração. Uma toalha de renda azul com alguns lápis de cor espalhados, um caderno aberto e restos de lápis apontados espalhados.  Fim da imagem.
MANUAL DO PROFESSOR
  • Realizar a leitura em voz alta do poema reproduzido na atividade 4. Solicitar aos alunos a leitura também em voz alta do poema, individual ou coletivamente, observando a fluência em leitura oral, para que, aos poucos, tenham a possibilidade de diminuir a carga cognitiva dos processos de decodificação e, assim, possam se concentrar na compreensão do que está sendo lido.

    • Conversar com os alunos sobre o poema e perguntar quem o escreveu.

    • Solicitar aos alunos que, em duplas, descubram os usos que, segundo o poema, são possíveis para esse objeto, por exemplo, escrever lição de casa, carta de amor, conta, exercício, bilhete, mensagem e desenho.

    • Propor que socializem as descobertas com os demais colegas.

    Leitura na sala de aula

    A leitura deve estar presente em todo o processo de alfabetização, como atividade permanente e em destaque no planejamento do professor alfabetizador. Enquanto os textos de memória, as listas e outros textos pequenos são mais adequados para o início da alfabetização, quando as crianças já apresentam mais autonomia e habilidades na leitura, é preciso ampliar as propostas.

    Muitas vezes, nós levamos em conta esse grau de complexidade apenas nas atividades que envolvem a escrita, e deixamos em segundo plano a leitura.

MP087

  1. SOBRE QUAL OBJETO O POEMA TRATA?

    _____

    PROFESSOR Resposta: Sobre o lápis.
  1. DE ACORDO COM O POEMA, QUEM ESTÁ ESCREVENDO?

    _____

    PROFESSOR Resposta: O lápis.
  1. O QUE ACONTECE QUANDO ELE ESCREVE APRESSADO?

    _____

    PROFESSOR Resposta: A letra fica horrorosa.
  1. E QUANDO VOCÊ ESCREVE APRESSADO, O QUE ACONTECE?

    _____

    PROFESSOR Resposta pessoal.
  1. COMO ELE ESCREVE QUANDO QUER FAZER BONITO?

    _____

    PROFESSOR Resposta: Escreve com educação.
  1. E VOCÊ, COMO ESCREVE QUANDO QUER FAZER BONITO?

    _____

    PROFESSOR Resposta pessoal.

Boxe complementar:

INVESTIGUE

Imagem: Ícone: Tarefa de casa. Fim da imagem.

O PAPEL E O LÁPIS QUE VOCÊ UTILIZA NA ESCOLA FORAM FABRICADOS A PARTIR DA MADEIRA. E OS OUTROS OBJETOS FORAM PRODUZIDOS A PARTIR DE QUAL MATERIAL? COMPLETE O QUADRO.

PROFESSOR Resposta: As respostas vão depender dos objetos utilizados no dia a dia pelos alunos.

Quadro: equivalente textual a seguir.

OBJETO

MADEIRA

PLÁSTICO

OUTROS

CANETA

_____

_____

_____

LIVRO

_____

_____

_____

APONTADOR

_____

_____

_____

RÉGUA

_____

_____

_____

ESTOJO

_____

_____

_____

Fim do complemento.

MANUAL DO PROFESSOR

Mas assim como na escrita, também é preciso ampliar o uso de gêneros textuais na leitura em sala de aula, apresentando à turma textos com diferentes graus de complexidade.

FONTE: MANSANI, Mara. Como estimular a leitura na alfabetização. Nova Escola, 2 out. 2018. Disponível em: http://fdnc.io/ftJ. Acesso em: 5 jun. 2021.

  • Conversar com os alunos sobre o que acontece quando alguém utiliza o lápis com pressa ou quando utiliza o lápis para fazer bonito, segundo o poema.
  • Solicitar aos alunos que respondam às atividades propostas.
  • Retomar os possíveis usos do lápis e pedir aos alunos que desenhem uma situação em que utilizam esse objeto.
  • Se julgar apropriado, orientar os alunos para que escolham frases do poema e as representem por meio de um desenho, justificando suas escolhas. Após a apresentação dos desenhos, expor em um painel na sala de aula.
  • Realizar a leitura da seção Investigue, na qual cada aluno deve completar o quadro como tarefa de casa. Indicar que o mesmo tipo de objeto escolar pode ser fabricado com materiais diferentes.
  • Socializar as respostas dos alunos para a atividade.

    Para leitura do aluno

    Imagem: Ilustração. Capa de livro. No centro, o título: o estojo maluco. Embaixo, ilustração de uma menina de cabelo preto preso olhando para uma caixa amarela que está em cima da mesa em sua frente.   Fim da imagem.

    O estojo maluco , de Katya Manira, Campinas: Krauss, 2020.

    A madrinha de Elisa deu a ela um estojo de presente de aniversário. Ali cabia tudo: lápis, borracha, caneta e muita imaginação. Mas aquele era um estojo diferente, pois nele também cabia amor, saudade e recordação.

MP088

RETOMANDO OS CONHECIMENTOS

Capítulos 7 e 8

AVALIAÇÃO DE PROCESSO DE APRENDIZAGEM

NAS AULAS ANTERIORES, VOCÊ CONHECEU AS DIFERENTES CARACTERÍSTICAS DOS OBJETOS E MATERIAIS QUE UTILIZA NA ESCOLA. AGORA, VAMOS AVALIAR OS CONHECIMENTOS QUE FORAM CONSTRUÍDOS?

  1. IDENTIFIQUE OS OBJETOS ESCOLARES DESCRITOS NOS TEXTOS.

OBJETO UTILIZADO PARA APONTAR LÁPIS.

_____

PROFESSOR Resposta: Apontador.

OBJETO UTILIZADO PARA APAGAR PALAVRAS ESCRITAS NO CADERNO.

_____

PROFESSOR Resposta: Borracha.

OBJETO UTILIZADO PARA SE INFORMAR E LER HISTÓRIAS.

_____

PROFESSOR Resposta: Livro.

OBJETO UTILIZADO PARA CORTAR.

_____

PROFESSOR Resposta: Tesoura.
  1. EM QUAL PONTO DE VISTA FORAM REPRESENTADOS OS OBJETOS A SEGUIR?
Imagem: Fotografia. Uma borracha vista de frente.   Fim da imagem.
PROFESSOR Resposta: Vermelho.
Imagem: Fotografia. Uma borracha vista de cima.   Fim da imagem.
PROFESSOR Resposta: Verde.
Imagem: Fotografia. Uma borracha de um ponto de vista inclinado.   Fim da imagem.
PROFESSOR Resposta: Azul.
  1. CIRCULE DE VERDE O OBJETO VISTO DE CIMA PARA BAIXO.
  1. CIRCULE DE VERMELHO O OBJETO VISTO DE FRENTE.
  1. CIRCULE DE AZUL O OBJETO VISTO DE CIMA E DE LADO.
MANUAL DO PROFESSOR

Avaliação de processo de aprendizagem

As atividades dessa seção possibilitam retomar os conhecimentos trabalhados nos capítulos 7 e 8.

Objetivos de aprendizagem e intencionalidade pedagógica das atividades

  1. Reconhecer formas de uso de objetos do cotidiano.

    Espera-se que os alunos consigam associar os objetos escolares com suas distintas formas de uso.

  1. Identificar visões em que os objetos foram retratados.

    Espera-se que os alunos, ao observar as imagens, indiquem de qual visão o objeto foi retratado (se frontal, oblíqua ou vertical).

  1. Reconhecer matérias-primas de objetos escolares.

    Espera-se que os alunos consigam relacionar as imagens dos objetos escolares com suas respectivas matérias-primas.

MP089

  1. RELACIONE OS OBJETOS AOS MATERIAIS DE QUE SÃO FEITOS.
Imagem: Esquema. Uma coluna de fotos e uma de palavras para serem ligadas entre si. Na primeira coluna: uma régua, um lápis e um caderno. Na segunda coluna: papel, plástico e madeira.  Fim da imagem.
Imagem: Esquema. Uma coluna de fotos e uma de palavras para serem ligadas entre si. Na primeira coluna: uma régua, um lápis e um caderno. Na segunda coluna: papel, plástico e madeira.  Fim da imagem.
Imagem: Esquema. Uma coluna de fotos e uma de palavras para serem ligadas entre si. Na primeira coluna: uma régua, um lápis e um caderno. Na segunda coluna: papel, plástico e madeira.  Fim da imagem.

PAPEL

PLÁSTICO

MADEIRA

PROFESSOR Resposta: Régua: plástico.
PROFESSOR Lápis: madeira.
PROFESSOR Folha de caderno: papel

AUTOAVALIAÇÃO

AGORA É HORA DE VOCÊ REFLETIR SOBRE SEU APRENDIZADO. ASSINALE A RESPOSTA QUE VOCÊ CONSIDERA MAIS APROPRIADA.

Tabela: equivalente textual a seguir.

SOBRE AS APRENDIZAGENS

SIM

EM PARTE

NÃO

A) INDICO OS OBJETOS UTILIZADOS NA ESCOLA?

B) IDENTIFICO OS OBJETOS VISTOS EM DIFERENTES PONTOS DE VISTA?

C) RECONHEÇO DIFERENTES MATERIAIS DE QUE SÃO FEITOS OS OBJETOS?

SOBRE A POSTURA DE ESTUDANTE

SIM

EM PARTE

NÃO

D) PARTICIPEI DAS AULAS E DAS CONVERSAS COM O GRUPO?

E) ELABOREI AS ATIVIDADES COM RESPONSABILIDADE?

PROFESSOR Respostas pessoais.
MANUAL DO PROFESSOR

Autoavaliação

A autoavaliação é uma atividade individual. Ela permite aos alunos revisitar o processo de suas aprendizagens e sua postura de estudante, contribuindo com a reflexão sobre seus êxitos e suas dificuldades. Nesse tipo de atividade, não é necessário atribuir uma pontuação ou um conceito ao aluno. As respostas também podem servir para uma eventual reavaliação do planejamento ou para que se opte por realizar a retomada de alguns dos objetivos de aprendizagem propostos inicialmente que aparentemente não foram consolidados.

MP090

Comentários para o professor

Conclusão do módulo dos capítulos 7 e 8

A conclusão do módulo envolve diferentes atividades ligadas à sistematização dos conhecimentos construídos nos capítulos 7 e 8. Nesse sentido, cabe retomar as respostas dos alunos para a questão problema presente no Desafio à vista!: De que são feitos os objetos que utilizamos na escola?

Sugere-se mostrar aos alunos o registro das respostas para a questão problema do módulo e, na sequência, solicitar a eles que identifiquem o que mudou em relação aos conhecimentos que foram apreendidos sobre os diferentes materiais utilizados no seu dia a dia e a matéria-prima para a confecção de objetos escolares.

Verificação da avaliação de processo de aprendizagem

Imagem: Ícone referente à seção. Fim da imagem.

Por meio das atividades que foram propostas na avaliação de processo de aprendizagem, é possível realizar o acompanhamento dos alunos dentro da experiência contínua de avaliação formativa.

Sugere-se elaborar rubricas e estabelecer pontuações ou conceitos distintos para cada atividade, considerando os objetivos de aprendizagem e a intencionalidade pedagógica de cada uma delas.

Caso se tenha optado pela realização das atividades em dupla ou em grupo, pode-se avaliar cada aluno a partir de critérios relacionados às contribuições para o trabalho coletivo, ao respeito pelos colegas e à proatividade na execução das propostas.

As atividades de autoavaliação também podem ser incrementadas com outras reflexões: O que achei mais interessante de aprender foi… ; Meu ponto forte no processo de aprender foi… ; O meu desafio maior no processo de aprender foi… ; Eu aprendo melhor quando…

Superando defasagens

Imagem: Ícone referente à seção. Fim da imagem.

Após a devolutiva das atividades, identificar se os principais objetivos de aprendizagem previstos no módulo foram alcançados.