MP091

Unidade 3 A moradia e os lugares de brincar

Esta unidade permite aos alunos identificar diferentes tipos de moradias, as atividades realizadas pelas pessoas nos seus cômodos, bem como reconhecer materiais e trabalhadores relacionados à sua construção. Além disso, explora os jogos e as brincadeiras realizados pelas pessoas nos lugares de viver e as atividades de lazer que elas podem realizar em espaços públicos, como parques e praças.

Módulos da unidade

Imagem: Ícone referente à seção. Fim da imagem.

Capítulos 9 e 10: exploram a organização das moradias, as atividades realizadas pelas pessoas em seus cômodos, além dos materiais e dos profissionais envolvidos na sua construção.

Capítulos 11 e 12: enfocam os diferentes locais onde as crianças realizam jogos e brincadeiras e as atividades de lazer.

Primeiros contatos

Imagem: Ícone referente à seção. Fim da imagem.

As páginas de abertura correspondem a atividades preparatórias realizadas a partir da pintura Rua das brincadeiras, de Ricardo Ferrari, que faz parte da série Memórias de infância, que retratam paisagens e brincadeiras afetivas do artista relacionadas à época em que era criança.

Introdução do módulo dos capítulos 9 e 10

Este módulo, formado pelos capítulos 9 e 10, permite aos alunos conhecer alguns tipos de moradia, compreender a organização de seus espaços internos e observar as diversas atividades das pessoas que a habitam, avaliando também os materiais utilizados nas construções e seus trabalhadores.

Questão problema

Imagem: Ícone referente à seção. Fim da imagem.

Como e de que são feitas as moradias?

Atividades do módulo

Imagem: Ícone referente à seção. Fim da imagem.

As atividades do módulo possibilitam o desenvolvimento das habilidades EF01GE01, ao descrever características da moradia como lugar de vivência, EF01GE06, ao considerar técnicas e materiais utilizados na construção da moradia, EF01GE07, ao identificar atividades de trabalho relacionadas com profissionais envolvidos na construção de moradias na comunidade, EF01GE08, ao representar moradia de conto literário, e EF01GE09, ao trabalhar as noções de localização espacial, utilizando a determinação como: em frente, atrás, ao lado.

São desenvolvidas atividades de compreensão de texto, interpretação de imagens, representações e fotografia, entrevista, elaboração de gráfico e desenhos de observação e imaginação.

Como pré-requisitos, é importante mobilizar conhecimentos já construídos de leitura de diferentes representações.

Principais objetivos de aprendizagem

Imagem: Ícone referente à seção. Fim da imagem.

MP092

UNIDADE 3. A MORADIA E OS LUGARES DE BRINCAR

Imagem: Ilustração. Várias crianças brincando em um campo de areia, com casas brancas no fundo. Da esquerda para a direita, as crianças brincam de: pipa, boneca, estátua, bambolê, patinete, bicicleta e bolinha de gude.  Fim da imagem.

FONTE: MEMÓRIAS DE INFÂNCIA: RUA DAS BRINCADEIRAS, DE RICARDO FERRARI, 2017.

MANUAL DO PROFESSOR
  • A seção Primeiros contatos apresenta atividades preparatórias de levantamento de conhecimentos prévios que poderão ser trabalhadas em duplas ou grupos, para garantir a troca de conhecimentos entre os alunos.
  • A imagem de abertura possibilita aos alunos identificar diferentes moradias e demais espaços de convívio que foram representados na pintura, enfatizando a relação entre as pessoas e eles.
  • Solicitar aos alunos que observem a pintura e descrevam o espaço representado.
  • Perguntar se eles conhecem algum lugar semelhante ao representado.
  • Solicitar que observem os tipos de moradia representados na pintura.
  • Comentar sobre as atividades realizadas pelas crianças, verificando se os alunos realizam algumas delas.

    Estímulo ao pensamento criativo

    [...] O estímulo ao pensamento criativo, lógico e crítico, por meio da construção e do fortalecimento da capacidade de fazer perguntas e de avaliar respostas, de argumentar, de interagir com diversas produções culturais, de fazer uso de tecnologias de informação e comunicação, possibilita aos alunos ampliar sua compreensão de si mesmos, do mundo natural e social, das relações dos seres humanos entre si e com a natureza.

    FONTE: BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. p. 56.

MP093

Boxe complementar:

PRIMEIROS CONTATOS

  1. QUAIS SÃO AS SEMELHANÇAS E AS DIFERENÇAS ENTRE AS MORADIAS REPRESENTADAS NA PINTURA E AS DO SEU LUGAR DE VIVER?
    PROFESSOR Resposta pessoal.
  1. EM QUAL LOCAL AS CRIANÇAS ESTÃO BRINCANDO?
    PROFESSOR Resposta: As crianças estão brincando em um espaço aberto.

Fim do complemento.

MANUAL DO PROFESSOR
  • Organizar uma roda de conversa sobre a observação que os alunos fizeram da pintura.
  • Listar na lousa algumas atividades que podem ser realizadas em locais como o representado na pintura.
  • Perguntar aos alunos quais dessas atividades eles já realizaram e em qual local.
  • Solicitar que compartilhem oralmente as respostas das atividades.
  • Conversar sobre a companhia dos adultos nas atividades de lazer, valorizando a convivência entre as pessoas.

    Primeiros contatos

  1. Espera-se que os alunos apontem semelhanças e diferenças entre as moradias retratadas na pintura (casas térreas) e as moradias do lugar de vivência deles.
  1. As crianças estão brincando em um espaço aberto, ao ar livre, de chão batido.

MP094

DESAFIO À VISTA!

CAPÍTULOS 9 E 10

COMO SÃO E DE QUE SÃO FEITAS AS MORADIAS?

CAPÍTULO 9. DIFERENTES MORADIAS E FORMAS DE MORAR

TODAS AS PESSOAS PRECISAM TER UMA MORADIA PARA VIVER BEM, SE PROTEGER E DESCANSAR.

MUITAS MORADIAS SÃO DIVIDIDAS EM CÔMODOS. EM CADA UM DELES COSTUMAM SER REALIZADAS DIFERENTES ATIVIDADES.

Imagem: Ilustração. Uma casa com dois andares. No andar de cima tem um quarto com uma cama e mesa de cabeceira e um banheiro e um quarto com um beliche, um berço e um menino de cabelo preto sentado com um livro em uma mesinha. No andar térreo tem uma cozinha com um homem mexendo em uma panela no fogão e uma mulher de avental lavando louça e uma sala com uma senhora de cabelo branco sentada em um sofá e um homem de cabelo branco e suspensórios brincando de bola com uma bebe que está em sua frente. Do lado de fora da casa tem uma menina de cabelo preto preso abaixada e um cachorro bege na sua frente.  Fim da imagem.

Observação: REPRESENTAÇÃO ILUSTRATIVA SEM ESCALA E PROPORÇÃO. Fim da observação.

MANUAL DO PROFESSOR

Boxe complementar:

Desafio à vista!

A questão problema possibilita aos alunos reconhecer características dos lugares de morar e as matérias-primas utilizadas na construção das moradias. Conversar com eles sobre essa questão e registrar suas respostas, guardando esses registros para que sejam retomados na Conclusão do módulo.

Fim do complemento.

  • Fazer a leitura do texto introdutório do capítulo e organizar uma roda de conversa com os alunos para realizar a observação da representação da moradia.
  • Orientar a observação, identificando os elementos que compõem a moradia e as pessoas que a habitam.
  • Chamar a atenção para o número de cômodos da moradia e solicitar que comentem as funções de cada espaço.

    Boxe complementar:

    De olho nas competências

    As atividades desenvolvidas no capítulo permitem aos alunos se aproximar da competência geral da Educação Básica 10 ao agir pessoal e coletivamente com autonomia e responsabilidade, com base em princípios éticos. Ao comparar eventos ocorridos simultaneamente no mesmo espaço e em espaços variados e em tempos diferentes e ao construir argumentos com base em informações geográficas, os alunos aproximam-se, respectivamente, da competência específica de Ciências Humanas 5 e da competência específica de Geografia 6.

    Fim do complemento.

    As atividades do capítulo 9 permitem aos alunos observar características da moradia, seus cômodos e formas de utilização pelas pessoas, além de trabalhar noções de lateralidade e de representações em tamanho real e reduzido.

    A BNCC neste capítulo

    Unidades temáticas: O sujeito e seu lugar no mundo; Mundo do trabalho; Forma de representação e pensamento espacial.

    Objetos de conhecimento: O modo de vida das crianças em diferentes lugares; Diferentes tipos de trabalho existentes no seu dia a dia; Pontos de referência.

MP095

  1. QUANTOS CÔMODOS EXISTEM NESSA MORADIA?

    _____

    PROFESSOR Resposta: Na moradia existem cinco cômodos.
  1. COMPLETE AS FRASES COM OS NOMES DAS CRIANÇAS.
    • _____ ESTÁ BRINCANDO NO QUINTAL.
    • •_____ ESTÁ ESTUDANDO NO QUARTO.
    • •_____ ESTÁ BRINCANDO NA SALA.
      PROFESSOR Resposta: Rafaela; Diego; Manoela
    1. O QUE O PAI DAS CRIANÇAS ESTÁ FAZENDO NA COZINHA?

      ( ) CONVERSANDO.

      ( ) COMENDO.

      ( ) COZINHANDO.

      PROFESSOR Resposta: COZINHANDO.
    1. O QUE O AVÔ DAS CRIANÇAS ESTÁ FAZENDO NA SALA?

      ( ) ASSISTINDO À TELEVISÃO.

      ( ) BRINCANDO COM MANOELA.

      ( ) CONVERSANDO COM A AVÓ.

      PROFESSOR Resposta: BRINCANDO COM MANOELA.
    1. COMPLETE AS FRASES COM AS PALAVRAS A SEGUIR.

      AO LADO

      ATRÁS

      EM FRENTE

      • A MESA ESTÁ _____ DE DIEGO.
      • A ÁRVORE ESTÁ _____ DE RAFAELA.
      • A GELADEIRA ESTÁ _____ DO FOGÃO.
        PROFESSOR Resposta: em frente; atrás; ao lado
Imagem: Ilustração. Um cachorro bege com manchas mais escuras.  Fim da imagem.
MANUAL DO PROFESSOR
  • Destacar as tarefas que cada pessoa da moradia está executando e solicitar aos alunos que relatem as tarefas que fazem em casa. Observar a importância da colaboração entre todos os que vivem em uma moradia enfatizando a importância da vida familiar e social.
  • Se julgar conveniente, solicitar aos alunos que formem duplas para fazer as atividades.
  • Usar elementos da representação da moradia para aplicar os conceitos frente, lado e atrás e realizar as atividades.
  • Compartilhar as respostas das atividades, verificando o desenvolvimento dos alunos para as noções que envolvem a lateralidade.

    Habilidades: (EF01GE01) Descrever características observadas de seus lugares de vivência (moradia, escola etc.) e identificar semelhanças e diferenças entre esses lugares; (EF01GE06) Descrever e comparar diferentes tipos de moradia ou objetos de uso cotidiano (brinquedos, roupas, mobiliários), considerando técnicas e materiais utilizados em sua produção; (EF01GE09) Elaborar e utilizar mapas simples para localizar elementos do local de vivência, considerando referenciais espaciais (frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) e tendo o corpo como referência.

MP096

CARTOGRAFANDO

PARA REPRESENTAR UM ELEMENTO EM UMA FOLHA DE PAPEL, MUITAS VEZES, É PRECISO REDUZIR O SEU TAMANHO.

  1. MARQUE O ANIMAL QUE ESTÁ REPRESENTADO EM TAMANHO REDUZIDO.

( )

Imagem: Fotografia. Um gato cinza sentado.  Fim da imagem.

LEGENDA: GATO, APROXIMADAMENTE 46 CENTÍMETROS DE COMPRIMENTO. FIM DA LEGENDA.

( )

Imagem: Fotografia. Uma borboleta com asas pretas e laranjas.  Fim da imagem.

LEGENDA: BORBOLETA, APROXIMADAMENTE 8 CENTÍMETROS DE COMPRIMENTO. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

  1. OBSERVE COM ATENÇÃO UM OBJETO E DESENHE-O.

    _____

PROFESSOR Resposta: Avaliar a coerência das respostas fornecidas pelos alunos com base no desenho elaborado.
MANUAL DO PROFESSOR

Boxe complementar:

Alfabetização cartográfica

As atividades possibilitam aos alunos conhecer e refletir sobre as noções de tamanho real e tamanho reduzido, importante para o desenvolvimento posterior da noção de escala nos mapas e nas plantas cartográficas.

Fim do complemento.

  • Solicitar aos alunos que realizem a atividade de observação dos animais retratados que, muitas vezes, podem ser observados nas moradias ou em espaços próximos a elas. Perguntar se eles já viram esses animais de perto e se têm o mesmo tamanho dos que foram retratados no livro. Verificar se conseguiram entender a noção de tamanho real e tamanho reduzido.
  • Orientar para que cada aluno escolha um objeto e represente-o. Na sequência, pedir que indiquem se o objeto representado tem as mesmas dimensões do objeto real, ou se elas foram reduzidas.
  • Socializar a produção dos desenhos realizados pelos alunos.

MP097

MINHA MORADIA

Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Tarefa de casa. Fim da imagem.

  1. DESENHE A SUA MORADIA E O QUE EXISTE AO REDOR DELA. SE VOCÊ MORA EM UM APARTAMENTO, DESENHE O PRÉDIO E INDIQUE TAMBÉM O SEU ANDAR.
    PROFESSOR Resposta: O desenho depende do lugar de vivência do aluno.
Imagem: Ilustração. Área em branco com quatro lápis de cor formando uma borda.   Fim da imagem.
  1. IMAGINE QUE VOCÊ ESTÁ NA ENTRADA DA SUA MORADIA, OLHANDO PARA FORA.
    PROFESSOR Respostas pessoais.
    1. O QUE EXISTE EM FRENTE À SUA MORADIA?

      _____

    1. O QUE EXISTE AO LADO DE SUA MORADIA?

      _____

    1. VOCÊ SABE O QUE EXISTE ATRÁS DE SUA MORADIA? NA COMPANHIA DE UM ADULTO DA SUA CONVIVÊNCIA, PROCURE DESCOBRIR.

      _____

MANUAL DO PROFESSOR
  • Conversar com os alunos sobre os tipos de moradia: casa térrea, sobrado, apartamento ou outros.
  • Orientá-los a desenhar sua moradia, como tarefa de casa. O desenho de observação deve ser feito, preferencialmente, na parte externa da moradia, com a companhia de um adulto.
  • Pedir que socializem os desenhos em uma roda de conversa, descrevendo para os demais colegas o que representaram.
  • Antes de os alunos fazerem a atividade 2, solicitar que imaginem que estão na porta de entrada da moradia, olhando para fora, e contem o que observam em frente, ao lado e atrás. Caso não saibam o que há atrás da moradia, orientá-los a perguntar a um adulto que more com eles e concluir a atividade em casa.

    Para leitura do aluno

    Imagem: Ilustração. Capa de livro. No centro, o título: os tipos de casa. Ao redor, desenho de diversas casas: uma oca, casa de tijolo, casa de madeira, uma tenda e um sobrado.   Fim da imagem.

    Os tipos de casas, de André Santos da Rocha e Pedro Da Polan Chaloub. Brasília: Instituto Alfa e Beto, 2018.

    Cada casa é de um jeito, mas todas elas servem para abrigar e acolher os moradores. Este livro mostra como podem ser diferentes, conforme o jeito de viver: iglu, oca, chalé, pau a pique, pedra, tijolo etc.

    A observação da paisagem

    Este é um procedimento no ensino a ser estimulado pelo professor em vários momentos, mas, ao iniciar um estudo novo, a observação é fundamental para produzir motivações, a partir da problematização do tema e da realidade observada. A observação de seres ou objetos encontrados pelos alunos deve ser, assim, guiada pela sua curiosidade e necessidades mais imediatas. Na Geografia, a paisagem, como dimensão aparente da realidade, constitui uma dimensão da realidade a ser observada inicialmente, um objeto inicial da observação. A paisagem problematizada através de uma observação direta do lugar de vivência do aluno ou de uma observação indireta de uma paisagem representada pode fornecer elementos importantes para a construção de conhecimentos referentes ao espaço nela expresso [...].

    FONTE: CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia e práticas de ensino. Goiânia: Alternativa, 2002. p. 81.

MP098

  1. AGORA, COMO É A SUA MORADIA POR DENTRO? ( )
    PROFESSOR Respostas pessoais.
    1. QUANTOS CÔMODOS EXISTEM NA SUA MORADIA?

      _____

    1. QUAL É O MAIOR CÔMODO?

      _____

    1. QUAL É O MENOR CÔMODO?

      _____

  1. INDIQUE EM QUAL CÔMODO DA MORADIA VOCÊ COSTUMA REALIZAR AS SEGUINTES ATIVIDADES:
    1. ESTUDAR.

      _____

    1. FAZER AS REFEIÇÕES.

      _____

    1. DORMIR.

      _____

    1. BRINCAR.

      _____

      PROFESSOR Respostas pessoais.
  1. QUANTAS PESSOAS MORAM COM VOCÊ? _____
    PROFESSOR Resposta pessoal.
  1. ASSINALE AS ATIVIDADES QUE COSTUMAM SER REALIZADAS EM SUA MORADIA.
Imagem: Ilustração. Detalhe para uma pessoa usando o ferro de passar para passar uma camiseta laranja.  Fim da imagem.

LEGENDA: PASSAR ROUPAS. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Detalhe para uma pessoa mexendo um molho vermelho em uma panela no fogo. Tem fumaça saindo da panela.  Fim da imagem.

LEGENDA: COZINHAR. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Detalhe para uma pessoa segurando uma pá na terra ao lado de uma muda de planta.  Fim da imagem.

LEGENDA: PLANTAR. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Detalhe para uma pessoa passando um pano laranja em um vidro.  Fim da imagem.

LEGENDA: LIMPAR. FIM DA LEGENDA.

PROFESSOR Respostas pessoais.
MANUAL DO PROFESSOR
  • Solicitar aos alunos que relatem o número de cômodos da moradia, o nome e o tamanho deles (diferenciando o maior e o menor).
  • Conversar sobre as atividades realizadas na moradia, quem as executa e as tarefas domésticas de que os alunos participam.
  • Ler os enunciados das atividades e solicitar aos alunos que, individualmente, completem as respostas no livro. Se algum aluno precisar de ajuda, ler novamente as atividades com ele ou orientá-lo a fazer a leitura com o auxílio de um colega. Importante observar e cuidar da compreensão de textos, a evolução dos alunos e sua habilidade de localizar a informação solicitada e sua reprodução de forma correta.
  • É importante conduzir as atividades evitando situações de desconforto ou constrangimento em relação ao espaço interno das moradias. A intenção pedagógica é que os alunos reconheçam, apenas, que há cômodos de dimensões maiores que outros e que cada um desses espaços costuma ser ocupado pelas pessoas de forma diferenciada.

    Espaço-casa

    É o espaço de afeto, onde o eu habita se desloca. É, também onde o eu se constrói relacionando-se com seu primeiro grupo social, a família. É o espaço onde ele fica protegido. É ali que a criança projeta seus sonhos, suas fantasias. [...] É importante, por isso, que o professor considere o aspecto afetivo ao trabalhar o espaço-casa.

    FONTE: ALMEIDA, Rosângela D.; PASSANI, Elza Y. O espaço geográfico: ensino e representação. São Paulo: Contexto, 1989. p. 66-67.

MP099

CARTOGRAFANDO

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. DE QUE TIPO É A SUA MORADIA: CASA TÉRREA, SOBRADO OU APARTAMENTO? CONTE PARA O PROFESSOR E, DEPOIS, ANOTE O NÚMERO DE COLEGAS QUE MORAM EM:

    ( ) CASA TÉRREA.

    ( ) SOBRADO.

    ( ) APARTAMENTO.

    ( ) OUTRO TIPO DE MORADIA.

PROFESSOR Resposta: As respostas variam de acordo com a classe.

Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

  1. NOS ESPAÇOS ABAIXO, CRIE UM SÍMBOLO PARA REPRESENTAR CADA TIPO DE MORADIA.
    • REGISTRE A QUANTIDADE DE ALUNOS QUE VIVEM EM CADA TIPO DE MORADIA PINTANDO UM QUADRINHO PARA CADA ALUNO.

      ( ) CASA TÉRREA

      ( ) SOBRADO

      ( ) APARTAMENTO

      ( ) OUTRO TIPO DE MORADIA

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. EM QUE TIPO DE MORADIA VIVE A MAIORIA DOS ALUNOS DA CLASSE?
PROFESSOR Resposta: A resposta depende da realidade dos alunos.
MANUAL DO PROFESSOR

Boxe complementar:

Alfabetização cartográfica

As atividades permitem aos alunos elaborar símbolos adequados a um tema e construir um gráfico com base em dados numéricos.

Fim do complemento.

  • Orientar os alunos no levantamento de dados a respeito dos tipos de moradia.
  • Conversar com eles sobre os tipos de moradia mais comuns no local em que vivem e contabilizar a ocorrência de cada um.
  • Solicitar que façam os registros das atividades 1 e 2.
  • Orientá-los na criação de símbolos adequados a cada tipo de moradia.
  • Desenhar, na lousa, um gráfico de barras semelhante ao apresentado no livro e preenchê-lo coletivamente com base no levantamento de dados sobre os tipos de moradia dos alunos.
  • Orientar os alunos a utilizar as informações dos gráficos para a realização da atividade 3.

    Atividade complementar

    Propor aos alunos a elaboração de um jogo de tabuleiro com um trajeto em que encontrem diferentes tipos de moradia.

    Formar grupos para elaborar o tabuleiro com o trajeto, os obstáculos, as instruções de avançar e voltar e as casas. Para isso, utilizar um papel grande (cartolina ou outro semelhante).

MP100

CAPÍTULO 10. MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO DAS MORADIAS

GRANDE OU PEQUENA, DE TIJOLOS OU DE MADEIRA, NÃO IMPORTA: TODOS NÓS PRECISAMOS DE UMA MORADIA PARA VIVER E NOS ABRIGAR.

ATÉ NAS HISTÓRIAS INFANTIS, AS PERSONAGENS TÊM MORADIA. A BELA ADORMECIDA, POR EXEMPLO, MORAVA EM UM CASTELO COM PAREDES FEITAS DE PEDRAS.

VAMOS RELEMBRAR ALGUMAS HISTÓRIAS INFANTIS?

Imagem: Ilustração. Uma menina de cabelo castanho cacheado deitada de olhos fechados e sorrindo. Ela usa um vestido longo azul e está coberta por um tecido azul. Ela está em uma sala com paredes de pedra, uma cortina e uma janela. Pela janela dá para ver uma torre de pedra com uma bandeira em cima.  Fim da imagem.
  1. ASSINALE QUAIS MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO PODEM SER OBSERVADOS NA REPRESENTAÇÃO DO CASTELO DA BELA ADORMECIDA.

    ( ) PEDRA

    ( ) BARRO

    ( ) TIJOLO

    ( ) MADEIRA

    ( ) PAPEL

    ( ) VIDRO

PROFESSOR Resposta: Pedra, barro e madeira
MANUAL DO PROFESSOR
  • Fazer um levantamento com os alunos dos materiais de construção utilizados nas moradias e anotar em um cartaz. Ao término do capítulo e do desenvolvimento das atividades, verificar se outros materiais de construção podem ser acrescentados.
  • Ler em voz alta ou coletivamente o texto introdutório do capítulo.
  • Solicitar aos alunos que assinalem os materiais de construção que podem ser identificados na representação do castelo da Bela Adormecida.

    Boxe complementar:

    De olho nas competências

    As atividades desenvolvidas no capítulo se relacionam com a competência específica de Ciências Humanas 3 ao identificar, comparar e explicar a intervenção do ser humano na natureza e na sociedade, exercitando a curiosidade e propondo ideias que contribuam para transformação espacial. Também se relacionam com a competência específica de Geografia 6 ao construir argumentos com base em informações geográficas, ao debater e defender ideias e pontos de vista que respeitem e promovam a consciência socioambiental.

    Fim do complemento.

    As atividades do capítulo 10 permitem aos alunos reconhecer os materiais vindos da natureza utilizados na construção de diferentes moradias (incluindo moradias de histórias infantis), as etapas e os profissionais envolvidos na sua construção.

    A BNCC neste capítulo

    Unidades temáticas: Mundo do trabalho; Forma de representação e pensamento espacial.

    Objetos de conhecimento: Diferentes tipos de trabalho existentes no seu dia a dia; Pontos de referência.

MP101

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. VOCÊ CONHECE A HISTÓRIA DE JOÃO E MARIA? RECONTE ESSA HISTÓRIA PARA OS COLEGAS E O PROFESSOR.
PROFESSOR Atenção professor: Caso os alunos não conheçam a história, propor um momento de leitura. Fim da observação.

Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

  1. AGORA, DESENHE COMO VOCÊ IMAGINA SER A MORADIA QUE JOÃO E MARIA ENCONTRARAM NA FLORESTA.
PROFESSOR Atenção professor: Os desenhos dos alunos são livres; no entanto, devem retratar moradias construídas com doces, conforme a história. Fim da observação.
Imagem: Ilustração. Área em branco com quatro lápis de cor formando uma borda.   Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. EM SUA OPINIÃO, OS MATERIAIS USADOS NA CONSTRUÇÃO DESSA MORADIA PODERIAM SER UTILIZADOS EM UMA MORADIA REAL? POR QUÊ?
PROFESSOR Atenção professor: Espera-se que os alunos percebam que doces não são materiais adequados para a construção de moradias. Fim da observação.
  1. OBSERVE AS MORADIAS DOS TRÊS PORQUINHOS E IDENTIFIQUE O PRINCIPAL MATERIAL UTILIZADO NA CONSTRUÇÃO DE CADA UMA DELAS.
Imagem: Ilustração. Um porquinho de bermuda listrada apontando para uma casa com paredes e telhado feitos de palha.  Fim da imagem.

_____

PROFESSOR Resposta: Palha.
Imagem: Ilustração. Um porquinho de bermuda verde com as duas mãos estendidas para uma casa da madeira.   Fim da imagem.

_____

PROFESSOR Resposta: Madeira.
Imagem: Ilustração. Um porquinho usando um macacão vermelho olhando para uma casa de tijolos que está ao seu lado.   Fim da imagem.

_____

PROFESSOR Resposta: Tijolos.
MANUAL DO PROFESSOR
  • Recordar com os alunos a história de João e Maria e a moradia que eles encontraram perto da floresta. Listar os materiais utilizados para a construção dessa moradia e conversar com os alunos sobre a possibilidade de uma construção real com esses materiais, imaginando o que poderia acontecer se uma moradia fosse construída com doces e demais alimentos, que são produtos perecíveis e não resistentes ao calor e à umidade.
  • Recordar a história dos Três Porquinhos e, se julgar pertinente, solicitar aos alunos que realizem uma produção de escrita, descrevendo a moradia de cada um deles e o material de que é feita. Observar se os alunos escreveram corretamente as palavras e se produziram um texto adequado em relação ao que foi proposto.
  • Conversar sobre a resistência da moradia de cada um dos porquinhos, considerando os materiais com que elas foram construídas.

    Para leitura do aluno

    Imagem: Ilustração. Capa de livro. Na parte de cima, uma faixa com ilustrações: um lobo atrás de uma grade, um lobo deitado na cama, um lobo assoprando e três porquinhos. Abaixo, título do livro: os três porquinhos.  Fim da imagem.

    Os três porquinhos, de Laís Carr Ribeiro. São Paulo: Moderna, 1996.

    Três porquinhos resolveram fazer casas para morarem, e cada um construiu sua casa com um tipo de material – palha, madeira e tijolos. Só que nas redondezas havia um lobo com muita vontade de devorá-los.

    Habilidades: (EF01GE06) Descrever e comparar diferentes tipos de moradia ou objetos de uso cotidiano (brinquedos, roupas, mobiliários), considerando técnicas e materiais utilizados em sua produção; (EF01GE07) Descrever atividades de trabalho relacionadas com o dia a dia da sua comunidade; (EF01GE08) Criar mapas mentais e desenhos com base em itinerários, contos literários, histórias inventadas e brincadeiras.

MP102

QUEM CONSTRÓI A MORADIA

A CONSTRUÇÃO DE MORADIAS ENVOLVE O TRABALHO DE DIVERSOS PROFISSIONAIS.

  1. OBSERVE AS FOTOGRAFIAS E COMPLETE AS LEGENDAS, IDENTIFICANDO O PROFISSIONAL REPRESENTADO EM CADA UMA DELAS.
Imagem: Fotografia Um homem usando jaleco branco, capacete de proteção e luvas. Ele usa uma chave de fenda para mexer em uma caixa de energia na parede.  Fim da imagem.

_____ INSTALANDO REDE ELÉTRICA EM MORADIA NO MUNICÍPIO DE APARECIDA DE GOIÂNIA, NO ESTADO DE GOIÁS, EM 2017.

PROFESSOR Resposta: Eletricista
Imagem: Fotografia. Um homem de cabelo preto usando uma camiseta cinza e capacete de proteção amarelo. Ele pinta uma parede com um rolo. Na parede do fundo tem duas janelas.  Fim da imagem.

_____ PINTANDO PAREDE EM MORADIA NO MUNICÍPIO DE CURITIBA, NO ESTADO DO PARANÁ, EM 2017.

PROFESSOR Resposta: Pintor
Imagem: Fotografia. Um homem de casaco azul e boné passando massa em uma parede.  Fim da imagem.

_____ CONSTRUINDO PAREDE EM MORADIA NO MUNICÍPIO DE CORBÉLIA, NO ESTADO DO PARANÁ, EM 2017.

PROFESSOR Resposta: Pedreiro
Imagem: Fotografia. Um homem com camiseta cinza, pano na cabeça e capacete amarelo na cabeça. Ele coloca um cano em um buraco na parede.   Fim da imagem.

_____ INSTALANDO CANOS EM MORADIA NO MUNICÍPIO DE APARECIDA DE GOIÂNIA, NO ESTADO DE GOIÁS, EM 2017.

PROFESSOR Resposta: Encanador

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. VOCÊ CONHECE OUTROS PROFISSIONAIS QUE TRABALHAM NA CONSTRUÇÃO DE MORADIAS? COMPARTILHE COM OS COLEGAS E O PROFESSOR.
PROFESSOR Atenção Professor, auxiliar os alunos a pensar em outros profissionais, como arquitetos e engenheiros, envolvidos na elaboração dos projetos, e carpinteiros, responsáveis pelas estruturas de madeira do telhado. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR
  • Solicitar aos alunos que observem as fotografias e descrevam as atividades realizadas pelos profissionais retratados.
  • Propor que comparem as fotografias e identifiquem semelhanças e diferenças entre elas.
  • Conversar com os alunos sobre a importância do uso de equipamentos de proteção em diversas profissões.
  • Orientá-los sobre outros profissionais que podem trabalhar na construção. O mestre de obras, por exemplo, é o intermediário entre o engenheiro e os demais trabalhadores. Conhece todas as etapas da obra e confere a execução de cada serviço. Os serventes auxiliam os demais profissionais da obra. Os armadores ou ferreiros são responsáveis pelas fundações e lajes. Trabalham em obras ainda os telhadistas, os arquitetos e os engenheiros civis. Observar que, ao realizar seu trabalho, estes e outros profissionais prestam contribuições à sociedade e favorecem, mediante recebimento de pagamento pelo serviço prestado, uma melhor condição de vida de seus familiares, desenvolvendo a vida familiar e social.

    Boxe complementar:

    Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 8: Trabalho decente e crescimento econômico

    O espaço geográfico, objeto de estudo da Geografia, é construído pelo trabalho das pessoas. Nesse sentido, propor aos alunos desde cedo que analisem características do mundo do trabalho é muito importante para que compreendam como as pessoas transformam e organizam o espaço de diversas maneiras e permite aproximá-los do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 8, o qual prevê a promoção do crescimento econômico a partir da valorização e inclusão do trabalho decente para todos.

    Fim do complemento.

MP103

  1. OBSERVE AS ILUSTRAÇÕES, QUE REPRESENTAM DIFERENTES ETAPAS DA CONSTRUÇÃO DE UMA MORADIA. NUMERE-AS NA SEQUÊNCIA CORRETA.
Imagem: Ilustração. Dois homens trabalhando em uma casa em construção. Um deles está em cima de uma escada colocando telhas na estrutura de um telhado e o outro está colocando piso.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Três homens trabalhando na construção de uma casa. Um deles está com uma enxada, um segura um projeto e o outro passa massa no chão. Os pilares da casa estão erguidos.    Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Uma casa pronta, com paredes brancas, portas e janelas de vidro e um jardim na frente.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Um homem dirigindo uma retroescavadeira amarela.   Fim da imagem.
PROFESSOR Resposta: 3, 2, 4, 1.

Boxe complementar:

ENTREVISTE

Imagem: Ícone: Tarefa de casa.  Fim da imagem.

COM A AJUDA DE UM ADULTO DE SUA CONVIVÊNCIA, ENTREVISTE UMA PESSOA QUE JÁ TENHA PARTICIPADO DA CONSTRUÇÃO DE UMA MORADIA.

  • NOME: _____
  • SERVIÇO REALIZADO: _____
  • COMO FOI O SEU TRABALHO? _____
    PROFESSOR Respostas de acordo com as informações cedidas pelo entrevistado.

    Imagem: Ícone: Atividade orall.   Fim da imagem.

  • APRESENTE AS INFORMAÇÕES QUE VOCÊ OBTEVE NA ENTREVISTA PARA OS COLEGAS E O PROFESSOR.

Fim do complemento.

MANUAL DO PROFESSOR
  • Solicitar aos alunos que observem as representações e identifiquem as etapas da construção retratadas, os profissionais envolvidos em cada etapa e descrevam suas funções.
  • Organizá-los para conversar sobre a ordem em que ocorrem essas etapas da construção e descrever oralmente o que ocorre em cada uma.
  • Solicitar que identifiquem o tipo de moradia construída (casa térrea) e imaginem o seu possível uso futuro.
  • Orientar os alunos, como tarefa de casa, na coleta de informações para a atividade da seção Entreviste, que deverá ser realizada na companhia de um adulto de sua convivência.
  • Solicitar que conversem com alguém que atue ou atuou na área de construção civil do lugar onde vivem e que possa responder às perguntas sobre o seu trabalho.
  • Em uma roda de conversa, pedir que socializem com os colegas as informações obtidas com os entrevistados.

    Entrevistas reveladoras de histórias e concepções de mundo

    As entrevistas associadas às observações vão permitindo número cada vez maior de nexos que contribuem para o conhecimento da realidade de determinado espaço. Elas ampliam o adentramento na vida da cidade ou da vila por meio da fala dos moradores e dos trabalhadores do local. Contar significa retomar fatos, acontecimentos, relembrar detalhes, comportamentos, e também oferece a oportunidade de pensarmos quem somos e como somos. Nas entrevistas, a memória é retomada, nossas lembranças, imagens e representações de mundo são compartilhadas com o outro e, por vezes, pontos obscuros de nossa trajetória de vida são aclarados. Ao falarmos de nossa vida, estamos muitas vezes contando parte da história do Brasil.

    FONTE: PONTUSCHKA, Nídia N.; PAGANELLI, Tomoko I.; CACETE, Núria H. Para ensinar e aprender Geografia. São Paulo: Cortez, 2009. p. 183.

MP104

OS MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO VÊM DA NATUREZA

MUITOS DOS MATERIAIS QUE SÃO USADOS NA CONSTRUÇÃO DAS MORADIAS SÃO FEITOS A PARTIR DE ELEMENTOS DA NATUREZA.

  1. RELACIONE OS MATERIAIS UTILIZADOS NA CONSTRUÇÃO DAS MORADIAS COM SUAS DESCRIÇÕES.
Imagem: Esquema. Uma coluna de figuras e uma coluna de textos para serem ligados. Na primeira coluna:  cimento; tijolo; vidro e madeira. Na segunda coluna: há muito tempo esse material vem sendo extraído das árvores para a construção de moradias. Atualmente, grande parte desse recurso vem de florestas plantadas pelas pessoas. É um material muito utilizado nas paredes das moradias. É uma mistura de argila com calcário, materiais encontrados no solo e no subsolo. É um material formado de barro e areia misturados com água. Essa mistura é colocada em formas e levada ao sol para secar. Esse material é usado nas janelas das moradias. Ele é feito com areia e outros materiais que são colocados em fornos de alta temperatura para sofrer transformação. Geralmente, é transparente. Estão ligados: cimento com a frase que começa com “”é um material muito utilizado nas paredes...”; tijolo com a frase que começa com “é um material formado de barro...”; vidro com aa frase que começa com “esse material é usado nas janelas...”; e madeira com a frase que começa com “há muito tempo esse material vem sendo extraído...”. Fim da imagem.

LEGENDA: CIMENTO. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Esquema. Uma coluna de figuras e uma coluna de textos para serem ligados. Na primeira coluna:  cimento; tijolo; vidro e madeira. Na segunda coluna: há muito tempo esse material vem sendo extraído das árvores para a construção de moradias. Atualmente, grande parte desse recurso vem de florestas plantadas pelas pessoas. É um material muito utilizado nas paredes das moradias. É uma mistura de argila com calcário, materiais encontrados no solo e no subsolo. É um material formado de barro e areia misturados com água. Essa mistura é colocada em formas e levada ao sol para secar. Esse material é usado nas janelas das moradias. Ele é feito com areia e outros materiais que são colocados em fornos de alta temperatura para sofrer transformação. Geralmente, é transparente. Estão ligados: cimento com a frase que começa com “”é um material muito utilizado nas paredes...”; tijolo com a frase que começa com “é um material formado de barro...”; vidro com aa frase que começa com “esse material é usado nas janelas...”; e madeira com a frase que começa com “há muito tempo esse material vem sendo extraído...”. Fim da imagem.

LEGENDA: TIJOLO. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Esquema. Uma coluna de figuras e uma coluna de textos para serem ligados. Na primeira coluna:  cimento; tijolo; vidro e madeira. Na segunda coluna: há muito tempo esse material vem sendo extraído das árvores para a construção de moradias. Atualmente, grande parte desse recurso vem de florestas plantadas pelas pessoas. É um material muito utilizado nas paredes das moradias. É uma mistura de argila com calcário, materiais encontrados no solo e no subsolo. É um material formado de barro e areia misturados com água. Essa mistura é colocada em formas e levada ao sol para secar. Esse material é usado nas janelas das moradias. Ele é feito com areia e outros materiais que são colocados em fornos de alta temperatura para sofrer transformação. Geralmente, é transparente. Estão ligados: cimento com a frase que começa com “”é um material muito utilizado nas paredes...”; tijolo com a frase que começa com “é um material formado de barro...”; vidro com aa frase que começa com “esse material é usado nas janelas...”; e madeira com a frase que começa com “há muito tempo esse material vem sendo extraído...”. Fim da imagem.

LEGENDA: VIDRO. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Esquema. Uma coluna de figuras e uma coluna de textos para serem ligados. Na primeira coluna:  cimento; tijolo; vidro e madeira. Na segunda coluna: há muito tempo esse material vem sendo extraído das árvores para a construção de moradias. Atualmente, grande parte desse recurso vem de florestas plantadas pelas pessoas. É um material muito utilizado nas paredes das moradias. É uma mistura de argila com calcário, materiais encontrados no solo e no subsolo. É um material formado de barro e areia misturados com água. Essa mistura é colocada em formas e levada ao sol para secar. Esse material é usado nas janelas das moradias. Ele é feito com areia e outros materiais que são colocados em fornos de alta temperatura para sofrer transformação. Geralmente, é transparente. Estão ligados: cimento com a frase que começa com “”é um material muito utilizado nas paredes...”; tijolo com a frase que começa com “é um material formado de barro...”; vidro com aa frase que começa com “esse material é usado nas janelas...”; e madeira com a frase que começa com “há muito tempo esse material vem sendo extraído...”. Fim da imagem.

LEGENDA: MADEIRA. FIM DA LEGENDA.

HÁ MUITO TEMPO ESSE MATERIAL VEM SENDO EXTRAÍDO DAS ÁRVORES PARA A CONSTRUÇÃO DE MORADIAS. ATUALMENTE, GRANDE PARTE DESSE RECURSO VEM DE FLORESTAS PLANTADAS PELAS PESSOAS.

É UM MATERIAL MUITO UTILIZADO NAS PAREDES DAS MORADIAS. É UMA MISTURA DE ARGILA COM CALCÁRIO, MATERIAIS ENCONTRADOS NO SOLO E NO SUBSOLO.

É UM MATERIAL FORMADO DE BARRO E AREIA MISTURADOS COM ÁGUA. ESSA MISTURA É COLOCADA EM FORMAS E LEVADA AO SOL PARA SECAR.

ESSE MATERIAL É USADO NAS JANELAS DAS MORADIAS. ELE É FEITO COM AREIA E OUTROS MATERIAIS QUE SÃO COLOCADOS EM FORNOS DE ALTA TEMPERATURA PARA SOFRER TRANSFORMAÇÃO. GERALMENTE, É TRANSPARENTE.

PROFESSOR Resposta: Madeira, cimento, tijolo, vidro.
  1. OBSERVE A SUA MORADIA E ANOTE OS MATERIAIS UTILIZADOS EM CADA PARTE DELA.
    1. NAS PAREDES: _____
    1. NAS PORTAS: _____
    1. NAS JANELAS: _____
PROFESSOR Respostas pessoais.
MANUAL DO PROFESSOR
  • Na atividade 1, propor aos alunos que leiam em voz alta a descrição de cada material utilizado na construção de moradias. Verificar a fluência em leitura oral dos alunos. Orientá-los a prestar atenção ao ritmo e à precisão da leitura, de maneira a torná-la progressivamente mais cadenciada.
  • Comentar que os materiais utilizados nas moradias dependem dos fatores naturais de cada localidade, assim como dos hábitos e costumes culturais das pessoas.
  • Compartilhar as respostas das atividades.
  • As atividades permitem aos alunos identificar e relacionar os materiais utilizados na construção de moradias e conhecer a sua origem, estabelecendo uma relação entre os recursos da natureza e a construção de moradias em diferentes locais.

    Materiais de construção

    Os materiais de construção são definidos como todo e qualquer material utilizado na construção de uma edificação, desde a locação e infraestrutura da obra até a fase de acabamento, passando desde um simples prego até os mais conhecidos materiais, como o cimento. [...] A evolução dos materiais de construção não é um processo recente, pois teve início desde os povos primitivos, que utilizavam os materiais assim como os encontravam na natureza, sem qualquer transformação. Com a evolução do homem surgem necessidades que levam à transformação desses materiais de uma maneira simplificada, a fim de facilitar seu uso ou de criar novos materiais a partir deles. Assim, o homem começa a moldar a argila, a cortar a madeira e a lapidar a pedra.

MP105

  1. OBSERVE A MORADIA E IDENTIFIQUE OS MATERIAIS UTILIZADOS EM SUA CONSTRUÇÃO.
Imagem: Ilustração. Um sobrado com um gramado na frente e um mudo de tijolo e portão de ferro ao redor. Algumas partes do sobrado estão numeradas: 1: telhado. 2: parede. 3: portão de ferro. 4: janela do segundo andar. 5: porta de entrada. Fim da imagem.

Observação: REPRESENTAÇÃO ILUSTRATIVA SEM ESCALA E PROPORÇÃO. Fim da observação.

Tabela: equivalente textual a seguir.

NÚMERO

PARTE DA MORADIA

MATERIAL UTILIZADO

1

_____

_____

2

_____

_____

3

_____

_____

4

_____

_____

5

_____

_____

PROFESSOR Resposta: Parte da Moradia: Telhado, Parede, Portão da garagem, Janela, Porta. Material utilizado: Bairro, Tijolo e cimento, Ferro, Vidro e madeira, Madeira.
  1. A MORADIA MOSTRADA NA ATIVIDADE ANTERIOR FOI REPRESENTADA EM QUAL VISÃO?

    ( ) FRONTAL

    ( ) OBLÍQUA

    ( ) VERTICAL

PROFESSOR Resposta: Oblíqua
MANUAL DO PROFESSOR

Outro exemplo de evolução foi a descoberta do concreto que surgiu da necessidade do homem de um material resistente como a pedra, mas de moldagem mais fácil. Perceba que os materiais continuam evoluindo para satisfazer as necessidades do homem e de forma cada vez mais rápida, com exigências cada vez maiores quanto a sua qualidade, durabilidade e custo. Além disso, [...] devem considerar a questão ambiental.

FONTE: HAGEMANN, Sabrina Elicker. Materiais de construção básicos. Pelotas: Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, 2011. p. 15. Disponível em: http://fdnc.io/for.
Acesso em: 5 jun. 2021.

  • Orientar os alunos a observar a representação da moradia e completar as atividades.
  • Comentar com os alunos que as madeiras utilizadas nas construções devem ter o selo de certificação FSC ou do Conselho de Manejo Florestal que é uma forma de preservação das madeiras nativas e utilização de madeiras de reflorestamento, evitando assim o desmatamento.

    Atividade complementar

    Orientar os alunos a procurar imagens de diferentes tipos de moradia. Quanto mais os alunos puderem estabelecer relações entre os elementos da natureza e as características culturais, mais eles terão possibilidade de construir um olhar espacial sobre as paisagens.

    Separar as imagens por grupos, para que realizem uma produção de escrita das legendas das fotografias, que devem informar sobre o tipo de moradia e sobre a paisagem.

    Mostrar modelos de legenda das fotografias de jornais, revistas e também observar as legendas do livro de Geografia. Comentar sobre algumas características das legendas, que são textos curtos que revelam aspectos da imagem que se pretende destacar.

MP106

RETOMANDO OS CONHECIMENTOS

Capítulos 9 e 10

AVALIAÇÃO DE PROCESSO DE APRENDIZAGEM

NAS AULAS ANTERIORES, VOCÊ CONHECEU DIFERENTES MORADIAS E OS PROFISSIONAIS QUE TRABALHAM EM SUA CONSTRUÇÃO. AGORA, VAMOS AVALIAR OS CONHECIMENTOS QUE FORAM CONSTRUÍDOS?

  1. CITE UMA ATIVIDADE QUE AS PESSOAS COSTUMAM REALIZAR NOS SEGUINTES CÔMODOS DA MORADIA:

Tabela: equivalente textual a seguir.

CÔMODO DA MORADIA

ATIVIDADE

COZINHA

_____

SALA

_____

PROFESSOR Resposta: Cozinhar, lavar a louça, se alimentar, entre outros. / Assistir à televisão, conversar, entre outros.
  1. OBSERVE A REPRESENTAÇÃO E COMPLETE AS FRASES.
Imagem: Ilustração. Uma menina de cabelo preto enrolado preso em um rabo. Ela usa um vestido rosa florido e está parada na frente de uma casa. Em cima do telhado da casa tem dois pássaros, um apoiado no telhado e um voando. Na esquerda dela tem um banco de madeira e na direita tem um cachorro bege com manchas mais escuras. Fim da imagem.

EM FRENTE

DIREITA

ESQUERDA

PROFESSOR Resposta: em frente, direita, esquerda.
MANUAL DO PROFESSOR

Avaliação de processo
de aprendizagem

As atividades dessa seção possibilitam retomar os conhecimentos trabalhados nos capítulos 9 e 10.

Objetivos de aprendizagem e intencionalidade pedagógica das atividades

  1. Reconhecer distintos cômodos da moradia e seus usos pelas pessoas.

    Espera-se que os alunos reconheçam diferentes atividades que as pessoas costumam praticar nos cômodos da moradia.

  1. Interpretar representação de moradia, aplicando noções de lateralidade.

    Espera-se que os alunos, a partir da leitura e interpretação da representação, explorem o posicionamento dos elementos retratados.

  1. Reconhecer distintos materiais de construção utilizados em uma moradia.

    Espera-se que os alunos consigam identificar, a partir de leitura de fotografia, diferentes materiais utilizados na construção de uma moradia.

MP107

  1. OBSERVE A MORADIA E INDIQUE OS MATERIAIS UTILIZADOS NA SUA CONSTRUÇÃO.
Imagem: Fotografia. Uma casa com paredes de tijolo, janelas de madeira e telhado de palha. Na frente tem uma antena.  Fim da imagem.

LEGENDA: MORADIA NO MUNICÍPIO DE CAVALCANTE, NO ESTADO DE GOIÁS, EM 2020. FIM DA LEGENDA.

TELHADO: _____

PROFESSOR Resposta: Palha.

JANELAS: _____

PROFESSOR Resposta: Madeira.

PAREDES: _____

PROFESSOR Resposta: Tijolo.

AUTOAVALIAÇÃO

AGORA É HORA DE VOCÊ REFLETIR SOBRE SEU APRENDIZADO. ASSINALE A RESPOSTA QUE VOCÊ CONSIDERA MAIS APROPRIADA.

Tabela: equivalente textual a seguir.

SOBRE AS APRENDIZAGENS

SIM

EM PARTE

NÃO

A) IDENTIFICO OS CÔMODOS DA MORADIA E COMO ELES COSTUMAM SER USADOS?

B) RECONHEÇO CARACTERÍSTICAS DA MINHA MORADIA?

C) RECONHEÇO OS MATERIAIS UTILIZADOS NA CONSTRUÇÃO DAS MORADIAS?

D) CONHEÇO OS PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS NA CONSTRUÇÃO DE MORADIAS?

SOBRE A POSTURA DE ESTUDANTE

SIM

EM PARTE

NÃO

E) PARTICIPEI DAS AULAS E DAS CONVERSAS EM GRUPO?

PROFESSOR Respostas pessoais.
MANUAL DO PROFESSOR

Autoavaliação

A autoavaliação é uma atividade individual. Ela permite aos alunos revisitar o processo de suas aprendizagens e sua postura de estudante, refletindo sobre seus êxitos e suas dificuldades. Nesse tipo de atividade, não é necessário atribuir uma pontuação ou um conceito ao aluno. As respostas também podem servir para uma eventual reavaliação do planejamento ou para que se opte por realizar a retomada de alguns dos objetivos de aprendizagem propostos inicialmente que aparentemente não foram consolidados.

MP108

Comentários para o professor:

Conclusão do módulo dos capítulos 9 e 10

A conclusão do módulo envolve diferentes atividades ligadas à sistematização dos conhecimentos construídos nos capítulos 9 e 10. Nesse sentido, cabe retomar as respostas dos alunos para a questão problema presente no Desafio à vista!: Como e de que são feitas as moradias?

Sugere-se mostrar aos alunos o registro das respostas para a questão problema do módulo e, na sequência, solicitar que identifiquem o que mudou em relação aos conhecimentos que foram apreendidos sobre os tipos de moradia, as atividades realizadas pelas pessoas nos seus cômodos, bem como os materiais e os trabalhadores envolvidos em sua construção.

Verificação da avaliação de processo de aprendizagem

Imagem: Ícone referente à seção. Fim da imagem.

Por meio das atividades que foram propostas na avaliação de processo de aprendizagem, é possível realizar o acompanhamento dos alunos dentro da experiência contínua de avaliação formativa.

Sugere-se elaborar rubricas e estabelecer pontuações ou conceitos distintos para cada atividade, considerando os objetivos de aprendizagem e a intencionalidade pedagógica de cada uma delas.

Caso se tenha optado pela realização das atividades em dupla ou em grupo, pode-se avaliar cada aluno a partir de critérios relacionados às contribuições para o trabalho coletivo, ao respeito pelos colegas e à proatividade na execução das propostas elaboradas.

As atividades de autoavaliação também podem ser incrementadas com outras reflexões: O que achei mais interessante de aprender foi…; Meu ponto forte no processo de aprender foi…; O meu desafio maior no processo de aprender foi…; Eu aprendo melhor quando...

Superando defasagens

Imagem: Ícone referente à seção. Fim da imagem.

Após a devolutiva das atividades, identificar se os principais objetivos de aprendizagem previstos no módulo foram alcançados.

MP109

Introdução do módulo dos capítulos 11 e 12

Este módulo, formado pelos capítulos 11 e 12, possibilita aos alunos identificar distintos brinquedos e brincadeiras praticados em diferentes tempos e espaços.

Questão problema

Imagem: Ícone referente à seção. Fim da imagem.

Quais brincadeiras e atividades de lazer as pessoas praticam?

Atividades do módulo

Imagem: Ícone referente à seção. Fim da imagem.

As atividades deste módulo possibilitam o desenvolvimento das habilidades EF01GE02, relacionada aos distintos brinquedos e brincadeiras praticados em diferentes tempos e espaços, EF01GE06, que se refere à descrição dos materiais de que são feitos esses brinquedos, além da EF01GE03, que se refere atividades de lazer que podem ser realizadas em espaços públicos, como parques e praças. Também são realizadas atividades de elaboração de desenhos e mapa mental sobre brincadeiras e trajeto realizados em espaços públicos, propiciando o desenvolvimento da habilidade EF01GE08.

São propostas atividades de compreensão de texto, interpretação de fotografias, imagens e pinturas, elaboração de desenhos de memória, mapa mental e trajeto em representação, investigação sobre brincadeiras realizadas por um adulto na infância e trabalho de campo sobre espaço público de lazer.

Como pré-requisito, os alunos devem ser capazes de realizar a leitura de diferentes representações.

Principais objetivos de aprendizagem

Imagem: Ícone referente à seção. Fim da imagem.

MP110

DESAFIO À VISTA!

CAPÍTULOS 11 E 12

QUAIS BRINCADEIRAS E ATIVIDADES DE LAZER AS PESSOAS PRATICAM?

CAPÍTULO 11. BRINCADEIRAS DO PASSADO E DO PRESENTE

AS BRINCADEIRAS DIVERTEM AS CRIANÇAS E OS ADULTOS, DESDE MUITOS E MUITOS ANOS. QUER VER?

Imagem: Ilustração. Uma pintura de uma área entre prédios antigos cheia de pessoas. Algumas estão lutando, outras estão com grandes barris, algumas estão em vendas.    Fim da imagem.

LEGENDA: JOGOS INFANTIS, DE PIETER BRUEGEL, 1560. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. A PINTURA RETRATA UM TEMPO DISTANTE OU ATUAL?
    PROFESSOR Resposta: Um tempo distante (ano de 1560).

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. QUAIS ELEMENTOS DA PINTURA MOSTRAM SE ELA RETRATA UM TEMPO DISTANTE OU ATUAL?
    PROFESSOR Resposta: As construções e as vestimentas das pessoas.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. DE QUAIS BRINCADEIRAS QUE APARECEM NA PINTURA VOCÊ E SEUS AMIGOS TAMBÉM BRINCAM?
    PROFESSOR Atenção professor: Os alunos podem indicar cabra-cega, rodar pião, pular sela (pular carniça), cinco-marias, plantar bananeira, cavalo de pau, entre outras. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR

Boxe complementar:

Desafio à vista!

A questão problema permite aos alunos refletir sobre as brincadeiras e as atividades de lazer realizadas pelas pessoas em diferentes tempos e locais. Conversar com eles sobre essa questão e registrar as respostas, guardando esses registros para que sejam retomados na Conclusão do módulo.

Fim do complemento.

  • Orientar os alunos na observação da pintura e solicitar que destaquem as brincadeiras que conhecem e foram retratadas.
  • Comentar que Pieter Bruegel foi um pintor da região de Flandres (atual Bélgica), que nasceu por volta de 1525. Era conhecido por obras que retratam cenas e personagens do campo. Além de pintor, exercia também outras atividades como escultor, arquiteto e decorador de tapeçarias e vitrais.
  • Compartilhar as respostas dos alunos para as atividades.

    Boxe complementar:

    De olho nas competências

    As atividades desenvolvidas no capítulo se relacionam à competência específica de Ciências Humanas 5, ao comparar eventos ocorridos em tempos diferentes no mesmo espaço e em espaços variados, e à competência específica de Geografia 1, ao utilizar os conhecimentos geográficos para entender a interação sociedade/natureza e exercitar o interesse e o espírito de investigação e de resolução de problemas.

    Fim do complemento.

    As atividades do capítulo 11 permitem aos alunos reconhecer alguns brinquedos e brincadeiras do passado e atuais e suas variações, refletindo sobre os materiais de que são feitos os brinquedos e os locais mais adequados para realizar as brincadeiras.

    A BNCC neste capítulo

    Unidades temáticas: O sujeito e seu lugar no mundo; Mundo do trabalho; Forma de representação e pensamento espacial.

    Objetos de conhecimento: O modo de vida das crianças em diferentes lugares; Diferentes tipos de trabalho existentes no seu dia a dia; Pontos de referência.

MP111

BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS ATUAIS

AS CRIANÇAS PODEM BRINCAR DE VÁRIAS MANEIRAS, COM DIFERENTES BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS.

Imagem: Ilustração. Uma praça rodeada por casas coloridas, com degraus na entrada e vasos de planta. Na praça tem várias crianças brincando com bambolês, bonecas, carrinhos e cavalos. Na parte de cima das casas tem um homem segurando um vaso e um deitado em uma cadeira. O homem segurando um vaso está circulado. Fim da imagem.

LEGENDA: AS CRIANÇAS DA VILA JACILO, DE HELENA COELHO, 2003. FIM DA LEGENDA.

  1. ONDE AS CRIANÇAS ESTÃO BRINCANDO?

    _____

    PROFESSOR Resposta: Em uma rua da Vila Jacilo.
  1. CITE DOIS BRINQUEDOS QUE APARECEM NA PINTURA.

    _____

    PROFESSOR Respostas possíveis: boneca, pipa, bicicleta, skate , bambolê, carrinho, entre outros.
  1. ASSINALE AS BRINCADEIRAS QUE FORAM REPRESENTADAS NA PINTURA.

    ( ) BRINCAR DE BONECA.

    ( ) ANDAR DE PATINETE.

    ( ) PULAR AMARELINHA.

    ( ) ESCONDE-ESCONDE.

    ( ) CORRIDA DE SACO.

    ( ) PULAR CORDA.

    PROFESSOR Resposta: Brincar de boneca, Andar de patinete, Esconde-esconde, Pular corda.
  1. CIRCULE NA IMAGEM A CRIANÇA QUE ESTÁ SEGURANDO UMA PIPA EM UM LOCAL QUE NÃO É SEGURO.
PROFESSOR Atenção professor: Comentar com os alunos sobre a segurança dos locais para soltar pipas. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR
  • Solicitar aos alunos que observem a pintura de Helena Coelho, reproduzida nesta página, e descrevam a cena. Conversar com eles sobre os brinquedos representados, os tipos de brincadeira e o local onde a cena ocorre. Demonstrar que as brincadeiras são uma forma de aprender a viver em sociedade. Nelas precisamos dialogar, negociar, ceder e argumentar, entre outras habilidades pertinentes ao convívio. Esta abordagem favorece a compreensão da relevância do tema vida familiar e social.
  • Comentar que Helena Coelho é uma pintora que produziu diversos trabalhos em arte naïf, um tipo de arte popular em que há uma representação mais simplificada dos elementos da realidade. Costumam valorizar a representação de temas cotidianos e usar uma grande quantidade de cores nas obras.
  • Orientar os alunos a responder às atividades, verificando se eles escreveram corretamente as palavras.
  • Solicitar aos alunos que localizem a criança que está soltando pipa na pintura e reflitam por que o local no qual ela está não é adequado para esse tipo de atividade.
  • Comentar com eles que empinar pipa em telhados ou em locais altos é perigoso, pois há risco de queda. Essa brincadeira também não pode ser realizada próximo à fiação elétrica e em lugares fechados.

    Habilidades: (EF01GE02) Identificar semelhanças e diferenças entre jogos e brincadeiras de diferentes épocas e lugares; (EF01GE06) Descrever e comparar tipos de moradias ou objetos de uso cotidiano (brinquedos, roupas, mobiliários), considerando técnicas e materiais utilizados em sua produção; (EF01GE08) Criar mapas mentais e desenhos com base em itinerários, contos literários, histórias inventadas e brincadeiras.

MP112

BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS

VAMOS CONHECER MAIS UM POUCO SOBRE ALGUNS BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS? ACOMPANHE A LEITURA DO TEXTO.

EMPINAR PIPA

O DESAFIO DA BRINCADEIRA É USAR O VENTO PARA MANTER A PIPA NO ALTO, PRESA A UMA LINHA. AS PIPAS SÃO FEITAS, GERALMENTE, DE PAPEL E VARETAS DE MADEIRA.

Imagem: Ilustração. Uma menina loira de calça laranja e camiseta regata azul empinando uma pipa verde. Ao lado dela, um menino de calça rosas e camiseta verde com uma pipa laranja. Ilustração. Um campo com crianças de braços erguidos empinando pipas.  Fim da imagem.

LEGENDA: MENINOS SOLTANDO PIPA, DE CANDIDO PORTINARI, 1941. FIM DA LEGENDA.

LICOCÓS

AS CRIANÇAS DO POVO INDÍGENA KARAJÁ, QUE VIVE NO BRASIL, COSTUMAM FAZER BONECOS CHAMADOS LICOCÓS E BRINCAR COM ELES.

Imagem: Fotografia. Dois bonecos indígenas de cabelo preto e liso, com pinturas no rosto e no corpo. Eles estão sentados.   Fim da imagem.

LEGENDA: OS LICOCÓS SÃO BONECOS FEITOS DE BARRO. FOTO REALIZADA NA ILHA DO BANANAL, NO ESTADO DO TOCANTINS, EM 2009. FIM DA LEGENDA.

BRINCAR DE RODA

Imagem: Ilustração. Sete crianças de mãos dadas formando uma roda. Atrás delas há três casas, uma vermelha, uma azul e uma amarela.  Fim da imagem.

LEGENDA: CIRANDA II , DE IVAN CRUZ, 2005. FIM DA LEGENDA.

ESSA É UMA DAS BRINCADEIRAS MAIS COMUNS NO BRASIL. AS CRIANÇAS DÃO AS MÃOS, FORMAM UMA RODA E CAMINHAM EM CÍRCULO NA MESMA DIREÇÃO.

PROFESSOR Atenção professor: Nesta coleção, os nomes de povos indígenas foram grafados de acordo com a norma ortográfica vigente, respeitando o processo de alfabetização dos alunos. Ver mais informações no Manual do Professor. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR
  • Solicitar aos alunos que observem as imagens dos brinquedos e das brincadeiras e descrevam cada uma delas, incluindo os tipos de materiais de que são feitos (no caso dos brinquedos) ou que são necessários para sua realização (no caso das brincadeiras).
  • Realizar a leitura em voz alta dos textos e das legendas de forma que cada aluno faça a leitura de um tipo de brinquedo ou brincadeira. Observar o desenvolvimento dos alunos com relação à fluência em leitura oral. Caso necessário, identificar os alunos que apresentarem mais dificuldade e solicitar a releitura de um trecho menor, com o objetivo de aprimorar a fluência leitora. Repetir o procedimento em outros momentos.
  • Incentivar os alunos a contar o que sabem sobre brincadeiras de diferentes tempos, os brinquedos antigos que existem até hoje e os que não são mais utilizados.
  • Chamar a atenção dos alunos para os bonecos licocós, que são considerados amuletos da sorte para os indígenas do povo karajá.
  • Nesta coleção, os nomes dos povos indígenas foram grafados de acordo com a norma ortográfica oficial, respeitando o processo de alfabetização dos alunos nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Essa decisão é respaldada por antropólogos como Julio Cezar Mellati, especialista em etnologia indígena, que critica uma norma de 1953 que propunha o uso permanente de maiúscula e singular nos nomes indígenas: “Não vejo o que justifique essa norma, uma vez que em textos em português não se costuma iniciar com letra maiúscula nomes de nacionalidades (franceses, venezuelanos etc.)”. (MELATTI, Julio Cezar. Como escrever palavras indígenas? Revista de Atualidade Indígena, Brasília: Funai, n. 16, p. 9-15, maio/jun. 1979. In: BRASIL. Fundação Nacional do Índio. Manual de Redação Oficial da Funai. Brasília: Funai, 2016, p. 21.)

    A construção de conhecimentos a partir dos brinquedos e brincadeiras

    O brincar é uma das atividades mais importantes na vida dos indivíduos. Por meio dessa ação, ele tanto desenvolve suas potencialidades, como também trabalha com suas limitações, com as habilidades sociais, afetivas, cognitivas e físicas. O brincar é ainda uma forma de expressão e comunicação consigo, com o outro e com o meio. É uma atividade que pode ser tanto coletiva quanto individual. Na brincadeira a existência das regras (quando necessárias) não limita a ação lúdica, a criança pode modificá-la, ausentar-se quando desejar, incluir novos membros, por fim, existe maior liberdade de ação para as crianças. A brincadeira constitui um meio onde a criança lida com a fantasia, a imaginação, o faz de conta, no processo de estruturação de sua identidade. [...]

MP113

BRINCAR DE BONECA

AS BONECAS SÃO BRINQUEDOS QUE PODEM SER FEITOS DE DIVERSOS MATERIAIS, COMO BARRO, PANO, MADEIRA, LOUÇA E PLÁSTICO.

Imagem: Ilustração. Uma pintura de uma menina de vestido rosa longo apoiada em peças geométricas. Ao lado dela tem um vaso de planta.  Fim da imagem.

LEGENDA: A BONECA, DE TARSILA DO AMARAL, 1928. FIM DA LEGENDA.

PULAR CORDA

É UMA BRINCADEIRA SAUDÁVEL, DIVERTIDA E QUE PODE SER FEITA INDIVIDUALMENTE OU COM VÁRIAS PESSOAS. EXISTEM VÁRIAS FORMAS DE PULAR CORDA.

Imagem: Ilustração. Pintura de uma menina loira de vestido amarelo pulando corda. Ao redor dela há três outras crianças olhando e um cachorro.   Fim da imagem.

LEGENDA: MENINAS PULANDO CORDA, DE ORLANDO CRUZ, 1971. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Um menino moreno de bermuda verde e camiseta verde clara pulando corda.   Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

PROFESSOR Resposta pessoal.

Boxe complementar:

INVESTIGUE

Imagem: Ícone: Tarefa de casa.  Fim da imagem.

PERGUNTE A UM ADULTO DE SUA CONVIVÊNCIA SOBRE AS BRINCADEIRAS QUE ELE FAZIA QUANDO ERA CRIANÇA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  • VOCÊ TAMBÉM FAZ ALGUMA BRINCADEIRA INDICADA POR ELE? COMENTE COM OS COLEGAS E O PROFESSOR SOBRE AS SUAS DESCOBERTAS.

Fim do complemento.

MANUAL DO PROFESSOR

O ato de brincar está em uma dimensão valorizada no desenvolvimento do aprender, abrangendo principalmente as crianças, elevando-as a patamares ainda maiores pelo brincar e representando a necessidade de conhecer, construir e de se descontrair, em um mundo real ou simbólico repleto de momentos que acontece através do lúdico. Por fim, é também através do brincar que as crianças podem exercer sua capacidade de criar condição imprescindível para que haja riqueza e diversidade nas experiências de sua formação humana.

FONTE: PAPI, Adão S. O resgate de jogos, brinquedos e brincadeiras populares: suas implicações na formação biopsicossocial dos(as) alunos(as). In: Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor. Curitiba: Governo do Estado do Paraná, 2016. p. 9-10.

  • Verificar se algum aluno tem brinquedos feitos em casa por uma criança ou um adulto de sua convivência. Em caso positivo, pedir-lhe que conte aos colegas como é a experiência de brincar com esse objeto.
  • Como tarefa de casa, na seção Investigue, solicitar aos alunos que conversem com adultos com os quais convivem para descobrir quais são os brinquedos e as brincadeiras de que mais gostavam na infância.
  • Na aula seguinte, formar uma roda de conversa para que os alunos relatem o que descobriram sobre os brinquedos e as brincadeiras preferidos dos adultos com os quais convivem. Verificar se os brinquedos e as brincadeiras que foram citados ainda costumam fazer parte das referências lúdicas dos alunos.
  • Se possível, solicitar que providenciem fotografias dos brinquedos e das brincadeiras comuns em seu lugar de viver.

    Atividade complementar

    Formar grupos de alunos para que conversem a respeito das brincadeiras que costumam fazer. Orientá-los a escolher uma brincadeira e explicar aos colegas como ela funciona.

    Incentivar os alunos a escolher uma brincadeira que não tenha sido mencionada até o momento. Realizar as brincadeiras no pátio ou em outro local.

MP114

LUGARES DE BRINCAR

NA MORADIA, NA ESCOLA, NOS PARQUES E EM DIVERSOS OUTROS LUGARES, É IMPORTANTE QUE AS CRIANÇAS POSSAM BRINCAR.

  1. OBSERVE AS FOTOGRAFIAS.
Imagem: Fotografia. Uma menina loira usando uma bermuda vermelha e camiseta azul e um menino loiro de cabelo liso e camiseta amarela. Eles estão sentados em cima de um tapete com o desenho de uma cidade com ruas e há carrinhos de brinquedo nas ruas.   Fim da imagem.

LEGENDA: CRIANÇAS BRINCANDO NA MORADIA, NO MUNICÍPIO DE CAMPO MOURÃO, NO ESTADO DO PARANÁ, EM 2017. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma menina negra de calça jeans e camiseta branca pulando corda que está sendo segurada por duas outras crianças: um menino de cabelo calça jeans e camiseta branca e uma menina ruiva de rabo de cavalo com calça jeans e camiseta branca. Eles estão em uma quadra de esportes.   Fim da imagem.

LEGENDA: CRIANÇAS BRINCANDO NA ESCOLA, NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO, NO ESTADO DE SÃO PAULO, EM 2018. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Dois meninos jogando bola. Um tem o cabelo preto, bermuda azul e camiseta branca e o outro tem o cabelo castanho, bermuda vermelha e camiseta cinza.   Fim da imagem.

LEGENDA: CRIANÇAS BRINCANDO EM PARQUE, NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO, NO ESTADO DE SÃO PAULO, EM 2017. FIM DA LEGENDA.

MANUAL DO PROFESSOR
  • Conversar com os alunos sobre suas brincadeiras preferidas, os locais onde elas ocorrem, quantas pessoas participam, qual é a duração delas e o que sentem ao brincar.
  • Solicitar que falem sobre como aprenderam essas brincadeiras, se alguma delas foi ensinada por um adulto e se sabem do que seus pais e avós brincavam.
  • Se possível, anotar em um cartaz as principais respostas dos alunos a fim de criar uma atividade para que realizem suas brincadeiras preferidas.
  • Organizar uma roda de conversa e solicitar aos alunos que observem as fotografias e descrevam as cenas retratadas indicando a brincadeira, o local onde ela é feita e quantas crianças participam dela.
  • Perguntar aos alunos sobre sua participação em brincadeiras como as representadas nas fotografias, em espaços semelhantes aos retratados.

    Para leitura do aluno

    Brincadeiras de todos os tempos, de Anna Claudia Ramos. São Paulo: Larousse, 2005.

    Imaginem a seguinte situação: avós e netos se encontrando para brincar! Deve ser divertido e render boas risadas e surpresas: avós lidando com "botões" do computador e os netos jogando bilboquê ou pião, ou enfileirando soldadinhos de chumbo.

    Imagem: Ilustração. Capa de livro. Na parte superior, o título: brincadeiras de todos os tempos. Embaixo, desenho de uma mulher loira de vestido rosa e roxo listrado, um homem de cabelo castanho e camisa cinza, um menino de cabelo castanho e camiseta azul e duas crianças, uma menina ruiva e vestido amarelo e azul e um de cabelo castanho e camiseta laranja.   Fim da imagem.

MP115

  1. COMPLETE O QUADRO COM AS INFORMAÇÕES DAS FOTOGRAFIAS.

Quadro: equivalente textual a seguir.

FOTO

DO QUE AS CRIANÇAS

ESTÃO BRINCANDO?

ONDE ESTÃO?

1

_____

_____

2

_____

_____

3

_____

_____

PROFESSOR Resposta: 1. De carrinho. Na moradia. 2. Pular corda. Na escola. 3. De bola. Em um parque.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. AS BRINCADEIRAS MOSTRADAS NAS FOTOGRAFIAS PODEM SER REALIZADAS EM QUALQUER LOCAL? POR QUÊ?
PROFESSOR Resposta: Não. É possível brincar de carrinho, por exemplo, na moradia, na escola e no parque; entretanto, pular corda e jogar bola necessitam de espaços amplos, como a quadra de esportes ou o parque.
  1. QUAL É SUA BRINCADEIRA PREFERIDA?

    _____

    PROFESSOR Resposta pessoal.
    1. EM QUE LUGAR VOCÊ COSTUMA REALIZAR ESSA BRINCADEIRA?

      _____

      PROFESSOR Resposta pessoal.

Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

  1. DESENHE SUA BRINCADEIRA PREFERIDA SENDO REALIZADA NO LUGAR ONDE VOCÊ COSTUMA BRINCAR.
Imagem: Ilustração. Área em branco com quatro lápis de cor formando uma borda.   Fim da imagem.
PROFESSOR Atenção professor: Orientar os alunos na elaboração do desenho, representando simultaneamente a brincadeira preferida e o lugar de brincar. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR
  • Orientar os alunos a completar o quadro da atividade 1 com base nas observações feitas sobre as fotografias.
  • Chamar a atenção para o local mais adequado para realizar cada brincadeira. Essa observação está ligada à questão da ocupação e da organização dos espaços, conceitos importantes no ensino de Geografia.
  • Orientar os alunos a fazer o desenho da brincadeira preferida, solicitando-lhes que desenhem elementos que identifiquem o local representado e seus participantes.
  • Propor aos alunos que socializem os desenhos com os colegas.

MP116

  1. ONDE VOCÊ COSTUMA BRINCAR COM MAIS FREQUÊNCIA?

    ( ) DENTRO DA MORADIA.

    ( ) FORA DA MORADIA.

PROFESSOR Resposta pessoal.
  1. CADA BRINCADEIRA TEM UM LOCAL ADEQUADO PARA SER REALIZADA. OBSERVE AS BRINCADEIRAS REPRESENTADAS E LIGUE-AS AO LOCAL MAIS ADEQUADO PARA REALIZÁ-LAS.
Imagem: Ilustração. Duas colunas de desenhos para serem ligados. Na primeira coluna: um menino de camiseta amarela e capacete laranja andando de bicicleta;  Fim da imagem.

LEGENDA: ANDAR DE BICICLETA. FIM DA LEGENDA.

Imagem: um menino de cabelo preto e camiseta verde montando um quebra-cabeça;  Fim da imagem.

LEGENDA: MONTAR QUEBRA-CABEÇA. FIM DA LEGENDA.

Imagem: uma menina de cabelo loiro preso em um rabo jogando bola;  Fim da imagem.

LEGENDA: JOGAR BOLA. FIM DA LEGENDA.

Imagem: uma menina de cabelo preto preso usando capacete andando de skate.  Fim da imagem.

LEGENDA: ANDAR DE SKATE. FIM DA LEGENDA.

Imagem: A segunda coluna tem uma ilustração de uma sala de estar,  Fim da imagem.

LEGENDA: SALA DE ESTAR. FIM DA LEGENDA.

Imagem: uma quadra de esportes,  Fim da imagem.

LEGENDA: QUADRA DE ESPORTES. FIM DA LEGENDA.

Imagem: uma pista de skate  Fim da imagem.

LEGENDA: PISTA DE SKATE. FIM DA LEGENDA.

Imagem: e uma ciclovia.  Fim da imagem.

LEGENDA: CICLOVIA. FIM DA LEGENDA.

PROFESSOR Resposta: ANDAR DE BICICLETA - CICLOVIA; MONTAR QUEBRA-CABEÇA - SALA DE ESTAR; JOGAR BOLA - QUADRA DE ESPORTES; ANDAR DE SKATE - PISTA DE SKATE.
MANUAL DO PROFESSOR
  • Conversar com os alunos sobre os locais onde eles costumam brincar, perguntando se eles brincam em espaços fechados, como no interior da moradia, ou em espaços ao ar livre, como quintais e praças.
  • Solicitar que descrevam os locais representados nas imagens da atividade 4 e as crianças com seus brinquedos. Perguntar se conhecem locais assim, se existem espaços semelhantes no lugar onde moram e se já realizaram essas brincadeiras e atividades esportivas.
  • Comentar com os alunos sobre outras possibilidades de brincadeira em cada um dos locais representados e sobre o período do dia mais adequado para frequentá-los.
  • Organizar uma roda de conversa sobre a importância de realizar jogos e brincadeiras em locais adequados e com equipamentos de segurança, a fim de evitar acidentes.


    O uso dos espaços urbanos pelas crianças

    O uso do espaço público foi se modificando ao longo dos séculos. A rua, outrora espaço de socialização e brincadeira, foi tornando-se espaço de perigo, principalmente para as crianças. No século XX, foram criadas as praças e os parques públicos como alternativas de lazer e locais de brincadeira (Oliveira, 2004). Atualmente não são considerados seguros, pois nem sempre obedecem às normas de segurança quanto à instalação e manutenção dos equipamentos (Harada, Pedreira & Andreoti, 2003) e, por vezes, são utilizados para fins ilícitos. [...] O brincar é um comportamento que foi selecionado pela espécie; contudo sofre influência de fatores culturais, sociais, econômicos e espaciais, modificando-se no tempo e no espaço (Valentine & Mckendrick, 1997).

MP117

CARTOGRAFANDO

VAMOS CONHECER UM POUCO MAIS SOBRE OS LUGARES DE BRINCAR DOS ALUNOS DA CLASSE?

  1. QUAL É O SEU LUGAR PREFERIDO DE BRINCAR? ASSINALE E CONVERSE COM OS COLEGAS SOBRE SUAS RESPOSTAS.

    ( ) O QUINTAL.

    ( ) A RUA.

    ( ) UMA PRAÇA.

    ( ) O PÁTIO DA ESCOLA.

    ( ) DENTRO DA MORADIA.

    ( ) UM PARQUE.

    ( ) OUTROS.

PROFESSOR Resposta pessoal.
  1. NO LABIRINTO, ENCONTRE O CAMINHO PARA CHEGAR AO LUGAR PREFERIDO DE BRINCAR DA MAIORIA DOS ALUNOS DA CLASSE.
PROFESSOR Resposta: A resposta depende da atividade 1, pois os alunos devem traçar o caminho até o lugar preferido de brincar da classe.
Imagem: Ilustração. Seis crianças de uniforme no meio de um labirinto: um menino de cabelo castanho, uma menina ruiva de cabelo ondulado, uma menina de cabelo preto e liso, um menino de cabelo castanho, um menino moreno e uma menina loira com o cabelo preso em maria-chiquinha. Ao redor do labirinto tem placas com nomes de locais: quintal, moradia, rua, praça, parque e pátio da escola.  Fim da imagem.
MANUAL DO PROFESSOR

Neste sentido, o comportamento do brincar pode ser inibido ou estimulado dependendo das características do espaço onde ocorre.

FONTE: LUZ, Giordana Machado da; KUHNEN, Ariane. O uso dos espaços urbanos pelas crianças: explorando o comportamento do brincar em praças públicas. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 26, n. 3, 2013. p. 552.
Disponível em: http://fdnc.io/ftK
. Acesso em: 5 jun. 2021.

Boxe complementar:

Alfabetização cartográfica

As atividades possibilitam aos alunos desenvolver a noção espacial por meio do traçado de um percurso em um labirinto.

Fim do complemento.

  • Realizar a leitura da atividade 1 e solicitar aos alunos que marquem o seu lugar de brincar preferido.
  • Desenhar na lousa um quadro com os lugares indicados na atividade e pedir aos alunos que citem onde costumam brincar.
  • Orientá-los na observação das informações dispostas no quadro, identificando o lugar de brincar preferido da maioria da classe.
  • Solicitar aos alunos que façam a atividade 2 e descubram o caminho adequado para o lugar preferido de brincar da maioria dos alunos da classe.

MP118

CAPÍTULO 12. O LAZER NO DIA A DIA DAS PESSOAS

AS PESSOAS PODEM REALIZAR DIFERENTES ATIVIDADES DE LAZER, COMO BRINCAR, LER, JOGAR E PRATICAR ESPORTES.

AS ATIVIDADES DE LAZER PODEM ACONTECER EM DIVERSOS LOCAIS.

  1. OBSERVE AS IMAGENS.
Imagem: Ilustração. Uma pintura de um parque com um lago com barcos e uma área gramada com mulheres de vestido longo embaixo de guarda-sol e crianças sentadas.  Fim da imagem.

LEGENDA: TARDE DE DOMINGO NA ILHA DA GRANDE JATTE, DE GEORGES-PIERRE SEURAT, 1884. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um parque gramado com pessoas sentadas em grupos. Ao lado há um lago com alguns barcos.    Fim da imagem.

LEGENDA: PARQUE DA QUINTA DA BOA VISTA, NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO, NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, EM 2018. FIM DA LEGENDA.

MANUAL DO PROFESSOR
  • Conversar com os alunos sobre as atividades de lazer preferidas deles.
  • Solicitar que falem sobre os locais onde ocorrem essas atividades, suas características, quantas pessoas participam, com que frequência as realizam e quanto tempo dura cada uma delas.
  • Organizar uma roda de conversa e solicitar aos alunos que comparem as imagens e descrevam o tipo de atividade de lazer, o local, as vestimentas das pessoas e o ano da obra de arte e da fotografia.
  • Conversar com os alunos sobre as mudanças nas vestimentas das pessoas e as permanências das atividades.

    Boxe complementar:

    De olho nas competências

    As atividades do capítulo favorecem o desenvolvimento da competência específica de Ciências Humanas 1, ao compreender a si e ao outro com identidades diferentes, de forma a exercitar o respeito à diferença em uma sociedade plural, e também da competência específica de Geografia 7, ao agir pessoalmente e coletivamente com respeito, autonomia, propondo ações sobre as questões socioambientais.

    Fim do complemento.

    As atividades do capítulo 12 possibilitam aos alunos estabelecer semelhanças e diferenças entre os usos dos espaços públicos, observando exemplos de atividades de lazer que podem ser realizados em parques e praças.

    A BNCC neste capítulo

    Unidades temáticas: O sujeito e seu lugar no mundo; Forma de representação e pensamento espacial.

    Objetos de conhecimento: Situações de convívio em diferentes lugares; Pontos de referência.

MP119

  1. ONDE VOCÊ COSTUMA PRATICAR ATIVIDADES DE LAZER?

    _____

  1. QUAL ATIVIDADE DE LAZER VOCÊ MAIS GOSTA DE PRATICAR COM SEUS FAMILIARES?

    _____

  1. QUAIS ATIVIDADES DE LAZER VOCÊ COSTUMA PRATICAR? ASSINALE-AS NO QUADRO.
    PROFESSOR Respostas pessoais.

Quadro: equivalente textual a seguir.

ATIVIDADE DE LAZER

SIM

NÃO

BRINCAR DENTRO DA MORADIA.

BRINCAR NA RUA.

PASSEAR NO PARQUE OU NA PRAÇA.

JOGAR BOLA.

CONVERSAR COM AMIGOS.

ASSISTIR À TELEVISÃO.

IR AO CINEMA OU AO TEATRO.

PRATICAR ESPORTE.

  1. QUAL DAS ATIVIDADES ASSINALADAS NO QUADRO VOCÊ PRATICA COM MAIS FREQUÊNCIA?

    _____

    PROFESSOR Resposta pessoal.
  1. QUANTAS HORAS POR SEMANA VOCÊ SE DEDICA A ELA?

    _____

    PROFESSOR Resposta pessoal.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. CONVERSE COM OS COLEGAS E DESCUBRA QUAL É A ATIVIDADE DE LAZER PREFERIDA DE CADA UM DELES.
MANUAL DO PROFESSOR
  • Orientar os alunos a preencher as informações do quadro da atividade 4.
  • Realizar a leitura do quadro ou solicitar a um aluno que a faça, item por item.
  • Orientar os demais alunos que assinalem “sim” ou “não”.
  • Conversar com os alunos sobre as características de cada tipo de lazer e os benefícios de incluir atividades físicas na rotina.

    Habilidades: (EF01GE03) Identificar e relatar semelhanças e diferenças de usos do espaço público (praças, parques) para o lazer e diferentes manifestações; (EF01GE08) Criar mapas mentais e desenhos com base em itinerários, contos literários, histórias inventadas e brincadeiras.

MP120

O LAZER EM PARQUES E PRAÇAS

OS PARQUES E AS PRAÇAS SÃO LOCAIS QUE PODEM SER FREQUENTADOS POR TODAS AS PESSOAS. NELES SÃO REALIZADAS DIVERSAS ATIVIDADES DE LAZER.

Imagem: Ilustração. Um parque com áreas gramadas e caminhos entre elas. No centro, campo de areia com brinquedos coloridos e de madeira e crianças brincando. Tem uma casinha com escadas e escorregador, balanços e um gira-gira. Ao lado há uma ciclovia com pessoas andando de bicicleta, uma pista de skate e mais para o fundo uma quadra de esportes coberta e um lago.  Fim da imagem.
MANUAL DO PROFESSOR
  • Solicitar aos alunos que observem as atividades de lazer representadas na imagem e descrevam as pessoas envolvidas, o local de cada atividade e as outras atividades que poderiam ser realizadas nesse espaço.
  • Escrever na lousa uma lista das atividades de lazer observadas na imagem.
  • Conversar com os alunos sobre espaços públicos, como o da imagem, no local onde vivem: Existem lugares assim? Estão conservados? Vocês costumam frequentá-los? Com quem? Que tipos de atividade de lazer realizam nesse lugar?

    O desenho no desenvolvimento da criança

    O desenho tem papel fundamental na formação do conhecimento e requer grande consideração no sentido de valorizar desde o início a vida da criança, considerando a bagagem que traz de casa, assim como seu próprio dia a dia. O ato de desenhar deve ser considerado um fator essencial no processo do desenvolvimento da linguagem, bem como uma espécie de documento que registra a evolução da criança. A criança ao desenhar desenvolve a autoexpressão e atua de forma afetiva com o mundo, opinando, criticando, sugerindo, através da utilização das cores, formas, tamanhos, símbolos, entre outros. [...]

MP121

Imagem: Ícone: Atividade oral.   Fim da imagem.

  1. QUAIS ATIVIDADES AS CRIANÇAS ESTÃO REALIZANDO NO PARQUE?
    PROFESSOR Resposta: As crianças estão brincando no parquinho.

    Imagem: Ícone: Atividade oral.   Fim da imagem.

  1. E OS ADULTOS, O QUE ESTÃO FAZENDO?
    PROFESSOR Resposta: Os adultos estão se exercitando, conversando, tocando violão e andando de skate e de bicicleta.

    Imagem: Ícone: Atividade oral.   Fim da imagem.

  1. QUE OUTRAS BRINCADEIRAS E ATIVIDADES PODEM SER REALIZADAS EM UM PARQUE?
    PROFESSOR Resposta: Fazer piquenique e caminhadas, passear com cães, entre outras.
  1. VOCÊ JÁ BRINCOU EM UM PARQUE OU EM UMA PRAÇA?

    ( ) SIM.

    ( ) NÃO.

    PROFESSOR Resposta pessoal.

Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

  1. FAÇA UM DESENHO REPRESENTANDO UMA BRINCADEIRA OU UMA ATIVIDADE DE LAZER QUE VOCÊ REALIZOU OU GOSTARIA DE REALIZAR EM UM PARQUE OU EM UMA PRAÇA.
PROFESSOR Atenção professor: Orientar os alunos na elaboração de um desenho de memória (caso ele já tenha brincado em um parque ou em uma praça) ou desenho de imaginação (caso nunca tenha brincado). Fim da observação.
Imagem: Ilustração. Área em branco com quatro lápis de cor formando uma borda.  Fim da imagem.
MANUAL DO PROFESSOR

A importância de valorizar o desenho desde o início da vida da criança se dá pelo fato da necessidade que o universo infantil tem em ser estimulado, desafiado, confrontado de forma que venha enriquecer as próprias experiências da criança.

FONTE: CAIADO, Elen Campos. A importância de estimular a arte na criança. Canal do Educador. Disponível em:
http://fdnc.io/foC
. Acesso em: 5 jun. 2021.

  • Orientar coletivamente a realização das atividades orais sobre a imagem da página anterior.
  • Elaborar com os alunos um desenho representando uma brincadeira ou uma atividade que eles realizam ou gostariam de realizar em um parque ou em uma praça.
  • Solicitar que registrem elementos que identifiquem o local onde ocorreu a brincadeira ou a atividade de lazer.
  • Orientar que compartilhem o seu desenho com os colegas, relatando as atividades desenvolvidas, as pessoas participantes e a adequação do local para tal atividade.

MP122

TRABALHO DE CAMPO

Imagem: Ícone: Tarefa de casa. Fim da imagem.

  1. ACOMPANHADO DE UM ADULTO DA SUA CONVIVÊNCIA, VÁ A UM PARQUE OU A UMA PRAÇA DO SEU LUGAR DE VIVER. OBSERVE O QUE EXISTE NO LOCAL E AS ATIVIDADES QUE AS PESSOAS ESTÃO PRATICANDO. DEPOIS, PREENCHA A FICHA.
PROFESSOR Atenção professor: As respostas podem variar de acordo com a experiência de cada aluno. Fim da observação.

Imagem: Ícone: Atividade oral.  Fim da imagem.

MANUAL DO PROFESSOR

Boxe complementar:

Trabalho de campo

As atividades permitem aos alunos observar e descrever as atividades que são realizadas pelas pessoas em um parque ou uma praça de seu lugar de viver.

Fim do complemento.

  • Orientar os alunos, como tarefa de casa, a observar um parque ou uma praça do lugar onde vivem na companhia de um adulto da convivência: solicitar que observem as construções do parque, seus equipamentos, a área verde, o espaço destinado a cada tipo de atividade, as pessoas e os animais que frequentam o local e as condições de conservação e proteção da área.
  • Depois da observação, orientar para que completem a ficha presente na atividade 1.
  • Formar uma roda de conversa para que os alunos compartilhem suas anotações com os colegas, descrevendo as características observadas e sugerindo melhorias no local.

    Manutenção de espaços de lazer

    Atualmente, o conceito de cidade vai além daquele entendido como espaço físico de estruturas construídas, de casas, prédios e vias de tráfego, e passa a estar cada vez mais ligado às relações estabelecidas entre os diferentes sujeitos e os espaços que ocupam. [...] Ressalta-se que a necessidade do cuidado com os espaços dos parques infantis não envolve somente o conhecimento sobre as normas de segurança e o poder público, faz-se necessária a participação de toda a sociedade. Os usuários devem exigir de seus representantes a adequada manutenção desses espaços de lazer, enquanto o poder público deve oferecer meios de participação das crianças, dos pais e outros interessados na constituição dos espaços e elaboração dos brinquedos. [...]

MP123

  1. COM REFERÊNCIA NO TRAJETO QUE VOCÊ PERCORREU NO PARQUE OU NA PRAÇA, ELABORE UM DESENHO INDICANDO OS ELEMENTOS DA PAISAGEM OBSERVADOS.
PROFESSOR Atenção professor: Orientar os alunos na representação desse mapa mental, em que eles, da maneira que conseguirem, devem relembrar o percurso que realizaram no local, a partir de pontos de referência e marcos na paisagem. Fim da observação.
Imagem: Ilustração. Área em branco com quatro lápis de cor formando uma borda.  Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.

PROFESSOR Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR

Acredita-se que as políticas públicas no âmbito do esporte e lazer, nas quais devem estar incluídas ações voltadas à infância no que se refere ao planejamento de espaços e brinquedos e suas influências na vida cotidiana das grandes cidades, devem atender a fatores diferenciados de estimulação sensorial, perceptiva, motora, cognitiva e social, para que influenciem positivamente na prática lúdica e social das crianças.

FONTE: MORO, Luize; RECHIA, Simone; ASSIS, Talita Stresser de. Conhecendo os parques de Curitiba e seus espaços públicos destinados às brincadeiras infantis: um panorama geral. Pensar a Prática, v. 17, n. 4. Disponível em: http://fdnc.io/foD. Acesso em: 5 jun. 2021.

  • Orientar os alunos na criação de um mapa mental que represente o trajeto percorrido no parque ou na praça visitado a partir de um ponto de referência.
  • Solicitar que os alunos representem os principais elementos da paisagem que foram observados.
  • Comentar sobre a importância da manutenção dos parques e praças que são utilizados pelas pessoas e a responsabilidade de cada um nessa manutenção, além do poder público.
  • Compartilhar os mapas mentais feitos pelos alunos.

MP124

RETOMANDO OS CONHECIMENTOS

Capítulos 11 e 12

AVALIAÇÃO DE PROCESSO DE APRENDIZAGEM

NAS AULAS ANTERIORES, VOCÊ ESTUDOU BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS DE OUTROS TEMPOS E ATUAIS E TAMBÉM OS LUGARES DE BRINCAR E DE LAZER. AGORA, VAMOS AVALIAR OS CONHECIMENTOS QUE FORAM CONSTRUÍDOS?

  1. CITE UMA BRINCADEIRA PRATICADA PELAS CRIANÇAS:
    1. EM OUTROS TEMPOS.
      PROFESSOR Atenção professor: Os alunos podem citar pula-sela, pião e cinco-marias. Fim da observação.
    1. ATUALMENTE.
      PROFESSOR Atenção professor: Os alunos podem citar videogame e brinquedos eletrônicos. Fim da observação.
    1. EM OUTROS TEMPOS E ATUALMENTE.
      PROFESSOR Atenção professor: Os alunos podem citar boneca, carrinho, esconde-esconde. Fim da observação.
  1. COMPLETE O QUADRO COM EXEMPLOS DE BRINQUEDOS OU BRINCADEIRAS.

Tabela: equivalente textual a seguir.

BRINQUEDO OU BRINCADEIRA

PARA BRINCAR SOZINHO.

_____

PROFESSORResposta: Exemplo: cubo mágico.

PARA BRINCAR COM OUTRAS PESSOAS.

_____

PROFESSORResposta: Exemplo: queimada.

PARA BRINCAR DENTRO DA MORADIA.

_____

PROFESSORResposta: Exemplo: jogo de tabuleiro.

PARA BRINCAR EM UM PARQUE.

_____

PROFESSORResposta: Exemplo: pega-pega.
MANUAL DO PROFESSOR

Avaliação de processo
de aprendizagem

As atividades dessa seção possibilitam retomar os conhecimentos trabalhados nos capítulos 11 e 12.

Objetivos de aprendizagem e intencionalidade pedagógica das atividades

  1. Indicar jogos e brincadeiras atuais e pretéritas praticadas pelas crianças.

    Espera-se que os alunos reconheçam, a partir das atividades desenvolvidas no módulo, jogos e brincadeiras praticados em outros tempos e atualmente.

  1. Reconhecer diferentes formas e espaços de brincar.

    Espera-se que os alunos indiquem exemplos de brincadeiras que podem ser praticadas individual ou coletivamente e em espaços abertos (parques) e espaços fechados (moradia).

  1. Reconhecer espaços seguros para realizar brincadeiras e atividades de lazer.

    Espera-se que os alunos consigam trazer exemplos de locais seguros para praticar algumas brincadeiras e atividades de lazer.

  1. Reconhecer matéria-prima de alguns brinquedos.

    Espera-se que os alunos indiquem materiais que podem ser confeccionados alguns brinquedos a partir da interpretação de imagens.

MP125

  1. INDIQUE UM LOCAL SEGURO PARA:
    1. JOGAR BOLA.
      PROFESSOR Resposta: Quadra de esportes e campo de futebol.
    1. EMPINAR PIPA.
      PROFESSOR Resposta: Parque (ou espaço aberto, sem fiação de eletricidade).
  1. OBSERVE OS BRINQUEDOS.
Imagem: Fotografia. Uma boneca de pano com cabelo ruivo preso, vestido vermelho e avental.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Um peão de madeira.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Um balde de plástico vermelho e uma pá amarela.   Fim da imagem.
  1. CIRCULE DE AZUL O BRINQUEDO FEITO DE MADEIRA.
PROFESSOR Resposta: Pião.
  1. CIRCULE DE VERMELHO O BRINQUEDO FEITO DE PLÁSTICO.
PROFESSOR Resposta: Baldinho de praia.

AUTOAVALIAÇÃO

AGORA É HORA DE VOCÊ REFLETIR SOBRE SEU APRENDIZADO. ASSINALE A RESPOSTA QUE VOCÊ CONSIDERA MAIS APROPRIADA.

Tabela: equivalente textual a seguir.

SOBRE AS APRENDIZAGENS

SIM

EM PARTE

NÃO

A) RECONHEÇO BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS DE OUTROS TEMPOS E ATUAIS?

B) IDENTIFICO DIFERENTES LUGARES DE BRINCAR?

C) INDICO OS MATERIAIS DE QUE SÃO FEITOS ALGUNS BRINQUEDOS?

D) RECONHEÇO A IMPORTÂNCIA DOS PARQUES E PRAÇAS COMO LOCAIS DE LAZER PARA AS PESSOAS?

SOBRE A POSTURA DE ESTUDANTE

SIM

EM PARTE

NÃO

E) ELABOREI AS ATIVIDADES PROPOSTAS COM RESPONSABILIDADE?

PROFESSOR Respostas pessoais.
MANUAL DO PROFESSOR

Autoavaliação

A autoavaliação é uma atividade individual. Ela permite aos alunos revisitar o processo de suas aprendizagens e sua postura de estudante, refletindo sobre seus êxitos e suas dificuldades. Nesse tipo de atividade, não é necessário atribuir uma pontuação ou um conceito ao aluno. As respostas também podem servir para uma eventual reavaliação do planejamento ou para que se opte por realizar a retomada de alguns dos objetivos de aprendizagem propostos inicialmente que aparentemente não foram consolidados.

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Comentários para o professor:

Conclusão do módulo dos capítulos 11 e 12

A conclusão do módulo envolve diferentes atividades ligadas à sistematização dos conhecimentos construídos nos capítulos 11 e 12. Nesse sentido, cabe retomar as respostas dos alunos para a questão problema presente no Desafio à vista!: Quais brincadeiras e atividades de lazer as pessoas praticam?

Sugere-se mostrar aos alunos o registro das respostas para a questão problema do módulo e, na sequência, solicitar que identifiquem o que mudou em relação aos conhecimentos que foram apreendidos sobre distintos brinquedos e brincadeiras praticados em diferentes tempos e espaços.

Verificação da avaliação de processo de aprendizagem

Imagem: Ícone referente à seção. Fim da imagem.

Por meio das atividades que foram propostas na avaliação de processo de aprendizagem, é possível realizar o acompanhamento dos alunos dentro da experiência contínua de avaliação formativa.

Sugere-se elaborar rubricas e estabelecer pontuações ou conceitos distintos para cada atividade, considerando os objetivos de aprendizagem e a intencionalidade pedagógica de cada uma delas.

Caso se tenha optado pela realização das atividades em dupla ou em grupo, pode-se avaliar cada aluno a partir de critérios relacionados às contribuições para o trabalho coletivo, ao respeito pelos colegas e à proatividade na execução das propostas elaboradas.

As atividades de autoavaliação também podem ser incrementadas com outras reflexões: O que achei mais interessante de aprender foi… ; Meu ponto forte no processo de aprender foi… ; O meu desafio maior no processo de aprender foi… ; Eu aprendo melhor quando…

Superando defasagens

Imagem: Ícone referente à seção. Fim da imagem.

Após a devolutiva das atividades, identificar se os principais objetivos de aprendizagem previstos no módulo foram alcançados.