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Unidade 4 Ritmos da natureza
Esta unidade possibilita aos alunos reconhecer e descrever características de seus lugares de viver e de outros locais, vinculadas aos ritmos da natureza, relacionando as mudanças de tempo atmosférico aos modos de vida, ao vestuário e à alimentação em seu cotidiano.
Módulos da unidade
Capítulos 13 e 14: exploram os diferentes ritmos da natureza no dia a dia das pessoas.
Capítulos 15 e 16: enfocam as diferentes condições do tempo atmosférico e ritmos da natureza e sua interferência no vestuário e na alimentação.
Primeiros contatos
As páginas de abertura correspondem a atividades preparatórias realizadas a partir de uma fotografia de paisagem com um arco-íris, na qual os alunos devem identificar os elementos da natureza e inferir sobre as mudanças nas paisagens e os ritmos da natureza.
Introdução do módulo dos capítulos 13 e 14
Este módulo, formado pelos capítulos 13 e 14, permite aos alunos perceber e refletir sobre os diferentes ritmos da natureza e sua influência no cotidiano das pessoas e nas paisagens.
Questão problema
Como os ritmos da natureza podem modificar as paisagens?
Atividades do módulo
As atividades do módulo possibilitam o desenvolvimento das habilidades EF01GE05 e EF01GE10, que se referem à observação e descrição das características dos ciclos naturais no cotidiano.
São desenvolvidas atividades de leitura e interpretação de fotografias e imagens, entrevista com adulto sobre mudanças nos ritmos da natureza, produção de escrita, elaboração de símbolos, e investigação sobre características da Floresta Amazônica.
Como pré-requisitos, é importante mobilizar a experiência de leitura e interpretação de representações e fotografias.
Principais objetivos de aprendizagem
- Identificar que existem diferentes elementos naturais como chuva, vento e luminosidade que interferem nas paisagens e nos modos de vida das pessoas.
- Observar a influência de alguns ritmos da natureza no lugar de viver.
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UNIDADE 4. Ritmos da natureza
LEGENDA: Paisagem no município de Itirapina, no estado de São Paulo, em 2021. FIM DA LEGENDA.
MANUAL DO PROFESSOR
- A seção Primeiros contatos apresenta atividades preparatórias de levantamento de conhecimentos prévios que poderão ser trabalhadas em duplas ou em grupos, para garantir a troca de conhecimento entre os alunos.
- Orientar os alunos a observar a fotografia e a ler a legenda.
- Solicitar que descrevam oralmente as condições do tempo atmosférico. É importante os alunos perceberem a variação das condições do tempo atmosférico no seu dia a dia.
- Destacar, por meio das observações dos alunos, os principais elementos que constituem a paisagem e conversar sobre a formação do arco-íris. Verificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre seu aparecimento.
- Questionar sobre as mudanças que podem ocorrer nas paisagens a partir das características do tempo atmosférico, se já vivenciaram situações de mudanças do tempo interferindo no seu dia a dia.
Experiências individuais e familiares dos alunos
No Ensino Fundamental – Anos Iniciais, é importante valorizar e problematizar as vivências e experiências individuais e familiares trazidas pelos alunos, por meio do lúdico, de trocas, da escuta e de falas sensíveis, nos diversos ambientes educativos (bibliotecas, pátio, praças, parques, museus, arquivos, entre outros). [...] É nessa fase que os alunos começam a desenvolver procedimentos de investigação em Ciências Humanas, como a pesquisa sobre diferentes fontes documentais, a observação e o registro – de paisagens, fatos, acontecimentos e depoimentos – e o estabelecimento de comparações. Esses procedimentos são fundamentais para que compreendam a si mesmos e aqueles que estão em seu entorno, suas histórias de vida e as diferenças dos grupos sociais com os quais se relacionam.
MP129
Boxe complementar:
Primeiros contatos
- Quais elementos da natureza se destacam na paisagem?
PROFESSOR
Resposta: Arco-íris, nuvens, vegetação e céu.
- Se
fosse
retratada em outro momento do mesmo dia, você acha que essa paisagem seria igual?
PROFESSOR
Resposta: Atividade de levantamento de hipóteses.
- Como os diferentes ritmos da natureza podem afetar o dia a dia das pessoas?
PROFESSOR
Resposta pessoal.
Fim do complemento.
MANUAL DO PROFESSOR
O processo de aprendizagem deve levar em conta, de forma progressiva, a escola, a comunidade, o Estado e o país. É importante também que os alunos percebam as relações com o meio ambiente e a ação dos seres humanos com o mundo que os cerca, refletindo sobre os significados dessas relações.
FONTE: BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. p. 353.
- Compartilhar as respostas que foram dadas para as atividades da seção Primeiros contatos.
Primeiros contatos
2. Espera-se que eles respondam que não, pois o arco-íris, por exemplo, é um elemento da natureza passageiro que costuma aparecer depois de chuvas. No período da noite, a luminosidade da paisagem seria outra.
3. Os alunos podem responder que os ritmos da natureza interferem nas atividades das pessoas ao se deslocarem, ao realizarem seus trabalhos, no modo de se vestir, de se alimentar, entre outros.
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DESAFIO À VISTA!
Capítulos 13 e 14
Como os ritmos da natureza podem modificar as paisagens?
Capítulo 13. Ritmos da natureza no dia a dia
As paisagens se transformam de acordo com os diversos elementos e ritmos da natureza.
- Observe as fotografias e leia as legendas.
LEGENDA: Pessoas caminham na rua no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2019. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Crianças praticam esporte na cidade de Odessa, na Ucrânia, um país da Europa, em 2019. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Pessoas em praça no município de Londrina, no estado do Paraná, em 2019. FIM DA LEGENDA.
- As fotografias representam momentos diferentes de um dia? Explique.
PROFESSOR
Resposta: Sim, as fotografias 1 e 3 foram tiradas à noite e a fotografia 2, durante o dia.
- Em qual local retratado nas fotografias a temperatura parece estar mais elevada?
PROFESSOR
Resposta: No local retratado na fotografia 2.
- Em sua opinião, por que as chuvas são importantes?
PROFESSOR
Resposta: As chuvas irrigam as plantações, abastecem os rios e aumentam a umidade do ar.
- No lugar onde você vive, faz mais calor durante o dia ou durante a noite?
PROFESSOR
Resposta: Auxilie os alunos na comparação entre a temperatura durante o dia e durante a noite.
MANUAL DO PROFESSOR
Boxe complementar:
Desafio à vista!
A questão problema possibilita aos alunos refletir e perceber como as paisagens podem apresentar diferentes características e se transformar a partir dos ritmos da natureza. Conversar com eles sobre essa questão e registrar as respostas, guardando esses registros para que sejam retomados na Conclusão do módulo.
Fim do complemento.
- Solicitar aos alunos que observem as fotografias e leiam a legenda, verificando os locais representados. Em seguida, propor a resolução das atividades oralmente.
Boxe complementar:
De olho nas competências
As atividades desenvolvidas no capítulo aproximam os alunos em alguns aspectos da competência geral da Educação Básica 7, no que se refere ao saber argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis e defender pontos de vista que promovam a consciência socioambiental. Também se aproxima da competência específica de Ciências Humanas 5 ao comparar eventos ocorridos simultaneamente no mesmo espaço e em espaços variados e da competência específica de Geografia 5 ao desenvolver e utilizar processos, práticas e procedimentos de investigação para compreender o mundo natural e social.
Fim do complemento.
As atividades do capítulo 13 permitem aos alunos perceber transformações das paisagens dos lugares de viver a partir de variações decorrentes de elementos naturais como chuva, vento e luminosidade.
A BNCC neste capítulo
Unidades temáticas: Conexão e escalas; Natureza, ambientes e qualidade de vida.
Objetos de conhecimento: Ciclos naturais e vida cotidiana; Condições de vida nos lugares de vivência.
Habilidades: (EF01GE05) Observar e descrever ritmos naturais (dia e noite, variação de temperatura e umidade etc.) em diferentes escalas espaciais e temporais, comparando a sua realidade com outras; (EF01GE10) Descrever características de seus lugares de vivência relacionadas aos ritmos da natureza (chuva, vento, calor etc.).
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Enquanto o Sol está iluminando a paisagem, é dia. À medida que o Sol desaparece no horizonte, a noite vai chegando aos poucos.
- Observe as representações de uma paisagem durante o dia e à noite.
- Quais são os principais elementos da paisagem que você
observa
na representação 1?
PROFESSOR
Atenção professor: Espera-se que os alunos citem: casas, edifícios, comércio, banco, entre outros. Fim da observação.
- E na representação 2?
PROFESSOR
Atenção professor: Espera-se que os alunos percebam que se tratam dos mesmos elementos da representação 1 em períodos diferentes do dia. Fim da observação.
- Que diferenças existem entre essas duas representações?
PROFESSOR
Resposta: Na representação 1, é dia e é possível ver maior movimento de pessoas. Na representação 2, é noite e as luzes dos postes, veículos e residências estão acesas.
MANUAL DO PROFESSOR
- Fazer a leitura do texto inicial e conversar com os alunos sobre quais atividades costumam realizar durante o dia e à noite.
- Solicitar que observem a representação das duas paisagens e, individualmente, escrevam quais são os principais elementos da paisagem que podem ser observados.
- Verificar se eles destacaram diferenças e semelhanças entre as paisagens durante o dia e à noite.
- Comentar que, devido ao fato de muitas pessoas usarem o período da noite para descanso, é comum em várias localidades a existência de regras para garantir o silêncio a partir de um determinado horário, ou seja, os ritmos da natureza interferem nas normas de convívio. Assim, para garantir o bem-estar das pessoas, é importante colocar-se no lugar do outro, respeitando os momentos de descanso e de atividade daqueles que vivem ao nosso redor. Essa compreensão é parte do reconhecimento da relevância do tema vida familiar e social.
- Socializar as respostas das atividades.
O uso de maiúsculas e minúsculas
Alguns estudos recomendam o uso exclusivo de letras de fôrma maiúsculas nos primeiros momentos da alfabetização, pelo menos até que o aluno passe a reconhecer todas as letras e tenha destreza na escrita das palavras. Essa orientação apoia-se em alguns pontos.
No âmbito da leitura, um argumento é que, por serem unidades separadas [...], as maiúsculas de imprensa podem ser diferenciadas e contadas mais facilmente pelos alunos.
Outro argumento é que é mais fácil reconhecer as letras que aparecem em sequência nas diversas palavras quando essas letras se apresentam com tipos uniformes e regulares [...].
FONTE: BRASIL. Pró-letramento: Programa de Formação Continuada de Professores dos Anos/Séries Iniciais do Ensino Fundamental: alfabetização e linguagem. Brasília: MEC/SEB, 2008. p. 30-31.
MP132
Será que só o dia e a noite transformam as paisagens e mudam o cotidiano das pessoas?
- Observe as fotografias.
LEGENDA: Praia no município do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, em 2017. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Praia no município do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, em 2020. FIM DA LEGENDA.
- Escreva uma frase sobre as mudanças que você observou entre a paisagem da fotografia 1 e a da fotografia 2.
_____
PROFESSOR
Resposta: Na fotografia 1, chamar a atenção dos alunos para o horizonte claro, a praia com muitas pessoas e aparentemente com temperatura elevada.PROFESSOR
Resposta: Na fotografia 2, o horizonte está com nuvens pesadas, indicando possibilidade de chuva, e a praia tem poucas pessoas. A frase dos alunos deverá destacar algumas dessas características.MANUAL DO PROFESSOR
- Retomar com os alunos as atividades que as pessoas normalmente realizam durante o dia e durante a noite e comentar sobre o trabalho de diferentes profissionais em distintos períodos do dia e as possíveis relações com os ritmos da natureza.
- Solicitar que observem as fotografias e leiam as legendas identificando o local retratado.
- Destacar as semelhanças e as diferenças entre as fotografias e anotar as observações dos alunos na lousa.
- Orientar os alunos, a partir das anotações da lousa, a realizar uma produção de escrita com a criação de uma frase relacionando as características das paisagens das fotografias. Observar se os alunos produziram a frase adequada em relação ao que foi proposto.
Para leitura do aluno
De que cor é o vento?, de Anne Herbauts. Tradução de Ana Maria Machado. São Paulo: FTD, 2018.
O gigantinho pergunta “De que cor é o vento?” e sai bem cedo em busca de resposta. Encontra cachorro, lobo, elefante, montanha, aldeia, janela, chuva, abelhas, riacho, macieira, passarinho e Gigante grandão. Cada um dá uma resposta diferente, ampliando os horizontes do leitor.
Paisagem
O conceito de paisagem, assim como os outros conceitos, não é exclusivo do quadro conceitual da Geografia, sendo bastante utilizado, por exemplo, por arquitetos e urbanistas. Na Geografia, esse conceito tem sido tradicionalmente destacado pelo fato de essa ciência procurar definir seu campo de estudo nos aspectos e fenômenos que concorrem para modelar, organizar e modificar materialmente o espaço. É geográfico, neste sentido, aquilo que tem influência sobre a paisagem, como expressão e forma desse espaço. [...] Numa outra perspectiva da Geografia na atualidade, de cunho dialético, a paisagem tem sido tomada como um primeiro foco de análise, como ponto de partida para aproximação de seu objeto de estudo que é o espaço geográfico, contendo ao mesmo tempo uma dimensão objetiva e uma subjetiva.
MP133
Boxe complementar:
Entreviste
Você percebeu que os ritmos da natureza podem modificar as paisagens durante o período de um dia. E o que poderá acontecer no período de um ano?
- Converse com um adulto de sua convivência e faça as seguintes perguntas:
- Durante o ano, há mudanças na paisagem devido aos ritmos da natureza em nosso lugar de viver?
- O que muda em relação à temperatura do ar, aos ventos e às chuvas?
- A partir das respostas, represente por meio de desenhos a paisagem do seu lugar de viver em dois períodos do ano.
PROFESSOR
Atenção professor: Avaliar a pertinência das representações feitas pelos alunos. Fim da observaçãoPaisagem do meu lugar de viver no mês de janeiro
_____
Paisagem do meu lugar de viver no mês de julho
_____
- De acordo com os seus desenhos, assinale a alternativa que melhor descreve as mudanças na paisagem do seu lugar de viver ao longo do ano.
( ) No meu lugar de viver, há grandes mudanças na paisagem no período de um ano.
( ) No meu lugar de viver, não há grandes mudanças na paisagem no período de um ano.
PROFESSOR
Atenção professor: Avaliar a coerência das respostas dos alunos. Fim da observação.
- A partir das respostas, represente por meio de desenhos a paisagem do seu lugar de viver em dois períodos do ano.
Fim do complemento.
MANUAL DO PROFESSOR
Nesta linha, Santos define paisagem da seguinte forma: “Tudo aquilo que nós vemos, o que nossa visão alcança, é a paisagem. Esta pode ser definida como o domínio do visível, aquilo que a vista abarca. Não é formada apenas de volume, mas também de cores, movimentos, odores, sons etc.” (1998, p. 61)*.
FONTE: CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, escola e construção de conhecimentos. Campinas: Papirus, 1998. p. 96-98.
FONTE: *SANTOS, Milton. Metamorfoses do espaço habitado. São Paulo: Hucitec, 1998. p. 61.
- Orientar os alunos na realização da atividade da seção Entreviste com um adulto de sua convivência.
- Fazer a leitura da atividade em sala de aula, destacando as etapas que devem ser realizadas como tarefa de casa.
- Solicitar aos alunos que apresentem a representação que desenvolveram e destaquem, no lugar de vivência, caso haja, mudanças na paisagem ao longo de um ano.
- Se julgar pertinente, criar um texto coletivo para que os alunos anotem no caderno como sistematização da atividade. Essa produção de escrita, ao ser finalizada, poderá ser colocada na lousa para que os alunos possam fazer acertos e correções com relação às palavras escritas e à adequação do texto.
MP134
Capítulo 14. Elementos da natureza no lugar de viver
Em nosso país, há locais onde faz muito calor e outros onde faz muito frio durante a mesma época do ano.
Vamos conhecer uma paisagem de um local onde chove muito e faz calor durante grande parte do ano.
- Observe a fotografia.
LEGENDA: Paisagem na Floresta Amazônica, no município de Careiro, no estado do Amazonas, em 2020. FIM DA LEGENDA.
- Onde está localizada essa paisagem?
-
_____
PROFESSOR
Resposta: A paisagem se localiza na Floresta Amazônica, no município de Careiro, no estado do Amazonas.
- Você conhece uma paisagem semelhante a essa? Conte para os colegas e o professor.
PROFESSOR
Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
- Fazer um levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre a Floresta Amazônica e suas características, anotando as principais colocações feitas por eles.
- Comentar em seguida outras informações sobre essa paisagem. Caso necessário, consultar informações nos sites do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama), Árvores do Brasil e Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).
- Comentar que a Floresta Amazônica é uma das maiores florestas do planeta. Sua área original ocupava mais de 3,3 milhões de quilômetros quadrados. Atualmente apresenta extensas áreas devastadas. A floresta possui mais de 2.500 espécies vegetais, com árvores de até 50 metros de altura, com copas frondosas, que liberam grande quantidade de água na atmosfera por meio da evaporação e da transpiração.
- Orientar os alunos a observar a fotografia e a compartilhar as respostas das atividades.
As atividades do capítulo 14 permitem aos alunos conhecer sobre diferentes locais e suas paisagens e sobre a interferência dos elementos da natureza nos lugares de viver e nos hábitos das pessoas.
A BNCC neste capítulo
Unidades temáticas: Conexão e escalas; Natureza, ambientes e qualidade de vida.
Objetos de conhecimento: Ciclos naturais e vida cotidiana; Condições de vida nos lugares de vivência.
MP135
-
Observem
novamente a fotografia da Floresta Amazônica e marquem a frase que descreve as características dessa paisagem.
( ) A paisagem apresenta muitas árvores e rios.
( ) A paisagem apresenta poucas árvores e não há rios nesse local.
PROFESSOR
Resposta: Primeria opção
- Leiam a tirinha.
- Que relação Armandinho fez entre o apetite de seu pai e a Floresta Amazônica? Assinalem a alternativa correta.
( ) O apetite do pai tem aumentado e a Floresta Amazônica tem diminuído.
( ) O apetite do pai tem diminuído e a Floresta Amazônica tem aumentado.
( ) O apetite do pai e a Floresta Amazônica têm diminuído.
PROFESSOR
Resposta: O apetite do pai e a Floresta Amazônica têm diminuído.
- Na opinião de vocês, por que o tamanho da Floresta Amazônica está cada vez menor?
PROFESSOR
Atenção professor: Os alunos podem citar a retirada de grande quantidade de árvores para comercialização, ou que a floresta vem sendo devastada para dar lugar a agricultura e criação de animais. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR
- Se possível, trazer para a sala de aula materiais, como livros e fotografias sobre a Floresta Amazônica, para que os alunos possam ler e observar.
- Organizar os alunos em duplas e orientá-los na resolução das atividades, compartilhando as respostas.
- A atividade 3 exige a compreensão dos alunos a respeito da ironia contida na fala de Armandinho. Para ajudá-los, propor as questões: “O que houve com o apetite do pai do Armandinho?”, “Por que isso aconteceu?”, “Qual é a relação entre o apetite do pai do menino e a Floresta Amazônica?”.
- Em seguida, refletir com eles sobre os fatores que contribuem para a redução da extensão da Floresta Amazônica.
Habilidades: (EF01GE05) Observar e descrever ritmos naturais (dia e noite, variação de temperatura e umidade etc.) em diferentes escalas espaciais e temporais, comparando a sua realidade com outras; (EF01GE10) Descrever características de seus lugares de vivência relacionadas aos ritmos da natureza (chuva, vento, calor etc.).
MP136
As chuvas
As chuvas são importantes não só para as plantas, mas para todos os seres vivos. Há chuvas que caem mais fracas e outras que vêm bem fortes.
- Um aluno fez uma descrição de uma chuva que ocorreu no seu lugar de viver. Leia a carta enigmática e descubra o que ele escreveu.
- Que elementos existem
nessa
paisagem?
PROFESSOR
Resposta: Casas, prédios, ruas, lojas, escola, praça, igreja e campinho de futebol.
- Que problemas a chuva provocou no lugar de viver desse aluno?
PROFESSOR
Resposta: A chuva alagou as ruas, e a água invadiu diversos estabelecimentos.
- Você já presenciou uma situação parecida no seu lugar de viver?
PROFESSOR
Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
- Conversar com os alunos sobre a chuva, um elemento da natureza muito importante para o ciclo da vida. Indagar experiências que já vivenciaram relacionadas a momentos de chuva.
- Ler o texto inicial e o enunciado da atividade 1.
- Explicar aos alunos a estrutura de uma carta enigmática, em que as palavras são substituídas pelos símbolos que representam seu significado.
- Fazer uma primeira leitura em voz alta da carta que está relacionada com as chuvas em um determinado local.
- Observar a compreensão dos alunos para cada um dos símbolos.
- Solicitar aos alunos que, de forma compartilhada e em voz alta, leiam o texto da carta enigmática.
- Socializar as respostas que os alunos deram para as atividades.
Para a leitura do aluno
O frio pode ser quente?, de Jandira Masur. São Paulo: Ática, 2019.
Tudo pode ser diferente dependendo do jeito que a gente interpreta e até o frio pode ser quente. Será?
MP137
- Agora, é a sua vez! Descreva por meio de uma carta enigmática uma situação sobre o calor, o frio, o vento ou a chuva que tenha acontecido em seu lugar de viver.
PROFESSOR
Resposta: Os alunos devem indicar elementos do bairro onde moram e representar alguns deles por meio de desenhos de imaginação.- Reproduza a seguir cada símbolo de sua carta enigmática e escreva seu significado.
_____
Símbolo
Significado
_____
_____
Símbolo
Significado
_____
PROFESSOR
Atenção professor: É importante que cada símbolo comunique o elemento que os alunos indicaram, devendo haver uma clara correspondência. Fim da observação.MANUAL DO PROFESSOR
- Conversar com os alunos sobre elementos naturais perceptíveis no lugar de vivência.
- Solicitar que relatem situações vividas que envolvem, além da chuva, o vento, muito calor ou muito frio. A partir dos relatos dos alunos, orientá-los a recontar seus relatos por meio de uma carta enigmática.
- Verificar a necessidade de ajuda para a criação dos símbolos que caracterizam cada uma das palavras que farão parte da carta enigmática.
- Solicitar aos alunos que apresentem sua produção aos colegas.
MP138
Retomando os conhecimentos
Capítulos 13 e 14
Avaliação de processo de aprendizagem
Nas aulas anteriores, você estudou sobre os ritmos e os elementos da natureza no seu lugar de viver. Agora, vamos avaliar os conhecimentos que foram construídos?
- Observe as representações.
- Descreva as diferenças existentes entre essas duas representações.
_____
PROFESSOR
Resposta: Na representação 1, percebe-se que há muita luminosidade durante o dia. Na representação 2, percebe-se que há chuva e vento (pela inclinação das árvores) e que as moradias e ruas são iluminadas por energia elétrica.
- Na representação 1, o que uma pessoa poderia sentir se estivesse nesse local?
_____
PROFESSOR
Resposta: Poderia sentir calor, pela falta de vento e poucas nuvens no céu.
- Na representação 2, o que uma pessoa poderia sentir se estivesse nesse local?
_____
PROFESSOR
Resposta: Poderia sentir frio, por conta da chuva e do vento, além da falta do Sol.
MANUAL DO PROFESSOR
Avaliação de processo de aprendizagem
As atividades dessa seção possibilitam retomar os conhecimentos trabalhados nos capítulos 13 e 14.
Objetivos de aprendizagem e intencionalidade pedagógica das atividades
-
Identificar mudanças na paisagem de mesma localidade influenciadas por ritmos naturais.
Espera-se que os alunos, ao comparar duas imagens, identifiquem mudanças na paisagem de um local relacionadas à luminosidade e à presença de ventos e de chuvas.
-
Representar interferências dos ritmos da natureza no lugar de viver.
Espera-se que os alunos representem, a partir de desenho de memória, uma paisagem do lugar de viver sob a influência de alta luminosidade e sob a influência de muita umidade.
MP139
- Desenhe duas representações do seu lugar de viver, considerando os diferentes ritmos da natureza.
PROFESSOR
Respostas pessoais.- Paisagem do meu lugar de viver em dia ensolarado.
_____
- Paisagem do meu lugar de viver em dia de chuva.
_____
- Paisagem do meu lugar de viver em dia ensolarado.
Autoavaliação
Agora é hora de você refletir sobre seu aprendizado. Assinale a resposta que você considera mais apropriada.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Sobre as aprendizagens |
Sim |
Em parte |
Não |
---|---|---|---|
a) Observo a influência de alguns ritmos da natureza no lugar onde vivo? |
|||
b) Identifico alguns elementos da natureza, como chuva, vento e luminosidade? |
|||
Sobre a postura de estudante |
Sim |
Em parte |
Não |
c) Participei das aulas e das conversas em grupo? |
|||
d) Elaborei as atividades com responsabilidade? |
PROFESSOR
Respostas pessoais.MANUAL DO PROFESSOR
Autoavaliação
A autoavaliação é uma atividade individual e permite aos alunos revisitar o processo de suas aprendizagens e a postura de estudante, contribuindo para a reflexão sobre seus êxitos e suas dificuldades. Nesse tipo de atividade, não é necessário atribuir uma pontuação ou um conceito aos alunos. As respostas também podem servir para uma eventual reavaliação do planejamento ou para que se opte por realizar a retomada de alguns dos objetivos de aprendizagem propostos inicialmente que aparentemente não foram consolidados.
MP140
Comentários para o professor:
Conclusão do módulo dos capítulos 13 e 14
A conclusão do módulo envolve diferentes atividades ligadas à sistematização dos conhecimentos construídos nos capítulos 13 e 14. Nesse sentido, cabe retomar as respostas dos alunos para a questão problema presente no Desafio à vista!: Como os ritmos da natureza podem modificar as paisagens?
Sugere-se mostrar aos alunos o registro das respostas para a questão problema do módulo e, na sequência, solicitar que identifiquem o que mudou em relação aos conhecimentos que foram apreendidos sobre os ciclos naturais na vida cotidiana.
Verificação da avaliação de processo de aprendizagem
Por meio das atividades que foram propostas na avaliação de processo de aprendizagem, é possível realizar o acompanhamento dos alunos dentro da experiência contínua de avaliação formativa.
Sugere-se elaborar rubricas e estabelecer pontuações ou conceitos distintos para cada atividade, considerando os objetivos de aprendizagem e a intencionalidade pedagógica de cada uma delas.
Caso se tenha optado pela realização das atividades em dupla ou em grupo, pode-se avaliar cada aluno a partir de critérios relacionados às contribuições para o trabalho coletivo, ao respeito pelos colegas e à proatividade na execução das propostas elaboradas.
As atividades de autoavaliação também podem ser incrementadas com outras reflexões: O que achei mais interessante de aprender foi… ; Meu ponto forte no processo de aprender foi… ; O meu desafio maior no processo de aprender foi… ; Eu aprendo melhor quando...
Superando defasagens
Após a devolutiva das atividades, identificar se os principais objetivos de aprendizagem previstos no módulo foram alcançados.
- Identificar que existem diferentes elementos naturais como chuva, vento e luminosidade que interferem nas paisagens e nos modos de vida das pessoas.
- Observar a influência de alguns ritmos da natureza no lugar de viver.
Para monitorar as aprendizagens por meio desses objetivos, podem-se elaborar quadros individuais referentes à progressão de cada aluno.
Caso se reconheçam defasagens na construção dos conhecimentos, sugere-se trazer para os alunos novos exemplos de mudanças do lugar de viver pela influência dos ritmos naturais, seja a partir de imagens e vídeos, ou mesmo realizando junto com eles a identificação de elementos da natureza presentes na paisagem do lugar de viver a partir dos sentidos (visão, audição, tato, olfato e paladar). Exemplos: Consigo sentir o calor do Sol, o vento ou os pingos da chuva no meu corpo? Consigo perceber mudanças na paisagem em um dia ensolarado e em um dia nublado? Solicitar que correlacionem essas impressões com as mudanças que ocorrem nas paisagens e na vida das pessoas.
A página MP153 deste manual apresenta um modelo de ficha para acompanhamento das aprendizagens dos alunos com base nos objetivos de aprendizagem previstos para cada módulo.
MP141
Introdução do módulo dos capítulos 15 e 16
Este módulo, formado pelos capítulos 15 e 16, permite aos alunos perceber e refletir sobre o tempo atmosférico como um elemento que compõe as paisagens e as transforma, além de interferir, juntamente, com outros ritmos naturais nos modos de alimentar e vestir das pessoas.
Questão problema
Como o tempo atmosférico pode interferir no modo de viver das pessoas?
Atividades do módulo
As atividades do módulo possibilitam o desenvolvimento das habilidades EF01GE05 e EF01GE10, que se referem à observação e descrição das características dos ciclos naturais no cotidiano. Elas também trazem a possibilidade de descrever características do lugar de viver dos alunos relacionadas às mudanças do tempo atmosférico e outros ritmos da natureza, e suas interferências no vestuário e na alimentação, propiciando o desenvolvimento da habilidade EF01GE11.
São propostas atividades de compreensão de texto, leitura e interpretação de fotografias, imagens e símbolos, elaboração de símbolos e desenho de memória e investigação sobre tempo atmosférico do lugar de viver ao longo de uma semana.
Como pré-requisito, é importante mobilizar a experiência de leitura e interpretação de representações e fotografias.
Principais objetivos de aprendizagem
- Indicar diferentes condições do tempo atmosférico a partir de símbolos.
- Reconhecer a interferência do tempo atmosférico e ritmos da natureza ao longo do ano nas formas de se alimentar e se vestir.
MP142
DESAFIO À VISTA!
Capítulos 15 e 16
Como o tempo atmosférico pode interferir no modo de viver das pessoas?
Capítulo 15. Tempo atmosférico
Como está o tempo? Quando alguém faz essa pergunta, quer saber como está o tempo atmosférico. Isso significa saber se o ar está frio, quente, seco ou úmido, se está chovendo ou se está ventando.
Uma das formas de as pessoas planejarem suas atividades é consultar a previsão do tempo atmosférico.
Podemos utilizar símbolos para representar as diferentes condições do tempo atmosférico.
- Observe as fotografias e os símbolos.
LEGENDA: Dia ensolarado no município do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, em 2020. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Dia nublado no município de Belém, no estado do Pará, em 2018. FIM DA LEGENDA.
MANUAL DO PROFESSOR
Boxe complementar:
Desafio à vista !
A questão problema possibilita aos alunos refletir sobre como as condições do tempo atmosférico podem influenciar a vida das pessoas. Conversar com eles sobre essa questão e registrar as respostas, guardando esses registros para que sejam retomados na Conclusão do módulo.
Fim do complemento.
- Fazer a leitura do texto inicial em voz alta e comentar o significado de tempo atmosférico.
- Perguntar aos alunos o que sabem a respeito da variação do tempo atmosférico e se um local pode ter sempre o mesmo tipo de tempo.
Boxe complementar:
De olho nas competências
As atividades desenvolvidas no capítulo aproximam os alunos da competência específica de Ciências Humanas 3 ao identificar, comparar e explicar a intervenção do ser humano na natureza e na sociedade. Também se relaciona com a competência específica de Geografia 1 ao utilizar os conhecimentos geográficos para entender a interação sociedade/natureza e exercitar o interesse e o espírito de investigação.
Fim do complemento.
As atividades do capítulo 15 permitem aos alunos identificar diferentes características do tempo atmosférico do lugar de viver e de outros locais, além de interpretar e elaborar símbolos para representá-lo.
A BNCC neste capítulo
Unidades temáticas: Conexão e escalas; Natureza, ambientes e qualidade de vida.
Objetos de conhecimento: Ciclos naturais e vida cotidiana; Condições de vida nos lugares de vivência.
MP143
LEGENDA: Dia chuvoso no município São Paulo, no estado de São Paulo, em 2021. FIM DA LEGENDA.
- A partir da observação das fotografias, relacione os símbolos com o tempo atmosférico correspondente.
Chuvoso
Ensolarado
Nublado
PROFESSOR
Resposta: Figura 1 - Nublado; Figura 2 - Chuvoso; Figura 3 - Ensolarado.
- De que maneira o tempo atmosférico pode influenciar nosso dia a dia?
PROFESSOR
Atenção professor: Os alunos podem indicar que as condições do tempo atmosférico influenciam as atividades que realizamos, as roupas que usamos e até mesmo nossa alimentação. Fim da observação.MANUAL DO PROFESSOR
- Orientar os alunos na observação das fotografias e na leitura das legendas e dos símbolos, que descrevem as condições do tempo atmosférico em cada uma das paisagens retratadas. Nesse momento, ainda não serão trabalhados os tipos de clima, mas é importante os alunos perceberem a variação das condições do tempo atmosférico no dia a dia.
- Fazer uma roda de conversa para compartilhar as respostas dos alunos à atividade.
- Conversar sobre os locais do Brasil que apresentam as temperaturas mais baixas. Comentar que, nesses locais, eventualmente ocorre a formação de geadas e de neve.
Habilidades: (EF01GE05) Observar e descrever ritmos naturais (dia e noite, variação de temperatura e umidade etc) em diferentes escalas e temporais, comparando a sua realidade com outras; (EF01GE10) Descrever características de seus lugares de vivência relacionadas aos ritmos da natureza (chuva, ventos, calor etc.).
MP144
Boxe complementar:.
Investigue
Vamos observar como está o tempo atmosférico?
- Durante uma semana, acompanhe as condições do tempo atmosférico do seu lugar de viver. Preencha o quadro utilizando os símbolos a seguir.
Ensolarado
Nublado
Chuvoso
Quadro: equivalente textual a seguir.
Condição predominante do tempo atmosférico
Dia da semana
Manhã
Tarde
Domingo
Segunda-feira
Terça-feira
Quarta-feira
Quinta-feira
Sexta-feira
Sábado
PROFESSOR
Respostas pessoais utilizando os símbolos.
Fim do complemento
MANUAL DO PROFESSOR
- As atividades desenvolvidas na seção Investigue possibilitam aos alunos conhecer e refletir sobre as condições do tempo atmosférico de seu lugar de viver, por meio da observação de suas características e variações pelo período de uma semana.
- Reproduzir na lousa o quadro apresentado na atividade 1.
- Orientá-los na leitura das palavras e das informações do quadro.
- Solicitar aos alunos que expliquem o que entenderam do quadro, o que deve ser feito com ele, o objetivo da atividade e o que acham que descobrirão ao final dela.
- Explicar que vão observar o tempo atmosférico no lugar onde vivem, segundo três variáveis – ensolarado, chuvoso e nublado –, durante uma semana. Para cada período do dia, eles deverão anotar o símbolo correspondente ao tempo atmosférico predominantemente observado.
Qual a diferença entre previsão de tempo e previsão de clima?
O tempo meteorológico é o tempo atual ou tempo a ser previsto pelos meteorologistas, que se estende no máximo por 15 dias. O clima é o conjunto de estados do tempo meteorológico que caracterizam o meio ambiente atmosférico de uma determinada região ao longo do ano. O clima, para ser definido, considera um subconjunto dos possíveis estados atmosféricos e, para tal, requer a análise de uma longa série de dados meteorológicos e ambientais. Por longa série se entende um período de dezenas de anos. [...]
FONTE: BRASIL. Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Qual a diferença entre previsão de tempo e previsão de clima? Perguntas frequentes. Disponível em: http://fdnc.io/ftL. Acesso em: 6 jun. 2021.
MP145
Boxe complementar:.
- Agora, anote quantas vezes você utilizou os símbolos a seguir.
_____
_____
_____
PROFESSOR
Resposta: As respostas dependem das observações feitas na atividade 1.
- Durante a semana de observação, qual foi o tempo atmosférico predominante?
_____
PROFESSOR
Resposta: Espera-se que os alunos respondam com base na resposta da atividade 2.
- Assinale os quadrinhos que indicam como está o tempo atmosférico no dia de hoje no seu lugar de viver.
( ) Choveu.
( ) Está chovendo.
( ) Está ensolarado.
( ) Está nublado.
( ) Não tem vento.
( ) Há vento.
( ) Faz calor.
( ) Faz frio.
Outro: _____
PROFESSOR
Resposta pessoal.
- Em sua opinião, o que as pessoas podem planejar consultando a previsão do tempo?
PROFESSOR
Resposta pessoal.
Fim do complemento
MANUAL DO PROFESSOR
- Depois de uma semana, formar uma roda de conversa para comparar os quadros preenchidos pelos alunos.
- Solicitar que comentem os símbolos mais usados e o período em que eles ocorreram com maior frequência.
- Após essas observações, ler ou solicitar a um aluno que leia as atividades 2 a 4.
- Orientar os alunos para que respondam as atividades com base nas observações anteriores.
- Organizar outra conversa sobre as
escolhas
no dia a dia dos alunos devido às mudanças de tempo.
Para leitura do aluno
Chuva Clara, de Adriana Cerdeira. Rio de Janeiro: Rocco, 2018.
Clara é uma menina de sete anos que adora brincar na chuva. Esses são seus dias favoritos – pular nas poças de água e sujar os pés de lama são, para ela, motivos de alegria. Mas esta não é uma história sobre a chuva. É uma história sobre encontros e descobertas. Clara e sua mãe atravessam juntas uma jornada de aproximação das diferenças. Desse encontro, as duas saem transformadas.
MP146
Capítulo 16. Ritmos da natureza, modos de se vestir e de se alimentar
Em geral, as pessoas escolhem as roupas que vão vestir de acordo com as condições atmosféricas ao longo do ano.
- Observe as fotografias e acompanhe a leitura dos textos.
LEGENDA: Menina no município de Santa Maria, no estado do Rio Grande do Sul, em 2017. FIM DA LEGENDA.
Onde eu moro é muito frio em uma época do ano. Costumo usar casaco, cachecol e gorro de lã.
LEGENDA: Menina no município de Itaparica, no estado da Bahia, em 2019. FIM DA LEGENDA.
Moro em um lugar muito ensolarado onde chove pouco. Para não passar calor, gosto de usar roupas leves, como a camiseta.
LEGENDA: Menina no município de São Bernardo do Campo, no estado de São Paulo, em 2017. FIM DA LEGENDA.
No lugar onde eu moro faz bastante calor numa época do ano e depois faz muito frio. Quando chove, eu uso capa de chuva para não me molhar.
- Qual das crianças descreveu condições atmosféricas semelhantes ao do seu lugar de viver?
( ) Criança da fotografia 1.
( ) Criança da fotografia 2.
( ) Criança da fotografia 3.
PROFESSOR
Resposta pessoal.MANUAL DO PROFESSOR
- Iniciar uma conversa sobre quem sente muito frio e quem sente muito calor.
- Solicitar aos alunos que observem as crianças das fotografias e imaginem como está o tempo atmosférico no local onde essas crianças estavam. Perguntar a eles: “Pelo tipo de roupa, podemos imaginar como está o tempo em um local?” “Usamos sempre o mesmo tipo de roupa ao longo do ano?”.
- Orientá-los na leitura em voz alta de cada um dos textos, verificando a fluência em leitura oral, prestando especial atenção ao ritmo e à precisão da leitura, a fim de torná-la progressivamente mais agradável.
- Conversar com os alunos sobre as brincadeiras que as crianças podem realizar em cada um dos lugares com esses tipos de tempo atmosférico, que podem variar de características ao longo do ano.
- Sugerir aos alunos que falem sobre o tipo de tempo atmosférico de que gostam mais e o mais comum no lugar onde vivem na atual época do ano.
- Solicitar que comentem sobre o que pode acontecer quando não usam roupas adequadas ao tempo atmosférico.
Para leitura do aluno:
O que me diz, Louise?, de Toni Morrison e Slade Morrison. Rio de Janeiro: Globinho, 2014.
O tempo está fechado, ameaçando chuva, mas Louise veste a capa de chuva, calça as botas de borracha e, quando a chuva desaba, ela abre o guarda-chuva e segue para o seu refúgio, um mundo de luz, de ideias e de aprendizado – a biblioteca.
As atividades do capítulo 16 permitem aos alunos observar e descrever as características de seu lugar de viver e de outros locais a partir das mudanças que o tempo atmosférico e os ritmos da natureza podem provocar ao longo do ano e relacioná-los ao modo de se vestir e à alimentação.
A BNCC neste capítulo
Unidades temáticas: Conexão e escalas; Natureza, ambientes e qualidade de vida.
Objetos de conhecimento: Ciclos naturais e vida cotidiana; Condições de vida nos lugares de vivência.
MP147
- Relacione as roupas mais adequadas ao tempo atmosférico que pode ser observado em cada fotografia.
LEGENDA: Praia em dia ensolarado no município de Vila Velha, no estado do Espírito Santo, em 2021. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Plantas cobertas de geada no município de Urupema, no estado de Santa Catarina, em 2020. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Dia nublado no município de Campos do Jordão, no estado de São Paulo, em 2020. FIM DA LEGENDA.
PROFESSOR
Respostas: Combinação de roupas com Jaqueta: Imagem com geada. Combinação de roupas com blusa azul: Imagem com dia nublado. Combinação de roupas com regata verde: Imagem com praia.MANUAL DO PROFESSOR
- Retomar a atividade sobre as condições do tempo atmosférico e as adaptações que o ser humano faz, como o uso de roupas.
- Orientar os alunos a descrever as paisagens retratadas nas fotografias apresentadas na atividade. Saber descrever a paisagem é uma habilidade importante para dar continuidade aos estudos em Geografia.
- Solicitar que relacionem as roupas mais adequadas a cada ambiente.
- Sugerir que comentem se já estiveram em locais parecidos com os das imagens e as roupas que usaram no local. Também é possível explorar os alimentos que consumiram nessas ocasiões, avaliando se a escolha dos alimentos também varia de acordo com o tempo atmosférico.
- Comentar com eles que as pessoas são capazes de se adaptar a condições de tempo atmosférico muito rigorosas, como locais muito quentes, muito frios, muito úmidos ou muito secos. Ressaltar que a adaptação a condições rigorosas de tempo atmosférico depende de boas condições
socioeconômicas
e de infraestrutura.
Boxe complementar:
Tema Contemporâneo Transversal: Direitos da criança e do adolescente
Esta é uma boa oportunidade para tratar do direito ao abrigo, à proteção, ao vestuário e à moradia, previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente – Lei nᵒ 8.069/1990.
Fim do complemento.
Habilidades: (EF01GE05) Observar e descrever ritmos naturais (dia e noite, variação de temperatura e umidade etc.) em diferentes escalas espaciais e temporais, comparando a sua realidade com outras; (EF01GE10) Descrever características de seus lugares de vivência relacionadas aos ritmos da natureza (chuva, ventos, calor etc.); (EF01GE11) Associar mudanças de vestuário e hábitos alimentares em sua comunidade ao longo do ano, decorrentes da variação de temperatura e umidade no ambiente.
MP148
Mudanças nos hábitos alimentares
Não são apenas os tipos de roupa que usamos ao longo do ano que podem variar. Muitos alimentos, como as frutas, também podem ter a interferência de condições naturais como chuva, frio e calor. Você gosta de saborear diferentes frutas?
- Leia o poema com os colegas.
Ilustres desconhecidos
Jenipapo, sapoti,
Cajá, cajá-manga,
Jaca, juá, framboesa,
Fruta-pão, açaí,
Cajuaçu e cupuaçu
São frutas que nunca vi.
De algumas, já ouvi falar,
Mas ainda não tive o prazer
De ver, de tocar, de cheirar
E de saborear.
Já tomei suco de açaí,
Mas a fruta eu não vi.
Já tomei sorvete de framboesa,
Mas nem sei se a fruta tem beleza.
Se você encontrar essas frutas por aí,
Faça o favor de me apresentar!
Aí elas serão musas do meu poema.
Não dá para fazer boa poesia
Com cara, cor, cheiro, forma
E sabor desconhecidos.
FONTE: Elias José. Poesia é fruta doce e gostosa. São Paulo: FTD, 2006. p. 34 e 35.
- Circule de verde, no poema, o nome das frutas que você já consumiu.
PROFESSOR
Resposta pessoal.- Circule de vermelho o nome das frutas que você não conhece.
PROFESSOR
Resposta pessoal.MANUAL DO PROFESSOR
- Ler o poema para os alunos.
- Iniciar uma conversa perguntando quais frutas são citadas no poema. Solicitar que leiam o nome das frutas em voz alta.
- Conversar sobre as frutas que conhecem e já provaram e as frutas que não conhecem ou que nunca provaram.
- Com os livros ainda fechados, escrever na lousa uma seleção de estrofes do poema. Ir falando palavra por palavra e perguntando aos alunos como acham que cada termo é escrito. À medida que emitirem suas opiniões, conversar com eles sobre a escrita de cada palavra.
- Realizar esclarecimento de dúvidas de vocabulário, utilizando preferencialmente materiais com foto das frutas indicadas no poema.
- Solicitar aos alunos que abram os livros e realizar a leitura compartilhada em voz alta do poema.
Alimentação adequada e saudável
A alimentação adequada e saudável é um direito humano básico que envolve a garantia ao acesso permanente e regular, de forma socialmente justa, a uma prática alimentar adequada aos aspectos biológicos e sociais do indivíduo e que deve estar em acordo com as necessidades alimentares especiais; ser referenciada pela cultura alimentar e pelas dimensões de gênero, raça e etnia; estar acessível do ponto de vista físico e financeiro; harmônica em quantidade e qualidade atendendo aos princípios da variedade, equilíbrio, moderação e prazer; e baseada em práticas produtivas adequadas e sustentáveis.
MP149
- Converse com um adulto de sua convivência e descubra: quais são as frutas mais fáceis de ser encontradas, no mês em que estamos, em seu lugar de viver? Registre a resposta a seguir.
_____
PROFESSOR
Resposta pessoal.
- Agora, faça um desenho dessas frutas.
- Qual é a sua fruta preferida?
_____
PROFESSOR
Resposta pessoal.- Na lousa, o professor vai listar as frutas citadas pelos alunos. Observe a lista e escreva qual fruta foi citada mais vezes.
_____
PROFESSOR
Resposta: Verificar se a resposta é coerente.MANUAL DO PROFESSOR
O consumo de frutas, legumes e verduras exerce papel fundamental na promoção e na manutenção da saúde, sendo essencial para uma melhor qualidade de vida. Entretanto, muitas pessoas possuem baixo consumo destes alimentos, o que pode aumentar o risco de desenvolver doenças como obesidade, pressão alta, diabetes e câncer. Dados do Brasil mostram que apenas 36% da população consome estes alimentos regularmente (cinco vezes ou mais por semana).
FONTE: BRASIL. Ministério da Saúde. Universidade Federal de Minas Gerais. Na cozinha com as frutas, legumes e verduras. Brasília: Ministério da Saúde, 2016. p. 6.
- Conversar com os alunos sobre as frutas que preferem.
- Informar que apenas um em cada quatro brasileiros consome a quantidade de frutas e hortaliças recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS): cinco porções desses alimentos por dia.
- Organizar uma conversa com os alunos sobre as frutas mais comuns no lugar onde vivem e perguntar se podem consumir todas elas o ano inteiro.
- Ressaltar que há um período do ano em que cada fruta costuma ser mais produzida.
- Solicitar que façam, individualmente, as atividades, e que perguntem a um adulto da convivência deles sobre as frutas que estão sendo mais comercializadas nessa época do ano, para a realização da atividade do desenho.
- Socializar os desenhos e verificar quais foram as frutas mais registradas pelos alunos.
Boxe complementar:
Tema Contemporâneo Transversal: Educação alimentar e nutricional
As atividades possibilitam conversar com os alunos sobre a alimentação saudável e a importância das frutas na alimentação.
Fim do complemento.
MP150
RETOMANDO OS CONHECIMENTOS
Capítulos 15 e 16
Avaliação de processo de aprendizagem
Nas aulas anteriores, você estudou o tempo atmosférico e sua influência na vida das pessoas. Agora, vamos avaliar os conhecimentos que foram construídos?
- Considerando o tempo atmosférico do seu lugar de viver no dia de hoje:
PROFESSOR
Respostas pessoais.- Indique o símbolo mais apropriado.
( )
( )
( )
- Há presença de vento?
( ) Sim
( ) Não
- O que você
gosta
de fazer quando o tempo atmosférico está assim?
_____
PROFESSOR
Resposta pessoal. Os alunos devem indicar uma atividade que gostam de fazer que se relacione com o tempo atmosférico do dia.- Observe o cardápio de uma lanchonete.
- Quais itens do cardápio as pessoas costumam comer em dias quentes?
_____
PROFESSOR
Resposta: Salada, sorvete e salada de frutas.
- Quais itens do cardápio as pessoas costumam comer em dias frios?
_____
PROFESSOR
Resposta: Chocolate quente e sopa.
MANUAL DO PROFESSOR
Avaliação de processo de aprendizagem
As atividades dessa seção possibilitam retomar os conhecimentos trabalhados nos capítulos 15 e 16.
Objetivos de aprendizagem e intencionalidade pedagógica das atividades
-
Indicar características do tempo atmosférico no lugar de viver.
Espera-se que os alunos consigam identificar as condições do tempo atmosférico no lugar de viver no dia da elaboração da atividade, indicando o símbolo mais apropriado para representá-lo, a presença ou não de ventos e as coisas que gostam de fazer associadas a essas condições atmosféricas.
-
Indicar hábitos alimentares em dias com diferentes condições atmosféricas.
Espera-se que os alunos consigam indicar líquidos ou alimentos que gostam de beber ou comer em dias quentes ou frios, reconhecendo exemplos a partir de imagens.
-
Indicar vestimentas adequadas para diferentes condições do tempo atmosférico.
Espera-se que os alunos, a partir de leitura de texto e imagens, indiquem roupas e acessórios que costumam ser usados em épocas quentes e chuvosas.
MP151
- Joana viu a previsão do tempo para o final de semana e ficou sabendo que seriam dias de muito calor, com risco de chuvas fortes.
- Circule as roupas e os objetos que ela poderia usar.
PROFESSOR
Resposta: Regata, guarda-chuva, chinelo, camiseta, shorts, bota.- Se estivesse ventando muito, qual objeto ela teria dificuldade de usar?
_____
PROFESSOR
Resposta: Guarda-chuva.
Autoavaliação
Agora é hora de você refletir sobre seu aprendizado. Assinale a resposta que você considera mais apropriada.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Sobre as aprendizagens |
Sim |
Em parte |
Não |
---|---|---|---|
a) Identifico diferentes condições do tempo atmosférico a partir de símbolos? |
|||
b) Percebo que o tempo atmosférico e os ritmos da natureza interferem no meu modo de vestir e na minha alimentação? |
|||
Sobre a postura de estudante |
Sim |
Em parte |
Não |
c) Participei das aulas e das conversas em grupo? |
|||
d) Elaborei as atividades com responsabilidade? |
PROFESSOR
Respostas pessoais.MANUAL DO PROFESSOR
Autoavaliação
A autoavaliação é uma atividade individual e permite aos alunos revisitar o processo de suas aprendizagens e a postura de estudante, contribuindo para a reflexão sobre seus êxitos e suas dificuldades. Nesse tipo de atividade, não é necessário atribuir uma pontuação ou um conceito aos alunos. As respostas também podem servir para uma eventual reavaliação do planejamento ou para que se opte por realizar a retomada de alguns dos objetivos de aprendizagem propostos inicialmente que aparentemente não foram consolidados.
MP152
Comentários para o professor:
Conclusão do módulo dos capítulos 15 e 16
A conclusão do módulo envolve diferentes atividades ligadas à sistematização dos conhecimentos construídos nos capítulos 15 e 16. Nesse sentido, cabe retomar as respostas dos alunos para a questão problema presente no Desafio à vista!: Como o tempo atmosférico pode interferir no modo de viver das pessoas?
Sugere-se mostrar aos alunos o registro das respostas para a questão problema do módulo e, na sequência, solicitar que identifiquem o que mudou em relação aos conhecimentos que foram apreendidos sobre as diferentes condições do tempo atmosférico e ritmos da natureza e sua interferência no vestuário e na alimentação.
Verificação da avaliação de processo de aprendizagem
Por meio das atividades que foram propostas na avaliação de processo de aprendizagem, é possível realizar o acompanhamento dos alunos dentro da experiência contínua de avaliação formativa.
Sugere-se elaborar rubricas e estabelecer pontuações ou conceitos distintos para cada atividade, considerando os objetivos de aprendizagem e a intencionalidade pedagógica de cada uma delas.
Caso se tenha optado pela realização das atividades em dupla ou em grupo, pode-se avaliar cada aluno a partir de critérios relacionados às contribuições para o trabalho coletivo, ao respeito pelos colegas e à proatividade na execução das propostas elaboradas.
As atividades de autoavaliação também podem ser incrementadas com outras reflexões: O que achei mais interessante de aprender foi… ; Meu ponto forte no processo de aprender foi… ; O meu desafio maior no processo de aprender foi… ; Eu aprendo melhor quando...
Superando defasagens
Após a devolutiva das atividades, identificar se os principais objetivos de aprendizagem previstos no módulo foram alcançados.
- Indicar diferentes condições do tempo atmosférico a partir de símbolos.
- Reconhecer a interferência do tempo atmosférico e ritmos da natureza ao longo do ano nas formas de se alimentar e se vestir.
Para monitorar as aprendizagens por meio desses objetivos, podem-se elaborar quadros individuais referentes à progressão de cada aluno.
Caso se reconheçam defasagens na construção dos conhecimentos, sugere-se retomar com os alunos exemplos distintos de tempo atmosférico a partir de fotografias de diversas localidades. Pode-se solicitar ao aluno que descreva as características visíveis das condições atmosféricas de uma localidade a partir de fotografia, para depois elaborar símbolos para representá-los. Para retomar a influência do tempo atmosférico e ritmos da natureza ao longo do ano nos modos de vestir ou se alimentar, vale se ater às experiências pessoais dos alunos ou depoimentos de pessoas de sua convivência, confrontando com as de pessoas que residem em localidades distintas.
A página MP153 deste manual apresenta um modelo de ficha para acompanhamento das aprendizagens dos alunos com base nos objetivos de aprendizagem previstos para cada módulo.
MP153
Modelo de ficha de acompanhamento |
||
---|---|---|
Escola: _____ Ano: _____ Turma: _____ Aluno(a): _____ Professor(a): _____ Níveis de desempenho (ND): 1 – Avançado; 2 – Adequado; 3 – Básico; 4 – Iniciante |
||
Módulo |
Objetivos de aprendizagem |
ND |
Capítulos 1 e 2 |
Indicar nome e sobrenome, reconhecendo-os como elementos de identidade. |
MODELO _____ |
Reconhecer características e preferências semelhantes ou diferentes em relação aos colegas. |
_____ |
|
Representar partes do próprio corpo. |
_____ |
|
Capítulos 3 e 4 |
Reconhecer elementos da paisagem que foram feitos ou não pelas pessoas. |
_____ |
Indicar atitudes que favorecem a convivência com as pessoas em diversos locais. |
_____ |
|
Indicar um trajeto e a posição de elementos a partir de uma representação. |
_____ |
|
Capítulos 5 e 6 |
Indicar características do espaço escolar. |
_____ |
Reconhecer diferentes profissionais que trabalham na escola e suas funções. |
_____ |
|
Reconhecer e elaborar regras de convivência relacionadas ao espaço escolar. |
_____ |
|
Capítulos 7 e 8 |
Identificar diferentes objetos encontrados na escola. |
_____ |
Reconhecer diferentes matérias-primas de que são feitos os objetos da escola. |
_____ |
|
Perceber a diferença entre objetos vistos de forma frontal, oblíqua e vertical. |
_____ |
|
Capítulos 9 e 10 |
Reconhecer diferentes cômodos da moradia e seus usos. |
_____ |
Descrever características da moradia onde se vive. |
_____ |
|
Indicar diferentes materiais usados na construção de uma moradia. |
_____ |
|
Reconhecer que a construção de moradias envolve o trabalho de diversos profissionais, indicando exemplos. |
_____ |
|
Capítulos 11 e 12 |
Reconhecer brinquedos e brincadeiras de outros tempos e atuais. |
_____ |
Identificar diferentes lugares de brincar. |
_____ |
|
Indicar materiais de que são feitos alguns brinquedos. |
_____ |
|
Reconhecer a importância dos parques e praças como locais de lazer para as pessoas. |
_____ |
|
Capítulos 13 e 14 |
Identificar que existem diferentes elementos naturais como chuva, vento e luminosidade que interferem nas paisagens e nos modos de vida das pessoas. |
_____ |
Observar a influência de alguns ritmos da natureza no lugar de viver. |
_____ |
|
Capítulos 15 e 16 |
Indicar diferentes condições do tempo atmosférico a partir de símbolos. |
_____ |
Reconhecer a interferência do tempo atmosférico e ritmos da natureza ao longo do ano nas formas de se alimentar e se vestir. |
_____ |
MP154
O QUE EU APRENDI?
AVALIAÇÃO DE RESULTADO
VOCÊ APRENDEU MUITAS COISAS AO LONGO DO ANO. AGORA, É O MOMENTO DE AVALIAR ESSAS APRENDIZAGENS.
NESTA ETAPA, VAMOS RETOMAR AS TEMÁTICAS DESENVOLVIDAS NOS CAPÍTULOS 1, 2, 3 E 4.
- INDIQUE UMA PREFERÊNCIA QUE VOCÊ TEM EM RELAÇÃO A:
- COMIDA. _____
- DIVERSÃO. _____
PROFESSOR
Respostas pessoais.- OBSERVE O LUGAR PREFERIDO DE BRINCAR DE DUAS CRIANÇAS.
LEGENDA: CRIANÇAS BRINCANDO EM PARQUINHO NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO, NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, EM 2021. FIM DA LEGENDA.
- EM RELAÇÃO AO MENINO, EM QUE POSIÇÃO ESTÁ O BRINQUEDO CINZA?
( ) EMBAIXO
( ) EM FRENTE
PROFESSOR
Resposta: EM FRENTE.
- CITE DOIS ELEMENTOS DA PAISAGEM QUE FORAM FEITOS PELAS PESSOAS.
_____
PROFESSOR
Resposta: Calçadão, escadarias, prédios, brinquedos, entre outros.
- CITE DOIS ELEMENTOS DA PAISAGEM QUE NÃO FORAM FEITOS PELAS PESSOAS.
_____
PROFESSOR
Resposta: Morro, céu, árvores, areia, entre outros.
MANUAL DO PROFESSOR
Avaliação de resultado
Esta avaliação pode ser aplicada ao término do módulo de trabalho e ao final do bimestre, do semestre ou do ano. Fica a critério do professor aplicá-la integralmente ou selecionar algumas atividades a partir do que foi priorizado ao longo dos estudos. Sugere-se estabelecer pontuações ou conceitos distintos para atividades valorizando as temáticas e os procedimentos que tiveram maior ênfase pedagógica ao longo do curso. Vale considerar a possibilidade de elaborar rubricas visando sistematizar os critérios de correção e minimizar elementos de subjetividade, favorecendo uma devolutiva mais clara e transparente de seus resultados.
Se julgar pertinente, solicitar aos alunos que respondam no livro ou em uma folha avulsa, sem a cópia do enunciado e numerando as respectivas atividades antes de suas respostas.
Objetivos de aprendizagem e complementos para as atividades 1 e 2
-
Reconhecer preferências pessoais.
Espera-se que os alunos mencionem a comida e a forma de diversão preferidas.
-
Indicar elementos da paisagem naturais e humanizados, aplicando noções de lateralidade.
Espera-se que os alunos se projetem na posição do menino e que reconheçam os elementos da paisagem feitos pelas pessoas e aqueles que não foram feitos por elas.
MP155
NESTA ETAPA, VAMOS RETOMAR AS TEMÁTICAS DESENVOLVIDAS NOS CAPÍTULOS 5, 6, 7 E 8.
- EXISTEM MUITAS ESCOLAS E SALAS DE AULA. OBSERVE A FOTOGRAFIA.
LEGENDA: SALA DE AULA EM ESCOLA INDÍGENA WAURÁ NO MUNICÍPIO DE GAÚCHA DO NORTE, NO ESTADO DE MATO GROSSO, EM 2019. FIM DA LEGENDA.
- ESSA SALA DE AULA É SEMELHANTE OU DIFERENTE DA SUA?
( ) SEMELHANTE
( ) DIFERENTE
PROFESSOR
Resposta pessoal.- INDIQUE UMA ATITUDE QUE FAVORECE A CONVIVÊNCIA DAS PESSOAS EM SALA DE AULA.
_____
PROFESSOR
Resposta: Não correr, não gritar e respeitar os colegas, entre outras.
- LEIA AS FRASES E IDENTIFIQUE OS PROFISSIONAIS DA ESCOLA.
- EU ENSINO OS ALUNOS DURANTE AS AULAS.
_____
PROFESSOR
Resposta: Professor.
- EU SUGIRO LEITURAS E EMPRESTO LIVROS.
_____
PROFESSOR
Resposta: Bibliotecário.
- EU ENSINO OS ALUNOS DURANTE AS AULAS.
- INDIQUE EM QUE PONTO DE VISTA O OBJETO FOI REPRESENTADO.
_____
PROFESSOR
Resposta: De frente._____
PROFESSOR
Resposta: De cima para baixo._____
PROFESSOR
Resposta: De cima e de lado.MANUAL DO PROFESSOR
Objetivos de aprendizagem e complementos para as atividades 3 a 5
-
Comparar sala de aula retratada com a do seu lugar de viver e indicar regras de convivência que
favorecem
as relações escolares.
Espera-se que os alunos comparem a sala de aula da escola indígena com a sala onde estudam, além de indicar uma atitude que favorece o convívio das pessoas em qualquer sala de aula.
-
Associar profissional que trabalha na escola com suas funções.
Espera-se que os alunos identifiquem os profissionais descritos nas frases.
-
Reconhecer objeto retratado a partir de diferentes visões.
Espera-se que os alunos consigam discernir a diferença entre a visão frontal, a vertical e a oblíqua.
MP156
NESTA ETAPA, VAMOS RETOMAR AS TEMÁTICAS DESENVOLVIDAS NOS CAPÍTULOS 9, 10, 11 E 12.
- OBSERVE AS MORADIAS.
LEGENDA: MORADIA NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO, NO ESTADO DE SÃO PAULO, EM 2020. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: MORADIA NO MUNICÍPIO DE MOCAJUBA, NO ESTADO DO PARÁ, EM 2020. FIM DA LEGENDA.
- INDIQUE UM MATERIAL DE CONSTRUÇÃO UTILIZADO NA MORADIA 1.
_____
PROFESSOR
Resposta: Tijolo, madeira, vidro e ferro.
- INDIQUE UM MATERIAL DE CONSTRUÇÃO UTILIZADO NA MORADIA 2.
_____
PROFESSOR
Resposta: Madeira.
- MARQUE OS LOCAIS ADEQUADOS PARA REALIZAR AS BRINCADEIRAS A SEGUIR.
Tabela: equivalente textual a seguir.
JOGOS E BRINCADEIRAS
DENTRO DA MORADIA
FORA DA MORADIA
JOGAR XADREZ
_____
PROFESSOR
Resposta: X_____
PROFESSOR
Resposta: XEMPINAR PIPA
_____
_____
PROFESSOR
Resposta: X
- SOBRE AS PRAÇAS E OS PARQUES, ASSINALE AS ALTERNATIVAS CORRETAS.
( ) APENAS ADULTOS PODEM FREQUENTAR ESSES LOCAIS.
( ) TODAS AS PESSOAS PODEM REALIZAR ATIVIDADES DE LAZER NESSES LOCAIS, COMO PIQUENIQUE E JOGAR BOLA.
PROFESSOR
Resposta: TODAS AS PESSOAS PODEM REALIZAR ATIVIDADES DE LAZER NESSES LOCAIS, COMO PIQUENIQUE E JOGAR BOLA..
MANUAL DO PROFESSOR
Objetivos de aprendizagem e complementos para as atividades 6 a 8
-
Reconhecer materiais de construção de moradias.
Espera-se que os alunos identifiquem os diferentes materiais de construção utilizados nas moradias retratadas nas fotografias.
-
Indicar locais onde costumam ocorrer jogos e brincadeiras.
Espera-se que os alunos reconheçam os locais adequados para realizar jogos e brincadeiras em espaços públicos e privados.
-
Reconhecer parques e praças como espaços públicos que
favorecem
a convivência das pessoas e as práticas de lazer.
Espera-se que os alunos reconheçam que todas as pessoas podem frequentar praças e parques, praticando atividades de lazer, como piquenique e jogar bola.
MP157
Nesta etapa, vamos retomar as temáticas desenvolvidas nos capítulos 13, 14, 15 e 16.
- Leia o poema.
Dia e noite
Não sei se gosto do dia.
Não sei se gosto da noite.
De dia, eu posso brincar.
Mas de noite, eu posso sonhar.
De dia, eu posso balançar.
Vou alto, bem alto, no meu balanço.
Mas, de noite, eu posso sonhar.
De dia, eu posso ler.
Mas, de noite, ah!...
De noite, eu posso sonhar.
Não sei se gosto mais do dia.
Não sei se gosto mais da noite.
FONTE: Mary França e Eliardo França. Dia e noite. 20ª ed. São Paulo: Ática, 2015. p. 3-15.
- No poema, sublinhe de laranja o que pode ser feito durante o dia.
PROFESSOR
Resposta: Laranja: brincar, balançar e ler.
- No poema, sublinhe de azul o que pode ser feito durante a noite.
PROFESSOR
Resposta: Azul: sonhar.
- No poema, sublinhe de laranja o que pode ser feito durante o dia.
- Crie um símbolo para representar o tempo atmosférico representado na fotografia.
LEGENDA: Pessoas caminhando no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2019. FIM DA LEGENDA.
Símbolo
_____
PROFESSOR
Resposta pessoal.- Os
nossos
hábitos podem variar de acordo com o tempo atmosférico. Indique:
- algo que
gosta
de comer ou de tomar em um dia quente.
_____
PROFESSOR
Resposta: Exemplos: sorvete, salada de frutas, sucos e água de coco.
- algo que costuma vestir em um dia frio.
_____
PROFESSOR
Resposta: Exemplos: casaco, calça, gorro ou luvas de lã.
- algo que
gosta
de comer ou de tomar em um dia quente.
MANUAL DO PROFESSOR
Objetivos de aprendizagem e complementos para as atividades 9 a 11
-
Indicar ações das pessoas que costumam ocorrer em períodos de maior e
menor
incidência de luminosidade.
Espera-se que os alunos indiquem, a partir da leitura e da compreensão do poema, atividades que podem ser feitas nos períodos do dia e da noite.
-
Criar símbolo para representar tempo atmosférico.
Espera-se que os alunos criem um símbolo que represente o tempo atmosférico chuvoso.
-
Indicar exemplos de como os ritmos da natureza podem interferir nos modos de se vestir e de se alimentar das pessoas.
Espera-se que os alunos indiquem exemplos de modos de se vestir e de se alimentar que são influenciados pela variação de temperatura.