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Unidade 4 Ritmos da natureza

Esta unidade possibilita aos alunos reconhecer e descrever características de seus lugares de viver e de outros locais, vinculadas aos ritmos da natureza, relacionando as mudanças de tempo atmosférico aos modos de vida, ao vestuário e à alimentação em seu cotidiano.

Módulos da unidade

Imagem: Ícone referente à seção. Fim da imagem.

Capítulos 13 e 14: exploram os diferentes ritmos da natureza no dia a dia das pessoas.

Capítulos 15 e 16: enfocam as diferentes condições do tempo atmosférico e ritmos da natureza e sua interferência no vestuário e na alimentação.

Primeiros contatos

Imagem: Ícone referente à seção. Fim da imagem.

As páginas de abertura correspondem a atividades preparatórias realizadas a partir de uma fotografia de paisagem com um arco-íris, na qual os alunos devem identificar os elementos da natureza e inferir sobre as mudanças nas paisagens e os ritmos da natureza.

Introdução do módulo dos capítulos 13 e 14

Este módulo, formado pelos capítulos 13 e 14, permite aos alunos perceber e refletir sobre os diferentes ritmos da natureza e sua influência no cotidiano das pessoas e nas paisagens.

Questão problema

Imagem: Ícone referente à seção. Fim da imagem.

Como os ritmos da natureza podem modificar as paisagens?

Atividades do módulo

Imagem: Ícone referente à seção. Fim da imagem.

As atividades do módulo possibilitam o desenvolvimento das habilidades EF01GE05 e EF01GE10, que se referem à observação e descrição das características dos ciclos naturais no cotidiano.

São desenvolvidas atividades de leitura e interpretação de fotografias e imagens, entrevista com adulto sobre mudanças nos ritmos da natureza, produção de escrita, elaboração de símbolos, e investigação sobre características da Floresta Amazônica.

Como pré-requisitos, é importante mobilizar a experiência de leitura e interpretação de representações e fotografias.

Principais objetivos de aprendizagem

Imagem: Ícone referente à seção.  Fim da imagem.

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UNIDADE 4. Ritmos da natureza

Imagem: Fotografia. Uma paisagem com um campo gramado com alguns arbustos e um arco-íris no céu acima.  Fim da imagem.

LEGENDA: Paisagem no município de Itirapina, no estado de São Paulo, em 2021. FIM DA LEGENDA.

MANUAL DO PROFESSOR
  • A seção Primeiros contatos apresenta atividades preparatórias de levantamento de conhecimentos prévios que poderão ser trabalhadas em duplas ou em grupos, para garantir a troca de conhecimento entre os alunos.
  • Orientar os alunos a observar a fotografia e a ler a legenda.
  • Solicitar que descrevam oralmente as condições do tempo atmosférico. É importante os alunos perceberem a variação das condições do tempo atmosférico no seu dia a dia.
  • Destacar, por meio das observações dos alunos, os principais elementos que constituem a paisagem e conversar sobre a formação do arco-íris. Verificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre seu aparecimento.
  • Questionar sobre as mudanças que podem ocorrer nas paisagens a partir das características do tempo atmosférico, se já vivenciaram situações de mudanças do tempo interferindo no seu dia a dia.

    Experiências individuais e familiares dos alunos

    No Ensino Fundamental – Anos Iniciais, é importante valorizar e problematizar as vivências e experiências individuais e familiares trazidas pelos alunos, por meio do lúdico, de trocas, da escuta e de falas sensíveis, nos diversos ambientes educativos (bibliotecas, pátio, praças, parques, museus, arquivos, entre outros). [...] É nessa fase que os alunos começam a desenvolver procedimentos de investigação em Ciências Humanas, como a pesquisa sobre diferentes fontes documentais, a observação e o registro – de paisagens, fatos, acontecimentos e depoimentos – e o estabelecimento de comparações. Esses procedimentos são fundamentais para que compreendam a si mesmos e aqueles que estão em seu entorno, suas histórias de vida e as diferenças dos grupos sociais com os quais se relacionam.

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Boxe complementar:

Primeiros contatos

  1. Quais elementos da natureza se destacam na paisagem?
    PROFESSOR Resposta: Arco-íris, nuvens, vegetação e céu.
  1. Se fosse retratada em outro momento do mesmo dia, você acha que essa paisagem seria igual?
    PROFESSOR Resposta: Atividade de levantamento de hipóteses.
  1. Como os diferentes ritmos da natureza podem afetar o dia a dia das pessoas?
    PROFESSOR Resposta pessoal.

Fim do complemento.

MANUAL DO PROFESSOR

O processo de aprendizagem deve levar em conta, de forma progressiva, a escola, a comunidade, o Estado e o país. É importante também que os alunos percebam as relações com o meio ambiente e a ação dos seres humanos com o mundo que os cerca, refletindo sobre os significados dessas relações.

FONTE: BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. p. 353.


  • Compartilhar as respostas que foram dadas para as atividades da seção Primeiros contatos.

    Primeiros contatos

    2. Espera-se que eles respondam que não, pois o arco-íris, por exemplo, é um elemento da natureza passageiro que costuma aparecer depois de chuvas. No período da noite, a luminosidade da paisagem seria outra.

    3. Os alunos podem responder que os ritmos da natureza interferem nas atividades das pessoas ao se deslocarem, ao realizarem seus trabalhos, no modo de se vestir, de se alimentar, entre outros.

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DESAFIO À VISTA!

Capítulos 13 e 14

Como os ritmos da natureza podem modificar as paisagens?

Capítulo 13. Ritmos da natureza no dia a dia

As paisagens se transformam de acordo com os diversos elementos e ritmos da natureza.

  1. Observe as fotografias e leia as legendas.
Imagem: Fotografia 1. Pessoas caminhando na chuva, em uma calçada, segurando guarda-chuva. É noite e ao lado delas tem a rua com carros.  Fim da imagem.

LEGENDA: Pessoas caminham na rua no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia 2. Crianças jogando futebol em um campo gramado. Alguns meninos usam colete laranja e alguns usam colete amarelo.   Fim da imagem.

LEGENDA: Crianças praticam esporte na cidade de Odessa, na Ucrânia, um país da Europa, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia 3. Praça com uma pequena casa, uma árvore de Natal com luzes e pessoas sentadas em bancos. Fim da imagem.

LEGENDA: Pessoas em praça no município de Londrina, no estado do Paraná, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral.   Fim da imagem.

  1. As fotografias representam momentos diferentes de um dia? Explique.
    PROFESSOR Resposta: Sim, as fotografias 1 e 3 foram tiradas à noite e a fotografia 2, durante o dia.

    Imagem: Ícone: Atividade oral.   Fim da imagem.

  1. Em qual local retratado nas fotografias a temperatura parece estar mais elevada?
    PROFESSOR Resposta: No local retratado na fotografia 2.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Em sua opinião, por que as chuvas são importantes?
    PROFESSOR Resposta: As chuvas irrigam as plantações, abastecem os rios e aumentam a umidade do ar.

    Imagem: Ícone: Atividade oral.   Fim da imagem.

  1. No lugar onde você vive, faz mais calor durante o dia ou durante a noite?
    PROFESSOR Resposta: Auxilie os alunos na comparação entre a temperatura durante o dia e durante a noite.
MANUAL DO PROFESSOR

Boxe complementar:

Desafio à vista!

A questão problema possibilita aos alunos refletir e perceber como as paisagens podem apresentar diferentes características e se transformar a partir dos ritmos da natureza. Conversar com eles sobre essa questão e registrar as respostas, guardando esses registros para que sejam retomados na Conclusão do módulo.

Fim do complemento.

  • Solicitar aos alunos que observem as fotografias e leiam a legenda, verificando os locais representados. Em seguida, propor a resolução das atividades oralmente.

    Boxe complementar:

    De olho nas competências

    As atividades desenvolvidas no capítulo aproximam os alunos em alguns aspectos da competência geral da Educação Básica 7, no que se refere ao saber argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis e defender pontos de vista que promovam a consciência socioambiental. Também se aproxima da competência específica de Ciências Humanas 5 ao comparar eventos ocorridos simultaneamente no mesmo espaço e em espaços variados e da competência específica de Geografia 5 ao desenvolver e utilizar processos, práticas e procedimentos de investigação para compreender o mundo natural e social.

    Fim do complemento.

    As atividades do capítulo 13 permitem aos alunos perceber transformações das paisagens dos lugares de viver a partir de variações decorrentes de elementos naturais como chuva, vento e luminosidade.

    A BNCC neste capítulo

    Unidades temáticas: Conexão e escalas; Natureza, ambientes e qualidade de vida.

    Objetos de conhecimento: Ciclos naturais e vida cotidiana; Condições de vida nos lugares de vivência.

    Habilidades: (EF01GE05) Observar e descrever ritmos naturais (dia e noite, variação de temperatura e umidade etc.) em diferentes escalas espaciais e temporais, comparando a sua realidade com outras; (EF01GE10) Descrever características de seus lugares de vivência relacionadas aos ritmos da natureza (chuva, vento, calor etc.).

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Enquanto o Sol está iluminando a paisagem, é dia. À medida que o Sol desaparece no horizonte, a noite vai chegando aos poucos.

  1. Observe as representações de uma paisagem durante o dia e à noite.
Imagem: Ilustração.  1: Um quarteirão com carros e motos andando na rua, algumas pessoas andando na calçada e uma fileira de prédios, da esquerda para a direita: hotel, banco, restaurante, roupas e farmácia.  Fim da imagem.
Imagem: 2: Quarteirão durante a noite. Há luzes acesas e os faróis dos carros e motos estão ligados.   Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade oral.   Fim da imagem.

  1. Quais são os principais elementos da paisagem que você observa na representação 1?
    PROFESSOR Atenção professor: Espera-se que os alunos citem: casas, edifícios, comércio, banco, entre outros. Fim da observação.

    Imagem: Ícone: Atividade oral.   Fim da imagem.

  1. E na representação 2?
    PROFESSOR Atenção professor: Espera-se que os alunos percebam que se tratam dos mesmos elementos da representação 1 em períodos diferentes do dia. Fim da observação.

    Imagem: Ícone: Atividade oral.   Fim da imagem.

  1. Que diferenças existem entre essas duas representações?
    PROFESSOR Resposta: Na representação 1, é dia e é possível ver maior movimento de pessoas. Na representação 2, é noite e as luzes dos postes, veículos e residências estão acesas.
MANUAL DO PROFESSOR
  • Fazer a leitura do texto inicial e conversar com os alunos sobre quais atividades costumam realizar durante o dia e à noite.
  • Solicitar que observem a representação das duas paisagens e, individualmente, escrevam quais são os principais elementos da paisagem que podem ser observados.
  • Verificar se eles destacaram diferenças e semelhanças entre as paisagens durante o dia e à noite.
  • Comentar que, devido ao fato de muitas pessoas usarem o período da noite para descanso, é comum em várias localidades a existência de regras para garantir o silêncio a partir de um determinado horário, ou seja, os ritmos da natureza interferem nas normas de convívio. Assim, para garantir o bem-estar das pessoas, é importante colocar-se no lugar do outro, respeitando os momentos de descanso e de atividade daqueles que vivem ao nosso redor. Essa compreensão é parte do reconhecimento da relevância do tema vida familiar e social.
  • Socializar as respostas das atividades.

    O uso de maiúsculas e minúsculas

    Alguns estudos recomendam o uso exclusivo de letras de fôrma maiúsculas nos primeiros momentos da alfabetização, pelo menos até que o aluno passe a reconhecer todas as letras e tenha destreza na escrita das palavras. Essa orientação apoia-se em alguns pontos.

    No âmbito da leitura, um argumento é que, por serem unidades separadas [...], as maiúsculas de imprensa podem ser diferenciadas e contadas mais facilmente pelos alunos.

    Outro argumento é que é mais fácil reconhecer as letras que aparecem em sequência nas diversas palavras quando essas letras se apresentam com tipos uniformes e regulares [...].

    FONTE: BRASIL. Pró-letramento: Programa de Formação Continuada de Professores dos Anos/Séries Iniciais do Ensino Fundamental: alfabetização e linguagem. Brasília: MEC/SEB, 2008. p. 30-31.

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Será que só o dia e a noite transformam as paisagens e mudam o cotidiano das pessoas?

  1. Observe as fotografias.
Imagem: Fotografia. Uma praia lotada com vários guarda-sóis coloridos na areia, com pessoas entre eles. No fundo tem alguns prédios ao lado da praia e morros com vegetação. O céu está azul.  Fim da imagem.

LEGENDA: Praia no município do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, em 2017. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma praia com algumas pessoas espalhadas. No fundo, prédios na beira da praia e morros com vegetação. O céu está nublado.   Fim da imagem.

LEGENDA: Praia no município do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Um pedaço de folha de caderno com dois lápis no canto, um azul e um vermelho.  Fim da imagem.
PROFESSOR Resposta: Na fotografia 1, chamar a atenção dos alunos para o horizonte claro, a praia com muitas pessoas e aparentemente com temperatura elevada.
PROFESSOR Resposta: Na fotografia 2, o horizonte está com nuvens pesadas, indicando possibilidade de chuva, e a praia tem poucas pessoas. A frase dos alunos deverá destacar algumas dessas características.
MANUAL DO PROFESSOR
  • Retomar com os alunos as atividades que as pessoas normalmente realizam durante o dia e durante a noite e comentar sobre o trabalho de diferentes profissionais em distintos períodos do dia e as possíveis relações com os ritmos da natureza.
  • Solicitar que observem as fotografias e leiam as legendas identificando o local retratado.
  • Destacar as semelhanças e as diferenças entre as fotografias e anotar as observações dos alunos na lousa.
  • Orientar os alunos, a partir das anotações da lousa, a realizar uma produção de escrita com a criação de uma frase relacionando as características das paisagens das fotografias. Observar se os alunos produziram a frase adequada em relação ao que foi proposto.

    Para leitura do aluno

    Imagem: Ilustração. Capa de livro. Desenho de um menino de roupa azul, botas pretas e bochechas pintadas de vermelho. Ele está com os olhos fechados. Ao lado, título do livro: de que cor é o vento?  Fim da imagem.

    De que cor é o vento?, de Anne Herbauts. Tradução de Ana Maria Machado. São Paulo: FTD, 2018.

    O gigantinho pergunta “De que cor é o vento?” e sai bem cedo em busca de resposta. Encontra cachorro, lobo, elefante, montanha, aldeia, janela, chuva, abelhas, riacho, macieira, passarinho e Gigante grandão. Cada um dá uma resposta diferente, ampliando os horizontes do leitor.

    Paisagem

    O conceito de paisagem, assim como os outros conceitos, não é exclusivo do quadro conceitual da Geografia, sendo bastante utilizado, por exemplo, por arquitetos e urbanistas. Na Geografia, esse conceito tem sido tradicionalmente destacado pelo fato de essa ciência procurar definir seu campo de estudo nos aspectos e fenômenos que concorrem para modelar, organizar e modificar materialmente o espaço. É geográfico, neste sentido, aquilo que tem influência sobre a paisagem, como expressão e forma desse espaço. [...] Numa outra perspectiva da Geografia na atualidade, de cunho dialético, a paisagem tem sido tomada como um primeiro foco de análise, como ponto de partida para aproximação de seu objeto de estudo que é o espaço geográfico, contendo ao mesmo tempo uma dimensão objetiva e uma subjetiva.

MP133

Boxe complementar:

Entreviste

Imagem: Ícone: Tarefa de casa.  Fim da imagem.

Você percebeu que os ritmos da natureza podem modificar as paisagens durante o período de um dia. E o que poderá acontecer no período de um ano?

  1. Converse com um adulto de sua convivência e faça as seguintes perguntas:
  1. Durante o ano, há mudanças na paisagem devido aos ritmos da natureza em nosso lugar de viver?
  1. O que muda em relação à temperatura do ar, aos ventos e às chuvas?

    Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

    • A partir das respostas, represente por meio de desenhos a paisagem do seu lugar de viver em dois períodos do ano.
      PROFESSOR Atenção professor: Avaliar a pertinência das representações feitas pelos alunos. Fim da observação

      Paisagem do meu lugar de viver no mês de janeiro

      _____

      Paisagem do meu lugar de viver no mês de julho

      _____

    1. De acordo com os seus desenhos, assinale a alternativa que melhor descreve as mudanças na paisagem do seu lugar de viver ao longo do ano.

      ( ) No meu lugar de viver, há grandes mudanças na paisagem no período de um ano.

      ( ) No meu lugar de viver, não há grandes mudanças na paisagem no período de um ano.

      PROFESSOR Atenção professor: Avaliar a coerência das respostas dos alunos. Fim da observação.

Fim do complemento.

MANUAL DO PROFESSOR

Nesta linha, Santos define paisagem da seguinte forma: “Tudo aquilo que nós vemos, o que nossa visão alcança, é a paisagem. Esta pode ser definida como o domínio do visível, aquilo que a vista abarca. Não é formada apenas de volume, mas também de cores, movimentos, odores, sons etc.” (1998, p. 61)*.

FONTE: CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, escola e construção de conhecimentos. Campinas: Papirus, 1998. p. 96-98.

FONTE: *SANTOS, Milton. Metamorfoses do espaço habitado. São Paulo: Hucitec, 1998. p. 61.


  • Orientar os alunos na realização da atividade da seção Entreviste com um adulto de sua convivência.
  • Fazer a leitura da atividade em sala de aula, destacando as etapas que devem ser realizadas como tarefa de casa.
  • Solicitar aos alunos que apresentem a representação que desenvolveram e destaquem, no lugar de vivência, caso haja, mudanças na paisagem ao longo de um ano.
  • Se julgar pertinente, criar um texto coletivo para que os alunos anotem no caderno como sistematização da atividade. Essa produção de escrita, ao ser finalizada, poderá ser colocada na lousa para que os alunos possam fazer acertos e correções com relação às palavras escritas e à adequação do texto.

MP134

Capítulo 14. Elementos da natureza no lugar de viver

Em nosso país, há locais onde faz muito calor e outros onde faz muito frio durante a mesma época do ano.

Vamos conhecer uma paisagem de um local onde chove muito e faz calor durante grande parte do ano.

  1. Observe a fotografia.
Imagem: Fotografia. Um grande rio cortando uma área coberta por floresta. Há uma ramificação do rio, formando um rio menor para a esquerda.   Fim da imagem.

LEGENDA: Paisagem na Floresta Amazônica, no município de Careiro, no estado do Amazonas, em 2020. FIM DA LEGENDA.

  1. Onde está localizada essa paisagem?
  1. _____
    PROFESSOR Resposta: A paisagem se localiza na Floresta Amazônica, no município de Careiro, no estado do Amazonas.

    Imagem: Ícone: Atividade oral.   Fim da imagem.

  1. Você conhece uma paisagem semelhante a essa? Conte para os colegas e o professor.
    PROFESSOR Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
  • Fazer um levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre a Floresta Amazônica e suas características, anotando as principais colocações feitas por eles.
  • Comentar em seguida outras informações sobre essa paisagem. Caso necessário, consultar informações nos sites do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama), Árvores do Brasil e Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).
  • Comentar que a Floresta Amazônica é uma das maiores florestas do planeta. Sua área original ocupava mais de 3,3 milhões de quilômetros quadrados. Atualmente apresenta extensas áreas devastadas. A floresta possui mais de 2.500 espécies vegetais, com árvores de até 50 metros de altura, com copas frondosas, que liberam grande quantidade de água na atmosfera por meio da evaporação e da transpiração.
  • Orientar os alunos a observar a fotografia e a compartilhar as respostas das atividades.

    As atividades do capítulo 14 permitem aos alunos conhecer sobre diferentes locais e suas paisagens e sobre a interferência dos elementos da natureza nos lugares de viver e nos hábitos das pessoas.

    A BNCC neste capítulo

    Unidades temáticas: Conexão e escalas; Natureza, ambientes e qualidade de vida.

    Objetos de conhecimento: Ciclos naturais e vida cotidiana; Condições de vida nos lugares de vivência.

MP135

Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.

  1. Observem novamente a fotografia da Floresta Amazônica e marquem a frase que descreve as características dessa paisagem.

    ( ) A paisagem apresenta muitas árvores e rios.

    ( ) A paisagem apresenta poucas árvores e não há rios nesse local.

PROFESSOR Resposta: Primeria opção

Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.

  1. Leiam a tirinha.
Imagem: Quadrinho. Tirinha colorida em três quadros. Primeiro quadro: menino de cabelo azul, bermuda e camiseta branca segura um prato com salada. Ao lado dele, pernas de uma pessoa adulta. Segundo quadro: o menino está ao lado de um sapo. Ele diz: o apetite do papai é como a floresta Amazônica. Terceiro quadro: o menino continua: a cada dia fica menor...   Fim da imagem.
  1. Que relação Armandinho fez entre o apetite de seu pai e a Floresta Amazônica? Assinalem a alternativa correta.

    ( ) O apetite do pai tem aumentado e a Floresta Amazônica tem diminuído.

    ( ) O apetite do pai tem diminuído e a Floresta Amazônica tem aumentado.

    ( ) O apetite do pai e a Floresta Amazônica têm diminuído.

    PROFESSOR Resposta: O apetite do pai e a Floresta Amazônica têm diminuído.
  1. Na opinião de vocês, por que o tamanho da Floresta Amazônica está cada vez menor?
    PROFESSOR Atenção professor: Os alunos podem citar a retirada de grande quantidade de árvores para comercialização, ou que a floresta vem sendo devastada para dar lugar a agricultura e criação de animais. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR
  • Se possível, trazer para a sala de aula materiais, como livros e fotografias sobre a Floresta Amazônica, para que os alunos possam ler e observar.
  • Organizar os alunos em duplas e orientá-los na resolução das atividades, compartilhando as respostas.
  • A atividade 3 exige a compreensão dos alunos a respeito da ironia contida na fala de Armandinho. Para ajudá-los, propor as questões: “O que houve com o apetite do pai do Armandinho?”, “Por que isso aconteceu?”, “Qual é a relação entre o apetite do pai do menino e a Floresta Amazônica?”.
  • Em seguida, refletir com eles sobre os fatores que contribuem para a redução da extensão da Floresta Amazônica.

    Habilidades: (EF01GE05) Observar e descrever ritmos naturais (dia e noite, variação de temperatura e umidade etc.) em diferentes escalas espaciais e temporais, comparando a sua realidade com outras; (EF01GE10) Descrever características de seus lugares de vivência relacionadas aos ritmos da natureza (chuva, vento, calor etc.).

MP136

As chuvas

As chuvas são importantes não só para as plantas, mas para todos os seres vivos. Há chuvas que caem mais fracas e outras que vêm bem fortes.

  1. Um aluno fez uma descrição de uma chuva que ocorreu no seu lugar de viver. Leia a carta enigmática e descubra o que ele escreveu.
Imagem: Ilustração. Uma folha de caderno com um texto escrito em letra cursiva e com ilustrações no lugar de algumas palavras. A paisagem do meu bairro é formada por, ilustração de casas, ilustração de prédios e uma igreja, ilustração de árvores, pelas ilustração de avenidas, e também pelas: ilustração de um grupo de pessoas. Quando, ilustração de uma nuvem com chuva, lá no bairro onde fica a minha, ilustração de uma casa, as, ilustração de avenidas, ficam alagadas. A água invade, ilustração de lojas, supermercados e escola, e tudo o que encontra pela frente. Quando não chove, gostamos de brincar na, ilustração de árvores, que fica em frente à, ilustração de igreja. Na, ilustração de árvores, existe um, ilustração de um gramado, onde jogamos bola.    Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade oral.   Fim da imagem.

  1. Que elementos existem nessa paisagem?
    PROFESSOR Resposta: Casas, prédios, ruas, lojas, escola, praça, igreja e campinho de futebol.

    Imagem: Ícone: Atividade oral.   Fim da imagem.

  1. Que problemas a chuva provocou no lugar de viver desse aluno?
    PROFESSOR Resposta: A chuva alagou as ruas, e a água invadiu diversos estabelecimentos.

    Imagem: Ícone: Atividade oral.   Fim da imagem.

  1. Você já presenciou uma situação parecida no seu lugar de viver?
    PROFESSOR Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
  • Conversar com os alunos sobre a chuva, um elemento da natureza muito importante para o ciclo da vida. Indagar experiências que já vivenciaram relacionadas a momentos de chuva.
  • Ler o texto inicial e o enunciado da atividade 1.
  • Explicar aos alunos a estrutura de uma carta enigmática, em que as palavras são substituídas pelos símbolos que representam seu significado.
  • Fazer uma primeira leitura em voz alta da carta que está relacionada com as chuvas em um determinado local.
  • Observar a compreensão dos alunos para cada um dos símbolos.
  • Solicitar aos alunos que, de forma compartilhada e em voz alta, leiam o texto da carta enigmática.
  • Socializar as respostas que os alunos deram para as atividades.

    Para a leitura do aluno

    O frio pode ser quente?, de Jandira Masur. São Paulo: Ática, 2019.

    Tudo pode ser diferente dependendo do jeito que a gente interpreta e até o frio pode ser quente. Será?

    Imagem: Ilustração. Capa de livro. Na parte superior, título do livro: o frio pode ser quente? Embaixo, ilustração de várias pessoas com expressões confusas.   Fim da imagem.

MP137

  1. Agora, é a sua vez! Descreva por meio de uma carta enigmática uma situação sobre o calor, o frio, o vento ou a chuva que tenha acontecido em seu lugar de viver.
PROFESSOR Resposta: Os alunos devem indicar elementos do bairro onde moram e representar alguns deles por meio de desenhos de imaginação.
Imagem: Ilustração. Um pedaço de folha de caderno com linhas e pauta vermelha do lado esquerdo.  Fim da imagem.
  1. Reproduza a seguir cada símbolo de sua carta enigmática e escreva seu significado.

_____

Símbolo

Significado

_____

_____

Símbolo

Significado

_____

PROFESSOR Atenção professor: É importante que cada símbolo comunique o elemento que os alunos indicaram, devendo haver uma clara correspondência. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR
  • Conversar com os alunos sobre elementos naturais perceptíveis no lugar de vivência.
  • Solicitar que relatem situações vividas que envolvem, além da chuva, o vento, muito calor ou muito frio. A partir dos relatos dos alunos, orientá-los a recontar seus relatos por meio de uma carta enigmática.
  • Verificar a necessidade de ajuda para a criação dos símbolos que caracterizam cada uma das palavras que farão parte da carta enigmática.
  • Solicitar aos alunos que apresentem sua produção aos colegas.

MP138

Retomando os conhecimentos

Capítulos 13 e 14

Avaliação de processo de aprendizagem

Nas aulas anteriores, você estudou sobre os ritmos e os elementos da natureza no seu lugar de viver. Agora, vamos avaliar os conhecimentos que foram construídos?

  1. Observe as representações.
Imagem: Ilustração. 1: uma cidade ao lado da praia durante o dia, com casas e prédios.  Fim da imagem.
Imagem: 2: a mesma cidade, mas durante a noite, com iluminação na praia e a luz dos prédios e casas acesas, e chovendo.  Fim da imagem.
  1. Descreva as diferenças existentes entre essas duas representações.

    _____

    PROFESSOR Resposta: Na representação 1, percebe-se que há muita luminosidade durante o dia. Na representação 2, percebe-se que há chuva e vento (pela inclinação das árvores) e que as moradias e ruas são iluminadas por energia elétrica.
  1. Na representação 1, o que uma pessoa poderia sentir se estivesse nesse local?

    _____

    PROFESSOR Resposta: Poderia sentir calor, pela falta de vento e poucas nuvens no céu.
  1. Na representação 2, o que uma pessoa poderia sentir se estivesse nesse local?

    _____

    PROFESSOR Resposta: Poderia sentir frio, por conta da chuva e do vento, além da falta do Sol.
MANUAL DO PROFESSOR

Avaliação de processo de aprendizagem

As atividades dessa seção possibilitam retomar os conhecimentos trabalhados nos capítulos 13 e 14.

Objetivos de aprendizagem e intencionalidade pedagógica das atividades

  1. Identificar mudanças na paisagem de mesma localidade influenciadas por ritmos naturais.

    Espera-se que os alunos, ao comparar duas imagens, identifiquem mudanças na paisagem de um local relacionadas à luminosidade e à presença de ventos e de chuvas.

  1. Representar interferências dos ritmos da natureza no lugar de viver.

    Espera-se que os alunos representem, a partir de desenho de memória, uma paisagem do lugar de viver sob a influência de alta luminosidade e sob a influência de muita umidade.

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  1. Desenhe duas representações do seu lugar de viver, considerando os diferentes ritmos da natureza.
    PROFESSOR Respostas pessoais.
    1. Paisagem do meu lugar de viver em dia ensolarado.

      _____

    1. Paisagem do meu lugar de viver em dia de chuva.

      _____

Autoavaliação

Agora é hora de você refletir sobre seu aprendizado. Assinale a resposta que você considera mais apropriada.

Tabela: equivalente textual a seguir.

Sobre as aprendizagens

Sim

Em parte

Não

a) Observo a influência de alguns ritmos da natureza no lugar onde vivo?

b) Identifico alguns elementos da natureza, como chuva, vento e luminosidade?

Sobre a postura de estudante

Sim

Em parte

Não

c) Participei das aulas e das conversas em grupo?

d) Elaborei as atividades com responsabilidade?

PROFESSOR Respostas pessoais.
MANUAL DO PROFESSOR

Autoavaliação

A autoavaliação é uma atividade individual e permite aos alunos revisitar o processo de suas aprendizagens e a postura de estudante, contribuindo para a reflexão sobre seus êxitos e suas dificuldades. Nesse tipo de atividade, não é necessário atribuir uma pontuação ou um conceito aos alunos. As respostas também podem servir para uma eventual reavaliação do planejamento ou para que se opte por realizar a retomada de alguns dos objetivos de aprendizagem propostos inicialmente que aparentemente não foram consolidados.

MP140

Comentários para o professor:

Conclusão do módulo dos capítulos 13 e 14

A conclusão do módulo envolve diferentes atividades ligadas à sistematização dos conhecimentos construídos nos capítulos 13 e 14. Nesse sentido, cabe retomar as respostas dos alunos para a questão problema presente no Desafio à vista!: Como os ritmos da natureza podem modificar as paisagens?

Sugere-se mostrar aos alunos o registro das respostas para a questão problema do módulo e, na sequência, solicitar que identifiquem o que mudou em relação aos conhecimentos que foram apreendidos sobre os ciclos naturais na vida cotidiana.

Verificação da avaliação de processo de aprendizagem

Imagem: Ícone referente à seção. Fim da imagem.

Por meio das atividades que foram propostas na avaliação de processo de aprendizagem, é possível realizar o acompanhamento dos alunos dentro da experiência contínua de avaliação formativa.

Sugere-se elaborar rubricas e estabelecer pontuações ou conceitos distintos para cada atividade, considerando os objetivos de aprendizagem e a intencionalidade pedagógica de cada uma delas.

Caso se tenha optado pela realização das atividades em dupla ou em grupo, pode-se avaliar cada aluno a partir de critérios relacionados às contribuições para o trabalho coletivo, ao respeito pelos colegas e à proatividade na execução das propostas elaboradas.

As atividades de autoavaliação também podem ser incrementadas com outras reflexões: O que achei mais interessante de aprender foi… ; Meu ponto forte no processo de aprender foi… ; O meu desafio maior no processo de aprender foi… ; Eu aprendo melhor quando...

Superando defasagens

Imagem: Ícone referente à seção. Fim da imagem.

Após a devolutiva das atividades, identificar se os principais objetivos de aprendizagem previstos no módulo foram alcançados.

MP141

Introdução do módulo dos capítulos 15 e 16

Este módulo, formado pelos capítulos 15 e 16, permite aos alunos perceber e refletir sobre o tempo atmosférico como um elemento que compõe as paisagens e as transforma, além de interferir, juntamente, com outros ritmos naturais nos modos de alimentar e vestir das pessoas.

Questão problema

Imagem: Ícone referente à seção. Fim da imagem.

Como o tempo atmosférico pode interferir no modo de viver das pessoas?

Atividades do módulo

Imagem: Ícone referente à seção. Fim da imagem.

As atividades do módulo possibilitam o desenvolvimento das habilidades EF01GE05 e EF01GE10, que se referem à observação e descrição das características dos ciclos naturais no cotidiano. Elas também trazem a possibilidade de descrever características do lugar de viver dos alunos relacionadas às mudanças do tempo atmosférico e outros ritmos da natureza, e suas interferências no vestuário e na alimentação, propiciando o desenvolvimento da habilidade EF01GE11.

São propostas atividades de compreensão de texto, leitura e interpretação de fotografias, imagens e símbolos, elaboração de símbolos e desenho de memória e investigação sobre tempo atmosférico do lugar de viver ao longo de uma semana.

Como pré-requisito, é importante mobilizar a experiência de leitura e interpretação de representações e fotografias.

Principais objetivos de aprendizagem

Imagem: Ícone referente à seção.  Fim da imagem.

MP142

DESAFIO À VISTA!

Capítulos 15 e 16

Como o tempo atmosférico pode interferir no modo de viver das pessoas?

Capítulo 15. Tempo atmosférico

Como está o tempo? Quando alguém faz essa pergunta, quer saber como está o tempo atmosférico. Isso significa saber se o ar está frio, quente, seco ou úmido, se está chovendo ou se está ventando.

Uma das formas de as pessoas planejarem suas atividades é consultar a previsão do tempo atmosférico.

Podemos utilizar símbolos para representar as diferentes condições do tempo atmosférico.

  1. Observe as fotografias e os símbolos.
Imagem: Fotografia. Uma cidade em um morro ao lado do mar. O céu está azul e sem nuvens.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Um círculo azul com um sol dentro.   Fim da imagem.

LEGENDA: Dia ensolarado no município do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de uma cidade com casas e prédios. O céu está nublado.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Um círculo azul com uma nuvem dentro.   Fim da imagem.

LEGENDA: Dia nublado no município de Belém, no estado do Pará, em 2018. FIM DA LEGENDA.

MANUAL DO PROFESSOR

Boxe complementar:

Desafio à vista !

A questão problema possibilita aos alunos refletir sobre como as condições do tempo atmosférico podem influenciar a vida das pessoas. Conversar com eles sobre essa questão e registrar as respostas, guardando esses registros para que sejam retomados na Conclusão do módulo.

Fim do complemento.

  • Fazer a leitura do texto inicial em voz alta e comentar o significado de tempo atmosférico.
  • Perguntar aos alunos o que sabem a respeito da variação do tempo atmosférico e se um local pode ter sempre o mesmo tipo de tempo.

    Boxe complementar:

    De olho nas competências

    As atividades desenvolvidas no capítulo aproximam os alunos da competência específica de Ciências Humanas 3 ao identificar, comparar e explicar a intervenção do ser humano na natureza e na sociedade. Também se relaciona com a competência específica de Geografia 1 ao utilizar os conhecimentos geográficos para entender a interação sociedade/natureza e exercitar o interesse e o espírito de investigação.

    Fim do complemento.

    As atividades do capítulo 15 permitem aos alunos identificar diferentes características do tempo atmosférico do lugar de viver e de outros locais, além de interpretar e elaborar símbolos para representá-lo.

    A BNCC neste capítulo

    Unidades temáticas: Conexão e escalas; Natureza, ambientes e qualidade de vida.

    Objetos de conhecimento: Ciclos naturais e vida cotidiana; Condições de vida nos lugares de vivência.

MP143

Imagem: Fotografia. Carros em uma rua durante a chuva. Eles espirram água para os lados.   Fim da imagem.

LEGENDA: Dia chuvoso no município São Paulo, no estado de São Paulo, em 2021. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um círculo azul com uma nuvem com chuva dentro.   Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Uma fileira de fotografias e uma de palavras para serem ligadas. Primeira coluna: um círculo azul com uma nuvem dentro;  Fim da imagem.
Imagem: um círculo azul com uma nuvem e chuva dentro;  Fim da imagem.
Imagem: um círculo azul com o sol dentro. Na segunda coluna: chuvoso, ensolarado, nublado.    Fim da imagem.

Chuvoso

Ensolarado

Nublado

PROFESSOR Resposta: Figura 1 - Nublado; Figura 2 - Chuvoso; Figura 3 - Ensolarado.

Imagem: Ícone: Atividade oral.   Fim da imagem.

  1. De que maneira o tempo atmosférico pode influenciar nosso dia a dia?
PROFESSOR Atenção professor: Os alunos podem indicar que as condições do tempo atmosférico influenciam as atividades que realizamos, as roupas que usamos e até mesmo nossa alimentação. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR
  • Orientar os alunos na observação das fotografias e na leitura das legendas e dos símbolos, que descrevem as condições do tempo atmosférico em cada uma das paisagens retratadas. Nesse momento, ainda não serão trabalhados os tipos de clima, mas é importante os alunos perceberem a variação das condições do tempo atmosférico no dia a dia.
  • Fazer uma roda de conversa para compartilhar as respostas dos alunos à atividade.
  • Conversar sobre os locais do Brasil que apresentam as temperaturas mais baixas. Comentar que, nesses locais, eventualmente ocorre a formação de geadas e de neve.

    Habilidades: (EF01GE05) Observar e descrever ritmos naturais (dia e noite, variação de temperatura e umidade etc) em diferentes escalas e temporais, comparando a sua realidade com outras; (EF01GE10) Descrever características de seus lugares de vivência relacionadas aos ritmos da natureza (chuva, ventos, calor etc.).

MP144

Boxe complementar:.

Investigue

Vamos observar como está o tempo atmosférico?

  1. Durante uma semana, acompanhe as condições do tempo atmosférico do seu lugar de viver. Preencha o quadro utilizando os símbolos a seguir.

    Imagem: Ilustração. Um sol.  Fim da imagem.

    Ensolarado

    Imagem: Ilustração. Duas nuvens.  Fim da imagem.

    Nublado

    Imagem: Ilustração. Uma nuvem com chuva.   Fim da imagem.

    Chuvoso

    Quadro: equivalente textual a seguir.

    Condição predominante do tempo atmosférico

    Dia da semana

    Manhã

    Tarde

    Domingo

    Segunda-feira

    Terça-feira

    Quarta-feira

    Quinta-feira

    Sexta-feira

    Sábado

    PROFESSOR Respostas pessoais utilizando os símbolos.

Fim do complemento

MANUAL DO PROFESSOR
  • As atividades desenvolvidas na seção Investigue possibilitam aos alunos conhecer e refletir sobre as condições do tempo atmosférico de seu lugar de viver, por meio da observação de suas características e variações pelo período de uma semana.
  • Reproduzir na lousa o quadro apresentado na atividade 1.
  • Orientá-los na leitura das palavras e das informações do quadro.
  • Solicitar aos alunos que expliquem o que entenderam do quadro, o que deve ser feito com ele, o objetivo da atividade e o que acham que descobrirão ao final dela.
  • Explicar que vão observar o tempo atmosférico no lugar onde vivem, segundo três variáveis – ensolarado, chuvoso e nublado –, durante uma semana. Para cada período do dia, eles deverão anotar o símbolo correspondente ao tempo atmosférico predominantemente observado.

    Qual a diferença entre previsão de tempo e previsão de clima?

    O tempo meteorológico é o tempo atual ou tempo a ser previsto pelos meteorologistas, que se estende no máximo por 15 dias. O clima é o conjunto de estados do tempo meteorológico que caracterizam o meio ambiente atmosférico de uma determinada região ao longo do ano. O clima, para ser definido, considera um subconjunto dos possíveis estados atmosféricos e, para tal, requer a análise de uma longa série de dados meteorológicos e ambientais. Por longa série se entende um período de dezenas de anos. [...]

    FONTE: BRASIL. Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Qual a diferença entre previsão de tempo e previsão de clima? Perguntas frequentes. Disponível em: http://fdnc.io/ftL. Acesso em: 6 jun. 2021.

MP145

Boxe complementar:.

  1. Agora, anote quantas vezes você utilizou os símbolos a seguir.

    Imagem: Ilustração. Um sol.  Fim da imagem.

    _____

    Ilustração. Duas nuvens. _____

    Imagem: Ilustração. Uma nuvem com chuva.   Fim da imagem.

    _____

    PROFESSOR Resposta: As respostas dependem das observações feitas na atividade 1.
  1. Durante a semana de observação, qual foi o tempo atmosférico predominante?

    _____

    PROFESSOR Resposta: Espera-se que os alunos respondam com base na resposta da atividade 2.
  1. Assinale os quadrinhos que indicam como está o tempo atmosférico no dia de hoje no seu lugar de viver.

    ( ) Choveu.

    ( ) Está chovendo.

    ( ) Está ensolarado.

    ( ) Está nublado.

    ( ) Não tem vento.

    ( ) Há vento.

    ( ) Faz calor.

    ( ) Faz frio.

    Outro: _____

    PROFESSOR Resposta pessoal.

    Imagem: Ícone: Atividade oral.   Fim da imagem.

  1. Em sua opinião, o que as pessoas podem planejar consultando a previsão do tempo?
    PROFESSOR Resposta pessoal.

Fim do complemento

MANUAL DO PROFESSOR
  • Depois de uma semana, formar uma roda de conversa para comparar os quadros preenchidos pelos alunos.
  • Solicitar que comentem os símbolos mais usados e o período em que eles ocorreram com maior frequência.
  • Após essas observações, ler ou solicitar a um aluno que leia as atividades 2 a 4.
  • Orientar os alunos para que respondam as atividades com base nas observações anteriores.
  • Organizar outra conversa sobre as escolhas no dia a dia dos alunos devido às mudanças de tempo.

    Para leitura do aluno

    Imagem: Ilustração. Capa de livro. Uma menina de cabelo ruivo cacheado. Ela usa um casaco verde e segura um guarda-chuva azul. Ao lado, título do livro: chuva clara.   Fim da imagem.

    Chuva Clara, de Adriana Cerdeira. Rio de Janeiro: Rocco, 2018.

    Clara é uma menina de sete anos que adora brincar na chuva. Esses são seus dias favoritos – pular nas poças de água e sujar os pés de lama são, para ela, motivos de alegria. Mas esta não é uma história sobre a chuva. É uma história sobre encontros e descobertas. Clara e sua mãe atravessam juntas uma jornada de aproximação das diferenças. Desse encontro, as duas saem transformadas.

MP146

Capítulo 16. Ritmos da natureza, modos de se vestir e de se alimentar

Em geral, as pessoas escolhem as roupas que vão vestir de acordo com as condições atmosféricas ao longo do ano.

  1. Observe as fotografias e acompanhe a leitura dos textos.
Imagem: Fotografia. Uma menina loira de cabelo ondulado usando um casaco roxo, um cachecol rosa e gorro de lã listrado.  Fim da imagem.

LEGENDA: Menina no município de Santa Maria, no estado do Rio Grande do Sul, em 2017. FIM DA LEGENDA.

Onde eu moro é muito frio em uma época do ano. Costumo usar casaco, cachecol e gorro de lã.

Imagem: Fotografia. Uma menina negra de cabelo preso no alto da cabeça vestindo uma camiseta laranja. Ela está sentada em uma carteira em uma sala de aula e escreve em um caderno.  Fim da imagem.

LEGENDA: Menina no município de Itaparica, no estado da Bahia, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Moro em um lugar muito ensolarado onde chove pouco. Para não passar calor, gosto de usar roupas leves, como a camiseta.

Imagem: Fotografia. Um menino de cabelo castanho usando uma camiseta laranja e uma capa de chuva transparente por cima.   Fim da imagem.

LEGENDA: Menina no município de São Bernardo do Campo, no estado de São Paulo, em 2017. FIM DA LEGENDA.

No lugar onde eu moro faz bastante calor numa época do ano e depois faz muito frio. Quando chove, eu uso capa de chuva para não me molhar.

( ) Criança da fotografia 1.

( ) Criança da fotografia 2.

( ) Criança da fotografia 3.

PROFESSOR Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
  • Iniciar uma conversa sobre quem sente muito frio e quem sente muito calor.
  • Solicitar aos alunos que observem as crianças das fotografias e imaginem como está o tempo atmosférico no local onde essas crianças estavam. Perguntar a eles: “Pelo tipo de roupa, podemos imaginar como está o tempo em um local?” “Usamos sempre o mesmo tipo de roupa ao longo do ano?”.
  • Orientá-los na leitura em voz alta de cada um dos textos, verificando a fluência em leitura oral, prestando especial atenção ao ritmo e à precisão da leitura, a fim de torná-la progressivamente mais agradável.
  • Conversar com os alunos sobre as brincadeiras que as crianças podem realizar em cada um dos lugares com esses tipos de tempo atmosférico, que podem variar de características ao longo do ano.
  • Sugerir aos alunos que falem sobre o tipo de tempo atmosférico de que gostam mais e o mais comum no lugar onde vivem na atual época do ano.
  • Solicitar que comentem sobre o que pode acontecer quando não usam roupas adequadas ao tempo atmosférico.

    Para leitura do aluno:

    Imagem: Ilustração. Capa de livro. Uma menina de cabelo preto e liso usando botas amarelas de borracha, uma bermuda preta de bolinha e um casaco amarelo de capuz. Ela segura um guarda-chuva e está parada na frente de uma estante de livros. Ao lado, título do livro: o que me diz, Louise?   Fim da imagem.

    O que me diz, Louise?, de Toni Morrison e Slade Morrison. Rio de Janeiro: Globinho, 2014.

    O tempo está fechado, ameaçando chuva, mas Louise veste a capa de chuva, calça as botas de borracha e, quando a chuva desaba, ela abre o guarda-chuva e segue para o seu refúgio, um mundo de luz, de ideias e de aprendizado – a biblioteca.

    As atividades do capítulo 16 permitem aos alunos observar e descrever as características de seu lugar de viver e de outros locais a partir das mudanças que o tempo atmosférico e os ritmos da natureza podem provocar ao longo do ano e relacioná-los ao modo de se vestir e à alimentação.

    A BNCC neste capítulo

    Unidades temáticas: Conexão e escalas; Natureza, ambientes e qualidade de vida.

    Objetos de conhecimento: Ciclos naturais e vida cotidiana; Condições de vida nos lugares de vivência.

MP147

  1. Relacione as roupas mais adequadas ao tempo atmosférico que pode ser observado em cada fotografia.
Imagem: Esquema. Uma coluna de peças de roupa e uma de paisagens para serem ligadas. Primeira coluna: conjunto 1, com calça, botas, casaco e gorro;  Fim da imagem.
Imagem: conjunto 2, com calça, camiseta e tênis;  Fim da imagem.
Imagem: conjunto 3, com uma regata verde, bermuda jeans e chinelo.  Fim da imagem.
Imagem: Segunda coluna: uma praia com barcos e pessoas na areia;  Fim da imagem.

LEGENDA: Praia em dia ensolarado no município de Vila Velha, no estado do Espírito Santo, em 2021. FIM DA LEGENDA.

Imagem: uma área gramada coberta por neve;  Fim da imagem.

LEGENDA: Plantas cobertas de geada no município de Urupema, no estado de Santa Catarina, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: vista aérea de uma cidade rodeada por árvores.  Fim da imagem.

LEGENDA: Dia nublado no município de Campos do Jordão, no estado de São Paulo, em 2020. FIM DA LEGENDA.

PROFESSOR Respostas: Combinação de roupas com Jaqueta: Imagem com geada. Combinação de roupas com blusa azul: Imagem com dia nublado. Combinação de roupas com regata verde: Imagem com praia.
MANUAL DO PROFESSOR
  • Retomar a atividade sobre as condições do tempo atmosférico e as adaptações que o ser humano faz, como o uso de roupas.
  • Orientar os alunos a descrever as paisagens retratadas nas fotografias apresentadas na atividade. Saber descrever a paisagem é uma habilidade importante para dar continuidade aos estudos em Geografia.
  • Solicitar que relacionem as roupas mais adequadas a cada ambiente.
  • Sugerir que comentem se já estiveram em locais parecidos com os das imagens e as roupas que usaram no local. Também é possível explorar os alimentos que consumiram nessas ocasiões, avaliando se a escolha dos alimentos também varia de acordo com o tempo atmosférico.
  • Comentar com eles que as pessoas são capazes de se adaptar a condições de tempo atmosférico muito rigorosas, como locais muito quentes, muito frios, muito úmidos ou muito secos. Ressaltar que a adaptação a condições rigorosas de tempo atmosférico depende de boas condições socioeconômicas e de infraestrutura.

    Boxe complementar:

    Tema Contemporâneo Transversal: Direitos da criança e do adolescente

    Esta é uma boa oportunidade para tratar do direito ao abrigo, à proteção, ao vestuário e à moradia, previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente – Lei nᵒ 8.069/1990.

    Fim do complemento.

    Habilidades: (EF01GE05) Observar e descrever ritmos naturais (dia e noite, variação de temperatura e umidade etc.) em diferentes escalas espaciais e temporais, comparando a sua realidade com outras; (EF01GE10) Descrever características de seus lugares de vivência relacionadas aos ritmos da natureza (chuva, ventos, calor etc.); (EF01GE11) Associar mudanças de vestuário e hábitos alimentares em sua comunidade ao longo do ano, decorrentes da variação de temperatura e umidade no ambiente.

MP148

Mudanças nos hábitos alimentares

Não são apenas os tipos de roupa que usamos ao longo do ano que podem variar. Muitos alimentos, como as frutas, também podem ter a interferência de condições naturais como chuva, frio e calor. Você gosta de saborear diferentes frutas?

  1. Leia o poema com os colegas.

Ilustres desconhecidos

Jenipapo, sapoti,

Cajá, cajá-manga,

Jaca, juá, framboesa,

Fruta-pão, açaí,

Cajuaçu e cupuaçu

São frutas que nunca vi.

De algumas, já ouvi falar,

Mas ainda não tive o prazer

De ver, de tocar, de cheirar

E de saborear.

Já tomei suco de açaí,

Mas a fruta eu não vi.

Já tomei sorvete de framboesa,

Mas nem sei se a fruta tem beleza.

Se você encontrar essas frutas por aí,

Faça o favor de me apresentar!

Aí elas serão musas do meu poema.

Não dá para fazer boa poesia

Com cara, cor, cheiro, forma

E sabor desconhecidos.

FONTE: Elias José. Poesia é fruta doce e gostosa. São Paulo: FTD, 2006. p. 34 e 35.

Imagem: Ilustração. Uma cesta bege virada com várias frutas dentro: tomates, abacate, limão, laranja, maçã, pera, bananas, mamão e caju. Atrás há duas árvores.  Fim da imagem.
  1. Circule de verde, no poema, o nome das frutas que você já consumiu.
PROFESSOR Resposta pessoal.
  1. Circule de vermelho o nome das frutas que você não conhece.
PROFESSOR Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
  • Ler o poema para os alunos.
  • Iniciar uma conversa perguntando quais frutas são citadas no poema. Solicitar que leiam o nome das frutas em voz alta.
  • Conversar sobre as frutas que conhecem e já provaram e as frutas que não conhecem ou que nunca provaram.
  • Com os livros ainda fechados, escrever na lousa uma seleção de estrofes do poema. Ir falando palavra por palavra e perguntando aos alunos como acham que cada termo é escrito. À medida que emitirem suas opiniões, conversar com eles sobre a escrita de cada palavra.
  • Realizar esclarecimento de dúvidas de vocabulário, utilizando preferencialmente materiais com foto das frutas indicadas no poema.
  • Solicitar aos alunos que abram os livros e realizar a leitura compartilhada em voz alta do poema.

    Alimentação adequada e saudável

    A alimentação adequada e saudável é um direito humano básico que envolve a garantia ao acesso permanente e regular, de forma socialmente justa, a uma prática alimentar adequada aos aspectos biológicos e sociais do indivíduo e que deve estar em acordo com as necessidades alimentares especiais; ser referenciada pela cultura alimentar e pelas dimensões de gênero, raça e etnia; estar acessível do ponto de vista físico e financeiro; harmônica em quantidade e qualidade atendendo aos princípios da variedade, equilíbrio, moderação e prazer; e baseada em práticas produtivas adequadas e sustentáveis.

MP149

  1. Converse com um adulto de sua convivência e descubra: quais são as frutas mais fáceis de ser encontradas, no mês em que estamos, em seu lugar de viver? Registre a resposta a seguir.

    _____

PROFESSOR Resposta pessoal.

Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

Imagem: Ilustração. Área em branco com quatro lápis de cor formando uma borda.   Fim da imagem.
  1. Qual é a sua fruta preferida?

    _____

PROFESSOR Resposta pessoal.
PROFESSOR Resposta: Verificar se a resposta é coerente.
MANUAL DO PROFESSOR

O consumo de frutas, legumes e verduras exerce papel fundamental na promoção e na manutenção da saúde, sendo essencial para uma melhor qualidade de vida. Entretanto, muitas pessoas possuem baixo consumo destes alimentos, o que pode aumentar o risco de desenvolver doenças como obesidade, pressão alta, diabetes e câncer. Dados do Brasil mostram que apenas 36% da população consome estes alimentos regularmente (cinco vezes ou mais por semana).

FONTE: BRASIL. Ministério da Saúde. Universidade Federal de Minas Gerais. Na cozinha com as frutas, legumes e verduras. Brasília: Ministério da Saúde, 2016. p. 6.


  • Conversar com os alunos sobre as frutas que preferem.
  • Informar que apenas um em cada quatro brasileiros consome a quantidade de frutas e hortaliças recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS): cinco porções desses alimentos por dia.
  • Organizar uma conversa com os alunos sobre as frutas mais comuns no lugar onde vivem e perguntar se podem consumir todas elas o ano inteiro.
  • Ressaltar que há um período do ano em que cada fruta costuma ser mais produzida.
  • Solicitar que façam, individualmente, as atividades, e que perguntem a um adulto da convivência deles sobre as frutas que estão sendo mais comercializadas nessa época do ano, para a realização da atividade do desenho.
  • Socializar os desenhos e verificar quais foram as frutas mais registradas pelos alunos.

    Boxe complementar:

    Tema Contemporâneo Transversal: Educação alimentar e nutricional

    As atividades possibilitam conversar com os alunos sobre a alimentação saudável e a importância das frutas na alimentação.

    Fim do complemento.

MP150

RETOMANDO OS CONHECIMENTOS

Capítulos 15 e 16

Avaliação de processo de aprendizagem

Nas aulas anteriores, você estudou o tempo atmosférico e sua influência na vida das pessoas. Agora, vamos avaliar os conhecimentos que foram construídos?

  1. Considerando o tempo atmosférico do seu lugar de viver no dia de hoje:
    PROFESSOR Respostas pessoais.
    1. Indique o símbolo mais apropriado.

( )

Imagem: Fotografia. Um círculo azul com uma nuvem dentro.   Fim da imagem.

( )

Imagem: Fotografia. Um círculo azul com uma nuvem com chuva dentro.   Fim da imagem.

( )

Imagem: Fotografia. Um círculo azul com um sol dentro.   Fim da imagem.
  1. Há presença de vento?

    ( ) Sim

    ( ) Não

  1. O que você gosta de fazer quando o tempo atmosférico está assim?

    _____

PROFESSOR Resposta pessoal. Os alunos devem indicar uma atividade que gostam de fazer que se relacione com o tempo atmosférico do dia.
  1. Observe o cardápio de uma lanchonete.
Imagem: Ilustração. Um cardápio de uma lanchonete. Folha colorida com formas irregulares em laranja e verde e no centro a lista de itens com o preço. Chocolate quente: R$5,00. Salada de frutas: R$5,00. Salada: R$10,00. Sopa: R$10,00. Sorvete: R$5,00.  Fim da imagem.
  1. Quais itens do cardápio as pessoas costumam comer em dias quentes?

    _____

    PROFESSOR Resposta: Salada, sorvete e salada de frutas.
  1. Quais itens do cardápio as pessoas costumam comer em dias frios?

    _____

    PROFESSOR Resposta: Chocolate quente e sopa.
MANUAL DO PROFESSOR

Avaliação de processo de aprendizagem

As atividades dessa seção possibilitam retomar os conhecimentos trabalhados nos capítulos 15 e 16.

Objetivos de aprendizagem e intencionalidade pedagógica das atividades

  1. Indicar características do tempo atmosférico no lugar de viver.

    Espera-se que os alunos consigam identificar as condições do tempo atmosférico no lugar de viver no dia da elaboração da atividade, indicando o símbolo mais apropriado para representá-lo, a presença ou não de ventos e as coisas que gostam de fazer associadas a essas condições atmosféricas.

  1. Indicar hábitos alimentares em dias com diferentes condições atmosféricas.

    Espera-se que os alunos consigam indicar líquidos ou alimentos que gostam de beber ou comer em dias quentes ou frios, reconhecendo exemplos a partir de imagens.

  1. Indicar vestimentas adequadas para diferentes condições do tempo atmosférico.

    Espera-se que os alunos, a partir de leitura de texto e imagens, indiquem roupas e acessórios que costumam ser usados em épocas quentes e chuvosas.

MP151

  1. Joana viu a previsão do tempo para o final de semana e ficou sabendo que seriam dias de muito calor, com risco de chuvas fortes.
    1. Circule as roupas e os objetos que ela poderia usar.
Imagem: Fotografia. Algumas peças de roupa espalhadas: um gorro de lã cinza,  Fim da imagem.
Imagem: uma blusa regata azul,  Fim da imagem.
Imagem: uma calça jeans,  Fim da imagem.
Imagem: um guarda-chuva amarelo,  Fim da imagem.
Imagem: uma bota de borracha azul,  Fim da imagem.
Imagem: uma bermuda vermelha,  Fim da imagem.
Imagem: um par de luvas cinzam e azul.  Fim da imagem.
Imagem: um chinelo rosa e azul,  Fim da imagem.
Imagem: uma camiseta azul,  Fim da imagem.
PROFESSOR Resposta: Regata, guarda-chuva, chinelo, camiseta, shorts, bota.
  1. Se estivesse ventando muito, qual objeto ela teria dificuldade de usar?

    _____

    PROFESSOR Resposta: Guarda-chuva.

Autoavaliação

Agora é hora de você refletir sobre seu aprendizado. Assinale a resposta que você considera mais apropriada.

Tabela: equivalente textual a seguir.

Sobre as aprendizagens

Sim

Em parte

Não

a) Identifico diferentes condições do tempo atmosférico a partir de símbolos?

b) Percebo que o tempo atmosférico e os ritmos da natureza interferem no meu modo de vestir e na minha alimentação?

Sobre a postura de estudante

Sim

Em parte

Não

c) Participei das aulas e das conversas em grupo?

d) Elaborei as atividades com responsabilidade?

PROFESSOR Respostas pessoais.
MANUAL DO PROFESSOR

Autoavaliação

A autoavaliação é uma atividade individual e permite aos alunos revisitar o processo de suas aprendizagens e a postura de estudante, contribuindo para a reflexão sobre seus êxitos e suas dificuldades. Nesse tipo de atividade, não é necessário atribuir uma pontuação ou um conceito aos alunos. As respostas também podem servir para uma eventual reavaliação do planejamento ou para que se opte por realizar a retomada de alguns dos objetivos de aprendizagem propostos inicialmente que aparentemente não foram consolidados.

MP152

Comentários para o professor:

Conclusão do módulo dos capítulos 15 e 16

A conclusão do módulo envolve diferentes atividades ligadas à sistematização dos conhecimentos construídos nos capítulos 15 e 16. Nesse sentido, cabe retomar as respostas dos alunos para a questão problema presente no Desafio à vista!: Como o tempo atmosférico pode interferir no modo de viver das pessoas?

Sugere-se mostrar aos alunos o registro das respostas para a questão problema do módulo e, na sequência, solicitar que identifiquem o que mudou em relação aos conhecimentos que foram apreendidos sobre as diferentes condições do tempo atmosférico e ritmos da natureza e sua interferência no vestuário e na alimentação.

Verificação da avaliação de processo de aprendizagem

Imagem: Ícone referente à seção. Fim da imagem.

Por meio das atividades que foram propostas na avaliação de processo de aprendizagem, é possível realizar o acompanhamento dos alunos dentro da experiência contínua de avaliação formativa.

Sugere-se elaborar rubricas e estabelecer pontuações ou conceitos distintos para cada atividade, considerando os objetivos de aprendizagem e a intencionalidade pedagógica de cada uma delas.

Caso se tenha optado pela realização das atividades em dupla ou em grupo, pode-se avaliar cada aluno a partir de critérios relacionados às contribuições para o trabalho coletivo, ao respeito pelos colegas e à proatividade na execução das propostas elaboradas.

As atividades de autoavaliação também podem ser incrementadas com outras reflexões: O que achei mais interessante de aprender foi… ; Meu ponto forte no processo de aprender foi… ; O meu desafio maior no processo de aprender foi… ; Eu aprendo melhor quando...

Superando defasagens

Imagem: Ícone referente à seção. Fim da imagem.

Após a devolutiva das atividades, identificar se os principais objetivos de aprendizagem previstos no módulo foram alcançados.

MP153

Modelo de ficha de acompanhamento

Escola:

_____

Ano: _____ Turma: _____

Aluno(a): _____

Professor(a): _____

Níveis de desempenho (ND): 1 – Avançado; 2 – Adequado; 3 – Básico; 4 – Iniciante

Módulo

Objetivos de aprendizagem

ND

Capítulos 1 e 2

Indicar nome e sobrenome, reconhecendo-os como elementos de identidade.

MODELO

_____

Reconhecer características e preferências semelhantes ou diferentes em relação aos colegas.

_____

Representar partes do próprio corpo.

_____

Capítulos 3 e 4

Reconhecer elementos da paisagem que foram feitos ou não pelas pessoas.

_____

Indicar atitudes que favorecem a convivência com as pessoas em diversos locais.

_____

Indicar um trajeto e a posição de elementos a partir de uma representação.

_____

Capítulos 5 e 6

Indicar características do espaço escolar.

_____

Reconhecer diferentes profissionais que trabalham na escola e suas funções.

_____

Reconhecer e elaborar regras de convivência relacionadas ao espaço escolar.

_____

Capítulos 7 e 8

Identificar diferentes objetos encontrados na escola.

_____

Reconhecer diferentes matérias-primas de que são feitos os objetos da escola.

_____

Perceber a diferença entre objetos vistos de forma frontal, oblíqua e vertical.

_____

Capítulos 9 e 10

Reconhecer diferentes cômodos da moradia e seus usos.

_____

Descrever características da moradia onde se vive.

_____

Indicar diferentes materiais usados na construção de uma moradia.

_____

Reconhecer que a construção de moradias envolve o trabalho de diversos profissionais, indicando exemplos.

_____

Capítulos 11 e 12

Reconhecer brinquedos e brincadeiras de outros tempos e atuais.

_____

Identificar diferentes lugares de brincar.

_____

Indicar materiais de que são feitos alguns brinquedos.

_____

Reconhecer a importância dos parques e praças como locais de lazer para as pessoas.

_____

Capítulos 13 e 14

Identificar que existem diferentes elementos naturais como chuva, vento e luminosidade que interferem nas paisagens e nos modos de vida das pessoas.

_____

Observar a influência de alguns ritmos da natureza no lugar de viver.

_____

Capítulos 15 e 16

Indicar diferentes condições do tempo atmosférico a partir de símbolos.

_____

Reconhecer a interferência do tempo atmosférico e ritmos da natureza ao longo do ano nas formas de se alimentar e se vestir.

_____

MP154

O QUE EU APRENDI?

AVALIAÇÃO DE RESULTADO

VOCÊ APRENDEU MUITAS COISAS AO LONGO DO ANO. AGORA, É O MOMENTO DE AVALIAR ESSAS APRENDIZAGENS.

NESTA ETAPA, VAMOS RETOMAR AS TEMÁTICAS DESENVOLVIDAS NOS CAPÍTULOS 1, 2, 3 E 4.

  1. INDIQUE UMA PREFERÊNCIA QUE VOCÊ TEM EM RELAÇÃO A:
    1. COMIDA. _____
    1. DIVERSÃO. _____
PROFESSOR Respostas pessoais.
  1. OBSERVE O LUGAR PREFERIDO DE BRINCAR DE DUAS CRIANÇAS.
Imagem: Fotografia. Um parque com brinquedos de plástico na areia da praia, cercado por uma rede verde. Tem um brinquedo em forma de navio cinza, com uma menina de cabelo preto e roupa rosa em cima e um menino loiro de camiseta amarela do lado. Atrás, uma casinha e uma torre com escorregados. No fundo da praia tem pessoas jogando vôlei na areia, prédios e um morro.  Fim da imagem.

LEGENDA: CRIANÇAS BRINCANDO EM PARQUINHO NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO, NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, EM 2021. FIM DA LEGENDA.

  1. EM RELAÇÃO AO MENINO, EM QUE POSIÇÃO ESTÁ O BRINQUEDO CINZA?

    ( ) EMBAIXO

    ( ) EM FRENTE

    PROFESSOR Resposta: EM FRENTE.
  1. CITE DOIS ELEMENTOS DA PAISAGEM QUE FORAM FEITOS PELAS PESSOAS.

    _____

    PROFESSOR Resposta: Calçadão, escadarias, prédios, brinquedos, entre outros.
  1. CITE DOIS ELEMENTOS DA PAISAGEM QUE NÃO FORAM FEITOS PELAS PESSOAS.

    _____

    PROFESSOR Resposta: Morro, céu, árvores, areia, entre outros.
MANUAL DO PROFESSOR

Avaliação de resultado

Esta avaliação pode ser aplicada ao término do módulo de trabalho e ao final do bimestre, do semestre ou do ano. Fica a critério do professor aplicá-la integralmente ou selecionar algumas atividades a partir do que foi priorizado ao longo dos estudos. Sugere-se estabelecer pontuações ou conceitos distintos para atividades valorizando as temáticas e os procedimentos que tiveram maior ênfase pedagógica ao longo do curso. Vale considerar a possibilidade de elaborar rubricas visando sistematizar os critérios de correção e minimizar elementos de subjetividade, favorecendo uma devolutiva mais clara e transparente de seus resultados.

Se julgar pertinente, solicitar aos alunos que respondam no livro ou em uma folha avulsa, sem a cópia do enunciado e numerando as respectivas atividades antes de suas respostas.

Objetivos de aprendizagem e complementos para as atividades 1 e 2

  1. Reconhecer preferências pessoais.

    Espera-se que os alunos mencionem a comida e a forma de diversão preferidas.

  1. Indicar elementos da paisagem naturais e humanizados, aplicando noções de lateralidade.

    Espera-se que os alunos se projetem na posição do menino e que reconheçam os elementos da paisagem feitos pelas pessoas e aqueles que não foram feitos por elas.

MP155

NESTA ETAPA, VAMOS RETOMAR AS TEMÁTICAS DESENVOLVIDAS NOS CAPÍTULOS 5, 6, 7 E 8.

  1. EXISTEM MUITAS ESCOLAS E SALAS DE AULA. OBSERVE A FOTOGRAFIA.
Imagem: Fotografia. Uma sala de aula embaixo de uma cobertura de palha, sem fechamento lateral. De um dos lados, uma mulher aponta para uma lousa branca que está em um suporta. Na frente dela, mesas e cadeiras enfileiradas com alguns alunos sentados.  Fim da imagem.

LEGENDA: SALA DE AULA EM ESCOLA INDÍGENA WAURÁ NO MUNICÍPIO DE GAÚCHA DO NORTE, NO ESTADO DE MATO GROSSO, EM 2019. FIM DA LEGENDA.

  1. ESSA SALA DE AULA É SEMELHANTE OU DIFERENTE DA SUA?

    ( ) SEMELHANTE

    ( ) DIFERENTE

PROFESSOR Resposta pessoal.
  1. INDIQUE UMA ATITUDE QUE FAVORECE A CONVIVÊNCIA DAS PESSOAS EM SALA DE AULA.

    _____

    PROFESSOR Resposta: Não correr, não gritar e respeitar os colegas, entre outras.
  1. LEIA AS FRASES E IDENTIFIQUE OS PROFISSIONAIS DA ESCOLA.
    1. EU ENSINO OS ALUNOS DURANTE AS AULAS.

      _____

      PROFESSOR Resposta: Professor.
    1. EU SUGIRO LEITURAS E EMPRESTO LIVROS.

      _____

      PROFESSOR Resposta: Bibliotecário.
  1. INDIQUE EM QUE PONTO DE VISTA O OBJETO FOI REPRESENTADO.
Imagem: Fotografia. Um balde de lixo de plástico laranja visto de frente.   Fim da imagem.

_____

PROFESSOR Resposta: De frente.
Imagem: Fotografia. Um balde de lixo de plástico laranja visto de cima.   Fim da imagem.

_____

PROFESSOR Resposta: De cima para baixo.
Imagem: Fotografia. Um balde de lixo de plástico laranja visto de forma inclinada, de cima e pela frente.   Fim da imagem.

_____

PROFESSOR Resposta: De cima e de lado.
MANUAL DO PROFESSOR

Objetivos de aprendizagem e complementos para as atividades 3 a 5

  1. Comparar sala de aula retratada com a do seu lugar de viver e indicar regras de convivência que favorecem as relações escolares.

    Espera-se que os alunos comparem a sala de aula da escola indígena com a sala onde estudam, além de indicar uma atitude que favorece o convívio das pessoas em qualquer sala de aula.

  1. Associar profissional que trabalha na escola com suas funções.

    Espera-se que os alunos identifiquem os profissionais descritos nas frases.

  1. Reconhecer objeto retratado a partir de diferentes visões.

    Espera-se que os alunos consigam discernir a diferença entre a visão frontal, a vertical e a oblíqua.

MP156

NESTA ETAPA, VAMOS RETOMAR AS TEMÁTICAS DESENVOLVIDAS NOS CAPÍTULOS 9, 10, 11 E 12.

  1. OBSERVE AS MORADIAS.
Imagem: Fotografia. Um sobrado de tijolos com varanda e uma grande janela de vidro no muro da frente.  Fim da imagem.

LEGENDA: MORADIA NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO, NO ESTADO DE SÃO PAULO, EM 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma casa de madeira azul com porta e janela verde.  Fim da imagem.

LEGENDA: MORADIA NO MUNICÍPIO DE MOCAJUBA, NO ESTADO DO PARÁ, EM 2020. FIM DA LEGENDA.

  1. INDIQUE UM MATERIAL DE CONSTRUÇÃO UTILIZADO NA MORADIA 1.

    _____

    PROFESSOR Resposta: Tijolo, madeira, vidro e ferro.
  1. INDIQUE UM MATERIAL DE CONSTRUÇÃO UTILIZADO NA MORADIA 2.

    _____

    PROFESSOR Resposta: Madeira.
  1. MARQUE OS LOCAIS ADEQUADOS PARA REALIZAR AS BRINCADEIRAS A SEGUIR.

    Tabela: equivalente textual a seguir.

    JOGOS E BRINCADEIRAS

    DENTRO DA MORADIA

    FORA DA MORADIA

    JOGAR XADREZ

    _____

    PROFESSORResposta: X

    _____

    PROFESSORResposta: X

    EMPINAR PIPA

    _____

    _____

    PROFESSORResposta: X
  1. SOBRE AS PRAÇAS E OS PARQUES, ASSINALE AS ALTERNATIVAS CORRETAS.

    ( ) APENAS ADULTOS PODEM FREQUENTAR ESSES LOCAIS.

    ( ) TODAS AS PESSOAS PODEM REALIZAR ATIVIDADES DE LAZER NESSES LOCAIS, COMO PIQUENIQUE E JOGAR BOLA.

    PROFESSOR Resposta: TODAS AS PESSOAS PODEM REALIZAR ATIVIDADES DE LAZER NESSES LOCAIS, COMO PIQUENIQUE E JOGAR BOLA..
MANUAL DO PROFESSOR

Objetivos de aprendizagem e complementos para as atividades 6 a 8

  1. Reconhecer materiais de construção de moradias.

    Espera-se que os alunos identifiquem os diferentes materiais de construção utilizados nas moradias retratadas nas fotografias.

  1. Indicar locais onde costumam ocorrer jogos e brincadeiras.

    Espera-se que os alunos reconheçam os locais adequados para realizar jogos e brincadeiras em espaços públicos e privados.

  1. Reconhecer parques e praças como espaços públicos que favorecem a convivência das pessoas e as práticas de lazer.

    Espera-se que os alunos reconheçam que todas as pessoas podem frequentar praças e parques, praticando atividades de lazer, como piquenique e jogar bola.

MP157

Nesta etapa, vamos retomar as temáticas desenvolvidas nos capítulos 13, 14, 15 e 16.

  1. Leia o poema.

    Dia e noite

    Não sei se gosto do dia.

    Não sei se gosto da noite.

    De dia, eu posso brincar.

    Mas de noite, eu posso sonhar.

    De dia, eu posso balançar.

    Vou alto, bem alto, no meu balanço.

    Mas, de noite, eu posso sonhar.

    De dia, eu posso ler.

    Mas, de noite, ah!...

    De noite, eu posso sonhar.

    Não sei se gosto mais do dia.

    Não sei se gosto mais da noite.

    FONTE: Mary França e Eliardo França. Dia e noite. 20ª ed. São Paulo: Ática, 2015. p. 3-15.

    1. No poema, sublinhe de laranja o que pode ser feito durante o dia.
      PROFESSOR Resposta: Laranja: brincar, balançar e ler.
    1. No poema, sublinhe de azul o que pode ser feito durante a noite.
      PROFESSOR Resposta: Azul: sonhar.

Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

  1. Crie um símbolo para representar o tempo atmosférico representado na fotografia.
Imagem: Fotografia. Pessoas andando em uma calçada. Algumas delas seguram guarda-chuvas de diversas cores.  Fim da imagem.

LEGENDA: Pessoas caminhando no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Símbolo

_____

PROFESSOR Resposta pessoal.
  1. Os nossos hábitos podem variar de acordo com o tempo atmosférico. Indique:
    1. algo que gosta de comer ou de tomar em um dia quente.

      _____

      PROFESSOR Resposta: Exemplos: sorvete, salada de frutas, sucos e água de coco.
    1. algo que costuma vestir em um dia frio.

      _____

      PROFESSOR Resposta: Exemplos: casaco, calça, gorro ou luvas de lã.
MANUAL DO PROFESSOR

Objetivos de aprendizagem e complementos para as atividades 9 a 11

  1. Indicar ações das pessoas que costumam ocorrer em períodos de maior e menor incidência de luminosidade.

    Espera-se que os alunos indiquem, a partir da leitura e da compreensão do poema, atividades que podem ser feitas nos períodos do dia e da noite.

  1. Criar símbolo para representar tempo atmosférico.

    Espera-se que os alunos criem um símbolo que represente o tempo atmosférico chuvoso.

  1. Indicar exemplos de como os ritmos da natureza podem interferir nos modos de se vestir e de se alimentar das pessoas.

    Espera-se que os alunos indiquem exemplos de modos de se vestir e de se alimentar que são influenciados pela variação de temperatura.