72

UNIDADE 3. Paisagens e modos de viver: campo e cidade

Imagem: Ilustração. Vista aérea de uma cidade do lado esquerdo de um rio e o campo do outro. Na cidade tem carros pela rua, pessoas nas calçadas e faixas de pedestres, quadras com casas, prédios, um posto de gasolina e uma praça no centro. Uma das ruas está destacada com o número 1. No lado do campo tem plantações, algumas casas espalhadas pelos campos gramados e vacas. Acima, um avião. Um dos pastos está destacado com o número 2. No rio tem um barco e uma ponte que liga a cidade ao campo.  Fim da imagem.

LEGENDA: Representação ilustrativa sem escala e proporção. FIM DA LEGENDA.

73

Boxe complementar:

Primeiros contatos

  1. Na paisagem representada, os números 1 e 2 estão relacionados a dois espaços geográficos diferentes. Qual é o espaço indicado pelo número 1? E pelo número 2?
  1. Quais são os elementos da paisagem que se destacam no espaço identificado pelo número 1? E pelo número 2?

Fim do complemento.

74

DESAFIO À VISTA!

Capítulo 9 e 10

Como podem viver as pessoas no campo e na cidade?

CAPÍTULO 9. Paisagens: campo e cidade

As pessoas podem conhecer e registrar as características do lugar onde vivem e suas experiências cotidianas por meio de fotografias e de desenhos.

  1. Observe as fotografias e leia os textos.
Imagem: Fotografia. Vista aérea de uma cidade, com prédios, casas e áreas com vegetação. Fim da imagem.

LEGENDA: Paisagem no município de Mucugê, no estado da Bahia, em 2018. FIM DA LEGENDA.

Na cidade, muitas pessoas trabalham em mercados, lojas, escritórios, consultórios, escolas e fábricas. A maioria delas mora em casas ou prédios próximos uns dos outros.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de um campo gramado com algumas árvores espalhadas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Paisagem no município de Mucugê, no estado da Bahia, em 2018. FIM DA LEGENDA.

No campo, muitas pessoas trabalham em plantações ou na criação de animais. Geralmente, elas vivem em casas que ficam distantes umas das outras.

75

  1. Qual é a paisagem retratada na fotografia A?

    ( ) Paisagem do campo.

    ( ) Paisagem da cidade.

  1. Qual é a paisagem retratada na fotografia B?

    ( ) Paisagem do campo.

    ( ) Paisagem da cidade.

    • Quais são os elementos que compõem essa paisagem?

      _____

    • Quais são as atividades que um morador de um local como o retratado na fotografia B pode realizar em seu dia a dia?

      _____

    1. As fotografias A e B foram retratadas em qual visão?

      ( ) Frontal.

      ( ) Oblíqua.

      ( ) Vertical.

      • Essas paisagens poderiam ter sido retratadas de outra maneira? Explique.

        _____

Imagem: Ícone: Atividade oral.  Fim da imagem.

  1. A paisagem retratada na fotografia A é semelhante à paisagem do seu lugar de viver? E a da fotografia B? Explique.

76

Cartografando

Uma das maneiras de ler e interpretar uma paisagem é dividi-la em planos, agrupando os elementos que se destacam em cada um deles.

  1. De acordo com os diferentes planos, leia e interprete a paisagem retratada na fotografia.
Imagem: Fotografia. O mar com uma cidade do lado. A cidade é cheia de prédios altos. Atrás, um grande morro coberto parcialmente por vegetação. O céu está azul com poucas nuvens. A imagem está dividida em áreas. O mar é o plano 1. Os prédios são o plano 2. O morro é o plano 3. O céu é o horizonte.  Fim da imagem.

LEGENDA: Paisagem no município do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, em 2017. FIM DA LEGENDA.

  1. Onde está localizada a paisagem retratada na fotografia? Como você descobriu isso?

    _____

  1. Essa paisagem representa uma paisagem do campo ou da cidade?

    _____

  1. O que você observa no plano 1 da fotografia?

    _____

  1. E nos planos 2 e 3?

    _____

77

  1. Agora, leia e interprete a paisagem retratada nesta outra fotografia.
Imagem: Fotografia. Um lado ao lado de um campo gramado com uma casa. Atrás tem um morro baixo coberto por vegetação. O céu está azul. A imagem está dividida em áreas. O lago é o plano 1. O campo com a casa é o plano 2. O morro é o plano 3. O céu é o horizonte. Fim da imagem.

LEGENDA: Paisagem no município de São Joaquim, no estado de Santa Catarina, em 2019. FIM DA LEGENDA.

  1. A paisagem retratada na fotografia representa uma paisagem do campo ou da cidade?

    _____

    Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

  1. Represente, no espaço a seguir, os elementos da paisagem presentes em cada plano.
Imagem: Ilustração. Três linhas vermelhas próximas a horizontal. Fim da imagem.

78

Cartografando

Imagem: Ícone: Tarefa de casa. Fim da imagem.

  1. Na companhia de um adulto da sua convivência, escolha uma paisagem de seu lugar de viver e faça um desenho para representá-la. Em seguida, trace os diferentes planos e numere cada um deles.
Imagem: Ilustração. Área em branco com quatro lápis de cor formando uma borda.  Fim da imagem.

Assinatura: _____

Data: _____

79

As pessoas e os elementos da paisagem

Tanto na paisagem da cidade como na paisagem do campo, é possível observar elementos que foram feitos pelas pessoas.

  1. Observe as fotografias.
Imagem: Fotografia. Uma cidade com construções no estilo alemão. No meio, uma rua com uma fileira de carros parados. Nas calçadas tem grupos de pessoas caminhando. Fim da imagem.

LEGENDA: Paisagem no município de Gramado, no estado do Rio Grande do Sul, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. No primeiro plano, uma plantação. Ela está cercada por um alambrado e do lado de fora tem duas casas, uma branca e uma azul.  Fim da imagem.

LEGENDA: Paisagem no município de Monte Alegre do Sul, no estado de São Paulo, em 2020. FIM DA LEGENDA.

  1. Na fotografia A, quais são os elementos da paisagem que foram feitos pelas pessoas?

    _____

  1. E na fotografia B?

    _____

80

  1. Observe a representação de uma paisagem.
Imagem: Ilustração. Bairro com carros e ônibus nas ruas, pessoas nas calçadas e faixa de pedestres e quadras com padaria, livraria, dentista, farmácia, mercado, parque municipal, casas prédios, lanchonete e lojas de roupas. Há algumas onomatopeias de sons ao lado de alguns objetos. Uó uó uó na ambulância, blá blá blá das pessoas conversando, a uau do cachorro.  Fim da imagem.

LEGENDA: Representação ilustrativa sem escala e proporção. FIM DA LEGENDA.

  1. A representação mostra uma paisagem:

    ( ) do campo.

    ( ) da cidade.

  1. Em qual visão essa paisagem foi representada?

    ( ) Vertical.

    ( ) Oblíqua.

    ( ) Frontal.

  1. De acordo com a representação, indique dois exemplos de elementos da paisagem feitos pelas pessoas.

    _____

81

  1. Se uma pessoa estivesse na paisagem representada, quais seriam os sons que ela ouviria?

    _____

  1. Agora, imagine: quais seriam os cheiros que ela poderia sentir?

    _____

  1. Na paisagem representada, encontre e circule dois trabalhadores.
  1. Se você visitasse o local da paisagem representada, que outros trabalhadores provavelmente poderia encontrar? Assinale.
Imagem: Ilustração. Dois homens em uma loja de roupa. Um tem o cabelo preto, usa uma camisa cinza e segura um cabide com uma camiseta azul. O outro é negro com uma camiseta rosa e segura um cabide com uma camiseta amarela. Fim da imagem.

LEGENDA: Vendedor. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Uma mulher de cabelo castanho preso em um rabo usando camiseta azul e máscara. Ela segura uma pinça na mão e está na frente de uma menina sentada sorrindo em uma cadeira de dentista. A menina tem o cabelo loiro, usa uma camiseta lilás e um avental. Fim da imagem.

LEGENDA: Dentista. FIM DA LEGENDA.

LEGENDA: Padeiro. FIM DA LEGENDA.

LEGENDA: Agricultor. FIM DA LEGENDA.

82

CAPÍTULO 10. Qualidade de vida no lugar de viver

As paisagens e o modo de viver são diferentes no campo e na cidade. As relações de convivência entre as pessoas e os elementos da paisagem existentes influenciam a qualidade de vida.

  1. Quando solicitado, leia a notícia em voz alta.

    Moradora cria manual de boa convivência em bairro de Uberaba

    Uma moradora do Bairro Jardim Belo Horizonte, em Uberaba, criou uma cartilha para ajudar na organização e na boa convivência entre os vizinhos do bairro. [...]

    No manual estão os sete tópicos que trazem orientações, entre elas, a forma de conduzir os animais domésticos durante os passeios nas ruas. Segundo a moradora, depois que começou a distribuir essa cartilha, até as mensagens na internet ficaram amigáveis.

    FONTE: Moradora cria manual de boa convivência em bairro de Uberaba. G1, 3 ago. 2016. Disponível em: http://fdnc.io/fph. Acesso: em 21 mar. 2021.

LEGENDA: Vista do município de Uberaba, no estado de Minas Gerais, em 2020. FIM DA LEGENDA.

83

  1. De acordo com a notícia, qual foi a iniciativa adotada pela moradora de um bairro de Uberaba?

    _____

  1. Qual foi o resultado dessa iniciativa?

    _____

  1. Considerando o bairro onde você vive, indique três atitudes que os moradores poderiam adotar para melhorar a convivência entre as pessoas.
    • Atitude 1: _____
    • Atitude 2: _____
    • Atitude 3: _____
  1. Observe a fotografia do município de Uberaba na página anterior. Depois, registre as semelhanças e as diferenças que existem entre essa paisagem e o seu lugar de viver.

Semelhanças

_____

Diferenças

_____

84

Trabalho de campo

Você vai observar com atenção o bairro onde vive e identificar os principais elementos que formam sua paisagem e como eles podem contribuir para a qualidade de vida das pessoas.

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

  1. Para realizar as atividades a seguir, reúna-se com os colegas que moram no mesmo bairro que você. Depois, assinale as alternativas.
  1. Há áreas verdes no bairro?

    ( ) Sim.

    ( ) Não.

  1. Há grande movimento de veículos?

    ( ) Sim.

    ( ) Não.

  1. Existem estabelecimentos comerciais?

    ( ) Sim.

    ( ) Não.

  1. Há grande movimento de pessoas?

    ( ) Sim.

    ( ) Não.

85

  1. Existem fábricas?

    ( ) Sim.

    ( ) Não.

  1. Há muitos edifícios?

    ( ) Sim.

    ( ) Não.

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

  1. Na opinião de vocês, listem três aspectos que favorecem a qualidade de vida no bairro onde moram.

    _____

Imagem: Ícone: Atividade em grupo.  Fim da imagem.

  1. Agora, indiquem um aspecto que não favorece a qualidade de vida dos moradores do bairro.

    _____

    • Escrevam uma proposta para resolver esse aspecto que não favorece a qualidade de vida no bairro. Depois, apresente a proposta aos colegas e ao professor.

      _____

86

RETOMANDO OS CONHECIMENTOS

Capítulos 9 e 10

Avaliação de processo de aprendizagem

Nas aulas anteriores, você estudou os elementos que formam as paisagens do campo e da cidade e também conheceu aspectos que favorecem a qualidade de vida das pessoas nesses locais. Agora, vamos avaliar os conhecimentos que foram construídos?

  1. Observe a fotografia.
Imagem: Fotografia. Vista aérea de um campo gramado com algumas estradas de terra, áreas com árvores, plantações e algumas construções espaçadas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Paisagem no município de Virgínia, no estado de Minas Gerais, em 2017. FIM DA LEGENDA.

  1. A paisagem retratada na fotografia está localizada:

    ( ) no campo.

    ( ) na cidade.

  1. Indique três elementos que podem ser observados nessa paisagem.

    _____

  1. Em sua opinião, quais aspectos favorecem a qualidade de vida das pessoas que moram nessa localidade?

    _____

87

  1. Pinte de verde os quadrinhos das imagens que representam situações que beneficiam a qualidade de vida das pessoas. Depois, pinte de vermelho os quadrinhos das imagens que representam situações que prejudicam a qualidade de vida das pessoas.

Autoavaliação

Agora é hora de você refletir sobre seu aprendizado. Assinale a resposta que você considera mais apropriada.

Tabela: equivalente textual a seguir.

Sobre as aprendizagens

Sim

Em parte

Não

a) Sei indicar diferentes elementos que formam as paisagens do campo e da cidade?

_____

_____

_____

b) Reconheço que as pessoas têm modos de vida diferentes no campo e na cidade?

_____

_____

_____

c) Identifico atitudes que podem contribuir para uma melhor qualidade de vida das pessoas?

_____

_____

_____

Sobre a postura de estudante

Sim

Em parte

Não

d) Respeitei meus colegas e professor?

_____

_____

_____

e) Elaborei as atividades com responsabilidade?

_____

_____

_____

88

DESAFIO À VISTA!

Capítulos 11 e 12

Quais transformações podem ocorrer nas paisagens?

CAPÍTULO 11. As paisagens ao longo do tempo

As paisagens dos lugares de viver se transformam ao longo do tempo. É comum ouvirmos relatos de pessoas contando como eram alguns locais em outros tempos.

  1. Quando solicitado, leia o texto em voz alta.

    Os automóveis invadem a cidade

    Naqueles tempos, a vida em São Paulo era tranquila. Poderia ser ainda mais, não fosse a invasão cada vez maior dos automóveis importados, circulando pelas ruas da cidade; grossos tubos, situados nas laterais externas dos carros, desprendiam, em violentas explosões, gases e fumaça escura. Estridentes fom-fons de buzinas, assustando os distraídos, abriam passagem para alguns deslumbrados motoristas que, em suas desabaladas carreiras, infringiam as regras de trânsito, muitas vezes chegando ao abuso de alcançar mais de 20 quilômetros à hora, velocidade permitida somente nas estradas. Fora esse detalhe, o do trânsito, a cidade crescia mansamente. Não havia surgido ainda a febre dos edifícios altos; nem mesmo o “Prédio Martinelli” – arranha-céu pioneiro em São Paulo, se não me engano do Brasil – fora ainda construído. Não existia rádio, e televisão, nem em sonhos.

    FONTE: Zélia Gattai. Anarquistas, graças a Deus. Rio de Janeiro: Record, 2000. p. 64.

LEGENDA: Área central da cidade de São Paulo, no estado de São Paulo, em 1920. FIM DA LEGENDA.

89

  1. De acordo com o texto, quais foram as mudanças que ocorreram na cidade de São Paulo por volta de 1920?

    _____

  1. Que tipo de edifício ainda não havia sido construído em São Paulo naquele tempo?

    _____

  1. Quais meios de comunicação não existiam naquele tempo?

    _____

Imagem: Ícone: Desenho.  Fim da imagem.

  1. Considerando as informações do texto, faça um desenho para representar a paisagem da cidade de São Paulo do tempo de infância da escritora Zélia Gattai.

90

  1. Observe a fotografia de uma avenida no município de Ponta Grossa, no estado do Paraná, em outros tempos.

LEGENDA: Avenida Balduíno Taques, localizada no município de Ponta Grossa, no estado do Paraná, em 1922. FIM DA LEGENDA.

  1. O que mais chamou sua atenção na paisagem retratada?

    _____

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Pela observação da paisagem retratada na fotografia, o que podemos saber sobre:
    • a iluminação da avenida à noite?
    • o movimento de pessoas?
    • a qualidade do pavimento da avenida?
    • o movimento de veículos?

91

  1. Agora, observe esta outra fotografia da mesma avenida no município de Ponta Grossa, no estado do Paraná.

LEGENDA: Avenida Balduíno Taques, localizada no município de Ponta Grossa, no estado do Paraná, em 2019. FIM DA LEGENDA.

  1. De acordo com as legendas das fotografias, quantos anos se passaram entre elas?

    _____

  1. O que mudou na paisagem dessa avenida entre o ano da primeira fotografia e o ano da segunda fotografia?

    _____

  1. Nesse intervalo de tempo, algum elemento da paisagem da avenida permaneceu? Se sim, qual?

    _____

92

Cartografando

Existem diferentes formas de representar uma paisagem, como a fotografia e o desenho.

Agora, você vai conhecer outra forma de representação de uma paisagem: o croqui.

  1. Observe a representação de uma paisagem.

LEGENDA: Representação ilustrativa sem escala e proporção. FIM DA LEGENDA.

  1. Em qual visão essa paisagem foi representada?

    ( ) Oblíqua.

    ( ) Vertical.

    ( ) Frontal.

  1. Quais elementos fazem parte dessa paisagem?

    _____

93

O croqui é um desenho sem muitos detalhes. Ele é feito para mostrar os principais elementos da paisagem.

  1. Observe parte do croqui da paisagem mostrada na atividade anterior.
  1. Qual ponto de referência foi representado no croqui?

    _____

Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

  1. A partir da representação mostrada na página anterior, complete o croqui, desenhando os elementos da paisagem que faltam.
    • Apresente seu trabalho para os colegas e o professor.

94

CAPÍTULO 12. As pessoas e as paisagens

As paisagens estão em constante transformação. Algumas transformações ocorrem lentamente, outras acontecem mais rapidamente.

LEGENDA: Museu do Rio Cuiabá, no município de Cuiabá, no estado de Mato Grosso, em 2015. FIM DA LEGENDA.

LEGENDA: Museu do Rio Cuiabá, no município de Cuiabá, no estado de Mato Grosso, em 2018. FIM DA LEGENDA.

  1. Que mudanças podem ser observadas nessa paisagem entre uma fotografia e outra?

    _____

  1. Em quanto tempo essas mudanças foram realizadas?

    ( ) Entre um ano e três anos.

    ( ) Em mais de três anos.

95

Investigue

Imagem: Ícone: Tarefa de casa. Fim da imagem.

  1. Há casas ou edifícios em construção?

    () Sim.

    () Não.

  1. Existem ruas ou avenidas sendo pavimentadas?

    () Sim.

    () Não.

  1. Estão sendo plantadas árvores nas calçadas ou nos parques?

    () Sim.

    () Não.

  1. Existem áreas de lazer sendo construídas ou reformadas?

    () Sim.

    () Não.

  1. A circulação de veículos nas ruas está mudando?

    () Sim.

    () Não.

  1. Há construções de outros tempos sendo demolidas?

    () Sim.

    () Não.

  1. Você observou outras mudanças na paisagem? Se sim, quais?

    _____

  1. Você gostaria que ocorressem outras mudanças na paisagem do local onde você vive? Se sim, quais?

    _____

96

A poluição e a transformação das paisagens

Em muitos locais, a concentração de pessoas e a realização de diversas atividades podem causar diferentes tipos de poluição, contribuindo para a transformação das paisagens.

Poluição dos rios

Em diversas localidades, as águas dos rios podem ser poluídas pelo descarte de lixo, de esgoto e de produtos químicos das residências e das indústrias, por exemplo.

LEGENDA: Rio poluído pelo descarte de lixo no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2017. FIM DA LEGENDA.

LEGENDA: Rio poluído pelo despejo de esgoto e lixo no município de São Gonçalo, no estado do Rio de Janeiro, em 2016. FIM DA LEGENDA.

97

Poluição sonora

Os ruídos excessivos produzidos pelos veículos, pelas máquinas de algumas indústrias e de obras para a reforma ou a construção de casas e equipamentos públicos podem provocar diversos problemas de saúde. Um desses problemas é a perda da audição.

LEGENDA: Obra de reforma na Ponte Internacional da Amizade, no município de Foz do Iguaçu, no estado do Paraná, em 2015. FIM DA LEGENDA.

Poluição visual

A poluição visual é provocada pelo excesso de cartazes, placas de propaganda, painéis eletrônicos, entre outros elementos de comunicação visual. Esse tipo de poluição pode causar desconforto para as pessoas.

LEGENDA: Rua no município de Goiânia, no estado de Goiás, em 2018. FIM DA LEGENDA.

  1. Assinale os tipos de poluição que você identifica em seu lugar de viver.

    ( ) Poluição dos rios.

    ( ) Poluição sonora.

    ( ) Poluição visual.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Além de alterarem a paisagem, as formas de poluição que existem em seu lugar de viver interferem na vida das pessoas? De que forma? Compartilhe sua resposta com o professor e os colegas.

98

Poluição do ar

O uso de veículos e a produção em algumas indústrias intensificam a poluição do ar nas cidades, prejudicando a saúde das pessoas.

  1. Observe o quadro e leia as informações.

Tabela: equivalente textual a seguir.

Qualidade do ar em alguns municípios do estado de São Paulo em 19 de setembro de 2019

São Paulo

Ilustração de uma indústria verde.

Santa Gertrudes

Ilustração de uma indústria vermelha.

Ribeirão Preto

Ilustração de uma indústria marrom.

Bauru

Ilustração de uma indústria laranja.

Jundiaí

Ilustração de uma indústria laranja.

São José dos Campos

Ilustração de uma indústria verde.

Sorocaba

Ilustração de uma indústria verde.

Santos

Ilustração de uma indústria verde.

Tabela: equivalente textual a seguir.

Legenda

Ilustração de uma indústria verde.Boa

Ilustração de uma indústria laranja.Moderada

Ilustração de uma indústria vermelha.Ruim

Ilustração de uma indústria marrom.Muito ruim

Fonte: Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). Qualidade do ar no estado de São Paulo 2019. p. 102. Disponível em: http://fdnc.io/ftS. Acesso em: 23 jan. 2021.

  1. De acordo com o quadro, qual é o município que apresentava o ar mais poluído?

    _____

  1. Em quais municípios a qualidade do ar estava boa?

    _____

  1. Em que dia, mês e ano essa avaliação da qualidade do ar foi registrada? Como você descobriu essa informação?

    _____

99

Cartografando

LEGENDA: Concentração de poluentes no ar no município de Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul, em 2018. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

  1. Desenhe como a paisagem retratada na fotografia seria se o ar não estivesse poluído.
Imagem: Ilustração. Área em branco com quatro lápis de cor formando uma borda.  Fim da imagem.
  1. Apresente seu desenho para os colegas e o professor.

100

RETOMANDO OS CONHECIMENTOS

Capítulos 11 e 12

Avaliação de processo de aprendizagem

Nas aulas anteriores, você estudou que as paisagens podem ser transformadas pelas pessoas. Agora, vamos avaliar os conhecimentos que foram construídos?

  1. Observe a paisagem de um mesmo local em diferentes tempos.
Imagem: Ilustração. 1: um rio margeado por vegetação.  Fim da imagem.
  1. Em qual das imagens podemos perceber que a paisagem não havia sido transformada pelas pessoas?

    ( ) Imagem 1.

    ( ) Imagem 2.

    ( ) Imagem 3.

  1. Indique duas transformações ocorridas entre as imagens 2 e 3.

    _____

101

  1. Observe a fotografia.

LEGENDA: Moradias na margem de um córrego no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2019. FIM DA LEGENDA.

  1. Qual tipo de poluição foi retratada na fotografia?

    ( ) Poluição do ar.

    ( ) Poluição das águas.

    ( ) Poluição sonora.

    ( ) Poluição visual.

  1. Indique a ação humana que contribui com esse tipo de poluição.

    _____

Autoavaliação

Agora é hora de você refletir sobre seu aprendizado. Assinale a resposta que você considera mais apropriada.

Tabela: equivalente textual a seguir.

Sobre as aprendizagens

Sim

Em parte

Não

a) Reconheço que as pessoas podem transformar as paisagens ao longo do tempo?

_____

_____

_____

b) Identifico diferentes tipos de poluição que prejudicam a qualidade de vida das pessoas?

_____

_____

_____

Sobre a postura de estudante

Sim

Em parte

Não

c) Contribuí com as aulas e as conversas coletivas?

_____

_____

_____

d) Elaborei as atividades com responsabilidade?

_____

_____

_____