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Comentários para o professor
Unidade 3 Paisagens e modos de viver: campo e cidade
Esta unidade permite aos alunos identificar e relacionar os principais elementos que constituem as paisagens do campo e da cidade e como elas podem ser transformadas pela ação das pessoas.
Módulos da unidade
Capítulos 9 e 10: exploram características das paisagens do campo e da cidade e o modo de vida de seus habitantes.
Capítulos 11 e 12: abordam as mudanças nas paisagens do campo e da cidade ao longo do tempo por ações das pessoas que podem impactar o ambiente.
Primeiros contatos
As páginas de abertura correspondem a atividades preparatórias realizadas a partir de uma representação de paisagem na qual é possível observar elementos do campo e da cidade em uma mesma localidade. Introdução do módulo dos capítulos 9 e 10
Este módulo é formado pelos capítulos 9 e 10 e permite aos alunos observar e descrever diversas paisagens do campo e da cidade, destacando seus principais elementos, as relações de convivência entre as pessoas e os elementos que determinam a qualidade de vida no campo e na cidade.
Questão problema
Como podem viver as pessoas no campo e na cidade?
Atividades do módulo
As atividades do módulo possibilitam o desenvolvimento da habilidade EF02GE04, ao evidenciar distintos modos de vida e relações que as pessoas têm com a natureza no campo e na cidade, e também da habilidade EF02GE09, que se refere às experiências de localização de objetos por meio da interpretação de representações que utilizam distintos pontos de vista.
São desenvolvidas atividades de compreensão e produção de textos, leitura de fotografias e de imagens, identificação de planos na imagem, elaboração de desenho de observação, além de trabalho de campo no bairro do lugar onde os alunos vivem.
Como pré-requisitos, é importante que alunos tenham conhecimentos de leitura e interpretação de fotografias e de diferentes representações do espaço geográfico.
Principais objetivos de aprendizagem
- Identificar os elementos que constituem as paisagens do campo e da cidade.
- Reconhecer diferentes modos de vida das pessoas que vivem no campo e na cidade.
- Identificar aspectos que favorecem a qualidade de vida no lugar de viver.
- Interpretar representações de paisagens do campo e da cidade elaboradas de distintos pontos de vista.
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UNIDADE 3. Paisagens e modos de viver: campo e cidade
LEGENDA: Representação ilustrativa sem escala e proporção. FIM DA LEGENDA.
MANUAL DO PROFESSOR
- A seção Primeiros contatos apresenta atividades preparatórias de levantamento de conhecimentos prévios que poderão ser trabalhadas em duplas ou em grupos, para garantir a troca de conhecimentos entre os alunos.
- Orientá-los para a leitura da representação a partir do levantamento dos elementos da paisagem da cidade (espaço urbano) e do campo (espaço rural).
- Criar na lousa um quadro para anotar as observações dos alunos.
- Completar o quadro com os elementos das paisagens da cidade e do campo, de maneira geral.
A construção do espaço
A paisagem não é dada para todo o sempre, é objeto de mudança. É um resultado de adições e subtrações sucessivas. É uma espécie de marca da história do trabalho, das técnicas. [...] Quando a quantidade de técnica é grande sobre a natureza, o trabalho se dá sobre o trabalho. É o caso das cidades, sobretudo as grandes. As casas, a rua, os rios canalizados, o metrô etc. são resultados do trabalho corporificado em objetos culturais.
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Boxe complementar:
Primeiros contatos
- Na paisagem representada, os números 1 e 2 estão relacionados a dois espaços geográficos diferentes. Qual é o espaço indicado pelo
número
1? E pelo
número
2?
PROFESSOR
Resposta: 1: Espaço urbano (cidade); 2: espaço rural (campo).
- Quais são os elementos da paisagem que se destacam no espaço identificado pelo
número
1? E pelo
número
2?
PROFESSOR
Resposta: 1: Ruas, construções, praça e comércio; 2: pastagem, plantação, casas e vegetação.
Fim do complemento.
MANUAL DO PROFESSOR
- Criar uma roda de conversa, destacando com os alunos as semelhanças e diferenças entre o campo e a cidade.
- Aproximar os elementos da paisagem contidos na representação aos elementos da paisagem do lugar de vivência dos alunos.
- Verificar as representações sociais que eles têm sobre os elementos da paisagem do campo e da cidade e se perceberam que o campo e a cidade formam os municípios.
- Compartilhar as respostas das atividades.
Não faz mal repetir: suscetível a mudanças irregulares ao longo do tempo, a paisagem é um conjunto de formas heterogêneas, de idades diferentes, pedaços de tempos históricos representativos das diversas maneiras de produzir coisas, de construir o espaço.
SANTOS, Milton. Metamorfoses do espaço habitado: fundamentos teóricos e metodológicos da Geografia. 6ª ed. São Paulo: Edusp, 2008. p. 74-75.
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DESAFIO À VISTA!
Capítulo 9 e 10
Como podem viver as pessoas no campo e na cidade?
CAPÍTULO 9. Paisagens: campo e cidade
As pessoas podem conhecer e registrar as características do lugar onde vivem e suas experiências cotidianas por meio de fotografias e de desenhos.
- Observe as fotografias e leia os textos.
LEGENDA: Paisagem no município de Mucugê, no estado da Bahia, em 2018. FIM DA LEGENDA.
Na cidade, muitas pessoas trabalham em mercados, lojas, escritórios, consultórios, escolas e fábricas. A maioria delas mora em casas ou prédios próximos uns dos outros.
LEGENDA: Paisagem no município de Mucugê, no estado da Bahia, em 2018. FIM DA LEGENDA.
No campo, muitas pessoas trabalham em plantações ou na criação de animais. Geralmente, elas vivem em casas que ficam distantes umas das outras.
MANUAL DO PROFESSOR
Boxe complementar:
Desafio à vista!
A questão problema proposta permite aos alunos identificar diferentes maneiras de viver e se relacionar no campo e na cidade. Conversar com eles sobre essa questão e registrar suas respostas, guardando esses registros para que sejam retomados na Conclusão do módulo.
Fim do complemento.
- Solicitar aos alunos que observem as fotografias da página e descrevam os elementos que compõem as paisagens retratadas. Orientá-los a identificar semelhanças e diferenças entre alguns elementos das paisagens: construções, vegetação e vias de acesso.
- Solicitar que leiam as legendas das fotos e identifiquem a localização das paisagens.
Boxe complementar:
De olho nas competências
As atividades desenvolvidas neste capítulo sobre as paisagens do campo e da cidade e a participação das pessoas em sua transformação exercitam a curiosidade intelectual, estimulando os alunos a recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas e elaborar hipóteses, aproximando-os da competência geral da Educação Básica 2.
Fim do complemento.
As atividades do capítulo 9 permitem aos alunos observar e conhecer as características dos elementos que compõem a paisagem do campo e da cidade e o modo de vida das pessoas que vivem nesses espaços.
A BNCC neste capítulo
Unidades temáticas: Conexões e escalas; Formas de representação e pensamento espacial.
Objetos de conhecimento: Experiências da comunidade no tempo e no espaço; Localização, orientação e representação espacial.
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- Qual é a paisagem retratada na fotografia A?
( ) Paisagem do campo.
( ) Paisagem da cidade.
PROFESSOR
Resposta: Paisagem da cidade.- Quais são os elementos que compõem essa paisagem?
_____
PROFESSOR
Atenção professor: Espera-se que os alunos identifiquem casas, ruas e carros. Fim da observação. - Os moradores de um local como o retratado na fotografia A podem viver em qual tipo de moradia?
_____
PROFESSOR
Atenção professor: Espera-se que os alunos reflitam que os moradores de áreas urbanas podem viver em casas ou prédios. Fim da observação.
- Qual é a paisagem retratada na fotografia B?
( ) Paisagem do campo.
( ) Paisagem da cidade.
PROFESSOR
Resposta: Paisagem do campo.- Quais são os elementos que compõem essa paisagem?
_____
PROFESSOR
Atenção professor: Espera-se que os alunos identifiquem os morros, as árvores, as plantações e as casas. Fim da observação. - Quais são as atividades que um morador de um local como o retratado na fotografia B pode realizar em seu dia a dia?
_____
PROFESSOR
Atenção professor: Espera-se que os alunos reflitam que o morador do campo pode criar animais, cuidar de plantações, entre outras atividades. Fim da observação.
- As fotografias A e B foram retratadas em qual visão?
( ) Frontal.
( ) Oblíqua.
( ) Vertical.
PROFESSOR
Resposta: Oblíqua.- Essas paisagens poderiam ter sido retratadas de outra maneira? Explique.
_____
PROFESSOR
Resposta: Sim. As paisagens das fotografias A e B poderiam ter sido retratadas de frente (visão frontal) ou de cima para baixo (visão vertical).
- Essas paisagens poderiam ter sido retratadas de outra maneira? Explique.
- Quais são os elementos que compõem essa paisagem?
- A paisagem retratada na fotografia A é semelhante à paisagem do seu lugar de viver? E a da fotografia B? Explique.
PROFESSOR
Atenção professor: Verificar se os alunos identificam semelhanças e diferenças no que diz respeito às construções e a outros elementos da paisagem, tais como presença de ruas, plantações e áreas verdes. Fim da observação.MANUAL DO PROFESSOR
- Questionar os alunos a respeito dos diferentes pontos de vista pelos quais as fotografias podem ser obtidas. Por exemplo, se as fotografias da página anterior retratassem as paisagens em visão vertical, como os elementos apareceriam?
- Solicitar que comparem as paisagens das fotografias com as do lugar onde vivem, estabelecendo semelhanças e diferenças entre elas.
- Orientá-los no registro das informações conversadas anteriormente. É possível solicitar que as atividades sejam realizadas em duplas.
- Formar uma roda de conversa e solicitar aos alunos que compartilhem as observações com os colegas.
Atividade complementar
Pesquisar com os alunos sites que forneçam imagens de satélite ou fotos aéreas do município onde vivem e de outros municípios.
Usar essas ferramentas para destacar as diferentes visões e os elementos da paisagem.
Habilidades: (EF02GE04) Reconhecer semelhanças e diferenças nos hábitos, nas relações com a natureza e no modo de viver de pessoas em diferentes lugares; (EF02GE09) Identificar objetos e lugares de vivência (escola e moradia) em imagens aéreas e mapas (visão vertical) e fotografias (visão oblíqua).
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Cartografando
Uma das maneiras de ler e interpretar uma paisagem é dividi-la em planos, agrupando os elementos que se destacam em cada um deles.
- De acordo com os diferentes planos, leia e interprete a paisagem retratada na fotografia.
PROFESSOR
Resposta: Informar aos alunos que a paisagem mostra o Morro Dois Irmãos visto da Lagoa Rodrigo de Freitas, localizada no município do Rio de Janeiro.LEGENDA: Paisagem no município do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, em 2017. FIM DA LEGENDA.
- Onde está localizada a paisagem retratada na fotografia? Como você descobriu isso?
_____
PROFESSOR
Resposta: A paisagem está localizada no município do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro. Essa informação está na legenda.
- Essa paisagem representa uma paisagem do campo ou da cidade?
_____
PROFESSOR
Resposta: Uma paisagem da cidade.
- O que você
observa
no plano 1 da fotografia?
_____
PROFESSOR
Resposta: A lagoa.
- E nos planos 2 e 3?
_____
PROFESSOR
Resposta: Plano 2: construções e árvores; plano 3: morro e vegetação.
MANUAL DO PROFESSOR
Boxe complementar:
Alfabetização cartográfica
As atividades permitem aos alunos desenvolver as habilidades de identificação e de elaboração de planos de paisagem urbana e rural a partir da observação de fotografias e da criação de desenhos.
Fim do complemento.
- Conduzir os alunos para um ambiente aberto da escola em que haja planos de observação de uma paisagem, como o pátio ou a quadra.
- Solicitar a um aluno que diga o que vê mais perto nessa paisagem e, depois, o que ele vê o mais distante possível (o que está no limite máximo do que sua visão pode alcançar). Por fim, solicitar-lhe que identifique o que ele vê entre o objeto mais próximo e o mais distante.
- Deslocar-se com os alunos para outra paisagem aberta na escola e propor-lhes que façam a mesma identificação.
- Em sala de aula, solicitar que observem a imagem da atividade 1 e descrevam a paisagem.
- Orientá-los a observar as linhas que indicam os planos de observação da paisagem.
- Solicitar que descrevam os elementos da paisagem contidos em cada plano.
Atividade complementar
Solicitar aos alunos que tragam fotos ou recortes de paisagens para a sala de aula. No dia combinado, eles deverão desenhar as áreas dos planos da paisagem em uma folha de papel transparente: deverão colocar a folha de papel transparente por cima da foto ou do recorte, fixá-la com fita adesiva e fazer os contornos dos planos. Caso os alunos não tenham acesso a esse tipo de papel, usar outro papel fino ou solicitar-lhes que desenhem, em uma folha de papel branco, os planos da paisagem, destacando os principais elementos de cada um deles.
Organizá-los em grupos, distribuir outras imagens de paisagens, sem os planos definidos, e solicitar-lhes que descubram quais são os planos e os desenhem no papel transparente.
O olhar espacial
Fazer a análise geográfica significa dar conta de estudar, analisar, compreender o mundo com o olhar espacial. Esta é a nossa especificidade – por intermédio do olhar espacial, procurar compreender o mundo da vida, entender as dinâmicas sociais, como se dão as relações entre os homens e quais as limitações/condições/possibilidades econômicas e políticas que interferem.
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- Agora, leia e interprete a paisagem retratada nesta outra fotografia.
LEGENDA: Paisagem no município de São Joaquim, no estado de Santa Catarina, em 2019. FIM DA LEGENDA.
- A paisagem retratada na fotografia representa uma paisagem do campo ou da cidade?
_____
PROFESSOR
Resposta: Uma paisagem do campo.
- Represente, no espaço a seguir, os elementos da paisagem presentes em cada plano.
PROFESSOR
Atenção professor: Avaliar a coerência das respostas dos alunos. Fim da observação.MANUAL DO PROFESSOR
- Solicitar aos alunos que observem a fotografia que retrata o município de São Joaquim, no estado de Santa Catarina.
- Chamar a atenção deles para o fato de que a paisagem apresenta apenas três planos.
- Solicitar que descrevam os elementos da paisagem contidos em cada plano, lembrando que o plano 3 está mais distante dos olhos do observador do que o plano 1.
- Solicitar aos alunos que observem o desenho abaixo da paisagem de São Joaquim, no estado de Santa Catarina, e relatem o que significam as linhas vermelhas: as áreas dos planos de paisagem. Uma paisagem pode ter quantidades variadas de planos, mas o último é relativo ao horizonte.
- Propor que comparem essa fotografia com a da página anterior e descrevam características que as identifiquem como pertencentes ao meio urbano ou ao meio rural.
- Boxe complementar:
De olho nas competências
As atividades de reconhecimento dos elementos da paisagem por meio de diferentes planos e a representação da paisagem feita pelos alunos permitem a eles utilizar a linguagem cartográfica no desenvolvimento do raciocínio espaço-temporal relacionado com localização e direção, além de resolver problemas que envolvem informações geográficas, aproximando-os da competência específica de Ciências Humanas 7 e da competência específica de Geografia 4.
Fim do complemento.
O olhar espacial supõe desencadear o estudo de determinada realidade social verificando as marcas inscritas nesse espaço. O modo como se distribuem os fenômenos e a disposição espacial que assumem representam muitas questões, que por não serem visíveis têm que ser descortinadas, analisadas através daquilo que a organização espacial está mostrando (CALLAI, 2000, p. 94*).
CALLAI, Helena C. Aprendendo a ler o mundo: a Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Cadernos Cedes: educação geográfica e as teorias de aprendizagem, Campinas, v. 25, n. 66, maio-ago. 2005. p. 237.
*CALLAI, H. Estudar o lugar para compreender o mundo. In: CASTROGIOVANNI, A. C. (org.). Ensino de Geografia: práticas e textualizações no cotidiano. Porto Alegre: Mediação, 2000.
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Cartografando
- Na companhia de um adulto da sua convivência, escolha uma paisagem de seu lugar de viver e faça um desenho para representá-la. Em seguida, trace os diferentes planos e numere cada um deles.
PROFESSOR
Resposta: Professor, orientar os alunos para indicar como plano 1, aquilo que estiver mais próximo do observador da paisagem.Assinatura: _____
Data: _____
- Em qual visão você representou a paisagem de seu lugar de viver?
( ) Frontal.
( ) Oblíqua.
( ) Vertical.
PROFESSOR
Resposta pessoal.MANUAL DO PROFESSOR
- Orientar os alunos para que realizem a atividade 3 como tarefa de casa.
- Solicitar que, na companhia de um adulto de sua convivência, escolham uma paisagem do lugar onde moram e a fotografem ou desenhem. Usar uma folha de papel transparente para fazer os planos da paisagem ou desenhar diretamente em um papel em branco.
- Orientá-los a colar no livro a
folha
com o desenho dos planos da paisagem e a compartilhar com os demais colegas, destacando seus principais elementos.
Desenho de observação
O desenho de observação a partir de outros desenhos e do mundo físico é realizado na presença do modelo a ser reproduzido pelo aluno [...]. Não é possível esperar que o aluno desenhe como o adulto desenvolvido ou represente a réplica de desenhos de artistas.
IAVELBERG, Rosa. O desenho cultivado da criança: práticas e formação de educadoras. 3ª ed. Porto Alegre: Zouk. p. 75.
MP111
As pessoas e os elementos da paisagem
Tanto na paisagem da cidade como na paisagem do campo, é possível observar elementos que foram feitos pelas pessoas.
- Observe as fotografias.
LEGENDA: Paisagem no município de Gramado, no estado do Rio Grande do Sul, em 2019. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Paisagem no município de Monte Alegre do Sul, no estado de São Paulo, em 2020. FIM DA LEGENDA.
- Na fotografia A, quais são os elementos da paisagem que foram feitos pelas pessoas?
_____
PROFESSOR
Resposta: Rua asfaltada, veículos, prédios, jardim, postes de iluminação, entre outros.
- E na fotografia B?
_____
PROFESSOR
Resposta: Cerca, plantação, moradias, entre outros.
MANUAL DO PROFESSOR
- Solicitar aos alunos que observem as fotos e descrevam as paisagens retratadas.
- Orientá-los na distinção dos elementos das paisagens que indicam interferência da ação humana na natureza, ou seja, dos elementos da paisagem que foram construídos pelas pessoas.
- Conversar com eles sobre a ocorrência dessas transformações e como elas afetam a vida das pessoas.
- Compartilhar as respostas dos alunos para a atividade.
MP112
- Observe a representação de uma paisagem.
LEGENDA: Representação ilustrativa sem escala e proporção. FIM DA LEGENDA.
- A representação mostra uma paisagem:
( ) do campo.
( ) da cidade.
PROFESSOR
Resposta: da cidade.
- Em qual visão essa paisagem foi representada?
( ) Vertical.
( ) Oblíqua.
( ) Frontal.
PROFESSOR
Resposta: Oblíqua.
- De acordo com a representação, indique dois exemplos de elementos da paisagem feitos pelas pessoas.
_____
PROFESSOR
Resposta: Os alunos podem indicar ruas asfaltadas, casas, prédios, entre outros.
MANUAL DO PROFESSOR
- Orientar os alunos para que descrevam os elementos da representação, destacando as construções, a vegetação, a circulação dos meios de transporte e de pessoas e as atividades que elas realizam.
- Orientá-los a localizar indícios de possíveis sons e aromas característicos dos elementos presentes na paisagem.
- Solicitar que apontem características da representação que indicam se tratar de uma paisagem da cidade ou do campo.
- Perguntar se eles acham que a representação é de uma paisagem de cidade pequena ou grande, justificando suas observações.
- Chamar a atenção deles para o fato de que, ao fundo da imagem, é representada uma área de morro com vegetação. Conversar com eles sobre o que pode haver depois dessa área, como uma região sem construções ou uma área rural, por exemplo.
Para leitura do aluno
Nunca acontece nada na minha rua, de Ellen Raskin. São Paulo: Amelì, 2019.
Pessimista e mal-humorado, o menino da história reclamava tanto que não percebia o que se passava em volta dele. Entre texto e ilustrações, narrativas diferentes se passam e cabe ao leitor fazer as relações.
MP113
- Se uma pessoa estivesse na paisagem representada, quais seriam os sons que ela ouviria?
_____
PROFESSOR
Resposta: Latido de cachorro, sirene de ambulância, canto de pássaros, motor de veículos, conversa entre pessoas, entre outros.
- Agora, imagine: quais seriam os cheiros que ela poderia sentir?
_____
PROFESSOR
Resposta: Fumaça dos veículos ou cheiro de alimentos, vindo da padaria ou da lanchonete.
- Na paisagem representada, encontre e circule dois trabalhadores.
PROFESSOR
Respostas possíveis: carteiro e caixa do mercado.
- Se você visitasse o local da paisagem representada, que outros trabalhadores provavelmente poderia encontrar? Assinale.
LEGENDA: Vendedor. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Dentista. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Padeiro. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Agricultor. FIM DA LEGENDA.
PROFESSOR
Resposta: Vendedor, Dentista e Padeiro.MANUAL DO PROFESSOR
- Chamar a atenção para as profissões das pessoas representadas nas imagens.
- Solicitar que observem as representações de profissionais e identifiquem as profissões que são exercidas na cidade, no campo ou em ambos.
- Comentar que, embora possam existir pequenas áreas destinadas ao cultivo de alimentos no espaço urbano, geralmente a atividade agrícola se realiza em áreas maiores, localizadas no espaço rural dos municípios.
Atividade complementar
Solicitar aos alunos que, em grupos, pesquisem na biblioteca os nomes das profissões que possam ser exercidas na cidade ou no campo e, em seguida, elaborem uma lista.
Socializar as profissões que foram registradas e comentar a possibilidade de cada uma delas ocorrer na cidade, no campo ou em ambos.
MP114
CAPÍTULO 10. Qualidade de vida no lugar de viver
As paisagens e o modo de viver são diferentes no campo e na cidade. As relações de convivência entre as pessoas e os elementos da paisagem existentes influenciam a qualidade de vida.
- Quando solicitado, leia a notícia em voz alta.
Moradora cria manual de boa convivência em bairro de Uberaba
Uma moradora do Bairro Jardim Belo Horizonte, em Uberaba, criou uma cartilha para ajudar na organização e na boa convivência entre os vizinhos do bairro. [...]
No manual estão os sete tópicos que trazem orientações, entre elas, a forma de conduzir os animais domésticos durante os passeios nas ruas. Segundo a moradora, depois que começou a distribuir essa cartilha, até as mensagens na internet ficaram amigáveis.
FONTE: Moradora cria manual de boa convivência em bairro de Uberaba. G1, 3 ago. 2016. Disponível em: http://fdnc.io/fph. Acesso: em 21 mar. 2021.
LEGENDA: Vista do município de Uberaba, no estado de Minas Gerais, em 2020. FIM DA LEGENDA.
MANUAL DO PROFESSOR
- Solicitar aos alunos que realizem a leitura em voz alta, observando a fluência em leitura oral, a velocidade e a precisão, com o objetivo de aprimorar a fluência leitora deles.
- Solicitar que observem a fotografia apresentada nesta página e identifiquem os diferentes tipos de moradias e construções retratados.
- Solicitar aos alunos que reflitam sobre as possíveis funções da área verde existente no espaço urbano do município de Uberaba representado na fotografia. Algumas possibilidades são: praça, parque, clube, jardim botânico, área de conservação e arborização das ruas.
- Conversar sobre as características do bairro da fotografia, indicando as possíveis ofertas de serviços e de comércio no local e as vantagens de se viver em lugar semelhante.
As atividades do capítulo 10 permitem aos alunos conhecer e refletir sobre a qualidade de vida e o modo de viver das pessoas em diferentes bairros.
A BNCC neste capítulo
Unidades temáticas: Conexões e escalas; Formas de representação e pensamento espacial.
Objetos de conhecimento: Experiências da comunidade no tempo e no espaço; Localização, orientação e representação espacial.
MP115
- De acordo com a notícia, qual foi a iniciativa adotada pela moradora de um bairro de Uberaba?
_____
PROFESSOR
Resposta: Ela criou uma cartilha para ajudar na organização e na boa convivência entre os vizinhos do bairro.
- Qual foi o resultado dessa iniciativa?
_____
PROFESSOR
Resposta: Segundo a moradora, depois que ela começou a distribuir essa cartilha, até as mensagens na internet ficaram amigáveis.
- Considerando o bairro onde você vive, indique três atitudes que os moradores poderiam adotar para melhorar a convivência entre as pessoas.
PROFESSOR
Respostas pessoais.- Atitude 1: _____
- Atitude 2: _____
- Atitude 3: _____
- Observe a fotografia do município de Uberaba na página anterior. Depois, registre as semelhanças e as diferenças que existem entre essa paisagem e o seu lugar de viver.
PROFESSOR
Resposta pessoal.
Semelhanças
_____
Diferenças
_____
MANUAL DO PROFESSOR
- Compartilhar as respostas dos alunos para a atividade 1, verificando sua compreensão de texto e o estabelecimento de inferências na indicação de atitudes que possam ser adotadas no bairro onde vivem para melhorar a vida das pessoas.
- Na atividade 2, orientar os alunos na comparação entre o local mostrado na
foto
e o bairro onde eles moram.
Para complementar
1. c) Avaliar com os alunos se as atitudes adotadas pelos moradores são propostas que podem melhorar a convivência entre as pessoas no bairro onde vivem.
Boxe complementar:
De olho nas competências
Neste capítulo, as atividades desenvolvidas sobre a observação do lugar de viver dos alunos favorece a utilização dos conhecimentos geográficos para entender a interação sociedade/natureza, conforme preconiza a competência específica de Geografia 1. Ao aplicar o princípio de raciocínio geográfico de analogia e diferenciação, os alunos aproximam-se da competência específica de Geografia 3.
Fim do complemento.
Habilidades: (EF02GE04) Reconhecer semelhanças e diferenças nos hábitos, nas relações com a natureza e no modo de viver de pessoas em diferentes lugares; (EF02GE09) Identificar objetos e lugares de vivência (escola e moradia) em imagens aéreas e mapas (visão vertical) e fotografias (visão oblíqua).
MP116
Trabalho de campo
Você vai observar com atenção o bairro onde vive e identificar os principais elementos que formam sua paisagem e como eles podem contribuir para a qualidade de vida das pessoas.
- Para realizar as atividades a seguir, reúna-se com os colegas que moram no mesmo bairro que você. Depois, assinale as alternativas.
PROFESSOR
Atenção professor: Caso apenas um aluno more em determinado bairro, orientá-lo como desenvolver a atividade individualmente. Fim da observação.- Há áreas verdes no bairro?
( ) Sim.
( ) Não.
- Há grande movimento de veículos?
( ) Sim.
( ) Não.
- Existem estabelecimentos comerciais?
( ) Sim.
( ) Não.
- Há grande movimento de pessoas?
( ) Sim.
( ) Não.
MANUAL DO PROFESSOR
Boxe complementar:
Trabalho de campo
As atividades permitem aos alunos observar os principais elementos da paisagem do bairro onde vivem e avaliar as atitudes das pessoas com relação à boa convivência e ao respeito.
Fim do complemento.
- Organizar os alunos em grupos para realizar o trabalho de campo.
- Conversar sobre as vantagens e as desvantagens de morar em bairros diferentes.
- Organizar uma roda de conversa para que os grupos compartilhem as informações sobre os bairros.
- Conversar com os alunos sobre a importância das áreas verdes em centros urbanos.
- Comentar também alguns benefícios trazidos pelas áreas verdes nas cidades, como a melhora da qualidade de vida das pessoas.
- Comentar algumas consequências da falta de áreas verdes nas cidades para o ambiente e para as pessoas.
Boxe complementar:
Tema Contemporâneo Transversal: Educação ambiental
Essa é uma boa oportunidade para tratar da temática da importância das áreas verdes em centros urbanos. É importante realizar uma conversa com os alunos sobre a arborização do lugar onde vivem, como nas praças, parques, calçadas e canteiros.
Fim do complemento.
Boxe complementar:
De olho nas competências
A proposta de trabalho de campo está relacionada à competência específica de Ciências Humanas 6, pois propõe construir argumentos com base nos conhecimentos das Ciências Humanas, exercitando a responsabilidade voltada para o bem comum.
Fim do complemento.
A importância das áreas verdes nas cidades
As áreas verdes são importantes para a qualidade ambiental das cidades, já que assumem um papel de equilíbrio entre o espaço modificado para o assentamento urbano e o meio ambiente.
[...]
A falta de arborização, por exemplo, pode trazer desconforto térmico e possíveis alterações no microclima, e como essas áreas também assumem papel de lazer e recreação da população, a falta desses espaços interfere na qualidade de vida desta.
[...]
Além de servirem como equilíbrio do ambiente urbano e de locais de lazer, também podem oferecer um colorido e plasticidade ao meio urbano.
MP117
- Existem fábricas?
( ) Sim.
( ) Não.
- Há muitos edifícios?
( ) Sim.
( ) Não.
- Na opinião de vocês, listem três aspectos que
favorecem
a qualidade de vida no bairro onde moram.
_____
PROFESSOR
Resposta: Os alunos poderão citar: ruas sem lixo acumulado, áreas com vegetação cuidada, creches para as crianças, entre outros.
- Agora, indiquem um aspecto que não favorece a qualidade de vida dos moradores do bairro.
_____
PROFESSOR
Resposta: Os alunos poderão citar: falta de água, iluminação pública deficiente, entre outros.- Escrevam uma proposta para resolver esse aspecto que não favorece a qualidade de vida no bairro. Depois, apresente a proposta aos colegas e ao professor.
_____
PROFESSOR
Resposta: Os alunos podem citar ações da prefeitura para melhorar o fornecimento de água encanada, melhorias na iluminação pública, entre outros.
- Escrevam uma proposta para resolver esse aspecto que não favorece a qualidade de vida no bairro. Depois, apresente a proposta aos colegas e ao professor.
MANUAL DO PROFESSOR
Outro fator importante referente à vegetação é a arborização das vias públicas que serve como um filtro para atenuar ruídos, retenção de pó, reoxigenação do ar, além de oferecer sombra e a sensação de frescor. Por outro lado, a falta de vegetação nas áreas traz consequências negativas para o meio ambiente urbano como: “alterações do clima local, enchentes, deslizamentos e falta de áreas de lazer para a população” (AMORIM, 2001, p. 38*). Pode provocar processos erosivos nessas áreas e nos terrenos ao seu entorno.
LIMA, Valéria; AMORIM, Margarete Cristiane de C. T. A importância das áreas verdes para a qualidade ambiental das cidades. Revista Formação, Presidente Prudente (SP), v. 1, n. 13, 2006. p. 69, 71. Disponível em: http://fdnc.io/fpi. Acesso em: 10 jun. 2021.
*AMORIM, Margarete Cristiane de C. T. Caracterização das áreas verdes em Presidente Prudente/SP. In: SPOSITO, Maria Encarnação Beltrão (org.). Textos e contextos para a leitura geográfica de uma cidade média. Presidente Prudente: [s. n.], 2001 p. 37-52.
- Comentar com os alunos que em áreas onde existem concentrações de indústrias é importante que elas apresentem filtros em suas chaminés para não poluir o ar, garantindo a boa qualidade de vida das pessoas, além de oferecer condições internas adequadas ao trabalho de seus funcionários.
- Organizar uma roda de conversa para os alunos avaliarem as vantagens que as pessoas podem ter com relação à qualidade de vida no bairro representado nas imagens.
- Avaliar com o grupo as sugestões de melhorias para o bairro do lugar de viver, verificando se são pertinentes para melhorar a qualidade de vida das pessoas.
- Verificar a viabilidade real das sugestões propostas pelos alunos.
Atividade complementar 1
Fazer uma votação com os alunos das melhores sugestões para aumentar a qualidade de vida em um bairro. Encaminhá-las (por e-mail ou carta) para os órgãos da prefeitura responsáveis pelas questões destacadas. Não deixar de cobrar uma resposta para compartilhar com os alunos.
Atividade complementar 2
Organizar os alunos em grupos e solicitar que criem uma situação dramatizada em que ocorra uma atitude ou ação que contribua para a qualidade de vida nos lugares de viver, além das já citadas. Após a apresentação de cada grupo, os demais alunos devem sugerir outras possíveis situações que favoreçam a qualidade de vida das pessoas.
MP118
RETOMANDO OS CONHECIMENTOS
Capítulos 9 e 10
Avaliação de processo de aprendizagem
Nas aulas anteriores, você estudou os elementos que formam as paisagens do campo e da cidade e também conheceu aspectos que favorecem a qualidade de vida das pessoas nesses locais. Agora, vamos avaliar os conhecimentos que foram construídos?
- Observe a fotografia.
LEGENDA: Paisagem no município de Virgínia, no estado de Minas Gerais, em 2017. FIM DA LEGENDA.
- A paisagem retratada na fotografia está localizada:
( ) no campo.
( ) na cidade.
PROFESSOR
Resposta: No campo.
- Indique três elementos que podem ser observados
nessa
paisagem.
_____
PROFESSOR
Resposta: Construções, estradas, árvores, plantações, pastagem, morros.
- Em sua opinião, quais aspectos
favorecem
a qualidade de vida das pessoas que moram
nessa
localidade?
_____
PROFESSOR
Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
Avaliação de processo de aprendizagem
As atividades dessa seção possibilitam retomar os conhecimentos trabalhados nos capítulos 9 e 10.
Objetivos de aprendizagem e intencionalidade pedagógica das atividades
-
Reconhecer paisagens urbanas e rurais identificando seus elementos e aspectos relacionados à qualidade de vida da população.
Espera-se que os alunos sejam capazes de ler e interpretar a fotografia, identificando seus principais elementos e reconhecendo que se trata de paisagem rural. A partir desses elementos, devem realizar inferências, indicando aspectos retratados que possam favorecer a qualidade de vida no lugar de viver.
-
Identificar ações das pessoas que
favorecem
a qualidade de vida das pessoas e do ambiente.
Espera-se que os alunos sejam capazes de classificar as imagens, indicando ações que contribuem para a preservação ambiental e para a convivência das pessoas nos lugares de viver.
MP119
- Pinte de verde os quadrinhos das imagens que representam situações que beneficiam a qualidade de vida das pessoas. Depois, pinte de vermelho os quadrinhos das imagens que representam situações que prejudicam a qualidade de vida das pessoas.
PROFESSOR
Resposta: Imagem 1: vm; Imagem 2: vd; Imagem 3: vm; Imagem 4: vd; Imagem 5: vm; Imagem 6: vm.Autoavaliação
Agora é hora de você refletir sobre seu aprendizado. Assinale a resposta que você considera mais apropriada.
PROFESSOR
Respostas pessoais.Tabela: equivalente textual a seguir.
Sobre as aprendizagens |
Sim |
Em parte |
Não |
---|---|---|---|
a) Sei indicar diferentes elementos que formam as paisagens do campo e da cidade? |
_____ |
_____ |
_____ |
b) Reconheço que as pessoas têm modos de vida diferentes no campo e na cidade? |
_____ |
_____ |
_____ |
c) Identifico atitudes que podem contribuir para uma melhor qualidade de vida das pessoas? |
_____ |
_____ |
_____ |
Sobre a postura de estudante |
Sim |
Em parte |
Não |
d) Respeitei meus colegas e professor? |
_____ |
_____ |
_____ |
e) Elaborei as atividades com responsabilidade? |
_____ |
_____ |
_____ |
MANUAL DO PROFESSOR
Autoavaliação
A autoavaliação é uma atividade individual. Ela permite aos alunos revisitar o processo de suas aprendizagens e sua postura de estudante, contribuindo para a reflexão sobre seus êxitos e suas dificuldades. Nesse tipo de atividade, não é necessário atribuir uma pontuação ou um conceito ao aluno. As respostas também podem servir para uma eventual reavaliação do planejamento ou para que se opte por realizar a retomada de alguns dos objetivos de aprendizagem propostos inicialmente que não foram aparentemente consolidados.
MP120
Comentários para o professor
Conclusão do módulo dos capítulos 9 e 10
A conclusão do módulo envolve diferentes atividades ligadas à sistematização dos conhecimentos construídos nos capítulos 9 e 10. Nesse sentido, cabe retomar as respostas dos alunos para a questão problema presente no Desafio à vista!: Como podem viver as pessoas no campo e na cidade?
Sugere-se mostrar aos alunos o registro das respostas para a questão problema do módulo e, na sequência, solicitar que identifiquem o que mudou em relação aos conhecimentos que foram apreendidos sobre as paisagens do campo e da cidade, seus principais elementos, as relações de convivência entre as pessoas e os elementos que determinam a qualidade de vida no campo e na cidade.
Verificação da avaliação de processo de aprendizagem
Por meio das atividades que foram propostas na avaliação de processo de aprendizagem, é possível realizar o acompanhamento dos alunos dentro da experiência contínua de avaliação formativa.
Sugere-se elaborar rubricas e estabelecer pontuações ou conceitos distintos para cada atividade, considerando os objetivos de aprendizagem e a intencionalidade pedagógica de cada uma delas.
Caso se tenha optado pela realização das atividades em dupla ou em grupo, pode-se avaliar cada aluno a partir de critérios relacionados às contribuições para o trabalho coletivo, ao respeito pelos colegas e à proatividade na execução das propostas elaboradas.
As atividades de autoavaliação também podem ser incrementadas com outras reflexões: O que achei mais interessante de aprender foi… ; Meu ponto forte no processo de aprender foi… ; O meu desafio maior no processo de aprender foi… ; Eu aprendo melhor quando...
Superando defasagens
Após a devolutiva das atividades, identificar se os principais objetivos de aprendizagem previstos no módulo foram alcançados.
- Identificar os elementos que constituem as paisagens do campo e da cidade.
- Reconhecer diferentes modos de vida das pessoas que vivem no campo e na cidade.
- Identificar aspectos que favorecem a qualidade de vida no lugar de viver.
- Interpretar representações de paisagens do campo e da cidade elaboradas de distintos pontos de vista.
Para monitorar as aprendizagens por meio desses objetivos, podem-se elaborar quadros individuais referentes à progressão de cada aluno.
Caso se reconheçam defasagens na construção dos conhecimentos, sugere-se mostrar imagens em diferentes visões que contrastem características das paisagens rurais e urbanas, além de textos ou depoimentos que indiquem modos de vida no campo e na cidade. Vale elaborar atividades que permitam aos alunos refletir sobre elementos que favorecem a qualidade de vida nesses espaços.
A página MP169 deste manual apresenta um modelo de ficha para acompanhamento das aprendizagens dos alunos com base nos objetivos de aprendizagem previstos para cada módulo.
MP121
Introdução do módulo dos capítulos 11 e 12
Este módulo é formado pelos capítulos 11 e 12 e permite aos alunos observar e refletir sobre as transformações das paisagens realizadas pelas pessoas ao longo do tempo e suas características atuais.
Questão problema
Quais transformações podem ocorrer nas paisagens?
Atividades do módulo
As atividades deste módulo possibilitam o desenvolvimento da habilidade EF02GE05, que se refere à análise de mudanças e permanências por meio da comparação de imagens de um mesmo lugar em diferentes tempos.
São desenvolvidas atividades de interpretação de fotografias e de representações espaciais (desenho e croqui), leitura de quadro com símbolos, compreensão de textos, elaboração de desenho de imaginação e investigação das transformações da paisagem do lugar de viver.
Como pré-requisitos, é importante que os alunos tenham conhecimentos de leitura e interpretação de fotografias e de distintas representações do espaço geográfico.
Principais objetivos de aprendizagem
- Reconhecer transformações das paisagens ao longo do tempo.
- Identificar diferentes tipos de poluição que alteram as paisagens e prejudicam a qualidade de vida das pessoas.
- Elaborar representações das paisagens e suas transformações.
MP122
DESAFIO À VISTA!
Capítulos 11 e 12
Quais transformações podem ocorrer nas paisagens?
CAPÍTULO 11. As paisagens ao longo do tempo
As paisagens dos lugares de viver se transformam ao longo do tempo. É comum ouvirmos relatos de pessoas contando como eram alguns locais em outros tempos.
PROFESSOR
Atenção professor: Comentar com os alunos que se trata de um texto da escritora Zélia Gattai retratando a cidade de São Paulo por volta de 1920. Fim da observação.- Quando solicitado, leia o texto em voz alta.
Os automóveis invadem a cidade
Naqueles tempos, a vida em São Paulo era tranquila. Poderia ser ainda mais, não fosse a invasão cada vez maior dos automóveis importados, circulando pelas ruas da cidade; grossos tubos, situados nas laterais externas dos carros, desprendiam, em violentas explosões, gases e fumaça escura. Estridentes fom-fons de buzinas, assustando os distraídos, abriam passagem para alguns deslumbrados motoristas que, em suas desabaladas carreiras, infringiam as regras de trânsito, muitas vezes chegando ao abuso de alcançar mais de 20 quilômetros à hora, velocidade permitida somente nas estradas. Fora esse detalhe, o do trânsito, a cidade crescia mansamente. Não havia surgido ainda a febre dos edifícios altos; nem mesmo o “Prédio Martinelli” – arranha-céu pioneiro em São Paulo, se não me engano do Brasil – fora ainda construído. Não existia rádio, e televisão, nem em sonhos.
FONTE: Zélia Gattai. Anarquistas, graças a Deus. Rio de Janeiro: Record, 2000. p. 64.
LEGENDA: Área central da cidade de São Paulo, no estado de São Paulo, em 1920. FIM DA LEGENDA.
MANUAL DO PROFESSOR
Boxe complementar:
Desafio à vista!
A questão problema possibilita aos alunos refletir sobre as mudanças que ocorrem nas diferentes paisagens ao longo do tempo. Conversar com eles sobre a pergunta e registrar suas respostas, guardando esses registros para que sejam retomados na Conclusão do módulo.
Fim do complemento.
- Solicitar aos alunos que realizem a leitura compartilhada do texto em voz alta, observando a fluência em leitura oral. Identificar aqueles que apresentam mais dificuldade e solicitar a releitura de um trecho menor, com o objetivo de aprimorar a fluência oral. Verificar também a compreensão dos alunos para o vocabulário, sugerindo a utilização do dicionário impresso ou digital.
- Informar-lhes que o livro do qual foi extraído o texto foi escrito pela autora Zélia Gattai com base em suas vivências familiares.
- Comentar que Zélia Gattai foi escritora, fotógrafa e memorialista, além de militante política durante 56 anos. Recebeu muitos prêmios nacionais e internacionais e foi membro da Academia Brasileira de Letras. Sua obra mais conhecida, Anarquistas, graças a Deus, foi escrita em 1979 e relata a infância da autora na cidade de São Paulo, na década de 1920. Nasceu em São Paulo, em 2 de julho 1916, e faleceu em Salvador, no dia 17 de maio de 2008, aos 91 anos.
- Acrescentar que os relatos de memória não devem ser considerados descrições objetivas da realidade, mas recortes da realidade feitos de acordo com a perspectiva do autor.
- Solicitar que observem a fotografia e que apontem elementos constituintes da paisagem.
- Orientá-los na indicação dos indícios de que se trata da representação de um momento passado da cidade de São Paulo.
- As atividades do capítulo 11 possibilitam aos alunos conhecer e refletir sobre as transformações das paisagens ao longo do tempo, que podem comprometer o ambiente e a qualidade de vida das pessoas.
A BNCC neste capítulo
Unidade temática: Conexões e escalas.
Objeto de conhecimento: Mudanças e permanências.
Habilidade: (EF02GE05) Analisar mudanças e permanências, comparando imagens de um mesmo lugar em diferentes tempos.
MP123
- De acordo com o texto, quais foram as mudanças que ocorreram na cidade de São Paulo por volta de 1920?
_____
PROFESSOR
Resposta: Os alunos podem mencionar a chegada dos automóveis e, como consequência, o aumento do trânsito e da poluição na cidade.
- Que tipo de edifício ainda não havia sido construído em São Paulo naquele tempo?
_____
PROFESSOR
Resposta: Os edifícios altos, chamados de arranha-céus.
- Quais meios de comunicação não existiam naquele tempo?
_____
PROFESSOR
Resposta: De acordo com o texto, não havia rádio nem televisão (surgiram no Brasil em 1922 e 1950, respectivamente). Os alunos podem também avaliar que, naquele tempo, não existiam os meios de comunicação atuais, como a internet.
- Considerando as informações do texto, faça um desenho para representar a paisagem da cidade de São Paulo do tempo de infância da escritora Zélia Gattai.
PROFESSOR
Resposta: Avaliar a pertinência dos desenhos feitos pelos alunos.MANUAL DO PROFESSOR
- Na atividade 1, verificar nas respostas dos alunos a compreensão de texto, observando se o interpretaram de forma correta.
- Na atividade 2,
devem
representar elementos da paisagem do tempo de infância da escritora, na década de 1920: ruas sem pavimentação, bondes e carros antigos, pessoas com vestimentas da época.
• Reunir os alunos e solicitar que compartilhem o desenho com os colegas, explicando os elementos da paisagem que representaram. Boxe complementar:
De olho nas competências
As atividades do capítulo exercitam a curiosidade intelectual recorrendo à abordagem da ciência, incluindo a investigação e a reflexão para solucionar problemas, aproximando os alunos da competência geral da Educação Básica 2. Ao identificar e explicar a intervenção do ser humano na natureza e na sociedade e construir argumentos com base em informações geográficas que promovam a consciência socioambiental, os alunos trabalham a competência específica de Ciências Humanas 3 e a competência específica de Geografia 6.
Fim do complemento.
MP124
- Observe a fotografia de uma avenida no município de Ponta Grossa, no estado do Paraná, em outros tempos.
LEGENDA: Avenida Balduíno Taques, localizada no município de Ponta Grossa, no estado do Paraná, em 1922. FIM DA LEGENDA.
- O que mais chamou sua atenção na paisagem retratada?
_____
PROFESSOR
Resposta: Os alunos podem citar as construções antigas, o automóvel também muito antigo, poucas pessoas na avenida, o pavimento da rua.
- Pela observação da paisagem retratada na fotografia, o que podemos saber sobre:
- a iluminação da avenida à noite?
- o movimento de pessoas?
- a qualidade do pavimento da avenida?
- o movimento de veículos?
PROFESSOR
Resposta: Na paisagem da fotografia, não vemos muitos postes de iluminação, indicando que a avenida ficava às escuras à noite. A avenida parece ter pouco movimento de pessoas e de veículos, e o pavimento parece irregular.MANUAL DO PROFESSOR
- As atividades possibilitam aos alunos observar e compreender as transformações que ocorrem nas paisagens ao longo do tempo.
- Orientá-los na observação dos principais elementos da paisagem retratada na fotografia desta página.
- Solicitar que descrevam as principais características da fotografia e, a partir da leitura da legenda, identifiquem a data em que ela foi feita. Organizá-los em grupos para que possam conversar sobre as observações da paisagem.
Paisagens em diferentes tempos
[...] Pela datação dos objetos de uma paisagem, deveríamos poder reconhecer a sua idade (ou as suas idades). Mas isso nem sempre é possível, já que muitas vezes os objetos antigos são suprimidos da paisagem. Quem desembarca em São Paulo reconhece a história dos objetos presentes, mas não a história da cidade. Na velha Europa, os traços do passado são mais visíveis; é toda uma diferença de ritmos. Mas em todos os casos não há paisagem indiferenciada de um ponto de vista histórico, exceto a de uma cidade porventura inaugurada ontem.
MP125
- Agora, observe esta outra fotografia da mesma avenida no município de Ponta Grossa, no estado do Paraná.
LEGENDA: Avenida Balduíno Taques, localizada no município de Ponta Grossa, no estado do Paraná, em 2019. FIM DA LEGENDA.
- De acordo com as legendas das fotografias, quantos anos se passaram entre elas?
_____
PROFESSOR
Resposta: 97 anos.
- O que mudou na paisagem dessa avenida entre o ano da primeira fotografia e o ano da segunda fotografia?
_____
PROFESSOR
Resposta: A avenida foi asfaltada, recebeu semáforo, placas e faixa de sinalização, as árvores do canteiro central foram retiradas, foram construídos novos edifícios e o movimento de veículos aumentou muito.
- Nesse intervalo de tempo, algum elemento da paisagem da avenida permaneceu? Se sim, qual?
_____
PROFESSOR
Resposta: Sim, o casarão construído na esquina.
MANUAL DO PROFESSOR
- Orientar os alunos a observar a fotografia reproduzida nesta página e a descrever os elementos constituintes da paisagem.
- Solicitar que indiquem mudanças que ocorreram nos elementos da paisagem retratada em comparação com a paisagem mostrada na página anterior.
- Chamar a atenção para elementos como asfalto e edifícios.
- Perguntar aos alunos por que esses elementos foram introduzidos na paisagem ao longo do tempo.
- Relacionar
tais
elementos com o aumento da urbanização, que elevou a população local, impulsionando a construção de edifícios altos e a instalação de sinalização para organizar o trânsito.
Para leitura do aluno
Um viaduto chamado Minhocão, de Gil Veloso. São Paulo: Dedo de Prosa, 2015.
Por meio de poemas e desenhos, os autores contam a história de um viaduto chamado Minhocão, localizado no município de São Paulo, no estado de São Paulo. Eles falam do espaço e dessa construção, que também, durante alguns dias, se torna um parque, acolhendo crianças e adultos, artistas e esportistas.
A paisagem tem, pois, um movimento que pode ser mais ou menos rápido. As formas não nascem apenas das possibilidades técnicas de uma época; mas dependem também das condições econômicas, políticas, culturais etc. A técnica tem um papel importante, mas não tem existência histórica fora das relações sociais. A paisagem deve ser pensada paralelamente às condições políticas, econômicas e também culturais. Desvendar essa dinâmica social é fundamental [...].
SANTOS, Milton. Metamorfoses do espaço habitado: fundamentos teóricos e metodológicos da Geografia. 6ª ed. São Paulo: Edusp, 2008. p. 75.
MP126
Cartografando
Existem diferentes formas de representar uma paisagem, como a fotografia e o desenho.
Agora, você vai conhecer outra forma de representação de uma paisagem: o croqui.
- Observe a representação de uma paisagem.
PROFESSOR
Atenção professor: Chamar a atenção dos alunos para o avião, que representa a visão oblíqua, isto é, um ponto de vista de cima e de lado. Fim da observação.LEGENDA: Representação ilustrativa sem escala e proporção. FIM DA LEGENDA.
- Em qual visão essa paisagem foi representada?
( ) Oblíqua.
( ) Vertical.
( ) Frontal.
PROFESSOR
Resposta: Oblíqua.
- Quais elementos fazem parte dessa paisagem?
_____
PROFESSOR
Resposta: Construções, ruas, veículos, semáforos e árvores.
MANUAL DO PROFESSOR
Alfabetização cartográfica
As atividades possibilitam aos alunos desenvolver a habilidade de identificar uma representação em visão oblíqua, conhecer as características de um croqui e elaborar representações gráficas desse tipo.
- Solicitar aos alunos que observem a representação e descrevam os elementos que a compõem.
- Chamar a atenção deles para o tipo de visão em que a paisagem está representada, indicando as características que podem ser observadas.
- Solicitar que relatem o que não conseguiriam visualizar se a paisagem fosse representada do ponto de vista frontal. Não seria possível visualizar a parte de cima das construções nem o tipo e o formato dos telhados; a área visível da paisagem se delimitaria a apenas uma rua, vista de frente.
- Orientá-los também a relatar as características que não conseguiriam visualizar se a paisagem
fosse
representada do ponto de vista vertical. A altura e as fachadas dos edifícios localizados atrás da primeira linha de construções vista de determinada posição poderiam ser visualizadas.
O croqui
[...] Nas séries iniciais do ensino fundamental, o professor orienta o olhar para os aspectos principais, seja de uma edificação, seja de um conjunto de edificações, seja de uma vista do campo ou de uma cidade.
MP127
O croqui é um desenho sem muitos detalhes. Ele é feito para mostrar os principais elementos da paisagem.
- Observe parte do croqui da paisagem mostrada na atividade anterior.
- Qual ponto de referência foi representado no croqui?
_____
PROFESSOR
Resposta: A farmácia.
- A partir da representação mostrada na página anterior, complete o croqui, desenhando os elementos da paisagem que faltam.
- Apresente seu trabalho para os colegas e o professor.
PROFESSOR
Resposta: Avaliar a coerência dos croquis produzidos pelos alunos.
- Apresente seu trabalho para os colegas e o professor.
MANUAL DO PROFESSOR
- Solicitar aos alunos que observem a representação da atividade 2 e descrevam suas características.
- Comentar que um croqui se parece com um esboço e contém, sem muitos detalhes, os elementos principais de uma paisagem.
- Comparar o croqui à representação da página anterior, indicando semelhanças e diferenças entre eles.
- Propor aos alunos que terminem o croqui reproduzido nesta página, desenhando, em linhas gerais, porém proporcionais e bem localizadas, o restante da representação da paisagem.
- Solicitar que compartilhem com os colegas o croqui desenhado.
Atividade complementar
Organizar os alunos em grupos e solicitar a cada um deles que elabore uma representação de parte da paisagem reproduzida na atividade 1, do ponto de vista frontal. Cada grupo deve escolher um trecho da paisagem, como uma rua ou construção, para elaborar sua representação.
Solicitar aos grupos que compartilhem com os colegas o desenho.
Comentar as produções levantando semelhanças entre elas e sugerindo possíveis alterações.
Algumas orientações podem contribuir para a elaboração de um croqui, tais como o uso de uma prancheta e de material de desenho. [...] O croqui pode ser um ponto de partida para um estudo mais detalhado de um fenômeno que se destaca na paisagem (morro-testemunho, lagunas, restingas e outros) ou de determinadas concentrações (edificações, eixos rodoviários, favelas etc.).
PONTUSCHKA, Nídia N.; PAGANELLI, Tomoko I.; CACETE, Núria H. Para ensinar e aprender Geografia. 3ª ed. São Paulo: Cortez, 2009. p. 306.
MP128
CAPÍTULO 12. As pessoas e as paisagens
As paisagens estão em constante transformação. Algumas transformações ocorrem lentamente, outras acontecem mais rapidamente.
- Observe as fotografias e leia as legendas.
LEGENDA: Museu do Rio Cuiabá, no município de Cuiabá, no estado de Mato Grosso, em 2015. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Museu do Rio Cuiabá, no município de Cuiabá, no estado de Mato Grosso, em 2018. FIM DA LEGENDA.
- Que mudanças podem ser observadas
nessa
paisagem entre uma fotografia e outra?
_____
PROFESSOR
Resposta: A fachada do museu foi pintada com outra cor, o tipo de calçamento mudou, bancos foram colocados e um jardim foi feito.
- Em quanto tempo essas mudanças foram realizadas?
( ) Entre um ano e três anos.
( ) Em mais de três anos.
PROFESSOR
Resposta: Entre um ano e três anos.
MANUAL DO PROFESSOR
- Orientar os alunos a observar as fotografias com atenção. Perguntar: “Essas fotos mostram qual local?”, “Quanto tempo se passou entre a data de uma foto e a de outra?”.
- Nesse momento, é importante auxiliá-los a reconhecer que a paisagem é composta de movimento, som e odor e se transforma ao longo do tempo, apresentando mudanças e permanências.
- Comentar com os alunos sobre as transformações culturais, sociais e econômicas visíveis, por exemplo, na arquitetura das construções.
- As atividades do capítulo 12 possibilitam aos alunos reconhecer mudanças na paisagem em curto espaço de tempo e verificar como as diferentes formas de poluição não apenas transformam as paisagens, mas podem alterar a qualidade de vida dos espaços rurais e urbanos.
A BNCC neste capítulo
Unidade temática: Conexões e escalas.
Objeto de conhecimento: Mudanças e permanências.
Habilidade: (EF02GE05) Analisar mudanças e permanências, comparando imagens de um mesmo lugar em diferentes tempos.
MP129
Investigue
- No seu lugar de viver, pode ser que existam elementos da paisagem passando por mudanças. Observe-a para responder às atividades.
PROFESSOR
Respostas pessoais.
- Há casas ou edifícios em construção?
() Sim.
() Não.
- Existem ruas ou avenidas sendo pavimentadas?
() Sim.
() Não.
- Estão sendo plantadas árvores nas calçadas ou nos parques?
() Sim.
() Não.
- Existem áreas de lazer sendo construídas ou reformadas?
() Sim.
() Não.
- A circulação de veículos nas ruas está mudando?
() Sim.
() Não.
- Há construções de outros tempos sendo demolidas?
() Sim.
() Não.
- Você observou outras mudanças na paisagem? Se sim, quais?
_____
- Você gostaria que ocorressem outras mudanças na paisagem do local onde você vive? Se sim, quais?
_____
MANUAL DO PROFESSOR
- Orientar os alunos a realizar a atividade da seção Investigue como tarefa de casa, compartilhando a descrição de seu lugar de viver com adultos de sua convivência.
- Solicitar a eles que citem alguns elementos presentes na paisagem do lugar onde vivem.
- Conversar sobre as transformações que ocorreram na paisagem desse lugar.
- Em uma roda de conversa, solicitar que expliquem se
consideram
necessária determinada transformação na paisagem para melhorar a qualidade de vida das pessoas.
Atividade complementar
Orientar os alunos para que desenhem a paisagem do lugar onde vivem com as modificações que acharem necessárias para melhorar a qualidade de vida das pessoas.
Pedir que socializem as produções e relatem suas ideias.
Criar um painel em sala de aula com a produção deles.
Boxe complementar:
De olho nas competências
As atividades de reconhecimento das mudanças na paisagem em espaço de tempo curto e dos impactos que as atividades realizadas pelas pessoas podem provocar se relacionam com a competência geral da Educação Básica 1, que preconiza a valorização e utilização de conhecimentos construídos sobre o mundo físico, social e cultural, aprendendo a colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
Ao identificar, comparar e explicar a intervenção do ser humano na natureza e na sociedade e estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, na compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da natureza, os alunos aproximam-se da competência específica de Ciências Humanas 3 e da competência específica de Geografia 2.
Fim do complemento.
MP130
A poluição e a transformação das paisagens
Em muitos locais, a concentração de pessoas e a realização de diversas atividades podem causar diferentes tipos de poluição, contribuindo para a transformação das paisagens.
Poluição dos rios
Em diversas localidades, as águas dos rios podem ser poluídas pelo descarte de lixo, de esgoto e de produtos químicos das residências e das indústrias, por exemplo.
LEGENDA: Rio poluído pelo descarte de lixo no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2017. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Rio poluído pelo despejo de esgoto e lixo no município de São Gonçalo, no estado do Rio de Janeiro, em 2016. FIM DA LEGENDA.
MANUAL DO PROFESSOR
- Solicitar aos alunos que formem grupos e organizem uma roda de conversa.
- Perguntar quais tipos de poluição eles conhecem e como as diversas formas de poluição podem afetar as paisagens.
- Observar as fotografias com os alunos e relacioná-las aos diferentes tipos de poluição da água, a destacar: o despejo de esgoto não tratado; o descarte indevido de lixo, como sacolas plásticas e garrafas PET; a contaminação por inseticidas e fertilizantes usados na agricultura; o lançamento de detergente não biodegradável.
- Comentar com a turma as informações do texto Sacolas plásticas e a natureza e informar que vários países do mundo vêm anunciando a probição do uso de sacolas plásticas no comércio, como Chile (2018), Quênia (2020), Omã (2021), Alemanha (para 2022), entre outros.
- Demonstrar que a falta de acesso à água impossibilita as pessoas de usufruir de seus direitos, inclusive do direito à vida. Por esse motivo, o acesso à água e ao esgotamento sanitário foi reconhecido como um direito humano fundamental em 2010 pelo Conselho de Direitos Humanos da ONU. A compreensão acerca desse tema é essencial para a educação em direitos humanos.
Sacolas plásticas e a natureza
É consumido no mundo inteiro, aproximadamente, um milhão de sacos plásticos por minuto.
Como a maioria das invenções do mundo moderno, os sacos plásticos estão relacionados à praticidade e ao conforto, porém, este é o resíduo que mais causa impacto e degradação ao meio ambiente. E, na sua maioria, eles são usados apenas uma vez e depois descartados. Essa é a mecânica que estamos acostumados diariamente. Eles são os principais causadores de entupimentos nas passagens de água nos bueiros e córregos, contribuindo muito para a retenção de lixo e para as inundações em períodos chuvosos.
MP131
Poluição sonora
Os ruídos excessivos produzidos pelos veículos, pelas máquinas de algumas indústrias e de obras para a reforma ou a construção de casas e equipamentos públicos podem provocar diversos problemas de saúde. Um desses problemas é a perda da audição.
LEGENDA: Obra de reforma na Ponte Internacional da Amizade, no município de Foz do Iguaçu, no estado do Paraná, em 2015. FIM DA LEGENDA.
Poluição visual
A poluição visual é provocada pelo excesso de cartazes, placas de propaganda, painéis eletrônicos, entre outros elementos de comunicação visual. Esse tipo de poluição pode causar desconforto para as pessoas.
LEGENDA: Rua no município de Goiânia, no estado de Goiás, em 2018. FIM DA LEGENDA.
- Assinale os tipos de poluição que você identifica em seu lugar de viver.
( ) Poluição dos rios.
( ) Poluição sonora.
( ) Poluição visual.
PROFESSOR
Resposta: Verificar a opinião dos alunos sobre as formas de poluição identificadas no lugar de viver.
- Além de alterarem a paisagem, as formas de poluição que existem em seu lugar de viver interferem na vida das pessoas? De que forma? Compartilhe sua resposta com o professor e os colegas.
PROFESSOR
Resposta: Espera-se que os alunos afirmem que sim, pois as diferentes formas de poluição alteram o ambiente, afetando a qualidade de vida e a saúde das pessoas.
MANUAL DO PROFESSOR
- Realizar uma leitura compartilhada dos textos e das fotografias.
- Comentar com os alunos outros aspectos a respeito da poluição sonora e visual.
- Antes de pedir-lhes que realizem a atividade 1, retomar com eles o significado de cada tipo de poluição.
- Solicitar que identifiquem os tipos de poluição existentes no lugar de viver.
- Compartilhar a opinião dos alunos.
Para leitura do aluno
O menino que quase morreu afogado no lixo, de Ruth Rocha. São Paulo: Salamandra, 2015. Quando os pais viajam, uma criança se sente livre das regras do dia a dia, mesmo que haja pessoas que cuidem da casa, de sua alimentação e segurança. Nesse caso, copos e cascas de frutas ficam espalhados nos lugares mais inusitados e a bagunça no quarto se instala. Se os pais demorarem muito...
As sacolas plásticas também são responsáveis pela poluição dos mares e rios, se tornando altamente prejudiciais à vida dos animais. Estima-se que cerca de 100 mil pássaros e mamíferos morram, por ano, devido à ingestão de sacolas plásticas.
PENSAMENTO VERDE. Impacto das sacolas plásticas no meio ambiente. Disponível em: http://fdnc.io/ftR. Acesso em: 10 jun. 2021.
MP132
Poluição do ar
O uso de veículos e a produção em algumas indústrias intensificam a poluição do ar nas cidades, prejudicando a saúde das pessoas.
- Observe o quadro e leia as informações.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Qualidade do ar em alguns municípios do estado de São Paulo em 19 de setembro de 2019 |
|||
---|---|---|---|
São Paulo |
|
Santa Gertrudes |
|
Ribeirão Preto |
|
Bauru |
|
Jundiaí |
|
São José dos Campos |
|
Sorocaba |
|
Santos |
|
Tabela: equivalente textual a seguir.
Legenda |
---|
Boa |
Moderada |
Ruim |
Muito ruim |
Fonte: Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). Qualidade do ar no estado de São Paulo 2019. p. 102. Disponível em: http://fdnc.io/ftS. Acesso em: 23 jan. 2021.
- De acordo com o quadro, qual é o município que apresentava o ar mais poluído?
_____
PROFESSOR
Resposta: O município de Ribeirão Preto.
- Em quais municípios a qualidade do ar estava boa?
_____
PROFESSOR
Resposta: São Paulo, Sorocaba, São José dos Campos e Santos.
- Em que dia, mês e ano essa avaliação da qualidade do ar foi registrada? Como você descobriu essa informação?
_____
PROFESSOR
Resposta: Em 19 de setembro de 2019. O título do quadro traz essa informação.
MANUAL DO PROFESSOR
- A atividade 3 possibilita aos alunos observar, por meio da leitura de quadro e interpretação de legenda, a qualidade do ar atmosférico em alguns municípios. Se em algum jornal do município onde vivem os alunos ou em algum site constar esse tipo de informação sobre a qualidade do ar, será interessante mostrá-lo e, com base nele, propor novas questões, explorando a legenda existente.
- Observar que, em alguns locais, muitas vezes o ar não é poluído exclusivamente pelos meios de transporte ou pela atividade industrial. As queimadas, por exemplo, também contribuem para a poluição atmosférica. Em alguns municípios, as queimadas feitas em áreas de produção agrícola ou em áreas florestais produzem uma quantidade grande de fuligem, que prejudica a qualidade do ar.
Como evitar a poluição do ar
Entre os elementos indispensáveis à vida, o ar é um dos principais. Mesmo com enorme relevância para os seres vivos, o ar tem sofrido drásticos impactos provenientes da ação antrópica.
As atividades humanas provocam a poluição do ar, que pode refletir em enormes danos para a natureza e para o próprio homem.
Existem inúmeras dicas corretivas e preventivas para tentar amenizar esse problema, dentre elas:
- Estipular limites dos níveis de poluição nos ambientes urbanos e rurais.
- Critérios rigorosos quanto às normas de emissão de gases.
- Monitoramento periódico das fontes poluidoras.
- Incentivar o uso de tecnologias menos poluentes.
MP133
Cartografando
- Observe a fotografia.
LEGENDA: Concentração de poluentes no ar no município de Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul, em 2018. FIM DA LEGENDA.
- Desenhe como a paisagem retratada na fotografia seria se o ar não estivesse poluído.
PROFESSOR
Resposta pessoal.
- Apresente seu desenho para os colegas e o professor.
MANUAL DO PROFESSOR
Boxe complementar:
Alfabetização cartográfica
A atividade possibilita aos alunos, por meio de leitura de fotografia, identificar alterações na paisagem provocadas pela poluição do ar e elaborar desenho de imaginação representando ausência de elementos poluidores.
Fim do complemento.
- Orientar os alunos na leitura e interpretação da foto.
- Fazer a leitura da legenda.
- Organizar uma roda de conversa para que os alunos comentem o tipo de poluição que pode ser observado na fotografia.
- Compartilhar os desenhos que foram produzidos pelos alunos.
Atividade complementar
Comentar com os alunos que o uso dos biocombustíveis é uma prática benéfica para a sociedade e para a natureza. O uso do biodiesel, por exemplo, reduz as emissões de dióxido de carbono na atmosfera, um dos gases responsáveis pela intensificação do efeito estufa, além de apresentar outras vantagens em relação ao óleo diesel convencional, que é um subproduto do petróleo. Solicitar-lhes que pesquisem exemplos de fontes de matérias-primas usadas na fabricação dos biocombustíveis. Se possível, levar amostras para a sala de aula de cana-de-açúcar, de mamona, de soja, de girassol e de algodão.
- Uso de equipamentos que reduzem os níveis de gases emitidos, dos quais podemos citar: catalisadores automotivos, filtros despoluidores nas chaminés das indústrias, além de outros.
- Monitorar constantemente lugares onde são depositados resíduos sólidos, para que não haja incêndios.
- Controle diário da qualidade do ar.
- Promover o reflorestamento de áreas degradadas.
- Elaboração de projetos de caráter preventivo contra possíveis poluições atmosféricas de grande proporção.
- Controlar as queimadas (lavouras, pastagens e florestas).
- Evitar o uso de agrotóxicos, dando preferência para o controle biológico.
GREENNATION. Como evitar a poluição do ar. Disponível em: http://fdnc.io/ftT. Acesso em: 10 jun. 2021.
MP134
RETOMANDO OS CONHECIMENTOS
Capítulos 11 e 12
Avaliação de processo de aprendizagem
Nas aulas anteriores, você estudou que as paisagens podem ser transformadas pelas pessoas. Agora, vamos avaliar os conhecimentos que foram construídos?
- Observe a paisagem de um mesmo local em diferentes tempos.
- Em qual das imagens podemos perceber que a paisagem não havia sido transformada pelas pessoas?
( ) Imagem 1.
( ) Imagem 2.
( ) Imagem 3.
PROFESSOR
Resposta: Imagem 1.
- Indique duas transformações ocorridas entre as imagens 2 e 3.
_____
PROFESSOR
Resposta: Espera-se que os alunos indiquem que a vegetação natural foi retirada e foram construídas moradias, ruas e uma ponte.
MANUAL DO PROFESSOR
Avaliação de processo de aprendizagem
As atividades dessa seção possibilitam retomar os conhecimentos trabalhados nos capítulos 11 e 12.
Objetivos de aprendizagem e intencionalidade pedagógica das atividades
-
Observar transformação na paisagem de uma mesma localidade ao longo do tempo.
Espera-se que os alunos sejam capazes de distinguir mudanças que se sucederam ao longo do tempo em uma mesma localidade, a partir de leitura e interpretação de imagens.
-
Identificar formas de poluição que provocam alterações nas paisagens e comprometem o meio ambiente e a qualidade de vida das pessoas.
Espera-se que os alunos sejam capazes de interpretar a fotografia e identificar a forma de poluição que foi evidenciada.
Boxe complementar:
De olho nas competências
Ao tratar da comparação de eventos ocorridos simultaneamente no mesmo espaço e em espaços variados, e eventos ocorridos em tempos diferentes no mesmo espaço e em espaços variados, os alunos aproximam-se da competência específica de Ciências Humanas 5.
Fim do complemento.
MP135
- Observe a fotografia.
LEGENDA: Moradias na margem de um córrego no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2019. FIM DA LEGENDA.
- Qual tipo de poluição foi retratada na fotografia?
( ) Poluição do ar.
( ) Poluição das águas.
( ) Poluição sonora.
( ) Poluição visual.
PROFESSOR
Resposta: Poluição das águas.
- Indique a ação humana que contribui com esse tipo de poluição.
_____
PROFESSOR
Resposta: Acúmulo de lixo no leito e na margem do rio.
Autoavaliação
Agora é hora de você refletir sobre seu aprendizado. Assinale a resposta que você considera mais apropriada.
PROFESSOR
Respostas pessoais.Tabela: equivalente textual a seguir.
Sobre as aprendizagens |
Sim |
Em parte |
Não |
---|---|---|---|
a) Reconheço que as pessoas podem transformar as paisagens ao longo do tempo? |
_____ |
_____ |
_____ |
b) Identifico diferentes tipos de poluição que prejudicam a qualidade de vida das pessoas? |
_____ |
_____ |
_____ |
Sobre a postura de estudante |
Sim |
Em parte |
Não |
c) Contribuí com as aulas e as conversas coletivas? |
_____ |
_____ |
_____ |
d) Elaborei as atividades com responsabilidade? |
_____ |
_____ |
_____ |
MANUAL DO PROFESSOR
Autoavaliação
A autoavaliação é uma atividade individual. Ela permite aos alunos revisitar o processo de suas aprendizagens e sua postura de estudante, contribuindo com a reflexão sobre seus êxitos e suas dificuldades. Nesse tipo de atividade, não é necessário atribuir uma pontuação ou um conceito ao aluno. As respostas também podem servir para uma eventual reavaliação do planejamento ou para que se opte por realizar a retomada de alguns dos objetivos de aprendizagem propostos inicialmente que não foram aparentemente consolidados.
MP136
Conclusão do módulo dos capítulos 11 e 12
A conclusão do módulo envolve diferentes atividades ligadas à sistematização dos conhecimentos construídos nos capítulos 9 e 10. Nesse sentido, cabe retomar as respostas dos alunos para a questão problema presente no Desafio à vista!: Quais transformações podem ocorrer nas paisagens?
Sugere-se mostrar aos alunos o registro das respostas para a questão problema do módulo e, na sequência, solicitar que identifiquem o que mudou em relação aos conhecimentos que foram apreendidos sobre as transformações das paisagens realizadas pelas pessoas ao longo do tempo e suas características atuais.
Verificação da avaliação de processo de aprendizagem
Por meio das atividades que foram propostas na avaliação de processo de aprendizagem, é possível realizar o acompanhamento dos alunos dentro da experiência contínua de avaliação formativa.
Sugere-se elaborar rubricas e estabelecer pontuações ou conceitos distintos para cada atividade, considerando os objetivos de aprendizagem e a intencionalidade pedagógica de cada uma delas.
Caso se tenha optado pela realização das atividades em dupla ou em grupo, pode-se avaliar cada aluno a partir de critérios relacionados às contribuições para o trabalho coletivo, ao respeito pelos colegas e à proatividade na execução das propostas elaboradas.
As atividades de autoavaliação também podem ser incrementadas com outras reflexões: O que achei mais interessante de aprender foi… ; Meu ponto forte no processo de aprender foi… ; O meu desafio maior no processo de aprender foi… ; Eu aprendo melhor quando...
Superando defasagens
Após a devolutiva das atividades, identificar se os principais objetivos de aprendizagem previstos no módulo foram alcançados.
- Reconhecer transformações das paisagens ao longo do tempo.
- Identificar diferentes tipos de poluição que alteram as paisagens e prejudicam a qualidade de vida das pessoas.
- Elaborar representações das paisagens e suas transformações.
- Para monitorar as aprendizagens por meio desses objetivos, podem-se elaborar quadros individuais referentes à progressão de cada aluno.
Caso se reconheçam defasagens na construção dos conhecimentos, sugere-se mostrar fotos e vídeos sobre transformações a longo ou curto prazo de uma mesma paisagem, solicitando aos alunos que reconheçam a escala temporal em que se realizaram as mudanças observadas. Vale retomar as formas de poluição que podem alterar as paisagens, afetando a qualidade de vida das pessoas. Podem-se também elaborar quadros na lousa que indiquem as causas e as consequências dessas formas de poluição.
A página MP169 deste manual apresenta um modelo de ficha para acompanhamento das aprendizagens dos alunos com base nos objetivos de aprendizagem previstos para cada módulo.