8

O QUE EU JÁ SEI?

Avaliação diagnóstica

Ao longo deste ano, você vivenciará muitos momentos de novos aprendizados. Antes disso, que tal avaliar os seus conhecimentos em Geografia?

  1. Observe duas formas de representar o quarteirão de uma escola.
Imagem: Ilustração. Uma quadra vista de cima, na diagonal. No canto esquerdo tem uma escola com uma quadra de esportes com arquibancada atrás. No canto direito tem a biblioteca, um prédio azul, e uma praça com árvores, bancos e uma fonte de água. No fundo tem uma rua com prédios e casas. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Planta baixa de uma quadra, com os desenhos e as legendas identificando cada coisa. No canto inferior esquerdo, uma escola com quadra de esportes e arquibancada. No canto inferior direito, biblioteca e uma praça com árvores e uma fonte. Na parte superior, dois prédios, três casas e árvores.  Fim da imagem.
  1. Em qual visão foi feita a representação 1?

    ( ) Visão frontal.

    ( ) Visão oblíqua.

    ( ) Visão vertical.

  1. Em qual visão foi feita a representação 2?

    ( ) Visão frontal.

    ( ) Visão oblíqua.

    ( ) Visão vertical.

  1. Olhando para a entrada da escola, indique um elemento da paisagem que se localize:
    • atrás da escola.

      _____

      • à direita da escola.

      _____

9

  1. Cite dois exemplos de profissionais que:
    1. trabalham apenas durante o dia.

      _____

    1. trabalham durante o dia e à noite.

      _____

  1. Observe as fotografias.
Imagem: Fotografia. Imagem em sépia de uma rua de pedra com as guias quebradas. A calçada está em obras, com carrinho de pedreiro. Do lado, construções antigas, sendo que na primeira delas tem uma mulher de vestido longo apoiada na porta.  Fim da imagem.

LEGENDA: Rua no bairro do Bixiga, no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 1922. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma rua com carros estacionados e construções de diferentes cores. Nas calçadas há algumas pessoas e canteiros com árvores.  Fim da imagem.

LEGENDA: Rua no bairro do Bixiga, no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2018. FIM DA LEGENDA.

  1. Quais mudanças podem ser percebidas na paisagem do bairro do Bixiga entre as fotografias?

    _____

  1. Há cerca de cem anos, o bairro do Bixiga recebeu muitas pessoas vindas da Itália. No seu bairro, há pessoas que vieram de outros lugares, trazendo novos hábitos e culturas?

    _____

10

UNIDADE 1. As paisagens, as pessoas e a natureza

Imagem: Ilustração. Vista aérea de uma cidade, com um rio passando no meio na horizontal. Na parte superior da imagem tem quadras com uma casa e o restante da área com plantações ou gado. Acima do rio principal, as ruas são: na vertical, Rua dos Coqueiros e Rua das Pitangueiras, e na horizontal, Rua dos Pessegueiros. Há quadras com parques, casas, prédios e comércios. Na rua dos Pessegueiros, da esquerda para a direita: prédio grande azul com um Centro Comercial, Banco, Escola. Na rua das Pitangueiras, um hospital. Na parte inferior do rio, Avenida das Laranjeiras na horizontal. Há quadras com prédios e comércios: farmácia, supermercado, delegacia e padaria. Nas ruas de toda a cidade tem carros, ônibus e caminhões; e nas calçadas há pessoas e canteiros com árvores.  Fim da imagem.

Observação: Representação ilustrativa sem escala e proporção. Fim da observação.

11

Boxe complementar:

Primeiros contatos

  1. Liste três estabelecimentos comerciais que podem ser encontrados na paisagem representada.
  1. Em qual rua ou avenida esses estabelecimentos estão localizados?
  1. Dos locais que aparecem na representação, qual você escolheria para morar? Por quê?

Fim do complemento.

12

DESAFIO À VISTA!

Capítulos 1 e 2

Quais são as diversas formas de representar as paisagens?

CAPÍTULO 1. Representando as paisagens

Uma paisagem é formada por diferentes elementos: alguns são feitos pelas pessoas e outros não. Vamos conhecer as diferentes formas de representação das paisagens?

Paisagem representada por meio de uma pintura

Observe a pintura de Francisco Rebolo, que representa a paisagem de Olinda em 1974. Ao fundo, vê-se a cidade de Recife, capital do estado de Pernambuco.

Imagem: Ilustração. Uma pintura de uma rua com casas coloridas. Atrás das casas há áreas cobertas por árvores. No fundo, mar com um barco. No fundo tem alguns prédios. Fim da imagem.

LEGENDA: Olinda, de Francisco Rebolo, 1974. FIM DA LEGENDA.

  1. Elementos da paisagem feitos pelas pessoas:

    _____

  1. Elementos da paisagem que não foram feitos pelas pessoas:

    _____

13

Paisagem representada por meio de fotografia

Agora, observe a paisagem das cidades de Olinda e de Recife representada em uma fotografia.

Imagem: Fotografia. Uma cidade vista de cima, com casas, uma igreja e muitas árvores entre elas. No fundo, o mar e uma faixa de areia e vegetação do lado direito que vai até uma segunda parte da cidade, cheia de prédio.  Fim da imagem.

LEGENDA: Vista do município de Olinda, no estado de Pernambuco, em 2019. Ao fundo, parte do município de Recife. FIM DA LEGENDA.

  1. Quantos anos há de diferença entre a data da pintura de Rebolo e a data da fotografia?

    _____

  1. Quais mudanças você percebe na paisagem de Olinda e de Recife ao comparar a pintura com a fotografia?

    _____

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

14

Paisagem representada por meio de desenho

Observe o desenho. Nele, a paisagem foi representada em visão oblíqua, ou seja, vista de cima e de lado.

Imagem: Ilustração. Parte de uma cidade com plantações de árvores na parte superior e inferior e no meio ruas com carros, ônibus e caminhões e quadras. Na primeira fileira de quadras: casas, padaria e supermercado. Na segunda fileira de quadras: posto de combustível, uma praça, prédio, escola e banco. Na terceira fileira de quadras: prédios, farmácia e casas. Acima da ilustração, imagem de um avião voando inclinado, com uma linha diagonal que vai dele até o desenho da cidade.  Fim da imagem.

Observação: Representação ilustrativa sem escala e proporção. Fim da observação.

  1. Quais elementos compõem a paisagem apresentada no desenho?

    _____

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. O desenhista se esqueceu de nomear as avenidas e as ruas. Quais nomes você daria para a avenida da escola, para a avenida do posto de gasolina e para a rua do supermercado?

    _____

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Em sua opinião, por que ruas e avenidas recebem nomes?

15

Paisagem representada por meio de planta cartográfica

Esta planta cartográfica representa a mesma paisagem da página anterior. Nela, a paisagem foi representada em visão vertical, isto é, vista de cima para baixo.

Imagem: Ilustração. Planta baixa de parte de uma cidade com a legenda ao lado indicando as construções. Na primeira fileira de quadras: casas, padaria e supermercado. Na segunda fileira de quadras: posto de combustível, uma praça, prédio, escola e banco. Na terceira fileira de quadras: prédios, farmácia e casas. Acima da ilustração, imagem de um avião voando na horizontal, com uma linha tracejada na vertical que vai dele até o desenho da cidade.  Fim da imagem.

Observação: Representação ilustrativa sem escala e proporção. Fim da observação.

  1. A planta cartográfica mostra a paisagem em qual visão?

    ( ) Visão frontal.

    ( ) Visão oblíqua.

    ( ) Visão vertical.

  1. Para que serve a legenda de uma planta cartográfica?

    _____

Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

  1. Crie símbolos para representar elementos da paisagem do seu lugar de viver. Depois, escreva o que eles significam.

    _____

16

Paisagem representada por meio de croqui

Podemos representar uma paisagem ou parte dela por meio de um croqui. O croqui é o desenho simples de um determinado local. Geralmente, é feito a mão e mostra os principais elementos da paisagem. Observe o croqui da mesma paisagem representada pelo desenho da página 14.

Imagem: Ilustração. Um desenho feito com lápis de um bairro com ruas na diagonal. Nas quadras tem casas, prédios, posto de gasolina, padaria, supermercado, escola, banco e farmácia. Fim da imagem.
  1. Quais elementos da paisagem foram representados no croqui?

    _____

Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Tarefa de casa. Fim da imagem.

  1. Agora é sua vez! Em uma folha de papel, elabore um croqui representando os elementos da paisagem do seu lugar de viver.

    Siga as instruções.

    1. Escolha um local de onde você possa observar atentamente e com segurança uma paisagem.
    1. Represente os principais elementos que você consegue observar.
    1. Coloque sua assinatura e a data na parte inferior do croqui.
    1. Apresente seu croqui para os colegas e o professor.

17

Paisagem representada por meio de mapa mental

Um mapa mental é a representação de um espaço ou trajeto conhecido e percorrido pelas pessoas.

  1. Observe o mapa mental. Depois, leia o texto que uma aluna escreveu para explicar o caminho que ela faz de casa até a escola.
Imagem: Ilustração. Um desenho feito com lápis e colorido com lápis de cor de um bairro. Nas quadras tem casas, prédios, posto de gasolina, padaria, supermercado, escola, banco e farmácia. Uma linha vermelha sai de uma casa verde no canto superior esquerdo e vai até a escola.  Ilustração. Uma folha de caderno com um texto escrito em letra cursiva. Eu moro na casa verde, próxima ao posto de gasolina. Para ir à escola, saio de casa, viro à esquerda, atravesso na faixa de pedestres e sigo em frente. Passo pela padaria e, em seguida, pelo supermercado, onde atravesso a rua na faixa, sigo em frente, viro à direita e chego à escola.  Fim da imagem.
  1. Quais pontos de referência a aluna citou quando descreveu seu trajeto?

    _____

  1. A aluna poderia citar outros pontos de referência na explicação sobre seu trajeto de casa até a escola? Quais?

    _____

  1. Em uma folha de papel, faça um mapa mental do trajeto de sua casa até a escola. Lembre-se de inserir os pontos de referência.
    • Apresente o mapa mental para os colegas e o professor.

18

CAPÍTULO 2. A paisagem: encontrando diversos locais

Um museu, uma padaria, uma praça ou um rio são elementos que podemos encontrar em uma paisagem.

Alguns elementos da paisagem podem ser utilizados como pontos de referência para que as pessoas se localizem.

  1. Observe a representação.
Imagem: Ilustração. Um bairro com cinco ruas na vertical e três na horizontal. Nas ruas tem carros e caminhões. Há quatro fileiras de quadras. Na primeira fileira: um museu e prédios. Na segunda fileira: casas, prédios, loja, hospital, outra loja e sorveteria. Na terceira fileira: mercado, banco, prédios, uma praça e uma escola. Na quarta fileira: prédios, consultório, padaria e papelaria.  Fim da imagem.

Observação: Representação ilustrativa sem escala e proporção. Fim da observação.

  1. Essa representação foi feita em qual visão?

    _____

19

  1. De acordo com a representação, assinale as frases corretas.

    ( ) Se você está olhando para a sorveteria, o hospital está atrás dela.

    ( ) A padaria está ao lado da papelaria.

    ( ) A escola está de frente para o museu.

    ( ) Se você está de frente para o mercado, o banco está à sua esquerda.

    ( ) Se você está de frente para a papelaria, a padaria está à sua esquerda.

  1. Pense que você está no museu e precisa ir até a papelaria. Complete as frases a seguir com as palavras direita ou esquerda para indicar as direções que deverá seguir.
    1. Ao sair do museu, viro à esquerda e caminho até o primeiro cruzamento. Depois, viro à _____ na avenida e caminho por três quadras.
    1. No trajeto, vejo a praça à minha _____. Ao fim da terceira quadra, vejo um consultório à minha _____.
    1. Atravesso a avenida e vejo a papelaria à minha _____.

Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.

  1. Escolha dois elementos da paisagem representada na página anterior que poderiam ser utilizados como pontos de referência. Solicite a um colega que indique um trajeto que pode ser feito entre esses dois pontos de referência. Anote suas observações.

    _____

20

Boxe complementar:

Trabalho de campo

Você vai percorrer os arredores da escola com o professor e os colegas. Observe os elementos da paisagem e siga as orientações do professor. Leve livro, lápis e borracha para anotar o que observou.

1. Complete as fichas 1 e 2.

Ficha 1

Imagem: Ilustração. Uma casa com paredes bege, uma porta de madeira e uma janela de vidro. Ilustração. Um prédio de três andares.  Ilustração. Fachada de uma loja com roupas em manequins na vitrine. Ilustração. Uma estrutura de ferro azul com dois balanços. Ilustração. Um prédio com uma placa com uma cruz vermelha no topo. Ilustração. Quatro pessoas andando em uma calçada, dois homens e duas mulheres. Ilustração. Uma fábrica com chaminés saindo fumaça. Ilustração. Fachada de um banco.   Fim da imagem.

21

Ficha 2

Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

22

Trabalho de campo

De volta à sala de aula, converse com os colegas e o professor sobre os elementos da paisagem observados durante o percurso pelos arredores da escola.

  1. Agora, complete a ficha 3.

Ficha 3

Imagem: Ilustração. Um círculo amarelo com o desenho de uma escavadeira. Fim da imagem.

às construções.

_____

Imagem: Ilustração. Um círculo azul com o desenho de uma rua. Fim da imagem.

às ruas.

_____

Imagem: Ilustração. Um círculo verde com o desenho de uma pessoa. Fim da imagem.

às pessoas.

_____

Imagem: Ilustração. Um círculo laranja com uma placa de proibido estacionar. Fim da imagem.

à sinalização de trânsito.

_____

Imagem: Ilustração. Um círculo lilás com o desenho de uma bola.  Fim da imagem.

às áreas de lazer.

_____

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Converse com seu colega. Fim da imagem.

23

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

  1. Agora, reúna-se com alguns colegas para iniciar o Jogo de Percurso. Antes de iniciar o jogo, leiam as instruções.

Participantes:

  1. Um jogador de cada vez lança o dado. Quem conseguir o maior número de pontos dará início à partida.
  1. O ponto de partida será a praça Cecília Meireles.
  1. Escolha se o percurso será feito a pé ou de automóvel. Se optar por fazer o percurso de automóvel, lembre-se de seguir as mãos de direção indicadas pelas setas azuis.
  1. Após o início da partida, ande somente nas casas amarelas. Fique atento aos obstáculos indicados no percurso. Quando for obrigado a parar ou voltar alguma casa, não fique chateado. Imprevistos acontecem.
  1. Quem chegar primeiro à escola aguardará o colega. Na sequência, vale convidá-lo para jogar outra partida e explorar outros trajetos e elementos da paisagem representada.

    Bom jogo!

Imagem: Ilustração. Quatro ruas com carros e caminhões formando um quadrado. Na parte de cima tem uma casa e uma escola, ao redor algumas árvores. Na parte de baixo tem duas casas, um supermercado e um hospital.  Fim da imagem.

24

Imagem: Ilustração. Jogo de percurso. Vista aérea de um bairro. Na vertical, as ruas: Avenida Goiás, Avenida São Paulo, Avenida Rio de Janeiro e Avenida Bahia. Na horizontal, as ruas: Rua Manaus, Avenida Bahia, Rua Porto Alegre, Rua Recife, Rua Vitória e Rua Florianópolis. Nas ruas há carros, caminhões e círculos amarelos representando as casas do jogo. Nas quadras tem prédios, casas, parques, supermercado, padaria, posto de combustível, hospital, escola e estádio. Em algumas das casas do jogo tem uma linha para um texto. Na Avenida Goiás: primeira casa: ponto de partida. Segunda casa: você recolheu o lixo da praça. Avance 2 casas. Quarta casa: pare uma rodada e plante uma árvore. Na Rua Recife. Primeira casa: vá com calma. Volte 2 casas. Na Avenida São Paulo. Segunda casa: avançou a faixa de pedestres. Volte 3 casas. Quinta casa: não jogue uma rodada. Descanse no lago. Na Avenida Rio de Janeiro. Quarta casa: você ultrapassou o sinal vermelho. Pare 2 rodadas. Sexta casa: avance 2 casas. Chegue antes que chova. Na Avenida Bahia. Primeira casa: pare para brincar na praça. Fique uma rodada sem jogar. Segunda casa: descanse na Praça Monteiro Lobato. Não jogue duas rodadas. Quinta casa: você é um bom motorista. Avance duas casas.  Fim da imagem.

25

Página sem conteúdo.

26

Bairro da escola: maquete e planta cartográfica

A paisagem pode ser representada de diversas formas. Observe os diferentes tipos de representação da paisagem dos arredores de uma escola. A representação a seguir é chamada de maquete .

Imagem: Ilustração. Maquete de um bairro. No centro, quadra com prédios e uma escola. Ao redor, mais quadras com casas e prédios. Fim da imagem.

LEGENDA: Maquete dos arredores de uma escola. FIM DA LEGENDA.

Agora, observe a planta cartográfica abaixo. Ela representa a mesma escola e seus arredores.

Imagem: Ilustração. Planta baixa de um bairro, com legenda ao lado indicando as casas, prédios, escola e árvores. A escola está na quadra central, junto com três prédios.  Fim da imagem.

LEGENDA: Planta dos arredores da escola. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone. Quadrado laranja com o desenho de um balão de fala representando atividade oral.  Fim da imagem.

27

Cartografando

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.
  1. Em grupo, vocês vão fazer a maquete e a planta cartográfica dos arredores da escola.

    Do que vocês vão precisar:

Como vocês vão fazer:

  1. Antes de começar a maquete, escolham os materiais que vão representar cada elemento da paisagem do entorno da escola: casas, prédios, árvores, praças e outros. Para representar as construções, por exemplo, as caixas podem ser pintadas com tinta guache e/ou canetas hidrográficas ou forradas com papel.
Imagem: Fotografia. Três crianças ao redor de uma mesa com caixas, papéis, cola, régua e lápis. Menina ruiva de cabelo liso com franja, usando uma camiseta branca de manga longa; ela sorri e segura uma folha de papel. Menino de cabelo preto e camiseta roxa; ele segura uma caixinha vermelha nas mãos. Menina morena de cabelo liso usando uma camiseta azul; ela desenha em uma caixinha azul. Fim da imagem.

LEGENDA: Crianças separando os materiais para a maquete. FIM DA LEGENDA.

  1. Sobre a base de madeira ou de papelão, façam o traçado das ruas dos arredores da escola. Escrevam o nome dessas ruas.
Imagem: Fotografia. Três crianças deitadas no chão ao redor de um cartaz. Elas estão desenhando quadrados enfileirados na folha. Menina ruiva de cabelo liso com franja, usando uma camiseta branca de manga longa. Menino de cabelo preto e camiseta roxa. Menina morena de cabelo liso usando uma camiseta azul. Ao lado há mais canetas coloridas e uma régua de plástico.  Fim da imagem.

LEGENDA: Crianças fazendo o traçado das quadras próximas à escola. FIM DA LEGENDA.

28

Cartografando

  1. Coloquem a caixa que representa a escola sobre a base de madeira ou de papelão. Ela será um ponto de referência para vocês localizarem e colocarem os outros elementos da paisagem.
  1. Depois de colocar todos os elementos da paisagem sobre a base, observem a maquete que vocês acabaram de realizar na visão vertical, ou seja, de cima para baixo.
Imagem: Fotografia. Um menino de cabelo curto preto usando uma camiseta roxa. Ele sorri e está com as mãos em um prédio azul feito com caixa.  Fim da imagem.

LEGENDA: Menino colocando as caixas que representam as construções. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Três crianças ao redor de uma maquete de um bairro, feita com caixas coloridas com desenhos de janelas representando prédios e casas. Há uma menina ruiva de cabelo liso com franja, usando uma camiseta branca de manga longa e com as mãos na cintura; um menino de cabelo preto e camiseta roxa; ele aponta para a maquete; e uma menina morena de cabelo liso usando uma camiseta azul e calça jeans. Fim da imagem.

LEGENDA: Crianças observam a maquete na visão vertical. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

  1. Agora, individualmente, elabore uma planta cartográfica dos arredores da escola com base na maquete. Para isso, observe-a de cima para baixo, e em uma folha avulsa, represente os elementos da paisagem com cores e símbolos.
Imagem: Fotografia. Menina ruiva de cabelo liso usando camiseta branca, calça preta e sapatilha vermelha. Ela está deitada de barriga para baixo segurando uma régua em cima de uma folha. Ao lado há uma maquete de um bairro, feito com caixas. Fim da imagem.

LEGENDA: Menina observa a maquete para fazer a planta. FIM DA LEGENDA.

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  1. Elabore a legenda da planta cartográfica. Lembre-se de que a legenda faz parte da representação, pois explica o significado das cores e dos símbolos utilizados. Cole a planta cartográfica no espaço abaixo. Se necessário, dobre a folha de papel.

Os arredores da escola

_____

  1. Com o professor e os colegas, organize uma exposição das maquetes. Convidem os alunos de outras classes para visitar a exposição!

30

RETOMANDO OS CONHECIMENTOS

Capítulos 1 e 2

Avaliação de processo de aprendizagem

Nas aulas anteriores, você estudou algumas formas de representar a paisagem e seus pontos de referência. Agora, vamos avaliar os conhecimentos que foram construídos?

  1. Observe os elementos que formam a paisagem abaixo.
Imagem: Ilustração. Um bairro com três ruas na horizontal e quatro na vertical. Na primeira fileira de quadras tem prédios, árvores, casas, uma lanchonete e uma loja. Na segunda fileira de quadras tem casas, prédios, árvores, uma padaria, escola, mercado, farmácia e hospital. Na terceira fileira de quadras tem prédios, casas, papelaria, creche e banco. Fim da imagem.
  1. Que tipo de representação é essa?

    ( ) Desenho.

    ( ) Mapa mental.

    ( ) Croqui.

    ( ) Maquete.

    ( ) Planta cartográfica.

Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

  1. Escolha três elementos dessa paisagem que podem servir como pontos de referência para as pessoas. Depois, crie um símbolo para cada um deles e identifique-os.

    _____

31

  1. Agora, observe a planta cartográfica do quarteirão da escola.
Imagem: Ilustração. Planta baixa de uma quadra, com a legenda ao lado indicando o que são as construções. Do lado esquerdo, escola, com o prédio principal, uma área gramada com árvores e uma quadra de esportes atrás. Do lado, na parte superior há quatro casas. Para baixo: dois prédios, ao lado da escola, um supermercado e uma farmácia.  Fim da imagem.
  1. A planta cartográfica foi feita em qual visão?

    _____

  1. Qual é a diferença entre uma planta cartográfica e uma maquete?

    _____

Agora é hora de você refletir sobre seu aprendizado. Assinale a resposta que você considera mais apropriada.

Tabela: equivalente textual a seguir.

Sobre as aprendizagens

Sim

Em parte

Não

a) Reconheço que as paisagens podem ser representadas de várias maneiras?

_____

_____

_____

b) Consigo interpretar e elaborar legendas?

_____

_____

_____

c) Entendo o que são pontos de referência?

_____

_____

_____

Sobre a postura de estudante

Sim

Em parte

Não

d) Respeitei meus colegas e o professor?

_____

_____

_____

e) Realizei as atividades com responsabilidade?

_____

_____

_____

32

DESAFIO À VISTA!

Capítulos 3 e 4

Quais são as características das paisagens naturais e como elas são transformadas pelas pessoas?

CAPÍTULO 3. As paisagens: o relevo e os rios

As construções, as ruas, as estradas, os rios, a vegetação e muitos outros elementos podem formar uma paisagem. Observe as fotografias.

Imagem: Fotografia. Paisagem de um campo gramado com um morro ao fundo, coberto parcialmente por vegetação. Fim da imagem.

LEGENDA: Vista do Monte Roraima, no município de Uiramutã, no estado de Roraima, em 2017. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de uma cidade cheia de prédios e com áreas gramadas em primeiro plano. Fim da imagem.

LEGENDA: Vista do município de Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais, em 2020. FIM DA LEGENDA.

A fotografia 1 mostra uma paisagem em que predominam os elementos naturais, isto é, aqueles que não foram feitos pelas pessoas. Essa paisagem pode ser classificada como paisagem natural.

A fotografia 2 mostra uma paisagem em que predominam os elementos humanizados, ou seja, construídos e modificados pelas pessoas. Essa paisagem pode ser classificada como paisagem humanizada.

  1. fotografia 1?

    _____

  1. fotografia 2?

    _____

33

Cartografando

Para identificar os elementos que formam uma paisagem, podemos observar uma fotografia considerando os planos que ela apresenta.

Observe a paisagem.

Imagem: Fotografia. Uma praia com uma pessoa correndo na areia e uma andando de bicicleta. Atrás, uma fileira de coqueiros e prédios. Acima, céu azul com nuvens. A área da foto está dividida em quatro áreas. Plano 1: o mar. Plano 2:  areia. Plano 3: os prédios. Horizonte: o céu.  Fim da imagem.

LEGENDA: Vista do município de Recife, no estado de Pernambuco, em 2020. FIM DA LEGENDA.

  1. Onde está localizada a paisagem mostrada na fotografia? Explique como você obteve essa informação.

    _____

  1. Quais elementos da paisagem você identifica no:
    1. plano 1 da fotografia?

      _____

    1. plano 2 da fotografia?

      _____

    1. plano 3 da fotografia?

      _____

    1. horizonte da fotografia?

      _____

Imagem: Ícone: Atividade oral.  Fim da imagem.

  1. Em sua opinião, a fotografia mostra uma paisagem natural? Explique.

34

O relevo

O relevo é um dos elementos naturais que compõem as paisagens. As diferentes formas da superfície do planeta Terra constituem o relevo.

Ele é marcado por diferentes altitudes. A altitude é medida a partir do nível do mar, considerado o ponto de partida para essa medição.

Observe o esquema.

Imagem: Fotografia. Paisagem com um morro coberto por árvores ao lado do mar. Um gráfico mostra as diferentes altitudes. Da esquerda para a direita: 0, nível do mar. 5 metros. 10 metros. 15 metros. 20 metros. 25 metros. Fim da imagem.

LEGENDA: As altitudes da superfície terrestre são medidas tendo como ponto de referência o nível do mar. Imagem ilustrativa. FIM DA LEGENDA.

A fotografia a seguir retrata o Monte Everest, que tem a maior altitude do planeta Terra.

Imagem: Fotografia. Uma cadeira de montanhas cobertas por neve.  Fim da imagem.

LEGENDA: Monte Everest, localizado no Nepal, país da Ásia, em 2019. O Monte Everest tem a maior altitude da superfície terrestre: 8.848 metros, aproximadamente. FIM DA LEGENDA.

35

O vento e a água da chuva, dos rios e do mar desgastam as rochas e modificam o relevo. As pessoas também são responsáveis por alterar o relevo.

Observe, nesta representação, exemplos de formas de relevo.

Imagem: Ilustração. Paisagem com um rio que desce através de áreas planas e montanhas e chega no mar. Algumas áreas estão destacadas. Planície: área plana à esquerda do rio. Serra: montanhas no fundo da paisagem. Planalto: área plana em cima de um morro, do lado direito do rio.  Fim da imagem.

Observação: Representação ilustrativa sem escala e proporção. Fim da observação.

  1. Observe novamente a representação da página anterior: qual é o referencial que as pessoas utilizam para medir a altitude de uma localidade?

    _____

  1. Quais são as formas de relevo que podem ser observadas na representação acima?

    _____

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

  1. Converse com os colegas e o professor sobre as formas de relevo que ocorrem no lugar onde você vive. Registre a conclusão da conversa.

    _____

36

Cartografando

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

  1. Observe a paisagem. Você vai representar essa paisagem por meio de um trabalho de modelagem. Formem os grupos de acordo com a orientação do professor.
Imagem: Ilustração. Um rio que desce através de áreas planas e montanhas. Algumas áreas estão destacadas. 1: área plana ao lado do rio. 2: área plana em cima de um morro. 3: montanhas no fundo. Fim da imagem.

Observação: Representação ilustrativa sem escala. Fim da observação.

Materiais necessários:

  1. Sobre a placa de madeira ou de papelão, coloquem e modelem a argila para representar as formas do relevo da paisagem mostrada na imagem.
  1. Depois, utilizem os palitos de sorvete, as tintas e os pincéis para representar os outros elementos dessa paisagem, como o rio e a vegetação.

37

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

  1. Agora, observem a mesma paisagem depois de ser transformada pelas pessoas.
Imagem: Ilustração. Paisagem com um rio que desce através de áreas planas e montanhas. Do lado direito tem uma cidade, da onde sai uma estrada que passa por cima do rio, entra em uma montanha através de um túnel. Em cima da montanha tem mais algumas construções. Algumas áreas estão destacadas. 1: área plana ao lado do rio. 2: construções em uma área plana em cima de um morro. 3: montanhas no fundo. Fim da imagem.

Observação: Representação ilustrativa sem escala. Fim da observação.

  1. A paisagem que foi representada acima é:

    ( ) natural.

    ( ) humanizada.

  1. Escrevam o número correspondente às formas de relevo representadas na imagem desta página e na da página anterior.

    ( ) Planície.

    ( ) Serra.

    ( ) Planalto.

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

  1. Comparem as duas imagens e descrevam as mudanças que ocorreram na paisagem.

    _____

38

Os rios

As águas de um rio correm dos locais de maior altitude do relevo, onde se encontram as nascentes, para os locais de menor altitude, onde deságuam.

Um rio pode desaguar no mar ou em outro rio. Quando deságua em outro rio mais volumoso, recebe o nome de afluente. O rio que recebe águas de outros rios é chamado de rio principal.

O local onde o rio deságua é chamado de foz.

Observe a imagem.

Imagem: Ilustração. Paisagem com montanhas ao fundo e três rios, cada um vindo de uma direção. Eles se unem e chegam até o mar, onde há alguns barcos. Na frente tem algumas construções. O rio que vem da direita é o Afluente 1. O rio que vem da esquerda é o Afluente 2.  Fim da imagem.

Observação: Representação ilustrativa sem escala e proporção. Fim da observação.

  1. Na imagem acima, indique com o número 1 o rio principal.
  1. Agora, na imagem, circule:
    1. de verde, a nascente do rio principal.
    1. de vermelho, a foz do rio principal.

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  1. Sobre a paisagem representada na página anterior, responda.
    1. Quais formas de relevo você observa nela?

      _____

    1. Quais atividades as pessoas estão realizando perto do rio?

      _____

  1. Observe as fotografias.
Imagem: Fotografia. Vista aérea de uma barragem, com uma construção do lado direito.  Fim da imagem.

LEGENDA: Barragem para produção de energia elétrica no município de Araguari, no estado de Minas Gerais, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um homem indígena usando bermuda verde e moletom preto. Ele está em cima de uma plataforma em um rio e segura uma corda com um peixe preso na ponta. No fundo, árvores.  Fim da imagem.

LEGENDA: Pesca no Rio Culuene, no município de Querência, no estado de Mato Grosso, em 2018. FIM DA LEGENDA.

  1. 1:

    _____

  1. 2:

    _____

  1. Os rios podem ser aproveitados pelas pessoas para outras atividades? Se sim, quais?

    _____

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Trabalho de campo

Imagem: Ícone: Tarefa de casa. Fim da imagem.

Na companhia de um adulto de sua convivência, faça um trabalho de campo sobre um rio do seu lugar de viver. O professor vai orientá-lo nessa atividade.

Primeira etapa

Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

Observe um rio e a paisagem ao redor dele e faça um desenho representando-os.

Imagem: Ilustração de moldura com quatro lápis coloridos. Fim da imagem.

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Segunda etapa

Entreviste um adulto de sua convivência para conhecer melhor o rio observado. Siga o roteiro e anote as respostas.

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

O professor vai reunir você e seus colegas em grupos de acordo com o rio observado.

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CAPÍTULO 4. As paisagens: a vegetação e o tempo atmosférico

A vegetação

A vegetação é um importante elemento da paisagem. Muitas plantas são consideradas nativas, isto é, nascem e se desenvolvem naturalmente em determinados locais. Outras plantas não são nativas, pois foram trazidas de outras localidades e cultivadas pelas pessoas.

Quando solicitado, leia o texto em voz alta e conheça os principais tipos de formações vegetais nativas do Brasil e alguns animais que vivem nesses locais.

A Floresta Amazônica é densa, com árvores altas e próximas umas das outras. A castanheira, a seringueira, o mogno e a sumaúma são algumas espécies vegetais da Floresta Amazônica. Muitos animais vivem nela, como o uacari-vermelho, os tucanos e os pica-paus.

Imagem: Fotografia. Uma floresta densa com um rio passando no meio. Ao lado, fotografia de um macaco com a cara vermelha, empoleirado em um galho de árvore. Fim da imagem.

LEGENDA: Trecho da Floresta Amazônica, no município de Apuí, no estado do Amazonas, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma floresta densa com um rio passando no meio. Ao lado, fotografia de um macaco com a cara vermelha, empoleirado em um galho de árvore. Fim da imagem.

LEGENDA: Uacari-vermelho. FIM DA LEGENDA.

A Mata Atlântica é uma floresta densa e uma das principais vegetações nativas das áreas mais próximas do litoral do Brasil. Essa formação vegetal foi muito devastada ao longo dos anos, principalmente pela expansão de cidades e indústrias e pela prática da agricultura e da pecuária. Os ipês e a peroba são espécies vegetais dessa floresta. Muitos animais vivem nessa mata, como a jaguatirica.

Imagem: Fotografia. Uma cachoeira no meio de uma floresta. No fundo tem uma cadeira de montanhas cobertas por vegetação. Ao lado, fotografia de uma jaguatirica de pé.  Fim da imagem.

LEGENDA: Trecho da Mata Atlântica, no município de Cunha, no estado de São Paulo, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma cachoeira no meio de uma floresta. No fundo tem uma cadeira de montanhas cobertas por vegetação. Ao lado, fotografia de uma jaguatirica de pé.  Fim da imagem.

LEGENDA: Jaguatirica. FIM DA LEGENDA.

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A Mata dos Pinhais, também denominada Mata das Araucárias, é um tipo de vegetação nativa que ocorre em locais de alta altitude. Entre suas principais espécies vegetais, destaca-se o pinheiro-do-paraná ou araucária, que produz o pinhão usado como alimento pelos animais e pelas pessoas. A gralha-azul é uma ave nativa que vive na Mata dos Pinhais.

Imagem: Fotografia. Uma construção em cima de um morro pequeno. Na frente dele tem um caminho por onde andam três pessoas. Ao lado tem um lago. Há árvores espalhadas por toda a área. Ao lado, fotografia de um pássaro azul apoiado em um galho.  Fim da imagem.

LEGENDA: Trecho da Mata dos Pinhais no Parque Barreirinha, no município de Curitiba, no estado do Paraná, em 2017. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma construção em cima de um morro pequeno. Na frente dele tem um caminho por onde andam três pessoas. Ao lado tem um lago. Há árvores espalhadas por toda a área. Ao lado, fotografia de um pássaro azul apoiado em um galho.  Fim da imagem.

LEGENDA: Gralha-azul. FIM DA LEGENDA.

No Cerrado, há grande quantidade de vegetação rasteira, arbustos e árvores baixas com galhos retorcidos. Algumas importantes espécies vegetais são a aroeira e o pequizeiro. O veado-campeiro é um dos animais que vivem no Cerrado.

Imagem: Fotografia. Uma área plana coberta por um pouco de grama e algumas árvores baixas espaçadas. Ao lado, fotografia de um veado correndo.  Fim da imagem.

LEGENDA: Trecho de Cerrado no Parque Nacional das Emas, no município de Mineiros, no estado de Goiás, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma área plana coberta por um pouco de grama e algumas árvores baixas espaçadas. Ao lado, fotografia de um veado correndo.  Fim da imagem.

LEGENDA: Veado-campeiro. FIM DA LEGENDA.

Na Caatinga predominam árvores de pequeno porte e plantas adaptadas às condições de alta temperatura e pouca chuva, como os cactos. Facheiro, xique-xique, palma e mandacaru são exemplos de cactos que crescem na Caatinga. O gavião carcará é muito encontrado nessa formação vegetal.

Imagem: Fotografia. Um bode preto e branco ao lado de cactos. Ao lado, fotografia de um gavião apoiado em uma cerca.  Fim da imagem.

LEGENDA: Trecho da Caatinga, município de Afrânio, no estado de Pernambuco, em 2018. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um bode preto e branco ao lado de cactos. Ao lado, fotografia de um gavião apoiado em uma cerca.  Fim da imagem.

LEGENDA: Gavião carcará. FIM DA LEGENDA.

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  1. Leia cada uma das frases a seguir e identifique a qual formação vegetal elas se referem. Se necessário, leia novamente o texto das duas páginas anteriores sobre as principais formações vegetais do Brasil.
  1. Árvores bem altas e próximas umas das outras. Castanheiras e sumaúmas são espécies características.
  1. Árvores de pequeno porte e plantas adaptadas às condições de altas temperaturas e poucas chuvas.
  1. O pinheiro-do-paraná é uma espécie nativa. A gralha-azul habita essa formação vegetal.
  1. Floresta com grande variedade de espécies vegetais, localizada principalmente em áreas próximas ao litoral do Brasil.
  1. Apresenta vegetação com troncos e galhos retorcidos. Ali vive o veado-campeiro.

1. _____

2. _____

3. _____

4. _____

5. _____

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Você conheceu diferentes formações vegetais nativas do nosso país. Qual delas mais chamou a sua atenção? Por quê? Comente com os colegas e o professor e lembre-se de justificar sua escolha.

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Boxe complementar:

Investigue

O desmatamento tem sido praticado no Brasil há muito tempo, e extensas áreas de vegetação nativa já foram destruídas. É possível que grande parte da vegetação nativa do lugar onde você vive já tenha sido retirada.

Você sabe qual é a vegetação nativa do seu lugar de viver? Sabe se ainda existem plantas nativas dessa vegetação?

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

  1. Pesquise em jornais, revistas ou na internet o nome do principal tipo de vegetação nativa do lugar onde vocês vivem. Investiguem as principais características desse tipo de vegetação.
  1. Escreva um texto sobre as suas descobertas e, depois, converse com os colegas e o professor.
    • Crie um título para o seu texto.

      _____

Fim do complemento.

46

O tempo atmosférico

Em um mesmo dia, pode chover pela manhã, fazer calor à tarde e esfriar à noite. Essa variação está relacionada à condição da atmosfera em determinado momento e local e recebe o nome de tempo atmosférico.

Se soubermos como será o tempo atmosférico, poderemos planejar melhor nossas atividades. Saberemos se vamos precisar de um guarda-chuva e que tipo de roupa vestir. O pescador pode programar seu dia de pesca e o agricultor pode planejar o plantio e a colheita, além de proteger sua plantação de geadas e secas.

  1. Quando solicitado, leia o texto em voz alta.

Chuva

Às vezes a chuva começa mansinha,

Chuviscando, chuviscando gotas fininhas.

E vai virando chuva criadeira.

Que molha com calma a roça inteira.

A terra agradece, semente agradece,

O homem agradece e a planta cresce, cresce!

Mas você já viu um céu assustador,

Com nuvens escuras cobrindo a cidade?

Lá vem tempestade, raio e trovão.

Que risca o céu e treme o chão!

Despenca tanta água, espere até passar,

Ouvindo a beleza e o poder da natureza.

FONTE: Margareth Darezzo. Chuva. Em: Canteiro: músicas para brincar. São Paulo: Ática, 2011.

Imagem: Ilustração. Quatro guarda-chuvas laranja voando na chuva. Dois deles estão abertos e dois fechados.  Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.

  1. Com um colega, localizem no texto um trecho que faz referência ao tempo atmosférico.

    _____

Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.

  1. Vocês já mudaram sua programação de atividades em função do tempo atmosférico? Se sim, o que aconteceu?

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A chuva e a temperatura, por exemplo, são importantes elementos que resultam das condições do tempo atmosférico.

  1. Observe as fotografias e pinte a palavra que melhor descreve as condições do tempo atmosférico.
Imagem: Fotografia. Vista aérea de uma cidade. O céu está cinza e coberto por nuvens.  Fim da imagem.

LEGENDA: Vista do município de Cornélio Procópio, no estado do Paraná, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Ensolarado

Nublado

Chuvoso

Imagem: Fotografia. Uma igreja no meio de uma praça com árvores. Ao redor, a cidade. Fim da imagem.

LEGENDA: Vista do município de Nova Andradina, no estado de Mato Grosso do Sul, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Ensolarado

Nublado

Chuvoso

Imagem: Fotografia. Duas pessoas segurando um guarda-chuvas em uma calçada. A rua está vazia e dos lados tem prédios antigos.  Fim da imagem.

LEGENDA: Vista do município de Salvador, no estado da Bahia, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Ensolarado

Nublado

Chuvoso

  1. Agora, escreva o nome das condições do tempo atmosférico que os símbolos estão representando.
Imagem: Ilustração. Uma nuvem branca com azul. Fim da imagem.

_____

Imagem: Ilustração. Um sol. Fim da imagem.

_____

Imagem: Ilustração. Uma nuvem escura com chuva caindo.  Fim da imagem.

_____

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A previsão do tempo atmosférico

No Brasil, as informações sobre o tempo atmosférico são fornecidas principalmente pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), localizado no município de São José dos Campos, no estado de São Paulo. Além de imagens obtidas por satélites meteorológicos, os meteorologistas utilizam cálculos matemáticos e observações diretas da atmosfera feitas com diversos instrumentos para obter a previsão do tempo atmosférico.

Observe a seguir as etapas do trabalho dos meteorologistas.

Imagem: Infográfico. No canto superior esquerdo, ilustração de uma imagem de satélite com um tornado perto do continente. A seguir, sequência de imagens. 1: plataforma de coleta de dados ambientais. Ilustração de uma torre com painéis metálicos. Seta para: 2: satélite, coleta de dados ambientais. Seta para: 3: super-computador SX6. Ilustração de torres de computador. Seta para: 4: modelos de previsão do tempo. Ilustração da parte sul do Brasil, com desenhos de nuvens e sol. Seta para: 5: discussão de tempo. Ilustração de um homem e uma mulher conversando. Seta para: 6: boletins dos meios de comunicação. Ilustração de uma ilha, um carro coberto por água e um celular.  Fim da imagem.

Fonte: elaborado com base em Inpe. Um passeio pelo Inpe: cartilha ilustrada sobre as atividades do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Disponível em: http://fdnc.io/cTd. Acesso em: 20 maio 2021.

  1. Que tipos de instrumentos ou técnicas os meteorologistas utilizam para fazer a previsão do tempo atmosférico?

    _____

  1. Como está o tempo atmosférico hoje, no lugar onde você vive?

    _____

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Boxe complementar:

Você sabia?

Você já deve ter percebido que as informações que recebemos sobre o tempo atmosférico nem sempre acontecem. Isso ocorre porque a dinâmica da atmosfera pode mudar rapidamente, impossibilitando que a previsão do tempo seja plenamente confiável.

Quando o professor solicitar, leia o texto da tirinha em voz alta.

Imagem: Quadrinho. Tirinha colorida em 5 quadros. Cascão, menino de cabelo preto usando uma camiseta amarela e suspensórios. Quadro 1: uma mulher loira de cabelo ondulado, usando um colar de pérolas e uma blusa vermelha. Ela está sentada atrás de um balcão onde está escrito: rádio limoeiro. A mulher fala no telefone: rádio limoeiro, bom dia! O locutor Aguinaldo? Aguarde na linha que vou passar a ligação! Quadro 2: Aguinaldo, homem de cabelo loiro com um topete e camisa branca. Ele está sentado em uma mesa com um fone de ouvido. Na mesa tem um microfone e um computador. Ele diz: Bom dia! Com quem eu estou falando? Do microfone, alguém diz: com o Cascão.  Quadro 3: Aguinaldo continua: em que posso te ajudar? Do microfone, Cascão responde: sabe a previsão de um dia ensolarado e sem chuva que você fez para hoje? Quadro 4: o fone de Aguinaldo voa. Ele está com os olhos arregalados. Do microfone, Cascão diz: você se enganou! Socorro! Quadro 5: Aguinaldo segura Cascão no colo embaixo de um guarda-chuva. Cascão diz: vê se da próxima vez se informa melhor.   Fim da imagem.

Fim do complemento.

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RETOMANDO OS CONHECIMENTOS

Capítulos 3 e 4

Avaliação de processo de aprendizagem

Nas aulas anteriores, você estudou as características das paisagens naturais e como elas são transformadas pelas pessoas. Agora, vamos avaliar os conhecimentos que foram construídos?

  1. Observe a fotografia.
Imagem: Fotografia. Paisagem com um rio largo no meio de uma floresta. Fim da imagem.

LEGENDA: Floresta Amazônica no município de Novo Aripuanã, no estado do Amazonas, em 2020. FIM DA LEGENDA.

  1. Por que podemos dizer que a paisagem representada na fotografia é natural?

    _____

  1. Indique as características da paisagem que aparecem na fotografia.

    _____

  1. Observe as fotografias e leia as legendas.
Imagem: Fotografia. Uma barragem com vegetação dos lados. Fim da imagem.

LEGENDA: Usina Hidrelétrica de Marimbondo no Rio Grande, no município de Icém, no estado de São Paulo, em 2021. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um morro com partes destruídas. Ao lado tem a torre de uma igreja.  Fim da imagem.

LEGENDA: Desmonte do Morro do Castelo na reforma urbana do município do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, em 1922. FIM DA LEGENDA.

51

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

  1. Reúna-se com os colegas e criem uma proposta para melhorar as condições de seu lugar de viver, respeitando as características da paisagem. Sigam as instruções.
    1. Indiquem o que vocês acham que poderia melhorar no seu lugar de viver, considerando os elementos naturais das paisagens.
    1. Listem o que poderia ser feito e com quem precisariam conversar.
    1. Escrevam uma carta às pessoas que poderiam ajudá-los, explicando suas ideias para melhorar o seu lugar de viver.
    1. Troquem de carta com outro grupo. Peçam aos colegas que leiam e deem sugestões para deixar o texto de vocês claro.
    1. Enviem a carta aos seus responsáveis.

Agora é hora de você refletir sobre seu aprendizado. Assinale a resposta que você considera mais apropriada.

Tabela: equivalente textual a seguir.

Sobre as aprendizagens

Sim

Em parte

Não

a) Consigo diferenciar paisagens naturais e paisagens humanizadas?

_____

_____

_____

b) Reconheço que o relevo, os rios, a vegetação e o tempo atmosférico caracterizam uma paisagem?

_____

_____

_____

c) Reconheço exemplos de transformações feitas pelas pessoas nas paisagens naturais?

_____

_____

_____

Sobre a postura de estudante

Sim

Em parte

Não

d) Participei das aulas e das conversas coletivas?

_____

_____

_____

e) Elaborei as atividades com responsabilidade?

_____

_____

_____