8
O QUE EU JÁ SEI?
Avaliação diagnóstica
Ao longo deste ano, você vivenciará muitos momentos de novos aprendizados. Antes disso, que tal avaliar os seus conhecimentos em Geografia?
- Observe duas formas de representar o quarteirão de uma escola.
- Em qual visão foi feita a representação 1?
( ) Visão frontal.
( ) Visão oblíqua.
( ) Visão vertical.
- Em qual visão foi feita a representação 2?
( ) Visão frontal.
( ) Visão oblíqua.
( ) Visão vertical.
- Olhando para a entrada da escola, indique um elemento da paisagem que se localize:
- atrás da escola.
_____
• à direita da escola.
_____
- atrás da escola.
9
- Cite dois exemplos de profissionais que:
- trabalham apenas durante o dia.
_____
- trabalham durante o dia e à noite.
_____
- trabalham apenas durante o dia.
- Observe as fotografias.
LEGENDA: Rua no bairro do Bixiga, no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 1922. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Rua no bairro do Bixiga, no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2018. FIM DA LEGENDA.
- Quais mudanças podem ser percebidas na paisagem do bairro do Bixiga entre as fotografias?
_____
- Há cerca de cem anos, o bairro do Bixiga recebeu muitas pessoas vindas da Itália. No seu bairro, há pessoas que vieram de outros lugares, trazendo novos hábitos e culturas?
_____
10
UNIDADE 1. As paisagens, as pessoas e a natureza
Observação: Representação ilustrativa sem escala e proporção. Fim da observação.
11
Boxe complementar:
Primeiros contatos
- Liste três estabelecimentos comerciais que podem ser encontrados na paisagem representada.
- Em qual rua ou avenida esses estabelecimentos estão localizados?
- Dos locais que aparecem na representação, qual você escolheria para morar? Por quê?
Fim do complemento.
12
DESAFIO À VISTA!
Capítulos 1 e 2
Quais são as diversas formas de representar as paisagens?
CAPÍTULO 1. Representando as paisagens
Uma paisagem é formada por diferentes elementos: alguns são feitos pelas pessoas e outros não. Vamos conhecer as diferentes formas de representação das paisagens?
Paisagem representada por meio de uma pintura
Observe a pintura de Francisco Rebolo, que representa a paisagem de Olinda em 1974. Ao fundo, vê-se a cidade de Recife, capital do estado de Pernambuco.
LEGENDA: Olinda, de Francisco Rebolo, 1974. FIM DA LEGENDA.
- Liste os elementos da paisagem representados por Rebolo.
- Elementos da paisagem feitos pelas pessoas:
_____
- Elementos da paisagem que não foram feitos pelas pessoas:
_____
13
Paisagem representada por meio de fotografia
Agora, observe a paisagem das cidades de Olinda e de Recife representada em uma fotografia.
LEGENDA: Vista do município de Olinda, no estado de Pernambuco, em 2019. Ao fundo, parte do município de Recife. FIM DA LEGENDA.
- Quantos anos há de diferença entre a data da pintura de Rebolo e a data da fotografia?
_____
- Quais mudanças você percebe na paisagem de Olinda e de Recife ao comparar a pintura com a fotografia?
_____
- Apresente suas respostas para os colegas e o professor.
14
Paisagem representada por meio de desenho
Observe o desenho. Nele, a paisagem foi representada em visão oblíqua, ou seja, vista de cima e de lado.
Observação: Representação ilustrativa sem escala e proporção. Fim da observação.
- Quais elementos compõem a paisagem apresentada no desenho?
_____
- O desenhista se esqueceu de nomear as avenidas e as ruas. Quais nomes você daria para a avenida da escola, para a avenida do posto de gasolina e para a rua do supermercado?
_____
- Em sua opinião, por que ruas e avenidas recebem nomes?
15
Paisagem representada por meio de planta cartográfica
Esta planta cartográfica representa a mesma paisagem da página anterior. Nela, a paisagem foi representada em visão vertical, isto é, vista de cima para baixo.
Observação: Representação ilustrativa sem escala e proporção. Fim da observação.
- A planta cartográfica mostra a paisagem em qual visão?
( ) Visão frontal.
( ) Visão oblíqua.
( ) Visão vertical.
- Para que serve a legenda de uma planta cartográfica?
_____
- Crie símbolos para representar elementos da paisagem do seu lugar de viver. Depois, escreva o que eles significam.
_____
16
Paisagem representada por meio de croqui
Podemos representar uma paisagem ou parte dela por meio de um croqui. O croqui é o desenho simples de um determinado local. Geralmente, é feito a mão e mostra os principais elementos da paisagem. Observe o croqui da mesma paisagem representada pelo desenho da página 14.
- Quais elementos da paisagem foram representados no croqui?
_____
- Agora é sua vez! Em uma
folha
de papel,
elabore
um croqui representando os elementos da paisagem do seu lugar de viver.
Siga as instruções.
- Escolha um local de onde você possa observar atentamente e com segurança uma paisagem.
- Represente os principais elementos que você consegue observar.
- Coloque sua assinatura e a data na parte inferior do croqui.
- Apresente seu croqui para os colegas e o professor.
17
Paisagem representada por meio de mapa mental
Um mapa mental é a representação de um espaço ou trajeto conhecido e percorrido pelas pessoas.
- Observe o mapa mental. Depois, leia o texto que uma aluna escreveu para explicar o caminho que ela faz de casa até a escola.
- Quais pontos de referência a aluna citou quando descreveu seu trajeto?
_____
- A aluna poderia citar outros pontos de referência na explicação sobre seu trajeto de casa até a escola? Quais?
_____
- Em uma
folha
de papel, faça um mapa mental do trajeto de sua casa até a escola. Lembre-se de inserir os pontos de referência.
- Apresente o mapa mental para os colegas e o professor.
18
CAPÍTULO 2. A paisagem: encontrando diversos locais
Um museu, uma padaria, uma praça ou um rio são elementos que podemos encontrar em uma paisagem.
Alguns elementos da paisagem podem ser utilizados como pontos de referência para que as pessoas se localizem.
- Observe a representação.
Observação: Representação ilustrativa sem escala e proporção. Fim da observação.
- Essa representação foi feita em qual visão?
_____
19
- De acordo com a representação, assinale as frases corretas.
( ) Se você está olhando para a sorveteria, o hospital está atrás dela.
( ) A padaria está ao lado da papelaria.
( ) A escola está de frente para o museu.
( ) Se você está de frente para o mercado, o banco está à sua esquerda.
( ) Se você está de frente para a papelaria, a padaria está à sua esquerda.
- Pense que você está no museu e precisa ir até a papelaria. Complete as frases a seguir com as palavras direita ou
esquerda
para indicar as direções que deverá seguir.
- Ao sair do museu, viro à esquerda e caminho até o primeiro cruzamento. Depois, viro à _____ na avenida e caminho por três quadras.
- No trajeto, vejo a praça à minha _____. Ao fim da terceira quadra, vejo um consultório à minha _____.
- Atravesso a avenida e vejo a papelaria à minha _____.
- Escolha dois elementos da paisagem representada na página anterior que poderiam ser utilizados como pontos de referência. Solicite a um
colega
que indique um trajeto que pode ser feito entre esses dois pontos de referência. Anote suas observações.
_____
20
Boxe complementar:
Trabalho de campo
Você vai percorrer os arredores da escola com o professor e os colegas. Observe os elementos da paisagem e siga as orientações do professor. Leve livro, lápis e borracha para anotar o que observou.
1. Complete as fichas 1 e 2.
Ficha 1
- Nome da rua da escola:
_____
- Como é a rua da escola?
( ) Larga.
( ) Estreita.
( ) Plana.
( ) Íngreme.
( ) Arborizada.
( ) Limpa.
( ) Suja.
- Existem lixeiras para as pessoas descartarem seus resíduos?
( ) Sim.
( ) Não.
- Há sinalização de
trânsito
na rua?
( ) Sim.
( ) Não.
• Marque quais destes elementos existem na rua da escola.
21
Ficha 2
- Fique de costas para a entrada da escola, observe as ruas dos arredores e anote:
o nome da rua situada à esquerda da escola.
_____
o nome da rua situada à direita da escola.
_____
- Como são essas ruas?
( ) Largas.
( ) Estreitas.
( ) Planas.
( ) Íngremes.
( ) Arborizadas.
( ) Limpas.
( ) Sujas.
- Existem lixeiras para as pessoas descartarem seus resíduos?
( ) Sim.
( ) Não.
- Há sinalização de
trânsito
nas ruas?
( ) Sim.
( ) Não.
- Como é o tráfego de veículos nessas ruas?
Automóveis:
( ) muitos.
( ) poucos.
Ônibus:
( ) muitos.
( ) poucos.
( ) nenhum.
- Desenhe símbolos para representar os elementos da paisagem observados e identifique-os.
_____
22
Trabalho de campo
De volta à sala de aula, converse com os colegas e o professor sobre os elementos da paisagem observados durante o percurso pelos arredores da escola.
- Agora, complete a ficha 3.
Ficha 3
- Quais elementos predominam na paisagem do bairro da escola?
( ) Elementos feitos pelas pessoas.
( ) Elementos que não foram feitos pelas pessoas.
- Comente o que mais chamou a sua atenção em relação:
às construções.
_____
às ruas.
_____
às pessoas.
_____
à sinalização de trânsito.
_____
às áreas de lazer.
_____
- Com os colegas, façam um levantamento sobre os pontos de referência que auxiliam vocês a se localizarem nos arredores da escola.
- Avalie e comente o que mais chamou a atenção de vocês nos arredores da escola.
23
- Agora, reúna-se com alguns colegas para iniciar o Jogo de Percurso. Antes de iniciar o jogo, leiam as instruções.
Participantes:
- De 2 a 4 jogadores.
Objetivo:
- Chegar à escola.
Materiais:
- Um dado e marcadores para cada jogador.
Regras do jogo:
- Um jogador de cada vez lança o dado. Quem conseguir o maior número de pontos dará início à partida.
- O ponto de partida será a praça Cecília Meireles.
- Escolha se o percurso será feito a pé ou de automóvel. Se optar por fazer o percurso de automóvel, lembre-se de seguir as mãos de direção indicadas pelas setas azuis.
- Após o início da partida, ande somente nas casas amarelas. Fique atento aos obstáculos indicados no percurso. Quando for obrigado a parar ou voltar alguma casa, não fique chateado. Imprevistos acontecem.
- Quem chegar primeiro à escola aguardará o colega. Na sequência, vale convidá-lo para jogar outra partida e explorar outros
trajetos
e elementos da paisagem representada.
Bom jogo!
24
25
Página sem conteúdo.
26
Bairro da escola: maquete e planta cartográfica
A paisagem pode ser representada de diversas formas. Observe os diferentes tipos de representação da paisagem dos arredores de uma escola. A representação a seguir é chamada de maquete .
LEGENDA: Maquete dos arredores de uma escola. FIM DA LEGENDA.
Agora, observe a planta cartográfica abaixo. Ela representa a mesma escola e seus arredores.
LEGENDA: Planta dos arredores da escola. FIM DA LEGENDA.
- Quais diferenças você identifica entre a maquete e a planta?
27
Cartografando
- Em grupo, vocês vão fazer a
maquete
e a planta cartográfica dos arredores da escola.
Do que vocês vão precisar:
- caixas pequenas de vários formatos;
- tampinhas de garrafas PET;
- palitos de sorvete ou outros tipos de palito;
- cola e tesoura com pontas arredondadas;
- lápis preto e lápis de cor;
- régua;
- canetas hidrográficas coloridas ou tinta guache;
- base de madeira ou papelão para sustentar a maquete.
Como vocês vão fazer:
- Antes de começar a maquete, escolham os materiais que vão representar cada elemento da paisagem do entorno da escola: casas, prédios, árvores, praças e outros. Para representar as construções, por exemplo, as caixas podem ser pintadas com tinta guache e/ou canetas hidrográficas ou forradas com papel.
LEGENDA: Crianças separando os materiais para a maquete. FIM DA LEGENDA.
- Sobre a base de madeira ou de papelão, façam o traçado das ruas dos arredores da escola. Escrevam o nome dessas ruas.
LEGENDA: Crianças fazendo o traçado das quadras próximas à escola. FIM DA LEGENDA.
28
Cartografando
- Coloquem a caixa que representa a escola sobre a base de madeira ou de papelão. Ela será um ponto de referência para vocês localizarem e colocarem os outros elementos da paisagem.
- Depois de colocar todos os elementos da paisagem sobre a base, observem a maquete que vocês acabaram de realizar na visão vertical, ou seja, de cima para baixo.
LEGENDA: Menino colocando as caixas que representam as construções. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Crianças observam a maquete na visão vertical. FIM DA LEGENDA.
- Agora, individualmente, elabore uma planta cartográfica dos arredores da escola com base na maquete. Para isso, observe-a de cima para baixo, e em uma folha avulsa, represente os elementos da paisagem com cores e símbolos.
LEGENDA: Menina observa a maquete para fazer a planta. FIM DA LEGENDA.
29
- Elabore a legenda da planta cartográfica. Lembre-se de que a legenda faz parte da representação, pois explica o significado das cores e dos símbolos utilizados. Cole a planta cartográfica no espaço abaixo. Se necessário, dobre a folha de papel.
Os arredores da escola
_____
- Com o professor e os colegas, organize uma exposição das maquetes. Convidem os alunos de outras classes para visitar a exposição!
30
RETOMANDO OS CONHECIMENTOS
Capítulos 1 e 2
Avaliação de processo de aprendizagem
Nas aulas anteriores, você estudou algumas formas de representar a paisagem e seus pontos de referência. Agora, vamos avaliar os conhecimentos que foram construídos?
- Observe os elementos que formam a paisagem abaixo.
- Que tipo de representação é essa?
( ) Desenho.
( ) Mapa mental.
( ) Croqui.
( ) Maquete.
( ) Planta cartográfica.
- Escolha três elementos dessa paisagem que podem servir como pontos de referência para as pessoas. Depois, crie um símbolo para cada um deles e identifique-os.
_____
31
- Agora, observe a planta cartográfica do quarteirão da escola.
- A planta cartográfica foi feita em qual visão?
_____
- Qual é a diferença entre uma planta cartográfica e uma maquete?
_____
Agora é hora de você refletir sobre seu aprendizado. Assinale a resposta que você considera mais apropriada.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Sobre as aprendizagens |
Sim |
Em parte |
Não |
---|---|---|---|
a) Reconheço que as paisagens podem ser representadas de várias maneiras? |
_____ |
_____ |
_____ |
b) Consigo interpretar e elaborar legendas? |
_____ |
_____ |
_____ |
c) Entendo o que são pontos de referência? |
_____ |
_____ |
_____ |
Sobre a postura de estudante |
Sim |
Em parte |
Não |
d) Respeitei meus colegas e o professor? |
_____ |
_____ |
_____ |
e) Realizei as atividades com responsabilidade? |
_____ |
_____ |
_____ |
32
DESAFIO À VISTA!
Capítulos 3 e 4
Quais são as características das paisagens naturais e como elas são transformadas pelas pessoas?
CAPÍTULO 3. As paisagens: o relevo e os rios
As construções, as ruas, as estradas, os rios, a vegetação e muitos outros elementos podem formar uma paisagem. Observe as fotografias.
LEGENDA: Vista do Monte Roraima, no município de Uiramutã, no estado de Roraima, em 2017. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Vista do município de Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais, em 2020. FIM DA LEGENDA.
A fotografia 1 mostra uma paisagem em que predominam os elementos naturais, isto é, aqueles que não foram feitos pelas pessoas. Essa paisagem pode ser classificada como paisagem natural.
A fotografia 2 mostra uma paisagem em que predominam os elementos humanizados, ou seja, construídos e modificados pelas pessoas. Essa paisagem pode ser classificada como paisagem humanizada.
- Quais elementos se destacam na paisagem da:
- fotografia 1?
_____
- fotografia 2?
_____
33
Cartografando
Para identificar os elementos que formam uma paisagem, podemos observar uma fotografia considerando os planos que ela apresenta.
Observe a paisagem.
LEGENDA: Vista do município de Recife, no estado de Pernambuco, em 2020. FIM DA LEGENDA.
- Onde está localizada a paisagem mostrada na fotografia? Explique como você obteve essa informação.
_____
- Quais elementos da paisagem você identifica no:
- plano 1 da fotografia?
_____
- plano 2 da fotografia?
_____
- plano 3 da fotografia?
_____
- horizonte da fotografia?
_____
- plano 1 da fotografia?
- Em sua opinião, a fotografia mostra uma paisagem natural? Explique.
34
O relevo
O relevo é um dos elementos naturais que compõem as paisagens. As diferentes formas da superfície do planeta Terra constituem o relevo.
Ele é marcado por diferentes altitudes. A altitude é medida a partir do nível do mar, considerado o ponto de partida para essa medição.
Observe o esquema.
LEGENDA: As altitudes da superfície terrestre são medidas tendo como ponto de referência o nível do mar. Imagem ilustrativa. FIM DA LEGENDA.
A fotografia a seguir retrata o Monte Everest, que tem a maior altitude do planeta Terra.
LEGENDA: Monte Everest, localizado no Nepal, país da Ásia, em 2019. O Monte Everest tem a maior altitude da superfície terrestre: 8.848 metros, aproximadamente. FIM DA LEGENDA.
35
O vento e a água da chuva, dos rios e do mar desgastam as rochas e modificam o relevo. As pessoas também são responsáveis por alterar o relevo.
Observe, nesta representação, exemplos de formas de relevo.
Observação: Representação ilustrativa sem escala e proporção. Fim da observação.
- Observe novamente a representação da página anterior: qual é o referencial que as pessoas utilizam para
medir
a altitude de uma localidade?
_____
- Quais são as formas de relevo que podem ser observadas na representação acima?
_____
- Converse com os colegas e o professor sobre as formas de relevo que ocorrem no lugar onde você vive. Registre a conclusão da conversa.
_____
36
Cartografando
- Observe a paisagem. Você vai representar essa paisagem por meio de um trabalho de modelagem. Formem os grupos de acordo com a orientação do professor.
Observação: Representação ilustrativa sem escala. Fim da observação.
Materiais necessários:
- um quilograma de massa de argila;
- uma placa de madeira ou de papelão;
- palitos de sorvete;
- tintas de várias cores;
- pincéis.
Como vocês vão fazer:
- Sobre a placa de madeira ou de papelão, coloquem e modelem a argila para representar as formas do relevo da paisagem mostrada na imagem.
- Depois, utilizem os palitos de sorvete, as tintas e os pincéis para representar os outros elementos dessa paisagem, como o rio e a vegetação.
37
- Agora, observem a mesma paisagem depois de ser transformada pelas pessoas.
Observação: Representação ilustrativa sem escala. Fim da observação.
- A paisagem que foi representada acima é:
( ) natural.
( ) humanizada.
- Escrevam o
número
correspondente às formas de relevo representadas na imagem desta página e na da página anterior.
( ) Planície.
( ) Serra.
( ) Planalto.
- Comparem as duas imagens e descrevam as mudanças que ocorreram na paisagem.
_____
38
Os rios
As águas de um rio correm dos locais de maior altitude do relevo, onde se encontram as nascentes, para os locais de menor altitude, onde deságuam.
Um rio pode desaguar no mar ou em outro rio. Quando deságua em outro rio mais volumoso, recebe o nome de afluente. O rio que recebe águas de outros rios é chamado de rio principal.
O local onde o rio deságua é chamado de foz.
Observe a imagem.
Observação: Representação ilustrativa sem escala e proporção. Fim da observação.
- Na imagem acima, indique com o número 1 o rio principal.
- Agora, na imagem, circule:
- de verde, a nascente do rio principal.
- de vermelho, a foz do rio principal.
39
- Sobre a paisagem representada na página anterior, responda.
- Quais formas de relevo você
observa
nela?
_____
- Quais atividades as pessoas estão realizando perto do rio?
_____
- Quais formas de relevo você
observa
nela?
- Observe as fotografias.
LEGENDA: Barragem para produção de energia elétrica no município de Araguari, no estado de Minas Gerais, em 2020. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Pesca no Rio Culuene, no município de Querência, no estado de Mato Grosso, em 2018. FIM DA LEGENDA.
- Quais atividades estão sendo praticadas pelas pessoas nos rios mostrados nas fotografias?
- 1:
_____
- 2:
_____
- Os rios podem ser aproveitados pelas pessoas para outras atividades? Se sim, quais?
_____
40
Trabalho de campo
Na companhia de um adulto de sua convivência, faça um trabalho de campo sobre um rio do seu lugar de viver. O professor vai orientá-lo nessa atividade.
Primeira etapa
Observe um rio e a paisagem ao redor dele e faça um desenho representando-os.
41
Segunda etapa
Entreviste um adulto de sua convivência para conhecer melhor o rio observado. Siga o roteiro e anote as respostas.
- Nome do rio:
_____
- Quais usos as pessoas fazem desse rio?
_____
- Existem ruas, moradias ou outras construções próximas ao rio?
( ) Sim.
( ) Não.
- Esse rio está:
( ) limpo.
( ) pouco poluído.
( ) muito poluído.
- Quando chove, o rio transborda, causando inundação?
( ) Sim.
( ) Não.
- O rio seca em algum período do ano?
( ) Sim.
( ) Não.
Terceira etapa
O professor vai reunir você e seus colegas em grupos de acordo com o rio observado.
- Apresentem as informações que vocês descobriram para a classe. Escolham entre: produção e apresentação de música, poema ou cena de teatro.
42
CAPÍTULO 4. As paisagens: a vegetação e o tempo atmosférico
A vegetação
A vegetação é um importante elemento da paisagem. Muitas plantas são consideradas nativas, isto é, nascem e se desenvolvem naturalmente em determinados locais. Outras plantas não são nativas, pois foram trazidas de outras localidades e cultivadas pelas pessoas.
Quando solicitado, leia o texto em voz alta e conheça os principais tipos de formações vegetais nativas do Brasil e alguns animais que vivem nesses locais.
A Floresta Amazônica é densa, com árvores altas e próximas umas das outras. A castanheira, a seringueira, o mogno e a sumaúma são algumas espécies vegetais da Floresta Amazônica. Muitos animais vivem nela, como o uacari-vermelho, os tucanos e os pica-paus.
LEGENDA: Trecho da Floresta Amazônica, no município de Apuí, no estado do Amazonas, em 2020. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Uacari-vermelho. FIM DA LEGENDA.
A Mata Atlântica é uma floresta densa e uma das principais vegetações nativas das áreas mais próximas do litoral do Brasil. Essa formação vegetal foi muito devastada ao longo dos anos, principalmente pela expansão de cidades e indústrias e pela prática da agricultura e da pecuária. Os ipês e a peroba são espécies vegetais dessa floresta. Muitos animais vivem nessa mata, como a jaguatirica.
LEGENDA: Trecho da Mata Atlântica, no município de Cunha, no estado de São Paulo, em 2019. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Jaguatirica. FIM DA LEGENDA.
43
A Mata dos Pinhais, também denominada Mata das Araucárias, é um tipo de vegetação nativa que ocorre em locais de alta altitude. Entre suas principais espécies vegetais, destaca-se o pinheiro-do-paraná ou araucária, que produz o pinhão usado como alimento pelos animais e pelas pessoas. A gralha-azul é uma ave nativa que vive na Mata dos Pinhais.
LEGENDA: Trecho da Mata dos Pinhais no Parque Barreirinha, no município de Curitiba, no estado do Paraná, em 2017. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Gralha-azul. FIM DA LEGENDA.
No Cerrado, há grande quantidade de vegetação rasteira, arbustos e árvores baixas com galhos retorcidos. Algumas importantes espécies vegetais são a aroeira e o pequizeiro. O veado-campeiro é um dos animais que vivem no Cerrado.
LEGENDA: Trecho de Cerrado no Parque Nacional das Emas, no município de Mineiros, no estado de Goiás, em 2020. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Veado-campeiro. FIM DA LEGENDA.
Na Caatinga predominam árvores de pequeno porte e plantas adaptadas às condições de alta temperatura e pouca chuva, como os cactos. Facheiro, xique-xique, palma e mandacaru são exemplos de cactos que crescem na Caatinga. O gavião carcará é muito encontrado nessa formação vegetal.
LEGENDA: Trecho da Caatinga, município de Afrânio, no estado de Pernambuco, em 2018. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Gavião carcará. FIM DA LEGENDA.
44
- Leia cada uma das frases a seguir e identifique a qual formação vegetal elas se referem. Se necessário, leia novamente o texto das duas páginas anteriores sobre as principais formações vegetais do Brasil.
- Árvores bem altas e próximas umas das outras. Castanheiras e sumaúmas são espécies características.
- Árvores de pequeno porte e plantas adaptadas às condições de altas temperaturas e poucas chuvas.
- O pinheiro-do-paraná é uma espécie nativa. A gralha-azul habita essa formação vegetal.
- Floresta com grande variedade de espécies vegetais, localizada principalmente em áreas próximas ao litoral do Brasil.
- Apresenta vegetação com troncos e galhos retorcidos. Ali vive o veado-campeiro.
1. _____
2. _____
3. _____
4. _____
5. _____
- Você conheceu diferentes formações vegetais nativas do nosso país. Qual delas mais chamou a sua atenção? Por quê? Comente com os colegas e o professor e lembre-se de justificar sua escolha.
45
Boxe complementar:
Investigue
O desmatamento tem sido praticado no Brasil há muito tempo, e extensas áreas de vegetação nativa já foram destruídas. É possível que grande parte da vegetação nativa do lugar onde você vive já tenha sido retirada.
Você sabe qual é a vegetação nativa do seu lugar de viver? Sabe se ainda existem plantas nativas dessa vegetação?
- Pesquise em jornais, revistas ou na internet o nome do principal tipo de vegetação nativa do lugar onde vocês vivem. Investiguem as principais características desse tipo de vegetação.
- Escreva um texto sobre as suas descobertas e, depois, converse com os colegas e o professor.
- Crie um título para o seu texto.
_____
- Crie um título para o seu texto.
Fim do complemento.
46
O tempo atmosférico
Em um mesmo dia, pode chover pela manhã, fazer calor à tarde e esfriar à noite. Essa variação está relacionada à condição da atmosfera em determinado momento e local e recebe o nome de tempo atmosférico.
Se soubermos como será o tempo atmosférico, poderemos planejar melhor nossas atividades. Saberemos se vamos precisar de um guarda-chuva e que tipo de roupa vestir. O pescador pode programar seu dia de pesca e o agricultor pode planejar o plantio e a colheita, além de proteger sua plantação de geadas e secas.
- Quando solicitado, leia o texto em voz alta.
Chuva
Às vezes a chuva começa mansinha,
Chuviscando, chuviscando gotas fininhas.
E vai virando chuva criadeira.
Que molha com calma a roça inteira.
A terra agradece, semente agradece,
O homem agradece e a planta cresce, cresce!
Mas você já viu um céu assustador,
Com nuvens escuras cobrindo a cidade?
Lá vem tempestade, raio e trovão.
Que risca o céu e treme o chão!
Despenca tanta água, espere até passar,
Ouvindo a beleza e o poder da natureza.
FONTE: Margareth Darezzo. Chuva. Em: Canteiro: músicas para brincar. São Paulo: Ática, 2011.
- Com um colega, localizem no texto um trecho que faz referência ao tempo atmosférico.
_____
- Vocês já mudaram sua programação de atividades em função do tempo atmosférico? Se sim, o que aconteceu?
47
A chuva e a temperatura, por exemplo, são importantes elementos que resultam das condições do tempo atmosférico.
- Observe as fotografias e pinte a palavra que melhor descreve as condições do tempo atmosférico.
LEGENDA: Vista do município de Cornélio Procópio, no estado do Paraná, em 2020. FIM DA LEGENDA.
Ensolarado
Nublado
Chuvoso
LEGENDA: Vista do município de Nova Andradina, no estado de Mato Grosso do Sul, em 2020. FIM DA LEGENDA.
Ensolarado
Nublado
Chuvoso
LEGENDA: Vista do município de Salvador, no estado da Bahia, em 2019. FIM DA LEGENDA.
Ensolarado
Nublado
Chuvoso
- Agora, escreva o nome das condições do tempo atmosférico que os símbolos estão representando.
_____
_____
_____
48
A previsão do tempo atmosférico
No Brasil, as informações sobre o tempo atmosférico são fornecidas principalmente pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), localizado no município de São José dos Campos, no estado de São Paulo. Além de imagens obtidas por satélites meteorológicos, os meteorologistas utilizam cálculos matemáticos e observações diretas da atmosfera feitas com diversos instrumentos para obter a previsão do tempo atmosférico.
Observe a seguir as etapas do trabalho dos meteorologistas.
Fonte: elaborado com base em Inpe. Um passeio pelo Inpe: cartilha ilustrada sobre as atividades do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Disponível em: http://fdnc.io/cTd. Acesso em: 20 maio 2021.
- Que tipos de instrumentos ou técnicas os meteorologistas utilizam para fazer a previsão do tempo atmosférico?
_____
- Como está o tempo atmosférico hoje, no lugar onde você vive?
_____
49
Boxe complementar:
Você sabia?
Você já deve ter percebido que as informações que recebemos sobre o tempo atmosférico nem sempre acontecem. Isso ocorre porque a dinâmica da atmosfera pode mudar rapidamente, impossibilitando que a previsão do tempo seja plenamente confiável.
Quando o professor solicitar, leia o texto da tirinha em voz alta.
Fim do complemento.
50
RETOMANDO OS CONHECIMENTOS
Capítulos 3 e 4
Avaliação de processo de aprendizagem
Nas aulas anteriores, você estudou as características das paisagens naturais e como elas são transformadas pelas pessoas. Agora, vamos avaliar os conhecimentos que foram construídos?
- Observe a fotografia.
LEGENDA: Floresta Amazônica no município de Novo Aripuanã, no estado do Amazonas, em 2020. FIM DA LEGENDA.
- Por que podemos dizer que a paisagem representada na fotografia é natural?
_____
- Indique as características da paisagem que aparecem na fotografia.
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- Observe as fotografias e leia as legendas.
LEGENDA: Usina Hidrelétrica de Marimbondo no Rio Grande, no município de Icém, no estado de São Paulo, em 2021. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Desmonte do Morro do Castelo na reforma urbana do município do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, em 1922. FIM DA LEGENDA.
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- Quais transformações foram realizadas pelas pessoas em cada uma das paisagens das fotografias 1 e 2?
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- Reúna-se com os colegas e criem uma proposta para melhorar as condições de seu lugar de viver, respeitando as características da paisagem. Sigam as instruções.
- Indiquem o que vocês acham que poderia melhorar no seu lugar de viver, considerando os elementos naturais das paisagens.
- Listem o que poderia ser feito e com quem precisariam conversar.
- Escrevam uma carta às pessoas que poderiam ajudá-los, explicando suas ideias para melhorar o seu lugar de viver.
- Troquem de carta com outro grupo. Peçam aos colegas que leiam e deem sugestões para deixar o texto de vocês claro.
- Enviem a carta aos seus responsáveis.
Agora é hora de você refletir sobre seu aprendizado. Assinale a resposta que você considera mais apropriada.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Sobre as aprendizagens |
Sim |
Em parte |
Não |
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a) Consigo diferenciar paisagens naturais e paisagens humanizadas? |
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b) Reconheço que o relevo, os rios, a vegetação e o tempo atmosférico caracterizam uma paisagem? |
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c) Reconheço exemplos de transformações feitas pelas pessoas nas paisagens naturais? |
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Sobre a postura de estudante |
Sim |
Em parte |
Não |
d) Participei das aulas e das conversas coletivas? |
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e) Elaborei as atividades com responsabilidade? |
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