8

O QUE EU JÁ SEI?

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA

  1. OBSERVE A IMAGEM E, A SEGUIR, FAÇA O QUE SE PEDE.
Imagem: Quadrinho único. Nele estão Magali, personagem de camiseta amarela sentada em uma cadeira à frente de um bolo de aniversário com uma vela de seis anos. Ela usa um chapéu, olha para cima e diz: “EU TENHO QUE FAZER UM PEDIDO? DEIXA VER...”. À sua frente, também de chapéu, estão Cebolinha, personagem com camiseta verde; e Mônica, personagem com dentes avantajados e camiseta vermelha. Eles olham para Magali e sorriem.  Fim da imagem.

LEGENDA: TURMA DA MÔNICA, DE MAURICIO DE SOUSA. FIM DA LEGENDA.

  1. QUAL É O ACONTECIMENTO MARCANTE COMEMORADO NO QUADRINHO?

    ( ) FESTA DA MÔNICA.

    ( ) ANIVERSÁRIO DO CEBOLINHA.

    ( ) ANIVERSÁRIO DA MAGALI.

  1. PINTE O QUADRINHO QUE CORRESPONDE À IDADE QUE A MAGALI ESTÁ COMEMORANDO.

    ( ) 5 ANOS

    ( ) 6 anos

    ( ) 7 anos

  1. MARQUE COM UM X O QUE TEM NA FESTA DA MAGALI.

    ( ) BOLO.

    ( ) BANDEIRAS.

9

  1. VOCÊ SABE QUAL É O PRIMEIRO DOCUMENTO QUE REGISTRA A DATA E O LOCAL EM QUE A PESSOA NASCEU? CIRCULE.
Imagem: Ilustração. Reprodução de um documento intitulado “Certidão de Nascimento”, que apresenta o brasão das armas no topo. Fim da imagem.

LEGENDA: CERTIDÃO DE NASCIMENTO. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Reprodução de uma capa que apresenta o título “Caderneta da criança” acompanhado do desenho de muitas crianças com características diversas e fazendo diferentes atividades. Fim da imagem.

LEGENDA: CADERNETA DA CRIANÇA. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Reprodução de um documento que apresenta o brasão das armas, contorno do mapa do estado do RJ e do Brasil, foto 3x4 e outras informações pessoais.  Fim da imagem.

LEGENDA: CARTEIRA DE HABILITAÇÃO. FIM DA LEGENDA.

CRÉDITO: CERTIDÃO DE NASCIMENTO: REPRODUÇÃO; CADERNETA DA CRIANÇA: REPRODUÇÃO; CARTEIRA DE HABILITAÇÃO: JOSÉ CRUZ/AGÊNCIA BRASIL

  1. LEIA AS REGRAS DE CONVIVÊNCIA ESCRITAS POR ALGUMAS CRIANÇAS E RESPONDA: EM QUE LOCAL SE ENCONTRAM ESSES CARTAZES? ASSINALE.

FALAR NA NOSSA VEZ

GABRIEL

RESPEITAR AS IDEIAS DOS COLEGAS

ISABEL

COLABORAR NA ORGANIZAÇÃO DA SALA DE AULA

CAROLINA

( ) MORADIA.

( ) ESCOLA.

( ) PARQUE PÚBLICO.

  1. LEIA A REGRA DE UMA MORADIA E RESPONDA: HÁ ALGUMA REGRA SEMELHANTE NA SUA CASA?

    TOMAR BANHO ANTES DO JANTAR

10

UNIDADE 1 – ATIVIDADES EM DIFERENTES TEMPOS

Imagem: Ilustração. Muitas pessoas, adultos e crianças, estão em uma ampla área com diferentes espaços de lazer. Ao centro, elas lancham embaixo de dois quiosques, também em toalhas estendidas no chão e em uma espaçosa mesa. Outras crianças brincam no parquinho distribuída entre o escorregador, trepa-trepa, gira-gira e o balanço. Próximo dali algumas pessoas descansam em bancos, caminham, andam de bicicleta em ciclovia e com equipamento de proteção e um rapaz vende balões coloridos. Também há gatos, cachorros e pássaros no espaço. Postes de iluminação, árvores e lixeira estão espalhados pelo local. Ao lado dessa área, há uma quadra poliesportiva aberta onde crianças correm e outras brincam de bola. Mais ao fundo está a pista de skate onde se divertem com equipamento de proteção. Próximo a um vendedor de coco está um pequeno grupo de pessoas que praticam alongamento. E paralelo à ciclovia há um espaço para descanso em bancos e caminhada à frente de um lago. Fim da imagem.

Observação: IMAGEM ILUSTRATIVA E SEM PROPORÇÕES PARA FINS DIDÁTICOS. Fim da observação.

11

Boxe complementar:

PRIMEIROS CONTATOS

1. DESCREVA UMA ATIVIDADE DE LAZER REPRESENTADA NA IMAGEM.

2. QUAIS ATIVIDADES REPRESENTADAS NA IMAGEM VOCÊ COSTUMA PRATICAR?

3. EM QUE PERÍODO DO DIA VOCÊ PRATICA ESSAS ATIVIDADES?

Fim do complemento.

12

DESAFIO À VISTA!

CAPÍTULOS 1 E 2

QUAIS FORAM OS PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS DA MINHA VIDA?

CAPÍTULO 1. LEMBRANÇAS DOS ACONTECIMENTOS

ALGUNS ACONTECIMENTOS PODEM SER MARCANTES NA VIDA DE UMA CRIANÇA, COMO O RETRATADO NA FOTOGRAFIA.

Imagem: Fotografia. Cinco crianças estão diante de uma mesa posta com bolo com uma vela de seis anos, copos coloridos e enfeites. Todas usam chapéus cônicos coloridos e uma menina, que está ao centro, inclina-se ao soprar a vela. Ao fundo, há balões coloridos. Fim da imagem.

LEGENDA: COMEMORAÇÃO NO MUNICÍPIO DE SÃO CAETANO DO SUL, NO ESTADO DE SÃO PAULO. FIM DA LEGENDA.

  1. QUAL É O ACONTECIMENTO RETRATADO NA FOTOGRAFIA? MARQUE COM UM X .

    ( ) PRIMEIRO DIA DE AULA.

    ( ) FESTA JUNINA.

    ( ) ANO-NOVO.

    ( ) ANIVERSÁRIO.

  1. CIRCULE OS TRÊS ELEMENTOS MAIS UTILIZADOS NESSA FESTA.
Imagem: Fotografia. Um conjunto de balões coloridos.  Fim da imagem.

LEGENDA: BALÕES DE FESTA. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma vela verde em formato bastão. Fim da imagem.

LEGENDA: VELA DE ANIVERSÁRIO. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um bolo redondo amarelo com bolas rosas e enfeites coloridos. Fim da imagem.

LEGENDA: BOLO. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Fogos de artifício sortidos no céu noturno. Fim da imagem.

LEGENDA: FOGOS DE ARTIFÍCIO. FIM DA LEGENDA.

13

TODAS AS CRIANÇAS FAZEM ANIVERSÁRIO UMA VEZ POR ANO. O ANIVERSÁRIO DE UMA CRIANÇA OCORRE SEMPRE NO MESMO MÊS.

  1. CIRCULE O MÊS DO SEU ANIVERSÁRIO.

JANEIRO

FEVEREIRO

MARÇO

ABRIL

MAIO

JUNHO

JULHO

AGOSTO

SETEMBRO

OUTUBRO

NOVEMBRO

DEZEMBRO

Imagem: Ícone: Converse com seu colega. Fim da imagem.

  1. PERGUNTE A UM COLEGA EM QUE MÊS ELE FAZ ANIVERSÁRIO. VOCÊS FAZEM ANIVERSÁRIO NO MESMO MÊS?

    ( ) SIM.

    ( ) NÃO.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. O PROFESSOR VAI REGISTRAR NA LOUSA O NOME DAS CRIANÇAS QUE FAZEM ANIVERSÁRIO EM CADA MÊS. QUANDO SOLICITADO, DIGA O NOME DO MÊS EM QUE VOCÊ FAZ ANIVERSÁRIO.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. ANALISE AS INFORMAÇÕES REGISTRADAS NA LOUSA E RESPONDA ÀS PERGUNTAS.
    1. ALGUÉM FAZ ANIVERSÁRIO NO MESMO MÊS QUE VOCÊ? SE SIM, QUEM?
    1. QUAL É O MÊS COM MAIOR NÚMERO DE ANIVERSARIANTES?
Imagem: folha solta que indica 07 de junho. Fim da imagem.
folha solta que indica 30 de junho.
Imagem: Ilustração. Um calendário de mesa que apresenta a indicação dos dias da semana e do mês, indo de 01 a 31. Fim da imagem.

LEGENDA: IMAGENS MERAMENTE ILUSTRATIVAS. FIM DA LEGENDA.

14

UM DIA ESPECIAL

OUTRO ACONTECIMENTO QUE PODE SER MARCANTE NA VIDA DE UMA CRIANÇA É O DESCRITO NO POEMA A SEGUIR.

Imagem: Ilustração. No pátio, uma área com portão baixo aberto, caminho com área gramada e árvores ao redor. Próximo ao portão, está a professora, que sorri, usa uma tiara e veste jaleco, está um pouco abaixada com as mãos no joelho e observa uma menina que chega com mochila nas costas e caderno em uma das mãos. Ao fundo, um garoto caminha com mochila nas costas em direção ao prédio.  Fim da imagem.

LEGENDA: IMAGEM MERAMENTE ILUSTRATIVA. FIM DA LEGENDA.

PRIMEIRO DIA DE AULA

PRIMEIRO DIA DE AULA,

COMO É BOM RECOMEÇAR!

MALA NOVA, TUDO NOVO,

CADERNO, LÁPIS NO ESTOJO,

TUDO ENCAPADO,

TUDO AJEITADO,

TUDO ARRUMADO,

TUDO PRONTINHO.

NÃO CONHEÇO A PROFESSORA,

TAMBÉM ELA VAI SER NOVA.

SEI QUE DELA VOU GOSTAR,

E ELA VAI GOSTAR DE MIM. [...]

TUDO NOVO, VIDA NOVA.

NOVOS COLEGAS TAMBÉM. [...]

FONTE: PEDRO BANDEIRA. CAVALGANDO O ARCO-ÍRIS. SÃO PAULO: MODERNA, 2002. P. 24. (TÍTULO ADAPTADO.)

  1. O PROFESSOR VAI ORGANIZAR A LEITURA DO POEMA EM VOZ ALTA. QUANDO VOCÊ FOR CHAMADO, LEIA O TRECHO INDICADO COMO SOUBER.

15

  1. QUAL É O DIA MARCANTE DESCRITO NO POEMA? MARQUE A RESPOSTA COM UM X .

    ( ) O ANIVERSÁRIO DA CRIANÇA.

    ( ) O PRIMEIRO DIA DE AULA.

    ( ) O PRIMEIRO DIA DE FÉRIAS.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. COM BASE NAS INFORMAÇÕES DO TEXTO, PODEMOS DIZER QUE A PERSONAGEM DO POEMA ESTAVA TRISTE OU CONTENTE?
  1. USANDO LÁPIS PRETO, CIRCULE OS MATERIAIS ESCOLARES CITADOS NO POEMA.
Imagem: Fotografia. Uma mochila vermelha com detalhes pretos. Fim da imagem.

LEGENDA: MOCHILA. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um caderno de espiral aberto. As folhas são pautadas. Fim da imagem.

LEGENDA: CADERNO. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um livro impresso fechado de capa azul. Fim da imagem.

LEGENDA: LIVRO. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um estojo azul, verde e vermelho de zíper aberto e com lápis coloridos em seu interior. Fim da imagem.

LEGENDA: ESTOJO. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

5. O QUE A PERSONAGEM DO POEMA ESPERAVA DA NOVA PROFESSORA?

Imagem: Ícone: Converse com seu colega. Fim da imagem.

6. CONVERSE COM OS COLEGAS SOBRE COMO FOI SEU PRIMEIRO DIA DE AULA.

A) CONTE A ELES COMO VOCÊ CHEGOU À ESCOLA NESSE DIA.

B) CITE UM MATERIAL ESCOLAR QUE VOCÊ LEVOU.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

7. VOCÊ LEMBRA DE ALGO QUE APRENDEU EM SEU PRIMEIRO DIA DE AULA? SE SIM, O QUE FOI?

16

CAPÍTULO 2 REGISTRANDO OS ACONTECIMENTOS

OS ACONTECIMENTOS DA VIDA DE UMA CRIANÇA PODEM SER REGISTRADOS EM DIVERSOS DOCUMENTOS, COMO A CERTIDÃO DE NASCIMENTO.

Imagem: Fotografia. Retrato de uma mulher de pele clara, cabelo castanho-escuro liso e longo, solto. Ela sorri e segura com as duas mãos uma certidão de nascimento à frente do corpo. Fim da imagem.

LEGENDA: MULHER COM CERTIDÃO DE NASCIMENTO DE SEU FILHO EM MÃOS, NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO, NO ESTADO DE SÃO PAULO. FOTO DE 2021. FIM DA LEGENDA.

NA CERTIDÃO DE NASCIMENTO SÃO REGISTRADAS AS SEGUINTES INFORMAÇÕES:

NOME DA CRIANÇA

DIA, MÊS E ANO DE NASCIMENTO

NOME DE UM OU MAIS PARENTES DA CRIANÇA

LOCAL DE NASCIMENTO

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. COMO TAREFA DE CASA, CONVERSE COM UM ADULTO COM QUEM VOCÊ CONVIVE PARA DESCOBRIR ALGUNS DADOS REGISTRADOS NA SUA CERTIDÃO DE NASCIMENTO.
    1. NOME COMPLETO.
    1. DATA DE SEU NASCIMENTO (DIA, MÊS E ANO).
    1. NOME DE UM DOS SEUS FAMILIARES.
    1. LOCAL DE NASCIMENTO.

      Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. CONTE AOS COLEGAS AS SUAS DESCOBERTAS.

17

OUTRO DOCUMENTO IMPORTANTE NA VIDA DAS CRIANÇAS É CHAMADO CADERNETA DA CRIANÇA. NELA SÃO REGISTRADOS OS CUIDADOS COM A SAÚDE DA CRIANÇA, INCLUINDO AS VACINAS QUE FORAM TOMADAS EM CADA IDADE.

Imagem: Fotografia. Destaque da mão de uma pessoa que segura dois materiais impressos identificados como “Caderneta da criança”, um é roxo e apresenta a inscrição “Menina” e o outro é azul, e apresenta a inscrição “Menino”. Em ambos, a capa traz diversas crianças, de diferentes características, exercendo diferentes atividades.  Fim da imagem.

LEGENDA: CADERNETA DA CRIANÇA, EM QUE SE REGISTRAM OS CUIDADOS COM A SAÚDE, INCLUSIVE AS VACINAS. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. SE VOCÊ TIVER A CADERNETA DA CRIANÇA, OBSERVE-A EM CASA, COM A AJUDA DE UM ADULTO. PROCURE DESCOBRIR UMA VACINA QUE VOCÊ JÁ TOMOU E A IDADE QUE VOCÊ TINHA AO TOMAR ESSA VACINA. CONTE AOS COLEGAS.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. EM SALA DE AULA, CONTE AOS COLEGAS SOBRE AS VACINAS REGISTRADAS E O QUE MAIS CHAMOU A SUA ATENÇÃO.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. HÁ ALGUMA SEMELHANÇA ENTRE AS VACINAS TOMADAS POR VOCÊ E AS TOMADAS PELOS COLEGAS? SE SIM, QUAL?

18

EXPLORAR FONTE HISTÓRICA ESCRITA

OS BRINQUEDOS USADOS POR UMA CRIANÇA TAMBÉM AJUDAM A CONTAR SUA HISTÓRIA.

ACOMPANHE A LEITURA DA REPORTAGEM A SEGUIR.

UM BRINQUEDO ESPECIAL

CAMILINHA É UMA BONECA [...] [QUE] OUVE TODOS OS SEGREDINHOS DE LETÍCIA [...], DE 8 ANOS.

A MENINA GANHOU O BRINQUEDO AOS 2 ANOS E, DE LÁ PARA CÁ, VIRARAM BOAS COMPANHEIRAS. NA HORA DO APERTO, ELA CONVERSA BAIXINHO COM A BONECA.

FONTE: MEU BRINQUEDO PREFERIDO. O TEMPINHO. JORNAL O TEMPO . DISPONÍVEL EM: http://fdnc.io/fo7. ACESSO EM: 15 FEV. 2021.

  1. LOCALIZE NO TEXTO O TIPO DE BRINQUEDO PREFERIDO DE LETÍCIA E MARQUE-O COM UM X .

    ( ) BICICLETA.

    ( ) BONECA.

    ( ) BOLA.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. POR QUE LETÍCIA GOSTA DESSE BRINQUEDO?

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. E QUAL É O SEU BRINQUEDO PREFERIDO?

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. POR QUE ESSE É SEU BRINQUEDO PREFERIDO? CONTE AOS COLEGAS.

    Imagem: Ícone: Converse com seu colega. Fim da imagem.

    5. AGORA, RECONTE O TEXTO PARA UM COLEGA E OUÇA-O CONTAR TAMBÉM. DEPOIS, RESPONDAM: OS SEUS BRINQUEDOS PREFERIDOS SÃO SEMELHANTES? POR QUÊ?

    6. COMO TAREFA DE CASA, RECONTE PARA OS ADULTOS DA SUA CONVIVÊNCIA A HISTÓRIA DE LETÍCIA E SEU BRINQUEDO PREFERIDO.

19

LINHA DO TEMPO

TODOS OS ACONTECIMENTOS QUE VOCÊ ESTUDOU PODEM SER ORGANIZADOS EM UMA LINHA DO TEMPO, COMO A DE BEATRIZ.

Imagem: Ilustração. Uma linha do tempo de 2017 a 2023 que apresenta cada ano com indicações de cores diferentes e a idade de uma criança. 2017: nascimento, ligada à fotografia de uma bebê recém-nascida vestida com roupa de frio, que está deitada com olhos fechados e braços levantados. 2018: 1 ano: ligada à fotografia de uma bebê vestida com roupa fresca e de fralda, engatinhando na grama. 2019: 2 anos. 2020: 3 anos. 2021: 4 anos, ligada à fotografia de uma menina de pé com vestido rosa, mochila azul e de trança no cabelo, posando para foto próximo de árvores. 2022: 5 anos. 2023: 6 anos. Fim da imagem.
  1. LIGUE A IDADE AOS FATOS DA VIDA DE BEATRIZ.

Coluna 1

1 ANO

4 ANOS

Coluna 2

FOI PARA A ESCOLA.

COMEÇOU A ENGATINHAR.

20

MINHA LINHA DO TEMPO

  1. AGORA VOCÊ VAI ORGANIZAR AS INFORMAÇÕES SOBRE OS ACONTECIMENTOS DA SUA VIDA EM UMA LINHA DO TEMPO. SIGA OS PASSOS.
    1. ESCREVA O SEU NOME NO TÍTULO DA LINHA DO TEMPO, DO JEITO QUE SOUBER.
    1. REGISTRE O ANO DO SEU NASCIMENTO E OS ANOS SEGUINTES.
    1. CONVERSE COM UM ADULTO PARA CONHECER ACONTECIMENTOS QUE OCORRERAM EM CADA ANO DA SUA VIDA.
    1. REPRESENTE CADA UM DESSES ACONTECIMENTOS POR MEIO DE FOTOS OU DESENHOS.

      A VIDA DE ______

Imagem: Ilustração. Uma linha do tempo que apresenta três barras de cores diferentes que indicam respectivamente: nascimento, 1 ano e 2 anos.  Fim da imagem.

21

Imagem: Ilustração. Continuação da linha do tempo que apresenta quatro barras de cores diferentes que indicam respectivamente: 3 anos, 4 anos, 5 anos e 6 anos.  Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. QUAIS ACONTECIMENTOS DO SEU CRESCIMENTO VOCÊ CONHECEU POR MEIO DAS LEMBRANÇAS DOS ADULTOS?

22

RETOMANDO OS CONHECIMENTOS

CAPÍTULOS 1 E 2

AVALIAÇÃO DE PROCESSO DE APRENDIZAGEM

NESTAS PÁGINAS VOCÊ VAI VERIFICAR COMO ESTÁ SUA APRENDIZAGEM.

  1. OBSERVE OBJETOS LIGADOS A ACONTECIMENTOS IMPORTANTES NA VIDA DAS CRIANÇAS. CIRCULE CADA IMAGEM DE ACORDO COM AS CORES DA LEGENDA.

    AZUL - ANIVERSÁRIO

    VERDE - PRIMEIRO DIA DE AULA

Imagem: Ilustração. Um conjunto de balões coloridos. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Uma mochila azul com detalhes coloridos. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Um bolo confeitado com uma vela de 6 anos. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Um estojo azul com lápis. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Um caderno fechado espiralado. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Uma faixa amarela na qual está escrito: “Feliz aniversário”. Fim da imagem.

LEGENDA: IMAGENS ILUSTRATIVAS PARA FINS DIDÁTICOS. FIM DA LEGENDA.

  1. MARQUE COM UM X AS FRASES QUE APRESENTAM INFORMAÇÕES REGISTRADAS NA CERTIDÃO DE NASCIMENTO.

( ) NOME COMPLETO DE QUEM NASCEU.

( ) DIA DA PRIMEIRA VACINAÇÃO.

( ) DIA DO NASCIMENTO DA CRIANÇA.

( ) LOCAL DE NASCIMENTO.

( ) DIA EM QUE ENTROU NA ESCOLA.

( ) MÊS DO NASCIMENTO.

23

  1. OBSERVE A IMAGEM E FAÇA O QUE SE PEDE.
Imagem: Ilustração. Uma linha do tempo que apresenta barras coloridas para cada ano de 2017 a 2023 e que indica os respectivos períodos: 2017: nascimento. 2018: 1 ano. 2019: 2 anos. 2020: 3 anos. 2021: 4 anos. 2022: 5 anos. 2026: 6 anos.  Fim da imagem.
  1. QUAL É O NOME DESSA LINHA?
  1. COMO ELA ESTÁ DIVIDIDA?
  1. QUAL FATO FOI INCLUÍDO NA LINHA DE TEMPO?

    AUTOAVALIAÇÃO

    AGORA É HORA DE VOCÊ REFLETIR SOBRE SEU PRÓPRIO APRENDIZADO.

    COPIE OS NÚMEROS DAS PERGUNTAS A SEGUIR E RESPONDA CADA UMA DELAS COM UMA DAS SEGUINTES OPÇÕES: COMPLETAMENTE, PARCIALMENTE OU NÃO CONSEGUI.

  1. IDENTIFIQUEI OS ACONTECIMENTOS MARCANTES DA MINHA VIDA?
  1. DESCREVI OS ELEMENTOS DA CERTIDÃO DE NASCIMENTO?
  1. IDENTIFIQUEI AS CARACTERÍSTICAS DA LINHA DO TEMPO?

    4. LI OS TEXTOS APRESENTADOS?

24

DESAFIO À VISTA!

CAPÍTULOS 3 E 4

COMO É A CONVIVÊNCIA ENTRE AS PESSOAS NA MORADIA, NA ESCOLA E EM OUTROS LOCAIS DA COMUNIDADE?

CAPÍTULO 3. A CONVIVÊNCIA NA MORADIA

AS PESSOAS PODEM CONVIVER EM DIVERSOS LOCAIS.

OS LOCAIS DOMÉSTICOS SÃO OS QUE COMPÕEM A MORADIA. OS ESCOLARES SÃO OS CORRESPONDENTES À ESCOLA. HÁ, TAMBÉM, OUTROS LOCAIS DA COMUNIDADE, COMO PARQUES, PRAÇAS E CINEMAS.

EM CADA UM DESSES LOCAIS, AS PESSOAS DEVEM TER ATITUDES QUE CONTRIBUAM PARA A BOA CONVIVÊNCIA.

  1. CLASSIFIQUE AS IMAGENS NOS QUADRINHOS CONFORME A LEGENDA.

    D. LOCAL DOMÉSTICO

    C. OUTROS LOCAIS DA COMUNIDADE

Imagem: Ilustração. Uma família, composta por dois adultos, um homem e uma mulher, e duas crianças, um menino e uma menina, caminha em uma área com árvores, uma ponte e um lago.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. A família está sentada à mesa durante um lanche. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. A família está em uma sala de cinema, as crianças seguram sacos de pipoca. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. A família caminha em uma área próximo a um rio.   Fim da imagem.

LEGENDA: IMAGENS ILUSTRATIVAS PARA FINS DIDÁTICOS. FIM DA LEGENDA.

25

TEMPO, TEMPO...

NOS LOCAIS DE CONVIVÊNCIA, AS CRIANÇAS PODEM REALIZAR DIFERENTES ATIVIDADES A CADA DIA DA SEMANA.

1. DESENHE AS ATIVIDADES QUE VOCÊ FAZ NOS DIAS DA SEMANA EM DESTAQUE A SEGUIR.

Tabela: equivalente textual a seguir.

DOMINGO

SEGUNDA-FEIRA

TERÇA-FEIRA

QUARTA-FEIRA

QUINTA-FEIRA

SEXTA-FEIRA

SÁBADO

EM DESTAQUE: DOMINGO - QUARTA-FEIRA - SÁBADO.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. AGORA, OBSERVE OS DESENHOS E RESPONDA ÀS QUESTÕES.
  1. QUAL ATIVIDADE VOCÊ DESENHOU ANTES DA QUARTA-FEIRA?
  1. E DEPOIS DA QUARTA-FEIRA?
  1. A ATIVIDADE DO SÁBADO FOI REALIZADA EM QUE LUGAR?

    ( ) NA SUA MORADIA.

    ( ) NA ESCOLA.

    ( ) EM OUTRO LOCAL DA COMUNIDADE. QUAL?

26

HÁBITOS E REGRAS NA MORADIA

PODEMOS TER DIVERSOS HÁBITOS E REGRAS EM NOSSA MORADIA.

  1. LIGUE AS FOTOS AOS HÁBITOS E REGRAS QUE PODEM EXISTIR EM UMA MORADIA.

Coluna 1

Imagem: 1. Fotografia. Um menino lava as mãos na pia. Fim da imagem.
Imagem: 2. Fotografia. O menino está sentado à mesa e faz uma refeição. Fim da imagem.
Imagem: 3. Fotografia. O menino escova os dentes diante de uma pia. Fim da imagem.
Imagem: 4. Fotografia. O menino está deitado coberto em sua cama.  Fim da imagem.
  1. COMO TAREFA DE CASA, ESCOLHA UMA DAS REGRAS DESCRITAS NA ATIVIDADE ANTERIOR E LEIA-A, COMO SOUBER, PARA OS ADULTOS DA SUA CONVIVÊNCIA.

27

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. LEIA O QUADRINHO COM A AJUDA DO PROFESSOR.
Imagem: Quadrinho único. Em uma área descampada com terra e grama durante o pôr do sol, estão Cebolinha, personagem de camiseta verde, shorts preto, tênis e cabelo espetado; Dudu, personagem loiro, de cabelo longo, camiseta azul, shorts preto e tênis; e Cascão, personagem de cabelo curto preto, bochechas sujas, camiseta amarela com macacão e descalço. Cebolinha está de pé, segura um saco de bolinha de gude enquanto escuta uma voz distante dizer: “CEBOLINHA! VEM TOMAR BANHO PRA JANTAR!”. Dudu, ao lado do colega, também escuta: “DUDU! JÁ SÃO SETE HORAS!”. Cascão, sentado ao lado de bolinhas de gude posicionadas no chão, ouve: “CASCÃO! JÁ É TARDE!”. E ele exclama: “CARAMBA! O TEMPO PASSOU E EU NEM SENTI!”.  Fim da imagem.

LEGENDA: TURMA DA MÔNICA, DE MAURICIO DE SOUSA. FIM DA LEGENDA.

  1. POR QUE AS TRÊS PERSONAGENS NÃO PODEM CONTINUAR BRINCANDO?
  1. O QUE CEBOLINHA DEVE FAZER ANTES DO JANTAR?

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

    4. NA SUA MORADIA EXISTEM REGRAS PARA AS ATIVIDADES A SEGUIR? SE SIM, CONTE-AS AOS COLEGAS.

Imagem: Ilustração. Destaque de um chuveiro elétrico ligado. Fim da imagem.

TOMAR BANHO.

Ilustração. Uma cama arrumada.

DORMIR.

Ilustração. Uma televisão.

VER TELEVISÃO.

Imagem: Ilustração. Um aparelho celular. Fim da imagem.

USAR O TELEFONE.

LEGENDA: IMAGENS ILUSTRATIVAS PARA FINS DIDÁTICOS. FIM DA LEGENDA.

28

CAPÍTULO 4. A CONVIVÊNCIA NA COMUNIDADE

AS PESSOAS QUE FREQUENTAM A ESCOLA TAMBÉM ORGANIZAM A CONVIVÊNCIA. CADA ESPAÇO DA ESCOLA TEM SUAS REGRAS, COMO NOS REPRESENTADOS NAS FOTOS A SEGUIR.

SALA DE AULA

Imagem: Fotografia. Destaque do interior de uma sala de aula com crianças sentadas em carteiras posicionadas em formato semicircular, incluído o espaço da professora, que está de pé. As mochilas estão penduradas nas cadeiras. Há colagem nas paredes e cortinas nas janelas.  Fim da imagem.

LEGENDA: ESCOLA NO MUNICÍPIO DE ARAÇUAÍ, NO ESTADO DE MINAS GERAIS. FOTO DE 2018. FIM DA LEGENDA.

BIBLIOTECA

Imagem: Fotografia. Três crianças uniformizadas escolhem livros em uma extensa prateleira. Ao fundo, um corredor comprido e duas pessoas paradas na porta.  Fim da imagem.

LEGENDA: ESCOLA NO MUNICÍPIO DE SALVADOR, NO ESTADO DA BAHIA. FOTO DE 2019. FIM DA LEGENDA.

29

QUADRA ESPORTIVA

Imagem: Fotografia. Em uma quadra descoberta, estão cinco crianças uniformizadas. Elas estão de pé e uma segura uma bola nas mãos. Fim da imagem.

LEGENDA: ESCOLA NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO, NO ESTADO DE SÃO PAULO. FOTO DE 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. CONTE AOS COLEGAS UMA REGRA QUE VOCÊ CONSIDERA IMPORTANTE PARA A CONVIVÊNCIA ADEQUADA EM CADA LOCAL DA ESCOLA.
    1. SALA DE AULA.
    1. BIBLIOTECA.
    1. QUADRA ESPORTIVA.
  1. USANDO LÁPIS DE COR, PINTE AS REGRAS PARA A CONVIVÊNCIA NA SALA DE AULA DE ACORDO COM A LEGENDA A SEGUIR.

    Ilustração de um quadrado verde.REGRA CITADA PELOS ALUNOS

    Ilustração de um quadrado azul.REGRA NÃO CITADA PELOS ALUNOS

( ) LEVANTAR A MÃO ANTES DE FALAR.

( ) NÃO FALAR ENQUANTO ALGUÉM ESTIVER FALANDO.

( ) PRESTAR ATENÇÃO NA AULA.

( ) MANTER A SALA LIMPA.

  1. VOCÊS CITARAM ALGUMA REGRA DE CONVIVÊNCIA NA SALA DE AULA QUE NÃO ESTÁ NA LISTA ACIMA? SE SIM, QUAL?

30

O RECREIO

UM DOS MOMENTOS DE CONVIVÊNCIA NA ESCOLA É O INTERVALO ENTRE AS AULAS, TAMBÉM CONHECIDO COMO RECREIO.

ACOMPANHE A LEITURA DO TEXTO SOBRE O RECREIO NA ESCOLA DE MARIA DO ROSÁRIO, QUE NASCEU EM 1946.

NO INTERVALO...

AH, NAQUELA ÉPOCA TINHA TANTA BRINCADEIRA. O INTERVALO ERA ATÉ MAIOR E, MUITAS VEZES, NEM LANCHE NÃO TINHA, MAS A GENTE NEM SENTIA TANTA FALTA, PORQUE A GENTE BRINCAVA MESMO. [...] A PROFESSORA E A DIRETORA PARTICIPAVAM DAS BRINCADEIRAS, ELAS BRINCAVAM TAMBÉM. [...]

FONTE: MARIA DO ROSÁRIO DE SOUSA CARVALHO. ENTREVISTA CONCEDIDA A: FRANCISCO G. VILANOVA. MEMÓRIAS DE PROFESSORAS PIAUIENSES : ITINERÁRIOS ESCOLARES E EXPERIÊNCIAS DOCENTES (1940-1970). DISSERTAÇÃO (MESTRADO EM EDUCAÇÃO). UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ, 2014. P. 120.

Imagem: Ilustração. Em um pátio gramado à frente de um prédio de piso térreo estão quatro crianças uniformizadas. Duas meninas brincam de palmas e um menino e uma menina correm ao fundo. Elas usam saias, meias longas, camiseta e sapatilhas. Ele usa sapato, meias longas, bermuda e camiseta.  Fim da imagem.

LEGENDA: IMAGEM MERAMENTE ILUSTRATIVA. FIM DA LEGENDA.

  1. DE ACORDO COM O DEPOIMENTO, O QUE AS CRIANÇAS FAZIAM DURANTE O RECREIO NA ESCOLA DE MARIA DO ROSÁRIO?
  1. LOCALIZE NO TEXTO QUEM PARTICIPAVA DAS BRINCADEIRAS COM AS CRIANÇAS E MARQUE COM UM X .

    ( ) A DIRETORA.

    ( ) AS MÃES.

    ( ) A PROFESSORA.

31

UMA DAS ATIVIDADES QUE COSTUMA OCORRER DURANTE O RECREIO É A DISTRIBUIÇÃO DAS MERENDAS. TODOS OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA TÊM DIREITO A RECEBER MERENDA.

VEJA A SEGUIR O CARDÁPIO DE UM DOS DIAS DA SEMANA NAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE PROMISSÃO, NO ESTADO DE SÃO PAULO.

TERÇA-FEIRA

Imagem: Fotografia. Uma cumbuca de arroz branco cozido. Fim da imagem.

LEGENDA: ARROZ. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma cumbuca de feijão carioca cozido. Fim da imagem.

LEGENDA: FEIJÃO. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma cumbuca de beterraba cortada em cubos cozida. Fim da imagem.

LEGENDA: BETERRABA COZIDA. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma cumbuca com carne moída e chuchu refogados.  Fim da imagem.

LEGENDA: CARNE MOÍDA COM CHUCHU. FIM DA LEGENDA.

FONTE: PREFEITURA MUNICIPAL DE PROMISSÃO. DISPONÍVEL EM: http://fdnc.io/fJB. ACESSO EM: 2 FEV. 2021.

3. USANDO O LÁPIS PRETO, CIRCULE O ALIMENTO DE QUE VOCÊ MAIS GOSTA NA MERENDA ACIMA.

4. E A SUA MERENDA, COMO É? DESENHE UM ALIMENTO QUE VOCÊ COSTUMA COMER NA MERENDA ESCOLAR.

_____

32

HÁBITOS E REGRAS EM OUTROS LOCAIS DA COMUNIDADE

ASSIM COMO NAS MORADIAS E NAS ESCOLAS, A CONVIVÊNCIA NOS DEMAIS LOCAIS DA COMUNIDADE TAMBÉM ENVOLVE REGRAS.

OS PARQUINHOS, POR EXEMPLO, TÊM REGRAS COMO AS DESCRITAS NAS PLACAS A SEGUIR.

Imagem: Ilustração. Um parque com itens de madeira no qual brincam muitas crianças acompanhadas por adultos. No espaço há uma grande placa de identificação que diz: “Parque da Comunidade. Horário de funcionamento das 8:00 às 18:0 horas”. Ao lado da placa, passam um senhor e uma criança com uma bola de futebol e há um vendedor com um carrinho de “sorvetes naturais”, que possui sombrinha e uma lixeira. Ele atende uma mulher e três crianças. Ao fundo, um homem e uma criança se aproximam de uma casinha alta que apresenta uma escada e um escorregador onde brincam cinco crianças. Ao lado, há uma placa que diz: “Não suba pela rampa do escorregador, utilize a escada”. Ao centro do espaço, um casal de idosos está sentado em um banco e observam cinco crianças que brincam no banco de areia. Ao fundo, duas crianças estão na gangorra e três aguardam próximo a outra placa que diz: “Respeita a fila para usar os brinquedos”. Duas crianças, uma delas distraída com borboletas, aproximam-se do gira-gira, que está cheio e há uma placa que diz: “Gira-gira, idade permitida: 6 a 12 anos”. Ao fundo, uma mulher e uma criança fazem piquenique sobre uma toalha estendida na grama e uma menina joga uma casca de banana em uma lixeira. Uma placa ao seu lado afirma: “Recolha o lixo e jogue-o na lixeira”.  E mais ao fundo está o balanço, onde brincam quatro crianças, uma delas em um balanço próprio para cadeirante e ao lado de uma mulher adulta. Ali está a placa que diz: “Não ande ou corra atrás dos balanços”. Uma ciclovia, onde estão dois ciclistas com capacete e joelheiras, contorna o espaço. Também há árvore e flores no local.  Fim da imagem.

Observação: IMAGEM ILUSTRATIVA SEM PROPORÇÕES PARA FINS DIDÁTICOS. Fim da observação.

33

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

1. ESCOLHA UM DOS BRINQUEDOS DO PARQUINHO E SIGA OS PASSOS.

A) CONTE AOS COLEGAS O NOME DO BRINQUEDO QUE VOCÊ ESCOLHEU.

B) DESCREVA A REGRA QUE ESTÁ PERTO DESSE BRINQUEDO.

C) AGORA, RESPONDA: ESSA REGRA É IMPORTANTE PARA O USO DO PARQUINHO? POR QUÊ?

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

2. SE VOCÊ FOSSE ADMINISTRADOR DO PARQUINHO, QUE OUTRAS REGRAS VOCÊ CRIARIA? POR QUÊ?

34

RETOMANDO OS CONHECIMENTOS

AVALIAÇÃO DE PROCESSO DE APRENDIZAGEM

CAPÍTULOS 3 E 4

NESTAS PÁGINAS VOCÊ VAI VERIFICAR COMO ESTÁ SUA APRENDIZAGEM.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. OBSERVE AS FOTOS E RESPONDA: QUAIS SÃO OS LOCAIS DE CONVIVÊNCIA REPRESENTADOS NAS FOTOS?
Imagem: Fotografia. Em uma sala ampla, uma família composta por sete pessoas, sendo duas crianças, está reunida à mesa posta com suco, frutas e pratos. Todos estão sentados, com exceção de uma mulher de pé que manipula um dos alimentos.  Fim da imagem.

LEGENDA: REFEIÇÃO NO MUNICÍPIO DE PETRÓPOLIS, ESTADO DO RIO DE JANEIRO. FOTO DE 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia em plano aberto. Uma quadra coberta onde estão algumas crianças. Fim da imagem.

LEGENDA: ESCOLA NO MUNICÍPIO DE TUCUMÃ, NO ESTADO DO PARÁ. FOTO DE 2016. FIM DA LEGENDA.

  1. CLASSIFIQUE, DE ACORDO COM A LEGENDA, AS ALTERNATIVAS QUE CORRESPONDEM ÀS REGRAS DE CONVIVÊNCIA EM CADA LOCAL.

    (E) ESCOLA.

    (M) MORADIA.

( ) PRESTAR ATENÇÃO NA AULA.

( ) TOMAR BANHO NA HORA COMBINADA.

( ) MANTER A SALA DE AULA LIMPA.

( ) DORMIR NA HORA COMBINADA

( ) LEVANTAR A MÃO ANTES DE FALAR.

35

  1. A PREFEITURA DE LONDRINA INSTALOU PLACAS EDUCATIVAS, COMO A QUE VOCÊ PODE OBSERVAR A SEGUIR.
Imagem: Ilustração. Um pássaro, joaninhas, uma borboleta, uma formiga e um sapo em uma área gramada. Eles sorriem e há a indicação “Lixo no chão, não!”.  Fim da imagem.

LEGENDA: PLACA DE CAMPANHA EDUCATIVA REALIZADA NO MUNICÍPIO DE LONDRINA, NO ESTADO DO PARANÁ, EM 2015. FIM DA LEGENDA.

  1. CITE UMA REGRA PARA O USO DOS PARQUINHOS PÚBLICOS.

    AUTOAVALIAÇÃO

    AGORA É HORA DE VOCÊ REFLETIR SOBRE SEU PRÓPRIO APRENDIZADO.

    COPIE OS NÚMEROS DAS PERGUNTAS A SEGUIR E RESPONDA CADA UMA DELAS COM UMA DAS SEGUINTES OPÇÕES: COMPLETAMENTE, PARCIALMENTE OU NÃO CONSEGUI.

  1. IDENTIFIQUEI ALGUMAS REGRAS DAS MORADIAS?
  1. IDENTIFIQUEI ALGUMAS REGRAS DA SALA DE AULA?
  1. IDENTIFIQUEI ALGUMAS REGRAS DE USO DOS PARQUINHOS PÚBLICOS?