8
O QUE EU JÁ SEI?
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA
- OBSERVE A IMAGEM E, A SEGUIR, FAÇA O QUE SE PEDE.
LEGENDA: TURMA DA MÔNICA, DE MAURICIO DE SOUSA. FIM DA LEGENDA.
- QUAL É O ACONTECIMENTO MARCANTE COMEMORADO NO QUADRINHO?
( ) FESTA DA MÔNICA.
( ) ANIVERSÁRIO DO CEBOLINHA.
( ) ANIVERSÁRIO DA MAGALI.
- PINTE O QUADRINHO QUE CORRESPONDE À IDADE QUE A MAGALI ESTÁ COMEMORANDO.
( ) 5 ANOS
( ) 6 anos
( ) 7 anos
- MARQUE COM UM
X
O QUE TEM NA FESTA DA MAGALI.
( ) BOLO.
( ) BANDEIRAS.
9
- VOCÊ SABE QUAL É O PRIMEIRO DOCUMENTO QUE REGISTRA A DATA E O LOCAL EM QUE A PESSOA NASCEU? CIRCULE.
LEGENDA: CERTIDÃO DE NASCIMENTO. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: CADERNETA DA CRIANÇA. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: CARTEIRA DE HABILITAÇÃO. FIM DA LEGENDA.
CRÉDITO: CERTIDÃO DE NASCIMENTO: REPRODUÇÃO; CADERNETA DA CRIANÇA: REPRODUÇÃO; CARTEIRA DE HABILITAÇÃO: JOSÉ CRUZ/AGÊNCIA BRASIL
- LEIA AS REGRAS DE CONVIVÊNCIA ESCRITAS POR ALGUMAS CRIANÇAS E RESPONDA: EM QUE LOCAL SE ENCONTRAM ESSES CARTAZES? ASSINALE.
FALAR NA NOSSA VEZ
GABRIEL
RESPEITAR AS IDEIAS DOS COLEGAS
ISABEL
COLABORAR NA ORGANIZAÇÃO DA SALA DE AULA
CAROLINA
( ) MORADIA.
( ) ESCOLA.
( ) PARQUE PÚBLICO.
- LEIA A REGRA DE UMA MORADIA E RESPONDA: HÁ ALGUMA REGRA SEMELHANTE NA SUA CASA?
TOMAR BANHO ANTES DO JANTAR
10
UNIDADE 1 – ATIVIDADES EM DIFERENTES TEMPOS
Observação: IMAGEM ILUSTRATIVA E SEM PROPORÇÕES PARA FINS DIDÁTICOS. Fim da observação.
11
Boxe complementar:
PRIMEIROS CONTATOS
1. DESCREVA UMA ATIVIDADE DE LAZER REPRESENTADA NA IMAGEM.
2. QUAIS ATIVIDADES REPRESENTADAS NA IMAGEM VOCÊ COSTUMA PRATICAR?
3. EM QUE PERÍODO DO DIA VOCÊ PRATICA ESSAS ATIVIDADES?
Fim do complemento.
12
DESAFIO À VISTA!
CAPÍTULOS 1 E 2
QUAIS FORAM OS PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS DA MINHA VIDA?
CAPÍTULO 1. LEMBRANÇAS DOS ACONTECIMENTOS
ALGUNS ACONTECIMENTOS PODEM SER MARCANTES NA VIDA DE UMA CRIANÇA, COMO O RETRATADO NA FOTOGRAFIA.
LEGENDA: COMEMORAÇÃO NO MUNICÍPIO DE SÃO CAETANO DO SUL, NO ESTADO DE SÃO PAULO. FIM DA LEGENDA.
- QUAL É O ACONTECIMENTO RETRATADO NA FOTOGRAFIA? MARQUE COM UM
X
.
( ) PRIMEIRO DIA DE AULA.
( ) FESTA JUNINA.
( ) ANO-NOVO.
( ) ANIVERSÁRIO.
- CIRCULE OS TRÊS ELEMENTOS MAIS UTILIZADOS NESSA FESTA.
LEGENDA: BALÕES DE FESTA. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: VELA DE ANIVERSÁRIO. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: BOLO. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: FOGOS DE ARTIFÍCIO. FIM DA LEGENDA.
13
TODAS AS CRIANÇAS FAZEM ANIVERSÁRIO UMA VEZ POR ANO. O ANIVERSÁRIO DE UMA CRIANÇA OCORRE SEMPRE NO MESMO MÊS.
- CIRCULE O MÊS DO SEU ANIVERSÁRIO.
JANEIRO
FEVEREIRO
MARÇO
ABRIL
MAIO
JUNHO
JULHO
AGOSTO
SETEMBRO
OUTUBRO
NOVEMBRO
DEZEMBRO
- PERGUNTE A UM COLEGA EM QUE MÊS ELE FAZ ANIVERSÁRIO. VOCÊS FAZEM ANIVERSÁRIO NO MESMO MÊS?
( ) SIM.
( ) NÃO.
- O PROFESSOR VAI REGISTRAR NA LOUSA O NOME DAS CRIANÇAS QUE FAZEM ANIVERSÁRIO EM CADA MÊS. QUANDO SOLICITADO, DIGA O NOME DO MÊS EM QUE VOCÊ FAZ ANIVERSÁRIO.
- ANALISE AS INFORMAÇÕES REGISTRADAS NA LOUSA E RESPONDA ÀS PERGUNTAS.
- ALGUÉM FAZ ANIVERSÁRIO NO MESMO MÊS QUE VOCÊ? SE SIM, QUEM?
- QUAL É O MÊS COM MAIOR NÚMERO DE ANIVERSARIANTES?
LEGENDA: IMAGENS MERAMENTE ILUSTRATIVAS. FIM DA LEGENDA.
14
UM DIA ESPECIAL
OUTRO ACONTECIMENTO QUE PODE SER MARCANTE NA VIDA DE UMA CRIANÇA É O DESCRITO NO POEMA A SEGUIR.
LEGENDA: IMAGEM MERAMENTE ILUSTRATIVA. FIM DA LEGENDA.
PRIMEIRO DIA DE AULA
PRIMEIRO DIA DE AULA,
COMO É BOM RECOMEÇAR!
MALA NOVA, TUDO NOVO,
CADERNO, LÁPIS NO ESTOJO,
TUDO ENCAPADO,
TUDO AJEITADO,
TUDO ARRUMADO,
TUDO PRONTINHO.
NÃO CONHEÇO A PROFESSORA,
TAMBÉM ELA VAI SER NOVA.
SEI QUE DELA VOU GOSTAR,
E ELA VAI GOSTAR DE MIM. [...]
TUDO NOVO, VIDA NOVA.
NOVOS COLEGAS TAMBÉM. [...]
FONTE: PEDRO BANDEIRA. CAVALGANDO O ARCO-ÍRIS. SÃO PAULO: MODERNA, 2002. P. 24. (TÍTULO ADAPTADO.)
- O PROFESSOR VAI ORGANIZAR A LEITURA DO POEMA EM VOZ ALTA. QUANDO VOCÊ FOR CHAMADO, LEIA O TRECHO INDICADO COMO SOUBER.
15
- QUAL É O DIA MARCANTE DESCRITO NO POEMA? MARQUE A RESPOSTA COM UM
X
.
( ) O ANIVERSÁRIO DA CRIANÇA.
( ) O PRIMEIRO DIA DE AULA.
( ) O PRIMEIRO DIA DE FÉRIAS.
- COM BASE NAS INFORMAÇÕES DO TEXTO, PODEMOS DIZER QUE A PERSONAGEM DO POEMA ESTAVA TRISTE OU CONTENTE?
- USANDO LÁPIS PRETO, CIRCULE OS MATERIAIS ESCOLARES CITADOS NO POEMA.
LEGENDA: MOCHILA. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: CADERNO. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: LIVRO. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: ESTOJO. FIM DA LEGENDA.
5. O QUE A PERSONAGEM DO POEMA ESPERAVA DA NOVA PROFESSORA?
6. CONVERSE COM OS COLEGAS SOBRE COMO FOI SEU PRIMEIRO DIA DE AULA.
A) CONTE A ELES COMO VOCÊ CHEGOU À ESCOLA NESSE DIA.
B) CITE UM MATERIAL ESCOLAR QUE VOCÊ LEVOU.
7. VOCÊ LEMBRA DE ALGO QUE APRENDEU EM SEU PRIMEIRO DIA DE AULA? SE SIM, O QUE FOI?
16
CAPÍTULO 2 REGISTRANDO OS ACONTECIMENTOS
OS ACONTECIMENTOS DA VIDA DE UMA CRIANÇA PODEM SER REGISTRADOS EM DIVERSOS DOCUMENTOS, COMO A CERTIDÃO DE NASCIMENTO.
LEGENDA: MULHER COM CERTIDÃO DE NASCIMENTO DE SEU FILHO EM MÃOS, NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO, NO ESTADO DE SÃO PAULO. FOTO DE 2021. FIM DA LEGENDA.
NA CERTIDÃO DE NASCIMENTO SÃO REGISTRADAS AS SEGUINTES INFORMAÇÕES:
NOME DA CRIANÇA
DIA, MÊS E ANO DE NASCIMENTO
NOME DE UM OU MAIS PARENTES DA CRIANÇA
LOCAL DE NASCIMENTO
- COMO TAREFA DE CASA, CONVERSE COM UM ADULTO COM QUEM VOCÊ CONVIVE PARA DESCOBRIR ALGUNS DADOS REGISTRADOS NA SUA CERTIDÃO DE NASCIMENTO.
- NOME COMPLETO.
- DATA DE SEU NASCIMENTO (DIA, MÊS E ANO).
- NOME DE UM DOS SEUS FAMILIARES.
- LOCAL DE NASCIMENTO.
- CONTE AOS COLEGAS AS SUAS DESCOBERTAS.
17
OUTRO DOCUMENTO IMPORTANTE NA VIDA DAS CRIANÇAS É CHAMADO CADERNETA DA CRIANÇA. NELA SÃO REGISTRADOS OS CUIDADOS COM A SAÚDE DA CRIANÇA, INCLUINDO AS VACINAS QUE FORAM TOMADAS EM CADA IDADE.
LEGENDA: CADERNETA DA CRIANÇA, EM QUE SE REGISTRAM OS CUIDADOS COM A SAÚDE, INCLUSIVE AS VACINAS. FIM DA LEGENDA.
- SE VOCÊ TIVER A CADERNETA DA CRIANÇA, OBSERVE-A EM CASA, COM A AJUDA DE UM ADULTO. PROCURE DESCOBRIR UMA VACINA QUE VOCÊ JÁ TOMOU E A IDADE QUE VOCÊ TINHA AO TOMAR ESSA VACINA. CONTE AOS COLEGAS.
- EM SALA DE AULA, CONTE AOS COLEGAS SOBRE AS VACINAS REGISTRADAS E O QUE MAIS CHAMOU A SUA ATENÇÃO.
- HÁ ALGUMA SEMELHANÇA ENTRE AS VACINAS TOMADAS POR VOCÊ E AS TOMADAS PELOS COLEGAS? SE SIM, QUAL?
18
EXPLORAR FONTE HISTÓRICA ESCRITA
OS BRINQUEDOS USADOS POR UMA CRIANÇA TAMBÉM AJUDAM A CONTAR SUA HISTÓRIA.
ACOMPANHE A LEITURA DA REPORTAGEM A SEGUIR.
UM BRINQUEDO ESPECIAL
CAMILINHA É UMA BONECA [...] [QUE] OUVE TODOS OS SEGREDINHOS DE LETÍCIA [...], DE 8 ANOS.
A MENINA GANHOU O BRINQUEDO AOS 2 ANOS E, DE LÁ PARA CÁ, VIRARAM BOAS COMPANHEIRAS. NA HORA DO APERTO, ELA CONVERSA BAIXINHO COM A BONECA.
FONTE: MEU BRINQUEDO PREFERIDO. O TEMPINHO. JORNAL O TEMPO . DISPONÍVEL EM: http://fdnc.io/fo7. ACESSO EM: 15 FEV. 2021.
- LOCALIZE NO TEXTO O TIPO DE BRINQUEDO PREFERIDO DE LETÍCIA E MARQUE-O COM UM
X
.
( ) BICICLETA.
( ) BONECA.
( ) BOLA.
- POR QUE LETÍCIA GOSTA DESSE BRINQUEDO?
- E QUAL É O SEU BRINQUEDO PREFERIDO?
- POR QUE ESSE É SEU BRINQUEDO PREFERIDO? CONTE AOS COLEGAS.
5. AGORA, RECONTE O TEXTO PARA UM COLEGA E OUÇA-O CONTAR TAMBÉM. DEPOIS, RESPONDAM: OS SEUS BRINQUEDOS PREFERIDOS SÃO SEMELHANTES? POR QUÊ?
6. COMO TAREFA DE CASA, RECONTE PARA OS ADULTOS DA SUA CONVIVÊNCIA A HISTÓRIA DE LETÍCIA E SEU BRINQUEDO PREFERIDO.
19
LINHA DO TEMPO
TODOS OS ACONTECIMENTOS QUE VOCÊ ESTUDOU PODEM SER ORGANIZADOS EM UMA LINHA DO TEMPO, COMO A DE BEATRIZ.
- LIGUE A IDADE AOS FATOS DA VIDA DE BEATRIZ.
Coluna 1
1 ANO
4 ANOS
Coluna 2
FOI PARA A ESCOLA.
COMEÇOU A ENGATINHAR.
20
MINHA LINHA DO TEMPO
- AGORA VOCÊ VAI ORGANIZAR AS INFORMAÇÕES SOBRE OS ACONTECIMENTOS DA SUA VIDA EM UMA LINHA DO TEMPO. SIGA OS PASSOS.
- ESCREVA O SEU NOME NO TÍTULO DA LINHA DO TEMPO, DO JEITO QUE SOUBER.
- REGISTRE O ANO DO SEU NASCIMENTO E OS ANOS SEGUINTES.
- CONVERSE COM UM ADULTO PARA CONHECER ACONTECIMENTOS QUE OCORRERAM EM CADA ANO DA SUA VIDA.
- REPRESENTE CADA UM DESSES ACONTECIMENTOS POR MEIO DE FOTOS OU DESENHOS.
A VIDA DE ______
21
- QUAIS ACONTECIMENTOS DO SEU CRESCIMENTO VOCÊ CONHECEU POR MEIO DAS LEMBRANÇAS DOS ADULTOS?
22
RETOMANDO OS CONHECIMENTOS
CAPÍTULOS 1 E 2
AVALIAÇÃO DE PROCESSO DE APRENDIZAGEM
NESTAS PÁGINAS VOCÊ VAI VERIFICAR COMO ESTÁ SUA APRENDIZAGEM.
- OBSERVE OBJETOS LIGADOS A ACONTECIMENTOS IMPORTANTES NA VIDA DAS CRIANÇAS. CIRCULE CADA IMAGEM DE ACORDO COM AS CORES DA LEGENDA.
AZUL - ANIVERSÁRIO
VERDE - PRIMEIRO DIA DE AULA
LEGENDA: IMAGENS ILUSTRATIVAS PARA FINS DIDÁTICOS. FIM DA LEGENDA.
- MARQUE COM UM X AS FRASES QUE APRESENTAM INFORMAÇÕES REGISTRADAS NA CERTIDÃO DE NASCIMENTO.
( ) NOME COMPLETO DE QUEM NASCEU.
( ) DIA DA PRIMEIRA VACINAÇÃO.
( ) DIA DO NASCIMENTO DA CRIANÇA.
( ) LOCAL DE NASCIMENTO.
( ) DIA EM QUE ENTROU NA ESCOLA.
( ) MÊS DO NASCIMENTO.
23
- OBSERVE A IMAGEM E FAÇA O QUE SE PEDE.
- QUAL É O NOME DESSA LINHA?
- COMO ELA ESTÁ DIVIDIDA?
- QUAL FATO FOI INCLUÍDO NA LINHA DE TEMPO?
AUTOAVALIAÇÃO
AGORA É HORA DE VOCÊ REFLETIR SOBRE SEU PRÓPRIO APRENDIZADO.
COPIE OS NÚMEROS DAS PERGUNTAS A SEGUIR E RESPONDA CADA UMA DELAS COM UMA DAS SEGUINTES OPÇÕES: COMPLETAMENTE, PARCIALMENTE OU NÃO CONSEGUI.
- IDENTIFIQUEI OS ACONTECIMENTOS MARCANTES DA MINHA VIDA?
- DESCREVI OS ELEMENTOS DA CERTIDÃO DE NASCIMENTO?
- IDENTIFIQUEI AS CARACTERÍSTICAS DA LINHA DO TEMPO?
4. LI OS TEXTOS APRESENTADOS?
24
DESAFIO À VISTA!
CAPÍTULOS 3 E 4
COMO É A CONVIVÊNCIA ENTRE AS PESSOAS NA MORADIA, NA ESCOLA E EM OUTROS LOCAIS DA COMUNIDADE?
CAPÍTULO 3. A CONVIVÊNCIA NA MORADIA
AS PESSOAS PODEM CONVIVER EM DIVERSOS LOCAIS.
OS LOCAIS DOMÉSTICOS SÃO OS QUE COMPÕEM A MORADIA. OS ESCOLARES SÃO OS CORRESPONDENTES À ESCOLA. HÁ, TAMBÉM, OUTROS LOCAIS DA COMUNIDADE, COMO PARQUES, PRAÇAS E CINEMAS.
EM CADA UM DESSES LOCAIS, AS PESSOAS DEVEM TER ATITUDES QUE CONTRIBUAM PARA A BOA CONVIVÊNCIA.
- CLASSIFIQUE AS IMAGENS NOS QUADRINHOS CONFORME A LEGENDA.
D. LOCAL DOMÉSTICO
C. OUTROS LOCAIS DA COMUNIDADE
LEGENDA: IMAGENS ILUSTRATIVAS PARA FINS DIDÁTICOS. FIM DA LEGENDA.
25
TEMPO, TEMPO...
NOS LOCAIS DE CONVIVÊNCIA, AS CRIANÇAS PODEM REALIZAR DIFERENTES ATIVIDADES A CADA DIA DA SEMANA.
1. DESENHE AS ATIVIDADES QUE VOCÊ FAZ NOS DIAS DA SEMANA EM DESTAQUE A SEGUIR.
Tabela: equivalente textual a seguir.
DOMINGO |
SEGUNDA-FEIRA |
TERÇA-FEIRA |
QUARTA-FEIRA |
QUINTA-FEIRA |
SEXTA-FEIRA |
SÁBADO |
---|
EM DESTAQUE: DOMINGO - QUARTA-FEIRA - SÁBADO.
- AGORA, OBSERVE OS DESENHOS E RESPONDA ÀS QUESTÕES.
- QUAL ATIVIDADE VOCÊ DESENHOU ANTES DA QUARTA-FEIRA?
- E DEPOIS DA QUARTA-FEIRA?
- A ATIVIDADE DO SÁBADO FOI REALIZADA EM QUE LUGAR?
( ) NA SUA MORADIA.
( ) NA ESCOLA.
( ) EM OUTRO LOCAL DA COMUNIDADE. QUAL?
26
HÁBITOS E REGRAS NA MORADIA
PODEMOS TER DIVERSOS HÁBITOS E REGRAS EM NOSSA MORADIA.
- LIGUE AS FOTOS AOS HÁBITOS E REGRAS QUE PODEM EXISTIR EM UMA MORADIA.
Coluna 1
- COMO TAREFA DE CASA, ESCOLHA UMA DAS REGRAS DESCRITAS NA ATIVIDADE ANTERIOR E LEIA-A, COMO SOUBER, PARA OS ADULTOS DA SUA CONVIVÊNCIA.
27
- LEIA O QUADRINHO COM A AJUDA DO PROFESSOR.
LEGENDA: TURMA DA MÔNICA, DE MAURICIO DE SOUSA. FIM DA LEGENDA.
- POR QUE AS TRÊS PERSONAGENS NÃO PODEM CONTINUAR BRINCANDO?
- O QUE CEBOLINHA DEVE FAZER ANTES DO JANTAR?
4. NA SUA MORADIA EXISTEM REGRAS PARA AS ATIVIDADES A SEGUIR? SE SIM, CONTE-AS AOS COLEGAS.
TOMAR BANHO.
DORMIR.
VER TELEVISÃO.
USAR O TELEFONE.
LEGENDA: IMAGENS ILUSTRATIVAS PARA FINS DIDÁTICOS. FIM DA LEGENDA.
28
CAPÍTULO 4. A CONVIVÊNCIA NA COMUNIDADE
AS PESSOAS QUE FREQUENTAM A ESCOLA TAMBÉM ORGANIZAM A CONVIVÊNCIA. CADA ESPAÇO DA ESCOLA TEM SUAS REGRAS, COMO NOS REPRESENTADOS NAS FOTOS A SEGUIR.
SALA DE AULA
LEGENDA: ESCOLA NO MUNICÍPIO DE ARAÇUAÍ, NO ESTADO DE MINAS GERAIS. FOTO DE 2018. FIM DA LEGENDA.
BIBLIOTECA
LEGENDA: ESCOLA NO MUNICÍPIO DE SALVADOR, NO ESTADO DA BAHIA. FOTO DE 2019. FIM DA LEGENDA.
29
QUADRA ESPORTIVA
LEGENDA: ESCOLA NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO, NO ESTADO DE SÃO PAULO. FOTO DE 2020. FIM DA LEGENDA.
- CONTE AOS COLEGAS UMA REGRA QUE VOCÊ CONSIDERA IMPORTANTE PARA A CONVIVÊNCIA ADEQUADA EM CADA LOCAL DA ESCOLA.
- SALA DE AULA.
- BIBLIOTECA.
- QUADRA ESPORTIVA.
- USANDO LÁPIS DE COR, PINTE AS REGRAS PARA A CONVIVÊNCIA NA SALA DE AULA DE ACORDO COM A LEGENDA A SEGUIR.
REGRA CITADA PELOS ALUNOS
REGRA NÃO CITADA PELOS ALUNOS
( ) LEVANTAR A MÃO ANTES DE FALAR.
( ) NÃO FALAR ENQUANTO ALGUÉM ESTIVER FALANDO.
( ) PRESTAR ATENÇÃO NA AULA.
( ) MANTER A SALA LIMPA.
- VOCÊS CITARAM ALGUMA REGRA DE CONVIVÊNCIA NA SALA DE AULA QUE NÃO ESTÁ NA LISTA ACIMA? SE SIM, QUAL?
30
O RECREIO
UM DOS MOMENTOS DE CONVIVÊNCIA NA ESCOLA É O INTERVALO ENTRE AS AULAS, TAMBÉM CONHECIDO COMO RECREIO.
ACOMPANHE A LEITURA DO TEXTO SOBRE O RECREIO NA ESCOLA DE MARIA DO ROSÁRIO, QUE NASCEU EM 1946.
NO INTERVALO...
AH, NAQUELA ÉPOCA TINHA TANTA BRINCADEIRA. O INTERVALO ERA ATÉ MAIOR E, MUITAS VEZES, NEM LANCHE NÃO TINHA, MAS A GENTE NEM SENTIA TANTA FALTA, PORQUE A GENTE BRINCAVA MESMO. [...] A PROFESSORA E A DIRETORA PARTICIPAVAM DAS BRINCADEIRAS, ELAS BRINCAVAM TAMBÉM. [...]
FONTE: MARIA DO ROSÁRIO DE SOUSA CARVALHO. ENTREVISTA CONCEDIDA A: FRANCISCO G. VILANOVA. MEMÓRIAS DE PROFESSORAS PIAUIENSES : ITINERÁRIOS ESCOLARES E EXPERIÊNCIAS DOCENTES (1940-1970). DISSERTAÇÃO (MESTRADO EM EDUCAÇÃO). UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ, 2014. P. 120.
LEGENDA: IMAGEM MERAMENTE ILUSTRATIVA. FIM DA LEGENDA.
- DE ACORDO COM O DEPOIMENTO, O QUE AS CRIANÇAS FAZIAM DURANTE O RECREIO NA ESCOLA DE MARIA DO ROSÁRIO?
- LOCALIZE NO TEXTO QUEM PARTICIPAVA DAS BRINCADEIRAS COM AS CRIANÇAS E MARQUE COM UM
X
.
( ) A DIRETORA.
( ) AS MÃES.
( ) A PROFESSORA.
31
UMA DAS ATIVIDADES QUE COSTUMA OCORRER DURANTE O RECREIO É A DISTRIBUIÇÃO DAS MERENDAS. TODOS OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA TÊM DIREITO A RECEBER MERENDA.
VEJA A SEGUIR O CARDÁPIO DE UM DOS DIAS DA SEMANA NAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE PROMISSÃO, NO ESTADO DE SÃO PAULO.
TERÇA-FEIRA
LEGENDA: ARROZ. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: FEIJÃO. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: BETERRABA COZIDA. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: CARNE MOÍDA COM CHUCHU. FIM DA LEGENDA.
FONTE: PREFEITURA MUNICIPAL DE PROMISSÃO. DISPONÍVEL EM: http://fdnc.io/fJB. ACESSO EM: 2 FEV. 2021.
3. USANDO O LÁPIS PRETO, CIRCULE O ALIMENTO DE QUE VOCÊ MAIS GOSTA NA MERENDA ACIMA.
4. E A SUA MERENDA, COMO É? DESENHE UM ALIMENTO QUE VOCÊ COSTUMA COMER NA MERENDA ESCOLAR.
_____
32
HÁBITOS E REGRAS EM OUTROS LOCAIS DA COMUNIDADE
ASSIM COMO NAS MORADIAS E NAS ESCOLAS, A CONVIVÊNCIA NOS DEMAIS LOCAIS DA COMUNIDADE TAMBÉM ENVOLVE REGRAS.
OS PARQUINHOS, POR EXEMPLO, TÊM REGRAS COMO AS DESCRITAS NAS PLACAS A SEGUIR.
Observação: IMAGEM ILUSTRATIVA SEM PROPORÇÕES PARA FINS DIDÁTICOS. Fim da observação.
33
1. ESCOLHA UM DOS BRINQUEDOS DO PARQUINHO E SIGA OS PASSOS.
A) CONTE AOS COLEGAS O NOME DO BRINQUEDO QUE VOCÊ ESCOLHEU.
B) DESCREVA A REGRA QUE ESTÁ PERTO DESSE BRINQUEDO.
C) AGORA, RESPONDA: ESSA REGRA É IMPORTANTE PARA O USO DO PARQUINHO? POR QUÊ?
2. SE VOCÊ FOSSE ADMINISTRADOR DO PARQUINHO, QUE OUTRAS REGRAS VOCÊ CRIARIA? POR QUÊ?
34
RETOMANDO OS CONHECIMENTOS
AVALIAÇÃO DE PROCESSO DE APRENDIZAGEM
CAPÍTULOS 3 E 4
NESTAS PÁGINAS VOCÊ VAI VERIFICAR COMO ESTÁ SUA APRENDIZAGEM.
- OBSERVE AS FOTOS E RESPONDA: QUAIS SÃO OS LOCAIS DE CONVIVÊNCIA REPRESENTADOS NAS FOTOS?
LEGENDA: REFEIÇÃO NO MUNICÍPIO DE PETRÓPOLIS, ESTADO DO RIO DE JANEIRO. FOTO DE 2019. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: ESCOLA NO MUNICÍPIO DE TUCUMÃ, NO ESTADO DO PARÁ. FOTO DE 2016. FIM DA LEGENDA.
- CLASSIFIQUE, DE ACORDO COM A LEGENDA, AS ALTERNATIVAS QUE CORRESPONDEM ÀS REGRAS DE CONVIVÊNCIA EM CADA LOCAL.
(E) ESCOLA.
(M) MORADIA.
( ) PRESTAR ATENÇÃO NA AULA.
( ) TOMAR BANHO NA HORA COMBINADA.
( ) MANTER A SALA DE AULA LIMPA.
( ) DORMIR NA HORA COMBINADA
( ) LEVANTAR A MÃO ANTES DE FALAR.
35
- A PREFEITURA DE LONDRINA INSTALOU PLACAS EDUCATIVAS, COMO A QUE VOCÊ PODE OBSERVAR A SEGUIR.
LEGENDA: PLACA DE CAMPANHA EDUCATIVA REALIZADA NO MUNICÍPIO DE LONDRINA, NO ESTADO DO PARANÁ, EM 2015. FIM DA LEGENDA.
- O QUE A PLACA ESTÁ COMUNICANDO À COMUNIDADE?
- CITE UMA REGRA PARA O USO DOS PARQUINHOS PÚBLICOS.
AUTOAVALIAÇÃO
AGORA É HORA DE VOCÊ REFLETIR SOBRE SEU PRÓPRIO APRENDIZADO.
COPIE OS NÚMEROS DAS PERGUNTAS A SEGUIR E RESPONDA CADA UMA DELAS COM UMA DAS SEGUINTES OPÇÕES: COMPLETAMENTE, PARCIALMENTE OU NÃO CONSEGUI.
- IDENTIFIQUEI ALGUMAS REGRAS DAS MORADIAS?
- IDENTIFIQUEI ALGUMAS REGRAS DA SALA DE AULA?
- IDENTIFIQUEI ALGUMAS REGRAS DE USO DOS PARQUINHOS PÚBLICOS?