36

Unidade 2 - O DIA A DIA DAS CRIANÇAS

Imagem: Fotografia em plano aberto. No pátio da escola, crianças uniformizadas correm e caminham na mesma direção. Elas estão diante das paredes dos banheiros, identificados com a figura de um menino e de uma menina, e ao lado estão as portas das salas de aula e refeitório. O telhado é de cerâmica e há um bambolê próximo à borda. Ao fundo, muitas árvores. Fim da imagem.

LEGENDA: ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE RIO PIRACICABA, NO ESTADO DE MINAS GERAIS. FOTO DE 2016. FIM DA LEGENDA.

37

Boxe complementar:

PRIMEIROS CONTATOS

  1. O QUE AS CRIANÇAS ESTÃO FAZENDO NA FOTO?
  1. AS CRIANÇAS COSTUMAM FAZER ESSA ATIVIDADE NO PERÍODO DO DIA OU DA NOITE?

Fim do complemento.

38

DESAFIO À VISTA!

CAPÍTULO 5 e 6

QUE ATIVIDADES AS CRIANÇAS FAZEM NO DIA A DIA?

CAPÍTULO 5. DIVERSAS ATIVIDADES

AS CRIANÇAS COSTUMAM REALIZAR DIVERSAS ATIVIDADES AO LONGO DO DIA, COMO BRINCAR, ESTUDAR, DESCANSAR E CUIDAR DA SAÚDE.

  1. OBSERVE A ILUSTRAÇÃO.
Imagem: Ilustração. Uma menina dorme de pijama e coberta em sua cama. Ao fundo, o céu noturno estrelado e com a lua minguante. Próximo à cama, um gato deitado. Fim da imagem.

IMAGEM 1

Imagem: Ilustração. Uma área verde com uma árvore durante o dia. No céu, nuvens e o sol. Fim da imagem.

IMAGEM 2

Imagem: Ilustração. A área verde com a árvore durante a noite. No céu, a lua cheia, nuvens e estrelas. Fim da imagem.

Observação: IMAGENS ILUSTRATIVAS COM FINALIDADE DIDÁTICA. Fim da observação.

39

TEMPO, TEMPO...

O DIA PODE SER DIVIDIDO EM TRÊS PERÍODOS: MANHÃ, TARDE E NOITE.

  1. DESENHE UMA ATIVIDADE QUE VOCÊ FAZ EM CADA PERÍODO DO DIA.

MANHÃ

______

TARDE

______

NOITE

______

40

DIVERSOS COTIDIANOS

O COTIDIANO DAS CRIANÇAS PODE SER CONHECIDO POR MEIO DE FOTOGRAFIAS, COMO AS REPRODUZIDAS NO QUADRO ABAIXO.

Quadro: equivalente textual a seguir.

BEATRIZ

PAULO

MANHÃ

MANHÃ

Fotografia 1. Destaque de uma menina que escreve sentada à carteira na sala de aula.

Fotografia 2. Quatro crianças com características diversas correm em uma área verde. Uma delas segura uma pipa.

TARDE

TARDE

Fotografia 3. Uma senhora está ao lado de uma criança sentada em um balanço. Elas sorriem.

Fotografia 4. Destaque de duas crianças que sorriem e manipulam aparelhos eletrônicos.

NOITE

NOITE

Fotografia 5. Uma menina de pijama dorme deitada em sua cama.

Fotografia 6. Um menino de pijama dorme deitado em sua cama.

41

  1. PINTE OS QUADRADINHOS DE ACORDO COM A LEGENDA.

    Ilustração de um quadrado vermelho.BEATRIZ

    Ilustração de um quadrado azul.PAULO

    ( ) ESTUDA PELA MANHÃ.

    ( ) BRINCA PELA MANHÃ.

    ( ) ESTUDA À TARDE.

    ( ) BRINCA À TARDE.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. À NOITE, BEATRIZ E PAULO FAZEM ALGO PARECIDO? SE SIM, O QUE É?

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. RETOME, NA PÁGINA 39, OS DESENHOS QUE VOCÊ FEZ DAS ATIVIDADES QUE REALIZA EM CADA PARTE DO DIA.
    1. SEU DIA É MAIS PARECIDO COM O DA BEATRIZ OU COM O DO PAULO? POR QUÊ?

      Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.

    1. MOSTRE SEUS DESENHOS PARA UM COLEGA E VEJA OS DELE.
      • HÁ ALGO PARECIDO NOS DESENHOS DE VOCÊS? O QUÊ?
      • HÁ ALGO DIFERENTE? O QUÊ?

Boxe complementar:

VOCÊ SABIA?

EM MUITAS ESCOLAS BRASILEIRAS, AS AULAS TÊM INÍCIO ÀS 7 HORAS OU ÀS 7 HORAS E TRINTA MINUTOS.

MAS, ALGUNS PESQUISADORES ACREDITAM QUE ACORDAR CEDO FAZ MAL ÀS CRIANÇAS E ATRAPALHA OS ESTUDOS.

POR ISSO, JÁ FOI APRESENTADA UMA LEI PARA DETERMINAR QUE AS AULAS COMEÇASSEM ÀS 9 HORAS. CONTUDO, TAL LEI NÃO FOI APROVADA.

E VOCÊ, A QUE HORAS COMEÇA A ESTUDAR NA ESCOLA?

Imagem: Fotografia. Destaque de uma área com chão de terra à frente da Escola Municipal Agrícola e por onde caminham cinco crianças com roupas leves e mochila nas costas. Fim da imagem.

LEGENDA: ALUNOS ENTRANDO NA ESCOLA, NO MUNICÍPIO DE SANTALUZ, NO ESTADO DA BAHIA. FOTO DE 2018. FIM DA LEGENDA.

Fim do complemento.

42

MUITAS CRIANÇAS ESTUDAM EM UM PERÍODO E FICAM EM CASA DURANTE O RESTO DO DIA. MAS HÁ TAMBÉM CRIANÇAS QUE FICAM POR MAIS TEMPO NA ESCOLA, ONDE FAZEM ATIVIDADES DIFERENTES DAS AULAS REGULARES.

PROJETO MAIS EDUCAÇÃO

NO MAIS EDUCAÇÃO, OS ESTUDANTES TÊM ATIVIDADES CULTURAIS, ESPORTIVAS E DE LAZER [...].

A MÚSICA E OS ESPORTES ESTÃO ENTRE AS ATIVIDADES PREFERIDAS DOS ESTUDANTES [...]. A TERCEIRA MAIS PROCURADA É A CRIAÇÃO E MANUTENÇÃO DE HORTAS ESCOLARES.

FONTE: AMPLIAÇÃO DA JORNADA ESCOLAR TERÁ R$ 130 MILHÕES. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. DISPONÍVEL EM: http://fdnc.io/fJD. ACESSO EM: 4 FEV. 2021.

  1. MARQUE COM UM X AS FOTOS QUE REPRESENTAM AS ATIVIDADES PREFERIDAS DOS ESTUDANTES DO PROJETO MAIS EDUCAÇÃO.

Imagem 1

Imagem: Fotografia. Destaque do interior de uma sala onde as carteiras estão posicionas em semicírculo. As crianças estão sentadas diante de instrumentos e observam uma mulher tocar violão ao centro. Ao fundo, há garrafas vazias penduradas em um suporte de ferro. Na parede, há diversas colagens.  Fim da imagem.

LEGENDA: ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE PETROLINA, NO ESTADO DE PERNAMBUCO. FOTO DE 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem 2

Imagem: Fotografia. Destaque de um menino que pinta o desenho de uma borboleta com lápis colorido. Ele está sentado à carteira, onde também há um estojo.  Fim da imagem.

LEGENDA: ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE KENNEDY, NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO. FOTO DE 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem 3

Imagem: Fotografia. Um grupo de crianças está acompanhado de duas mulheres adultas em uma horta coberta por uma rede. Algumas observam e outras regam as mudas.  Fim da imagem.

LEGENDA: ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE PORTO ALEGRE, NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. FOTO DE 2016. FIM DA LEGENDA.

Imagem 4

Imagem: Fotografia em plano aberto. Em um terreno, um pequeno grupo de crianças joga bola próximo de uma árvore.  Fim da imagem.

LEGENDA: ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE NOSSA SENHORA DO LIVRAMENTO, NO ESTADO DO MATO GROSSO. FOTO DE 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. A SUA ESCOLA OFERECE ATIVIDADES COMO AS DESCRITAS NO TEXTO? SE SIM, QUAIS?

43

O DIA A DIA DAS CRIANÇAS TAMBÉM É REPRESENTADO EM HISTÓRIAS EM QUADRINHOS, COMO A DO PERSONAGEM FRANJINHA.

Imagem: Quadrinhos composto por dois quadros. Q1: Uma mulher loira de cabelo preto e longo vestido rosa está brava e exclama “FRANJINHA! JÁ FALEI PRA VOCÊ... LUGAR DE CACHORRO DORMIR É LÁ FORA!”. Ela olha para cama onde estão deitados e cobertos Franjinha, um menino loiro de mechas pretas no cabelo, e um cachorro azul. Q2: O cachorro dorme na cama no quintal sob o céu estrelado e dentro de casa, na janela, Franjinha e a mulher observam. Ela diz ao menino: “VOCÊ NÃO ENTENDEU DIREITO!”. Fim da imagem.
  1. NA TIRINHA, FRANJINHA ESTÁ SE PREPARANDO PARA FAZER O QUÊ?

    ( ) BRINCAR.

    ( ) DORMIR.

    ( ) ESTUDAR.

  1. CIRCULE O PERÍODO DO DIA EM QUE SE PASSA A HISTÓRIA.

    ( ) manhã

    ( ) tarde

    ( ) noite

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. COMO VOCÊ PERCEBEU O PERÍODO DO DIA EM QUE A HISTÓRIA SE PASSA?

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. POR QUE A MÃE DE FRANJINHA FICOU DESCONTENTE?

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. COMO FRANJINHA RESOLVEU A SITUAÇÃO?

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. VOCÊ CONCORDA COM A FORMA COMO FRANJINHA RESOLVEU A SITUAÇÃO? EXPLIQUE.
  1. VOCÊ TEM ALGUM ANIMAL DE ESTIMAÇÃO? SE SIM, RESPONDA ÀS PERGUNTAS.
    1. QUE ANIMAL É O SEU?

      ( ) CÃO.

      ( ) GATO.

      ( ) OUTRO. CONTE AOS COLEGAS.

      Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

    1. ONDE ELE DORME? CONTE AOS COLEGAS.

44

CAPÍTULO 6. OS ACONTECIMENTOS NOS MESES

AS PESSOAS PODEM VIVER DIVERSOS ACONTECIMENTOS EM CADA MÊS DO ANO, COMO DESCRITO NO TEXTO.

JANEIRO

— JANEIRO!

— PRESENTE!, APRESENTOU-SE O CHAMADO, MUITO BONITO, DE CAMISA ESTAMPADA COM BANDEIRAS DO MUNDO TODO.

— SOU O PRIMEIRO MÊS DO ANO, E MEU DIA PRIMEIRO É O DIA DA CONFRATERNIZAÇÃO UNIVERSAL, A FESTA DA AMIZADE DE TODOS OS POVOS!

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. QUE MÊS É CITADO NO TEXTO?

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. O QUE É COMEMORADO NO PRIMEIRO DIA DO MÊS DE JANEIRO?
  1. A CAMISA CITADA NO TEXTO TINHA BANDEIRAS DO MUNDO TODO. COM A AJUDA DO PROFESSOR, ESCOLHA A BANDEIRA DE UM PAÍS E FAÇA UM DESENHO DELA A SEGUIR.
Imagem: Ilustração de dois lápis, um azul e um bege. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração de dois lápis, um verde e um vermelho. Fim da imagem.

45

Boxe complementar:

INVESTIGUE

1. ESTA TAREFA DE CASA DEVE SER FEITA COM A AJUDA DE ADULTOS DA SUA CONVIVÊNCIA. INVESTIGUE O NOME DO MÊS EM QUE OCORRE CADA ACONTECIMENTO E LIGUE AS COLUNAS.

Coluna 1

O INÍCIO DAS AULAS.

O FINAL DAS AULAS.

DIA DA CONFRATERNIZAÇÃO UNIVERSAL.

FÉRIAS ESCOLARES.

DIA DO TRABALHO.

FESTAS JUNINAS.

CARNAVAL.

DIA DA ÁRVORE.

DIA DA CRIANÇA.

DIA DA MULHER.

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA.

Coluna 2

JANEIRO

FEVEREIRO

MARÇO

ABRIL

MAIO

JUNHO

JULHO

AGOSTO

SETEMBRO

OUTUBRO

NOVEMBRO

DEZEMBRO

Fim do complemento.

46

O QUE ACONTECE A CADA MÊS

  1. ESCOLHA UM ACONTECIMENTO QUE OCORRE EM CADA MÊS DO ANO NA SUA VIDA E NA DAS PESSOAS COM QUEM VOCÊ CONVIVE.

    DEPOIS, REPRESENTE OS ACONTECIMENTOS ESCOLHIDOS POR MEIO DE DESENHOS NOS ESPAÇOS CORRESPONDENTES.

Imagem: Ilustração. Uma linha do tempo ao longo de um ano que apresenta em cada mês, de janeiro a dezembro, um quadro em branco para preencher e com bordas coloridas. Ao redor da linha do tempo há figuras de lápis coloridos espalhados, folhas de calendário com dias diversos, como 25 de março, 30 de julho, 07 de junho e 12 de outubro. Também há uma menina de pé diante de uma carteira que faz um círculo vermelho em um dia ao fim do mês de maio na folhinha do calendário. E um menino de pé que alcança um calendário na parede para marcar um dia ao fim do mês de maio.  Fim da imagem.

OBSERVAÇÃO: IMAGENS MERAMENTE ILUSTRATIVAS. FIM DA OBSERVAÇÃO.

47

Página sem conteúdo.

48

RETOMANDO OS CONHECIMENTOS

CAPÍTULOS 5 E 6

AVALIAÇÃO DE PROCESSO DE APRENDIZAGEM

NESTAS PÁGINAS VOCÊ VAI VERIFICAR COMO ESTÁ SUA APRENDIZAGEM.

  1. LEIA O POEMA E, A SEGUIR, FAÇA O QUE SE PEDE.

    LUA

    A LUA PINTA A RUA DE PRATA

    E NA MATA A LUA PARECE

    UM BISCOITO DE NATA.

    QUEM SERÁ QUE ESQUECEU

    A LUA ACESA NO CÉU?

    ROSEANA MURRAY. POESIA FORA DA ESTANTE. PORTO ALEGRE: PROJETO CPL/PUCRS, 2009. P. 21.

    • QUANDO PARECE QUE A LUA ESTÁ ACESA NO CÉU? CIRCULE.

      ( ) MANHÃ

      ( ) TARDE

      ( ) NOITE

    1. E VOCÊ, QUAL ATIVIDADE REALIZA À NOITE? DESENHE.

49

  1. ESCREVA O NOME DO MÊS EM QUE ACONTECEM AS COMEMORAÇÕES A SEGUIR.
Imagem: Ilustração. Bandeirinhas juninas coloridas e presas em um varal. Fim da imagem.

FESTA JUNINA

Imagem: Ilustração. Uma bola com listas em tons de azul. Fim da imagem.

DIA DA CRIANÇA

Imagem: Ilustração. Destaque do céu com muitos fogos de artifício. Fim da imagem.

DIA DA CONFRATERNIZAÇÃO UNIVERSAL

Imagem: Ilustração. Um berimbau. Fim da imagem.

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

AUTOAVALIAÇÃO

AGORA É HORA DE VOCÊ REFLETIR SOBRE SEU PRÓPRIO APRENDIZADO. COPIE OS NÚMEROS DAS PERGUNTAS A SEGUIR E RESPONDA CADA UMA DELAS COM UMA DAS SEGUINTES OPÇÕES: COMPLETAMENTE, PARCIALMENTE OU NÃO CONSEGUI.

  1. IDENTIFIQUEI AS ATIVIDADES REALIZADAS DE MANHÃ, DE TARDE E DE NOITE?
  1. RELACIONEI AS IMAGENS DAS COMEMORAÇÕES COM OS MESES EM QUE ELAS ACONTECEM?
  1. REPRESENTEI POR MEIO DE DESENHOS AS ATIVIDADES QUE REALIZO E ESCREVI OS NOMES DOS MESES?

50

DESAFIO À VISTA!

CAPÍTULOS 7 E 8

QUAIS SÃO AS RESPONSABILIDADES DAS PESSOAS NAS MORADIAS E NAS ESCOLAS?

Capítulo 7. RESPONSABILIDADES NA MORADIA

AS FAMÍLIAS PODEM SER FORMADAS POR UM OU MAIS ADULTOS, COM OU SEM CRIANÇAS. ESSAS PESSOAS TÊM DIVERSAS RESPONSABILIDADES EM RELAÇÃO AOS CUIDADOS COM A MORADIA.

Imagem: Fotografia. Na cozinha, um homem de avental cozinha, enquanto uma mulher lava louças na pia e duas crianças, um menino e uma meninas, arrumam copos e pratos sentados à mesa.  Fim da imagem.

LEGENDA: MEMBROS DE UMA FAMÍLIA REALIZANDO TAREFAS DOMÉSTICAS NO MUNICÍPIO DE SÃO CAETANO DO SUL, NO ESTADO DE SÃO PAULO. FIM DA LEGENDA

  1. IDENTIFIQUE NA FOTO AS TAREFAS DOMÉSTICAS REALIZADAS POR CADA MEMBRO DA FAMÍLIA E LIGUE AS COLUNAS.

Coluna 1

PAI

MÃE

FILHOS

Coluna 2

ARRUMAM A MESA.

COZINHA.

LAVA A LOUÇA.

51

Boxe complementar:

INVESTIGUE

1. NESTA TAREFA DE CASA VOCÊ VAI IDENTIFICAR COMO SÃO DIVIDIDOS OS TRABALHOS DOMÉSTICOS EM SUA MORADIA. CONVERSE COM OS ADULTOS QUE MORAM COM VOCÊ E PREENCHA AS FICHAS A SEGUIR COM A AJUDA DELES.

Imagem: Ilustração. Peças de roupa penduradas no varal. Fim da imagem.

LAVAR A ROUPA.

PESSOAS RESPONSÁVEIS:

Imagem: Ilustração. Uma cama arrumada. Fim da imagem.

ARRUMAR AS CAMAS.

PESSOAS RESPONSÁVEIS:

Imagem: Ilustração. Uma vassoura. Fim da imagem.

VARRER OS CÔMODOS. PESSOAS RESPONSÁVEIS:

Imagem: Ilustração. Uma panela ensaboada. Fim da imagem.

LAVAR A LOUÇA

PESSOAS RESPONSÁVEIS:

OBSERVAÇÃO: IMAGENS MERAMENTE ILUSTRATIVAS. FIM DA OBSERVAÇÃO.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. EM SUA MORADIA, AS TAREFAS DOMÉSTICAS SÃO DIVIDIDAS ENTRE TODOS OS MORADORES? EXPLIQUE.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. DE QUE MANEIRA VOCÊ AJUDA NAS TAREFAS DOMÉSTICAS EM SUA MORADIA?

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. VOCÊ TEM OUTRA RESPONSABILIDADE EM SUA MORADIA? SE SIM, QUAL É?

Fim do complemento.

52

QUEM CUIDAVA DAS TAREFAS DOMÉSTICAS?

PODEMOS CONHECER COMO ERA A DIVISÃO DE TAREFAS DOMÉSTICAS HÁ CERCA DE CEM ANOS POR MEIO DA LEITURA DA LETRA DE UMA CANÇÃO.

MINHAS LEMBRANÇAS

[...] A MAMÃE CORRIA O DIA INTEIRO,

PRA DAR CONTA DA LIDA DA CASA.

COZINHAVA NO FOGÃO A LENHA,

PASSAVA COM FERRO A BRASA.

E ENQUANTO A COITADA SOFRIA,

PRA LAVAR AS ROUPAS DA FAMÍLIA.

LÁ NA MINA [DE ÁGUA] BATENDO [AS ROUPAS] NA TÁBUA.

[...] ELA TRATAVA DAS CRIAÇÕES,

NA BIQUINHA BUSCAVA ÁGUA FRESCA.

SUBIA PELO RIOZINHO,

COM A LATA D’ÁGUA NA CABEÇA.

FAZIA O TRABALHO DE CASA,

E DISPOSTA AINDA AJUDAVA

[...] A FAZER A COLHEITA.

FONTE: MUNIZ TEIXEIRA, RONALDO ADRIANO E IRINEU CANHAVATE. MINHAS LEMBRANÇAS. EM: MUNIZ TEIXEIRA E JOÃOZINHO. HOMENAGEM À RONALDO ADRIANO . MINHAS GERAIS: ARTE BRASIL, 2007. CD.

  1. NA LETRA DA CANÇÃO, AS TAREFAS DOMÉSTICAS ERAM DIVIDIDAS IGUALMENTE ENTRE AS PESSOAS DA FAMÍLIA?

    ( ) SIM.

    ( ) NÃO

  1. QUEM FAZIA TODAS AS TAREFAS DOMÉSTICAS?

    ( ) O PAI.

    ( ) A MÃE.

    ( ) OS FILHOS.

53

A LETRA DA CANÇÃO NA PÁGINA ANTERIOR MENCIONA ALGUNS UTENSÍLIOS DOMÉSTICOS QUE ERAM UTILIZADOS NAS MORADIAS HÁ CERCA DE CEM ANOS.

  1. COM BASE NA LETRA DA CANÇÃO, LIGUE AS IMAGENS DOS UTENSÍLIOS DOMÉSTICOS ÀS TAREFAS DOMÉSTICAS EM QUE ERAM UTILIZADOS.

Coluna 1

Imagem: Fotografia. Destaque de panelas de ferro no fogão a lenha aceso. Fim da imagem.

LEGENDA: FOGÃO A LENHA. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um ferro de passar antigo, composto por uma tampa fechada com rebarbas e uma alça de madeira.  Fim da imagem.

LEGENDA: FERRO A BRASA. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Duas grandes tinas sobre uma bancada na qual está encostada uma tábua com relevos em madeira ao lado de um balde. Fim da imagem.

LEGENDA: TÁBUA E TINAS. FIM DA LEGENDA.

Coluna 2

PASSAR A ROUPA.

LAVAR A ROUPA.

COZINHAR.

  1. PESQUISE A IMAGEM DE UM UTENSÍLIO DOMÉSTICO ATUAL. COLE-A ABAIXO E CONTE AOS COLEGAS O NOME DO UTENSÍLIO REPRESENTADO NA IMAGEM.

______

54

Boxe complementar:

EXPLORAR FONTE HISTÓRICA ESCRITA

EM MUITAS MORADIAS ATUAIS, AS MULHERES AINDA REALIZAM TODAS AS TAREFAS DOMÉSTICAS OU A MAIOR PARTE DELAS. PORÉM, HÁ MORADIAS EM QUE AS TAREFAS SÃO DIVIDIDAS ENTRE OS MORADORES.

  1. COM A AJUDA DO PROFESSOR, LEIA A REPORTAGEM SOBRE O TRABALHO DOMÉSTICO NA MORADIA DE THAYNARA.

    TRABALHO DOMÉSTICO

    [...] THAYNARA PAOLA TRABALHA O DIA INTEIRO [...]. AO CHEGAR EM CASA PRECISA FAZER OS SERVIÇOS DOMÉSTICOS E DEDICAR-SE AO FILHO DE 10 ANOS, MAS NÃO FAZ TUDO SOZINHA. DEPOIS DE MUITA CONVERSA, HOJE ELA CONTA COM A AJUDA DO MARIDO EM ALGUMAS ATIVIDADES.

    “ALGUMAS TAREFAS QUE ANTES ERAM MOTIVO DE BRIGA HOJE SÃO EXECUTADAS POR ELE SEM PROBLEMA, COMO [...] JOGAR O LIXO FORA, ESTENDER AS ROUPAS, FAZER COMPRAS, LAVAR LOUÇA.”

    FONTE: A VEZ DOS HOMENS NOS SERVIÇOS DOMÉSTICOS. DIÁRIO DA MANHÃ , 16 JUN. 2017. DISPONÍVEL EM: http://fdnc.io/fJG. ACESSO EM: 7 MAR. 2021.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

    1. DE ACORDO COM A REPORTAGEM, THAYNARA FAZ OS SERVIÇOS DOMÉSTICOS SOZINHA?
    1. CIRCULE AS IMAGENS QUE REPRESENTAM TAREFAS DOMÉSTICAS FEITAS PELO MARIDO DE THAYNARA.

      Imagem 1

      Imagem: Ilustração. Três grandes sacos de lixo fechados. Fim da imagem.

      Imagem 2

      Imagem: Ilustração. Um escorredor de louças com muitos itens. Fim da imagem.

      Imagem 3

      Imagem: Ilustração. Quatro peças de roupa penduradas no varal. Fim da imagem.

      Imagem 4

      Imagem: Ilustração de mesa com diversos alimentos como ovos, alface, pão; Fim da imagem.

      Imagem 5

      Imagem: Ilustração. Uma vassoura e uma pá. Fim da imagem.

      Imagem 6

      Imagem: Ilustração. Duas mudas de roupas dobradas sobre uma tábua de passar e ao lado do ferro de pé.  Fim da imagem.

      Observação: IMAGENS ILUSTRATIVAS COM FINALIDADES DIDÁTICAS. Fim da observação.

55

AS CONTRIBUIÇÕES DAS CRIANÇAS

TODA CRIANÇA PODE AJUDAR NAS TAREFAS DOMÉSTICAS, DESDE QUE ELAS SEJAM ADEQUADAS À SUA IDADE E ÀS SUAS HABILIDADES. VEJA ALGUNS EXEMPLOS NAS IMAGENS A SEGUIR.

Imagem: Fotografia. No quarto, uma menina estende o lençol sobre a cama. Fim da imagem.

LEGENDA: ARRUMAR A CAMA. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Na sala, um menino ajeita os brinquedos em uma caixa.  Fim da imagem.

LEGENDA: ORGANIZAR OS BRIQUEDOS. FIM DA LEGENDA.

  1. VOCÊ REALIZA ALGUMA DAS TAREFAS REPRESENTADAS NAS FOTOS? SE SIM, MARQUE COM UM X .

    ( ) FOTO A.

    ( ) FOTO B.

  1. DESENHE OUTRA TAREFA DOMÉSTICA QUE VOCÊ REALIZA.

    ______

56

CAPÍTULO 8. RESPONSABILIDADES NA ESCOLA E NA COMUNIDADE

AS PESSOAS QUE CONVIVEM NA ESCOLA TAMBÉM TÊM RESPONSABILIDADES NA ORGANIZAÇÃO DELA.

  1. ACOMPANHE A LEITURA DO TRECHO DE UMA REPORTAGEM.

CUIDADOS COM A ESCOLA

O DESAFIO AGORA É MANTER AS ESCOLAS SEMPRE LIMPAS, ORGANIZADAS E CUIDADAS [...].

[...] O COMPROMISSO DE DEIXAR AS ESCOLAS ARRUMADAS É DE TODOS: PAIS, ALUNOS, PROFESSORES, SERVIDORES DA EDUCAÇÃO E ATÉ VISITANTES. TODOS PRECISAM COLABORAR PARA O BEM-ESTAR DA COMUNIDADE.

FONTE: CUIDAR DAS ESCOLAS É TAREFA DE TODOS. PREFEITURA DE BARCARENA. DISPONÍVEL EM: http://fdnc.io/foi. ACESSO EM: 22 FEV. 2021.

  1. SEGUNDO A REPORTAGEM, O DESAFIO É MANTER AS ESCOLAS:

    ( ) LIMPAS.

    ( ) SUJAS.

    ( ) CUIDADAS.

    ( ) ORGANIZADAS.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. CITE AS PESSOAS QUE DEVEM COLABORAR NO CUIDADO COM A ESCOLA.

57

  1. FAÇA UM DESENHO REPRESENTANDO COMO VOCÊ IMAGINA UMA DEPENDÊNCIA DA ESCOLA LIMPA E ORGANIZADA.
Imagem: Ilustração de dois lápis: um azul e um bege. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. No chão molhado, uma vassoura ao lado de um balde cheio de água.  Fim da imagem.

58

Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. JUNTE-SE A UM COLEGA E VERIFIQUEM SE HÁ ALGUMA SEMELHANÇA NOS DESENHOS DE VOCÊS. SE SIM, QUAL?

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. CONVERSE COM OS COLEGAS SOBRE A MELHOR FORMA DE COLABORAR COM A LIMPEZA E A ORGANIZAÇÃO DE CADA DEPENDÊNCIA ESCOLAR REPRESENTADA A SEGUIR.
Imagem: Fotografia. Destaque do interior de uma sala de aula na qual as crianças estão sentadas à carteira lado a lado e observam a professora escrever na lousa. Há colagens nas paredes e as mochilas estão penduradas nas cadeiras. Fim da imagem.

LEGENDA: SALA DE AULA EM ESCOLA NO MUNICÍPIO DE ITAPARICA, NO ESTADO DA BAHIA. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Em um espaço aberto e sombreado por árvores, estão quatro crianças. Duas batem corda, uma pula e outra observa.  Fim da imagem.

LEGENDA: PÁTIO EM ESCOLA NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO, NO ESTADO DE SÃO PAULO. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Vista superior de uma mesa redonda em torno da qual estão sentadas cinco crianças uniformizadas que seguram cada uma um livro.  Fim da imagem.

LEGENDA: BIBLIOTECA EM ESCOLA NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO, NO ESTADO DE SÃO PAULO. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Em uma quadra coberta, um grupo de cerca de dez crianças uniformizadas correm pelo espaço. Ao fundo, árvores. Fim da imagem.

LEGENDA: QUADRA EM ESCOLA NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO, NO ESTADO DE SÃO PAULO. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Destaque do interior de um banheiro que apresenta um conjunto de pias em nível mais baixo e uma pia em nível mais alto. Há espelho nas paredes. Fim da imagem.

LEGENDA: BANHEIRO EM ESCOLA NO MUNICÍPIO DE CAMPO MOURÃO, NO ESTADO DO PARANÁ. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Destaque da fachada de uma sala com a identificação “Secretaria”. Há um balcão aberto para o interior do espaço e um amplo corredor do lado de fora.  Fim da imagem.

LEGENDA: SECRETARIA EM ESCOLA NO MUNICÍPIO DE IMPERATRIZ, NO ESTADO DO MARANHÃO. FIM DA LEGENDA.

59

RESPONSABILIDADES NA COMUNIDADE

ALÉM DA MORADIA E DA ESCOLA, AS PESSOAS TÊM RESPONSABILIDADES RELACIONADAS A OUTROS LOCAIS DA COMUNIDADE.

  1. COMO TAREFA DE CASA, CONVERSE COM ADULTOS DE SUA CONVIVÊNCIA E OBSERVE AS RUAS, AS PRAÇAS, OS PARQUES, OS POSTOS DE SAÚDE E OUTROS LOCAIS DE CONVIVÊNCIA DA SUA COMUNIDADE.
    1. COMPLETE O QUADRO COM AS INFORMAÇÕES COLETADAS.

      Tabela: equivalente textual a seguir.

      ÓTIMO Ótimo: emotion sorridente mostrando os dentes.

      BOM Bom: emotion sorridente.

      REGULAR Regular: emotion sério.

      RUAS

      PRAÇAS

      PARQUES

      POSTOS DE SAÚDE

  1. OBSERVE O QUADRO QUE VOCÊ PREENCHEU E RESPONDA: QUAL SÍMBOLO VOCÊ ASSINALOU MAIS VEZES?

    ( ) Imagem: Ótimo: emotion sorridente mostrando os dentes.  Fim da imagem.

    ( ) Imagem: Bom: emotion sorridente.  Fim da imagem.

    ( ) Imagem: Regular: emotion sério.  Fim da imagem.

  1. ISSO SIGNIFICA QUE OS LOCAIS DA SUA COMUNIDADE ESTÃO COMO?

    ( ) BEM LIMPOS E CONSERVADOS.

    ( ) POUCO LIMPOS E CONSERVADOS.

60

RETOMANDO OS CONHECIMENTOS

CAPÍTULOS 7 E 8

AVALIAÇÃO DE PROCESSO DE APRENDIZAGEM

NESTAS PÁGINAS VOCÊ VAI VERIFICAR COMO ESTÁ SUA APRENDIZAGEM.

  1. OBSERVE A IMAGEM E FAÇA O QUE SE PEDE.
Imagem: Ilustração. Interior de uma casa onde os cômodos estão identificados por letras. A: no local, há geladeira, pia, mesa com cadeiras, fogão e armários. B: no espaço, há estante com livros, mesa pequena, sofá e televisor. C: nesse ambiente, há tábua de passar, guarda-roupa, penteadeira com espelho e cama. D: aqui, há box com chuveiro, pia, vaso sanitário e espelho.  Fim da imagem.

Observação: IMAGEM ILUSTRATIVA COM FINALIDADE DIDÁTICA. Fim da observação.

  1. IDENTIFIQUE OS CÔMODOS INDICADOS PELAS LETRAS UTILIZANDO O BANCO DE PALAVRAS.

    QUARTO

    BANHEIRO

    COZINHA

    SALA

  1. EM QUAIS LOCAIS SÃO REALIZADAS AS TAREFAS A SEGUIR? ESCREVA A LETRA CORRESPONDENTE A CADA CÔMODO DA CASA.

    ( ) ARRUMAR A CAMA.

    ( ) LAVAR LOUÇA.

    ( ) LIMPAR OS SOFÁS.

    ( ) LIMPAR O BANHEIRO.

61

  1. HÁ CERCA DE CEM ANOS, QUEM ERA A MAIOR RESPONSÁVEL PELAS TAREFAS DOMÉSTICAS? CIRCULE.

    PAI

    TIO

    MÃE

  1. ELABORE DOIS CARTAZES COM AVISOS PARA MANTER A QUADRA E A SALA DE AULA DA ESCOLA LIMPAS E ORGANIZADAS.

QUADRA

______

SALA DE AULA

______

AUTOAVALIAÇÃO

AGORA É HORA DE VOCÊ REFLETIR SOBRE SEU PRÓPRIO APRENDIZADO.

COPIE OS NÚMEROS DAS PERGUNTAS A SEGUIR E RESPONDA CADA UMA DELAS COM UMA DAS SEGUINTES OPÇÕES: COMPLETAMENTE, PARCIALMENTE OU NÃO CONSEGUI.

  1. IDENTIFIQUEI A DIVISÃO DE TAREFAS NAS MORADIAS ATUAIS?
  1. IDENTIFIQUEI A RESPONSÁVEL PELA MAIOR PARTE DAS TAREFAS DOMÉSTICAS NAS MORADIAS HÁ CERCA DE CEM ANOS?
  1. REPRESENTEI POR MEIO DE DESENHOS OS AVISOS PARA MANTER LIMPAS E ORGANIZADAS ALGUMAS DEPENDÊNCIAS DA ESCOLA?