36
Unidade 2 - O DIA A DIA DAS CRIANÇAS
LEGENDA: ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE RIO PIRACICABA, NO ESTADO DE MINAS GERAIS. FOTO DE 2016. FIM DA LEGENDA.
37
Boxe complementar:
PRIMEIROS CONTATOS
- O QUE AS CRIANÇAS ESTÃO FAZENDO NA FOTO?
- AS CRIANÇAS COSTUMAM FAZER ESSA ATIVIDADE NO PERÍODO DO DIA OU DA NOITE?
Fim do complemento.
38
DESAFIO À VISTA!
CAPÍTULO 5 e 6
QUE ATIVIDADES AS CRIANÇAS FAZEM NO DIA A DIA?
CAPÍTULO 5. DIVERSAS ATIVIDADES
AS CRIANÇAS COSTUMAM REALIZAR DIVERSAS ATIVIDADES AO LONGO DO DIA, COMO BRINCAR, ESTUDAR, DESCANSAR E CUIDAR DA SAÚDE.
- OBSERVE A ILUSTRAÇÃO.
- ASSINALE A IMAGEM QUE REPRESENTA O PERÍODO DO DIA A QUE SE REFERE A ILUSTRAÇÃO.
IMAGEM 1
IMAGEM 2
Observação: IMAGENS ILUSTRATIVAS COM FINALIDADE DIDÁTICA. Fim da observação.
39
TEMPO, TEMPO...
O DIA PODE SER DIVIDIDO EM TRÊS PERÍODOS: MANHÃ, TARDE E NOITE.
- DESENHE UMA ATIVIDADE QUE VOCÊ FAZ EM CADA PERÍODO DO DIA.
MANHÃ
______
TARDE
______
NOITE
______
40
DIVERSOS COTIDIANOS
O COTIDIANO DAS CRIANÇAS PODE SER CONHECIDO POR MEIO DE FOTOGRAFIAS, COMO AS REPRODUZIDAS NO QUADRO ABAIXO.
Quadro: equivalente textual a seguir.
BEATRIZ |
PAULO |
|
---|---|---|
MANHÃ |
MANHÃ |
|
|
|
|
TARDE |
TARDE |
|
|
|
|
NOITE |
NOITE |
|
|
|
41
- PINTE OS QUADRADINHOS DE ACORDO COM A LEGENDA.
BEATRIZ
PAULO
( ) ESTUDA PELA MANHÃ.
( ) BRINCA PELA MANHÃ.
( ) ESTUDA À TARDE.
( ) BRINCA À TARDE.
- À NOITE, BEATRIZ E PAULO FAZEM ALGO PARECIDO? SE SIM, O QUE É?
- RETOME, NA PÁGINA 39, OS DESENHOS QUE VOCÊ FEZ DAS ATIVIDADES QUE REALIZA EM CADA PARTE DO DIA.
- SEU DIA É MAIS PARECIDO COM O DA BEATRIZ OU COM O DO PAULO? POR QUÊ?
- MOSTRE SEUS DESENHOS PARA UM COLEGA E VEJA OS DELE.
- HÁ ALGO PARECIDO NOS DESENHOS DE VOCÊS? O QUÊ?
- HÁ ALGO DIFERENTE? O QUÊ?
- SEU DIA É MAIS PARECIDO COM O DA BEATRIZ OU COM O DO PAULO? POR QUÊ?
Boxe complementar:
VOCÊ SABIA?
EM MUITAS ESCOLAS BRASILEIRAS, AS AULAS TÊM INÍCIO ÀS 7 HORAS OU ÀS 7 HORAS E TRINTA MINUTOS.
MAS, ALGUNS PESQUISADORES ACREDITAM QUE ACORDAR CEDO FAZ MAL ÀS CRIANÇAS E ATRAPALHA OS ESTUDOS.
POR ISSO, JÁ FOI APRESENTADA UMA LEI PARA DETERMINAR QUE AS AULAS COMEÇASSEM ÀS 9 HORAS. CONTUDO, TAL LEI NÃO FOI APROVADA.
E VOCÊ, A QUE HORAS COMEÇA A ESTUDAR NA ESCOLA?
LEGENDA: ALUNOS ENTRANDO NA ESCOLA, NO MUNICÍPIO DE SANTALUZ, NO ESTADO DA BAHIA. FOTO DE 2018. FIM DA LEGENDA.
Fim do complemento.
42
MUITAS CRIANÇAS ESTUDAM EM UM PERÍODO E FICAM EM CASA DURANTE O RESTO DO DIA. MAS HÁ TAMBÉM CRIANÇAS QUE FICAM POR MAIS TEMPO NA ESCOLA, ONDE FAZEM ATIVIDADES DIFERENTES DAS AULAS REGULARES.
PROJETO MAIS EDUCAÇÃO
NO MAIS EDUCAÇÃO, OS ESTUDANTES TÊM ATIVIDADES CULTURAIS, ESPORTIVAS E DE LAZER [...].
A MÚSICA E OS ESPORTES ESTÃO ENTRE AS ATIVIDADES PREFERIDAS DOS ESTUDANTES [...]. A TERCEIRA MAIS PROCURADA É A CRIAÇÃO E MANUTENÇÃO DE HORTAS ESCOLARES.
FONTE: AMPLIAÇÃO DA JORNADA ESCOLAR TERÁ R$ 130 MILHÕES. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. DISPONÍVEL EM: http://fdnc.io/fJD. ACESSO EM: 4 FEV. 2021.
- MARQUE COM UM X AS FOTOS QUE REPRESENTAM AS ATIVIDADES PREFERIDAS DOS ESTUDANTES DO PROJETO MAIS EDUCAÇÃO.
Imagem 1
LEGENDA: ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE PETROLINA, NO ESTADO DE PERNAMBUCO. FOTO DE 2019. FIM DA LEGENDA.
Imagem 2
LEGENDA: ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE KENNEDY, NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO. FOTO DE 2019. FIM DA LEGENDA.
Imagem 3
LEGENDA: ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE PORTO ALEGRE, NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. FOTO DE 2016. FIM DA LEGENDA.
Imagem 4
LEGENDA: ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE NOSSA SENHORA DO LIVRAMENTO, NO ESTADO DO MATO GROSSO. FOTO DE 2020. FIM DA LEGENDA.
- A SUA ESCOLA OFERECE ATIVIDADES COMO AS DESCRITAS NO TEXTO? SE SIM, QUAIS?
43
O DIA A DIA DAS CRIANÇAS TAMBÉM É REPRESENTADO EM HISTÓRIAS EM QUADRINHOS, COMO A DO PERSONAGEM FRANJINHA.
- NA TIRINHA, FRANJINHA ESTÁ SE PREPARANDO PARA FAZER O QUÊ?
( ) BRINCAR.
( ) DORMIR.
( ) ESTUDAR.
- CIRCULE O PERÍODO DO DIA EM QUE SE PASSA A HISTÓRIA.
( ) manhã
( ) tarde
( ) noite
- COMO VOCÊ PERCEBEU O PERÍODO DO DIA EM QUE A HISTÓRIA SE PASSA?
- POR QUE A MÃE DE FRANJINHA FICOU DESCONTENTE?
- COMO FRANJINHA RESOLVEU A SITUAÇÃO?
- VOCÊ CONCORDA COM A FORMA COMO FRANJINHA RESOLVEU A SITUAÇÃO? EXPLIQUE.
- VOCÊ TEM ALGUM ANIMAL DE ESTIMAÇÃO? SE SIM, RESPONDA ÀS PERGUNTAS.
- QUE ANIMAL É O SEU?
( ) CÃO.
( ) GATO.
( ) OUTRO. CONTE AOS COLEGAS.
- ONDE ELE DORME? CONTE AOS COLEGAS.
- QUE ANIMAL É O SEU?
44
CAPÍTULO 6. OS ACONTECIMENTOS NOS MESES
AS PESSOAS PODEM VIVER DIVERSOS ACONTECIMENTOS EM CADA MÊS DO ANO, COMO DESCRITO NO TEXTO.
JANEIRO
— JANEIRO!
— PRESENTE!, APRESENTOU-SE O CHAMADO, MUITO BONITO, DE CAMISA ESTAMPADA COM BANDEIRAS DO MUNDO TODO.
— SOU O PRIMEIRO MÊS DO ANO, E MEU DIA PRIMEIRO É O DIA DA CONFRATERNIZAÇÃO UNIVERSAL, A FESTA DA AMIZADE DE TODOS OS POVOS!
- QUE MÊS É CITADO NO TEXTO?
- O QUE É COMEMORADO NO PRIMEIRO DIA DO MÊS DE JANEIRO?
- A CAMISA CITADA NO TEXTO TINHA BANDEIRAS DO MUNDO TODO. COM A AJUDA DO PROFESSOR, ESCOLHA A BANDEIRA DE UM PAÍS E FAÇA UM DESENHO DELA A SEGUIR.
45
Boxe complementar:
INVESTIGUE
1. ESTA TAREFA DE CASA DEVE SER FEITA COM A AJUDA DE ADULTOS DA SUA CONVIVÊNCIA. INVESTIGUE O NOME DO MÊS EM QUE OCORRE CADA ACONTECIMENTO E LIGUE AS COLUNAS.
Coluna 1
O INÍCIO DAS AULAS.
O FINAL DAS AULAS.
DIA DA CONFRATERNIZAÇÃO UNIVERSAL.
FÉRIAS ESCOLARES.
DIA DO TRABALHO.
FESTAS JUNINAS.
CARNAVAL.
DIA DA ÁRVORE.
DIA DA CRIANÇA.
DIA DA MULHER.
DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA.
Coluna 2
JANEIRO
FEVEREIRO
MARÇO
ABRIL
MAIO
JUNHO
JULHO
AGOSTO
SETEMBRO
OUTUBRO
NOVEMBRO
DEZEMBRO
Fim do complemento.
46
O QUE ACONTECE A CADA MÊS
- ESCOLHA UM ACONTECIMENTO QUE OCORRE EM CADA MÊS DO ANO NA SUA VIDA E NA DAS PESSOAS COM QUEM VOCÊ CONVIVE.
DEPOIS, REPRESENTE OS ACONTECIMENTOS ESCOLHIDOS POR MEIO DE DESENHOS NOS ESPAÇOS CORRESPONDENTES.
OBSERVAÇÃO: IMAGENS MERAMENTE ILUSTRATIVAS. FIM DA OBSERVAÇÃO.
47
Página sem conteúdo.
48
RETOMANDO OS CONHECIMENTOS
CAPÍTULOS 5 E 6
AVALIAÇÃO DE PROCESSO DE APRENDIZAGEM
NESTAS PÁGINAS VOCÊ VAI VERIFICAR COMO ESTÁ SUA APRENDIZAGEM.
- LEIA O POEMA E, A SEGUIR, FAÇA O QUE SE PEDE.
LUA
A LUA PINTA A RUA DE PRATA
E NA MATA A LUA PARECE
UM BISCOITO DE NATA.
QUEM SERÁ QUE ESQUECEU
A LUA ACESA NO CÉU?
ROSEANA MURRAY. POESIA FORA DA ESTANTE. PORTO ALEGRE: PROJETO CPL/PUCRS, 2009. P. 21.
- QUANDO PARECE QUE A LUA ESTÁ ACESA NO CÉU? CIRCULE.
( ) MANHÃ
( ) TARDE
( ) NOITE
- E VOCÊ, QUAL ATIVIDADE REALIZA À NOITE? DESENHE.
- QUANDO PARECE QUE A LUA ESTÁ ACESA NO CÉU? CIRCULE.
49
- ESCREVA O NOME DO MÊS EM QUE ACONTECEM AS COMEMORAÇÕES A SEGUIR.
FESTA JUNINA
DIA DA CRIANÇA
DIA DA CONFRATERNIZAÇÃO UNIVERSAL
DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA
AUTOAVALIAÇÃO
AGORA É HORA DE VOCÊ REFLETIR SOBRE SEU PRÓPRIO APRENDIZADO. COPIE OS NÚMEROS DAS PERGUNTAS A SEGUIR E RESPONDA CADA UMA DELAS COM UMA DAS SEGUINTES OPÇÕES: COMPLETAMENTE, PARCIALMENTE OU NÃO CONSEGUI.
- IDENTIFIQUEI AS ATIVIDADES REALIZADAS DE MANHÃ, DE TARDE E DE NOITE?
- RELACIONEI AS IMAGENS DAS COMEMORAÇÕES COM OS MESES EM QUE ELAS ACONTECEM?
- REPRESENTEI POR MEIO DE DESENHOS AS ATIVIDADES QUE REALIZO E ESCREVI OS NOMES DOS MESES?
50
DESAFIO À VISTA!
CAPÍTULOS 7 E 8
QUAIS SÃO AS RESPONSABILIDADES DAS PESSOAS NAS MORADIAS E NAS ESCOLAS?
Capítulo 7. RESPONSABILIDADES NA MORADIA
AS FAMÍLIAS PODEM SER FORMADAS POR UM OU MAIS ADULTOS, COM OU SEM CRIANÇAS. ESSAS PESSOAS TÊM DIVERSAS RESPONSABILIDADES EM RELAÇÃO AOS CUIDADOS COM A MORADIA.
LEGENDA: MEMBROS DE UMA FAMÍLIA REALIZANDO TAREFAS DOMÉSTICAS NO MUNICÍPIO DE SÃO CAETANO DO SUL, NO ESTADO DE SÃO PAULO. FIM DA LEGENDA
- IDENTIFIQUE NA FOTO AS TAREFAS DOMÉSTICAS REALIZADAS POR CADA MEMBRO DA FAMÍLIA E LIGUE AS COLUNAS.
Coluna 1
PAI
MÃE
FILHOS
Coluna 2
ARRUMAM A MESA.
COZINHA.
LAVA A LOUÇA.
51
Boxe complementar:
INVESTIGUE
1. NESTA TAREFA DE CASA VOCÊ VAI IDENTIFICAR COMO SÃO DIVIDIDOS OS TRABALHOS DOMÉSTICOS EM SUA MORADIA. CONVERSE COM OS ADULTOS QUE MORAM COM VOCÊ E PREENCHA AS FICHAS A SEGUIR COM A AJUDA DELES.
LAVAR A ROUPA.
PESSOAS RESPONSÁVEIS:
ARRUMAR AS CAMAS.
PESSOAS RESPONSÁVEIS:
VARRER OS CÔMODOS. PESSOAS RESPONSÁVEIS:
LAVAR A LOUÇA
PESSOAS RESPONSÁVEIS:
OBSERVAÇÃO: IMAGENS MERAMENTE ILUSTRATIVAS. FIM DA OBSERVAÇÃO.
- EM SUA MORADIA, AS TAREFAS DOMÉSTICAS SÃO DIVIDIDAS ENTRE TODOS OS MORADORES? EXPLIQUE.
- DE QUE MANEIRA VOCÊ AJUDA NAS TAREFAS DOMÉSTICAS EM SUA MORADIA?
- VOCÊ TEM OUTRA RESPONSABILIDADE EM SUA MORADIA? SE SIM, QUAL É?
Fim do complemento.
52
QUEM CUIDAVA DAS TAREFAS DOMÉSTICAS?
PODEMOS CONHECER COMO ERA A DIVISÃO DE TAREFAS DOMÉSTICAS HÁ CERCA DE CEM ANOS POR MEIO DA LEITURA DA LETRA DE UMA CANÇÃO.
MINHAS LEMBRANÇAS
[...] A MAMÃE CORRIA O DIA INTEIRO,
PRA DAR CONTA DA LIDA DA CASA.
COZINHAVA NO FOGÃO A LENHA,
PASSAVA COM FERRO A BRASA.
E ENQUANTO A COITADA SOFRIA,
PRA LAVAR AS ROUPAS DA FAMÍLIA.
LÁ NA MINA [DE ÁGUA] BATENDO [AS ROUPAS] NA TÁBUA.
[...] ELA TRATAVA DAS CRIAÇÕES,
NA BIQUINHA BUSCAVA ÁGUA FRESCA.
SUBIA PELO RIOZINHO,
COM A LATA D’ÁGUA NA CABEÇA.
FAZIA O TRABALHO DE CASA,
E DISPOSTA AINDA AJUDAVA
[...] A FAZER A COLHEITA.
FONTE: MUNIZ TEIXEIRA, RONALDO ADRIANO E IRINEU CANHAVATE. MINHAS LEMBRANÇAS. EM: MUNIZ TEIXEIRA E JOÃOZINHO. HOMENAGEM À RONALDO ADRIANO . MINHAS GERAIS: ARTE BRASIL, 2007. CD.
- NA LETRA DA CANÇÃO, AS TAREFAS DOMÉSTICAS ERAM DIVIDIDAS IGUALMENTE ENTRE AS PESSOAS DA FAMÍLIA?
( ) SIM.
( ) NÃO
- QUEM FAZIA TODAS AS TAREFAS DOMÉSTICAS?
( ) O PAI.
( ) A MÃE.
( ) OS FILHOS.
53
A LETRA DA CANÇÃO NA PÁGINA ANTERIOR MENCIONA ALGUNS UTENSÍLIOS DOMÉSTICOS QUE ERAM UTILIZADOS NAS MORADIAS HÁ CERCA DE CEM ANOS.
- COM BASE NA LETRA DA CANÇÃO, LIGUE AS IMAGENS DOS UTENSÍLIOS DOMÉSTICOS ÀS TAREFAS DOMÉSTICAS EM QUE ERAM UTILIZADOS.
Coluna 1
LEGENDA: FOGÃO A LENHA. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: FERRO A BRASA. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: TÁBUA E TINAS. FIM DA LEGENDA.
Coluna 2
PASSAR A ROUPA.
LAVAR A ROUPA.
COZINHAR.
- PESQUISE A IMAGEM DE UM UTENSÍLIO DOMÉSTICO ATUAL. COLE-A ABAIXO E CONTE AOS COLEGAS O NOME DO UTENSÍLIO REPRESENTADO NA IMAGEM.
______
54
Boxe complementar:
EXPLORAR FONTE HISTÓRICA ESCRITA
EM MUITAS MORADIAS ATUAIS, AS MULHERES AINDA REALIZAM TODAS AS TAREFAS DOMÉSTICAS OU A MAIOR PARTE DELAS. PORÉM, HÁ MORADIAS EM QUE AS TAREFAS SÃO DIVIDIDAS ENTRE OS MORADORES.
- COM A AJUDA DO PROFESSOR, LEIA A REPORTAGEM SOBRE O TRABALHO DOMÉSTICO NA MORADIA DE THAYNARA.
TRABALHO DOMÉSTICO
[...] THAYNARA PAOLA TRABALHA O DIA INTEIRO [...]. AO CHEGAR EM CASA PRECISA FAZER OS SERVIÇOS DOMÉSTICOS E DEDICAR-SE AO FILHO DE 10 ANOS, MAS NÃO FAZ TUDO SOZINHA. DEPOIS DE MUITA CONVERSA, HOJE ELA CONTA COM A AJUDA DO MARIDO EM ALGUMAS ATIVIDADES.
“ALGUMAS TAREFAS QUE ANTES ERAM MOTIVO DE BRIGA HOJE SÃO EXECUTADAS POR ELE SEM PROBLEMA, COMO [...] JOGAR O LIXO FORA, ESTENDER AS ROUPAS, FAZER COMPRAS, LAVAR LOUÇA.”
FONTE: A VEZ DOS HOMENS NOS SERVIÇOS DOMÉSTICOS. DIÁRIO DA MANHÃ , 16 JUN. 2017. DISPONÍVEL EM: http://fdnc.io/fJG. ACESSO EM: 7 MAR. 2021.
- DE ACORDO COM A REPORTAGEM, THAYNARA FAZ OS SERVIÇOS DOMÉSTICOS SOZINHA?
- CIRCULE AS IMAGENS QUE REPRESENTAM TAREFAS DOMÉSTICAS FEITAS PELO MARIDO DE THAYNARA.
Imagem 1
Imagem 2
Imagem 3
Imagem 4
Imagem 5
Imagem 6
Observação: IMAGENS ILUSTRATIVAS COM FINALIDADES DIDÁTICAS. Fim da observação.
55
AS CONTRIBUIÇÕES DAS CRIANÇAS
TODA CRIANÇA PODE AJUDAR NAS TAREFAS DOMÉSTICAS, DESDE QUE ELAS SEJAM ADEQUADAS À SUA IDADE E ÀS SUAS HABILIDADES. VEJA ALGUNS EXEMPLOS NAS IMAGENS A SEGUIR.
LEGENDA: ARRUMAR A CAMA. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: ORGANIZAR OS BRIQUEDOS. FIM DA LEGENDA.
- VOCÊ REALIZA ALGUMA DAS TAREFAS REPRESENTADAS NAS FOTOS? SE SIM, MARQUE COM UM
X
.
( ) FOTO A.
( ) FOTO B.
- DESENHE OUTRA TAREFA DOMÉSTICA QUE VOCÊ REALIZA.
______
56
CAPÍTULO 8. RESPONSABILIDADES NA ESCOLA E NA COMUNIDADE
AS PESSOAS QUE CONVIVEM NA ESCOLA TAMBÉM TÊM RESPONSABILIDADES NA ORGANIZAÇÃO DELA.
- ACOMPANHE A LEITURA DO TRECHO DE UMA REPORTAGEM.
CUIDADOS COM A ESCOLA
O DESAFIO AGORA É MANTER AS ESCOLAS SEMPRE LIMPAS, ORGANIZADAS E CUIDADAS [...].
[...] O COMPROMISSO DE DEIXAR AS ESCOLAS ARRUMADAS É DE TODOS: PAIS, ALUNOS, PROFESSORES, SERVIDORES DA EDUCAÇÃO E ATÉ VISITANTES. TODOS PRECISAM COLABORAR PARA O BEM-ESTAR DA COMUNIDADE.
FONTE: CUIDAR DAS ESCOLAS É TAREFA DE TODOS. PREFEITURA DE BARCARENA. DISPONÍVEL EM: http://fdnc.io/foi. ACESSO EM: 22 FEV. 2021.
- SEGUNDO A REPORTAGEM, O DESAFIO É MANTER AS ESCOLAS:
( ) LIMPAS.
( ) SUJAS.
( ) CUIDADAS.
( ) ORGANIZADAS.
- CITE AS PESSOAS QUE DEVEM COLABORAR NO CUIDADO COM A ESCOLA.
57
- FAÇA UM DESENHO REPRESENTANDO COMO VOCÊ IMAGINA UMA DEPENDÊNCIA DA ESCOLA LIMPA E ORGANIZADA.
58
- JUNTE-SE A UM COLEGA E VERIFIQUEM SE HÁ ALGUMA SEMELHANÇA NOS DESENHOS DE VOCÊS. SE SIM, QUAL?
- CONVERSE COM OS COLEGAS SOBRE A MELHOR FORMA DE COLABORAR COM A LIMPEZA E A ORGANIZAÇÃO DE CADA DEPENDÊNCIA ESCOLAR REPRESENTADA A SEGUIR.
LEGENDA: SALA DE AULA EM ESCOLA NO MUNICÍPIO DE ITAPARICA, NO ESTADO DA BAHIA. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: PÁTIO EM ESCOLA NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO, NO ESTADO DE SÃO PAULO. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: BIBLIOTECA EM ESCOLA NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO, NO ESTADO DE SÃO PAULO. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: QUADRA EM ESCOLA NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO, NO ESTADO DE SÃO PAULO. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: BANHEIRO EM ESCOLA NO MUNICÍPIO DE CAMPO MOURÃO, NO ESTADO DO PARANÁ. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: SECRETARIA EM ESCOLA NO MUNICÍPIO DE IMPERATRIZ, NO ESTADO DO MARANHÃO. FIM DA LEGENDA.
59
RESPONSABILIDADES NA COMUNIDADE
ALÉM DA MORADIA E DA ESCOLA, AS PESSOAS TÊM RESPONSABILIDADES RELACIONADAS A OUTROS LOCAIS DA COMUNIDADE.
- COMO TAREFA DE CASA, CONVERSE COM ADULTOS DE SUA CONVIVÊNCIA E OBSERVE AS RUAS, AS PRAÇAS, OS PARQUES, OS POSTOS DE SAÚDE E OUTROS LOCAIS DE CONVIVÊNCIA DA SUA COMUNIDADE.
- COMPLETE O QUADRO COM AS INFORMAÇÕES COLETADAS.
Tabela: equivalente textual a seguir.
ÓTIMO
BOM
REGULAR
RUAS
PRAÇAS
PARQUES
POSTOS DE SAÚDE
- COMPLETE O QUADRO COM AS INFORMAÇÕES COLETADAS.
- OBSERVE O QUADRO QUE VOCÊ PREENCHEU E RESPONDA: QUAL SÍMBOLO VOCÊ ASSINALOU MAIS VEZES?
( )
( )
( )
- ISSO SIGNIFICA QUE OS LOCAIS DA SUA COMUNIDADE ESTÃO COMO?
( ) BEM LIMPOS E CONSERVADOS.
( ) POUCO LIMPOS E CONSERVADOS.
60
RETOMANDO OS CONHECIMENTOS
CAPÍTULOS 7 E 8
AVALIAÇÃO DE PROCESSO DE APRENDIZAGEM
NESTAS PÁGINAS VOCÊ VAI VERIFICAR COMO ESTÁ SUA APRENDIZAGEM.
- OBSERVE A IMAGEM E FAÇA O QUE SE PEDE.
Observação: IMAGEM ILUSTRATIVA COM FINALIDADE DIDÁTICA. Fim da observação.
- IDENTIFIQUE OS CÔMODOS INDICADOS PELAS LETRAS UTILIZANDO O BANCO DE PALAVRAS.
QUARTO
BANHEIRO
COZINHA
SALA
- EM QUAIS LOCAIS SÃO REALIZADAS AS TAREFAS A SEGUIR? ESCREVA A LETRA CORRESPONDENTE A CADA CÔMODO DA CASA.
( ) ARRUMAR A CAMA.
( ) LAVAR LOUÇA.
( ) LIMPAR OS SOFÁS.
( ) LIMPAR O BANHEIRO.
61
- HÁ CERCA DE CEM ANOS, QUEM ERA A MAIOR RESPONSÁVEL PELAS TAREFAS DOMÉSTICAS? CIRCULE.
PAI
TIO
MÃE
- ELABORE DOIS CARTAZES COM AVISOS PARA MANTER A QUADRA E A SALA DE AULA DA ESCOLA LIMPAS E ORGANIZADAS.
QUADRA
______
SALA DE AULA
______
AUTOAVALIAÇÃO
AGORA É HORA DE VOCÊ REFLETIR SOBRE SEU PRÓPRIO APRENDIZADO.
COPIE OS NÚMEROS DAS PERGUNTAS A SEGUIR E RESPONDA CADA UMA DELAS COM UMA DAS SEGUINTES OPÇÕES: COMPLETAMENTE, PARCIALMENTE OU NÃO CONSEGUI.
- IDENTIFIQUEI A DIVISÃO DE TAREFAS NAS MORADIAS ATUAIS?
- IDENTIFIQUEI A RESPONSÁVEL PELA MAIOR PARTE DAS TAREFAS DOMÉSTICAS NAS MORADIAS HÁ CERCA DE CEM ANOS?
- REPRESENTEI POR MEIO DE DESENHOS OS AVISOS PARA MANTER LIMPAS E ORGANIZADAS ALGUMAS DEPENDÊNCIAS DA ESCOLA?