62

UNIDADE 3 - VIVER JUNTOS

Imagem: Fotografia. Muitas pessoas, homens, mulheres e crianças, divertem-se na água do mar em uma praia rodeada por pedras e uma serra gramada na qual passa uma pequena ponte de madeira. No alto, há uma pequena construção de madeira de onde pessoas observam a água. O céu está azul.  Fim da imagem.

LEGENDA: FAMÍLIAS NA PRAIA DE GAMBOA, NO MUNICÍPIO DE GAROPABA, NO ESTADO DE SANTA CATARINA. FOTO DE 2019. FIM DA LEGENDA.

63

Boxe complementar:

PRIMEIROS CONTATOS

  1. QUE LUGAR ESTÁ REPRESENTADO NA FOTO?
  1. QUE ATIVIDADES ADULTOS E CRIANÇAS ESTÃO FAZENDO?

Fim do complemento.

64

DESAFIO À VISTA!

CAPÍTULOS 9 E 10

COM QUEM EU VIVO E O QUE FAZEMOS JUNTOS?

CAPÍTULO 9. DIVERSAS FAMÍLIAS

AS PESSOAS PODEM TER DIVERSOS TIPOS DE FAMÍLIAS.

  1. DESENHE VOCÊ E AS PESSOAS QUE FAZEM PARTE DE SUA FAMÍLIA.
Imagem: Ilustração. Quatro lápis agrupados em dois pares formam dois cantos. Ao centro, um espaço em branco onde será feito o desenho.  Fim da imagem.
  1. OBSERVE SEU DESENHO E RESPONDA ÀS PERGUNTAS.
    1. QUANTOS ADULTOS VOCÊ DESENHOU? _____
    1. E QUANTAS CRIANÇAS? _____

65

Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.

  1. COMPARE A SUA FAMÍLIA COM A DE UM COLEGA.
    1. IDENTIFIQUE UMA SEMELHANÇA.

      _____

    1. IDENTIFIQUE UMA DIFERENÇA.

      _____

      Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

    1. CONTEM AOS COLEGAS AS SUAS DESCOBERTAS.
  1. PERGUNTE A UM ADULTO COM QUEM VOCÊ CONVIVE QUANTOS FILHOS ELE TEVE. DEPOIS, FAÇA O QUE SE PEDE.
    1. ANOTE A RESPOSTA.

      _____

      Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

    1. QUANDO SOLICITADO, INFORME AO PROFESSOR A QUANTIDADE DE FILHOS QUE VOCÊ ANOTOU. OS RESULTADOS SERÃO REGISTRADOS NA LOUSA.
    1. PREENCHA O QUADRO COM OS DADOS DISPONÍVEIS NA LOUSA.

      QUADRO: EQUIVALENTE TEXTUAL A SEGUIR.

      NENHUM FILHO

      _____

      UM FILHO

      _____

      DOIS FILHOS

      _____

      TRÊS FILHOS

      _____

      QUATRO FILHOS OU MAIS

      _____

  1. DE ACORDO COM O QUADRO, A MAIORIA DAS PESSOAS PESQUISADAS TEVE QUANTOS FILHOS?

    _____

66

LAZER EM FAMÍLIA

AS FAMÍLIAS PODEM TER DIVERSAS FORMAS DE LAZER, COMO AS REPRESENTADAS NAS FOTOS.

Imagem: Fotografia. Na sala, um homem e um garoto jogam videogame sentados no sofá lado a lado. O menino está sem camisa e com os pés sobre uma bola de futebol e o homem de camiseta, shorts e descalço. Ambos sorriem.  Fim da imagem.

LEGENDA: JOGAR VIDEOGAME. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Na pista de um parque, próximo de árvores, um homem de boné, camiseta, shorts e tênis está ao lado de uma garota sobre uma bicicleta com rodinhas. Ela usa óculos escuros, capacete, cotoveleiras e joelheiras. Ao fundo, outras pessoas circulam. Fim da imagem.

LEGENDA: PASSEAR NO PARQUE. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Destaque de um pequeno grupo de pessoas, dentre elas, três crianças, que observa hipopótamos dentro de uma área cercada. Fim da imagem.

LEGENDA: PASSEAR NO ZOOLÓGICO. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Destaque de um homem e um menino sentados em uma sala diante de uma ampla tela. Eles seguram pipoca e copos.  Fim da imagem.

LEGENDA: IR AO CINEMA. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Destaque de pessoas na plateia que assistem a um grupo de artistas fantasiados e com malabares se apresentando em um palco decorado.  Fim da imagem.

LEGENDA: IR AO CIRCO. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um grupo de pessoas de características diversas, adultos e crianças, observa diferentes personagens fantasiados em um palco iluminado e decorado. Fim da imagem.

LEGENDA: ASSISTIR A PEÇAS DE TEATRO. FIM DA LEGENDA.

  1. USANDO LÁPIS DE COR, PINTE OS QUADRADINHOS NAS FOTOS DE ACORDO COM A LEGENDA.

    VERMELHO - ATIVIDADE QUE VOCÊ E SUA FAMÍLIA FAZEM SEMPRE.

    VERDE - ATIVIDADE QUE VOCÊ E SUA FAMÍLIA FAZEM ÀS VEZES.

    AZUL - ATIVIDADE QUE VOCÊ E SUA FAMÍLIA NUNCA FIZERAM JUNTOS.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

    Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.

  1. COMPARE SUAS RESPOSTAS COM AS DE UM COLEGA.
    1. AS ATIVIDADES QUE VOCÊS FAZEM SEMPRE COM SUAS FAMÍLIAS SÃO AS MESMAS?
    1. VOCÊS MARCARAM ALGUMA ATIVIDADE QUE NUNCA FIZERAM? SE SIM, ESSA ATIVIDADE É IGUAL OU DIFERENTE?

67

TEMPO, TEMPO...

AS FAMÍLIAS PODEM TER ALGUNS DIAS DA SEMANA QUE SÃO DEDICADOS AO LAZER, COMO NOS CONTA O TEXTO A SEGUIR.

  1. COM A AJUDA DO PROFESSOR, LEIA O TEXTO EM VOZ ALTA.

    DOMINGO DE MANHÃ

    A GENTE ACORDA CEDINHO. SEM AQUELE SONO DE DIA QUE TEM AULA. TODO MUNDO ANIMADO. FALANDO ALTO. RINDO. É O ÚNICO DIA EM QUE TODO MUNDO TOMA CAFÉ DA MANHÃ JUNTO. DEPOIS CHEGAM OS CONVIDADOS DO PASSEIO. [...]

    CHEGAMOS À PRAIA [...].

  1. FAÇA DESENHOS REPRESENTANDO UMA ATIVIDADE QUE A FAMÍLIA DO TEXTO FEZ.

    Quadro: equivalente textual a seguir.

    _____

    _____

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. E VOCÊ E SUA FAMÍLIA, O QUE FAZEM AOS DOMINGOS?

68

CAPÍTULO 10. MUDANÇAS NA FAMÍLIA

AS FAMÍLIAS BRASILEIRAS PASSARAM POR ALGUMAS MUDANÇAS NAS ÚLTIMAS DÉCADAS.

OBSERVE A QUANTIDADE DE FILHOS EM CADA FAMÍLIA REPRESENTADA NAS FOTOS A SEGUIR.

Imagem: Fotografia em preto e branco. Um homem segura um chapéu em uma das mãos e do seu lado esquerda está de mãos dadas com uma criança pequena. Ao lado deles, estão uma mulher com uma criança de colo e à sua frente mais quatro crianças maiores, dois meninos e duas meninas. Eles têm olhos ligeiramente puxados e cabelo escuro e liso. Eles estão em uma área aberta com solo terroso e à frente de árvores. Fim da imagem.

LEGENDA: FAMÍLIA NO MUNICÍPIO DE CASTANHAL, NO ESTADO DO PARÁ. FOTO DE 1953. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma mulher sorri com uma criança pequena sentada em seu colo e ao seu lado estão duas meninas maiores. Todos têm pele clara, cabelo liso e sorriem. Estão em um banco próximo a arbustos com algumas casas ao fundo. Fim da imagem.

LEGENDA: FAMÍLIA NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO, NO ESTADO DE SÃO PAULO. FOTO DE 1988. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma mulher branca de cabelo liso preto, uma menina negra de cabelo preto crespo e um homem branco calvo estão sentados em um sofá e sorriem. Fim da imagem.

LEGENDA: FAMÍLIA NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO, NO ESTADO DE SÃO PAULO. FOTO DE 2019. FIM DA LEGENDA.

  1. PREENCHA O QUADRO.

    QUADRO: EQUIVALENTE TEXTUAL A SEGUIR.

    QUANTIDADE DE FILHOS

    _____

    _____

    _____

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. AO OBSERVAR O QUADRO, PODEMOS DIZER QUE A QUANTIDADE DE FILHOS AUMENTOU OU DIMINUIU NAS FAMÍLIAS ENTRE 1953 E 2019?

69

  1. OBSERVE AGORA OUTRAS DUAS FOTOS DE FAMÍLIAS.
Imagem: A. Fotografia em preto e branco. Uma família que apresenta olhos puxados e cabelo liso escuro posa para foto. É composta quatro crianças grandes, dois meninos e duas meninas, que estão de pé. Uma mulher sentada ao centro com um bebê e ao seu lado, sentada em uma estrutura mais alta, está uma criança pequena. Ao lado dela, um homem de pé que veste terno escuro. Fim da imagem.

LEGENDA: FAMÍLIA NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO, NO ESTADO DE SÃO PAULO. FOTO DE 1926. FIM DA LEGENDA.

Imagem: B. Fotografia. Uma família composta pode duas jovens posa de mãos dadas em uma via pública com carros estacionados e construções ao fundo. Ambas têm pele clara, cabelo liso preto e sorriem. Uma delas é cadeirante e a outra a olha de pé.  Fim da imagem.

LEGENDA: FAMÍLIA NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO, NO ESTADO DE SÃO PAULO. FOTO DE 2019. FIM DA LEGENDA.

  1. COM BASE NAS INFORMAÇÕES DAS FOTOS, COMPLETE O QUADRO.

    Quadro: equivalente textual a seguir.

    FOTO A

    _____

    _____

    _____

    FOTO B

    _____

    _____

    _____

  1. DE QUE ANO É A FOTO COM A MAIOR QUANTIDADE DE CRIANÇAS?

    _____

70

Boxe complementar:

EXPLORAR FONTE HISTÓRICA ORAL

UMA DAS FONTES UTILIZADAS NO ESTUDO DAS FAMÍLIAS E DAS COMUNIDADES É A ENTREVISTA.

  1. COM A AJUDA DO PROFESSOR, LEIA A ENTREVISTA EM VOZ ALTA.

    PERGUNTA – AIDÊ, PRA GENTE COMEÇAR, QUERIA QUE VOCÊ FALASSE O SEU NOME COMPLETO, O LOCAL E A DATA DE [SEU] NASCIMENTO.

    RESPOSTA – MEU NOME É AIDÊ MARTINS, NASCI EM 2 DE ABRIL DE 1961, NO MUNICÍPIO DE JAPERI, [ONDE] SEMPRE MOREI, NASCI E VIVI. [...]

    PERGUNTA – E QUAL É O NOME DOS SEUS PAIS?

    RESPOSTA – MEU PAI É SEBASTIÃO MIGUEL MARTINS, MINHA MÃE, JUDITH FERREIRA MARTINS.

    PERGUNTA – VOCÊ TEM IRMÃOS?

    RESPOSTA – TENHO, ÉRAMOS 14; ATUALMENTE, SOMOS OITO.

    PERGUNTA – E VOCÊ, NESSES 14, VOCÊ É A MAIS NOVA, DO MEIO?

    RESPOSTA – [...] EU ESTOU NA QUINTA POSIÇÃO.


  1. CIRCULE NO TEXTO, AS INFORMAÇÕES A SEGUIR DE ACORDO COM A LEGENDA.

    VERDE - NOME DA ENTREVISTADA.

    AZUL - ANO DE NASCIMENTO DELA.

    AMARELO - QUANTIDADE DE FILHOS DA MÃE DA ENTREVISTADA.

    MARROM - NOME DA MÃE DA ENTREVISTADA.

    ROXO - NOME DO PAI DA ENTREVISTADA.

  1. COMO PODEMOS PERCEBER QUE O TRECHO APRESENTADO FAZ PARTE DE UMA ENTREVISTA?

    _____

Fim do complemento.

71

  1. AGORA VOCÊ É O ENTREVISTADOR! FAÇA AS PERGUNTAS A SEGUIR A UM MORADOR ANTIGO DA SUA COMUNIDADE.
    1. QUAL É O SEU NOME?

      _____

    1. QUAL É A DATA DO SEU NASCIMENTO?

      _____

    1. QUANTOS IRMÃOS VOCÊ TEVE?

      _____

  1. COLE UMA FOTO DO ENTREVISTADO OU FAÇA UM DESENHO REPRESENTANDO-O.

    _____

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. CONTE AOS COLEGAS AS RESPOSTAS DO SEU ENTREVISTADO.

72

DIREITO À PROTEÇÃO

AS CRIANÇAS DO MUNDO TODO TÊM DIREITOS REGISTRADOS EM UM DOCUMENTO CHAMADO DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA. ACOMPANHE A LEITURA DE UM TEXTO QUE EXPLICA ALGUNS DESSES DIREITOS.

DIREITOS DA CRIANÇA

TODA CRIANÇA DO MUNDO DEVE SER BEM PROTEGIDA [...]

CRIANÇA TEM QUE TER NOME

CRIANÇA TEM QUE TER LAR

TER SAÚDE E NÃO TER FOME

TER SEGURANÇA E ESTUDAR.

RUTH ROCHA. OS DIREITOS DA CRIANÇA SEGUNDO RUTH ROCHA. SÃO PAULO: ÁTICA, 1999. P. 4 E 5.

Imagem: Fotografia. Quatro crianças brincam de passa anel em uma área aberta sob o sol e à frente de um lago.  Fim da imagem.

LEGENDA: CRIANÇAS BRINCANDO EM PARQUE NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO, NO ESTADO DE SÃO PAULO. FOTO DE 2018. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. QUAIS DIREITOS DA CRIANÇA SÃO CITADOS NESSE TEXTO?
  1. ESCOLHA UM DESSES DIREITOS E FAÇA UM DESENHO SOBRE ELE. ESCREVA UM TÍTULO PARA O DESENHO.

    _____

73

A DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA FOI APROVADA EM 1959 PELA ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU), QUE REÚNE CENTENAS DE PAÍSES.

ALÉM DO DIREITO À PROTEÇÃO, A DECLARAÇÃO INCLUI DIVERSOS OUTROS DIREITOS DA CRIANÇA:

Imagem: Fotografia. Uma menina posa sorridente sentada à mesa diante de um prato de comida. Fim da imagem.

LEGENDA: DIREITO À ALIMENTAÇÃO. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um menino desenha sentado à carteira.  Fim da imagem.

LEGENDA: DIREITO À EDUCAÇÃO. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma criança de óculos toma vacina em formato gota que é aplicada por uma mulher de jaleco branco à sua frente.  Fim da imagem.

LEGENDA: DIREITO À SAÚDE. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Cinco crianças com características diversas sorriem enquanto correm na mesma direção em uma área gramada e sob o sol. Ao fundo, árvores.  Fim da imagem.

LEGENDA: DIREITO À RECREAÇÃO. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. VOCÊ ACHA ESSES DIREITOS IMPORTANTES? POR QUÊ?

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. QUE OUTROS DIREITOS DAS CRIANÇAS VOCÊ ACRESCENTARIA? CONTE AOS COLEGAS.

74

RETOMANDO OS CONHECIMENTOS

CAPÍTULOS 9 E 10

AVALIAÇÃO DE PROCESSO DE APRENDIZAGEM

NESTAS PÁGINAS VOCÊ VAI VERIFICAR COMO ESTÁ SUA APRENDIZAGEM.

  1. DESENHE UMA ATIVIDADE QUE VOCÊ COSTUMA FAZER EM SUA MORADIA, INCLUINDO AS PESSOAS QUE FAZEM PARTE DA SUA FAMÍLIA.

    _____

  1. REGISTRE O NOME DE UMA PESSOA QUE FAZ PARTE DA SUA FAMÍLIA. SE NECESSÁRIO, PEÇA AJUDA AO PROFESSOR.

    _____

  1. QUAL É O CÔMODO DA MORADIA ONDE OCORREU A ATIVIDADE QUE VOCÊ DESENHOU?

    _____

  1. CIRCULE A MUDANÇA QUE OCORREU NA QUANTIDADE DE FILHOS DAS FAMÍLIAS NOS ÚLTIMOS 50 ANOS.

    AUMENTOU

    DIMINUIU

75

  1. OBSERVE AS IMAGENS E FAÇA O QUE SE PEDE.
Imagem: A. Fotografia. Um homem, uma mulher que segura um controle remoto e duas meninas estão sentados em um sofá. Todos são negros e sorriem.  Fim da imagem.

LEGENDA: FAMÍLIA ASSISTINDO TELEVISÃO. FIM DA LEGENDA.

Imagem: B. Fotografia. Um homem adulto e duas crianças, um menino e uma menina, brincam de bola numa área gramada sob o sol. Ambos observam a menina que está com a bola no pé.  Fim da imagem.

LEGENDA: FAMÍLIA JOGANDO FUTEBOL. FIM DA LEGENDA.

  1. REGISTRE A IMAGEM QUE APRESENTA DUAS CRIANÇAS E UM ADULTO JOGANDO FUTEBOL.

    _____

  1. AGORA, REGISTRE A IMAGEM QUE APRESENTA DUAS CRIANÇAS E DOIS ADULTOS ASSISTINDO TELEVISÃO.

    _____

    AUTOAVALIAÇÃO

    AGORA É HORA DE VOCÊ REFLETIR SOBRE SEU PRÓPRIO APRENDIZADO.

    COPIE OS NÚMEROS DAS PERGUNTAS A SEGUIR E RESPONDA CADA UMA DELAS COM UMA DAS SEGUINTES OPÇÕES: COMPLETAMENTE, PARCIALMENTE OU NÃO CONSEGUI.

  1. IDENTIFIQUEI AS PESSOAS QUE COMPÕEM MINHA FAMÍLIA?
  1. IDENTIFIQUEI FORMAS DE LAZER DAS FAMÍLIAS?
  1. COMPREENDI AS INFORMAÇÕES DAS FOTOGRAFIAS ESTUDADAS?
  1. IDENTIFIQUEI A MUDANÇA QUE OCORREU NA QUANTIDADE DE FILHOS DAS FAMÍLIAS?

76

DESAFIO À VISTA!

CAPÍTULOS 11 E 12

QUE OBJETOS ESTÃO PRESENTES NA VIDA DAS PESSOAS?

CAPÍTULO 11. OBJETOS DA NOSSA HISTÓRIA

DURANTE A NOSSA VIDA, USAMOS MUITOS OBJETOS DIFERENTES. ALGUNS DELES PODEM MARCAR A NOSSA HISTÓRIA, COMO O TEXTO DESCREVE.

  1. COM A AJUDA DO PROFESSOR, LEIA O TEXTO EM VOZ ALTA.

    UM MUNDO DE COISAS

    [OS OBJETOS] ENTRAM EM NOSSA VIDA A TODO MOMENTO. ALGUNS FICAM UM POUCO E PARTEM. OUTROS VÃO FICANDO, FICANDO E NUNCA SE VÃO. [...]

    PRA NÓS, SÃO COISAS ESPECIAIS E CONTAM NOSSAS HISTÓRIAS: UMA TAMPINHA DE REFRIGERANTE, UM TOCO DE LÁPIS, UM SOLDADINHO DE PLÁSTICO, [...] UM PAPEL DE BALA, UM DADO...

    MARCELO XAVIER. UM MUNDO DE COISAS. BELO HORIZONTE: FORMATO, 2002. P. 35.

    Imagem: Ilustração. Uma embalagem pequena laranja e vermelha; um lápis que está bem pequeno; um dado vermelho; uma tampinha de alumínio; e um soldadinho verde.  Fim da imagem.

    OBSERVAÇÃO: IMAGEM MERAMENTE ILUSTRATIVA. FIM DA OBSERVAÇÃO.

    1. MARQUE COM UM X OS OBJETOS QUE O AUTOR DO TEXTO CONSIDERA ESPECIAIS.

      ( ) TOCO DE LÁPIS.

      ( ) TAMPINHA DE REFRIGERANTE.

      ( ) PAPEL DE BALA.

      ( ) CANETA.

      ( ) DADO.

      ( ) SOLDADINHO DE PLÁSTICO.

      Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

    1. EM SUA OPINIÃO, O QUE SIGNIFICA DIZER QUE HÁ OBJETOS QUE “CONTAM NOSSAS HISTÓRIAS”?

77

ALGUNS OBJETOS SÃO USADOS PELAS PESSOAS APENAS EM CERTOS PERÍODOS DA VIDA.

  1. LIGUE CADA OBJETO AO PERÍODO DE VIDA EM QUE A CRIANÇA O UTILIZOU.

COLUNA À ESQUERDA:

A

Imagem: Fotografia. Um chocalho composto por três esferas coloridas. Fim da imagem.

B

Imagem: Fotografia. Um macacão manga longa de bebê e de cor amarela.  Fim da imagem.

C

Imagem: Fotografia. Uma bicicleta pequena com rodinhas. Fim da imagem.

D

Imagem: Fotografia. Uma mamadeira com leite. Fim da imagem.

E

Imagem: Fotografia. Uma camiseta verde de manga curta. Fim da imagem.

F

Imagem: Fotografia. Um carrinho de bebê.  Fim da imagem.

COLUNA À DIREITA:

1

Imagem: Fotografia. Um bebê que usa blusa, calça, sapato e está sentado e sorridente. Fim da imagem.

2

Imagem: Fotografia. Um menino que usa camisa xadrez, calça, tênis e está de pé com as mãos na cintura e sorridente.  Fim da imagem.

OBSERVAÇÃO: OS ELEMENTOS FORAM REPRESENTADOS FORA DE PROPORÇÃO. FIM DA OBSERVAÇÃO.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. OS OBJETOS UTILIZADOS PELA CRIANÇA SÃO OS MESMOS DE QUANDO ERA BEBÊ? POR QUÊ?

78

  1. ESCOLHA UM OBJETO QUE CONTA PARTE DA SUA HISTÓRIA E FAÇA O QUE SE PEDE.
    1. DESENHE E ESCREVA O NOME DESSE OBJETO.
Imagem: Ilustração. Quatro lápis agrupados em dois pares formam duas quinas de um espaço em branco onde será feito o desenho.  Fim da imagem.

NOME DO OBJETO: _____

  1. INDIQUE EM QUE PERÍODO DA VIDA ESSE OBJETO FEZ PARTE DA SUA HISTÓRIA.

    ( ) QUANDO ERA BEBÊ.

    ( ) QUANDO ERA CRIANÇA.

  1. PARA QUE ESSE OBJETO ERA UTILIZADO?

    ( ) PARA VESTIR.

    ( ) PARA BRINCAR.

    ( ) PARA VOCÊ SE ALIMENTAR.

    ( ) OUTRO: _____

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. MOSTRE SEU DESENHO AOS COLEGAS E CONTE A ELES POR QUE ESSE OBJETO FAZ PARTE DE SUA HISTÓRIA.

79

MUITAS CRIANÇAS GOSTAM DE BRINCAR COM OS OBJETOS DOS ADULTOS COM QUEM CONVIVEM.

  1. COM A AJUDA DO PROFESSOR, LEIA EM VOZ ALTA O TEXTO A SEGUIR SOBRE AS PERSONAGENS NATÁLIA E SUA AVÓ MARIA.

    O SEGREDO DA VÓ MARIA

    GOSTAVA DE IR AO QUARTO BRINCAR NO MEIO DOS MÓVEIS ANTIGOS, BEM GRANDES, CHEIOS DE DETALHES. [...]

    A AVÓ DEIXAVA A NETA BRINCAR COM ALGUMAS COISAS. NATÁLIA COLOCAVA AS LUVAS DE TECIDO BRILHANTE, COLAR, PULSEIRA, PASSAVA BATOM, PERFUME E FICAVA SE OLHANDO NO ESPELHO.

    CARLA CARUSO. O SEGREDO DA VÓ MARIA. SÃO PAULO: CALLIS, 2003. P. 4.

Imagem: Fotografia. Um quarto branco com cama de casal arrumada com cabeceira com arabescos e criado-mudo onde está um telefone antigo. Na outra parede estão uma penteadeira de madeira e um guarda-roupa. Ao fundo, um outro móvel de madeira com amplo espelho e uma porta que leva a outro cômodo.  Fim da imagem.

OBSERVAÇÃO: IMAGEM MERAMENTE ILUSTRATIVA. FIM DA OBSERVAÇÃO.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. LOCALIZE E RETIRE AS INFORMAÇÕES DO TEXTO PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES.
    1. PARA QUE A NETA USAVA OS OBJETOS DO QUARTO DA AVÓ?
    1. E A AVÓ, SERÁ QUE USAVA OS OBJETOS DA MESMA MANEIRA QUE A NETA?

      Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. VOCÊ JÁ TRANSFORMOU ALGUM OBJETO EM BRINQUEDO?
    1. SE SIM, QUE OBJETO ERA ESSE? SE NÃO, IMAGINE UM OBJETO.
    1. COMO VOCÊ BRINCOU COM ELE?
    1. PARA QUE ESSE OBJETO ERA USADO ANTES DE VIRAR BRINQUEDO?

80

DIVERSOS POVOS, DIVERSOS OBJETOS

CADA POVO PRODUZ SEUS OBJETOS COM OS MATERIAIS QUE TEM À DISPOSIÇÃO, COMO FAZEM OS POVOS INDÍGENAS DO ESTADO DE TOCANTINS.

POVO KARAJÁ

Imagem: Fotografia. Duas bonecas que apresentam cabelo preto liso, rosto com pinturas simétricas, brinco de pena, pinturas simétricas nas cores vermelha, preta e branca ao longo do corpo, pulseiras nos braços e adereços de penas nas pernas. Fim da imagem.

LEGENDA: BONECAS DE CERÂMICA. FIM DA LEGENDA.

POVO XERENTE

Imagem: Fotografia. Um cesto redondo com tampa feito de fios brilhosos em cor bege e amarrações em dourado.  Fim da imagem.

LEGENDA: BOLSA DE CAPIM DOURADO. FIM DA LEGENDA.

POVO TIMBIRA

Imagem: Fotografia. Um colar que apresenta trançados nas cores bege e marrom ao longo do comprimento e uma parte quadrada com amarrações que formam pequenos quadrados na parte frontal, ligada a uma franja de fios com sementes na extremidade.  Fim da imagem.

LEGENDA: COLAR DE BAMBU E SEMENTES. FIM DA LEGENDA.

OBSERVAÇÃO: OS ELEMENTOS FORAM REPRESENTADOS FORA DE PROPORÇÃO. FIM DA OBSERVAÇÃO.

81

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. ESCOLHA UM DOS OBJETOS DA PÁGINA ANTERIOR E CONTE SOBRE ELE AOS COLEGAS.
    1. QUAL É O NOME DO OBJETO?
    1. QUE POVO O PRODUZIU?
    1. DE QUE MATERIAL ELE FOI FEITO?

Boxe complementar:

INVESTIGUE

COMO TAREFA DE CASA, VOCÊ VAI PESQUISAR UM OBJETO PRODUZIDO POR UM POVO INDÍGENA QUE VIVE NO SEU ESTADO.

  1. COLE UMA FOTO OU DESENHE O OBJETO ESCOLHIDO.

    _____

  1. COMPLETE A LEGENDA COM AS INFORMAÇÕES SOLICITADAS A SEGUIR.
    1. NOME DO OBJETO: _____
    1. NOME DO POVO INDÍGENA: _____

Fim do complemento.

82

CAPÍTULO 12. UTENSÍLIOS DOMÉSTICOS

AS PESSOAS COSTUMAM UTILIZAR DIVERSOS OBJETOS NAS TAREFAS DOMÉSTICAS. ELES SÃO CHAMADOS DE UTENSÍLIOS DOMÉSTICOS.

  1. OBSERVE DOIS UTENSÍLIOS DOMÉSTICOS USADOS EM SUA MORADIA.
    1. DESENHE UM UTENSÍLIO EM CADA ESPAÇO ABAIXO.

      _____

Imagem: Ilustração. Um lápis verde. Fim da imagem.

_____

Imagem: Ilustração. Um lápis vermelho. Fim da imagem.
  1. AGORA, ESCREVA OS NOMES DELES COMO SOUBER NAS LEGENDAS.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. CONTE AOS COLEGAS DE QUE MATERIAIS SÃO FEITOS OS UTENSÍLIOS QUE VOCÊ PESQUISOU E PARA QUE ELES SÃO UTILIZADOS.

83

DIVERSOS UTENSÍLIOS DOMÉSTICOS COMEÇARAM A SER COMERCIALIZADOS NO BRASIL HÁ CERCA DE CEM ANOS.

NESSA ÉPOCA, OS UTENSÍLIOS NOVOS ERAM MUITO CAROS, E A MAIORIA DAS PESSOAS NÃO PODIA COMPRÁ-LOS.

  1. OBSERVE A PROPAGANDA E RESPONDA ÀS QUESTÕES A SEGUIR.
Imagem: Cartaz em preto e branco. Um fogão que apresenta design robusto, com forno de porta grossa, com seis bocas que não apresentam relevo e uma estrutura na parte superior que apresenta uma manivela. Ao lado do utensílio está escrito: “Fogões econômicos”.  Fim da imagem.

LEGENDA: DETALHE DE PROPAGANDA PUBLICADA NA REVISTA FEMININA, EM 1916. O TERMO “ECONÔMICOS” FOI GRAFADO CONFORME A ORTOGRAFIA ATUAL. FIM DA LEGENDA.

  1. QUE UTENSÍLIO DOMÉSTICO APARECE NA PROPAGANDA?

    _____

  1. TODOS OS BRASILEIROS TINHAM CONDIÇÕES DE COMPRAR O UTENSÍLIO CITADO NA PROPAGANDA? EXPLIQUE.

    _____

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. ESTA PROPAGANDA É ATUAL? COMO VOCÊ CONCLUIU ISSO?

84

EXPLORAR FONTE HISTÓRICA MATERIAL

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. LEIA A NOTÍCIA EM VOZ ALTA COM A AJUDA DO PROFESSOR.

    O COTIDIANO NO PASSADO

    [...] FOI PROMOVIDA UMA EXPOSIÇÃO COM OBJETOS ANTIGOS EM UM MUSEU [...]. O ACERVO FOI COMPOSTO POR UMA AÇÃO COLETIVA ENTRE ALUNOS E FUNCIONÁRIOS QUE LEVARAM ITENS COMO BRINQUEDOS, MÁQUINA DE ESCREVER, MÁQUINA DE COSTURA, FOTOS ANTIGAS, ENTRE OUTROS ARTIGOS.

    O OBJETIVO FOI MOSTRAR COMO ERA O COTIDIANO DAS PESSOAS NO PASSADO, ATRAVÉS DE UTENSÍLIOS E OBJETOS QUE ERAM USADOS NO DIA A DIA, NAS TAREFAS DOMÉSTICAS E NO TRABALHO.

    CCPLS [CENTROS DE CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL E LAZER] PROMOVERAM EXPOSIÇÃO DE OBJETOS ANTIGOS EM COMEMORAÇÃO AO DIA INTERNACIONAL DO MUSEU. CPPL BARUERI, 30 MAIO 2019. DISPONÍVEL EM: http://fdnc.io/fJN. ACESSO EM: 9 MAR. 2021.

    1. QUEM LEVOU OS ITENS PARA A MONTAGEM DA EXPOSIÇÃO?
    1. QUE OBJETOS FORAM LEVADOS?
    1. QUAL ERA O OBJETIVO DA EXPOSIÇÃO?
Imagem: Fotografia. Um pião que apresenta extremidade pontiaguda, corpo ovalar colorido e pequena haste grossa na parte superior. Fim da imagem.

LEGENDA: PIÃO. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma máquina de escrever que apresenta muitas teclas redondas e salientes dispostas em quatro fileiras e uma estrutura na parte superior em que há um cilindro horizontalizado ligado a uma pequena manivela e dois círculos, um de cada lado da máquina.  Fim da imagem.

LEGENDA: MÁQUINA DE ESCREVER. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma máquina de costura que está sobre um suporte de madeira horizontal e apresenta uma parte onde está a agulha e outra extremidade onde fica um círculo ligado a uma manivela.  Fim da imagem.

LEGENDA: MÁQUINA DE COSTURA. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Duas meninas posam de mãos dadas para foto com vestidos claros e com grandes laços que enfeitam a cabeça. Elas estão lado a lado. A maior segura um cesto sobre um banco e há outro cesto no chão ao lado da menor.  Fim da imagem.

LEGENDA: FOTOGRAFIA ANTIGA. FIM DA LEGENDA.

85

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

  1. AGORA É A SUA VEZ! COM A AJUDA DO PROFESSOR, VOCÊ E OS COLEGAS VÃO ORGANIZAR UMA EXPOSIÇÃO DE OBJETOS DE OUTROS TEMPOS. SIGAM OS PASSOS.
    1. SELECIONE ALGUM OBJETO ANTIGO DA SUA MORADIA OU DA MORADIA DE ALGUM CONHECIDO.
    1. NO DIA COMBINADO, TRAGA O OBJETO PARA A ESCOLA.

      Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

    1. CONTE AOS COLEGAS SOBRE O OBJETO QUE VOCÊ ESCOLHEU E PARA QUE ELE ERA UTILIZADO.
    1. COM A AJUDA DO PROFESSOR, ORGANIZEM A EXPOSIÇÃO DOS OBJETOS.
    1. CONVIDEM OUTRAS TURMAS DA ESCOLA E DA COMUNIDADE ESCOLAR PARA A EXPOSIÇÃO.

      Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. APÓS A EXPOSIÇÃO, CONVERSE COM O PROFESSOR E COM OS COLEGAS.
    1. QUE OBJETO MAIS CHAMOU A SUA ATENÇÃO?
    1. VOCÊ ACHA IMPORTANTE CONSERVAR OBJETOS PRODUZIDOS EM OUTROS TEMPOS? POR QUÊ?
    1. COMO VOCÊ CUIDA DOS OBJETOS DO SEU DIA A DIA?

Boxe complementar:

VOCÊ SABIA?

O MUSEU DOS BRINQUEDOS ESTÁ LOCALIZADO NO MUNICÍPIO DE BELO HORIZONTE, NO ESTADO DE MINAS GERAIS. ELE CONTÉM 5 MIL BRINQUEDOS, INCLUINDO BONECAS, CARRINHOS, MÓVEIS EM MINIATURA, MÁQUINAS DE COSTURA, CARRINHOS DE BEBÊ, FERROS DE PASSAR ROUPA, TRENZINHOS, VELOCÍPEDES, PELÚCIAS, CAVALOS DE PAU, FANTOCHES, ROBÔS, JOGOS, BRINQUEDOS MUSICAIS, LIVROS INFANTOJUVENIS E LANTERNAS MÁGICAS.

OS BRINQUEDOS MAIS ANTIGOS TÊM CERCA DE DUZENTOS ANOS E PERMITEM UMA COMPARAÇÃO COM OS ATUAIS.

Fim do complemento.

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RETOMANDO OS CONHECIMENTOS

CAPÍTULOS 11 E 12

AVALIAÇÃO DE PROCESSO DE APRENDIZAGEM

NESTAS PÁGINAS VOCÊ VAI VERIFICAR COMO ESTÁ SUA APRENDIZAGEM.

  1. COM LÁPIS DE COR, CIRCULE OS OBJETOS UTILIZADOS EM CADA PERÍODO DE VIDA DE ACORDO COM A LEGENDA.

    AZUL - QUANDO ERA BEBÊ.

    VERMELHO - QUANDO ERA CRIANÇA.

Imagem: Fotografia. Um short goiaba. Fim da imagem.

LEGENDA: BERMUDA. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um carrinho de bebê. Fim da imagem.

LEGENDA: CARINHO DE BEBÊ. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um par de tênis. Fim da imagem.

LEGENDA: TÊNIS. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um berço de madeira.  Fim da imagem.

LEGENDA: BERÇO. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um par de pequenos sapatos tricotados. Fim da imagem.

LEGENDA: SAPATINHOS. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma camiseta azul de manga curta.  Fim da imagem.

LEGENDA: CAMISETA. FIM DA LEGENDA.

OBSERVAÇÃO: OS ELEMENTOS FORAM REPRESENTADOS FORA DE PROPORÇÃO. FIM DA OBSERVAÇÃO.

  1. AGORA, REPRESENTE POR MEIO DE DESENHO UM OBJETO UTILIZADO POR VOCÊ QUANDO ERA BEBÊ.

    _____

87

  1. RELACIONE OS UTENSÍLIOS DOMÉSTICOS AOS SEUS RESPECTIVOS NOMES.

Coluna à esquerda:

A

Imagem: Fotografia. Um ferro de passar que apresenta um fio. Fim da imagem.

B

Imagem: Fotografia. Panelas de ferro sobre um fogo aceso com lenhas. Fim da imagem.

C

Imagem: Fotografia. Um fogão de quatro bocas que apresenta a região do forno com porta de vidro. Fim da imagem.

D

Imagem: Fotografia. Um ferro de passar que apresenta uma abertura com rebarba e pegador de madeira.  Fim da imagem.

Coluna à direita:

FERRO A BRASA

FOGÃO A GÁS

FERRO ELÉTRICO

FOGÃO A LENHA

AUTOAVALIAÇÃO

AGORA É HORA DE VOCÊ REFLETIR SOBRE SEU PRÓPRIO APRENDIZADO.

COPIE OS NÚMEROS DAS PERGUNTAS A SEGUIR E RESPONDA CADA UMA DELAS COM UMA DAS SEGUINTES OPÇÕES: COMPLETAMENTE, PARCIALMENTE OU NÃO CONSEGUI.

  1. CLASSIFIQUEI AS IMAGENS DOS OBJETOS DE BEBÊ E DE CRIANÇA?
  1. IDENTIFIQUEI OS UTENSÍLIOS DOMÉSTICOS ATUAIS E DE OUTROS TEMPOS?
  1. OBSERVEI E INTERPRETEI AS IMAGENS ESTUDADAS?
  1. LI E COMPREENDI OS TEXTOS LIDOS?