62
UNIDADE 3 - VIVER JUNTOS
LEGENDA: FAMÍLIAS NA PRAIA DE GAMBOA, NO MUNICÍPIO DE GAROPABA, NO ESTADO DE SANTA CATARINA. FOTO DE 2019. FIM DA LEGENDA.
63
Boxe complementar:
PRIMEIROS CONTATOS
- QUE LUGAR ESTÁ REPRESENTADO NA FOTO?
- QUE ATIVIDADES ADULTOS E CRIANÇAS ESTÃO FAZENDO?
Fim do complemento.
64
DESAFIO À VISTA!
CAPÍTULOS 9 E 10
COM QUEM EU VIVO E O QUE FAZEMOS JUNTOS?
CAPÍTULO 9. DIVERSAS FAMÍLIAS
AS PESSOAS PODEM TER DIVERSOS TIPOS DE FAMÍLIAS.
- DESENHE VOCÊ E AS PESSOAS QUE FAZEM PARTE DE SUA FAMÍLIA.
- OBSERVE SEU DESENHO E RESPONDA ÀS PERGUNTAS.
- QUANTOS ADULTOS VOCÊ DESENHOU? _____
- E QUANTAS CRIANÇAS? _____
65
- COMPARE A SUA FAMÍLIA COM A DE UM COLEGA.
- IDENTIFIQUE UMA SEMELHANÇA.
_____
- IDENTIFIQUE UMA DIFERENÇA.
_____
- CONTEM AOS COLEGAS AS SUAS DESCOBERTAS.
- IDENTIFIQUE UMA SEMELHANÇA.
- PERGUNTE A UM ADULTO COM QUEM VOCÊ CONVIVE QUANTOS FILHOS ELE TEVE. DEPOIS, FAÇA O QUE SE PEDE.
- ANOTE A RESPOSTA.
_____
- QUANDO SOLICITADO, INFORME AO PROFESSOR A QUANTIDADE DE FILHOS QUE VOCÊ ANOTOU. OS RESULTADOS SERÃO REGISTRADOS NA LOUSA.
- PREENCHA O QUADRO COM OS DADOS DISPONÍVEIS NA LOUSA.
QUADRO: EQUIVALENTE TEXTUAL A SEGUIR.
NENHUM FILHO
_____
UM FILHO
_____
DOIS FILHOS
_____
TRÊS FILHOS
_____
QUATRO FILHOS OU MAIS
_____
- ANOTE A RESPOSTA.
- DE ACORDO COM O QUADRO, A MAIORIA DAS PESSOAS PESQUISADAS TEVE QUANTOS FILHOS?
_____
66
LAZER EM FAMÍLIA
AS FAMÍLIAS PODEM TER DIVERSAS FORMAS DE LAZER, COMO AS REPRESENTADAS NAS FOTOS.
LEGENDA: JOGAR VIDEOGAME. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: PASSEAR NO PARQUE. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: PASSEAR NO ZOOLÓGICO. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: IR AO CINEMA. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: IR AO CIRCO. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: ASSISTIR A PEÇAS DE TEATRO. FIM DA LEGENDA.
- USANDO LÁPIS DE COR, PINTE OS QUADRADINHOS NAS FOTOS DE ACORDO COM A LEGENDA.
VERMELHO - ATIVIDADE QUE VOCÊ E SUA FAMÍLIA FAZEM SEMPRE.
VERDE - ATIVIDADE QUE VOCÊ E SUA FAMÍLIA FAZEM ÀS VEZES.
AZUL - ATIVIDADE QUE VOCÊ E SUA FAMÍLIA NUNCA FIZERAM JUNTOS.
- COMPARE SUAS RESPOSTAS COM AS DE UM COLEGA.
- AS ATIVIDADES QUE VOCÊS FAZEM SEMPRE COM SUAS FAMÍLIAS SÃO AS MESMAS?
- VOCÊS MARCARAM ALGUMA ATIVIDADE QUE NUNCA FIZERAM? SE SIM, ESSA ATIVIDADE É IGUAL OU DIFERENTE?
67
TEMPO, TEMPO...
AS FAMÍLIAS PODEM TER ALGUNS DIAS DA SEMANA QUE SÃO DEDICADOS AO LAZER, COMO NOS CONTA O TEXTO A SEGUIR.
- COM A AJUDA DO PROFESSOR, LEIA O TEXTO EM VOZ ALTA.
DOMINGO DE MANHÃ
A GENTE ACORDA CEDINHO. SEM AQUELE SONO DE DIA QUE TEM AULA. TODO MUNDO ANIMADO. FALANDO ALTO. RINDO. É O ÚNICO DIA EM QUE TODO MUNDO TOMA CAFÉ DA MANHÃ JUNTO. DEPOIS CHEGAM OS CONVIDADOS DO PASSEIO. [...]
CHEGAMOS À PRAIA [...].
- FAÇA DESENHOS REPRESENTANDO UMA ATIVIDADE QUE A FAMÍLIA DO TEXTO FEZ.
Quadro: equivalente textual a seguir.
_____
_____
- E VOCÊ E SUA FAMÍLIA, O QUE FAZEM AOS DOMINGOS?
68
CAPÍTULO 10. MUDANÇAS NA FAMÍLIA
AS FAMÍLIAS BRASILEIRAS PASSARAM POR ALGUMAS MUDANÇAS NAS ÚLTIMAS DÉCADAS.
OBSERVE A QUANTIDADE DE FILHOS EM CADA FAMÍLIA REPRESENTADA NAS FOTOS A SEGUIR.
LEGENDA: FAMÍLIA NO MUNICÍPIO DE CASTANHAL, NO ESTADO DO PARÁ. FOTO DE 1953. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: FAMÍLIA NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO, NO ESTADO DE SÃO PAULO. FOTO DE 1988. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: FAMÍLIA NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO, NO ESTADO DE SÃO PAULO. FOTO DE 2019. FIM DA LEGENDA.
- PREENCHA O QUADRO.
QUADRO: EQUIVALENTE TEXTUAL A SEGUIR.
QUANTIDADE DE FILHOS
_____
_____
_____
- AO OBSERVAR O QUADRO, PODEMOS DIZER QUE A QUANTIDADE DE FILHOS AUMENTOU OU DIMINUIU NAS FAMÍLIAS ENTRE 1953 E 2019?
69
- OBSERVE AGORA OUTRAS DUAS FOTOS DE FAMÍLIAS.
LEGENDA: FAMÍLIA NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO, NO ESTADO DE SÃO PAULO. FOTO DE 1926. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: FAMÍLIA NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO, NO ESTADO DE SÃO PAULO. FOTO DE 2019. FIM DA LEGENDA.
- COM BASE NAS INFORMAÇÕES DAS FOTOS, COMPLETE O QUADRO.
Quadro: equivalente textual a seguir.
FOTO A
_____
_____
_____
FOTO B
_____
_____
_____
- DE QUE ANO É A FOTO COM A MAIOR QUANTIDADE DE CRIANÇAS?
_____
70
Boxe complementar:
EXPLORAR FONTE HISTÓRICA ORAL
UMA DAS FONTES UTILIZADAS NO ESTUDO DAS FAMÍLIAS E DAS COMUNIDADES É A ENTREVISTA.
- COM A AJUDA DO PROFESSOR, LEIA A ENTREVISTA EM VOZ ALTA.
PERGUNTA – AIDÊ, PRA GENTE COMEÇAR, QUERIA QUE VOCÊ FALASSE O SEU NOME COMPLETO, O LOCAL E A DATA DE [SEU] NASCIMENTO.
RESPOSTA – MEU NOME É AIDÊ MARTINS, NASCI EM 2 DE ABRIL DE 1961, NO MUNICÍPIO DE JAPERI, [ONDE] SEMPRE MOREI, NASCI E VIVI. [...]
PERGUNTA – E QUAL É O NOME DOS SEUS PAIS?
RESPOSTA – MEU PAI É SEBASTIÃO MIGUEL MARTINS, MINHA MÃE, JUDITH FERREIRA MARTINS.
PERGUNTA – VOCÊ TEM IRMÃOS?
RESPOSTA – TENHO, ÉRAMOS 14; ATUALMENTE, SOMOS OITO.
PERGUNTA – E VOCÊ, NESSES 14, VOCÊ É A MAIS NOVA, DO MEIO?
RESPOSTA – [...] EU ESTOU NA QUINTA POSIÇÃO.
- CIRCULE NO TEXTO, AS INFORMAÇÕES A SEGUIR DE ACORDO COM A LEGENDA.
VERDE - NOME DA ENTREVISTADA.
AZUL - ANO DE NASCIMENTO DELA.
AMARELO - QUANTIDADE DE FILHOS DA MÃE DA ENTREVISTADA.
MARROM - NOME DA MÃE DA ENTREVISTADA.
ROXO - NOME DO PAI DA ENTREVISTADA.
- COMO PODEMOS PERCEBER QUE O TRECHO APRESENTADO FAZ PARTE DE UMA ENTREVISTA?
_____
Fim do complemento.
71
- AGORA VOCÊ É O ENTREVISTADOR! FAÇA AS PERGUNTAS A SEGUIR A UM MORADOR ANTIGO DA SUA COMUNIDADE.
- QUAL É O SEU NOME?
_____
- QUAL É A DATA DO SEU NASCIMENTO?
_____
- QUANTOS IRMÃOS VOCÊ TEVE?
_____
- QUAL É O SEU NOME?
- COLE UMA FOTO DO ENTREVISTADO OU FAÇA UM DESENHO REPRESENTANDO-O.
_____
- CONTE AOS COLEGAS AS RESPOSTAS DO SEU ENTREVISTADO.
72
DIREITO À PROTEÇÃO
AS CRIANÇAS DO MUNDO TODO TÊM DIREITOS REGISTRADOS EM UM DOCUMENTO CHAMADO DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA. ACOMPANHE A LEITURA DE UM TEXTO QUE EXPLICA ALGUNS DESSES DIREITOS.
DIREITOS DA CRIANÇA
TODA CRIANÇA DO MUNDO DEVE SER BEM PROTEGIDA [...]
CRIANÇA TEM QUE TER NOME
CRIANÇA TEM QUE TER LAR
TER SAÚDE E NÃO TER FOME
TER SEGURANÇA E ESTUDAR.
RUTH ROCHA. OS DIREITOS DA CRIANÇA SEGUNDO RUTH ROCHA. SÃO PAULO: ÁTICA, 1999. P. 4 E 5.
LEGENDA: CRIANÇAS BRINCANDO EM PARQUE NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO, NO ESTADO DE SÃO PAULO. FOTO DE 2018. FIM DA LEGENDA.
- QUAIS DIREITOS DA CRIANÇA SÃO CITADOS NESSE TEXTO?
- ESCOLHA UM DESSES DIREITOS E FAÇA UM DESENHO SOBRE ELE. ESCREVA UM TÍTULO PARA O DESENHO.
_____
73
A DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA FOI APROVADA EM 1959 PELA ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU), QUE REÚNE CENTENAS DE PAÍSES.
ALÉM DO DIREITO À PROTEÇÃO, A DECLARAÇÃO INCLUI DIVERSOS OUTROS DIREITOS DA CRIANÇA:
LEGENDA: DIREITO À ALIMENTAÇÃO. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: DIREITO À EDUCAÇÃO. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: DIREITO À SAÚDE. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: DIREITO À RECREAÇÃO. FIM DA LEGENDA.
- VOCÊ ACHA ESSES DIREITOS IMPORTANTES? POR QUÊ?
- QUE OUTROS DIREITOS DAS CRIANÇAS VOCÊ ACRESCENTARIA? CONTE AOS COLEGAS.
74
RETOMANDO OS CONHECIMENTOS
CAPÍTULOS 9 E 10
AVALIAÇÃO DE PROCESSO DE APRENDIZAGEM
NESTAS PÁGINAS VOCÊ VAI VERIFICAR COMO ESTÁ SUA APRENDIZAGEM.
- DESENHE UMA ATIVIDADE QUE VOCÊ COSTUMA FAZER EM SUA MORADIA, INCLUINDO AS PESSOAS QUE FAZEM PARTE DA SUA FAMÍLIA.
_____
- REGISTRE O NOME DE UMA PESSOA QUE FAZ PARTE DA SUA FAMÍLIA. SE NECESSÁRIO, PEÇA AJUDA AO PROFESSOR.
_____
- QUAL É O CÔMODO DA MORADIA ONDE OCORREU A ATIVIDADE QUE VOCÊ DESENHOU?
_____
- CIRCULE A MUDANÇA QUE OCORREU NA QUANTIDADE DE FILHOS DAS FAMÍLIAS NOS ÚLTIMOS 50 ANOS.
AUMENTOU
DIMINUIU
75
- OBSERVE AS IMAGENS E FAÇA O QUE SE PEDE.
LEGENDA: FAMÍLIA ASSISTINDO TELEVISÃO. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: FAMÍLIA JOGANDO FUTEBOL. FIM DA LEGENDA.
- REGISTRE A IMAGEM QUE APRESENTA DUAS CRIANÇAS E UM ADULTO JOGANDO FUTEBOL.
_____
- AGORA, REGISTRE A IMAGEM QUE APRESENTA DUAS CRIANÇAS E DOIS ADULTOS ASSISTINDO TELEVISÃO.
_____
AUTOAVALIAÇÃO
AGORA É HORA DE VOCÊ REFLETIR SOBRE SEU PRÓPRIO APRENDIZADO.
COPIE OS NÚMEROS DAS PERGUNTAS A SEGUIR E RESPONDA CADA UMA DELAS COM UMA DAS SEGUINTES OPÇÕES: COMPLETAMENTE, PARCIALMENTE OU NÃO CONSEGUI.
- IDENTIFIQUEI AS PESSOAS QUE COMPÕEM MINHA FAMÍLIA?
- IDENTIFIQUEI FORMAS DE LAZER DAS FAMÍLIAS?
- COMPREENDI AS INFORMAÇÕES DAS FOTOGRAFIAS ESTUDADAS?
- IDENTIFIQUEI A MUDANÇA QUE OCORREU NA QUANTIDADE DE FILHOS DAS FAMÍLIAS?
76
DESAFIO À VISTA!
CAPÍTULOS 11 E 12
QUE OBJETOS ESTÃO PRESENTES NA VIDA DAS PESSOAS?
CAPÍTULO 11. OBJETOS DA NOSSA HISTÓRIA
DURANTE A NOSSA VIDA, USAMOS MUITOS OBJETOS DIFERENTES. ALGUNS DELES PODEM MARCAR A NOSSA HISTÓRIA, COMO O TEXTO DESCREVE.
- COM A AJUDA DO PROFESSOR, LEIA O TEXTO EM VOZ ALTA.
UM MUNDO DE COISAS
[OS OBJETOS] ENTRAM EM NOSSA VIDA A TODO MOMENTO. ALGUNS FICAM UM POUCO E PARTEM. OUTROS VÃO FICANDO, FICANDO E NUNCA SE VÃO. [...]
PRA NÓS, SÃO COISAS ESPECIAIS E CONTAM NOSSAS HISTÓRIAS: UMA TAMPINHA DE REFRIGERANTE, UM TOCO DE LÁPIS, UM SOLDADINHO DE PLÁSTICO, [...] UM PAPEL DE BALA, UM DADO...
MARCELO XAVIER. UM MUNDO DE COISAS. BELO HORIZONTE: FORMATO, 2002. P. 35.
OBSERVAÇÃO: IMAGEM MERAMENTE ILUSTRATIVA. FIM DA OBSERVAÇÃO.
- MARQUE COM UM
X
OS OBJETOS QUE O AUTOR DO TEXTO CONSIDERA ESPECIAIS.
( ) TOCO DE LÁPIS.
( ) TAMPINHA DE REFRIGERANTE.
( ) PAPEL DE BALA.
( ) CANETA.
( ) DADO.
( ) SOLDADINHO DE PLÁSTICO.
- EM SUA OPINIÃO, O QUE SIGNIFICA DIZER QUE HÁ OBJETOS QUE “CONTAM NOSSAS HISTÓRIAS”?
- MARQUE COM UM
X
OS OBJETOS QUE O AUTOR DO TEXTO CONSIDERA ESPECIAIS.
77
ALGUNS OBJETOS SÃO USADOS PELAS PESSOAS APENAS EM CERTOS PERÍODOS DA VIDA.
- LIGUE CADA OBJETO AO PERÍODO DE VIDA EM QUE A CRIANÇA O UTILIZOU.
COLUNA À ESQUERDA:
A
B
C
D
E
F
COLUNA À DIREITA:
1
2
OBSERVAÇÃO: OS ELEMENTOS FORAM REPRESENTADOS FORA DE PROPORÇÃO. FIM DA OBSERVAÇÃO.
- OS OBJETOS UTILIZADOS PELA CRIANÇA SÃO OS MESMOS DE QUANDO ERA BEBÊ? POR QUÊ?
78
- ESCOLHA UM OBJETO QUE CONTA PARTE DA SUA HISTÓRIA E FAÇA O QUE SE PEDE.
- DESENHE E ESCREVA O NOME DESSE OBJETO.
NOME DO OBJETO: _____
- INDIQUE EM QUE PERÍODO DA VIDA ESSE OBJETO FEZ PARTE DA SUA HISTÓRIA.
( ) QUANDO ERA BEBÊ.
( ) QUANDO ERA CRIANÇA.
- PARA QUE ESSE OBJETO ERA UTILIZADO?
( ) PARA VESTIR.
( ) PARA BRINCAR.
( ) PARA VOCÊ SE ALIMENTAR.
( ) OUTRO: _____
- MOSTRE SEU DESENHO AOS COLEGAS E CONTE A ELES POR QUE ESSE OBJETO FAZ PARTE DE SUA HISTÓRIA.
79
MUITAS CRIANÇAS GOSTAM DE BRINCAR COM OS OBJETOS DOS ADULTOS COM QUEM CONVIVEM.
- COM A AJUDA DO PROFESSOR, LEIA EM VOZ ALTA O TEXTO A SEGUIR SOBRE AS PERSONAGENS NATÁLIA E SUA AVÓ MARIA.
O SEGREDO DA VÓ MARIA
GOSTAVA DE IR AO QUARTO BRINCAR NO MEIO DOS MÓVEIS ANTIGOS, BEM GRANDES, CHEIOS DE DETALHES. [...]
A AVÓ DEIXAVA A NETA BRINCAR COM ALGUMAS COISAS. NATÁLIA COLOCAVA AS LUVAS DE TECIDO BRILHANTE, COLAR, PULSEIRA, PASSAVA BATOM, PERFUME E FICAVA SE OLHANDO NO ESPELHO.
CARLA CARUSO. O SEGREDO DA VÓ MARIA. SÃO PAULO: CALLIS, 2003. P. 4.
OBSERVAÇÃO: IMAGEM MERAMENTE ILUSTRATIVA. FIM DA OBSERVAÇÃO.
- LOCALIZE E RETIRE AS INFORMAÇÕES DO TEXTO PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES.
- PARA QUE A NETA USAVA OS OBJETOS DO QUARTO DA AVÓ?
- E A AVÓ, SERÁ QUE USAVA OS OBJETOS DA MESMA MANEIRA QUE A NETA?
- VOCÊ JÁ TRANSFORMOU ALGUM OBJETO EM BRINQUEDO?
- SE SIM, QUE OBJETO ERA ESSE? SE NÃO, IMAGINE UM OBJETO.
- COMO VOCÊ BRINCOU COM ELE?
- PARA QUE ESSE OBJETO ERA USADO ANTES DE VIRAR BRINQUEDO?
80
DIVERSOS POVOS, DIVERSOS OBJETOS
CADA POVO PRODUZ SEUS OBJETOS COM OS MATERIAIS QUE TEM À DISPOSIÇÃO, COMO FAZEM OS POVOS INDÍGENAS DO ESTADO DE TOCANTINS.
POVO KARAJÁ
LEGENDA: BONECAS DE CERÂMICA. FIM DA LEGENDA.
POVO XERENTE
LEGENDA: BOLSA DE CAPIM DOURADO. FIM DA LEGENDA.
POVO TIMBIRA
LEGENDA: COLAR DE BAMBU E SEMENTES. FIM DA LEGENDA.
OBSERVAÇÃO: OS ELEMENTOS FORAM REPRESENTADOS FORA DE PROPORÇÃO. FIM DA OBSERVAÇÃO.
81
- ESCOLHA UM DOS OBJETOS DA PÁGINA ANTERIOR E CONTE SOBRE ELE AOS COLEGAS.
- QUAL É O NOME DO OBJETO?
- QUE POVO O PRODUZIU?
- DE QUE MATERIAL ELE FOI FEITO?
Boxe complementar:
INVESTIGUE
COMO TAREFA DE CASA, VOCÊ VAI PESQUISAR UM OBJETO PRODUZIDO POR UM POVO INDÍGENA QUE VIVE NO SEU ESTADO.
- COLE UMA FOTO OU DESENHE O OBJETO ESCOLHIDO.
_____
- COMPLETE A LEGENDA COM AS INFORMAÇÕES SOLICITADAS A SEGUIR.
- NOME DO OBJETO: _____
- NOME DO POVO INDÍGENA: _____
Fim do complemento.
82
CAPÍTULO 12. UTENSÍLIOS DOMÉSTICOS
AS PESSOAS COSTUMAM UTILIZAR DIVERSOS OBJETOS NAS TAREFAS DOMÉSTICAS. ELES SÃO CHAMADOS DE UTENSÍLIOS DOMÉSTICOS.
- OBSERVE DOIS UTENSÍLIOS DOMÉSTICOS USADOS EM SUA MORADIA.
- DESENHE UM UTENSÍLIO EM CADA ESPAÇO ABAIXO.
_____
- DESENHE UM UTENSÍLIO EM CADA ESPAÇO ABAIXO.
_____
- AGORA, ESCREVA OS NOMES DELES COMO SOUBER NAS LEGENDAS.
- CONTE AOS COLEGAS DE QUE MATERIAIS SÃO FEITOS OS UTENSÍLIOS QUE VOCÊ PESQUISOU E PARA QUE ELES SÃO UTILIZADOS.
83
DIVERSOS UTENSÍLIOS DOMÉSTICOS COMEÇARAM A SER COMERCIALIZADOS NO BRASIL HÁ CERCA DE CEM ANOS.
NESSA ÉPOCA, OS UTENSÍLIOS NOVOS ERAM MUITO CAROS, E A MAIORIA DAS PESSOAS NÃO PODIA COMPRÁ-LOS.
- OBSERVE A PROPAGANDA E RESPONDA ÀS QUESTÕES A SEGUIR.
LEGENDA: DETALHE DE PROPAGANDA PUBLICADA NA REVISTA FEMININA, EM 1916. O TERMO “ECONÔMICOS” FOI GRAFADO CONFORME A ORTOGRAFIA ATUAL. FIM DA LEGENDA.
- QUE UTENSÍLIO DOMÉSTICO APARECE NA PROPAGANDA?
_____
- TODOS OS BRASILEIROS TINHAM CONDIÇÕES DE COMPRAR O UTENSÍLIO CITADO NA PROPAGANDA? EXPLIQUE.
_____
- ESTA PROPAGANDA É ATUAL? COMO VOCÊ CONCLUIU ISSO?
84
EXPLORAR FONTE HISTÓRICA MATERIAL
- LEIA A NOTÍCIA EM VOZ ALTA COM A AJUDA DO PROFESSOR.
O COTIDIANO NO PASSADO
[...] FOI PROMOVIDA UMA EXPOSIÇÃO COM OBJETOS ANTIGOS EM UM MUSEU [...]. O ACERVO FOI COMPOSTO POR UMA AÇÃO COLETIVA ENTRE ALUNOS E FUNCIONÁRIOS QUE LEVARAM ITENS COMO BRINQUEDOS, MÁQUINA DE ESCREVER, MÁQUINA DE COSTURA, FOTOS ANTIGAS, ENTRE OUTROS ARTIGOS.
O OBJETIVO FOI MOSTRAR COMO ERA O COTIDIANO DAS PESSOAS NO PASSADO, ATRAVÉS DE UTENSÍLIOS E OBJETOS QUE ERAM USADOS NO DIA A DIA, NAS TAREFAS DOMÉSTICAS E NO TRABALHO.
CCPLS [CENTROS DE CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL E LAZER] PROMOVERAM EXPOSIÇÃO DE OBJETOS ANTIGOS EM COMEMORAÇÃO AO DIA INTERNACIONAL DO MUSEU. CPPL BARUERI, 30 MAIO 2019. DISPONÍVEL EM: http://fdnc.io/fJN. ACESSO EM: 9 MAR. 2021.
- QUEM LEVOU OS ITENS PARA A MONTAGEM DA EXPOSIÇÃO?
- QUE OBJETOS FORAM LEVADOS?
- QUAL ERA O OBJETIVO DA EXPOSIÇÃO?
LEGENDA: PIÃO. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: MÁQUINA DE ESCREVER. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: MÁQUINA DE COSTURA. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: FOTOGRAFIA ANTIGA. FIM DA LEGENDA.
85
- AGORA É A SUA VEZ! COM A AJUDA DO PROFESSOR, VOCÊ E OS COLEGAS VÃO ORGANIZAR UMA EXPOSIÇÃO DE OBJETOS DE OUTROS TEMPOS. SIGAM OS PASSOS.
- SELECIONE ALGUM OBJETO ANTIGO DA SUA MORADIA OU DA MORADIA DE ALGUM CONHECIDO.
- NO DIA COMBINADO, TRAGA O OBJETO PARA A ESCOLA.
- CONTE AOS COLEGAS SOBRE O OBJETO QUE VOCÊ ESCOLHEU E PARA QUE ELE ERA UTILIZADO.
- COM A AJUDA DO PROFESSOR, ORGANIZEM A EXPOSIÇÃO DOS OBJETOS.
- CONVIDEM OUTRAS TURMAS DA ESCOLA E DA COMUNIDADE ESCOLAR PARA A EXPOSIÇÃO.
- APÓS A EXPOSIÇÃO, CONVERSE COM O PROFESSOR E COM OS COLEGAS.
- QUE OBJETO MAIS CHAMOU A SUA ATENÇÃO?
- VOCÊ ACHA IMPORTANTE CONSERVAR OBJETOS PRODUZIDOS EM OUTROS TEMPOS? POR QUÊ?
- COMO VOCÊ CUIDA DOS OBJETOS DO SEU DIA A DIA?
Boxe complementar:
VOCÊ SABIA?
O MUSEU DOS BRINQUEDOS ESTÁ LOCALIZADO NO MUNICÍPIO DE BELO HORIZONTE, NO ESTADO DE MINAS GERAIS. ELE CONTÉM 5 MIL BRINQUEDOS, INCLUINDO BONECAS, CARRINHOS, MÓVEIS EM MINIATURA, MÁQUINAS DE COSTURA, CARRINHOS DE BEBÊ, FERROS DE PASSAR ROUPA, TRENZINHOS, VELOCÍPEDES, PELÚCIAS, CAVALOS DE PAU, FANTOCHES, ROBÔS, JOGOS, BRINQUEDOS MUSICAIS, LIVROS INFANTOJUVENIS E LANTERNAS MÁGICAS.
OS BRINQUEDOS MAIS ANTIGOS TÊM CERCA DE DUZENTOS ANOS E PERMITEM UMA COMPARAÇÃO COM OS ATUAIS.
Fim do complemento.
86
RETOMANDO OS CONHECIMENTOS
CAPÍTULOS 11 E 12
AVALIAÇÃO DE PROCESSO DE APRENDIZAGEM
NESTAS PÁGINAS VOCÊ VAI VERIFICAR COMO ESTÁ SUA APRENDIZAGEM.
- COM LÁPIS DE COR, CIRCULE OS OBJETOS UTILIZADOS EM CADA PERÍODO DE VIDA DE ACORDO COM A LEGENDA.
AZUL - QUANDO ERA BEBÊ.
VERMELHO - QUANDO ERA CRIANÇA.
LEGENDA: BERMUDA. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: CARINHO DE BEBÊ. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: TÊNIS. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: BERÇO. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: SAPATINHOS. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: CAMISETA. FIM DA LEGENDA.
OBSERVAÇÃO: OS ELEMENTOS FORAM REPRESENTADOS FORA DE PROPORÇÃO. FIM DA OBSERVAÇÃO.
- AGORA, REPRESENTE POR MEIO DE DESENHO UM OBJETO UTILIZADO POR VOCÊ QUANDO ERA BEBÊ.
_____
87
- RELACIONE OS UTENSÍLIOS DOMÉSTICOS AOS SEUS RESPECTIVOS NOMES.
Coluna à esquerda:
A
B
C
D
Coluna à direita:
FERRO A BRASA
FOGÃO A GÁS
FERRO ELÉTRICO
FOGÃO A LENHA
AUTOAVALIAÇÃO
AGORA É HORA DE VOCÊ REFLETIR SOBRE SEU PRÓPRIO APRENDIZADO.
COPIE OS NÚMEROS DAS PERGUNTAS A SEGUIR E RESPONDA CADA UMA DELAS COM UMA DAS SEGUINTES OPÇÕES: COMPLETAMENTE, PARCIALMENTE OU NÃO CONSEGUI.
- CLASSIFIQUEI AS IMAGENS DOS OBJETOS DE BEBÊ E DE CRIANÇA?
- IDENTIFIQUEI OS UTENSÍLIOS DOMÉSTICOS ATUAIS E DE OUTROS TEMPOS?
- OBSERVEI E INTERPRETEI AS IMAGENS ESTUDADAS?
- LI E COMPREENDI OS TEXTOS LIDOS?