MP030

O QUE EU JÁ SEI?

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA

  1. OBSERVE A IMAGEM E, A SEGUIR, FAÇA O QUE SE PEDE.
Imagem: Quadrinho único. Nele estão Magali, personagem de camiseta amarela sentada em uma cadeira à frente de um bolo de aniversário com uma vela de seis anos. Ela usa um chapéu, olha para cima e diz: “EU TENHO QUE FAZER UM PEDIDO? DEIXA VER...”. À sua frente, também de chapéu, estão Cebolinha, personagem com camiseta verde; e Mônica, personagem com dentes avantajados e camiseta vermelha. Eles olham para Magali e sorriem.  Fim da imagem.

LEGENDA: TURMA DA MÔNICA, DE MAURICIO DE SOUSA. FIM DA LEGENDA.

  1. QUAL É O ACONTECIMENTO MARCANTE COMEMORADO NO QUADRINHO?

    ( ) FESTA DA MÔNICA.

    ( ) ANIVERSÁRIO DO CEBOLINHA.

    ( ) ANIVERSÁRIO DA MAGALI.

    PROFESSOR RESPOSTA CORRETA: ANIVERSÁRIO DA MAGALI.
  1. PINTE O QUADRINHO QUE CORRESPONDE À IDADE QUE A MAGALI ESTÁ COMEMORANDO.

    ( ) 5 ANOS

    ( ) 6 anos

    ( ) 7 anos

    PROFESSOR Atenção professor: Os alunos devem pintar o quadrinho “6 anos”. Fim da observação.
  1. MARQUE COM UM X O QUE TEM NA FESTA DA MAGALI.

    ( ) BOLO.

    ( ) BANDEIRAS.

    PROFESSOR Resposta correta: bolo.
MANUAL DO PROFESSOR

Orientações específicas

Avaliação diagnóstica

As atividades apresentadas na seção O que eu já sei? visam identificar os conhecimentos prévios dos alunos e as suas hipóteses sobre os novos temas que serão estudados. Elas podem ser elaboradas no próprio livro, ou podem-se distribuir folhas avulsas para que os alunos as respondam separadamente.

Ao término da correção das atividades avaliativas diagnósticas, é importante verificar as aprendizagens consolidadas de cada aluno. A seguir, indicamos parâmetros para elaboração das rubricas de avaliação e propostas para intervenções, a fim de minimizar eventuais defasagens de aprendizagens para o início dos estudos.

Atividade 1. O aluno conseguiu localizar e retirar elementos da imagem que denotam tratar-se de uma comemoração de aniversário? Caso algum aluno tenha apresentado dificuldades, sugerimos um trabalho individualizado de interpretação da imagem. Destacar que a presença de chapéus e bolo encimado por vela é típica de comemoração de aniversário.

MP031

  1. VOCÊ SABE QUAL É O PRIMEIRO DOCUMENTO QUE REGISTRA A DATA E O LOCAL EM QUE A PESSOA NASCEU? CIRCULE.
Imagem: Ilustração. Reprodução de um documento intitulado “Certidão de Nascimento”, que apresenta o brasão das armas no topo. Fim da imagem.

LEGENDA: CERTIDÃO DE NASCIMENTO. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Reprodução de uma capa que apresenta o título “Caderneta da criança” acompanhado do desenho de muitas crianças com características diversas e fazendo diferentes atividades. Fim da imagem.

LEGENDA: CADERNETA DA CRIANÇA. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Reprodução de um documento que apresenta o brasão das armas, contorno do mapa do estado do RJ e do Brasil, foto 3x4 e outras informações pessoais.  Fim da imagem.

LEGENDA: CARTEIRA DE HABILITAÇÃO. FIM DA LEGENDA.

CRÉDITO: CERTIDÃO DE NASCIMENTO: REPRODUÇÃO; CADERNETA DA CRIANÇA: REPRODUÇÃO; CARTEIRA DE HABILITAÇÃO: JOSÉ CRUZ/AGÊNCIA BRASIL

  1. LEIA AS REGRAS DE CONVIVÊNCIA ESCRITAS POR ALGUMAS CRIANÇAS E RESPONDA: EM QUE LOCAL SE ENCONTRAM ESSES CARTAZES? ASSINALE.

FALAR NA NOSSA VEZ

GABRIEL

RESPEITAR AS IDEIAS DOS COLEGAS

ISABEL

COLABORAR NA ORGANIZAÇÃO DA SALA DE AULA

CAROLINA

( ) MORADIA.

( ) ESCOLA.

( ) PARQUE PÚBLICO.

PROFESSOR Resposta correta: escola.
  1. LEIA A REGRA DE UMA MORADIA E RESPONDA: HÁ ALGUMA REGRA SEMELHANTE NA SUA CASA?

    TOMAR BANHO ANTES DO JANTAR

    PROFESSOR Atenção professor: Os alunos podem responder sobre essa regra ou outra semelhante em suas casas. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 2. O aluno tem algum conhecimento sobre os documentos pessoais e de registro? Consegue distinguir a Certidão de Nascimento dos demais documentos? Caso seja necessário, explorar o nome de cada documento, explicando em que período da vida cada um deles é obtido.

Atividade 3. O aluno reconheceu o ambiente a que se destinam as regras de convivência apresentadas na atividade? Caso algum deles tenha se confundido com as regras de convivência de outros locais, ler novamente as regrinhas frisando, além do conteúdo delas, o marcador espacial apresentado “sala de aula”.

Atividade 4. Os alunos reconhecem alguma regra de convivência semelhante presente na casa deles? Em caso negativo, questione se lavam as mãos antes das refeições ou se podem demorar-se no banho, afirmando que tais práticas resultam de regras de convivência ainda que não tenham sido apresentadas como tais.

MP032

Comentários para o professor:

Organização das sequências didáticas

As sequências didáticas deste livro estão organizadas em quatro unidades, cada uma delas composta por dois módulos. Os módulos se alinham tematicamente e são organizados a partir de uma questão problema, desenvolvida em dois capítulos.

Imagem: Esquema. Unidade: Visando garantir uma aprendizagem significativa, todas as unidades são iniciadas com um levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre os assuntos que serão abordados nos capítulos que as compõem. Módulo: Questão problema: Os módulos são compostos por dois capítulos relacionados com a mesma questão problema e tema central. Capítulo. Capítulo. Módulo: Questão problema: A questão problema corresponde a uma problematização que estrutura o módulo, estando relacionada com objetos de conhecimento e habilidades constantes na BNCC. Capítulo. Capítulo. Fim da imagem.

As atividades propostas em cada capítulo permitem que se realize a construção do conhecimento, a partir de observações, análises e estabelecimento de correlações.

Na Introdução ao módulo, são apresentados os conteúdos, conceitos e atividades desenvolvidos, os pré-requisitos pedagógicos para sua elaboração e os principais objetivos de aprendizagem enfocados nos dois capítulos que o compõem.

Na Conclusão do módulo, encontram-se orientações que favorecem um diagnóstico a partir da avaliação de processo de aprendizagem para o acompanhamento individual e coletivo dos alunos, bem como proposições de ações para minimizar defasagens nas aprendizagens.

MP033

Unidade 1. Atividades em diferentes tempos

Esta unidade permite aos alunos reconhecer a importância dos acontecimentos que marcam as diferentes fases da vida de uma criança – como o primeiro dia de aula, as comemorações de aniversários, entre outros –, assim como identificar o papel de diversos tipos de documentos, incluindo os documentos pessoais, no registro desses acontecimentos. Também possibilita desenvolver reflexões sobre as regras de convívio em diferentes tipos de espaço – como os domésticos, escolares e comunitários.

Módulos da unidade

Imagem: Ícone referente à seção Módulos da unidade, composto pela ilustração de duas pastas dentro de um círculo azul. Fim da imagem.

Capítulos 1 e 2: exploram alguns dos acontecimentos marcantes na vida de uma criança e os registros desses acontecimentos, considerando noções de temporalidade (passado, presente e futuro) para a elaboração de uma linha do tempo da história pessoal dos alunos.

Capítulos 3 e 4: abordam a diferenciação entre os espaços doméstico, escolar e comunitário, considerando as regras de convivência relacionadas a esses espaços.

Primeiros contatos

Imagem: Ícone referente à seção Primeiros contatos, composto pela ilustração de um olho dentro de um círculo azul. Fim da imagem.

As atividades propostas no quadro Primeiros contatos têm como objetivo realizar uma preparação para o estudo da unidade, a partir da exploração de uma ilustração que retrata o uso de parque que permite levantar os conhecimentos prévios dos alunos sobre a convivência em espaços públicos.

Introdução ao módulo dos capítulos 1 e 2

Este módulo, formado pelos capítulos 1 e 2, interligados por uma questão problema apresentada na seção Desafio à vista!, tem como objetivo desenvolver atividades relacionadas aos acontecimentos que marcam as diferentes fases da vida dos alunos, possibilitando explorar alguns dos elementos ligados à unidade temática proposta pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC): “Mundo pessoal: meu lugar no mundo”.

Questão problema

Imagem: Ícone referente à seção Questão problema, composto pela ilustração de uma lâmpada acesa com um ponto de interrogação no interior dentro de um círculo azul. Fim da imagem.

Quais foram os principais acontecimentos da minha vida?

Atividades do módulo

Imagem: Ícone referente à seção Atividades do módulo, composto pela ilustração de um lápis dentro de um círculo azul. Fim da imagem.

As atividades propostas no módulo viabilizam o desenvolvimento das habilidades EF01HI01, ao relacionar aspectos do crescimento dos alunos com os registros e suas lembranças, e EF01HI02, ao associar as histórias pessoais dos alunos às de seus familiares.

São desenvolvidas atividades de interpretação de imagens e de compreensão de textos com o intuito de desenvolver noções de temporalidade.

Como pré-requisito, espera-se que os alunos consigam realizar distinções temporais simples, como ontem, hoje e amanhã, para ampliar essas noções por meio da exploração do processo de crescimento.

Principais objetivos de aprendizagem

Imagem: Ícone referente à seção Principais objetivos de aprendizagem, composto pela ilustração de uma lupa com um sinal de exclamação dentro de um círculo azul. Fim da imagem.

MP034

UNIDADE 1 – ATIVIDADES EM DIFERENTES TEMPOS

Imagem: Ilustração. Muitas pessoas, adultos e crianças, estão em uma ampla área com diferentes espaços de lazer. Ao centro, elas lancham embaixo de dois quiosques, também em toalhas estendidas no chão e em uma espaçosa mesa. Outras crianças brincam no parquinho distribuída entre o escorregador, trepa-trepa, gira-gira e o balanço. Próximo dali algumas pessoas descansam em bancos, caminham, andam de bicicleta em ciclovia e com equipamento de proteção e um rapaz vende balões coloridos. Também há gatos, cachorros e pássaros no espaço. Postes de iluminação, árvores e lixeira estão espalhados pelo local. Ao lado dessa área, há uma quadra poliesportiva aberta onde crianças correm e outras brincam de bola. Mais ao fundo está a pista de skate onde se divertem com equipamento de proteção. Próximo a um vendedor de coco está um pequeno grupo de pessoas que praticam alongamento. E paralelo à ciclovia há um espaço para descanso em bancos e caminhada à frente de um lago. Fim da imagem.

Observação: IMAGEM ILUSTRATIVA E SEM PROPORÇÕES PARA FINS DIDÁTICOS. Fim da observação.

MANUAL DO PROFESSOR

Conversar com os alunos, propondo as seguintes questões: a imagem apresentada tem muitas ou poucas atividades de lazer? O espaço é apenas destinado a crianças? Como você concluiu isso? Você conhece outras atividades de lazer além das que foram representadas na imagem?

Orientar a observação da imagem identificando com os alunos as diversas atividades realizadas pelas pessoas e os elementos que constituem a paisagem: avenida, quadra esportiva, quiosques, ciclovia, pista de skate , brinquedos, vegetação e lago.

Tempo e História

A História – todos nós estamos acostumados com essa definição – é o estudo das atividades e produções humanas, ou seja, da cultura, ao longo do tempo. Assim, no próprio conceito de História está inserido o conceito de tempo, o que nos mostra sua importância. No entanto, tempo é uma daquelas noções que perpassam nosso dia a dia e às quais damos pouca atenção, a despeito de sabermos de sua importância. Na verdade, a palavra tempo pode designar, em português, coisas diferentes, desde o clima ao tempo histórico, o tempo cultural.

[...] Todas as culturas humanas indagam acerca da natureza do tempo. E não só a História, mas a Arte, a religião e a ciência têm frequentemente se inquietado sobre essa natureza. Duas são as principais percepções filosóficas sobre o tempo: o tempo cíclico e o tempo linear.

MP035

Boxe complementar:

PRIMEIROS CONTATOS

1. DESCREVA UMA ATIVIDADE DE LAZER REPRESENTADA NA IMAGEM.

PROFESSOR Atenção professor: Explorar com os alunos as várias situações representadas na imagem para que possam selecionar uma delas.

2. QUAIS ATIVIDADES REPRESENTADAS NA IMAGEM VOCÊ COSTUMA PRATICAR?

PROFESSOR Atenção professor: Explorar com os alunos as diversas atividades representadas, permitindo que eles identifiquem as que praticam.

3. EM QUE PERÍODO DO DIA VOCÊ PRATICA ESSAS ATIVIDADES?

PROFESSOR Atenção professor: Orientar os alunos na identificação dos períodos do dia de suas atividades.

Fim do complemento.

MANUAL DO PROFESSOR

[...]

A grande diferença entre o tempo linear e o tempo cíclico é que, enquanto para o primeiro a história tem começo, meio e fim, para o segundo ela está sempre recomeçando. Mas, no nosso cotidiano também temos uma percepção dual do tempo: o tempo linear é aquele que marca a passagem do tempo em nossa vida e determina o envelhecimento do qual todos estamos cientes. No entanto, diariamente vivenciamos o tempo circular, a rotina, a repetição de atividades dia após dia, o que nos traz uma noção de continuidade, de experiência que se repete.

SILVA, Kalina Vanderlei; SILVA, Maciel Henrique. Dicionário de conceitos históricos . 2. ed. São Paulo: Contexto, 2009. p. 390-391.

Solicitar aos alunos que observem os tipos de equipamento de proteção utilizados nas práticas de ciclismo e skating, tais como capacetes de proteção, joelheiras e cotoveleiras, e reforçar que esses acessórios de segurança são necessários nessas práticas.

Explorar os conhecimentos prévios dos alunos sobre as atividades que praticam, as representadas na imagem e as regras de convivência por meio de questões mediadoras e esclarecer o conceito de lazer, neste caso, relacionado com a recreação.

Estimular a análise da ilustração, questionando: vocês conseguem identificar algumas regras de convivência representadas nas atividades? Por que elas são importantes também para as atividades de lazer? As regras de convivência nos parques são as mesmas regras observadas nas escolas?

Boxe complementar:

Fato de relevância nacional

Ao explorar a imagem desta abertura, pode-se questionar sobre que direitos da criança estão representados nessa imagem. É possível destacar que o artigo 5 do ECA determina que políticas públicas devem priorizar o direto à educação, à convivência familiar e comunitária, à cultura, ao brincar e ao lazer.

O tema poderá ser retomado no capítulo 1 por meio do texto “Primeiro dia de aula”, que permite discutir em sala a importância da escola na vida da criança e a valorização da educação na sua formação.

No segundo capítulo, ao abordar os primeiros documentos do indivíduo (registros de nascimento e de saúde), o tema pode ser retomado por meio do direito à declaração de nascimento para o registro da criança e o direito à saúde com a vacinação obrigatória.

Os capítulos 3 e 4 permitem a distinção elementar entre as noções de dever e direito, uma vez que tratam de responsabilidades das crianças nas esferas doméstica e escolar. No quarto capítulo, pode-se enfatizar também os direitos à convivência comunitária, ao esporte, ao lazer, à educação e à alimentação de qualidade, destacando a importância da escola para a garantia desses direitos previstos pelo ECA.

Fim do complemento.

MP036

DESAFIO À VISTA!

CAPÍTULOS 1 E 2

QUAIS FORAM OS PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS DA MINHA VIDA?

PROFESSOR Atenção professor: Fazer a leitura do texto para os alunos, apresentando a eles alguns parâmetros de leitura essenciais nessa fase da alfabetização. Fim da observação.

CAPÍTULO 1. LEMBRANÇAS DOS ACONTECIMENTOS

ALGUNS ACONTECIMENTOS PODEM SER MARCANTES NA VIDA DE UMA CRIANÇA, COMO O RETRATADO NA FOTOGRAFIA.

Imagem: Fotografia. Cinco crianças estão diante de uma mesa posta com bolo com uma vela de seis anos, copos coloridos e enfeites. Todas usam chapéus cônicos coloridos e uma menina, que está ao centro, inclina-se ao soprar a vela. Ao fundo, há balões coloridos. Fim da imagem.

LEGENDA: COMEMORAÇÃO NO MUNICÍPIO DE SÃO CAETANO DO SUL, NO ESTADO DE SÃO PAULO. FIM DA LEGENDA.

  1. QUAL É O ACONTECIMENTO RETRATADO NA FOTOGRAFIA? MARQUE COM UM X .

    ( ) PRIMEIRO DIA DE AULA.

    ( ) FESTA JUNINA.

    ( ) ANO-NOVO.

    ( ) ANIVERSÁRIO.

    PROFESSOR Resposta: aniversário.
  1. CIRCULE OS TRÊS ELEMENTOS MAIS UTILIZADOS NESSA FESTA.
Imagem: Fotografia. Um conjunto de balões coloridos.  Fim da imagem.

LEGENDA: BALÕES DE FESTA. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma vela verde em formato bastão. Fim da imagem.

LEGENDA: VELA DE ANIVERSÁRIO. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um bolo redondo amarelo com bolas rosas e enfeites coloridos. Fim da imagem.

LEGENDA: BOLO. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Fogos de artifício sortidos no céu noturno. Fim da imagem.

LEGENDA: FOGOS DE ARTIFÍCIO. FIM DA LEGENDA.

PROFESSOR Resposta correta: balões de festa, vela de aniversário e bolo.
MANUAL DO PROFESSOR

A BNCC no capítulo 1

Unidade temática

Mundo pessoal: meu lugar no mundo.

Objeto de conhecimento

• As fases da vida e a ideia de temporalidade (passado, presente, futuro).

Habilidade

• EF01HI01: identificar aspectos do seu crescimento por meio do registro das lembranças particulares ou de lembranças dos membros de sua família e/ou de sua comunidade.

Boxe complementar:

De olho nas competências

Este capítulo mobiliza a Competências Gerais 4 e 8 ao propor uma reflexão e um diálogo sobre as emoções e as expectativas com relação ao início do novo ciclo escolar. Possibilita o desenvolvimento da Competência Específica 2 de História ao discutir a escola como uma instituição com permanência no tempo e no espaço, meio pelo qual se possibilita novas aprendizagens e experiências para os alunos envolvidos nesse processo.

Fim do complemento.

A questão problema apresentada na seção Desafio à vista! possibilita aos alunos retomar oralmente seus conhecimentos prévios e discernir sobre os fatos marcantes da vida deles. Orientar a exposição dos alunos, fazendo um registro de suas respostas para ser retomado na conclusão do módulo.

MP037

TODAS AS CRIANÇAS FAZEM ANIVERSÁRIO UMA VEZ POR ANO. O ANIVERSÁRIO DE UMA CRIANÇA OCORRE SEMPRE NO MESMO MÊS.

  1. CIRCULE O MÊS DO SEU ANIVERSÁRIO.
PROFESSOR Atenção professor: Ler com os alunos os nomes dos meses, permitindo que eles possam identificar o mês do próprio aniversário. Fim da observação.

JANEIRO

FEVEREIRO

MARÇO

ABRIL

MAIO

JUNHO

JULHO

AGOSTO

SETEMBRO

OUTUBRO

NOVEMBRO

DEZEMBRO

Imagem: Ícone: Converse com seu colega. Fim da imagem.

  1. PERGUNTE A UM COLEGA EM QUE MÊS ELE FAZ ANIVERSÁRIO. VOCÊS FAZEM ANIVERSÁRIO NO MESMO MÊS?

    ( ) SIM.

    ( ) NÃO.

PROFESSOR Atenção professor: Orientar as conversas das duplas, de modo que os alunos possam identificar os meses de aniversário e a semelhança ou diferença entre eles. Fim da observação.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. O PROFESSOR VAI REGISTRAR NA LOUSA O NOME DAS CRIANÇAS QUE FAZEM ANIVERSÁRIO EM CADA MÊS. QUANDO SOLICITADO, DIGA O NOME DO MÊS EM QUE VOCÊ FAZ ANIVERSÁRIO.
    PROFESSOR Depende da realidade dos alunos.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. ANALISE AS INFORMAÇÕES REGISTRADAS NA LOUSA E RESPONDA ÀS PERGUNTAS.
    1. ALGUÉM FAZ ANIVERSÁRIO NO MESMO MÊS QUE VOCÊ? SE SIM, QUEM?
    1. QUAL É O MÊS COM MAIOR NÚMERO DE ANIVERSARIANTES?
PROFESSOR Atenção professor: A atividade proposta permite ao aluno analisar e avaliar as informações registradas na lousa, estabelecendo interpretações e elaborando conclusões. Fim da observação.
Imagem: folha solta que indica 07 de junho. Fim da imagem.
folha solta que indica 30 de junho.
Imagem: Ilustração. Um calendário de mesa que apresenta a indicação dos dias da semana e do mês, indo de 01 a 31. Fim da imagem.

LEGENDA: IMAGENS MERAMENTE ILUSTRATIVAS. FIM DA LEGENDA.

MANUAL DO PROFESSOR

Orientar os alunos na leitura e na interpretação da fotografia identificando os elementos definidores da comemoração de aniversário: o bolo, as velas, os balões de aniversário etc.

Argumentar com os alunos que essa celebração serve para marcar a passagem do tempo; comentar que idade se relaciona com direitos e deveres, como iniciar a escolarização, tirar título de eleitor, obter carteira de motorista, entre outros.

Orientar coletivamente na realização da atividade de seleção do mês de aniversário de cada criança. Organizar as conversas em duplas para que os alunos possam identificar se fazem ou não aniversário no mesmo mês, contribuindo para desenvolver noções de temporalidade, como a anterioridade, a simultaneidade e a posterioridade.

Atividade complementar

Para ampliar os estudos sobre os fatos e os acontecimentos que marcam a passagem do tempo, sugerimos apresentar para os alunos a letra da canção “Aniversário”, de Paulo e Luiz Tatit, cantada pelo grupo Palavra Cantada. Trata-se de uma música que aborda a importância do aniversário para o início de um novo ciclo na vida das crianças. Destaque as sensações sentidas pelo personagem da canção comparando com as sensações dos alunos quando fazem aniversário. A música em questão pode ser encontrada no canal Palavra Cantada Oficial, disponível em: http://fdnc.io/fJw. Acesso em: 15 jun. 2021.

MP038

PROFESSOR Atenção professor: Fazer uma leitura compartilhada do poema, identificando com os alunos o título e os demais elementos que caracterizam esse gênero textual, em especial a rima. Fim da observação.

UM DIA ESPECIAL

OUTRO ACONTECIMENTO QUE PODE SER MARCANTE NA VIDA DE UMA CRIANÇA É O DESCRITO NO POEMA A SEGUIR.

Imagem: Ilustração. No pátio, uma área com portão baixo aberto, caminho com área gramada e árvores ao redor. Próximo ao portão, está a professora, que sorri, usa uma tiara e veste jaleco, está um pouco abaixada com as mãos no joelho e observa uma menina que chega com mochila nas costas e caderno em uma das mãos. Ao fundo, um garoto caminha com mochila nas costas em direção ao prédio.  Fim da imagem.

LEGENDA: IMAGEM MERAMENTE ILUSTRATIVA. FIM DA LEGENDA.

PRIMEIRO DIA DE AULA

PRIMEIRO DIA DE AULA,

COMO É BOM RECOMEÇAR!

MALA NOVA, TUDO NOVO,

CADERNO, LÁPIS NO ESTOJO,

TUDO ENCAPADO,

TUDO AJEITADO,

TUDO ARRUMADO,

TUDO PRONTINHO.

NÃO CONHEÇO A PROFESSORA,

TAMBÉM ELA VAI SER NOVA.

SEI QUE DELA VOU GOSTAR,

E ELA VAI GOSTAR DE MIM. [...]

TUDO NOVO, VIDA NOVA.

NOVOS COLEGAS TAMBÉM. [...]

FONTE: PEDRO BANDEIRA. CAVALGANDO O ARCO-ÍRIS. SÃO PAULO: MODERNA, 2002. P. 24. (TÍTULO ADAPTADO.)

  1. O PROFESSOR VAI ORGANIZAR A LEITURA DO POEMA EM VOZ ALTA. QUANDO VOCÊ FOR CHAMADO, LEIA O TRECHO INDICADO COMO SOUBER.
PROFESSOR Atenção professor: A atividade permite ao aluno exercitar a fluência oral como souber fazê-lo, contribuindo para o processo de alfabetização. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR

Orientar na leitura em voz alta do poema. Essa atividade é importante por auxiliar no processo de desenvolvimento da fluência em leitura oral, um dos eixos do Plano Nacional de Alfabetização (PNA).

Identificar os elementos presentes no poema que demonstram o início de um novo ciclo escolar, relacionando-os com a entrada dos alunos nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Explorar com eles as novidades referentes ao início do novo ano escolar: novos professores, escola, materiais escolares, colegas etc.

A criança e as noções temporais

Sabe-se que a criança, baseada em suas vivências, antes mesmo de entrar na escola, é capaz de sequenciar acontecimentos de sua vida e repetir certas narrativas em sequência cronológica [...]. O uso da palavra (expressão oral, gráfica e escrita, dependendo da faixa etária) por parte das crianças é muito importante no momento em que o professor as desafia a refletir sobre sua experiência passada e seus conhecimentos prévios, relacionando os acontecimentos significativos, colocando-os em determinada sequência. Isso já pode, por exemplo, ser feito com crianças a partir de 4 ou 5 anos de idade.

MP039

  1. QUAL É O DIA MARCANTE DESCRITO NO POEMA? MARQUE A RESPOSTA COM UM X .

    ( ) O ANIVERSÁRIO DA CRIANÇA.

    ( ) O PRIMEIRO DIA DE AULA.

    ( ) O PRIMEIRO DIA DE FÉRIAS.

    PROFESSOR Resposta correta: O primeiro dia de aula.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. COM BASE NAS INFORMAÇÕES DO TEXTO, PODEMOS DIZER QUE A PERSONAGEM DO POEMA ESTAVA TRISTE OU CONTENTE?
    PROFESSOR Atenção professor: Fazer inferências a partir das informações do texto e expressá-las oralmente contribui para o processo de alfabetização, como nesse caso em que os alunos devem usar as informações para inferir que a criança do poema está contente. Fim da observação.
  1. USANDO LÁPIS PRETO, CIRCULE OS MATERIAIS ESCOLARES CITADOS NO POEMA.
Imagem: Fotografia. Uma mochila vermelha com detalhes pretos. Fim da imagem.

LEGENDA: MOCHILA. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um caderno de espiral aberto. As folhas são pautadas. Fim da imagem.

LEGENDA: CADERNO. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um livro impresso fechado de capa azul. Fim da imagem.

LEGENDA: LIVRO. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um estojo azul, verde e vermelho de zíper aberto e com lápis coloridos em seu interior. Fim da imagem.

LEGENDA: ESTOJO. FIM DA LEGENDA.

PROFESSOR Resposta: Mochila, caderno e estojo.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

5. O QUE A PERSONAGEM DO POEMA ESPERAVA DA NOVA PROFESSORA?

PROFESSOR Resposta: Esperava que a professora gostasse dela.

Imagem: Ícone: Converse com seu colega. Fim da imagem.

6. CONVERSE COM OS COLEGAS SOBRE COMO FOI SEU PRIMEIRO DIA DE AULA.

PROFESSOR Atenção professor: Incentivar as trocas entre os alunos sobre o primeiro dia de aula. Fim da observação.

A) CONTE A ELES COMO VOCÊ CHEGOU À ESCOLA NESSE DIA.

B) CITE UM MATERIAL ESCOLAR QUE VOCÊ LEVOU.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

7. VOCÊ LEMBRA DE ALGO QUE APRENDEU EM SEU PRIMEIRO DIA DE AULA? SE SIM, O QUE FOI?

PROFESSOR Atenção professor: Retomar com os alunos o primeiro dia de aula deles, explorando as atividades realizadas e o que aprenderam nesse dia. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR

Alunos dessa faixa etária já podem ser levados a compreender e diferenciar o presente e o passado a partir. de fatos de sua própria vida (“na época em que era um bebê”, “quando aprendeu a “falar”, “no dia em que entrou na escola”...), e a utilização de palavras como “antes”, “depois”, “agora”, “então”. O aprendizado relativo à sucessão de acontecimentos em termos gerais, nessa faixa etária, pode partir de uma tomada de consciência da sucessão de eventos da rotina diária (hora de acordar, hora do banho, hora do almoço, hora do lanche, momento de ir ao parque...). [...]

FERMIANO, Maria B.; SANTOS, Adriane S. dos. Ensino de História para o Fundamental I : teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2014. p. 39.

Auxiliar na resolução das atividades identificando com os alunos o dia marcante que é descrito no poema; orientar na interpretação do poema, estimulando-os a compreender o estado emocional da personagem em seu primeiro dia de aula e o que ela esperava da professora.

Organizar uma roda de conversa com os alunos, incentivando que cada um deles conte suas impressões a respeito do primeiro dia de aula. Pedir que destaquem quais materiais escolares eles levaram e o que aprenderam nesse dia. Essa é uma atividade importante para os alunos conhecerem uns aos outros, estimulando o processo de sociabilização entre eles.

Atividade complementar

Propor aos alunos que perguntem aos adultos da convivência deles se eles se lembram de como foi o primeiro dia de aula. Os adultos devem falar a respeito das impressões que tiveram, destacando como era a mobília escolar, os materiais didáticos, as vestimentas, as brincadeiras etc. A atividade permite trabalhar noções de temporalidade como mudança e permanência. Comparar as características, as semelhanças e as diferenças, da escola atual com as características da escola frequentada pelo adulto do convívio do aluno, destacando a importância da escolarização transmitida de geração em geração.

MP040

CAPÍTULO 2 REGISTRANDO OS ACONTECIMENTOS

OS ACONTECIMENTOS DA VIDA DE UMA CRIANÇA PODEM SER REGISTRADOS EM DIVERSOS DOCUMENTOS, COMO A CERTIDÃO DE NASCIMENTO.

Imagem: Fotografia. Retrato de uma mulher de pele clara, cabelo castanho-escuro liso e longo, solto. Ela sorri e segura com as duas mãos uma certidão de nascimento à frente do corpo. Fim da imagem.

LEGENDA: MULHER COM CERTIDÃO DE NASCIMENTO DE SEU FILHO EM MÃOS, NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO, NO ESTADO DE SÃO PAULO. FOTO DE 2021. FIM DA LEGENDA.

NA CERTIDÃO DE NASCIMENTO SÃO REGISTRADAS AS SEGUINTES INFORMAÇÕES:

NOME DA CRIANÇA

DIA, MÊS E ANO DE NASCIMENTO

NOME DE UM OU MAIS PARENTES DA CRIANÇA

LOCAL DE NASCIMENTO

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. COMO TAREFA DE CASA, CONVERSE COM UM ADULTO COM QUEM VOCÊ CONVIVE PARA DESCOBRIR ALGUNS DADOS REGISTRADOS NA SUA CERTIDÃO DE NASCIMENTO.
    PROFESSOR Atenção professor: A atividade permite a interação verbal entre adultos e crianças, o que é importante nessa etapa da alfabetização. Os alunos que não puderem acessar a própria Certidão de Nascimento podem obter algumas das informações com os adultos com os quais convivem. Fim da observação
    1. NOME COMPLETO.
    1. DATA DE SEU NASCIMENTO (DIA, MÊS E ANO).
    1. NOME DE UM DOS SEUS FAMILIARES.
    1. LOCAL DE NASCIMENTO.

      Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. CONTE AOS COLEGAS AS SUAS DESCOBERTAS.
MANUAL DO PROFESSOR

A BNCC no capítulo 2

Unidade temática

Mundo pessoal: meu lugar no mundo.

Objetos de conhecimento

  • As fases da vida e a ideia de temporalidade (passado, presente, futuro).
  • As diferentes formas de organização da família e da comunidade: os vínculos pessoais e as relações de amizade.

    Habilidades

  • EF01HI01: identificar aspectos do seu crescimento por meio do registro das lembranças particulares ou de lembranças dos membros de sua família e/ou de sua comunidade.
  • EF01HI02: identificar a relação entre as suas histórias e as histórias de sua família e de sua comunidade.

    Boxe complementar:

    De olho nas competências

    Este capítulo mobiliza a Competência Geral 8 ao abordar a vacinação como estratégia para a saúde individual e coletiva dos alunos. Aproxima-se da Competência Específica 7 das Ciências Humanas ao se valer de recursos textuais e gráficos para desenvolver noções de temporalidade expressas na linha do tempo dos alunos. Possibilita também o desenvolvimento da Competência Específica 3 de História ao propor a leitura, a interpretação e a retirada de informações de documentos civis e de reportagens de jornais, materiais tidos também como fontes históricas.

    Fim do complemento.

    Realizar a leitura em voz alta do texto introdutório destacando todas as informações que estão contidas nesse documento; expor que a Certidão de Nascimento é condição para obter outros documentos, como Carteira de Identidade. Perguntar aos alunos se eles conhecem esse documento.

    Os documentos e a cidadania

    A Certidão de Nascimento não é o único documento necessário para o cidadão exercer seus direitos e deveres. Veja [...] quais são os outros. Carteira de Identidade – Obrigatória para os maiores de 18 anos. [...] Cadastro de Pessoa Física (CPF) – [...] Somente com o número do CPF é possível abrir uma conta em banco ou tirar o passaporte. Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) – Registra a atividade profissional e a carreira do trabalhador. [...] Título de Eleitor – [...] O voto é obrigatório para os brasileiros entre 18 e 70 anos, e opcional para analfabetos, menores entre 16 e 18 anos e maiores de 70 anos. [...] Passaporte – Documento internacional de identificação. Constam dele o visto autorizando entrada, trânsito ou permanência em outros países. [...]

    Identidade, CPF e carteira de trabalho também são necessários. Jornal do Senado , ano 2, n. 41, 16 de ago. 2004. Disponível em: http://fdnc.io/fJx. Acesso em: 15 jun. 2021.

MP041

OUTRO DOCUMENTO IMPORTANTE NA VIDA DAS CRIANÇAS É CHAMADO CADERNETA DA CRIANÇA. NELA SÃO REGISTRADOS OS CUIDADOS COM A SAÚDE DA CRIANÇA, INCLUINDO AS VACINAS QUE FORAM TOMADAS EM CADA IDADE.

Imagem: Fotografia. Destaque da mão de uma pessoa que segura dois materiais impressos identificados como “Caderneta da criança”, um é roxo e apresenta a inscrição “Menina” e o outro é azul, e apresenta a inscrição “Menino”. Em ambos, a capa traz diversas crianças, de diferentes características, exercendo diferentes atividades.  Fim da imagem.

LEGENDA: CADERNETA DA CRIANÇA, EM QUE SE REGISTRAM OS CUIDADOS COM A SAÚDE, INCLUSIVE AS VACINAS. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. SE VOCÊ TIVER A CADERNETA DA CRIANÇA, OBSERVE-A EM CASA, COM A AJUDA DE UM ADULTO. PROCURE DESCOBRIR UMA VACINA QUE VOCÊ JÁ TOMOU E A IDADE QUE VOCÊ TINHA AO TOMAR ESSA VACINA. CONTE AOS COLEGAS.
    PROFESSOR Atenção professor: Organizar a socialização das descobertas individuais. Fim da observação.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. EM SALA DE AULA, CONTE AOS COLEGAS SOBRE AS VACINAS REGISTRADAS E O QUE MAIS CHAMOU A SUA ATENÇÃO.
    PROFESSOR Atenção professor: Os alunos que não conseguirem acessar a Caderneta da Criança podem obter algumas das informações solicitadas com os adultos com os quais convivem. Fim da observação.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. HÁ ALGUMA SEMELHANÇA ENTRE AS VACINAS TOMADAS POR VOCÊ E AS TOMADAS PELOS COLEGAS? SE SIM, QUAL?
    PROFESSOR Atenção professor: Organizar a socialização, enfatizando as possíveis vacinas tomadas pelos alunos e para que elas servem. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR

Fazer a leitura compartilhada do texto introdutório reforçando que toda criança tem direito à saúde e à educação, destacando que o documento serve para registrar diversas informações referentes aos serviços de assistência social, educação e saúde.

Orientar na resolução das atividades, incentivando que os alunos, na companhia de um adulto, observem os registros referentes às vacinas que eles tomaram. Destacar também a importância da vacinação para a prevenção pessoal e coletiva de diversas doenças.

Boxe complementar:

Tema contemporâneo transversal: direitos da criança e do adolescente

As atividades propostas nessa página permitem abordar questões relativas à saúde e aos direitos da criança através da temática da vacinação. Reforce para os alunos que, além do direito à alimentação, à escola, ao lazer, à saúde etc., eles têm garantido o direito à vacinação conforme a recomendação do Ministério da Saúde.

Fim do complemento.

Caderneta da Criança: Passaporte da Cidadania

A Caderneta da Criança: Passaporte da Cidadania é um documento importante e único no qual devem ficar registradas todas as informações sobre o atendimento à criança nos serviços de saúde, de educação e de assistência social para o acompanhamento desde o momento do seu nascimento até os 9 anos de idade. [...]

Esta Caderneta traz [...] informações sobre os direitos e deveres das crianças e dos pais, aleitamento materno, alimentação complementar saudável, vacinas, saúde bucal, marcos do desenvolvimento, consumo, e informa sobre o acesso aos equipamentos e programas sociais e de educação. Para cuidar da criança, educar e promover sua saúde e seu desenvolvimento integral, é importante a parceria entre os pais, a comunidade e os profissionais de saúde, de educação e de assistência social.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Caderneta da Criança , 2020. p. 3. Disponível em: http://fdnc.io/fJy. Acesso em: 17 jun. 2021.

MP042

EXPLORAR FONTE HISTÓRICA ESCRITA

OS BRINQUEDOS USADOS POR UMA CRIANÇA TAMBÉM AJUDAM A CONTAR SUA HISTÓRIA.

ACOMPANHE A LEITURA DA REPORTAGEM A SEGUIR.

PROFESSOR Atenção professor: Comentar com os alunos que, apesar de não poder ouvir, a boneca é vista por Letícia como ouvinte de seus segredos e suas conversas. Fim da observação.

UM BRINQUEDO ESPECIAL

CAMILINHA É UMA BONECA [...] [QUE] OUVE TODOS OS SEGREDINHOS DE LETÍCIA [...], DE 8 ANOS.

A MENINA GANHOU O BRINQUEDO AOS 2 ANOS E, DE LÁ PARA CÁ, VIRARAM BOAS COMPANHEIRAS. NA HORA DO APERTO, ELA CONVERSA BAIXINHO COM A BONECA.

FONTE: MEU BRINQUEDO PREFERIDO. O TEMPINHO. JORNAL O TEMPO . DISPONÍVEL EM: http://fdnc.io/fo7. ACESSO EM: 15 FEV. 2021.

  1. LOCALIZE NO TEXTO O TIPO DE BRINQUEDO PREFERIDO DE LETÍCIA E MARQUE-O COM UM X .

    ( ) BICICLETA.

    ( ) BONECA.

    ( ) BOLA.

    PROFESSOR Resposta correta: boneca.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. POR QUE LETÍCIA GOSTA DESSE BRINQUEDO?
    PROFESSOR Resposta: Porque a boneca virou uma boa companheira de Letícia.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. E QUAL É O SEU BRINQUEDO PREFERIDO?
    PROFESSOR Atenção professor: Depende da realidade do aluno. Fim da observação.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. POR QUE ESSE É SEU BRINQUEDO PREFERIDO? CONTE AOS COLEGAS.
    PROFESSOR Atenção professor: Incentivar os alunos a selecionar o seu brinquedo preferido. Fiim da observação.

    Imagem: Ícone: Converse com seu colega. Fim da imagem.

    5. AGORA, RECONTE O TEXTO PARA UM COLEGA E OUÇA-O CONTAR TAMBÉM. DEPOIS, RESPONDAM: OS SEUS BRINQUEDOS PREFERIDOS SÃO SEMELHANTES? POR QUÊ?

    PROFESSOR Atenção professor: A atividade de reconto permite ao aluno desenvolver a compreensão de texto e a fluência oral. Fim da observação.

    6. COMO TAREFA DE CASA, RECONTE PARA OS ADULTOS DA SUA CONVIVÊNCIA A HISTÓRIA DE LETÍCIA E SEU BRINQUEDO PREFERIDO.

    PROFESSOR Resposta: O reconto em casa, para um adulto, do que foi lido contribui para o processo de alfabetização.
MANUAL DO PROFESSOR

Fonte histórica escrita: jornal

As atividades propostas permitem realizar um trabalho de compreensão de texto através do qual os alunos terão acesso à história da menina Letícia. Informar os alunos que, nesse caso, a reportagem é uma importante fonte histórica para conhecer os hábitos, os brinquedos e as brincadeiras das crianças.

Orientar na realização das atividades identificando com os alunos o tipo de brinquedo preferido da personagem e o porquê de ela gostar desse brinquedo; incentivar os alunos a conversarem entre si revelando o brinquedo preferido deles e os motivos da preferência por esse brinquedo. Anotar os tipos de brinquedo mais citados pelos alunos.

Auxiliar na formação das duplas de alunos para organizar a atividade de reconto do texto. Esse trabalho servirá como uma preparação para os alunos realizarem a atividade de recontar a história de Letícia, em casa, para um adulto de convivência deles. Essas atividades estimulam a compreensão textual e a fluência oral.

MP043

LINHA DO TEMPO

TODOS OS ACONTECIMENTOS QUE VOCÊ ESTUDOU PODEM SER ORGANIZADOS EM UMA LINHA DO TEMPO, COMO A DE BEATRIZ.

Imagem: Ilustração. Uma linha do tempo de 2017 a 2023 que apresenta cada ano com indicações de cores diferentes e a idade de uma criança. 2017: nascimento, ligada à fotografia de uma bebê recém-nascida vestida com roupa de frio, que está deitada com olhos fechados e braços levantados. 2018: 1 ano: ligada à fotografia de uma bebê vestida com roupa fresca e de fralda, engatinhando na grama. 2019: 2 anos. 2020: 3 anos. 2021: 4 anos, ligada à fotografia de uma menina de pé com vestido rosa, mochila azul e de trança no cabelo, posando para foto próximo de árvores. 2022: 5 anos. 2023: 6 anos. Fim da imagem.
  1. LIGUE A IDADE AOS FATOS DA VIDA DE BEATRIZ.

Coluna 1

1 ANO

4 ANOS

Coluna 2

FOI PARA A ESCOLA.

COMEÇOU A ENGATINHAR.

PROFESSOR Resposta: 1 ano; começou a engatinhar; 4 anos: foi para a escola
PROFESSOR Atenção professor: Orientar coletivamente a observação da linha do tempo, destacando com os alunos seus principais elementos: linha dividida em sete partes iguais, anos, datas e fotos. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR

Solicitar aos alunos que observem as fotografias e identifiquem a relação existente entre os fatos retratados e a passagem do tempo.

Observar que as fotografias podem registrar acontecimentos, costumes e hábitos da vida das pessoas. Podem-se extrair delas informações, por exemplo, sobre as mudanças físicas das pessoas, os tipos de vestimenta e as variações de acordo com as estações do ano, sobre a paisagem e, até mesmo, sobre os planos e os enquadramentos que os fotógrafos usaram para realizar seus registros e narrar suas histórias.

Atividade complementar

Para ampliar o trabalho de análise e interpretação de fotografias, propor aos alunos que tragam para a aula diferentes tipos de fotografias atuais e de outros tempos: selfies, fotos familiares, fotos do grupo de amigos etc. Propor a cada aluno que escolha uma fotografia, exceto a própria. Essas fotografias devem ficar nas carteiras escolares dos respectivos donos.

Solicitar a um aluno que descreva a fotografia trazida pelo colega, destacando as pessoas retratadas, o tipo de foto e os elementos da paisagem. Solicitar que o dono da fotografia apresente novas informações relativas à data e ao evento retratado para complementar a descrição feita anteriormente. Garantir o respeito à diversidade de características e vivências pessoais.

O documento fotográfico

É este mundo do documento fotográfico [...] que se confunde em nossas mentes com o fato passado [...] numa tensão perpétua , seja pela nossa lembrança e envolvimento com o objeto da representação, seja, ao contrário, pelo nosso desconhecimento em relação a ele, seja principalmente pelo nosso desejo, enquanto investigadores, de, mediante o devido exame crítico, [...] desvelarmos [...] a trama e o contexto no qual se acha enredado de forma a produzirmos sentido e iluminarmos mais um microaspecto do universo de lacunas que pontilham no firmamento da história.

KOSSOY, Boris. O relógio de Hiroshima: reflexões sobre os diálogos e silêncios das imagens. Revista Brasileira de História , v. 25, n. 49, jun. 2005. p. 41-42. Disponível em: http://fdnc.io/fJz. Acesso em: 23 jul. 2021.

MP044

MINHA LINHA DO TEMPO

PROFESSOR Atenção professor: Ler coletivamente os elementos abaixo, esclarecendo as possíveis dúvidas sobre cada um. Em seguida, orientar individualmente a montagem das linhas de tempo. Fim da observação.
  1. AGORA VOCÊ VAI ORGANIZAR AS INFORMAÇÕES SOBRE OS ACONTECIMENTOS DA SUA VIDA EM UMA LINHA DO TEMPO. SIGA OS PASSOS.
    1. ESCREVA O SEU NOME NO TÍTULO DA LINHA DO TEMPO, DO JEITO QUE SOUBER.
      PROFESSOR Atenção professor: É importante respeitar o momento individual da alfabetização, deixando que os alunos registrem o próprio nome como souberem. Fim da observação.
    1. REGISTRE O ANO DO SEU NASCIMENTO E OS ANOS SEGUINTES.
    1. CONVERSE COM UM ADULTO PARA CONHECER ACONTECIMENTOS QUE OCORRERAM EM CADA ANO DA SUA VIDA.
      PROFESSOR Atenção professor: A atividade incentiva a interação verbal entre adultos e crianças.
    1. REPRESENTE CADA UM DESSES ACONTECIMENTOS POR MEIO DE FOTOS OU DESENHOS.

      A VIDA DE ______

Imagem: Ilustração. Uma linha do tempo que apresenta três barras de cores diferentes que indicam respectivamente: nascimento, 1 ano e 2 anos.  Fim da imagem.
MANUAL DO PROFESSOR

Orientar na realização das atividades sobre a linha do tempo, levando os alunos a relacionar a passagem do tempo à diversificação das atividades praticadas por eles.

Solicitar que a montagem da linha do tempo, com a apresentação das informações e a descrição das imagens, seja realizada com a ajuda de um adulto da convivência dos alunos.

Incentivar que compartilhem com os colegas os acontecimentos de cada ano da vida deles que foram registrados na cronologia montada.

O trabalho com o tempo

No caso de trabalhar com o conceito de tempo, permite a inserção de entendimento sobre os processos formativos da vida de cada sujeito, a ordenação, sucessão e duração e, tem a ver não só com uma necessidade de entender como se processam as discussões nos anos iniciais sobre a História, mas principalmente perceber como são apropriados por professores/as e estudantes, uma vez que promove o entendimento sobre as diferentes temporalidades. Neste sentido, ao propor trabalhar com as noções de tempo, é importante levar em conta a maturidade da criança. Segundo Circe Bittencourt (2004, p. 203) de acordo com a abordagem piagetiana “(...) é necessária uma maturação biológica para a compreensão do tempo”.

MP045

Imagem: Ilustração. Continuação da linha do tempo que apresenta quatro barras de cores diferentes que indicam respectivamente: 3 anos, 4 anos, 5 anos e 6 anos.  Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. QUAIS ACONTECIMENTOS DO SEU CRESCIMENTO VOCÊ CONHECEU POR MEIO DAS LEMBRANÇAS DOS ADULTOS?
PROFESSOR Atenção professor: Espera-se que os alunos destaquem alguns acontecimentos da própria vida dos quais eles souberam por meio de fontes orais a que tiveram acesso. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR

Mesmo que a intenção seja inserir conhecimentos acerca do tempo histórico, e que nossa análise não se baseie na concepção piagetiana, é importante levar em conta, a “maturação biológica”, pela maneira como os estudantes concebem o que seria tempo histórico.

Percebe-se que na faixa etária das crianças das séries iniciais, é importante iniciar os diálogos pelo tempo vivido (tempo que se manifesta nas etapas da vida da infância, adolescência, idade adulta e velhice), tempo concebido (varia de acordo com as culturas e gera relações diferentes com o tempo vivido) e tempo intuitivo (limita-se às relações de sucessão, duração, simultaneidade).

SCHMITT, Jaqueline A. M. Z. O ensino de História nas séries iniciais: interfaces entre currículo, o saber e fazer docente. In : I Seminário Internacional História do Tempo Presente. Anais ... Florianópolis, UDESC/ANPUH/PPGH, 2011, p. 1.217. Disponível em: http://fdnc.io/fo8. Acesso em: 18 jun. 2021.

Atividade complementar

A construção da linha do tempo do aluno também pode ser feita como um “varal de acontecimentos”.

Solicitar aos alunos que façam desenhos com legendas em pedaços de papel sobre os acontecimentos importantes na vida deles, pelo menos um por ano. Pendurar os desenhos em um pedaço de barbante. Os barbantes (linhas do tempo) de todos os alunos poderão ficar expostos de maneira que componham uma rede ao se cruzarem.

MP046

RETOMANDO OS CONHECIMENTOS

CAPÍTULOS 1 E 2

AVALIAÇÃO DE PROCESSO DE APRENDIZAGEM

NESTAS PÁGINAS VOCÊ VAI VERIFICAR COMO ESTÁ SUA APRENDIZAGEM.

  1. OBSERVE OBJETOS LIGADOS A ACONTECIMENTOS IMPORTANTES NA VIDA DAS CRIANÇAS. CIRCULE CADA IMAGEM DE ACORDO COM AS CORES DA LEGENDA.

    AZUL - ANIVERSÁRIO

    VERDE - PRIMEIRO DIA DE AULA

Imagem: Ilustração. Um conjunto de balões coloridos. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Uma mochila azul com detalhes coloridos. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Um bolo confeitado com uma vela de 6 anos. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Um estojo azul com lápis. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Um caderno fechado espiralado. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Uma faixa amarela na qual está escrito: “Feliz aniversário”. Fim da imagem.

LEGENDA: IMAGENS ILUSTRATIVAS PARA FINS DIDÁTICOS. FIM DA LEGENDA.

PROFESSOR Resposta: Azul: balões, bolo, faixa. Verde: mochila, estojo, caderno.
  1. MARQUE COM UM X AS FRASES QUE APRESENTAM INFORMAÇÕES REGISTRADAS NA CERTIDÃO DE NASCIMENTO.

( ) NOME COMPLETO DE QUEM NASCEU.

( ) DIA DA PRIMEIRA VACINAÇÃO.

( ) DIA DO NASCIMENTO DA CRIANÇA.

( ) LOCAL DE NASCIMENTO.

( ) DIA EM QUE ENTROU NA ESCOLA.

( ) MÊS DO NASCIMENTO.

PROFESSOR Resposta: NOME COMPLETO DE QUEM NASCEU; DIA DO NASCIMENTO DA CRIANÇA; LOCAL DE NASCIMENTO; MÊS DO NASCIMENTO.
MANUAL DO PROFESSOR

Intencionalidade pedagógica das atividades

Atividade 1 – Objetivo de aprendizagem: Identificar acontecimentos marcantes na vida da criança.

Espera-se que o aluno observe e interprete as imagens, distinguindo os objetos retratados nas ilustrações relacionados aos dois importantes eventos indicados na legenda. O aluno deverá identificar e circular com a mesma cor os elementos visuais referentes à comemoração de aniversário: bolo, faixa e balões de aniversário. Deve fazer o mesmo com os que representam a ida a escola: estojo, caderno e mochila.

Atividade 2 – Objetivo de aprendizagem: descrever os elementos presentes na Certidão de Nascimento.

Ao solicitar que o aluno assinale as alternativas que correspondem às características da Certidão de Nascimento, a atividade permite verificar se ele compreendeu a finalidade do documento e se foi capaz de assimilar corretamente as informações presentes nele.

MP047

  1. OBSERVE A IMAGEM E FAÇA O QUE SE PEDE.
Imagem: Ilustração. Uma linha do tempo que apresenta barras coloridas para cada ano de 2017 a 2023 e que indica os respectivos períodos: 2017: nascimento. 2018: 1 ano. 2019: 2 anos. 2020: 3 anos. 2021: 4 anos. 2022: 5 anos. 2026: 6 anos.  Fim da imagem.
  1. QUAL É O NOME DESSA LINHA?
    PROFESSOR Resposta: Linha do tempo.
  1. COMO ELA ESTÁ DIVIDIDA?
    PROFESSOR Resposta: De ano em ano.
  1. QUAL FATO FOI INCLUÍDO NA LINHA DE TEMPO?
    PROFESSOR Resposta: O nascimento.

    AUTOAVALIAÇÃO

    PROFESSOR Atenção professor: Incentivar os alunos a realizarem a autoavaliação. Fim da observação.

    AGORA É HORA DE VOCÊ REFLETIR SOBRE SEU PRÓPRIO APRENDIZADO.

    COPIE OS NÚMEROS DAS PERGUNTAS A SEGUIR E RESPONDA CADA UMA DELAS COM UMA DAS SEGUINTES OPÇÕES: COMPLETAMENTE, PARCIALMENTE OU NÃO CONSEGUI.

  1. IDENTIFIQUEI OS ACONTECIMENTOS MARCANTES DA MINHA VIDA?
  1. DESCREVI OS ELEMENTOS DA CERTIDÃO DE NASCIMENTO?
  1. IDENTIFIQUEI AS CARACTERÍSTICAS DA LINHA DO TEMPO?

    4. LI OS TEXTOS APRESENTADOS?

MANUAL DO PROFESSOR

Autoavaliação

A autoavaliação sugerida permite ao aluno revisitar o processo de aprendizagem e sua postura de estudante, permitindo que reflita sobre seus êxitos e dificuldades. Nesse tipo de atividade, não cabe atribuir uma pontuação ou conceito ao aluno.

Essas respostas também podem servir para uma eventual reavaliação do planejamento do professor ou para que se opte por realizar a retomada de alguns dos objetivos de aprendizagem propostos inicialmente que não aparentem estar consolidados.

Atividade 3 – Objetivo de aprendizagem: explicar o que é “Linha do Tempo” e como ela é organizada.

O aluno deverá identificar que a representação gráfica corresponde a uma linha do tempo dividida por intervalos anuais, do nascimento ao sexto ano de vida.

MP048

Comentários para o professor:

Conclusão do módulo – capítulos 1 e 2

A conclusão do módulo envolve diferentes atividades ligadas à sistematização dos conhecimentos construídos nos capítulos 1 e 2. Nesse sentido, cabe retomar os conhecimentos prévios da turma que foram registrados durante a conversa sobre a questão problema proposta no Desafio à vista!: Quais foram os principais acontecimentos da minha vida?

Sugere-se retomar com os alunos os comentários feitos por eles sobre essa questão problema e solicitar que identifiquem o que mudou em relação aos conhecimentos que foram construídos.

Verificação da avaliação de processo de aprendizagem

Imagem: Ícone referente à seção Verificação da avaliação de processo de aprendizagem, composto pela ilustração de um sinal de correto dentro de um círculo azul. Fim da imagem.

As atividades avaliativas da seção Retomando os conhecimentos permitiram aos alunos retomar os conhecimentos construídos nos capítulos 1 e 2.

A realização dessas atividades favorece o acompanhamento dos alunos em uma experiência constante e contínua de avaliação formativa. Fica a critério do professor o estabelecimento de conceitos distintos para cada atividade, valorizando as temáticas e os procedimentos que tiveram maior ênfase pedagógica ao longo da sequência didática.

A página MP153 deste manual apresenta um modelo de ficha para acompanhamento das aprendizagens dos alunos com base nos objetivos de aprendizagem previstos para cada módulo.

Superando defasagens

Imagem: Ícone referente à seção Superando defasagens, composto pela ilustração da silhueta de uma pessoa correndo dentro de um círculo azul. Fim da imagem.

Após a devolutiva das atividades, identificar se os principais objetivos de aprendizagem previstos no módulo foram alcançados.

  1. Para monitorar as aprendizagens por meio desses objetivos, pode-se elaborar quadros individuais referentes à progressão de cada aluno.

    Caso se reconheçam defasagens na construção dos conhecimentos, sugere-se retomar coletivamente elementos relacionados ao estudo dos acontecimentos marcantes da vida pessoal e dos registros desses acontecimentos pelos alunos. Pode-se retomar o que foi trabalhado e propor novas atividades de leitura e de interpretação de textos, poemas e imagens a respeito do registro dos acontecimentos marcantes, como o aniversário e o primeiro dia de aula, além de novas análises de documentos civis.

MP049

Introdução ao módulo dos capítulos 3 e 4

Este módulo, formado pelos capítulos 3 e 4, interligados por uma questão problema apresentada na seção Desafio à vista!, tem como objetivo desenvolver atividades com foco no desenvolvimento das regras e das práticas relacionadas às formas de convívio em diferentes espaços: doméstico, escolar e comunitário, possibilitando aos alunos explorar alguns dos elementos ligados à unidade temática da (BNCC): “Mundo pessoal: meu lugar no mundo”.

Questão problema

Imagem: Ícone referente à seção. Fim da imagem.

Como é a convivência entre as pessoas na moradia, na escola e em outros locais da comunidade?

Atividades do módulo

Imagem: Ícone referente à seção. Fim da imagem.

As atividades deste módulo possibilitam o desenvolvimento das habilidades EF01HI03 e EF01HI04, ao oportunizar a identificação das diferenças existentes nos variados ambientes em que os alunos vivem (doméstico, escolar e da comunidade), a distinção das responsabilidades em cada um desses espaços e, consequentemente, o reconhecimento dos hábitos e das regras que regem esses espaços.

São desenvolvidas atividades de compreensão e interpretação de textos, de fotografias, de ilustrações, de quadrinho, que permitem aos alunos ampliar o desenvolvimento de noções temporais e comportamentais. Essas últimas estão relacionadas ao convívio no espaço doméstico e em diversos espaços comunitários.

Como pré-requisito, espera-se que os alunos conheçam o significado do termo “regra” para que seja possível realizar a distinção de papéis e responsabilidades nos diferentes espaços.

Principais objetivos de aprendizagem

Imagem: Ícone referente à seção. Fim da imagem.

• Listar os hábitos e as regras nas moradias.

• Descrever hábitos e regras nas dependências da escola.

• Identificar regras de uso nos parquinhos públicos.

MP050

DESAFIO À VISTA!

CAPÍTULOS 3 E 4

COMO É A CONVIVÊNCIA ENTRE AS PESSOAS NA MORADIA, NA ESCOLA E EM OUTROS LOCAIS DA COMUNIDADE?

CAPÍTULO 3. A CONVIVÊNCIA NA MORADIA

AS PESSOAS PODEM CONVIVER EM DIVERSOS LOCAIS.

OS LOCAIS DOMÉSTICOS SÃO OS QUE COMPÕEM A MORADIA. OS ESCOLARES SÃO OS CORRESPONDENTES À ESCOLA. HÁ, TAMBÉM, OUTROS LOCAIS DA COMUNIDADE, COMO PARQUES, PRAÇAS E CINEMAS.

EM CADA UM DESSES LOCAIS, AS PESSOAS DEVEM TER ATITUDES QUE CONTRIBUAM PARA A BOA CONVIVÊNCIA.

  1. CLASSIFIQUE AS IMAGENS NOS QUADRINHOS CONFORME A LEGENDA.

    D. LOCAL DOMÉSTICO

    C. OUTROS LOCAIS DA COMUNIDADE

    PROFESSOR Atenção professor: Orientar coletivamente a identificação das letras da legenda e a observação das imagens. Fim da observação.
Imagem: Ilustração. Uma família, composta por dois adultos, um homem e uma mulher, e duas crianças, um menino e uma menina, caminha em uma área com árvores, uma ponte e um lago.  Fim da imagem.
PROFESSOR Resposta: Letra C.
Imagem: Ilustração. A família está sentada à mesa durante um lanche. Fim da imagem.
PROFESSOR Resposta: Letra D.
Imagem: Ilustração. A família está em uma sala de cinema, as crianças seguram sacos de pipoca. Fim da imagem.
PROFESSOR Resposta: Letra C.
Imagem: Ilustração. A família caminha em uma área próximo a um rio.   Fim da imagem.

LEGENDA: IMAGENS ILUSTRATIVAS PARA FINS DIDÁTICOS. FIM DA LEGENDA.

PROFESSOR Resposta: Letra C.
MANUAL DO PROFESSOR

A BNCC no capítulo 3

Unidade temática

Mundo pessoal: meu lugar no mundo.

Objetos de conhecimento

• As diferentes formas de organização da família e da comunidade: os vínculos pessoais e as relações de amizade.

• A escola e a diversidade do grupo social envolvido.

Habilidades

• EF01HI03: descrever e distinguir os seus papéis e responsabilidades relacionados à família, à escola e à comunidade.

EF01HI04: identificar as diferenças entre os variados ambientes em que vive (doméstico, escolar e da comunidade), reconhecendo as especificidades dos hábitos e das regras que os regem.

Boxe complementar:

De olho nas competências

Este capítulo procura se aproximar das Competências Específicas 5 e 7 das Ciências Humanas ao propor uma reflexão sobre a relação entre determinadas atividades e os dias da semana, bem como ao utilizar a linguagem gráfica para auxiliar no desenvolvimento de noções de temporalidade pelos alunos. Possibilita também o desenvolvimento da Competência Específica 3 de História ao propor a retirada de informações de documentos civis e de reportagens de jornais para auxiliar na compreensão da realidade social dos alunos.

Fim do conteúdo.

Desenvolver a compreensão das atitudes para a boa convivência entre as pessoas por meio de questões reflexivas como: Posso me comportar numa sala de cinema da mesma maneira que me comporto na minha casa? Por quê?

Socializar as respostas dos alunos destacando que os espaços representados apresentam características e regras específicas que devem ser observadas.

A questão problema apresentada na seção Desafio à vista! possibilita aos alunos retomar oralmente seus conhecimentos prévios, refletir e dissertar sobre as formas de convivência nos diferentes espaços que frequentam. Orientar oralmente a exposição das ideias dos alunos, fazendo um registro de suas respostas para ser retomado na conclusão do módulo.

MP051

TEMPO, TEMPO...

NOS LOCAIS DE CONVIVÊNCIA, AS CRIANÇAS PODEM REALIZAR DIFERENTES ATIVIDADES A CADA DIA DA SEMANA.

1. DESENHE AS ATIVIDADES QUE VOCÊ FAZ NOS DIAS DA SEMANA EM DESTAQUE A SEGUIR.

PROFESSOR Atenção professor: Ler com os alunos os nomes dos dias da semana e conversar sobre as atividades que costumam fazer em cada um desses dias. Fim da observação.

Tabela: equivalente textual a seguir.

DOMINGO

SEGUNDA-FEIRA

TERÇA-FEIRA

QUARTA-FEIRA

QUINTA-FEIRA

SEXTA-FEIRA

SÁBADO

EM DESTAQUE: DOMINGO - QUARTA-FEIRA - SÁBADO.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. AGORA, OBSERVE OS DESENHOS E RESPONDA ÀS QUESTÕES.
PROFESSOR Atenção professor: Conversar com os alunos sobre a ideia de antes (anterioridade) e depois (posterioridade). Fim da observação.
  1. QUAL ATIVIDADE VOCÊ DESENHOU ANTES DA QUARTA-FEIRA?
  1. E DEPOIS DA QUARTA-FEIRA?
  1. A ATIVIDADE DO SÁBADO FOI REALIZADA EM QUE LUGAR?

    ( ) NA SUA MORADIA.

    ( ) NA ESCOLA.

    ( ) EM OUTRO LOCAL DA COMUNIDADE. QUAL?

    PROFESSOR Atenção professor: Depende da realidade dos alunos. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR

Noções temporais: anterioridade e posterioridade

As atividades propostas nesta seção permitem trabalhar as noções temporais – a anterioridade e a posterioridade. Fazer uma leitura compartilhada do texto introdutório relacionando as diferentes atividades aos dias da semana.

Orientar individualmente a realização das atividades propostas, incitando a reflexão sobre as diferenças e as semelhanças entre as ações realizadas nos dias de semana e as realizadas nos fins de semana, contribuindo para o desenvolvimento das noções de anterioridade e posterioridade.

Boxe complementar:

Para leitura do aluno

Um dia desses ..., de Ana Maria Machado, da editora Ática.

Trata-se de uma obra literária com o objetivo de desenvolver noções de temporalidade por meio da história de João, personagem que só compreendeu o que era semana quando começou a ir para a escola.

Fim do complemento.

MP052

HÁBITOS E REGRAS NA MORADIA

PODEMOS TER DIVERSOS HÁBITOS E REGRAS EM NOSSA MORADIA.

  1. LIGUE AS FOTOS AOS HÁBITOS E REGRAS QUE PODEM EXISTIR EM UMA MORADIA.

Coluna 1

Imagem: 1. Fotografia. Um menino lava as mãos na pia. Fim da imagem.
Imagem: 2. Fotografia. O menino está sentado à mesa e faz uma refeição. Fim da imagem.
Imagem: 3. Fotografia. O menino escova os dentes diante de uma pia. Fim da imagem.
Imagem: 4. Fotografia. O menino está deitado coberto em sua cama.  Fim da imagem.
PROFESSOR Coluna 2
PROFESSOR ESCOVAR OS DENTES APÓS AS REFEIÇÕES
PROFESSOR DORMIR NA HORA COMBINADA.
PROFESSOR COMER EM LOCAL ADEQUADO
PROFESSOR LAVAR AS MÃOS ANTES DAS REFEIÇÕES.
PROFESSOR Resposta: Imagem 1 - LAVAR AS MÃOS ANTES DAS REFEIÇÕES. Imagem 2 - COMER EM LOCAL ADEQUADO. Imagem 3 - ESCOVAR OS DENTES APÓS AS REFEIÇÕES. Imagem 4 - DORMIR NA HORA COMBINADA.
  1. COMO TAREFA DE CASA, ESCOLHA UMA DAS REGRAS DESCRITAS NA ATIVIDADE ANTERIOR E LEIA-A, COMO SOUBER, PARA OS ADULTOS DA SUA CONVIVÊNCIA.
PROFESSOR Atenção professor: A leitura oral de pequenas frases associadas a imagens, do jeito que os alunos souberem, contribui para o processo de alfabetização. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR

Orientar os alunos na leitura do texto introdutório. Na sequência, auxiliar na leitura do enunciado da atividade 1.

Solicitar aos alunos que interpretem as quatro imagens representadas e, na sequência, ler com eles as quatro regras escritas. Pedir que relacionem coerentemente os elementos das duas colunas.

Estimular os alunos a realizar a atividade de reconto da regra de convivência escolhida para um adulto de convivência deles em casa. Essa atividade contribui para o processo de alfabetização, incentivando a compreensão de texto e a fluência oral.

Boxe complementar:

Tema contemporâneo transversal: educação alimentar e nutricional

As atividades propostas sobre algumas atitudes cotidianas, como escovar os dentes, lavar as mãos antes das refeições e comer em local adequado, possibilitam a discussão sobre os hábitos de higiene com relação à manipulação e ao consumo de alimentos, pertinentes à educação alimentar e nutricional.

Fim do complemento.

MP053

PROFESSOR Atenção professor: As atividades propostas permitem aos alunos localizar e retirar informações do texto do quadrinho, que são reforçadas pelos elementos visuais. Fim da observação.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. LEIA O QUADRINHO COM A AJUDA DO PROFESSOR.
Imagem: Quadrinho único. Em uma área descampada com terra e grama durante o pôr do sol, estão Cebolinha, personagem de camiseta verde, shorts preto, tênis e cabelo espetado; Dudu, personagem loiro, de cabelo longo, camiseta azul, shorts preto e tênis; e Cascão, personagem de cabelo curto preto, bochechas sujas, camiseta amarela com macacão e descalço. Cebolinha está de pé, segura um saco de bolinha de gude enquanto escuta uma voz distante dizer: “CEBOLINHA! VEM TOMAR BANHO PRA JANTAR!”. Dudu, ao lado do colega, também escuta: “DUDU! JÁ SÃO SETE HORAS!”. Cascão, sentado ao lado de bolinhas de gude posicionadas no chão, ouve: “CASCÃO! JÁ É TARDE!”. E ele exclama: “CARAMBA! O TEMPO PASSOU E EU NEM SENTI!”.  Fim da imagem.

LEGENDA: TURMA DA MÔNICA, DE MAURICIO DE SOUSA. FIM DA LEGENDA.

  1. POR QUE AS TRÊS PERSONAGENS NÃO PODEM CONTINUAR BRINCANDO?
    PROFESSOR Resposta: Porque, de acordo com as regras e/ou hábitos dos pais de Cebolinha, Cascão e Dudu, não é mais hora de brincar e sim de fazer outras atividades.
  1. O QUE CEBOLINHA DEVE FAZER ANTES DO JANTAR?
    PROFESSOR Resposta: Tomar banho.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

    4. NA SUA MORADIA EXISTEM REGRAS PARA AS ATIVIDADES A SEGUIR? SE SIM, CONTE-AS AOS COLEGAS.

    PROFESSOR Atenção professor: A exposição das regras domésticas aos colegas permite exercitar a fluência oral dos alunos. Fim da observação.
Imagem: Ilustração. Destaque de um chuveiro elétrico ligado. Fim da imagem.

TOMAR BANHO.

Ilustração. Uma cama arrumada.

DORMIR.

Ilustração. Uma televisão.

VER TELEVISÃO.

Imagem: Ilustração. Um aparelho celular. Fim da imagem.

USAR O TELEFONE.

LEGENDA: IMAGENS ILUSTRATIVAS PARA FINS DIDÁTICOS. FIM DA LEGENDA.

MANUAL DO PROFESSOR

Orientar a leitura do quadrinho, incluindo os balões de diálogos, identificando de quem são as falas das personagens que não foram representadas na imagem e orientar a turma a responder à atividade.

Solicitar aos alunos que, na atividade 4, respondam quais são as regras que devem seguir na realização das atividades representadas nas ilustrações e anotar as respostas na lousa.

Atividade complementar

Fazer com os alunos um quadro com as 24 horas de um dia, atribuindo uma cor para cada atividade realizada durante esse dia.

Preencher os horários com a cor da atividade. Atentar para o número de horas dedicadas a algumas atividades: dormir, brincar, ver televisão e ir à escola.

Solicitar a eles que falem a respeito das regras de convivência que seguem para realizar essas atividades, por exemplo: o que fazem antes de dormir? Quando e como devem brincar? Que horas vão à escola e como devem se comportar lá?

Cotidiano e tempo histórico

[...] Podemos conceber cotidiano a partir de dois ângulos. Em primeiro lugar, como uma dimensão propriamente temporal, como pura duração sem qualificações, o que é certamente arbitrário, mas servirá como exercício para, em segundo lugar, indagar o cotidiano como tempo qualitativo, investigando o que compõe esse tempo, de que é a duração. Talvez, realizado o exercício, possamos entender melhor nosso objeto, a história e as possibilidades de nossa ciência, a História.

GUARINELLO, Norberto Luiz. História científica, história contemporânea e história cotidiana. Revista Brasileira de História , v. 24, n. 48, dez. 2004. p. 24. Disponível em: http://fdnc.io/fJA. Acesso em: 23 jul. 2021.

MP054

CAPÍTULO 4. A CONVIVÊNCIA NA COMUNIDADE

AS PESSOAS QUE FREQUENTAM A ESCOLA TAMBÉM ORGANIZAM A CONVIVÊNCIA. CADA ESPAÇO DA ESCOLA TEM SUAS REGRAS, COMO NOS REPRESENTADOS NAS FOTOS A SEGUIR.

SALA DE AULA

Imagem: Fotografia. Destaque do interior de uma sala de aula com crianças sentadas em carteiras posicionadas em formato semicircular, incluído o espaço da professora, que está de pé. As mochilas estão penduradas nas cadeiras. Há colagem nas paredes e cortinas nas janelas.  Fim da imagem.

LEGENDA: ESCOLA NO MUNICÍPIO DE ARAÇUAÍ, NO ESTADO DE MINAS GERAIS. FOTO DE 2018. FIM DA LEGENDA.

BIBLIOTECA

Imagem: Fotografia. Três crianças uniformizadas escolhem livros em uma extensa prateleira. Ao fundo, um corredor comprido e duas pessoas paradas na porta.  Fim da imagem.

LEGENDA: ESCOLA NO MUNICÍPIO DE SALVADOR, NO ESTADO DA BAHIA. FOTO DE 2019. FIM DA LEGENDA.

MANUAL DO PROFESSOR

A BNCC no capítulo 4

Unidade temática

Mundo pessoal: meu lugar no mundo.

Objetos de conhecimento

• As diferentes formas de organização da família e da comunidade: os vínculos pessoais e as relações de amizade.

• A escola e a diversidade do grupo social envolvido.

Habilidades

• EF01HI03: descrever e distinguir os seus papéis e responsabilidades relacionados à família, à escola e à comunidade.

EF01HI04: identificar as diferenças entre os variados ambientes em que vive (doméstico, escolar e da comunidade), reconhecendo as especificidades dos hábitos e das regras que os regem.

Boxe complementar:

De olho nas competências

Este capítulo procura se aproximar das Competências Gerais 1 e 9 e também das Competências Específicas 1 e 5 das Ciências Humanas ao abordar a experiência escolar em outros tempos e ao propor discussões coletivas sobre o respeito às regras para uma boa convivência entre as pessoas.

Fim do complemento.

Ler com os alunos em voz alta o texto introdutório e, na sequência, apresentar as imagens dessa e da página seguinte. Pedir aos alunos que as descrevam.

Solicitar aos alunos que comparem as regras de convivência que existem em suas casas com as que existem na escola.

A organização das turmas em outros tempos

As matérias lecionadas nas escolas primárias elementares femininas eram as mesmas que as dos meninos, porém o conteúdo de geometria não era ensinado, a aritmética era limitada à teoria e somente as quatro operações eram feitas na prática, as meninas ainda contavam com aulas de prendas domésticas. [...]

[...] os argumentos morais da sociedade da época não julgavam relevantes aprendizagens dos mesmos conteúdos para os dois sexos. Afinal por que uma mulher deveria aprender geometria ou aritmética se ela ficaria em casa cuidando da família e de seus afazeres domésticos? O ensino feminino era voltado para uma forma de educação onde a mulher era preparada para ser mãe e dona de casa.

MP055

QUADRA ESPORTIVA

Imagem: Fotografia. Em uma quadra descoberta, estão cinco crianças uniformizadas. Elas estão de pé e uma segura uma bola nas mãos. Fim da imagem.

LEGENDA: ESCOLA NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO, NO ESTADO DE SÃO PAULO. FOTO DE 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. CONTE AOS COLEGAS UMA REGRA QUE VOCÊ CONSIDERA IMPORTANTE PARA A CONVIVÊNCIA ADEQUADA EM CADA LOCAL DA ESCOLA.
    PROFESSOR Atenção professor: Conversar com os alunos sobre boas atitudes nos locais destacados nas imagens, permitindo a reflexão proposta na atividade. Fim da observação.
    1. SALA DE AULA.
    1. BIBLIOTECA.
    1. QUADRA ESPORTIVA.
  1. USANDO LÁPIS DE COR, PINTE AS REGRAS PARA A CONVIVÊNCIA NA SALA DE AULA DE ACORDO COM A LEGENDA A SEGUIR.
    PROFESSOR Atenção professor: Orientar na atividade de classificação de acordo com a legenda. Fim da observação.

    Ilustração de um quadrado verde.REGRA CITADA PELOS ALUNOS

    Ilustração de um quadrado azul.REGRA NÃO CITADA PELOS ALUNOS

( ) LEVANTAR A MÃO ANTES DE FALAR.

( ) NÃO FALAR ENQUANTO ALGUÉM ESTIVER FALANDO.

( ) PRESTAR ATENÇÃO NA AULA.

( ) MANTER A SALA LIMPA.

  1. VOCÊS CITARAM ALGUMA REGRA DE CONVIVÊNCIA NA SALA DE AULA QUE NÃO ESTÁ NA LISTA ACIMA? SE SIM, QUAL?
PROFESSOR Atenção professor: Socializar as respostas individuais. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR

Era desta maneira, conhecedora da leitura, para poder ler os ensinamentos sagrados e repassá-los aos seus filhos, como explicitou Soares de Almeida (2007). Deste modo, ensiná-los-ia consequentemente os rudimentos das Primeiras Letras: ler, escrever e contar. Essas mulheres deveriam adquirir também habilidades com os trabalhos manuais, para assim poderem preencher o seu tempo livre.

MIMESSE, Eliane; PALARO, Luciane. As escolas femininas de instrução primária em São José dos Pinhais nos anos finais do século XIX. Revista HISTEDBR On-line , n. 42, jun. 2011. p. 160. Disponível em: http://fdnc.io/foc. Acesso em: 16 maio 2021.

Auxiliar na realização das atividades e relembrar com os alunos as regras de convivência na escola; à medida que forem sendo lembradas, registrar as regras na lousa, em colunas distintas: uma para a sala de aula, outra para a biblioteca, outra para a quadra.

Explorar com os alunos, se julgar conveniente, as atitudes que eles consideram que contribuem para uma boa convivência em espaços públicos, como praças e parques.

Atividade complementar

Propor aos alunos uma visita à biblioteca da escola; combinar uma data com a bibliotecária e/ou pessoa responsável pela biblioteca.

Orientar os alunos a circular devagar e cuidadosamente pela biblioteca. Em seguida, propor uma simulação: um grupo solicita livros à bibliotecária e se senta para ler silenciosamente; outro, ocupa uma mesa e fala alto; o terceiro grupo simula barulhos de mastigação de alimentos, abertura de embalagens etc.

Propor uma avaliação da situação simulada e retomar as regras discutidas para o uso da biblioteca, questionando: essas regras são mesmo necessárias? Por quê?

MP056

O RECREIO

UM DOS MOMENTOS DE CONVIVÊNCIA NA ESCOLA É O INTERVALO ENTRE AS AULAS, TAMBÉM CONHECIDO COMO RECREIO.

ACOMPANHE A LEITURA DO TEXTO SOBRE O RECREIO NA ESCOLA DE MARIA DO ROSÁRIO, QUE NASCEU EM 1946.

NO INTERVALO...

AH, NAQUELA ÉPOCA TINHA TANTA BRINCADEIRA. O INTERVALO ERA ATÉ MAIOR E, MUITAS VEZES, NEM LANCHE NÃO TINHA, MAS A GENTE NEM SENTIA TANTA FALTA, PORQUE A GENTE BRINCAVA MESMO. [...] A PROFESSORA E A DIRETORA PARTICIPAVAM DAS BRINCADEIRAS, ELAS BRINCAVAM TAMBÉM. [...]

FONTE: MARIA DO ROSÁRIO DE SOUSA CARVALHO. ENTREVISTA CONCEDIDA A: FRANCISCO G. VILANOVA. MEMÓRIAS DE PROFESSORAS PIAUIENSES : ITINERÁRIOS ESCOLARES E EXPERIÊNCIAS DOCENTES (1940-1970). DISSERTAÇÃO (MESTRADO EM EDUCAÇÃO). UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ, 2014. P. 120.

Imagem: Ilustração. Em um pátio gramado à frente de um prédio de piso térreo estão quatro crianças uniformizadas. Duas meninas brincam de palmas e um menino e uma menina correm ao fundo. Elas usam saias, meias longas, camiseta e sapatilhas. Ele usa sapato, meias longas, bermuda e camiseta.  Fim da imagem.

LEGENDA: IMAGEM MERAMENTE ILUSTRATIVA. FIM DA LEGENDA.

  1. DE ACORDO COM O DEPOIMENTO, O QUE AS CRIANÇAS FAZIAM DURANTE O RECREIO NA ESCOLA DE MARIA DO ROSÁRIO?
    PROFESSOR Resposta: Brincavam muito.
  1. LOCALIZE NO TEXTO QUEM PARTICIPAVA DAS BRINCADEIRAS COM AS CRIANÇAS E MARQUE COM UM X .

    ( ) A DIRETORA.

    ( ) AS MÃES.

    ( ) A PROFESSORA.

    PROFESSOR Resposta correta: a diretora; a professora.
MANUAL DO PROFESSOR

Auxiliar os alunos a identificar como o tempo é dividido na escola (o horário de entrada, a primeira parte da aula, o intervalo, a segunda parte da aula, o horário de saída).

Perguntar a eles: as escolas sempre se organizaram dessa forma? Responder, depois de algum tempo, que algumas coisas mudaram e outras não.

Explicar aos alunos algumas mudanças e permanências que ocorreram nas escolas (aulas, tipos de uniforme, carteiras, alimentação – merendas, lanches etc.).

Questionar se houve alguma mudança com relação ao intervalo escolar (recreio). Na sequência, ler em voz alta para os alunos o texto “No intervalo...”.

Orientar na realização das atividades (sobretudo para que comparem as características do intervalo no tempo em que a depoente era criança e atualmente).

A escola em outros tempos

A escola da cidade eu não sei como que era porque eu não frequentei. Eu aprendi a ler numa escolinha na roça, que a professora não era formada. Não era escola oficial, ela sabia ler, escrever, fazia umas continhas, e ela ensinava pra quem quisesse aprender. Meu pai começou pagando no ano que eu estive na escola 5 mil réis por mês. Dona Elisinha. Elisa Alves de Carvalho. Morreu com 100 anos o ano passado.

A gente ia cedo pra escola e voltava tarde, então era o dia inteiro. Chegava às 7 e meia, 8 horas, e saía às 5, 6 da tarde. A escola era na casa da professora.

MP057

UMA DAS ATIVIDADES QUE COSTUMA OCORRER DURANTE O RECREIO É A DISTRIBUIÇÃO DAS MERENDAS. TODOS OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA TÊM DIREITO A RECEBER MERENDA.

VEJA A SEGUIR O CARDÁPIO DE UM DOS DIAS DA SEMANA NAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE PROMISSÃO, NO ESTADO DE SÃO PAULO.

TERÇA-FEIRA

Imagem: Fotografia. Uma cumbuca de arroz branco cozido. Fim da imagem.

LEGENDA: ARROZ. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma cumbuca de feijão carioca cozido. Fim da imagem.

LEGENDA: FEIJÃO. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma cumbuca de beterraba cortada em cubos cozida. Fim da imagem.

LEGENDA: BETERRABA COZIDA. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma cumbuca com carne moída e chuchu refogados.  Fim da imagem.

LEGENDA: CARNE MOÍDA COM CHUCHU. FIM DA LEGENDA.

FONTE: PREFEITURA MUNICIPAL DE PROMISSÃO. DISPONÍVEL EM: http://fdnc.io/fJB. ACESSO EM: 2 FEV. 2021.

3. USANDO O LÁPIS PRETO, CIRCULE O ALIMENTO DE QUE VOCÊ MAIS GOSTA NA MERENDA ACIMA.

PROFESSOR Atenção professor: Depende da realidade do aluno. Fim da observação.

4. E A SUA MERENDA, COMO É? DESENHE UM ALIMENTO QUE VOCÊ COSTUMA COMER NA MERENDA ESCOLAR.

_____

PROFESSOR Atenção professor: Orientar a elaboração do desenho. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR

[...] Dona Elisinha era boa gente, era boa pessoa, era [...] brava com os alunos indisciplinados, e como todos os alunos aprontavam... Uma certa vez nós saímos na hora do recreio, depois que fazia a refeição a gente tinha uma hora de intervalo, aí a gente saiu pra tomar banho no rio. O tempo foi passando, nós tomando banho, o tempo foi passando, quando nós chegamos, as meninas já estavam todas estudando, porque os meninos foram todos. Aí, então, cada um ganhou meia dúzia de bolos, aquela palmatória dessa grossura feita de ipê, que até hoje eu lembro.

SOUSA, Ananias Pereira de. Entrevista concedida à: A escola pública e o saber. A voz da escola . Centro de Referência em Educação Mário Covas. Disponível em: http://fdnc.io/Rq. Acesso em: 16 jun. 2021.

Orientar coletivamente a leitura do texto introdutório reforçando que a merenda escolar é um direito assegurado a todos os alunos da Educação Básica.

Auxiliar os alunos na escolha do alimento de sua preferência dentre os representados nas imagens. Solicitar que apresentem também os seus alimentos preferidos e que não foram representados nas imagens. Essa é uma excelente oportunidade para falar com os alunos a respeito de uma alimentação saudável, que privilegia alimentos naturais ou pouco processados, legumes, frutas, verduras e preparações cozidas e grelhadas em lugar dos chamados ultraprocessados, como bolachas recheadas, salgadinhos, refrigerantes etc., bem como doces e frituras.

Auxiliar individualmente cada aluno na produção do desenho representando um dos alimentos da merenda escolar. Perguntar se gostam desse e alimento e por quê.

Boxe complementar:

Tema contemporâneo transversal: educação alimentar e nutricional

As atividades propostas e as orientações do professor a respeito da importância da alimentação para a saúde dos alunos contribuem para o reforço ou para a construção de novos hábitos alimentares importantes para o bom desenvolvimento dos alunos.

Fim do complemento.

MP058

HÁBITOS E REGRAS EM OUTROS LOCAIS DA COMUNIDADE

PROFESSOR Atenção professor: Explorar com os alunos a ilustração, identificando com eles os elementos escritos e os visuais. Fim da observação.

ASSIM COMO NAS MORADIAS E NAS ESCOLAS, A CONVIVÊNCIA NOS DEMAIS LOCAIS DA COMUNIDADE TAMBÉM ENVOLVE REGRAS.

OS PARQUINHOS, POR EXEMPLO, TÊM REGRAS COMO AS DESCRITAS NAS PLACAS A SEGUIR.

Imagem: Ilustração. Um parque com itens de madeira no qual brincam muitas crianças acompanhadas por adultos. No espaço há uma grande placa de identificação que diz: “Parque da Comunidade. Horário de funcionamento das 8:00 às 18:0 horas”. Ao lado da placa, passam um senhor e uma criança com uma bola de futebol e há um vendedor com um carrinho de “sorvetes naturais”, que possui sombrinha e uma lixeira. Ele atende uma mulher e três crianças. Ao fundo, um homem e uma criança se aproximam de uma casinha alta que apresenta uma escada e um escorregador onde brincam cinco crianças. Ao lado, há uma placa que diz: “Não suba pela rampa do escorregador, utilize a escada”. Ao centro do espaço, um casal de idosos está sentado em um banco e observam cinco crianças que brincam no banco de areia. Ao fundo, duas crianças estão na gangorra e três aguardam próximo a outra placa que diz: “Respeita a fila para usar os brinquedos”. Duas crianças, uma delas distraída com borboletas, aproximam-se do gira-gira, que está cheio e há uma placa que diz: “Gira-gira, idade permitida: 6 a 12 anos”. Ao fundo, uma mulher e uma criança fazem piquenique sobre uma toalha estendida na grama e uma menina joga uma casca de banana em uma lixeira. Uma placa ao seu lado afirma: “Recolha o lixo e jogue-o na lixeira”.  E mais ao fundo está o balanço, onde brincam quatro crianças, uma delas em um balanço próprio para cadeirante e ao lado de uma mulher adulta. Ali está a placa que diz: “Não ande ou corra atrás dos balanços”. Uma ciclovia, onde estão dois ciclistas com capacete e joelheiras, contorna o espaço. Também há árvore e flores no local.  Fim da imagem.

Observação: IMAGEM ILUSTRATIVA SEM PROPORÇÕES PARA FINS DIDÁTICOS. Fim da observação.

MANUAL DO PROFESSOR

Orientar na leitura do texto introdutório destacando a importância do respeito às regras de convivência nos mais variados lugares; argumentar com os alunos que esse é um comportamento importante e permite que todos possam usufruir de determinado espaço, como, no caso, o representado na imagem.

Solicitar aos alunos que identifiquem o espaço e os brinquedos representados na imagem, questionando se o ambiente está limpo ou sujo e se todas as pessoas representadas estão ou não usufruindo do parque.

Ler com os alunos todas as regras presentes nos brinquedos e nos demais espaços do parque.

A educação em espaço não escolar

[...] a educação não escolar tem possibilidade de se desenvolver em outros espaços educativos além dos muros da escola, ou seja, em ambientes e situações interativas/construídas coletivamente em instituições filantrópicas, associações, movimentos sociais, trabalhos comunitários, animação cultural, comunicação social, museus, cinemas, praças, áreas de lazer e recreação.

O trabalho realizado pela educação não escolar deve considerar os anseios da comunidade com a qual se pretende trabalhar. [...]

MP059

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

1. ESCOLHA UM DOS BRINQUEDOS DO PARQUINHO E SIGA OS PASSOS.

PROFESSOR Respostas variáveis. Os alunos devem localizar e selecionar a regra mais próxima ao brinquedo escolhido e fazer a leitura dela em voz alta, como souberem, para o professor e os colegas.

A) CONTE AOS COLEGAS O NOME DO BRINQUEDO QUE VOCÊ ESCOLHEU.

B) DESCREVA A REGRA QUE ESTÁ PERTO DESSE BRINQUEDO.

C) AGORA, RESPONDA: ESSA REGRA É IMPORTANTE PARA O USO DO PARQUINHO? POR QUÊ?

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

2. SE VOCÊ FOSSE ADMINISTRADOR DO PARQUINHO, QUE OUTRAS REGRAS VOCÊ CRIARIA? POR QUÊ?

PROFESSOR Atenção professor: A atividade permite aos alunos projetar propostas para a melhoria da convivência. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR

A educação não escolar possibilita aprendizagem política dos direitos dos sujeitos enquanto cidadãos, construção de regras éticas relativas a condutas aceitáveis socialmente, consciência e organização de como agir em grupos coletivos, identidade coletiva, capacitação dos indivíduos para o trabalho por meio da aprendizagem de habilidades e/ou desenvolvimento de potencialidades, aprendizagem e exercícios de práticas que capacitam os sujeitos a se organizarem com objetivos comunitários.

A aprendizagem de conteúdos ligados à educação não formal favorece aos sujeitos a realização de uma leitura de mundo, além de contribuir para a formação do sujeito no sentido de poder atuar na realidade, com suas adversidades.

COSTA, Vilze Vidotte et al . Pedagogia em espaços escolares e não escolares . Londrina: Editora Educacional, 2018. p. 133.

Auxiliar na realização das atividades. Explorar novamente a imagem com os alunos solicitando que indiquem o nome do brinquedo escolhido e a regra que o acompanha.

Questionar a importância da regra que disciplina o uso do brinquedo escolhido. Argumentar que tais regras têm por finalidade garantir a segurança dos usuários do brinquedo, a conservação desse brinquedo, e democratizar o acesso ao brinquedo.

Propor uma roda de conversa para que os alunos proponham outras regras para o uso do parquinho, advertindo que a finalidade é a melhoria do convívio no espaço representado.

Atividade complementar

Propor aos alunos uma atividade de campo com a visita a um parquinho público do município em que vivem. Solicitar autorização à direção escolar e aos responsáveis pelos alunos. Organizar um roteiro de observação dos brinquedos existentes e das placas de sinalização e organização. Solicitar aos alunos que criem regras para o uso de cada brinquedo e selecionar um tempo para que possam utilizar os brinquedos. Em classe, socializar as vivências individuais.

MP060

RETOMANDO OS CONHECIMENTOS

AVALIAÇÃO DE PROCESSO DE APRENDIZAGEM

CAPÍTULOS 3 E 4

NESTAS PÁGINAS VOCÊ VAI VERIFICAR COMO ESTÁ SUA APRENDIZAGEM.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. OBSERVE AS FOTOS E RESPONDA: QUAIS SÃO OS LOCAIS DE CONVIVÊNCIA REPRESENTADOS NAS FOTOS?
PROFESSOR Resposta: A foto A representa a sala de jantar de uma moradia e a foto B, a quadra de uma escola.
Imagem: Fotografia. Em uma sala ampla, uma família composta por sete pessoas, sendo duas crianças, está reunida à mesa posta com suco, frutas e pratos. Todos estão sentados, com exceção de uma mulher de pé que manipula um dos alimentos.  Fim da imagem.

LEGENDA: REFEIÇÃO NO MUNICÍPIO DE PETRÓPOLIS, ESTADO DO RIO DE JANEIRO. FOTO DE 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia em plano aberto. Uma quadra coberta onde estão algumas crianças. Fim da imagem.

LEGENDA: ESCOLA NO MUNICÍPIO DE TUCUMÃ, NO ESTADO DO PARÁ. FOTO DE 2016. FIM DA LEGENDA.

  1. CLASSIFIQUE, DE ACORDO COM A LEGENDA, AS ALTERNATIVAS QUE CORRESPONDEM ÀS REGRAS DE CONVIVÊNCIA EM CADA LOCAL.

    (E) ESCOLA.

    (M) MORADIA.

( ) PRESTAR ATENÇÃO NA AULA.

( ) TOMAR BANHO NA HORA COMBINADA.

( ) MANTER A SALA DE AULA LIMPA.

( ) DORMIR NA HORA COMBINADA

( ) LEVANTAR A MÃO ANTES DE FALAR.

PROFESSOR Resposta correta: PRESTAR ATENÇÃO NA AULA: E; TOMAR BANHO NA HORA COMBINADA: M; MANTER A SALA DE AULA LIMPA: E; DORMIR NA HORA COMBINADA: M; LEVANTAR A MÃO ANTES DE FALAR: M.
MANUAL DO PROFESSOR

Intencionalidade pedagógica das atividades

Atividade 1 – Objetivo de aprendizagem: listar hábitos e regras nas moradias.

Espera-se que o aluno identifique os dois espaços representados nas imagens.

Atividade 2 – Objetivo de aprendizagem: listar hábitos e regras nas moradias.

Ao solicitar ao aluno que classifique as sentenças de acordo com os espaços citados na legenda, a atividade permite verificar se ele é capaz de distinguir as regras de convivência pertinentes à escola das pertinentes à moradia.

MP061

  1. A PREFEITURA DE LONDRINA INSTALOU PLACAS EDUCATIVAS, COMO A QUE VOCÊ PODE OBSERVAR A SEGUIR.
Imagem: Ilustração. Um pássaro, joaninhas, uma borboleta, uma formiga e um sapo em uma área gramada. Eles sorriem e há a indicação “Lixo no chão, não!”.  Fim da imagem.

LEGENDA: PLACA DE CAMPANHA EDUCATIVA REALIZADA NO MUNICÍPIO DE LONDRINA, NO ESTADO DO PARANÁ, EM 2015. FIM DA LEGENDA.

  1. CITE UMA REGRA PARA O USO DOS PARQUINHOS PÚBLICOS.
    PROFESSOR Atenção professor: Os alunos podem citar uma das regras a seguir: respeitar a fila para usar os brinquedos; não subir pela rampa do escorregador; horário de funcionamento, entre outras. Fim da observação.

    AUTOAVALIAÇÃO

    PROFESSOR Atenção professor: Incentivar os alunos a se autoavaliar. Fim da observação.

    AGORA É HORA DE VOCÊ REFLETIR SOBRE SEU PRÓPRIO APRENDIZADO.

    COPIE OS NÚMEROS DAS PERGUNTAS A SEGUIR E RESPONDA CADA UMA DELAS COM UMA DAS SEGUINTES OPÇÕES: COMPLETAMENTE, PARCIALMENTE OU NÃO CONSEGUI.

  1. IDENTIFIQUEI ALGUMAS REGRAS DAS MORADIAS?
  1. IDENTIFIQUEI ALGUMAS REGRAS DA SALA DE AULA?
  1. IDENTIFIQUEI ALGUMAS REGRAS DE USO DOS PARQUINHOS PÚBLICOS?
MANUAL DO PROFESSOR

Autoavaliação

A autoavaliação sugerida permite ao aluno revisitar o processo de aprendizagem e sua postura de estudante, permitindo que reflita sobre seus êxitos e dificuldades. Nesse tipo de atividade, não cabe atribuir uma pontuação ou conceito ao aluno.

Essas respostas também podem servir para uma eventual reavaliação do planejamento do professor ou para que se opte por realizar a retomada de alguns dos objetivos de aprendizagem propostos inicialmente que não aparentem estar consolidados.

Atividade 3 – Objetivo de aprendizagem: identificar campanha de ação comunitária.

O aluno deverá identificar que a representação corresponde a uma placa referente a uma campanha de ação comunitária que proíbe que as pessoas joguem lixo no chão, como uma forma de manter o ambiente limpo e agradável a todos os usuários.

Atividade 4 – Objetivo de aprendizagem: identificar regras de uso nos parquinhos públicos.

Espera-se que o aluno demonstre que compreendeu a importância do comportamento individual adequado para o bem coletivo ao identificar e citar uma regra de uso dos parquinhos públicos.

MP062

PROFESSOR Comentários para o professor:

Conclusão do módulo – capítulos 3 e 4

A conclusão do módulo envolve diferentes atividades ligadas à sistematização dos conhecimentos construídos nos capítulos 3 e 4. Nesse sentido, cabe retomar os conhecimentos prévios dos alunos que foram registrados durante a conversa sobre a questão problema proposta na seção Desafio à vista!: Como é a convivência entre as pessoas na moradia, na escola e em outros locais da comunidade?

Sugere-se retomar com os alunos os comentários feitos por eles sobre essa questão problema e solicitar que identifiquem o que mudou em relação aos conhecimentos que foram construídos.

Verificação da avaliação do processo de aprendizagem

Imagem: Ícone referente à seção. Fim da imagem.

As atividades avaliativas da seção Retomando os conhecimentos permitiram aos alunos retomar os conhecimentos construídos nos capítulos 3 e 4.

A realização dessas atividades favorece o acompanhamento dos alunos em uma experiência constante e contínua de avaliação formativa. Fica a critério do professor o estabelecimento ou não de pontuações ou de conceitos distintos para cada atividade, valorizando as temáticas e os procedimentos que tiveram maior ênfase pedagógica ao longo da sequência didática.

A página MP153 deste manual apresenta um modelo de ficha para acompanhamento das aprendizagens dos alunos com base nos objetivos de aprendizagem previstos para cada módulo.

Superando defasagens

Imagem: Ícone referente à seção. Fim da imagem.

Após a devolutiva das atividades, identificar se os principais objetivos de aprendizagem previstos no módulo foram alcançados.

MP063

Unidade 2. O dia a dia das crianças

Esta unidade permite aos alunos ampliar o trabalho com noções temporais como a anterioridade e a posterioridade, considerando as atividades realizadas em diferentes períodos do dia e meses do ano, assim como possibilita o desenvolvimento da compreensão dos diferentes papéis sociais exercidos pelas pessoas em diferentes comunidades, dando ênfase às responsabilidades, aos cuidados e às tarefas desenvolvidos na moradia, na escola e na comunidade, estimulando a reflexão dos alunos sobre a divisão de tarefas e a adoção de uma atitude colaborativa em diferentes campos da vida comum.

Módulos da unidade

Imagem: Ícone referente à seção. Fim da imagem.

Capítulos 5 e 6: exploram a organização temporal das diferentes atividades do cotidiano, conforme os períodos do dia, além dos eventos relacionados aos meses do ano, como as festividades.

Capítulos 7 e 8: tratam sobre as responsabilidades existentes em diferentes âmbitos de convivência dos alunos, como na moradia, na escola e na comunidade.

Primeiros contatos

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As atividades propostas no quadro Primeiros contatos têm como objetivo realizar uma preparação para o estudo da unidade, com base na exploração de uma fotografia representando o convívio das crianças em uma escola, no município de Rio Piracicaba, no estado de Minas Gerais, possibilitando o levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre as temáticas que serão trabalhadas nos módulos a seguir, que tratam das atividades cotidianas, dos acontecimentos específicos de cada mês e das responsabilidades na moradia, na escola e na comunidade.

Introdução ao módulo dos capítulos 5 e 6

Este módulo, formado pelos capítulos 5 e 6, interligados por uma questão problema apresentada na seção Desafio à vista!, tem como objetivo ampliar a abordagem sobre a organização temporal das atividades do cotidiano ao longo do tempo.

Trabalhamos com a premissa de que a BNCC estabelece as aprendizagens essenciais para cada etapa da educação, permitindo que currículos e/ou cursos apresentem adequações e complementações para garantia dessas aprendizagens. Assim, nos capítulos 5 e 6 é abordado o tema complementar: Os períodos do dia e os meses do ano, e as relações com as ações humanas nesses períodos.

Questão problema

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Que atividades as crianças fazem no dia a dia?

Atividades do módulo

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As atividades possibilitam o desenvolvimento do tema complementar, ao propor exercícios de identificação dos períodos do dia e dos meses do ano, associando-os às distintas ações e atividades humanas realizadas em cada período.

São propostas atividades de expressão por meio de desenhos, de leitura e de interpretação de textos e de imagens, auxiliando os alunos na compreensão de noções temporais como a anterioridades e a posterioridade e no desenvolvimento dos objetivos de aprendizagem listados.

Como pré-requisito espera-se que os alunos identifiquem os diferentes períodos de um dia (manhã, tarde e noite).

Principais objetivos de aprendizagem

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• Identificar as atividades realizadas pela manhã, à tarde e à noite.

• Listar as festas comemorativas de cada mês do ano.

• Representar as atividades pessoais realizadas em cada mês.