MP064

Unidade 2 - O DIA A DIA DAS CRIANÇAS

Imagem: Fotografia em plano aberto. No pátio da escola, crianças uniformizadas correm e caminham na mesma direção. Elas estão diante das paredes dos banheiros, identificados com a figura de um menino e de uma menina, e ao lado estão as portas das salas de aula e refeitório. O telhado é de cerâmica e há um bambolê próximo à borda. Ao fundo, muitas árvores. Fim da imagem.

LEGENDA: ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE RIO PIRACICABA, NO ESTADO DE MINAS GERAIS. FOTO DE 2016. FIM DA LEGENDA.

MANUAL DO PROFESSOR
PROFESSOR Iniciar a exploração da imagem solicitando aos alunos que identifiquem o espaço retratado e justifiquem suas respostas. Na sequência, perguntar: Que outras atividades as crianças costumam realizar no espaço retratado?

Orientar na observação da imagem identificando os elementos que compõem a paisagem. No primeiro plano, crianças uniformizadas correndo no pátio da escola; no segundo, a construção onde se pode observar dois banheiros e uma área que parece ser destinada para refeições; e, no terceiro plano, a presença de mata, denotando que essa escola está situada na zona rural do município de Rio de Piracicaba, no estado de Minas Gerais.

PROFESSOR Cotidiano e infância
PROFESSOR Para Walter Benjamin (2005, p. 94), “[...] as crianças não constituem nenhuma comunidade isolada, mas antes fazem parte do povo e da classe a que pertencem”. Nesse sentido, entende-se que as crianças têm experiências e vivem situações que ocorrem em contextos coletivos caracterizados por sua historicidade e cultura. Assim, a partir das relações estabelecidas em um determinado tempo e espaço, elas fazem desse terreno um campo de representações e interpretações sobre os pensamentos, os signos, as ações e as linguagens que estão presentes no seu cotidiano. [...]

MP065

Boxe complementar:

PRIMEIROS CONTATOS

  1. O QUE AS CRIANÇAS ESTÃO FAZENDO NA FOTO?
    PROFESSOR Resposta: Brincando.
  1. AS CRIANÇAS COSTUMAM FAZER ESSA ATIVIDADE NO PERÍODO DO DIA OU DA NOITE?
    PROFESSOR Resposta: No período do dia.

Fim do complemento.

MANUAL DO PROFESSOR

A infância, as outras gerações e as instituições compõem, organizam e reproduzem os variados tempos e espaços sociais a partir das práticas sociais. Se uma criança nascesse conhecedora das normas e das convenções que organizam a vida diária, não haveria rupturas e interdições, e sua atuação sobre as coisas e as palavras seria destituída de história. Mas, na medida em que a criança precisa entrar na vida cotidiana, aprender a usar os artefatos culturais, compreender as regras, os valores, os costumes, as linguagens e os contextos, ela passa a atuar sobre a cultura, a natureza e a história. É nesse sentido que a infância é imprescindível para a vida cotidiana e para a sociedade.

GOMES, Lisandra Ogg. O cotidiano, as crianças, suas infâncias e a mídia: imagens concatenadas. Pro-Posições , v. 19, n. 3 (57), p. 175-178, set.-dez. 2008. Disponível em: http://fdnc.io/fJC. Acesso em: 26 jun. 2021.

Explorar os conhecimentos prévios dos alunos sobre as atividades que realizam ao longo do ano, bem como sobre as responsabilidades deles e dos adultos presentes nos locais onde realizam essas atividades. Para tanto, propor questões mediadoras como as seguintes: Quais atividades vocês realizam cotidianamente nos períodos da manhã, da tarde e da noite? Essas atividades são as mesmas todos os dias da semana e em todos os meses do ano? Onde vocês realizam essas atividades? Quais são as responsabilidades dos adultos na moradia e na escola? E vocês, quais são as suas responsabilidades? O que podem fazer para garantir um bom convívio nesses ambientes e nos demais espaços da comunidade?

MP066

DESAFIO À VISTA!

CAPÍTULO 5 e 6

QUE ATIVIDADES AS CRIANÇAS FAZEM NO DIA A DIA?

CAPÍTULO 5. DIVERSAS ATIVIDADES

AS CRIANÇAS COSTUMAM REALIZAR DIVERSAS ATIVIDADES AO LONGO DO DIA, COMO BRINCAR, ESTUDAR, DESCANSAR E CUIDAR DA SAÚDE.

  1. OBSERVE A ILUSTRAÇÃO.
Imagem: Ilustração. Uma menina dorme de pijama e coberta em sua cama. Ao fundo, o céu noturno estrelado e com a lua minguante. Próximo à cama, um gato deitado. Fim da imagem.
PROFESSOR Atenção professor: Os alunos devem assinalar a segunda imagem, pois representa a noite, geralmente relacionada ao ato de dormir. Fim da observação.

IMAGEM 1

Imagem: Ilustração. Uma área verde com uma árvore durante o dia. No céu, nuvens e o sol. Fim da imagem.

IMAGEM 2

Imagem: Ilustração. A área verde com a árvore durante a noite. No céu, a lua cheia, nuvens e estrelas. Fim da imagem.

Observação: IMAGENS ILUSTRATIVAS COM FINALIDADE DIDÁTICA. Fim da observação.

PROFESSOR Resposta correta: imagem 2
MANUAL DO PROFESSOR

Capítulo 5

Considerando que todas as habilidades definidas pela BNCC para o 1o ano são mobilizadas neste volume, neste capítulo as atividades trabalham temas complementares, permitindo aos alunos identificar os períodos do dia, os meses do ano e as relações com as ações humanas nesses períodos, explorando o assunto da passagem do tempo e das atividades humanas.

Boxe complementar:

De olho nas competências

Este capítulo mobiliza as Competências Específicas 5 e 7 de Ciências Humanas ao propor atividades com múltiplas linguagens, orais, gráficas e iconográficas, para o desenvolvimento de noções temporais por meio da reflexão sobre as diferentes atividades ocorridas ao longo do dia.

Fim do complemento.

Conversar com os alunos sobre a questão problema da seção Desafio à vista! e registrar os conhecimentos prévios deles a respeito do tema para que possam ser retomados na conclusão do módulo.

MP067

TEMPO, TEMPO...

O DIA PODE SER DIVIDIDO EM TRÊS PERÍODOS: MANHÃ, TARDE E NOITE.

  1. DESENHE UMA ATIVIDADE QUE VOCÊ FAZ EM CADA PERÍODO DO DIA.
PROFESSOR Atenção professor: Os alunos possivelmente vão representar atividades como acordar, ir à escola, estudar, brincar, fazer uma refeição, dormir e outras. O período em que cada atividade será representada deve variar de acordo com a rotina dos alunos. Fim da observação.

MANHÃ

______

TARDE

______

NOITE

______

MANUAL DO PROFESSOR

Noções temporais: anterioridade e posterioridade

As atividades propostas nesta seção permitem trabalhar as noções temporais – a anterioridade e a posterioridade. Orientar os alunos na leitura compartilhada do texto introdutório, destacando os três períodos que compõem o dia.

Realizar a leitura do enunciado da atividade, esclarecendo eventuais dúvidas com relação à realização da atividade. Discutir coletivamente quais são as principais atividades realizadas pelos alunos em cada período do dia e anotar na lousa.

Solicitar a eles que compartilhem os desenhos uns com os outros verificando quais são as semelhanças e as diferenças entre os desenhos produzidos.

MP068

DIVERSOS COTIDIANOS

O COTIDIANO DAS CRIANÇAS PODE SER CONHECIDO POR MEIO DE FOTOGRAFIAS, COMO AS REPRODUZIDAS NO QUADRO ABAIXO.

Quadro: equivalente textual a seguir.

BEATRIZ

PAULO

MANHÃ

MANHÃ

Fotografia 1. Destaque de uma menina que escreve sentada à carteira na sala de aula.

Fotografia 2. Quatro crianças com características diversas correm em uma área verde. Uma delas segura uma pipa.

TARDE

TARDE

Fotografia 3. Uma senhora está ao lado de uma criança sentada em um balanço. Elas sorriem.

Fotografia 4. Destaque de duas crianças que sorriem e manipulam aparelhos eletrônicos.

NOITE

NOITE

Fotografia 5. Uma menina de pijama dorme deitada em sua cama.

Fotografia 6. Um menino de pijama dorme deitado em sua cama.

MANUAL DO PROFESSOR

Realizar a leitura do título e do texto introdutório, comentando que diferentes crianças podem realizar atividades distintas em um mesmo período do dia.

Orientar os alunos a observar as imagens destacando a divisão em colunas verticais: uma para Beatriz e outra para Paulo. Expor que as colunas estão divididas por períodos do dia, apresentando atividades distintas.

Solicitar aos alunos que exponham o que as crianças representadas nas fotos estão fazendo.

Boxe complementar:

Fato de relevância nacional

Ao abordar as diferenças no cotidiano dos alunos, nestas e nas próximas páginas, pode-se abordar o fato de relevância nacional os direitos da criança que são exemplificados nas imagens e textos explorados por meio das atividades.

Fim do complemento.

Seis da tarde ou seis da noite?

[...] A noite é definida pelo momento do dia em que o Sol se põe [...]. Como o horário do pôr do Sol varia entre as regiões do Brasil e mesmo entre estações do ano, é difícil definir com exatidão quando a noite começa e a tarde termina.

Assim, pode-se considerar que tanto fica correto usar “às seis da tarde” quanto “às seis da noite”.

BRASIL. Senado Federal. Manual de Comunicação da Secom . Disponível em: http://fdnc.io/foj. Acesso em: 23 jul. 2021.

MP069

  1. PINTE OS QUADRADINHOS DE ACORDO COM A LEGENDA.

    Ilustração de um quadrado vermelho.BEATRIZ

    Ilustração de um quadrado azul.PAULO

    ( ) ESTUDA PELA MANHÃ.

    ( ) BRINCA PELA MANHÃ.

    ( ) ESTUDA À TARDE.

    ( ) BRINCA À TARDE.

    PROFESSOR Resposta correta: ESTUDA PELA MANHÃ: vermelho; BRINCA PELA MANHÃ: azul; ESTUDA À TARDE: azul; BRINCA À TARDE: vermelho.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. À NOITE, BEATRIZ E PAULO FAZEM ALGO PARECIDO? SE SIM, O QUE É?
    PROFESSOR Resposta: Sim, dormir.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. RETOME, NA PÁGINA 39, OS DESENHOS QUE VOCÊ FEZ DAS ATIVIDADES QUE REALIZA EM CADA PARTE DO DIA.
    1. SEU DIA É MAIS PARECIDO COM O DA BEATRIZ OU COM O DO PAULO? POR QUÊ?
      PROFESSOR Atenção professor: Orientar individualmente a retomada dos desenhos e a comparação com as fotos de Beatriz e as de Paulo, auxiliando a realização das atividades. Fim da observação.

      Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.

    1. MOSTRE SEUS DESENHOS PARA UM COLEGA E VEJA OS DELE.
      • HÁ ALGO PARECIDO NOS DESENHOS DE VOCÊS? O QUÊ?
      • HÁ ALGO DIFERENTE? O QUÊ?

Boxe complementar:

VOCÊ SABIA?

EM MUITAS ESCOLAS BRASILEIRAS, AS AULAS TÊM INÍCIO ÀS 7 HORAS OU ÀS 7 HORAS E TRINTA MINUTOS.

MAS, ALGUNS PESQUISADORES ACREDITAM QUE ACORDAR CEDO FAZ MAL ÀS CRIANÇAS E ATRAPALHA OS ESTUDOS.

POR ISSO, JÁ FOI APRESENTADA UMA LEI PARA DETERMINAR QUE AS AULAS COMEÇASSEM ÀS 9 HORAS. CONTUDO, TAL LEI NÃO FOI APROVADA.

E VOCÊ, A QUE HORAS COMEÇA A ESTUDAR NA ESCOLA?

Imagem: Fotografia. Destaque de uma área com chão de terra à frente da Escola Municipal Agrícola e por onde caminham cinco crianças com roupas leves e mochila nas costas. Fim da imagem.

LEGENDA: ALUNOS ENTRANDO NA ESCOLA, NO MUNICÍPIO DE SANTALUZ, NO ESTADO DA BAHIA. FOTO DE 2018. FIM DA LEGENDA.

Fim do complemento.

MANUAL DO PROFESSOR

Orientar a realização da atividade 1, retomando as imagens da página anterior a cada item lido. Desse modo, os alunos terão a oportunidade de retomar o que as crianças representadas nas fotos estão fazendo em cada período para que os itens sejam classificados corretamente.

Destacar que tanto Beatriz como Paulo fazem as mesmas atividades durante o dia, ou seja, brincam, estudam e dormem, porém realizam as primeiras atividades em períodos diferentes.

Perguntar aos alunos se conhecem alguém que brinca e estuda em períodos diferentes dos deles.

Solicitar a eles que comparem as atividades que representaram por meio de desenhos na página 39 com o cotidiano de Beatriz e de Paulo. Pedir que mencionem com qual dos dois o cotidiano deles se parece mais.

Propor a leitura do texto da seção Você sabia?. Dividir o texto entre alguns alunos para que leiam em voz alta. É importante que cada um fique com um trecho curto. Caso apresentem dificuldade durante a leitura, auxilie-os perguntando sobre a formação das sílabas e pedindo que retomem a leitura da palavra integralmente depois de lerem sílaba por sílaba. Evitar ler as palavras que parecerem difíceis para eles, incentivando-os a realizar a leitura da melhor forma possível. Essa atividade auxiliará o desenvolvimento da fluência em leitura oral.

Caso julgue necessário, leia o texto integralmente para garantir que a mensagem seja compreendida.

A importância da leitura

[...] as crianças com mais dificuldades em leitura no início do processo de alfabetização tendem a continuar a ter dificuldades ao longo da vida escolar. A consequência disso é que a distância entre os bons leitores e os maus leitores vai aumentando com o tempo: enquanto os bons leitores se sentem motivados a ler, e por isso leem mais, os maus leitores tendem a considerar a leitura algo tedioso e penoso, e, portanto, leem menos. Para aqueles a leitura vai-se tornando mais fácil, para estes mais difícil, agravando as desigualdades na trajetória escolar.

BRASIL. Ministério da Educação; Secretaria de Educação Básica. PNA Política Nacional de Alfabetização/Secretaria de Alfabetização . Brasília: MEC, Sealf, 2019. p. 22.

MP070

MUITAS CRIANÇAS ESTUDAM EM UM PERÍODO E FICAM EM CASA DURANTE O RESTO DO DIA. MAS HÁ TAMBÉM CRIANÇAS QUE FICAM POR MAIS TEMPO NA ESCOLA, ONDE FAZEM ATIVIDADES DIFERENTES DAS AULAS REGULARES.

PROJETO MAIS EDUCAÇÃO

NO MAIS EDUCAÇÃO, OS ESTUDANTES TÊM ATIVIDADES CULTURAIS, ESPORTIVAS E DE LAZER [...].

A MÚSICA E OS ESPORTES ESTÃO ENTRE AS ATIVIDADES PREFERIDAS DOS ESTUDANTES [...]. A TERCEIRA MAIS PROCURADA É A CRIAÇÃO E MANUTENÇÃO DE HORTAS ESCOLARES.

FONTE: AMPLIAÇÃO DA JORNADA ESCOLAR TERÁ R$ 130 MILHÕES. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. DISPONÍVEL EM: http://fdnc.io/fJD. ACESSO EM: 4 FEV. 2021.

  1. MARQUE COM UM X AS FOTOS QUE REPRESENTAM AS ATIVIDADES PREFERIDAS DOS ESTUDANTES DO PROJETO MAIS EDUCAÇÃO.

Imagem 1

Imagem: Fotografia. Destaque do interior de uma sala onde as carteiras estão posicionas em semicírculo. As crianças estão sentadas diante de instrumentos e observam uma mulher tocar violão ao centro. Ao fundo, há garrafas vazias penduradas em um suporte de ferro. Na parede, há diversas colagens.  Fim da imagem.

LEGENDA: ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE PETROLINA, NO ESTADO DE PERNAMBUCO. FOTO DE 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem 2

Imagem: Fotografia. Destaque de um menino que pinta o desenho de uma borboleta com lápis colorido. Ele está sentado à carteira, onde também há um estojo.  Fim da imagem.

LEGENDA: ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE KENNEDY, NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO. FOTO DE 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem 3

Imagem: Fotografia. Um grupo de crianças está acompanhado de duas mulheres adultas em uma horta coberta por uma rede. Algumas observam e outras regam as mudas.  Fim da imagem.

LEGENDA: ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE PORTO ALEGRE, NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. FOTO DE 2016. FIM DA LEGENDA.

Imagem 4

Imagem: Fotografia em plano aberto. Em um terreno, um pequeno grupo de crianças joga bola próximo de uma árvore.  Fim da imagem.

LEGENDA: ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE NOSSA SENHORA DO LIVRAMENTO, NO ESTADO DO MATO GROSSO. FOTO DE 2020. FIM DA LEGENDA.

PROFESSOR Resposta: Imagens 1, 3 e 4.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. A SUA ESCOLA OFERECE ATIVIDADES COMO AS DESCRITAS NO TEXTO? SE SIM, QUAIS?
PROFESSOR Atenção professor: Organizar com os alunos um levantamento sobre a presença dessas atividades na escola. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR

Ler, pausadamente, o texto introdutório com os alunos, destacando que, em algumas escolas, as crianças ficam mais de um período realizando atividades além das aulas regulares.

Verificar se esse é o caso deles e se eles conhecem alguém que estuda nesse tipo de escola. Questionar o que acham da proposta e as possíveis vantagens e desvantagens desse modelo.

Orientar na leitura do texto “Projeto Mais Educação”. Explicar para os alunos o significado dos termos “atividades culturais”, “atividades esportivas” e “atividades de lazer”.

Orientar na realização das atividades, solicitando aos alunos que interpretem as imagens e selecionem aquelas que representam as atividades preferidas dos estudantes do projeto.

Solicitar aos alunos que respondam se a escola em que estudam oferece ou não atividades extraclasse e quais são as atividades que eles gostariam de fazer na escola.

MP071

O DIA A DIA DAS CRIANÇAS TAMBÉM É REPRESENTADO EM HISTÓRIAS EM QUADRINHOS, COMO A DO PERSONAGEM FRANJINHA.

Imagem: Quadrinhos composto por dois quadros. Q1: Uma mulher loira de cabelo preto e longo vestido rosa está brava e exclama “FRANJINHA! JÁ FALEI PRA VOCÊ... LUGAR DE CACHORRO DORMIR É LÁ FORA!”. Ela olha para cama onde estão deitados e cobertos Franjinha, um menino loiro de mechas pretas no cabelo, e um cachorro azul. Q2: O cachorro dorme na cama no quintal sob o céu estrelado e dentro de casa, na janela, Franjinha e a mulher observam. Ela diz ao menino: “VOCÊ NÃO ENTENDEU DIREITO!”. Fim da imagem.
  1. NA TIRINHA, FRANJINHA ESTÁ SE PREPARANDO PARA FAZER O QUÊ?

    ( ) BRINCAR.

    ( ) DORMIR.

    ( ) ESTUDAR.

    PROFESSOR Resposta correta: Dormir.
  1. CIRCULE O PERÍODO DO DIA EM QUE SE PASSA A HISTÓRIA.

    ( ) manhã

    ( ) tarde

    ( ) noite

    PROFESSOR Resposta correta: noite.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. COMO VOCÊ PERCEBEU O PERÍODO DO DIA EM QUE A HISTÓRIA SE PASSA?
    PROFESSOR Resposta: Na tirinha é possível ver o céu escuro com lua e estrelas e dois personagens estão na cama.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. POR QUE A MÃE DE FRANJINHA FICOU DESCONTENTE?
    PROFESSOR Resposta: Por que Franjinha estava prestes a dormir com o cachorro dentro de casa, na própria cama.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. COMO FRANJINHA RESOLVEU A SITUAÇÃO?
    PROFESSOR Resposta: Ele resolveu a situação colocando a cama e o cachorro do lado de fora da casa.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. VOCÊ CONCORDA COM A FORMA COMO FRANJINHA RESOLVEU A SITUAÇÃO? EXPLIQUE.
    PROFESSOR Atenção professor: Espera-se que os alunos identifiquem a forma inesperada de Franjinha resolver a situação. Fim da observação.
  1. VOCÊ TEM ALGUM ANIMAL DE ESTIMAÇÃO? SE SIM, RESPONDA ÀS PERGUNTAS.
    1. QUE ANIMAL É O SEU?

      ( ) CÃO.

      ( ) GATO.

      ( ) OUTRO. CONTE AOS COLEGAS.

      Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

    1. ONDE ELE DORME? CONTE AOS COLEGAS.
      PROFESSOR Atenção professor: Depende da realidade de cada aluno Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR

Orientar os alunos na leitura e na interpretação da história em quadrinhos. Analisar com eles o primeiro quadrinho destacando a presença do cachorro na cama, a fala e os aspectos gráficos que denotam o descontentamento da mãe do Franjinha. Analisar coletivamente o segundo quadrinho, destacando também o local em que o cachorro está dormindo e o semblante e a fala da personagem.

Solicitar aos alunos que façam as atividades propostas indicando o período do dia em que se passa a história e a ação que seria realizada pelo Franjinha e seu cachorro.

Deixar que os alunos comentem se possuem ou não animais de estimação. Essa é uma excelente oportunidade para abordar hábitos de higiene e de cuidado com esses animais.

Histórias em quadrinhos: os diversos recursos que possibilitam a compreensão

[...] Histórias em quadrinhos tornam o ensino mais prazeroso, pois motivam os estudantes a se interessarem mais pelos conteúdos escolares, tendo em vista que estimulam a curiosidade e incitam o senso crítico considerando a relação existente entre texto e imagem, ampliando assim a possibilidade de entendimento, além de contribuir para a formação de hábitos de leitura e enriquecimento do vocabulário, dentre outras, por seu caráter dinâmico e animado. [...]

PASSOS, Lívia Almeida; VIEIRA, Mauricéia Silva de Paula. A contribuição do gênero história em quadrinhos para o desenvolvimento da leitura . Disponível em: http://fdnc.io/fok. Acesso em: 22 jun. 2021.

MP072

CAPÍTULO 6. OS ACONTECIMENTOS NOS MESES

AS PESSOAS PODEM VIVER DIVERSOS ACONTECIMENTOS EM CADA MÊS DO ANO, COMO DESCRITO NO TEXTO.

JANEIRO

— JANEIRO!

— PRESENTE!, APRESENTOU-SE O CHAMADO, MUITO BONITO, DE CAMISA ESTAMPADA COM BANDEIRAS DO MUNDO TODO.

— SOU O PRIMEIRO MÊS DO ANO, E MEU DIA PRIMEIRO É O DIA DA CONFRATERNIZAÇÃO UNIVERSAL, A FESTA DA AMIZADE DE TODOS OS POVOS!

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. QUE MÊS É CITADO NO TEXTO?
    PROFESSOR Resposta: Janeiro.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. O QUE É COMEMORADO NO PRIMEIRO DIA DO MÊS DE JANEIRO?
    PROFESSOR Resposta: O dia da Confraternização Universal, ou seja, a festa da amizade de todos os povos.
  1. A CAMISA CITADA NO TEXTO TINHA BANDEIRAS DO MUNDO TODO. COM A AJUDA DO PROFESSOR, ESCOLHA A BANDEIRA DE UM PAÍS E FAÇA UM DESENHO DELA A SEGUIR.
    PROFESSOR Atenção professor: Orientar os alunos na pesquisa das bandeiras dos países, usando atlas geográficos ou a internet. Fim da observação.
Imagem: Ilustração de dois lápis, um azul e um bege. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração de dois lápis, um verde e um vermelho. Fim da imagem.
MANUAL DO PROFESSOR

Capítulo 6

Considerando que todas as habilidades definidas pela BNCC para o ano são mobilizadas neste volume, para concluir o módulo dos capítulos 5 e 6, continuamos neste capítulo o trabalho com os temas complementares, permitindo aos alunos identificar os períodos do dia, os meses do ano e as relações com as ações humanas nesses períodos, explorando o assunto da passagem do tempo e das atividades humanas.

Boxe complementar:

De olho nas competências

Este capítulo mobiliza as Competências Específicas 5 e 7 de Ciências Humanas ao propor que os alunos exercitem a compreensão de noções temporais por meio de atividades que discutem o encadeamento dos acontecimentos mensais ao longo do ano.

Fim do complemento.

Para ampliar o desenvolvimento sobre a organização do tempo no cotidiano, o trabalho com o calendário será retomado com uma nova abordagem. Lembrar aos alunos que eles já exploraram um calendário durante os estudos do primeiro capítulo do livro e que voltarão a trabalhar com ele.

Se possível apresentar um calendário com os doze meses do ano em tamanho ampliado para os alunos. Ler o nome de todos os meses, explicando que alguns acontecimentos se repetem todo ano no mesmo mês.

Ler com eles o texto “Janeiro”, pedir que identifiquem esse mês no calendário apresentado e perguntar se o evento mencionado no texto acontece todo ano no mesmo mês.

Orientar na realização das atividades propostas.

Calendários cristãos

O Calendário Juliano foi proposto por Sosígenes, astrônomo de Alexandria, e introduzido por Julio César em 45 a.C. Foi usado pelas igrejas e países cristãos até o século XVI, quando começou a ser trocado pelo Calendário Gregoriano. [...]

O Calendário Gregoriano foi proposto por Aloysius Lilius, astrônomo de Nápoles, e adotado pelo Papa Gregório XIII, seguindo instruções do Concílio de Trento (1545-1563). O decreto instituindo esse Calendário foi publicado em 24 de fevereiro de 1582. [...]

LAS CASAS, Renato. Calendários. UFMG: Observatório Astronômico Frei Rosário , 26 fev. 2002. Disponível em: http://fdnc.io/kT. Acesso em: 22 jun. 2021.

MP073

Boxe complementar:

INVESTIGUE

1. ESTA TAREFA DE CASA DEVE SER FEITA COM A AJUDA DE ADULTOS DA SUA CONVIVÊNCIA. INVESTIGUE O NOME DO MÊS EM QUE OCORRE CADA ACONTECIMENTO E LIGUE AS COLUNAS.

Coluna 1

O INÍCIO DAS AULAS.

O FINAL DAS AULAS.

DIA DA CONFRATERNIZAÇÃO UNIVERSAL.

FÉRIAS ESCOLARES.

DIA DO TRABALHO.

FESTAS JUNINAS.

CARNAVAL.

DIA DA ÁRVORE.

DIA DA CRIANÇA.

DIA DA MULHER.

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA.

Coluna 2

JANEIRO

FEVEREIRO

MARÇO

ABRIL

MAIO

JUNHO

JULHO

AGOSTO

SETEMBRO

OUTUBRO

NOVEMBRO

DEZEMBRO

PROFESSOR Resposta correta: O INÍCIO DAS AULAS: depende da realidade dos alunos; DIA DO TRABALHO: depende da realidade dos alunos; DIA DA CONFRATERNIZAÇÃO UNIVERSAL: Janeiro; FÉRIAS ESCOLARES: depende da realidade dos alunos; DIA DO TRABALHO: maio; FESTAS JUNINAS: junho; CARNAVAL: fevereiro e março; DIA DA ÁRVORE: setembro; DIA DA CRIANÇA: outubro; DIA DA MULHER: março; DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA: novembro.

Fim do complemento.

MANUAL DO PROFESSOR

Orientar os alunos a desenvolver a tarefa de casa dessa página com um adulto da convivência deles. Sugira que utilizem um calendário para a realização da tarefa.

No dia combinado para a entrega da atividade, registrar na lousa as respostas dos alunos, utilizando um calendário para a localização dos meses, relacionando-os aos acontecimentos listados.

A construção da noção de tempo para as crianças acontece por meio da experiência e da percepção de sucessão. Por isso, sempre que possível, usar o calendário como ferramenta para reforçar a percepção e a organização do tempo no cotidiano.

Caso considere conveniente, ao realizar a correção da atividade, comentar que alguns acontecimentos variam, dependendo da região do país. Além disso, de ano para ano, algumas comemorações, como o Carnaval, a Páscoa e o Dia das Mães, podem ocorrer em datas diferentes.

Lei n 12.345/2010: critérios para datas comemorativas

Art. A instituição de datas comemorativas que vigorem no território nacional obedecerá ao critério da alta significação para os diferentes segmentos profissionais, políticos, religiosos, culturais e étnicos que compõem a sociedade brasileira.

Art. 2º A definição do critério de alta significação será dada, em cada caso, por meio de consultas e audiências públicas realizadas, devidamente documentadas, com organizações e associações legalmente reconhecidas e vinculadas aos segmentos interessados.

BRASIL. Câmara dos Deputados. Datas comemorativas e outras datas significativas [recurso eletrônico]. Brasília: Edições Câmara, 2012. Disponível em: http://fdnc.io/fom. Acesso em: 23 jun. 2021.

MP074

O QUE ACONTECE A CADA MÊS

  1. ESCOLHA UM ACONTECIMENTO QUE OCORRE EM CADA MÊS DO ANO NA SUA VIDA E NA DAS PESSOAS COM QUEM VOCÊ CONVIVE.

    DEPOIS, REPRESENTE OS ACONTECIMENTOS ESCOLHIDOS POR MEIO DE DESENHOS NOS ESPAÇOS CORRESPONDENTES.

PROFESSOR Atenção professor: Orientar individualmente a retomada de acontecimentos pessoais em cada mês e as possíveis formas de representação desses eventos. Fim da observação.
Imagem: Ilustração. Uma linha do tempo ao longo de um ano que apresenta em cada mês, de janeiro a dezembro, um quadro em branco para preencher e com bordas coloridas. Ao redor da linha do tempo há figuras de lápis coloridos espalhados, folhas de calendário com dias diversos, como 25 de março, 30 de julho, 07 de junho e 12 de outubro. Também há uma menina de pé diante de uma carteira que faz um círculo vermelho em um dia ao fim do mês de maio na folhinha do calendário. E um menino de pé que alcança um calendário na parede para marcar um dia ao fim do mês de maio.  Fim da imagem.

OBSERVAÇÃO: IMAGENS MERAMENTE ILUSTRATIVAS. FIM DA OBSERVAÇÃO.

MANUAL DO PROFESSOR

Solicitar aos alunos que falem sobre acontecimentos em cada mês do ano que envolvem as pessoas com as quais eles convivem. Pode-se começar a atividade identificando o mês do próprio aniversário.

Perguntar a eles se sabem o mês de aniversário das pessoas com quem convivem. Se não souberem, pode-se tentar incentivar a descoberta perguntando sobre eventos próximos, por exemplo, se o aniversário ocorre durante as férias ou em algum dos meses durante as aulas, se é próximo a uma data comemorativa, se há pessoas que comemoram aniversário em datas muito próximas.

Caso considere pertinente, solicitar que a atividade seja completada em casa e orientar na produção dos desenhos propostos. Os alunos podem desenhar cenas ou símbolos para identificar os acontecimentos selecionados.

Acontecimentos e trajetórias de vida

A noção de mudança na própria vida, ou em seu entorno, parte da percepção subjetiva que os indivíduos têm desses acontecimentos e como os valorizam. O modo como cada indivíduo percebe a própria trajetória é singular, diferenciado e influenciado pela cultura regional, crenças e estilos de vida observados na sociedade. Interpretações positivas ou negativas de certos acontecimentos vivenciados resultam de experiências únicas e estendem-se à saúde física, mental e social.

MP075

Página sem conteúdo.

MANUAL DO PROFESSOR

Na vida diária, os acontecimentos previsíveis, como casamento, ou imprevisíveis, como morte de um familiar ou desemprego, podem ter diversos efeitos sobre o bem-estar subjetivo. A força destes efeitos e as suas consequências sobre o indivíduo diferenciam-se de acordo com a valoração que cada um atribui a eles. Logo, as trajetórias individuais são de fundamental importância na maneira como os indivíduos veem as transições em sua jornada de vida e como elas interferem no processo de saúde e doença em diferentes contextos.

SILVA, Luípa Michele et al . Mudanças e acontecimentos ao longo da vida: um estudo comparativo entre grupos de idosos. Revista Latino-Americana de Enfermagem , v. 23, n. 1, jan.-fev. 2015. p. 4. Disponível em: http://fdnc.io/fJE. Acesso em: 23 jun. 2021.

Solicitar aos alunos que compartilhem seus desenhos, em duplas.

Pedir que comentem o que o desenho do mês de janeiro representa. Esse procedimento poderá ser repetido, dependendo do tempo de aula, para verificar os outros meses representados pelos alunos. Anotar, na lousa, os eventos relacionados a cada mês.

Os acontecimentos listados podem ser relacionados por meio de perguntas para identificar: quem faz aniversário antes ou depois; se há eventos listados no mesmo mês, por exemplo, a mãe de um aluno faz aniversário no mesmo mês da irmã de outro etc. Essa atividade favorecerá o desenvolvimento gradativo das noções de anterioridade e posterioridade.

MP076

RETOMANDO OS CONHECIMENTOS

CAPÍTULOS 5 E 6

AVALIAÇÃO DE PROCESSO DE APRENDIZAGEM

NESTAS PÁGINAS VOCÊ VAI VERIFICAR COMO ESTÁ SUA APRENDIZAGEM.

  1. LEIA O POEMA E, A SEGUIR, FAÇA O QUE SE PEDE.

    LUA

    A LUA PINTA A RUA DE PRATA

    E NA MATA A LUA PARECE

    UM BISCOITO DE NATA.

    QUEM SERÁ QUE ESQUECEU

    A LUA ACESA NO CÉU?

    ROSEANA MURRAY. POESIA FORA DA ESTANTE. PORTO ALEGRE: PROJETO CPL/PUCRS, 2009. P. 21.

    • QUANDO PARECE QUE A LUA ESTÁ ACESA NO CÉU? CIRCULE.

      ( ) MANHÃ

      ( ) TARDE

      ( ) NOITE

      PROFESSOR Resposta correta: noite
    1. E VOCÊ, QUAL ATIVIDADE REALIZA À NOITE? DESENHE.
PROFESSOR Atenção professor: Depende da realidade dos alunos, mas é possível que apareçam atividades como jantar, ver televisão e dormir. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR

Intencionalidade pedagógica das atividades

Atividade 1 – Objetivo de aprendizagem: identificar as atividades realizadas pela manhã, à tarde e à noite.

Espera-se que o aluno leia e interprete o poema, retirando as informações necessárias para fazer a atividade. O aluno deverá identificar a personagem do poema e inferir o período do dia a que ele se refere.

Atividade 2 – Objetivo de aprendizagem: identificar as atividades realizadas pela manhã, à tarde e à noite.

Ao solicitar que o aluno desenhe o que ele faz à noite, a atividade permite verificar se ele compreendeu a correspondência que existe entre determinadas atividades e o período do dia em que elas ocorrem.

MP077

  1. ESCREVA O NOME DO MÊS EM QUE ACONTECEM AS COMEMORAÇÕES A SEGUIR.
Imagem: Ilustração. Bandeirinhas juninas coloridas e presas em um varal. Fim da imagem.

FESTA JUNINA

PROFESSOR Resposta: Junho.
Imagem: Ilustração. Uma bola com listas em tons de azul. Fim da imagem.

DIA DA CRIANÇA

PROFESSOR Resposta: Outubro.
Imagem: Ilustração. Destaque do céu com muitos fogos de artifício. Fim da imagem.

DIA DA CONFRATERNIZAÇÃO UNIVERSAL

PROFESSOR Resposta: Janeiro.
Imagem: Ilustração. Um berimbau. Fim da imagem.

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

PROFESSOR Resposta: Novembro.

AUTOAVALIAÇÃO

PROFESSOR Atenção professor: Orientar os alunos na avaliação do próprio aprendizado. Fim da observação.

AGORA É HORA DE VOCÊ REFLETIR SOBRE SEU PRÓPRIO APRENDIZADO. COPIE OS NÚMEROS DAS PERGUNTAS A SEGUIR E RESPONDA CADA UMA DELAS COM UMA DAS SEGUINTES OPÇÕES: COMPLETAMENTE, PARCIALMENTE OU NÃO CONSEGUI.

  1. IDENTIFIQUEI AS ATIVIDADES REALIZADAS DE MANHÃ, DE TARDE E DE NOITE?
  1. RELACIONEI AS IMAGENS DAS COMEMORAÇÕES COM OS MESES EM QUE ELAS ACONTECEM?
  1. REPRESENTEI POR MEIO DE DESENHOS AS ATIVIDADES QUE REALIZO E ESCREVI OS NOMES DOS MESES?
MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 3 – Objetivo de aprendizagem: listar as festas comemorativas de cada mês do ano.

O aluno deverá identificar os meses em que ocorrem determinadas comemorações ao longo do ano.

Autoavaliação

A autoavaliação sugerida permite ao aluno revisitar o processo de aprendizagem e sua postura de estudante, permitindo que reflita sobre seus êxitos e dificuldades. Nesse tipo de atividade, não cabe atribuir uma pontuação ou conceito ao aluno.

Essas respostas também podem servir para uma eventual reavaliação do planejamento do professor ou para que se opte por realizar a retomada de alguns dos objetivos de aprendizagem propostos inicialmente que não aparentem estar consolidados.

MP078

PROFESSOR Comentários para o professor:

Conclusão do módulo – capítulos 5 e 6

A conclusão do módulo envolve diferentes atividades ligadas à sistematização dos conhecimentos construídos nos capítulos 5 e 6. Assim, cabe retomar os conhecimentos prévios dos alunos que foram registrados durante a conversa sobre a questão problema proposta no Desafio à vista!: Que atividades as crianças fazem no dia a dia?

Sugere-se retomar com os alunos os comentários feitos por eles sobre essa questão problema e solicitar que identifiquem o que mudou em relação aos conhecimentos que foram construídos.

Verificação da avaliação de processo de aprendizagem

Imagem: Ícone referente à seção. Fim da imagem.

As atividades avaliativas da seção Retomando os conhecimentos permitiram aos alunos retomar os conhecimentos construídos nos capítulos 5 e 6.

A realização dessas atividades favorece o acompanhamento dos alunos em uma experiência constante e contínua de avaliação formativa. Fica a critério do professor o estabelecimento ou não de conceitos distintos para cada atividade, que podem depender das temáticas e dos procedimentos que receberam maior ênfase pedagógica no decorrer da sequência didática.

A página MP153 deste manual apresenta um modelo de ficha para acompanhamento das aprendizagens dos alunos com base nos objetivos de aprendizagem previstos para cada módulo.

Superando defasagens

Imagem: Ícone referente à seção. Fim da imagem.

Após a devolutiva das atividades, identificar se os principais objetivos de aprendizagem previstos no módulo foram alcançados.

MP079

Introdução ao módulo dos capítulos 7 e 8

Este módulo, formado pelos capítulos 7 e 8, interligados por uma questão problema apresentada na seção Desafio à vista!, tem como objetivo desenvolver atividades que trabalham a compreensão dos papéis e responsabilidades nos espaços domiciliar, escolar e comunitário, possibilitando aos alunos explorar alguns dos elementos ligados à unidade temática proposta pela BNCC: “Mundo pessoal: meu lugar no mundo”.

Questão problema

Imagem: Ícone referente à seção. Fim da imagem.

Quais são as responsabilidades das pessoas nas moradias e nas escolas?

Atividades do módulo

Imagem: Ícone referente à seção. Fim da imagem.

As atividades possibilitam o desenvolvimento da habilidade EF01HI03, ao demandar a descrição e distinção dos papéis sociais e responsabilidades relacionados à família, à escola e à comunidade, destacando também alguns papéis desempenhados pelos adultos envolvidos nos cuidados com as crianças.

São propostas atividades de expressão por meio de desenho, de interpretação de uma letra de canção e de um depoimento, de análise de imagens e realização de pesquisa junto aos adultos com o intuito de discutir a importância da divisão de tarefas no espaço domiciliar, na escola e na comunidade.

Como pré-requisito, espera-se que os alunos conheçam algumas regras de convivência nos espaços doméstico e escolar, trabalhadas na unidade 1 deste volume.

Principais objetivos de aprendizagem

Imagem: Ícone referente à seção. Fim da imagem.

• Explicar como era a divisão de tarefas domésticas há cem anos.

• Identificar a situação da divisão de tarefas nas moradias atuais.

• Listar as ações para conservar as dependências da escola.

MP080

DESAFIO À VISTA!

CAPÍTULOS 7 E 8

QUAIS SÃO AS RESPONSABILIDADES DAS PESSOAS NAS MORADIAS E NAS ESCOLAS?

Capítulo 7. RESPONSABILIDADES NA MORADIA

AS FAMÍLIAS PODEM SER FORMADAS POR UM OU MAIS ADULTOS, COM OU SEM CRIANÇAS. ESSAS PESSOAS TÊM DIVERSAS RESPONSABILIDADES EM RELAÇÃO AOS CUIDADOS COM A MORADIA.

Imagem: Fotografia. Na cozinha, um homem de avental cozinha, enquanto uma mulher lava louças na pia e duas crianças, um menino e uma meninas, arrumam copos e pratos sentados à mesa.  Fim da imagem.

LEGENDA: MEMBROS DE UMA FAMÍLIA REALIZANDO TAREFAS DOMÉSTICAS NO MUNICÍPIO DE SÃO CAETANO DO SUL, NO ESTADO DE SÃO PAULO. FIM DA LEGENDA

  1. IDENTIFIQUE NA FOTO AS TAREFAS DOMÉSTICAS REALIZADAS POR CADA MEMBRO DA FAMÍLIA E LIGUE AS COLUNAS.

Coluna 1

PAI

MÃE

FILHOS

Coluna 2

ARRUMAM A MESA.

COZINHA.

LAVA A LOUÇA.

PROFESSOR Resposta correta: Pai: cozinha; Mãe: lava a louça; Filhos: Arrumam a mesa.
MANUAL DO PROFESSOR

A BNCC no capítulo 7

Unidade temática

Mundo pessoal: meu lugar no mundo.

Objeto de conhecimento

• As diferentes formas de organização da família e da comunidade: os vínculos pessoais e as relações de amizade.

Habilidade

• EF01HI03: Descrever e distinguir os seus papéis e responsabilidades relacionados à família, à escola e à comunidade.

Boxe complementar:

De olho nas competências

Este capítulo procura se aproximar das Competências Gerais 1 e 4 ao propor uma discussão a respeito da divisão desigual de trabalho doméstico entre os adultos e ao convidar os alunos a se responsabilizar, na medida do possível, pela parte deles nesses afazeres. Possibilita também o desenvolvimento da Competência Específica 2 de Ciências Humanas ao propor uma reflexão sobre a historicidade dos papéis desempenhados por homens e mulheres adultos nos afazeres domésticos e ao estimular que os alunos se posicionem com relação a esse tema.

Fim do complemento.

Conversar com os alunos sobre a questão problema da seção Desafio à vista! e registrar os conhecimentos prévios deles a respeito do tema para que possam ser retomados na conclusão do módulo.

Orientar os alunos na leitura do texto introdutório, ressaltando que as famílias podem apresentar diferentes características de composição entre adultos e crianças.

Auxiliar na interpretação da imagem e na resolução da atividade, destacando a atividade realizada por cada integrante da família.

Boxe complementar:

Fato de relevância nacional

No capítulo 7, o fato de relevância nacional direitos da criança pode ser tratado em continuidade com as discussões feitas nos capítulos 3 e 4, uma vez que aborda as responsabilidades da criança no lar. Contudo, é aconselhável esclarecer as diferenças entre tarefas domésticas adequadas à faixa etária e a exploração do trabalho infantil, expondo que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) só permite que jovens trabalhem a partir dos 14 anos na condição de aprendiz.

Fim do complemento.

MP081

Boxe complementar:

INVESTIGUE

1. NESTA TAREFA DE CASA VOCÊ VAI IDENTIFICAR COMO SÃO DIVIDIDOS OS TRABALHOS DOMÉSTICOS EM SUA MORADIA. CONVERSE COM OS ADULTOS QUE MORAM COM VOCÊ E PREENCHA AS FICHAS A SEGUIR COM A AJUDA DELES.

Imagem: Ilustração. Peças de roupa penduradas no varal. Fim da imagem.

LAVAR A ROUPA.

PESSOAS RESPONSÁVEIS:

PROFESSOR Resposta pessoal.

Imagem: Ilustração. Uma cama arrumada. Fim da imagem.

ARRUMAR AS CAMAS.

PESSOAS RESPONSÁVEIS:

PROFESSOR Resposta pessoal.

Imagem: Ilustração. Uma vassoura. Fim da imagem.

VARRER OS CÔMODOS. PESSOAS RESPONSÁVEIS:

PROFESSOR Resposta pessoal.

Imagem: Ilustração. Uma panela ensaboada. Fim da imagem.

LAVAR A LOUÇA

PESSOAS RESPONSÁVEIS:

PROFESSOR Resposta pessoal.

OBSERVAÇÃO: IMAGENS MERAMENTE ILUSTRATIVAS. FIM DA OBSERVAÇÃO.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. EM SUA MORADIA, AS TAREFAS DOMÉSTICAS SÃO DIVIDIDAS ENTRE TODOS OS MORADORES? EXPLIQUE.
    PROFESSOR Atenção professor: As respostas dos alunos vão variar de acordo com a realidade de cada moradia. Fim da observação.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. DE QUE MANEIRA VOCÊ AJUDA NAS TAREFAS DOMÉSTICAS EM SUA MORADIA?
    PROFESSOR Atenção professor: Caso alguns alunos não ajudem nas tarefas domésticas, incentive as mudanças de atitude, questionando-os sobre as maneiras como poderiam começar a ajudar. Fim da observação.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. VOCÊ TEM OUTRA RESPONSABILIDADE EM SUA MORADIA? SE SIM, QUAL É?
    PROFESSOR Atenção professor: Enfatizar que os alunos podem ajudar em tarefas leves, compatíveis com a faixa etária deles. Fim da observação.

Fim do complemento.

MANUAL DO PROFESSOR

Orientar os alunos a realizar a tarefa de casa em que devem preencher as fichas com a ajuda de adultos da convivência deles.

Solicitar que, no dia da entrega da atividade, apresentem as respostas oralmente, comentando como são divididas as tarefas na moradia em que residem. Registrar na lousa as respostas de maneira que fique clara a divisão de tarefas na moradia dos alunos. Para isso, organizar um quadro de dupla entrada com a tarefa na linha horizontal (lavar a roupa, arrumar as camas, varrer os cômodos e lavar a louça) e a pessoa responsável na vertical (mãe, irmã, irmão, eu, pai etc.).

Verificar, com base nas informações fornecidas pelos alunos, quem realiza a maior parte das tarefas domésticas. Enfatizar para os alunos a importância de uma divisão equitativa de tarefas entre todos os habitantes de uma moradia.

Boxe complementar:

Temas contemporâneos transversais: vida familiar e social

As atividades propostas nesse capítulo e as discussões sobre os afazeres domésticos possibilitam a reflexão a respeito da organização familiar e das divisões de tarefas, contribuindo para a percepção das próprias responsabilidades em relação ao lar e à família.

Fim do complemento.

Direito à habitação e outros direitos

Artigo 25 §1º Toda pessoa tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar a si e a sua família saúde e bem-estar, inclusive alimentação, vestuário, habitação, cuidados médicos e os serviços sociais indispensáveis, e direito à segurança em caso de desemprego, doença, invalidez, viuvez, velhice ou outros casos de perda dos meios de subsistência em circunstâncias fora de seu controle.

DECLARAÇÃO Universal dos Direitos Humanos. Biblioteca Virtual de Direitos Humanos . Disponível em: http://fdnc.io/epq. Acesso em: 23 jun. 2021.

MP082

QUEM CUIDAVA DAS TAREFAS DOMÉSTICAS?

PODEMOS CONHECER COMO ERA A DIVISÃO DE TAREFAS DOMÉSTICAS HÁ CERCA DE CEM ANOS POR MEIO DA LEITURA DA LETRA DE UMA CANÇÃO.

MINHAS LEMBRANÇAS

[...] A MAMÃE CORRIA O DIA INTEIRO,

PRA DAR CONTA DA LIDA DA CASA.

COZINHAVA NO FOGÃO A LENHA,

PASSAVA COM FERRO A BRASA.

E ENQUANTO A COITADA SOFRIA,

PRA LAVAR AS ROUPAS DA FAMÍLIA.

LÁ NA MINA [DE ÁGUA] BATENDO [AS ROUPAS] NA TÁBUA.

[...] ELA TRATAVA DAS CRIAÇÕES,

NA BIQUINHA BUSCAVA ÁGUA FRESCA.

SUBIA PELO RIOZINHO,

COM A LATA D’ÁGUA NA CABEÇA.

FAZIA O TRABALHO DE CASA,

E DISPOSTA AINDA AJUDAVA

[...] A FAZER A COLHEITA.

FONTE: MUNIZ TEIXEIRA, RONALDO ADRIANO E IRINEU CANHAVATE. MINHAS LEMBRANÇAS. EM: MUNIZ TEIXEIRA E JOÃOZINHO. HOMENAGEM À RONALDO ADRIANO . MINHAS GERAIS: ARTE BRASIL, 2007. CD.

  1. NA LETRA DA CANÇÃO, AS TAREFAS DOMÉSTICAS ERAM DIVIDIDAS IGUALMENTE ENTRE AS PESSOAS DA FAMÍLIA?

    ( ) SIM.

    ( ) NÃO

    PROFESSOR Resposta correta: Não.
  1. QUEM FAZIA TODAS AS TAREFAS DOMÉSTICAS?

    ( ) O PAI.

    ( ) A MÃE.

    ( ) OS FILHOS.

    PROFESSOR Resposta Correta: a mãe.
MANUAL DO PROFESSOR

Orientar na leitura do texto introdutório frisando a temporalidade trabalhada nessa página.

Organizar a leitura da letra da canção “Minhas lembranças”. Como já sugerido anteriormente, dividir o texto entre alguns alunos para que o leiam em voz alta, incentivando-os a realizar a leitura da melhor forma possível para que desenvolvam fluência em leitura oral.

Destacar que não é necessário ter vergonha ao errar, pois o erro é fundamental para a aprendizagem humana, podendo citar exemplos como: para aprender a andar é normal cair; para aprender a falar é normal pronunciar algumas palavras incorretamente; para aprender a pintar é normal borrar de vez em quando etc. Ou seja, é importante que percebam o erro como algo natural do processo de aprendizagem.

Durante a realização das atividades propostas, conversar sobre a dificuldade no uso de determinados utensílios domésticos anteriores à disseminação da energia elétrica e ao barateamento dos eletrodomésticos, como o fogão a lenha e o ferro a brasa. Mencionar que as atividades domésticas eram essencialmente manuais e muito mais pesadas.

Apresentar o significado do termo “bater a roupa” (bater a roupa para lavá-la).

Mercado de trabalho e trabalho doméstico

O nível de instrução é uma das características que contribuem para diferenças na inserção na força de trabalho. Quanto maior o nível de instrução, maior a taxa de participação [...]. Entre as mulheres, o nível de instrução aparece com maior influência do que entre os homens: em 2017, a taxa de participação das mulheres com ensino superior completo era 2,5 vezes maior que a das mulheres sem instrução ou com ensino fundamental incompleto; já a dos homens mais escolarizados era 1,5 vez maior que a dos menos escolarizados [...].

Se, por um lado, o cenário de crise econômica parece ter contribuído para levar mulheres para a força de trabalho, sua taxa de participação em 2017 permaneceu bem aquém à dos homens, 52,7% e 72,5%, respectivamente [...]. A diferença menos acentuada entre os sexos foi verificada entre as pessoas de 14 a 29 anos de idade e a mais acentuada entre as de 50 a 59 anos [...]. A maior escolaridade das mulheres não é, portanto, suficiente para levá-las à força de trabalho em proporção maior ou similar à dos homens.

MP083

A LETRA DA CANÇÃO NA PÁGINA ANTERIOR MENCIONA ALGUNS UTENSÍLIOS DOMÉSTICOS QUE ERAM UTILIZADOS NAS MORADIAS HÁ CERCA DE CEM ANOS.

  1. COM BASE NA LETRA DA CANÇÃO, LIGUE AS IMAGENS DOS UTENSÍLIOS DOMÉSTICOS ÀS TAREFAS DOMÉSTICAS EM QUE ERAM UTILIZADOS.

Coluna 1

Imagem: Fotografia. Destaque de panelas de ferro no fogão a lenha aceso. Fim da imagem.

LEGENDA: FOGÃO A LENHA. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um ferro de passar antigo, composto por uma tampa fechada com rebarbas e uma alça de madeira.  Fim da imagem.

LEGENDA: FERRO A BRASA. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Duas grandes tinas sobre uma bancada na qual está encostada uma tábua com relevos em madeira ao lado de um balde. Fim da imagem.

LEGENDA: TÁBUA E TINAS. FIM DA LEGENDA.

Coluna 2

PASSAR A ROUPA.

LAVAR A ROUPA.

COZINHAR.

PROFESSOR Resposta: FOGÃO A LENHA - COZINHAR. FERRO A BRASA - PASSAR A ROUPA. TÁBUA E TINAS - LAVAR A ROUPA.
  1. PESQUISE A IMAGEM DE UM UTENSÍLIO DOMÉSTICO ATUAL. COLE-A ABAIXO E CONTE AOS COLEGAS O NOME DO UTENSÍLIO REPRESENTADO NA IMAGEM.

______

MANUAL DO PROFESSOR

As desigualdades entre os sexos são atribuídas tanto a práticas discriminatórias no mercado de trabalho [...], quanto à divisão por gênero das atividades de afazeres domésticos e cuidados. Conforme os resultados para 2017 do módulo da PNAD Contínua sobre outras formas de trabalho, as mulheres dedicavam, em média, 20,9 horas semanais a afazeres domésticos no domicílio ou em domicílio de parente e/ou cuidados de moradores ou de parentes não moradores. Os homens dedicavam, em média, 10,8 horas a essas atividades [...].

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Síntese de indicadores sociais : uma análise das condições de vida da população brasileira. Rio de Janeiro: IBGE, 2018. p. 32. Disponível em: http://fdnc.io/dFp. Acesso em: 23 jun. 2021.

Orientar na leitura do texto introdutório retomando os utensílios domésticos que foram citados na letra da canção.

Solicitar que observem as imagens reproduzidas na atividade 3 e comentar que elas revelam detalhes da rotina das pessoas que viveram no passado. Incentivar a resolução da atividade, orientando os alunos a relacionar corretamente as informações contidas nas duas colunas.

MP084

Boxe complementar:

EXPLORAR FONTE HISTÓRICA ESCRITA

EM MUITAS MORADIAS ATUAIS, AS MULHERES AINDA REALIZAM TODAS AS TAREFAS DOMÉSTICAS OU A MAIOR PARTE DELAS. PORÉM, HÁ MORADIAS EM QUE AS TAREFAS SÃO DIVIDIDAS ENTRE OS MORADORES.

  1. COM A AJUDA DO PROFESSOR, LEIA A REPORTAGEM SOBRE O TRABALHO DOMÉSTICO NA MORADIA DE THAYNARA.

    TRABALHO DOMÉSTICO

    [...] THAYNARA PAOLA TRABALHA O DIA INTEIRO [...]. AO CHEGAR EM CASA PRECISA FAZER OS SERVIÇOS DOMÉSTICOS E DEDICAR-SE AO FILHO DE 10 ANOS, MAS NÃO FAZ TUDO SOZINHA. DEPOIS DE MUITA CONVERSA, HOJE ELA CONTA COM A AJUDA DO MARIDO EM ALGUMAS ATIVIDADES.

    “ALGUMAS TAREFAS QUE ANTES ERAM MOTIVO DE BRIGA HOJE SÃO EXECUTADAS POR ELE SEM PROBLEMA, COMO [...] JOGAR O LIXO FORA, ESTENDER AS ROUPAS, FAZER COMPRAS, LAVAR LOUÇA.”

    FONTE: A VEZ DOS HOMENS NOS SERVIÇOS DOMÉSTICOS. DIÁRIO DA MANHÃ , 16 JUN. 2017. DISPONÍVEL EM: http://fdnc.io/fJG. ACESSO EM: 7 MAR. 2021.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

    1. DE ACORDO COM A REPORTAGEM, THAYNARA FAZ OS SERVIÇOS DOMÉSTICOS SOZINHA?
      PROFESSOR Resposta: Não, ela conta com a ajuda do marido.
    1. CIRCULE AS IMAGENS QUE REPRESENTAM TAREFAS DOMÉSTICAS FEITAS PELO MARIDO DE THAYNARA.

      Imagem 1

      Imagem: Ilustração. Três grandes sacos de lixo fechados. Fim da imagem.

      Imagem 2

      Imagem: Ilustração. Um escorredor de louças com muitos itens. Fim da imagem.

      Imagem 3

      Imagem: Ilustração. Quatro peças de roupa penduradas no varal. Fim da imagem.

      Imagem 4

      Imagem: Ilustração de mesa com diversos alimentos como ovos, alface, pão; Fim da imagem.

      Imagem 5

      Imagem: Ilustração. Uma vassoura e uma pá. Fim da imagem.

      Imagem 6

      Imagem: Ilustração. Duas mudas de roupas dobradas sobre uma tábua de passar e ao lado do ferro de pé.  Fim da imagem.

      Observação: IMAGENS ILUSTRATIVAS COM FINALIDADES DIDÁTICAS. Fim da observação.

      PROFESSOR Resposta correta: Imagem 1, imagem 2, imagem 3, imagem 4.
MANUAL DO PROFESSOR

Fonte histórica escrita: jornal

As atividades propostas permitem adensar o trabalho de compreensão de texto através da análise do trecho de uma reportagem jornalística. Informar os alunos que, nesse caso, o conteúdo da reportagem dedica-se a discutir a situação do trabalho doméstico na moradia de Thaynara.

Informar que, principalmente nas residências, as divisões de responsabilidades variam de acordo com a cultura e a época.

Orientar na leitura da reportagem alertando os alunos que o trabalho doméstico na casa de Thaynara se aproxima do ideal, pois as responsabilidades são mais bem divididas entre homens e mulheres. Auxiliar na resolução das atividades propostas.

Retomar com os alunos a última frase do texto, em que é apresentado um depoimento de Thaynara. Questionar os alunos o motivo de as tarefas domésticas gerarem discussões entre homens e mulheres e qual é a solução mais adequada para evitar esse tipo de conflito. Anotar as respostas dos alunos e conduzir o debate construindo a ideia de compartilhamento e de divisão equitativa nas tarefas domésticas.

Leitura crítica de mídia escrita

Certamente, não se trata, apenas, de ensinar os professores a “lerem” os jornais, mas sobretudo de possibilitar a eles, num primeiro momento, uma leitura do mundo para melhor compreenderem, eles próprios, o poder da mídia e o papel ocupado pelos diferentes veículos no espaço público. Só então poderão fazer a leitura crítica da mídia e, consequentemente, ensinar os alunos a pensarem, refletirem sobre os conteúdos noticiosos e, então, desenvolverem formas autônomas de pensar o mundo. [...]

CALDAS, Graça. Mídia, escola e leitura crítica do mundo. Educação e Sociedade , Campinas, v. 27, n. 94, jan./abr. 2006. p. 123. Disponível em: http://fdnc.io/fJF. Acesso em: 24 jun. 2021.

MP085

AS CONTRIBUIÇÕES DAS CRIANÇAS

TODA CRIANÇA PODE AJUDAR NAS TAREFAS DOMÉSTICAS, DESDE QUE ELAS SEJAM ADEQUADAS À SUA IDADE E ÀS SUAS HABILIDADES. VEJA ALGUNS EXEMPLOS NAS IMAGENS A SEGUIR.

Imagem: Fotografia. No quarto, uma menina estende o lençol sobre a cama. Fim da imagem.

LEGENDA: ARRUMAR A CAMA. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Na sala, um menino ajeita os brinquedos em uma caixa.  Fim da imagem.

LEGENDA: ORGANIZAR OS BRIQUEDOS. FIM DA LEGENDA.

  1. VOCÊ REALIZA ALGUMA DAS TAREFAS REPRESENTADAS NAS FOTOS? SE SIM, MARQUE COM UM X .
    PROFESSOR Atenção professor: Orientar os alunos a elencar atividades domésticas que podem ser adequadas às crianças. Fim da observação.

    ( ) FOTO A.

    ( ) FOTO B.

  1. DESENHE OUTRA TAREFA DOMÉSTICA QUE VOCÊ REALIZA.

    ______

PROFESSOR Atenção professor: Orientar os alunos a representar uma atividade que faça ou que possa fazer. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR

Orientar na leitura do texto introdutório e na observação das imagens apresentadas nessa página.

Solicitar aos alunos que descrevam as duas imagens e mencionem se costumam realizar em sua moradia alguma das tarefas representadas.

Questionar qual é o papel dos alunos na organização do domicílio. Anotar as respostas na lousa e verificar quais são as atividades mais citadas.

Divisão das tarefas domésticas

O trabalho que gera fonte de renda e sustento para a casa e para a família é de responsabilidade dos adultos, nunca da criança, mas isso não significa que ela não possa ajudar em algumas coisas dentro de casa. Incluir a criança nos afazeres domésticos, escolhendo atividades de acordo com a sua idade, é muito importante para o desenvolvimento dela, desde que isso não a impeça de fazer coisas de criança. [...]

É saudável que as crianças participem com as suas famílias na divisão das tarefas domésticas porque isso fortalece o vínculo afetivo e familiar, o sentimento de solidariedade e de responsabilidade com os outros familiares e com o ambiente em que ela vive.

Entrevista com Ida Regina Moro – Luta contra o trabalho infantil. Pastoral da Criança , 10 jun. 2019. Disponível em: http://fdnc.io/fJH. Acesso em: 23 jun. 2021.

MP086

CAPÍTULO 8. RESPONSABILIDADES NA ESCOLA E NA COMUNIDADE

AS PESSOAS QUE CONVIVEM NA ESCOLA TAMBÉM TÊM RESPONSABILIDADES NA ORGANIZAÇÃO DELA.

  1. ACOMPANHE A LEITURA DO TRECHO DE UMA REPORTAGEM.

CUIDADOS COM A ESCOLA

O DESAFIO AGORA É MANTER AS ESCOLAS SEMPRE LIMPAS, ORGANIZADAS E CUIDADAS [...].

[...] O COMPROMISSO DE DEIXAR AS ESCOLAS ARRUMADAS É DE TODOS: PAIS, ALUNOS, PROFESSORES, SERVIDORES DA EDUCAÇÃO E ATÉ VISITANTES. TODOS PRECISAM COLABORAR PARA O BEM-ESTAR DA COMUNIDADE.

FONTE: CUIDAR DAS ESCOLAS É TAREFA DE TODOS. PREFEITURA DE BARCARENA. DISPONÍVEL EM: http://fdnc.io/foi. ACESSO EM: 22 FEV. 2021.

  1. SEGUNDO A REPORTAGEM, O DESAFIO É MANTER AS ESCOLAS:

    ( ) LIMPAS.

    ( ) SUJAS.

    ( ) CUIDADAS.

    ( ) ORGANIZADAS.

    PROFESSOR Resposta correta: Limpas, cuidadas, organizadas

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. CITE AS PESSOAS QUE DEVEM COLABORAR NO CUIDADO COM A ESCOLA.
PROFESSOR Resposta: As pessoas que devem colaborar no cuidado com a escola são: os familiares, os alunos, os professores, os servidores e os visitantes.
MANUAL DO PROFESSOR

A BNCC no capítulo 8

Unidade temática

Mundo pessoal: meu lugar no mundo.

Objeto de conhecimento

  • As diferentes formas de organização da família e da comunidade: os vínculos pessoais e as relações de amizade.

    Habilidade

  • EF01HI03: descrever e distinguir os seus papéis e responsabilidades relacionados à família, à escola e à comunidade.

    Boxe complementar:

    De olho nas competências

    Este capítulo mobiliza a Competência Geral 10 ao envolver os alunos na discussão a respeito do cuidado com os espaços comunitários. Aproxima-se também da Competência Específica 3 de Ciências Humanas ao identificar esses espaços, escola e comunidade, e responsabilizar os atores envolvidos, incentivando os alunos a propor ações individuais e coletivas de conservação desses ambientes.

    Fim do complemento.

    Solicitar aos alunos que comentem sobre a sua rotina escolar, desde o momento em que chegam à escola até a hora da saída. Incentivar que se lembrem das responsabilidades das pessoas que exercem diferentes funções na escola, como faxineiros, merendeiros, motoristas, professores etc.

    Ler com eles o texto “Cuidados com a escola” e orientá-los a realizar a atividade proposta.

    Durante a correção coletiva, reler o trecho correspondente a cada item para auxiliá-los na compreensão do texto.

    A constituição das tradições escolares

    A História da Educação ainda é território privilegiado para tomar do passado as pistas que podem nos conduzir à iluminação do presente. Trata-se, sob qualquer hipótese, de investigar, sistematizar e divulgar os movimentos e os deslocamentos pelos quais ritos e tradições escolares são constituídos: por saberes, por valores, por atitudes e por exemplos.

    BOTO, Carlota. A liturgia da escola moderna: saberes, valores, atitudes e exemplos. História da Educação , Santa Maria, v. 18, n. 44, set./dez. 2014. p. 115. Disponível em: http://fdnc.io/foh. Acesso em: 23 jun. 2021.

MP087

  1. FAÇA UM DESENHO REPRESENTANDO COMO VOCÊ IMAGINA UMA DEPENDÊNCIA DA ESCOLA LIMPA E ORGANIZADA.
PROFESSOR Atenção professor: Espera-se que os alunos representem uma dependência sem lixo no chão e nos móveis, em que os objetos estejam organizados nos lugares adequados. Fim da observação.
Imagem: Ilustração de dois lápis: um azul e um bege. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. No chão molhado, uma vassoura ao lado de um balde cheio de água.  Fim da imagem.
MANUAL DO PROFESSOR

Solicitar aos alunos que descrevam a organização de alguns ambientes da escola (como é a sala de aula, a quadra, a biblioteca etc.) e anotar na lousa os comentários feitos por eles. Incentivá-los a pensar se mudariam algo para melhorar o ambiente e orientar na realização da atividade proposta.

Boxe complementar:

Temas contemporâneos transversais: direitos da criança e do adolescente

Aproveitar o momento para enfatizar para os alunos que todas as crianças têm direito de frequentar uma escola de qualidade.

Fim do complemento.

Gestão democrática e participativa como garantia do direito à educação

Art. 21 [...]. Parágrafo único. Como sujeito de direitos, o aluno tomará parte ativa na discussão e na implementação das normas que regem as formas de relacionamento na escola, fornecerá indicações relevantes a respeito do que deve ser trabalhado no currículo e será incentivado a participar das organizações estudantis.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução n. 7, 14 dez. 2010. Disponível em: http://fdnc.io/fJJ. Acesso em: 23 jun. 2021.

MP088

Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. JUNTE-SE A UM COLEGA E VERIFIQUEM SE HÁ ALGUMA SEMELHANÇA NOS DESENHOS DE VOCÊS. SE SIM, QUAL?
    PROFESSOR Atenção professor: Orientar o trabalho em duplas para a comparação dos desenhos. Fim da observação.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. CONVERSE COM OS COLEGAS SOBRE A MELHOR FORMA DE COLABORAR COM A LIMPEZA E A ORGANIZAÇÃO DE CADA DEPENDÊNCIA ESCOLAR REPRESENTADA A SEGUIR.
    PROFESSOR Atenção professor: Organizar a conversa coletiva sobre a limpeza e a organização da escola. Fim da observação.
Imagem: Fotografia. Destaque do interior de uma sala de aula na qual as crianças estão sentadas à carteira lado a lado e observam a professora escrever na lousa. Há colagens nas paredes e as mochilas estão penduradas nas cadeiras. Fim da imagem.

LEGENDA: SALA DE AULA EM ESCOLA NO MUNICÍPIO DE ITAPARICA, NO ESTADO DA BAHIA. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Em um espaço aberto e sombreado por árvores, estão quatro crianças. Duas batem corda, uma pula e outra observa.  Fim da imagem.

LEGENDA: PÁTIO EM ESCOLA NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO, NO ESTADO DE SÃO PAULO. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Vista superior de uma mesa redonda em torno da qual estão sentadas cinco crianças uniformizadas que seguram cada uma um livro.  Fim da imagem.

LEGENDA: BIBLIOTECA EM ESCOLA NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO, NO ESTADO DE SÃO PAULO. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Em uma quadra coberta, um grupo de cerca de dez crianças uniformizadas correm pelo espaço. Ao fundo, árvores. Fim da imagem.

LEGENDA: QUADRA EM ESCOLA NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO, NO ESTADO DE SÃO PAULO. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Destaque do interior de um banheiro que apresenta um conjunto de pias em nível mais baixo e uma pia em nível mais alto. Há espelho nas paredes. Fim da imagem.

LEGENDA: BANHEIRO EM ESCOLA NO MUNICÍPIO DE CAMPO MOURÃO, NO ESTADO DO PARANÁ. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Destaque da fachada de uma sala com a identificação “Secretaria”. Há um balcão aberto para o interior do espaço e um amplo corredor do lado de fora.  Fim da imagem.

LEGENDA: SECRETARIA EM ESCOLA NO MUNICÍPIO DE IMPERATRIZ, NO ESTADO DO MARANHÃO. FIM DA LEGENDA.

MANUAL DO PROFESSOR

Orientar na organização das duplas para o compartilhamento de informações sobre os desenhos produzidos.

Solicitar aos alunos que debatam as formas de cuidar do ambiente escolar e que proponham ações individuais responsabilizando-se pelo cuidado do espaço comunitário.

Listar na lousa as principais propostas.

Atividade complementar

Propor aos alunos que formem grupos. Solicitar que mapeiem todos os espaços escolares: salas de aula, pátio, banheiros etc.

Atribuir um espaço por grupo, solicitando a cada um que elabore um cartaz com sugestões de bom uso para o respectivo ambiente. Eles podem utilizar as sugestões listadas na atividade anterior.

Incentivar uma produção criativa para chamar a atenção do público e bem organizada para que a mensagem seja compreendida.

Com autorização prévia da coordenação e/ou direção, organizar a fixação dos cartazes pelo prédio, incentivando a todos o cuidado na organização e na manutenção do espaço escolar.

A consciência de si

[...] Os indivíduos desenvolvem sua percepção de si e do outro em meio a vivências cotidianas, identificando o seu lugar na família, na escola e no espaço em que vivem. O aprendizado, ao longo do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, torna-se mais complexo à medida que o sujeito reconhece que existe um “Outro” e que cada um apreende o mundo de forma particular. A percepção da distância entre objeto e pensamento é um passo necessário para a autonomia do sujeito, tomado como produtor de diferentes linguagens. [...]

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular . Brasília: MEC, 2018. p. 401.

MP089

RESPONSABILIDADES NA COMUNIDADE

ALÉM DA MORADIA E DA ESCOLA, AS PESSOAS TÊM RESPONSABILIDADES RELACIONADAS A OUTROS LOCAIS DA COMUNIDADE.

  1. COMO TAREFA DE CASA, CONVERSE COM ADULTOS DE SUA CONVIVÊNCIA E OBSERVE AS RUAS, AS PRAÇAS, OS PARQUES, OS POSTOS DE SAÚDE E OUTROS LOCAIS DE CONVIVÊNCIA DA SUA COMUNIDADE.
    1. COMPLETE O QUADRO COM AS INFORMAÇÕES COLETADAS.

      Tabela: equivalente textual a seguir.

      PROFESSORLOCAIS DA COMUNIDADE
      PROFESSORLIMPEZA E CONSERVAÇÃO

      ÓTIMO Ótimo: emotion sorridente mostrando os dentes.

      BOM Bom: emotion sorridente.

      REGULAR Regular: emotion sério.

      RUAS

      PRAÇAS

      PARQUES

      POSTOS DE SAÚDE

  1. OBSERVE O QUADRO QUE VOCÊ PREENCHEU E RESPONDA: QUAL SÍMBOLO VOCÊ ASSINALOU MAIS VEZES?
    PROFESSOR Resposta pessoal.

    ( ) Imagem: Ótimo: emotion sorridente mostrando os dentes.  Fim da imagem.

    ( ) Imagem: Bom: emotion sorridente.  Fim da imagem.

    ( ) Imagem: Regular: emotion sério.  Fim da imagem.

  1. ISSO SIGNIFICA QUE OS LOCAIS DA SUA COMUNIDADE ESTÃO COMO?

    ( ) BEM LIMPOS E CONSERVADOS.

    ( ) POUCO LIMPOS E CONSERVADOS.

PROFESSOR Atenção professor: Os alunos podem indicar que a maioria dos locais da comunidade está ou limpa e conservada, ou pouco limpa e conservada. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR

Orientar na leitura do texto introdutório e do enunciado da atividade. Incentivar os alunos a identificar cada um dos símbolos presentes na tabela.

Solicitar que realizem a tarefa de casa com o auxílio de um adulto da convivência deles.

Comentar os aspectos que devem ser examinados em cada um dos lugares mencionados e solicitar que preencham a tabela.

Na conferência coletiva dos dados coletados, orientar na resolução dos itens “b” e “c” e socializar as respostas dos alunos.

Boxe complementar:

Para leitura do aluno

O que cabe no meu mundo – Responsabilidade, de Kátia Trindade, da editora Bom Bom Books.

Nesse livro, a autora propõe por meio da literatura uma série de reflexões a respeito da importância das atitudes responsáveis para a construção de um ambiente de convívio agradável.

Fim do complemento.

O bairro, a comunidade, a cidade como extensão da escola

[...] A expressão cultural e a criação artística serão tanto mais intensas quanto maior for a integração da escola com o meio ambiente e com a dinâmica cultural local.

A educação dos jovens para o pleno exercício da cidadania inclui aprender a cidade, aprender a visitar o centro de saúde, o museu, o cinema, o parque, a igreja, a participar da vida social. [...]

XAVIER, Carlos Alberto Ribeiro de. Educação e cultura na escola pública do Brasil. Conferência Regional da América Latina sobre Educação Artística, Bogotá, 28 a 30 nov. 2005. Disponível em: http://fdnc.io/fJK. Acesso em: 23 jun. 2021.

MP090

RETOMANDO OS CONHECIMENTOS

CAPÍTULOS 7 E 8

AVALIAÇÃO DE PROCESSO DE APRENDIZAGEM

NESTAS PÁGINAS VOCÊ VAI VERIFICAR COMO ESTÁ SUA APRENDIZAGEM.

  1. OBSERVE A IMAGEM E FAÇA O QUE SE PEDE.
Imagem: Ilustração. Interior de uma casa onde os cômodos estão identificados por letras. A: no local, há geladeira, pia, mesa com cadeiras, fogão e armários. B: no espaço, há estante com livros, mesa pequena, sofá e televisor. C: nesse ambiente, há tábua de passar, guarda-roupa, penteadeira com espelho e cama. D: aqui, há box com chuveiro, pia, vaso sanitário e espelho.  Fim da imagem.

Observação: IMAGEM ILUSTRATIVA COM FINALIDADE DIDÁTICA. Fim da observação.

  1. IDENTIFIQUE OS CÔMODOS INDICADOS PELAS LETRAS UTILIZANDO O BANCO DE PALAVRAS.

    QUARTO

    BANHEIRO

    COZINHA

    SALA

    PROFESSOR (A) Resposta correta: cozinha
    PROFESSOR (B) resposta correta: sala
    PROFESSOR (C) resposta correta: quarto
    PROFESSOR (D) resposta correta: banheiro
  1. EM QUAIS LOCAIS SÃO REALIZADAS AS TAREFAS A SEGUIR? ESCREVA A LETRA CORRESPONDENTE A CADA CÔMODO DA CASA.

    ( ) ARRUMAR A CAMA.

    ( ) LAVAR LOUÇA.

    ( ) LIMPAR OS SOFÁS.

    ( ) LIMPAR O BANHEIRO.

    PROFESSOR Resposta correta: (C) ARRUMAR A CAMA; (A) LAVAR LOUÇA; (B) LIMPAR OS SOFÁS; (D ) LIMPAR O BANHEIRO.
MANUAL DO PROFESSOR

Intencionalidade pedagógica das atividades

Atividade 1 – Objetivo de aprendizagem: identificar a situação da divisão de tarefas nas moradia atuais.

Espera-se que o aluno leia e interprete a planta de uma habitação identificando os quatro cômodos citados na atividade. O aluno deverá classificar as frases relativas aos afazeres domésticos com as letras correspondentes aos ambientes em que essas tarefas ocorrem.

MP091

  1. HÁ CERCA DE CEM ANOS, QUEM ERA A MAIOR RESPONSÁVEL PELAS TAREFAS DOMÉSTICAS? CIRCULE.

    PAI

    TIO

    MÃE

    PROFESSOR Resposta correta: MÃE.
  1. ELABORE DOIS CARTAZES COM AVISOS PARA MANTER A QUADRA E A SALA DE AULA DA ESCOLA LIMPAS E ORGANIZADAS.

QUADRA

______

SALA DE AULA

______

AUTOAVALIAÇÃO

PROFESSOR Atenção professor: Orientar os alunos na avaliação do próprio aprendizado. Fim da observação.

AGORA É HORA DE VOCÊ REFLETIR SOBRE SEU PRÓPRIO APRENDIZADO.

COPIE OS NÚMEROS DAS PERGUNTAS A SEGUIR E RESPONDA CADA UMA DELAS COM UMA DAS SEGUINTES OPÇÕES: COMPLETAMENTE, PARCIALMENTE OU NÃO CONSEGUI.

  1. IDENTIFIQUEI A DIVISÃO DE TAREFAS NAS MORADIAS ATUAIS?
  1. IDENTIFIQUEI A RESPONSÁVEL PELA MAIOR PARTE DAS TAREFAS DOMÉSTICAS NAS MORADIAS HÁ CERCA DE CEM ANOS?
  1. REPRESENTEI POR MEIO DE DESENHOS OS AVISOS PARA MANTER LIMPAS E ORGANIZADAS ALGUMAS DEPENDÊNCIAS DA ESCOLA?
MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 2 – Objetivo de aprendizagem: explicar como era a divisão de tarefas domésticas há cem anos.

Ao solicitar que o aluno identifique a maior responsável pelas atividades domésticas no passado, a atividade permite verificar se ele compreendeu o papel desempenhado ou o papel a que as mulheres foram submetidas ao longo do tempo.

Atividade 3 – Objetivo de aprendizagem: listar as ações para conservar as dependências da escola.

O aluno deverá identificar os espaços e seus usos para daí elaborar cartazes com avisos adequados para a manutenção de cada um dos ambientes.

Autoavaliação

A autoavaliação sugerida permite ao aluno revisitar o processo de aprendizagem e sua postura de estudante, permitindo que reflita sobre seus êxitos e dificuldades. Nesse tipo de atividade, não cabe atribuir uma pontuação ou conceito ao aluno.

Essas respostas também podem servir para uma eventual reavaliação do planejamento do professor ou para que se opte por realizar a retomada de alguns dos objetivos de aprendizagem propostos inicialmente que não aparentem estar consolidados.