MP092
Comentários para o professor:
Conclusão do módulo – capítulos 7 e 8
A conclusão do módulo envolve diferentes atividades ligadas à sistematização dos conhecimentos construídos nos capítulos 7 e 8. Assim, cabe retomar os conhecimentos prévios da turma que foram registrados durante a conversa sobre a questão problema proposta no Desafio à vista!: Quais são as responsabilidades das pessoas nas moradias e nas escolas?
Sugere-se retomar com os alunos os comentários feitos por eles sobre essa questão problema e solicitar que identifiquem o que mudou em relação aos conhecimentos construídos.
Verificação da avaliação de processo de aprendizagem
As atividades avaliativas da seção Retomando os conhecimentos permitiram aos alunos retomar os conhecimentos construídos nos capítulos 7 e 8.
A realização dessas atividades favorece o acompanhamento dos alunos em uma experiência constante e contínua de avaliação formativa. Fica a critério do professor o estabelecimento ou não de conceitos distintos para cada atividade, que podem depender das temáticas e dos procedimentos que receberam maior ênfase pedagógica no decorrer da sequência didática.
A página MP153 deste manual apresenta um modelo de ficha para acompanhamento das aprendizagens dos alunos com base nos objetivos de aprendizagem previstos para cada módulo.
Superando defasagens
Após a devolutiva das atividades, identificar se os principais objetivos de aprendizagem previstos no módulo foram alcançados.
- Explicar como era a divisão de tarefas domésticas há cem anos.
- Identificar a situação da divisão de tarefas nas moradias atuais.
- Listar as ações para conservar as dependências da escola.
Para monitorar as aprendizagens por meio desses objetivos, pode-se elaborar quadros individuais referentes à progressão de cada aluno.
Caso se reconheçam defasagens na construção dos conhecimentos, sugere-se retomar coletivamente elementos relacionados ao estudo das atitudes responsáveis e da divisão de tarefas nos espaços domésticos, escolares e comunitários. Pode-se retomar o que foi trabalhado, propondo novas atividades de interpretação de textos, poemas e imagens e também novas rodas de discussão para refletir sobre as ações individuais e coletivas que impactam no bem-estar e na manutenção dos espaços domiciliares e comunitários.
MP093
Unidade 3. Viver juntos
Esta unidade permite aos alunos refletir sobre a convivência familiar e comunitária, sobre o papel dos adultos no cuidado das crianças, e sobre alguns direitos que protegem a infância. Também possibilita que identifiquem as diferentes relações que os seres humanos estabelecem com a cultura material nas diversas etapas da vida, bem como a presença e o papel dos artefatos no cotidiano ao longo da história.
Módulos da unidade
Capítulos 9 e 10: tratam das diferenças entre as famílias em perspectiva histórica, e das formas de lazer e outros direitos básicos da criança, como os direitos à proteção, à saúde, à alimentação e à educação.
Capítulos 11 e 12: exploram questões relacionadas à cultura material presente nas diversas fase da infância e em diferentes povos, além de discutir a evolução dos artefatos domésticos ao longo do tempo.
Primeiros contatos
As atividades propostas no quadro Primeiros contatos são preparatórias para o estudo da unidade, a partir da exploração de uma fotografia que retrata uma praia frequentada por pessoas de diferentes idades, possibilitando o levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre o convívio entre as pessoas e as responsabilidades dos adultos no lazer das crianças, temática da unidade, que abordará também outros direitos da infância.
Introdução ao módulo dos capítulos 9 e 10
Este módulo é formado pelos capítulos 9 e 10, interligados por uma questão problema apresentada na seção Desafio à vista!, que têm como objetivo desenvolver atividades relacionadas à compreensão dos diversos modos de organização familiar, das mudanças e das permanências dessa organização ao longo do tempo e dos direitos da criança.
Questão problema
Com quem eu vivo e o que fazemos juntos?
Atividades do módulo
As atividades possibilitam o desenvolvimento da EF01HI02, ao relacionar as histórias pessoais dos alunos com as de seus familiares e das pessoas da comunidade; a EF01HI06, ao abordar as histórias da família, da escola e o papel dos sujeitos envolvidos nesses espaços; e a EF01HI07, ao destacar as mudanças e as permanências na organização familiar ao longo do tempo.
Neste módulo, são desenvolvidas atividades de desenho, sistematização de informações a respeito da diversidade das famílias, leituras e compreensão de imagens e de textos sobre os direitos da criança. Essas propostas permitem aos alunos refletir sobre o convívio em família e as mudanças e as permanências na entidade familiar ao longo do tempo, bem como sobre a proteção jurídica à infância.
Como pré-requisito, é importante que os alunos consigam distinguir com clareza os seus papéis nos espaços familiar, escolar e comunitário, tema abordado nos capítulos 3 e 4, para que possam ampliar o estudo, abordando a história de sua família, de sua escola e de sua comunidade, identificando as responsabilidades dos diferentes sujeitos nesses espaços.
Principais objetivos de aprendizagem
- Identificar características das famílias dos alunos da classe.
- Listar algumas formas de lazer das famílias atuais.
- Descrever as mudanças na quantidade de filhos das famílias nos últimos cinquenta anos.
MP094
UNIDADE 3 - VIVER JUNTOS
LEGENDA: FAMÍLIAS NA PRAIA DE GAMBOA, NO MUNICÍPIO DE GAROPABA, NO ESTADO DE SANTA CATARINA. FOTO DE 2019. FIM DA LEGENDA.
MANUAL DO PROFESSOR
Orientar a observação da imagem identificando com os alunos os diversos elementos que constituem essa paisagem: a areia, as pedras, o mirante e as trilhas. Alertar os alunos de que o lazer nesse ambiente deve ser realizado de forma responsável e na companhia dos adultos.
Conversar com os alunos, propondo questões, como: Há muitas ou poucas pessoas retratadas na imagem? Nesse ambiente, as crianças devem ou não estar acompanhadas dos adultos? Por quê? Que outras atividades de lazer crianças e adultos podem fazer juntos?
Estímulo ao pensamento criativo
[...] O estímulo ao pensamento criativo, lógico e crítico, por meio da construção e do fortalecimento da capacidade de fazer perguntas e de avaliar respostas, de argumentar, de interagir com diversas produções culturais, de fazer uso de tecnologias de informação e comunicação, possibilita aos alunos ampliar sua compreensão de si mesmos, do mundo natural e social, das relações dos seres humanos entre si e com a natureza.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular . Brasília: MEC, 2018. p. 58.
MP095
Boxe complementar:
PRIMEIROS CONTATOS
- QUE LUGAR ESTÁ REPRESENTADO NA FOTO?
PROFESSOR
Resposta: Uma praia.
- QUE ATIVIDADES ADULTOS E CRIANÇAS ESTÃO FAZENDO?
PROFESSOR
Resposta: Passeando, nadando e brincando no mar.
Fim do complemento.
MANUAL DO PROFESSOR
Explorar os conhecimentos prévios dos alunos sobre as atividades que praticam na companhia dos adultos por meio de questões mediadoras, esclarecendo o papel dos adultos nos cuidados e na formação das crianças. Perguntar aos alunos: Que atividades vocês realizam que necessitam da companhia de um adulto? Vocês gostam de realizar essa atividade? Qual é o papel do adulto que os acompanha? Vocês seguem as orientações dele?
A história local e as identidades plurais
Nos debates atuais do ensino de história apontam-se possibilidades de estabelecer relações muito profícuas entre o estudo das trajetórias locais/regionais e os processos de formação de identidades sociais plurais [...]. Os estudos do local/regional podem, ainda, contribuir para estabelecer diferentes formas de resistência aos processos de padronização e homogeneização culturais, promovidos pela dinâmica da globalização. [...]
CAIMI, Flávia Eloisa. Meu lugar na história: de onde eu vejo o mundo? In : OLIVEIRA, Margarida Maria Dias de (coord.). História : Ensino Fundamental. Brasília: MEC, 2010. p. 60. (Coleção Explorando o Ensino).
MP096
DESAFIO À VISTA!
CAPÍTULOS 9 E 10
COM QUEM EU VIVO E O QUE FAZEMOS JUNTOS?
CAPÍTULO 9. DIVERSAS FAMÍLIAS
AS PESSOAS PODEM TER DIVERSOS TIPOS DE FAMÍLIAS.
- DESENHE VOCÊ E AS PESSOAS QUE FAZEM PARTE DE SUA FAMÍLIA.
PROFESSOR
Atenção professor: Orientar os alunos a representar livremente as pessoas que consideram parte de sua família. Fim da observação.- OBSERVE SEU DESENHO E RESPONDA ÀS PERGUNTAS.
PROFESSOR
Atenção professor: Orientar os alunos a identificar nos próprios desenhos a quantidade de adultos e de crianças. Fim da observação.- QUANTOS ADULTOS VOCÊ DESENHOU? _____
- E QUANTAS CRIANÇAS? _____
MANUAL DO PROFESSOR
A BNCC no capítulo 9
Unidades temáticas
Mundo pessoal: meu lugar no mundo.
Mundo pessoal: eu, meu grupo social e meu tempo.
Objetos de conhecimento
- As diferentes formas de organização da família e da comunidade: os vínculos pessoais e as relações de amizade.
- A vida em família: diferentes configurações e vínculos.
Habilidades
- EF01HI02: identificar a relação entre as suas histórias e as histórias de sua família e de sua comunidade.
-
EF01HI06: conhecer as histórias da família e da escola e identificar o papel desempenhado por diferentes sujeitos em diferentes espaços.
Boxe complementar:
De olho nas competências
As atividades deste capítulo mobilizam as competências gerais 8 e 9 ao propor reflexões e diálogos com o intuito de desenvolver a compreensão e o respeito às organizações familiares dos alunos. Possibilitam também o desenvolvimento das competências específicas 1 e 4 das Ciências Humanas ao incentivar os alunos a falar sobre si e sobre suas famílias, desenvolvendo o autoconhecimento e o comportamento harmônico e inclusivo ante as diversas estruturas familiares que venham a conhecer a partir desse exercício.
Fim do complemento.
MP097
- COMPARE A SUA FAMÍLIA COM A DE UM COLEGA.
PROFESSOR
Atenção professor: Orientar o trabalho em duplas, com a identificação de uma semelhança e uma diferença. Fim da observação.- IDENTIFIQUE UMA SEMELHANÇA.
_____
- IDENTIFIQUE UMA DIFERENÇA.
_____
- CONTEM AOS COLEGAS AS SUAS DESCOBERTAS.
- IDENTIFIQUE UMA SEMELHANÇA.
- PERGUNTE A UM ADULTO COM QUEM VOCÊ CONVIVE QUANTOS FILHOS ELE TEVE. DEPOIS, FAÇA O QUE SE PEDE.
- ANOTE A RESPOSTA.
_____
PROFESSOR
Atenção professor: A resposta varia de acordo com a realidade de cada pessoa. Fim da observação.
- QUANDO SOLICITADO, INFORME AO PROFESSOR A QUANTIDADE DE FILHOS QUE VOCÊ ANOTOU. OS RESULTADOS SERÃO REGISTRADOS NA LOUSA.
- PREENCHA O QUADRO COM OS DADOS DISPONÍVEIS NA LOUSA.
QUADRO: EQUIVALENTE TEXTUAL A SEGUIR.
PROFESSOR
QUANTIDADE DE FILHOSPROFESSOR
QUANTIDADE DE ADULTOSNENHUM FILHO
_____
UM FILHO
_____
DOIS FILHOS
_____
TRÊS FILHOS
_____
QUATRO FILHOS OU MAIS
_____
PROFESSOR
Atenção professor: Reproduzir o quadro na lousa e preenchê-lo com base nos dados coletados pelos alunos. Fim da observação.
- ANOTE A RESPOSTA.
- DE ACORDO COM O QUADRO, A MAIORIA DAS PESSOAS PESQUISADAS TEVE QUANTOS FILHOS?
_____
PROFESSOR
Atenção professor: Se julgar pertinente, comente com os alunos que, no caso, “maioria” significa a maior parte das pessoas pesquisadas. Fim da observação.MANUAL DO PROFESSOR
Solicitar aos alunos que realizem as atividades sobre o núcleo familiar deles e avaliem as representações do desenho produzido na atividade 1.
Organizar os alunos em duplas, incentivando-os a trocar os desenhos e a conversar sobre as semelhanças e as diferenças entre as famílias representadas.
Reforçar a importância do respeito à diversidade das formações familiares existentes e valorizar as manifestações de afeto expressas pelos alunos por meio dos desenhos.
Fazer a conferência coletiva dos dados levantados pelos alunos na atividade 4, anotando o número de filhos por família na lousa, orientando-os a identificar o perfil familiar da maioria das pessoas entrevistadas.
Boxe complementar:
Para leitura do aluno
Minha família é colorida, de Georgina Martins, da editora SM.
De uma forma delicada, a obra trata da história da formação da família do Ângelo, um menino muito curioso que por causa dos seus cabelos descobre como a sua família foi formada.
Fim do complemento.
MP098
LAZER EM FAMÍLIA
AS FAMÍLIAS PODEM TER DIVERSAS FORMAS DE LAZER, COMO AS REPRESENTADAS NAS FOTOS.
LEGENDA: JOGAR VIDEOGAME. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: PASSEAR NO PARQUE. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: PASSEAR NO ZOOLÓGICO. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: IR AO CINEMA. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: IR AO CIRCO. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: ASSISTIR A PEÇAS DE TEATRO. FIM DA LEGENDA.
- USANDO LÁPIS DE COR, PINTE OS QUADRADINHOS NAS FOTOS DE ACORDO COM A LEGENDA.
PROFESSOR
Atenção professor: Orientar as atividades propostas, fazendo uma leitura coletiva das imagens e, depois, conversando individualmente com os alunos sobre os hábitos de suas famílias. Fim da observação.VERMELHO - ATIVIDADE QUE VOCÊ E SUA FAMÍLIA FAZEM SEMPRE.
VERDE - ATIVIDADE QUE VOCÊ E SUA FAMÍLIA FAZEM ÀS VEZES.
AZUL - ATIVIDADE QUE VOCÊ E SUA FAMÍLIA NUNCA FIZERAM JUNTOS.
- COMPARE SUAS RESPOSTAS COM AS DE UM COLEGA.
- AS ATIVIDADES QUE VOCÊS FAZEM SEMPRE COM SUAS FAMÍLIAS SÃO AS MESMAS?
- VOCÊS MARCARAM ALGUMA ATIVIDADE QUE NUNCA FIZERAM? SE SIM, ESSA ATIVIDADE É IGUAL OU DIFERENTE?
PROFESSOR
Atenção professor: A resposta varia de acordo com a realidade de cada aluno. Fim da observação.MANUAL DO PROFESSOR
Ler em voz alta o texto introdutório, solicitando aos alunos que interpretem as imagens, reconhecendo os diversos tipos de lazer representados. Organizar a leitura das legendas para que os alunos classifiquem as atividades representadas nas imagens.
Depois, organizar as duplas para que comparem suas respostas com as dos colegas, orientando-os a respeitar as experiências familiares de cada um.
Caso considere conveniente, pode-se realizar uma roda de conversa para que as duplas apresentem as suas conclusões.
Atividade complementar
Propor aos alunos que realizem uma breve entrevista com o adulto mais velho do convívio deles sobre as formas de lazer praticadas no passado com a família, quando crianças.
Orientar a elaboração de um questionário simples para servir de base para a entrevista, incluindo o nome do adulto, a idade, a quantidade de irmãos, os adultos com quem convivia e as formas de lazer de que desfrutava.
Propor que compartilhem as respostas com os colegas, identificando atividades do passado que ainda hoje são praticadas pelas famílias e as que deixaram de ser realizadas. É importante valorizar as diferentes histórias de vida de cada um.
Experiências individuais e familiares dos alunos
No Ensino Fundamental – Anos Iniciais, é importante valorizar e problematizar as vivências e experiências individuais e familiares trazidas pelos alunos, por meio do lúdico, de trocas, da escuta e de falas sensíveis, nos diversos ambientes educativos (bibliotecas, pátio, praças, parques, museus, arquivos, entre outros). [...] É nessa fase que os alunos começam a desenvolver procedimentos de investigação em Ciências Humanas, como a pesquisa sobre diferentes fontes documentais, a observação e o registro – de paisagens, fatos, acontecimentos e depoimentos – e o estabelecimento de comparações. Esses procedimentos são fundamentais para que compreendam a si mesmos e àqueles que estão em seu entorno, suas histórias de vida e as diferenças dos grupos sociais com os quais se relacionam. [...]
MP099
TEMPO, TEMPO...
AS FAMÍLIAS PODEM TER ALGUNS DIAS DA SEMANA QUE SÃO DEDICADOS AO LAZER, COMO NOS CONTA O TEXTO A SEGUIR.
- COM A AJUDA DO PROFESSOR, LEIA O TEXTO EM VOZ ALTA.
DOMINGO DE MANHÃ
A GENTE ACORDA CEDINHO. SEM AQUELE SONO DE DIA QUE TEM AULA. TODO MUNDO ANIMADO. FALANDO ALTO. RINDO. É O ÚNICO DIA EM QUE TODO MUNDO TOMA CAFÉ DA MANHÃ JUNTO. DEPOIS CHEGAM OS CONVIDADOS DO PASSEIO. [...]
CHEGAMOS À PRAIA [...].
FLÁVIO DE SOUZA. DOMINGÃO JOIA. SÃO PAULO: COMPANHIA DAS LETRINHAS, 1997. P. 7 E 30.
- FAÇA DESENHOS REPRESENTANDO UMA ATIVIDADE QUE A FAMÍLIA DO TEXTO FEZ.
Quadro: equivalente textual a seguir.
PROFESSOR
ANTES DA CHEGADA DOS CONVIDADOSPROFESSOR
DEPOIS DA CHEGADA DOS CONVIDADOS_____
PROFESSOR
Atenção professor: Os alunos podem representar como souberem as pessoas acordando ou tomando café. Fim da observação._____
PROFESSOR
Atenção professor: Os alunos podem representar como souberem as pessoas chegando à praia. Fim da observação.
- E VOCÊ E SUA FAMÍLIA, O QUE FAZEM AOS DOMINGOS?
PROFESSOR
Atenção professor: A resposta depende da realidade do aluno. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR
É importante também que os alunos percebam as relações com o meio ambiente e a ação dos seres humanos com o mundo que os cerca, refletindo sobre os significados dessas relações.
Nesse período, o desenvolvimento da capacidade de observação e de compreensão dos componentes da paisagem contribui para a articulação do espaço vivido com o tempo vivido. O vivido é aqui considerado como espaço biográfico, que se relaciona com as experiências dos alunos em seus lugares de vivência.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular . Brasília: MEC, 2018. p. 355.
Noções temporais: anterioridade e posterioridade
As atividades propostas nesta seção permitem trabalhar as noções temporais de anterioridade e posterioridade.
Organizar a leitura do texto, dividindo-o entre alguns alunos para que leiam em voz alta. Neste momento da alfabetização, é importante que cada um fique com um trecho não muito longo. Caso alguns alunos apresentem dificuldades durante a leitura, auxilie-os na leitura, perguntando sobre a formação das sílabas e pedindo que retomem a leitura da palavra depois de reconhecer sílaba por sílaba. Evitar ler as palavras que pareçam difíceis para eles, incentivando-os a realizar a leitura da melhor forma possível. Essa atividade auxiliará o desenvolvimento da fluência em leitura oral.
Perguntar aos alunos por que o domingo é um dia diferente para a personagem do texto.
Por fim, orientar a atividade de elaboração dos desenhos, meio pelo qual os alunos poderão expressar sua interpretação e compreensão do texto.
MP100
CAPÍTULO 10. MUDANÇAS NA FAMÍLIA
AS FAMÍLIAS BRASILEIRAS PASSARAM POR ALGUMAS MUDANÇAS NAS ÚLTIMAS DÉCADAS.
OBSERVE A QUANTIDADE DE FILHOS EM CADA FAMÍLIA REPRESENTADA NAS FOTOS A SEGUIR.
LEGENDA: FAMÍLIA NO MUNICÍPIO DE CASTANHAL, NO ESTADO DO PARÁ. FOTO DE 1953. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: FAMÍLIA NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO, NO ESTADO DE SÃO PAULO. FOTO DE 1988. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: FAMÍLIA NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO, NO ESTADO DE SÃO PAULO. FOTO DE 2019. FIM DA LEGENDA.
- PREENCHA O QUADRO.
QUADRO: EQUIVALENTE TEXTUAL A SEGUIR.
PROFESSOR
FAMÍLIA EM 1953PROFESSOR
FAMÍLIA EM 1988PROFESSOR
FAMÍLIA EM 2019QUANTIDADE DE FILHOS
_____
PROFESSOR
Resposta: 6_____
PROFESSOR
Resposta: 3_____
PROFESSOR
Resposta: 1
- AO OBSERVAR O QUADRO, PODEMOS DIZER QUE A QUANTIDADE DE FILHOS AUMENTOU OU DIMINUIU NAS FAMÍLIAS ENTRE 1953 E 2019?
PROFESSOR
Resposta: A quantidade de filhos diminuiu.MANUAL DO PROFESSOR
PROFESSOR
A BNCC no capítulo 10PROFESSOR
Unidade temáticaPROFESSOR
Mundo pessoal: eu, meu grupo social e meu tempo.PROFESSOR
Objeto de conhecimentoPROFESSOR
• A vida em família: diferentes configurações e vínculos.PROFESSOR
HabilidadePROFESSOR
• EF01HI07: Identificar mudanças e permanências nas formas de organização familiar.Boxe complementar:
De olho nas competências
PROFESSOR
As atividades deste capítulo mobilizam as competências específicas das Ciências Humanas 2 e 5 ao abordar as mudanças nas estruturas familiares ao longo do tempo. Possibilitam também o desenvolvimento das competências específicas 2 e 3 de História ao propor reflexões sobre as mudanças e as permanências na estrutura familiar ao longo do tempo, incentivando o trabalho com fontes históricas para a construção desse conhecimento.Fim do complemento.
PROFESSOR
Ler o texto introdutório com os alunos, orientando-os na observação das fotografias e na leitura das respectivas legendas. Solicitar a realização das atividades, salientando que a quantidade média de filhos por família diminuiu ao longo dos anos.Fotografia e memória familiar
[...] No universo familiar brasileiro [...], identificamos a presença da imagem fotográfica. Ela aparece das formas mais variadas: emoldurada em lugares de destaque, nos clássicos porta-retratos de penteadeira, no centro da parede como quadro decorativo ou de forma improvisada, erguida e apoiada por outros objetos como livros e vasos [...].
Quando a foto não aparece, “escondida” em caixas de sapato ou protegida pelas páginas de um álbum de família, compreende-se que ela será “revelada” nos momentos especiais desse mesmo universo familiar. [...] Nesse processo revelador surgem as clássicas fotos de casamento, nascimento, batizado e formatura.
MP101
- OBSERVE AGORA OUTRAS DUAS FOTOS DE FAMÍLIAS.
LEGENDA: FAMÍLIA NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO, NO ESTADO DE SÃO PAULO. FOTO DE 1926. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: FAMÍLIA NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO, NO ESTADO DE SÃO PAULO. FOTO DE 2019. FIM DA LEGENDA.
- COM BASE NAS INFORMAÇÕES DAS FOTOS, COMPLETE O QUADRO.
Quadro: equivalente textual a seguir.
PROFESSOR
ANOPROFESSOR
QUANTIDADE DE ADULTOSPROFESSOR
QUANTIDADE DE CRIANÇAS OU JOVENSFOTO A
_____
PROFESSOR
Resposta: 1926_____
PROFESSOR
Resposta: 2_____
PROFESSOR
Resposta: 6FOTO B
_____
PROFESSOR
Resposta: 2019_____
PROFESSOR
Resposta: 1_____
PROFESSOR
Resposta: 1
- DE QUE ANO É A FOTO COM A MAIOR QUANTIDADE DE CRIANÇAS?
_____
PROFESSOR
Resposta: A foto com a maior quantidade de crianças é de 1926.MANUAL DO PROFESSOR
Essas imagens fotográficas são quase sempre apresentadas em séries, vinculadas desse modo ao elemento narrativo, o que por sua vez possibilita a construção de memórias individuais e coletivas, projetando os caminhos e as aspirações da família. [...] Interessa-nos demonstrar [...] a importância [...] das fotografias de família no campo da memória social e o seu papel documental e narrativo, reunindo informação e experiência, representação e imaginário.
RENDEIRO, Márcia Elisa Lopes Silveira. Álbuns de família: fotografia e memória; identidade e representação. In : XIV Encontro Regional da ANPUH-Rio : memória e patrimônio. Rio de Janeiro, jul. 2010, p. 2-3. Disponível em: http://fdnc.io/fop. Acesso em: 30 jun. 2021.
Solicitar aos alunos que observem as fotografias apresentadas na atividade 3 e atentem para o número de pessoas retratadas em cada uma delas. Chamar a atenção deles para o fato de que as fotografias são acompanhadas por legendas, das quais é possível obter informações sobre o que foi retratado. Orientar no preenchimento do quadro e na resposta da atividade.
Identificar com eles a diminuição do número de filhos por família ao longo do tempo, destacando este aspecto importante das mudanças na organização familiar brasileira nas últimas décadas.
MP102
Boxe complementar:
EXPLORAR FONTE HISTÓRICA ORAL
UMA DAS FONTES UTILIZADAS NO ESTUDO DAS FAMÍLIAS E DAS COMUNIDADES É A ENTREVISTA.
- COM A AJUDA DO PROFESSOR, LEIA A ENTREVISTA EM VOZ ALTA.
PERGUNTA – AIDÊ, PRA GENTE COMEÇAR, QUERIA QUE VOCÊ FALASSE O SEU NOME COMPLETO, O LOCAL E A DATA DE [SEU] NASCIMENTO.
RESPOSTA – MEU NOME É AIDÊ MARTINS, NASCI EM 2 DE ABRIL DE 1961, NO MUNICÍPIO DE JAPERI, [ONDE] SEMPRE MOREI, NASCI E VIVI. [...]
PERGUNTA – E QUAL É O NOME DOS SEUS PAIS?
RESPOSTA – MEU PAI É SEBASTIÃO MIGUEL MARTINS, MINHA MÃE, JUDITH FERREIRA MARTINS.
PERGUNTA – VOCÊ TEM IRMÃOS?
RESPOSTA – TENHO, ÉRAMOS 14; ATUALMENTE, SOMOS OITO.
PERGUNTA – E VOCÊ, NESSES 14, VOCÊ É A MAIS NOVA, DO MEIO?
RESPOSTA – [...] EU ESTOU NA QUINTA POSIÇÃO.
UMA TRAJETÓRIA DE SUCESSO. MUSEU DA PESSOA. SÃO PAULO, ENTREVISTA PUBLICADA EM 12 FEV. 2009. DISPONÍVEL EM: http://fdnc.io/fJL. ACESSO EM: 23 FEV. 2021.
- CIRCULE NO TEXTO, AS INFORMAÇÕES A SEGUIR DE ACORDO COM A LEGENDA.
VERDE - NOME DA ENTREVISTADA.
PROFESSOR
Resposta: Aidê.AZUL - ANO DE NASCIMENTO DELA.
PROFESSOR
Resposta: 1961.AMARELO - QUANTIDADE DE FILHOS DA MÃE DA ENTREVISTADA.
PROFESSOR
Resposta: 14.MARROM - NOME DA MÃE DA ENTREVISTADA.
PROFESSOR
Resposta: Judith.ROXO - NOME DO PAI DA ENTREVISTADA.
PROFESSOR
Resposta: Sebastião.
- COMO PODEMOS PERCEBER QUE O TRECHO APRESENTADO FAZ PARTE DE UMA ENTREVISTA?
_____
PROFESSOR
Resposta: Pela presença de perguntas e respostas.
Fim do complemento.
MANUAL DO PROFESSOR
Fonte histórica oral: entrevista
As atividades propostas nesta seção permitem realizar um trabalho de compreensão de texto com base em uma entrevista por meio da qual os alunos terão acesso à história de Aidê.
Informar aos alunos que a entrevista é uma importante fonte histórica para conhecer diferentes realidades familiares ao longo do tempo.
Perguntar aos alunos se eles sabem o que é uma entrevista, incentivando-os a observar a sua composição com perguntas e respostas.
Orientá-los na leitura do texto em voz alta. Se julgar pertinente, selecionar diferentes alunos para ler uma pergunta ou uma resposta da entrevista, auxiliando no desenvolvimento da fluência em leitura oral deles.
Estimular os alunos a comentar o que chama atenção na entrevista reproduzida.
A família e as memórias
As lembranças do grupo doméstico persistem matizadas em cada um de seus membros e constituem uma memória ao mesmo tempo una e diferenciada. Trocando opiniões, dialogando sobre tudo, suas lembranças guardam vínculos difíceis de separar. Os vínculos podem persistir mesmo quando se desagregou o núcleo onde sua história teve origem. Esse enraizamento num solo comum transcende o sentimento individual.
[...] Essa atmosfera própria, essa força de coesão [da família] lhe vem do fato de que ela representa uma mediação entre a criança e o mundo. Todos os acontecimentos de fora chegam até a criança filtrados e interpretados pelos parentes. Hoje se impõem como mediações também os meios de comunicação.
MP103
- AGORA VOCÊ É O ENTREVISTADOR! FAÇA AS PERGUNTAS A SEGUIR A UM MORADOR ANTIGO DA SUA COMUNIDADE.
PROFESSOR
Atenção professor: Orientar a realização da entrevista, retomando a estrutura (pergunta e resposta) e os elementos a serem explorados com o entrevistado. Fim da observação.- QUAL É O SEU NOME?
_____
- QUAL É A DATA DO SEU NASCIMENTO?
_____
- QUANTOS IRMÃOS VOCÊ TEVE?
_____
PROFESSOR
Atenção professor: As respostas dependem do entrevistado. Fim da observação.
- QUAL É O SEU NOME?
- COLE UMA FOTO DO ENTREVISTADO OU FAÇA UM DESENHO REPRESENTANDO-O.
_____
PROFESSOR
Atenção professor: Orientar os alunos a explicar ao entrevistado que a entrevista e a foto são para uso meramente didático, sem divulgação pública. Fim da observação.
- CONTE AOS COLEGAS AS RESPOSTAS DO SEU ENTREVISTADO.
PROFESSOR
Atenção professor: Organizar a socialização das respostas individuais. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR
[...] Uma larga parentela de tios, primos, padrinhos, rodeava de tal maneira o núcleo conjugal que ele se sentia parte de um todo maior. Nos moldes de hoje a família – em estrito senso – rema contra a maré de uma sociedade concorrencial, onde a perda de um de seus poucos apoios é absoluta e irremediável. Falta-lhe o envolvimento da grande família de outrora em que o bando de primos fazia as vezes de irmãos, e onde tios, parentes e agregados acompanhavam a criança desde o berço.
BOSI, Ecléa. Memória e sociedade: lembranças de velhos. São Paulo: Companhia das Letras, 1994. p. 423.
Orientar os alunos previamente para a realização das entrevistas de acordo com as questões preestabelecidas. Se julgar pertinente, propor que elaborem questões complementares, como: Você é o irmão mais velho, o irmão do meio ou o mais novo? Quantas pessoas compunham sua família?
Orientar os alunos a pedir a autorização do entrevistado para obtenção ou uso da fotografia, caso optem por fazê-lo na atividade 4.
Solicitar aos alunos que compartilhem com os colegas os resultados das entrevistas, anotando os dados coletados por eles na lousa. Esses dados, como a data de nascimento dos entrevistados e a quantidade de irmãos, podem ser dispostos em uma tabela comparativa na lousa, com a finalidade de relacionar a quantidade de filhos por família e o período de nascimento dos entrevistados.
MP104
DIREITO À PROTEÇÃO
AS CRIANÇAS DO MUNDO TODO TÊM DIREITOS REGISTRADOS EM UM DOCUMENTO CHAMADO DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA. ACOMPANHE A LEITURA DE UM TEXTO QUE EXPLICA ALGUNS DESSES DIREITOS.
DIREITOS DA CRIANÇA
TODA CRIANÇA DO MUNDO DEVE SER BEM PROTEGIDA [...]
CRIANÇA TEM QUE TER NOME
CRIANÇA TEM QUE TER LAR
TER SAÚDE E NÃO TER FOME
TER SEGURANÇA E ESTUDAR.
RUTH ROCHA. OS DIREITOS DA CRIANÇA SEGUNDO RUTH ROCHA. SÃO PAULO: ÁTICA, 1999. P. 4 E 5.
LEGENDA: CRIANÇAS BRINCANDO EM PARQUE NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO, NO ESTADO DE SÃO PAULO. FOTO DE 2018. FIM DA LEGENDA.
- QUAIS DIREITOS DA CRIANÇA SÃO CITADOS NESSE TEXTO?
PROFESSOR
Resposta: Os direitos à proteção, a um nome, a um lar, a estudar, a ter saúde e à alimentação.
- ESCOLHA UM DESSES DIREITOS E FAÇA UM DESENHO SOBRE ELE. ESCREVA UM TÍTULO PARA O DESENHO.
_____
PROFESSOR
Atenção professor: Orientar os alunos na seleção do direito, na forma de representá-lo e na escrita do título, da forma como eles souberem. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR
Orientar os alunos na leitura do texto introdutório. Explorar com eles a definição de “direito” como aquilo que é garantido às pessoas por lei.
Ler com eles o texto citado, “Direitos da criança”, incentivando a realização das atividades propostas. Perguntar aos alunos o motivo da escolha do direito representado no desenho.
Boxe complementar:
Tema contemporâneo transversal: direitos da criança e do adolescente
Esta é uma oportunidade para tratar do direito das crianças à proteção dos familiares, da sociedade e das autoridades públicas, como disposto na Declaração Universal dos Direitos da Criança.
Fim do complemento.
Boxe complementar:
Fato de relevância nacional
Nesse tópico do capítulo trata-se diretamente da Declaração Universal dos Direitos da Criança por meio do texto “Direitos da criança” de Ruth Rocha, no qual estão expressos os direitos a alimentação, educação, saúde e recreação. Além disso, o estudo ao longo dessa unidade deixa claro o papel da família na formação e proteção da criança.
Fim do complemento.
Princípios da Declaração Universal dos Direitos das Crianças
Princípio I – A criança desfrutará de todos os direitos enunciados nesta Declaração. Estes direitos serão outorgados a todas as crianças, sem qualquer exceção, distinção ou discriminação por motivos de raça, cor, sexo, idioma, religião, opiniões políticas ou de outra natureza, nacionalidade ou origem social, posição econômica, nascimento ou outra condição, seja inerente à própria criança ou à sua família. [...]
Princípio IV – A criança deve gozar dos benefícios da previdência social. Terá direito a crescer e desenvolver-se em boa saúde [...]. A criança terá direito a desfrutar de alimentação, moradia, lazer e serviços médicos adequados. [...]
MP105
A DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA FOI APROVADA EM 1959 PELA ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU), QUE REÚNE CENTENAS DE PAÍSES.
ALÉM DO DIREITO À PROTEÇÃO, A DECLARAÇÃO INCLUI DIVERSOS OUTROS DIREITOS DA CRIANÇA:
LEGENDA: DIREITO À ALIMENTAÇÃO. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: DIREITO À EDUCAÇÃO. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: DIREITO À SAÚDE. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: DIREITO À RECREAÇÃO. FIM DA LEGENDA.
- VOCÊ ACHA ESSES DIREITOS IMPORTANTES? POR QUÊ?
PROFESSOR
Atenção professor: Orientar os alunos na avaliação da importância dos direitos apresentados. Fim da observação.
- QUE OUTROS DIREITOS DAS CRIANÇAS VOCÊ ACRESCENTARIA? CONTE AOS COLEGAS.
PROFESSOR
Atenção professor: Orientar os alunos na listagem de outros direitos das crianças não representados nas imagens. Fim da observação.MANUAL DO PROFESSOR
Princípio VII – A criança tem direito a receber educação escolar, a qual será gratuita e obrigatória, ao menos nas etapas elementares. Dar-se-á à criança uma educação que favoreça sua cultura geral e lhe permita – em condições de igualdade de oportunidades – desenvolver suas aptidões e sua individualidade, seu senso de responsabilidade social e moral. [...]
Princípio IX – A criança deve ser protegida contra toda forma de abandono, crueldade e exploração. Não será objeto de nenhum tipo de tráfico.
Não se deverá permitir que a criança trabalhe antes de uma idade mínima adequada; em caso algum será permitido que a criança dedique-se, ou a ela se imponha, qualquer ocupação ou emprego que possa prejudicar sua saúde ou sua educação, ou impedir seu desenvolvimento físico, mental ou moral. [...]
UNICEF. Declaração Universal dos Direitos das Crianças (1959). Dhnet . Disponível em: http://fdnc.io/4E. Acesso em: 30 jun. 2021.
Orientar os alunos na leitura do texto introdutório, solicitando que interpretem as imagens relativas a alguns dos direitos garantidos na Declaração Universal dos Direitos da Criança. Comentar com eles que a Declaração Universal dos Direitos da Criança foi elaborada em 1959 para garantir a satisfação das necessidades básicas de todas as crianças do planeta.
Solicitar aos alunos que respondam oralmente às questões propostas. Organizar uma roda de conversa, incentivando o diálogo a respeito da importância dos direitos como forma de garantir o bom desenvolvimento das crianças. Sugerir aos alunos que apresentem outros direitos que julgam importantes para todas as crianças.
MP106
RETOMANDO OS CONHECIMENTOS
CAPÍTULOS 9 E 10
AVALIAÇÃO DE PROCESSO DE APRENDIZAGEM
NESTAS PÁGINAS VOCÊ VAI VERIFICAR COMO ESTÁ SUA APRENDIZAGEM.
- DESENHE UMA ATIVIDADE QUE VOCÊ COSTUMA FAZER EM SUA MORADIA, INCLUINDO AS PESSOAS QUE FAZEM PARTE DA SUA FAMÍLIA.
_____
PROFESSOR
Atenção professor: O que será desenhado depende da realidade dos alunos. Fim da observação.- REGISTRE O NOME DE UMA PESSOA QUE FAZ PARTE DA SUA FAMÍLIA. SE NECESSÁRIO, PEÇA AJUDA AO PROFESSOR.
_____
PROFESSOR
Atenção professor: Os alunos devem registrar o nome de uma pessoa da própria família. Fim da observação.
- QUAL É O CÔMODO DA MORADIA ONDE OCORREU A ATIVIDADE QUE VOCÊ DESENHOU?
_____
PROFESSOR
Atenção professor: Os alunos devem registrar o nome do cômodo representado por meio de desenho. Fim da observação.
- CIRCULE A MUDANÇA QUE OCORREU NA QUANTIDADE DE FILHOS DAS FAMÍLIAS NOS ÚLTIMOS 50 ANOS.
AUMENTOU
DIMINUIU
PROFESSOR
Resposta correta: DIMINUIU
MANUAL DO PROFESSOR
Intencionalidade pedagógica das atividades
Atividade 1 – Objetivo de aprendizagem: identificar características das famílias dos alunos da classe.
Espera-se que o aluno represente uma atividade que realiza com seus familiares e as pessoas que dela participam, evidenciando algumas características de sua família.
Atividade 2 – Objetivo de aprendizagem: descrever as mudanças na quantidade de filhos das famílias nos últimos cinquenta anos.
Ao solicitar ao aluno que identifique a resposta correta, a atividade permite verificar se ele compreendeu as modificações ocorridas no tamanho médio das famílias ao longo tempo.
MP107
- OBSERVE AS IMAGENS E FAÇA O QUE SE PEDE.
LEGENDA: FAMÍLIA ASSISTINDO TELEVISÃO. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: FAMÍLIA JOGANDO FUTEBOL. FIM DA LEGENDA.
- REGISTRE A IMAGEM QUE APRESENTA DUAS CRIANÇAS E UM ADULTO JOGANDO FUTEBOL.
_____
PROFESSOR
Resposta: Foto B.
- AGORA, REGISTRE A IMAGEM QUE APRESENTA DUAS CRIANÇAS E DOIS ADULTOS ASSISTINDO TELEVISÃO.
_____
PROFESSOR
Resposta: Foto A.AUTOAVALIAÇÃO
PROFESSOR
Atenção professor: Incentivar os alunos a se autoavaliar. Fim da observação.AGORA É HORA DE VOCÊ REFLETIR SOBRE SEU PRÓPRIO APRENDIZADO.
COPIE OS NÚMEROS DAS PERGUNTAS A SEGUIR E RESPONDA CADA UMA DELAS COM UMA DAS SEGUINTES OPÇÕES: COMPLETAMENTE, PARCIALMENTE OU NÃO CONSEGUI.
- IDENTIFIQUEI AS PESSOAS QUE COMPÕEM MINHA FAMÍLIA?
- IDENTIFIQUEI FORMAS DE LAZER DAS FAMÍLIAS?
- COMPREENDI AS INFORMAÇÕES DAS FOTOGRAFIAS ESTUDADAS?
- IDENTIFIQUEI A MUDANÇA QUE OCORREU NA QUANTIDADE DE FILHOS DAS FAMÍLIAS?
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 3 – Objetivo de aprendizagem: listar algumas formas de lazer das famílias atuais.
O aluno deve identificar os elementos que constituem as duas imagens, destacando duas formas atuais de lazer das famílias.
Autoavaliação
A autoavaliação sugerida permite ao aluno revisitar o processo de aprendizagem e sua postura de estudante, permitindo que reflita sobre seus êxitos e dificuldades. Nesse tipo de atividade, não cabe atribuir uma pontuação ou conceito ao aluno.
Essas respostas também podem servir para uma eventual reavaliação do planejamento do professor ou para que se opte por realizar a retomada de alguns dos objetivos de aprendizagem propostos inicialmente que não aparentem estar consolidados.
MP108
PROFESSOR
Comentários para o professor:Conclusão do módulo – capítulos 9 e 10
A conclusão do módulo envolve diferentes atividades ligadas à sistematização dos conhecimentos construídos nos capítulos 9 e 10. Nesse sentido, cabe retomar os conhecimentos prévios da turma que foram registrados durante a conversa sobre a questão problema proposta no Desafio à vista!: Com quem eu vivo e o que fazemos juntos?
Sugere-se retomar com os alunos os comentários feitos por eles sobre essa questão problema e solicitar que identifiquem o que mudou em relação aos conhecimentos que foram construídos.
Verificação da avaliação de processo de aprendizagem
As atividades avaliativas da seção Retomando os conhecimentos permitiram aos alunos retomar os conhecimentos construídos nos capítulos 9 e 10, relacionados às mudanças na estrutura familiar ao longo do tempo e às atividades realizadas em família.
A realização dessas atividades favorece o acompanhamento dos alunos em uma experiência constante e contínua de avaliação formativa. Fica a critério do professor o estabelecimento ou não de pontuações ou de conceitos distintos para cada atividade, valorizando as temáticas e os procedimentos que tiveram maior ênfase pedagógica ao longo da sequência didática.
A página MP153 deste manual apresenta um modelo de ficha para acompanhamento das aprendizagens dos alunos com base nos objetivos de aprendizagem previstos para cada módulo.
Superando defasagens
Após a devolutiva das atividades, identificar se os principais objetivos de aprendizagem previstos no módulo foram alcançados.
• Identificar características das famílias dos alunos da classe.
• Listar algumas formas de lazer das famílias atuais.
• Descrever as mudanças na quantidade de filhos das famílias nos últimos cinquenta anos.
Para monitorar as aprendizagens por meio desses objetivos, pode-se elaborar quadros individuais referentes à progressão de cada aluno.
Caso se reconheçam defasagens na construção dos conhecimentos, sugere-se retomar coletivamente elementos relacionados ao estudo do convívio e da família. Além de se retomar o que foi trabalhado em sala de aula, é possível propor novas atividades como rodas de conversa abordando o tema da família, da diversidade da família e das mudanças nessa instituição ao longo do tempo. Pode-se propor também a elaboração de novos desenhos e a reinterpretação dos desenhos antigos, além de outras análises comparativas de fotografias de núcleos familiares novas e antigas.
MP109
Introdução ao módulo dos capítulos 11 e 12
Esse módulo, formado pelos capítulos 11 e 12, interligados por uma questão problema apresentada na seção Desafio à vista!, tem o objetivo de permitir aos alunos refletir e dissertar sobre a presença da cultura material no cotidiano das pessoas e em diferentes fases da vida.
Trabalhamos com a premissa de que a BNCC estabelece as aprendizagens essenciais para cada etapa da educação, permitindo que currículos e/ou cursos apresentem adequações e complementações para garantia dessas aprendizagens. Dessa forma, o módulo formado pelos capítulos 11 e 12 amplia a abordagem sobre a organização material das atividades humanas, por meio do trabalho com o seguinte tema complementar: “Os objetos em diferentes fases da vida das pessoas e as mudanças dos seus formatos e usos”.
Questão problema
Que objetos estão presentes na vida das pessoas?
Atividades do módulo
As atividades possibilitam reconhecer a especificidade dos objetos utilizados de acordo com as diferentes fases da vida (como a de um bebê ou de uma criança) e, também, segundo as finalidades a que se destinam (como os utensílios domésticos), favorecendo a compreensão da presença da cultura material no cotidiano, os diferentes usos e as mudanças nos artefatos ao longo do tempo.
São desenvolvidas atividades de leitura e compreensão de textos e de imagens, de elaboração de desenhos, de estabelecer relações entre elementos e de expressão oral.
Como pré-requisito, é importante que os alunos sejam capazes de estabelecer relações comparativas entre objetos, objetivo de aprendizagem do último ano da Educação Infantil, para que possam relacionar diferentes objetos às fases da vida.
Principais objetivos de aprendizagem
- Classificar os objetos de acordo com cada etapa da vida.
- Descrever objetos de povos indígenas.
- Identificar características de utensílios domésticos.
MP110
DESAFIO À VISTA!
CAPÍTULOS 11 E 12
QUE OBJETOS ESTÃO PRESENTES NA VIDA DAS PESSOAS?
CAPÍTULO 11. OBJETOS DA NOSSA HISTÓRIA
DURANTE A NOSSA VIDA, USAMOS MUITOS OBJETOS DIFERENTES. ALGUNS DELES PODEM MARCAR A NOSSA HISTÓRIA, COMO O TEXTO DESCREVE.
- COM A AJUDA DO PROFESSOR, LEIA O TEXTO EM VOZ ALTA.
UM MUNDO DE COISAS
[OS OBJETOS] ENTRAM EM NOSSA VIDA A TODO MOMENTO. ALGUNS FICAM UM POUCO E PARTEM. OUTROS VÃO FICANDO, FICANDO E NUNCA SE VÃO. [...]
PRA NÓS, SÃO COISAS ESPECIAIS E CONTAM NOSSAS HISTÓRIAS: UMA TAMPINHA DE REFRIGERANTE, UM TOCO DE LÁPIS, UM SOLDADINHO DE PLÁSTICO, [...] UM PAPEL DE BALA, UM DADO...
MARCELO XAVIER. UM MUNDO DE COISAS. BELO HORIZONTE: FORMATO, 2002. P. 35.
OBSERVAÇÃO: IMAGEM MERAMENTE ILUSTRATIVA. FIM DA OBSERVAÇÃO.
- MARQUE COM UM
X
OS OBJETOS QUE O AUTOR DO TEXTO CONSIDERA ESPECIAIS.
( ) TOCO DE LÁPIS.
( ) TAMPINHA DE REFRIGERANTE.
( ) PAPEL DE BALA.
( ) CANETA.
( ) DADO.
( ) SOLDADINHO DE PLÁSTICO.
PROFESSOR
Respostas corretas: TOCO DE LÁPIS. TAMPINHA DE REFRIGERANTE. PAPEL DE BALA. DADO. SOLDADINHO DE PLÁSTICO.
- EM SUA OPINIÃO, O QUE SIGNIFICA DIZER QUE HÁ OBJETOS QUE “CONTAM NOSSAS HISTÓRIAS”?
- MARQUE COM UM
X
OS OBJETOS QUE O AUTOR DO TEXTO CONSIDERA ESPECIAIS.
PROFESSOR
Atenção professor: Verificar as hipóteses dos alunos, comentando que os objetos citados foram usados e, portanto, fizeram parte de algo que aconteceu na vida das pessoas. Nesse sentido, eles contam histórias que essas pessoas viveram. Fim da observação.MANUAL DO PROFESSOR
Capítulo 11
Considerando que todas as habilidades definidas pela BNCC para o 1º ano são mobilizadas neste volume, neste capítulo as atividades trabalham temas complementares, permitindo aos alunos identificar a presença dos objetos em diferentes fases da vida das pessoas e as mudanças nos seus formatos e usos.
Boxe complementar:
De olho nas competências
As atividades deste capítulo mobilizam a Competência Geral 1 ao discutir a presença de objetos em diversas culturas. Possibilitam também o desenvolvimento da Competência Específica 2 das Ciências Humanas ao propor uma reflexão sobre as variações na cultura material de acordo com grupos etários e sociais.
Fim do complemento.
A observação nas Ciências Humanas
Desde a Educação Infantil, os alunos expressam percepções simples, mas bem definidas, de sua vida familiar, seus grupos e seus espaços de convivência. No cotidiano, por exemplo, desenham familiares, identificam relações de parentesco, reconhecem a si mesmo em fotos (classificando-as como antigas ou recentes), guardam datas e fatos, sabem a hora de dormir e de ir para escola, negociam horários, fazem relatos orais e revisitam o passado por meio de jogos, cantigas e brincadeiras ensinadas pelos mais velhos. Com essas experiências, começam a levantar hipóteses e a se posicionar sobre determinadas situações.
MP111
ALGUNS OBJETOS SÃO USADOS PELAS PESSOAS APENAS EM CERTOS PERÍODOS DA VIDA.
- LIGUE CADA OBJETO AO PERÍODO DE VIDA EM QUE A CRIANÇA O UTILIZOU.
COLUNA À ESQUERDA:
A
B
C
D
E
F
COLUNA À DIREITA:
1
2
OBSERVAÇÃO: OS ELEMENTOS FORAM REPRESENTADOS FORA DE PROPORÇÃO. FIM DA OBSERVAÇÃO.
PROFESSOR
Respostas corretas: 1: A; B; D; F. 2: C; E.
- OS OBJETOS UTILIZADOS PELA CRIANÇA SÃO OS MESMOS DE QUANDO ERA BEBÊ? POR QUÊ?
PROFESSOR
Atenção professor: Espera-se que os alunos digam que não, pois a criança e o bebê apresentam necessidades e preferências diferentes. Além disso, o tamanho do corpo do bebê e o da criança influenciam suas roupas e seus pertences. Fim da observação.MANUAL DO PROFESSOR
No decorrer do Ensino Fundamental, os procedimentos de investigação em Ciências Humanas devem contribuir para que os alunos desenvolvam a capacidade de observação de diferentes indivíduos, situações e objetos que trazem à tona dinâmicas sociais em razão de sua própria natureza [...].
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular . Brasília: MEC, 2018. p. 354-355.
Auxiliar os alunos na leitura do texto em voz alta, possibilitando o desenvolvimento da fluência em leitura oral. Orientá-los na realização da primeira atividade, que auxilia no processo de compreensão de texto.
Na sequência, incentivar os alunos a identificar objetos utilizados nas diferentes fases da vida apresentados na atividade 2. Pedir que observem as imagens reproduzidas em duas colunas: em uma, os objetos utilizados em determinado momento da vida e, na outra, duas crianças de idades diferentes.
Incentivar os alunos a identificar as mudanças no uso de determinados objetos, conforme as necessidades e as possibilidades de cada fase da vida.
MP112
- ESCOLHA UM OBJETO QUE CONTA PARTE DA SUA HISTÓRIA E FAÇA O QUE SE PEDE.
- DESENHE E ESCREVA O NOME DESSE OBJETO.
NOME DO OBJETO: _____
PROFESSOR
Atenção professor: Orientar individualmente a escrita do nome do objeto. Fim da observação.- INDIQUE EM QUE PERÍODO DA VIDA ESSE OBJETO FEZ PARTE DA SUA HISTÓRIA.
( ) QUANDO ERA BEBÊ.
( ) QUANDO ERA CRIANÇA.
PROFESSOR
Atenção professor: Orientar os alunos na classificação etária. Fim da observação.
- PARA QUE ESSE OBJETO ERA UTILIZADO?
( ) PARA VESTIR.
( ) PARA BRINCAR.
( ) PARA VOCÊ SE ALIMENTAR.
( ) OUTRO: _____
PROFESSOR
Atenção professor: A resposta depende do objeto escolhido. Fim da observação.PROFESSOR
Atenção professor: Orientar a classificação do objeto por função. Fim da observação.
- MOSTRE SEU DESENHO AOS COLEGAS E CONTE A ELES POR QUE ESSE OBJETO FAZ PARTE DE SUA HISTÓRIA.
PROFESSOR
Atenção professor: Orientar os alunos a justificar a escolha do objeto. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR
Solicitar aos alunos que escolham um objeto que considerem importante para sua história pessoal e com o qual tenham uma relação afetiva para representá-lo por meio de um desenho. A atividade auxilia no desenvolvimento de outras formas de expressão, incentivando o reconhecimento da subjetividade dos alunos.
Orientar na realização das atividades e na socialização dos desenhos produzidos pela turma.
Boxe complementar:
Para leitura do aluno
Um mundo de coisas, de Marcelo Xavier, da editora Formato.
Trata-se de uma obra literária com o objetivo de desenvolver a percepção para o fato de que os objetos do cotidiano fazem parte do nosso dia a dia e podem marcar nossa história.
Fim do complemento.
Desenhar na sala de aula
Três exemplos de situações que favorecem a aprendizagem e o desenvolvimento em desenho na escola e em outros espaços educativos: 1. desenhar muito e com frequência; 2. observação de desenhos de colegas, de produtores de desenhos da comunidade e de outros artistas; 3. exercícios com desenho de imaginação, de memória e de observação (de outros desenhos e do mundo físico). É desejável que os trabalhos das crianças sejam guardados e retomados com os alunos de tempos em tempos junto com todo o grupo. Os trabalhos precisam ser exibidos e recebidos com interesse pelo professor.
IAVELBERG, Rosa. O desenho cultivado da criança : prática e formação de educadores. Porto Alegre: Zouk, 2006. p. 73.
MP113
MUITAS CRIANÇAS GOSTAM DE BRINCAR COM OS OBJETOS DOS ADULTOS COM QUEM CONVIVEM.
- COM A AJUDA DO PROFESSOR, LEIA EM VOZ ALTA O TEXTO A SEGUIR SOBRE AS PERSONAGENS NATÁLIA E SUA AVÓ MARIA.
O SEGREDO DA VÓ MARIA
GOSTAVA DE IR AO QUARTO BRINCAR NO MEIO DOS MÓVEIS ANTIGOS, BEM GRANDES, CHEIOS DE DETALHES. [...]
A AVÓ DEIXAVA A NETA BRINCAR COM ALGUMAS COISAS. NATÁLIA COLOCAVA AS LUVAS DE TECIDO BRILHANTE, COLAR, PULSEIRA, PASSAVA BATOM, PERFUME E FICAVA SE OLHANDO NO ESPELHO.
CARLA CARUSO. O SEGREDO DA VÓ MARIA. SÃO PAULO: CALLIS, 2003. P. 4.
OBSERVAÇÃO: IMAGEM MERAMENTE ILUSTRATIVA. FIM DA OBSERVAÇÃO.
- LOCALIZE E RETIRE AS INFORMAÇÕES DO TEXTO PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES.
- PARA QUE A NETA USAVA OS OBJETOS DO QUARTO DA AVÓ?
PROFESSOR
Resposta: A neta usava os objetos para brincar.
- E A AVÓ, SERÁ QUE USAVA OS OBJETOS DA MESMA MANEIRA QUE A NETA?
PROFESSOR
Resposta: O texto não explica como a avó usava os objetos, mas é possível supor que ela os utilizasse como peças de roupa e itens de perfumaria, e não para brincar.
- PARA QUE A NETA USAVA OS OBJETOS DO QUARTO DA AVÓ?
- VOCÊ JÁ TRANSFORMOU ALGUM OBJETO EM BRINQUEDO?
- SE SIM, QUE OBJETO ERA ESSE? SE NÃO, IMAGINE UM OBJETO.
- COMO VOCÊ BRINCOU COM ELE?
- PARA QUE ESSE OBJETO ERA USADO ANTES DE VIRAR BRINQUEDO?
PROFESSOR
Atenção professor: Orientar os alunos na seleção e na análise de um objeto transformado em brinquedo. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR
Após a leitura do texto introdutório, perguntar aos alunos se eles gostam de brincar com os objetos dos adultos com os quais convivem. Incentivá-los a listar quais são esses objetos e como se realiza a brincadeira.
Orientar os alunos na leitura e interpretação do texto ”O segredo da vó Maria”. Auxiliar na localização e retirada de informações do texto para realizar a atividade 6. Essa prática contribui para o processo de compreensão de texto.
Em seguida, incentivá-los a se expressar oralmente comunicando quais objetos já foram transformados por eles em brinquedos.
Brincadeiras e a espontaneidade das crianças
Nos primeiros anos de vida a criança explora seu corpo e o mundo ao redor brincando. Brincar nesta fase de vida significa experimentar diversas possibilidades de movimento, de manuseio de objetos, de interação com outras crianças, de sensações através dos sentidos, sempre partindo da iniciativa própria de cada criança. [...] As brincadeiras parecem brotar do corpo e da alma da criança espontaneamente, numa riqueza de transformações, sempre aparecendo novas formas e significados. [...]
IGNACIO, Renate Keller. Para ter criatividade, resiliência e coragem é preciso brincar! Território do brincar , 17 jun. 2015. Disponível em: http://fdnc.io/fot. Acesso em: 1º jul. 2021.
MP114
DIVERSOS POVOS, DIVERSOS OBJETOS
CADA POVO PRODUZ SEUS OBJETOS COM OS MATERIAIS QUE TEM À DISPOSIÇÃO, COMO FAZEM OS POVOS INDÍGENAS DO ESTADO DE TOCANTINS.
POVO KARAJÁ
LEGENDA: BONECAS DE CERÂMICA. FIM DA LEGENDA.
POVO XERENTE
LEGENDA: BOLSA DE CAPIM DOURADO. FIM DA LEGENDA.
POVO TIMBIRA
LEGENDA: COLAR DE BAMBU E SEMENTES. FIM DA LEGENDA.
OBSERVAÇÃO: OS ELEMENTOS FORAM REPRESENTADOS FORA DE PROPORÇÃO. FIM DA OBSERVAÇÃO.
MANUAL DO PROFESSOR
Orientar os alunos na leitura do texto introdutório, informando-os que os objetos têm papéis importantes na vida dos seres humanos. Explorar com eles o fato de que eles podem ser utilizados para diversos fins: para o trabalho doméstico (como vassoura, bucha, rodo); para o trabalho no campo (como enxada, facão, arado); para prática esportiva (como bola, tênis, raquete); para construção civil (como tijolo e viga); para cozinhar (como faca, garfo, panela); para o estudo (como caderno, livro, caneta, lápis); para ornamentação pessoal (como brinco, colar, pulseira); para vestimenta (como camiseta, saia, calça); além dos diversos objetos utilizados para a recreação e para a prática religiosa. Mencionar também objetos com múltiplas funcionalidades, como celulares e laptops utilizados para comunicação, trabalho, lazer etc.
Solicitar aos alunos que observem cada um dos itens representados na página: bonecas de cerâmica, colar de bambu e bolsa de capim dourado. Questionar que outras matérias-primas poderiam ter sido usadas para produzir os mesmos objetos.
Objetos, itens da cultura material
[...] os artefatos – que constituem, como já foi afirmado, o principal contingente da cultura material – têm que ser considerados sob duplo aspecto: como produtos e como vetores de relações sociais. De um lado, eles são o resultado de certas formas específicas e historicamente determináveis de organização dos homens em sociedade (e este nível de realidade está em grande parte presente, como informação, na própria materialidade do artefato). De outro lado, eles canalizam e dão condições a que se produzam e efetivem, em certas direções, as relações sociais. [...]
MENESES, Ulpiano T. Bezerra. A cultura material no estudo das sociedades antigas. Revista de História São Paulo, n. 115, jul.-dez., 1983, p. 112-113.
MP115
- ESCOLHA UM DOS OBJETOS DA PÁGINA ANTERIOR E CONTE SOBRE ELE AOS COLEGAS.
- QUAL É O NOME DO OBJETO?
PROFESSOR
Atenção professor: Os alunos podem responder: boneca, bolsa ou colar. Fim da observação.
- QUE POVO O PRODUZIU?
PROFESSOR
Atenção professor: Os alunos podem responder: karajá, xerente ou timbira. Fim da observação.
- DE QUE MATERIAL ELE FOI FEITO?
PROFESSOR
Atenção professor: Os alunos podem responder: cerâmica, capim dourado ou bambu e sementes. Fim da observação.
- QUAL É O NOME DO OBJETO?
Boxe complementar:
INVESTIGUE
COMO TAREFA DE CASA, VOCÊ VAI PESQUISAR UM OBJETO PRODUZIDO POR UM POVO INDÍGENA QUE VIVE NO SEU ESTADO.
PROFESSOR
Atenção professor: Se os alunos viverem no Distrito Federal, comentar que a investigação deve focar nessa unidade federativa. Conversar com os alunos sobre os povos indígenas existentes na Unidade da Federação em que vivem. Se não houver, orientá-los a pesquisar um povo indígena de outra Unidade da Federação. Fim da observação.- COLE UMA FOTO OU DESENHE O OBJETO ESCOLHIDO.
_____
- COMPLETE A LEGENDA COM AS INFORMAÇÕES SOLICITADAS A SEGUIR.
- NOME DO OBJETO: _____
- NOME DO POVO INDÍGENA:
_____
PROFESSOR
Atenção professor: Deixar os alunos escreverem como souberem, contribuindo para o processo de alfabetização. Fim da observação.
Fim do complemento.
MANUAL DO PROFESSOR
Solicitar aos alunos que realizem a atividade proposta. Auxiliar na escolha do objeto, mencionando que algo comum a todos é o fato de eles serem produtos de algum tipo de trabalho humano.
Orientar os alunos na tarefa de casa proposta na seção Investigue. Se julgar pertinente, auxilie-os na pesquisa sobre os povos indígenas presentes no estado em que vivem, indicando o site Povos Indígenas no Brasil: http://fdnc.io/5gq (acesso em: 1º jul. 2021). Solicitar aos alunos que selecionem o estado em que residem e, na sequência, escolham um dos povos indígenas. Para mais informações sobre os objetos produzidos por cada povo, selecionar o tópico “Arte e cultura material” no menu à direita.
Auxiliá-los na escolha do objeto que será retratado, na produção do desenho e no preenchimento da legenda com as informações solicitadas.
MP116
CAPÍTULO 12. UTENSÍLIOS DOMÉSTICOS
AS PESSOAS COSTUMAM UTILIZAR DIVERSOS OBJETOS NAS TAREFAS DOMÉSTICAS. ELES SÃO CHAMADOS DE UTENSÍLIOS DOMÉSTICOS.
- OBSERVE DOIS UTENSÍLIOS DOMÉSTICOS USADOS EM SUA MORADIA.
PROFESSOR
Atenção professor: Os alunos devem selecionar os utensílios e desenhar como souberem. Fim da observação.- DESENHE UM UTENSÍLIO EM CADA ESPAÇO ABAIXO.
_____
- DESENHE UM UTENSÍLIO EM CADA ESPAÇO ABAIXO.
_____
- AGORA, ESCREVA OS NOMES DELES COMO SOUBER NAS LEGENDAS.
PROFESSOR
Atenção professor: A resposta depende dos utensílios escolhidos. Fim da observação.
- CONTE AOS COLEGAS DE QUE MATERIAIS SÃO FEITOS OS UTENSÍLIOS QUE VOCÊ PESQUISOU E PARA QUE ELES SÃO UTILIZADOS.
PROFESSOR
Atenção professor: Orientar os alunos na identificação dos materiais dos utensílios pesquisados. Fim da observação.MANUAL DO PROFESSOR
Capítulo 12
Considerando que todas as habilidades definidas pela BNCC para o 1º ano são mobilizadas neste volume, para concluir o módulo dos capítulos 11 e 12, continuamos neste capítulo o trabalho com os temas complementares, permitindo aos alunos identificar a presença dos objetos em diferentes fases da vida das pessoas e as mudanças nos seus formatos e usos.
Boxe complementar:
De olho nas competências
As atividades deste capítulo mobilizam as competências específicas 2 e 5 das Ciências Humanas ao propor uma análise do mundo cultural, com base em um seguimento da cultura material e nas mudanças e permanências de determinados artefatos ao longo do tempo. Possibilitam também o desenvolvimento das competências específicas 2 e 3 de História ao abordar o uso de utensílios domésticos em perspectiva histórica e a presença dos objetos em nosso cotidiano.
Fim do complemento.
Incentivar os alunos a identificar os utensílios domésticos que utilizam cotidianamente. Anotar, na lousa, a lista de objetos mencionados pelos alunos.
Chamar a atenção para o material de que é feito cada utensílio e orientá-los a desenhar os utensílios domésticos conforme proposto na atividade 1. Em seguida, auxiliá-los no registro escrito dos nomes dos objetos, incentivando a produção de escrita.
Organizar a socialização das respostas individuais dos alunos na atividade 2.
A publicidade na prática pedagógica
A publicidade, em suas manifestações, “joga” com vários sujeitos e vozes enunciativas. Assim, por exemplo, num mesmo uso comercial de marca identificada, se fazem presentes, direta ou indiretamente, o ator, o publicitário, o empresário e conteúdo de uma linguagem sedutora. Ora, grande parte da publicidade comercial, em sua presença cotidiana e mercadológica, não trabalha com a perspectiva de um leitor crítico e consciente das sedutoras “tramas” ocultas que sustentam o seu discurso. [...]
No jogo entre emissor e receptor, espera-se da relação pedagógica própria do ato educativo o desenvolvimento das capacidades críticas e criativas dessas linguagens. Desenvolver um jogo interativo e proativo nesse processo de construção de significados e valores faz parte dos objetivos da aprendizagem e, nela, da leitura como momento de compreensão do mundo.
MP117
DIVERSOS UTENSÍLIOS DOMÉSTICOS COMEÇARAM A SER COMERCIALIZADOS NO BRASIL HÁ CERCA DE CEM ANOS.
NESSA ÉPOCA, OS UTENSÍLIOS NOVOS ERAM MUITO CAROS, E A MAIORIA DAS PESSOAS NÃO PODIA COMPRÁ-LOS.
- OBSERVE A PROPAGANDA E RESPONDA ÀS QUESTÕES A SEGUIR.
PROFESSOR
Atenção professor: Orientar coletivamente a observação da propaganda, identificando com os alunos os elementos visuais e escritos. Fim da observação.LEGENDA: DETALHE DE PROPAGANDA PUBLICADA NA REVISTA FEMININA, EM 1916. O TERMO “ECONÔMICOS” FOI GRAFADO CONFORME A ORTOGRAFIA ATUAL. FIM DA LEGENDA.
- QUE UTENSÍLIO DOMÉSTICO APARECE NA PROPAGANDA?
_____
PROFESSOR
Resposta: Fogão.
- TODOS OS BRASILEIROS TINHAM CONDIÇÕES DE COMPRAR O UTENSÍLIO CITADO NA PROPAGANDA? EXPLIQUE.
_____
PROFESSOR
Resposta: Não, pois utensílios como esse eram muito caros.
- ESTA PROPAGANDA É ATUAL? COMO VOCÊ CONCLUIU ISSO?
PROFESSOR
Resposta: Não.PROFESSOR
Atenção professor: Os alunos podem citar a data que aparece na legenda (1916) e o formato do fogão. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR
A escola, ao se apoderar da publicidade comercial, eventualmente presente em livros didáticos, de seus mecanismos e tecnologias, pode tornar-se lugar de uma leitura diferenciada, propiciando discernimento, contextualização, análise de níveis e crítica de valores.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer n ᵒ 15, de 4 de julho de 2000 . Brasília: Câmara Brasileira de Educação, 2000. p. 14-15. Disponível em: http://fdnc.io/fJM. Acesso em: 26 jul. 2021.
Fazer leitura compartilhada do texto e solicitar aos alunos que observem a imagem do anúncio reproduzido na atividade 3. Informá-los de que fogões a lenha (ou carvão, como aparece no anúncio) são usados até hoje, principalmente no meio rural.
Pode-se mencionar que algumas famílias construíam os próprios fogões, montando suportes para que as panelas ficassem sobre o fogo. Na sequência, incentivar os alunos a levantar hipóteses sobre por que faziam isso. Essa dinâmica subsidiará a elaboração da resposta ao segundo item.
Solicitar aos alunos que justifiquem suas respostas ao último item da atividade.
MP118
EXPLORAR FONTE HISTÓRICA MATERIAL
- LEIA A NOTÍCIA EM VOZ ALTA COM A AJUDA DO PROFESSOR.
O COTIDIANO NO PASSADO
[...] FOI PROMOVIDA UMA EXPOSIÇÃO COM OBJETOS ANTIGOS EM UM MUSEU [...]. O ACERVO FOI COMPOSTO POR UMA AÇÃO COLETIVA ENTRE ALUNOS E FUNCIONÁRIOS QUE LEVARAM ITENS COMO BRINQUEDOS, MÁQUINA DE ESCREVER, MÁQUINA DE COSTURA, FOTOS ANTIGAS, ENTRE OUTROS ARTIGOS.
O OBJETIVO FOI MOSTRAR COMO ERA O COTIDIANO DAS PESSOAS NO PASSADO, ATRAVÉS DE UTENSÍLIOS E OBJETOS QUE ERAM USADOS NO DIA A DIA, NAS TAREFAS DOMÉSTICAS E NO TRABALHO.
CCPLS [CENTROS DE CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL E LAZER] PROMOVERAM EXPOSIÇÃO DE OBJETOS ANTIGOS EM COMEMORAÇÃO AO DIA INTERNACIONAL DO MUSEU. CPPL BARUERI, 30 MAIO 2019. DISPONÍVEL EM: http://fdnc.io/fJN. ACESSO EM: 9 MAR. 2021.
- QUEM LEVOU OS ITENS PARA A MONTAGEM DA EXPOSIÇÃO?
PROFESSOR
Resposta: Alunos e funcionários.
- QUE OBJETOS FORAM LEVADOS?
PROFESSOR
Resposta: Itens como brinquedos, máquina de escrever, máquina de costura, fotos antigas, entre outros artigos.
- QUAL ERA O OBJETIVO DA EXPOSIÇÃO?
PROFESSOR
Resposta: Mostrar como era o cotidiano das pessoas no passado por meio de utensílios usados no dia a dia.
- QUEM LEVOU OS ITENS PARA A MONTAGEM DA EXPOSIÇÃO?
LEGENDA: PIÃO. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: MÁQUINA DE ESCREVER. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: MÁQUINA DE COSTURA. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: FOTOGRAFIA ANTIGA. FIM DA LEGENDA.
MANUAL DO PROFESSOR
Fonte histórica material: utensílios domésticos
As atividades propostas nesta seção permitem ampliar a compreensão do papel dos objetos como importantes fontes históricas.
Informar aos alunos que os objetos podem revelar informações sobre as pessoas e a época em que foram produzidos. Analisá-los é uma rica atividade para constituir conhecimentos sobre o cotidiano em diferentes tempos.
Perguntar aos alunos se têm ou tiveram contato com algum objeto antigo e incentivá-los a comentar como esses objetos eram utilizados antigamente.
Informá-los de que existiam máquinas de escrever, telefones em que se girava um disco para selecionar os números, entre outros.
Orientar os alunos na leitura em voz alta do texto “O cotidiano no passado”, auxiliando no desenvolvimento da fluência em leitura oral. Comentar os usos dos objetos citados no texto.
Apoiar os alunos na realização das atividades propostas com base nas informações do texto.
Consciência histórica e noção de temporalidade
O compromisso em preservar testemunhos da historicidade é uma das diversas formas que o museu possui de colaborar para a qualidade de vida da população, aspecto essencial para o progresso social. O contato com o patrimônio cultural, visto como testemunho da historicidade do sujeito, pode estimular o desenvolvimento da noção de temporalidade, assim como a consciência histórica, objetivando a integração do indivíduo em seu meio.
MP119
- AGORA É A SUA VEZ! COM A AJUDA DO PROFESSOR, VOCÊ E OS COLEGAS VÃO ORGANIZAR UMA EXPOSIÇÃO DE OBJETOS DE OUTROS TEMPOS. SIGAM OS PASSOS.
PROFESSOR
Atenção professor: Fazer uma leitura coletiva das comandas e orientar a seleção dos objetos e a socialização das informações. Fim da observação.- SELECIONE ALGUM OBJETO ANTIGO DA SUA MORADIA OU DA MORADIA DE ALGUM CONHECIDO.
- NO DIA COMBINADO, TRAGA O OBJETO PARA A ESCOLA.
- CONTE AOS COLEGAS SOBRE O OBJETO QUE VOCÊ ESCOLHEU E PARA QUE ELE ERA UTILIZADO.
- COM A AJUDA DO PROFESSOR, ORGANIZEM A EXPOSIÇÃO DOS OBJETOS.
- CONVIDEM OUTRAS TURMAS DA ESCOLA E DA COMUNIDADE ESCOLAR PARA A EXPOSIÇÃO.
- APÓS A EXPOSIÇÃO, CONVERSE COM O PROFESSOR E COM OS COLEGAS.
- QUE OBJETO MAIS CHAMOU A SUA ATENÇÃO?
PROFESSOR
Atenção professor: Orientar a seleção individual do objeto. Fim da observação.
- VOCÊ ACHA IMPORTANTE CONSERVAR OBJETOS PRODUZIDOS EM OUTROS TEMPOS? POR QUÊ?
PROFESSOR
Resposta: Sim, porque eles permitem conhecer o modo de vida das pessoas que os utilizavam.
- COMO VOCÊ CUIDA DOS OBJETOS DO SEU DIA A DIA?
PROFESSOR
Atenção professor: A atividade pode ser ponto de partida para uma conversa sobre cuidados com os próprios objetos. Fim da observação.
- QUE OBJETO MAIS CHAMOU A SUA ATENÇÃO?
Boxe complementar:
VOCÊ SABIA?
O MUSEU DOS BRINQUEDOS ESTÁ LOCALIZADO NO MUNICÍPIO DE BELO HORIZONTE, NO ESTADO DE MINAS GERAIS. ELE CONTÉM 5 MIL BRINQUEDOS, INCLUINDO BONECAS, CARRINHOS, MÓVEIS EM MINIATURA, MÁQUINAS DE COSTURA, CARRINHOS DE BEBÊ, FERROS DE PASSAR ROUPA, TRENZINHOS, VELOCÍPEDES, PELÚCIAS, CAVALOS DE PAU, FANTOCHES, ROBÔS, JOGOS, BRINQUEDOS MUSICAIS, LIVROS INFANTOJUVENIS E LANTERNAS MÁGICAS.
OS BRINQUEDOS MAIS ANTIGOS TÊM CERCA DE DUZENTOS ANOS E PERMITEM UMA COMPARAÇÃO COM OS ATUAIS.
Fim do complemento.
MANUAL DO PROFESSOR
E essa conscientização da relação temporal e histórica, a compreensão do indivíduo acerca do tempo e do espaço social em que está inserido, auxilia-o muito em seu processo de autoconhecimento. Logo, o patrimônio cultural, visto como referencial básico da trajetória humana, atua como facilitador para a reflexão crítica a respeito da condição humana na sociedade.
FIGURELLI, Gabriela Ramos. Articulações entre educação e museologia. Cadernos de Sociomuseologia , Lisboa, n. 44, p. 55-56, abr. 2012. Disponível em: http://fdnc.io/fJP. Acesso em: 26 jul. 2021.
Incentivar os alunos a identificar na casa deles objetos de outros tempos. Anotar, na lousa, o nome desses objetos.
Incentivá-los também, por meio de exemplos, a pensar em quais desses objetos podem levar à escola e combinar com eles um dia para isso.
Solicitar que produzam uma ficha com as características do objeto, justificando suas escolhas.
Orientá-los na organização de um espaço expositivo na sala de aula, com as mesas próximas às paredes, para que as pessoas circulem e observem os objetos.
Pedir aos alunos que exponham a ficha descritiva junto a cada objeto.
Depois da exposição, orientá-los na realização da atividade 3, reforçando os aspectos positivos do evento e propondo uma conversa a respeito dos pontos que podem ser melhorados numa próxima atividade desse tipo.
Discutir com os alunos a importância de se conservar objetos produzidos em outros tempos. Ressaltar que, nesse processo de conservação, geralmente ocorre uma alteração de status, um deslocamento da finalidade para a qual o objeto foi produzido que, no contexto da exposição, passa a ser considerado um suporte de memória das ações humanas. Se jugar pertinente, fornecer o exemplo da máquina de escrever, outrora utilizada no processo mecânico de escrita, atualmente é uma fonte de informação sobre o estágio tecnológico de uma época e o papel da escrita na sociedade daquele período.
MP120
RETOMANDO OS CONHECIMENTOS
CAPÍTULOS 11 E 12
AVALIAÇÃO DE PROCESSO DE APRENDIZAGEM
NESTAS PÁGINAS VOCÊ VAI VERIFICAR COMO ESTÁ SUA APRENDIZAGEM.
- COM LÁPIS DE COR, CIRCULE OS OBJETOS UTILIZADOS EM CADA PERÍODO DE VIDA DE ACORDO COM A LEGENDA.
AZUL - QUANDO ERA BEBÊ.
VERMELHO - QUANDO ERA CRIANÇA.
LEGENDA: BERMUDA. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: CARINHO DE BEBÊ. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: TÊNIS. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: BERÇO. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: SAPATINHOS. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: CAMISETA. FIM DA LEGENDA.
OBSERVAÇÃO: OS ELEMENTOS FORAM REPRESENTADOS FORA DE PROPORÇÃO. FIM DA OBSERVAÇÃO.
PROFESSOR
Atenção professor: Os alunos devem circular de azul: berço, carrinho de bebê e sapatinhos. De vermelho: bermuda, camiseta e tênis. Fim da observação.- AGORA, REPRESENTE POR MEIO DE DESENHO UM OBJETO UTILIZADO POR VOCÊ QUANDO ERA BEBÊ.
_____
PROFESSOR
Atenção professor: A representação do objeto depende da realidade do aluno. Fim da observação.MANUAL DO PROFESSOR
PROFESSOR
Intencionalidade pedagógica das atividadesPROFESSOR
Atividade 1 – Objetivo de aprendizagem: classificar os objetos de acordo com cada etapa da vida.PROFESSOR
Espera-se que o aluno reconheça quais são os objetos específicos utilizados nas diferentes fases da vida citadas na legenda da atividade.PROFESSOR
Atividade 2 – Objetivo de aprendizagem: classificar os objetos de acordo com cada etapa da vida.PROFESSOR
Ao solicitar que o aluno desenhe um objeto utilizado por ele quando era bebê, espera-se que ele identifique peculiaridades materiais relativas a essa fase da vida.MP121
- RELACIONE OS UTENSÍLIOS DOMÉSTICOS AOS SEUS RESPECTIVOS NOMES.
Coluna à esquerda:
A
B
C
D
Coluna à direita:
FERRO A BRASA
FOGÃO A GÁS
FERRO ELÉTRICO
FOGÃO A LENHA
PROFESSOR
Respostas corretas: A - FERRO ELÉTRICO; B - FOGÃO A LENHA; C - FOGÃO A GÁS; D - FERRO A BRASAAUTOAVALIAÇÃO
PROFESSOR
Atenção professor: Incentivar os alunos a se autoavaliar. Fim da observação.AGORA É HORA DE VOCÊ REFLETIR SOBRE SEU PRÓPRIO APRENDIZADO.
COPIE OS NÚMEROS DAS PERGUNTAS A SEGUIR E RESPONDA CADA UMA DELAS COM UMA DAS SEGUINTES OPÇÕES: COMPLETAMENTE, PARCIALMENTE OU NÃO CONSEGUI.
- CLASSIFIQUEI AS IMAGENS DOS OBJETOS DE BEBÊ E DE CRIANÇA?
- IDENTIFIQUEI OS UTENSÍLIOS DOMÉSTICOS ATUAIS E DE OUTROS TEMPOS?
- OBSERVEI E INTERPRETEI AS IMAGENS ESTUDADAS?
- LI E COMPREENDI OS TEXTOS LIDOS?
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 3 – Objetivo de aprendizagem: identificar características de utensílios domésticos.
Espera-se que o aluno relacione corretamente as imagens dos utensílios aos seus respectivos nomes, demonstrando conhecimentos de algumas características desses itens.
Autoavaliação
A autoavaliação sugerida permite ao aluno revisitar o processo de aprendizagem e sua postura de estudante, permitindo que reflita sobre seus êxitos e dificuldades. Nesse tipo de atividade, não cabe atribuir uma pontuação ou conceito ao aluno.
Essas respostas também podem servir para uma eventual reavaliação do planejamento do professor ou para que se opte por realizar a retomada de alguns dos objetivos de aprendizagem propostos inicialmente que não aparentem estar consolidados.
MP122
PROFESSOR
Comentários para o professor:Conclusão do módulo – capítulos 11 e 12
A conclusão do módulo envolve diferentes atividades ligadas à sistematização dos conhecimentos construídos nos capítulos 11 e 12. Nesse sentido, cabe retomar os conhecimentos prévios da turma que foram registrados durante a conversa sobre a questão problema proposta no Desafio à vista!: Que objetos estão presentes na vida das pessoas?
Sugere-se retomar com os alunos os comentários feitos por eles sobre essa questão problema e solicitar que identifiquem o que mudou em relação aos conhecimentos que foram construídos.
Verificação da avaliação de processo de aprendizagem
As atividades avaliativas da seção Retomando os conhecimentos permitiram aos alunos retomar os conhecimentos construídos nos capítulos 11 e 12 e refletir sobre o papel dos objetos utilizados em diferentes fases da vida e sobre as mudanças que eles sofrem ao longo do tempo.
A realização dessas atividades favorece o acompanhamento dos alunos em uma experiência constante e contínua de avaliação formativa. Fica a critério do professor o estabelecimento ou não de pontuações ou de conceitos distintos para cada atividade, valorizando as temáticas e os procedimentos que tiveram maior ênfase pedagógica ao longo da sequência didática.
A página MP153 deste manual apresenta um modelo de ficha para acompanhamento das aprendizagens dos alunos com base nos objetivos de aprendizagem previstos para cada módulo.
Superando defasagens
Após a devolutiva das atividades, identificar se os principais objetivos de aprendizagem previstos no módulo foram alcançados.
- Classificar os objetos de acordo com cada etapa da vida.
- Descrever objetos de povos indígenas.
- Identificar características de utensílios domésticos.
Para monitorar as aprendizagens por meio desses objetivos, pode-se elaborar quadros individuais referentes à progressão de cada aluno.
Caso se reconheçam defasagens na construção dos conhecimentos, sugere-se retomar coletivamente o papel dos documentos e dos objetos na estruturação das atividades do cotidiano nas diferentes fases da vida e as mudanças nesses suportes ocorridas ao longo do tempo. Elaborar um quadro ou um esquema com linhas e colunas em que os alunos, em conversa, deverão citar os objetos que são utilizados pelos bebês e os que são utilizados pelas crianças mais velhas, reconhecendo que, alguns itens, como mamadeira, chupeta, berço, são utilizados, geralmente numa etapa específica da vida, e outros, como bicicletas, dependem do desenvolvimento de uma estrutura corporal que acontece no processo de envelhecimento.
Se os alunos tiverem dificuldade em reconhecer a mudança no uso dos objetos ao longo do tempo, pode-se retomar a atividade de comparar fotografias de objetos novos e antigos, destacando que o aproveitamento da energia elétrica, por exemplo, está envolvido no melhoramento de antigos artefatos, como o ferro de passar roupa.