3

Cada geração tem, de sua cidade, a memória dos acontecimentos que permanecem como pontos de demarcação em sua história.

Ecléa Bosi. Memória e sociedade: lembranças de velhos. São Paulo: Companhia das Letras, 1994. p. 418.

Imagem: Fotografia. Destaque de uma via asfaltada que apresenta área gramada próximo à calçada e um conjunto de pequenas casas assobradas com telhado triangulado e janelas de vidro verticalizadas.  Próximo à faixa de pedestres há um canteiro de flores. Ao fundo, serra com árvores. Fim da imagem.

LEGENDA: Rua no município de Antônio Prado, no estado do Rio Grande do Sul. Foto de 2021. FIM DA LEGENDA.

4

Seu livro é assim

Este é seu livro de História.

O que eu já sei?

Você vai verificar seus conhecimentos para facilitar os novos estudos.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção O que eu já sei. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Abertura de unidade

Observe e interprete a imagem e converse com os colegas sobre o que vocês vão estudar na unidade.

Primeiros contatos

As atividades vão ajudar você a perceber o que já sabe sobre o tema que será estudado.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a Abertura de unidade e o boxe Primeiros contatos. Página dupla composta por textos, boxe complementar e imagens. Fim da imagem.

Desafio à vista!

Com base em uma questão desafiadora, você vai elaborar hipóteses que serão verificadas ao longo de uma dupla de capítulos.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Desafio à vista. Página composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Você sabia?

Você vai conhecer um pouco mais sobre o assunto estudado.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será o boxe Você sabia? Página composta por textos, boxe complementar e imagens. Fim da imagem.

Investigue

Propostas de investigação para você descobrir novas informações sobre o conteúdo estudado em sala de aula.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será o boxe Investigue. Página composta por textos, boxe complementar e imagens. Fim da imagem.

5

Tempo, tempo...

Você vai organizar acontecimentos utilizando marcadores temporais.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Tempo, tempo. Página composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Explorar fonte histórica

Você vai explorar fontes históricas escritas, visuais, orais e materiais.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Explorar fonte histórica. Página composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Retomando os conhecimentos

Você vai fazer atividades retomando os conhecimentos e verificando o que aprendeu.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Retomando os conhecimentos. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

O que eu aprendi?

Você vai fazer atividades para avaliar os conhecimentos construídos ao longo do ano.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção O que eu aprendi. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Ícones

Neste livro, você encontrará alguns ícones que vão orientar a forma como você deve fazer as atividades. São eles:

Imagem: Ícone: Atividade oral, composto pela ilustração de um balão de fala branco dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.

Atividade oral

Imagem: Ícone: Atividade em grupo, composto pela ilustração de três silhuetas brancas dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.

Atividade em grupo

Imagem: Ícone: Atividade em dupla, composto pela ilustração de duas silhuetas brancas dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.

Atividade em dupla

Imagem: Ícone: Converse com seu colega, composto pela ilustração de dois balões de fala brancos dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.

Converse com seu colega

6

Sumário

• O que eu já sei?, p. 8

Unidade 1. A passagem do tempo, p. 10

• Desafio à vista!, p. 12

1. Tempo do dia a dia, p. 12

2. Calendários, p. 18

• Retomando os conhecimentos, p. 22

• Desafio à vista!, p. 24

3. Memórias dos lugares, p. 24

4. Memórias do seu lugar de viver, p. 30

• Retomando os conhecimentos, p. 34

Unidade 2. A convivência em diferentes tempos, p. 36

• Desafio à vista!, p. 38

5. Formas de convivência, p. 38

6. Organizando a convivência, p. 44

• Retomando os conhecimentos, p. 48

• Desafio à vista!, p. 50

7. Bondes e trens, p. 50

8. Ônibus e automóveis, p. 56

• Retomando os conhecimentos, p. 60

7

Unidade 3. Objetos, memórias e registros, p. 62

• Desafio à vista!, p. 64

9. Diários e cartas, p. 64

10. Álbuns de fotografia, p. 70

• Retomando os conhecimentos, p. 74

• Desafio à vista!, p. 76

11. Objetos domésticos e memória, p. 76

12. Objetos escolares e memória, p. 82

• Retomando os conhecimentos, p. 86

Unidade 4. Trabalho, ambiente e comunidade, p. 88

• Desafio à vista!, p. 90

13. Tipos de trabalhadores, p. 90

14. Trabalhadores nas comunidades, p. 96

• Retomando os conhecimentos, p. 100

• Desafio à vista!, p. 102

15. Trabalho e impacto ambiental, p. 102

16. Impactos ambientais: diversas fontes, p. 108

• Retomando os conhecimentos, p. 112


• O que eu aprendi?, p. 114

• Referências bibliográficas comentadas, p. 118