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Referências bibliográficas comentadas
BACICH, Lilian; MORAN, José (org.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.
Os artigos desse livro apresentam reflexões teóricas e relatos de experiências de trabalho em sala de aula em torno das ideias de “sala de aula invertida”, “ensino personalizado”, “espaços de criação digital”, “rotação de estações” e “ensino híbrido”. Nesse sentido, a obra funciona como uma interessante introdução às metodologias ativas aplicadas à inovação dos processos de ensino e aprendizagem.
BITTENCOURT, Circe M. F. Ensino de História: fundamentos e métodos. 5ª ed. São Paulo: Cortez, 2018.
A obra aborda questões essenciais do ensino e da aprendizagem de História, como as mudanças curriculares ao longo do tempo, os critérios de seleção de conteúdos para cada segmento, os conceitos fundamentais do componente curricular, as noções de tempo, espaço e representação social, a interdisciplinaridade e o trabalho com as fontes, com destaque para as metodologias específicas de análise dos documentos não escritos.
BOSI, Ecléa. Memória e sociedade: lembranças de velhos. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.
Na parte introdutória da obra, a autora propõe uma reflexão teórica sobre os elementos que constituem a memória coletiva. Na segunda parte, apresenta depoimentos, principalmente de paulistanos nascidos há cerca de cem anos, com o intuito de discutir as mudanças vivenciadas pelos moradores da cidade e as memórias afetivas familiares. Por fim, a autora apresenta uma conclusão, relacionando as duas partes anteriores.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC; SEB, 2018.
Esse documento constitui o principal norteador da educação brasileira atualmente. Para a área de Ciências Humanas no Ensino Fundamental, apresenta os fundamentos teóricos e pedagógicos, com destaque para o ensino e a aprendizagem mediados pela abordagem das “Competências Gerais da Educação Básica”, das “Competências Específicas de Ciências Humanas” e, por fim, das “Competências Específicas de História para o Ensino Fundamental”, estas últimas acompanhadas de unidades temáticas, de objetos de conhecimento e de habilidades indicadas para cada ano.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Alfabetização. PNA: Política Nacional de Alfabetização. Brasília: MEC; Sealf, 2019.
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O documento oficial aborda o tema da alfabetização, fundamental para o trabalho com alunos do 1º ao 5º ano. São apresentadas análises de relatórios sobre alfabetização no Brasil e no mundo, bem como marcos históricos e normativos desse processo. Além disso, esse documento discute alguns pressupostos teóricos sobre alfabetização e apresenta planos e metas de trabalho, reforçando a importância de um compromisso de todos os componentes curriculares no processo de alfabetização.
BRASIL. Ministério da Educação. Temas contemporâneos transversais na BNCC: propostas de práticas de implementação. Brasília: MEC; SEB, 2019.
Nesse documento, os temas contemporâneos, apresentados inicialmente na Base Nacional Comum Curricular, foram reorganizados em torno de seis eixos: “Meio ambiente”, “Economia”, “Saúde”, “Cidadania e Civismo”, “Multiculturalismo” e “Ciência e Tecnologia”. Também são apresentadas sugestões de implementação dos temas contemporâneos transversais, com exemplos de trabalho em alguns anos do Ensino Fundamental.
BUENO, Roseli (org.). Objetos & memórias. São Paulo: Editora Novo Século, 2011.
Essa obra apresenta 170 histórias de pessoas e seus vínculos com objetos, com o intuito de explorar os valores sentimentais que condicionam a afetividade e a singularidade dessas pessoas e seus artefatos prediletos.
CHERMAN, Alexandre; VIEIRA, Fernando. O tempo que o tempo tem: por que o ano tem 12 meses e outras curiosidades sobre o calendário. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.
Nesse livro, os autores discutem como se estabeleceu a duração dos meses e das semanas, além de discutir a duração dos anos bissextos. São abordadas inúmeras curiosidades astronômicas e históricas por trás do desenvolvimento dos calendários utilizados pelas mais diversas sociedades.
DONATO, Hernani. História do calendário. São Paulo: Melhoramentos, 1976.
Essa obra aborda a criação dos primeiros calendários em diferentes tempos e espaços, bem como as especificidades dos calendários de acordo com as projeções realizadas por povos distintos. Além disso, discute aspectos culturais como as festas e os rituais relacionados à passagem do tempo para cada povo apresentado.
DUARTE, Regina Horta. História & Natureza. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
Nesse livro, as relações entre as sociedades humanas e o meio natural são discutidas com base em uma perspectiva histórica.
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FERMIANO, Maria B.; SANTOS, Adriane S. Ensino de História para o Fundamental 1: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2014.
Nessa obra, as autoras abordam, de forma clara e exemplificada, temas essenciais como: a construção das noções temporais, o trabalho com documentos, o planejamento curricular e os procedimentos didáticos no cotidiano da sala de aula.
FERREIRA, Mariana; BASSI, Cristina M. A história dos transportes no Brasil. Rio de Janeiro: Editora Horizonte, 2011.
Com a ajuda de mais de 200 fotografias e ilustrações, essa obra aborda, a partir de uma perspectiva histórica, desde a origem até a contemporaneidade, a saga da implementação da rede e dos meios de transporte no país – aéreo, ferroviário, rodoviário e naval.
HADJI, Charles. Avaliação desmistificada. Porto Alegre: Artmed, 2001.
Essa obra tem como foco a importância do conceito de avaliação formativa e seus desdobramentos nos processos de ensino e aprendizagem. Apresenta também alguns tipos de avaliação e as características de cada uma delas, bem como a importância da autoavaliação.
MARTINS, Cleto. Patrimônio cultural: da memória ao sentido do lugar. São Paulo: Roca, 2006.
O autor defende um olhar amplo sobre as produções culturais e sua importância para os criadores locais e os visitantes, reforçando ideais de inclusão social, relacionadas com sustentabilidade e responsabilidade ética e segurança.
SCHMIDT, Maria A.; CAINELLI, M. Ensinar História. 2ª ed. São Paulo: Scipione, 2009.
A proposta desse livro é auxiliar o professor a fazer a ponte entre a teoria do ensino de História e sua realidade.
SILVA, Kalina V.; SILVA, Maciel H. Dicionário de conceitos históricos. 3ª ed. São Paulo: Contexto, 2017.
Cada verbete desse dicionário apresenta a trajetória do conceito histórico abordado e os ganhos e as perdas de significado ao longo do tempo. Além disso, a obra apresenta sugestões para a prática em sala de aula.
ZABALA, Antoni; ARNAU, Lais. Métodos para ensinar competências. Porto Alegre: Penso, 2020.
Os autores apresentam metodologias inovadoras, como a formação de “competências para a vida”, a “metodologia de projetos”, os “centros de interesse”, a “aprendizagem baseada em problemas” e as simulações.