MP025

Nesse momento descobri, sob meus pés, as pedras do calçamento, as mesmas que pisei na infância.

Ecléa Bosi. Memória e sociedade : lembranças de velhos. São Paulo: Companhia das Letras, 1994. p. 444.

Imagem: Fotografia. Destaque de uma rua estreita calçada com pedras e com construções de fachadas antigas, com portas e janelas de madeira e coloridas com acesso direto à rua e arandelas ao lado das portas. Ao fim da rua, uma construção assobradada com sacada e árvores. Fim da imagem.

LEGENDA: Rua no município de Paraty, no estado do Rio de Janeiro. Foto de 2018. FIM DA LEGENDA.

MP026

Seu livro é assim

Este é seu livro de História.

O que eu já sei?

Você vai verificar seus conhecimentos para facilitar seus novos estudos.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção O que eu já sei. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Abertura de unidade

Observe e interprete a imagem e converse com os colegas sobre o que vocês vão estudar na unidade.

Primeiros contatos

As atividades vão ajudar você a perceber o que já sabe sobre o tema que será estudado.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a Abertura de unidade e o boxe Primeiros contatos. Página dupla composta por textos, boxe complementar e imagens. Fim da imagem.

Desafio à vista!

A partir de uma questão problema, você vai elaborar hipóteses que serão verificadas ao longo de uma dupla de capítulos.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Desafio à vista. Página composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Você sabia?

Você vai conhecer um pouco mais sobre o assunto estudado.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será o boxe Você sabia? Página composta por textos, boxe complementar e imagens. Fim da imagem.

Investigue

Propostas de investigação para você descobrir novas informações sobre o conteúdo estudado em sala de aula.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será o boxe Investigue. Página composta por textos, boxe complementar e imagens. Fim da imagem.

Explorar fonte histórica

Você vai explorar fontes históricas escritas, visuais, orais e materiais.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Explorar fonte histórica. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

MP027

Infográfico

Páginas duplas com montagens gráficas interligando visualmente textos e imagens.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Infográfico. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Tempo, tempo...

Você vai organizar acontecimentos utilizando marcadores temporais.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Tempo, tempo. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Retomando os conhecimentos

Você vai fazer atividades retomando os conhecimentos e verificando o que aprendeu.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Retomando os conhecimentos. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

O que eu aprendi?

Você vai fazer atividades para avaliar os conhecimentos construídos ao longo do ano.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção O que eu aprendi. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Ícones

Neste livro, você encontrará alguns ícones que vão orientar a forma como você deve fazer as atividades. São eles:

Imagem: Ícone: Atividade oral, composto pela ilustração de um balão de fala branco dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.

Atividade oral

Imagem: Ícone: Atividade em dupla, composto pela ilustração de duas silhuetas brancas dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.

Atividade em dupla

Imagem: Ícone: Atividade em grupo, composto pela ilustração de três silhuetas brancas dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.

Atividade em grupo

Imagem: Ícone: Converse com seu colega, composto pela ilustração de dois balões de fala brancos dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.

Converse com seu colega

MP028

Sumário

• O que eu já sei?, p. 8

Unidade 1. Os grupos sociais na história do município, p. 10

• Desafio à vista!, p. 12

1. Os grupos sociais na formação do município, p. 12

2. Fontes históricas e acontecimentos no município, p. 20

• Retomando os conhecimentos, p. 26

• Desafio à vista!, p. 28

3. Grupos sociais e influências culturais, p. 28

4. Eventos marcantes do município, p. 36

• Retomando os conhecimentos, p. 42

Unidade 2. Cultura, patrimônio e marcos históricos, p. 44

• Desafio à vista!, p. 46

5. Cultura material e imaterial, p. 46

6. Os patrimônios culturais, p. 52

• Retomando os conhecimentos, p. 60

• Desafio à vista!, p. 62

7. Marcos históricos, p. 62

8. Lembranças das praças, p. 72

• Retomando os conhecimentos, p. 78

MP029

Unidade 3. Trabalhadores do campo e da cidade em diferentes tempos, p. 80

• Desafio à vista!, p. 82

9. Trabalhadores do campo, p. 82

10. Trabalhadores da cidade, p. 88

• Retomando os conhecimentos, p. 96

• Desafio à vista!, p. 98

11. A vida nas cidades, p. 98

12. A vida no campo, p. 106

• Retomando os conhecimentos, p. 112

Unidade 4. Espaços públicos e privados no passado e no presente, p. 114

• Desafio à vista!, p. 116

13. Espaço privado e espaço público, p. 116

14. Os espaços públicos em diferentes tempos, p. 124

• Retomando os conhecimentos, p. 130

• Desafio à vista!, p. 132

15. Os serviços públicos, p. 132

16. A obtenção de água em diferentes tempos, p. 136

• Retomando os conhecimentos, p. 144

• O que eu aprendi?, p. 146

• Referências bibliográficas comentadas, p. 150