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Referências bibliográficas comentadas
BACICH, Lilian; MORAN, José (org.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.
Os artigos desse livro apresentam reflexões teóricas e relatos de experiência de trabalho em sala de aula em torno das ideias de “sala de aula invertida”, “ensino personalizado”, “espaços de criação digital”, “rotação de estações” e “ensino híbrido”. Nesse sentido, essa obra funciona como uma interessante introdução às metodologias ativas aplicada à inovação dos processos de ensino e aprendizagem.
BITTENCOURT, Circe M. F. Ensino de História: fundamentos e métodos. 5ª ed. São Paulo: Cortez, 2018.
Essa obra aborda questões essenciais do ensino e da aprendizagem de História, como: as mudanças curriculares ao longo do tempo, os critérios de seleção de conteúdos para cada segmento, os conceitos fundamentais do componente curricular, as noções de tempo, espaço e representação social, a interdisciplinaridade e o trabalho com as fontes, com destaque para as metodologias específicas de análise dos documentos não escritos.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC; SEB, 2018.
Esse documento constitui o principal norteador da educação brasileira atualmente. Para a área de Ciências Humanas no Ensino Fundamental, apresenta fundamentos teóricos e pedagógicos, com destaque para o ensino e a aprendizagem mediados pela abordagem das “Competências Gerais da Educação Básica”, das “Competências específicas de Ciências Humanas” e, por fim, das “Competências Específicas de História para o Ensino Fundamental”, sendo estas últimas acompanhadas de unidades temáticas, de objetos de conhecimento e de habilidades indicadas para cada ano.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Alfabetização. PNA: Política Nacional de Alfabetização. Brasília: MEC/Sealf, 2019.
O documento oficial aborda o tema da alfabetização, fundamental para o trabalho com os alunos do 1º ao 5º ano. São apresentadas análises de relatórios sobre alfabetização no Brasil e no mundo, bem como marcos históricos e normativos desse processo. Além disso, esse documento discute alguns pressupostos teóricos sobre alfabetização e apresenta planos e metas de trabalho, reforçando a importância de um compromisso de todos os componentes curriculares no processo de alfabetização.
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BRASIL. Ministério da Educação. Temas contemporâneos transversais na BNCC: propostas de práticas de implementação. Brasília: MEC; SEB, 2019.
Nesse documento, os temas contemporâneos, apresentados inicialmente na Base Nacional Comum Curricular, foram reorganizados em torno de seis eixos, como “Meio ambiente”, “Economia”, “Saúde”, “Cidadania e Civismo”, “Multiculturalismo” e “Ciência e Tecnologia”. Também são apresentadas sugestões de implementação dos temas contemporâneos transversais, com exemplos de trabalho em alguns anos do Ensino Fundamental.
DEL PRIORE, Mary. História das crianças no Brasil. São Paulo: Contexto, 1997.
Essa obra reúne textos de diferentes pesquisadores – historiadores, sociólogos e antropólogos – que tratam da história da criança em diferentes contextos ao longo do tempo, preocupados também com relações entre o passado e a condição contemporânea das crianças. Ganham destaque os pequenos viajantes presentes nas embarcações do século XVI, os indígenas catequizados pelos jesuítas, as crianças escravizadas, os pequenos operários no início do século XX, os brinquedos e as brincadeiras de indígenas e de descendentes de africanos e europeus.
FERMIANO, Maria B.; SANTOS, Adriane S. Ensino de História para o Fundamental 1: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2014.
Nessa obra as autoras abordam, de forma clara e exemplificada, temas essenciais como: a construção das noções temporais, o trabalho com documentos, o planejamento curricular e os procedimentos didáticos no cotidiano da sala de aula.
LEMOS, Carlos. Como nasceram as cidades brasileiras. São Paulo: Studio Nobel, 2016.
O autor aborda a origem de trinta e seis cidades brasileiras, bem como as mudanças que sofreram ao longo de cinco séculos. Essa obra acompanha essas cidades desde a fundação até os tempos atuais, refletindo sobre as transformações vividas pelos seus habitantes, envolvendo situações cotidianas, políticas, econômicas e sociais. Nesse sentido, a obra se apresenta como um importante referencial de estudo para o tema “Vida nas cidades”.
MAZOYER, Marcel. História das agriculturas no mundo: do neolítico à crise contemporânea. São Paulo: Editora Unesp; Brasília: Nead, 2010.
Como o título sugere, essa obra trata da história da agricultura em diferentes tempos e espaços. Sugerimos, especialmente, a leitura do capítulo 2, intitulado “Hominização e agricultura”, que aborda a diversificação dos hominínios, o processo de hominização e a criação da agricultura, uma interessante fonte de estudo para o tema “Primeiros agrupamentos humanos”.
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SCHMIDT, Maria A.; CAINELLI, M. Ensinar História. 2ª ed. São Paulo: Scipione, 2009.
A proposta desse livro é auxiliar o professor a fazer a ponte entre a teoria do ensino de História e sua realidade. Para isso, são abordados temas como a importância da temporalidade no ensino de História, o trabalho com fontes históricas, o patrimônio histórico e a história oral. A obra oferece muitos textos complementares para leitura e discussão, garantindo o contato com a bibliografia básica sobre o ensino de História.
SEVCENKO, Nicolau (org.). História da vida privada no Brasil. v. 3. República: da Belle Époque à Era do Rádio. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.
Trata-se de uma coletânea de artigos sobre o recorte da vida privada dos brasileiros na última década do século XIX e nas primeiras décadas do século XX. Indicamos, especialmente, a leitura do capítulo 3, intitulado “Imigrantes: a vida privada dos pobres do campo”, de Zuleika Alvim. A autora aborda diversos temas ligados ao assunto das “Migrações”: a crise na Europa, a política de atração de imigrantes realizada pelo Brasil, as condições de viagem, o estranhamento da alimentação e da moradia e as influências culturais dos imigrantes na cultura brasileira.
SILVA, Kalina V.; SILVA, Maciel H. Dicionário de conceitos históricos. 3ª ed. São Paulo: Contexto, 2017.
Nesse dicionário, são apresentados três tipos de conceito: os que se referem a contextos históricos específicos, como “colonização portuguesa no Brasil”; as categorias de análise, conceitos mais abrangentes que servem para diferentes períodos da História, como “democracia”, “monarquia” etc.; e, por fim, os conceitos que são instrumentais para o ofício do historiador, como “fontes históricas”, “história oral” e “patrimônio histórico”. Cada verbete apresenta a trajetória do conceito e os ganhos e as perdas de significado ao longo do tempo. Além disso, a obra apresenta sugestões para a prática em sala de aula.
ZABALA, Antoni; ARNAU, Lais. Métodos para ensinar competências. Porto Alegre: Penso, 2020.
Essa obra apresenta algumas facetas do ensino por competências, perspectiva presente também na Base Nacional Comum Curricular. Os autores apresentam metodologias inovadoras, como a formação de “competências para a vida”, “metodologia de projetos”, os “centros de interesse”, a “aprendizagem baseada em problemas” e as simulações, analisadas a partir do conhecimento atualizado a respeito dos processos de aprendizagens.