3

A cidadania expressa um conjunto de direitos que dá à pessoa a possibilidade de participar ativamente da vida e do governo de seu povo.

Dalmo de Abreu Dallari. Direitos humanos e cidadania. São Paulo: Moderna, 1998. p. 14.

Imagem: Fotografia. Um senhor de pele clara, grisalho, de camisa xadrez e calça está de pé diante de uma mesa que apresenta uma estrutura de uma pequena cabine com a inscrição “JUSTIÇA ELEITORAL. CABINE DE VOTAÇÃO” e um brasão ao centro.  Fim da imagem.

LEGENDA: Idoso votando em cabina de votação no município do Rio de Janeiro, estado do Rio de Janeiro. Foto de 2018. FIM DA LEGENDA.

4

Seu livro é assim

Este é seu livro de História.

O que eu já sei?

Você vai verificar seus conhecimentos para facilitar os novos estudos.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção O que eu já sei. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Abertura de unidade

Observe e interprete a imagem e converse com os colegas sobre o que vocês vão estudar na unidade.

Primeiros contatos

As atividades vão ajudar você a perceber o que já sabe sobre o tema que será estudado.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a Abertura de unidade e o boxe Primeiros contatos. Página dupla composta por textos, boxe complementar e imagens. Fim da imagem.

Desafio à vista!

Com base em uma questão desafiadora, você elaborará hipóteses que serão verificadas ao longo de uma dupla de capítulos.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Desafio à vista. Página composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Você sabia?

Você vai conhecer um pouco mais sobre o assunto estudado.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será o boxe Você sabia? Página composta por textos, boxe complementar e imagens. Fim da imagem.

Investigue

Propostas de investigação para você descobrir novas informações sobre o conteúdo estudado em sala de aula.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será o boxe Investigue. Página composta por textos, boxe complementar e imagens. Fim da imagem.

Explorar fonte histórica

Você vai explorar fontes históricas escritas, visuais, orais e materiais.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Explorar fonte histórica. Página composta por textos e imagens. Fim da imagem.

5

Infográfico

Páginas duplas com montagens gráficas interligando visualmente textos e imagens.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Infográfico. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Tempo, tempo...

Você vai organizar acontecimentos utilizando marcadores temporais.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Tempo, tempo. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Retomando os conhecimentos

Você vai fazer atividades retomando os conhecimentos e verificando o que aprendeu.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Retomando os conhecimentos. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

O que eu aprendi?

Você vai fazer atividades para avaliar os conhecimentos construídos ao longo do ano.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção O que eu aprendi. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Boxe complementar:

Ícones

Neste livro, você encontrará alguns ícones que vão orientar a forma como você deve fazer as atividades. São eles:

Imagem: Ícone: Atividade oral, composto pela ilustração de um balão de fala branco dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.

Atividade oral

Imagem: Ícone: Atividade em dupla, composto pela ilustração de duas silhuetas brancas dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.

Atividade em dupla

Imagem: Ícone: Atividade em grupo, composto pela ilustração de três silhuetas brancas dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.

Atividade em grupo

Imagem: Ícone: Converse com seu colega, composto pela ilustração de dois balões de fala brancos dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.

Converse com seu colega

Fim do complemento.

6

Sumário

• O que eu já sei?, p. 8

Unidade 1. A formação dos povos, p. 10

• Desafio à vista!, p. 12

1. Os egípcios antigos, p. 12

2. Os chineses antigos, p. 22

• Retomando os conhecimentos, p. 28

• Desafio à vista!, p. 30

3. O tempo e as atividades humanas, p. 30

4. Diversos povos, diversos calendários, p. 36

• Retomando os conhecimentos, p. 44

Unidade 2. Cidade e memória, p. 46

• Desafio à vista!, p. 48

5. Marcos da memória, p. 48

6. Diversos marcos, p. 56

• Retomando os conhecimentos, p. 68

• Desafio à vista!, p. 70

7. Impactos ambientais nas cidades, p. 70

8. Os dejetos domésticos, p. 76

• Retomando os conhecimentos, p. 80

7

Unidade 3. Tecnologia, cotidiano e linguagens, p. 82

• Desafio à vista!, p. 84

9. A automação e a vida cotidiana, p. 84

10. Mudanças no trabalho, p. 92

• Retomando os conhecimentos, p. 102

• Desafio à vista!, p. 104

11. As diferentes linguagens, p. 104

12. Os povos e as linguagens, p. 110

• Retomando os conhecimentos, p. 116

Unidade 4. Patrimônio e cidadania, p. 118

• Desafio à vista!, p. 120

13. Patrimônio Material e Imaterial da Humanidade, p. 120

14. Patrimônio Mundial no Brasil, p. 128

• Retomando os conhecimentos, p. 136

• Desafio à vista!, p. 138

15. Cidadania, p. 138

16. Cidadania no Brasil, p. 146

• Retomando os conhecimentos, p. 152


• O que eu aprendi?, p. 154

• Referências bibliográficas comentadas, p. 158