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Traz reflexões sobre a inclusão do parkour como tema de discussão nas aulas de Educação Física escolar.

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Apresenta pesquisa realizada sobre o consumo de jogos eletrônicos pelo público infantil em sua vida cotidiana.

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Traz uma reflexão sobre as representações do feminino e do masculino na dança cênica ocidental, das origens do balé à contemporaneidade.

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Apresenta a evolução tecnológica dos jogos eletrônicos, a apropriação e a utilização dos games em áreas do conhecimento como Educação e Comunicação.

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Apresenta a evolução da tecnologia de jogos, desde a origem em laboratórios de centros de pesquisa até o surgimento dos consoles e dos .

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Teoriza a relação entre estética e política através da cinestesia para argumentar que os princípios fundamentais da dança de rua rompem com as divisões conceituais de coletivo/individual, inovação/tradição, som/movimento e coreografia/improvisação.

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Traz a fundamentação e pressupostos dos temas como direitos de aprendizagem.

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Apresenta a definição, a classificação e a vocação social dos jogos. Mostra a associação das atitudes elementares que comandam os jogos: competição, sorte, simulacro e vertigem.

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Apresenta a teoria do processamento de informações como uma fórma de aprendizagem de habilidades motoras.

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Apresenta a origem da ginástica, relacionando a modalidade com os jogos olímpicos e questões sociais.

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Analisa as relações entre o jogo e as mídias, propondo a transformação da virtualidade em uma experiência corporal educativa na escola.

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Apresenta a preparação do esportista e aborda o treinamento físico em diferentes contextos.

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Apresenta propostas pedagógicas para o ensino de unidades temáticas na Educação Física escolar.

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Apresenta a evolução dos jogos eletrônicos, especificamente dos jogos .

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Aborda o surgimento da dança e o seu desenvolvimento até os dias de hoje. Apresenta a dança com base em suas características fundamentais e suas classificações, de ritual a entretenimento.

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Apresenta relatos de experiências de danças urbanas como ferramenta pedagógica na escola.

FORTES, M. de S. R.; MARSON, R. A.; MARTINEZ, E. C. Comparação de desempenho físico entre homens e mulheres: revisão de literatura. Revista Mineira de Educação Física, Viçosa, volume 23, número 2, página 54-69, 2015. Disponível em: https://oeds.link/43WZh1. Acesso em: 22 abril 2022.

Discorre acerca das diferenças no desempenho físico decorrentes do sexo feminino ou masculino.

GARCIA, L. F. As lutas na Educação Física escolar: o desafio é ensinar! Bauru: Faculdade de Ciências; Universidade Estadual Paulista, 2020.

Conceitua e caracteriza as lutas e apresenta as orientações sobre jogos de lutas do kung fu, huka-huka e capoeira.

GAYA, A. R. et al. Projeto Esporte Brasil: manual de medidas, testes e avaliações. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2021.

Material de apoio ao professor de Educação Física de crianças e adolescentes para que possa avaliar padrões de crescimento corporal e aptidão física para a saúde e para o desempenho esportivo.

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Discute a organização do trabalho pedagógico a partir da classificação dos esportes.

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Realça os conceitos de dança de rua e danças urbanas, debatendo sobre suas vertentes conceituais.

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Trata do papel da atividade física na promoção da saúde e apresenta alternativas práticas de prescrição e orientação de programas de exercício físico.

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Aborda a natureza e o significado do jogo como fenômeno cultural, como expressão da linguagem.

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Apresenta uma experiência sobre o trabalho com o huka-hukana Educação Física escolar no Ensino Fundamental e o universo cultural dos povos do Xingu.

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Aporte teórico que auxilia em conhecimentos para profissionais que atuam no esporte educacional, explorando tópicos como ginástica, dança e atividades circenses.

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Narra a história e a trajetória da capoeira como patrimônio cultural imaterial do Brasil.

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Apresenta elementos da capoeira e os relaciona à perspectiva da cultura corporal da Educação Física.

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Apresenta o ensino da capoeira como prática pedagógica no Ensino Fundamental e como meio de valorização da cultura nacional e apresenta os tipos de capoeira no Brasil.

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Apresenta o processo histórico do atletismo no mundo, relacionando o esporte com os jogos olímpicos e certas questões sociais, além de apresentar seu caráter contemporâneo.

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Apresenta as orientações relacionadas à quantidade de atividade física necessária para manter um comportamento ativo nas diferentes faixas etárias e alerta para os perigos do sedentarismo.

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Analisa a construção de narrativas transmídias nos jogos eletrônicos, tendo como objeto de estudo o game League of Legendscomo jogo e esporte eletrônico para avaliar essas narrativas.

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Propõe introduzir os leitores aos esportes radicais, de aventura e de ação por meio de propostas pedagógicas na Educação Física.

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Propõe uma leitura crítica da dança urbana.

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Apresenta a sistematização de conteúdos fundamentando-se em pressupostos de não linearidade na prática pedagógica.

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Registra alguns aspectos que configuram a construção da identidade de jovens que estudam em uma escola pública de Santos.

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Discute as características e os benefícios que podem ser proporcionados pela prática do treinamento funcional.

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Analisa os elementos da lógica interna do parkour para o campo da Educação Física pela praxiologia motriz.

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Traz os conceitos de esporte educacional, de participação e de rendimento e contextualiza a classificação dos esportes.

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Traz os fundamentos teórico-metodológicos e as fórmas de incluir as inovações das práticas corporais de aventura em diferentes realidades.

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Traz elementos pedagógicos e lúdicos a serem desenvolvidos no ensino da capoeira na Educação Física escolar.

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Traz jogos motores como propostas para o ensino de jogos eletrônicos e a criação e postagem de vídeos sobre os jogos elaborados em plataforma digital.