UNIDADE TEMÁTICA 4 CONDICIONAMENTO FÍSICO NA ACADEMIA E NO TRABALHO

Raio-xis da unidade

Competências da Bê êne cê cê

Competências gerais da Educação Básica: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10.

Competências específicas de Linguagens para o Ensino Fundamental: 2, 3, 4, 5 e 6.

Competências específicas de Educação Física para o Ensino Fundamental: 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10.

Habilidades de Educação Física da Unidade Temática

(ê éfe seis sete ê éfe zero oito) Experimentar e fruir exercícios físicos que solicitem diferentes capacidades físicas, identificando seus tipos (fôrça, velocidade, resistência, flexibilidade) e as sensações corporais provocadas pela sua prática.

(ê éfe seis sete ê éfe zero nove) Construir, coletivamente, procedimentos e normas de convívio que viabilizem a participação de todos na prática de exercícios físicos, com o objetivo de promover a saúde.

(ê éfe seis sete ê éfe um zero) Diferenciar exercício físico de atividade física e propor alternativas para a prática de exercícios físicos dentro e fóra do ambiente escolar.

O que veremos nesta unidade

Esta unidade tem o objetivo de aprofundar os conhecimentos referentes às ginásticas de condicionamento físico, abordando a ginástica localizada, comumente praticada nas academias, e a ginástica laboral, presente nos ambientes de trabalho.

Falaremos sobre a mídia e os padrões de corpo e de beleza, analisando criticamente os modelos apresentados pela mídia e discutindo posturas consumistas e preconcei­tuosas. Traremos, também, dicas sobre como cuidar da postura dos estudantes dentro e fóra da sala de aula.

Apresentaremos as conexões entre o corpo humano e as artes visuais, sugerindo a apreciação de algumas ilustrações florais a imagens detalhadas do corpo humano, que dão vida nova às páginas de antigos dicionários.

Além disso, propusemos a construção de halteres com garrafas péti para utilizá-las como sobrecarga nas aulas de Educação Física ou em casa.

Para finalizar, os estudantes vão organizar uma sessão de ginástica laboral para a comunidade escolar e visitar com os familiares uma academia do bairro onde moram.

De ôlho nas imagens

Orientação para acessibilidade

Caso haja estudantes cegos na turma, é necessário que as imagens sejam descritas oralmente. Se houver possibilidade, utilize o recurso de audiodescrição.

Apresente as imagens desta página ou outras de sua preferência, que representem diversos tipos de exercícios físicos e de atividades físicas.

Fotografia 1. Homem usando camiseta cinza e bermuda verde. Ele está pulando corda em uma área para pedestres ao lado de uma rodovia.
Homem realiza atividade física de saltar corda.
Fotografia que mostra uma sequência. 
1. Mulher usando regata rosa e calça preta. Ela está com os braços esticados para baixo, apoiados em um colchonete fino. As pernas estão esticadas, apoiadas na ponta dos pés e seu tronco está levemente levantado. 
2. Ela abaixa o tronco com as costas retas e os cotovelos dobrados.
Mulher faz flexão de braços.

Relembre com os estudantes as diferenças entre exercício físico e atividade física, estudadas no 6º ano. Com base nas perguntas sugeridas a seguir, identifique o conhecimento prévio da turma, podendo ampliar o debate conforme o interesse e as reflexões geradas.

  • Você já praticou algum desses movimentos?
  • Identifique quais capacidades físicas são estimuladas por esses movimentos.
  • Explique o que é atividade física e o que é exercício físico, dando exemplos.

Analise as respostas dos estudantes, verificando o que já conhecem sobre atividade física, exercício físico e capacidades físicas.

Sugerimos que, durante o compartilhamento das respostas, seja feito um registro na lousa com a definição de atividade física e de exercício físico, utilizando, para isso, as falas e os exemplos dados pelos estudantes, com o objetivo de promover uma recapitulação desses conteúdos e destacar que os exercícios físicos são atividades físicas estruturadas, planejadas e praticadas com regularidade e têm o objetivo de melhorar a saúde geral e o condicionamento físico de quem os pratica.

Em seguida, observe se os estudantes já conhecem os exercícios das imagens e se reconhecem quais capacidades físicas são solicitadas por eles. Caso seja necessário, retome as explicações sobre as capacidades físicas e esclareça que o saltar corda prioriza a resistência, e a flexão de braços prioriza a fôrça e a resistência.

Por dentro do tema

No 6º ano, introduzimos as ginásticas de condicionamento físico com a ginástica funcional e as academias ao ar livre (á á éle). Se necessário, passe o assunto novamente aos estudantes. Em seguida, em continuidade, vamos ampliar as descobertas dos estudantes, tratando da ginástica localizada. Essa manifestação corporal foi escolhida por ser considerada uma das fórmas mais tradicionais e populares de prática do exercício físico.

Nesta seção, vamos conceituar a ginástica localizada, explicar as indicações de repetições, séries e descanso para o treinamento, apresentar os grupos musculares do corpo, esclarecer sobre a individualidade biológica, elencar alguns benefícios da prática dessa modalidade de ginástica e identificar alguns equipamentos simples para sobrecarga de treino. Na sequência, os estudantes serão convidados a refletir sobre a influência da mídia na definição de padrões de corpo e de beleza.

Sugerimos que faça a leitura desta seção com os estudantes, mostrando as imagens, os vídeos e os sites indicados, se possível, para o aprofundamento dos temas e enriquecimento das aprendizagens.

Ginástica localizada

A ginástica localizada, que surgiu na segunda metade da década de 1980, foi desenvolvida a partir dos fundamentos teóricos da musculação e da calistenia, que por sua vez se originou da escola de ginástica sueca.

Segundo Vieira (2020), essa modalidade de ginástica é um método de condicionamento físico que consiste na realização de determinado número de repetições e séries de exercícios físicos com a finalidade de desenvolver a fôrça e a resistência muscular localizada de um músculo ou de um grupamento muscular, tornando-o mais tonificado e resistente à fadiga.

As aulas são realizadas em grupos e com acompanhamento musical, muitas vezes determinando o ritmo dos movimentos. As recomendações sobre o número de repetições, séries, intervalos de descanso e frequência semanal de treino são:

  • Repetições: são recomendadas de 8 a 12 repetições para ganhos de fôrça e de 12 a 20 repetições para treinamentos de resistência muscular localizada. Durante as aulas de ginástica localizada devemos observar a fadiga acentuada (cansaço) e a redução da qualidade de execução dos movimentos, adequando o número de repetições.
  • Séries: duas a 3.
  • Intervalos de descanso: de 30 a 60 segundos entre as séries.
  • Frequência semanal: de duas a 3 vezes por semana.
Fotografia 1. Quatro mulheres e um homem em uma academia. Elas usam regata rosa ou vermelha e calça legging ou bermuda pretas. Ele está de regata cinza e bermuda preta. Todos estão com o tronco reto, as mãos na cintura e a perna esquerda para frente com o joelho flexionado. A perna direita está flexionada para trás, com o joelho próximo do chão.
Composição de fotografia e ilustração. Imagem 2. Mulher usando collant azul. Ela está com o tronco reto, as mãos na cintura, a perna esquerda flexionada para frente e a perna direita flexionada para trás, o joelho próximo do chão. Abaixo da cintura, a fotografia se transforma em ilustração e dá destaque para os músculos trabalhados nesse exercício físico: Glúteo médio, Glúteo máximo.  Na parte de trás da coxa: Adutor longo, Adutor magno, Semimembranoso, Semitendinoso. Na parte frontal da coxa: Vasto lateral, Reto femoral, Bíceps femoral, Vasto medial.
1. Ginástica localizada: ao praticar o exercício, vários músculos são fortalecidos. 2. Veja quais músculos são trabalhados durante o exercício apresentado na imagem 1.

Fonte: Saladín, Quênef. Anatomy & Physiology: The Unity of Form and Function. terceira. edição. Nova iórque: McGraw­‑Hill, 2003. página. 333, 376 e 378.

Embora o principal objetivo da ginástica localizada seja a tonificação dos músculos, aumentando a fôrça e a resistência muscular, a melhora da função do sistema cardiovascular também acontece.

O nosso corpo é formado por cêrca de 600 músculos, que atuam em conjunto com ossos, articulações e tendões para permitir diversos movimentos. Se possível e se considerar pertinente, retome os conhecimentos sobre a integração dos sistemas locomotor e nervoso, apresentados no livro do 6º ano.

De maneira simplificada, os grupamentos musculares podem ser associados da seguinte fórma: músculos da cabeça e do pescoço, músculos do tórax e do abdômen, músculos dos membros superiores e músculos dos membros inferiores. Para complementar e tornar esse aprendizado mais concreto, apresente imagens ou proponha uma pesquisa sobre os grupos musculares citados e o nome de cada músculo que os compõe. No rréchitégui (cerquilha, sustenido)FiqueLigado da próxima página indicamos um site que pode ser usado para a pesquisa dos estudantes sobre grupos musculares.

rréchitégui (cerquilha, sustenido)FiqueLigado

Pesquise na internet o site sugerido a seguir e apresente-o aos estudantes.

JULIANA, Diana. Sistema muscular. Toda Matéria. Nesse site, os estudantes vão conhecer mais cada um dos grupos musculares, o nome dos músculos que os compõem e suas funções no corpo humano.

Comente com os estudantes que cada pessoa responde de fórma única aos estímulos dos exercícios físicos, graças à individualidade biológica, fenômeno que explica a variabilidade entre indivíduos da mesma espécie, garantindo que não existam pessoas iguais.

Isso ocorre porque cada ser humano tem uma estrutura e uma formação física e psíquica própria, o que ajuda a compreender a diversidade humana. Desse modo, é preciso analisar as características e as necessidades individuais dos praticantes nas propostas práticas, sabendo que não existe uma fórma de treino ideal que produza resultados ótimos para todos.

A seguir, apresentamos alguns dos principais benefícios da prática regular da ginástica localizada.

  • Melhora da postura: a partir de ampla gama de exercícios, a ginástica localizada treina o corpo todo de fórma equilibrada, contribuindo para a melhora postural.
  • Melhora das capacidades físicas: ela contribui para a melhora da agilidade, do equilíbrio, da coordenação motora, da fôrça, da resistência etcétera.
  • Prevenção a possíveis lesões: por fortalecer músculos, ligamentos e tendões, a ginástica localizada pode ajudar a reduzir lesões.
  • Auxilia no emagrecimento: ela proporciona maior perda de gordura, além de tonificar o corpo e auxiliar o sistema cardiorrespiratório.

Para praticar esse tipo de ginástica, podemos contar com o peso do nosso próprio corpo ou com a ajuda de alguns equipamentos de sobrecarga, que são usados para intensificar o trabalho, tais como: faixas elásticas, cordas, halteres, tornozeleiras, bastões, medicine balls, steps, entre outros.

Fotografia 1. Homem de barba usando camiseta cinza. Ele está se exercitando com uma faixa elástica, puxando-a para cima com as duas mãos. Seus músculos estão contraídos.
Fotografia 2. Mulher usando faixa branca na cabeça, top laranja e calça verde. Ela está com o braço direito flexionado e segura na mão um pequeno peso. O braço esquerdo está levantado, com a mão fechada.
Fotografia 3. Diversas pessoas em uma academia. Elas estão vestidas de diferentes formas, com camiseta, regata ou blusa; bermuda ou calça. Usam tênis e têm a perna direita, com o joelho flexionado, em cima de um step.
1. Homem pratica exercício com uso de faixa elástica. 2. Mulher pratica exercício com uso de halteres. 3. Grupo de adultos utilizando os steps.

Construção de halteres utilizando garrafas PET

Utilizar halteres nas aulas de Educação Física ou em casa pode ser uma ótima opção para criar sobrecarga e intensidade para os treinos. Isso vai colaborar com os ganhos de força e resistência muscular.

Materiais: fita isolante adesiva, cola, tesoura escolar, areia fina ou grossa, 4 garrafas PET de 2 ou 3 litros, bastão de madeira ou tubo plástico resistente.

Procedimento

1. Com a orientação e sob a supervisão do professor ou de um responsável, corte as partes superior e inferior de uma garrafa de plástico.

2. Junte as duas partes usando cola e fita isolante adesiva. Repita a operação com outra garrafa.

3. Em seguida, encha cada uma das partes com areia.

4. Una as extremidades (as bocas das garrafas) com bastão ou vara de madeira.

5. Para finalizar, passe fita isolante nas extremidades que foram unidas.

Halteres feitos com garrafas PET e outros materiais

Imagem de sequência demonstrando a construção de halteres. 1: partes superior e inferior de uma garrada PET sendo cortadas; 2: junção das partes com cola e fita adesiva; 3: a peça resultante é preenchida com areia; 4: duas peças cheias de areia são unidas pela boca das garrafas com um pedaço curto de vara de madeira encaixado entre elas; 5: a área de união entre as garrafas e a junção das partes inferior e superior de cada uma delas são reforçadas com fita isolante.

Fonte: Como fazer em casa.

A mídia e os padrões de corpo e beleza

A mídia difunde um padrão de corpo e de beleza por meio dos corpos que exibe, seja em revistas, outdoors, novelas, comerciais de tê vê ou redes sociais. Assim, podemos observar que o modelo de beleza que a sociedade tem atualmente é determinado pela mídia e trata-se de um corpo magro e definido, além de seios e bumbum volumosos para as mulheres e um corpo musculoso para os homens.

A indústria fitness (beleza, moda e cosméticos) também exerce grande influência sobre os padrões de corpo e de beleza com o objetivo de atender às necessidades do mundo do glamour e da moda.

Homens e mulheres se sentem pressionados a se encaixar nesses padrões para se sentirem bonitos e aceitos socialmente. Por isso, passam a consumir certos produtos para serem valorizados.

O resultado disso é a preocupação exacerbada que os indivíduos passam a ter com o corpo, buscando aproximar sua fórma física da idealizada pela mídia para atender aos padrões de beleza vigentes. Acabam exagerando na prática de exercícios físicos, dietas, medicamentos e suplementos sem orientação adequada; recorrem às cirurgias plásticas e supervalorizam roupas e maquiagens, por exemplo, rendendo-se ao consumismo desnecessário (BARBOSA E SILVA, 2016).

rréchitégui (cerquilha, sustenido)FiqueLigado

Para aprofundamento do tema, pesquise vídeos na internet que esclareçam mais sobre os padrões de beleza divulgados pelos meios de comunicação, que impõem a ditadura da beleza. Como sugestão, pesquise o vídeo Padrões de beleza, do canal Professora Soraia Mattos. Disponível em: https://oeds.link/2WjrWb. Acesso em: 19 abril 2023.

Avaliando em diferentes linguagens

Observe o mapa mental a seguir.

Mapa mental
No centro do mapa há um balão com o texto PADRÃO DE BELEZA E SOCIEDADE. Dele, partem setas que levam a todos os outros balões.

PADRÃO BRASILEIRO. Desse balão saem duas setas que levam a outros dois balões. 
1. Homens e mulheres buscam adequação por um padrão corporal socialmente imposto. 
2. Padrão estético ‘’ideal’’ que historicamente associa homens e mulheres e beleza e, por sua vez, coloca-se avesso à feiura, hoje ligada à gordura e ao envelhecimento.

PROCEDIMENTOS
O sexo feminino compõe cerca de 90% das intervenções cirúrgicas estéticas no Brasil. 
Lipoaspiração
Prótese e redução mamária
Plástica de abdômen
Rejuvenescimento de face

OBSESSÃO VIRA DOENÇA. Desse balão saem setas que levam a outros três balões.
Bulimia
Anorexia
Vigorexia

O CORPO BELO. Imaginário e anseio das pessoas que cada vez mais investem recursos para conquistar tal beleza.

O PADRÃO IDEAL. Prática observada nas sociedades ocidentais desde a Antiguidade clássica. 
Do balão parte uma seta que leva a um quadro:
Criado e modificado conforme os costumes de cada época.

O QUE REALMENTE IMPORTA. A beleza começa no momento em que você decide ser você mesmo.

Fonte: Mídia ispéctrum.

Convide os estudantes a refletir sobre a necessidade da desconstrução desses padrões de corpo e beleza, evitando buscar modelos ilusórios que ditam como as pessoas devem ser. Cada pessoa tem uma beleza única e precisa ser aceita de fórma natural, entendendo o corpo como um meio de conhecer e interagir com o mundo.

Ilustração. Diversas mulheres, de maiô ou biquíni, expondo corpos diferentes: magro ou com sobrepeso, alto ou baixo, com vitiligo, com tatuagens, com prótese em uma das pernas.
Várias campanhas foram criadas em diversos países para incentivar as mulheres a valorizar o próprio corpo, a sua beleza natural, sem se prender a padrões estéticos.

Este assunto estabelece diálogo com os Temas Contemporâneos Transversais (tê cê tês) Saúde e Educação para o consumo (BRASIL, 2019). Amplie as discussões com os estudantes, com base nas seguintes reflexões:

  • Você já se sentiu insatisfeito ou com vergonha do próprio corpo?
  • Com que frequência você faz julgamentos sobre os corpos de outras pessoas?
  • Você tem consumido produtos de beleza ou de moda em excesso?
  • Você já fez dieta sem orientação adequada, visando a um modelo de corpo magro?

Em roda de conversa, verifique se as respostas da turma convergem com os problemas gerados pela imposição de padrões de corpo e beleza e problematize a importância da grande variedade de corpos, tendo a saúde como prioridade. Promova uma colagem coletiva sobre a diversidade de modelos de corpos, buscando exemplos em jornais, revistas e panfletos de propagandas, que ajudem os estudantes a compreenderem-se na diversidade humana e a se apreciarem, cuidando da saúde física e emocional. É possível também propor a construção de mapas mentais ou debates sobre filmes que abordam as questões de bullying, incentivando o fazer-se respeitar e o respeito ao outro, com acolhimento e valorização da diversidade, sem preconceitos de qualquer natureza. Verifique se a escola pode criar uma comissão de mediação de conflitos para acolher estudantes que passam por algum problema estudado aqui. Converse com a direção da escola a fim de que ela estabeleça parceria com unidades básicas de saúde para encaminhamento profissional, quando necessário.

Vamos à prática!

Ginástica localizada: academia do 7º ano

O tema ginástica muitas vezes é negligenciado na escola por falta de conhecimento, segurança e materiais adequados. Para esta prática, usaremos materiais simples e adaptáveis para a realização das atividades. Vamos montar a Academia do 7º ano?

Objetivos

  • Conhecer e vivenciar exercícios físicos relacionados à ginástica localizada, identificando as potencialidades e os limites do próprio corpo.
  • Valorizar a prática de exercícios físicos no ambiente escolar, reconhecendo a importância de cuidar da saúde física e emocional.
  • Identificar a diversidade de padrões de desempenho durante a prática.

Materiais

Colchonetes, halteres (feitos com garrafa péti, ou medicine balls), cadeiras, banco sueco (ou istépis de ê..a., degraus), celular com caixa amplificadora e cronômetro (calcular o tempo de descanso).

Procedimentos

1.

Orientação para acessibilidade

Caso haja estudantes cegos na turma, é necessário que as imagens sejam descritas oralmente. Se houver possibilidade, utilize o recurso de audiodescrição.

Vamos à prática!

Exercício a – Afundo: músculos dos membros inferiores.

ILUSTRAÇÃO. Exercício A: Homem usando camiseta azul, bermuda verde, tênis vermelhos está em pé. Em seguida, ele está com o joelho esquerdo dobrado para frente e o joelho e o tornozelo direitos dobrados para trás.

Exercício B – Abdominal oblíquo: músculos do tórax e do abdômen.

ILUSTRAÇÃO. Exercício B: Mulher de top rosa, calça azul e tênis rosa. Ela está com as costas apoiadas em um colchonete, o joelho esquerdo dobrado para cima e as duas mãos atrás da cabeça, que está levantada.

Exercício C – Rosca (bíceps): músculos dos membros superiores.

ILUSTRAÇÃO. Exercício C: Mulher de regata azul está em pé, com os braços dobrados para cima e segurando em cada mão um peso.

Exercício D – Perdigueiro: músculos do tórax e do abdômen, da cabeça e do pescoço, dos membros superiores e inferiores.

Ilustração. Exercício D: Homem usando blusa amarela, bermuda azul e tênis pretos. Ele está de joelhos, as mãos apoiadas no chão e os pés para trás. Em seguida, ele estica a perna esquerda para trás e o braço direito para frente.

Exercício ê – Elevação de calcanhar: músculos dos membros inferiores.

ILUSTRAÇÃO. Exercício E: Mulher de camiseta rosa, short azul e tênis rosa. Ela está em pé, atrás de uma cadeira, com as mãos na parte de cima do encosto. Em seguida, ela ergue os calcanhares.

Exercício F – Flexão tríceps no banco: músculos dos membros superiores.

ILUSTRAÇÃO. Exercício F: Mulher de regata rosa, calça amarela e azul e tênis azuis. De costas e com os braços flexionados, ela se apoia em um banco com as duas mãos. O quadril está levantado, os joelhos estão flexionados para cima e as pontas dos pés no chão.

Ilustrações elaboradas para esta obra.

As estratégias de apresentar as representações dos exercícios bem como a de demonstrar cada um deles favorecem a formação da imagem mental tão necessária para os estudantes com deficiência intelectual, auxiliando na participação de todos na prática de exercícios físicos.

2.

Esquema. Quadra dividida em seis setores. No primeiro há cinco letras A; no segundo, cinco letras B; no terceiro, cinco letras C; no quarto, cinco letras D; no  quinto, cinco letras E, e no sexto, cinco letras F.
As letras estão dispostas na vertical.
Há uma seta em cada setor, apontando para o próximo.
  1. e a fórma de execução correta de cada exercício e os equipamentos utilizados, esclarecendo as possíveis dúvidas.
  2. B C D E F A.

Ao som de músicas de academia, cada grupo realizará: duas séries de 20 repetições de cada exercício antes de realizar a troca de setor, representado por uma letra.

Vamos à prática!

Durante a atividade, passe por todos os grupos, incentive, ofereça ajuda, dê orientações e faça registros fotográficos para documentar a proposta e refletir sobre ela.

Promova pausas para que os estudantes possam se hidratar.

Avaliando em diferentes linguagens

Sugerimos algumas perguntas que o auxiliarão a identificar a evolução de aprendizado dos estudantes sobre a temática proposta.

  1. Você consegue identificar os grupos musculares mais solicitados em cada exercício?
  2. Qual é a principal finalidade dessa proposta de ginástica localizada?
  3. Você participou da proposta com envolvimento? Quais sentimentos e emoções essa atividade provocou em você?
  4. Qual foi o exercício mais fácil de executar? E o mais difícil? Você percebeu os diferentes padrões de desempenho entre os colegas de turma? Comente.
  5. Hora da pesquisa!
    1. Em grupos de até quatro estudantes, pesquisem um exercício físico relacionado à ginástica localizada que trabalhe um dos grupos musculares a seguir.
      • músculos da cabeça e do pescoço;
      • músculos do tórax e do abdômen;
      • músculos dos membros superiores;
      • músculos dos membros inferiores.
    1. Cada grupo deverá elaborar um cartaz contendo o nome do exercício físico, sua descrição, uma imagem dele e o nome do grupo muscular estimulado e apresentar para a turma, junto com a demonstração do exercício.
    2. Depois, os cartazes podem ficar expostos nos corredores da escola ou no mural da turma.
  6. Observe a tirinha a seguir e converse com os colegas.
    1. Que críticas esta imagem faz em relação aos padrões de corpo e de beleza?
    2. Com base no que você aprendeu nesta unidade, cite duas consequências negativas decorrentes da tentativa de se encaixar em padrões estéticos irreais.
Tirinha em 2 quadros.
Quadro 1: Uma mulher de cabelo castanho, cachecol e camiseta rosa está com a mão direita levantada e diz para a amiga à sua frente: AMIGA, VOCÊ ENGORDOU, NÉ? OLHA LÁ! SE CUIDA! NÃO VÁ EMBARANGAR, SE NÃO JÁ VIU! 
A outra mulher, de cabelo ruivo, rosto arredondado, usando camiseta verde, está com os olhos arregalados.
Quadro 2: A mulher de cabelo castanho, agora com camiseta amarela e sem cachecol, indicando passagem de tempo, está com a mesma amiga e pergunta a ela: AMIGA, COMO VOCÊ EMAGRECEU!AI, AI, AI! NÃO ESTÁ DOENTE NÃO, NÉ?!? 
A amiga está com os olhos semicerrados e a boca fechada.

Conectando saberes

O corpo humano e as artes visuais

Esta seção considera um trabalho interdisciplinar com Arte, estabelecendo conexões entre o corpo humano e a Arte, contemplando as habilidades (ê éfe seis nove á érre zero um) e (ê éfe seis nove á érre zero cinco). O objetivo é apreciar e analisar variadas fórmas das artes visuais contemporâneas, ampliando a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.

Apresente aos estudantes as ilustrações florais misturadas às imagens de partes do corpo humano, que dão vida nova às páginas de antigos dicionários:

Fotografia, pintura e colagem.
À esquerda, sobre a página amarelada de um dicionário antigo, imagem de braço e mão em preto e branco em que se veem veias e músculos, cercada por folhas verdes e flores cor-de-rosa, vermelhas e amarelas.
À direita, também sobre a página amarelada de um dicionário antigo, cabeça humana em preto e branco mostrando os músculos da face. Em cima da cabeça e do pescoço há folhas verdes e flores cor-de-rosa, amarelas, laranja e vermelhas.
Arte com ilustrações florais e de anatomia humana sobre páginas de antigos dicionários, da print, Palma de Maiórca, Espanha.

Essa ideia partiu de uma empresária espanhola. Ela utilizou dicionários antigos, que já foram a principal fonte de pesquisa dos significados das palavras. Para preservá-los e não deixar que eles caíssem em esquecimento, por conta do avanço da tecnologia, ela resolveu aproveitar suas folhas antigas ilustrando-as com flores, plantas, borboletas e pássaros, com imagens da anatomia humana.

Atualmente, ela conta com mais de mil e duzentas gravuras com toque vintage e ilustrações naturalistas, impressas em papel 100% reciclado (e em algumas das vezes parcialmente) e com certificados de responsabilidade ambiental.

A finalidade desse trabalho é a criação de cartazes para decoração, garantindo a preservação tanto dos livros quanto do seu fim educacional, deixando evidentes as possibilidades diversas de unir diferentes saberes: o poder do corpo humano e da sua beleza estética como inspiração para as artes visuais.

Com base nas ilustrações apresentadas, peça aos estudantes que pesquisem diversas obras de arte (esculturas, filmes antigos, pinturas, gravuras etcétera.) que mostrem diferentes corpos e padrões de beleza, reconhecendo e valorizando a diversidade humana. Se possível, converse com o professor de Arte para auxiliar os estudantes nessa pesquisa.

Orientação para acessibilidade

Caso haja estudantes cegos na turma, é necessário que as imagens sejam descritas oralmente. Se houver possibilidade, utilize o recurso de audiodescrição.

Ginástica laboral

Titulo do carrossel
Imagem meramente ilustrativa

Gire o seu dispositivo para a posição vertical

A ginástica laboral é realizada durante o expediente de trabalho e consiste em exercícios de curta duração, entre 10 e 15 minutos, com a finalidade de melhorar a disposição, a saúde e a qualidade de vida dos colaboradores (MARTINS E BARRETO, 2007).

Exercícios de alongamento, de fortalecimento e posturais, técnicas de respiração e dinâmicas de recreação compõem as sessões de ginástica laboral, combatendo o desgaste mental e físico e evitando dores, lesões e doenças ocupacionais.

Esse tipo de ginástica visa melhorar a produtividade dos funcionários e proporciona um ambiente de trabalho mais saudável e agradável.

Existem quatro tipos de ginástica laboral:

  • Ginástica laboral preparatória: é realizada antes de começarem as atividades da jornada de trabalho. São oferecidos exercícios de coordenação motora, flexibilidade e resistência muscular que estimulam o corpo dos funcionários, deixando-os mais concentrados e dispostos.
  • Ginástica laboral compensatória: é executada durante o expediente de trabalho, aproveitando as pausas, para realizar exercícios de compensação aos esforços repetitivos e as posturas inadequadas. Com exercícios de alongamento, de respiração e posturais, essa prática alivia dores e tensões musculares dos funcionários.
  • Ginástica laboral de relaxamento: acontece no fim do expediente. Visa suavizar o ritmo de trabalho, reduzindo o estresse e aliviando tensões que foram acumuladas durante o dia. Podem ser feitos exercícios de massagem, meditação e respiração.
  • Ginástica laboral corretiva: combate os efeitos de posturas corporais inadequadas ou movimentos repetitivos que causam consequências negativas para o corpo do indivíduo. Ela procura enfatizar o equilíbrio corporal, utilizando exercícios de fortalecimento muscular e de alongamento. Pode ser feita todos os dias, durante 10 minutos.
Fotografia. No centro, uma mulher usando camisa branca e calça jeans. Ela está de costas, com os braços levantados e as mãos unidas, apontando para a esquerda. Na frente dela, diversas pessoas usando roupa social, atrás de mesas com computadores, estão em pé e com os braços levantados e as mãos unidas, também apontando para a esquerda.
Pausa no trabalho: funcionários de uma empresa realizam uma sessão de ginástica laboral.

Vamos à prática!

Sessão de ginástica laboral

O local escolhido para essa prática será a sala de aula, pela semelhança do mobiliário com um escritório, aproximando a vivência do ambiente real.

Além disso, esta proposta viabiliza a participação de todos na prática de exercícios físicos, com o objetivo de promover a saúde, na medida em que favorece a inclusão de estudantes com deficiência física e cadeirantes. Aproveite para conversar com a turma sobre outros procedimentos que podem ser elencados para garantir a participação de todos: incentivar os colegas que apresentam pouco envolvimento nas práticas, diminuir o barulho nas aulas quando isto incomodar colegas autistas, utilizar recursos visuais para estudantes surdos, entre outros.

A etapa da massagem com bolinhas de tênis também pode ser executada com as próprias mãos, caso a escola não possua as bolinhas. Se possível, leve para a sala de aula um boneco ou uma imagem ampliada dos principais músculos do pescoço, costas e ombros para direcionar a massagem e ampliar o conhecimento dos estudantes sobre o sistema muscular. Essa prática pode ser ampliada para outras aulas e realizada em todas as partes do corpo (membros superiores e membros inferiores, por exemplo), seguindo as mesmas orientações.

Objetivos

  • Conhecer e vivenciar a ginástica laboral, identificando as sensações e as emoções experimentadas.
  • Compreender a importância dessa ginástica para a saúde e a qualidade de vida dos trabalhadores.

Materiais

Cadeiras, bolinhas de tênis, celular e caixa amplificadora.

Procedimentos

Coloque a sua cadeira à frente da turma e demonstre os exercícios, destacando a fórma correta de execução e os benefícios de cada movimento para a saúde e a qualidade de vida dos praticantes. Os estudantes estarão dispostos em suas cadeiras na sala de aula, ao som de músicas relaxantes, e participarão da sessão de ginástica laboral de relaxamento seguindo as orientações:

1.

Vamos à prática!

2.

Ilustração que mostra uma sequência de movimentos.
1. Mulher usando regata azul, calça rosa e tênis azuis. Ela está sentada em uma cadeira com as costas retas, sem apoiar-se no encosto. As pernas estão juntas e os dois braços esticados para frente, com as mãos abertas.
2. A mulher está sentada na cadeira com os braços esticados para frente e os punhos fechados.
3. A mulher está sentada na cadeira e faz um movimento de rotação do corpo e do pescoço para a esquerda. As mãos estão apoiadas na parte de cima do encosto da cadeira.
4. A mulher ergue levemente o corpo do assento da cadeira e dobra a perna esquerda para trás. Com a mão esquerda ela segura o pé erguido.
5. A mulher está sentada na cadeira com a perna direita dobrada acima da perna esquerda. As duas mãos estão sobre a perna direita.
6. A mulher está sentada na cadeira com a perna esquerda sobre a perna direita.  A mão direita segura o joelho.
7. A mulher está sentada na cadeira com o tronco inclinado para baixo. As mãos estão tocando as pontas dos pés, que estão flexionados.
8. A mulher está sentada na cadeira com o tronco e o quadril flexionados. As mãos tocam o chão.
1. Extensão dos dedos e punhos (abrir a mão). 2. Flexão dos dedos (fechar a mão). 3. Rotação do tronco e do pescoço. 4. Flexão do joelho e extensão dos músculos anteriores da coxa. 5. Abdução e rotação externa da coxa (cruzar a perna). 6. Adução da coxa e flexão do quadril. 7. Flexão dorsal do pé. 8. Flexão do tronco e do quadril.

Fonte: Ácês Entre Douro e Vouga.

Variação: pesquise e apresente outros alongamentos.

    1. Em duplas: com movimentos circulares firmes, massageie os músculos trapézio, grande dorsal, deltoides e tríceps. Depois troque de posição com o colega.
Ilustração. Corpo humano de costas com destaque para os músculos das costas e do tórax. Na parte superior das costas, Trapézio; no ombro, Deltoide; no antebraço, Tríceps; no centro das costas, Grande dorsal.

Fonte: TodaMateria. Principais músculos das costas e tórax.

b. Individual: apoie a planta (sola) do pé sobre a bolinha. Massageie toda a região, dos dedos até o calcanhar, para a direita e para a esquerda.

Ilustração de um pé pisando sobre uma bola pequena e indicação de movimento para frente e para trás.

Avaliando em diferentes linguagens

Utilize as perguntas a seguir como fórma de avaliar os estudantes.

  1. Você consegue identificar o tipo de ginástica laboral vivenciado nesta proposta? Qual é o principal objetivo desse tipo de ginástica laboral?
  2. Quais sentimentos e emoções essa atividade provocou em você? Comente.
  3. Você sabia que a respiração profunda é uma técnica eficaz para o alívio do estresse e da ansiedade? Ao respirarmos profundamente, o corpo entende que não há perigo e pode relaxar, liberando substâncias calmantes no cérebro e no corpo. Em quais situações do seu cotidiano você poderia incluir essa técnica de respiração profunda?
  4. Reflita e opine em relação à importância da ginástica laboral para a saúde e qualidade de vida das pessoas.
  5. Analise a imagem a seguir e responda às questões propostas.
    1. Quais tipos de exercícios estão representados na imagem?
    2. Qual capacidade física pode ser estimulada por esses tipos de exercício?
Ilustração que mostra uma sequência de movimentos. BENEFÍCIOS DE REALIZAR EXERCÍCIOS DE GINÁSTICA LABORAL NO TRABALHO:
1. Homem usando óculos quadrados, camiseta verde, calça cinza e tênis pretos. Ele está sentado em uma cadeira, na frente de uma mesa com computador e estica os dois braços levemente para cima. Abaixo, a informação: Diminui a tensão muscular e melhora a circulação sanguínea.
2. O homem está balançando a cabeça para a direita e para esquerda. Abaixo, a informação: Diminui a rigidez articular.
3. O homem sobe e desce os ombros. Ao lado, a informação: Diminui a tensão muscular.
4. O homem está sentado na cadeira e estica a perna esquerda para frente. Abaixo, a informação: Reduz os riscos de sofrer lesões.
5. O homem está sentado na cadeira com o braço direito esticado para cima. Abaixo, a informação: Melhora a flexibilidade.
6. O homem está sentado na cadeira com as duas mãos unidas na frente do peito, fazendo o movimento para dentro. Abaixo, a informação: melhora a postura.
7. O homem está sentado na cadeira com as pernas para frente e flexionando o corpo para a direita. Abaixo, a informação: Auxilia no relaxamento (ou ajuda a relaxar).

Fonte: Fictionistik.

Comente que a ginástica laboral vivenciada foi a de relaxamento, realizada no fim do expediente com o objetivo de suavizar o ritmo de trabalho e reduzir o estresse, aliviando tensões que foram acumuladas durante a jornada de trabalho.

Esse tipo de vivência pode incitar sensações de relaxamento, bem-estar, tranquilidade e prazer. A respiração profunda pode ser incorporada no cotidiano, em situações como a que antecede uma prova, quando acordamos de mau humor ou quando estamos em uma discussão com algum familiar etcétera.

A ginástica laboral ajuda a combater o desgaste físico e mental, evita doenças ocupacionais e o surgimento de dores e lesões, melhora a produtividade dos funcionários e proporciona um ambiente de trabalho mais saudável e agradável.

Na imagem analisada os exercícios são os de alongamento e a capacidade física em destaque é a flexibilidade.

Orientação para acessibilidade

Caso haja estudantes cegos na turma, é necessário que a imagem seja descrita oralmente. Se houver possibilidade, utilize o recurso de audiodescrição.

Conectando saberes

Saúde.

De ôlho na postura

Este conteúdo está relacionado ao tema Saúde dos tê cê tês. Promova uma associação com os estudantes entre a ginástica laboral corretiva e a postura corporal. Enfatize a importância de manter o equilíbrio muscular, realizando exercícios de fortalecimento muscular e de alongamento com regularidade e, também, uma postura adequada, diariamente.

Apresente aos estudantes as animações sugeridas no rréchitégui (cerquilha, sustenido)FiqueLigado da página seguinte, conversando e experimentando as dicas posturais sugeridas.

Peça a eles que reparem na própria postura durante as atividades cotidianas. Em seguida, explique que a postura ideal está relacionada com a capacidade de realizar as atividades do dia a dia de fórma eficiente sem gastar uma quantidade alta de energia nem empregar grande esfôrço.

Ilustrações. Desvios da coluna vertebral.
Escoliose: Uma silhueta humana com destaque para um osso no centro, que está ondulado para a direita.
Hipercifose: Uma silhueta humana de lado com destaque para um osso na parte superior das costas, que está inclinado para frente.
Hiperlordose: Silhueta humana de lado com destaque para um osso na parte da cintura, que está inclinado para frente.
Normal: Silhueta humana de lado com destaque para um osso longo nas costas, que está reto.

Manter uma boa postura traz muitos benefícios, tais como:

  • Ajuda na boa oxigenação, pois melhora a posição dos pulmões e a respiração.
  • Evita problemas de digestão e deixa o intestino descomprimido.
  • Evita problemas e dores musculares.
  • Evita desvios posturais que podem causar escoliose, hiperlordose e hipercifose.
  • Elimina dores na coluna, na cintura, no quadril e nos joelhos.
  • Ajuda no bom funcionamento do organismo.
  • Aprimora a simetria do corpo.
  • Traz confiança, além da consciência corporal.
  • Otimiza o corpo e impacta o bem-estar psicológico.

Dicas para melhorar a postura dentro e fóra da sala de aula

  1. Como sentar-se
    • Sente-se e mantenha as costas retas e apoiadas no encosto da cadeira.
    • Os quadris devem ficar o mais próximo possível do encosto.
    • Evite deixar o tronco flexionado, com os ombros inclinados para a frente.
    • Permaneça com a cabeça ereta e os pés sempre apoiados inteiramente no chão.
      Ilustração. Errado: Um menino sentado na cadeira e com o tronco inclinado para frente, na direção da mesa. Ele segura um lápis na direção do caderno.
Certo: Um menino sentado na cadeira com as costas retas, segurando um lápis na direção do caderno.
  1. Carregar mochila
    • Não carregue mochilas com muito peso.
    • A mochila nunca deve ter um peso superior a 10% do peso corporal do estudante.
    • Prefira mochilas com alças largas e cinta que pode ser presa à cintura.
    • É fundamental que as alças estejam apoiadas nos dois ombros.
    • Ao caminhar com a mochila, mantenha sempre as costas eretas e o abdômen contraído.
      Ilustração. Certo: Um menino usando uma mochila nas costas com as duas alças.
Errado: Um menino usando uma mochila apenas com a alça direita.
  2. Como deitar-se para dormir
    • Dormir de lado é uma boa opção, já que a coluna fica bem apoiada e numa linha contínua. Para que essa posição seja benéfica, deve-se usar dois travesseiros, um no pescoço e outro entre as pernas.
    • Dormir de barriga para cima com um travesseiro apoiado promove anteriorização da cabeça, o que pode provocar a postura de cifose aumentada. Além disso, essa posição favorece o ronco e a apneia do sono, porque a língua desliza para trás e dificulta a passagem do ar pela garganta.
    • Colocar um travesseiro bem fininho sob o pescoço e uma almofada por baixo dos joelhos também ajuda a melhorar a posição da coluna.
Ilustração. Um homem de roupa azul está deitado de lado. Abaixo de sua cabeça há um travesseiro verde e entre suas pernas há outro travesseiro. Ao lado, o homem está deitada de barriga para cima. Abaixo de sua cabeça há um travesseiro verde e abaixo de seus joelhos também.

Fonte das ilustrações: Doutor Márcio Silveira.

rréchitégui (cerquilha, sustenido)FiqueLigado

Para aprofundamento, pesquise na internet vídeos que tratam sobre o tema. Sugerimos pesquisar também estes vídeos:

  • ANIMAÇÃO: 5 DICAS PARA MANTER UMA POSTURA CORRETA, do canal bê 2 Mídia. Nessa animação, são apresentadas cinco dicas básicas para ter uma postura correta.
  • POSTURA LEGAL – Tédi e Didú, do canal Rafael Lima. A animação conta como Tédi aprendeu a importância da postura correta e mostra a Didú como cuidar bem do próprio corpo.

Avaliando em diferentes linguagens

Você pode sugerir ações na escola, promovendo uma pesquisa com diversas dicas posturais, orientando a impressão ou confecção de cartazes com imagens de posturas adequadas para sentar e carregar a mochila, por exemplo, e fixação em todas as salas de aula como fórma de alerta.

O professor da sala de informática pode ser um parceiro nesta ação, ajudando os estudantes com as tecnologias da informação e comunicação.

Protagonismo juvenil: aplicação dos saberes

Multiplicadores dos saberes sobre ginástica

Esta seção propõe a contextualização do que foi estudado nesta unidade, trazendo situações educativas voltadas para o bem comum, nas quais os estudantes possam atuar junto à sociedade, promovendo o seu desenvolvimento como cidadãos.

Neste caso, vislumbramos uma sessão de ginástica laboral preparada pelos estudantes para a comunidade escolar, uma visita a uma academia do bairro com os familiares e a elaboração de cartazes informativos sobre as ginásticas de condicionamento físico.

Os tê cê tês Saúde, Processo de envelhecimento, respeito e valorização do idoso e Vida familiar e social são contemplados nesta proposta.

Além disso, apresenta aspectos interdisciplinares com Língua Portuguesa, previstos na habilidade (ê éfe seis sete éle pê dois zero), que foca na realização de pesquisas a partir de recortes e questões previamente definidas.

Faça a mediação dos processos de aprendizagem organizando as rodas de conversas e orientando os registros necessários, planejando a sessão de ginástica laboral junto aos estudantes, auxiliando na montagem dos murais e cartazes e elaborando o roteiro de visitação.

Sessão de ginástica laboral com a (ou para a) comunidade escolar

Proponha o compartilhamento dos aprendizados com os funcionários da escola. Para isso, é necessário fazer um planejamento.

Fotografia. Mulher usando blusa cinza está de costas e com as mãos levantadas e juntas. Na sua frente há diversas pessoas em pé com as mãos levantadas e unidas.
Pausa no trabalho para mais uma sessão de ginástica laboral.
  1. Em roda de conversa, escolham o público-alvo da escola, que receberá a sessão de ginástica laboral. Por exemplo: funcionários da secretaria.
  2. Reúna os estudantes em grupos menores e, com base no tipo de trabalho que o público-alvo exerce, escolham os exercícios que vão compor a sessão.
  3. Ajude os estudantes a selecionar as músicas que serão tocadas, definam quais estudantes vão demonstrar os exercícios para os funcionários, quem ajudará com as dicas e as correções, quem registrará o momento com fotos e vídeos etcétera.
  1. Comuniquem o público-alvo sobre a intervenção e agendem uma data com ele.
  2. Na data combinada, apliquem a sessão de ginástica laboral, conforme o planejamento realizado, ensinando tudo o que foi aprendido nesta unidade e fazendo adequações que viabilizem a participação de todos.
  3. Divulguem os registros desse momento nos murais da escola e, se possível, realizem outras sessões com diferentes grupos de funcionários: da limpeza, da cozinha, professores etcétera.

Visitando uma academia do bairro

Organize a visita à academia que será realizada pelos estudantes e seus familiares.

  1. Na aula que precede a visita, em roda de conversa, retomem os conteúdos sobre a aula de ginástica localizada e as suas contribuições para essa visita, estabelecendo alguns combinados para esse dia.
  2. No dia da visita, os estudantes e seus familiares deverão participar da visitação com envolvimento e atenção aos itens do roteiro sugerido:

Nome da academia:

Bairro:

Breve descrição do espaço físico:

Lista de tipos de ginástica de condicionamento físico encontrados:

Providencie cópias desse roteiro de visitação para distribuir aos estudantes. Também é possível substituir itens ou ampliá-los de acordo com as necessidades e os interesses da turma.

Caso seja permitido, registrem toda a visitação, com destaque para os tipos de ginástica de condicionamento físico presentes e para os materiais e equipamentos encontrados.

Na aula seguinte, compartilhem as fotos e as anotações do roteiro. Com base nos tipos de ginástica de condicionamento físico identificados, realizem pesquisas em pequenos grupos para conhecer mais a finalidade, os tipos de exercícios e de equipamentos utilizados em cada uma delas.

Peça aos estudantes que elaborem cartazes com todas as informações obtidas na visita e nas pesquisas e partilhem com a comunidade escolar, fixando-os em locais de grande visibilidade e circulação de pessoas.