UNIDADE TEMÁTICA 4 GINÁSTICAS DE CONSCIENTIZAÇÃO CORPORAL E DE CONDICIONAMENTO FÍSICO

Raio-xis da unidade

Competências da Bê êne cê cê

Competências gerais da Educação Básica: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 8, 9 e 10.

Competências específicas de Linguagens para o Ensino Fundamental: 2, 3, 4, 5 e 6.

Competências específicas de Educação Física para o Ensino Fundamental: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10.

Habilidades de Educação Física da Unidade Temática

(ê éfe oito nove ê éfe zero sete) Experimentar e fruir um ou mais programas de exercícios físicos, identificando as exigências corporais desses diferentes programas e reconhecendo a importância de uma prática individualizada, adequada às características e necessidades de cada sujeito.

(ê éfe oito nove ê éfe zero oito) Discutir as transformações históricas dos padrões de desempenho, saúde e beleza, considerando a fórma como são apresentados nos diferentes meios (científico, midiático etcétera.).

(ê éfe oito nove ê éfe zero nove) Problematizar a prática excessiva de exercícios físicos e o uso de medicamentos para a ampliação do rendimento ou potencialização das transformações corporais.

(ê éfe oito nove ê éfe um zero) Experimentar e fruir um ou mais tipos de ginástica de conscientização corporal, identificando as exigências corporais dos mesmos.

(ê éfe oito nove ê éfe um um) Identificar as diferenças e semelhanças entre a ginástica de conscientização corporal e as de condicionamento físico e discutir como a prática de cada uma dessas manifestações pode contribuir para a melhoria das condições de vida, saúde, bem-estar e cuidado consigo mesmo.

O que veremos nesta unidade

Esta unidade tem como objetivo apresentar as ginásticas de conscientização corporal e de condicionamento físico. Destacamos a ioga, seus diferentes tipos, sua filosofia e os benefícios de sua prática regular. Como proposta de prática, selecionamos posturas de ioga relacionadas a animais e a execução da respiração profunda. Propusemos, também, um programa de caminhada voltado aos estudantes, com propostas de caminhada na escola e fóra dela.

O conteúdo abordado na seção “Conectando saberes” está relacionado com as Ciências da Natureza por associar a ioga ao sistema respiratório e por tratar do tema alimentação saudável, relacionando com os tê cê tês Saúde e Educação alimentar e nutricional.

Sugerimos registros e criações de desenhos e frases relacionados à ioga e à sua filosofia, análise e compartilhamento, com a família, de aprendizagens associadas às posturas da ioga e, ainda, análise do infográfico sobre as funções da hidratação.

Na seção “Protagonismo juvenil: aplicação dos saberes”, elencamos uma aula comunitária de ioga na mostra cultural ou no sábado letivo, o levantamento de pistas de caminhada e uma sessão de cinema e debate sobre o filme Wall-E (97 minutos), uma animação da disnêi e da piquiçar, de 2008.

DE OLHO NAS IMAGENS

Observe estes exemplos de ginásticas de conscientização corporal e de condicionamento físico, respectivamente.

Orientação para acessibilidade

Caso haja estudantes cegos na turma, é necessário que as imagens sejam descritas oralmente. Se houver possibilidade, utilize o recurso de audiodescrição.

Fotografia. Homem usando camiseta amarela e calça cinza está deitado no chão sobre um colchonete fino e preto. Ele está com os braços esticados para cima e com uma bola verde entre os joelhos. Ao redor, há  pessoas fazendo o mesmo exercício.
Jovens em aula de pilates. [sem local], 2019.
Fotografia. Cinco pessoas idosas, usando camiseta, calça ou bermuda e tênis, estão caminhando em uma trilha de terra. Há árvores à margem da trilha.
Grupo de idosos praticando caminhada. [sem local], 2017.

Apresente essas imagens aos estudantes e peça que, em trios, as analisem e respondam às questões a seguir, compartilhando as respostas com a turma.

  • O que as pessoas estão praticando nas imagens?
  • Você sabia que essas práticas compõem as ginásticas de conscientização corporal e de condicionamento físico? Explique, brevemente, qual é a principal finalidade de cada uma delas.
  • Você conhece outros tipos de ginástica de conscientização corporal? Quais?

As respostas, de acordo com a análise das imagens, indicam o conhecimento prévio dos estudantes sobre as ginásticas de conscientização corporal e de condicionamento físico. As ginásticas representadas são: pilates e caminhada.

Verifique se os estudantes conseguem explicar que as ginásticas de conscientização corporal são práticas que empregam movimentos suaves e lentos, voltadas à obtenção de uma melhor percepção do próprio corpo, e que as de condicionamento físico buscam a melhoria do rendimento, a aquisição e a manutenção da condição física individual ou a modificação da composição corporal.

Com a ajuda da turma, liste outras ginásticas de conscientização corporal, como a ginástica holística, a biodança, o lien ch’i, a eutonia etcétera. Caso a turma não conheça outros exemplos desses tipos de ginástica, leve outras imagens impressas ampliadas, apresente alguns vídeos ou imagens na sala de informática, ou peça aos estudantes que realizem uma pesquisa rápida em seus celulares.

A partir desse mapeamento inicial é possível ampliar, adequar e aprofundar os temas da ginástica conforme as especificidades de cada turma.

Por dentro do tema

O autoconhecimento é uma habilidade importante para o nosso desenvolvimento em todas as áreas da vida. Conhecer as próprias potencialidades, capacidades físicas, emoções e preferências, assim como as limitações, os medos e os defeitos, pode auxiliar a reforçar atitudes que levem à autorrealização e à modificação do que dificulta o desenvolvimento pessoal.

Um ponto comum entre as ginásticas de conscientização corporal e de condicionamento físico é a melhoria da qualidade de vida, da saúde e do bem-estar. Suas práticas corporais propiciam o autoconhecimento, a autoapreciação e o cuidado com a própria saúde física e emocional.

Nos anos anteriores, os estudantes aprenderam que a ginástica de condicionamento físico deve respeitar a frequência, a intensidade e a duração adequadas para promover a melhoria da condição física e o desempenho eficiente das funções orgânicas.

Nesta unidade, vamos ampliar os conhecimentos sobre as ginásticas de condicionamento físico e apresentar as ginásticas de conscientização corporal.

O que é ginástica de conscientização corporal?

Titulo do carrossel
Imagem meramente ilustrativa

Gire o seu dispositivo para a posição vertical

Entre as ginásticas não competitivas, estão a ginástica geral, as ginásticas de condicionamento físico e as de conscientização corporal.

As ginásticas de conscientização corporal reúnem práticas que empregam movimentos suaves e lentos, incluindo movimentos, posturas e exercícios respiratórios, voltados para a obtenção de uma melhor percepção sobre o próprio corpo. Algumas práticas que constituem esse grupo têm origem em práticas corporais milenares da cultura oriental (BRASIL, 2018). São exemplos de ginásticas de conscientização corporal: a bioenergética, a antiginástica, o Método féldencruêis, a ioga, o tai chí chuan e a ginástica chinesa.

Praticar a ginástica de conscientização corporal, além de ser prazeroso, favorece a consciência das experiências e sensações corporais. Esse processo é essencial para o autoconhecimento e para o autocuidado. Para saber mais, assista ao vídeo indicado a seguir.

Ícone do boxe Fique Ligado.

rréchitégui (cerquilha, sustenido)FiqueLigado

Pesquise na internet conteúdos relacionados a esse tema. Como sugestão, pesquise o vídeo a seguir e apresente-o aos estudantes.

GINÁSTICA de conscientização corporal. [sem local: sem nome], 2021. 1 vídeo (8 minutos 16 segundos). Publicado pelo canal Casal Educa.

O vídeo apresenta o conceito de ginástica de conscientização corporal, suas características e alguns exemplos de práticas corporais que pertencem a esse tipo de ginástica.

Ioga

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

Transcrição do áudio

Locutor: Ioga: origem e filosofia

Locutor: Olá, ouvintes! Espero que todos estejam em paz. Aliás, nosso podcast de hoje tem tudo a ver com isso: a paz interior que proporciona a paz exterior e vice-versa.

O assunto de hoje é a ioga! Para sabermos mais, vamos responder a algumas perguntas enviadas pelos nossos ouvintes sobre o assunto. Vamos lá? Relaxados?

Locutora: O que é ioga e qual é a sua origem?

Locutor: Ao contrário do que muitos pensam, a ioga não é uma religião, mas sim uma prática que busca trabalhar o corpo e a mente de forma integrada e em conexão com o universo. A ioga é uma prática milenar originária da Índia, que se popularizou no Ocidente nas últimas décadas.

Locutora: Por que as pessoas procuram a ioga?

Locutor: As pessoas praticam ioga por vários motivos. Algumas buscam relaxamento para lidar com a ansiedade, o estresse e a insônia, com foco nas técnicas de respiração e concentração. Outras buscam melhorar problemas físicos, como dores nas articulações e nas costas, por meio da prática de posturas específicas, chamadas de ásanas. Há, ainda, aquelas pessoas que se interessam pelos ensinamentos filosóficos da ioga; partindo para o estudo dos textos antigos e atuais de mestres da ioga.

Locutora: A ioga tem alguma filosofia?

Locutor: Sim! A ioga tem como princípio filosófico a busca por valores como autoconhecimento, disciplina, concentração, autonomia, respeito e liberdade, por meio da unidade corpo-mente. O “caminho da ioga” é dividido em oito passos, que formam a filosofia da ioga. Os quatro primeiros são:

- Yamas, ou mandamentos universais, que incluem valores como não ser violento, sempre praticar a verdade, não roubar, ter autocontrole e ser altruísta.

- Niyamas, ou disciplinas pessoais, que envolvem ser transparente, contentar-se, exercer grandes esforços, praticar o autoconhecimento e ter fé, seja lá qual for a sua crença.

- Ásanas, ou posturas corporais, que levam à compreensão de que o ser humano é constituído de três aspectos – físico, mental e espiritual –, que devem ser equilibrados em uma unidade harmônica.

- Pranayama, ou expansão da força vital, atingida por meio de exercícios respiratórios.

Os outros quatro passos envolvem o desligamento do mundo exterior (pratyahara), a concentração mental (dhárana), o estar presente no momento presente (dhyana) e o estado de iluminação (samadhi).

Locutora: Crianças e adolescentes podem praticar a ioga?

Locutor: Com certeza! A ioga pode ser praticada por pessoas de todas as idades, inclusive bebês de colo, a fim de reforçar os vínculos de afetividade com os seus pais ou cuidadores.

Os benefícios da ioga para crianças e adolescentes são muitos, entre eles:

- Desenvolver a consciência corporal.

- Aprimorar a flexibilidade.

- Desenvolver as habilidades emocionais, tornando-se mais receptivo e paciente.

- Ampliar a autoconfiança para lidar com desafios físicos, mentais e emocionais.

- Trabalhar a autoestima, aprendendo a se valorizar, a se respeitar e a se amar como um ser único, sem menosprezar ou desvalorizar os outros.

Locutor: É isso aí, ouvintes! Que tal procurar aprender algumas técnicas simples de ioga e começar a praticá-las?

Vou ficando por aqui porque eu mesmo estou indo para a minha sessão semanal de ioga. Namastê!

Locutor: Crédito: O áudio inserido neste conteúdo é da Freesound.

A ioga é uma manifestação da cultura corporal de movimento mundialmente conhecida e é considerada uma ginástica de conscientização corporal. É uma prática milenar proveniente da Índia e que, nas últimas décadas, vem se popularizando no Ocidente. Sua filosofia engloba união, integração, unidade corpo-mente, autoconhecimento, disciplina, concentração, autonomia, respeito e liberdade.

Yoga ou ioga?

As duas grafias estão corretas. A grafia yoga se tornou predominante por conta do inglês, que é a língua mais falada mundialmente. No Brasil, a palavra foi incorporada à nossa língua com a grafia ioga, embora seja menos utilizada. É um termo de origem sânscrita, uma língua presente na Índia, em especial na religião hinduísta.

Nesta obra, optamos pela grafia ioga, pois é assim que consta da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Apesar disso, no que se refere a pesquisas e buscas na internet, sugerimos pesquisar pelas duas grafias, pois o material encontrado será mais vasto.

Fotografia. Mulher de cabelo loiro preso usando camiseta branca, calça preta e tênis brancos está com a cabeça apoiada no chão sobre um colchonete. Suas duas mãos estão ao lado da cabeça e as pernas para cima, dobradas de lado.
Fotografia. Mulher de meia-idade, de cabelo grisalho, está com o corpo elevado, as pernas cruzadas. Ela se apoia no chão com as mãos.
A ioga pode ser praticada por pessoas de qualquer idade, biotipo, gênero e raça. Imagem 1 – Posição invertida da ioga. [sem local], 2020. Imagem 2 – Postura de lótus elevada. Sun Valley, Estados Unidos, 2020.

A prática da ioga pode colaborar para a educação integral, visto que proporciona a consciência do próprio corpo e o autoconhecimento, bem como o respeito àqueles em seu entorno (MARTINS; CUNHA, 2011).

Essa prática é relacionada ao budismo e ao hinduísmo, e se utiliza de exercícios e de meditação para trabalhar a parte física e também a mente. A meditação é uma prática de regulação do corpo e da mente que engloba o relaxamento corporal e a diminuição da respiração, levando a um estado de tranquilidade, concentração e foco no presente.

BUDISMO

RELIGIÃO HINDUÍSTA

É uma doutrina filosófica e espiritual, surgida na Índia, no século VI a.C. Tem como fundamento a busca pelo fim do sofrimento humano, alcançando, dessa forma, a iluminação. Os seus princípios se baseiam nos ensinamentos de Siddhārtha Gautama, conhecido como Buda, que significa “Iluminado”. O budismo se caracteriza pelo desapego de todos os defeitos próprios dos seres humanos, como a raiva, o ciúme e a inveja, para desenvolver qualidades como o amor, a generosidade, a sabedoria etc.

É a religião oficial da Índia, considerada a terceira maior do mundo, atrás apenas do cristianismo e do islamismo. Considerada uma das mais antigas tradições religiosas de que se tem registro histórico, é caracterizada pela divisão da sociedade indiana por castas. São grupos sociais hindus: brâmanes (sacerdotes), xátrias (guerreiros), vaicias (comerciantes) e sudras (operários); fora da estrutura social ainda existem os párias, também chamados intocáveis. O hinduísmo é mais que uma religião, configura todo um universo cultural indiano, com reflexo direto na sociedade e nas políticas locais.

Quadro elaborado para esta obra.

Em parceria com o professor de História, sugira uma pesquisa, em pequenos grupos, sobre a Índia, o budismo, o hinduísmo, os grupos sociais hindus e a ioga. Solicite que utilizem fontes confiáveis de pesquisa, registrem os saberes no caderno e os compartilhem com a turma. Essa discussão contempla, ainda, as habilidades de Ensino Religioso (ê éfe zero oito ê érre zero um) e (ê éfe zero oito ê érre zero dois) e as competências específicas de Ensino Religioso 1, 2, 3 e 4.

Acredita-se que a ioga tenha sido sistematizada pelo autor hindu Patanjali por volta do século segundo antes de Cristo Ele estabeleceu as bases da ioga em oito passos (BARROS êti ól, 2014), indicados no quadro a seguir.

1. Yama − as abstinências (não violência, veracidade, honestidade, desapego etc.)

2. Niyama − as regras de vida (pureza, harmonia, serenidade, alegria, estudo)

3. Ásanas − as posições do corpo; posturas

4. Pranayama − o controle da respiração

5. Pratyahara − o controle das percepções sensoriais

6. Dharana − a concentração; consiste no direcionamento da atenção

7. Dhyana − a meditação

8. Samadhi − a nossa identificação, um estado pleno de presença

Quadro elaborado para esta obra com base em Barros et al. (2014).

Existem muitos tipos de ioga, e cada um deles tem ações, atividades e características diferentes. Vamos, a seguir, conhecer alguns deles.

Hatha Iôga (hata-ioga)

É a ioga clássica e a mais popular no Ocidente, caracterizada por um número menor de posturas, mais básicas. Indicada para iniciantes, trabalha o equilíbrio, o alinhamento muscular e a respiração por meio de momentos de relaxamento nas aulas. A hata-ioga é focada no aprofundamento filosófico e busca trabalhar a mente por meio do corpo. Os quatro elementos formais desse tipo de ioga são: ásana, praniâma, relaxamento e atitude mental correta (atenção plena na ação).

áchitônga iôga

É uma ramificação da hata-ioga. As práticas de ashtanga envolvem seis séries de posturas fixas, que vão sendo desenvolvidas pelo praticante ao longo do tempo e de acordo com a capacidade do corpo de executá-las. É mais intensa e busca desintoxicar o corpo por meio do suor e purificar o corpo e a mente. Seus principais benefícios estão associados ao condicionamento físico, ao ganho de fôrça, à flexibilidade, ao equilíbrio, à consciência corporal e ao alinhamento muscular.

Raja Iôga (raja-ioga)

É uma linha que tem como objetivo o desenvolvimento espiritual. Não é focada em esforço físico. Trabalha as ondas mentais e produz resultados espirituais por meio da concentração e da meditação. Por ser mais profunda, costuma ser procurada por quem já tem o hábito de meditar.

Fly Iôga

O método utiliza o tecido preso ao teto como apoio para realizar posturas de ioga. Durante a prática, é possível variar movimentos no solo com o apoio do tecido e algumas posturas invertidas. A vantagem dessa prática é a diminuição do impacto e a variedade de possibilidades que o tecido proporciona. Observe as imagens a seguir, que representam alguns movimentos de FlyIôga.

Ilustração. Sequência de 8 imagens. 1. Menina usando regata e bermuda pretos está de ponta-cabeça com as pernas presas e dobradas sobre os dois lados de um tecido vermelho, preso ao teto. 
2.  Ela apoia a cintura nos lados do tecido e estica as pernas e os braços. 
3. Ela segura os lados do tecido com as mãos e os prende na ponta dos pés, que estão esticados para trás. 
4. Ela prende os lados do tecido na cintura e inclina o tronco e as pernas para baixo. 
5. Ela está de ponta-cabeça, com os lados do tecido presos na cintura, as pernas e os braços dobrados e juntos na frente do corpo. 
6. Ela está com as pernas afastadas e abertas, cada uma apoiada em um lado do tecido. Os braços estão esticados, segurando um lado do tecido. Um dos lados do tecido enlaça sua cintura.
7. Ela está com a perna esquerda esticada, o pé apoiado em um dos lados do tecido. O pé direito está dobrado para o meio e as mãos unidas na frente do corpo. 
8. Ela está com o tecido esticado abaixo das costas e das pernas. Seu tronco está inclinado para trás e os braços estão abertos.

Benefícios da ioga

Para Massola (2008), a ioga foi um presente dos deuses para os seres humanos serem mais felizes. Ela pode ser praticada por crianças, adolescentes, adultos e idosos, tornando as pessoas mais fortes, equilibradas, reflexivas e tranquilas.

Confira, a seguir, quais são os benefícios da prática da ioga:

  • Estimula o equilíbrio entre corpo e mente.
  • Favorece a concentração e o autoconhecimento.
  • Melhora a autoestima.
  • Aumenta a capacidade cardiorrespiratória.
  • Combate a insônia, a ansiedade e o estresse.
  • Melhora a circulação sanguínea.
  • Contribui para uma boa postura.
  • Proporciona mais disposição e melhor condicionamento físico geral.
  • Reduz dores musculares.
  • Traz calma para a mente e paz de espírito.

No rréchitégui (cerquilha, sustenido)FiqueLigado, sugerimos a leitura de um livro que pode ser adquirido pela escola e lido coletivamente ou revezado entre os estudantes, enquanto o vídeo pode ser projetado na aula e, depois, se possível, explorado em casa pelos estudantes.

Ícone do boxe Fique Ligado.

rréchitégui (cerquilha, sustenido)FiqueLigado

Pesquise temas relacionados a esse assunto, como artigos e vídeos. Como sugestão, indicamos que pesquise o vídeo a seguir e apresente-o aos estudantes.

PARA conhecer uma sessão de ioga: Iôga para quem nunca praticou, [sem local: sem nome], 2019. 1 vídeo (10 minutos). Publicado pelo canal Pri Leite.

O vídeo apresenta uma aula curta e simples de ioga para iniciantes, composta de posturas básicas, cujo objetivo é demonstrar a prática de ioga para quem ainda não a conhece.

Como aprofundamento, indicamos o livro a seguir.

MUSSOLINI, Mariana. Iôga para adultos e crianças: aprendendo com os animais. São Paulo: Dialética, 2021.

O livro apresenta dezesseis posturas que levam nomes de animais, ilustradas com giz e acompanhadas de suas descrições e orientações para praticá-las, e também de seus benefícios.

Vamos à prática!

Orientação para acessibilidade

Caso haja estudantes cegos na turma, pode-se também usar o toque individual para a orientação corporal. 

Posturas de ioga com nomes de animais

Previamente, escolha algumas músicas para ioga (existem opções de playlists prontas nos aplicativos de música), tire uma cópia dos cartões com as posturas de ioga deste livro e, se houver possibilidade, plastifique-os. Para ampliar o número de aulas com essa prática, é possível pesquisar outras imagens similares com posturas de ioga sobre outros temas – ioga na cadeira, com fórmas geométricas, com nomes de meios de transporte etcétera. – para imprimir ou projetar nas aulas subsequentes.

Em uma roda de conversa, questione se a turma já ouviu falar ou se já praticou alguma postura da ioga. Nesse momento, retome a filosofia da ioga com os estudantes e informe que o intuito da vivência é conhecer e incorporar os elementos da ioga, seguindo os cartões como modelo e focando na atenção, na concentração, na conscientização corporal e na auto-observação das potencialidades e dos limites do próprio corpo. Enfatize a multiplicidade de padrões de desempenho e saúde dos colegas e evite qualquer atitude desrespeitosa ou preconceituosa durante as práticas. Observe toda a turma durante a prática e fique atento aos estudantes que apresentarem dificuldades em executar os movimentos. Se achar necessário, retome a prática desde o início, demonstrando os movimentos.

Objetivos

  • Vivenciar a ioga, conhecendo a sua filosofia e algumas de suas posturas.
  • Identificar as exigências corporais dessa prática.
  • Pesquisar e vivenciar outras posturas da ioga, ampliando o repertório sobre o tema.

Materiais

Colchonetes, cartões impressos com posturas de ioga, aparelho celular, caixa amplificadora e recursos para pesquisa (celular, computadores da sala de informática ou de casa, tablets etcétera.)

Procedimentos

Solicite aos estudantes que se espalhem pelo ambiente (quadra, pátio ou sala ampla), dispostos nos colchonetes e descalços. Ao som das músicas selecionadas, a turma participará dessa sessão de ioga seguindo estas etapas:

Prática de respiração: sentados em uma posição confortável, realizar cêrca de dez respirações profundas, observando o movimento do diafragma durante a inspiração e a expiração, conforme a imagem a seguir.

Respiração profunda

Ilustração. Respiração profunda. 
1. Um menino está com a boca contraída e inspira. Abdome para fora. 
2. O menino está com a boca aberta e expira. Abdome para dentro. 
3. Esquema. O ar entra  pela boca e preenche o abdome. Setas apontam para fora e para baixo do abdome. Inspiração. 
4. Esquema. O ar sai pela boca e esvazia o abdome. Setas apontam para dentro e para cima do abdome. Expiração.

Fonte: openistaquis cóledgi.

Vamos à prática!

Cartões com posturas da ioga: imprima as imagens a seguir e recorte cada uma delas, simulando cartões. Mostre-as para os estudantes, demonstre as posturas e peça que as executem, permanecendo nelas por dez respirações. Cada postura será realizada duas vezes; somente depois passe para o próximo cartão.

Ilustrações. 
Postura do caranguejo. Mulher usando regata azul e calça preta está com as mãos e os pés apoiados no chão. As costas estão levantadas.

Postura da cobra. A mulher está com as mãos apoiadas no chão, o tronco levantado. Barriga, pernas e pés estão deitados no chão. 

Postura do flamingo. A mulher está sobre o pé direito. Seu pé esquerdo está flexionado para o lado da perna e suas duas mãos estão levantadas e unidas acima da cabeça. 

Postura do gato. A mulher está com os braços esticados para baixo, as mãos apoiadas no chão. As costas estão curvadas, os joelhos e os pés no chão. 

Postura do golfinho. A mulher está com os braços, a cabeça e os pés apoiados no cão. O quadril está levantado. 

Postura do rato. A mulher está com o quadril esticado para trás, as pernas dobradas abaixo dele e apoiadas no chão. O tronco está inclinado para baixo e os dois braços esticados para frente. 

Postura do sapo. A mulher está sentada, apoiada nos pés. Os braços estão apoiados nos joelhos. 

Postura do tubarão. A mulher está deitada no chão com as pernas e os braços esticados para trás, o tronco levemente levantado e a cabeça

Ilustrações elaboradas para esta obra.

Fotografe a turma experimentando as posturas. Esses registros podem ser utilizados na decoração dos murais para a aula comunitária. Além disso, é possível criar um mural virtual coletivo (padlet) com as fotos, que pode ser alimentado por você e pelos próprios estudantes.

Pesquisa sobre posturas da ioga: peça aos estudantes que, em duplas, na sala de informática ou em casa, pesquisem uma postura de ioga diferente das que experimentaram em aula. Na aula seguinte, solicite que compartilhem o resultado da investigação, apresentando o nome da postura escolhida, demonstrando-a para a turma experimentar e explicando seus benefícios.

A pesquisa e o compartilhamento de saberes entre os colegas devem ser incentivados, pois saber ensinar é tão importante quanto saber aprender. Esta proposta incentiva a validação do espaço escolar como local de participação coletiva.

Ícone do boxe Avaliando em diferentes linguagens.

Avaliando em diferentes linguagens

Para ajudar na verificação da progressão do aprendizado dos estudantes sobre a temática, proponha:

  1. Escolher uma das posturas experimentadas na aula de ioga e desenhá-la no caderno, escrevendo o nome dela. Levar esse registro para casa e ensinar o movimento para um dos familiares. Fotografar ou filmar esse momento. Tais registros também podem ser incluídos no mural virtual coletivo (padlet).
  2. Criar um desenho e uma frase que representem a filosofia da ioga, que é pautada em união, integração, unidade corpo-mente, autoconhecimento, disciplina, concentração, autonomia, respeito e liberdade, tendo como base a imagem a seguir.
Ilustração. Menina de cabelo loiro bem comprido e esvoaçante usando camiseta verde e calça roxa com os olhos fechados e os braços levantados. Ao fundo, sol e pássaros.
A calma é um superpoder.
Orientação para acessibilidade

Caso haja estudantes cegos na turma, é possível ampliar as possibilidades de representação da filosofia da ioga, propondo, por exemplo, o uso de colagem com papéis e tecidos de diferentes texturas.

Conectando saberes

Saúde.

Esta seção considera um trabalho interdisciplinar com Ciências, pois estabelece conexões entre a ioga e o sistema respiratório, tratando da segunda competência geral da Educação Básica.

Ioga e sistema respiratório

Quando se trata das ginásticas de conscientização corporal, em especial da ioga, a respiração aparece como parte primordial.

O sistema respiratório é responsável pela absorção de oxigênio e pela liberação de gás carbônico (dióxido de carbono). O ar é levado até os pulmões por meio da inspiração e, ao chegar aos alvéolos, ocorre o processo de trocas gasosas, em que o oxigênio presente no ar passa para o sangue e a expiração promove a saída de gás carbônico dos pulmões. Outras funções do sistema respiratório são a participação no equilíbrio ácido-base do corpo, na fonação (produção da voz), na defesa pulmonar e no metabolismo.

Mostre aos estudantes a imagem a seguir, que apresenta o sistema respiratório e os órgãos que o compõem.

Ilustração. Silhueta humana indicando o sistema respiratório e os órgãos que o compõem:
Cavidade nasal
Faringe
Laringe
Traqueia
Brônquios
Alvéolos pulmonares
Bronquíolos
Pulmões
Pleura
Diafragma

Fonte: Anatomia em Foco.

A respiração é o termo que se dá à troca de gases entre a atmosfera, o sangue e as células, mas na ioga ela é entendida como a extensão da energia vital (fundamental), que se move por todo o corpo e centros energéticos e constitui uma ferramenta imprescindível que une e coordena o corpo físico e o mental. A ideia é que, ao oxigenar o corpo de fórma controlada, regula-se a energia vital (prana) e dominam-se as emoções e os pensamentos.

A respiração iogue beneficia o relaxamento e a paz interior, pois coloca o corpo em um estado de tranquilidade em que o sangue flui e os processos do corpo funcionam eficientemente.

Sugira aos estudantes que pesquisem como confeccionar maquetes do sistema respiratório. Assim, será possível verificar se eles conseguem identificar e associar a maquete ao mecanismo respiratório apresentado nesta seção. Convide o professor de Informática para auxiliá-los nessa pesquisa.

Ícone do boxe Fique Ligado.

rréchitégui (cerquilha, sustenido)FiqueLigado

RESUMO do sistema respiratório. [sem local: sem nome], 2021. 1 vídeo (3 minutos 32 segundos). Publicado pelo canal Com Ciência. Disponível em: https://oeds.link/DeYq8M. Acesso em: 5 março. 2022.

Se possível, projete esse vídeo sobre o funcionamento do sistema respiratório para os estudantes.

Caminhar é preciso!

A caminhada é um exercício aeróbico fácil, seguro, que pode ser realizado em quase todos os lugares e, por esses motivos, é muito popular e acessível a quase toda a população.

Os exercícios aeróbicos são aqueles que utilizam o oxigênio para a produção de energia. Esse tipo de exercício utiliza muitos grupos musculares de fórma cíclica e ritmada. São exemplos: correr, nadar, pedalar e dançar. Eles proporcionam maior ativação e oxidação dos ácidos graxos (gordura), aumento do número e do tamanho das mitocôndrias (organelas celulares relacionadas ao processo de respiração celular), melhoria da circulação sanguínea e aumento do fluxo sanguíneo nos músculos.

Uma hora de caminhada rápida pode queimar, em média, 300 a quatrocentas quilocalorias (quilocalorias), e é muito importante que essa atividade seja feita de fórma regular para que os resultados e benefícios sejam alcançados.

A prática regular da caminhada traz inúmeros benefícios:

  • Ajuda a emagrecer.
  • Melhora o sistema cardiovascular.
  • Melhora a postura corporal.
  • Reduz o colesterol.
  • Aumenta a massa óssea.
  • Diminui os sintomas de estresse e ansiedade.
  • Reduz o risco de diabetes.
  • Melhora a qualidade de sono.
  • Aprimora a cognição e a memória.

Muitos estudos estabelecem uma relação direta entre o hábito de caminhar e a redução dos problemas de saúde e de mortalidade, como apresenta a manchete a seguir.

Reprodução de recorte de jornal:
ESTUDO RELACIONA HÁBITO DE ANDAR 7 MIL PASSOS DIÁRIOS A MENOR MORTALIDADE
Deslocamentos ao longo do dia promovem o condicionamento saudável do corpo, protegendo-o de problemas graves.

Rrêifi, Alexandre. Estudo relaciona hábito de andar 7 mil passos diários a menor mortalidade. VEJA Saúde. 1º outubro. 2021. Disponível em: https://oeds.link/cpnED0. Acesso em: 19 março. 2022.

Leve a notícia selecionada ou outras de sua escolha que tratem do tema, na íntegra e impressas, para que sejam fontes de reflexão sobre a importância de um estilo de vida ativo, relacionando-o aos Temas Contemporâneos Transversais (tê cê tês) Saúde e Processo de envelhecimento, respeito e valorização do idoso.

Ciência e tecnologia

Você sabe o que é um pedômetro?

Pedômetro é um equipamento usado para medir passos por sistema pendular. Embora a Organização Mundial da Saúde (ó ême ésse) baseie suas diretrizes sobre atividade física na contagem de minutos e no vigor dos treinos, campanhas de incentivo à prática de atividade física estabelecem 10 mil passos por dia como padrão para sair do sedentarismo.

Existe também o contador de passos dos smartwatches, que têm um sensor que identifica toda vez que o indivíduo balança o braço e conta como um passo (já que é o movimento natural do braço ao caminhar), contabilizando os passos dados. A distância percorrida e as calorias perdidas são estimadas depois de um cálculo interno do equipamento, levando em conta o peso, a altura e o gênero do usuário.

Há ainda o contador de passos dos celulares, que contam com o acelerômetro, um componente capaz de detectar variações de velocidade nas três dimensões: para cima e para baixo; para a frente e para trás; e para os lados. É por isso que o celular reconhece, por exemplo, quando a tela é girada. O aplicativo que conta os passos monitora o acelerômetro constantemente. Toda vez que ele detecta um movimento curto para cima e um movimento mais longo para a frente, conclui que um passo foi dado.

Fotografia. Pedômetro. Objeto redondo e preto com um visor pequeno com os números: 58.72.
Pedômetro.
Fotografia. Smartwatch com
contador de passos. Relógio com um visor retangular com ícones coloridos e informações como o número de passos dados e os batimentos cardíacos.
Smartwatch com contador de passos.
Fotografia. Aplicativo de aparelho celular com contador de passos e band. Um celular preto e retangular. Ao lado, uma pulseira grossa.
Aplicativo de aparelho celular com contador de passos e band.

Esse assunto está conectado com o tê cê tê Ciência e tecnologia. Caso você perceba que os estudantes possuem esses recursos tecnológicos, planeje aulas explorando a caminhada relacionada a metas de passos predefinidos, ou sugira que registrem quantos passos diários eles dão em uma semana etcétera.

Recomendações e cuidados ao caminhar

Durante a caminhada, é importante ter alguns cuidados para prevenir lesões, desidratação, insolação, queimaduras solares e desconfortos que possam comprometer o bem-estar do praticante, sendo recomendado:

  • Utilizar calçado confortável e roupas leves.
  • Beber 250 mililitros de água por cada hora de caminhada.
  • Utilizar filtro solar, óculos escuros e boné quando caminhar ao ar livre.
  • Evitar horários mais quentes, como entre 11 horas e 16 horas.
  • Manter o olhar para o horizonte, com a postura ereta.
  • Em relação aos ombros, o correto é deixá-los relaxados, sem contrair o músculo trapézio.
  • Evitar ruas muito movimentadas (em razão de segurança e excesso de gases poluentes).
  • Respeitar os limites e as sensações corporais, adequando a caminhada aos seus níveis de condicionamento físico.

Pensando na caminhada como um programa de exercícios físicos da ginástica de condicionamento físico, é necessário conhecer a frequência, a duração e a intensidade do treinamento para garantir as diversas alterações de ordem fisiológica, cardiorrespiratória e neuromuscular esperadas.

Recomendações

Condicionamento aeróbico: envolve a participação de uma pessoa em atividades aeróbicas, que aumentam o ritmo da respiração e a frequência cardíaca por um período prolongado, estimulando a capacidade física de resistência (aeróbica). Esse tipo de condicionamento ajuda o indivíduo a ter uma vida mais longa e saudável, pois tem efeitos positivos nos pulmões e no fluxo sanguíneo.

Recomendações para um treinamento com o objetivo de aprimoramento do condicionamento aeróbico (GUETHS, 2003):

• Frequência: de três a cinco vezes por semana.

• Duração da atividade: no mínimo 20 minutos, podendo ou não ultrapassar o período de uma hora.

• Intensidade: o treinamento aeróbico deve ser feito na faixa de 60% a 80% da Frequência Cardíaca Máxima (FCM).

Para estimar a éfe cê ême, um estudante de 13 anos, por exemplo, vai calcular 220 13 = 207 batimentos cardíacos por minuto (bê pê ême) de éfe cê ême. Duzentos e vinte é um valor-padrão, do qual deve ser subtraída a idade do estudante. Em seguida, calcula-se a faixa de treino, que varia de 60% a 80% da éfe cê ême; no exemplo, 207 vezes 60% = 124 bpm e 207 vezes 80% = 165 bê pê ême. Essa é a zona de frequência do treinamento.

Apesar de a inclusão de exercícios físicos regulares à rotina ser estimulada, alerte os estudantes a tomar cuidado com excessos, que podem causar fadiga e exaustão, lesões nas articulações e nos ligamentos, aumentar os riscos de fraturas e fissuras ósseas, perda de massa muscular e até problemas nutricionais. A busca irrefletida pelo padrão de corpo perfeito, estimulada pela mídia, redes sociais e outros meios de comunicação, em geral leva a exageros que podem prejudicar seriamente a saúde. Muitos jovens aderem à moda fitness (estar em boa fórma física) preocupados apenas com a imagem, e não com a saúde.

Muitas pessoas veem o mundo fitness dos artistas, divulgado pelas redes sociais, e adotam dietas extremamente restritivas, utilizam suplementos sem orientação de um nutricionista, consomem anabolizantes e seguem uma rotina de exercícios que prometem resultados rápidos.

Suplementos alimentares

Anabolizantes

São compostos extraídos dos próprios alimentos, que complementam a dieta oferecendo ao corpo aminoácidos, carboidratos e vitaminas. A necessidade de uso dos suplementos deve ser avaliada por um profissional nutricionista ou médico.

São substâncias utilizadas para aumentar níveis hormonais no corpo e indicadas em casos de deficiências clínicas do hormônio testosterona. Não devem ser utilizadas para a melhora de desempenho por seus inúmeros efeitos colaterais, como problemas cardiovasculares, hepáticos e hormonais, e só podem ser prescritas por médicos endocrinologistas.

Quadro elaborado para esta obra.

É importante advertir os estudantes sobre sites, vídeos e blogues que dão dicas de rotinas de exercícios e de dietas que apresentam informações sensacionalistas, pouco informativas e sem avaliação de um especialista. A busca por atividade física deve ser motivada primordialmente pela saúde, e deve-se procurar por profissionais como educadores físicos e nutricionistas, além de informações científicas sobre o assunto.

Ícone do boxe Fique Ligado.

rréchitégui (cerquilha, sustenido)FiqueLigado

CIÊNCIA INFORMA. Disponível em: https://oeds.link/6yHV6U. Acesso em: 19 março. 2022. Criado por professores da Universidade de São Paulo (úspi), o site visa desmistificar as soluções mágicas do mundo fitness e colaborar com dicas que ajudem a levar uma vida mais saudável, baseadas em ciência.

Vamos à prática!

Orientação para acessibilidade

Caso haja estudantes cegos na turma, solicitar a um estudante vidente que atue como guia na caminhada pode enriquecer a atividade.

Da caminhada na escola a um programa de caminhada

Convide os estudantes a realizar uma vivência de caminhada pelos ambientes da escola, retomando as recomendações e os cuidados ao caminhar apresentados e orientando-os a respirar da fórma mais natural possível, seguindo as necessidades do próprio corpo, independentemente de ser pelo nariz ou pela boca. Eles devem se preocupar primeiro em deixar o ritmo respiratório constante e confortável, concentrando-se na expiração, pois permitirá mais remoção de cê ódois e inalações mais profundas de oxigênio.

Combine com os estudantes de permanecerem caminhando por perto, a fim de que possam ouvir o seu comando para a verificação dos batimentos cardíacos a cada cinco minutos. A atividade-desafio, o programa de caminhada, pode ser ampliada de acordo com o interesse da turma (por 15 ou 30 dias).

Fotografia. Em uma quadra, mulher de cabelo castanho preso usando camiseta cinza, calça verde e tênis cinza  está caminhando com os braços abertos ao lado do corpo e sorrindo. Perto dela, diversas crianças usando uniforme de camiseta branca e short azul.
Estudantes praticando caminhada na quadra da escola.

Objetivos

  • Calcular a própria éfe cê ême e verificar os batimentos cardíacos por minuto, em repouso e durante a caminhada, percebendo a variação da frequência cardíaca (éfe cê).
  • Reconhecer a caminhada como uma prática corporal da ginástica de condicionamento físico, bem como os benefícios decorrentes da sua prática regular.
  • Identificar as sensações corporais experimentadas durante a proposta.

Materiais

Cronômetro, frequencímetro (opcional), caderno para anotações e garrafa de água

Procedimentos

Esta proposta será realizada em três etapas: as duas primeiras devem ser feitas na aula de Educação Física, na escola, e a terceira deve ser feita em casa, para dar continuidade ao aprendizado.

1. Cálculo da éfe cê ême e verificação da éfe cê

Solicite aos estudantes que calculem sua éfe cê ême subtraindo de 220 a sua idade e anotem o resultado no caderno. Em seguida, explique como verificar a éfe cê, expressa pelos batimentos cardíacos por minuto:

  • Pulsação radial: basta colocar os dedos indicador e médio estendidos sobre o pulso, logo abaixo da base do dedo polegar, pressionando levemente até sentir a pulsação.
  • Pulsação carótida: deve-se colocar os dedos indicador e médio estendidos na lateral do pescoço, próximos da artéria carótida, e pressionar levemente até sentir a pulsação.

Vamos à prática!

Frequencímetro (monitor cardíaco): serve para medir e controlar os batimentos cardíacos de uma pessoa durante a prática da atividade física.

Fotografia. Mulher de cabelo castanho comprido e preso usando blusa preta está com dois dedos da mão direita no pescoço e com o braço esquerdo dobrado olha para um aparelho no pulso.
Fotomontagem. Saindo da parte inferior do cérebro de um menino há veias avermelhadas na lateral do rosto e do pescoço; ao lado, as informações: 
Artéria carótida externa. 
Artéria carótida interna. 
Artéria carótida comum.
Imagem 1 – Verificação de pulsação na artéria carótida. Imagem 2 – Artéria carótida*.

Cronometre um minuto enquanto os estudantes descobrem a éfe cê deles em repouso por meio da pulsação radial ou carótida, comparando-a com os valores a seguir e anotando-a no caderno.

A éfe cê ideal em repouso varia de acordo com uma série de características, entre elas a idade:

  • de 0 a 2 anos – entre 120 e 140 bê pê ême;
  • de 8 a 17 anos – entre 80 e 100 bê pê ême;
  • adulto sedentário – entre 70 e 80 bê pê ême;
  • adultos praticantes de atividades físicas e idosos – entre 50 e 60 bê pê ême.

2. Caminhada com duração de 20 minutos

Convide a turma a caminhar por 20 minutos na quadra ou em outros ambientes da escola, medindo a éfe cê a cada 5 minutos, ao seu comando de voz, para verificar qual intensidade de esforço está sendo atingida e anotá-la no caderno.

Oriente os estudantes a caminhar com passos curtos e rápidos, garantindo maior cadência de passos, a variar os terrenos (piso, grama, rampas, escadas etcétera.), verificando se o nível de esforço também se alterna, e a hidratar-se, quando necessário.

3. Programa de caminhada

O desafio aqui é atingir a regularidade, fundamental para os programas de exercícios físicos, para a saúde e para a qualidade de vida.

A seguir, há uma sugestão de desafio baseado nas recomendações relacionadas à frequência e à duração. Sugira aos estudantes que, de acordo com a própria condição física e objetivos, escolham a zona de treinamento entre 60% e 80% da sua éfe cê ême:

Dias da semana

Segunda

Terça

Quarta

Quinta

Sexta

Sábado

Domingo

Duração da caminhada

20 minutos

20 minutos

Descanso

25 minutos

25 minutos

Descanso

30 minutos

FC média

Peça que realizem esse desafio por uma semana, descobrindo as sensações e as alterações corporais experimentadas e anotando-as no caderno, assim como a média da éfe cê em cada dia de treino.

Depois, promova o compartilhamento dessas informações com os colegas em grupos de quatro estudantes, comparando-as e discutindo-as.

* Fonte: Instituto Barão de Cirurgia Vascular.

Conectando saberes

Saúde.

Nesta seção contemplamos os tê cê tês Saúde e Educação alimentar e nutricional, bem como um trabalho interdisciplinar com Ciências, ao abordar conhecimentos significativos para a compreensão do funcionamento do corpo dos estudantes, por meio dos temas calorias e produção de energia a partir dos alimentos. Leia e reflita com a turma o texto a seguir.

Alimentação saudável

Caloria é uma unidade de medida utilizada para representar a energia na fórma de calor (energia térmica), mas não faz parte do Sistema Internacional de Unidades (ésse Í). Em geral, a informação vem na fórma de quilocalorias (quilocalorias), que equivalem a mil calorias. Cada alimento produz uma quantidade diferente de quilocalorias. A produção de energia no organismo humano por meio dos alimentos ocorre no interior das células, mais precisamente na mitocôndria. A energia é produzida a partir de um ou mais dos seguintes nutrientes como combustíveis:

Ilustração. MACRONUTRIENTES. 
Um círculo denominado Carboidratos com figuras de pães, trigo, morango, banana, maçã, laranja, batata e leguminosas . 
Um círculo denominado Proteínas com figuras de leguminosas, carne vermelha, carne suína, carne de frango, leite, peixe, ostras, ovos, queijo, salmão. 
Um círculo denominado Lipídios com ilustrações de queijo, salmão, ovos, abacate, grãos, amendoim, coco, castanhas.

Para aprofundamento, pesquise na internet temas relacionados a macronutrientes. Como sugestão, pesquise o vídeo a seguir e apresente-o aos estudantes.

O QUE SÃO macronutrientes e micronutrientes, para que servem | Funções | Diferenças | Resumo. [sem local], 2020. Publicado pelo canal NutriDiversidade.

Como exemplo, passe as informações nutricionais referentes a 100 gramas de maçãs, que têm uma estimativa de 50 calorias, 2,4 gramas de fibra alimentar, 14 gramas de carboidratos, 0,3 gramas de proteí­nas e 0,2 gramas de lipídios, além de vários micronutrientes, como vitaminas (a, C) e sais minerais (cálcio, ferro).

Pesquise também o Guia alimentar para a população brasileira (BRASIL, 2014), que tem o objetivo de apoiar e incentivar práticas alimentares saudáveis no âmbito individual e coletivo, bem como subsidiar políticas, programas e ações que visem à promoção da saúde e à segurança alimentar e nutricional da população. As principais recomendações apresentadas são:

  • A base alimentar deve ser de alimentos in natúra, em grande variedade e, na maior parte, de origem vegetal.
  • Utilizar óleos, gorduras, sal e açúcar em pequenas quantidades.
  • Limitar o consumo de alimentos processados (queijos, pães) e evitar o consumo de ultraprocessados (bolacha, salgadinho).
  • Comer com regularidade e atenção, em ambientes apropriados, e, sempre que possível, em companhia.
  • Ser crítico quanto à publicidade de alimentos, que tem como principal objetivo o aumento da venda de produtos.

Ícone do boxe Avaliando em diferentes linguagens.

Avaliando em diferentes linguagens

Peça aos estudantes que analisem o infográfico a seguir e respondam por que precisamos nos hidratar durante a prática de exercícios físicos.

Ilustração. Menino com metade do corpo usando roupa e metade do corpo com destaque para a anatomia e músculos do corpo humano. Ele está tomando água de uma garrafa. Ao redor, as informações. 
1. A perda de água pelo suor torna o sangue mais concentrado, mais viscoso. 
2. O hipotálamo (também chamado de “termostato do cérebro”) identifica essas alterações e, para preservar a quantidade de água, estimula a sensação de sede. 
3. A água ingerida chega rapidamente ao intestino, onde é absorvida e vai para a corrente sanguínea. 
4. O sangue retorna à sua concentração normal, facilitando o transporte de nutrientes como glicose e oxigênio, essenciais ao funcionamento dos músculos. 
5. Durante a atividade física, os músculos produzem calor pela queima de energia, o que aquece o organismo. 
6. Para evitar o superaquecimento, o hipotálamo libera parte da água do sangue para se transformar em suor, que evapora, controlando a temperatura corporal.

Água de menos...

  • Pode aumentar a temperatura corporal porque, com menos suor, o organismo não faz trocas suficientes de calor com o ambiente.
  • Faz com que o volume sanguíneo diminua, dificultando o trabalho cardíaco e o transporte de oxigênio para os músculos.  

Água de mais...

  • Inibe a ação do hormônio antidiurético, estimulando a produção de urina e a eliminação de líquidos.
  • Dilui as concentrações corporais de sódio, o que pode resultar em estado de hiponatremia (baixa concentração de sódio no sangue). Pode causar confusão mental e, em casos extremos, convulsão.

Fontes: VIDA suave. Como funciona o mecanismo de hidratação do corpo. Disponível em: https://oeds.link/DuKp1S. Acesso em: 27 abril. 2022.

Destaque para a turma que a água auxilia o sangue a retornar à sua concentração normal, facilitando o transporte de nutrientes, especialmente para os músculos. Além disso, ela é responsável por controlar a temperatura corporal por meio do suor.

Orientação para acessibilidade

Caso haja estudantes cegos na turma, é necessário que o infográfico seja descrito oralmente. Se houver possibilidade, utilize o recurso de audiodescrição.

Ícone do boxe Protagonismo juvenil: aplicação dos saberes

Protagonismo juvenil: aplicação dos saberes

Multiplicadores dos saberes sobre ginástica

É fundamental que os estudantes possam experimentar os conceitos e as teorias que aprendem nas aulas e entender como funcionam na prática, utilizando-os em situações cotidianas e de relevância para seu desenvolvimento como cidadãos.

Aula comunitária de ioga na mostra cultural ou em sábado letivo

  • Com antecedência, reúna os estudantes em pequenos grupos para definirem quais posturas farão parte da aula e qual será sua duração.
  • Com a sua ajuda, selecionem as músicas que serão usadas, os materiais necessários, definam quais estudantes demonstrarão as posturas para os convidados, quem ajudará com as dicas e correções e quem registrará esse momento por meio de fotos e vídeos, devidamente autorizados por preenchimento de termo de uso de imagem.
  • Convidem a comunidade escolar para uma aula de ioga na mostra cultural da escola ou em um sábado letivo, lembrando de reforçar a necessidade de utilizar roupas confortáveis nessa ocasião.
  • Apliquem a aula comunitária de ioga, conforme o planejamento, ensinando tudo o que foi aprendido nesta unidade.
  • A decoração pode ser feita com os desenhos e as fotos das posturas registradas pelos estudantes e por você durante as aulas, expostos nos murais do espaço.
  • Ao final do evento, destaquem com os participantes a importância de valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais, neste caso a ioga, e de conhecer-se, apreciar-se e cuidar da saúde física e emocional.

Levantamento de pistas de caminhada

Em Chengdu, uma das maiores cidades da China e de grande importância econômica e cultural, os moradores podem se exercitar em uma pista de caminhada que tem 698 metros de extensão. A estrutura, projetada pelo estúdio de arquitetura Powerhouse Company, possui uma grande passarela ondulada que conecta dois edifícios e ocupa parte de seus telhados. Eles funcionam como um museu de tecnologia aberto ao público.

Mostre a imagem dessa pista de caminhada acoplada ao telhado de edifícios chineses.

Fotografia. Vista aérea de uma pista de caminhada vermelha e ondulada em um parque. Ao redor há grama e árvores.
Pista de caminhada de 698 metros de extensão conecta prédios comerciais na China.

Convide os estudantes a buscar pistas de caminhada pelo bairro por meio de conversas com familiares, amigos, vizinhos e comerciantes, pela internet, por jornais do bairro, pelas redes sociais etcétera.

Depois, com a ajuda de um familiar responsável, peça que escolham um dos locais para conhecer e praticar o programa de caminhada, apresentado na seção “Vamos à prática!”.

Por último, solicite que descrevam em seus cadernos as impressões sobre a pista de caminhada, contendo o nome e/ou o endereço e os pontos positivos e negativos desse local.

Na escola, em pequenos grupos, propicie o compartilhamento dessas informações e sugira que elaborem cartazes com a lista desses locais e suas descrições, para divulgarem pelo bairro. Além disso, os cartazes podem ser fixados no mural da turma ou pela escola, para que todos possam observar.

Sessão de cinema e debate sobre o filme Wall-E

Se houver possibilidade, prepare uma sessão de cinema na escola para assistir ao filme Wall-E. Trata-se de uma animação dirigida pelo estadunidense éndrú isténton , produzida nos Estados Unidos em 2008.

Sinopse

No filme, a humanidade deixa o planeta e passa a viver em uma grande nave, depois de encher a Terra de lixo e poluir a atmosfera. O plano era que esse retiro durasse poucos anos, apenas enquanto os robôs estivessem limpando o planeta. O personagem Wall-E é o último desses robôs, e sua rotina é compactar o lixo. Certo dia, surge uma nave, trazendo uma nova e moderna robô chamada Eva, pela qual Wall-E se apaixona e resolve segui-la por toda a galáxia. Pontos a serem refletidos durante a apreciação do filme:

  • A responsabilidade que cada um deveria ter em relação aos resíduos que produz (conceito de desenvolvimento sustentável, consumo responsável, redução, reciclagem e reutilização).
  • Os problemas que um estilo de vida sedentário pode causar para a saúde.
  • Os dois lados da tecnologia – benefícios e malefícios.
  • A humanidade representada no filme (alienada, individualista, acomodada, obesa etcétera.).

Promova um debate sobre o filme com a turma utilizando os tópicos sugeridos ou outros de sua preferência. Defina um ou mais estudantes para realizar o registro dos tópicos, compartilhar com a turma, e todos devem elaborar um texto final sobre esse momento.

Por fim, oportunize uma publicação nas redes sociais da escola para indicação de Wall-E, ampliando a sua divulgação para além dos muros da escola.

Essa sessão de filme pode ser estendida para outras turmas, ou para os pais e responsáveis.