REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ALVES, T. C. T. F. Depressão e ansiedade entre estudantes da área de saúde. Revista de Medicina, volume. 93, número. 3, página. 101-105, 2015.

A autora realiza uma revisão de literatura sobre ansiedade e depressão em estudantes da área da saúde, de maneira a planejar estratégias para diagnóstico precoce.

ANTUNES, S. E. O “país do futebol” na Copa do Mundo: Estudo de recepção ao discurso midiático-esportivo com jovens escolares. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2007.

A dissertação analisa a recepção de jovens escolares ao discurso midiático-esportivo durante a Copa do Mundo de 2006, realizada na Alemanha.

APONTES, S. A. Acomodação de palavras bantu em português: algumas consequências morfofonológicas. Revista Philologus, Rio de Janeiro, ano 16, número. 46, página. 41-58, 2010.

O artigo aborda a questão da estrutura silábica pré-nasalizada em um sistema linguístico bantu, em decorrência do fato de ser acomodada pela estrutura silábica do português brasileiro.

BARROS, N. F. êti ól Iôga e promoção da saúde. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, volume. 19, número. 4, página. 1305­‑1314, abril. 2014.

O estudo aponta a ioga como uma prática que atua como terapêutica e promotora de saúde, ampliando a capacidade de autopercepção e autocuidado corporal.

BIBLIOTECA DO EXÉRCITO. Departamento de Ensino e Cultura do Exército. Manual de ensino de esgrima: volume 3 – sabre. 2021. Disponível em: https://oeds.link/9ZPVqM. Acesso em: 27 julho. 2022.

O manual busca ensinar de modo prático e didático sobre elementos da esgrima, focando no ensino da esgrima de sabre.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, Distrito Federal, 2018.

O documento define o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.

BRASIL. Ministério da Educação. Temas contemporâneos transversais na Bê êne cê cê: contexto histórico e pressupostos pedagógicos. Brasília, Distrito Federal: Méqui/sébi, 2019.

O documento traz a fundamentação e os pressupostos dos temas como direitos de aprendizagem pelo acesso a conhecimentos que possibilitem a formação para o trabalho, para a cidadania e para a democracia.

BRASIL. Ministério da Educação. Temas contemporâneos transversais na Bê êne cê cê: propostas de práticas de implementação. Brasília, Distrito Federal: Méqui/sébi, 2019.

O documento apresenta propostas para abordar os temas de fórma intra, inter e transdisciplinar.

BRASIL. Ministério da Saúde. Guia alimentar para a população brasileira. segunda. edição. Brasília, Distrito Federal: Ministério da Saúde, 2014.

O guia aborda os princípios e as recomendações para uma alimentação adequada e saudável para a população brasileira.

CARVALHO, J. C. Jogos de corrida de orientação para as escolas. São Paulo/Joinville: Clube dos Autores, 2020.

O autor descreve atividades e jogos para a prática da corrida de orientação, além de ensinar a desenhar um croqui de uma área e técnicas e táticas de treinamentos por meio do conhecimento dos pontos cardeais, do relógio de sol e da constelação Cruzeiro do Sul.

CAZÉ, C. M. J. O.; OLIVEIRA, A. S. Dança além da visão: possibilidades do corpo cego. Pensar a Prática, Goiânia, volume. 11, número. 3, página. 293-302, setembro./dezembro. 2008.

O artigo suscita reflexões sobre as possibilidades do corpo cego e a interação com a dança na construção da autonomia.

cê bê ó – CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE ORIENTAÇÃO. Disponível em: https://oeds.link/Z8DhC2. Acesso em: 22 julho. 2022.

O site da Confederação Brasileira de Orientação, que traz notícias, estatutos da corrida de orientação etcétera.

CLUBE DE ORIENTAÇÃO DO TRIÂNGULO MINEIRO. Disponível em: https://oeds.link/1bjWhq. Acesso em: 31 julho. 2022.

O site traz informações sobre a corrida de orientação, como as principais notícias dos campeonatos, regras, modalidades, equipamentos, história, entre outras.

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE DESPORTOS TERRESTRES. O que é punhobol? Disponível em: https://oeds.link/SpSefe. Acesso em: 6 março. 2022.

Esse site apresenta as características do punhobol, bem como sua história e sua disseminação no Brasil.

FARIA, I. R. A dança a dois: processos de criação em dança contemporânea. 2011. 175 f. Dissertação (Mestrado em Artes) – Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista, São Paulo. 2011.

A pesquisa descreve e reflete sobre um processo de criação em dança contemporânea com a dança a dois aplicada em um grupo de extensão.

FERREIRA, H. S. As lutas na Educação Física escolar. Revista de Educação Física/Journal of Physical Education, Rio de Janeiro, volume. 75, número. 135, página. 36-44, 2006.

Esse artigo objetiva compreender como os professores de Educação Física estão ensinando lutas, além de apresentar brevemente seu percurso histórico no mundo.

FERREIRA, L. êti ól Avaliação dos níveis de depressão em idosos praticantes de diferentes exercícios físicos. cáunchienchiei Saúde, São Paulo, volume.13, número. 3, página. 405-410, 2014.

O objetivo do estudo foi o de avaliar o nível de depressão em idosos praticantes de diferentes tipos de exercícios físicos.

GOLIN, A. F. Dança e movimento: um significado para a pessoa portadora de deficiência visual. benjamin Constã, Rio de Janeiro, número. 21, 2002.

O artigo apresenta a dança para os alunos portadores de deficiência visual, proporcionando consciência corporal e criatividade e contribuindo para a inclusão na sociedade.

Guítés, M. As características e prescrições de um exercício aeróbio. Revista Digital, Buenos Aires, ano 9, número. 67, dezembro. 2003.

O estudo tem como objetivo realizar uma revisão bibliográfica das características e das principais prescrições do treinamento aeróbico.

HOFMANN, J. Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. Porto Alegre: Mediação, 2009.

A autora analisa e aprofunda os fundamentos básicos da prática da avaliação mediadora, o papel do professor, os registros e os relatórios de avaliação.

JOSÉ, A. M. Samba de gafieira: corpos em contato na cena social carioca. 2005. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2005.

O estudo investiga o samba de salão carioca na contemporaneidade de uma perspectiva documental e histórica, caracterizando suas matrizes estéticas, musicais e culturais.

canachiró, C. Karate-do: da arte marcial ao esporte. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Instituto de Biociências, Universidade Estadual Paulista, São Paulo, 2008.

O trabalho apresenta a trajetória do surgimento do Karate-do até sua esportivização, contando também com trechos que abordam seu contexto de criação na ilha de oquinaua.

KARINO, C. A.; LAROS, J. A. Ansiedade em situações de prova: evidências de validade de duas escalas. Psico-USF, volume. 19, número. 1, página. 23-36, 2014.

O estudo objetivou disponibilizar dois instrumentos de avaliação da ansiedade, além de demonstrar evidências de validade dessas escalas.

LEOPOLDO, R. Tango: baile dos corpos dóceis. Belo Horizonte: Letramento, 2019.

O autor apresenta a beleza do tango argentino e seus significados com potencial libertário vinculados aos seus passos e à arte.

MARTINS, F. S.; CUNHA, A. C. Iôga com crianças: um caminho pedagógico-didáctico. In: Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde, 7. 2011, Braga. Anais reticências. Braga: Cê í ê dê, 2011. página. 1-15.

O estudo teve o objetivo de conhecer as posturas mais apreciadas pelas crianças brincando de ioga.

MASSOLA, M. E. A. Vamos praticar Iôga? Iôga para crianças, pais e professores. São Paulo: Phorte, 2008. 184 página.

O livro traz posturas, respirações e preceitos éticos da ioga, arte milenar indiana.

Minguêlí B.; TOMÉ B.; NUNES C.; NEVES A.; SIMÕES C. Comparação dos níveis de ansiedade e depressão entre idosos ativos e sedentários. Revista de Psiquiatria Clínica, volume. 40, página. 71-76, 2013.

O objetivo do estudo foi o de comparar a relação entre os níveis de ansiedade e depressão entre idosos ativos e sedentários.

MORAES, M. Comportamentos urbanos e esportes: contribuições para a esportivização do turfe e da pelota basca em Curitiba (1899-1905). litchêre – Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer, Belo Horizonte, volume. 18, número. 3, página. 86-115, 2015.

O estudo apresenta duas práticas esportivas institucionalizadas da cidade de Curitiba: o turfe e a pelota basca.

PEREIRA, L. A. M. Do congo ao tango: associativismo, lazer e identidades entre os afro-portenhos na segunda metade do século dezenove. Revista Mundos do Trabalho, Florianópolis, volume. 3, n. 6, página. 30-51, 2011.

A pesquisa analisa os caminhos e as estratégias adotadas pelos afro-portenhos, articulando identidades e lutas e levando em consideração o tango como ritmo nascente.

Putchinéli, F. A. Modernização do karatê: guitchim funêcoutchi e as tecnologias políticas do corpo. 2017. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Humano e Tecnologias) – Instituto de Biociências, Universidade Estadual Paulista, São Paulo, 2017.

O texto aborda o processo de modernização do karatê e os processos necessários para sua inserção e aceitação, assim como suas modificações na atualidade.

RESENDE, W. T.; NEGREIROS, A. B. Análise de impactos ambientais da prática da escalada na Serra do Lenheiro – São João del-Rei, Minas Gerais. terrai Didática, Campinas, volume. 16, página. 1-8, 2020.

Os autores realizaram um estudo para identificar e analisar os impactos ambientais, positivos e negativos, relacionados à prática da escalada na Serra do Lenheiro, em São João del-Rei, Minas Gerais.

ROCHA, N. H. S. O tango e o chorinho brasileiros. In: PERNA, Marco Antonio. 200 Anos de dança de salão no Brasil. Rio de Janeiro: Amaragão, 2011. página. 103-106.

O capítulo apresenta a trajetória histórica do tango brasileiro.

RODRIGUES, V. fóra da mídia e dentro do salão: samba-róqui e mestiçagem. 2006. 98 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.

O estudo busca compreender o processo de hibridação do samba-róqui, que se organizou contando com a mídia disco/cedê e com eventos como bailes, festas domiciliares, tendo como viés a teoria do corpomídia, desenvolvida por Helena Kátis e cristíne Gráiner.

RUFINO, L. G. B.; DARIDO, S. C. O ensino das lutas nas aulas de Educação Física: análise da prática pedagógica à luz de especialistas. Revista de Educação Física, Maringá, volume. 26, número. 4, página. 505-518, 2015.

O artigo tem como objetivo analisar as opiniões de docentes universitários especialistas no tema das lutas sobre a prática pedagógica nas aulas de Educação Física na escola, propondo implicações para o desenvolvimento dos contextos de formação de professores.

SANCHES NETO, L. Sistematização dos processos de ensino e aprendizagem: convergência entre conteúdos e objetivos da Educação Física escolar. In: oquimura tadamáre T.; Ulasovich, C.; VENÂNCIO, L.; SANCHES NETO, L. (organizador). Educação Física no Ensino Fundamental um: perspectiva de sistematização dos blocos de conteúdos temáticos. Curitiba: cê érre vê, 2017.

O autor apresenta a convergência de conteúdos como especificidade da Educação Física escolar.

SANTOS, L. L.; CUNHA, L. C.; MONTIEL, F. C. O punhobol na cidade do Rio Grande/Rio Grande do Sul: dos primeiros passos à consolidação como um esporte escolar. Research, Society and Development, Itabira, volume. 11, número. 1, página. 1-12, 2022.

O artigo compartilha a experiência do município do Rio Grande, no Rio Grande do Sul, sobre o registro histórico de implementação, realização e efetivação de ações voltadas ao punhobol escolar.

SHAMASUDDIN, K.; FADZIL, F.; ISMAIL, W. S.; SHAH, S. A.; OMAR, K.; murrãmad, N. A.; JAFFAR, A.; ISMAIL, A.; MAHADEVAN, R. Correlates of depression, anxiety and stress among Malaysian university students. Asian Jounal of Psychiatry, volume. 6, número. 4, página. 318-323, 2013.

O objetivo do artigo é o de avaliar a prevalência de depressão, ansiedade e estresse e identificar seus correlatos entre estudantes universitários.

SILVA, G. S. Tango: um olhar sobre o processo de ensino. 2013. Disponível em: https://oeds.link/yRQYEP. Acesso em: 24 abril. 2022.

O texto apresenta a história do tango, apontando as modificações que ocorreram ao longo do tempo e os conhecimentos técnicos e metodológicos de um estudo de caso.

SILVA, W. F. O karatê-do como conteúdo da cultura corporal nas aulas de Educação Física escolar: possibilidades pedagógicas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Faculdade Maria Milza, Governador Mangabeira, 2014.

O trabalho discute o karatê como um conteúdo a ser abordado nas aulas de Educação Física escolar, além dos estilos e do histórico desse esporte.

SILVEIRA, G. G. Boxe na Educação Física: possibilidades e tensões no ensino das lutas na escola. 2017. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Departamento de Educação Física/Centro de Desportos, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2017.

O trabalho estuda, analisa e reflete sobre uma experiên­cia de ensino de lutas/boxe nos Anos Finais do Ensino Fundamental.

soutermam, L. História do boxe como esporte moderno. 2009. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) – Instituto de Biociências, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2009.

O trabalho analisa como se deu o processo de esportivização do boxe, resgatando sua história como esporte moderno.

SOUSA, K. A. Rainhas do clube e musas do samba-róqui: raça e gênero na sociabilidade negra. Revista Desigualdade & Diversidade, número. 18, página. 33-54, 2020.

O artigo investiga as negociações que os bailes de samba-róqui apresentam no que se refere às representações sobre o feminino por meio da intersecção entre raça e gênero.

VOLP, C. M. Vivenciando a dança de salão na escola. 1994. Tese (Doutorado em Psicologia) – Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1994.

A pesquisa investiga os motivos pelos quais os jovens querem aprender a dançar e as possíveis influências da dança de salão na corporeidade e na sociabilidade.

WALL-E. Direção: éndrú isténton . Produção: djim Morris. Estados Unidos: Walt Disney Studios Motion Pictures, 2008.

No filme, a humanidade deixa o planeta Terra, após entulhá-lo de lixo e poluir a atmosfera com gases tóxicos, e passa a viver em uma gigantesca nave.

WORLD KARATE FEDERATION (WKF). Disponível em https://oeds.link/J3EqxS. Acesso em: 27 abril. 2022.

Site da Federação Mundial de Karatê, no qual são apresentadas regras e competições do esporte.

Zavádisquí, D.; STIEGLER, N. de F. F.; BRASILINO, F. F. Aptidão e atividade física relacionados à saúde de adolescentes entre 11 e 14 anos. érre bê pê féquis Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício, volume. 13, número. 83, página. 444­‑453, 2019.

O objetivo do estudo foi o de analisar a relação entre os níveis de aptidão e atividade física à saúde de adolescentes entre 11 a 14 anos, visando compreender maneiras eficazes na promoção do aumento da saúde e qualidade de vida.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMPLEMENTARES

FARO, A. J. Pequena história da dança. quarta edição. Rio de Janeiro: Jorge zarrár, 1998.

O autor trata do surgimento da dança e de seu desenvolvimento histórico, incluindo o uso da dança como arte, como ritual e como entretenimento.

KAMINOFF, L.; MATTHEWS, A. Anatomia da Iôga: guia ilustrado de posturas, movimentos e técnicas de respiração.segunda edição. Barueri: Manole, 2013.

O guia apresenta os detalhes mais valiosos sobre anatomia para pessoas envolvidas com a prática da ioga, tanto estudantes como professores.

RUFINO, L. G. B. Metodologia do ensino de lutas na escola. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional Sociedade anônima., 2018.

O livro apresenta fórmas de análise e compreensão do ensino das lutas e das artes marciais nas aulas de Educação Física na escola, estando em consonância com os objetivos desse componente curricular no âmbito da Educação Básica brasileira.