UNIDADE TEMÁTICA 4 GINÁSTICAS E AUTOCUIDADO
Raio- xis da unidade
Competências da Bê êne cê cê
Competências gerais da Educação Básica: 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10.
Competências específicas de Linguagens para o Ensino Fundamental: 2, 3, 4, 5 e 6.
Competências específicas de Educação Física para o Ensino Fundamental: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 8, 9 e 10.
Habilidades de Educação Física da Unidade Temática
( ê éfe oito nove ê éfe zero sete) Experimentar e fruir um ou mais programas de exercícios físicos, identificando as exigências corporais desses diferentes programas e reconhecendo a importância de uma prática individualizada, adequada às características e necessidades de cada sujeito.
( ê éfe oito nove ê éfe zero oito) Discutir as transformações históricas dos padrões de desempenho, saúde e beleza, considerando a fórma como são apresentados nos diferentes meios (científico, midiático etcétera).
( ê éfe oito nove ê éfe zero nove) Problematizar a prática excessiva de exercícios físicos e o uso de medicamentos para a ampliação do rendimento ou potencialização das transformações corporais.
( ê éfe oito nove ê éfe um zero) Experimentar e fruir um ou mais tipos de ginástica de conscientização corporal, identificando as exigências corporais dos mesmos.
( ê éfe oito nove ê éfe um um) Identificar as diferenças e semelhanças entre a ginástica de conscientização corporal e as de condicionamento físico e discutir como a prática de cada uma dessas manifestações pode contribuir para a melhoria das condições de vida, saúde, bem-estar e cuidado consigo mesmo.
O que veremos nesta unidade
Esta unidade contribui para as habilidades ( ê éfe oito nove ê éfe zero sete), ( ê éfe oito nove ê éfe zero oito), ( ê éfe oito nove ê éfe zero nove), ( ê éfe oito nove ê éfe um zero)e ( ê éfe oito nove ê éfe um um) ao ampliar os conhecimentos sôbre as ginásticas de conscientização corporal e de condicionamento físico, visto que ambas já foram abordadas nos anos anteriores. Desta vez, serão apresentados aos estudantes o pilates de solo e o High Intensity Interval Training ( rriit).
Na seção “Vamos à prática!”, selecionamos exercícios de pilates de solo sem e com acessórios e um rriit elaborado especialmente para os estudantes.
Propusemos o primeiro “Conectando saberes” com o tê cê tê Saúde, correlacionando o pilates e o autocuidado. No segundo “Conectando saberes”, conectamos os saberes com Ciências, apresentando os conceitos de hereditariedade e de biotipos corporais, relacionando-os aos padrões de beleza, suas consequências e transtornos alimentares, e ao tê cê tê Saúde.
Nas seções “Avaliando em diferentes linguagens”, sugerimos questões relativas ao HIIT, a análise de uma charge sobre a ginástica de condicionamento físico e a identificação dos acessórios de pilates utilizados nas imagens selecionadas. Além disso, é solicitada aos estudantes uma reflexão sobre a relação entre a hereditariedade dos biotipos corporais e a busca e adequação aos padrões de beleza da sociedade.
Para finalizar, elaboramos um projeto interdisciplinar sobre o autocuidado e uma pesquisa sobre os padrões de beleza e as tribos urbanas, seguida de uma grande exposição sobre esses temas.
De ôlho nas imagens
Orientação para acessibilidade
Caso haja estudantes cegos na turma, é necessário que as imagens sejam descritas oralmente. Se houver possibilidade, utilize o recurso de audiodescrição.
Mostre as imagens aos estudantes e levante o conhecimento prévio deles sôbre as ginásticas de condicionamento físico e de conscientização corporal com perguntas como as sugeridas a seguir, ampliando o roteiro conforme o encaminhamento das reflexões.
- Você já experimentou alguma dessas práticas? Comente.
- Explique, brevemente, qual é o principal objetivo da ginástica de conscientização corporal e da ginástica de condicionamento físico.
É possível que eles indiquem algum contato anterior com essas práticas, seja com o pilates de solo, seja com o rriit (representado pêlo exercício alpinista).
Para complementar, traga outras imagens dos tipos de ginástica supracitados e peça aos estudantes que as separem coletivamente, de acôrdo com os seus objetivos, e identifiquem os nomes das práticas corporais representadas. Dessa fórma, você poderá analisar se a turma consegue diferenciar as ginásticas de conscientização corporal e as de condicionamento físico, visto que são conceitos já estudados nos anos anteriores.
Além disso, retome com os estudantes quais práticas de ginásticas eles já vivenciaram em anos anteriores (ginástica funcional, ginástica localizada, ginástica laboral, ioga e caminhada). Planeje as próximas aulas pautando-se, também, nas respostas e nas dúvidas apresentadas por eles.
Por dentro do tema
Nesta seção são abordadas as ginásticas de conscientização corporal e de condicionamento físico. Apresentamos, também, o criador do método pilates, os seis princípios do método e os principais benefícios de sua prática. Em seguida, diferenciamos o pilates de solo (mat pilates) do pilates em aparelhos (studio pilates).
Faça a leitura do quadro a seguir com os estudantes para o aprofundamento dos temas e esclarecimento das possíveis dúvidas, enriquecendo as aprendizagens.
Ginástica de conscientização corporal e ginástica de condicionamento físico
Vamos relembrar?
Ginásticas de conscientização corporal (não competitivas) |
Ginásticas de condicionamento físico (não competitivas) |
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São práticas corporais caracterizadas por movimentos suaves e lentos, posturas e exercícios respiratórios voltados para a obtenção de uma melhor percepção do próprio corpo. Algumas práticas que constituem esse grupo têm origem em práticas corporais milenares da cultura oriental. |
São ginásticas indicadas para a manutenção da saúde e devem ter frequência, intensidade e duração adequadas. Podem, ainda, ser focadas em alguma população específica, como a ginástica para idosos, ou em algum ambiente determinado, como a ginástica laboral. Seus principais objetivos são a melhoria do rendimento esportivo, a obtenção e a manutenção do condicionamento físico ou o aperfeiçoamento da composição corporal. |
Quadro elaborado para esta obra com base na Bê êne cê cê (BRASIL, 2018).
Ginástica de conscientização corporal: pilates
Desenvolvido originalmente por Joséf Pilates, é um conjunto de exercícios que são realizados no solo ou em equipamentos exclusivos, visando ao total e completo contrôle do corpo e da mente e à conexão entre eles. Além disso, restabelece a saúde de indivíduos em condições patológicas e promove aumento da qualidade de vida para pessoas saudáveis.
Curiosidade
Quem foi Joséf Pilates?
Joséf Hubertus Pilates nasceu em 9 de dezembro de 1883, na cidade de mãnchingládbá, na Alemanha. Seu pai era ginasta e sua mãe, naturopata, influenciando-o a se interessar por assuntos científicos sôbre corpo e saúde. Na infância teve asma, raquitismo e febre reumática. Por isso, de fórma autodidata, começou a praticar exercícios respiratórios e posturais ao ar livre, que o ajudaram a melhorar sua saúde. Ainda jovem, estudou anatomia e medicina tradicional chinesa e praticou musculação, ioga, boxe, mergulho, kung fu e ginástica.
Em 1914, durante a Primeira Guerra Mundial, Joséf estava com uma trupe circense na Inglaterra e foi preso como estrangeiro inimigo. Levado para um campo de concentração, praticou seus exercícios e aplicou-os em outros presos, garantindo boa saúde a todos apesar das condições precárias. Em 1918, voltou para a Alemanha como preparador físico, ministrando seus exercícios e divulgando o seu método. Entre 1920 e 1930, mudou-se para Nova iórque e abriu seu primeiro studio com a esposa, Clara. O seu método começou a ser praticado por importantes bailarinos, como rúdolf labân, que apresentavam lesões. lógo, a técnica ganhou adeptos e se espalhou por todo o mundo.
Pesquise vídeos sôbre a história de Joséf Pilates e seu método para apresentar nas aulas.
Texto elaborado com base em GARCIA (2022); MARÉS, e outros (2012); REVISTA PILATES (2019).
Joséf Pilates pode ser considerado um dos primeiros estudiosos a ter uma visão holística do corpo. Ele definiu “contrologia” como a “arte do contrôle e equilíbrio entre mente e corpo em sua totalidade” (PILATES, 1934 apud FERNANDES; LACIO, 2011, página 6). O método Pilates tem como objetivo principal o desenvolvimento do contrôle muscular a partir de seis princípios básicos (BRIGATTO; PUPPO; OLIVEIRA, 2012):
- Respiração: deve ocorrer ao mesmo tempo que a ação muscular, favorecendo a melhora da ventilação pulmonar e da oxigenação tecidual.
- Centramento: chamado de powerhouse, core ou centro de fôrça, que é o ponto focal para o contrôle corporal. É formado pêla musculatura que circunda nosso centro de gravidade, ou seja, são os músculos abdominais, da região lombar, da pelve e do quadril. Esse centro de fôrça fórma uma estrutura de suporte responsável pêla sustentação da coluna e dos órgãos internos. O fortalecimento dessa musculatura proporciona a estabilização do tronco e o alinhamento biomecânico com menor gasto energético aos movimentos.
- Concentração: durante todo o exercício, a atenção é voltada para cada parte do corpo, para que o movimento seja desenvolvido com maior eficiência possível.
- contrôle: preocupação com o contrôle de todos os movimentos, visando aprimorar a coordenação motora e evitando contrações musculares inadequadas ou indesejáveis.
- Precisão: primordial na qualidade do movimento e no realinhamento postural do corpo. Consiste no refinamento do contrôle e do equilíbrio dos diferentes músculos envolvidos em um movimento.
- Movimento fluido: executado de fórma controlada e contínua, exibe qualidade de fluidez e leveza que absorve os impactos do corpo com o solo.
Alguns dos inúmeros benefícios oferecidos pêla prática regular do pilates são (VILELLA; sarcênho; ROSA, 2014):
- Melhora a flexibilidade.
- Aumenta a fôrça e a resistência muscular.
- Aprimora a postura.
- Melhora a respiração.
- Incrementa o condicionamento físico.
- Melhora o autoconceito e a percepção da aparência física.
- Promove a qualidade do sono.
- Aumenta a consciência corporal.
- Aperfeiçoa o equilíbrio dinâmico.
- Aumenta a coordenação motora.
- Reabilita possíveis lesões.
- Eleva o bem-estar.
- Diminui o estresse, a ansiedade e a depressão.
- Melhora o humor e a qualidade de vida.
Os exercícios de pilates podem ser divididos em dois grupos: os realizados no solo (mat pilates), que envolvem acessórios como bolas, faixas elásticas, rolos e magic circle (círculo mágico), e os exercícios com aparelhos (studio pilates), constituídos de equipamentos com molas e polias, como cadillac, reformer, chair e barrel.
Pilates de solo ( máti pilates)
O pilates de solo é formado por exercícios realizados apenas com o próprio corpo ou com acessórios simples (REVISTA PILATES, 2017). Alguns desses exercícios enfatizam o aprendizado da respiração e do centro de fôrça, tendo um caráter educativo. No pilates de solo, os exercícios exigem fôrça e resistência muscular, flexibilidade, equilíbrio e muita consciência corporal.
Há uma divisão de exercícios por níveis no pilates de solo: inicial, intermediário e avançado; assim, podem ser praticados por todos, em qualquer momento da vida. Apresentamos nas imagens a seguir exemplos de acessórios utilizados no pilates de solo e suas funcionalidades.
Pilates em aparelhos (studio pilates)
Studio pilates é a modalidade que se utiliza de aparelhos para trabalhar com o do corpo ou com o auxílio/resistência das molas para a execução dos movimentos. Os quatro principais aparelhos utilizados no método Pilates são: o reformer, o cadillac, a step chair e o ladder barrel. Existe uma ampla gama de exercícios que podem ser realizados nos diversos aparelhos, sempre de maneira controlada, fluida e consciente da respiração e da postura adequada.
Além do pêso do corpo, são as molas que conferem a intensidade nos exercícios no pilates em aparelhos. Com cores e tensões variadas, elas podem reduzir o esfôrço a ser realizado pêlo indivíduo, auxiliando o movimento, ou imprimir resistência extra, dificultando a execução do exercício.
O pilates em aparelhos é uma boa opção para pessoas com lesões ou para idosos, porque permite diversas fórmas de facilitar os movimentos, caso o praticante apresente dificuldades.
A seguir, apresentamos os principais aparelhos utilizados no studio pilates.
Vamos à prática!
Orientação para acessibilidade
Caso haja deficientes visuais na turma, verifique a necessidade de uma orientação corporal mais específica e com auxílio do toque.
Pilates de solo (sem e com acessório)
Com antecedência, escolha algumas músicas para tocar nas aulas durante a prática do pilates.
Propusemos o pilates de solo por sua viabilidade nas aulas de Educação Física. Foram elencados tanto exercícios sem acessórios quanto exercícios com a bola (pequena), frequentemente disponível nas unidades escolares. No entanto, vale destacar que os demais acessórios do pilates de solo, como bola suíça, faixas elásticas, rolos e magic circle, são de baixo custo e podem ser adquiridos conforme o interêsse e a necessidade.
Antes da prática, promova uma roda de conversa e destaque a importância da inspiração e da expiração durante a execução dos exercícios de pilates de solo.
Enfatize a multiplicidade de padrões de desempenho e saúde, inibindo qualquer atitude desrespeitosa ou preconceituosa durante as práticas. Fotografe a turma fazendo o pilates de solo para que você possa revisitar tais registros nos momentos avaliativos.
Objetivos
- Conhecer e vivenciar exercícios de pilates de solo, identificando as potencialidades e os limites do próprio corpo e as exigências corporais dessa prática.
- Valorizar a prática do pilates de solo, reconhecendo a importância de cuidar da saúde física e emocional.
Materiais
• Colchonetes, bolas de iniciação esportiva pequenas (ou de borracha), aparêlhu celular e caixa amplificadora
Procedimentos
Peça aos estudantes que tirem os calçados, peguem os colchonetes e se espalhem pêlo ambiente. Ao som de músicas de pilates, demonstre os exercícios ilustrados a seguir e solicite que prestem atenção na respiração durante os movimentos.
1. Deite-se com a coluna no solo e os joelhos flexionados a 90 graus. Inspire para se preparar e expire elevando a cabeça e a parte superior do tronco, movendo os braços para cima e para baixo por 30 vezes. Ao chegar ao 30, estenda as pernas, formando 90 graus entre quadril e tronco, e mova os braços para cima e para baixo até a contagem 50.
2. Deite-se de barriga para cima, com o corpo estendido. Inspire na posição e expire levando uma perna para a vertical. Inspire e, com a perna elevada, realize cinco movimentos circulares para dentro enquanto expira. Depois, inspire novamente e inverta a direção do movimento, agora para fóra, enquanto expira.
Ilustrações elaboradas para esta obra.
Vamos à prática!
3. Sente-se com os joelhos flexionados em 90 graus, com os pés em flexão plantar e as mãos envolvendo os tornozelos. Inspire começando a articular a lombar, descendo vértebra por vértebra até apoiar as costas no solo. Expire retornando à posição inicial. Repita o movimento por seis vezes.
4. Sente-se com as mãos apoiadas no solo em rotação externa e hiperextensão de ombros. Eleve o quadril e mantenha os joelhos flexionados a 90 graus. Depois, inspire, estenda o joelho esquerdo e mantenha a posição enquanto expira. Repita com a outra perna. Realize essa sequência por seis vezes.
Ilustrações elaboradas para esta obra.
5. Deite-se com a barriga para cima, as pernas flexionadas e os braços estendidos na lateral do corpo. Inspire enquanto eleva o quadril, ao mesmo tempo que pressiona a bola entre as pernas. Expire descendo o quadril, tocando vértebra por vértebra no solo. Realize seis repetições.
6. Fique de joelhos e realize o exercício da prancha ventral, apoiando os dois antebraços no chão e as pernas na bola. Contraia o abdômen. Inspire e expire seis vezes enquanto permanecer nessa posição, mantendo o alinhamento corporal.
Reforce com a turma a importância de uma prática individualizada, adequada às suas características e necessidades. Por exemplo: a amplitude dos movimentos pode ser reduzida ou a quantidade de repetições pode ser ampliada; descrever cada exercício para um estudante cego etcétera
Conectando saberes
Nesta seção, contemplamos o tê cê tê Saúde, propondo a relação entre os conhecimentos sôbre pilates e o autocuidado. São apresentados o conceito, os tipos e os benefícios do autocuidado. Além disso, contemplamos a roda da vida como um exercício de autoconhecimento para os estudantes.
A proposta também contribui para esta competência geral da Educação Básica: “8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas”.
Autocuidado
Todas as ações e comportamentos que visam cuidar de si, com o objetivo de obter melhor qualidade de vida, são chamados de autocuidado (SANTOS e outros, 2011). Cada indivíduo tem objetivos, interêssis e razões distintos que o levam a procurar a melhor maneira de se cuidar.
Em geral, em nosso cotidiano há muitas atribulações, seja no trabalho, seja nos estudos, seja na agitação da vida urbana ou até mesmo em nossos relacionamentos. Por isso, devemos dar importância aos sinais do nosso corpo e criar o hábito do autocuidado.
Com atitudes simples, podemos ter mais saúde, mais disposição e bem-estar, e também nos sentirmos mais autoconfiantes e felizes. Conheça a seguir alguns dos benefícios do autocuidado. Praticar o pilates, semanalmente, pode ser um bom exemplo de autocuidado.
Melhora da saúde física |
Equilíbrio mental e emocional |
Relacionamentos mais saudáveis |
Melhores resultados no trabalho |
Sensação de bem-estar no dia a dia |
Maior sensação de felicidade |
Aumento da autoestima e da autoconfiança |
Consciência expandida |
Vida financeira equilibrada |
Melhora do sono |
Quadro elaborado para esta obra.
Agora, vamos apresentar os cinco tipos de autocuidado e ideias simples para praticar cada um deles.
- Autocuidado mental e emocional: meditação, gratidão, expressar os seus sentimentos com respeito e honestidade, autoconhecimento etcétera
- Autocuidado físico: prática de exercícios físicos (como o pilates), higiene pessoal, sono de qualidade, alimentação saudável, automassagem etcétera
- Autocuidado intelectual: ler, aprender a tocar um instrumento musical, aprender outras línguas, estudar, assistir a documentários, entre outros.
- Autocuidado social: estar com familiares e amigos, aceitar mais convites para confraternizar, realizar trabalhos voluntários, participar de grupos com os quais se identifica etcétera
- Autocuidado espiritual: conectar-se com a natureza, meditar, encontrar o seu propósito de vida, ajudar o planeta com atitudes sustentáveis etcétera
Conhecer os tipos de autocuidado que podemos praticar ajuda-nos a fazer uma melhor autoanálise e a nos programar como e quando dar maior atenção àquela área específica.
Roda da vida
Pergunte à turma se já ouviu falar na roda da vida. Em seguida, mostre este infográfico:
A prática dessa roda da vida pode ser um instrumento poderoso no exercício do autoconhecimento. A roda da vida surgiu nos anos 1960, e sua criação foi atribuída a Pôl J. méier, autor e palestrante da área motivacional e fundador do Success Motivation Institute (SANTOS e outros, 2020). Seu objetivo é mapear o cenário de vida atual, analisando áreas fundamentais da vida.
Sugira aos estudantes que preencham em casa, com tranquilidade, a roda da vida. Será um excelente exercício de autoconhecimento. Peça a eles que atribuam uma nota de zero a dez a cada uma das áreas representadas na roda da vida. Se quiserem, eles podem pintar do início até a nota atribuída, como se fosse um gráfico de pizza, para visualizar os setores da vida que estão satisfatórios e os que necessitam de maior cuidado e mudanças. Caso se sintam confortáveis, podem compartilhar os resultados com a turma.
HIIT
O High Intensity Interval Training ( rriit) ou treinamento intervalado de alta intensidade é uma sequência de exercícios feita em circuito, intercalando momentos de estímulos intensos e repouso, de fórma ininterrupta.
Esse tipo de protocolo é uma estratégia para a melhoria da composição corporal, pois eleva o metabolismo e favorece o emagrecimento, levando o corpo a continuar gastando energia por algumas horas depois dos exercícios. Além disso, promove o aumento da resistência cardiorrespiratória e a manutenção da massa magra (MORAIS êti áli, 2017).
Apesar de intensos, os treinos rriit podem ser praticados por diferentes públicos de variadas idades, visto que é possível adequá-los às características, às necessidades e aos níveis de condicionamento físico de cada indivíduo.
Existem muitos protocolos de treinos rriit ( tabáta, Gibala etcétera). Contudo, pensando em iniciantes e no contexto escolar, recomendamos a razão de um quarto de treino para descanso nas duas primeiras semanas e de meio, nas semanas seguintes. Veja o quadro a seguir.
Primeira e segunda semanas |
Terceira e quarta semanas |
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15 a 20 segundos de exercício de alta intensidade. |
30 a 40 segundos de exercício de alta intensidade. |
Tempo total de treino: aproximadamente 15 minutos. |
Tempo total de treino: aproximadamente 20 minutos. |
Quadro elaborado para esta obra.
Conheça a seguir alguns exercícios que podem ser incluídos no rriit.
Vamos à prática!
Orientação para acessibilidade
Caso haja deficientes visuais na turma, verifique a necessidade de uma orientação corporal mais específica e com auxílio do toque.
rriit: treinamento com autonomia
A escolha pêlo rriit para contemplar a ginástica de condicionamento físico se dá em razão de este ser uma fórma autônoma de se exercitar em ambientes fóra da escola e por ser um treino curto e eficaz, compôstu de exercícios simples, que não necessitam de aparelhos. Você pode repetir esta proposta em outras aulas, ampliando o tempo de atividade e trocando por outros exercícios, incluindo os aeróbios (corrida, pular corda etcétera). Faça as adaptações necessárias, respeitando os limites e as possibilidades dos estudantes. Não há problema em não completar o rriit. Por causa da intensidade, a hidratação é muito importante nesta proposta. Comente que os estudantes podem apresentar diversos padrões de desempenho, visto que esses padrões estão relacionados às capacidades físicas e aos diferentes níveis de condicionamento físico deles.
Objetivos
- Vivenciar um rriit, identificando as sensações e as exigências corporais dessa prática.
- Reconhecer o rriit como uma possibilidade de se exercitar de fórma autônoma, inclusive fóra da escola.
Materiais
• Colchonetes, cadeira ou banco, aparêlhu celular e caixa amplificadora, cronômetro e garrafa de água (sugerido)
Procedimentos
Leia com os estudantes o quadro a seguir com os exercícios físicos que serão experimentados na quadra (ou em um espaço amplo e plano). Demonstre cada exercício e peça a eles que prestem atenção na fórma correta de execução e na intensidade necessária (15 segundos de atividade e 60 de descanso). Para participar do rriit proposto, peça aos estudantes que se espalhem pêlo ambiente com seus colchonetes. Você irá cronometrar os minutos de atividade e descanso.
15 segundos de polichinelo → 60 segundos de descanso |
15 segundos de abdominais → 60 segundos de descanso |
15 segundos de abdominal cruzado → 60 segundos de descanso |
15 segundos de elevação de quadril (apoio duplo ou único) → 60 segundos de descanso |
15 segundos de flexão de braços (apoio dos joelhos) → 60 segundos de descanso |
15 segundos de flexão dos tríceps (na cadeira ou no banco) → 60 segundos de descanso |
15 segundos de extensão lombar → 60 segundos de descanso |
15 segundos de joelhos altos → 60 segundos de descanso |
15 segundos de chutes alternados → 60 segundos de descanso |
15 segundos de alpinista → 60 segundos de descanso |
Quadro elaborado para esta obra.
Avaliando em diferentes linguagens
1. Leia e analise o trecho do artigo a seguir.
rriit: os benefícios e como fazer o treino que acelera a queima de gordura
O rriit High Intensity Interval Training ou treino intervalado de alta intensidade virou febre nos últimos anos pêla proposta de oferecer sessões de exercícios mais curtas, que trazem resultados iguais e até superiores aos treinos moderados de longa duração.
CORTEZ, Diana. Movimento: inspiração pra fazer da atividade física um hábito. VivaBem, 6 janeiro 2021.
- Qual é a principal finalidade de um rriit?
- A que tipo de ginástica essa proposta pertence?
- Quais tipos de exercícios podem compor um rriit?
2. Você acredita que o rriit pode ser realizado em casa? Explique.
Destaque que o rriit é uma opção para se exercitar de fórma autônoma e individualizada, em casa, pois se trata de um treino curto e eficaz, de exercícios de fôrça ou aeróbios que não necessitam de aparelhos, e pode se adequar às características e às necessidades de cada um.
Conectando saberes
Esta seção considera um trabalho interdisciplinar com Ciências, pois estabelece conexões entre a hereditariedade e os biotipos corporais, tratando da habilidade . Além disso, contribui para a competência específica de Educação Física 4, ao relacionar os diferentes biotipos corporais, os padrões de beleza e as suas consequências.
Você já ouviu falar em biotipo corporal?
O biotipo corporal corresponde ao modêlo de corpo e pode ser influenciado pêla constituição óssea, pêlo metabolismo, pêla massa muscular e pêla quantidade de gordura. Assim, é possível classificar o biotipo conforme as características a seguir.
Principais biotipos corporais
Vejamos agora a classificação dos biotipos corporais.
- Ectomorfo: tem como principal característica a linearidade, ossos finos e longos, corpo magro com ombros estreitos e membros compridos. As mulheres têm quadril mais estreito e seios pouco volumosos. De fórma geral, possuem metabolismo mais rápido e, por isso, são capazes de perder pêso mais facilmente, mas têm mais dificuldade para ganhar massa muscular.
- Mesomorfo: possuem o corpo com grande relêvo muscular aparente, ainda que não seja praticante regular de exercícios. Apresentam, também, a parte superior do corpo mais desenvolvida e pouca gordura abdominal.
- Endomorfo: o acúmulo de gordura corporal é a principal particularidade desse biotipo. Baixa estatura e corpo mais arredondado também são características de pessoas classificadas como endomorfas. De maneira geral, apresentam metabolismo mais lento e têm mais dificuldade para perder pêso, apesar de maior facilidade para ganhar massa muscular.
A aparência física atual de uma pessoa, entendida como somatotipo, pode ser modificada com treinamento e alimentação balanceada, mas o biotipo não pode, pois é hereditário. Por isso, ao parar de praticar atividade física e de ter uma alimentação equilibrada, pode-se retornar ao biotipo original.
O conceito de beleza
Pensando na beleza como a qualidade que expressa o que é belo ou agradável, fica fácil entender que as noções sôbre o que é belo ou não variam de pessoa para pessoa e entre as culturas, os países e os momentos históricos.
Relacionar os conhecimentos sôbre os biotipos e sôbre os padrões de beleza é fundamental para promover a aceitação do próprio corpo (biotipo e características particulares), evitando a busca obcecada por um ideal de beleza diferente do seu.
A adoção de um único padrão de beleza, além de ser restritiva, pode reforçar sentimentos de desprezo e preconceito em relação a todas as fórmas de apresentação estética que sejam distantes do que foi estabelecido como belo.
A imposição de um padrão de beleza pode trazer inúmeras consequências negativas: problemas de autoestima, distúrbios relacionados à autoimagem, sentimentos de frustração, depressão e ansiedade, aumento no número de cirurgias plásticas, uso indiscriminado de medicamentos para a ampliação do rendimento ou potencialização de transformações corporais e desenvolvimento de transtornos alimentares.
Transtornos alimentares
Os transtornos alimentares ( tê ás) são considerados de natureza mental, em que as pessoas se relacionam de maneira conflituosa com o corpo e com a alimentação, gerando sofrimento e diminuindo a qualidade de vida. Embora possam ser desencadeados por vários motivos, os rígidos padrões de beleza são causas comuns associadas aos tê ás. Observe no quadro a seguir alguns tipos de tê ás.
Anorexia |
Bulimia |
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É um dos distúrbios alimentares mais graves, pois a pessoa se recusa a comer por se enxergar com excesso de peso, mesmo que esteja extremamente magra. Dessa forma, ocorre a perda excessiva de peso e o medo crônico de engordar. Os principais sintomas da anorexia são distorção da imagem corporal, preocupação excessiva com as calorias das refeições, ingestão de remédios para emagrecer, cansaço, tontura e desmaios frequentes, comentários depreciativos sobre o próprio corpo e atividade física exagerada. |
Frequente vontade de ingerir uma grande quantidade de comida. Logo após, ocorre o comportamento compensatório para evitar o ganho de peso, como o uso de laxantes, diuréticos e até mesmo a indução do vômito. Como exemplos de sintomas da bulimia podemos citar obsessão com o peso e as formas corporais, compulsividade por comida, inflamação na garganta, problemas gastrointestinais, desidratação e baixa autoestima. |
Vigorexia |
Ortorexia |
Preocupação constante em não ser suficientemente forte e musculoso, levando à prática excessiva de exercícios físicos. Pode ser chamada de transtorno dismórfico muscular, e os sintomas mais comuns são: insatisfação com o próprio corpo, alterações de humor, insônia, cansaço extremo e dor muscular, uso de anabolizantes ou de suplementos alimentares em exagero, prática exaustiva de exercícios físicos e dietas rigorosas. |
Comportamento patológico reconhecido pela obsessão por comer alimentos saudáveis e extremo controle de calorias e qualidade alimentar. Os principais indícios de ortorexia são seletividade alimentar extrema, evitar alimentos industrializados, ricos em gorduras ou açúcar, evitar a prática social das refeições, consumir sempre produtos orgânicos, fixação por estudar sobre alimentação saudável e preocupação excessiva em relação à compra, planejamento e preparo das refeições. |
Quadro elaborado para esta obra.
O conhecimento sôbre os tipos de tê ás e seus principais sintomas pode servir de alerta aos estudantes no sentido de prevenir e identificar situações que possam ser tratadas com o apôio de especialistas das áreas de Nutrição e Psicologia.
Avaliando em diferentes linguagens
1. Analise a charge, converse com os colegas e responda às questões.
a. Há elementos na charge que nos permitem identificar em qual ambiente os personagens estão? Que ambiente é esse? As práticas corporais comumente oferecidas nesse local pertencem a que tipo de ginástica?
Explique para a turma que a charge se refere a uma academia e os personagens estão na sala de musculação; as práticas oferecidas, em geral, pertencem à ginástica de condicionamento físico.
b. Quais críticas essa charge faz em relação aos objetivos traçados pêlo personagem em relação aos seus treinos?
Reforce a diferença em relação à vida real e à fictícia, em geral apresentada nas redes sociais. Os objetivos do personagem deveriam transitar entre a melhoria do rendimento, a obtenção e a manutenção do condicionamento físico ou o aperfeiçoamento da composição corporal. No entanto, ele queria apenas publicar uma boa foto nas redes sociais.
2. Observe as imagens de pilates de solo e identifique os nomes dos acessórios representados.
Os acessórios de pilates de solo são o flex ring ou magic circle (1) e a bola de pilates ou bola suíça (2).
3. Nesta unidade, descobrimos que a atividade física e a alimentação balanceada podem trazer melhora da qualidade de vida e modificar a aparência física, o que chamamos de somatotipo. Vimos também que os biotipos corporais das pessoas são determinados pêla genética (hereditariedade). Relacione essa informação à busca e à adequação aos padrões de beleza da sociedade.
Verifique se os estudantes reconhecem que é inapropriado e frustrante buscar o padrão de beleza vigente, pois alguns biotipos podem ser um dificultador nesse processo. Além disso, espera-se que eles identifiquem que a alimentação saudável e a prática de atividade física devem ter como objetivo principal a busca pêla saúde. Os anseios em relação à estética podem existir, mas não devem ser o objetivo primordial, nem ser buscado a qualquer custo.
Orientação para acessibilidade
Caso haja estudantes cegos na turma, é necessário que a charge e as imagens sejam descritas oralmente. Se houver possibilidade, utilize o recurso de audiodescrição.
Protagonismo juvenil: aplicação dos saberes
Propusemos um projeto interdisciplinar sôbre o autocuidado, bem como uma pesquisa, com método científico, quanto aos padrões de beleza e às tribos urbanas, seguida de uma grande exposição sôbre esses temas. Os tê cê tês Saúde e Diversidade cultural são contemplados nesta seção.
Multiplicadores dos saberes sôbre ginástica
Projeto autocuidado
Promova uma semana de autocuidado, sob a organização dos estudantes, na qual os membros da comunidade escolar poderão conhecer e usufruir diferentes tipos de autocuidado na escola e, quem sabe, incorporar alguns deles em seu dia a dia, melhorando o bem-estar e a saúde.
- Organize a turma em cinco grupos para a definição dos tipos de autocuidado que vão promover. Observe as sugestões a seguir.
- Autocuidado mental e emocional: prática de meditação (sob a supervisão do professor de Educação Física).
- Autocuidado físico: dicas de alimentação saudável (professor de Ciências).
- Autocuidado intelectual: cantinho da leitura para todas as idades e interêssis (professor de Língua Portuguesa ou da Sala de Leitura) ou dicas de educação financeira (professor de Matemática).
- Autocuidado social: mesa de café para que os membros da comunidade possam se conhecer melhor, interagir e socializar (sob a supervisão de qualquer professor ou da equipe gestora).
- Autocuidado espiritual: conexão com a natureza – tomar sol em colchonetes e cadeiras espalhadas ao ar livre ou andar descalços pêlo gramado da escola (sob a supervisão de qualquer professor).
- Planejamento da ação. Os estudantes deverão definir:
- A semana de aplicação do projeto.
- Em qual horário será executado. Por exemplo: durante a última aula do dia.
- Quem poderá participar dessa ação. Por exemplo: pais e familiares, funcionários da escola, todos.
- Como será divulgada essa ação. Por exemplo: cartazes, convites, inscrições antecipadas etcétera
- Quais materiais serão necessários para a vivência de cada autocuidado.
- Qual será a função de cada estudante do grupo e quais professores e funcionários poderão supervisioná-los.
- Durante o evento, combine com os estudantes de ser pontuais, educados e comprometidos, pois serão os organizadores do projeto e deverão orientar os participantes.
4. Registre essa ação com fotos, elaborando um portfólio pedagógico. A fotografia é capaz de registrar muitas informações e deixar para a história tudo aquilo que foi vivido, enquanto o portfólio é um instrumento estruturado de apontamentos sôbre as atividades realizadas, que pode auxiliá-lo na análise apropriada do desempenho dos estudantes e das dificuldades encontradas na realização do projeto.
Pesquisa e exposição: padrões de beleza e tribos urbanas
1º momento
Proponha a investigação sôbre padrões de beleza em diferentes culturas e épocas históricas. Para isso, organize a turma em onze grupos com cêrca de três a quatro estudantes. Cada grupo deverá pesquisar o padrão de beleza referente a uma das onze épocas históricas listadas a seguir.
a) Egito antigo (1292 a. C. a 1069 a. C.) |
g) Era de Ouro de Hollywood (1930 a 1950) |
Os estudantes deverão investigar imagens, descrições detalhadas dos tipos de corpo da época, curiosidades, pessoas que influenciaram esses padrões de corpo, entre outros tópicos definidos por você.
2º momento
Realização de pesquisa de campo, sob a supervisão de algum familiar ou responsável para saber quais são os tipos de tribos urbanas que compõem o entôrno escolar. Como ponto de partida, podem utilizar as tribos urbanas apontadas no artigo “As tribos urbanas: as de ontem até as de hoje” (indicado no boxe #FiqueLigado a seguir). São elas: hippies, hip-hop, skinheads, punks, góticos, rastaffaris, betas e betos (vivem em função de marcas e moda), clubbers, dreads, nerds, surfistas, vegans, emos, plocs (estilo que traduz um desejo de voltar à infância) e traceur (praticantes de parkour) (SOUSA; FONSECA, 2009).
1. Organize a turma em quinze grupos com dois ou três estudantes. Cada grupo deve pesquisar uma das 15 tribos mencionadas, explicando detalhadamente suas características. É possível incluir fotos nesse material. As informações deverão ser registradas (escritas ou por meio de imagens) em uma folha de papel canson ou sulfite a quatro.
2. Na escola, faça quinze cópias de cada folha correspondente a cada tribo. Monte quinze kits com as quinze folhas grampeadas, formando um material de apôio para a pesquisa de campo de cada grupo.
3. Para casa: com o acompanhamento e a supervisão dos pais ou responsáveis, cada grupo deverá entrevistar sete adolescentes do bairro perguntando a qual das tribos eles pertencem, anotando no caderno o nome, a idade e a tribo correspondente a cada um dos entrevistados. Os dados pessoais não serão divulgados nem publicados, garantindo a privacidade dos entrevistados. Os kits servirão para auxiliar os entrevistados em caso de dúvida ou desconhecimento sôbre o tema.
4. Na escola: elaboração coletiva dos resultados da pesquisa realizada com uma amostra de 105 pessoas, já que quinze grupos vão entrevistar sete pessoas cada.
5. Ao final do processo, faça um levantamento de dados sôbre quais tribos urbanas há em maior número na amostra pesquisada. Os dados podem ser registrados por meio das tecnologias da informação e da comunicação ( tíquis).
rréchitégui (cerquilha, sustenido)FiqueLigado
Pesquise na internet as sugestões de aprofundamento a seguir.
• WOMEN’S ideal body types throughout history [ sem local], 2015. 1 vídeo (3 minutos). Em inglês. Publicado pêlo canal BuzzFeedVideo.
O vídeo mostra como o “ideal de corpo feminino” mudou ao longo da história, desde o antigo Egito até o século vinte e um. Recomenda-se que você apresente esse vídeo e, depois, comente-o, em razão de ele estar em inglês.
• SOUSA, Helena S. M.; FONSECA, Paula. As tribos urbanas: as de ontem até as de hoje. Nascer e Crescer, Pôrto, volume 18, número 3, página 209-214, 2009.
O artigo conta como surgiram as tribos urbanas e descreve como cada uma é.
• DIANA, Daniela. Tribos urbanas. Toda Matéria.
O artigo traz informações sôbre tribos urbanas: o que são, origem, características etcétera
3º momento
Peça aos estudantes que elaborem cartazes para a exposição Padrões d’e beleza e tribos urbanas.
• Cartaz 1: período histórico pesquisado e imagens, descrições dos tipos de corpo, curiosidades, quem influenciou esse padrão de corpo. Os cartazes serão fixados em um mural no pátio em fórma de linha do tempo, para que a comunidade escolar possa identificar e conhecer essas mudanças históricas.
• Cartaz 2: em papéis canson ou sulfite, apresentação de uma das tribos escolhidas, explicando suas características com texto e imagem (fotos).
1. Verificar a possibilidade de projetar o resultado da pesquisa de campo realizada no bairro ao fundo da exposição.
2. Peça aos estudantes que criem outros cartazes com frases ou perguntas que promovam reflexões sôbre o tema da exposição. Por exemplo: “Não é a aparência, é a essência!”, frase de “Seja o seu padrão de beleza.”; “Qual é a sua tribo?”, “Atenção: proibido criar estereótipos!”; “Valorizem a diversidade de indivíduos e de grupos sociais!”, entre outras.
Orientação para acessibilidade
Caso haja estudantes cegos na turma, expanda as possibilidades para cartazes produzidos com palavras e imagens em relevo e uso de texturas variadas, ou apresentação oral.