UNIDADE TEMÁTICA 4 GINÁSTICAS E AUTOCUIDADO

Raio-xis da unidade

Competências da Bê êne cê cê

Competências gerais da Educação Básica: 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10.

Competências específicas de Linguagens para o Ensino Fundamental: 2, 3, 4, 5 e 6.

Competências específicas de Educação Física para o Ensino Fundamental: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 8, 9 e 10.

Habilidades de Educação Física da Unidade Temática

(ê éfe oito nove ê éfe zero sete) Experimentar e fruir um ou mais programas de exercícios físicos, identificando as exigências corporais desses diferentes programas e reconhecendo a importância de uma prática individualizada, adequada às características e necessidades de cada sujeito.

(ê éfe oito nove ê éfe zero oito) Discutir as transformações históricas dos padrões de desempenho, saúde e beleza, considerando a fórma como são apresentados nos diferentes meios (científico, midiático etcétera).

(ê éfe oito nove ê éfe zero nove) Problematizar a prática excessiva de exercícios físicos e o uso de medicamentos para a ampliação do rendimento ou potencialização das transformações corporais.

(ê éfe oito nove ê éfe um zero) Experimentar e fruir um ou mais tipos de ginástica de conscientização corporal, identificando as exigências corporais dos mesmos.

(ê éfe oito nove ê éfe um um) Identificar as diferenças e semelhanças entre a ginástica de conscientização corporal e as de condicionamento físico e discutir como a prática de cada uma dessas manifestações pode contribuir para a melhoria das condições de vida, saúde, bem-estar e cuidado consigo mesmo.

O que veremos nesta unidade

Esta unidade contribui para as habilidades (ê éfe oito nove ê éfe zero sete), (ê éfe oito nove ê éfe zero oito), (ê éfe oito nove ê éfe zero nove), (ê éfe oito nove ê éfe um zero)e (ê éfe oito nove ê éfe um um) ao ampliar os conhecimentos sôbre as ginásticas de conscientização corporal e de condicionamento físico, visto que ambas já foram abordadas nos anos anteriores. Desta vez, serão apresentados aos estudantes o pilates de solo e o High Intensity Interval Training (rriit).

Na seção “Vamos à prática!”, selecionamos exercícios de pilates de solo sem e com acessórios e um rriit elaborado especialmente para os estudantes.

Propusemos o primeiro “Conectando saberes” com o tê cê tê Saúde, correlacionando o pilates e o autocuidado. No segundo “Conectando saberes”, conectamos os saberes com Ciências, apresentando os conceitos de hereditariedade e de biotipos corporais, relacionando-os aos padrões de beleza, suas consequências e transtornos alimentares, e ao tê cê tê Saúde.

Nas seções “Avaliando em diferentes linguagens”, sugerimos questões relativas ao HIIT, a análise de uma charge sobre a ginástica de condicionamento físico e a identificação dos acessórios de pilates utilizados nas imagens selecionadas. Além disso, é solicitada aos estudantes uma reflexão sobre a relação entre a hereditariedade dos biotipos corporais e a busca e adequação aos padrões de beleza da sociedade.

Para finalizar, elaboramos um projeto interdisciplinar sobre o autocuidado e uma pesquisa sobre os padrões de beleza e as tribos urbanas, seguida de uma grande exposição sobre esses temas.

De ôlho nas imagens

Orientação para acessibilidade

Caso haja estudantes cegos na turma, é necessário que as imagens sejam descritas oralmente. Se houver possibilidade, utilize o recurso de audiodescrição.

Fotografia. Uma mulher de cabelo curto, top e bermuda pretos e meias brancas está sentada no chão, em um tapete azul, com os joelhos dobrados e os pés apoiados no chão. O tronco está inclinado para trás, com as costas retas e os braços esticados para a frente. Entre os joelhos, ela segura uma bola azul. Mais atrás, um homem de cabelo curto, camiseta e bermuda pretos e meias brancas está na mesma posição. Entre os joelhos, ele segura uma bola lilás.
Prática de conscientização corporal (pilates)
Fotografia. Uma mulher de cabelo preto liso preso em um rabo de cavalo, usando top e short azuis e tênis cinza está sobre um tapete no chão, com o corpo reto e a cabeça levantada, apoiada apenas sobre as mãos, com os braços esticados, e o pé direito. A perna esquerda está flexionada para a frente sem tocar o solo.
Prática corporal de condicionamento físico.

Mostre as imagens aos estudantes e levante o conhecimento prévio deles sôbre as ginásticas de condicionamento físico e de conscientização corporal com perguntas como as sugeridas a seguir, ampliando o roteiro conforme o encaminhamento das reflexões.

  • Você já experimentou alguma dessas práticas? Comente.
  • Explique, brevemente, qual é o principal objetivo da ginástica de conscientização corporal e da ginástica de condicionamento físico.

É possível que eles indiquem algum contato anterior com essas práticas, seja com o pilates de solo, seja com o rriit (representado pêlo exercício alpinista).

Para complementar, traga outras imagens dos tipos de ginástica supracitados e peça aos estudantes que as separem coletivamente, de acôrdo com os seus objetivos, e identifiquem os nomes das práticas corporais representadas. Dessa fórma, você poderá analisar se a turma consegue diferenciar as ginásticas de conscientização corporal e as de condicionamento físico, visto que são conceitos já estudados nos anos anteriores.

Além disso, retome com os estudantes quais práticas de ginásticas eles já vivenciaram em anos anteriores (ginástica funcional, ginástica localizada, ginástica laboral, ioga e caminhada). Planeje as próximas aulas pautando-se, também, nas respostas e nas dúvidas apresentadas por eles.

Por dentro do tema

Nesta seção são abordadas as ginásticas de conscientização corporal e de condicionamento físico. Apresentamos, também, o criador do método pilates, os seis princípios do método e os principais benefícios de sua prática. Em seguida, diferenciamos o pilates de solo (mat pilates) do pilates em aparelhos (studio pilates).

Faça a leitura do quadro a seguir com os estudantes para o aprofundamento dos temas e esclarecimento das possíveis dúvidas, enriquecendo as aprendizagens.

Ginástica de conscientização corporal e ginástica de condicionamento físico

Vamos relembrar?

Ginásticas de conscientização corporal (não competitivas)

Ginásticas de condicionamento físico (não competitivas)

São práticas corporais caracterizadas por movimentos suaves e lentos, posturas e exercícios respiratórios voltados para a obtenção de uma melhor percepção do próprio corpo. Algumas práticas que constituem esse grupo têm origem em práticas corporais milenares da cultura oriental.
As ginásticas de conscientização corporal costumam ser prazerosas e requerem maior concentração na realização dos movimentos, favorecendo a tomada de consciência sobre as sensações e percepções corporais e o autoconhecimento.
Exemplos: ioga,
tai chi chuan, ginástica chinesa, pilates, bioenergética, antiginástica, lien ch’i etc.

São ginásticas indicadas para a manutenção da saúde e devem ter frequência, intensidade e duração adequadas. Podem, ainda, ser focadas em alguma população específica, como a ginástica para idosos, ou em algum ambiente determinado, como a ginástica laboral. Seus principais objetivos são a melhoria do rendimento esportivo, a obtenção e a manutenção do condicionamento físico ou o aperfeiçoamento da composição corporal.
Elas também são amplamente utilizadas para a preparação física de atletas, de artistas (de circo, bailarinos etc.) e para a reabilitação de diversos tipos de pacientes.
Exemplos: ginástica funcional, ginástica laboral,
jump fit, caminhada, step, musculação, entre outros.

Quadro elaborado para esta obra com base na Bê êne cê cê (BRASIL, 2018).

Ginástica de conscientização corporal: pilates

Desenvolvido originalmente por Joséf Pilates, é um conjunto de exercícios que são realizados no solo ou em equipamentos exclusivos, visando ao total e completo contrôle do corpo e da mente e à conexão entre eles. Além disso, restabelece a saúde de indivíduos em condições patológicas e promove aumento da qualidade de vida para pessoas saudáveis.

Ícone. Curiosidade.

Curiosidade

Quem foi Joséf Pilates?

Joséf Hubertus Pilates nasceu em 9 de dezembro de 1883, na cidade de mãnchingládbá, na Alemanha. Seu pai era ginasta e sua mãe, naturopata, influenciando-o a se interessar por assuntos científicos sôbre corpo e saúde. Na infância teve asma, raquitismo e febre reumática. Por isso, de fórma autodidata, começou a praticar exercícios respiratórios e posturais ao ar livre, que o ajudaram a melhorar sua saúde. Ainda jovem, estudou anatomia e medicina tradicional chinesa e praticou musculação, ioga, boxe, mergulho, kung fu e ginástica.

Em 1914, durante a Primeira Guerra Mundial, Joséf estava com uma trupe circense na Inglaterra e foi preso como estrangeiro inimigo. Levado para um campo de concentração, praticou seus exercícios e aplicou-os em outros presos, garantindo boa saúde a todos apesar das condições precárias. Em 1918, voltou para a Alemanha como preparador físico, ministrando seus exercícios e divulgando o seu método. Entre 1920 e 1930, mudou-se para Nova iórque e abriu seu primeiro studio com a esposa, Clara. O seu método começou a ser praticado por importantes bailarinos, como rúdolf labân, que apresentavam lesões. lógo, a técnica ganhou adeptos e se espalhou por todo o mundo.

Pesquise vídeos sôbre a história de Joséf Pilates e seu método para apresentar nas aulas.

Texto elaborado com base em GARCIA (2022); MARÉS, e outros (2012); REVISTA PILATES (2019).

Fotografia. Imagem em preto e branco. Um homem de cabelo grisalho curto e óculos usando camiseta clara de mangas longas está em pé atrás de um equipamento de ginástica. Sobre o equipamento, um homem de calção e sem camisa está com a parte da frente do peito apoiada na superfície abaulada do aparelho, com o quadril e as pernas elevados para trás e para cima, verticalmente. O idoso está com a mão esquerda sobre o ombro do homem enquanto, com a mão direita, segura os joelhos dele.

Joséf Pilates pode ser considerado um dos primeiros estudiosos a ter uma visão holística do corpo. Ele definiu “contrologia” como a “arte do contrôle e equilíbrio entre mente e corpo em sua totalidade” (PILATES, 1934 apud FERNANDES; LACIO, 2011, página 6). O método Pilates tem como objetivo principal o desenvolvimento do contrôle muscular a partir de seis princípios básicos (BRIGATTO; PUPPO; OLIVEIRA, 2012):

  1. Respiração: deve ocorrer ao mesmo tempo que a ação muscular, favorecendo a melhora da ventilação pulmonar e da oxigenação tecidual.
  2. Centramento: chamado de powerhouse, core ou centro de fôrça, que é o ponto focal para o contrôle corporal. É formado pêla musculatura que circunda nosso centro de gravidade, ou seja, são os músculos abdominais, da região lombar, da pelve e do quadril. Esse centro de fôrça fórma uma estrutura de suporte responsável pêla sustentação da coluna e dos órgãos internos. O fortalecimento dessa musculatura proporciona a estabilização do tronco e o alinhamento biomecânico com menor gasto energético aos movimentos.
  3. Concentração: durante todo o exercício, a atenção é voltada para cada parte do corpo, para que o movimento seja desenvolvido com maior eficiên­cia possível.
  4. contrôle: preocupação com o contrôle de todos os movimentos, visando aprimorar a coordenação motora e evitando contrações musculares inadequadas ou indesejáveis.
Esquema. Em um quadro lilás, está escrito 'Pilates'. Setas ligam esse quadro a seis quadros menores colocados ao redor dele, nos quais está escrito 'respiração, concentração, precisão, movimento fluido, centramento, controle'.
Esquema elaborado para esta obra.
  1. Precisão: primordial na qualidade do movimento e no realinhamento postural do corpo. Consiste no refinamento do contrôle e do equilíbrio dos diferentes músculos envolvidos em um movimento.
  2. Movimento fluido: executado de fórma controlada e contínua, exibe qualidade de fluidez e leveza que absorve os impactos do corpo com o solo.

Alguns dos inúmeros benefícios oferecidos pêla prática regular do pilates são (VILELLA; sarcênho; ROSA, 2014):

  • Melhora a flexibilidade.
  • Aumenta a fôrça e a resistência muscular.
  • Aprimora a postura.
  • Melhora a respiração.
  • Incrementa o condicionamento físico.
  • Melhora o autoconceito e a percepção da aparência física.
  • Promove a qualidade do sono.
  • Aumenta a consciência corporal.
  • Aperfeiçoa o equilíbrio dinâmico.
  • Aumenta a coordenação motora.
  • Reabilita possíveis lesões.
  • Eleva o bem-estar.
  • Diminui o estresse, a ansiedade e a depressão.
  • Melhora o humor e a qualidade de vida.

Os exercícios de pilates podem ser divididos em dois grupos: os realizados no solo (mat pilates), que envolvem acessórios como bolas, faixas elásticas, rolos e magic circle (círculo mágico), e os exercícios com aparelhos (studio pilates), constituídos de equipamentos com molas e polias, como cadillac, reformer, chair e barrel.

Pilates de solo (máti pilates)

O pilates de solo é formado por exercícios realizados apenas com o próprio corpo ou com acessórios simples (REVISTA PILATES, 2017). Alguns desses exercícios enfatizam o aprendizado da respiração e do centro de fôrça, tendo um caráter educativo. No pilates de solo, os exercícios exigem fôrça e resistência muscular, flexibilidade, equilíbrio e muita consciência corporal.

Há uma divisão de exercícios por níveis no pilates de solo: inicial, intermediário e avançado; assim, podem ser praticados por todos, em qualquer momento da vida. Apresentamos nas imagens a seguir exemplos de acessórios utilizados no pilates de solo e suas funcionalidades.

Fotografia. Uma mulher de cabelo grisalho usando camiseta listrada vermelha e branca e calça cinza está sentada em uma bola grande lilás. Ela está com o rosto voltado para a direita e sorri. O braço direito, estendido, está cruzado na frente do corpo e, com a mão esquerda, ela o puxa contra si pelo cotovelo. À direita dela, um pouco mais atrás, um homem grisalho de camiseta branca e calça cinza está sentado em uma bola grande azul, com a cabeça e os braços na mesma posição que a mulher.
Bola de pilates ou suíça: pode ser utilizada para aquecimento geral, mobilização articular, ganho de amplitude de movimento, alongamento e fortalecimento muscular. Auxilia no estímulo ao equilíbrio e à propriocepção.
Fotografia. Duas mulheres e dois homens estão sentados no chão, cada um sobre um colchonete. Eles estão com os joelhos dobrados, os pés apoiados no chão e a cabeça e as costas retas voltadas para a direita. Os braços esticados para a frente acompanham a torção do tronco, mantendo-se esticados enquanto as mãos seguram um aro de cerca de quarenta centímetros de diâmetro.
Flex ring (disco flexível) ou magic circle (círculo mágico): permite a adaptação de diversos exercícios do método, sobrecarga e ludicidade.
Fotografia. Uma mulher de cabelo preto preso para trás usando macacão azul até o joelho, descalça, está deitada sobre um tapete retangular no chão com a perna esquerda flexionada e a direita estendida para cima. Ela tem como apoios a cabeça, os ombros, os braços e o pé esquerdo, que está sobre um tubo azul colocado no tapete perpendicularmente em relação ao corpo. O tronco e os quadris estão elevados do chão.
rôlu de pilates: incrementa os exercícios de alongamento e fortalecimento e serve para automassagem e liberação miofascial.
Fotografia. Uma mulher de cabelo castanho penteado para trás usando top preto e calça vermelha até o joelho, descalça está sentada sobre uma meia esfera azul presa a uma plataforma. O tronco está inclinado para trás, com as mãos apoiadas no chão, atrás da meia esfera. A perna direita está estendida para a frente e a esquerda elevada, próxima do tronco e da cabeça. Há no chão bolas de tamanhos variados e dois rolos de ginástica e, na parede ao fundo, um espelho onde a imagem da mulher se reflete.
Bosu: trabalha a coordenação motora, o equilíbrio, a consciência corporal, o fortalecimento muscular e a flexibilidade.
Fotografia. Uma mulher de cabelo castanho penteado para trás usando top e calça pretos está sentada no chão apoiada apenas no quadril. Ela está com os braços e as pernas elevados e esticados e segura em cada mão as pontas de uma faixa cor-de-rosa que passa por trás da ponta de seus pés.
Faixas elásticas: têm diversas intensidades de resistência e servem para alongamento e fortalecimento muscular.

Pilates em aparelhos (studio pilates)

Studio pilates é a modalidade que se utiliza de aparelhos para trabalhar com o do corpo ou com o auxílio/resistência das molas para a execução dos movimentos. Os quatro principais aparelhos utilizados no método Pilates são: o reformer, o cadillac, a step chair e o ladder barrel. Existe uma ampla gama de exercícios que podem ser realizados nos diversos aparelhos, sempre de maneira controlada, fluida e consciente da respiração e da postura adequada.

Além do pêso do corpo, são as molas que conferem a intensidade nos exercícios no pilates em aparelhos. Com cores e tensões variadas, elas podem reduzir o esfôrço a ser realizado pêlo indivíduo, auxiliando o movimento, ou imprimir resistência extra, dificultando a execução do exercício.

O pilates em aparelhos é uma boa opção para pessoas com lesões ou para idosos, porque permite diversas fórmas de facilitar os movimentos, caso o praticante apresente dificuldades.

A seguir, apresentamos os principais aparelhos utilizados no studio pilates.

Fotografia. Uma mulher de cabelo castanho penteado para trás usando top preto e calça vermelha até o joelho, descalça, está deitada em uma superfície plana semelhante a uma cama, em um aparelho de ginástica, tendo como apoios a cabeça, os ombros e os braços. O tronco, o quadril e as pernas, esticadas, estão elevados. O pé direito toca uma barra acoplada por meio de molas a uma trave numa das extremidades do aparelho. A perna esquerda foi trazida em direção ao tronco e à cabeça.
Cadillac.
Fotografia. Um homem de cabelo castanho curto usando camiseta e calça cinza está com os pés apoiados no primeiro degrau de uma pequena escada vertical de madeira que faz parte de um aparelho de ginástica. Suas pernas estão esticadas e o corpo está inclinado para a direita, com o quadril apoiado lateralmente na superfície curva da outra parte do aparelho de ginástica. Os braços estão elevados, com as mãos atrás da nuca. Atrás, há uma mulher de roupa preta, em pé, com a mão esquerda na lateral esquerda do tronco do homem e com a mão direita próxima da perna direita dele.
Ladder barrel
Fotografia. Um homem de cabelo castanho curto usando camiseta e calça cinza, descalço, está deitado de barriga para baixo apoiando a parte de baixo do tronco e as coxas em um suporte quadrado colocado sobre um aparelho de ginástica. A cabeça, a parte de cima do tronco, os braços e as pernas, do joelho para baixo, são sustentados no ar. Os braços estão esticados ao lado do corpo, e as mãos seguram alças presas a cordas que passam por roldanas acopladas ao aparelho. Atrás do homem, uma mulher de cabelo loiro e roupa preta está em pé e toca com as mãos o ombro direito dele.
Reformer
Fotografia. Uma mulher de cabelo grisalho preso em um rabo de cavalo usando camiseta branca, calça e meias pretas está sentada sobre uma espécie de banco, em um aparelho de ginástica, com as costas eretas e os braços estendidos para a frente. A perna direita está esticada para a frente e a esquerda está dobrada, com o joelho elevado. À esquerda dela, uma mulher de cabelo loiro preso em um rabo de cavalo usando top branco e calça cinza, em pé, está com a mão direita na barriga da mulher sentada e com a mão esquerda nas costas dela.
Step chair

Vamos à prática!

Orientação para acessibilidade

Caso haja deficientes visuais na turma, verifique a necessidade de uma orientação corporal mais específica e com auxílio do toque.

Pilates de solo (sem e com acessório)

Com antecedência, escolha algumas músicas para tocar nas aulas durante a prática do pilates.

Propusemos o pilates de solo por sua viabilidade nas aulas de Educação Física. Foram elencados tanto exercícios sem acessórios quanto exercícios com a bola (pequena), frequentemente disponível nas unidades escolares. No entanto, vale destacar que os demais acessórios do pilates de solo, como bola suíça, faixas elásticas, rolos e magic circle, são de baixo custo e podem ser adquiridos conforme o interêsse e a necessidade.

Antes da prática, promova uma roda de conversa e destaque a importância da inspiração e da expiração durante a execução dos exercícios de pilates de solo.

Enfatize a multiplicidade de padrões de desempenho e saúde, inibindo qualquer atitude desrespeitosa ou preconceituosa durante as práticas. Fotografe a turma fazendo o pilates de solo para que você possa revisitar tais registros nos momentos avaliativos.

Objetivos

  • Conhecer e vivenciar exercícios de pilates de solo, identificando as potencialidades e os limites do próprio corpo e as exigências corporais dessa prática.
  • Valorizar a prática do pilates de solo, reconhecendo a importância de cuidar da saúde física e emocional.

Materiais

Colchonetes, bolas de iniciação esportiva pequenas (ou de borracha), aparêlhu celular e caixa amplificadora

Procedimentos

Peça aos estudantes que tirem os calçados, peguem os colchonetes e se espalhem pêlo ambiente. Ao som de músicas de pilates, demonstre os exercícios ilustrados a seguir e solicite que prestem atenção na respiração durante os movimentos.

1. Deite-se com a coluna no solo e os joelhos flexionados a 90 graus. Inspire para se preparar e expire elevando a cabeça e a parte superior do tronco, movendo os braços para cima e para baixo por 30 vezes. Ao chegar ao 30, estenda as pernas, formando 90 graus entre quadril e tronco, e mova os braços para cima e para baixo até a contagem 50.

Ilustração. Uma mulher de cabelo castanho encaracolado preso para trás e usando uma faixa amarela na cabeça, top amarelo e calça roxa, descalça, está deitada de costas no chão sobre um colchonete azul. A cabeça está levantada, os dois braços esticados para a frente, paralelos ao chão, e as pernas dobradas para cima, com os joelhos em um ângulo de noventa graus. Acima da ilustração, perto do tronco da mulher, aparecem duas setas azuis, uma para cima e outra para baixo, e o texto 'Braços para baixo e para cima'. Abaixo, a mesma mulher aparece com a cabeça, o tronco e os braços na mesma posição, mas agora com as pernas esticadas para cima. Acima da ilustração, perto do tronco, aparecem duas setas azuis, uma para cima e outra para baixo, e o texto 'Braços para baixo e para cima'. Perto das pernas da mulher, aparece uma seta para cima e o texto 'No trinta estender as pernas'.

2. Deite-se de barriga para cima, com o corpo estendido. Inspire na posição e expire levando uma perna para a vertical. Inspire e, com a perna elevada, realize cinco movimentos circulares para dentro enquanto expira. Depois, inspire novamente e inverta a direção do movimento, agora para fóra, enquanto expira.

Ilustração. Uma mulher de cabelo castanho encaracolado preso para trás e usando uma faixa amarela na cabeça, top amarelo e calça roxa, descalça, está deitada de costas sobre um colchonete azul com os braços ao lado do corpo e as pernas esticadas para a frente. Abaixo, a mesma mulher aparece com a cabeça, o tronco e os braços na mesma posição, mas agora com a perna direita esticada para cima. Ao redor do pé direito, há uma seta circular no sentido horário.

Ilustrações elaboradas para esta obra.

Vamos à prática!

3. Sente-se com os joelhos flexionados em 90 graus, com os pés em flexão plantar e as mãos envolvendo os tornozelos. Inspire começando a articular a lombar, descendo vértebra por vértebra até apoiar as costas no solo. Expire retornando à posição inicial. Repita o movimento por seis vezes.

Ilustração. Uma menina de cabelo preto preso em um rabo de cavalo usando camiseta verde e calça azul, descalça, está sentada em um colchonete sobre o chão apoiando-se apenas no quadril. A cabeça e as costas estão curvadas para a frente e as pernas estão flexionadas, próximas do tronco. Os braços estão estendidos para a frente, com as mãos tocando o peito dos pés. À direita, a mesma menina aparece com as costas apoiadas no colchonete, com a cabeça elevada e as pernas dobradas, tocando os pés com as mãos. Abaixo, a primeira imagem é repetida: apoio no quadril, pernas dobradas perto do tronco e mãos no peito dos pés.

4. Sente-se com as mãos apoiadas no solo em rotação externa e hiperextensão de ombros. Eleve o quadril e mantenha os joelhos flexionados a 90 graus. Depois, inspire, estenda o joelho esquerdo e mantenha a posição enquanto expira. Repita com a outra perna. Realize essa sequência por seis vezes.

Ilustração. Uma mulher de cabelo castanho curto preso para trás por uma faixa rosa, usando top verde e calça azul, descalça, está sentada em um colchonete amarelo com as costas eretas, os braços estendidos para trás, as mãos espalmadas no chão, os joelhos dobrados e os pés apoiados no chão. Abaixo, a mesma mulher é representada com as mãos e os pés na mesma posição, porém com o quadril elevado e alinhado com o tronco e as coxas. Na imagem seguinte, a  mulher é representada com as mãos, os pés, o tronco e o quadril na mesma posição, porém com a perna esquerda elevada na altura do joelho, paralela ao chão.

Ilustrações elaboradas para esta obra.

5. Deite-se com a barriga para cima, as pernas flexionadas e os braços estendidos na lateral do corpo. Inspire enquanto eleva o quadril, ao mesmo tempo que pressiona a bola entre as pernas. Expire descendo o quadril, tocando vértebra por vértebra no solo. Realize seis repetições.

Ilustração. Uma mulher de cabelo loiro preso para trás usando top curto e bermuda azuis, descalça, está deitada de costas em um colchonete verde tendo como apoios a cabeça, os ombros, os braços e os pés. O quadril e o tronco estão elevados do chão. Entre os joelhos ela prende uma bola vermelha.

6. Fique de joelhos e realize o exercício da prancha ventral, apoiando os dois antebraços no chão e as pernas na bola. Contraia o abdômen. Inspire e expire seis vezes enquanto permanecer nessa posição, mantendo o alinhamento corporal.

Ilustração. Uma mulher de cabelo castanho curto com franja usando camiseta verde e calça cinza, descalça, está sobre um colchonete azul apoiando-se nos antebraços, nas mãos e em uma bola vermelha sob as canelas. As pernas estão estendidas. Os pés, as pernas, o quadril, o tronco e a cabeça formam uma linha reta paralela ao chão.

Reforce com a turma a importância de uma prática individualizada, adequada às suas características e necessidades. Por exemplo: a amplitude dos movimentos pode ser reduzida ou a quantidade de repetições pode ser ampliada; descrever cada exercício para um estudante cego etcétera

Conectando saberes

Saúde.

Nesta seção, contemplamos o tê cê tê Saúde, propondo a relação entre os conhecimentos sôbre pilates e o autocuidado. São apresentados o conceito, os tipos e os benefícios do autocuidado. Além disso, contemplamos a roda da vida como um exercício de autoconhecimento para os estudantes.

A proposta também contribui para esta competência geral da Educação Básica: “8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas”.

Autocuidado

Todas as ações e comportamentos que visam cuidar de si, com o objetivo de obter melhor qualidade de vida, são chamados de autocuidado (SANTOS e outros, 2011). Cada indivíduo tem objetivos, interêssis e razões distintos que o levam a procurar a melhor maneira de se cuidar.

Em geral, em nosso cotidiano há muitas atribulações, seja no trabalho, seja nos estudos, seja na agitação da vida urbana ou até mesmo em nossos relacionamentos. Por isso, devemos dar importância aos sinais do nosso corpo e criar o hábito do autocuidado.

Com atitudes simples, podemos ter mais saúde, mais disposição e bem-estar, e também nos sentirmos mais autoconfiantes e felizes. Conheça a seguir alguns dos benefícios do autocuidado. Praticar o pilates, semanalmente, pode ser um bom exemplo de autocuidado.

Benefícios do autocuidado

Melhora da saúde física

Equilíbrio mental e emocional

Relacionamentos mais saudáveis

Melhores resultados no trabalho

Sensação de bem-estar no dia a dia

Maior sensação de felicidade

Aumento da autoestima e da autoconfiança

Consciência expandida

Vida financeira equilibrada

Melhora do sono

Quadro elaborado para esta obra.

Agora, vamos apresentar os cinco tipos de autocuidado e ideias simples para praticar cada um deles.

  • Autocuidado mental e emocional: meditação, gratidão, expressar os seus sentimentos com respeito e honestidade, autoconhecimento etcétera
  • Autocuidado físico: prática de exercícios físicos (como o pilates), higiene pessoal, sono de qualidade, alimentação saudável, automassagem etcétera
  • Autocuidado intelectual: ler, aprender a tocar um instrumento musical, aprender outras línguas, estudar, assistir a documentários, entre outros.
  • Autocuidado social: estar com familiares e amigos, aceitar mais convites para confraternizar, realizar trabalhos voluntários, participar de grupos com os quais se identifica etcétera
  • Autocuidado espiritual: conectar-se com a natureza, meditar, encontrar o seu propósito de vida, ajudar o planeta com atitudes sustentáveis etcétera

Conhecer os tipos de autocuidado que podemos praticar ajuda-nos a fazer uma melhor autoanálise e a nos programar como e quando dar maior atenção àquela área específica.

Roda da vida

Pergunte à turma se já ouviu falar na roda da vida. Em seguida, mostre este infográfico:

Infográfico. Um círculo maior formado por treze círculos concêntricos menores está dividido em quatro porções demarcadas por cores. Na faixa mais externa do círculo, em cada porção está escrito um título: 'Qualidade de vida' (fundo vermelho), 'Pessoal' (fundo verde), 'Profissional' (fundo azul), 'Relacionamentos (fundo roxo)'. Abaixo de cada título, há três subdivisões. Subdivisões do título 'Qualidade de vida': 'Criatividade, hobbies e diversão', 'Plenitude e felicidade' e 'Espiritualidade'. Subdivisões do título 'Pessoal': 'Saúde e disposição', 'Desenvolvimento intelectual' e 'Equilíbrio emocional'. Subdivisões do título 'Profissional': 'Realização e propósito', 'Recursos financeiros' e 'Contribuição social'. Subdivisões do título 'Relacionamentos': 'Família', 'Desenvolvimento amoroso' e 'Vida social'. Abaixo dos itens 'Plenitude e felicidade', 'Saúde e disposição', 'Equilíbrio emocional', 'Recursos financeiros', 'Família' e 'Vida social', as faixas concêntricas estão numeradas de 10 a 1, sendo 10 a mais externa e 1 a mais interna. Abaixo dos outros itens, as faixas não estão numeradas.
Diagrama elaborado para esta obra.

A prática dessa roda da vida pode ser um instrumento poderoso no exercício do autoconhecimento. A roda da vida surgiu nos anos 1960, e sua criação foi atribuída a Pôl J. méier, autor e palestrante da área motivacional e fundador do Success Motivation Institute (SANTOS e outros, 2020). Seu objetivo é mapear o cenário de vida atual, analisando áreas fundamentais da vida.

Sugira aos estudantes que preencham em casa, com tranquilidade, a roda da vida. Será um excelente exercício de autoconhecimento. Peça a eles que atribuam uma nota de zero a dez a cada uma das áreas representadas na roda da vida. Se quiserem, eles podem pintar do início até a nota atribuída, como se fosse um gráfico de pizza, para visualizar os setores da vida que estão satisfatórios e os que necessitam de maior cuidado e mudanças. Caso se sintam confortáveis, podem compartilhar os resultados com a turma.

HIIT

O High Intensity Interval Training (rriit) ou treinamento intervalado de alta intensidade é uma sequência de exercícios feita em circuito, intercalando momentos de estímulos intensos e repouso, de fórma ininterrupta.

Esse tipo de protocolo é uma estratégia para a melhoria da composição corporal, pois eleva o metabolismo e favorece o emagrecimento, levando o corpo a continuar gastando energia por algumas horas depois dos exercícios. Além disso, promove o aumento da resistência cardiorrespiratória e a manutenção da massa magra (MORAIS êti áli, 2017).

Apesar de intensos, os treinos rriit podem ser praticados por diferentes públicos de variadas idades, visto que é possível adequá-los às características, às necessidades e aos níveis de condicionamento físico de cada indivíduo.

Existem muitos protocolos de treinos rriit (tabáta, Gibala etcétera). Contudo, pensando em iniciantes e no contexto escolar, recomendamos a razão de um quarto de treino para descanso nas duas primeiras semanas e de meio, nas semanas seguintes. Veja o quadro a seguir.

Primeira e segunda semanas

Terceira e quarta semanas

15 a 20 segundos de exercício de alta intensidade.
60 a 80 segundos de descanso ou exercício de baixa intensidade.
Modo de execução: repetir por mais 10 vezes (varie os exercícios).

30 a 40 segundos de exercício de alta intensidade.
60 a 80 segundos de descanso ou exercício de baixa intensidade.
Modo de execução: repetir por mais 10 vezes (varie os exercícios).

Tempo total de treino: aproximadamente 15 minutos.

Tempo total de treino: aproximadamente 20 minutos.

Quadro elaborado para esta obra.

Conheça a seguir alguns exercícios que podem ser incluídos no rriit.

Ilustração. Imagem formada por duas figuras, A e B. A figura A é uma mulher de cabelo castanho curto usando top vermelho, calça cinza e tênis amarelo, em pé. Os braços estão dobrados, com os punhos fechados na altura do peito. A perna esquerda está levemente dobrada, com o calcanhar elevado do chão. A perna direita está elevada para a frente, com o pé na altura do rosto. A figura B é a mesma mulher, mantendo a posição anterior, porém com a perna esquerda elevada e a direita apoiada no chão. Abaixo da ilustração está escrito 'Chute alternado'.
Ilustração. Imagem formada por duas figuras, A e B. A figura A é uma mulher de cabelo castanho preso para cima usando top curto cor-de-rosa, short e tênis azuis. Ela está deitada de costas em um colchonete com as mãos atrás da nuca e a cabeça elevada do chão, com o tronco e a cabeça torcidos para a direita. As pernas estão elevadas em um ângulo de aproximadamente quarenta e cinco graus em relação ao chão, a esquerda esticada e a direita dobrada e puxada em direção à cabeça. A figura B mostra a mulher mantendo a posição anterior, porém agora com o tronco torcido para a esquerda, a perna esquerda flexionada e a direita estendida. Abaixo da ilustração está escrito 'Abdominal cruzado'.
Ilustração. Imagem formada por duas figuras, A e B. A figura A é uma mulher de cabelo castanho preso para trás usando top curto azul, short verde e tênis laranja. Ela está apoiada nas mãos espalmadas no chão e na ponta dos pés, com as pernas esticadas alinhadas com o quadril, as costas eretas e a cabeça. A figura B mostra a mulher mantendo a posição da perna esquerda, do quadril, do tronco, dos braços e da cabeça, porém agora com a perna direita flexionada, joelho puxado em direção à cabeça. Abaixo da ilustração, está escrito “Alpinista”.
Ilustração. Imagem formada por duas figuras, A e B. A figura A é uma mulher de cabelo preto preso em um rabo de cavalo usando top cor-de-rosa, calça verde e tênis azul. Ela está em pé, com os braços dobrados ao lado do corpo e os punhos fechados. A perna esquerda está apoiada no chão, com o calcanhar elevado. A perna direita está flexionada, com o joelho elevado na altura do quadril. A figura B mostra a mulher na mesma posição, porém agora é a perna esquerda que está dobrada. Abaixo da ilustração, está escrito “Joelhos altos”.

Vamos à prática!

Orientação para acessibilidade

Caso haja deficientes visuais na turma, verifique a necessidade de uma orientação corporal mais específica e com auxílio do toque.

rriit: treinamento com autonomia

A escolha pêlo rriit para contemplar a ginástica de condicionamento físico se dá em razão de este ser uma fórma autônoma de se exercitar em ambientes fóra da escola e por ser um treino curto e eficaz, compôstu de exercícios simples, que não necessitam de aparelhos. Você pode repetir esta proposta em outras aulas, ampliando o tempo de atividade e trocando por outros exercícios, incluindo os aeróbios (corrida, pular corda etcétera). Faça as adaptações necessárias, respeitando os limites e as possibilidades dos estudantes. Não há problema em não completar o rriit. Por causa da intensidade, a hidratação é muito importante nesta proposta. Comente que os estudantes podem apresentar diversos padrões de desempenho, visto que esses padrões estão relacionados às capacidades físicas e aos diferentes níveis de condicionamento físico deles.

Objetivos

  • Vivenciar um rriit, identificando as sensações e as exigências corporais dessa prática.
  • Reconhecer o rriit como uma possibilidade de se exercitar de fórma autônoma, inclusive fóra da escola.

Materiais

Colchonetes, cadeira ou banco, aparêlhu celular e caixa amplificadora, cronômetro e garrafa de água (sugerido)

Procedimentos

Leia com os estudantes o quadro a seguir com os exercícios físicos que serão experimentados na quadra (ou em um espaço amplo e plano). Demonstre cada exercício e peça a eles que prestem atenção na fórma correta de execução e na intensidade necessária (15 segundos de atividade e 60 de descanso). Para participar do rriit proposto, peça aos estudantes que se espalhem pêlo ambiente com seus colchonetes. Você irá cronometrar os minutos de atividade e descanso.

HIIT do 9º ano

15 segundos de polichinelo → 60 segundos de descanso

15 segundos de abdominais → 60 segundos de descanso

15 segundos de abdominal cruzado → 60 segundos de descanso

15 segundos de elevação de quadril (apoio duplo ou único) → 60 segundos de descanso

15 segundos de flexão de braços (apoio dos joelhos) → 60 segundos de descanso

15 segundos de flexão dos tríceps (na cadeira ou no banco) → 60 segundos de descanso

15 segundos de extensão lombar → 60 segundos de descanso

15 segundos de joelhos altos → 60 segundos de descanso

15 segundos de chutes alternados → 60 segundos de descanso

15 segundos de alpinista → 60 segundos de descanso

Quadro elaborado para esta obra.

Avaliando em diferentes linguagens

1. Leia e analise o trecho do artigo a seguir.

rriit: os benefícios e como fazer o treino que acelera a queima de gordura

O rriit High Intensity Interval Training ou treino intervalado de alta intensidade virou febre nos últimos anos pêla proposta de oferecer sessões de exercícios mais curtas, que trazem resultados iguais e até superiores aos treinos moderados de longa duração.

CORTEZ, Diana. Movimento: inspiração pra fazer da atividade física um hábito. VivaBem, 6 janeiro 2021.

Fotografia. Um homem de cabelo castanho curto usando camiseta azul, bermuda cinza, calça legging e tênis pretos tem como apoios a ponta dos pés e a mão direita, que, com o braço esticado, está segurando a alça na parte de cima de um peso redondo colocado no chão. Com a mão esquerda, braço dobrado, ele segura próximo do tronco um peso do mesmo tipo e tamanho. As pernas, o quadril, o tronco e a cabeça estão alinhados.
Atleta em treino de alta intensidade: rriit.
  1. Qual é a principal finalidade de um rriit?
  2. A que tipo de ginástica essa proposta pertence?
  3. Quais tipos de exercícios podem compor um rriit?

2. Você acredita que o rriit pode ser realizado em casa? Explique.

Destaque que o rriit é uma opção para se exercitar de fórma autônoma e individualizada, em casa, pois se trata de um treino curto e eficaz, de exercícios de fôrça ou aeróbios que não necessitam de aparelhos, e pode se adequar às características e às necessidades de cada um.

Conectando saberes

Saúde.

Esta seção considera um trabalho interdisciplinar com Ciências, pois estabelece conexões entre a hereditariedade e os biotipos corporais, tratando da habilidade . Além disso, contribui para a competência específica de Educação Física 4, ao relacionar os diferentes biotipos corporais, os padrões de beleza e as suas consequências.

Você já ouviu falar em biotipo corporal?

O biotipo corporal corresponde ao modêlo de corpo e pode ser influenciado pêla constituição óssea, pêlo metabolismo, pêla massa muscular e pêla quantidade de gordura. Assim, é possível classificar o biotipo conforme as características a seguir.

Principais biotipos corporais

Vejamos agora a classificação dos biotipos corporais.

Ilustração. Três casais são vistos de frente. Estão todos em pé, descalços, uma pessoa ao lado da outra. Embaixo do primeiro casal está escrito 'Ectomorfo'; embaixo do segundo, 'Mesomorfo'; embaixo do terceiro, 'Endomorfo'. O casal ectomorfo é formado por um homem de bermuda e uma mulher de biquíni. São magros e de ombros estreitos. Sobre o corpo de cada um, há o contorno de um retângulo vertical que vai aproximadamente da altura da mandíbula até o meio das canelas. O casal mesomorfo é formado por uma mulher de biquíni e um homem de short. A mulher tem cintura fina e o homem tem ombros largos. Sobre o corpo da mulher, há o contorno de um triângulo que tem uma ponta no queixo e as outras duas na metade de cada canela. Sobre o corpo do homem, há o contorno de um triângulo invertido em relação ao desenhado no corpo da mulher: uma das pontas está centralizada entre as canelas e dela saem duas linhas que passam pelos ombros e vão até um pouco acima deles. O casal endomorfo é formado por uma mulher de maiô e um homem de bermuda. Eles não têm a cintura marcada. Sobre o corpo de cada um, há o contorno de uma forma oval que vai aproximadamente da altura da mandíbula até o meio da canela.
Fonte: ZANIN, Tatiana. Biotipo corporal: o que é, tipos e como identificar. Tua Saúde, março 2022. Disponível em: https://oeds.link/KX72a5 Acesso em: 16 julho 2022.
  • Ectomorfo: tem como principal característica a linearidade, ossos finos e longos, corpo magro com ombros estreitos e membros compridos. As mulheres têm quadril mais estreito e seios pouco volumosos. De fórma geral, possuem metabolismo mais rápido e, por isso, são capazes de perder pêso mais facilmente, mas têm mais dificuldade para ganhar massa muscular.
  • Mesomorfo: possuem o corpo com grande relêvo muscular aparente, ainda que não seja praticante regular de exercícios. Apresentam, também, a parte superior do corpo mais desenvolvida e pouca gordura abdominal.
  • Endomorfo: o acúmulo de gordura corporal é a principal particularidade desse biotipo. Baixa estatura e corpo mais arredondado também são características de pessoas classificadas como endomorfas. De maneira geral, apresentam metabolismo mais lento e têm mais dificuldade para perder pêso, apesar de maior facilidade para ganhar massa muscular.

A aparência física atual de uma pessoa, entendida como somatotipo, pode ser modificada com treinamento e alimentação balanceada, mas o biotipo não pode, pois é hereditário. Por isso, ao parar de praticar atividade física e de ter uma alimentação equilibrada, pode-se retornar ao biotipo original.

O conceito de beleza

Pensando na beleza como a qualidade que expressa o que é belo ou agradável, fica fácil entender que as noções sôbre o que é belo ou não variam de pessoa para pessoa e entre as culturas, os países e os momentos históricos.

Relacionar os conhecimentos sôbre os biotipos e sôbre os padrões de beleza é fundamental para promover a aceitação do próprio corpo (biotipo e características particulares), evitando a busca obcecada por um ideal de beleza diferente do seu.

A adoção de um único padrão de beleza, além de ser restritiva, pode reforçar sentimentos de desprezo e preconceito em relação a todas as fórmas de apresentação estética que sejam distantes do que foi estabelecido como belo.

A imposição de um padrão de beleza pode trazer inúmeras consequências negativas: problemas de autoestima, distúrbios relacionados à autoimagem, sentimentos de frustração, depressão e ansiedade, aumento no número de cirurgias plásticas, uso indiscriminado de medicamentos para a ampliação do rendimento ou potencialização de transformações corporais e desenvolvimento de transtornos alimentares.

Transtornos alimentares

Os transtornos alimentares (tê ás) são considerados de natureza mental, em que as pessoas se relacionam de maneira conflituosa com o corpo e com a alimentação, gerando sofrimento e diminuindo a qualidade de vida. Embora possam ser desencadeados por vários motivos, os rígidos padrões de beleza são causas comuns associadas aos tê ás. Observe no quadro a seguir alguns tipos de tê ás.

Anorexia

Bulimia

É um dos distúrbios alimentares mais graves, pois a pessoa se recusa a comer por se enxergar com excesso de peso, mesmo que esteja extremamente magra. Dessa forma, ocorre a perda excessiva de peso e o medo crônico de engordar. Os principais sintomas da anorexia são distorção da imagem corporal, preocupação excessiva com as calorias das refeições, ingestão de remédios para emagrecer, cansaço, tontura e desmaios frequentes, comentários depreciativos sobre o próprio corpo e atividade física exagerada.

Frequente vontade de ingerir uma grande quantidade de comida. Logo após, ocorre o comportamento compensatório para evitar o ganho de peso, como o uso de laxantes, diuréticos e até mesmo a indução do vômito. Como exemplos de sintomas da bulimia podemos citar obsessão com o peso e as formas corporais, compulsividade por comida, inflamação na garganta, problemas gastrointestinais, desidratação e baixa autoestima.

Vigorexia

Ortorexia

Preocupação constante em não ser suficientemente forte e musculoso, levando à prática excessiva de exercícios físicos. Pode ser chamada de transtorno dismórfico muscular, e os sintomas mais comuns são: insatisfação com o próprio corpo, alterações de humor, insônia, cansaço extremo e dor muscular, uso de anabolizantes ou de suplementos alimentares em exagero, prática exaustiva de exercícios físicos e dietas rigorosas.

Comportamento patológico reconhecido pela obsessão por comer alimentos saudáveis e extremo controle de calorias e qualidade alimentar. Os principais indícios de ortorexia são seletividade alimentar extrema, evitar alimentos industrializados, ricos em gorduras ou açúcar, evitar a prática social das refeições, consumir sempre produtos orgânicos, fixação por estudar sobre alimentação saudável e preocupação excessiva em relação à compra, planejamento e preparo das refeições.

Quadro elaborado para esta obra.

O conhecimento sôbre os tipos de tê ás e seus principais sintomas pode servir de alerta aos estudantes no sentido de prevenir e identificar situações que possam ser tratadas com o apôio de especialistas das áreas de Nutrição e Psicologia.

Avaliando em diferentes linguagens

1. Analise a charge, converse com os colegas e responda às questões.

Charge. Um homem loiro de camiseta e bermuda verdes e tênis branco está em pé, com as mãos na cintura. Em sua camiseta está escrito 'Professor'. Ele está com a boca aberta e há um balão de fala com o texto: 'O que você está procurando exatamente aqui na academia?'. Diante dele há outro homem, de cabelo preto e usando camiseta azul, bermuda preta e tênis vermelho. A camiseta mostra uma barriga um pouco proeminente. Ele está com a boca aberta e há um balão de fala com o texto: 'Pra ser sincero, só queria tirar umas fotos olhando no espelho pra postar no Instagram... Tem wi-fi?'. Ao fundo, veem-se pessoas se exercitando em aparelhos.

a. Há elementos na charge que nos permitem identificar em qual ambiente os personagens estão? Que ambiente é esse? As práticas corporais comumente oferecidas nesse local pertencem a que tipo de ginástica?

Explique para a turma que a charge se refere a uma academia e os personagens estão na sala de musculação; as práticas oferecidas, em geral, pertencem à ginástica de condicionamento físico.

b. Quais críticas essa charge faz em relação aos objetivos traçados pêlo personagem em relação aos seus treinos?

Reforce a diferença em relação à vida real e à fictícia, em geral apresentada nas redes sociais. Os objetivos do personagem deveriam transitar entre a melhoria do rendimento, a obtenção e a manutenção do condicionamento físico ou o aperfeiçoamento da composição corporal. No entanto, ele queria apenas publicar uma boa foto nas redes sociais.

2. Observe as imagens de pilates de solo e identifique os nomes dos acessórios representados.

Fotografia. 1. Uma mulher de cabelo castanho curto usando top e calça azuis, descalça, está sentada em um tapete no chão apoiada apenas no quadril, com as costas eretas um pouco inclinadas para trás e as pernas elevadas do chão na altura do peito, com os joelhos dobrados em um ângulo de aproximadamente noventa graus. Há um aro de cerca de quarenta centímetros de diâmetro ao redor dos tornozelos.
Fotografia. 2. Uma mulher de cabelo castanho preso em um rabo de cavalo usando top azul e calça cinza, descalça, está apoiada nas mãos espalmadas no chão, com as pernas esticadas e as canelas equilibradas sobre uma bola amarela grande. As pernas, o quadril, o tronco e a cabeça estão alinhados.

Os acessórios de pilates de solo são o flex ring ou magic circle (1) e a bola de pilates ou bola suíça (2).

3. Nesta unidade, descobrimos que a atividade física e a alimentação balanceada podem trazer melhora da qualidade de vida e modificar a aparência física, o que chamamos de somatotipo. Vimos também que os biotipos corporais das pessoas são determinados pêla genética (hereditariedade). Relacione essa informação à busca e à adequação aos padrões de beleza da sociedade.

Verifique se os estudantes reconhecem que é inapropriado e frustrante buscar o padrão de beleza vigente, pois alguns biotipos podem ser um dificultador nesse processo. Além disso, espera-se que eles identifiquem que a alimentação saudável e a prática de atividade física devem ter como objetivo principal a busca pêla saúde. Os anseios em relação à estética podem existir, mas não devem ser o objetivo primordial, nem ser buscado a qualquer custo.

Orientação para acessibilidade

Caso haja estudantes cegos na turma, é necessário que a charge e as imagens sejam descritas oralmente. Se houver possibilidade, utilize o recurso de audiodescrição.

Protagonismo juvenil: aplicação dos saberes

Propusemos um projeto interdisciplinar sôbre o autocuidado, bem como uma pesquisa, com método científico, quanto aos padrões de beleza e às tribos urbanas, seguida de uma grande exposição sôbre esses temas. Os tê cê tês Saúde e Diversidade cultural são contemplados nesta seção.

Multiplicadores dos saberes sôbre ginástica

Projeto autocuidado

Promova uma semana de autocuidado, sob a organização dos estudantes, na qual os membros da comunidade escolar poderão conhecer e usufruir diferentes tipos de autocuidado na escola e, quem sabe, incorporar alguns deles em seu dia a dia, melhorando o bem-estar e a saúde.

  1. Organize a turma em cinco grupos para a definição dos tipos de autocuidado que vão promover. Observe as sugestões a seguir.
    1. Autocuidado mental e emocional: prática de meditação (sob a supervisão do professor de Educação Física).
    2. Autocuidado físico: dicas de alimentação saudável (professor de Ciências).
    3. Autocuidado intelectual: cantinho da leitura para todas as idades e interêssis (professor de Língua Portuguesa ou da Sala de Leitura) ou dicas de educação financeira (professor de Matemática).
    4. Autocuidado social: mesa de café para que os membros da comunidade possam se conhecer melhor, interagir e socializar (sob a supervisão de qualquer professor ou da equipe gestora).
    5. Autocuidado espiritual: conexão com a natureza – tomar sol em colchonetes e cadeiras espalhadas ao ar livre ou andar descalços pêlo gramado da escola (sob a supervisão de qualquer professor).
  2. Planejamento da ação. Os estudantes deverão definir:
    1. A semana de aplicação do projeto.
    2. Em qual horário será executado. Por exemplo: durante a última aula do dia.
    3. Quem poderá participar dessa ação. Por exemplo: pais e familiares, funcionários da escola, todos.
    4. Como será divulgada essa ação. Por exemplo: cartazes, convites, inscrições antecipadas etcétera
    5. Quais materiais serão necessários para a vivência de cada autocuidado.
    6. Qual será a função de cada estudante do grupo e quais professores e funcionários poderão supervisioná-los.
  3. Durante o evento, combine com os estudantes de ser pontuais, educados e comprometidos, pois serão os organizadores do projeto e deverão orientar os participantes.

4. Registre essa ação com fotos, elaborando um portfólio pedagógico. A fotografia é capaz de registrar muitas informações e deixar para a história tudo aquilo que foi vivido, enquanto o portfólio é um instrumento estruturado de apontamentos sôbre as atividades realizadas, que pode auxiliá-lo na análise apropriada do desempenho dos estudantes e das dificuldades encontradas na realização do projeto.

Pesquisa e exposição: padrões de beleza e tribos urbanas

1º momento

Proponha a investigação sôbre padrões de beleza em diferentes culturas e épocas históricas. Para isso, organize a turma em onze grupos com cêrca de três a quatro estudantes. Cada grupo deverá pesquisar o padrão de beleza referente a uma das onze épocas históricas listadas a seguir.

a) Egito antigo (1292 a. C. a 1069 a. C.)
b) Grécia antiga (500 a. C. a 300 a. C.)
c) Dinastia Han − China (206 a. C. a 220 d. C.)
d) Renascença italiana (1400 a 1700)
e) Era Vitoriana (1837 a 1901)
f) Década de 1920

g) Era de Ouro de Hollywood (1930 a 1950)
h) Década de 1960
i) Era das supermodelos (1980)
j) Década de 1990
k) Século XXI

Os estudantes deverão investigar imagens, descrições detalhadas dos tipos de corpo da época, curiosidades, pessoas que influenciaram esses padrões de corpo, entre outros tópicos definidos por você.

2º momento

Realização de pesquisa de campo, sob a supervisão de algum familiar ou responsável para saber quais são os tipos de tribos urbanas que compõem o entôrno escolar. Como ponto de partida, podem utilizar as tribos urbanas apontadas no artigo “As tribos urbanas: as de ontem até as de hoje” (indicado no boxe #FiqueLigado a seguir). São elas: hippies, hip-hop, skinheads, punks, góticos, rastaffaris, betas e betos (vivem em função de marcas e moda), clubbers, dreads, nerds, surfistas, vegans, emos, plocs (estilo que traduz um desejo de voltar à infância) e traceur (praticantes de parkour) (SOUSA; FONSECA, 2009).

1. Organize a turma em quinze grupos com dois ou três estudantes. Cada grupo deve pesquisar uma das 15 tribos mencionadas, explicando detalhadamente suas características. É possível incluir fotos nesse material. As informações deverão ser registradas (escritas ou por meio de imagens) em uma folha de papel canson ou sulfite a quatro.

2. Na escola, faça quinze cópias de cada folha correspondente a cada tribo. Monte quinze kits com as quinze folhas grampeadas, formando um material de apôio para a pesquisa de campo de cada grupo.

3. Para casa: com o acompanhamento e a supervisão dos pais ou responsáveis, cada grupo deverá entrevistar sete adolescentes do bairro perguntando a qual das tribos eles pertencem, anotando no caderno o nome, a idade e a tribo correspondente a cada um dos entrevistados. Os dados pessoais não serão divulgados nem publicados, garantindo a privacidade dos entrevistados. Os kits servirão para auxiliar os entrevistados em caso de dúvida ou desconhecimento sôbre o tema.

4. Na escola: elaboração coletiva dos resultados da pesquisa realizada com uma amostra de 105 pessoas, já que quinze grupos vão entrevistar sete pessoas cada.

5. Ao final do processo, faça um levantamento de dados sôbre quais tribos urbanas há em maior número na amostra pesquisada. Os dados podem ser registrados por meio das tecnologias da informação e da comunicação (tíquis).

rréchitégui (cerquilha, sustenido)FiqueLigado

Pesquise na internet as sugestões de aprofundamento a seguir.

WOMEN’S ideal body types throughout history [sem local], 2015. 1 vídeo (3 minutos). Em inglês. Publicado pêlo canal BuzzFeedVideo.

O vídeo mostra como o “ideal de corpo feminino” mudou ao longo da história, desde o antigo Egito até o século vinte e um. Recomenda-se que você apresente esse vídeo e, depois, comente-o, em razão de ele estar em inglês.

SOUSA, Helena S. M.; FONSECA, Paula. As tribos urbanas: as de ontem até as de hoje. Nascer e Crescer, Pôrto, volume 18, número 3, página 209-214, 2009.

O artigo conta como surgiram as tribos urbanas e descreve como cada uma é.

DIANA, Daniela. Tribos urbanas. Toda Matéria.

O artigo traz informações sôbre tribos urbanas: o que são, origem, características etcétera

3º momento

Peça aos estudantes que elaborem cartazes para a exposição Padrões d’e beleza e tribos urbanas.

Cartaz 1: período histórico pesquisado e imagens, descrições dos tipos de corpo, curiosidades, quem influenciou esse padrão de corpo. Os cartazes serão fixados em um mural no pátio em fórma de linha do tempo, para que a comunidade escolar possa identificar e conhecer essas mudanças históricas.

Cartaz 2: em papéis canson ou sulfite, apresentação de uma das tribos escolhidas, explicando suas características com texto e imagem (fotos).

1. Verificar a possibilidade de projetar o resultado da pesquisa de campo realizada no bairro ao fundo da exposição.

2. Peça aos estudantes que criem outros cartazes com frases ou perguntas que promovam reflexões sôbre o tema da exposição. Por exemplo: “Não é a aparência, é a essência!”, frase de “Seja o seu padrão de beleza.”; “Qual é a sua tribo?”, “Atenção: proibido criar estereótipos!”; “Valorizem a diversidade de indivíduos e de grupos sociais!”, entre outras.

Orientação para acessibilidade

Caso haja estudantes cegos na turma, expanda as possibilidades para cartazes produzidos com palavras e imagens em relevo e uso de texturas variadas, ou apresentação oral.