Referências bibliográficas

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O trabalho apresenta a trajetória das representações midiáticas das artes marciais.

ANTUNES, S. E. O “país do futebol” na Copa do Mundo: Estudo de recepção ao discurso midiático-esportivo com jovens escolares. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2007.

A dissertação analisa a recepção de jovens escolares ao discurso midiático-esportivo durante a Copa do Mundo de 2006, realizada na Alemanha.

AZEVEDO, L. E. e outros Stand up paddle e consciência ambiental. Revista Carioca de Educação Física, Juiz de fóra, volume. 12, número. 1, página. 52-66, 2017.

O artigo discute a relação entre a prática do stand up paddle como esporte de aventura e a consciência ambiental.

BARBOSA, D. S. S. Dança de salão: “damas” e “cavalheiros”, práticas pedagógicas e estereótipos de gênero. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.

O trabalho traz uma reflexão sôbre a utilização de têrmus que têm relação direta com as representações de gênero da mulher e do homem e os estereótipos gerados por eles.

BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei númeroº  8 069, de 13 de julho de 1990. Disponível em: https://oeds.link/xpPRgl. Acesso em: 10 julho. 2022.

A lei dispõe sôbre a proteção integral à criança e ao adolescente.

BRASIL. Lei número. 9 615, de 24 de março de 1998. Lei Pelé. Institui normas gerais sôbre desporto e dá outras providências. Brasília, Distrito Federal: Presidência da República, 1998. Disponível em: https://oeds.link/HSOkVX. Acesso em: 5 abril. 2022.

A lei institui normas gerais sôbre os esportes, como sua profissionalização.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, Distrito Federal:Méqui, 2018.

O documento estabelece um conjunto de aprendizagens essenciais que todos os estudantes devem desenvolver no decorrer da Educação Básica.

BRIGATTO, R. C.; PUPPO, K.; OLIVEIRA, N. R. C. Método Pilates: benefícios ou modismo? Corpoconsciência, Santo André, volume. 16, número. 1, página. 45-58, janeiro até junho 2012.

O artigo investiga os praticantes do método Pilates no que se refere à sua adesão, ao seu conhecimento sôbre essa prática, bem como aos seus benefícios.

Stand up paddling: flatwater to surf and rivers. Seattle: The Mountainners Book2011.

A obra apresenta as técnicas, os equipamentos e a importância do condicionamento físico para a prática do stand up paddle.

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE BEISEBOL E SOFTBOL. Beisebol/Softbol. Disponível em: https://oeds.link/fo3qcc. Acesso em: 11 março. 2022.

O site apresenta a origem do esporte, bem como curiosidades.

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE STAND UP PADDLE. Livro de regras. 2014. Disponível em: https://oeds.link/ffllWA. Acesso em: 20 abril. 2022.

Site da Confederação Brasileira de Stand Up Paddle, que apresenta as regras das modalidades.

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE KUNGFU uúchu Disponível em https://oeds.link/Zpk5Fr. Acesso em 28 julho 2022.

É a entidade responsável pêla organização e promoção de todas as ramificações do uúchu em âmbito nacional e por promover internacionalmente o reconhecimento do uúchu praticado no Brasil.

CORREIA, W. R.; franquíni, E. Produção acadêmica em lutas, artes marciais e esportes de combate. Motriz, Rio Claro, página. 1-9, 2010.

O artigo apresenta um panorama das produções que envolvem as lutas, as artes marciais e os esportes de combate.

FARIA, P. C. J. Condenados da terra, séde agentes da Renascença Africana. Mulemba on-line, volume. 5, número. 9, página. 501-507, 2015.

O artigo trata da tradução de uma obra que discute o processo de “renascença africana”.

FEDERAÇÃO DE uúchu DO DISTRITO FEDERAL (éfi dábliu dê éfi). Regras de competição uúchu taolú Tradicional. Disponível em: https://oeds.link/jzoASO. Acesso em: 22 julho 2022.

É o regulamento do uúchu tradicional dos Campeonatos Brasileiros de Kung-fu/uúchu.

FERNANDES, A. As transformações do reggae jamaicano no Brasil: o caso do xote nordestino. Revista Brasileira do Caribe, Goiânia, volume. sete, número. 14, página. 471-482, 2007.

O trabalho analisa a trajetória do reggae no Brasil e sua influência no xote nordestino praticado na cidade de São Paulo.

FERNANDES, L.; LACIO, M. L. O método Pilates: estudo revisional sôbre seus benefícios na terceira idade. Revista Eletrônica da Faculdade Metodista , Juiz de fóra, volume 10, 2011. Disponível em: https://oeds.link/aOcMQy. Acesso em: 28 julho 2022.

O estudo analisa a contribuição do pilates para a melhoria da qualidade de vida de idosos.

flôuter, I. A história do stand up paddle. Confederação Brasileira de Stand up Paddle. Disponível em: https://oeds.link/zkh21w. Acesso em: 13 abril. 2022.

O site apresenta os regulamentos e campeonatos de stand up paddle

GARCIA, I. Joséf Hubertus Pilates foi enfermeiro e inventor do método Pilates de condicionamento físico. The Pilates StudiorégistârdBrasil. Disponível em: https://oeds.link/NU8Ly4. Acesso em: 23 maio 2022.

O site, especializado no autêntico método pilates, apresenta um artigo com a biografia de Joséf H. Pilates.

GOMES, M. S. P. Procedimentos pedagógicos para o ensino das lutas: contextos e possibilidades. 2008. 119 . Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Departamento de Pós­‑Gradua­ção da Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2008.

A dissertação busca compreender e propor novos procedimentos pedagógicos acêrca do ensino das artes marciais, com base nos princípios condicionais e classificação.

GOMES, M. S. P. e outros Ensino das lutas: dos princípios condicionais aos grupos situacionais. Movimento, Pôrto Alegre, volume. 16, número. 2, página. 207-227, 2010.

O estudo busca classificar e identificar princípios comuns no ensino das lutas.

GONZÁLEZ, F. J.; Bratch, V. Metodologia do ensino dos esportes coletivos. Vitória: Gê ésse á, 2012. 114 página.

A obra discute a organização do trabalho pedagógico por meio da classificação dos esportes.

GOUVEIA-PEREIRA, M. e outros Dinâmicas grupais na adolescência. Análise Psicológica, Lisboa, volume. 18, número. 2, página. 191-201, 2000.

O artigo busca compreender a composição e a formação dos grupos sociais de jovens na adolescência.

GUEIROS, S. O forró e a forroda. ín: PERNA, M. A. 200 anos de dança de salão no Brasil. Rio de Janeiro: Amaragão Edições de Periódicos, 2011. página. 119-126.

A autora apresenta o percurso histórico do forró e sua mistura de ritmos.

INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL. Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. 2009. Disponível em: https://oeds.link/3UYzsK. Acesso em: 15 março. 2022.

O site apresenta o conceito de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade e suas dimensões culturais e sociais.

INTERNACIONALuúchuFEDERATION . Disponível em: https://oeds.link/HENvmO. Acesso em: 22 julho. 2022.

É a federação internacional que governa o uúchu mundialmente.

KUMAR, R. A globalização dos desportos: entre a indigenização do críquete indiano e a popularização do futebol português. Comunicação & Cultura, Lisboa, 2012.

O artigo discute o conceito de indigenização para a compreensão dos processos de globalização dos esportes em face dos contributos da teoria social clássica.

labân, R. Domínio do movimento. quarta edição. São Paulo: Summus, 1978.

O livro trata de estudos sôbre os elementos constitutivos do movimento humano.

MARÉS, G. e outros A importância da estabilização central no método Pilates: uma revisão sistemática. Fisioterapia em Movimento, Curitiba, volume. 25, número. 2, página. 445-451, . 2012. Disponível em: https://oeds.link/QcJxFA. Acesso em: 23 maio 2022.

O estudo discorre sôbre o método pilates e analisa a importância da estabilização central nesse método.

MELO, V. A.; GOMES, E. S. Os britânicos e os clubes de cricket na São Paulo do século dezenove (anos 1870-1890). Revista de História (São Paulo), São Paulo, volume 178, 2019.

O artigo retrata a influência inglesa na disseminação do críquete no mundo e o processo histórico do esporte no Brasil.

MOCARZEL, R. C. S. e outros Violência e fair-play no meio esportivo: o caso do kung-fu. Niterói, volume. 8, número. 2, página. 109­‑124, 2012.

O artigo analisa o kung-fu, ressaltando os ensinamentos filosóficos, considerando-os uma importante ferramenta educacional.

MORAIS, J. A. e outros Os efeitos do treinamento intervalado de alta intensidade (rriit) na melhoria da composição corporal. Revista de Trabalhos Acadêmicos – Campus Niterói, Niterói, número. 15, 2017.

O estudo faz uma revisão de literatura para verificar os efeitos causados no pós-exercício , proporcionando a melhora da composição corporal.

PASSOS, A. A.; TEIXEIRA-MACHADO, L. O entrelaçamento do expressivo movimento corporal das pessoas com deficiência no ambiente escolar. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento, volume. 10, número. 8, 2021.

A pesquisa discute os direitos da pessoa com deficiência , trazendo a dança como disparador de possibilidades de conscientização e uso do corpo.

PAULA, D. A. M. Dança de salão: história e evolução. 2008. 23 folhasTrabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Instituto de Biociências de Rio Claro, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2008.

O estudo faz um levantamento histórico desde os primórdios da humanidade até a dança se transformar em esporte.

PEREIRA, D. W. Pedagogia da aventura na escola: proposições para a Base Nacional Comum Curricular. Várzea Paulista: Fontoura, 2019.

O livro expõe as práticas de aventura por meio das aulas e das atividades de professores de Educação Física em diferentes locais do Brasil.

PERERA, M. l. J. L. Notas sôbre o jôgo de palo na ilha de El Hierro(Ilhas Canárias). Tenique: Revista Cultura Popular das Canárias, número. 2, página. 77-95, 1994.

Notas baseadas na oralidade cultural compiladas ao longo dos anos de 1975 e 1990.

PERIN, L. Vou de canoa. Rio de Janeiro: Edite, 2020.

O livro apresenta um relato do povo polinésio, destacando sua origem e técnicas de navegação.

QUADROS JUNIOR, A. C.; volpi, C. M. Forró universitário: a tradução do forró nordestino no Sudeste brasileiro. Motriz, Rio Claro, volume. 11, número. 2, página.117-120, maio/agosto. 2005.

O estudo foca o forró universitário, constituído pêlo baião, pêlo xote e pêlo xaxado, trazendo o histórico e as origens da dança.

REVISTA PILATES. A história de Joséf Pilates contada de um jeito que você nunca viu antes, 29 outubro. 2019. Disponível em: https://oeds.link/okQeqB. Acesso em: 23 abril. 2022.

O artigo apresenta, de modo divertido, a história de Joséf Pilates e da criação do seu método.

REVISTA PILATES. Conheça as diferenças entre pilates solo e pilates em aparelhos, 5 julho. 2017. Disponível em: https://oeds.link/SjirAq. Acesso em: 28 julho. 2022.

A matéria apresenta o pilates solo e o pilates em aparelhos, identificando as principais diferenças entre eles.

ROSSINI, L. Fútbol callejero: juventud, liderazgo y participación. Trayectorias juveniles en organizaciones sociales de América Latina. Buenos Aires: fúde, 2012.

O livro apresenta a origem e a prática do futebol callejero

SANCHES NETO, L. Pressupostos de convergência, sistematização e complexidade na Educação Física: perspectivas de professores ou professoras e pesquisadores ou pesquisadoras ín: VENÂNCIO, Luciana organização. Educação Física no Ensino Fundamental dois: saberes e experiên­cias educativas de professores ou professoras e pesquisadores ou pesquisadorasnota de rodapé 1. edição. Curitiba: cê érre vê, 2017. página. 15-48.

O autor apresenta a fundamentação da proposta de sistematização dos conteúdos relacionados a cultura, movimento, corpo e ambiente.

SANCHES NETO, L. e outros Sistematização de conteúdos temáticos na Educação Física escolar: uma proposta de professores­‑pesquisadores. ín: FONTOURA, P. organização. Pesquisa em Educação Física. Jundiaí: Fontoura, 2006. volume. 4, página. 270-274.

Os autores apresentam a sistematização de quatro blocos de conteúdos: elementos da cultura corporal, movimentos, aspectos pessoais ou interpessoais e demandas ambientais do movimento do corpo humano.

SANTOS, A. R. R. Espírito esportivo-fair playe a prática de esportes. Revista maquênzi de Educação Física e Esporte, São Paulo, volume. 4, número. 4, 2005.

O artigo levanta questões para discussão e reflexão a respeito de ações éticas e morais no contexto do esporte, por meio de comportamentos relacionados com o espírito esportivo ou fair play

SANTOS, I. dos; e outros O grupo pesquisador construindo ações de autocuidado para o envelhecimento saudável: pesquisa sociopoética. Escolaâna néri[on-line]. 2011, volume. 15, número. 4, página. 746-754. Disponível em: https://oeds.link/qY1Bna. Acesso em: 24 julho 2022.

O trabalho teve como objetivo analisar os sentimentos de pessoas idosas sôbre o autocuidado, entendendo-o como estratégia para o crescimento pessoal e para mudanças significativas.

SANTOS, M. O dinheiro e o território. Geografía, Niterói, volume. 1, número. 1, página. 7-13, 1999.

O geógrafo apresenta as relações entre o dinheiro e o território.

SANTOS, T. S.; e outros Identificando o projeto de vida dos estudantes do ensino médio técnico pêla roda da vida.Research, Society and Development, volume. 9, número. 8, 2020. Disponível em: https://oeds.link/g60D5w. Acesso em: 25 julho. 2022.

O estudo analisa, por meio da Roda da Vida, a percepção dos níveis de satisfação atual nas diversas áreas da vida dos alunos pertencentes à amostra.

SOUSA, H. S. M.; FONSECA, P. As tribos urbanas: as de ontem até às de hoje. Nascer e Crescer, Pôrto, volume. 18, número. 3, página. 209-214, 2009.

O artigo apresenta as diferentes tribos urbanas, identificando as suas principais características.

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O estudo discute as representações dos conceitos de tradição e inovação nas práticas de dança de salão a partir de uma análise de bailes da cidade do Rio de Janeiro.

chiunê, R. C. P. R. A palavra do tambor, geuél e a migração senegalesa em Salvador. Dissertação (Mestrado em Cultura e Sociedade) – Instituto de Humanidades, Artes e Ciências professor Milton Santos, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2019. Disponível em: https://oeds.link/Ijq5eq. Acesso em: 22 abril. 2022.

O estudo apresenta a migração senegalesa e questões relacionadas à migração dos povos.

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O texto tem como objetivo verificar se há base científica que justifique os benefícios na saúde psicológica dos praticantes de pilates.

volpi, C. M. A dança de salão como um dos conteúdos de dança na escola. Motriz, Rio Claro, volume. 16, número. 1, página. 215-220, 2010.

O artigo trata da dança como conteúdo legítimo na escola, discutindo a dificuldade de sua efetivação e os benefícios da dança de salão.

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O trabalho apresenta a construção de pranchas de garrafa péti para o estudo do stand up paddle

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A matéria explica os três biotipos corporais – ectomorfo, endomorfo e mesomorfo – detalhadamente.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMPLEMENTARES

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O manual apresenta alternativas para estimular educadores e educandos a terem mais motivação para elaborar projetos sôbre a importância da preservação ambiental.

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A tese analisa os processos educativos advindos do futebol callerejo.

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O livro apresenta novos entendimentos sôbre os papéis das lutas no contexto esportivo e em suas várias fórmas de manifestação, com especial atenção para o escolar.

DOMINGUES, S. C. Formação em Educação Física na dimensão da educação ambiental. Curitiba: cê érre vê, 2021.

A obra reflete sôbre os atuais problemas ambientais e traz proposições teóricas e práticas para a formação em Educação Física na educação ambiental.

MACHADO, A. F. rriit: manual prático. São Paulo: Forte, 2016.

A obra propõe modelos práticos para a prescrição do treinamento intervalado de alta intensidade (rriit) e aborda seus aspectos fisiológicos e metabólicos, além de suas implicações no âmbito da fadiga e do emagrecimento.

MOURA. D. L. e outros Dialogando sôbre o ensino da Educação Física: práticas corporais de aventura na escola. volume. 4. Curitiba: cê érre vê, 2018.

O livro apresenta um tratamento pedagógico das práticas corporais de aventura nas aulas de Educação Física. Nele, encontra-se um panorama sôbre o seu ensino no Brasil, princípios metodológicos e sugestões de atividades práticas.

PILATES, J. R. A obra completa de Joséf Pilates: sua saúde e retôrno à vida através da contrologia. São Paulo: Forte, 2010.

Trata-se da obra completa de Joséf Pilates, que aborda a Contrologia e as bases do método Pilates. Relata a filosofia defendida pêlo autor, incluindo fotografias que documentaram suas teorias.

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O artigo discorre sôbre as possibilidades de trabalho com o basquete de rua nas aulas de Educação Física escolar.