CAPÍTULO 6 O que vejo quando me vejo

Fotografia em preto e branco. Em primeiro plano, uma mulher com cabelos castanhos e curtos, na altura da orelha, usando chapéu e vestido, segurando com as mãos uma câmera fotográfica preta antiga, na altura do peito. Em segundo plano,  carros e prédios. Pode-se ver um reflexo acima dos ombros dela.
mér, Vivian. Autorretrato (detalhe). 1954. Fotografia.

Neste capítulo você será convidado a olhar para si mesmo e pensar em como registrar a própria imagem, além de fazer um breve passeio pela história da arte e descobrir como alguns artistas se retrataram.

O autorretrato é um reflexo de nós mesmos, em que mostramos como nos vemos. E existem muitas maneiras de fazer isso.

Vivian mér (1926-2009), a fotógrafa da imagem da abertura do capítulo, fez inúmeros autorretratos. Ela parecia estar sempre atenta aos reflexos da própria imagem enquanto caminhava pelas ruas.

  1. Observe a imagem. Repare no objeto que a artista está segurando. Você o reconhece? Em que superfície parece estar refletida a imagem dela?
  2. É possível perceber em que época a fotografia foi feita? Como você chegou a essa conclusão? Com quais imagens do seu dia a dia você relaciona essa imagem?
  3. E você, costuma registrar sua imagem? De que fórma?

Produzir um autorretrato pode ser uma oportunidade para pensar sobre quem somos, como nos vemos e nos reconhecemos. Neste capítulo, você também descobrirá que um autorretrato pode ir muito além do registro da própria imagem como a vemos no espelho. Prepare-se para essa jornada e vamos lá!

Faça no caderno.

PARA REFLETIR

Reflita sobre as seguintes questões e compartilhe suas respostas com os colegas e com o professor.

  1. O que você vê quando se olha no espelho?
  2. E como você se vê quando se olha no espelho?

SOBREVOO

Autorrepresentações

Fotografia. Pintura rupestre. Diversas mãos, algumas claras e outras escuras, impressas em uma rocha.
Pinturas rupestres na caverna Cueva de las Manos, na província de Santa Cruz, Patagônia argentina. Fotografia de 2017.

Faça no caderno.

  1. Observe a fotografia. Você tem alguma ideia de como essas imagens de mãos podem ter sido produzidas?
  2. O que a imagem de uma mão pode exprimir sobre uma pessoa? Se tivesse que escolher uma parte de seu corpo para representar você, que parte seria essa? Por quê?

Algumas das primeiras autorrepresentações de que se tem notícia foram realizadas há mais de 30 mil anos, quando mulheres, homens e crianças registraram suas mãos e, portanto, sua presença, em paredes de cavernas.

Um desses registros, que tem entre 9 mil e 13 mil anos, encontra-se na província de Santa Cruz, na Patagônia argentina, e mostra contornos de mãos de diferentes tamanhos.

Fotografia. Busto de um homem com cabelos curtos, segurando com as mãos um buquê de flores de cor-de-rosa, cobrindo o rosto. Atrás dele, um mural com diversas flores em cores rosa e amarela.
CAIS, Nino. Décor. 2009. Fotografia, 110 centímetros por 90 centímetros.

3. Observe a imagem. Reflita sobre o gesto, os objetos, a postura e a ação realizada pelo artista. O que isso pode representar?

O artista contemporâneo brasileiro Nino Cais (1969-) faz uma escolha não convencional em seus autorretratos: ele não mostra o rosto.

Em muitos de seus autorretratos, o artista mantém a face oculta por algum objeto do cotidiano ou por uma máscara, que ele usa na composição da sua imagem.

Ícone Para Ler.

Conheça mais sobre autorretratos nas artes visuais no livro:

CANTON, Katia. Espelho de artista [autorretrato]. São Paulo: Sesi Editora, 2017.

Nessa obra, a autora apresenta diversas fórmas de um artista criar seu autorretrato, seja desenhando, pintando, fazendo esculturas, seja realizando performances.

Autorretratos na pintura

4. Observe os autorretratos desta página e da seguinte. Quais são as principais diferenças e semelhanças que você percebe entre eles?

Pintura. Busto de um homem com cabelos cacheados, na altura dos ombros, usando um chapéu de pano, blusa branca e, sobreposta, uma blusa em tom mais escuro. Ele está de perfil, com as mãos juntas sobre uma mesa. Ao fundo, parte de uma janela.
durrár, álbréchi. Autorretrato. 1498. Óleo sobre painel, 52 centímetros por 41 centímetros. Museu do Prado, Madri, Espanha.
Pintura. Óleo sobre tela. Figura de um homem com cabelos enrolados, na altura da orelha, barba e bigode, usando uma espécie de turbante claro na cabeça e um casaco escuro. À sua volta, na parte inferior e no lado direito da tela, predominam sombras; sobre seu rosto há um foco de luz.
rím, Rêmbrânt van. Autorretrato como o apóstolo Paulo. 1661. Óleo sobre tela, 91 centímetros por 77 centímetros. Rijksmuseum, Amsterdã, Países Baixos.

5. O que você diria sobre a expressão dos artistas em cada um dos autorretratos? E sobre a postura deles?

Ao longo da história da arte, muitos artistas registraram a própria imagem das mais variadas fórmas e com diferentes técnicas. O retrato, e por consequência o autorretrato, é uma das mais antigas fórmas de representação. Nesta página e na seguinte, você pode apreciar trabalhos de quatro artistas de épocas diferentes que se tornaram referência para muitos que surgiram depois: o alemão Albrechi Durrár (1471-1528), os holandeses rembrã van rin (1606-1669) e víncent van Gogh (1853-1890) e o espanhol Pablo Picasso (1881-1973).

Ajudado pela sua formação matemática, Albrechi Durrár era muito cuidadoso com aspectos técnicos de suas composições, como a proporção, a simetria e a perspectiva. O primeiro autorretrato ficou famoso pela precisão com que o artista fez a reprodução de si mesmo, com grande riqueza de detalhes. Observe como são pintados os cabelos e a barba, as dobras de tecido e até mesmo as unhas sob as luvas. Alguns pesquisadores acreditam que ele quis se retratar como uma pessoa nobre nessa pintura.

  1. Analisando detalhadamente o autorretrato de durrár, você diria que ele era nobre? Quais recursos o artista usou para indicar essa condição?
  2. Você consegue perceber, no autorretrato de Rêmbrânt, as áreas de luz e de sombra?

O holandês Rêmbrânt pintou mais de 90 autorretratos ao longo da vida. Ele se representou em diferentes idades, com diversas expressões faciais e apoiando-se em técnicas variadas. O autorretrato era um recurso de que ele – assim como tantos outros artistas – dispunha para desenvolver seu trabalho, sem necessitar de outra pessoa para posar como modelo. Por meio dos autorretratos, ele estudava como pintar as sombras de modo intenso (técnica do claro-escuro), característica comum em pinturas de sua época e que ele dominava como poucos.

É provável que você já tenha ouvido falar do também holandês víncent van Gogh. Ele fez muitos autorretratos usando cores e tons contrastantes por meio de fortes pinceladas. Quando observadas no conjunto, essas pinceladas geram uma intensa vibração visual. O que sabemos sobre a história de vida de Van Gogh é que ele era um homem de poucos amigos, teve amores não correspondidos e tinha uma forte relação de afeto com seu irmão, Theo, que muito o ajudou financeiramente, uma vez que sua obra só foi reconhecida após sua morte.

8. Observe o autorretrato de Van Gogh. Você consegue perceber o modo como ele usa o pincel para pintar seu autorretrato?

Pintura. Busto de um homem com cabelos e barba ruivos, usando um chapéu e terno azul, composto por pequenas e fortes pinceladas em que predomina a tonalidade azul.
GOGH, víncent van. Autorretrato com chapéu de feltro. 1887. Óleo sobre tela, 44,5 centímetros por 37,2 centímetros. Museu Van Gogh, Amsterdã, Países Baixos.

Por fim, o espanhol Pablo Picasso foi um artista cuja produção englobou diversas linguagens artísticas: pinturas, esculturas, desenhos, cenários, além de peças teatrais e poemas. Há muitas histórias sobre sua vida, mas destacamos aqui o fato de que ele era apaixonado por seu trabalho, pois seu processo de criação era intenso e acontecia de fórma constante. Com uma produção tão abundante e extensa, ele passou por diversas fases, sempre buscando novas fórmas de expressão, como nesse autorretrato, em que apresenta um estilo artístico praticado no início do século vinte, do qual foi um dos criadores: o Cubismo.

9. Nessa pintura de Picasso, que partes do rosto você consegue identificar? O que há de diferente nesse modo de construir a imagem?

Pintura. Óleo sobre tela com imagem do busto de um homem escrevendo. Ele está pintado em formas geometrizadas e cores pálidas; metade de seu rosto está de perfil para a direita, composta pelo olho direito, nariz e boca, e metade para a frente, composta pelo olho esquerdo e cabelos. Ele está com o braço direito sobre a mesa, segurando um lápis sobre um livro, e a mão direita na bochecha, com o cotovelo apoiado na mesa.
PICASSO, Pablo. Buste d’homme écrivant (Autoportrait) [Busto de homem escrevendo (Autorretrato), em tradução livre]. 1971. Óleo sobre tela, 115,5 centímetros por 88,9 centímetros. Coleção particular.

10. Observe a pintura da artista mexicana Frida cálo (1907-1954). O que mais chama a sua atenção nesse autorretrato? Você já tinha visto um traje parecido com esse? Onde?

Pintura. Busto de uma mulher usando um manto ao redor da cabeça. Ela tem cabelos pretos e sobrancelhas grossas. No alto da cabeça há um arranjo de flores e, em sua testa, há a imagem do busto de um homem com camisa.
cálo, Frida. Autorretrato como Tehuana ou Diego em meu pensamento. 1943. Óleo sobre fibra dura (masonita), 76 centímetros por 61 centímetros. Coleção particular.

11. Em sua opinião, por que a artista escolheu retratar-se desse modo?

Titulo do carrossel
Imagem meramente ilustrativa

Gire o seu dispositivo para a posição vertical

Frida cálo pintou diversos autorretratos ao longo da vida – sozinha, com seus pais, com seus bichos, com Diego Rivera (seu esposo), entre outros. Por intermédio da arte, Frida pôde expressar o que sentia e o que pensava, revelando em suas pinturas sua vida, suas angústias, seus amores, suas dores e opiniões. Em uma época em que não era permitido às mulheres ter voz, ela se posicionava de fórma independente, buscando liberdade de pensamento e de atitudes.

Além das referências às histórias pessoais, Frida exaltava em seus autorretratos a cultura mexicana, o que ajudou a mostrar para o mundo um pouco das tradições latino-americanas.

O traje tehuana, típico de um grupo de mulheres indígenas independentes, foi usado por ela em diversos autorretratos, simbolizando sua ligação com suas raízes e seus ideais.

Para pesquisar

Pintores além de seus autorretratos

Você conheceu importantes nomes da história da arte que produziram muito mais do que autorretratos. Que tal conhecer outros trabalhos desses artistas, suas histórias de vida e sua época?

1. Reúna-se com os colegas em um grupo de quatro a seis integrantes e escolham um destes artistas para pesquisar:

Albrechi Durrár

Frida cálo

Pablo Picasso

Rêmbrânt van rím

víncent van Gogh

  1. Pesquise obras desses artistas em livros de arte ou na internet, em especial em sites oficiais de museus, citando as referências bibliográficas de sua pesquisa. No final do livro, você encontrará indicações de sites confiáveis para consulta.
  2. Observe as características marcantes no estilo de cada um deles: os temas escolhidos, as cores e as fórmas, o modo como retratavam as pessoas. Pense na época em que foram produzidas e pesquise a vida desses artistas. Anote suas impressões e as informações em seu diário de bordo.
  3. Cada grupo selecionará um conjunto das obras mais importantes do artista escolhido para apresentar à turma. É importante que todos possam vê-las durante a apresentação. Verifique com o professor a possibilidade de projeção ou impressão das imagens em tamanhos grandes.
  4. Após a apresentação de todos, a turma poderá comparar as imagens selecionadas e identificar as semelhanças e as diferenças entre elas. Reflitam sobre os motivos que tornaram esses artistas tão importantes.

Para pesquisar

Autorretratos na arte brasileira

Muitos artistas brasileiros também incluíram o autorretrato em suas produções, dentre os quais podemos destacar Alberto da Veiga Guinhár (1896-1962), Djanira Motta e Silva (1914-1979), Ismael Nery (1900-1934), Tarsila do Amaral (1886-1973), Eliseu Visconti (1866-1944), Arthur Timótheo da Costa (1882-1922) e José Pancetti (1902-1958).

Complementando a pesquisa anterior, reúnam-se em pequenos grupos para pesquisar um desses artistas. O objetivo principal é que vocês descubram quem foram eles, como eram e como se representaram. Busquem os autorretratos e as informações biográficas mais relevantes, citando suas fontes de pesquisa. A partir deste roteiro de questões, observem as imagens e conversem em grupo para responder por escrito.

  1. Quando foram pintados os autorretratos e que técnica foi utilizada?
  2. Os autorretratos apresentam imagens estilizadas ou realistas? Além do rosto, há outros elementos compondo a pintura?
  3. Em qual posição o artista se retrata? Como são suas expressões?
  4. O que mais chama a atenção na pintura?
  5. As informações que vocês encontraram sobre o artista, de algum modo, parecem estar refletidas nos autorretratos?

Troquem os trabalhos entre os grupos para que todos possam conhecer os artistas pesquisados pela turma.

Em busca de si mesmo

Cartaz. Na parte superior, o texto: PROCURO-ME. Abaixo, fotografias em preto e branco de uma mesma mulher com diversos cabelos diferentes  e a mesma expressão perplexa/assustada.
BARROS, Lenora de. Procuro-me. 2001. Papel-jornal. Quatro cartazes lambe-lambe, 28,5 centímetros por 24 centímetros cada um. Edição ilimitada.

Desde o século dezenove, a preocupação com a realidade é tema central na obra de muitos artistas. Provocar reflexões é um modo que vários deles encontraram para explorar essa questão.

Observe a imagem com o trabalho da artista visual e poeta Lenora de Barros (1953-). Nessa obra, Lenora brinca com a ideia de procurar a si mesma manipulando a sua imagem para obter diferentes autorre­tratos.

  1. Você já sentiu necessidade de procurar a si mesmo? Por que motivo?
  2. O que muda em cada um dos autorretratos? No seu ponto de vista, por que a artista escolheu retratar-se assim e se representar tantas vezes em um mesmo cartaz?
  3. A que tipo de cartaz essa obra remete?

Lenora também faz uma performanceglossário com essa obra: ela vai a locais públicos com uma mala cheia de cartazes e cola-os em muros, portas e em locais de passagem. Enquanto procura a si mes­ma, ela desperta a curiosidade do público.

15. O que você imagina que seria possível encontrar em uma busca de si mesmo?

Representar a si para representar as outras

Pintura. Uma mulher retratada em um fundo azul. Ela está usando uma blusa estampada com flores e um chapéu alto, estampado em azul, marrom e bege. Do topo do chapéu sai um véu azulado que cobre suas costas. Os olhos da mulher  estão pintados com sombra azul e delineador preto, e dos cílios do olho esquerdo saem ramificações com flores. Ao lado, um vaso, sobreposto, o texto: OTROSMANO.
FELINTO, Renata. Noiva turca. 2012. Guache, acrílica, apliques, lápis de cor e pastel oleoso sobre papel, 100 centímetros por 73 centímetros. Pintura da série Afro Retratos.

16. Observe a pintura. Que objetos ou cores podem remeter a imagens ou características de outras culturas?

Grande parte das produções da artista visual paulista Renata Felinto (1978-) é inspirada por suas raízes culturais e por sua história de vida. Assim, ela nos instiga a pensar como somos influenciados por nossas origens, pelo local onde crescemos e pelas pessoas com as quais convivemos.

Na série “Afro Retratos – fase europeia”, Renata Felinto parte de selfies e faz uma junção de sua imagem com elementos de culturas diversas. Desse modo, ela questiona como se fórma a identidade da mulher negra brasileira, que é influenciada por muitas outras culturas além das raízes de origem africana.

17. A artista diz que, em seus autorretratos, ela se representa também como mulheres de diferentes povos. Você considera que esse autorretrato pode representar outras mulheres? Por quê?

Recriando a própria imagem

18. Você já reparou no efeito que é produzido quando colocamos um espelho diante do outro?

Fotografia em preto e branco. Busto de uma mulher com cabelos lisos, presos em um coque, com as mãos nos ouvidos. No seu rosto, há sobreposições da mesma imagem em tamanhos diferentes, refletindo, de forma decrescente,  o recorte da imagem com suas mãos, pescoço e testa, como em um espelho infinito.
URTIGA, Luciana. ad infinitumrréchitégui (cerquilha, sustenido)4. 2013. Fotografia.

19. Observe o autorretrato de Luciana Urtiga. Que sensações são despertadas em você ao observar essa imagem, que leva ao infinito?

As novas tecnologias trouxeram diferentes fórmas de distorcer e fazer intervenções em imagens. Existem aplicativos que permitem brincar das mais variadas maneiras com as selfies: transformá-las, incorporar elementos a elas e alterá-las visualmente. Há também softwares que possibilitam montagens arrojadas. A tecnologia faz hoje o que muitos artistas já faziam utilizando colagens de imagens impressas.

Luciana Urtiga (1987-), fotógrafa de João Pessoa Paraíba, produz muitos autorretratos usando manipulação de fotografias, o que resulta em imagens que parecem irreais ou retiradas de sonhos e que provocam o olhar do espectador.

No autorretrato ad infinitumrréchitégui (cerquilha, sustenido)4, a artista utiliza o recurso da repetição e brinca com o olhar de quem vê a imagem, que parece não ter fim.

Para experimentar

Intervenção sobre um autorretrato

  1. Com o auxílio do professor, imprima um autorretrato fotográfico feito por você em uma folha de papel formato a quatro ou desenhe seu autorretrato em uma folha desse tamanho.
  2. Faça intervenções na imagem. Você pode utilizar, por exemplo, tintas e canetas coloridas. Também pode fazer recortes ou colar papéis e aplicar objetos sobre a imagem.
  3. Sinta-se livre para fazer muitas alterações ou simplesmente aplicar algum detalhe.
  4. Durante o processo, reflita sobre o que representa você, do que gosta e o que quer mostrar aos outros.
  5. Para concluir, exponha seu autorretrato para a turma e converse com os colegas e com o professor sobre o que motivou as suas escolhas.
  6. Observe cuidadosa e respeitosamente as produções de seus colegas, acolhendo suas escolhas e procurando entender suas motivações para se representarem assim.
Ilustração. Um retrato do rosto de um menino. Acima, tinta, lápis de cor azul, pincel e cola. Sobreposto, uma mão sobre o rosto do menino. Abaixo, uma tesoura.

Faça no caderno.

PARA REFLETIR

Reflita sobre as seguintes questões e compartilhe suas respostas com os colegas e com o professor.

  1. Você identificou algo em comum nos diversos autorretratos apresentados neste Sobrevoo?
  2. Com qual dos autorretratos você mais se identificou? Por quê?
  3. Se você tivesse de escolher objetos para compor um autorretrato, quais seriam? Justifique sua escolha.

Foco em...

Vivian mér

Fotografia em preto e branco. Um homem usando, casaco, boné e luvas. Ele está segurando um espelho com as mãos. Refletida no espelho, imagem de uma mulher usando chapéu e casaco, segurando com as mãos uma máquina fotográfica antiga.
mér, Vivian. Autorretrato. 1955. Fotografia.

Faça no caderno.

1. Observe a imagem. O que estava acontecendo no momento em que Vivian mér fez a fotografia? Teria sido uma surpresa para ela? E para as outras pessoas retratadas? O que se vê no espelho, além do reflexo da fotógrafa?

Faça no caderno.

A pintura está entre as técnicas artísticas mais usadas na produção de autorretratos ao longo da história da arte, mas a fotografia é também uma técnica frequentemente explorada para esse fim. Muito antes das selfies feitas com câmeras fotográficas digitais e com celulares, as câmeras com filme fotográfico já cumpriam esse papel.

2. Você já viu alguém fotografando, ou já fotografou, com uma câmera que utilize filme?

Versão adaptada acessível

2 Você já entrou em contato com uma câmera que utiliza filme?

Vivian mér começou a fazer seus registros fotográficos na década de 1950, muito antes do surgimento da fotografia digital.

Ela é conhecida pelos registros urbanos em que captava cenas do cotidiano nas cidades onde morou e de outras cidades do mundo.

Seu olhar cuidadoso, atento ao que acontecia à sua volta, possibilitou que a artista captasse cenas inesperadas, em alguns casos com um único clique.

Hoje, a fotografia digital nos possibilita fazer muitas fotografias de uma vez e sem o custo de fotografar em filme. Entretanto, na época em que Vivian mér mais fotografou, entre as décadas de 1950 e 1980, só se via o resultado das fotografias quando o filme fotográfico era revelado.

Um fato curioso de sua história é que ela registrava as imagens para si mesma, não mostrava para outras pessoas.

Seu trabalho como fotógrafa só foi conhecido e reconhecido como arte após a sua morte. Ela fez tantas fotografias (aproximadamente 100 mil negativos) que é praticamente como se tivesse feito um diário de sua vida com imagens. Muitos rolos de filme não tinham nem sequer sido revelados durante a vida dela.

3. O que pode levar alguém a fazer tantos registros se não tem a intenção de mostrá-los? Quando você fotografa, tem a intenção de mostrar a alguém? O que motiva sua escolha entre mostrar uma imagem ou guardá-la para si?

Foco na História

Filme fotográfico

Antes de se tornar digital, a fotografia passou por diversos processos que possibilitaram a captação de imagens. Os primeiros experimentos fotográficos surgiram no início do século dezenove, na Europa e no Brasil. Muitos materiais, como chapas de metal, vidro e papel, foram usados para captar imagens. Foi o estadunidense djórj ístiman (1854-1932) que, na década de 1880, inventou o filme fotográfico em rolo. Nessa técnica, um filme plástico recebe uma fina camada de um componente químico gelatinoso que contém sais de prata sensíveis à luz. O filme é inserido na câmera fotográfica, e a imagem só fica registrada quando o fotógrafo aperta o botão disparador, deixando a luz entrar através da lente. Para ver a imagem, é necessário que o filme passe por um processo químico de revelação. O filme também é conhecido como “negativo”, uma vez que registra a imagem invertida, e só deixa de ser sensível à luz depois de revelado, quando a imagem é fixada nele. As imagens podem então passar para o positivo, em um processo de ampliação em papel, ou ser digitalizadas.

Essa técnica de fotografia em filme foi a mais utilizada por fotógrafos amadores e profissionais por quase 200 anos, quando, no início do século vinte e um, a fotografia digital se popularizou. Hoje, embora as câmeras digitais e os celulares sejam os meios mais populares de se fotografar, ainda há pessoas que preferem a técnica do filme fotográfico.

Fotografia. Negativo, um rolo de filme com quatro cenas.
Negativo de 35 milímetros.
Ícone. Tema contemporâneo transversal: Ciência e Tecnologia.

Para pesquisar

A evolução da fotografia

A técnica da fotografia se desenvolveu bastante ao longo dos anos, contando com tecnologias cada vez mais arrojadas e inovadoras. Além do campo da arte, ela tem sido muito utilizada no campo das ciências. Que tal fazer uma pesquisa sobre esse encontro entre arte, ciência e tecnologia?

  1. Em pequenos grupos, com a ajuda do professor, pesquisem na internet ou em livros de Ciências ou Geografia da biblioteca da escola imagens relacionadas ao corpo humano, à astronomia e aos fenômenos meteorológicos. Se possível, convide os professores de Ciências e Geografia para contribuir com a pesquisa.
  2. Ao final, apresentem as imagens e informações encontradas para a turma, em uma grande roda. Atentem-se à data do registro, à tecnologia utilizada (fotografia por meio de microscópio, telescópio, satéliteetcétera) e dados relevantes que ajudem a entender a imagem. Não esqueçam de citar as referências bibliográficas da pesquisa. Reflitam sobre a composição das fotografias, ainda que o seu objetivo seja a pesquisa científica e não artística.

Para experimentar

Buscando meu reflexo em diferentes superfícies

  1. Por uma semana, registre o próprio reflexo toda vez que encontrá-lo. No caminho para a escola, em casa, na casa de amigos e em seus locais de lazer, olhe ao redor e repare em todas as superfícies nas quais é possível ver a sua imagem refletida. Nem sempre o reflexo estará nítido; por vezes, sua imagem poderá se confundir com outros elementos da paisagem e as fórmas podem se distorcer, mas o encanto está justamente aí! Brinque de encontrar a própria imagem em locais diferentes.
  2. Você pode usar uma câmera fotográfica para essa ação, mas também pode simplesmente descrever ou desenhar seus reflexos em seu diário de bordo.
  3. Em sala de aula, compartilhe com os colegas e com o professor os reflexos que conseguir captar. Quanto mais inusitados, mais divertidos! Peça aos colegas que tentem adivinhar como e onde as imagens podem ter sido feitas.
  4. Em seguida, reflita sobre as seguintes questões e compartilhe suas respostas com os colegas e com o professor.
    1. Você encontrou alguma dificuldade na realização da tarefa?
    2. O exercício ajudou você a prestar mais atenção em seu entorno?
Ilustração. Silhueta de um menino de costas com o braço direito estendido. Atrás, parede de vidro refletindo o reflexo do menino. Ao fundo, silhueta de uma cidade.

Faça no caderno.

PARA REFLETIR

Reflita sobre as seguintes questões e compartilhe suas respostas com os colegas e com o professor.

  1. A fotografia está presente em sua vida e na de pessoas próximas a você? De que fórma?
  2. Você costuma fazer registros fotográficos de seu cotidiano? Você considera essa prática importante? Por quê?

Foco no conhecimento

Técnicas fotográficas

Você viu em diversos momentos deste capítulo que uma das técnicas mais utilizadas para produzir autorretratos é a fotografia. Nino Cais compõe suas imagens fotográficas incluindo objetos junto ao próprio corpo; Lenora de Barros e Luciana Urtiga as manipulam; e Vivian mér captou suas imagens refletidas nas mais variadas superfícies.

Alguns pontos devem ser observados no momento de fotografar.

1. Enquadramento

É como os objetos, as pessoas e o cenário são organizados em uma fotografia. Imagine o visor de sua câmera como um quadro, que tem uma moldura para orientar você. Tome cuidado para não cortar o assunto principal da imagem. Nem sempre a melhor organização significa que esse objeto ou pessoa fique no centro da imagem. Por exemplo, em uma fotografia na qual há alguém com uma paisagem ao fundo, experimente deslocar a pessoa para a lateral para que a paisagem também apareça e seja valorizada. Pense nos planos, ou seja, o que aparece à frente e o que aparece ao fundo da imagem.

Fotografia destacando uma mão segurando uma câmera. Na tela da câmera, paisagem com gramado, uma árvore e céu azul com nuvens.
Tudo o que estiver visível no espaço limitado do visor de sua câmera será fotografado.

2. Iluminação

Para fazer um retrato, algumas fontes de luz possíveis são o sol em uma área externa, a luz que entra por uma janela ou a luz de uma lâmpada em um ambiente fechado.

Se a fonte de luz estiver acima do retratado, vai criar uma sombra no queixo; se vier de uma das laterais, vai provocar uma sombra na lateral oposta; se vier de baixo, pode deixar a região dos olhos mais sombreada. Se a fonte de luz estiver atrás da pessoa retratada, vai criar um efeito que chamamos de contraluz, ou seja, o rosto da pessoa ficará no escuro e o que veremos será o seu contorno.

Se necessário, o flash da câmera fotográfica pode ser usado, ou uma segunda fonte de luz. Não existe uma iluminação única ou correta para uma fotografia, pois tudo depende do efeito que se quer produzir.

Fotografia em preto e branco. Uma menina com os olhos fechados; sobre o seu rosto, faixas horizontais da sombra de uma persiana. Atrás da menina, na parede, a sombra de seu perfil.
Atente-se para a maneira como a luz incide no assunto prin­cipal de sua fotografia e para as sombras que podem se formar.

3. Nitidez e foco

Para que a imagem fique nítida, a câmera deve permanecer estável no momento do registro. O ideal é o uso de um tripé para que a fotografia não fique tremida, mas nem sempre isso é possível. Nesses casos, deixe os pés paralelos ao chão e mantenha uma postura confortável, de modo que consiga segurar a câmera com firmeza, sem tremer. Alguns equipamentos fotográficos permitem manter o foco do objeto principal e desfocar o entorno.

Fotografia. Em primeiro plano, uma mesa com tintas e um pote com pincéis. Em segundo plano, desfocado, o perfil de uma menina com cabelos longos, usando camiseta branca e calça jeans. Ela está sentada segurando uma paleta com a mão esquerda e um pincel na direção de um quadro com a mão direita.
Desfocar um dos planos pode valorizar o objeto principal da fotografia.

Para experimentar

Exercitando o olhar de fotógrafo

  1. Escolha uma pessoa para fotografar.
  2. Encontre um local que possibilite posicionar o retratado em diferentes ângulos em relação à luz. Fotografe com a luz incidindo de cima, de um dos lados, na diagonal e na contraluz.
  3. Em seguida, brinque com o enquadramento e veja como fica a imagem se a pessoa estiver no centro ou nas laterais do quadro. Posicione-a também à frente ou ao fundo de algum outro elemento ou um objeto.
  4. Se possível, experimente variar o foco.
  5. Além de posicionar a pessoa que vai fotografar em diferentes locais, você pode se movimentar, a fim de buscar um melhor ângulo para a fotografia.
  6. Para concluir, compartilhe as imagens do experimento com os colegas e com o professor e conversem sobre os desafios que surgiram ao longo da tarefa.

Faça no caderno.

PARA REFLETIR

Reflita sobre as seguintes questões e compartilhe suas respostas com os colegas e com o professor.

  1. Você costuma observar o que acontece ao seu redor?
  2. Quando você fotografa, escolhe paisagens, faz retratos de pessoas ou selfies, que ângulos você busca? Qual seu objetivo ao fotografar?

Processos de criação

Vamos produzir um autorretrato a partir de um ensaio fotográfico?

O desafio para esta atividade será fazer um autorretrato sem mostrar o seu rosto.

  1. Para realizar a atividade, você vai precisar de uma câmera fotográfica.
  2. Reflita sobre o que poderia representar você e o que você gostaria de representar sobre si mesmo e anote em seu diário de bordo.
  3. Observe os resultados obtidos nas atividades realizadas ao longo deste capítulo; eles podem ajudar a escolher os efeitos de iluminação e os enquadramentos que você utilizará na criação do autorretrato.
  4. Faça um ensaio fotográfico, ou seja, experimente produzir diversas imagens, buscando diferentes possibilidades e soluções variadas.
  5. Você pode retratar apenas uma ou mais partes do corpo – reflita sobre como o corpo pode comunicar as nossas emoções.
  6. Você também pode utilizar objetos para compor o autorretrato.
  7. Se possível, imprima de três a cinco imagens e leve-as para a sala de aula para compartilhar com os colegas e com o professor.
  8. A turma poderá organizar uma exposição na sala de aula com, ao menos, um autorretrato de cada estudante.

Faça no caderno.

PARA REFLETIR

Reflita sobre as seguintes questões e compartilhe suas respostas com os colegas e com o professor.

  1. Como você se sentiu ao fazer um autorretrato?
  2. De quais autorretratos da turma você mais gostou e por quê?
  3. Qual é a avaliação que você faz da sua produção fotográfica até o momento? Você conseguiu captar a luz e enquadrar todos os elementos como planejou? Optou por uma imagem nítida ou distorcida? Por quê?

Organizando as ideias

Quadro com recortes de 4 imagens. À esquerda, fotografia do busto de um homem com cabelos curtos, segurando com as mãos um buquê de flores de cor rosa, cobrindo o rosto. Atrás dele, um mural com diversas flores em cores rosa e amarela. Ao lado, pintura do busto de uma mulher, de cabelos pretos e sobrancelhas grossas, usando um manto ao redor da cabeça. Em sua testa há a imagem do busto de um homem com camisa. Seguindo à direita, pintura de uma mulher retratada em um fundo azul. Ela está usando uma blusa estampada com flores e um chapéu alto, estampado em azul, marrom e bege. Do topo do chapéu sai um véu azulado que cobre suas costas. Os olhos dela estão pintados com sombra azul e delineador preto, e dos cílios do olho esquerdo saem ramificações com flores. À direita, fotografia em preto e branco destacando um homem usando casaco, boné e luvas. Ele está segurando um espelho com as mãos. Refletida no espelho, imagem de uma mulher usando chapéu e casaco, segurando com as mãos uma máquina fotográfica antiga.

Ao longo deste capítulo, você conheceu autorretratos de diferentes artistas, feitos com diversas técnicas artísticas; exercitou seu olhar com práticas que envolvem fotografia e foi apresentado a alguns fundamentos da técnica da fotografia.

Para concluir, reflita sobre as seguintes questões e compartilhe suas respostas com os colegas e com o professor.

Faça no caderno.

Faça no caderno.

  1. Como os assuntos abordados neste capítulo o ajudaram a pensar sobre si mesmo?
  2. Quais fórmas de se autorrepresentar você experimentou ao longo deste capítulo?
  3. Que descobertas você fez durante a pesquisa dos autorretratos de importantes artistas da história da arte?
  4. Quais outras descobertas você fez ao longo deste capítulo? O que você gostaria de continuar aprofundando?

Glossário

Performance
Modalidade artística na qual o principal meio expressivo é o próprio corpo do artista. O performer, como é chamado o artista, se comunica pela ação corporal, mas, diferentemente do que acontece no teatro, não ensaia nem representa um personagem, ele segue um plano. A performance pode misturar música, dança, artes visuais e ação teatral, tudo isso em uma mesma situação.
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