CAPÍTULO 2 A arte e o sagrado

Fotografia. Escultura de madeira representando seis mulheres de alturas e larguras diferentes com as mãos juntas à  frente do corpo e próximas ao queixo, como se estivessem em prece.
BEZERRA, José. Santas. cêrca de 2008. Esculturas em madeira.
  1. Observe a imagem da abertura do capítulo. Quais elementos dessas esculturas permitem reconhecer as figuras retratadas?
  2. Do seu ponto de vista, o que há de religioso e de sagrado nessa obra? Justifique sua resposta.
  3. Em quais religiões é possível encontrar posturas iguais ou similares às das figuras em momentos de devoção?

A relação entre a arte e o sagrado remonta às primeiras manifestações culturais de que se tem notícia e tem acompanhado a história da arte ao longo dos séculos.

Se retomarmos as pinturas e gravuras rupestres do período pré-histórico encontradas em grutas e cavernas em diferentes regiões do mundo, veremos que uma de suas funções, atribuída por arqueólogos, era de caráter ritualístico.

O sagrado pode ser entendido, em um sentido amplo, como aquilo que tem um valor especial para uma pessoa ou para um grupo social; algo que merece ser preservado, respeitado, cuidado. Dentro da concepção do sagrado, a religiosidade é uma das manifestações mais comuns, e ela será abordada neste capítulo – que tem como base a história da Arte Barroca – pelo modo como se revela em representações ou objetos artísticos.

Faça no caderno.

PARA REFLETIR

Reflita sobre as seguintes questões e compartilhe suas respostas com os colegas e com o professor.

  1. O que é sagrado para você?
  2. Como o sagrado está presente ou se manifesta em sua vida?

SOBREVOO

O Barroco ontem e hoje

Na relação entre arte e sagrado, as religiões tiveram um papel fundamental no desenvolvimento das produções artísticas em diversas épocas e culturas. No antigo Egito, por exemplo – em um período estimado entre 3000 até 30 antes de Cristo –, a crença na eternidade rendeu construções de monumentos sagrados de grande valor artístico, como a Necrópole de gizé (onde se encontram as Grandes Pirâmides) e o Vale dos Reis.

Fotografia. Um homem caminha em campo aberto segurando um cordão preso a um camelo. Sobre o camelo, há duas pessoas. Atrás, há duas pessoas montadas em outro camelo. Ao fundo, há três pirâmides altas e três pirâmides baixas. As duas da esquerda estão em ruínas.
Pirâmides da Necrópole de gizé, Cairo, Egito. Fotografia de 2019.
Escultura. Vênus, uma mulher com cabelos encaracolados presos, seios à mostra e tecido cobrindo as pernas e os pés. No tronco, faltam ambos os braços.
VÊNUS DE MILO. cêrca de 150-125 antes de CristoEscultura em mármore, 204 centímetros de altura. Museu do Louvre, Paris, França. Fotografia de 2020.
Escultura. Vitória de Samotrácia. Silhueta do corpo de uma mulher com tecido que envolve os seios e a cintura e expõe a barriga. Os braços estão estendidos para cima e para trás. Atrás do corpo, há asas.
VITÓRIA DE SAMOTRÁCIA. cêrca de 200 antes de Cristo Escultura em mármore, 244centímetros de altura. Museu do Louvre, Paris, França. Fotografia de 2021.

No período dominado pela civilização grega e, mais tarde, pela romana, a crença em seres mitológicos serviu de inspiração para a criação de esculturas, como as conhecidas Vênus de Milo e Vitória de Samotrácia.

A partir da Idade Média, o cristianismo se consolida e se dissemina no Ocidente, adquirindo grande poder político e econômico e influenciando diversos movimentos artísticos. A arte torna-se, então, um poderoso instrumento utilizado pela Igreja Católica para transmitir suas crenças. Naquela época, poucas pessoas eram alfabetizadas e o acesso à produção escrita era restrito. Mas as obras de arte, materializadas em suas composições visuais e arquitetônicas, falam diretamente com a sensibilidade e os sentidos das pessoas, independentemente do grau de escolaridade. Consciente desse poder, a Igreja Católica explorou elementos religiosos em produções artísticas para comunicar de modo efetivo a mensagem de fé que queria difundir.

Com origem no fim do século dezesseis, em Roma, atual capital da Itália, um estilo artístico difundiu-se por vários países da Europa no século seguinte; em cada lugar, os artistas fizeram adaptações de acordo com seus contextos e, assim, esse estilo foi ganhando características particulares. A partir do século dezoito, os historiadores o nomearam de Arte Barroca.

O significado da palavra barroco abrange definições como estranho, extravagante, confuso, irregular, grotesco; isto é, algo diferente da ordem e da simetria renascentistas praticadas até então. No entanto, todos esses termos mencionados não dão conta da análise das obras consideradas barrocas, justamente porque o Barroco é muito diverso, seja nas características de estilo, seja na variedade de técnicas e linguagens. Considerando apenas a linguagem de artes visuais, que é o foco deste capítulo, encontramos o Barroco representado em esculturas, pinturas e construções arquitetônicas (sem contar a música, a literatura e o teatro barrocos).

Fotografia. Escultura em mármore  de Davi, um homem seminu, apenas com um tecido envolvendo a cintura. Ele tem cabelos cacheados e está em pé, pisando um lira e uma armadura. Cruzando o seu peito há uma bolsa. Ele está inclinado para a direita, com o corpo retorcido em posição de arremesso da pedra que segura na mão esquerda, na ponta de uma atiradeira. Com a mão direita, ele estica a outra ponta da atiradeira. Ele está com o cenho franzido, os olhos tensionados e morde o lábio.
BERNINI, Gian Lorenzo. Davi. Entre 1623 e 1624. Escultura em mármore, 170 centímetros de altura. Galeria Borghese, Roma, Itália. Fotografia de 2019.

Faça no caderno.

1. Observe a escultura do artista italiano Gian Lorenzo Bernini (1598-1680). Quais características você percebe nessa escultura, em uma primeira observação?

A escultura é de Davi, um personagem bíblico que, entre outras façanhas, venceu o gigante Golias.

  1. Observe os detalhes com atenção: como é o Davi esculpido por Bernini? Quais são as características físicas que se sobressaem?
  2. Por que você acha que o artista optou por esse tipo de representação?
Fotografia. Interior de uma igreja em que há uma espécie de dossel em bronze. Na parte  superior, uma cruz aponta para uma  cúpula dourada muito alta. De cada lado da cruz, há uma escultura de anjos. Nas laterais do altar, há paredes com relevos, esculturas e dizeres em latim.
Interior da Basílica de São Pedro, no Vaticano, com destaque para o baldaquino em bronze criado por Bernini no século dezessete. Fotografia de 2019.

Ao observar com atenção o interior de uma igreja barroca, é possível identificar esse estilo artístico e entender por que ele foi tão importante para a Igreja Católica.

A Basílica de São Pedro, no Vaticano, séde da Igreja Católica, foi projetada inicialmente por Miquelângelo Buonarroti (1475-1564) e finalizada por Bernini. Ela levou mais de um século para ser concluída e, devido ao longo período de construção, contou também com a participação de outros artistas e arquitetos, como Donato di Angelo del pasquiútio Bramante (1444-1514), Rafael Sãnzio (1483-1520), Carlo Maderno (1556-1629), entre outros.

Construída sobre a antiga Basílica de São Pedro, que datava do século três, a basílica atual começou a ser erguida no período renascentista e foi, ao longo da construção, incorporando o estilo barroco. O principal exemplo dessa integração de estilos é o imenso baldaquino em bronze – obra arquitetônica que cobre o altar e é sustentada por colunas retorcidas –, que foi incorporado posteriormente por Bernini, ocupando o espaço central da cúpula que tinha sido projetada por Miquelângelo, valorizando o altar e a cripta onde se acredita que estão os restos mortais do apóstolo Pedro.

4. Observe na imagem o interior da Basílica de São Pedro. Repare na composição desse salão, atentando-se para cada detalhe. Qual é o efeito que essa arquitetura pode ter sobre as pessoas dentro da igreja? Quais recursos os arquitetos utilizaram para alcançar esse efeito?

Em um período histórico em que a Contrarreforma tentava renovar a fé católica, os artistas, patrocinados pela Igreja, tinham a missão ou o objetivo de enaltecer o catolicismo, a fim de manter os fiéis, bem como promover sua expansão e frear o avanço da Reforma Protestante.

Foco na História

Reforma, Contrarreforma e Barroco

No século quinze, tem início a transição da Idade Média para a Idade Moderna. A nobreza e o clero começam a perder espaço para a burguesia emergente e, nesse contexto, um movimento reformista cristão afeta profundamente o poder exercido pela Igreja Católica Apostólica Romana no início do século dezesseis: a Reforma Protestante.

Em um período no qual a Igreja Católica ostentava poder e riqueza, Martinho Lutero (1483-1546), um alemão que dedicou sua vida integralmente à religião, sendo monge e dando aulas sobre o assunto, tornou-se a figura central da Reforma Protestante. Esse movimento se opunha a diversos dogmas da Igreja, o que levou ao surgimento de novas religiões cristãs dissidentes do catolicismo.

Em oposição a essa Reforma Protestante, surge o movimento católico conhecido como Contrarreforma, que nasceu quando líderes da Igreja Católica perceberam a necessidade de uma revisão das práticas vigentes. A fundação da Companhia de Jesus, cujos membros são conhecidos como jesuítas, ocorre no contexto da Contrarreforma e contribui com a difusão da fé católica pelas colônias do Novo Mundo.

Nesse processo de reafirmação, a arte é usada como uma potente ferramenta de transmissão dos valores católicos, papel desempenhado pelo Barroco. Diferentemente do aspecto mais racional das obras renascentistas, esse estilo artístico atingiria o espectador por seu aspecto mais emocional e com ênfase na fé. Contudo, a arte barroca não atende apenas aos interesses da Igreja Católica – ou mesmo das protestantes –, já que ela também é patrocinada tanto por monarquias absolutistas europeias quanto pela crescente burguesia.

Para pesquisar

Pintura barroca

Fotografia. Pintura. À esquerda, Jesus, homem com cabelos castanhos na altura do ombro e barba. Ele está em pé e seminu, apenas com o corpo envolto em tecido bege. Ao lado dele, Tomé, um homem com cabelos e barba ruivos, usa bata laranja e está inclinado na direção de Jesus e coloca o dedo indicador em um ferimento na costela de Jesus. Atrás dele, um homem calvo e outro com bata vermelha e cabelos pretos observam a cena, ambos  inclinados na direção de Jesus.
caravádio, Miquelângelo Merisi da. A incredulidade de São Tomé. 1602-1603. 107 centímetros por 146 centímetros. Galeria do Palácio Sanssouci, Potsdam, Alemanha.

E como o Barroco se manifestou na pintura? Que tal pesquisar e conhecer alguns de seus representantes?

O pintor Miquelângelo Merisi (1571-1610), mais conhecido como caravádio, nome da cidade onde viveu, foi uma das grandes referências da pintura barroca italiana, tendo produzido obras de temática religiosa que exploravam muito o contraste entre claro e escuro para dar dramaticidade às cenas, no sentido teatral, como pode ser observado na pintura.

Entre as artistas, é importante saber mais sobre uma pintora que se destacou no cenário do Barroco italiano, apesar do contexto desfavorável em que vivia, considerando que a opressão às mulheres era muito forte: artemísia gentilêsqui (1593-1653), que em muitos de seus quadros retratou histórias de mulheres fortes como ela própria.

Nos Países Baixos, onde a religião oficial era a protestante, o movimento foi desenvolvido por artistas influenciados por caravádio e patrocinados por colecionadores particulares burgueses. Nessa época, havia no país um mercado de arte que movimentava a economia local e alguns de seus principais pintores foram Frans ráus (1580/85-1666), Rêmbrânt Harmenszoon van Rijn (1606-1669) e Iorranes Vermeer (1632-1675).

É bem possível que você já tenha ouvido falar de vários desses artistas. Que tal então pesquisar as suas pinturas em sites oficiais de museus italianos e dos Países Baixos? Conte com a ajuda do professor para identificar nas obras as particularidades do estilo de cada artista.

Para experimentar

Criando uma cena barroca

Você já pensou em ser modelo para uma obra de arte? Que tal experimentar? caravádio usava como modelos pessoas comuns para criar cenas e, a partir delas, fazer suas pinturas. Na época, ele recriava histórias bíblicas, mas sugerimos que você recrie histórias de outra natureza.

  1. Em grupos de quatro a seis integrantes, escolham uma imagem que retrate alguma cena de um episódio histórico de nosso país ou de sua região. Cada integrante escolherá um personagem e vocês reproduzirão essa cena, inclusive cuidando do figurino, dos adereços e dos cenários para compor esse “quadro”, como se a ação ficasse “congelada”.
  2. Um dos integrantes deve cumprir o papel de fotógrafo, preocupando-se com a composição e com a iluminação. Utilizem lanternas ou refletores para criar efeitos de luz e sombra sobre a cena, como nas pinturas barrocas. Com tudo pronto, é hora de fotografar.
  3. Vocês podem trocar de papéis e experimentar novos ângulos para a iluminação e para a fotografia; dessa fórma, todos vivenciarão os desafios de cada função dentro do grupo.
  4. Depois, se possível, utilizem um editor de imagens para manipular as fotografias e brinquem com os ajustes de brilho, contraste, saturação e outros recursos que possam causar ou intensificar efeitos de claro e escuro digitalmente.
  5. Compartilhem as imagens com os outros grupos e vejam se reconhecem as histórias retratadas.
  6. Ao final, conversem sobre os desafios e as soluções encontradas em cada proposta:
    1. A atividade foi divertida?
    2. Com qual papel você mais se identificou?

Assim como em outras colônias da América do Sul, o Barroco também se desenvolveu no Brasil, ainda que mais tardiamente, e, como em outros países, o movimento resultou em um estilo próprio.

O processo de colonização portuguesa foi, como todo processo dessa natureza, bastante violento, com imposição de valores sociais, culturais, religiosos e também artísticos. Nesse processo de aculturação, os portugueses importaram suas referências artísticas; entre elas, o estilo arquitetônico. No caso do Barroco, somaram-se ao estilo europeu características africanas e indígenas, além de adaptações às condições técnicas e de materiais locais. O mármore, por exemplo, utilizado na Itália, foi em grande parte substituído por pedra-sabão glossário no Brasil. Na produção de esculturas, predominou o uso da madeira.

No período mais próspero da mineração, observou-se grande uso do ouro no douramentoglossário de peças. Essas adaptações foram necessárias para que a produção continuasse a se desenvolver, garantindo a construção de novas obras deslumbrantes para a conquista de devotos.

No Brasil, eram as pessoas escravizadas que, na maioria das vezes, executavam as tarefas mais pesadas nas oficinas de trabalho. Sem conhecimentos sobre os padrões artísticos eruditos europeus, elas trabalhavam sob a coordenação dos chamados Mestres de Ofício, alguns vindos de Portugal e outros já formados no Brasil, que projetavam e planejavam as construções. Foi nesse contexto de combinação de diferentes padrões culturais e, consequentemente, artísticos que surgiu o Barroco brasileiro.

5. Observe a imagem da igreja a seguir. Em um primeiro momento, o que mais chama a sua atenção nela?

Fotografia. Vista interna de igreja com paredes e colunas douradas com muitos detalhes. Nas laterais, há fileiras de cadeiras de madeira. Ao fundo, há um altar com uma escultura central.
Interior da Igreja da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência. Em 1933, o espaço franciscano da Ordem Terceira, localizado no Largo da Carioca, no centro da cidade, foi elevado à categoria de museu e passou a ser chamado Museu Sacro Franciscano. Rio de Janeiro (Rio de Janeiro). Fotografia de 2019.

6. Volte a olhar a imagem do interior da Basílica de São Pedro. Quais são as semelhanças e diferenças entre ambas?

Versão adaptada acessível

6. Retome a imagem do interior da Basílica de São Pedro. Quais são as semelhanças e diferenças entre ambas?

A Igreja da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência fica no Rio de Janeiro (Rio de Janeiro). Externamente, a igreja é singela, tem paredes brancas e a ornamentação concentra-se especialmente em suas portadasglossário , feitas em mármore, mas seu interior é um exemplo de como a obra barroca integra pintura, escultura e arquitetura para criar uma atmosfera de deslumbramento.

A Ordem Terceira de São Francisco também foi responsável pela construção de outra igreja apontada como referência do Barroco brasileiro: a Igreja de São Francisco de Assis, em Ouro Preto (Minas Gerais). Ela foi projetada pelo artista mais conhecido do Barroco mineiro: Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho (1738-1814). A arquitetura da igreja é barroca, mas a decoração interior é considerada de outro estilo artístico, o Rococó.

7. Observe as imagens do exterior e do interior da Igreja de São Francisco de Assis em Ouro Preto. O que há de comum entre elas?

Fotografia. Fachada de  igreja com pintura branca desgastada e adornos dourados,  duas torres com sinos, uma cruz no centro, três pequenas janelas no alto e uma porta central verde.
Fachada da Igreja de São Francisco de Assis, em Ouro Preto (Minas Gerais). Fotografia de 2021.
Fotografia. Vista interna de igreja. No centro, altar com pinturas azuis e douradas. Nas laterais, há pilares dourados. No teto, pintura de figuras angelicais com predomínio das cores azul, vermelho e dourado.
Interior da Igreja de São Francisco de Assis, em Ouro Preto (Minas Gerais). O teto foi pintado por Manoel da Costa ataíde, conhecido como mestre ataíde. Fotografia de 2010.

Externamente, a igreja apresenta elementos barrocos, como a portada e o medalhão trabalhados em pedra-sabão. As torres laterais foram modificadas em uma segunda versão do projeto e ficaram recuadas em relação à fachada, o que foi uma eficiente solução encontrada por Aleijadinho, que, assim, conseguiu valorizar a frente da igreja e dar-lhe um aspecto mais compacto. Internamente, a decoração é mais clara, mais suave, com menos elementos do que as igrejas que vimos anteriormente.

Tais características são próprias do Rococó, estilo artístico que nasceu na França e foi praticado no final do século dezoito, especialmente na decoração de residências nobres, mas sem o mesmo fim religioso do Barroco. Porém, os estilos se desenvolveram quase simultaneamente e, por vezes, foram mesclados, dificultando em alguns casos a diferenciação entre o Rococó e o Barroco. Ambos tiveram características presentes na arte sacra brasileira.

Além do projeto arquitetônico e dos entalhes presentes na fachada, Aleijadinho também se encarregou da feitura dos púlpitos, do altar-mor, dos altares laterais, dos lavatórios, entre outros elementos da igreja. E ele pôde cuidar de todos esses aspectos porque era arquiteto, escultor, entalhador e carpinteiro, o que não era incomum naquela época (na Itália, tanto Bernini como Miquelângelo também eram arquitetos e escultores).

O teto da igreja foi pintado por Manoel da Costa ataíde (1762-1830), que realizou também o douramento das peças. Uma particularidade dessa pintura é que o artista usou como modelo para representar Nossa Senhora da Porciúncula uma mulher de feições negras, assim como os anjos que a rodeiam, prática incomum nas imagens religiosas da época.

Fotografia. Detalhe de pintura do teto de interior de igreja. No centro, a figura da Virgem Maria  sentada em um trono com manto azul claro e as mãos juntas à frente do corpo. Na parte superior, anjos com corpo de crianças sobre as nuvens. Na parte inferior, anjos com corpo de homens. Eles estão tocando instrumentos entre as nuvens. Nas extremidades, pintura de pilares com detalhes dourados. Predominam as cores azul, vermelho e dourado.
Pintura policromada do teto da Igreja de São Francisco de Assis representando a Assunção da Virgem Maria, em Ouro Preto (Minas Gerais), feita no século dezoito por Manoel da Costa ataíde. Fotografia de 2015.

A história do Barroco mineiro teve algumas particularidades, em virtude de seu contexto socioeconômico. No auge da exploração do ouro na região, as cidades cresceram rapidamente e a sociedade foi se organizando e sendo moldada por esse mercado. Alguns negros conseguiam comprar a liberdade e iam trabalhar nas oficinas como artesãos. Essas oficinas funcionavam de fórma semelhante às antigas corporações de ofícios medievais, onde um mestre (português ou branco nascido no Brasil, ou até mesmo mestiço) tinha a função de coordenar todo o trabalho e ensinar as suas técnicas aos aprendizes. Aleijadinho, por exemplo, além de ser filho de arquiteto, foi aprendiz de Francisco Xavier de Britto, que fez o entalhe da Igreja da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência. Nesse período, eram muitas as corporações atuando em Minas Gerais, em especial em Ouro Preto, resultando em um cenário repleto de igrejas em meio aos morros da cidade.

Ex-votos: arte e devoção

As salas dos milagres, ou salas das promessas, presentes em muitas igrejas católicas brasileiras, são um exemplo de manifestação popular em que arte e sagrado se encontram e onde o acúmulo de objetos cria ambientes de devoção.

8. Observe a imagem a seguir. Você reconhece o que essas peças penduradas no teto da sala representam? E o material de que são feitas?

Fotografia. Na parte superior, esculturas de pernas e pés,  de braços e mãos em tons amarelados. Eles estão pendurados em ganchos. Abaixo, pendurados sobre uma  parede laranja,  diversos quadros com fotografias de rostos de pessoas e  esculturas de mãos e braços penduradas. Há também algumas  esculturas de bonecos penduradas. À direita, escultura de um anjo com manto branco e asas azuis. Ele está sobre nuvens azuis, e com as mãos unidas diante do peito,  olhando para cima. Atrás, um tabernáculo dourado com uma cruz no topo.
Sala dos Milagres, com fotografias e ex-votos, na Basílica Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, em Aparecida (São Paulo). Fotografia de 2007.

Esses objetos que preenchem a sala são ex-votos. O ex-voto é uma maneira de materializar a fé, representando por meio de objetos uma graça alcançada. Eles são apresentados ao santo que fez o "milagre" como fórma de agradecimento e podem ser pinturas (feitas em papel, tela, madeira), fotografias, placas, maquetes, esculturas (de madeira, gesso ou cera), cartas e os mais variados e inusitados objetos que simbolizam um pedido realizado.

Na imagem do ex-voto, por exemplo, o devoto agradeceu a graça alcançada com uma pintura representando seus olhos, e acrescentou um texto, no qual descreve o pedido.

Os motivos que levam à produção dos ex-votos são os mais diversos: as pessoas agradecem por doenças curadas, por sobreviverem a acidentes, por se livrarem de endividamentos, por conquistarem um amor, encontrarem um trabalho etcétera. Também agradecem milagres para si mesmas, para outras pessoas e até para animais.

Fotografia. Escultura de madeira nas cores vermelho e preta. Na parte superior, ao centro, desenho de olhos castanhos, envoltos em um desenho em formato de máscara de olhos vermelha. Na parte inferior, texto escrito em letra cursiva.
Ex-voto pictórico de estilo barroco, típico do século dezoito, encontrado em Angra dos Reis (Rio de Janeiro). Fotografia de 2010.

Pagar promessas com objetos votivos é uma prática antiga e presente em várias culturas. Há indícios de ex-votos desde a Antiguidade greco-romana, descobertos na Ásia, na África, na Europa e nas Américas. No Brasil, eles podem ser encontrados especialmente nos santuários Bom Jesus de Matosinhos (Minas Gerais), Nossa Senhora Aparecida (São Paulo), Bom Jesus da Lapa (Bahia) e Juazeiro do Norte (Ceará).

O sagrado na obra de Efrain Almeida

Os ex-votos têm sido foco de pesquisa e muitos museus de arte popular os apresentam em seus acervos, pois eles expressam a cultura de um povo. É uma prática muito presente na região Nordeste do Brasil, onde nasceu o artista contemporâneo Efrain Almeida (1964 -), que trouxe para sua criação artística a estética dos ex-votos.

Efrain Almeida trabalha principalmente com a madeira como matéria-prima e muitas de suas esculturas representam partes do corpo, assim como as esculturas votivas que vimos anteriormente.

Fotografia.  Escultura de dois olhos azuis  em relevo, marejados, olham para cima. Não há cílios. Há uma pequena bolsa de pele embaixo de cada olho.
ALMEIDA, Efrain. Olhos. 2010. Escultura em umburana e óleo, 11,5 centímetros. Coleção particular.

9. Que expressão você identifica nesses olhos? Considerando que esse trabalho foi exposto em uma galeria de arte, como você o interpreta? Essa leitura seria diferente se a escultura estivesse em uma sala de milagres?

No início da carreira, Efrain pesquisou materiais e acabou optando pela madeira na confecção de suas obras, que, em geral, são de pequenas dimensões, com um entalhe delicado e detalhado. Recentemente, embora não tenha abandonado a madeira, ele também começou a fazer esculturas de bronze por serem mais resistentes.

Fotografia.  Escultura em madeira. Destaque para duas mãos que envolvem a cabeça de um homem sem cabelos com uma cicatriz na parte superior esquerda da cabeça e na lateral esquerda do nariz. Ele tem bigode e cavanhaque castanhos com poucos fios brancos.
ALMEIDA, Efrain. Mãos com cabeça. 2007. Escultura em umburana e óleo, 18 cm × 18 cm × 15 centímetros. Coleção particular.

10. Nessa escultura, Efrain apresenta uma cabeça feita à sua própria imagem. O que esse gesto com as mãos pode simbolizar? No que essa escultura se assemelha a um ex-voto? O que pode haver de sagrado em uma obra como essa?

A arte de esculpir a madeira remete à manufatura dos ex-votos, à arte popular e ao artesanato, mas o propósito da obra do artista cearense não representa, necessariamente, o pagamento de uma promessa. Por meio de esculturas que tratam de sua própria história, Efrain nos permite conhecer um pouco de muitas outras histórias, já que nos aproxima à prática cultural de toda uma comunidade.

Faça no caderno.

PARA REFLETIR

Reflita sobre as seguintes questões e compartilhe suas respostas com os colegas e com o professor.

  1. Como a arte está presente nas religiões que você conhece?
  2. Quais as principais diferenças entre objetos feitos com objetivo artístico em relação a objetos feitos com objetivo religioso?

Foco em...

Santuário do Bom Jesus de Matosinhos

As imagens a seguir mostram o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas (Minas Gerais), construído na segunda metade do século dezoito. Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Na­cio­nal (ifãn), em 1939, ele foi reconhecido como Patrimônio Mundial pela Unesco em 1985.

Fotografia. Fachada de uma igreja com paredes brancas e detalhes na cor bronze com duas torres com sino. No centro, na parte superior, há uma cruz. Na frente, escadaria com esculturas.
Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas (Minas Gerais). Fotografia de 2021.
Fotografia. Pátio aberto com grama nas laterais, árvores esparsas, arandelas de jardim e um caminho de pedras. Nas laterais, há duas capelas. Ao fundo, há uma igreja pintada de branco e detalhes na cor bronze com duas torres com sino. No centro dela, na parte superior, uma cruz. Na frente, escadaria com esculturas. Do lado direito, atrás, há uma construção azul e branca.
Capelas com os Passos da Paixão e, ao fundo, o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas (Minas Gerais). Fotografia de 2021.

Do ponto inicial da jornada por este conjunto monumental, podemos ver um terreno inclinado, onde seis pequenas capelas formam um caminho em zigue-zague que culmina em uma igreja, no topo, onde o trajeto se encerra. A igreja é cercada por 12 esculturas, que parecem guardiões, e que podem ser devidamente apreciadas quando chegamos mais perto.

Faça no caderno.

1. Antes de chegar à igreja, o trajeto nos leva a cada uma das capelas. Observe, na imagem a seguir, o que há em uma delas. Você reconhece a cena e os personagens representados?

Fotografia. Escultura em madeira em tamanho natural representando 14 homens . À esquerda, um homem com cabelos no ombro segura com as mãos uma jarra e um prato. Ao lado, uma mesa com 12 homens sentados ao redor dela. No centro da mesa, ao fundo, um homem com cabelo na altura do ombro e túnica azul. Ele está com os braços estendidos. Ao lado, um dos homens deita seu rosto próximo ao peito dele. À direita, outro homem com os braços estendidos, de pé. Ao fundo, parede com pintura de janela fechada de vidro e madeira, com cortina presa do lado esquerdo. Ao fundo, nos cantos, há pintura de prateleiras.
ALEIJADINHO. Ceia [A Última Ceia]. 1795-1796. Esculturas esculpidas em cedro, em tamanho natural. Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, Congonhas (Minas Gerais). Fotografia de 2016.

A imagem apresenta o protagonista no ponto mais distante, em contraposição às figuras que estão mais próximas, evidenciando a perspectiva do espaço ali construído, com o volume das esculturas, todas feitas em madeira, assim como a mesa e o próprio piso. Completam o espaço as estantes e a janela que, na realidade, são pinturas feitas nas paredes, que buscam criar a ilusão de que são verdadeiras.

2. Repare nas vestimentas das figuras. O que é possível dizer sobre elas?

O conjunto dessa obra representa a Paixão de Cristo. As capelinhas são chamadas de "passos" e representam as Estações da Cruz, reproduzindo a via-sacra. Em cada passo, novas cenas com esculturas de madeira vão contando os capítulos da história: Agonia no Horto das Oliveiras, Prisão de Jesus, Flagelação e Coroação de Espinhos, Subida do CalváriobarraCarregamento da Cruz, e, por fim, a Crucificação.

O conjunto de 66 esculturas em madeira policromada e em tamanho natural é considerado uma das grandes obras-primas de Aleijadinho. E a essas somam-se outras 12 esculturas em pedra-sabão, também produzidas pelo mestre e sua equipe, aquelas que, no começo do trajeto, comentamos que “guardam” a igreja. Elas representam profetas do Antigo Testamento: Isaías, Jeremias, Baruc, Ezequiel, Daniel, Oseias, Joel, Amós, Abdias, ábacúc, Jonas e Naum.

3. Observe a imagem. Quais características se sobressaem na escultura do profeta Isaías?

Fotografia. Escultura em pedra. Isaías, homem com barba longa, que usa um manto cobrindo os cabelos, roupa longa e botas. Nas bordas do manto e da roupa há detalhes de bordado. Ele está de pé e segura um pergaminho aberto que encosta no chão. Sobre o pergaminho há textos. Ao fundo, há outra escultura e uma igreja.
ALEIJADINHO. Profeta Isaías. 1800-1805. Escultura em pedra-sabão. Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, Congonhas (Minas Gerais). Fotografia de 2015.

4. Observe novamente a imagem, mas agora em conjunto com a escultura de Davi, de Bernini, vista no Sobrevoo deste capítulo. Como cada artista trabalha a expressão facial das esculturas? E os adereços que compõem a cena? Quais particularidades se evidenciam no estilo de cada um?

A construção desse ambiente externo, em pedra, é diferente da composição dos pequenos ambientes internos, em madeira, que, juntos, compõem um grande conjunto espacial, integrado à arquitetura das capelas e da igreja. O conjunto do Santuário Bom Jesus de Matosinhos oferece diferentes relações com o espaço, o volume e as texturas dos materiais empregados. A obra conduz o espectador em sua visitação, levando-o a percorrer essa via-sacra até chegar à igreja, estratégica e simbolicamente no alto do terreno, mais próxima do “céu”. Isso também pode ser entendido como um convite para os visitantes se aproximarem cada vez mais do aspecto ritualístico desse espaço e das histórias que ele busca contar. Ao entrar na igreja ao final do percurso, o espectador – que pode ser um fiel ou não – poderá estar totalmente envolvido por essa atmosfera do sagrado.

Faça no caderno.

PARA REFLETIR

Reflita sobre as seguintes questões e compartilhe suas respostas com os colegas e com o professor.

  1. Como é a arquitetura dos templos que você conhece e/ou frequenta?
  2. Quais elementos dessas construções simbolizam os principais valores dessas religiões?

Foco no conhecimento

Instalação

Nesta manifestação artística contemporânea, o artista apropria-se de um espaço e cria a sua obra envolvida nele e por ele. Os objetos presentes nesse ambiente, a maneira como são dispostos, sua relação com a espacialidade, com a iluminação e com o espectador constituem a obra em si.

Além de ser observada, uma instalação precisa da interação do público para ser compreendida em sua totalidade, já que é necessário que ele “adentre” nela.

Uma instalação pode fazer uso de uma diversidade de recursos, materiais, técnicas e linguagens artísticas. E, por ser tão diversa, confunde-se (ou funde-se) com outras modalidades artísticas, como a intervenção artística (quando o artista interfere em um ambiente); a assemblage (quando o artista faz uma composição com diversos objetos); o site specific (quando a instalação ou intervenção é criada exclusivamente para determinado local).

No Brasil, alguns artistas se destacaram na produção de instalações, como Hélio Oiticica (1937-1980), Tunga (1952-2016), Nuno Ramos (1960-), Regina Silveira (1939-) e Cildo Meireles (1948-).

Fotografia. Uma sala, com tijolos nas paredes e pintura branca acima dos tijolos, telhas e vigas de madeira aparentes no teto e chão de cimento queimado cinza. À esquerda, uma arara de roupas com uma túnica branca. Ao lado, um tecido branco e laranja pendurado. À direita, uma cadeira branca. Ao fundo, duas cadeiras brancas.
LEONILSON. Instalação sobre duas figuras. 1993. Site specific. Bordado e costura sobre tecidos de algodão, tecidos de algodão listrados, camisas de algodão, camisas de piquê, voile, cabide de arame, cabideiro, cadeiras de madeira e cadeira de metal, 179 centímetrospor 600centímetrospor 1200 centímetros. Capela do Morumbi, São Paulo (São Paulo).

Essa instalação de José Leonilson (1957-1993) foi montada na Capela do Morumbi, um edifício histórico que abriga exposições de arte contemporânea na cidade de São Paulo (São Paulo). Não há certeza de que as ruínas sobre as quais este edifício foi construído tenham sido uma capela; o que há são muitas camadas de história que se sobrepõem.

Faça no caderno.

PARA REFLETIR

Reflita sobre a seguinte questão e compartilhe sua resposta com os colegas e com o professor.

1. Considerando a carga simbólica que essa capela pode ter, quais relações é possível estabelecer entre a obra e o sagrado?

Processos de criação

Integrando os dois elementos que norteiam o capítulo, a arte e o sagrado, e usando a técnica da instalação, o desafio desta atividade será criar ambientes.

  1. Retome a questão do início do capítulo: o que é sagrado para você? Escolha apenas uma opção de resposta (o sentido de sagrado que julgar mais importante) e escreva em um papel, juntamente com seu nome.
  2. O professor juntará os papéis de toda a turma, que serão agrupados por proximidade (os que se referem a família, religião, objetos, locais etcétera). Isso determinará os grupos de trabalho.
  3. Cada grupo deve desenvolver o projeto de uma instalação que represente artisticamente o que é sagrado para ele, criando um ambiente que pode ser de agradecimento, de respeito ou de contemplação.
  4. Lembre-se de considerar:
    1. Onde será a instalação?
    2. Quais objetos integrarão o ambiente e como serão dispostos?
    3. Como será a iluminação e o som no ambiente?
    4. Como será o acesso das pessoas à instalação?
  5. Prepare a instalação com antecedência, trazendo de casa os objetos e materiais que serão utilizados na elaboração.
  6. Na data previamente marcada com o professor, cada grupo deve escolher locais diferentes para realizar sua instalação, já que todas serão montadas simultaneamente.
  7. Depois de prontas, todos visitarão as instalações uns dos outros.

Faça no caderno.

PARA REFLETIR

Reflita sobre as seguintes questões e compartilhe suas respostas com os colegas e com o professor.

  1. O grupo conseguiu simbolizar o sagrado em sua instalação?
  2. Quais recursos e técnicas cada grupo utilizou?

Organizando as ideias

Recorte de quatro imagens lado a lado. Da esquerda para a direita: Imagem 1:  Detalhe de escultura de madeira de duas mulheres de tamanhos diferentes com as mãos juntas na frente do corpo, próximas ao queixo. Imagem 2: Detalhe de pintura de Jesus , à esquerda, homem com cabelos na altura do ombro e barba. Ele está de pé, com o corpo envolto a um tecido. Ao lado dele, Tomé, um homem com cabelos e barba ruivos, usa bata laranja e está inclinado na direção de Jesus com o dedo indicador sobre um ferimento na costela de Jesus. Atrás, um homem calvo observa a cena. Imagem 3: Detalhe de escultura de cabeça de um homem careca de bigode e cavanhaque castanhos, com uma cicatriz na parte superior esquerda da cabeça e na lateral esquerda do nariz. . Imagem 4: Escultura em madeira e tamanho natural de Jesus,  homem com cabelo na altura do ombro e túnica azul. Ele está com os braços estendidos. Ao lado, um dos homens deita seu rosto próximo ao peito dele. Há mais esculturas de homens ao lado deles. Ao fundo, parede com pintura de janela.

Neste capítulo, foi traçado um longo percurso que envolveu a observação de obras artísticas que lidam com o sagrado e com a arte. Foram apresentadas obras de séculos passados e obras contemporâneas, manifestações eruditas e populares, arte barroca e arte contemporânea. Você viu o conceito de instalação e também como a composição de um ambiente pode estimular uma sensação ou um sentimento.

Para concluir, reflita sobre as seguintes questões e compartilhe suas respostas com os colegas e com o professor.

Faça no caderno.

  1. Em quais das manifestações artísticas estudadas neste capítulo você percebeu uma presença maior do sagrado? O que o levou a pensar assim?
  2. Como o conceito de instalação pode ser encontrado (em sua totalidade ou parcialmente) nas obras apresentadas?
  3. Quais descobertas você fez ao longo deste capítulo? O que você gostaria de continuar aprofundando?

Glossário

Pedra-sabão
Nome popular de um tipo de rocha chamada esteatito, que é menos dura, sendo assim mais fácil de ser esculpida, inclusive porque permite o polimento. Entre os minerais que a constituem, um deles, chamado “talco”, assegura essa característica. É uma rocha metamórfica, ou seja, que passa por transformações em sua constituição, em virtude das altas temperaturas onde se encontra na natureza.
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Douramento
Técnica artística de revestir a madeira esculpida com finas lâminas (folhas) de ouro, por meio de elaborados processos que envolvem o uso de colas e lixamento para resultar no aspecto dourado da peça.
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Portada
Termo usado para referir-se à porta de entrada das igrejas barrocas que recebem ornamentação.
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