CAPÍTULO 4 Arte que difunde ideais

Cartaz. À esquerda, há um círculo com fundo azul e, dentro dele, a cabeça em preto e branco de uma mulher com um lenço na cabeça. Ela está com uma das mãos ao lado da boca aberta, de onde sai uma palavra em russo, escrita em formato cônico dentro de um triângulo que lembra um megafone. Ao redor há uma moldura preta e vermelha com palavras escritas em russo.
. 1925. 1 pôster, litografia colorida. Museu de Design de Moscou, Rússia. Pôster elaborado para a editora estatal de Leningrado.

Neste capítulo, vamos tratar de um tipo de ação artística que transmite sua mensagem apelando diretamente à consciência e à sensibilidade do público, de modo provocativo e/ou contestatório.

1. Observe a imagem da abertura do capítulo. O que você imagina que está sendo anunciado? Como o autor,alequissânder rotchênco (1891-1956), consegue chamar a atenção do público com esse cartaz?

Versão adaptada acessível

1. Retome a imagem da abertura do capítulo. O que você imagina que está sendo anunciado? Como o autor, Alexander rotchênco (1891-1956), consegue chamar a atenção do público com esse cartaz?

Além de explorar as soluções que alguns artistas encontram para se comunicar, você também vai conhecer os ideais que eles pretendem difundir e as transformações que buscam promover.

Para pesquisar

Cartazes

Que tal investigar os cartazes presentes em seu cotidiano?

  1. Ao longo de uma semana, registre os cartazes que encontrar. Você pode fotografá-los, desenhá-los ou fazer anotações sobre eles em seu diário de bordo.
  2. Em uma aula posterior, compartilhe o resultado de sua pesquisa com os colegas e com o professor e conversem sobre as seguintes questões:
    1. Quais cartazes você encontrou?
    2. O que eles comunicam?
    3. Como eles parecem ter sido produzidos? Tente identificar as técnicas de impressão utilizadas e o modo como a visualidade se organiza ao articular imagens, textos, tipos de letra, fórmas e cores.

Faça no caderno.

PARA REFLETIR

Reflita sobre as seguintes questões e compartilhe suas respostas com os colegas e com o professor.

  1. De quais recursos visuais os artistas dispõem para se comunicar por meios gráficos com um público amplo?
  2. Que recursos você usaria para expor ao mundo uma grande ideia?

SOBREVOO

Arte e transformação social

Faça no caderno.

1. Você já pensou em como arte e propaganda podem caminhar juntas? Pense nas propagandas que conhece. O que elas divulgam? Você considera alguma delas uma obra de arte? Justifique sua resposta.

Cartaz. Na parte superior, texto. À esquerda, em destaque, ilustração de uma mulher com um lenço vermelho na cabeça e camisa azul. Atrás dela, fundo na cor laranja. Ao lado dela, em tons de sépia, quatro pequenas fotografias de mulheres trabalhando, de cima para baixo: mulher vestida com uniforme militar; mulher operando um equipamento agrícola;  mulher manuseando uma máquina de tecelagem;  três mulheres sorrindo. À direita, em preto e branco, fotografia que mostra dezenas de civis e soldados em confronto; em destaque, dois soldados segurando uma mulher. Na parte inferior esquerda, texto.
KULAGINA, Valentina. Dia Internacional da Trabalhadora – dia de luta do proletariado. 1931. 1 cartaz, serigrafia, 105 centímetros por 74 centímetros. Museu de Arte Smart, Chicago, Estados Unidos.

Além de ter a função de divulgar produtos e serviços, a propaganda também é usada para expressar ideias, promover reflexões, difundir opiniões ou defender causas.

  1. Procure identificar as informações contidas no cartaz da página anterior. O que as imagens inseridas nessa obra parecem mostrar? Quais cores e fórmas foram trabalhadas por Valentina Kulagina? Converse com os colegas sobre a sua análise.
  2. Mesmo sem saber a tradução do texto escrito no cartaz, o que você acha que ele comunica?

No início do século vinte, após a Primeira Guerra Mundial e a Revolução Russa, a arte gráfica teve grande destaque na Rússia, que na época fazia parte da União Soviética.

Os artistas gráficos russos usavam a litografiaglossário  para reproduzir seus cartazes. As composições originais eram feitas utilizando colagens de fotografias, pinturas e escrita e, geralmente, priorizavam cores primárias (amarelo, azul e vermelho).

As imagens escolhidas para compor os cartazes precisavam ser claras e objetivas, uma vez que as mensagens a serem divulgadas deveriam ser compreendidas por operários e camponeses, muitos deles analfabetos ou com pouca instrução. Os cartazes convocavam essas classes trabalhadoras a ter participação política com o objetivo de promover transformações sociais.

Para pesquisar

Artes gráficas

As artes gráficas estão presentes de tal maneira no dia a dia que é até difícil imaginar a vida sem elas. Que tal identificar o que você já conhece a respeito?

  1. Ao longo de um dia, anote em seu diário de bordo todos os momentos em que se deparar com um exemplo de arte gráfica.
  2. Você pode separar os itens de que mais gostar e levá-los para a escola.
  3. Em uma aula posterior, compartilhe suas anotações com os colegas e com o professor e conversem sobre as seguintes questões:
    1. Que tipos de material foram encontrados?
    2. O que os exemplos têm em comum?
    3. Em quais deles você percebeu um cuidado mais apurado na organização de imagem e texto, no modo de integrar e trabalhar com as cores, com as fórmas e com os tipos de letra?

Foco na História

As vanguardas russas

Até o início do século vinte, a arte ocidental era geralmente voltada à representação da realidade, ainda que cada artista, à sua época, tenha feito isso com um estilo próprio.

Contudo, desse período em diante, muitos artistas começaram a questionar esse tipo de representação, bem como a função da arte.

Na Europa, vários artistas aderiram a diversos movimentos que ficaram conhecidos como vanguardas históricas. As vanguardas históricas europeias defendiam uma posição experimental para a produção artística, baseada na liberdade criativa.

Entre as vanguardas russas, dois movimentos artísticos são muito importantes para entender o contexto da produção dos cartazes: o Suprematismo e o Construtivismo.

Fotografia em preto e branco. Parede onde estão expostos quadros com formas geométricas diversas.
Sala de cazimir málevítch com obras suprematistas na exposição Última exposição de pintura futurista. São Petersburgo, Rússia, 1915.

O Suprematismo teve como maior representante o artista plástico russo cazimir málevítch (1878-1935). Os artistas ligados a esse movimento defendiam que a arte não deveria ter a função de “representar” a realidade: para os suprematistas, a arte era puramente uma construção plástica. Por exemplo, a pintura de um quadrado não deveria simbolizar qualquer fórma real nem ter a função de ser ou não bela; seria apenas a pintura de um quadrado.

No Construtivismo, assim como no Suprematismo, a arte também não deveria “representar” algo. Entretanto, os construtivistas acreditavam que as obras de arte deveriam ter uma função específica – a de contribuir para a “construção” da nova sociedade – e precisavam, portanto, ter uma função social.

Muitos artistas, engajados com os movimentos políticos revolucionários da época, buscando transformações sociais, adotaram as artes (artes visuais, literatura, teatro, arquitetura, entre outras linguagens) como um tipo de postura política mais sensibilizada. Nesse caso, a arte ligada à construção da nova sociedade deveria intervir nos comportamentos da vida cotidiana, servindo como instrumento de transformação.

A arte que segue nas ruas: o grafite de bânquissi

Além dos cartazes, há outras fórmas de exibir a arte nas ruas e estabelecer comunicação com um grande número de pessoas.

  1. Pense nas ruas próximas à sua casa ou em alguns bairros de sua cidade. Onde você encontra imagens artísticas?
  2. Como essas imagens foram produzidas e o que elas retratam?

No final da década de 1980, os grafites de um artista anônimo ganharam destaque nas ruas das cidades de Bristol e Londres, na Inglaterra.

Assinando suas obras com o pseudônimo bânquissi, para preservar sua identidade, esse artista só se comunica por meio de porta-vozes. Em razão desse mistério, não se conhece a sua biografia; nem mesmo a autoria de alguns trabalhos atribuídos a ele pode ser contestada. Analisar o estilo dos grafites é a única maneira de tentar identificar suas obras, hoje encontradas em diversos países.

Fotografia. Grafite na fachada lateral de um prédio. Imagem nas cores cinza e preto de uma criança de costas que hasteia uma bandeira branca, vermelha e azul, em formato de sacola plástica da rede de supermercados Tesco. Para representar o mastro da bandeira, o artista usou uma canaleta que já havia na parede. À esquerda da bandeira, há outras duas crianças com a mão esquerda no peito, olhando para o alto, na direção da bandeira. Ao lado da fachada, há uma rua com lojas, um carro estacionado, um pedestre e uma moto.
VERY little helps (ou Tesco kids), grafite de bânquissi em Londres, Inglaterra. Fotografia de 2008.
  1. Observe na fotografia um dos grafites de bânquissi encontrado na cidade de Londres. Como o grafite parece ter sido produzido? O que está representado nele?
  2. Quem poderiam ser essas pessoas e o que parece estar acontecendo na cena?

Independentemente do reconhecimento da identidade do artista, os grafites com a estética bânquissi são reconhecidos mundialmente por terem um caráter contestador e provocativo, abordando temas polêmicos da sociedade contemporânea, seja pelo local em que são produzidos, seja pelo teor das suas imagens. Grande parte desses grafites é feita com a técnica do estêncilglossário , que permite a reprodução da mesma imagem em diversos locais. Outras obras, apresentadas em exposições de arte, são feitas com serigrafiaglossário , uma técnica de impressão que permite a tiragem de muitas cópias.

A escolha do local é uma etapa importante na criação de muitos artistas que trabalham com grafite, pois faz parte do conceito da obra.

Em 2015, por exemplo, o site oficial de bânquissi postou um vídeo com o que seria a sua entrada em uma das regiões mais conflituosas do mundo, a Faixa de Gaza, no Oriente Médio, onde é proibida a circulação de pessoas não autorizadas. Nesse local, o artista teria feito vários grafites, dentre eles o que pode ser visto na imagem a seguir.

Fotografia. À esquerda, parede com grafite de um gato preto e branco com um laço vermelho no pescoço e uma pata levantada. Embaixo da pata do gato, diante da parede, há uma estrutura metálica emaranhada, semelhante a um novelo. Próximo a essa estrutura, há diversas pedras brancas. Ao fundo, há uma construção cinza e um terreno pedregoso com pessoas, roupas e colchão pendurados, caixas-d'água, armários.
Grafite de bânquissi na região da Faixa de Gaza. Fotografia de 2015.
  1. O que chama sua atenção nessa imagem?
  2. Em sua opinião, por que o artista escolheu esse local para expressar sua arte?

Para experimentar

Pintura com estêncil

Fotografia. Grafite na fachada de um prédio, com a figura de um astronauta; do visor do capacete dele sai uma luz amarela; ao fundo há um círculo vermelho em um céu azul, e sob os pés do astronauta, a sombra dele projetada no chão marrom e um círculo cinza.
Fotografia. Celso, homem com bigode, usando camisa azul, calça cinza e chapéu. Ele está sentado em uma cadeira, segurando com as mãos um molde de estêncil com manchas de tinta.
TVnauta do deserto, obra em estêncil de Celso gitarrí, na esquina da rua Treze de Maio com a avenida Brigadeiro Luís Antônio, em São Paulo. Fotografia de 2022. Na imagem do alto Celso gitarrí trabalhando em um estêncil no seu estúdio em São Paulo, em abril de 2021.

Chegou o momento de experimentar fazer uma pintura com estêncil, técnica comum no mundo do grafite.

  1. Com o auxílio do professor, providencie os seguintes materiais:
    • 2 metros de papel kraft ou papel sulfite
    • 4 ou mais folhas de transparência (acetato) ou radiografias antigas
    • fita-crepe
    • tesoura escolar
    • caneta hidrográfica permanente
    • tinta preta
    • esponja macia
    • panos de limpeza
    • pincel grosso ou rolo de pintura
  2. Reúna-se com os colegas em um grupo de três a quatro integrantes.
  3. Escolham as imagens que irão imprimir utilizando o estêncil. A escolha deve ser motivada pelo seguinte questionamento: quais transformações são necessárias na educação hoje em dia?
  4. Procurem escolher imagens de silhuetas ou com grandes áreas preenchidas, mas com poucos detalhes, já que terão de recortar o contorno da figura. Elas podem ser desenhos criados por vocês ou imagens impressas encontradas na internet.
  5. Coloquem a folha de transparência ou a radiografia sobre a folha de papel com a imagem que será copiada (se necessário, prendam a transparência à folha com pedaços de fita-crepe nas pontas) e façam o contorno da imagem com a caneta permanente.
  6. Após terem feito o desenho, recortem cuidadosamente o contorno da imagem com o auxílio do professor. A tinta passará pelas áreas que ficarem vazadas.
  7. As imagens já poderão ser impressas com a tinta no painel de papel cráfiti. Cada painel receberá pinturas de todos os integrantes do grupo, resultando em uma composição coletiva. Cada estêncil pode ser reutilizado muitas vezes, criando uma repetição da imagem, se desejarem.
  8. Vocês podem usar a mesma técnica do estêncil para inserir textos na composição.
  9. Para concluir, façam a exposição dos painéis e conversem com os colegas e com o professor a respeito da escolha das imagens, da organização das composições e das transformações desejadas por cada grupo.

As denúncias das Guerrilla Girls

Cartaz. Sobre fundo amarelo, há à esquerda a silhueta de uma mulher deitada de perfil, nua, sobre almofadas lilases. No lugar da cabeça da mulher, há a cabeça de um gorila. À direita, há o texto: As mulheres precisam estar nuas para entrar no Museu de Arte de São Paulo? Apenas 6% dos artistas do acervo em exposição são mulheres, mas 60% dos nus são femininos.
Cartaz de protesto das Guerrilla Girls, integrante da exposição Guerrilla Girls Gráfica – 1985-2017, realizada no Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (maspi), em 2017.
  1. Observe o cartaz. Em sua opinião, o que se destaca nessa obra? Justifique sua resposta.
  2. Como a mulher aparece retratada na imagem?
  3. Por que as Guerrilla Girls optaram por utilizar essa imagem junto com o texto?
  4. O que os números que aparecem na imagem representam? Por que eles são apresentados, na sua opinião?
  5. Iniciativas como a dessa ação artística pretendem promover quais tipos de mudanças?

Em 1985, um grupo de mulheres se uniu para manifestar sua indignação contra uma exposição no Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA), anunciada como um panorama da produção artística do momento, mas que contava com apenas 16 mulheres incluídas em um grupo de mais de 160 homens. Como fórma de protesto, elas espalharam cartazes pela cidade questionando esses números. Nascia então o coletivo feminista de mulheres Guerrilla Girls.

Assim como bânquissi, as integrantes desse coletivo não revelam sua identidade: elas se apresentam em público usando máscaras de gorila e adotam nomes de importantes artistas mulheres já falecidas. Também não se sabe quantas mulheres integram o coletivo, pois, ao longo de quase 40 anos de existência, mais de 55 militantes já atuaram nele em algum momento.

Fotografia. Cinco mulheres usando roupas coloridas e máscara de gorilas. Elas estão segurando baldes e rolos de papel, e andam no meio da rua. Ao redor, há prédios e um táxi.
Ativistas do coletivo de artistas feministas Guerrilla Girls nos Estados Unidos. Fotografia de 1991.
  1. Observe a fotografia. Por que motivo as militantes teriam escolhido usar máscaras de gorila? O que essas máscaras podem simbolizar?
  2. Em sua opinião, por que as Guerrilla Girls optaram por não se identificar?

Você deve ter notado que o sexismo no mundo das artes – ainda dominado por homens – é um dos temas discutidos pelo grupo. Com o tempo, as integrantes do coletivo Guerrilla Girls foram ampliando suas reflexões e seus questionamentos, levantando também debates sobre racismo, o mercado de arte e questões sociais e políticas em geral.

Essas artistas costumam usar dispositivos gráficos para se manifestar, como cartazes, outdoors, banners, displays eletrônicos etcétera A exibição de muitos deles ocorre nas ruas, mas, com o tempo, as ações dessas ativistas foram ganhando espaço em museus e galerias e elas também incluíram a internet como meio de divulgação.

Faça no caderno.

PARA REFLETIR

Reflita sobre as seguintes questões e compartilhe suas respostas com os colegas e com o professor.

  1. O que os exemplos apresentados neste Sobrevoo têm em comum ou de diferente?
  2. Do seu ponto de vista, o que garante o impacto dessas obras e ações artísticas? Qual foi o impacto delas em você?

Foco em...

Alexander Rodchenko

Fotografia em preto e branco. Vista de cima, enquadrada de um ângulo diagonal. Destaque para uma mulher usando vestido preto, segurando uma criança no colo. Ela sobe os degraus de uma escadaria. Nessa perspectiva, os degraus parecem listras paralelas pintadas no chão, na diagonal, intercalando listras mais claras e mais escuras.
. A escadaria. 1929. uma fotografia, impressão em gelatina de prata, 3,18 centímetros por 9,53 centímetros. Museu de Arte Moderna de São Francisco, São Francisco, Estados Unidos.

Faça no caderno.

  1. Observe a fotografia. O que se destaca nela, para você?
  2. Essa imagem foi capturada há quase um século e até hoje é uma referência entre os fotógrafos. Em sua opinião, por que isso acontece?

Até o momento, você viu exemplos de produções artísticas que buscam promover transformações na sociedade. Como a arte se transforma nesse contexto?

Observando as obras do russo alequissânder rotchênco (1891-1956), podemos perceber como um mesmo artista pode ir experimentando diferentes modos de se expressar ao longo de sua carreira sem perder sua voz de contestação.

rotchênco não se contentou em explorar apenas uma linguagem artística; ele fez experimentações na pintura, escultura, colagem e fotografia, além de ter atuado como designer gráficoglossário e designer de produtosglossário .

Nascido na cidade de São Petersburgo, na Rússia, ele frequentou uma escola de artes e, ao longo da vida, envolveu-se em instituições culturais oficiais. Foi professor por aproximadamente uma década e, em 1920, tornou-se diretor do Departamento de Museus de Moscou. Como artista, suas primeiras produções foram no campo da pintura.

Ilustração. Três retângulos com texturas, um ao lado do outro. Da esquerda para a direita: um retângulo vermelho, um retângulo amarelo e um retângulo azul.
rotchênco, Alexander. Cor vermelho puro, Cor amarelo puro, Cor azul puro. 1921. Óleo sobre tela, tríptico, 62,5 centímetros por 52,5 centímetros cada tela. Arquivo Alexander rotchênco e Varvara Stepanova, Moscou, Rússia.

3. A partir do que você conheceu sobre o Suprematismo no Sobrevoo, o que diria a respeito dessas pinturas?

rotchênco, assim como outros artistas de sua época, teve contato com obras de arte cubistas, dadaístas e futuristas, produzidas por artistas ligados às vanguardas históricas, que você conheceu na seção Foco na História deste capítulo.

Os artistas envolvidos nesses movimentos questionavam o que vinha sendo produzido nas artes até então, como a representação figurativa. Assim, eles buscaram e experimentaram novas fórmas de se expressar, criando trabalhos em que a abstração era explorada ao extremo, como nas pinturas de rotchênco aqui reproduzidas.

As experiências suprematistas constituíram uma etapa no processo do artista, que logo caminhou para o Construtivismo, movimento em que as obras artísticas deviam ter um caráter prático, com o objetivo de contribuir para um cotidiano mais funcional e, assim, melhorar a vida das pessoas. Diversos artistas construtivistas também eram designers, como o próprio rotchênco, que foi responsável pela capa da revista léf (Frente de Esquerda das Artes), em que explorou a técnica da colagem.

  1. Observe a imagem. Como o artista organizou texto e imagem? Como você interpreta a fotomontagem nessa capa de revista?
  2. Comparando a capa dessa edição da revista léf com as capas de revistas que você conhece, o que mudou nas publicações impressas?

Em suas primeiras colagens, rotchênco usava fotografias de outros artistas, mas, entre os anos 1920 e 1930, investiu em seu trabalho como fotógrafo. Adquirir uma câmera fotográfica portátil foi um passo decisivo para que ele pudesse explorar uma multiplicidade de pontos de vista sobre um mesmo assunto, em geral, relacionado a cenas cotidianas.

Capa de revista. Na parte inferior há o título da revista em russo. Na parte superior, há a ilustração de um avião em que está inscrito o título da revista. O avião lança uma caneta-tinteiro na direção de um gorila, que está no ar segurando uma flecha.
Capa da revista léf, número 3, junho/julho de 1923. Projeto gráfico de autoria de Alexander rotchênco. Museu de Arte Moderna de Nova York, Nova York, Estados Unidos.

6. Qual você imagina ter sido o ponto de vista do fotógrafo para conseguir captar a imagem a seguir e por que você acha que ele optou por fotografar desse ângulo?

Fotografia em preto e branco. Vista de baixo de uma torre de transmissão, que destaca as linhas diagonais e paralelas e os arcos que formam a estrutura de aço da torre.
rotchênco, Shukhov Tower. 1929. Fotografia. Coleção particular.

7. Retorne à fotografia da escadaria de rotchênco e compare-a com essa imagem. O que elas têm em comum?

A fotografia, sob o olhar de rotchênco, ganha um caráter artístico. Os planos e as linhas eram explorados de modo a se tornarem quase abstratos.

Na década de 1940, ele regressou à pintura, mas foram suas experiências como fotógrafo e designer que mais viriam a influenciar as gerações seguintes.

Para experimentar

Experimentações do olhar

Será que você consegue enxergar linhas e fórmas geométricas em seu entorno, assim como o artista alêquissânder rotchênco? Este é um convite para olhar os lugares que você vê todos os dias sob novos pontos de vista.

A atividade é individual e introspectiva. Concentre-se em desenvolvê-la sozinho, em silêncio, e não se contente com apenas um resultado.

  1. Você vai precisar de uma câmera fotográfica ou de um dispositivo eletrônico com câmera para registrar as suas imagens.
  2. Se possível, fotografe em preto e branco (algumas câmeras permitem alterar a configuração para esse padrão).
  3. Caminhe pelos espaços da escola em que você costuma passar diariamente e procure identificar e fotografar locais onde reconheça fórmas geométricas (linhas paralelas ou diagonais, fórmas circulares, fórmas que surgem das construções arquitetônicas ou da projeção das sombras, entre outras fórmas que encontrar).
  4. Retrate o mesmo local de diversos ângulos e de pontos de vista diferentes (do alto, de baixo, da lateral, por uma brecha, de perto e de longe). Fotografe quantas possibilidades conseguir.
  5. Ao concluir, reveja as imagens atentamente e reflita sobre a seguinte questão: você conseguiu capturar com a câmera o que seus olhos perceberam?
  6. Se julgar necessário, retorne ao local escolhido e busque novos ângulos para fotografar.
  7. Em seguida, escolha as imagens que resultaram em composições mais abstratas.
  8. Com o auxílio do professor, junte-se aos colegas e organizem uma exposição reunindo os trabalhos de todos, tentando identificar o local que cada um escolheu.
  9. Para concluir, conversem sobre o desafio de provocar o próprio olhar para encontrar novos modos de ver.

Faça no caderno.

PARA REFLETIR

Reflita sobre as seguintes questões e compartilhe suas respostas com os colegas e com o professor.

  1. Que relações você consegue estabelecer entre as obras de rotchênco apresentadas nesta seção?
  2. Como observador, qual foi o impacto que essas obras tiveram sobre você?

Foco no conhecimento

Fanzine

Você já ouviu falar em fanzine? Trata-se de um veículo de comunicação alternativo que pode ser produzido por qualquer indivíduo que queira compartilhar uma ideia com outras pessoas.

Surgido nos Estados Unidos em meados da década de 1920 e na década de 1960 no Brasil, o termo “fanzine” (também conhecido como “zine”) tem origem na combinação das palavras em inglês fan e magazine, e pode ser traduzido como “revista de fãs”.

Algumas características dos fanzines:

  1. São publicações independentes, produzidas por editores amadores, ou seja, que não estão ligados a uma editora ou a uma instituição.
  2. São produzidos para compartilhar um assunto entre pessoas com os mesmos interesses.
  3. Costumam ter tiragem limitada e circulação reduzida, sendo veiculados em feiras, eventos ou enviados pelo correio.
  4. Podem ser vendidos, mas geralmente são distribuídos gratuitamente.
  5. Com frequência são veículos de protesto ou de experimentação artística e gráfica.
  6. Têm formatos variados: podem ser de tamanhos diversos, com poucas ou muitas páginas, coloridos ou não.
  7. São reproduzidos de diversas fórmas: fotocópia, impressão em gráfica ou impressão artesanal.
  8. Exploram diversas linguagens: podem ter textos em prosa, poesia, fotografias, imagens de arte, entre outras fórmas de expressão.

Faça no caderno.

PARA REFLETIR

Reflita sobre as seguintes questões e compartilhe suas respostas com os colegas e com o professor.

  1. Quais assuntos você abordaria em um fanzine?
  2. Quais publicações o influenciariam na produção de um fanzine?

Processos de criação

Chegou o momento de criar um fanzine e compartilhar seus ideais com a escola. Convidamos você a colocar em prática algumas técnicas artísticas vistas nas produções de rotchênco e das Guerrilla Girls.

Embora seja possível abordar qualquer assunto em um fanzine, nessa edição sugerimos que você apresente as transformações que deseja para a escola.

  1. Reúna-se com os colegas em um grupo de quatro integrantes.
  2. Escolham os materiais que serão utilizados.
  3. Decidam juntos a pauta do fanzine. Anotem no diário de bordo as discussões que surgirem a partir do desafio proposto sobre as transformações na escola.
  4. Façam um planejamento de como pretendem expressar essas ideias: utilizando textos (conto, poesia, prosa etcétera, fotografias (produzidas por vocês, encontradas em livros ou na internet etcétera, imagens de reproduções de obras de arte etcéteraVocês também podem usar as imagens produzidas por estêncil e as fotografias feitas nas atividades propostas nas seções Para experimentar deste capítulo.
  5. Organizem as etapas de trabalho entre os integrantes do grupo: avaliem se é mais produtivo que todos façam tudo em conjunto ou se cada um deve assumir uma tarefa específica.
Fotografia. Uma mesa com dezenas de fanzines, com destaque para textos, ilustrações e fotografias.
Fanzines diversos. São Paulo São Paulo, 2019.
  1. Projetem o formato: qual será o tamanho do fanzine? Que tipo ou tipos de papel vocês utilizarão?
  2. Com o auxílio do professor, decidam como será feita a reprodução desse exemplar: fotocópia, impressão em gráfica ou alguma técnica de impressão artesanal.
  3. Assim que o planejamento estiver concluído, compartilhem o projeto com o professor e, se necessário, ajustem os detalhes.
  4. Iniciem a produção do fanzine coletando ou produzindo o material necessário (imagens e textos).
  5. Façam a diagramação do material, ou seja, a disposição dos textos e das imagens em cada página. Escolham a tipografia que usarão. Toda essa etapa pode ser feita no computador ou artesanalmente.
  6. Dediquem um tempo à criação da capa. Retomem as análises da capa da revista russa e das revistas contemporâneas feitas neste capítulo.
  7. Organizem um rascunho do fanzine. Dessa fórma, vocês poderão avaliar se a proposta está clara, se a tipografia escolhida possibilita uma leitura agradável, se as imagens têm boa resolução e se a paginação está funcionando.
  8. Façam os ajustes necessários e produzam as cópias.
  9. Organizem uma feira de trocas para compartilhar os fanzines produzidos.

Faça no caderno.

PARA REFLETIR

Reflita sobre as seguintes questões e compartilhe suas respostas com os colegas e com o professor.

  1. Como foi o seu envolvimento no projeto?
  2. Quais etapas você achou mais desafiadoras? Quais foram as mais prazerosas?
  3. Quais transformações sugeridas pelos grupos você considera mais urgentes? Por quê?
  4. Quais ações podem ser colocadas em prática para que as mudanças propostas comecem a se concretizar?

Organizando as ideias

Mosaico de fotografias. Composto de um recorte vertical de quatro fotografias. Da esquerda para a direita: cartaz composto de ilustração de mulher na cor cinza com lenço vermelho na cabeça, usando uma blusa azul, sobreposta por textos em russo; fotografia em preto e branco de parede onde estão expostos quadros com formas geométricas diversas; fotografia de parede com grafite de um gato preto e branco com um laço vermelho no pescoço e uma pata levantada; fotografia em preto e branco de uma mulher usando vestido preto, que sobe uma escadaria segurando uma criança no colo.

Ao longo deste capítulo, foram apresentados artistas que fazem pensar sobre a arte como instrumento de transformação social e o quanto ela pode ampliar o alcance de comunicação com o grande público.

Para concluir, reflita sobre as seguintes questões e compartilhe suas respostas com os colegas e com o professor.

Faça no caderno.

  1. Quais das obras e ações artísticas apresentadas mais impactaram você? Por quê?
  2. Sobre quais questões levantadas pelos artistas você acredita que os membros de sua comunidade precisariam refletir?
  3. Quais descobertas você fez ao longo deste capítulo? O que você gostaria de continuar aprofundando?

Glossário

Litografia
Técnica de impressão praticada desde o final do século dezoito em que a matriz é uma pedra porosa, chamada de pedra litográfica. Sobre ela, o artista faz sua composição utilizando algum material oleoso (pode ser tinta, lápis ou bastão), que se fixa na superfície após receber um banho com água e soluções químicas específicas. A impressão é feita por uma prensa que utiliza um papel sobre a pedra entintada.
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Estêncil
Técnica de reprodução de uma imagem, desenho ou texto feita com uso de uma matriz vazada de papel rígido ou acetato por onde passa a tinta, que pode ser aplicada com pincel, rolo ou spray.
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Serigrafia
Processo de impressão em que a matriz é uma tela de nylon esticada. Sobre essa tela, a imagem é gravada por meio de um processo químico. Como o suporte é feito de microfuros, o local onde a imagem está gravada fica vedado e o restante fica poroso. Ao passar uma tinta com um rolo ou rodo, ela transpassa a tela só nas regiões porosas, ficando impressa sobre o papel ou tecido.
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Designer gráfico
Profissional que desenvolve projetos de linguagem visual, articulando imagens e/ou textos e entendendo os dois como elementos visuais em uma composição gráfica que visa à comunicação.
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Designer de produtos
Profissional que desenha/projeta objetos e produtos.
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