CAPÍTULO 7 Entre a indústria cultural e a transformação social

Fotografia. Três homens com pinturas faciais diferentes, nas cores branco, preto e dourado. Eles parecem estar abraçados, e o do centro está olhando para o da esquerda e usa um adereço na cabeça. Eles estão sem camisa e usam colares e plumas em volta do pescoço.
Integrantes da banda Secos e Molhados. [sem local]. Fotografia de 1974.

1. Observe a imagem da abertura do capítulo. Você imagina que se trata de um grupo de teatro ou de música? Qual seria a intenção dos artistas ao usar essas pinturas e esses figurinos?

Versão adaptada acessível

1. Retome a imagem da abertura do capítulo. Você imagina que se trata de um grupo de teatro ou de música? Qual seria a intenção dos artistas ao usar essas pinturas e esses figurinos?

  1. Em quais ocasiões você imagina que as linguagens artísticas do teatro e da música se encontram?
  2. Você já ouviu falar na expressão “indústria cultural”? Para você, qual é a diferença entre essa expressão e a ideia de que a arte pode ser um veículo de transformações sociais?

A união entre música e teatro pode ampliar as possibilidades de uma obra artística interagir com o público. Além disso, pode torná-la mais rica e interessante como produto de entretenimento. Levando isso em consideração, muitos músicos usam elementos teatrais em suas apresentações, da mesma fórma que dramaturgos, diretores e atores enriquecem suas peças com músicas ou até mesmo dão a elas um papel central na encenação.

Faça no caderno.

PARA REFLETIR

Reflita sobre as seguintes questões e compartilhe suas respostas com os colegas e com o professor.

  1. Você já assistiu a alguma apresentação artística que integra música e teatro e estimula reflexões sobre o comportamento ou as relações humanas? Se sim, conte como foi.
  2. Você considera que o conteúdo de uma apresentação artística e a maneira de os artistas se apresentarem podem estimular transformações na vida coletiva? Por quê?

SOBREVOO

Teatro, música e coletividade

Você conhecerá nesta seção alguns artistas que estabelecem em suas obras diálogos entre as linguagens da música e do teatro e propõem reflexões sobre a vida coletiva. Também será apresentado um formato de espetáculo específico que se caracteriza pelo encontro das duas linguagens: o teatro musicalglossário .

A contestação em “Roda-viva”

Leia atentamente o trecho inicial da canção “Roda-viva”, do compositor, intérprete, poeta e escritor Chico Buarque (1944-):

Roda-viva

Tem dias que a gente se sente

Como quem partiu ou morreu

A gente estancou de repente

Ou foi o mundo então que cresceu

A gente quer ter voz ativa

No nosso destino mandar

Mas eis que chega a roda-viva

E carrega o destino pra lá

Roda mundo, roda-gigante

Rodamoinho, roda pião

O tempo rodou num instante

Nas voltas do meu coração

reticências

RODA-VIVA. Intérpretes: Chico Buarque e ême pê bê quatro. Compositor: Chico Buarque. In: CHICO Buarque de Hollanda – Volume 3. Intérpretes: Chico Buarque . Rio de Janeiro: Som Livre, 2006. 1 disco sonoro. Lado A, faixa 6.

Faça no caderno.

  1. Que história você imagina que está sendo contada ao ler o trecho da canção “Roda-viva”?
  2. Com base na leitura do trecho da letra, qual é a sua interpretação do termo “roda-viva”, enunciado pela canção?

A canção “Roda-viva” foi composta para um espetáculo musical de mesmo nome, que estreou em 1968, e ganhou uma nova montagem cinquenta anos depois, em 2018. O texto foi escrito por Chico Buarque e a encenação foi realizada por José Celso Martinez Corrêa (1937-), também conhecido como Zé Celso, no Teatro Oficina. Esse espetáculo até hoje é considerado um dos musicais mais importantes já produzidos no Brasil.

Fotografia. Um grupo de atores com o rosto pintado de branco usando roupas coloridas. Eles estão com a boca aberta e com as mãos espalmadas, alguns com os braços estendidos para cima, e outros com os braços estendidos para baixo. Ao fundo, há um telão onde são projetadas as costas de alguns atores com roupas coloridas.
RODA-VIVA. Direção: José Celso Martinez Corrêa. Dramaturgia: Chico Buarque de Hollanda. Teatro Oficina, São Paulo São Paulo, 2018.

Observe na fotografia uma cena de Roda-viva. O espetáculo conta a história do músico Benedito Silva, que luta cotidianamente para sobreviver do seu trabalho artístico. Percebendo que a situação da arte no mundo está mudando e que a aparência e o dinheiro ganham cada vez mais espaço em detrimento da qualidade artística das obras, Benedito decide mudar seu nome para Ben sílver.

Ao adotar um nome artístico mais próximo da cultura anglo-americana, o personagem acredita que agradará ao público. A partir de então, Ben sílver cai em uma rede de manipulações orquestrada pela indústria cultural e vive a ascensão e a decadência de sua carreira no mercado fonográfico.

Fotografia em preto e branco. À esquerda está um homem usando camisa xadrez e bermuda branca. Ao lado dele, há quatro atores usando capa e, diante deles, um ator usando asas de anjo nas costas e calça jeans. Ao fundo, há um tecido florido pendurado.
Chico Buarque participa do ensaio da peça Roda-viva, no Rio de Janeiro Rio de Janeiro. Fotografia de 1968.

Se o conteúdo da peça Roda-viva já apresentava uma crítica em relação aos rumos que o fazer artístico vinha tomando no Brasil na década de 1960, a encenação de Zé Celso intensificou essa mensagem. Os atores interagiam com o público, cantavam, dançavam e com seus gestos e posturas faziam duras críticas aos comportamentos e à censura vigentes durante a ditadura militar.

Um episódio brutal e explícito de censura aconteceu no final do ano de 1968, quando um grupo de pessoas do Comando de Caça aos Comunistas invadiu o teatro em que a peça estava sendo apresentada em São Paulo São Paulo, agrediu os artistas e destruiu os cenários.

Após esse ataque, diversos artistas se mobilizaram para exigir o fim da censura às artes. Esse foi mais um dos motivos que levou Roda-viva a figurar como uma das mais importantes encenações nacionais.

Foco na História

Em busca de um teatro nacional e popular

Entre as décadas de 1950 e 1970, uma série de iniciativas tinha como objetivo renovar e politizar a cena teatral brasileira.

Dentre os frutos artísticos desse período, destacam-se:

O Teatro de Arena, em São Paulo

Espaço responsável, a partir de 1955, pela pesquisa e pelo desenvolvimento da dramaturgia nacional em estreita conexão com temáticas de transformação social.

O Centro Popular de Cultura (cê pê cê)

Movimento que acontecia em várias regiões do país e envolvia diversas linguagens artísticas, produzindo junto às comunidades (rurais, camponesas, operárias e periféricas) ações educativas e arte de contestação social.

O show musical Opinião, no Rio de Janeiro Rio de Janeiro

Importante manifestação cultural, lançada em 1964, logo após o golpe militar. Surge, assim, a fórma do show de protesto político. O elenco lançou artistas importantes da música popular brasileira, como Nara Leão (1942-1989), Zé Kéti (1921-1999), João do Vale (1934-1996) e Maria Bethânia (1946-). Observe uma imagem desse show.

Fotografia na cor sépia. Em primeiro plano, ao centro, sobre um tablado, está uma mulher com cabelos na altura dos ombros, usando camisa xadrez e calça; ela está em pé, com a cabeça inclinada para o lado e de boca aberta. Ao fundo, à esquerda, está um homem negro usando roupas brancas; ele está com um dos joelhos flexionado sobre o tablado e a outra perna estendida no nível inferior; ao fundo, atrás da mulher, há um homem sentado no tablado, tocando um violão; ao fundo, à direita, outro homem, parcialmente calvo, usando camiseta listrada, com os braços cruzados sobre um dos joelhos, que está flexionado sobre o tablado.
João do Vale, Nara Leão, Zé Keti e Roberto Nascimento (com o violão), no show Opinião, dirigido por Augusto Boal. Teatro de Arena, Rio de Janeiro Rio de Janeiro, 1964.

A partir de 1968, com o decreto do Ato Institucional nº 5, esses movimentos contestatórios tiveram muita dificuldade para continuar atuando.

Para experimentar

Criando uma cena a partir de uma música

Com base no que foi visto até aqui nos exemplos dos espetáculos musicais brasileiros, que tal criar coletivamente uma cena a partir de uma letra de música?

  1. Reúna-se com os colegas em um grupo.
  2. Escolham uma canção que traga reflexões que todos considerem importantes.
  3. Com base nela, você e seu grupo devem criar o roteiro de uma cena a ser apresentada para os colegas. A criação deve considerar os aspectos sonoros e o conteúdo da letra da canção.
  4. Assim como foi visto na seção Processos de criação do capítulo 5, não se esqueçam de pensar no espaço onde a cena acontecerá, nos figurinos, nos elementos cênicos, na dramaturgia, na atuação, na iluminação e na sonoplastia.
  5. Após as apresentações, converse com os colegas e o professor sobre as seguintes questões:
    1. Quais foram os desafios enfrentados na criação de uma cena baseada em uma letra de música?
    2. Como a música influenciou a cena?
    3. Como a cena transformou os sentidos da canção?

Crítica social e experimentação estética

3. Observe a imagem a seguir. O que esse homem parece estar fazendo? Qual será a profissão dele? Você o conhece?

Fotografia. Homem de barba e bigode, usando capacete amarelo, óculos de proteção amarelo e macacão azul. Ele segura um esmeril, que solta faíscas.
Tom Zé tocando um esmeril em um show em São Paulo São Paulo. Fotografia de 2000.

4. Sabendo que a pessoa que aparece nessa imagem é um cantor e compositor e que essa fotografia é de um show, você diria que ele se prende a padrões preestabelecidos ou prefere experimentar e quebrar padrões?

O músico baiano Tom Zé (1936-), que participou do álbum Tropicália ou Pânis ét circêncis, apresentado no capítulo 6, é quem aparece na imagem anterior. Ele desenvolve, desde a década de 1960, um trabalho que une experimentações musicais e cênicas em seus shows. Além de instrumentos musicais convencionais, ele já usou, por exemplo, um teclado acoplado a aparelhos elétricos como um liquidificador, uma batedeira, uma enceradeira e também um esmeril (um amolador elétrico de lâminas e polidor de chaves), acionando cada um deles em momentos específicos das suas músicas. O esmeril, quando usado contra uma placa de metal, como a que aparece na fotografia, além do efeito sonoro, produz um forte efeito visual e cênico ao lançar fagulhas brilhantes.

Tanto a letra de suas canções quanto suas performances musicais cheias de elementos cênicos problematizam as relações humanas ou as linguagens artísticas na nossa sociedade.

Na letra da canção “Vai (Menina, amanhã de manhã)” o artista apresenta uma reflexão sobre algo que é incessantemente buscado na vida das pessoas: a felicidade. Leia a seguir um trecho da letra:

Vai (Menina, amanhã de manhã)

reticências

Menina, a felicidade

é cheia de ano

é cheia de Eno

é cheia de hino

é cheia de ônu.

reticências

VAI (Menina, amanhã de manhã). Intérprete: Tom Zé. Compositores: Tom Zé e Antonio pê ponto Fróes. In: ESTUDANDO o samba. Intérprete: Tom Zé. [sem local]: Continental, 2000. 1 CD. Faixa 5.

5. Ouça a música “Vai (Menina, amanhã de manhã)”. Após a escuta, converse com um colega sobre os aspectos da letra que chamaram sua atenção. Conversem também a respeito do ritmo, da melodia e do arranjo dessa música. Que elementos se destacam para cada um de vocês?

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

6. Pensando em felicidade, o que sugerem para você as palavras ano, Eno, hino e ônu, apresentadas na letra da canção?

Ilustração. Desenho de um óculos 3D, que corresponde ao ícone do Para assistir.

Se possível, assista ao filme-documentário indicado a seguir para ouvir algumas músicas de Tom Zé e conhecer mais sobre o trabalho desse artista.

Fabricando Tom Zé. Direção: Décio Matos Jr. São Paulo: SpectraMusic Group, 2006. (90 minutos).

O filme-documentário mostra uma visão detalhada do universo musical do cantor.

Na obra de Tom Zé, inquietações sobre questões políticas e sociais, bem como o desejo de transformação, manifestam-se não apenas de modo direto na letra das canções, mas também em propostas estéticas transformadoras, que envolvem desde os figurinos, os adereços e os efeitos visuais usados da parte cênica de um show até a fórma das músicas.

Mobilização de jovens artistas

Chico Science e Nação Zumbi é o nome de uma banda de música brasileira do estado de Pernambuco que apresentava, em seus espetáculos e videoclipes, elementos de teatralidade inspirados em manifestações culturais populares. Esses elementos eram associados a canções com letras cheias de reflexões e questionamentos sobre a sociedade. O ritmo do maracatu dá as bases para muitas de suas composições, que também incluem influências do rap, rock-and-roll e outros gêneros musicais.

Fotografia. Sete homens, três agachados e quatro em pé, sobre uma pedra. Eles vestem apenas bermudas e seus corpos estão cobertos de lama. Ao fundo, um céu azul com algumas nuvens.
Chico Science e Nação Zumbi cobertos de lama durante a gravação do videoclipe de “Maracatu atômico” em Recife (PE). Fotografia de 1996.

Observe a imagem da banda. Onde você imagina que o grupo gravou essa cena? Ela foi registrada durante a gravação do videoclipe da canção “Maracatu atômico”, composta na década de 1970 pelo cantor, compositor e escritor Jorge máutiner (1941-) e pelo compositor nélson Jacobina (1953-2012).

Esse videoclipe é um exemplo de como os artistas da banda exploravam elementos teatrais em suas interpretações. Além de usar indumentárias características do maracatu, eles aparecem dançando cheios de lama e se locomovendo com as mãos e os pés no chão, o que faz referência aos caranguejos de manguezais.

A banda Chico Science e Nação Zumbi surgiu em 1990 em um centro de educação e cultura administrado por uma organização não governamental em Recife (Pernambuco). A partir de então, o cantor e compositor Chico Science (1966-1997) começou um movimento de união de jovens artistas para construir espaços coletivos, organizando festas e encontros de bandas. Ele escreveu, em parceria com o compositor e cantor Fred Zero Quatro (1965-), o “Manifesto dos caranguejos com cérebro”, no qual explicava as bases dessa mobilização cultural que se tornou um dos marcos da mobilização de artistas que ficou conhecida como Movimento manguebíti. Com isso, esse grupo também impulsionou a abertura de espaços na indústria cultural do país para produções de músicos da região Nordeste.

7. Chico Science usou o mangue, a lama e os caranguejos como metáforas – em letras de músicas e em representações teatralizadas – para tratar de questões sociais do Recife. Se você fosse falar da região onde vive, que elementos usaria?

A história cantada em rap

8. Observe as duas imagens a seguir, ambas do espetáculo rrémilton. Quais elementos fazem referência a outro tempo histórico e quais elementos são contemporâneos?

Fotografia. Quatro atores usando fraque azul e branco, colete branco, calça branca e botas pretas com uma faixa marrom até os joelhos, estão sobre um palco, de pernas flexionadas. Dois deles têm os braços estendidos na lateral e os outros dois seguram taças de vidro.
rrémilton. Concepção: Lin-Manuel Miranda. Direção: Public Theater Nova York, Estados Unidos, 2015.
  1. Qual é o seu episódio favorito da história do Brasil? Que ritmo musical você escolheria para contá-lo?
  2. Como as fórmas de se contar a história de um país podem ser motivo de transformação social?

A história também pode ser contada na fórma de um rap: foi o que propôs o compositor porto-riquenho Lin-Manuel Miranda (1980-). Proveniente da cultura hip-hop, o rap foi o ritmo usado por ele para contar parte da história dos Estados Unidos.

Em 2015, estreou na Broadwayglossário o espetáculo musical rrémilton, que narra a vida de Alexander rrémilton, o primeiro secretário do tesouro dos Estados Unidos e um dos responsáveis pela redação da Constituição estadunidense.

Mesmo escrevendo sobre um homem que nasceu em 1755, Lin-Manuel Miranda optou por contar a história usando raps, canções pop e batidas contemporâneas. Além disso, a montagem foi realizada com um elenco de atores negros ou com ascendência latina ou asiática. Essa escolha foi intencional: os Estados Unidos têm um alto índice de discriminação racial e de imigrantes. A escolha do elenco das montagens de Hamilton afirma o fato de que é possível contar a história de uma nação pela perspectiva dos imigrantes e dos marginalizados socialmente.

Fotografia. No centro de um palco há um ator usando fraque azul e bege, calça branca e bota preta com uma faixa marrom. À esquerda e à direita dele, há outros quatro atores, usando fraque, calça branca e botas pretas. Eles estão em linha, olhando para o ator que está ao centro.
HAMILTON. Concepção: Lin-Manuel Miranda. Direção: Thomas Kail. The Beacon Theatre, Nova York, Estados Unidos, 2016.

As letras das canções do espetáculo abordam temas como feminismo, ativismo e luta contra preconceitos, além de serem bem-humoradas, pois utilizam jogos de palavras, prática comum na cultura hip-hop.

Até mesmo as escolas aderiram à proposta de rrémilton para despertar o interesse de jovens estudantes pela história. Tudo isso foi possível graças ao improvável encontro entre uma figura histórica do século dezoito, um compositor porto-riquenho nascido no século vinte e a linguagem contemporânea do hip-hop.

Para pesquisar

Rap e construção narrativa

O rap é um dos pilares da cultura hip-hop e, em geral, consiste em uma elaboração poética e ritmada com fortes conteúdos de contestação social. Investigue agora alguns rappers brasileiros e estude características de seus trabalhos.

  1. Reúna-se com os colegas em um grupo.
  2. Elejam um grupo ou artista de rap para pesquisar. Fornecemos esta lista, mas vocês podem propor algum outro nome.
    • Racionais MC’s
    • Emicida
    • Gabi niarái
    • Sabotage
    • Tássia Reis
    • Luana Hansen
    • MC Soffia
    • Triz
    • Rael
    • Thaíde
    • Tarja Preta (Preta Rara e Negra Djék)
  3. Pesquisem em sites, blogs, podcasts, revistas ou livros a história da formação do grupo ou do início da carreira do artista.
  4. As questões a seguir podem orientar a pesquisa:
    1. Qual é a relação da proposta desse grupo ou artista com a perspectiva de transformação social?
    2. Quais são as principais temáticas abordadas por esse artista ou esses artistas? O que justifica essa escolha?
    3. Qual é o público que esse artista pretende ou esses artistas pretendem atingir?
  5. Selecionem uma música desse grupo ou artista e estudem a letra e o ritmo, de modo que seja possível responder às seguintes questões:
    1. Quais foram as sensações do grupo ao ouvir o rap selecionado? O que causou essas sensações?
    2. Como a narrativa é contada ao longo da letra?
    3. De que fórma o ritmo intensifica, surpreende, suaviza etcétera a história que está sendo contada?
  6. Para concluir, conversem com os colegas e com o professor sobre os artistas e as músicas que foram objeto de pesquisa dos grupos.

Faça no caderno.

PARA REFLETIR

Reflita sobre as seguintes questões e compartilhe suas respostas com os colegas e com o professor.

  1. Dos exemplos apresentados neste Sobrevoo, qual você sente que tem mais relação com aspectos da sua vida? Por quê?
  2. Das músicas exploradas ao longo do estudo dos exemplos do Sobrevoo, quais são as que mais apresentam elementos teatrais? Por quê?

Foco em...

Teatro musical

Fotografia. Em primeiro plano, ao centro de um palco, há um homem com cabelos brancos, parcialmente calvo, usando roupas brancas e um colar colorido. Ele está com os braços estendidos nas laterais. Atrás dele, há um grupo de atores com pinturas faciais brancas, usando roupas coloridas, e um homem usando roupas vermelhas manipulando uma câmera filmadora. Atrás deles, há um palanque e, sobre ele, um homem com pintura facial branca e roupas brancas. Ao fundo, há um telão que exibe uma imagem colorida.
Ensaio da peça Roda-viva. Direção: José Celso Martinez Corrêa. Dramaturgia: Chico Buarque de Hollanda. Rio de Janeiro Rio de Janeiro, 2019.

No Brasil, o teatro musical começou a se desenvolver no século dezenove, mesclando referências de diferentes tipos de espetáculo europeus. A guinada, no entanto, aconteceu na década de 1950, quando o movimento de politização do teatro começou a desenvolver suas montagens na fórma de espetáculos musicais. Esse estilo de musical pretendia estabelecer uma crítica à sociedade brasileira, propondo possíveis transformações sociais e refletindo sobre elas.

Entre os compositores e dramaturgos que mais se destacaram com suas produções, estão Chico Buarque de Hollanda (1944-), Augusto Boal (1931-2009), Oduvaldo Vianna Filho (1936-1974), Joracy Camargo (1898-1973), Paulo Pontes (1940-1976) e vinícius de Moraes (1913-1980).

Outro importante espetáculo do teatro musical é Elza – o musical, que conta a história de vida da cantora brasileira Elza Soares (1930-2022). Permeado de músicas tornadas célebres na voz da cantora e com um elenco composto inteiramente por mulheres, o espetáculo aborda questões raciais e de gênero.

Fotografia. Em primeiro plano, mulheres negras dançando e cantando sobre um palco. Elas usam figurinos em tons de cinza. No palco, há latas e baldes prateados. Uma das mulheres está sentada sobre a base de um balde e segura outro balde. Outras duas mulheres também seguram baldes. Ao fundo, há uma banda composta de quatro mulheres, que tocam instrumentos.
ELZA – O musical. Direção: Duda Maia. Espetáculo encenado no Sarau Agência de Cultura Brasileira, no Rio de Janeiro Rio de Janeiro, 2020.

Um dos centros mundiais de produção de teatro musical é o circuito da Broadway, na cidade de Nova York, que exibiu o espetáculo Hamilton, visto no Sobrevoo deste capítulo.

Nos Estados Unidos, os espetáculos musicais começaram a ser produzidos em 1842, como experimentações que misturavam elementos dos espetáculos europeus, como o vaudevilleglossário , e os shows de variedades.

Desde sua origem, chama atenção o caráter tecnológico dos musicais estadunidenses, cuja produção teatralglossário e artística se caracterizou pela utilização de uma série de efeitos cênicos, como cenários sofisticados, elementos de mágica, fogo, água e cenários móveis.

O teatro musical estadunidense também privilegia virtuoses, isto é, artistas que são excelentes cantores e também dominam a dança e a interpretação teatral. Esse virtuosismo do ator de musicais muitas vezes se sobressai à qualidade das narrativas e à dramaturgia do espetáculo em si.

Ao longo do século vinte, o teatro musical estadunidense tornou-se um elemento importante da indústria cultural. Movimentando grandes quantias de dinheiro e de público, a Broadway tem, atualmente, um ritmo intenso de apresentações: em geral, realizam-se de 9 a 12 apresentações semanais das peças em cartaz, em teatros que podem receber mais de mil pessoas por sessão.

Desde a década de 2000, uma série de franquias de musicais da Broadway começou a migrar para o Brasil. Com ingressos a custos altos, essas produções vêm se popularizando e movimentando a indústria cultural de grandes capitais brasileiras. Também vem crescendo o interesse dos produtores teatrais em buscar patrocínios para desenvolver musicais que homenageiam cantores e celebridades brasileiras conhecidas do grande público, na expectativa de lotar de espectadores as salas de espetáculo.

Ícone. Tema contemporâneo transversal: Economia.

Faça no caderno.

PARA REFLETIR

Reflita sobre as seguintes questões e compartilhe suas respostas com os colegas e com o professor.

  1. Quais são as principais diferenças que você observa entre um tipo de arte mais próxima da lógica mercadológica e outra mais aproximada da pesquisa processual?
  2. Quais pontos aproximam o teatro musical da Broadway da indústria cultural?
  3. Quais pontos diferenciam o teatro musical brasileiro das décadas de 1950 a 1970 da indústria cultural?
  4. De acordo com sua perspectiva, qual seria um valor justo a ser pago por um ingresso teatral? Justifique sua resposta e discuta essa questão com a turma.

Foco no conhecimento

Elementos do teatro musical

O teatro musical é um gênero que se diferencia de um outro tipo de teatro, o musicado. No teatro musicado, as canções funcionam como trilha sonora de segundo plano, tendo a cena como protagonista. No teatro musical, música e cena são indissociáveis, mas a música é predominante em relação à cena. Alguns aspectos devem ser considerados na montagem de um espetáculo musical:

  1. Quando composto de música ao vivo (canto e instrumentos), a banda ou orquestra nem sempre estão à vista do público.
  2. Conta com números de atuação, canto e dança. Em geral, esse encontro entre linguagens acontece simultaneamente.
  3. Pode acontecer em palcos com cenários simples ou suntuosos.
  4. A dramaturgia alterna, em geral, momentos de fala e momentos de canto. Em ambos os casos, a narrativa segue avançando.

Todos os sons, produzidos tanto pelos objetos cênicos quanto pelos atores, podem ser considerados de um ponto de vista musical, ou seja, é possível ajustar seus timbres, os ritmos e as alturas, incorporando-os na dramaturgia. Quanto às canções compostas para as cenas, elas podem se conectar à história de diferentes maneiras:

  1. Complementando o que está sendo contado.
  2. Representando uma fala, um pensamento, um sentimento ou o ponto de vista de um personagem.
  3. Sendo poéticas, conectando-se de modo menos direto ao enredo.

Faça no caderno.

PARA REFLETIR

Reflita sobre a seguinte questão e compartilhe sua resposta com os colegas e com o professor.

1. Quais elementos diferenciam a encenação do teatro musical de uma encenação comum?

Processos de criação

Que tal experimentar uma criação coletiva que traga à tona alguma questão referente à vida coletiva usando elementos teatrais e musicais?

  1. Reúna-se com os colegas em um grupo.
  2. Os temas escolhidos pelos grupos podem se basear em questões sociais da comunidade onde vocês vivem, ou em questões comportamentais ou podem conter outras reflexões sobre a vida coletiva.
  3. A elaboração cênico-musical pode seguir diferentes caminhos. Sugerimos alguns:
    1. Elaborar uma sequência curta de cenas e escolher ou compor músicas que farão parte dessa encenação.
    2. Pensar a criação como uma apresentação musical, definindo quem vai cantar ou tocar instrumentos e escolher elementos cênicos que enriqueçam ou reforcem o conteúdo da música que será apresentada.
    3. Usar texto e música de uma cena de alguma peça de teatro musical já existente.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

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  1. Escolher sons para incluir efeitos sonoros ou sonoplastia, a fim de enriquecer as criações cênicas ou os arranjos musicais em todas as opções sugeridas anteriormente. Para isso, poderão ser utilizados os áudios de sons variados indicados nesta seção, ou outros gravados ou executados ao vivo. É possível também usar mais de um som ao mesmo tempo em uma mesma cena.

4. Com o auxílio do professor, planejem um calendário para reuniões e ensaios e organizem datas para a apresentação de cada grupo.

Faça no caderno.

PARA REFLETIR

Reflita sobre a seguinte questão e compartilhe sua resposta com os colegas e com o professor.

1. Considerando as criações de todos os grupos, houve algum elemento cênico ou musical que se destacou para você? Comente.

Organizando as ideias

Mosaico de fotografias. Composto de um recorte vertical de quatro fotografias. Da esquerda para a direita: um homem com pintura facial branco e preta, usando colar e um adereço na cabeça, está sem camisa olhando para a esquerda; homens sobre uma pedra, com os corpos cobertos de lama; atores com o rosto pintado de branco usando roupas coloridas, com a boca aberta; um ator usando fraque azul e branco, colete branco, calça branca e botas pretas com uma faixa marrom até os joelhos, estão sobre um palco.

Neste capítulo, as relações entre indústria cultural e produções artísticas envolvendo música e teatro com intenção de transformar a vida coletiva foram vistas por diferentes ângulos. Você pôde conhecer um pouco sobre teatro musical nacional e internacional, bem como apresentações musicais que integram diferentes elementos cênicos. Você também foi convidado a experimentar compor uma letra de rap, a pesquisar artistas ligados a esse gênero musical e, no final, a desenvolver uma criação coletiva integrando teatro e música.

Para concluir, reflita sobre as seguintes questões e compartilhe suas respostas com os colegas e com o professor.

Faça no caderno.

  1. De tudo o que foi visto neste capítulo, como você diria que as linguagens da música e do teatro podem dialogar entre si?
  2. Quais elementos do teatro musical brasileiro mais chamaram sua atenção?
  3. Considerando os exemplos vistos neste capítulo, reflita: a crítica política, estética ou comportamental pode estar presente em produtos da indústria cultural? Comente.
  4. Quais descobertas você fez ao longo deste capítulo? O que você gostaria de continuar aprofundando?

Glossário

Teatro musical
Formato de teatro que consiste na união entre música, texto e encenação.
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Broadway
Uma das principais avenidas da cidade de Nova York (Estados Unidos), referência mundial em espetáculos musicais vinculados à indústria do entretenimento. Ao todo, contabilizam-se 43 teatros no circuito principal desse centro nova-iorquino.
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Vaudeville
Tipo de peça teatral que surgiu no século quinze na França. Também pode ser chamado de teatro de variedades. As peças são compostas de canções, acrobacias, danças e textos, e seu principal objetivo é entreter e divertir a plateia com enredos simples e com a exploração de assuntos populares.
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Produção teatral
Área responsável pela viabilização material de uma peça de teatro ou processo criativo. Geralmente centrada na figura do produtor teatral, a etapa de produção acontece antes, durante e após o término de um processo criativo e da temporada teatral.
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