UNIDADE 3 Antiguidade Clássica
O que estudaremos na unidade
Você estudou na unidade 2 que grandes civilizações da Antiguidade se desenvolveram próximas a grandes rios. Nesta unidade, estudaremos povos que tiveram como característica comum o fato de terem se desenvolvido e prosperado explorando o Mar Mediterrâneo.
A exploração marítima do Mediterrâneo por fenícios, etruscos, cretenses, micênicos, gregos e romanos na Antiguidade contribuiu para transformar esse mar em um espaço de circulação de pessoas, mercadorias e culturas, integrando uma região povoada por diferentes povos. Até hoje é possível encontrar vestígios arqueológicos dos vários povos que transitaram pelo Mediterrâneo na Antiguidade, como você pode ver nas imagens desta abertura.
Sumário da unidade
Capítulo 6
Origens da Antiguidade Clássica, 110
Capítulo 7
Transformações no mundo grego antigo, 125
Capítulo 8
Roma republicana, 146
Capítulo 9
Roma imperial, 163
CAPÍTULO 6 Origens da Antiguidade Clássica
No fim do século dezenove, o pedagogo e historiador francês Pierre de Frédy, o barão de cúbértã, conseguiu apoio internacional para resgatar um antigo festival religioso e esportivo grego, que não era realizado havia mais de .1500 anos. Assim, em 1896 foram celebrados em Atenas, na Grécia, os primeiros Jogos Olímpicos da modernidade.
A primeira participação brasileira em Jogos Olímpicos aconteceu na cidade de Antuérpia, na Bélgica, em 1920. Os brasileiros voltaram para casa com três medalhas: uma de ouro, uma de prata e uma de bronze. Desde então, o país melhorou continuamente seus resultados na competição, conquistando em 2021, em Tóquio, no Japão, a 12ª posição entre todos os países participantes, com vinte e uma medalhas, sendo sete de ouro, seis de prata e oito de bronze.
- Qual é a origem dos Jogos Olímpicos?
- Em sua opinião, os Jogos Olímpicos mantiveram-se como um festival religioso e esportivo ao longo do tempo? Explique.
Conceituando a Antiguidade Clássica
Certamente você já ouviu o termo clássico ser empregado para designar músicas, jogos, espetáculos etcétera Essa palavra é frequentemente utilizada para indicar algo que serve de modelo, que é referência. A cultura ocidental, da qual a maioria de nós participa de algum modo, foi profundamente influenciada pelos gregos e pelos romanos da Antiguidade. Deles herdamos as noções de belo, de verdade e de justiça e as instituições políticas, entre muitas outras coisas. É por causa dessa influência que nos referimos às civilizações da Grécia e da Roma antigas como clássicas.
No entanto, apesar de gregos e romanos terem sido os principais responsáveis pelo desenvolvimento da cultura ocidental, eles não foram os únicos. Ao longo de toda a costa do Mar Mediterrâneo, que banha a Europa, a África e a Ásia, migrações, guerras, alianças e trocas comerciais colocaram em contato populações de origens diferentes, favorecendo o intercâmbio de conhecimentos, crenças, ideias e mercadorias. Do contato entre tantas culturas, línguas, religiões e sistemas políticos e econômicos distintos se originou a chamada cultura clássica.
Atualmente, com uma possibilidade maior de intercâmbio entre os povos graças às modernas tecnologias, cresceu o contato entre grupos culturais e étnicos que se moldaram segundo padrões distintos. Diante disso, precisamos ter cuidado para não acreditar que determinados valores e fórmas de viver são melhores do que outros e que, por isso, devem ser impostos. Para manter a convivência pacífica entre tantos povos, precisamos refletir sobre os modelos que adotamos e ser mais flexíveis quando formos confrontados por modelos diferentes dos nossos.
Mar Mediterrâneo na Antiguidade
Fontes: ALBUQUERQUE, Manoel M.; REIS, Arthur C. F.; CARVALHO, Carlos D. de C. Atlas histórico escolar. oitava edição Rio de Janeiro: , 1991. fei página 87; ; Ríguelmãn, Vérner . Quínder, Rérmãn Atlas historique: de l’apparition de l’homme sur la terre à l’ère atomique. Paris: Perrin, 1992. página 68.
Refletindo sobre
Você conhece alguém que tenha sido criado em uma cultura diferente da sua? Você acha que o contato entre pessoas de culturas diferentes é positivo? Justifique.
Responda em seu caderno.
Recapitulando
1. De que maneira o Mar Mediterrâneo contribuiu para a formação da Antiguidade Clássica?
Origens da civilização grega: a civilização cretense
A civilização cretense ou minoica floresceu entre 2000 antes de Cristo e 1400 antes de Cristo, na Ilha de Creta, ao sul da Grécia continental. Por meio da navegação, ela estabeleceu relações com o Egito e com os povos vizinhos da Ásia Menor. Exercendo o contrôle sobre o Mar Egeu, os cretenses acumularam muito poder e impuseram um pesado sistema de tributos às outras cidades da região.
A civilização cretense atingiu um elevado grau de desenvolvimento. Nas escavações realizadas no sítio arqueológico de nossos, foram encontrados palácios luxuosos que guardavam joias, peças de cerâmica, pinturas e estatuetas de grande valor artístico. Suas paredes são decoradas com afrescos delicados e coloridos, muitos deles representando a vida marinha. No sítio há evidências de que os cretenses desenvolveram um sistema de canalização para transportar água e coletar esgoto.
Em Creta, a vida econômica, social e política girava em torno desses palácios. Os pesquisadores acreditam que na ilha havia uma forte ligação entre política e religião, como acontecia nas cidades do Antigo Oriente. Os reis, governantes dos palácios, eram associados à figura do touro – animal que ocupava lugar de destaque nos rituais religiosos cretenses – e eram chamados de Minos. No entanto, não se sabe se a palavra era um título ou o nome de uma dinastia.
Os cretenses elaboraram um tipo de escrita chamada pelos estudiosos de Linear A. Essa escrita ainda não foi totalmente decifrada e, por isso, muitos aspectos da cultura cretense são motivos de controvérsia entre os especialistas.
Por volta de 1450 antes de Cristo, o poder de Creta entrou em declínio. Provavelmente desastres ambientais fragilizaram a civilização cretense, facilitando a invasão da ilha pelos aqueus, povo indo-europeu seminômade originário do norte da Europa. Os aqueus impuseram aos dominados sua economia e sua língua, mas também incorporaram muitos aspectos da cultura cretense.
Saiba mais
Povos indo-europeus
O termo indo-europeu engloba um conjunto de povos falantes de línguas aparentadas que, ao longo de vários séculos, ocuparam grande parte da Europa e da Ásia Ocidental. Segundo os estudiosos, a língua-mãe de todos esses povos, o protoindo-europeu, originou dezenas de idiomas antigos e atuais, como o grego, o latim, o português, o francês, o espanhol, o russo, o persa, o inglês e o alemão.
Micenas, a cidade dos aqueus
Os aqueus fundaram a cidade de Micenas, na Península do Peloponeso, por volta do século quinze antes de Cristo Por esse motivo, sua civilização foi chamada de micênica. Eles dominavam a arte da guerra e empregavam avançadas técnicas de combate, sendo temidos por outros povos da época. Os soldados usavam armaduras de bronze, lanças, escudos e elmosglossário .
As cidades eram governadas por um rei e uma elite guerreira, que viviam em palácios. Em torno dos palácios se desenvolveram núcleos urbanos, habitados por artesãos e cercados por muralhas. fóra das muralhas havia aldeias de camponeses, que eram obrigados a entregar parte das colheitas ao rei. Também havia escravizados, que se dedicavam sobretudo à produção de tecidos.
Os micênicos desenvolveram um sistema de escrita conhecido como Linear Bglossário . Trata-se da fórma mais antiga de escrita grega, utilizada nos registros contábeis. Por razões ainda não compreendidas, a civilização micênica foi destruída por volta de 1200 antes de Cristo Os palácios foram substituídos por construções mais simples e as aldeias camponesas passaram a ser organizadas em genos, pequena comunidade unida pela crença em um antepassado comum, em geral um herói ou uma divindade.
Cada genos era comandado por um rei, que governava auxiliado por uma assembleia de guerreiros. Os reis consideravam-se descendentes diretos daquele antepassado comum e chamavam a si mesmos de aristói (“os melhores”), palavra grega da qual deriva o termo aristocraciaglossário .
Responda em seu caderno.
Recapitulando
- Por que os conhecimentos sobre a civilização cretense são motivos de controvérsia entre historiadores?
- A invasão de Creta pelos aqueus significou o desaparecimento da cultura cretense? Justifique.
- O que eram os genos?
- Quem compunha a aristocracia dos genos?
Formação do povo grego
Na mesma época da destruição da civilização micênica, outros povos indo-europeus chegaram à região: os jônios e os eólios estabeleceram-se na Grécia continental e os dórios fixaram-se no sul, na Península do Peloponeso e na Ilha de Creta, por volta do século doze antes de Cristo
A migração desses povos foi acompanhada de guerras e de alianças entre os recém-chegados e as populações que já ocupavam a região. Dessa dinâmica, aos poucos, formou-se uma cultura com características originais, que se tornou o principal elo entre os habitantes da região da Ásia Menor, da Península Balcânica e das ilhas do Mar Egeu. Esses habitantes passaram a se identificar como helenos, e as terras que ocupavam foram chamadas de Hélade, mas nós as conhecemos como Grécia, nome dado pelos romanos.
A lendária Guerra de Troia
Uma das histórias mais famosas da Grécia antiga envolve a cidade de Troia (chamada de Ílion pelos gregos), que teria sido destruída pelos aqueus (gregos) após uma guerra que durou dez anos. Não se sabe ainda se a guerra é obra da imaginação poética ou se de fato aconteceu. Escavações arqueológicas feitas na província de Çanakkale, na Turquia, revelaram a existência de uma cidade reconstruída sucessivamente no mesmo local. É possível que essa cidade tenha sido a lendária Troia.
Localizada em uma importante rota comercial entre o Mar Negro e o Mediterrâneo, a cidade encontrada na Turquia era muito rica, e tudo indica que tenha sido alvo de constantes ataques de povos que tentavam saqueá-la. Nas escavações também foram encontrados vestígios de uma imensa muralha, o que comprova que a cidade possuía um eficiente sistema de defesa.
Uma das principais fontes para o estudo da formação do povo grego são dois poemas épicos, a Ilíada e a Odisseia, atribuídos ao poeta Homero, que teria vivido por volta do ano 800 antes de Cristo A Ilíada narra os acontecimentos do último ano da Guerra de Troia. A Odisseia relata as aventuras do herói grego Odisseu (ou Ulisses) na viagem de retorno a sua terra natal após lutar na guerra.
Segundo a tradição mítica, a guerra foi motivada pelo rapto de Helena, esposa de Menelau, rei grego, pelo príncipe troiano Páris. Os gregos organizaram uma expedição, reunindo os heróis Aquiles e Odisseu, e partiram para Troia, dispostos a resgatar Helena. Agamenon, rei de Micenas, assumiu o comando do exército. Os gregos venceram graças à estratégia elaborada por Odisseu: enviar um enorme cavalo de madeira como oferenda a Troia. Acreditando que se tratava de uma rendição, os troianos aceitaram o presente, que, em seu interior, levava escondidos os melhores guerreiros gregos.
Responda em seu caderno.
Recapitulando
6. Quem eram os helenos?
A pólis grega
Por volta do século oito antes de Cristo, a dissolução dos genos deu origem a outra fórma de organização social e política: a cidade-Estado, chamada pelos gregos de pólis. O surgimento da pólis é explicado, em parte, pelas condições geográficas da Grécia. Com um relevo montanhoso e solo predominantemente pobre, a população grega acabou se concentrando nos vales, onde as condições para a agricultura eram mais favoráveis. Separadas umas das outras pelas montanhas, as comunidades desenvolveram-se de modo independente. No entanto, não permaneceram isoladas, uma vez que o litoral recortado e a existência de bons portos naturais facilitaram a navegação e a atividade comercial.
Embora tivessem elementos culturais comuns, como a língua e a religião, elas adotavam leis, moedas, sistemas de impostos e de governo diferentes. Também tinham os próprios exércitos e podiam entrar em guerra umas com as outras ou estabelecer alianças entre si. Algumas das pólis gregas se destacaram pelo prestígio e pela liderança junto às demais, como Esparta, Atenas, Corinto e Mileto.
A pólis era constituída por um centro urbano, por uma zona rural e, quase sempre, por uma área portuária. O centro urbano dividia-se entre a acrópole e a ásti. A acrópole, ou “cidade alta”, era uma colina fortificada onde ficava o principal centro religioso da pólis. A ásti era a “cidade baixa”, que abrigava os prédios públicos, as oficinas e as habitações urbanas. Nela se localizava a ágora, que era a praça na qual aconteciam as reuniões públicas e o mercado. A maior parte da população vivia em aldeias na zona rural e dedicava-se à agricultura e à criação de animais.
Representação de uma pólis grega
Fonte: mossê clôde. Atenas: a história de uma democracia. Brasília: Editora da ú êne bê, 1997. página 4.
Responda em seu caderno.
Explore
• Observe a representação de uma pólis grega. Depois, descreva a função dos locais identificados nela.
Responda em seu caderno.
Recapitulando
- Explique a formação das pólis na Grécia.
- Como as pólis funcionavam?
Expansão colonial grega
No século oito antes de Cristo, a Grécia passou por intenso crescimento demográfico. As terras mais férteis foram se tornando insuficientes para produzir alimentos para toda a população. Além disso, camponeses pobres, donos de terras pouco férteis, endividaram-se e perderam suas propriedades para os aristocratas. Muitos acabaram escravizados por causa de dívidas acumuladas.
Para reduzir as tensões sociais, os gregos dominaram terras fóra da Grécia. Assim, muitos gregos empobrecidos abandonaram suas cidades e fundaram dezenas de colônias na costa do Mar Mediterrâneo e do Mar Negro.
As colônias eram politicamente independentes das cidades-mães, mas mantinham vínculos culturais e comerciais estreitos com elas. A expansão territorial foi importante para o mundo grego na medida em que intensificou as trocas comerciais e culturais entre diferentes regiões.
Expansão colonial grega (séculos - oito seis antes de Cristo)
Fonte: dubí jórj. Atlas histórico mundial. Barcelona: Larousse, 2010. página 34.
Responda em seu caderno.
Explore
- Compare o mapa com um mapa político atual da região do Mar Mediterrâneo. Identifique os continentes onde os gregos estabeleceram colônias.
- Cite exemplos de colônias gregas estabelecidas em cada continente.
Responda em seu caderno.
Recapitulando
9. Qual foi a consequência do crescimento demográfico na Grécia no século oito antes de Cristo?
A fundação de Roma
No século doze antes de Cristo, enquanto os dórios se instalavam na Península do Peloponeso, outros povos ocupavam a Península Itálica. Entre eles estavam os etruscos e os itálicos.
Os itálicos, povo de origem indo-europeia, eram formados por um agrupamento de povos que reunia os sabinos, os samnitas, os latinos e os úmbrios, entre outros. Eles se fixaram na Planície do Lácio, às margens do Rio Tibre, onde estruturaram pequenas aldeias de pastores e agricultores. Por volta do século oito antes de Cristo, essas aldeias cresceram e se fundiram, originando a cidade de Roma.
Já as origens dos etruscos ainda permanecem incertas. Sabe-se que estavam estabelecidos na região ao norte do Rio Tibre desde pelo menos o século nove antes de Cristo Os etruscos beneficiaram-se da fertilidade do solo da região que habitavam, produzindo e exportando trigo, azeite e vinho.
O processo de expansão etrusca pela Península Itálica começou no século seis antes de Cristo Os etruscos fundaram várias cidades-Estado pela península e ligaram-se por meio do matrimônio aos povos itálicos e aos gregos, estabelecidos em colônias no sul da península desde o século oito antes de Cristo
Os etruscos dominaram Roma de 616 antes de Cristo a 509 antes de Cristo Eles promoveram o crescimento urbano da cidade, construindo canais de irrigação, sistema de esgotos, pontes e uma grande muralha para protegê-la. Além disso, estimularam a participação romana no comércio mediterrânico.
Povos da Península Itálica
Fonte: HADA, Moses. Roma imperial. Rio de Janeiro: Time-Life/José Olympio, 1969. página 37.
História em construção
Lupa Capitolina
A Lupa (ou Loba) Capitolina é uma das esculturas mais importantes da história de Roma. A imagem refere-se ao mito de fundação da cidade, segundo o qual a princesa e sacerdotisa da cidade de Alba Longa, Reia Sílvia, teve com o deus Marte filhos gêmeos. Amúlio, rei de Alba Longa e tio de Reia Sílvia, determinou a execução dos recém-nascidos, que foram colocados em uma cesta e atirados no Rio Tibre. Uma loba resgatou os bebês e os amamentou até serem encontrados por um pastor de ovelhas, que decidiu criá-los. Quando ficaram adultos, os gêmeos descobriram sua origem, destronaram Amúlio e tornaram-se príncipes de Alba Longa. Depois, decidiram fundar a própria cidade, que recebeu o nome de Roma.
Até 2006, acreditava-se que a estátua da loba era uma obra etrusca, datada do século cinco antes de Cristo Porém, pesquisas recentes mostraram que a obra foi feita por volta do século doze Depois de Cristo, e tudo indica que os gêmeos foram acrescentados somente no século quinze, pelo escultor Antonio Pollaiuolo. A dúvida sobre a originalidade da peça já tinha sido levantada por estudiosos no século dezenove. O avanço das técnicas de datação e de análise química de vestígios arqueológicos possibilita, hoje, esclarecer muito sobre o passado.
Monarquia romana (753-509 antes de Cristo)
Existem poucos registros dos primeiros séculos da existência de Roma, e neles não é clara a fronteira entre lenda e história. Segundo a tradição, entre os séculos oito antes de Cristo e seis antes de Cristo, Roma teria sido governada por sete reis, sendo Rômulo o primeiro. Os reis tinham a responsabilidade de comandar o exército e as cerimônias religiosas, declarar guerras e legislar.
O poder dos reis, no entanto, era limitado pelo Senado, conselho de cem anciãos pertencentes às famílias mais ricas e influentes de Roma. Esses anciãos, chamados senadores, tinham as funções de escolher o monarca, discutir as leis criadas por ele e aprová-las ou vetá-las, caso contrariassem os interesses dos donos de terras ou os costumes tradicionais romanos.
Organização social
A sociedade romana do período monárquico estava dividida em três grupos principais: os patrícios, os plebeus e os clientes.
Os patrícios acreditavam descender dos primeiros povoadores de Roma. Eles eram indivíduos muito ricos, donos de grandes propriedades rurais, e formavam a aristocracia romana. Apenas os patrícios podiam tornar-se sacerdotes e ocupar cargos importantes na administração pública.
Os plebeus formavam a maior parte da população romana. Eles podiam ser pequenos agricultores, comerciantes, artesãos ou pastores. Mesmo sendo livres e, algumas vezes, donos de grandes fortunas, os plebeus não podiam ocupar cargos administrativos. O casamento entre plebeus e patrícios era proibido.
Muitos plebeus pobres tornavam-se clientes de famílias patrícias, que ofereciam a eles terras, trabalho, comida e proteção em troca de lealdade e de prestação de serviços. O prestígio de um aristocrata era medido pelo número de pessoas que ele protegia, de modo que, quanto mais clientes ele tivesse, mais influente seria.
Como em todo o mundo antigo, havia escravizados em Roma. Mas no período monárquico formavam um grupo bem pequeno. Eles eram considerados mercadorias, podendo ser vendidos, trocados ou alugados. Os escravizados não tinham direitos e não podiam se casar.
Responda em seu caderno.
Recapitulando
- Avalie a importância dos etruscos na formação de Roma.
- Descreva o sistema de governo adotado pelos romanos entre os séculos oito antes de Cristo e seis antes de Cristo
- Identifique os principais grupos sociais de Roma durante o período monárquico.
Práticas religiosas no mundo mediterrânico
Até o século um, o politeísmo foi o sistema religioso predominante entre os povos que viveram na região do Mar Mediterrâneo ou transitaram por ela. Aqueus, jônios, etruscos e latinos, entre outros, acreditavam na existência de vários deuses, e o intercâmbio de divindades era bastante comum. Prova disso são os registros de adoração da deusa egípcia Ísis em Roma ou a associação entre deuses gregos e romanos. No entanto, as religiões desses povos não eram idênticas, tendo guardado diferenças importantes entre si.
Há poucas informações sobre as religiões minoica e micênica, mas parte dos historiadores defende a ideia de que existiu uma continuidade entre elas. Os cretenses adoravam divindades ligadas às fôrças da natureza e realizavam seus cultos em santuários nos bosques e nas montanhas. A descoberta em Creta de várias estatuetas de mulheres com seios e quadris grandes aponta para a existência de uma Deusa-Mãe, ligada à fertilidade. Outra imagem que aparece nas representações cretenses e está relacionada a contextos religiosos é a do Touro Divino.
Representações dessas duas divindades foram encontradas em sítios arqueológicos de Micenas. Contudo, a figura da Deusa-Mãe foi enfraquecida. Na religião micênica havia predominância das divindades masculinas, sendo Posídon, o senhor dos mares, a mais importante. Desde a formação das pólis, a religião afirmou-se como um fator importante de unidade entre os gregos, e a divindade principal passou a ser Zeus, deus do céu, das nuvens e das montanhas.
Responda em seu caderno.
Recapitulando
13. Que característica religiosa comum os povos que viviam na região do Mediterrâneo apresentavam?
A religião na Grécia antiga
Os gregos acreditavam que as divindades habitavam o Monte Olimpo e estavam ligadas por laços de parentesco. Elas interferiam nos assuntos terrenos e eram muito parecidas com os seres humanos na aparência, nos sentimentos e nas atitudes.
Os deuses podiam ter filhos com os mortais, e da união deles nasciam os heróis, como Aquiles, Teseu, Odisseu e Héracles (Hércules para os romanos). Os heróis eram poderosos como os deuses, mas mortais como os humanos. Por sua audácia e virtude, eram celebrados e relembrados nos cultos e na poesia.
Na Grécia, havia dois tipos de cultos: os domésticos e os públicos. Os domésticos, realizados dentro dos lares, eram mais livres e incluíam a adoração aos antepassados. Os cultos e ritos públicos tinham caráter cívicoglossário e eram celebrados nos templos. Cada cidade tinha sua divindade protetora, que era homenageada com festas pagas com recursos públicos, ocasião importante para firmar os laços entre os membros da comunidade e manter a liderança da aristocracia.
Parte importante dos cultos cívicos eram os Jogos Olímpicos, realizados de quatro em quatro anos em homenagem a Zeus, na cidade de Olímpia. Em todas as cidades-Estado gregas eram promovidos periodicamente jogos em honra à divindade protetora. A vitória nas competições levava a glória não só ao atleta vencedor, mas também a sua cidade, e era interpretada como resultado de uma decisão divina.
A religião grega teve grande influência sobre a religião etrusca e, mais tarde, sobre a romana, havendo nítida correspondência entre os deuses cultuados na Grécia e em Roma. Os romanos também realizavam oferendas em templos e santuários domésticos e cultuavam seus antepassados.
Saiba mais
Os oráculos
Os gregos acreditavam que podiam adivinhar a vontade dos deuses consultando os oráculos. As consultas ocorriam em santuários, onde as pitonisas, mulheres que serviam aos deuses, entravam em transe. Nesse estado, os gregos acreditavam que elas podiam comunicar o desejo dos deuses. As respostas enigmáticas dadas pelas pitonisas eram interpretadas por sacerdotes. O oráculo mais famoso foi o de Apolo, localizado em Delfos.
Conexão
Ruth Rocha conta a Odisseia
Ruth Rocha. São Paulo: Salamandra, 2011.
O livro é uma adaptação do poema épico Odisseia, de Homero. A autora transforma o texto poético em uma narrativa leve, que apresenta ao leitor os obstáculos enfrentados por Odisseu para retornar a sua terra natal. Atente à posição dos homens e das mulheres no livro, e na fórma como cada um soluciona os problemas. Tente identificar as virtudes que um guerreiro aqueu deveria ter.
Responda em seu caderno.
Recapitulando
- Caracterize as divindades gregas.
- Que relação existia entre a religião grega e a romana?
Enquanto isso…
Os fenícios
A antiga civilização fenícia, uma das mais importantes a se estabelecer na costa do Mediterrâneo, desenvolveu-se onde estão atualmente o Líbano e partes da Síria e de Israel. Acredita-se que esse povo tenha se estabelecido no local por volta de 2000 antes de Cristo
Espremidos entre o Mar Mediterrâneo e uma cadeia de montanhas que dificultava a comunicação com o interior, os fenícios dispunham de poucas áreas de terras férteis, nas quais cultivavam azeitona e trigo. Porém, a existência em seu território de bons portos naturais e extensas florestas de cedro – madeira leve e resistente apropriada para a construção de embarcações – impulsionou-os para a navegação e o comércio marítimo.
Assim, os fenícios estabeleceram uma vasta rede comercial ligando diversos pontos da costa mediterrânica, em que comerciavam produtos originários da África, da Europa e da Ásia ou fabricados por eles mesmos, como cerâmica, vidro, tecidos, joias, perfumes e armas. Entre os principais itens de comércio estavam cereais (como o trigo e a cevada) e algodão, do Egito; ouro, ébanoglossário e marfim, de regiões ao sul do Deserto do Saara, na África; azeite e vinho, da Grécia; e metais (como o cobre, o estanho e o ferro), da Ásia Menor.
As redes de comércio estabelecidas pelos fenícios favoreceram trocas culturais com diversos povos na Antiguidade. Uma das principais contribuições dos fenícios para a cultura ocidental foi a criação do alfabeto, por volta de 1700 antes de Cristo O alfabeto fenício tinha 22 sinais, que representavam consoantes. Posteriormente, as vogais foram acrescentadas pelos gregos. Esse alfabeto foi muito importante para o desenvolvimento e a expansão do comércio e o intercâmbio entre os mais diversos povos. Ele serviu de base para o desenvolvimento de outros alfabetos, como o grego, o aramaico, o hebraico e o árabe, constituindo a origem da escrita usada pela maioria dos povos do mundo moderno.
Colônias e rotas comerciais fenícias (séculos - nove sete antes de Cristo)
Fonte: VICENTINO, Cláudio. Atlas histórico: geral e do Brasil. São Paulo: Cipiône, 2011. página 36.
O comércio fenício
Os fenícios dominaram portos de importância estratégica e comercial no norte da África, na Península Itálica e em várias ilhas do Mar Mediterrâneo. Entre os séculos nove antes de Cristo e sete antes de Cristo, fundaram numerosas colônias, que serviram de base para a atividade mercantil. A mais importante foi Cartago, situada no norte da África.
O texto a seguir, sobre o modo como os fenícios realizavam o comércio com outros povos, foi escrito pelo grego Heródoto de Halicarnasso, que viveu no século cinco antes de Cristo Heródoto viajou por muitos lugares do mundo antigo, como Egito e Babilônia, e escreveu sobre o que testemunhou.
“Após [os fenícios] chegarem e descarregarem as mercadorias, dispondo-as em ordem na praia, voltam às suas embarcações e fazem sinais de fumaça. Os nativos veem a fumaça e, aproximando-se do mar, colocam ao lado das mercadorias o ouro que oferecem em troca, retirando-se a seguir. Os fenícios retornam e examinam o que os nativos deixaram. Se julgarem que a quantidade do ouro corresponde ao valor das mercadorias, tomam-no e partem; do contrário regressam aos navios e aguardam. reticências Nenhuma das partes prejudica a outra.”
HERÓDOTO. Comércio e transportes na Antiguidade. In: HOLANDA, Sérgio Buarque de. História da civilização. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1975. página 44.
Responda em seu caderno.
Questões
- Pelo texto, é possível saber se Heródoto é fenício ou tem outra identidade cultural? Justifique.
- Repare que Heródoto escreveu esse relato usando o verbo no tempo presente. O que isso sugere ao leitor?
- O autor oferece ao leitor uma opinião sobre os fatos que relata? Justifique.
- Que papel os fenícios tiveram na dinâmica cultural da região do Mediterrâneo?
Atividades
Responda em seu caderno.
Aprofundando
- Identifique a qual civilização cada alternativa se refere.
- Os reis eram chamados de Minos e eram associados à imagem do touro.
- Desenvolveram a fórma mais antiga de escrita grega, utilizada para contabilidade.
- A vida econômica, social e política dessa civilização ocorria em torno de luxuosos palácios.
- Seu território foi dominado pelos aqueus, que incorporaram muitos aspectos culturais desse povo.
- Dominavam avançadas técnicas de combate e dispunham de recursos para guerra, como armaduras, lanças, escudos e elmos.
- Identifique as afirmações incorretas. Depois, reescreva-as, corrigindo-as.
- A acrópole era um conjunto de terras onde se praticavam a agricultura e a pecuária.
- As pólis gregas eram unidades políticas independentes entre si. Elas tinham governo, moeda e exército próprios.
- Os genos eram pequenas comunidades urbanas que se formaram durante o período de hegemonia da civilização micênica.
- Nas cidades-Estado da Grécia antiga, a ágora era uma praça onde os cidadãos reuniam-se para discutir os assuntos de interesse para a cidade.
- Analise a tirinha, leia o texto e, em seguida, responda às questões.
“Odisseu reticências teve então uma ideia: mandou fazer um enorme cavalo de madeira. Esse cavalo foi colocado em frente às portas, como se fosse um presente. reticências
Quando os troianos viram isso, acharam que os gregos tinham desistido da guerra. Vieram logo olhar o presente. reticências
reticências Mas eles não sabiam que dentro do cavalo estavam escondidos os melhores guerreiros gregos reticências.”
ROCHA, Ruth. Ruth Rocha conta a Ilíada. São Paulo: Salamandra, 2010. página 131-132.
- Qual é o desfecho dessa história?
- O fim da história condiz com o retratado pelo cartunista na tirinha? Justifique.
- A Guerra de Troia originou duas expressões muito utilizadas ainda hoje: “presente de grego” e “agradar a gregos e troianos”. Explique-as.
- Você já ouviu falar dos “cavalos de troia” da informática? Que relação há entre eles e o cavalo citado na narrativa da Guerra de Troia?
- Consulte o mapa “Povos da Península Itálica”, na página 117, e responda às questões.
- Que povo ocupava a maior parte do norte da península?
- Em que região foi fundada a cidade de Roma? Que povo a fundou?
- Que povos exerceram grande influência sobre a sociedade romana?
- Identifique a qual grupo social de Roma no período monárquico cada alternativa se refere.
- Proprietários de grandes extensões de terra.
- Indivíduos livres que constituíam a maior parte da população.
- Pessoas que perdiam a liberdade em guerras ou por causa de dívidas.
- População pobre que prestava serviço aos mais ricos em troca de proteção.
Conversando com educação física
- O barão de cúbértã propôs a retomada dos Jogos Olímpicos porque considerava que a prática esportiva, muito valorizada na educação grega, havia sido um fator importante para o desenvolvimento da Grécia antiga. Para ele, o incentivo ao esporte e a interação entre os cidadãos durante as competições formavam pessoas mais competitivas e capazes de enfrentar as dificuldades. Sobre esse tema, responda às questões.
- Segundo cúbértã, qual deveria ser o papel da educação física nas escolas?
- Que aspecto presente nos Jogos Olímpicos da Grécia antiga não foi incorporado aos jogos da modernidade?
- Como é a prática da atividade física na escola em que você estuda? Você imagina qual é o objetivo dessa prática?
Aluno cidadão
- Na monarquia romana, o poder dos reis era limitado pelo Senado, conselho formado por anciãos. Os idosos participavam dos mais importantes assuntos de Estado. No Brasil atual, a Câmara dos Deputados lançou 2018 como “Ano de valorização e defesa dos direitos humanos da pessoa idosa”. Segundo os deputados, a realidade dos idosos no país não é de consideração e respeito. Promovam um debate sobre isso com base nestas questões.
- Durante a monarquia romana, apenas os idosos ricos recebiam privilégios. Atualmente, há um esforço de valorização de todos os idosos. Explique de que fórma essa mudança é importante para a afirmação da cidadania.
- Os direitos dos idosos de sua família e comunidade são respeitados? Existem aspectos que precisam ser melhorados? Quais?
Você é o autor
- Ao longo do litoral do Mar Mediterrâneo existem diversos sítios com vestígios arqueológicos dos vários povos que o habitaram ou transitaram por ele na Antiguidade, como fenícios, etruscos, cretenses, micênicos, gregos e romanos. Você já imaginou como seria viajar para essa região? Que tal elaborar um roteiro turístico?
- Com a ajuda de um mapa, que pode ser consultado em um atlas geográfico ou pesquisado na internet, escolha pelo menos quatro lugares no litoral do Mediterrâneo.
- Pesquise informações sobre ruínas, templos, sítios arqueológicos e museus localizados nos lugares escolhidos. Lembre-se de selecionar informações de locais relacionados às civilizações que estudamos neste capítulo.
- Com os dados pesquisados, escreva um roteiro de viagem pelo Mediterrâneo. Apresente informações como: que objetos arqueológicos podem ser vistos nesse museu? A que povo pertenceram? Para que serviam? Que idade o sítio arqueológico ou a ruína tem? Quem ocupava o sítio e por quê?
- Caso deseje, ilustre o roteiro com desenhos, mapas ou fotos.
Glossário
- Elmo
- : espécie de capacete que compunha a armadura utilizada pelos soldados.
- Voltar para o texto
- Linear B
- : escrita silábica (os sinais indicavam sílabas) feita em tabletes de argila, inspirada pelo sistema de escrita cretense.
- Voltar para o texto
- Aristocracia
- : grupo de pessoas que detêm privilégios e controlam o poder em determinada sociedade; nobreza; elite dirigente.
- Voltar para o texto
- Cívico
- : nesse caso, faz referência às funções dos cidadãos como membros de uma cidade-Estado.
- Voltar para o texto
- Ébano
- : árvore de origem africana que produz uma madeira nobre com coloração escura.
- Voltar para o texto